Émilie du Châtelet (física e matemática francesa)

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 16 дек 2015
  • Gabrielle Émilie Le Tonnelier de Breteuil,
    ★17/12/1706 ✝10/09/1749
    marquesa de Châtelet-Laumont foi uma autora francesa que atuou proeminentemente como cientista nos campos da Física e da Matemática.
    Ela incorporou as teorias de Gottfried Leibniz e as observações práticas de Willem’s Gravesande para mostrar que a energia cinética de um objeto em movimento é proporcional à sua massa e ao quadrado de sua velocidade (E ~ mv²), e não diretamente proporcional como acreditava previamente Isaac Newton, Voltaire e outros.
    Em 1737 publicou o ensaio Dissertation sua la nature et la propagation du deu, baseado em suas pesquisas com a ciência do fogo, predizendo o que hoje se conhece pelo nome de radiação infravermelho e a natureza da Luz. Seu livro Institutions de Physique saiu do prelo em 1740 e foi apresentado como uma avaliação das novidades nos campos da ciência e da filosofia. Du Châtelet escreveu este livro especialmente para seu filho de treze anos mas, mesmo assim, ela não deixou de incorporar e procurou reconciliar idéias deveras complexas expostas pelos principais pensadores de sua época.
    Emilie estava interessada nas filosofias de Newton e Leibniz, e vestia-se como um homem para entrar nos cafés onde as discussões científicas da época eram exercidas. O principal trabalho de Châtelet foi uma tradução do Principia de Newton, iniciada em 1745. Voltaire escreveu o prefácio. A obra completa apareceu em 1759 e foi durante muitos anos a única tradução do Principia em francês. Ela morreu em 1749, poucos dias depois de dar à luz a sua filha.
    Em 1737 publicou o ensaio Dissertation sua la nature et la propagation du deu, baseado em suas pesquisas com a ciência do fogo, predizendo o que hoje se conhece pelo nome de radiação infravermelho e a natureza da Luz. Seu livro Institutions de Physique saiu do prelo em 1740 e foi apresentado como uma avaliação das novidades nos campos da ciência e da filosofia. Du Châtelet escreveu este livro especialmente para seu filho de treze anos mas, mesmo assim, ela não deixou de incorporar e procurou reconciliar ideias deveras complexas expostas pelos principais pensadores de sua época.

Комментарии •