hoje tenho 20 anos... durante minha adolescencia, fiquei mais tempo jogando no computador e estudando pra tirar boas notas do que me formando enquanto pessoa... faço cursinho há 3 anos e sinto que comecei a viver agora... não pq fiquei jogando no computador, mas pq estou começando a enxergar as belezas que a natureza nos oferece todos os dias. obrigado, Guisoli! voce desperta o desejo de aprendizado aos que te cercam! parabéns!!
A educação é problemática na área de exatas e na de humanas, na de exatas combram não o conhecimento, mas sim decorar as fórmulas e aplicar os cálculos como robôs e na de humanas cobram não o que, por exemplo em filosofia, o q o filósofo quis realmente dizer, mas sim o nome da escola filosófica ou data em que ele escrevia, etc...
@@Atila4797 Eu acho exatamente o contrário,que a memorização e o conhecimento andam juntos,mas a ponte que os reúne é formada pelo raciocínio,pelo sentido,pelo prazer e pela beleza que aquela informação memorizada representa.E quanto mais profundo e mais forte é estabelecida essa ponte,mas forte é a conexão dos dois. Quando vc apenas memoriza,vc esquece facilmente,porque aquilo não representa nada pra vc como espécie, como ser humano
@@thalesalexandre4463 eu tb acredito que memorizar e conhecer camadas mais profundas andam lado a lado, por exemplo 12×6 = (10+2)×6=10×6+2×6=60+12=72. Nesse processo se usa tanto o conhecimento das propriedades da multiplicação quanto saber a tábuada do 6 decorada. Isso deveria ser o objerivo da aprendizagem, eu usei o conhecimento de algo para sair de uma situação e chegar numa situação mais simples a qual eu já memorizei a solução. Ai chega a pessoa e diz que decorar a tabuada é decoreba, quem diz isso não entende nada.
Isso está tão impregnado na educação que um professor de matemática da escola resolveu fazer umas aulas a parte de literatura e as pessoas ficaram muito espantadas, sendo que não é porquê ele cursou exatas que não pode gostar de humanas
Comecei a pouco tempo me interessar pela física. Li alguns livros e achei interessante a idéia da física. Porém nunca foi o meu forte as exatas. Mas eu estou encantado as coisas de outra forma. Pra eu fazer o curso de física é necessariamente preciso eu ter uma aptidão pra essa ciência, só isso basta? Ou ainda que não é a minha área eu passo com muito esforço fazer esse curso apesar da minha dificuldade?
assisto o universo narrado sempre antes das aulas de matemática e física, só pra ver se consigo pegar um pouco desse amor pelo conhecimento que ele tem kkkkkkkk cada k é uma lagrima.
Tenho 56 anos e lá se foram algumas centenas de livros já lidos, 1 publicado, outros 4 para publicar, além de mais algumas dezenas aguardando a hora de serem lidos. Sou da área de humanas tendo inclusive feito durante a pandemia o curso de psicanálise, e atualmente dou aula de matemática. Não escrevo na intenção de me promover, mas o fiz pois achei propício diante deste vídeo que fala muito sobre as atividades que exerço. E mais ainda para dar propriedade as palavras que seguirão a partir de agora. "Fiquei absurdamente admirado com suas colocações, tendo à absoluta convicção de que falas com à alma, de quem abraçou, ou abraçado fora pela sabedoria. Uma apresentação com tamanha sinceridade e envolvimento com o que foi apresentado, que sinto-me renovado diante da esperança com as novas gerações. Parabéns por todo trabalho apresentado neste vídeo. Parabéns pela exposição honesta, sábia e empolgante!!!
Como engenheiro em formação, vejo muitos colegas que não gostam de matérias ligadas a humanas (sociologia, filosofia, etc.), isso me deixa um tanto quanto preocupado, pois é preciso ter esse olhar para resolver problemas da nossa sociedade futuramente e assim criar soluções inovadoras. Do mesmo modo em que vejo muitos amigos pessoais dizerem que matemática "é coisa do diab*" e não serve pra nada. Uma visão não exclui a outra. Pegar outros "óculos" para enxergar nos ajuda a ter empatia. Que um dia o ensino das escolas possa continuar avaliando o que se aprende através das notas, mas que isso não seja o mais importante, e sim adquirir conhecimento. Quem assiste esse tipo de vídeo não esquece nunca mais, obrigado Guisoli!
Eu estudei filosofia e era totalmente ligado a Humanas, mas recentemente fiz um curso de matemática e posso garantir que foi uma das melhores decisões da minha vida.
Reflexão massa Felipe! E inclusive tem uma frase do próprio Machado de Assis, no seu livro Memorial de Aires, que se encaixa exatamente nisso e é mais ou menos assim: Na vida deve-se ser como um compasso, abrindo-se aos dois extremos.
@@UniversoNarrado Machado de Assis sempre com suas citações impactantes!! E falando nisso recomendo muito esse livro dele Memorial de Aires! É realmente bom
@@carlfriedrichgauss8725 sim, mas essa é a única carreira de humanas com povo arrogante. Mas eu nunca vi um cientista social, um filófoso, historiador, pedagogo se dizendo melhor que os cientistas da natureza ou da exatas.
@@talisonm1984 com exceção de uns ou outros (que só confirmam a regra) eu concordo com você, mas eu acho que isso é devido ao valor social que as pessoas dão aos empregos, tendo uma lista hierárquica onde os de cima se acham superiores aos de baixo, não li muito sobre isso mas imagino que sejam os estudantes de medicina no topo da lista, seguidos pelos de direito, engenharia, outras ciências exatas e as humanas na base dessa lista.
"o maior objetivo é se formar enquanto gente" é issoooo!!! eu sempre defendo ir atras do conhecimento apenas porque você tem a curiosidade do assunto e ponto. precisa de algum motivo maior? passar em uma prova e se formar é só a ponta do iceberg... a gente tem mesmo é que se formar na faculdade da vida
O ponto é. Escolhas são renuncias, vc pode escolher passar a vida coletando conhecimento de todo tipo mas esse conhecimento será raso, pode ate parecer que vc sabe algo pra pessoas medias, mas pra um especialista na área vc é só um cara que pouco sabe. Ou vc pode escolher se especializar em uma área e ser um especialista e saber tanto de algo a ponto de colocar um tijolhinho seu mesmo na parede do conhecimento, mas pra isso precisa renunciar a tudo o que não é da sua area. Essa escolha ao meu ver é bem fácil de fazer
@@Atila4797 concordo em partes com o que voce disse!! só acho meio ignorante uma pessoa que só sabe conversar sobre apenas um assunto, sabe?? por exemplo se voce fosse conversar com uma pessoa entendedora de academia e a unica coisa que a pessoa sabe falar é sobre academia... acredito que temos que saber um pouco sobre tudo sim
Lendo comentários achei interessante o que disseram, acho que saber muitas coisas essenciais, mas focar em uma só que vai trazer sucesso, se não vais ser uma pessoa desfocada, independente da área que gostares.
Interessantes os apontamentos. Em tempos mais antigos, não era raro encontrar pessoas polímatas - aquelas que têm domínio profundo sobre várias áreas do conhecimento humano. Da Vinci, por exemplo, foi um deles. Porém, arrisco dizer que todas as pessoas que conseguiram tal feito, assim o fizeram apenas pela curiosidade e pelo prazer pelo conhecimento.
Adoro Física e Matemática, mas também curto bastante Sociologia. Pra ser sincero, foi nas aulas de Sociologia que minha cabeça mais explodiu. Aprender sobre a sociedade, que é algo com qual a gente convive diariamente, é extremamente prazeroso.
Eu estava pensando exatamente sobre isso esses dias, e fico muito feliz quando encontro alguém mente aberta como vc, são raras pessoas assim hoje em dia hehe, abraços vc me inspira!
Cara, eu acho tão foda pensar em como as "simples fórmulas" refletem tanta coisa... Dá pra escrever um livro só sobre isso... Quando eu era mais leigo e me deparei com o primeiro entendimento mais básico sobre a relatividade e notei "E = MC²"... Hmmm E = MC², mas e aí? E AÍ QUE ELE FALA QUE DÁ PRA TRANSFORMAR MASSA, MATÉRIA FÍSICA EM ENERGIA Cara, vcs não tem noção em como eu fiquei surpreso quando refleti um negócio desses, parecia algo surreal E é isso, eu acho q o incentivo na escola é pouco, as áreas humanas tão intrinsecamente conectadas as exatas, de nada adianta ser um robô fazedor de contas, sei mt bem disso...
Bom, a igualdade mais filosofica e com potencial de nos fazer refletir sobre como as coisas são é essa: x=x Já parou pra pensar nisso? Sabe pq é tao importante?
@@marcosolotov essa igualdade esta afirmando que todo e qualquer elemento obrigatoriamente precisa ser igual a ele mesmo, pra falar de matemática, fisica, pra falar de qualquer lógica qualquer coisa precisa ser igual a ela mesma. É uma barreira lógica e filosófica. Se um objeto for diferente de si mesmo, então ele pertence ao conjunto vazio.
coisa linda, bicho! desprender das amarras e abrir nosso coraçao e mente pra vida!! o que deve mover a juventude eh a propria juventude, partindo inclusive dessa conversa.
Gostei muito do vídeo. Você define em palavras aquilo que eu sempre quis dizer e as vezes não conseguia. Prometo nunca ser um pessoa medíocre, temos que fazer as coisas por prazer. Não há coisa melhor, sem dúvidas!
Filipe um amigo me indicou seu canal, estou apaixonada. Saiba que vc tem inspirado pessoas. Somo ensinados a seguir regras decoradas e vc tem me ensinado a olhar com um olhar apaixonado. Sucesso no canal.
As ciências naturais e a matemática são fascinantes, quando me deparo com diagramas de Espaço-Tempo deformados por um Buraco Negro, Eu enxergo uma beleza extraordinária e compreender toda esta beleza através das equações é algo muito gratificante, seria muito mecânico se limitar as equações, É preciso ter imaginação e criatividade para ver a beleza daquilo que as equações descrevem, e sinceramente a Matemática é a linguagem do Universo, se fizermos uso dela em conjunto com a imaginação teremos um salto gigantesco de compreensão sobre a realidade e sobre nós mesmos.
Nó Felipe, seu vídeo me fez lembrar de um livro que eu li no primeiro ano do ensino médio: "Isaac Newton e sua maçã". A professora de literatura e o professor de física tiveram a ideia de aplicar uma única prova para as duas disciplinas, utilizando livro para relacionar as duas áreas do conhecimento. Legal demais, já tinha até esquecido desse livro! Obrigada por me ajudar a lembrar.
O assunto é super pertinente! Realmente eu faço essa leitura a muitos anos e acho fundamental na construção do pensamento coerente e humano no sentido mais amplo da palavra humano. Realmente isso foi um dos melhores conselho, por assim dizer que eu ouvi no últimos anos. Exatas completam humanas e vice versa. Parabéns pelas palavras!
vídeo super relevante, o que precisamos de verdade é derrubar as fronteiras e gerar mais união de pensamentos e visões, cada pessoa tem dentro de si potencial para Ser Humano, e isso vai muito além dos nossos campos preferidos de atuação.
Muito obrigada por nos passar essa visão com seus conhecimentos. Estou fazendo eng mecânica e "sou de humanas", achei que estava louca quando escolhi o curso, mas a parte que me encanta mesmo na engenharia é a parte criativa. E agora na facul estou percebendo que a matemática também funciona com criatividade e está me encantado. Fiquei feliz pelo vídeo, entendo que estou no lugar certo, independente da minha "aptidão".
Muito show, adorei demais. Falou tudo. Eu meio que não tive uma base na matemática, mas sempre me interessei por aprender. Eu tinha, tenho mais facilidade em ler textos e interpretar...agora com 18 anos desejo aprender mais matemática, e estou aprendendo e acertando os cálculos de matemática básica, o que me tira a visão de não conseguir aprender os conteúdos. Obs: Fico contente demais quando resolvo um cálculo e acerto, rs.
Vídeo maravilhoso Felipe! Bom, vejo essa "diferença" de exatas ou humanas, algo extremamente limitante, porque acredito que quando estabelecemos padrões para nós mesmos inconscientemente será criada uma barreira para aprender ou relacionar todas as coisas entre si. Há sempre novas perspectivas sobre o mundo e a realidade, como você mesmo disse: "o mundo é muito mais complexo". Sempre teremos algo à aprender, seja pelo meio lógico ou sensível.. Vejo que o conhecimento está presente nos mínimos detalhes até os grandiosos, e o quanto eles se completam. Não existiria a matemática, se não houvesse a sua filosofia e não existiria filosofia se não tivesse sua própria matemática. Obrigada por compartilhar suas ideias e conhecimento!
Excelente reflexão prof Felipe, a Ciência divide-se em várias áreas, muitas delas ainda estão incompletas e outras á ser inventadas, todas estão sujeitas á renovação. Por isso vamos deixar de ignorância e colocar os óculos da visão -ampla.
Me sentia um peixe fora d'água porque nunca consegui decidir qual bolha do conhecimento eu me encaixava. Foi apenas recentemente que fiquei consciente do quanto é realmente belo ter várias "lentes". E mais belo ainda é dispensa-las, pois sua visão já se adaptou as duas percepções. A junção de exatas com humanas é praticamente divina, meu desejo é que todos um dia se sintam libertos pelas ciências como hoje me sinto 💛
Eu sempre achei essas divisões meio nada haver, eu sempre fui muito bem em matemática na escola e meus amigos falavam que eu era de exatas e tals... Mas na verdade eu sempre fui apaixonada pela literatura, sociologia e filosofia. Me achava até estranha por gostar de todas as matérias e não ter uma predileta e só agora com seus vídeos que eu entendo como a vida realmente funciona e a importância dessa formação em todos os âmbitos de forma 'misturada', obrigadaaaaa por seus vídeos 🤩
Imagina uma conversa entre uma pessoa de hj em dia chegando em um Arquimedes falando pra ele que a gente em pleno séc. XX estudamos para passar na prova
@@Atila4797 pessoa do ano 4000: O Albert Einstein não sabia nem o que era ao certo a matéria escura, então seria mais provável que a pessoa de hoje fosse dar aula para ele
@@Atila4797 logicamente se passaram cerca de 2230 anos que o cara morreu e com certeza haveria de ter avanços científicos isso não muda a genialidade dele o que eu nem queria discutir no comentário só queria mostrar a diferença entre o modo em que o cara estudava matemática que se vc for ver alguns registros era algo animal e o modo em que hoje a gente estuda com um objetivo de passar de ano ou em uma prova só isso.
@@Atila4797 com certeza não, Arquimedes é considerado por muitos o intelectual mais versátil da história da humanidade, foi o matemático mais a frente de seus contemporâneos e sabia muita coisa que sequer tivemos acesso (devido à destruição da biblioteca de Alexandria), com certeza temos coisas para ensinar a ele, mas isso não anula o fato de que ele também tinha muitas coisas a nos ensinar (algumas delas inclusive estão contidas em seus livros).
meudeus, a maneira como esse vídeo me atingiu foi surreal, sou beeem de humanas mas eu sempre tive esse pensamento que ele fez o vídeo sobre, de que temos q ver os dois lados da coisa e q eu vejo bastante uma carência da minha parte em exatas, e o motivo é q eu nunca consegui conciliar, encontrar um meio termo, mas essa analogia sua me SALVOU, usar diferentes óculos para diferentes situações, o óculos de humanas (o meu óculos comum kkkk) mas aprender a usar o óculos de exatas.
Jogou muito em, com toda certeza esse sistema de notas atrapalham o potencial de muitas pessoas, e até acabam atacando o psicológico das pessoas, de maneira negativa
Cara, achei que só eu tinha essa visão sobre esse "ser de exatas e ser de humanas", sempre me perguntavam se eu era um ou outro e nunca me denominei ser de qualquer um dessas duas bolhas. Mesmo tendo facilidade em aprender as humanas, acho as matérias das exatas muito bonitas. Enfim, você faz um ótimo trabalho, nos fazendo abrir o olho para outra realidade. Sou vestibulando e aprecio seu trabalho. Valeu!!!
sabe o que ia ser muitooo massa?? vc pegar uma prova dos indianos pra poder resolver, vi um canal de uma inglesa que fez isso ameiiii!!! ficou otimo o conceito e troca de experienciass...
Eu gosto de pensar que a realidade é como uma poça de água. Cada poça é uma realidade, mas cada uma é relativa uma a outra. Quem vive na poça de humana verá apenas humana, e quem vive de exata apenas ver exata. Porém, a realidade é uma poça que a cada dia cria uma realidade. Se ficarmos apenas em algo não conseguiremos ver as outras poças (realidades). E por isso se queremos nos aventurar em outras realidade teremos que pegar uma nave para outros mundo. E algumas realidade são livres mas algumas são restritas. Melhor estudar por amor e humildade do que estudar para ser o melhor e ter a falsa humildade. Minha opinião: escutar é a chave para entender mundos que não entendemos.
O Alienista... uma obra que atravessa épocas e além de tudo é Universal, assim como é a matemática. Li essa dádiva graças a uma amiga que me recomendou, ela me possibilitou algo que hoje é deixado de lado, o conhecimento. Por isso talvez estou aqui nesse canal, talvez pq ele me... (em algum momento) me possibilitou olhar pro que estava na minha frente de uma outra maneira, principalmente encarar a matemática como um jogo maravilhosamente arquitetado e planejado. Hoje não busco mais saber Math. só pra passar na Faculdade ou pq o meu curso pede, mas SIM por que ela é como já falei Universal é também um jogo que torna a nossa curta vivencia bem mais fácil, já que praticamente tudo que fazemos envolve mesmo que minimamente a matemática. EX: Eu + Universo Narrado = (Vida + Feliz + Fácil)^(2) Eu - Universo Narrado = (Vida - Feliz - Fácil)^(2) A Física como definição é um termo com origem no Grego “physis” que significa “natureza”. É a ciência que estuda as leis que regem os fenômenos naturais. Logo entende-la me permite olhar o mundo e natureza por si só. Muito Obrigado Felipe por me fazer questionar. Isso é o essencial no aprendizado, até pq não tem como ensinar nada a ninguém.
Parabens pela exposição. Sou Físico e também Sociólogo (duas graduações), e achei o video ótimo, ótimo motivacional para galera parar de se limitar. Ouço muito esse papo de "eu nao sei fazer conta, sou de humanas"... essas são pessoas que provavelmente não sabem que não se faz conta em pesquisa em matemática!! hahaha. Conta se faz na padaria ou no departamento de física! Fica ai a motivação pra você se superar e ver que você não é ruim em exatas, você só se limitou a pensar com um só lado do cérebro... e ai? vamo exercitar os dois?
Ja chego no like pq o vídeo é de qualidade... Esse livro aee, foi o primeiro livro que eu li, do Machado de Assis, meu pai me indicou esse livro quando eu tinha 9 anos... Dps disso, literatura é algo essencial na minha vida!
li esse livro para a prova do ita ano passado foi um dos poucos que li naquele ano, ou em todo o colegial a maioria eu não lia os livros apenas usava resumos e poucas coisas eu levei comigo pra vida O que importava era a nota e não o que eu ia aprender Otimo video.
Os livros de Machado são como um prisma, cada vez que vc lê, a percepção é diferente, a depender da época da vida em que isso acontece, grande escritor sendo relatado num grande canal como o UN.
Olha, formei-me em letras. Em semântica, usasse símbolos como: ∀(para todo ou qualquer), □(é necessário que), ◇ (é possível que) etc. Mas aí era para entender mais profundamente como línguas funcionam.
Foda demais, estou estudando matemática, mas não há matemática na faculdade que pretendo realizar, e estava pensando... se realmente vale a pena continuar estudando matemática, e após esse vídeo abriu minha mente, não é sobre utilizá-la ou não, é sobre enxergar as coisas com outros olhos e compreendê-las
Perfeito, na verdade a matemática é uma ciência exata para um problema aproximado da realidade, ou seja, quando você coloca a matemática no mundo real você sempre vai ter resultados aproximados que geralmente são boas soluções. Então achar que uma ciência dita exata é a única forma capaz de enxergar a realidade é um completo engodo, a mesma coisa na filosofia, existem estudos filosóficos que expressam a realidade de forma aproximada que geralmente são boas soluções, nenhum deles é uma ciência exata de como o mundo realmente é, por isso cada vez mais precisamos adentrar nas entranhas da realidade com o avanço da tecnologia, muito boa reflexão no vídeo.
Eu acho que a beleza do sabiá está na matemática abstrata, que não calculamos quando vemos, apenas observamos, nós sabemos mesmo sem entender. Talvez isso que seja o mais fascinante.
Estudo psicologia, não formalmente, numa faculdade, ainda, já que estudo para ingressar em uma atualmente, e percebo exatamente sobre isso que você falou no vídeo. Há aqueles que odeiam as ciências exatas, que não procuram encaixá-la, de alguma maneira, na própria vida, ou apenas admirar a própria beleza da coisa, de viajar sobre como o ser humano conseguiu desenvolver tais contas e lógicas, tudo para um fim de aplicá-lo na vida humana. Há, também, quem odeie as ciências humanas, sem perceber que é o estudo do propósito da vida, é enxergar a beleza de como tudo funciona. As duas se conectam perfeitamente, basta ver isso, não é a toa que os maiores gênios da humanidade dominavam todas essas formas de arte, como Aristóteles e Da Vinci.
Construa uma base indestrutível em matemática em 08 semanas👇🏼
universonarradocursos.com.br/pdv-mb/
A maioria dos grandes matemáticos eram filósofos. Eu acho que por essa razão eles conseguiram ir tão longe em suas descobertas.
Minha filha aqui pra nascer no hospital e eu assistindo universo narrado, pesado!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
hahahahah q evoluída... bravo, bravíssimo!!! Menion ou menina? Rs
@@jeffersoncoimbra2190 O bebê que vai escolher😶
@@luamfernandez6031 si fuder mano kskskssk
Ksksksksksksk
hoje tenho 20 anos... durante minha adolescencia, fiquei mais tempo jogando no computador e estudando pra tirar boas notas do que me formando enquanto pessoa...
faço cursinho há 3 anos e sinto que comecei a viver agora... não pq fiquei jogando no computador, mas pq estou começando a enxergar as belezas que a natureza nos oferece todos os dias.
obrigado, Guisoli! voce desperta o desejo de aprendizado aos que te cercam!
parabéns!!
Esse canal não é sobre educação, é sobre a vida... Parabéns pelo trampo mano, você ainda vai longe felipe!
A educação é problemática na área de exatas e na de humanas, na de exatas combram não o conhecimento, mas sim decorar as fórmulas e aplicar os cálculos como robôs e na de humanas cobram não o que, por exemplo em filosofia, o q o filósofo quis realmente dizer, mas sim o nome da escola filosófica ou data em que ele escrevia, etc...
Ou seja,ambas ficam na superfície do raciocínio
Você acha que conhecimento e memorização são antagônicos?
@@Atila4797 Eu acho exatamente o contrário,que a memorização e o conhecimento andam juntos,mas a ponte que os reúne é formada pelo raciocínio,pelo sentido,pelo prazer e pela beleza que aquela informação memorizada representa.E quanto mais profundo e mais forte é estabelecida essa ponte,mas forte é a conexão dos dois. Quando vc apenas memoriza,vc esquece facilmente,porque aquilo não representa nada pra vc como espécie, como ser humano
@@thalesalexandre4463 eu tb acredito que memorizar e conhecer camadas mais profundas andam lado a lado, por exemplo 12×6 = (10+2)×6=10×6+2×6=60+12=72. Nesse processo se usa tanto o conhecimento das propriedades da multiplicação quanto saber a tábuada do 6 decorada. Isso deveria ser o objerivo da aprendizagem, eu usei o conhecimento de algo para sair de uma situação e chegar numa situação mais simples a qual eu já memorizei a solução. Ai chega a pessoa e diz que decorar a tabuada é decoreba, quem diz isso não entende nada.
@@natanaelheinrick5233 ou vc aprende de onde veio a fórmula e como deduzir ela, pra mim isso é o real significado de aprender uma fórmula
Isso está tão impregnado na educação que um professor de matemática da escola resolveu fazer umas aulas a parte de literatura e as pessoas ficaram muito espantadas, sendo que não é porquê ele cursou exatas que não pode gostar de humanas
Felipe, você é uma inspiração pra mim. Obrigado por isso!
Para mim tbm :)
Para mim tbm :)
Para mim tbm:)
Pra mim tbm :)
Comecei a pouco tempo me interessar pela física. Li alguns livros e achei interessante a idéia da física. Porém nunca foi o meu forte as exatas. Mas eu estou encantado as coisas de outra forma. Pra eu fazer o curso de física é necessariamente preciso eu ter uma aptidão pra essa ciência, só isso basta? Ou ainda que não é a minha área eu passo com muito esforço fazer esse curso apesar da minha dificuldade?
assisto o universo narrado sempre antes das aulas de matemática e física, só pra ver se consigo pegar um pouco desse amor pelo conhecimento que ele tem kkkkkkkk cada k é uma lagrima.
Tenho 56 anos e lá se foram algumas centenas de livros já lidos, 1 publicado, outros 4 para publicar, além de mais algumas dezenas aguardando a hora de serem lidos. Sou da área de humanas tendo inclusive feito durante a pandemia o curso de psicanálise, e atualmente dou aula de matemática. Não escrevo na intenção de me promover, mas o fiz pois achei propício diante deste vídeo que fala muito sobre as atividades que exerço. E mais ainda para dar propriedade as palavras que seguirão a partir de agora. "Fiquei absurdamente admirado com suas colocações, tendo à absoluta convicção de que falas com à alma, de quem abraçou, ou abraçado fora pela sabedoria. Uma apresentação com tamanha sinceridade e envolvimento com o que foi apresentado, que sinto-me renovado diante da esperança com as novas gerações. Parabéns por todo trabalho apresentado neste vídeo. Parabéns pela exposição honesta, sábia e empolgante!!!
Como engenheiro em formação, vejo muitos colegas que não gostam de matérias ligadas a humanas (sociologia, filosofia, etc.), isso me deixa um tanto quanto preocupado, pois é preciso ter esse olhar para resolver problemas da nossa sociedade futuramente e assim criar soluções inovadoras. Do mesmo modo em que vejo muitos amigos pessoais dizerem que matemática "é coisa do diab*" e não serve pra nada. Uma visão não exclui a outra. Pegar outros "óculos" para enxergar nos ajuda a ter empatia. Que um dia o ensino das escolas possa continuar avaliando o que se aprende através das notas, mas que isso não seja o mais importante, e sim adquirir conhecimento.
Quem assiste esse tipo de vídeo não esquece nunca mais, obrigado Guisoli!
👏👏👏👏👏
Eu estudei filosofia e era totalmente ligado a Humanas, mas recentemente fiz um curso de matemática e posso garantir que foi uma das melhores decisões da minha vida.
Só eu que acho que esse canal merece ter 1.000.000 de inscritos ?
Reflexão massa Felipe! E inclusive tem uma frase do próprio Machado de Assis, no seu livro Memorial de Aires, que se encaixa exatamente nisso e é mais ou menos assim: Na vida deve-se ser como um compasso, abrindo-se aos dois extremos.
Bonito! essa eu não conhecia...
@@UniversoNarrado Machado de Assis sempre com suas citações impactantes!! E falando nisso recomendo muito esse livro dele Memorial de Aires! É realmente bom
O que estraga a boa amizade de exatas , humanas etc é o ego.
Alguns ficam se autodenominando melhor que o outro.
Falou tudo.👍
"alguns" os da exatas que vc quis dizer né.
@@talisonm1984 depende muito, no geral um advogado se acha melhor que um matemático.
@@carlfriedrichgauss8725 sim, mas essa é a única carreira de humanas com povo arrogante. Mas eu nunca vi um cientista social, um filófoso, historiador, pedagogo se dizendo melhor que os cientistas da natureza ou da exatas.
@@talisonm1984 com exceção de uns ou outros (que só confirmam a regra) eu concordo com você, mas eu acho que isso é devido ao valor social que as pessoas dão aos empregos, tendo uma lista hierárquica onde os de cima se acham superiores aos de baixo, não li muito sobre isso mas imagino que sejam os estudantes de medicina no topo da lista, seguidos pelos de direito, engenharia, outras ciências exatas e as humanas na base dessa lista.
tinha um professor de inglês que ensinava matemática para a turma no final da aula dele porque explicava melhor que a de matemática...
Como diz o filósofo contemporâneo Sergio Cortella: “A matemática é a mais humana das ciências.”
"o maior objetivo é se formar enquanto gente" é issoooo!!!
eu sempre defendo ir atras do conhecimento apenas porque você tem a curiosidade do assunto e ponto. precisa de algum motivo maior?
passar em uma prova e se formar é só a ponta do iceberg... a gente tem mesmo é que se formar na faculdade da vida
O ponto é. Escolhas são renuncias, vc pode escolher passar a vida coletando conhecimento de todo tipo mas esse conhecimento será raso, pode ate parecer que vc sabe algo pra pessoas medias, mas pra um especialista na área vc é só um cara que pouco sabe. Ou vc pode escolher se especializar em uma área e ser um especialista e saber tanto de algo a ponto de colocar um tijolhinho seu mesmo na parede do conhecimento, mas pra isso precisa renunciar a tudo o que não é da sua area.
Essa escolha ao meu ver é bem fácil de fazer
@@Atila4797 concordo em partes com o que voce disse!! só acho meio ignorante uma pessoa que só sabe conversar sobre apenas um assunto, sabe?? por exemplo se voce fosse conversar com uma pessoa entendedora de academia e a unica coisa que a pessoa sabe falar é sobre academia... acredito que temos que saber um pouco sobre tudo sim
Lendo comentários achei interessante o que disseram, acho que saber muitas coisas essenciais, mas focar em uma só que vai trazer sucesso, se não vais ser uma pessoa desfocada, independente da área que gostares.
Interessantes os apontamentos. Em tempos mais antigos, não era raro encontrar pessoas polímatas - aquelas que têm domínio profundo sobre várias áreas do conhecimento humano. Da Vinci, por exemplo, foi um deles. Porém, arrisco dizer que todas as pessoas que conseguiram tal feito, assim o fizeram apenas pela curiosidade e pelo prazer pelo conhecimento.
Felipe, a ideia que você traz é fina ESTÉTICA!
Admiro muito todo seu trabalho
Ansioso pro vídeo do seu manel....
Salve parceiro! Siga firme nas escritas ein, a prática leva à perfeição...!
Haha sou estudante de Engenharia de Computação e Ciência Política. E, meu amigos, que viageeemmm
Como é o curso?
Tem muito hardware?software?
q daora essa versatilidade
onde você estuda??
Adoro Física e Matemática, mas também curto bastante Sociologia. Pra ser sincero, foi nas aulas de Sociologia que minha cabeça mais explodiu. Aprender sobre a sociedade, que é algo com qual a gente convive diariamente, é extremamente prazeroso.
Eu estava pensando exatamente sobre isso esses dias, e fico muito feliz quando encontro alguém mente aberta como vc, são raras pessoas assim hoje em dia hehe, abraços vc me inspira!
Cara, eu acho tão foda pensar em como as "simples fórmulas" refletem tanta coisa... Dá pra escrever um livro só sobre isso...
Quando eu era mais leigo e me deparei com o primeiro entendimento mais básico sobre a relatividade e notei "E = MC²"... Hmmm E = MC², mas e aí? E AÍ QUE ELE FALA QUE DÁ PRA TRANSFORMAR MASSA, MATÉRIA FÍSICA EM ENERGIA
Cara, vcs não tem noção em como eu fiquei surpreso quando refleti um negócio desses, parecia algo surreal
E é isso, eu acho q o incentivo na escola é pouco, as áreas humanas tão intrinsecamente conectadas as exatas, de nada adianta ser um robô fazedor de contas, sei mt bem disso...
Bom, a igualdade mais filosofica e com potencial de nos fazer refletir sobre como as coisas são é essa:
x=x
Já parou pra pensar nisso? Sabe pq é tao importante?
@@Atila4797 por que?
@@marcosolotov essa igualdade esta afirmando que todo e qualquer elemento obrigatoriamente precisa ser igual a ele mesmo, pra falar de matemática, fisica, pra falar de qualquer lógica qualquer coisa precisa ser igual a ela mesma. É uma barreira lógica e filosófica. Se um objeto for diferente de si mesmo, então ele pertence ao conjunto vazio.
@@Atila4797 ah sim, eu pensei que você ia falar outra coisa kkkk
coisa linda, bicho! desprender das amarras e abrir nosso coraçao e mente pra vida!! o que deve mover a juventude eh a propria juventude, partindo inclusive dessa conversa.
Gostei muito do vídeo. Você define em palavras aquilo que eu sempre quis dizer e as vezes não conseguia. Prometo nunca ser um pessoa medíocre, temos que fazer as coisas por prazer. Não há coisa melhor, sem dúvidas!
Filipe um amigo me indicou seu canal, estou apaixonada. Saiba que vc tem inspirado pessoas. Somo ensinados a seguir regras decoradas e vc tem me ensinado a olhar com um olhar apaixonado. Sucesso no canal.
As ciências naturais e a matemática são fascinantes, quando me deparo com diagramas de Espaço-Tempo deformados por um Buraco Negro, Eu enxergo uma beleza extraordinária e compreender toda esta beleza através das equações é algo muito gratificante, seria muito mecânico se limitar as equações, É preciso ter imaginação e criatividade para ver a beleza daquilo que as equações descrevem, e sinceramente a Matemática é a linguagem do Universo, se fizermos uso dela em conjunto com a imaginação teremos um salto gigantesco de compreensão sobre a realidade e sobre nós mesmos.
A matemática vai muito alem do universo, obviamente tem um uso pra descobrir coisas sobre esse universo mas ela vai alem disso.
Nó Felipe, seu vídeo me fez lembrar de um livro que eu li no primeiro ano do ensino médio: "Isaac Newton e sua maçã". A professora de literatura e o professor de física tiveram a ideia de aplicar uma única prova para as duas disciplinas, utilizando livro para relacionar as duas áreas do conhecimento. Legal demais, já tinha até esquecido desse livro! Obrigada por me ajudar a lembrar.
Acabei de conhecer o canal. Como um estudante de exatas, achei o diálogo muito válido e produtivo. Parabéns ao trabalho apresentado!
Melhor youtuber!
O cara me faz refletir sobre várias coisas que nunca me vieram à cabeça... Parabéns, vídeo de ótima qualidade!!!
Eu lia muitos livros na escola e muita alunos também, passado o dia lendo,falando sobre livros era uma maravilha
Que vídeo perfeito! Muito fã deste canal!
O assunto é super pertinente! Realmente eu faço essa leitura a muitos anos e acho fundamental na construção do pensamento coerente e humano no sentido mais amplo da palavra humano. Realmente isso foi um dos melhores conselho, por assim dizer que eu ouvi no últimos anos. Exatas completam humanas e vice versa. Parabéns pelas palavras!
Melhor canal do YT de Educação!!👏🔥
A motivação por buscar o saber que ele nos faz sentir é surreal. Obrigada cara!!
vídeo super relevante, o que precisamos de verdade é derrubar as fronteiras e gerar mais união de pensamentos e visões, cada pessoa tem dentro de si potencial para Ser Humano, e isso vai muito além dos nossos campos preferidos de atuação.
O Alienista é meu livro favorito do Machado. Marcou bastante meu ensino fundamental
Cara descobrir seu canal pelo Só o mi e mano parabéns pelo trabalho
Muito obrigada por nos passar essa visão com seus conhecimentos. Estou fazendo eng mecânica e "sou de humanas", achei que estava louca quando escolhi o curso, mas a parte que me encanta mesmo na engenharia é a parte criativa. E agora na facul estou percebendo que a matemática também funciona com criatividade e está me encantado.
Fiquei feliz pelo vídeo, entendo que estou no lugar certo, independente da minha "aptidão".
Bacana à beça o modo como você insta seu público a quebrar paradigmas individuais e buscar diversificação de conhecimento. 👍👏👏👏👏👏
Esse cara me ganhou nesse vídeo man, incrível meu parceiro você é fundamental pra educação do nosso pais principalmente
Muito show, adorei demais. Falou tudo. Eu meio que não tive uma base na matemática, mas sempre me interessei por aprender. Eu tinha, tenho mais facilidade em ler textos e interpretar...agora com 18 anos desejo aprender mais matemática, e estou aprendendo e acertando os cálculos de matemática básica, o que me tira a visão de não conseguir aprender os conteúdos.
Obs: Fico contente demais quando resolvo um cálculo e acerto, rs.
Vídeo maravilhoso Felipe! Bom, vejo essa "diferença" de exatas ou humanas, algo extremamente limitante, porque acredito que quando estabelecemos padrões para nós mesmos inconscientemente será criada uma barreira para aprender ou relacionar todas as coisas entre si. Há sempre novas perspectivas sobre o mundo e a realidade, como você mesmo disse: "o mundo é muito mais complexo". Sempre teremos algo à aprender, seja pelo meio lógico ou sensível.. Vejo que o conhecimento está presente nos mínimos detalhes até os grandiosos, e o quanto eles se completam. Não existiria a matemática, se não houvesse a sua filosofia e não existiria filosofia se não tivesse sua própria matemática.
Obrigada por compartilhar suas ideias e conhecimento!
Excelente reflexão prof Felipe, a Ciência divide-se em várias áreas, muitas delas ainda estão incompletas e outras á ser inventadas, todas estão sujeitas á renovação. Por isso vamos deixar de ignorância e colocar os óculos da visão -ampla.
Me sentia um peixe fora d'água porque nunca consegui decidir qual bolha do conhecimento eu me encaixava. Foi apenas recentemente que fiquei consciente do quanto é realmente belo ter várias "lentes". E mais belo ainda é dispensa-las, pois sua visão já se adaptou as duas percepções. A junção de exatas com humanas é praticamente divina, meu desejo é que todos um dia se sintam libertos pelas ciências como hoje me sinto 💛
Eu sempre achei essas divisões meio nada haver, eu sempre fui muito bem em matemática na escola e meus amigos falavam que eu era de exatas e tals... Mas na verdade eu sempre fui apaixonada pela literatura, sociologia e filosofia. Me achava até estranha por gostar de todas as matérias e não ter uma predileta e só agora com seus vídeos que eu entendo como a vida realmente funciona e a importância dessa formação em todos os âmbitos de forma 'misturada', obrigadaaaaa por seus vídeos 🤩
Lúcido demais! Precisamos de mais pessoas com esse pensamento.
Poetico! Perfeito! Calculado na medida! 👏👏
Imagina uma conversa entre uma pessoa de hj em dia chegando em um Arquimedes falando pra ele que a gente em pleno séc. XX estudamos para passar na prova
O Arquimedes não sabia nem o que era uma derivada, então seria mais provável que a pessoa de hoje fosse dar aula pra ele
@@Atila4797 pessoa do ano 4000: O Albert Einstein não sabia nem o que era ao certo a matéria escura, então seria mais provável que a pessoa de hoje fosse dar aula para ele
@@Atila4797 logicamente se passaram cerca de 2230 anos que o cara morreu e com certeza haveria de ter avanços científicos isso não muda a genialidade dele o que eu nem queria discutir no comentário só queria mostrar a diferença entre o modo em que o cara estudava matemática que se vc for ver alguns registros era algo animal e o modo em que hoje a gente estuda com um objetivo de passar de ano ou em uma prova só isso.
@@Atila4797 com certeza não, Arquimedes é considerado por muitos o intelectual mais versátil da história da humanidade, foi o matemático mais a frente de seus contemporâneos e sabia muita coisa que sequer tivemos acesso (devido à destruição da biblioteca de Alexandria), com certeza temos coisas para ensinar a ele, mas isso não anula o fato de que ele também tinha muitas coisas a nos ensinar (algumas delas inclusive estão contidas em seus livros).
@@Atila4797 O famoso estraga prazeres, todo comentário vc da um jeito de ver defeito
meudeus, a maneira como esse vídeo me atingiu foi surreal, sou beeem de humanas mas eu sempre tive esse pensamento que ele fez o vídeo sobre, de que temos q ver os dois lados da coisa e q eu vejo bastante uma carência da minha parte em exatas, e o motivo é q eu nunca consegui conciliar, encontrar um meio termo, mas essa analogia sua me SALVOU, usar diferentes óculos para diferentes situações, o óculos de humanas (o meu óculos comum kkkk) mas aprender a usar o óculos de exatas.
Deixe a lógica por um momento e aprecie os encantos
Meus deus, cada vídeo é uma pérola, parabéns pelo trabalho!
mlq tu é um genio de verdade, pensa num cara que deixou a mediocridade de lado e tenta manjar de TODAS as áreas do conhecimento sem tabu
Jogou muito em, com toda certeza esse sistema de notas atrapalham o potencial de muitas pessoas, e até acabam atacando o psicológico das pessoas, de maneira negativa
CARA ISSO FOI UM CHOQUE DE REALIDADE MEU DEUS ISSO FAZ MUITO SENTIDO
Felipe traz questões da olimpíada internacional de física
Cara, achei que só eu tinha essa visão sobre esse "ser de exatas e ser de humanas", sempre me perguntavam se eu era um ou outro e nunca me denominei ser de qualquer um dessas duas bolhas. Mesmo tendo facilidade em aprender as humanas, acho as matérias das exatas muito bonitas. Enfim, você faz um ótimo trabalho, nos fazendo abrir o olho para outra realidade. Sou vestibulando e aprecio seu trabalho. Valeu!!!
sabe o que ia ser muitooo massa??
vc pegar uma prova dos indianos pra poder resolver, vi um canal de uma inglesa que fez isso ameiiii!!! ficou otimo o conceito e troca de experienciass...
Resumindo, as pessoas precisam ter a interdisciplinaridade.
Maravilhoso vídeo 👏
Eu gosto de pensar que a realidade é como uma poça de água. Cada poça é uma realidade, mas cada uma é relativa uma a outra. Quem vive na poça de humana verá apenas humana, e quem vive de exata apenas ver exata. Porém, a realidade é uma poça que a cada dia cria uma realidade. Se ficarmos apenas em algo não conseguiremos ver as outras poças (realidades).
E por isso se queremos nos aventurar em outras realidade teremos que pegar uma nave para outros mundo. E algumas realidade são livres mas algumas são restritas.
Melhor estudar por amor e humildade do que estudar para ser o melhor e ter a falsa humildade.
Minha opinião: escutar é a chave para entender mundos que não entendemos.
O Alienista... uma obra que atravessa épocas e além de tudo é Universal, assim como é a matemática. Li essa dádiva graças a uma amiga que me recomendou, ela me possibilitou algo que hoje é deixado de lado, o conhecimento. Por isso talvez estou aqui nesse canal, talvez pq ele me... (em algum momento) me possibilitou olhar pro que estava na minha frente de uma outra maneira, principalmente encarar a matemática como um jogo maravilhosamente arquitetado e planejado. Hoje não busco mais saber Math. só pra passar na Faculdade ou pq o meu curso pede, mas SIM por que ela é como já falei Universal é também um jogo que torna a nossa curta vivencia bem mais fácil, já que praticamente tudo que fazemos envolve mesmo que minimamente a matemática.
EX: Eu + Universo Narrado = (Vida + Feliz + Fácil)^(2)
Eu - Universo Narrado = (Vida - Feliz - Fácil)^(2)
A Física como definição é um termo com origem no Grego “physis” que significa “natureza”. É a ciência que estuda as leis que regem os fenômenos naturais. Logo entende-la me permite olhar o mundo e natureza por si só.
Muito Obrigado Felipe por me fazer questionar. Isso é o essencial no aprendizado, até pq não tem como ensinar nada a ninguém.
Obrigado! Suas aulas são fantásticas.
Parabens pela exposição. Sou Físico e também Sociólogo (duas graduações), e achei o video ótimo, ótimo motivacional para galera parar de se limitar. Ouço muito esse papo de "eu nao sei fazer conta, sou de humanas"... essas são pessoas que provavelmente não sabem que não se faz conta em pesquisa em matemática!! hahaha. Conta se faz na padaria ou no departamento de física!
Fica ai a motivação pra você se superar e ver que você não é ruim em exatas, você só se limitou a pensar com um só lado do cérebro... e ai? vamo exercitar os dois?
EU PRECISAVA DESSE VÍDEO!
Parabéns e obrigado! Muito boa reflexão!
Estética, do grego aisthesis, "sensação". Estudar é belo, um objeto de um deleite sensorial. Parabéns pelo canal.
Cara parabéns pelo vídeo, ótimo conteúdo!
Ja chego no like pq o vídeo é de qualidade... Esse livro aee, foi o primeiro livro que eu li, do Machado de Assis, meu pai me indicou esse livro quando eu tinha 9 anos... Dps disso, literatura é algo essencial na minha vida!
li esse livro para a prova do ita ano passado foi um dos poucos que li naquele ano, ou em todo o colegial
a maioria eu não lia os livros apenas usava resumos e poucas coisas eu levei comigo pra vida
O que importava era a nota e não o que eu ia aprender
Otimo video.
Seria ótimo se as pessoas começassem percebendo que as humanidades também são uma ciência com um método de pesquisa e de estudo. Ótimo vídeo.
nossa, precisamos fazer uma placa e colocar em frentes aos predio das areas de exatas e natureza nas universidades.
É o canal mais bonito do you tube.
Fantástica sua visão sobre a ciência. Grande abraço.
Bigode arrepiou aqui. Queria falar não, mas o RUclips está pequeno pra esse canal. #RumoRasparCareca30/09. Bora lá, exército!
KKKKKKKK
conta comigo wendel!!
A LUTA SÓ ACABA NO ÚLTIMO DIA
vamoo
Excelente! Grata por compartilhar sua reflexão : )
Os livros de Machado são como um prisma, cada vez que vc lê, a percepção é diferente, a depender da época da vida em que isso acontece, grande escritor sendo relatado num grande canal como o UN.
Olha, formei-me em letras. Em semântica, usasse símbolos como: ∀(para todo ou qualquer), □(é necessário que), ◇ (é possível que) etc. Mas aí era para entender mais profundamente como línguas funcionam.
Tem que chegar ja lançando o like maroto pq sabe que o vídeo vai ser MONSTRO
Cheguei achando que era meme, mas era real aaaaaa feliz demais ouvir sotaque mineiro falando de Machado ❤️
Salve, salve meu caro professor!!
Vídeo muito interessante! Crítica fantástica a respeito das formas de avaliação do ensino regular...
Sempre expandindo o horizonte interior!! Despertando o amor ao conhecimento
Você poderia fazer um vídeo sobre o número de ouro e como calcular ele ?
Já dizia Pascal "O coração tem razões que a própria razão desconhece."
Foda demais, estou estudando matemática, mas não há matemática na faculdade que pretendo realizar, e estava pensando... se realmente vale a pena continuar estudando matemática, e após esse vídeo abriu minha mente, não é sobre utilizá-la ou não, é sobre enxergar as coisas com outros olhos e compreendê-las
O óculos da história tmb é mt bom, olhar para algo pra descobrir como foi q ele ficou desse jeito, como ele chegou até aquela forma
Economia e finanças são ótimos exemplos, voce precisa das exatas e humanas, como calculos, comportamento humano e etc.
Minha meta é evoluir que nem o Guisoli
quem sabe um dia nós meros mortais chegaremos lá
ótimo vídeo guisoli! arrasou dms
Espetacular.
Obrigado.
mano que vídeo incrível, parabéns.
vc é uma pessoa extraordinária!
Felipe, você é uma inspiração pra mim. Obrigado por isso!
t
Brother, c tem que ir no flow de vdd vai ser daora de mais o papo
Perfeito, na verdade a matemática é uma ciência exata para um problema aproximado da realidade, ou seja, quando você coloca a matemática no mundo real você sempre vai ter resultados aproximados que geralmente são boas soluções. Então achar que uma ciência dita exata é a única forma capaz de enxergar a realidade é um completo engodo, a mesma coisa na filosofia, existem estudos filosóficos que expressam a realidade de forma aproximada que geralmente são boas soluções, nenhum deles é uma ciência exata de como o mundo realmente é, por isso cada vez mais precisamos adentrar nas entranhas da realidade com o avanço da tecnologia, muito boa reflexão no vídeo.
Eu também " li ", mas foi numa versão simplificada. Eu vou pegar a obra original.
EXCELENTE, como sempre tu és o cara mestre.
precisava desse vídeo hoje ❤️
Eu acho que a beleza do sabiá está na matemática abstrata, que não calculamos quando vemos, apenas observamos, nós sabemos mesmo sem entender. Talvez isso que seja o mais fascinante.
Estudo psicologia, não formalmente, numa faculdade, ainda, já que estudo para ingressar em uma atualmente, e percebo exatamente sobre isso que você falou no vídeo. Há aqueles que odeiam as ciências exatas, que não procuram encaixá-la, de alguma maneira, na própria vida, ou apenas admirar a própria beleza da coisa, de viajar sobre como o ser humano conseguiu desenvolver tais contas e lógicas, tudo para um fim de aplicá-lo na vida humana. Há, também, quem odeie as ciências humanas, sem perceber que é o estudo do propósito da vida, é enxergar a beleza de como tudo funciona.
As duas se conectam perfeitamente, basta ver isso, não é a toa que os maiores gênios da humanidade dominavam todas essas formas de arte, como Aristóteles e Da Vinci.
Nada melhor q debruçar a madrugada vendoo os vídeos do Felipee