Muito bom! Falam muito de Avaliação Psicólogica, mas a elaboração de documentos , parecer e laudos, a grande maioria dos profissionais da área não sabem fazer.
11 месяцев назад
Uma grande verdade, Sandra! Por isso, a má elaboração de documentos está entre as principais causas de processos éticos contra os colegas.
Perfeito!!! Me ajudou muito a desenvolver entender como estruturar o relatorio psicológico, no meu caso para um encaminhamento em atendimento clínico on-line psicoterapêutico realizado por mim a uma cliente. Muito obrigado Manoel por todo conhecimento compartilhado!! Gratidão.❤
Год назад
Fico feliz em ter ajudado. Abraços e bom trabalho na produção dos documentos
Boa tarde! Gostava de saber, como podemos elaborar os objectivos específicos de um relatório inicial e final e quais são as correntes que incentivam o uso dos relatório em referência.
11 месяцев назад+1
Olá , bom dia! Objetivos de um relatório para o início do atendimento ou serviço vão estar muito relacionados as demandas do cliente/usuário do serviço e as próprias finalidades do serviço em questão. Já podemos entender que na conclusão do serviço, além de manter-se alguns objetivos iniciais (e suas evoluções), haverá a finalidade de devolutiva do serviço, de encaminhamentos, orientações e recomendações que foram verificadas necessárias durante o serviço prestado. Em relação as correntes, não sei se entendi bem sua questão. Mas, na prática, o relatório não tem a obrigatóriedade das referências, apesar de ser recomendado. Principalmente quando se faz recomendações e encaminhamentos. As referências também vão depender muito das políticas a qual o serviço está inserido e do próprio aspecto e configuração do serviço / necessidades do cliente.
Eu tenho uma pequena dúvida: quando os pais de um paciente mirim solicitam o documento após finalizar a psicoterapia,posso realizar cobrança referente a uma sessão extra?
3 месяца назад+2
Olá, Aline! Sua mensagem havia passada entre as que estavam ocultas. Peço perdão. Na prática é devolutiva do serviço, entendo que os pais teriam direito a esse documento. Mas se tiver no contrato estabelecido a possibilidade de cobrança de algum valor extra, e assinado por ambas as partes, pode ser possível. Porém, tem equipes de Conselho que não tem este entendimento. É sempre bom consultar. Sempre reforço que o documento não é o fruto do serviço. Mas a comunicação. Cobramos pelo serviço psicológico que gerou ou pode gerar o documento.
Muito bom! Como deve ser feito esse protocolo de recebimento?
7 месяцев назад
Olá Isabela, fico feliz que gostou! Sobre o protocolo, se for feito registro no papel, recomendo o uso de um livro de protocolo, tipo os que tem na recepção de prédios. Na entrega de documentos via mídias digitais, recomendo o uso de email de confirmação. E é bom salvar uma cópia no prontuário do paciente. Outra opção é fazer o protocolo de entrega em uma cópia do documento que está sendo entregue ao cliente e arquiva-la.
ótimas dicas! Pode cobrar por relatório psicológico?
3 месяца назад
Olá Juliana, tudo bem? Sendo a devolutiva de um serviço psicológico pelo qual o paciente já está pagando, não podemos. Na prática, não cobramos pelo documento, mas pelo serviço que é comunidado com o relatório. Mas existem alguns casos, que há divergências sobre a cobrança para produzir relatório. Exemplo: Ex-paciente depois de algum tempo procura seu psicológo anterior solicitando relatório do serviço prestado um ou dois anos antes para levar para o atual psicólogo. Já vi equipes de Conselho com entendimento que neste caso poderia ser cobrado (colega vai fazer a busca e análise do prontuário, fazer a escrita do documento, etc). Mas, também, já vi equipes de Conselhos entender que a devolutiva é direito do paciente e faz parte do serviço que foi prestado. Nestes casos, vale a pena ver o entendimento do Conselho de Psicologia da sua região.
Oi Manoel! Estou assistindo vários dos seus vídeos! São muito bons! Parabéns e obrigada por nos ajudar! Tenho uma dúvida: posso fazer relatório sobre assédio moral sofrido no trabalho por uma paciente, a pedido da empresa? Ou seria melhor um laudo? E posso cobrar um valor adicional por isso, já que é um pedido da empresa e não da paciente?
Год назад+1
Olá Niina, tudo bem? fico feliz em ajudarmos! Em relação ao sua dúvida, não ficou muito claro o seu papel e a relação com a empresa. Se você é psicóloga particular do paciente, o que oriento é fazer um relatório sobre a condição dele atual, motivo do acompnanhamento, queixas, etc. (desde que autorizado pelo próprio). Caso você esteja sendo contratada pela empresa, para avaliar o quadro de saúde do trabalhaor e fazer uma avaliação sobre situação de possível assédio, o documento de comunicação será um laudo psicológico. Um ponto importante a considerar é que a avaliação do assédio não é feita apenas, a priori, com a avaliação do trabalhador, recomenda-se a análise da condições, cultura, clima organizacional e relação trabalhador-trabalho-possívei assediador. Se pode ser cobrado ou não. Vai depender do seu papel, como eu citei acima. Espero ter ajudado. Abraços!
@ muito obrigada por responder, Manoel! No caso sou a psicóloga particular da paciente! Vou fazer então um relatório sobre a condição psicológica dela e acho que o mais correto é não cobrar por isso, certo? Obrigada! Um abraço!
Sempre atendi em consultório, a convite de colegas ,vou fazer atendimentos em grupo. Estou com uma grande dúvida. Que tipo de relatório devo utilizar para conhecer a cada um do grupo ?? E que tipo de relatório utilizar para os meus futuros atendimentos em grupo. Aguardo um retorno do Sr.pois a cobrança ė grande e o meu Tempo é curto. Grata.
6 месяцев назад
Olá Sandra! O relatório é um documento para devolutiva de informações solicitadas do atendimento psicológico. No caso de atendimento em grupo, se este não for eventual, você precisa ter, além dos registros psicológico do grupo, os registros ou prontuários individuais de cada paciente (vide res. 01\2009 do CFP). Se for solicitado alguma devolutiva ou informação do serviços prestado de algum paciente da terapia em grupo, você deverá elaborar um relatório psicológico indivdidual deste paciente (conforme ensinamos nesta vídeo aula). Recomendo conhecer nosso curso on-line de documentos. Acredito que irá te ajudar em suas demandas. Link abaixo psicologiacursos.com.br/documentospsicologicos
Ola Manoel, queria agradecer por compartilhar tanto conhecimento conosco e queria tirar uma dúvida. Atualmente eu trabalho em um curso preparatorio militar e eu faco palestras e acolhimentos com os alunos quando eles querem conversar sobre alguma questao mais específica, mas nao é um atendimento psicológico, nao temos um espaco adequado e sigiloso. No entanto, uma mae solicitou ao curso um relatorio sobre os acolhimentos feitos com a filha para apresentar a justica, pois ha um processo de guarda em andamento. Nesse caso, qual seria a sua indicação, enviar o relatorio mesmo sem ter havido um atendimento psicológico de fato ou nao existe essa obrigatoriedade nesse contexto?
Год назад+1
Perdão, não havia visto sua mensagem. Caso você tenha atendido como psicóloga, o documento será um relatório. No caso, você explicará os motivos do atendimento e irá resumir as informações pertinentes a este atendimento. Deixando claro que não se tratava de psicoterapia e nem tinha objetivos de intervençoes clínicas. Mas pode , se for o caso, relatar na conclusão se houve orientações e encaminhamentos para tratamento de saúde
@psicologoManoelCarvalho, o ebook ainda está disponível para download?
Год назад
Sim, o E-book ainda está disponível. Tem o link de solicitação na descrição do vídeo. Qualquer dúvida, entre em contato pelo nosso whatsApp 82 996098426.
Tenho uma dúvida! Quando a empresa do paciente pedi um relatório para saber o quadro do paciente, pode ser feito se a paciente estiver de acordo?
Год назад
Olá Beatriz, tudo bem? No caso o paciente concordo é uma autorização para que o mesmo seja feito e encaminhado para empresa. Então, você pode produzir sem problemas. Minhas sugestão: Faça o relatório e apresente ao paciente, leia com ele (a). E você pode deixar que o mesmo leve para a empresa. Faça um protocolo de entrega e autorização para que ele(a) assine. Abraços!
Estou na dúvida...O relatório serve para envio ao INSS para perícia médica?
7 месяцев назад+1
Sim! Como documento que comprova o acompanhamento, os motivos do atendimento psicológico, intervenções feitas e seus resultados. Além disso, é possível fazer sugestões, encaminhamentos e recomendações no relatório. O que pode ajudar na configuração do adoecimento psicológico do trabalhoro e a necessidade ou não da manutenção, ou não, do afastamento do trabalho. Obrigado pela participação!
Para o paciente poder pedir reembolso é necessário formular esse relatório?
10 месяцев назад
No caso de planos? depende muito da propria normas do plano. È interessante que seu cliente verifique antes o que ele precisará para solicitar o reembolso. Alguns podem solicitar apenas o recibo. Abraços
Obrigada. Assistindo o vídeo várias vezes. E conferindo o relatório que estou desenvolvendo.
Que ótimo! Ficamos felilzes em ajudar. Abraços!
Muito bom! Falam muito de Avaliação Psicólogica, mas a elaboração de documentos , parecer e laudos, a grande maioria dos profissionais da área não sabem fazer.
Uma grande verdade, Sandra! Por isso, a má elaboração de documentos está entre as principais causas de processos éticos contra os colegas.
ESSA AULA SOBRE RELATORIO FOI EXELENETE!!
😃Obrigado, Franmsilva! Fico feliz em ajudar!
Muito importante saber destas informações sobre estes assuntos
Obrigado, Antonio. Abraços!
Parabéns! Estou assistindo vários vídeos.... e está me ajudando muito. Deixei o like!
Obrigado, Elizete! Ficamos felizes e empolgados em ajuda-la. E conte concosco!
Boa Noite parabéns por a aula me ajudou bastante.
Fico feliz😍
Muito bom! Parabéns pela iniciativa.
Muito obrigado❤
Muito obrigada pela explicação... E ajudou bastante!!
Fico feliz em ajudar!😀
Gratidão, me ajudou a corrigir meu primeiro relatório de uma paciente. 🙏
Fico feliz em ajudar, MrRosy! Abraços!
Obrigado, Manoel. Me ajudou bastante.
@@phopaulohenriquedeoliveira fico feliz em ajudar,😊
Perfeito!!! Me ajudou muito a desenvolver entender como estruturar o relatorio psicológico, no meu caso para um encaminhamento em atendimento clínico on-line psicoterapêutico realizado por mim a uma cliente.
Muito obrigado Manoel por todo conhecimento compartilhado!! Gratidão.❤
Fico feliz em ter ajudado. Abraços e bom trabalho na produção dos documentos
Valeu pela ajuda e explicações!
Fico feliz em ajudar, Orzzon!
A aula foi muito esclarecedora
Obrigado, Tannya!
😀
Gratidão, me ajudou demais!! sz
Ficamos felizes em te ajudar, Priscila! E conte com nosso canal para trocas de experiências. Abraços!
Muito obrigada! Me ajudou demais! Seguindo!
Que bom que ajudamos, Tati! Ficamos muito felizes e motivados para produzirmos ainda mais. Abraços!
Perfeito, parabéns, belíssimo trabalho❤️🙏👏👏
Obrigado, Evanda! Ficamos motivados e felizes com seu depoimento!
Excelente o vídeo e a forma didática! Parabéns!!
Obrigado, Kamilla! Fico feliz com seu depoimento Abraços!
Parabéns pelo conteúdo, muito bom!
Muito obrigado!
Excelente conteúdo!!
Obrigado 😍
😍
Excelente! Parabéns.
Muito bomm, me ajudou demais!!!
Obrigado, Bruh! Ficamos felizes em ajudar. Abraços!
Gratidão Manoel! Incrivel e esclarecedor conteúdo!
Obrigado, Mikaelly! Abraços e acompanhe nossa programação!😀
Boa tarde! Gostava de saber, como podemos elaborar os objectivos específicos de um relatório inicial e final e quais são as correntes que incentivam o uso dos relatório em referência.
Olá , bom dia! Objetivos de um relatório para o início do atendimento ou serviço vão estar muito relacionados as demandas do cliente/usuário do serviço e as próprias finalidades do serviço em questão. Já podemos entender que na conclusão do serviço, além de manter-se alguns objetivos iniciais (e suas evoluções), haverá a finalidade de devolutiva do serviço, de encaminhamentos, orientações e recomendações que foram verificadas necessárias durante o serviço prestado. Em relação as correntes, não sei se entendi bem sua questão. Mas, na prática, o relatório não tem a obrigatóriedade das referências, apesar de ser recomendado. Principalmente quando se faz recomendações e encaminhamentos. As referências também vão depender muito das políticas a qual o serviço está inserido e do próprio aspecto e configuração do serviço / necessidades do cliente.
Excelente aula!! Obrigada!
Obrigado, Kátia. Fico feliz em ajudar!
O relatório e laudo é feito só quando é pedido de paciente ou instituição? E os registros de encontro como seria esse documento?
Eu tenho uma pequena dúvida: quando os pais de um paciente mirim solicitam o documento após finalizar a psicoterapia,posso realizar cobrança referente a uma sessão extra?
Olá, Aline! Sua mensagem havia passada entre as que estavam ocultas. Peço perdão. Na prática é devolutiva do serviço, entendo que os pais teriam direito a esse documento. Mas se tiver no contrato estabelecido a possibilidade de cobrança de algum valor extra, e assinado por ambas as partes, pode ser possível. Porém, tem equipes de Conselho que não tem este entendimento. É sempre bom consultar. Sempre reforço que o documento não é o fruto do serviço. Mas a comunicação. Cobramos pelo serviço psicológico que gerou ou pode gerar o documento.
Muito bom! Como deve ser feito esse protocolo de recebimento?
Olá Isabela, fico feliz que gostou! Sobre o protocolo, se for feito registro no papel, recomendo o uso de um livro de protocolo, tipo os que tem na recepção de prédios. Na entrega de documentos via mídias digitais, recomendo o uso de email de confirmação. E é bom salvar uma cópia no prontuário do paciente. Outra opção é fazer o protocolo de entrega em uma cópia do documento que está sendo entregue ao cliente e arquiva-la.
ótimas dicas! Pode cobrar por relatório psicológico?
Olá Juliana, tudo bem? Sendo a devolutiva de um serviço psicológico pelo qual o paciente já está pagando, não podemos. Na prática, não cobramos pelo documento, mas pelo serviço que é comunidado com o relatório. Mas existem alguns casos, que há divergências sobre a cobrança para produzir relatório. Exemplo: Ex-paciente depois de algum tempo procura seu psicológo anterior solicitando relatório do serviço prestado um ou dois anos antes para levar para o atual psicólogo. Já vi equipes de Conselho com entendimento que neste caso poderia ser cobrado (colega vai fazer a busca e análise do prontuário, fazer a escrita do documento, etc). Mas, também, já vi equipes de Conselhos entender que a devolutiva é direito do paciente e faz parte do serviço que foi prestado. Nestes casos, vale a pena ver o entendimento do Conselho de Psicologia da sua região.
Muito obrigada
Oi Manoel! Estou assistindo vários dos seus vídeos! São muito bons! Parabéns e obrigada por nos ajudar!
Tenho uma dúvida: posso fazer relatório sobre assédio moral sofrido no trabalho por uma paciente, a pedido da empresa? Ou seria melhor um laudo? E posso cobrar um valor adicional por isso, já que é um pedido da empresa e não da paciente?
Olá Niina, tudo bem? fico feliz em ajudarmos! Em relação ao sua dúvida, não ficou muito claro o seu papel e a relação com a empresa. Se você é psicóloga particular do paciente, o que oriento é fazer um relatório sobre a condição dele atual, motivo do acompnanhamento, queixas, etc. (desde que autorizado pelo próprio). Caso você esteja sendo contratada pela empresa, para avaliar o quadro de saúde do trabalhaor e fazer uma avaliação sobre situação de possível assédio, o documento de comunicação será um laudo psicológico. Um ponto importante a considerar é que a avaliação do assédio não é feita apenas, a priori, com a avaliação do trabalhador, recomenda-se a análise da condições, cultura, clima organizacional e relação trabalhador-trabalho-possívei assediador. Se pode ser cobrado ou não. Vai depender do seu papel, como eu citei acima. Espero ter ajudado. Abraços!
@ muito obrigada por responder, Manoel! No caso sou a psicóloga particular da paciente! Vou fazer então um relatório sobre a condição psicológica dela e acho que o mais correto é não cobrar por isso, certo? Obrigada! Um abraço!
Sempre atendi em consultório, a convite de colegas ,vou fazer atendimentos em grupo.
Estou com uma grande dúvida.
Que tipo de relatório devo utilizar para conhecer a cada um do grupo ??
E que tipo de relatório utilizar para os meus futuros atendimentos em grupo.
Aguardo um retorno do Sr.pois a cobrança ė grande e o meu Tempo é curto.
Grata.
Olá Sandra! O relatório é um documento para devolutiva de informações solicitadas do atendimento psicológico. No caso de atendimento em grupo, se este não for eventual, você precisa ter, além dos registros psicológico do grupo, os registros ou prontuários individuais de cada paciente (vide res. 01\2009 do CFP). Se for solicitado alguma devolutiva ou informação do serviços prestado de algum paciente da terapia em grupo, você deverá elaborar um relatório psicológico indivdidual deste paciente (conforme ensinamos nesta vídeo aula). Recomendo conhecer nosso curso on-line de documentos. Acredito que irá te ajudar em suas demandas. Link abaixo psicologiacursos.com.br/documentospsicologicos
Ola Manoel, queria agradecer por compartilhar tanto conhecimento conosco e queria tirar uma dúvida. Atualmente eu trabalho em um curso preparatorio militar e eu faco palestras e acolhimentos com os alunos quando eles querem conversar sobre alguma questao mais específica, mas nao é um atendimento psicológico, nao temos um espaco adequado e sigiloso. No entanto, uma mae solicitou ao curso um relatorio sobre os acolhimentos feitos com a filha para apresentar a justica, pois ha um processo de guarda em andamento. Nesse caso, qual seria a sua indicação, enviar o relatorio mesmo sem ter havido um atendimento psicológico de fato ou nao existe essa obrigatoriedade nesse contexto?
Perdão, não havia visto sua mensagem. Caso você tenha atendido como psicóloga, o documento será um relatório. No caso, você explicará os motivos do atendimento e irá resumir as informações pertinentes a este atendimento. Deixando claro que não se tratava de psicoterapia e nem tinha objetivos de intervençoes clínicas. Mas pode , se for o caso, relatar na conclusão se houve orientações e encaminhamentos para tratamento de saúde
@psicologoManoelCarvalho, o ebook ainda está disponível para download?
Sim, o E-book ainda está disponível. Tem o link de solicitação na descrição do vídeo. Qualquer dúvida, entre em contato pelo nosso whatsApp 82 996098426.
Tenho uma dúvida!
Quando a empresa do paciente pedi um relatório para saber o quadro do paciente, pode ser feito se a paciente estiver de acordo?
Olá Beatriz, tudo bem? No caso o paciente concordo é uma autorização para que o mesmo seja feito e encaminhado para empresa. Então, você pode produzir sem problemas. Minhas sugestão: Faça o relatório e apresente ao paciente, leia com ele (a). E você pode deixar que o mesmo leve para a empresa.
Faça um protocolo de entrega e autorização para que ele(a) assine. Abraços!
Estou na dúvida...O relatório serve para envio ao INSS para perícia médica?
Sim! Como documento que comprova o acompanhamento, os motivos do atendimento psicológico, intervenções feitas e seus resultados. Além disso, é possível fazer sugestões, encaminhamentos e recomendações no relatório. O que pode ajudar na configuração do adoecimento psicológico do trabalhoro e a necessidade ou não da manutenção, ou não, do afastamento do trabalho. Obrigado pela participação!
Para o paciente poder pedir reembolso é necessário formular esse relatório?
No caso de planos? depende muito da propria normas do plano. È interessante que seu cliente verifique antes o que ele precisará para solicitar o reembolso. Alguns podem solicitar apenas o recibo. Abraços