Belém da Memória: Edifício Manoel Pinto da Silva
HTML-код
- Опубликовано: 7 фев 2025
- Referência da construção civil dos anos 50 bem no coração da capital paraense. O quadro Belém da Memória conta a história do primeiro espigão do Norte erguido por um empreendedor português que dá nome a obra grandiosa e que por várias décadas foi considerada o arranha-céu da Amazônia. Vamos viajar na história curiosa e surpreendente do edifício "Manoel Pinto da Silva".
Curta nossa fanpage: goo.gl/up6uwz
Siga nosso twitter: twixar.me/bl5
O desprezo pelo patrimônio arquitetônico já é antigo em Belém. Se ele tivesse construído em um terreno antes vazio eu até respeitava, mas foi demolida uma construção antiga e que deveria ter sido preservada.
Minha mãe trabalhou como cozinheira dessa família nessa época, os filho do Manuel pinto ainda eram crianças, sempre ouvia as histórias que minha mãe contava sobre essa família😉👍
Parabéns ao #SBT a memória brasileira precisa ser preservada
Manoel concretizou um sonho impossível! Mas foi até o fim com seu ideal. Sobre o prédio, desde criança ouvia dizer o maior Prédio de Belém. Passo em frente e admiro esta bela obra. Parabéns aos envolvidos!
O tio de uma pessoa que conheço mergulhou pro infinito e se tornou estatística nesse deslumbre arquitetônico de altitude.😢
Não tem como não passar na praça da República e não admirar o prédio Manoel Pinto
Na minha infância na década de 90 eu sempre ia com minha mãe, ela tinha uma amiga que morava no prédio. Eu tinha aquela ideia de grandiosidade e ao mesmo tempo medo rsrsrsrs, pois já era antigo e tinha aqueles corredores longos e frios devido ao material utilizado.
interressante aHistória do Edificio Manuel Pinto da Silva! Eu me lembro quando crianca ficava olhando a altura do Prédio!
Eu amo aprender ainda mais sobre as coisas da minha cidade
18marco2020.quarta. 9h31min. Assistindo pela primeira vez . Histórias antigas. Nunca vi esse vídeo antes.
Muito obrigado sbt por contar essa história do Manoel Pinto da silva
Sou louco p visitar esse prédio... nas infelizmente, não conheço ninguém que more lá...
Dica: veja se tem algum apt p alugar la. Dai entre em contato com responsavel dizendo q quer conhecer o predio e tal. Depois de ver diga q vai pensar se aluga ou nao o ap. Rsrs
Muito legal a História de Manuel Pinto da Silva
Fiquei com pena da Casa Outeiro que foi demolida pra construção do Manoel Pinto da Silva. Deveria ser um charme ter um casarão antigo bem na esquina da Pte Vargas com a Nazaré.
Verdade.! Uma pena Literalmente. Mas, foi erguido o Manuel Pinto da silva. Considerado à época o 5(Quinto) maior Prédio do Mundo.
Comentei a mesma coisa. O desprezo pelo patrimônio histórico-arquitetônico já vem de muito tempo em Belém.
Manoel Pinto Da Silva. Foi O 1° Arranha-Céu Da Amazônia. Construído Pelo Português Que Deu O Seu Nome A Esse Monumento Histórico. Nos Anos 50. Com 25 Andares. Na Época Era Um Dos Maiores Do Brasil. E Por Mais De Três Décadas. Foi O Maior Edifício Da Região Norte Do País. Esse Edifício É Um Patrimônio Histórico Da Nossa Querida Cidade De Belém. Desde Da Sua Inauguração. Até Os Dias De Hoje. Muita Gente Lá No Alto Desse Edifício Pioneiro Assisti E Se Emociona Com A Passagem Da Santa No Círio De Nossa Senhora De Nazaré. A Padroeira De Todos Nós Paraenses Católicos Apostólicos Romanos.
Que reportagem excelente. Projetos assim contribuem para autoestima e memória de Belém.
Peguei o finalzinho de um tempo maravilhoso o orelhão o telefone residencial fixo tempo das piscinas epoca dos passinhos nas festas festas americanas que os amigos faziam tempo das músicas românticas pra se amar 😂 das merendas da escola até queijo e bacalhau se comia agora nunca mais nem particular 😂
No primeiro andar abriram uma cafeteria, muito bacana
Lembro do restaurante no terraço que propiciava uma visão ímpar da cidade.
maravilhoso trabalho do SBT!! parabéns
uma linda historia de superação e trabalho
Muito legal esse documentário, parabéns 👏👏👏👏👏
Parabéns, a todos 👏🏻belo trabalho 👏🏻
Chegou a ser o quinto maior prédio do mundo na época de sua inauguração.
Que série linda
Que história linda, muito encantadora.
Como era o Bairro antigo da Cremação?
A outra sugestão é ter eleição todo ano.que ai os prefeitos passavam 06 meses arrumando as contas e 06 trabalhando já proximo da próxima eleição?
Casa Outeiro muito mais bonita
Isso vede ser muito assombrado kk
Sou doido p entrar nesse prédio.