Todos filosofam? Resposta explicativa

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 30 сен 2024
  • Descubra como aprender teorias da Filosofia de maneira simples e descontraída e amplie seus conhecimentos! ✨📚👇🏻
    filiciomulinar...
    "A Filosofia é para todos, mas não é para qualquer um". Eu cresci ouvindo essa frase, mas demorei a entendê-la corretamente. Mas, afinal, a pergunta é: todos filosofam? ou filosofia é coisa para poucos? Esse é o tema do vídeo de hoje - e se você tem curiosidade pela resposta, é só dar o play!
    LINK PARA OS LIVROS:
    1) "O Mundo de Sofia" (J. Gaarder)
    amzn.to/3pXnBll
    2) "O Livro da Filosofia"
    amzn.to/38m1nmY
    3) "Justiça: o que é fazer a coisa certa" (M. Sandel)
    amzn.to/3hPHqbw
    4) "50 Ideias da Filosofia que você precisa conhecer) (M. Dupré)
    amzn.to/3Ad0Hgr
    _____
    Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
    / @afilosofiaexplica
    Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
    / @afilosofiaexplica

Комментарии • 24

  • @afilosofiaexplica
    @afilosofiaexplica  9 месяцев назад +1

    Descubra como aprender teorias da Filosofia de maneira simples e descontraída e amplie seus conhecimentos! ✨📚👇🏻
    filiciomulinari.kebook.com.br/cursos/jornada-da-filosofia-explicada/

  • @jamillesantos5991
    @jamillesantos5991 9 месяцев назад +4

    Estou refletindo, hahaha Muito obrigada, Filipe

  • @Lucas_S_Silva
    @Lucas_S_Silva 9 месяцев назад +2

    Professor, como você entende bastante da parte da linguagem, eu queria saber se é válido esse negócio da chamada "m0rte do autor".
    Eu pergunto isso porque eu estou escrevendo um conto e pensando em publicar e, sinceramente, eu odiaria se alguém inventasse uma interpretação totalmente diferente da que eu quero colocar e colocasse como válida.
    Eu acho que quando alguém escreve, ou pinta, ou canta algo etc. está tentando passar uma mensagem. E ignorar essa mensagem seria um desrespeito ao autor.
    Quem está certo nessa, eu ou quem defende esse pensamento?

    • @professorregysrodrigues
      @professorregysrodrigues 8 месяцев назад

      A pergunta não foi para mim, mas vou comentar brevemente.😂Como foi abordado no vídeo a filosofia é múltipla e você encontrará vários pensadores que concordam com sua visão e outros que discordam. Platão, por exemplo, dizia que existe o mundo das ideias, o mundo sensível e a realidade material. Quando faço uma poesia a verdade está na forma como a pensei (mundo das ideias). Quando escrevo a poesia (a realidade material) ela já não corresponde a poesia verdadeira que só está no meu pensamento, a realidade material não é a realidade de fato, pois as palavras escritas (ou ditas ou os objetos, tudo que é materializado) já são simulacros daquilo que foi concebido. É impossível traduzir em palavras (música, pintura, filme) o que senti, o que pensei, o que desejei. Quando você lê a poesia você irá interpretá-la a partir da sua bagagem, da sua vivência, irá interpretá-la a partir da Caverna na qual foi criado (mundo sensível, informações provenientes do seu aparelho sensorial). Dessa forma a realidade material é interpretada a partir do mundo sensível e por mais que Platão tenha dito que devemos buscar o mundo das ideias, ele também fala que jamais nos livraremos por completo do que o nosso aparelho sensorial entrega. Aquele que acredita que se livrou completamente é o que está mais preso na Caverna e se orientando pelas sombras na parede, pois ele parou de buscar o mundo das ideias, ou seja, o conhecimento racional de todas as coisas. Resumidamente: pode ter (quase) certeza que suas obras não entregarão exatamente as mensagens que você pensou, serão interpretadas de acordo com a bagagem de cada um e se for possível relaxa com isso (ou se desespere)🤣🤣🤣🤣🤣🤣. O Mito da Caverna de Platão é coisa linda demais e auxilia na compreensão de várias coisas. Utilizarei bastante nos vídeos que irei postar. Espero ter agregado alguma coisa ao seu conhecimento.

  • @Heavy-metaaal
    @Heavy-metaaal 6 месяцев назад

    Pelas premissas da Filosofia, eu posso usar um argumento falso racional para filosofar. 🤔
    Você disse que era racional, mas não disse se era verdadeiro ou falso.
    Digo isso porque algumas pessoas acham que um argumento é racional e válido, mas na verdade não é. Só que para ela aquilo faz sentido de fato.

  • @edmarwebermorais175
    @edmarwebermorais175 9 месяцев назад +2

    Bom dia Filício. Quem fala sobre a filosofia tem sempre que embasamento e referência em filósofos para argumentos?

    • @afilosofiaexplica
      @afilosofiaexplica  9 месяцев назад +4

      Bom dia, Edmar! Não, necessariamente. Porém, é uma característica básica do pensar filosófico que ele seja "logicamente estruturado". Em outras palavras, para filosofar é preciso pensar com rigor lógico, concatenar as ideias de forma coerente e elabora argumentos que façam sentido - e, para isso, não é preciso citar ou se embasar em algum filósofo em específico.

    • @henriquegluon8136
      @henriquegluon8136 8 месяцев назад

      @@afilosofiaexplica Olá Prof., eu poderia afirmar que existe pensar e um pensar filosófico? Diferentes categorias do pensar? ou não procede minha interrogação? Obrigado.

  • @science212
    @science212 8 месяцев назад +1

    Muito do que foi escrito na filosofia é falso.
    Uma das poucas abordagens sérias é o Objetivismo.

    • @henriquegluon8136
      @henriquegluon8136 8 месяцев назад

      A Ayn Rand?

    • @Heavy-metaaal
      @Heavy-metaaal 6 месяцев назад

      Se você é da academia e segue a ciência, deve ter argumentos científicos? Não é?
      A Filosofia é a base.

  • @ze_paulo_2025
    @ze_paulo_2025 9 месяцев назад +1

    Professor, você poderia comentar a obra de Kant intitulada "A religião nos limites da simples razão"?
    Obrigado,
    José Chadan, do Púlpito Cristão.

    • @professorregysrodrigues
      @professorregysrodrigues 8 месяцев назад +1

      De maneira beeeeeeeeeemmmmmm simplista trata-se da análise do pensamento religioso a partir da ótica racionalista. Kant acreditava que o mundo de sua época estava muito preso ao a posteriori, ao "que vem depois", ou seja, orientado pelas experiências vivenciadas e com isso o indivíduo estava preso à menoridade humana (superstições, "preguiça de pensar", pensamento raso, emocional, etc.). Em outras palavras, o conhecimento estava sendo construído não em torno da racionalidade em essência e sim em torno dos desejos da carne. O ser humano estava se caracterizando por ser escravo do corpo, definindo o mundo à sua volta a partir do que o "corpo sente e deseja", vamos dizer assim. Kant acreditava ser necessário a orientação pelo a priori, pelo que vem antes, por aquilo que não depende da vivência de cada um, ou seja, a partir da racionalidade em essência com o indivíduo deixando de ser escravo do seu próprio corpo. Dessa forma a fé e o sistema religioso seriam objetos da própria racionalidade, deveriam ser analisados de maneira racional. No entanto, uma crítica feita por vários pensadores a Kant é que sua proposição de construção racional do pensamento humano estava afetada pela própria visão religiosa predominante de sua época na Europa. Kant acreditava que o indivíduo racional em essência chegaria à conclusão lógica que seria necessário ser moral em essência propiciando a construção da paz perpétua entre todos. Só que aí está o ponto questionado por muitos pensadores posteriormente: de que moral estamos falando? Se cada cultura é uma moralidade como dialogar com todas? Kant até falava na necessidade de se compreender "as regras de onde se está", mas no geral apresentava uma visão positivista/eurocentrista em suas observações acreditando de maneira idealista em uma certa universidade moral, o que não diminui sua importância para as Ciências Sociais. Até mesmo porque é preciso entender que Kant traduzia o pensamento de sua época. Os estudos antropológicos identificando as complexidades culturais e a não universalidade da moral ganharam força quase que 100 anos depois dos escritos de Kant. Espero ter ajudado de alguma maneira e espero abordar essa temática de maneira mais aprofundada futuramente no meu canal.

    • @ze_paulo_2025
      @ze_paulo_2025 8 месяцев назад

      @@professorregysrodrigues Ajudou sim. Obrigado.

  • @FrozenMaximus
    @FrozenMaximus 9 месяцев назад

    Ué??? Saí das diretizes do Canal e do RUclips?
    Meu comentário (comprido, por sinal) neste vídeo foi apagado (não está aparecendo). Enviei e conferi depois; e tava tudo bem e postado. Fui olhar agora 2 dias depois e ele não está mais aqui.

    • @afilosofiaexplica
      @afilosofiaexplica  9 месяцев назад +1

      Olá, Frozen! Tudo bem? Provavelmente o RUclips retirou, pois eu mesmo não o fiz. Vou ver se está para análise e, caso esteja, re-publico. Ok?

  • @marinabaetadecarvalho3593
    @marinabaetadecarvalho3593 9 месяцев назад +1

    Eu gostaria de começar a estudar filosofia mas n sei por onde começar,n sei nada msm mas foi um interesse q surgiu do nada,alguém poderia me indicar algum livro ou algo q eu possa fazer para começar a estudar?

    • @FranciscoKlugcorrea
      @FranciscoKlugcorrea 9 месяцев назад

      Livro de Filosofia da Editora Globo, e o Curso "Essência da Filosofia" do "Epifânia Experiência"

    • @obuscadoreternoaprendiz5471
      @obuscadoreternoaprendiz5471 9 месяцев назад +1

      Rapaz, eu comecei a estudar sem uma ordem exata, na verdade eu nem estudei tanto assim, só dava umas lida aqui e ali sobre algo de filosofia na procura de algum livro ou autor que me interessasse, aí achei uma galera interessante como Sócrates, Diógenes o cínico, Marco Aurélio, Platão, Ayn Rand, Albert Camus, Nietzsche.

  • @FranciscoKlugcorrea
    @FranciscoKlugcorrea 9 месяцев назад

    Por uma visão da Simone de Beavouir a questão do que é ser mulher poderia ser uma questão filosófica,não é? Pois ela diz mais ou menos "Não se nasce mulher, se torna mulher." E o que não é possível responder por outras aréas, acaba-se sobrando a Filosofia.

    • @leo523
      @leo523 8 месяцев назад

      Biologia, psicologia responde. Uma no ponto físico e outra mental.

  • @pauloperes9378
    @pauloperes9378 9 месяцев назад

    Boa tarde Filício. Feliz ano novo!