Uma coisa que me ajudou muito em um período desmotivado, foi estudar assuntos diferentes, dentro e fora das artes. Outra coisa útil é observar o trabalho de pessoas que me inspiram, aprendo muito com elas. :)
Obrigado. :) Confesso aqui que uma das coisas que me ajudam a ter inspiração é justamente ver o seu trabalho e a sua busca, você é super dedicada e tem vezes que faço um esforço para poder acompanhar. :D
Estou nesta fase de recuperar o interesse. Nunca o perdi totalmente, mas os estudos e trabalhos (de uma área bem diferente de fotografia) afastavam o tempo disponível para sair pra fotografar e editar fotos.
Dezembro de 2021, estou aqui genuinamente às lágrimas, Vernaglia! Estudei formalmente fotografia ainda na faculdade em Comunicação, passando por esse momento de crise mundial, "tudo" "dando errado", minha motivação em níveis subterrâneos, tendo sido formado para fotografar sempre no manual e com predileção por uma certa distância focal (35mm)... me sentindo um lixo, olhando para minhas fotos como se fossem lixo... beirando ao desespero sem saber o que fazer, como fazer para ser melhor, para progredir, para alavancar os negócios... encontro esse vídeo seu. Sinta-se verdadeiramente abraçado, como quem salvou um desconhecido de saltar da ponte... Muito obrigado, de coração!
Primeiro. É certo chegar até a beirada da ponte para olhar e fazer uma foto, e para por aí. É para isso que servem as pontes, são travessias, nunca são pontos finais. ;) Segundo. Fotografia também nunca é ponto final, é como a ponte, é meio, meio de expressar, se está triste, expresse com a fotografia, se está com ódio, deixe vazar com a fotografia, não aguenta a pressão, exploda na fotografia. Perder a vontade é normal, temos que dar tempo ao tempo, mas desistir nunca é opção, uma vez que a fotografia te pegou, acredite, ela não larga, pode deixar de ser trabalho, mas jamais deixará de ser a válvula de escape, pense nisso, se a vida te levar por outros rumos profissionais, tudo bem, abrace, pague os boletos e siga em frente, a câmera sempre estará lá.
Vernaglia, parabéns atrasado pelo aniversário em primeiro lugar, além disso quero te agradecer pela constância e qualidade do conteúdo do seu canal, não é a toa que eu te sigo e apoio o seu trabalho a 2 anos e sigo me motivando e surpreendndo pela qualidade que vc trás a cada vídeo novo. Obrigado por manter esse q é o melhor canal brasileiro sobre fotografia. Um abraço!
Era o que precisava ouvir, estou a pouco tempo no mercado de fotografia esportiva e não está fácil conseguir clientes. Pensei em desistir, vender todo o equipamento e fotografar só por hobby. Ainda bem que vejo relatos como esse direto.
Além do competente fotógrafo que é, vc sempre me passa um permanente compromisso com o ensino, ao compartilhar sua extensa experiência com o aluno, o colega, o profissional, o entusiasta ou mero curioso. Por meio dessa indisfarçável e belíssima vocação, vc acaba alcançando com qualidade todos os que te acompanham. Parabéns!
Em 2001, o Sebastião Salgado expôs no primeiro Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, e minha faculdade abrigou o making-off da mostra. De cada filme de 36 poses, o Sebastião selecionava no máximo 2 ou 3 fotos que realmente haviam ficado boas.
É por aí mesmo, a gente mais perde que ganha, temos que fotografar o tempo todo, procurar melhorar sempre, e aí teremos material para escolher as melhores.
Uso muito a fotografia para registrar minhas obras de arte e fotografar ambientes, paisagens e rostos humanos pra aplicar em pinturas! Dessa forma a motivação está sempre em constante evolução ...é um hobe dentro de outro hobe que aplico em outro hobe...pois curto muito mixagem e sempre acabo usando a máquina fotográfica pra registrar vídeos e fotos!
Excelente vídeo. Eu sempre procuro criar desafios, tentando reproduzir de repente uma paleta de cores que vi em um filme, procurar ângulos diferentes em parques onde sempre faço ensaio..essas pequenas coisas fazem muita diferença na renovação das ideias. Abraços.
Quero te agradecer Vernaglia pela motivação! Nos últimos dias estou sem vontade nenhuma de fotografar, tenho tirado fotos ruins e isso me deixa pior ainda... Vou tentar buscar outros ares e reconquistar a minha paixão por essa arte magnífica!! Obrigado Armando! 📷
Fotografia pra mim sempre foi hobby, mas a alguns meses minha 70 D não saía da estante. Para retomar, eu estava precisando ouvir um discurso como o que vc fez aqui. Calou fundo...
Muito bom Armando, é exatamente o que está acontecendo comigo agora. Fotografo por hobby e ultimamente me senti um pouco desmotivado e voltei a estudar inglês. Não perdi a paixão pela fotografia mas senti que eu estava me repetindo muito. Seu vídeo me deu pistas para novos caminhos e vou seguir por eles. Obrigado mais uma vez.
O meu é a falta de 💰 prá comprar lentes. Não ostento muito! Mais o meu sonho é newborn. Eu aprendi muita coisa com você. Mais tenho muito a aprender. Vai continuar. Acho que vou fazer faculdade só prá ser sua aluna. 🤗
Mestrão é bem isso mesmo quase 40 mil de equipamento e essa vontade de desistir. Sempre parte na porta de desistir, sempre converso com o Américo sobre isso amigos que cobram 3-4 vezes menos só vender. Isso desmotiva a profissão as pessoas não estão querendo qualidade muitos querem Preços Pequeno só para satisfação de tirando uma Foto ou de ter um fotografo na sua festa ou evento. A fotografia e um sentimento da câmera com o fotografo e do fotografo com o Retratado .se assim posso dizer
Assim como na musica, deixe o instrumento um pouco de lado e assista shows! É inspirador ver o trabalho dos outros. Ha varios filmes e documentarios que podem nos inspirar é instigar!!
Comecei a fotografar mais a serio com dslr de 2014 a 2018. Parei de fotografar por razoes que vão além da fotografia. Voltei a fotografar meio que de brincadeira com a Instax. Com ela voltei a ter inspiração pra fotografar. Logo veio o filme 35mm. Agora quero voltar a ter câmera digital pra poder beber de duas fontes.
Vernaglia, duas recomendações que transformaram meu relacionamento com a fotografia: 1. Parar de usar Manual e usar as prioridades "AV" ou Tv" (Sua e do Ricardo Polessa). E, outra indicação sua (e do Ronaldo 35mm), foi valorizar a Série G da Canon. Hj uso uma super compacta no bolso, e faço fotos todos os dias nas caminhadas (e cuidado da saúde). Sinto que a intimidade com o equipamento melhorou muito, Série G com controles iguais da DSLR, lente rápida com abertura 1.8-2.8... Hj eu prefiro infinitamente uma G15 do que qualquer celular. Obrigado por vc levantar essa bandeira do Ethos da Fotografia, é muito inspirador.
A série G da Canon é excelente mesmo, tive no passado G2 e G3, primórdios dessa série e foram minhas portas de entrada para a fotografia digital, cheguei a fazer trabalhos complexos com elas, são belas câmeras.
Eu pensava nisso esses dias, muita gente só mostra a alegria de trabalhar com o que gosta, mas a vida nunca é só felicidade, tem muito osso para roer e sapo para engolir especialmente quando isso é profissão, esse vídeo é parte de um conjunto, vou tratar o tema em outros vídeos ainda relacionando algumas das questões mais complicadas da vida profissional como relação com clientes e colegas difíceis, egos exagerados etc... precisamos aprender a ter a serenidade para lidar com tudo isso.
Ótimo complemento. Não sou profissional. E passei pela primeira vez essa sensação de perder o tesão há 2 meses. Consegui recuperar olhando outro tipo de fotografia, deixando a paisagem e indo mais pra foto de rua. Então essas dicas ajudou muito caso ocorra novamente. Parabéns mesmo. não somos maquinas de sucesso e motivação e ótimo ver que outras pessoas passam pela mesma situação que você e supera. Abraços
Boa, Vernaglia! Lembrando que câmera e lente podem ser emprestadas de amigos. Passei um final de semana com uma câmera de um amigo meu e me diverti bastante. Abraço.
Sim, é verdade, isso é algo que tem me ajudado muito por ter o canal, ter lojas e marcas emprestando coisas criou uma mecânica de treino constante e aprendizado constante no meu caso, ajuda demais.
Eu fiquei um tanto mais entusiasmado quando passei a fazer vídeos em vez de fotos apenas. Tem situações, aliás, que você só consegue registrar com vídeo. Inclusive comprei seu ebook "como fazer vídeos". Isso talvez entre naquela coisa de "mudar de foco".
Sim, trabalhar mais de uma área ajuda, pessoalmente acho que temos que ir ainda mais longe e buscar outras formas de expressão que não sejam só visuais, o vídeo ajuda pois envolve música, ritmo, narrativa, roteiro, então pode ajudar bastante. Eu encontro na música minha válvula de escape e isso me ajuda muito.
Excelentes reflexões meu caro. Acho que meu "problema" na área é não ser focado no marketing e na prospeção de clientes, e ainda não ter encontrado o nicho da fotografia que mais me interesso e/ou adequo. Gosto e estudo várias técnicas e áreas fotográficas. Isso me dá muito conhecimento mas me deixa meio sem foco do ponto de vista comercial. Sou músico e professor de música, mas gostaria de me inserir no mercado fotográfico. Porém como tenho apenas 1 e 8 meses de estudo e prática na fotografia, talvez precise de mais tempo, experiência e focar meus estudos na divulgação do que faço até então (como hobby). Mais uma vez agradeço pelas "aulas" e reflexões. Felicidades no novo ano. Grande abraço. (@rodrigoaraujofotoarte)
Um ano e oito meses é pouco mesmo para ter muita certeza do que quer na fotografia. A música geralmente segue um caminho ligeiramente diferente pois já gostamos de um estilo de partida e aí vamos aprender a tocar, então o mesmo intervalo de tempo age diferente pois o estilo já vem mais definido de partida, se esse estilo não vem no começo da fotografia escolhido, aí a jornada fica mais longa mesmo... imagina alguém pegar um instrumento para aprender música, mas sem ainda ter uma música predileta para querer treinar. :)
@@ArmandoVernagliaJunior pois é... Fotograficamente estou apenas "fazendo escalas" e "tirando" músicas... rs. Alguma dica de como descobrir o nicho fotográfico melhor pra se trabalhar? Gosto muito de fotos artísticas, retratos e paisagens... Esse ecletismo e capacidade de fazer vários tipos de fotos me ajuda e confunde ao mesmo tempo... Mais uma vez te agradeço a ajuda e gentileza. Abração
Jeito de dizer, como o RUclips tem milhões, talvez bilhões de horas de vídeo, eu tenho uma fração disso, bem pequena, mas que faço meu melhor para que seja relevante e bem elaborada. :D
Resumo do video: só fica entediado com fotografia quem quer. Pois esta ai nao uma, mas diversas maneiras de aprimorar a arte, muitas delas eu nunca tinha pensado a respeito. Grato.
Armando, uma pergunta bem fora do tema aqui... Qual é a sua opinião sobre faculdade de fotografia? Pra quem quer viver dessa arte, ter um diploma é fundamental? vai abrir mais portas pra mim? ou não é algo ''tão importante''?
Diploma não é fundamental, aliás nem importante, nem nada, mas conhecimento e experiência sim. A faculdade não deve ser vista como acesso a um diploma, mas um conjunto organizado de conhecimento ao longo do tempo, e com possibilidade de treinar, de usar estúdio da faculdade, de conhecer gente da área e ir treinando enquanto estuda... diploma é um pedaço de papel inútil, mas a faculdade não é o diploma, e sim o que você faz durante os anos em que está lá. Eu fiz faculdade de publicidade e foi útil tanto na minha fotografia como no meu conhecimento de mercado, vendas etc. Conhecimento é o que importa, faculdade é um caminho, workshops são outros caminhos, livros são outros... todos complementares.
meu problema é a preguiça, causada pela idade, mas tenho saude perfeita; minha primeira camara foi um Agfa caixote nos anos 50 cheguei agora numa Nikon D7000, uma Sony DSC-HX1 e uma tb Sony alfa 3000; neste trajeto de quase 70 anos, nunca dispus dos meu equipamentos; adoro fotografar e tenho feito somente nas reuniões com familiares e amigos que são de poucas frequencias; teria vc alguma sugestão para o meu caso; toda manhã penso em sair para fotografar...com o passar do tempo vou desanimando e vou pro photoshop mexer em minhas fotos antigas ou de outros fotografos. Tens alguma sugestão ou o meu caso é sem esperanças. Abraços
Vou repetir algo que ouvi numa palestra do neurocientista Pedro Calabrez (procure o canal dele aqui no RUclips, muita coisa boa lá), o mundo não é feito de ideias e vontades, é feito de ações e atitudes. Então não espere ter muita vontade de fazer, vá lá e faça até que vire um hábito, apenas saia e fotografe. Vá para parques, praças, museus, pontos turísticos interessantes, e fotografe. Pense menos em se motivar para isso, apenas vá e faça, se pensar demais, ficamos em casa, então tem que pensar menos e agir mais nessas horas.
Vários dos modelos novos possuem câmeras bem aceitáveis, modelos de 2017, 2018 para cá são bem interessantes, não se comparam ainda com uma boa câmera, mas tem boas opções, mesmo ignorando os caríssimos iPhone (que acho supervalorizados), um LG G7 ThinQ é muito bom, o Asus Zenfone 5Z é ótimo, entre outros., estou para pegar esse da Azus para substituir o meu.
@@ArmandoVernagliaJunior Também acho que iphone é supervalorizado. Porém, experimentando a câmera do iphone8 plus, que tem duas lentes, achei os resultados muito bons, especialmente com a lente para retrato de incríveis 6,99mm. A grande angular é de 3,99mme também é bem nítida e entrega bons resultados.
A câmera do iPhone é muito boa, nem discuto isso, só não é necessariamente melhor que de outros celulares bons da atualidade. Mas é boa sim, funciona bem, faz imagens boas.
Olha Armando eu acho que eu não me enquadro, tenho 51 anos, quando tinha meus 7 anos já tirava fotos , veja bem tirava foto mas a uns 20 anos comecei a estudar fotografia e desde então me considero um fotógrafo artístico, não vivo disso mais sou um profundo entusiasta e sinceramente não vejo sem fotografar, todos os dias quando acordo me pergunto, qual a foto que vou tirar hoje e digo com todas as letras que a fotografia é a mola propulsora da minha vida, jamais em algum momento pensei em parar de fotografar, eu fotógrafo desde o olho de um mosquito com a macro, um pássaro com uma 300 milímetros, ou pessoas como uma 70 mil, enfim eu nunca achei que fotógrafo tem que se enquadrar em algum estilo, meu estilo é fotografar o que merece ser fotografado , seja um papel toalha amassado ou um meteoro caindo na terra, enfim eu jamais pensei em mudar esse hoby, estou fora desse contexto. @julio_abboud
Uma coisa que me ajudou muito em um período desmotivado, foi estudar assuntos diferentes, dentro e fora das artes. Outra coisa útil é observar o trabalho de pessoas que me inspiram, aprendo muito com elas. :)
Obrigado. :) Confesso aqui que uma das coisas que me ajudam a ter inspiração é justamente ver o seu trabalho e a sua busca, você é super dedicada e tem vezes que faço um esforço para poder acompanhar. :D
A motivação é recíproca, adoro as suas fotos, são sempre uma inspiração pra mim. :)
Fico honrado. :D S2
Estou nesta fase de recuperar o interesse. Nunca o perdi totalmente, mas os estudos e trabalhos (de uma área bem diferente de fotografia) afastavam o tempo disponível para sair pra fotografar e editar fotos.
Dezembro de 2021, estou aqui genuinamente às lágrimas, Vernaglia! Estudei formalmente fotografia ainda na faculdade em Comunicação, passando por esse momento de crise mundial, "tudo" "dando errado", minha motivação em níveis subterrâneos, tendo sido formado para fotografar sempre no manual e com predileção por uma certa distância focal (35mm)... me sentindo um lixo, olhando para minhas fotos como se fossem lixo... beirando ao desespero sem saber o que fazer, como fazer para ser melhor, para progredir, para alavancar os negócios... encontro esse vídeo seu.
Sinta-se verdadeiramente abraçado, como quem salvou um desconhecido de saltar da ponte...
Muito obrigado, de coração!
Primeiro. É certo chegar até a beirada da ponte para olhar e fazer uma foto, e para por aí. É para isso que servem as pontes, são travessias, nunca são pontos finais. ;) Segundo. Fotografia também nunca é ponto final, é como a ponte, é meio, meio de expressar, se está triste, expresse com a fotografia, se está com ódio, deixe vazar com a fotografia, não aguenta a pressão, exploda na fotografia. Perder a vontade é normal, temos que dar tempo ao tempo, mas desistir nunca é opção, uma vez que a fotografia te pegou, acredite, ela não larga, pode deixar de ser trabalho, mas jamais deixará de ser a válvula de escape, pense nisso, se a vida te levar por outros rumos profissionais, tudo bem, abrace, pague os boletos e siga em frente, a câmera sempre estará lá.
Muito bom! Admiro a sensibilidade do Professor Armando Vernaglia cujas narrativas proporcionam elevada motivação
Vernaglia, parabéns atrasado pelo aniversário em primeiro lugar, além disso quero te agradecer pela constância e qualidade do conteúdo do seu canal, não é a toa que eu te sigo e apoio o seu trabalho a 2 anos e sigo me motivando e surpreendndo pela qualidade que vc trás a cada vídeo novo. Obrigado por manter esse q é o melhor canal brasileiro sobre fotografia. Um abraço!
Mais um vídeo na conta. Estou quase "zerando" o canal do Armando. Obrigado por todo o conhecimento professor!
Obrigado. :D
Era o que precisava ouvir, estou a pouco tempo no mercado de fotografia esportiva e não está fácil conseguir clientes. Pensei em desistir, vender todo o equipamento e fotografar só por hobby. Ainda bem que vejo relatos como esse direto.
Você é genial! Muito objetivo e sem mimimi.
Muito obrigado. :)
Além do competente fotógrafo que é, vc sempre me passa um permanente compromisso com o ensino, ao compartilhar sua extensa experiência com o aluno, o colega, o profissional, o entusiasta ou mero curioso. Por meio dessa indisfarçável e belíssima vocação, vc acaba alcançando com qualidade todos os que te acompanham. Parabéns!
Obrigado pelas palavras meu caro. :)
Em 2001, o Sebastião Salgado expôs no primeiro Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, e minha faculdade abrigou o making-off da mostra.
De cada filme de 36 poses, o Sebastião selecionava no máximo 2 ou 3 fotos que realmente haviam ficado boas.
É por aí mesmo, a gente mais perde que ganha, temos que fotografar o tempo todo, procurar melhorar sempre, e aí teremos material para escolher as melhores.
Uso muito a fotografia para registrar minhas obras de arte e fotografar ambientes, paisagens e rostos humanos pra aplicar em pinturas! Dessa forma a motivação está sempre em constante evolução ...é um hobe dentro de outro hobe que aplico em outro hobe...pois curto muito mixagem e sempre acabo usando a máquina fotográfica pra registrar vídeos e fotos!
Excelente vídeo. Eu sempre procuro criar desafios, tentando reproduzir de repente uma paleta de cores que vi em um filme, procurar ângulos diferentes em parques onde sempre faço ensaio..essas pequenas coisas fazem muita diferença na renovação das ideias.
Abraços.
Quero te agradecer Vernaglia pela motivação! Nos últimos dias estou sem vontade nenhuma de fotografar, tenho tirado fotos ruins e isso me deixa pior ainda... Vou tentar buscar outros ares e reconquistar a minha paixão por essa arte magnífica!! Obrigado Armando! 📷
Fotografia pra mim sempre foi hobby, mas a alguns meses minha 70 D não saía da estante. Para retomar, eu estava precisando ouvir um discurso como o que vc fez aqui. Calou fundo...
Muito bom Armando, é exatamente o que está acontecendo comigo agora. Fotografo por hobby e ultimamente me senti um pouco desmotivado e voltei a estudar inglês. Não perdi a paixão pela fotografia mas senti que eu estava me repetindo muito. Seu vídeo me deu pistas para novos caminhos e vou seguir por eles. Obrigado mais uma vez.
Excelentes colocações, creio que o que foi dito é 100% aplicáveis em todas as áreas da vida humana, inclusive no lado espiritual, nota 10.
Comprar uma lente nova ajuda muito! rsrs. Comprei uma 85 mm, estou em lua de mel com ela.
Como em qualquer outra profissão. Sou contador, bem empregado e também já pensei em mudar...acho que é normal!
Abs e parabéns pelo canal!
Excelentes dicas. Estou vivenciando esse desânimo e vou mudar um pouco o que tenho feito. Muito obrigado, grande Vernaglia.
O meu é a falta de 💰 prá comprar lentes. Não ostento muito! Mais o meu sonho é newborn. Eu aprendi muita coisa com você. Mais tenho muito a aprender. Vai continuar. Acho que vou fazer faculdade só prá ser sua aluna. 🤗
Esse tema vejo na hora certa pra mim.
Mestrão é bem isso mesmo quase 40 mil de equipamento e essa vontade de desistir. Sempre parte na porta de desistir, sempre converso com o Américo sobre isso amigos que cobram 3-4 vezes menos só vender. Isso desmotiva a profissão as pessoas não estão querendo qualidade muitos querem Preços Pequeno só para satisfação de tirando uma Foto ou de ter um fotografo na sua festa ou evento. A fotografia e um sentimento da câmera com o fotografo e do fotografo com o Retratado .se assim posso dizer
Cara! Obrigado por existir nas nossas vidas!!!! Top!
Obrigado. :D
Assim como na musica, deixe o instrumento um pouco de lado e assista shows! É inspirador ver o trabalho dos outros. Ha varios filmes e documentarios que podem nos inspirar é instigar!!
Também curto INXS e também não gosto de brócolis. :) Parabéns pelo trabalho.
Comecei a fotografar mais a serio com dslr de 2014 a 2018. Parei de fotografar por razoes que vão além da fotografia. Voltei a fotografar meio que de brincadeira com a Instax. Com ela voltei a ter inspiração pra fotografar. Logo veio o filme 35mm. Agora quero voltar a ter câmera digital pra poder beber de duas fontes.
Vernaglia, duas recomendações que transformaram meu relacionamento com a fotografia: 1. Parar de usar Manual e usar as prioridades "AV" ou Tv" (Sua e do Ricardo Polessa). E, outra indicação sua (e do Ronaldo 35mm), foi valorizar a Série G da Canon. Hj uso uma super compacta no bolso, e faço fotos todos os dias nas caminhadas (e cuidado da saúde). Sinto que a intimidade com o equipamento melhorou muito, Série G com controles iguais da DSLR, lente rápida com abertura 1.8-2.8... Hj eu prefiro infinitamente uma G15 do que qualquer celular. Obrigado por vc levantar essa bandeira do Ethos da Fotografia, é muito inspirador.
A série G da Canon é excelente mesmo, tive no passado G2 e G3, primórdios dessa série e foram minhas portas de entrada para a fotografia digital, cheguei a fazer trabalhos complexos com elas, são belas câmeras.
Tema muito bem abordado e bastante motivador. Mto obrigado por mais essas dicas. Grande abraço
Grande vernaglia... Rsrs..falou tudo... parabéns.. grande abraço
Excelente video. Poucos mostram o lado ruim e difícil da fotografia. Parabéns
Eu pensava nisso esses dias, muita gente só mostra a alegria de trabalhar com o que gosta, mas a vida nunca é só felicidade, tem muito osso para roer e sapo para engolir especialmente quando isso é profissão, esse vídeo é parte de um conjunto, vou tratar o tema em outros vídeos ainda relacionando algumas das questões mais complicadas da vida profissional como relação com clientes e colegas difíceis, egos exagerados etc... precisamos aprender a ter a serenidade para lidar com tudo isso.
Ótimo complemento. Não sou profissional. E passei pela primeira vez essa sensação de perder o tesão há 2 meses. Consegui recuperar olhando outro tipo de fotografia, deixando a paisagem e indo mais pra foto de rua. Então essas dicas ajudou muito caso ocorra novamente. Parabéns mesmo. não somos maquinas de sucesso e motivação e ótimo ver que outras pessoas passam pela mesma situação que você e supera. Abraços
Sensacional Armando! 👏👏👏👏👏👏
Sempre ótimo!!! Abraço Vernaglia
Boa, Vernaglia! Lembrando que câmera e lente podem ser emprestadas de amigos. Passei um final de semana com uma câmera de um amigo meu e me diverti bastante. Abraço.
Sim, é verdade, isso é algo que tem me ajudado muito por ter o canal, ter lojas e marcas emprestando coisas criou uma mecânica de treino constante e aprendizado constante no meu caso, ajuda demais.
Eu fiquei um tanto mais entusiasmado quando passei a fazer vídeos em vez de fotos apenas. Tem situações, aliás, que você só consegue registrar com vídeo. Inclusive comprei seu ebook "como fazer vídeos". Isso talvez entre naquela coisa de "mudar de foco".
Sim, trabalhar mais de uma área ajuda, pessoalmente acho que temos que ir ainda mais longe e buscar outras formas de expressão que não sejam só visuais, o vídeo ajuda pois envolve música, ritmo, narrativa, roteiro, então pode ajudar bastante. Eu encontro na música minha válvula de escape e isso me ajuda muito.
Muito bom, Caríssimo!
Obrigado meu caro.
Perfeito
Eu estou pesando nisso sabe
Excelentes reflexões meu caro. Acho que meu "problema" na área é não ser focado no marketing e na prospeção de clientes, e ainda não ter encontrado o nicho da fotografia que mais me interesso e/ou adequo. Gosto e estudo várias técnicas e áreas fotográficas. Isso me dá muito conhecimento mas me deixa meio sem foco do ponto de vista comercial.
Sou músico e professor de música, mas gostaria de me inserir no mercado fotográfico. Porém como tenho apenas 1 e 8 meses de estudo e prática na fotografia, talvez precise de mais tempo, experiência e focar meus estudos na divulgação do que faço até então (como hobby). Mais uma vez agradeço pelas "aulas" e reflexões. Felicidades no novo ano. Grande abraço.
(@rodrigoaraujofotoarte)
Um ano e oito meses é pouco mesmo para ter muita certeza do que quer na fotografia. A música geralmente segue um caminho ligeiramente diferente pois já gostamos de um estilo de partida e aí vamos aprender a tocar, então o mesmo intervalo de tempo age diferente pois o estilo já vem mais definido de partida, se esse estilo não vem no começo da fotografia escolhido, aí a jornada fica mais longa mesmo... imagina alguém pegar um instrumento para aprender música, mas sem ainda ter uma música predileta para querer treinar. :)
@@ArmandoVernagliaJunior pois é... Fotograficamente estou apenas "fazendo escalas" e "tirando" músicas... rs. Alguma dica de como descobrir o nicho fotográfico melhor pra se trabalhar? Gosto muito de fotos artísticas, retratos e paisagens... Esse ecletismo e capacidade de fazer vários tipos de fotos me ajuda e confunde ao mesmo tempo...
Mais uma vez te agradeço a ajuda e gentileza. Abração
Espacinho por que? ...grandes conteudos
Jeito de dizer, como o RUclips tem milhões, talvez bilhões de horas de vídeo, eu tenho uma fração disso, bem pequena, mas que faço meu melhor para que seja relevante e bem elaborada. :D
Resumo do video: só fica entediado com fotografia quem quer. Pois esta ai nao uma, mas diversas maneiras de aprimorar a arte, muitas delas eu nunca tinha pensado a respeito. Grato.
Armando, uma pergunta bem fora do tema aqui...
Qual é a sua opinião sobre faculdade de fotografia?
Pra quem quer viver dessa arte, ter um diploma é fundamental? vai abrir mais portas pra mim? ou não é algo ''tão importante''?
Diploma não é fundamental, aliás nem importante, nem nada, mas conhecimento e experiência sim. A faculdade não deve ser vista como acesso a um diploma, mas um conjunto organizado de conhecimento ao longo do tempo, e com possibilidade de treinar, de usar estúdio da faculdade, de conhecer gente da área e ir treinando enquanto estuda... diploma é um pedaço de papel inútil, mas a faculdade não é o diploma, e sim o que você faz durante os anos em que está lá. Eu fiz faculdade de publicidade e foi útil tanto na minha fotografia como no meu conhecimento de mercado, vendas etc. Conhecimento é o que importa, faculdade é um caminho, workshops são outros caminhos, livros são outros... todos complementares.
@@ArmandoVernagliaJunior Valeu, irmão!
Tu é uma grande inspiração!!
Qualquer dia desses vou te convidar pra ver um show de Blues e tomar uma cerveja
No aguardo do convite. :D
meu problema é a preguiça, causada pela idade, mas tenho saude perfeita; minha primeira camara foi um Agfa caixote nos anos 50 cheguei agora numa Nikon D7000, uma Sony DSC-HX1 e uma tb Sony alfa 3000; neste trajeto de quase 70 anos, nunca dispus dos meu equipamentos; adoro fotografar e tenho feito somente nas reuniões com familiares e amigos que são de poucas frequencias; teria vc alguma sugestão para o meu caso; toda manhã penso em sair para fotografar...com o passar do tempo vou desanimando e vou pro photoshop mexer em minhas fotos antigas ou de outros fotografos. Tens alguma sugestão ou o meu caso é sem esperanças.
Abraços
Vou repetir algo que ouvi numa palestra do neurocientista Pedro Calabrez (procure o canal dele aqui no RUclips, muita coisa boa lá), o mundo não é feito de ideias e vontades, é feito de ações e atitudes. Então não espere ter muita vontade de fazer, vá lá e faça até que vire um hábito, apenas saia e fotografe. Vá para parques, praças, museus, pontos turísticos interessantes, e fotografe. Pense menos em se motivar para isso, apenas vá e faça, se pensar demais, ficamos em casa, então tem que pensar menos e agir mais nessas horas.
@@ArmandoVernagliaJunior obrigado pela resposta Armando, vou tentar, abraços
tem vezes que ficam ruins demais mesmo.kkk tem vezes q ficam boas,kkk
Onde você compra suas camisas?
Varia muito, estou tentando fechar um fornecedor único para poder divulgar, mas já comprei em muitos lugares, aqui e fora do BR, pela internet...
😁👏🏻
Recomenda algum celular para fotografar...? Obrigado pelas dicas... Abraço
Vários dos modelos novos possuem câmeras bem aceitáveis, modelos de 2017, 2018 para cá são bem interessantes, não se comparam ainda com uma boa câmera, mas tem boas opções, mesmo ignorando os caríssimos iPhone (que acho supervalorizados), um LG G7 ThinQ é muito bom, o Asus Zenfone 5Z é ótimo, entre outros., estou para pegar esse da Azus para substituir o meu.
@@ArmandoVernagliaJunior Muito obrigado Amigo
@@ArmandoVernagliaJunior Também acho que iphone é supervalorizado. Porém, experimentando a câmera do iphone8 plus, que tem duas lentes, achei os resultados muito bons, especialmente com a lente para retrato de incríveis 6,99mm. A grande angular é de 3,99mme também é bem nítida e entrega bons resultados.
A câmera do iPhone é muito boa, nem discuto isso, só não é necessariamente melhor que de outros celulares bons da atualidade. Mas é boa sim, funciona bem, faz imagens boas.
Olha Armando eu acho que eu não me enquadro, tenho 51 anos, quando tinha meus 7 anos já tirava fotos , veja bem tirava foto mas a uns 20 anos comecei a estudar fotografia e desde então me considero um fotógrafo artístico, não vivo disso mais sou um profundo entusiasta e sinceramente não vejo sem fotografar, todos os dias quando acordo me pergunto, qual a foto que vou tirar hoje e digo com todas as letras que a fotografia é a mola propulsora da minha vida, jamais em algum momento pensei em parar de fotografar, eu fotógrafo desde o olho de um mosquito com a macro, um pássaro com uma 300 milímetros, ou pessoas como uma 70 mil, enfim eu nunca achei que fotógrafo tem que se enquadrar em algum estilo, meu estilo é fotografar o que merece ser fotografado , seja um papel toalha amassado ou um meteoro caindo na terra, enfim eu jamais pensei em mudar esse hoby, estou fora desse contexto.
@julio_abboud