A morsa de bancada é chamada de "Morsa de Topo Lateral". A ferramenta para se prender peças através dos bench holes no tampo da bancada se chama "Holdfast", que é a junção de "Hold" (segurar) + "Fast" (rápido), é chamado também de "Barrilete" no Brasil. A terceira ferramenta que o senhor chama de manopla é conhecida como "Mini Bench Vise" ou "Morsinha ou Torninho de Bancada", nome em Português que vem do Espanhol "Tornillo de Banco". Espero que eu tenha ajudado, grande abraço!
Sr Cleber Bom dia e muito interessante, conhecer a funçao de cada ferramenta auxiliar , que auxiliam a arte e talento do Marceneiro na criaçao de um Projeto de construçao e restauraçao.uma otima semana
Apesar de ser um marceneiro bem antigo também não conheço as ferramentas citadas no mais parabenizo seu canal pois sempre aprendemos a cada dia mesmo tendo alguns anos de experiência
Sou robista na arte da madeira, e vendo outros canais direcionados me deparei com o melhor canal do ramo até o momento, não é só sobre madeira,é sobre paixão, história,conhecimento. Show
Muito legal o vídeo , meu vô era marceneiro , lembrei de muita coisa assistindo a teu vídeo , por conta disso acabei me inscrevendo no canal . Parabéns por desmistificar essa nobre profissão . Gratificante . Esse é o maior prêmio, compartilhar conhecimento . Obrigado . Muito obrigado mesmo .
Nós que agradecemos, Lu, a sua generosidade. Estamos recebendo muitas manifestações que nem a sua, invocando parentes que foram marceneiros. Isso, pra nós, não tem preço. Abraço
Fantástico!! Lembrei do meu avô, ele tinha essas ferramentas rudimentares auxiliares. Sou Luthier e sempre acompanho seu canal!!!! Meu obrigado pelas informações privilegiadas!!
Parabéns pelo conteúdo canal! No livro da coleção Manuais Técnicos LEP ,o volume com nome Manual do Marceneiro do autor Herman Njorth,M.S. na página 12 existe duas figuras a primeira é um Banco de marceneiro a segunda figura mostra um Torno de ação rápida. Np inicio da página 13 o autor disse: "O tôrno de rabo ou prensa é de grande conveniência nos bancos,porque permite prender peças compridas,tais como pernas de mesas,para aplainá-las ou abrir encaixes." Um abraço! Continue sempre BRILHANTE!
Eu descobri a marcenaria só agora... meu marido anda fazendo impressões em tábuas... enfim... achei tão lindo que agora desejo desenvolver essa habilidade, uma coisa para minha felicidade. Obrigada por suas aulas... ver seus videos nao se resumem a aprendizagem, são momentos de alegria e paz.
Que bom, Alessandra. Agradeço a generosidade do comentário e aproveito para dizer que estamos recebendo inscrições para o nosso curso online de restauração de móveis. Temos um vídeo de apresentação no canal. O link de inscrição está na descrição.
4:24 essa é a prensa e nos 6:32 também é um Barrilete do Tipo Pressão e também têm o Barrilete do Tipo Rosqueável que o senhor não possui estes difere do tradicional que o senhor exibiu posteriormente, e 13:03 é um Torno de Mão ou Torno de Banco(é raro encontrar por esse nome) e por último nos 14:06 o nome é cabeçote(Ou Prensa de Topo) a morça lateral é aquela que está fixa no pé. O senhor e sua equipe exibiu um belo conteúdo e com certeza inspirou muitos a conhecer mais sobre a marcenaria e o processo de restauração, lhe desejo um bom trabalho e fiquem com Deus!
Que pena restaurar um banco que deve ter mais de 150 anos, não deixe perder suas marcas e suores que ele ainda possui do seu antigo parceiro. Muito bacana alguns tipos de ferramenta\ que nunca pensei pra que existia.Valeu muito pelo conhecimento.
Valeu a dica, mestre. O torno q fiz ficava torto e não prendia direito a peça. Depois da dica de colocar outra madeira da mesma espessura, ficou show. Brigadão.
Caro amigo, esta morsa ai se chama "Shoulder Vise" é muito usada em bancos tradicionais como no de Frank Klaus e também em bancos escandinavos. realmente são muito antigos deve ter no mínimo dois séculos e ainda são muito usados por serem rápidos e fortes, possuem normalmente 2 ou 3 voltas (Threads) por polegada "TPI" Acrescentando, as outras duas morsas são: A de topo é uma Tail Vise e outra é uma Leg Vise ou morsa de perna. Espero que eu tenha colaborado com esta preciosa aula que o Sr. nos apresenta em cada video lançado. Com todo respeito, suas palavras expressam de modo que revelam sua capacidade e experiências pra escrever um livro sobre marcenaria tradicional, já pensou nisto? Abs.
Muito obrigado pelo video, quanto aos nomes das ferramentas vou ficar devendo, kkkk sou novo na marcenaria e estou aprendendo muito com voceis, eu os amo e desejo de coração que Deus os mantenha sempre saudaveis, um grande beijo a todos do seu atelie.
Mestre, senti falta dos grampos universais (aqueles que parecem pregadores de roupa). Apesar de suas limitações, na hora da pressa ajudam muito. Semelhante à manopla, também tem o alicate de pressão, que é bem prático também. Parabéns pelo canal.
Na verdade, Max, eu fiz com o que a gente tinha aqui aqui na oficina e usamos no dia a dia. Esse grampo de pressão, não usamos e o alicate, às vezes, dá uma machucada, mas sem dúvida, serve. Abraço e obrigado pela participação.
Parabéns pelos 20 mil inscritos, isso é em razão do cuidado e simplicidade nos conteúdos. São simples só na maneira de transmissão, pois os conteúdos são ricos em informações.
Mestre Cleber. Gosto muito de suas aulas, aprendi varias técnicas e fiquei muito interessando em saber como você vai restaurar o banco de marceneiro. Sugiro que faça alguns videos mostrando o passo a passo desta restauração. Em minha opinião a quantidade de técnicas que sera empregada sera incrível. abraços
Ainda não temos nada preparado, pois colocá-lo em uso e vamos restaurando aos poucos. Temos outro igual. Mas com certeza vamos mostrar muita coisa dessa restauração. Abraço e obrigado pela participação aqui.
Oi Cléber! Gostei muito, principalmente do grampo de pressão antigo. Vou caçar um até conseguir. E o topejador, eu vi numa marcenaria e não souberam me dizer o que era. Agora já sei. Ficou lá disponível, caso quisesse adquirí-lo . Muito grato. Sucesso
Incríveis essas ferramentas raras e suas utilizações! Muito bom saber que elas podem estar em algum ferro velho ou brique. Abraço fraterno e mão de amiga!
Muito bom Cleber. Eu gostaria que você ensinasse como são feito essas marcações na prancha do banco (furos quadrados ou redondos) Obrigado pelas lições. Um abraço
Não tem muita regra. Normalmente esses furos tem uma distância de 25 cm entre eles, dependendo do tamanho do banco. Os quadrados são feitos com formão, nestes casos.
Nos EUA chamam de "benchdog". Na verdade a sua ferramenta é um tipo de benchdog que eu nunca havia visto (possui o aperto tipo clamp). Obs: Concordo com o Márcio, seus vídeos já são um prêmio. Abs
Ótimo vídeo, belas dicas! Não sei se é apenas comigo, mas por mais grampos, sargento ou seja o nome que tenham a ferramenta que tenhamos a disposição ou adquiridas, nunca temos o suficiente na hora de colar algo..... Abraço
É verdade, Laércio. Sempre falta. Por isso, na hora da colagem a gente tem que brigar com os colegas na oficina para pegar os grampos primeiro..... Abraço
Bom dia mestre, parabéns pelo seu canal, amo muito essa arte de trabalhar a madeira, meu avô foi marceneiro e eu sou hobista na arte e tenho uma dúvida: como abrir uma rosca no pé da bancada para colocar o eixo que também é rosqueado numa bancada para instalar uma morça? Obrigado por grandes informações sobre os assuntos que são apresentados
Se entendi, Manoel, vc está falando do fuso da morsa. No caso dos fusos de ferro, a rosca não é na bancada. Ela é feita numa chapa que é fixada na bancada. Hoje, a gente compra o mecanismo pronto. Mas se vc preferir fazer, qualquer torneiro mecânico domina essas técnicas.
Muito bom, eu tenho banco de carpinteiro que era do meu avô, não tem mais a morsa frontal, pois estragou e cortaram, também o coxo foi eliminado. Eu gostaria de aprender a usar a plaina corretamente, vcs fariam um vídeo ensinando?
Essa ferramenta que você chama de manopla eu a conheço por morsa de mão. Aquela que prende a madeira a partir do engaste no furo eu a conheço como escápula de marcineiro. O sargento, o nome, vem de “serre-joint”, ou seja fechador de juntas, apertador de juntas. É o pouco que posso colaborar.
Olá Cleber. Segue abaixo um link com vários modelos de grampos que utilizamos aqui no Canada. O site está em francês e inglês, mas da para visualizar e conhecer bastante coisa. O primeiro grampo, em metal, aqui é chamado de grampo de retenção. O de madeira, ainda muito utilizado por aqui, mas com as roscas em metal, é chamado grampo articulado. www.leevalley.com/fr/home/Search.aspx?action=n Sargent foi um fabricante de ferramentas, grampos, etc. Entre outras ferramentas fabricadas por eles estão as plainas que são muito boas e uma das concorrentes às Stanley Baileys e Records. A fabricação destes grampos fabricados por eles datam do fim dos anos 1800 e são conhecidos pela série 800 apresentada em um catalogo de 1922.
Grande Marcelo. Nem imaginava que a gente um dia ia chegar no Canadá. Estamos compilando essas informações. Vamos fazer um programa especial com essas informações. Abraço.
@@MadeiraPrima . Queria aproveitar e te fazer uma pergunta. Você conhece uma forma de evitar que a cola branca fique amarelada (oxidação da cola)? No ateliê, nós trabalhamos com a cola Titebond III e estou procurando uma forma de evitar que isso aconteça. Grande abraço.
Olha, Marcelo, não sei qual a situação concreta que vc refere, mas nos nossos trabalhos a gente sempre procura retirar todo o excesso de cola, imediatamente após a colagem. Por isso, não fica cola aparente.
Atualmente exite uma broca que faz furo quadrado, mas estes do banco foram feitos com formão, que é o método mais comum. Falamos disso no nosso programa chamado O furo da Espiga. Abraço
Vários tamanhos, Gina. Geralmente maior que 2 metros. Este que mostrei, que faz parte do cenário tem mais de três metros. O Último que falei que chegou e vai ser restaurado, também tem mais de três metros, mas são bancos muito antigos. Hoje, a média é dois metros. Isso depende, também do espaço que vc tem na oficina. abraço.
O nome deste grande não e sargento e chamado grampo rápido pois e só dar uma pancadinhas nele que ele solta sargento e parecido mas e para prensar portas e janela eles são estáticos
É claro que o canal oferece prêmios! Quer prêmio maior que o conhecimento que ganhamos a cada vídeo?
Obrigado, Márcio. Cada vez mais aumenta a nossa responsabilidade em qualificar nossos vídeos. Vamos tentar.
A morsa de bancada é chamada de "Morsa de Topo Lateral". A ferramenta para se prender peças através dos bench holes no tampo da bancada se chama "Holdfast", que é a junção de "Hold" (segurar) + "Fast" (rápido), é chamado também de "Barrilete" no Brasil. A terceira ferramenta que o senhor chama de manopla é conhecida como "Mini Bench Vise" ou "Morsinha ou Torninho de Bancada", nome em Português que vem do Espanhol "Tornillo de Banco". Espero que eu tenha ajudado, grande abraço!
Muito, Túlio. Vamos compilar essas respostas pra gente colocar em outro vídeo. Abraço e obrigado pela participação..
@@MadeiraPrima fico feliz por ter contribuído com informações para o canal. Agradeço pela sua generosidade e pelos ótimos vídeos, grande abraço!
Por isso, participe sempre. Será um prazer.
Seus vídeos estão de parabens passam muita paz de espírito além de enriquecer nosso vocabulario também uma biblioteca de informações e sabedoria.
Obrigado Marco Antonio. Seja bem vindo e espero que vc aproveite muito os nossos conteúdos.
Muito legal a dica da tampinha de pet
Obrigado, Ever. São dicas simples, mas funcionam. Abraço
Sr Cleber Bom dia e muito interessante, conhecer a funçao de cada ferramenta auxiliar , que auxiliam a arte e talento do Marceneiro na criaçao de um Projeto de construçao e restauraçao.uma otima semana
Obrigado, Sandra Mara. Vc já é de casa aqui no canal.
Apesar de ser um marceneiro bem antigo também não conheço as ferramentas citadas no mais parabenizo seu canal pois sempre aprendemos a cada dia mesmo tendo alguns anos de experiência
Obrigado, Adalberto. Esses vídeos são pra gente ir apreendendo juntos. Abraços.
Uma aula de história da marcenaria, preservar a memória é orientar o futuro, parabéns
Obrigado. Estamos fazendo a nossa parte.
Parabéns, pelas instruções que nos tem dado.
Cada vídeo e uma aula, esse é o melhor prêmio.
Saudações mestre.
Obrigado, Moises. E um prazer receber vc aqui.
muito bom, misto de conhecimento com história, show
Grande Mestre! Grande manancial de conhecimentos. Professor de didática apurada. Parabéns
Obrigado, Rone. Apareça sempre por aqui e participe sempre.
Essa dica da tampa de garrafa pet salvou uma vida!!
Muitas vezes as coisas são bem simples...
Sou robista na arte da madeira, e vendo outros canais direcionados me deparei com o melhor canal do ramo até o momento, não é só sobre madeira,é sobre paixão, história,conhecimento. Show
Obrigado, Thiago. Será sempre uma satisfação receber vc aqui.
Muito legal o vídeo , meu vô era marceneiro , lembrei de muita coisa assistindo a teu vídeo , por conta disso acabei me inscrevendo no canal . Parabéns por desmistificar essa nobre profissão . Gratificante . Esse é o maior prêmio, compartilhar conhecimento . Obrigado . Muito obrigado mesmo .
Nós que agradecemos, Lu, a sua generosidade. Estamos recebendo muitas manifestações que nem a sua, invocando parentes que foram marceneiros. Isso, pra nós, não tem preço. Abraço
Bem na hora a dica da tampinha de pet , muito obrigado, sucesso pro canal.
Muito legal. Que bom que vc aproveitou. Abraço
Não é atoa q as pessoas chamam de mestre.
Parabéns, gostei muito desse vídeo
Obrigado, Vagner. Fico muito feliz coma gentileza das pessoas.
Excelente... Já tinha sentido o cheiro das madeiras naquele vídeo sobre madeiras nobres. Agora deu vontade de colocar um banco desses na sala...
Com esse conhecimento é um património para a marcenaria. Sensacional
Obrigado. è uma satisfação receber vc aqui.
ótimo trabalho ,parabéns
Muito bom muita experiência .gostei grande mestre
Fantástico!! Lembrei do meu avô, ele tinha essas ferramentas rudimentares auxiliares. Sou Luthier e sempre acompanho seu canal!!!! Meu obrigado pelas informações privilegiadas!!
Obrigado, Marcinho. É uma honra a sua presença aqui.
Excelente aula Mestre restaurador.
Vc não da premiação mas passa conhecimento obrigado!
A gente tenta, Ivanildo. Quem sabe um dia...
Parabéns mestre, verdadeiramente não existe canal como este no mundo.
Ótimo conteúdo,bem explicativo.
Tá de parabéns,tudo de melhor pra você.👏👏👏
Obrigado.
Parabéns pelo conteúdo canal! No livro da coleção Manuais Técnicos LEP ,o volume com nome Manual do Marceneiro do autor Herman Njorth,M.S. na página 12 existe duas figuras a primeira é um Banco de marceneiro a segunda figura mostra um Torno de ação rápida. Np inicio da página 13 o autor disse: "O tôrno de rabo ou prensa é de grande conveniência nos bancos,porque permite prender peças compridas,tais como pernas de mesas,para aplainá-las ou abrir encaixes." Um abraço! Continue sempre BRILHANTE!
Muito legal, Denis. Vou procurar essa referência.Enquanto isso seja bem vindo a continue contribuindo aqui com o canal.
Muito obrigado pelos ensinamentos que são transmitidos de forma bastante clara.
Obrigado, Luis. Seja bem vindo aqui no canal e participe sempre.
Obrigado por fazer esses vídeos sensacionais.
Obrigado, Flavio. Seja bem vindo e participe sempre aqui do canal.
Eu descobri a marcenaria só agora... meu marido anda fazendo impressões em tábuas... enfim... achei tão lindo que agora desejo desenvolver essa habilidade, uma coisa para minha felicidade. Obrigada por suas aulas... ver seus videos nao se resumem a aprendizagem, são momentos de alegria e paz.
Que bom, Alessandra. Agradeço a generosidade do comentário e aproveito para dizer que estamos recebendo inscrições para o nosso curso online de restauração de móveis. Temos um vídeo de apresentação no canal. O link de inscrição está na descrição.
4:24 essa é a prensa e nos 6:32 também é um Barrilete do Tipo Pressão e também têm o Barrilete do Tipo Rosqueável que o senhor não possui estes difere do tradicional que o senhor exibiu posteriormente, e 13:03 é um Torno de Mão ou Torno de Banco(é raro encontrar por esse nome) e por último nos 14:06 o nome é cabeçote(Ou Prensa de Topo) a morça lateral é aquela que está fixa no pé. O senhor e sua equipe exibiu um belo conteúdo e com certeza inspirou muitos a conhecer mais sobre a marcenaria e o processo de restauração, lhe desejo um bom trabalho e fiquem com Deus!
Obrigado pelas dicas, Wesley.
Ótimas explicações. Muito bom.
Amei a idéia da tampinha de garrafa pet. Vou adotar com certeza. Obrigada pela dica, foi de grande valia.
Obrigado, Suely. Apareça sempre aqui no canal.
Canal sensacional, merece muito mais reconhecimento
Obrigado, Micael. A sua participação aqui no canal é muito importante pra nós. Abraço
O sr já está premiando os inscritos sim, com o seu trabalho de nos passar seu conhecimento. Parabéns pelo trabalho e obrigado.
Obrigado, Felipe. É um prazer ter você aqui no canal.
Ganhei meu dia...kkk
Essa dica da tampinha pet, foi muito boa!
Parabéns pelo trabalho. Seus vídeos são ótimos.
Obrigado. O melhor de tudo é que funciona. Abraço.
Que pena restaurar um banco que deve ter mais de 150 anos, não deixe perder suas marcas e suores que ele ainda possui do seu antigo parceiro. Muito bacana alguns tipos de ferramenta\ que nunca pensei pra que existia.Valeu muito pelo conhecimento.
A restauração foi necessária, pois o Banco estava sem condições. Abraço
Valeu a dica, mestre. O torno q fiz ficava torto e não prendia direito a peça. Depois da dica de colocar outra madeira da mesma espessura, ficou show. Brigadão.
Que legal, Wil. Bom trabalho.
Parabéns aula maravilhosa.
Esse canal é top demais!
Com essa qualidade e conteúdo vai crescer muito mais ainda.
Um fraternal abraço a toda equipe!
Obrigado, Anderson. Retribuímos o abraço e convidamos para aarecer sempre por aqui.
Caro amigo, esta morsa ai se chama "Shoulder Vise" é muito usada em bancos tradicionais como no de Frank Klaus e também em bancos escandinavos. realmente são muito antigos deve ter no mínimo dois séculos e ainda são muito usados por serem rápidos e fortes, possuem normalmente 2 ou 3 voltas (Threads) por polegada "TPI" Acrescentando, as outras duas morsas são: A de topo é uma Tail Vise e outra é uma Leg Vise ou morsa de perna. Espero que eu tenha colaborado com esta preciosa aula que o Sr. nos apresenta em cada video lançado. Com todo respeito, suas palavras expressam de modo que revelam sua capacidade e experiências pra escrever um livro sobre marcenaria tradicional, já pensou nisto? Abs.
Puxa. Tinha visto a sua resposta e guardado para a gente usar no futuro, mas esqueci de agradecer a gentileza e o conteúdo. Obrigado.
O melhor premio é compartilhar conhecimento.. Obrigado..!!!
Obrigado. Vc é um grande parceiro aqui do canal. Abraço
Olá. Arrasou em mais um vídeo! Eu deveria dar nota mil, mas pela dica da tampinha, minha nota é 10 mil.
Obrigado, Lourenço. É uma dica bem singela, mas funciona.
Que aula. ..👏👏👏
Obrigada por compartilhar!
Nós qu agradecemos.
Muito bom virei seu fã,parabéns pelo conteúdo
Nós que agradecemos a sua presença aqui. Apareça sempre.
Vídeo muito enriquecedor! Obrigado!
Obrigado, Herson. Seja bem vindo e participe sempre.
Interessantissio, muito top esse conteúdo eu curto muito o mestre Cleber
Obrigado, Pericles.
👏👏👏👏gosto muinto do seus vídeos é um almanaque bem explicado parabéns acabei de adiquirir mas conhecimento obrigado 👍
Obrigado. Seja bem vindo aqui no canal.
parabéns video top de linha
Obrigado. Bem vindo ao canal
Muito obrigado pelo video, quanto aos nomes das ferramentas vou ficar devendo, kkkk sou novo na marcenaria e estou aprendendo muito com voceis, eu os amo e desejo de coração que Deus os mantenha sempre saudaveis, um grande beijo a todos do seu atelie.
Obrigado, Sérgio. Vc já é de casa.
Mestre, senti falta dos grampos universais (aqueles que parecem pregadores de roupa). Apesar de suas limitações, na hora da pressa ajudam muito. Semelhante à manopla, também tem o alicate de pressão, que é bem prático também. Parabéns pelo canal.
Na verdade, Max, eu fiz com o que a gente tinha aqui aqui na oficina e usamos no dia a dia. Esse grampo de pressão, não usamos e o alicate, às vezes, dá uma machucada, mas sem dúvida, serve. Abraço e obrigado pela participação.
Parabéns pelos 20 mil inscritos, isso é em razão do cuidado e simplicidade nos conteúdos.
São simples só na maneira de transmissão, pois os conteúdos são ricos em informações.
Obrigado, Renato. Fomos surpreendidos com a gentileza e participação das pessoas aqui. Não temos palavras.
Excelente, sempre um bom aprendizado seus vídeos. Parabéns.
Obrigado, Kival. É um prazer ter você aqui.
Mestre Cleber. Gosto muito de suas aulas, aprendi varias técnicas e fiquei muito interessando em saber como você vai restaurar o banco de marceneiro. Sugiro que faça alguns videos mostrando o passo a passo desta restauração. Em minha opinião a quantidade de técnicas que sera empregada sera incrível. abraços
Ainda não temos nada preparado, pois colocá-lo em uso e vamos restaurando aos poucos. Temos outro igual. Mas com certeza vamos mostrar muita coisa dessa restauração. Abraço e obrigado pela participação aqui.
Falou o mestre!!
Obrigado. Seja bem vindo e fique a vontade aqui no canal.
Gostei demais do vídeo. Parabéns.
Obrigado, Paulo. Seja bem vindo.
Oi Cléber!
Gostei muito, principalmente do grampo de pressão antigo.
Vou caçar um até conseguir.
E o topejador, eu vi numa marcenaria e não souberam me dizer o que era. Agora já sei. Ficou lá disponível, caso quisesse adquirí-lo .
Muito grato.
Sucesso
Muita informação interessante. Parabéns. 👏👏👏
Obrigado. É um prazer ter vc por aqui.
Olá, muito bom o conteúdo de vocês! Parabéns!
Obrigado. Breno. Seja bem vindo e participe sempre.
Breno Ottoni Fragiorge a ferramenta para segurar aquela pecinha do móvel chama-se “Morceto”
Obrigado, Breno.
Incríveis essas ferramentas raras e suas utilizações! Muito bom saber que elas podem estar em algum ferro velho ou brique. Abraço fraterno e mão de amiga!
Sim. Sempre se encontra alguma coisa nessas feiras e briques. Tem que ficar atento.
Muito Bom !!!!!
Obrigado, Ceiito. Seja bem vindo.
Showww aprender com vc mestre.
Obrigado. É um prazer receber vc aqui e ter a sua participação. Abraço
Gostei muito dos seus vídeos....parabéns
Obrigado, Rodrigo. É um prazer receber vc aqui no canal.
Excelente vídeo, parabéns e sucesso.
Obrigado, Rose. Contamos com a sua audiência;
Me inscrevi hoje, excelente video
Então, seja bem vindo e participe sempre.
Obrigado, mais uma excelente aula!
Obrigado, Bergson.
Muito bom!!!
Obrigado.É uma prazer receber vc aqui n canal.
Muito obrigado pela aula!!
Nós que agradecemos a sua presença aqui, Ricardo.
Muito bom Cleber. Eu gostaria que você ensinasse como são feito essas marcações na prancha do banco (furos quadrados ou redondos) Obrigado pelas lições. Um abraço
Não tem muita regra. Normalmente esses furos tem uma distância de 25 cm entre eles, dependendo do tamanho do banco. Os quadrados são feitos com formão, nestes casos.
Grata pela aula.
Nós que agradecemos a sua presença aqui, Ana Cleide. Seja bem vinda e participe sempre.
Parabéns pelo vídeo muito bom
Nós que agradecemos a sua participação aqui no canal, Jader.
Nos EUA chamam de "benchdog". Na verdade a sua ferramenta é um tipo de benchdog que eu nunca havia visto (possui o aperto tipo clamp). Obs: Concordo com o Márcio, seus vídeos já são um prêmio. Abs
Obrigado, Paulo. Estamos juntando todas essas informações e vamos fazer um programa especial.
Ótimo vídeo, belas dicas! Não sei se é apenas comigo, mas por mais grampos, sargento ou seja o nome que tenham a ferramenta que tenhamos a disposição ou adquiridas, nunca temos o suficiente na hora de colar algo.....
Abraço
É verdade, Laércio. Sempre falta. Por isso, na hora da colagem a gente tem que brigar com os colegas na oficina para pegar os grampos primeiro..... Abraço
Bom dia mestre, parabéns pelo seu canal, amo muito essa arte de trabalhar a madeira, meu avô foi marceneiro e eu sou hobista na arte e tenho uma dúvida: como abrir uma rosca no pé da bancada para colocar o eixo que também é rosqueado numa bancada para instalar uma morça?
Obrigado por grandes informações sobre os assuntos que são apresentados
Se entendi, Manoel, vc está falando do fuso da morsa. No caso dos fusos de ferro, a rosca não é na bancada. Ela é feita numa chapa que é fixada na bancada. Hoje, a gente compra o mecanismo pronto. Mas se vc preferir fazer, qualquer torneiro mecânico domina essas técnicas.
Ok, minha dúvida foi esclarecida, muito obrigado e estou ancioso pros novos vídeos
Muito bom, eu tenho banco de carpinteiro que era do meu avô, não tem mais a morsa frontal, pois estragou e cortaram, também o coxo foi eliminado. Eu gostaria de aprender a usar a plaina corretamente, vcs fariam um vídeo ensinando?
Vamos anotar a sua sugestão. Obrigado.
Eu que agradeço.
Boa noite chará! Fala sobre compensado naval e sua diferencial e aplicações, abraços.
Obrigado. Sugestão anotada.
Obrigado pela resposta
Nós que agradecemos. Sempre aqui.
👏👏👏
Obrigado. Fiqye a vontade e participe sempre.
Parabéns pelo trabalho e demonstração de seu conhecimento. Muito útil para nós. Abraçao
Nós que agradecemos a sua presença e participação aqui no canal.
Perfeito!Parabéns mestre!
Obrigado, Ademir.
👍
Essa ferramenta que você chama de manopla eu a conheço por morsa de mão. Aquela que prende a madeira a partir do engaste no furo eu a conheço como escápula de marcineiro. O sargento, o nome, vem de “serre-joint”, ou seja fechador de juntas, apertador de juntas. É o pouco que posso colaborar.
Grande colaboração vc quer dizer. Obrigado.vamos comentar em seguida. Abraço.
HF3PY nome dela é “Morcete” 👍🏻
Essa ferramenta que coloca no furo do banco pra prender à madeira, e conhecido na minha região como BERRILETE !!!
Só que de regulagem
Obrigado, Marco. Vamos anotar aqui
Encontrei numa literatura e a ferramenta é um Barrilete mesmo, só que de pressão por alavanca.
Obrigado, Marcelo. e não for pedir demais, mande o link ou a bibliografia. Sempre é importante. Abraço
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado
👏👏👏👏👏👍👍👍👍💋💋💋
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾💎💎💎
Olá Cleber.
Segue abaixo um link com vários modelos de grampos que utilizamos aqui no Canada. O site está em francês e inglês, mas da para visualizar e conhecer bastante coisa. O primeiro grampo, em metal, aqui é chamado de grampo de retenção. O de madeira, ainda muito utilizado por aqui, mas com as roscas em metal, é chamado grampo articulado.
www.leevalley.com/fr/home/Search.aspx?action=n
Sargent foi um fabricante de ferramentas, grampos, etc. Entre outras ferramentas fabricadas por eles estão as plainas que são muito boas e uma das concorrentes às Stanley Baileys e Records. A fabricação destes grampos fabricados por eles datam do fim dos anos 1800 e são conhecidos pela série 800 apresentada em um catalogo de 1922.
Grande Marcelo. Nem imaginava que a gente um dia ia chegar no Canadá. Estamos compilando essas informações. Vamos fazer um programa especial com essas informações. Abraço.
@@MadeiraPrima . Queria aproveitar e te fazer uma pergunta. Você conhece uma forma de evitar que a cola branca fique amarelada (oxidação da cola)? No ateliê, nós trabalhamos com a cola Titebond III e estou procurando uma forma de evitar que isso aconteça.
Grande abraço.
Olha, Marcelo, não sei qual a situação concreta que vc refere, mas nos nossos trabalhos a gente sempre procura retirar todo o excesso de cola, imediatamente após a colagem. Por isso, não fica cola aparente.
Gostei muito da dica da tampa da garrafa pet no grampo "C". Ainda existe barriletes a venda?
Sim, ainda tem no mercado. Se vc precisar me avise.
Sim, de dois.
@@MadeiraPrima
Procure este site: www.marcenariafinabrasil.com.br/
@@MadeiraPrima; Recebi os barriletes, show de ferramenta. Obrigado.
Muito bom. É bom saber que funcionou bem pra vc. Abraço.
Em inglês, shoulder vise.
Obrigado. Estamos juntando as informações em breve vamos fazer um programa com essas respostas. Abraço.
Parabéns pelo esmero empregado em seus vídeos. Muito obrigado.
Ah! Aproveito para lhe perguntar se dispõe de algum projeto de um banco de marceneiro.
Obrigado, Josinilton. Não temos nenhum projeto, mas vc acha muitas opções na Internet.
É uma morça lateral de extremidade
Legal. Obrigado, Agenor.
Olá Cleber. Tive uma dúvida. Como se faz aqueles furos quadrados na madeira?
Atualmente exite uma broca que faz furo quadrado, mas estes do banco foram feitos com formão, que é o método mais comum. Falamos disso no nosso programa chamado O furo da Espiga. Abraço
gostaria de saber qual o tamanhos do banco de marceneiro?
Vários tamanhos, Gina. Geralmente maior que 2 metros. Este que mostrei, que faz parte do cenário tem mais de três metros. O Último que falei que chegou e vai ser restaurado, também tem mais de três metros, mas são bancos muito antigos. Hoje, a média é dois metros. Isso depende, também do espaço que vc tem na oficina. abraço.
O nome desta barra de metal que segura madeira é barrilete ou holdfast.
Obrigado. Victor. Muito legal a sua participação aqui.
QR dizer q o jo Soares se tornou marceneiro?
E irmao dele. Sem brinco.
Eu chamaria de barrilete de alavanca
A ideia é essa. Obrigado.
O grampo de mesada chama-se BARRILETE
Obrigado, vamos voltar a esse tema.
A morsa parece ser do tipo MOXON
Obrigado, Mario.
Grampo L
Obrigado.
10
Obrigado, Jose Luiz.
O nome deste grande não e sargento e chamado grampo rápido pois e só dar uma pancadinhas nele que ele solta sargento e parecido mas e para prensar portas e janela eles são estáticos
Obrigado, Jorge. Vamos juntar todas as informações num programa no futuro.
Parabéns mestre, verdadeiramente não existe canal como este no mundo.
Ótimo conteúdo,bem explicativo.
Tá de parabéns,tudo de melhor pra você.👏👏👏
Obrigado, Ale. Seja bem vindo aqui no canal.