Muito bom. Existe uma hipótese dita Hipótese do continuum que diz: Não existe nenhum conjunto com cardinalidade maior que a do conjunto dos números inteiros e menor que a do conjunto dos números reais. Esta hipótese faz parte da famosa lista dos 23 problemas de Hilbert. Cantor acreditava que a conjectura era verdadeira. No entanto em 1938 Kurt Gödel demonstrou que a negação da hipótese do continuum não poderia ser provada a partir dos axiomas de Zermelo-Fraenkel mais escolha, se eles são consistentes. Em 1963, Paul Cohen demonstrou que a hipótese do continuum também não poderia ser provada a partir dos mesmos axiomas, se eles são consistentes. Então esta hipótese é indecidível, não é verdadeira e nem falsa. Abraços.
Olá, sou brasileiro e gostaria de parabenizar a sua iniciativa de divulgar a matemática, sou acadêmico de matemática. Muito bacana, a forma que expôs os diferentes tipos de infinitos .
Em 4:10 sobre retirar elementos de um conjunto infinito. Se pensarmos num exemplo de nosso cotidiano isso já não parece tão esquito. Por exemplo, leve em consideração um recipiente fechado contendo um conjunto infinito de moléculas de um gás qualquer. Segundo as leis físicas da termodinânica e dos gases perfeitos, um volume V será ocupado por esse gás. Agora pense: Se retirarmos um punhado de mólecas desse gás, o volume ocupado continuará sendo o mesmo, pois um gás ocupa todo o espaço que lhe for oferecido. Então, volume seria como a "cardinalidade" do conjunto de moléculas de gás. Tal qual no conjunto infinito em que você retira alguns elementos, o volume do recipente permanece o mesmo ainda que algumas moléculas sejam eliminadas.
O trabalho dele (Georg Cantor) foi o responsável por eu começar a me interessar de verdade por matemática, ainda que hoje eu esteja mais inclinado à geometria diferencial, sempre volto para esses assuntos. Ótimo vídeo!
Foi uma tragédia a vida de Georg Cantor..., mas a gente pode tirar uma lição de vida de sua biografia, como matemático e sua integridade! Deus ou uma Entidade Superior vê os nossos atos em vida e, sabe bem a nossa vida por inteiro/completo...! Deus uma contribuição para área exatas e deixou um legado...! #Parabéns pelo belíssimo vídeo e seguimos em frente...! :)
Como é bom ver jovens miúdas com este interesse pela matemática e com a vontade de ajudar, de explicar e partilhar este conhecimento e gosto pela "escrita dos "deuses"".. Curto os teus videos, aprendo muito com eles e dá pra ver que és uma bacana, cómica, com um bom espírito, bom coração e humanidade (o quão irritada, chateada, fodida que estavas com a pobre vida que o Cantor teve, apesar da influência que teve e têm, demonstra a boa pessoa que és.) Assim mesmo MathGurl, continua este bom trabalho. Peace
A qualidade dos seus vídeos está cada vez melhor! Acho que o maior baque que levei foi o descobrir o fato de os racionais ser enumerável e os reais não. Aí em Portugal vocês costumam dizer "numerável"? Primeira vez que ouço assim.
Eu sabia que já havia visto algo sobre a teoria dos conjuntos de Cantor, uma aplicação dela, é a utilização na geração de Fractais - Muito interessante o teu canal, preciso assistir todas as temporadas que perdi!😃
triste saber que a ciência esta cheia dessas historias, gênios incompreendidos com finais tristes, uma pena msm. um ótimo vídeo e uma boa explicação. amamos vc.
Isso mostra que não da pra se viver em prol do reconhecimento, mas não sei Cantor, porem quero ter apenas fé no meu trabalho independentemente de onde ele vá chegar.
Sou brasileiro e, pela primeira vez, eu me senti confortável em aprender matemática, espero continuar seguindo seu canal e poder desvendar um pouco desse universo que, a mim, é tão misterioso. Muito obrigado mesmo!
Mais um video fabuloso e aparatoso. Voce parece personagem de uma fábula,assim com suas h(e)istorias parecem tmb narraçao mitológica.vc fala de fatos reais com se fosse contos de fada.Isso é sensacional.Adoro isso. Parabéns!
Que coincidência, estava pensando sobre esse assunto ante ontem enquanto fazia café, ou tomava banho, sei lá, um desses momentos que a mente fica divagando....
Manooooo, tu é muito pika ! kkkkkkkk Ahhh esse assunto está me vigiando a semanas, eu estudei isso na cadeira de matemática discreta há um mês atrás. Depois, eu estava lendo sobre Teologia, e veio uma pergunta, como Deus é três e é um e os três são Deus completamente e cada um separado é Deus completamente, aí eu escrevi um artigo explicando isso usando cardinalidade de conjuntos infinitos, E agora, para o verão peguei um livro de análise, e o segundo capítulo que eu estou lendo tbm é sobre enumerabilidade de conjuntos, ontem mesmo eu estava vendo a prova de que R não contável. E hoje venho a assistir o teu video, QUE PIKAAAA mano. Esse assunto ta me perseguindo, e eu o amo
Nossa, gostei muito do seu vídeo! O pior é imaginar que nem os matemáticos da época reconheciam suas ideias. Imagino que eles viviam em um clima de competição intelectual ou algo do tipo. Ah, os egos. Triste.
Para um brasileiro como eu, entender um sotaque desse já é difícil, agora imagina ainda tentar aprender matemática. Só assisti até o fim porque a garota é muito bonita.
É um daqueles tópicos matemático fascinantes e deliciosos para a mente... Georg Cantor...é um dos matemáticos que estimo muito... E uma certa garota de olhos bonitos também... sorrindo... Adorei (com muita fome) o vídeo...
Bem interessante esse tema. Em computação há uma disciplina (pelo menos no curso que eu fazia) chamada Linguagens Formais e Autômatos e a gente estuda bastante conceitos de conjuntos infinitos. Essa parte de subconjuntos próprios, cardinalidade e essa do conjunto das partes de um conjunto são bem importante pra estudar lógica, linguagens e suas hierarquias, geradores e reconhecedores de cadeias de símbolos. E o que se pode derivar disso tudo é muita coisa . Pena que eu reprovei kkk
Adorei a "salsichada toda", "acá" no Brasil não se fala isso mas vou tentar implementar o verbete e sua semântica! Aqui Rio Grande falamos "coizarada" mesmo. Sério, lindo teu trabalho. Abraço bem sinchado de Bagé- Brasil.
Belíssimo vídeo e é sempre bom saber dessas pessoas que foram injustiçadas em seu tempo e que agora são consideradas gênios! Inês, você poderia fazer um vídeo desses super legais sobre equações diferenciais? É um negócio tão insano quanto a noção do infinito hahaha
A matemática, ao mesmo tempo que é uma ciência árida, fria e extremamente racional, é uma ciência bela, quase artística, pois transborda equilíbrio, harmonia e proporcionalidade.
😊👍 O conjunto P das partes de um conjunto A, tem cardinalidade igual a 2 elevado a n, sendo n a cardinalidade do conjunto A. Pois é, Cantor foi incompreendido, mas foi o primeiro a debruçar-se sobre esta questão dos infinitos. Podemos perceber então um pouco por este resumo, o porquê de , na teoria de limites, termos indeterminacoes do tipo infinito a dividir por infinito.
Como sempre, essas ideias nos fazendo pensar cada vez mais! adoro pensar sobre o infinito e como ele representa algo tão sem sentido e com sentido ao mesmo tempo. Enfim, ótimo vídeo Inês, como sempre e um viva para Georg Cantor!
Ja pensaste em fazer videos de matemática para o 2°ciclo? Eu ando no 6°ano e adoro-te e qd vejo os teus vídeos fico facinada e quero sempre aprender mais!!!!! Por favor faz alguns videos para o 2°ciclo (5°, 6°, ...)
Sinistro! Esse tal de Cantor sofreu um efeito Sócrates por ser acusado de "corromper a juventude". Mas, também, esse negócio de existirem vários infinitos é de explodir a imaginação.
Sobre o conceito de infinito é realmente fascinante, é um dos assuntos que eu mais gosto. Não deixo de pensar que assim como existimos em um universo em expansão, o conceito de infinutude remete a isso. Dessa maneira o último numero estaria nessa fronteira de expansão e sempre nos será inalcançável. Mas o inifinito é uma viagem que não cabe na nossa cabeça e é "realmente um dos deuses mais lindos". Quanto aos gênios de cada era é uma coisa bem triste mesmo, tem gente muito boa por ai cujo valor simplesmente não é reconhecido! Talvez por estarem tão além de seu tempo simplesmente não possam ser compreendidos por "meros mortais", ou vendo de outra maneira, a ignorância é enorme no mundo. Basta observarmos o que fazemos diariamente com nosso planeta, com nosso meio ambiente e com nossos semelhantes. Não é inteligente a maneira predatória como tratamos a terra e uns aos outros. Como poderemos reconhecer gênios, valorizar a inteligência e buscar a sabedoria se concebemos um mundo tão desigual, tão desumano. Contudo, sou muito grato de viver em uma era em que se pode conhecer, mesmo que de forma virtual, pessoas como a Inês. Essa menina tem brilho próprio, tem amor pelo que faz e compartilha seu conhecimento de uma maneira toda especial. A genialidade, assim como o infinito, não podem ser medidos e o impacto que cada um de nós faz com amor é incalculável. Da mesma maneira como essa portuguesinha me inspira e me leva a parar tudo que estou fazendo pra ver um vídeo falando de coisas exóticas :D, com certeza inspira outros a se interessarem por matemática. E inspiração é tudo que temos precisado.
A teoria de conjuntos é realmente uma área muito complexa da matemática, na qual não é difícil encontrar paradoxos. Por exemplo, se definirmos o conjunto R segundo a seguinte regra : O conjunto A pertence a R, se e só se A não pertence a A. Por exemplo, o conjunto N dos numeros naturais faz parte de R porque o conjunto N NÃO é um numero natural ele mesmo. Agora a pergunta é : R pertence a R? - se a resposta for sim, a própria definição de R nos diz que R não pertence a R. Uma contradição - se a resposta for não, de novo por conta da definição de R, R pertence sim a R. Mais uma vez, uma conclusão contraditória. Ambas respostas são absurdas, e portanto nós temos um paradoxo. Um abraço Inês e parabéns pelo trabalho, acho ótimo!
Esse vídeo chegou um pouco tarde para a minha prova de matemática discreta mas é perfeito parabéns sanou minha dúvida sobre o vazio no conjunto das partes
Um canal com um sotaque lusitano: além da linda Matemática, também vou aprender o Português de Portugal e melhor o meu Português do Brasil. Inscrevi-me e licença para eu assistir os outros que ainda não vi.
Infinito tem valor maior que qualquer valor imaginável, pois uma vez definido o valor de infinito entao ele deixaria de ser infinito tornado-se tangivel, então faz sentido dizer que o símbolo do infinito nao é um número, pois nao não tem valor definido.
Bom, a questão do subconjunto dos pares ser infinito igual os naturais, não me soa estranha, é como Biscoito. Tem oito letras, mas que se tirar 4 ainda ficam oito...
O tamanho continua o mesmo porquê o conjunto é infinito, eu não acho isso tão contraintuitivo. Se temos uma quantidade finita e retiramos uma parte dela, ela diminui, mas isto não ocorre com o infinita.
Os vídeos da Inês são as melhores dores de cabeça que posso ter!
Em Portugal também falam "cor de burro quando foge"?! hahaha
SIM, é um clássico!
Nunca ouvi isso aqui no br kkkkk
No Brasil (em Minas) já ouvi: cor de burro fugido 😅
@@ronanchagas580 sou de MG nunca ouvi nd kk
aqui na cidade do rio de janeiro se fala tambem
Muito bom. Existe uma hipótese dita Hipótese do continuum que diz: Não existe nenhum conjunto com cardinalidade maior que a do conjunto dos números inteiros e menor que a do conjunto dos números reais. Esta hipótese faz parte da famosa lista dos 23 problemas de Hilbert. Cantor acreditava que a conjectura era verdadeira. No entanto em 1938 Kurt Gödel demonstrou que a negação da hipótese do continuum não poderia ser provada a partir dos axiomas de Zermelo-Fraenkel mais escolha, se eles são consistentes. Em 1963, Paul Cohen demonstrou que a hipótese do continuum também não poderia ser provada a partir dos mesmos axiomas, se eles são consistentes. Então esta hipótese é indecidível, não é verdadeira e nem falsa. Abraços.
Olá Mathgurl! Aprender matemática já é bom, agora aprender com a Mathgurl é melhor ainda. Infinitamente melhor, sem dúvidas.
Olá, sou brasileiro e gostaria de parabenizar a sua iniciativa de divulgar a matemática, sou acadêmico de matemática. Muito bacana, a forma que expôs os diferentes tipos de infinitos .
Muito obrigada!!!
Henrique Zanelatto ja ouviu falar do canal do canal da a matemaniaca?
@@leleidebaia1313 já sim, foi por meio dessa busca por divulgacão de matemática que encontrei este canal
@@MathGurl poderia mandar um grande abraco para nós brasileiros em seu próximo vídeo??
Henrique Zanelatto eu tbm. Bate aquí 0/
Em 4:10 sobre retirar elementos de um conjunto infinito.
Se pensarmos num exemplo de nosso cotidiano isso já não parece tão esquito. Por exemplo, leve em consideração um recipiente fechado contendo um conjunto infinito de moléculas de um gás qualquer. Segundo as leis físicas da termodinânica e dos gases perfeitos, um volume V será ocupado por esse gás.
Agora pense: Se retirarmos um punhado de mólecas desse gás, o volume ocupado continuará sendo o mesmo, pois um gás ocupa todo o espaço que lhe for oferecido. Então, volume seria como a "cardinalidade" do conjunto de moléculas de gás. Tal qual no conjunto infinito em que você retira alguns elementos, o volume do recipente permanece o mesmo ainda que algumas moléculas sejam eliminadas.
O trabalho dele (Georg Cantor) foi o responsável por eu começar a me interessar de verdade por matemática, ainda que hoje eu esteja mais inclinado à geometria diferencial, sempre volto para esses assuntos.
Ótimo vídeo!
BACANA, GAJA!!! PARABÉNS DO BRASIL. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Foi uma tragédia a vida de Georg Cantor..., mas a gente pode tirar uma lição de vida de sua biografia, como matemático e sua integridade! Deus ou uma Entidade Superior vê os nossos atos em vida e, sabe bem a nossa vida por inteiro/completo...! Deus uma contribuição para área exatas e deixou um legado...! #Parabéns pelo belíssimo vídeo e seguimos em frente...! :)
Como é bom ver jovens miúdas com este interesse pela matemática e com a vontade de ajudar, de explicar e partilhar este conhecimento e gosto pela "escrita dos "deuses""..
Curto os teus videos, aprendo muito com eles e dá pra ver que és uma bacana, cómica, com um bom espírito, bom coração e humanidade (o quão irritada, chateada, fodida que estavas com a pobre vida que o Cantor teve, apesar da influência que teve e têm, demonstra a boa pessoa que és.)
Assim mesmo MathGurl, continua este bom trabalho. Peace
Gosto muito da sua simplicidade ao falar de conteúdos um tanto complicados para alguns... Fantástico!👏👏👏👏
A qualidade dos seus vídeos está cada vez melhor!
Acho que o maior baque que levei foi o descobrir o fato de os racionais ser enumerável e os reais não. Aí em Portugal vocês costumam dizer "numerável"? Primeira vez que ouço assim.
Obrigada! :D
Sim, aqui diz-se numerável :P
Graças a Inês Guimarães agora eu sei que nas caixas de lápis de cor portugueses também existe a cor de burro quando foge.
Eu amo essa garota!
Eu sabia que já havia visto algo sobre a teoria dos conjuntos de Cantor, uma aplicação dela, é a utilização na geração de Fractais - Muito interessante o teu canal, preciso assistir todas as temporadas que perdi!😃
Este vídeo é uma bonita homenagem póstuma ao matemático Georg Cantor! Ficou muito bacana!
Ao infinito e além!!!
Infinitamente dramática a vida deste grande matemático. Obrigado por mais esta aula. Bjs!
triste saber que a ciência esta cheia dessas historias, gênios incompreendidos com finais tristes, uma pena msm. um ótimo vídeo e uma boa explicação. amamos vc.
💓💓💓
fico tão feliz de ser bilíngue! Falo português e brasileiro!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
MDS kkkkkkkkkkkk
Caraca ! Eu achei que você tava escrevendo em alemão hahaha
Esses brasileiros... Ainda bem que sou paulista!
@@cesaraugusto5661 ainda bem que sou acriano
Isso mostra que não da pra se viver em prol do reconhecimento, mas não sei Cantor, porem quero ter apenas fé no meu trabalho independentemente de onde ele vá chegar.
Sou brasileiro e, pela primeira vez, eu me senti confortável em aprender matemática,
espero continuar seguindo seu canal e poder desvendar um pouco desse universo que, a mim, é tão misterioso.
Muito obrigado mesmo!
Infinitamente maravilhosa!! E ainda mandou um recadinho para o Artigo 13.
Amei!! Parabéns pelo conteúdo e didática! Bjs
Eu muitas vezes não entendo nada mas continuo a assiatir porque a apresentadora e muito carismática ❤️❤️
Cada video seu está ficando infinitamente melhor que o outro. Esperando ansioso pelo próximo.
Já assisti um documentário da BBC acerca do Cantor. Todos que se interessam devem assistir, é genial.
#ChupaArtigo13
Mais um video fabuloso e aparatoso.
Voce parece personagem de uma fábula,assim com suas h(e)istorias parecem tmb narraçao mitológica.vc fala de fatos reais com se fosse contos de fada.Isso é sensacional.Adoro isso.
Parabéns!
Já estava com saudades dos seus vídeos! :)
A Matemática Pura acabou gerando uma reflexão filosófica sobre o infinito. Cantor, the Great.
Que coincidência, estava pensando sobre esse assunto ante ontem enquanto fazia café, ou tomava banho, sei lá, um desses momentos que a mente fica divagando....
Manooooo, tu é muito pika ! kkkkkkkk Ahhh esse assunto está me vigiando a semanas,
eu estudei isso na cadeira de matemática discreta há um mês atrás.
Depois, eu estava lendo sobre Teologia, e veio uma pergunta, como Deus é três e é um e os três são Deus completamente e cada um separado é Deus completamente, aí eu escrevi um artigo explicando isso usando cardinalidade de conjuntos infinitos, E agora, para o verão peguei um livro de análise, e o segundo capítulo que eu estou lendo tbm é sobre enumerabilidade de conjuntos, ontem mesmo eu estava vendo a prova de que R não contável.
E hoje venho a assistir o teu video, QUE PIKAAAA mano.
Esse assunto ta me perseguindo, e eu o amo
Nossa, gostei muito do seu vídeo! O pior é imaginar que nem os matemáticos da época reconheciam suas ideias. Imagino que eles viviam em um clima de competição intelectual ou algo do tipo. Ah, os egos. Triste.
Eles vivem até hoje!
Para um brasileiro como eu, entender um sotaque desse já é difícil, agora imagina ainda tentar aprender matemática. Só assisti até o fim porque a garota é muito bonita.
É um daqueles tópicos matemático fascinantes e deliciosos para a mente... Georg Cantor...é um dos matemáticos que estimo muito... E uma certa garota de olhos bonitos também... sorrindo... Adorei (com muita fome) o vídeo...
Math gurl você é incrível !
Não podes ter os posters na parede nem usar a expressão para o infinito e mais além.. A Disney ligou a reclamar os direitos de autor...
Ass: artigo 13
ARRRRGHHH
Bem interessante esse tema. Em computação há uma disciplina (pelo menos no curso que eu fazia) chamada Linguagens Formais e Autômatos e a gente estuda bastante conceitos de conjuntos infinitos. Essa parte de subconjuntos próprios, cardinalidade e essa do conjunto das partes de um conjunto são bem importante pra estudar lógica, linguagens e suas hierarquias, geradores e reconhecedores de cadeias de símbolos. E o que se pode derivar disso tudo é muita coisa . Pena que eu reprovei kkk
Fala sobre a Teoria dos Grafos, porfavorzinhoo
Sensacional! Imagina estar num happy hour com a Inês e o Derek do Veritasium.
Adorei a "salsichada toda", "acá" no Brasil não se fala isso mas vou tentar implementar o verbete e sua semântica! Aqui Rio Grande falamos "coizarada" mesmo. Sério, lindo teu trabalho. Abraço bem sinchado de Bagé- Brasil.
Muito bom... Cantor iria cantar de alegria com este video ;-)
Hahaha
Oh moça Inês você é top demais eu choro de rir com a tua inteligência sarcástica você é você mesma continue assim
nossa muito interessante essa parte dos pontos da reta finita e infinita . poderia gravar um vídeo maior sobre isso
Viva as ideias infinitas da Inês. Adoro os seus vídeos e seu canal.
*Sucesso INFINITO* ☺☺☺
OBRIGADA!
Ah, são os seus! Parabéns pelos vídeos, Inês. Bacana essa homenagem que fez para Cantor. Boa semana. =)
Ahhhh... Eu amo seus vídeos! Vc é incrível!!! 💙💙💙
Muito obrigada! 💙
Belíssimo vídeo e é sempre bom saber dessas pessoas que foram injustiçadas em seu tempo e que agora são consideradas gênios!
Inês, você poderia fazer um vídeo desses super legais sobre equações diferenciais?
É um negócio tão insano quanto a noção do infinito hahaha
Vem para o Brasil.. Hehe terminei de ver seu vídeo sobre Fibonacci, ótimo
Simplesmente encantador o vídeo. Você foi didática e isso leva o espectador à descoberta.
Parabéns pelo vídeo!!!
Muito Legal!!! Sucesso!
Tudo de Bom! Abraços!
Aquela história de que os humilhados serão exaltados funciona muito bem aí, muito bom!
Você é, sem sobra de dúvidas, ímpar nos seus vídeos, eu adoro!!! Parabéns!!!
A matemática, ao mesmo tempo que é uma ciência árida, fria e extremamente racional, é uma ciência bela, quase artística, pois transborda equilíbrio, harmonia e proporcionalidade.
😊👍 O conjunto P das partes de um conjunto A, tem cardinalidade igual a 2 elevado a n, sendo n a cardinalidade do conjunto A.
Pois é, Cantor foi incompreendido, mas foi o primeiro a debruçar-se sobre esta questão dos infinitos. Podemos perceber então um pouco por este resumo, o porquê de , na teoria de limites, termos indeterminacoes do tipo infinito a dividir por infinito.
A tua voz é muita linda mano. Fico com vontade de te ouvir a todo momento kkkk. Belo vídeo sua linda
Válido dizer que você pode obter o número total de subconjuntos de um conjunto finito usando: 2^n (n = num, de elementos do conjunto em questão)
Como sempre, essas ideias nos fazendo pensar cada vez mais! adoro pensar sobre o infinito e como ele representa algo tão sem sentido e com sentido ao mesmo tempo. Enfim, ótimo vídeo Inês, como sempre e um viva para Georg Cantor!
Obrigadíssima! Sucesso! :D
A cor do vídeo ficou muito agradável, além do ótimo conteúdo. Parabéns!
Ja pensaste em fazer videos de matemática para o 2°ciclo?
Eu ando no 6°ano e adoro-te e qd vejo os teus vídeos fico facinada e quero sempre aprender mais!!!!!
Por favor faz alguns videos para o 2°ciclo (5°, 6°, ...)
Melhor vídeo sobre conjuntos enumeraveis que eu já vi
Videos incríveis!! Obrigado e contínua!!
Sinistro! Esse tal de Cantor sofreu um efeito Sócrates por ser acusado de "corromper a juventude". Mas, também, esse negócio de existirem vários infinitos é de explodir a imaginação.
Muito bom o vídeo!
Sugestão de tema para um futuro vídeo : O último teorema de Fermat
Sobre o conceito de infinito é realmente fascinante, é um dos assuntos que eu mais gosto. Não deixo de pensar que assim como existimos em um universo em expansão, o conceito de infinutude remete a isso. Dessa maneira o último numero estaria nessa fronteira de expansão e sempre nos será inalcançável. Mas o inifinito é uma viagem que não cabe na nossa cabeça e é "realmente um dos deuses mais lindos".
Quanto aos gênios de cada era é uma coisa bem triste mesmo, tem gente muito boa por ai cujo valor simplesmente não é reconhecido! Talvez por estarem tão além de seu tempo simplesmente não possam ser compreendidos por "meros mortais", ou vendo de outra maneira, a ignorância é enorme no mundo. Basta observarmos o que fazemos diariamente com nosso planeta, com nosso meio ambiente e com nossos semelhantes. Não é inteligente a maneira predatória como tratamos a terra e uns aos outros. Como poderemos reconhecer gênios, valorizar a inteligência e buscar a sabedoria se concebemos um mundo tão desigual, tão desumano.
Contudo, sou muito grato de viver em uma era em que se pode conhecer, mesmo que de forma virtual, pessoas como a Inês. Essa menina tem brilho próprio, tem amor pelo que faz e compartilha seu conhecimento de uma maneira toda especial. A genialidade, assim como o infinito, não podem ser medidos e o impacto que cada um de nós faz com amor é incalculável. Da mesma maneira como essa portuguesinha me inspira e me leva a parar tudo que estou fazendo pra ver um vídeo falando de coisas exóticas :D, com certeza inspira outros a se interessarem por matemática. E inspiração é tudo que temos precisado.
É a primeira vez que ouço sobre Cantor num canal de língua portuguesa. Obrigado!
Para valorizares o que é bom, tens que saber o que é bom primeiro
Thanks Mathgurl e Cantor!!!
O que a Europa está fazendo vai fazer muito produtor de conteúdo de qualidade que nem vc sair da plataforma
Essa mulher é F.................era! 💙
A teoria de conjuntos é realmente uma área muito complexa da matemática, na qual não é difícil encontrar paradoxos.
Por exemplo, se definirmos o conjunto R segundo a seguinte regra :
O conjunto A pertence a R, se e só se A não pertence a A.
Por exemplo, o conjunto N dos numeros naturais faz parte de R porque o conjunto N NÃO é um numero natural ele mesmo.
Agora a pergunta é : R pertence a R?
- se a resposta for sim, a própria definição de R nos diz que R não pertence a R. Uma contradição
- se a resposta for não, de novo por conta da definição de R, R pertence sim a R. Mais uma vez, uma conclusão contraditória.
Ambas respostas são absurdas, e portanto nós temos um paradoxo.
Um abraço Inês e parabéns pelo trabalho, acho ótimo!
De facto, há imensos paradoxos! Daí ter havido muita polémica com os resultados de Cantor...
Obrigada pelo feedback!
Conclusão: R não existe. Não existe um conjunto com essa propriedade.
Adoro esse canal!! Ótimo conteúdo, de forma leve e descontraída.
Um grande abraço do Brasil que Deus te abençoe!!!
Esse vídeo chegou um pouco tarde para a minha prova de matemática discreta mas é perfeito parabéns sanou minha dúvida sobre o vazio no conjunto das partes
Ouviu minha sugestão \o/
Excelente vídeo !!
Olá, o vídeo está brutal e a explicação também. Se puderes responder, que programa usaste para fazer os desenhos e a a animação?
Obrigado pois já tinha procurado isso sozinho, mas não tinha entendido S2
2:50 fofinha
Muito bons os teus videos! Parabens! Voce usa algum aplicativo (programa) para fazer as animacoes?
Inês, outro vídeo fascinante! Parabéns pelos desenhos, ficaram muito bons!
Muito obrigada, fico contente! Um beijinho
Menina prodígio 🤩
A melhor professora 💓😍💓
Linda , lindaaa, muito bom vídeo, continua
Um canal com um sotaque lusitano: além da linda Matemática, também vou aprender o Português de Portugal e melhor o meu Português do Brasil. Inscrevi-me e licença para eu assistir os outros que ainda não vi.
Cantor, um dos meus matemáticos favoritos ao lado de Evariste Galois.
Infinito tem valor maior que qualquer valor imaginável, pois uma vez definido o valor de infinito entao ele deixaria de ser infinito tornado-se tangivel, então faz sentido dizer que o símbolo do infinito nao é um número, pois nao não tem valor definido.
Qual música sad do final? 7:37
Bom, a questão do subconjunto dos pares ser infinito igual os naturais, não me soa estranha, é como Biscoito. Tem oito letras, mas que se tirar 4 ainda ficam oito...
Infinita fome do saber! Parabéns!
Ótimo vídeo e parabéns pelo excelente trabalho, ah tem algum vídeo upado no yt da sua apresentação?
Muito bom o vídeo Inês!!! Abraços do Brasil!!!
Show, mais um ótimo vídeo!
Me encanta que personas como tú suban videos sobre divulgacion cientifica, :) sigue asi, por cierto eres muy bonita :)
Graciaaaaas! :D
Conjuntos de elementos que têm diferentes caminhos percorridos rumo ao infinito.
"Chuuupa artigo 13 " adorei kkkk.
Aí ,assisti uma palestra tua e amei .
Queria um dia ir aí em Portugal .
O tamanho continua o mesmo porquê o conjunto é infinito, eu não acho isso tão contraintuitivo. Se temos uma quantidade finita e retiramos uma parte dela, ela diminui, mas isto não ocorre com o infinita.
Parabéns! Um Almanaque sobre Matemática Superior!
Excelente vídeo portuguesa. Continue com o ótimo trabalho de divulgação científica.
Você é uma Portuguesa Adorável. Faz-me lembrar das chaves enigmáticas números primos.
1:53 Isso aí! Zero é Natural!!!
Sensacionalee.
Parabéns 😤 pelo vídeo!