Demorou mais saiu... bem.. um feliz ano novo, pra quem se importa com isso! 👇Apoie o pior e ganhe desvantagens marciobaiao.com/piordomundo 👇Redes sociais instagram.com/baionder/ facebook.com/baionder twitter.com/Baionder
Para mim, o problema de voltar a ter a chama da paixão dos games é ter foco. Hoje em dia, com tanta coisa para a gente se entreter, como internet (filmes, redes sociais, streamings, etc...), além de que agora temos milhares e milhares de games à disposição com a emulação e jogos com maior acessibilidade (XCloud, por exemplo), estamos indo na onda de sermos "multitasks", onde no final, vc faz de tudo um pouco e no final não aproveita quase nada de tudo. Desligue a internet, celular e qualquer outra coisa que possa te tirar do foco... e jogue e aprecie somente o momento do seu game, seja retrô ou moderno.
O excesso de produtos tende a causar diminuição de sua demanda original. Isso se dá em várias áreas. Os stremins tem muita coisa, mas as histórias são iguais e contadas de forma pior. Os jogos atuais involuiram em seus conceitos do que é oferecido. Tudo está ficado em gráficos e FPS, aliás, as vezes FPS, pessoal "esqueceu" de muita coisa pelo caminho. Então , eu tenho Netflix, tenho Amazon e Disney. Netflix tem umas coisas legais como "Batman Animated", "Liga da Justiça série animada", Academia Umbrela" que até a penúltima temporada estava ótimo e o desenho dos "Titãs Go' puta que pariu, que desenho bom hein! O Disney tem o material (em decadência) da Marvel e o material novo (pra que existe isso?)de Star Wars, mas eu vejo mesmo são as animações. Já Amazon tem uns materiais de ficção né, Diana, Interstelar,... Porém a real é, EU VEJO UNS 100 MINUTOS DE RUclips E UNS 10 DE STREAMING!!! Tem que ter uma ideia realmente inovadora pra um filme me pegar ou ser algo bem de meu coração. E a parte dos Gibis então... Milhares de edições. Te e uma época que eu óia de vinte a trinta gibis por dia!!!
Eu consegui maizomenos manter uma rotina de jogatina tentando platinar os jogos.. tenho 108 delas senão me engano... mas pelo mebos uns 20 jogos eu dropei mesmo faltando "pouco" pra platina ( malditos trofeus perdiveis ) ajudou muito tb meu filho morar em outra cidade e eu jogar online com ele.
Baiao modo piscologo... Aprovado Todo dia lutando contra o estresse do corpo e da mente, pra não deixar essa paixão morrer, e ao mesmo tempo tentar evoluir como ser humano Força guerreiros
Muito! Felizmente nunca cheguei a perder o prazer em fazer o que gosto especificamente. Já perdi o prazer em fazer qqr coisa, só respirava pq era automático haha. Na época chamavam de frescura e falta do que fazer.
Não sei se é paixão, mas games são parte da minha vida. Namorava minha esposa jogando Harvest Moon, entrei no casamento ao som de remix da abertura de Breath of Fire, e esses dias zerei o tartaruga ninja novo com meu filho. Mas esse vídeo me fez pensar em outras coisas que deixei de lado, coisas boas e importantes. Obrigado, Baião! Feliz ano novo a você e à galera de mau gosto!
Esse vídeo me surpreendeu. É comum que de vez em quando a paixão esfrie, mas de alguma forma eu sempre volto para o mundo dos games. Jogos também já foram meu refugio. As vezes quando revisito determinado jogo, ao passar por uma fase ou trecho em especifico, lembro de anos atrás quando eu estava para baixo e passei por aquele mesmo ponto. É como reencontrar um velho amigo ou visitar de novo um lugar especial.
To me divertindo com Bank Heist do Atari 2600. Apesar de ser primitivo hoje em dia, o Atari pra mim continua sendo um dos sistemas mais divertidos que eu conheço. Joguem jogos antigos, eles valem a pena sim!
Sou professor, aula direto, mas sempre tenho um tempo para o videogame, sinto falta do 'compartilhar', mas ainda assim é prazeroso, save state direto, adoro ir até o fim dos jogos que não terminei na época deles. Continuar piorando, esse é o caminho!
Pela primeira vez vi alguém falando desse estrelismo de RUclipsrs que começou a me incomodar de uns anos pra cá. Falo isso porque qualquer evento que você vai, são sempre as mesmas figuras. Mas não entendam mal, todos têm direito de ir onde quiser, mas percebi que chegou num ponto que eu não tenho mais interesse em ir em nenhum evento de games justamente porque sei que vou ver sempre os mesmos caras, as mesmas panelas, os mesmos puxas sacos, donos de lojas, vendedores, etc. Pessoas pegando autógrafos, batendo fotos. Esse tipo de ambiente eu não curto.
Pra quem teve infância difícil, os video games que eram válvula de escape, depois, na vida adulta, são forma de acessar instantaneamente memorias felizes, por meio do gameplay, das trilhas sonoras, é fantástico!
massa , feliz pessimo ano novo , jogatina nao para, mas vida real nao para tmb, meio que tinha parado de jogar pra valer de 2011 a 2018 porque estava vidrado em roles, tocar direto com banda, mas criando este canal aos poucos foi voltando vontade de jogar classicos e navegar bibliotecas
Antigamente não tunha celular, netflix, internet....o povo tinha mais foco pros games nos desafios , fazia valer a pena a ficha comprada com o dinheiro suado ou até mesmo a fita locada, amigos , primos jogando juntos etc. Hoje, foi o que um inscrito disse e compartilho do mesmo sentimento, é que tem de tudo um pouco e aproveitamos de nada em tudo! Antigamente o conteúdo / entretenimento disponível, tinha a satisfação de recompensa, coisa que hj não sinto mais isso nos conteúdos atuais. Igual vc, tbm estou voltando a jogar jogos retrô e atuais tbm e tocar o fida-se para as preocupações da vida. Feliz ano novo!
Olá Baio, tudo bem? Antes de compartilhar este comentário, assisti ao seu vídeo algumas vezes e até o salvei para revisitar mais tarde. Em primeiro lugar, quero expressar minha gratidão pelos seus vídeos. Da mesma forma que você mencionou que os videogames foram salvadores para você, posso dizer o mesmo sobre seus vídeos. Lembro-me de 2022, quando estava preso em um casamento difícil com alguém que só estava me drenando, e não de uma maneira positiva. Essa pessoa me envolvia em situações problemáticas e complicadas, buscando constantemente minha ajuda para resolver seus problemas. Nesse contexto, acabei vendendo minha querida e nostálgica coleção de videogames para quitar dívidas dela. Além disso, ela usava artimanhas para me fazer sentir culpado por não conseguir resolver todos os problemas que ela mesma causava, algo característico de uma pessoa narcisista. Foi nesse momento conturbado que me deparei com um dos seus vídeos, especificamente sobre um jogo em que controlamos um helicóptero para resgatar sobreviventes. Achei a abordagem muito interessante, talvez porque finalmente encontrei um canal onde alguém de verdade compartilha sua paixão por videogames. Ao sair daquele casamento difícil, busquei restaurar minha vida, e seus vídeos se tornaram um ótimo passatempo enquanto enfrentava uma montanha de problemas para retomar o controle das minhas dívidas. Olhando para trás neste ano, fico feliz por ter jogado títulos como Diablo, Castlevania, ActRaiser, Hades, Sega Soccer, Winning Eleven, retomando a diversão com esses jogos. Atualmente, estou jogando Eliminator Boat Duel, que você indicou no canal. Nunca pensei que fosse me divertir tanto com um jogo de lancha. Há certas coisas com as quais me identifico com você, mas não vou detalhar aqui, pois são muito pessoais. Muito obrigado, cara!
Pô Ruyter... Agradeço muito vc compartilhar isso comigo. O canal não é antigo e a maior parte da existência dele foi só tomando porrada. Pq? As pessoas estão acostumadas com a fantasia. E mesmo quem está com problemas, não quer ouvir certas coisas que eu falo. Sinto muito por ter passado uma pessoa narcisista em sua vida, não tem nada pior pra acontecer com uma pessoa comum. Aqui na torcida pra por vc mano... E muito obrigado de novo. Um feliz ano novo pra vc e pra qualquer pessoa importante pra você.
Excelente cara!depois de uma semana exaustiva de trabalho o vídeo caiu como uma luva,tanto tempo que se perde para resolver os problemas dos outros e o pouco que nos resta simplesmente o anulamos com preguiça ou desculpas esfarrapada ,para não tirarmos uma parte deste tempo para gente mesmo,....mais um ano se vai e com ele vão se as promessas não cumpridas que diziam:amanhã eu vou jogar um pouco,e esse amanhã trasnformou se em 365 desculpas diferentes,a vida é um sopro e depois do GAMER OVER não haverá RESTART. Aproveitemos!!! Abraço amigo e um ótimo fim de ano pra ti e para os seus.
Rapaz, experiência própria, de ti não valorizar seu tempo , quem vai? Minha filha de 7 disse esse ano pra mim: "Pai, sente um pouco, você trabalha demais." Eu cuido dela de manhã sabe, e um dia ela falou isso. Estou me organizando pra 2024 largar um pouco as tarefas do lar de manhã e ver desenho com ela, jogar , etc. Foda-se a calçada e tals, tenho que zerar todos os Street Fighter em todos os consoles e versões com todos os personagens antes de morrer pô!
Sempre fui liso, minha mãe era dona de casa e meu pai trabalhava numa escola BOA em Maceió. Por isso a gente passava sufoco lá em casa e eu me identifico muito com muitas das experiências que tu relata. Muita jogatina em locadora, um pouco menos em playtime. Hoje eu tenho um bom emprego e, apesar de liso e sem tempo, consigo manter viva a experiência de jogar com um console portátil de emulação desses da China. Um pouco aqui e ali, mas nada se compara a época em que eu ia direto da escola pra o playtime de Niltinho, na época em que eu morei em São José da Coroa Grande, com o troco do ônibus, pra jogar Samurai 2 e The King. E jogar super Nintendo quando chegava em casa. Bons tempos.
Cara esse vídeo parece que foi feito pra mim tenho 37 anos e todo jogo que eu joguei esse mês de 20 a 30 minutos eu fico com tédio muito obrigado pelo vídeo eu precisava mesmo. E feliz ano novo baião.
Play time, faz tempo que não ouço isso, hoje em São Paulo e longe do meu recife, um lugar das pessoas que amei mas que hoje percebi que do recife em realidade nunca gostei, o lugar sempre nos mantém na pobreza, percebi isso ao sair.
Pois é cara, vídeo excelente,tenho 39 e nunca parei de jogar, mas depois de uma separação muito ruim e enfrentamentos para poder ver minha filha de 3 anos, cuja mãe e sua família não permitem que eu chegue perto, tendo se tornado uma batalha campal na justiça, confesso ter largado o vídeo game, até vendendo o pobre. Cara, eu estava ficando um cara ranzinza e bronco,voltei a treinar luta e voltei a jogar os clássicos de arcade como forma de desestressar. É isso que vem me ajudando nesses 2 anos, agora não tem um dia em que eu não jogue pelo menos 30 minutos, realmente é muito bom fazer essa desintoxicação do mundo real.
A questão de se propor realmente a fazer algo que gosta é extremamente importante, obviamente o dia a dia nos judia. Baita vídeo, parabéns pelo conteúdo.
Rapaz, pela primeira vez achei um canal em que o apresentador não trata videogame como se fosse a coisa mais natural e acessível do mundo em nossa infância. Eu apesar de apaixonado pelos games só tive acesso aos games que eu sempre sonhei agora na vida adulta. Quando jovem só tive 2 videogames, um supergame CCE (clone de atari) por volta de 94, 95 e depois em 99 herdei um snes de um primo querido que foi cedo demais, aos 15 anos. Éramos exatamente da mesma idade... Amei aquele snes e joguei tudo que pude na época (ainda o possuo e jogo nele ainda hoje). Porém com o termino do ensino médio comecei a trabalhar e fui jogando cada vez menos e a grana nunca sobrava pra adquirir outros consoles. Só fui comprar um videogame em 2019 (um Nintendo switch) e hoje já tenho quase todos os consoles que eu sempre sonhei na infância/adolescência mas que a época não pude. Não acho que sou "menos gamer" do que alguém que teve todos os consoles ao longo das gerações pois apesar de não ter podido tê-los em suas épocas eu sempre acompanhava tudo como podia, indo na casa de amigos, lendo revistas, etc. Sem contar que os arcades e "locadoras por hora" fizeram parte constante da minha adolescência. Forte abraço e parabéns pelo trabalho!
Valeu Bruno! Engraçado que quanto mais eu via material sobre games antigos, mais me perguntava de que planeta os caras eram, onde era todo mundo milionário.
Desde os 6 anos não me lembro de ficar sem vídeo game!!!! Fliperama tinha dia de ficar da hora que saia da escola e ficar até fechar!!! Sempre caguei se me chamavam de viciado!!! Quando casei minha esposa sabia que gostava, minhas filhas puxaram o meu gosto!!!! Ninguém paga minhas contas!!! Minha paixão é os games e Claro o meu Coringão!!!! Abraço meu RUclipsr preferido 😂😂😂😂
A carga do adulto, dependendo da fase, é somente responsa: estudo, trabalho, mais estudo, mais trabalho e nesse meio voce vai deixando as coosas que gosta de lado. Games eu voltei a jogar, mas sem uma agenda definida. Busco sempre por jogos multiplayer local para jogar com os fhos. Agora quero voltar a compor e publicar um livro sobre os escritos do meu falecido irmão. Consegui me identificar com tudo o que voce disse. Seu trabalho é muito bom. Parabéns!
eu gosto de como este canal é um lugar seguro. mesmo com você distribuindo porrada 😂 mas é isso mesmo, tapa pra ver se o povo acorda parabéns pelo canal e feliz ano novo pra vc e os filhos!
Eu descobri o mundo quando uma vez no Fliperama do seu Mesquita vi o gabinete aberto emquanto o mesmo fazia a manutenção da máquina e vi a MVS la dentro com o cartucho acoplado eu não sabia que tinha um console dentro do gabinete!
Sobre o terceiro item, desde cedo, sempre que o deus mercado tenta me forçar a trocar de console penso no tanto de coisa desse anterior ainda tem pra eu explorar e conhecer. Também é interessante que a gente pensa no vídeo-game como uma atividade totalmente isolada e individual, mas, em especial em países que têm que se virar pra ter acesso às coisas, isso é também uma atividade social, íamos pra locadora, pro fliperama, pra banca de jornal, pro camelô, trocávamos dicas com amigos e colegas de escola, desenvolvíamos regionalismos e lendas urbanas e, claro, gastávamos o troco do pão enquanto o padeiro, muito interessado nos jogos, fazia apostas pra ver quem ganha. Enfim, quando a gente não baixava os jogos e DLCs era uma forma de desenvolver laços e afetos mais organicamente do que se imagina.
Ha uns dois anos, era viciado em videogame, umas 8 horas por dia só de jogo offline e já tinha 26 anos mas costas. Mesmo sem experiência nem acreditar, tentei e consegui um trabalho numa área que gosto, pagando surpreendentemente mal, sem precisar sair de casa. Acabei viciando no trabalho, 12 horas por dia, fiquei quase 1 ano sem jogar, depois de ficar de saco cheio umas boas vezes de tanto trabalhar, consegui conciliar jogos aos fins de semana.
Baião, esse seu vídeo foi um dos melhores. Sem demagogia, você falou tudo. Você colocou o dedo na ferida; foi tipo o "tapa na cara". Sem clichês, desejo que o seu 2024 seja repleto de bons acontecimentos. Um abraço do Portuga e continue assim: agradando o seu público que tem péssimo gosto hehehe
Caí aqui aleatoriamente, ganhou mais um inscrito!Na noite de natal desenterrei um famiclone que eu tenho, e zerei o score do Duck Hunt com a pistola que veio com ele, e cara, como aquilo me fez feliz! Creio que o vídeo seja sobre isso mesmo, arrumar um tempinho pra matar a saudade daquele game antigo, esquecer um pouco dos problemas da vida, e quem sabe até, arrumar uma solução pra eles...
Ótimo vídeo. De fato, resgatar essa paixão pode ser um desafio. Também já tive fases mais desanimadoras com os jogos. O fator multiplayer offline considero importantíssimo e insubstituível, tanto é que tenho amigos (outros marmanjos que gostam das mesmas coisas que eu) e vêm aqui em casa jogar. E sobre o Street Zero 2, realmente é incrível como tem gente babaca reclamando de um loading de 2 segundos num jogo que foi um milagre técnico em seu console e ajudou a matar a vontade de muitos de jogarem aquela novidade dos arcades.
Estou com esse problema. Não estou conseguindo jogar e acabo apenas assistindo vídeos à respeito. Engraçado que estou jogando agora mesmo, apenas esperando minha vez no sonic wings
Mano eu posso passar o dia no yt procurando outro canal, mas esse mano é o melhor parece que Esse maluco cresceu comigo nas rua de Terra e de lama na minha quebrada... Tu é foda demais mano
@@PiordoMundo po no face é foda um cara falando mal da jogabilidade do actraiser 2 sendo q ele vive jogando e detonando simpsons bart vs space mutants kk parece q o jogo travado é seletivo pra quem não dominou o jogo kk
Man... adorei a abordagem perfeita!! Eu tenho uma boa coleção de consoles e games, mas sem tesão pra jogar, eu simplesmente havia me transformado num acumulador! O que fiz? ABANDONEI o celular na jogatina! Desligo e jogo por horas agora! Parabéns pelo tema maduro de vdd!!👏👏👏👏👏👏
Gostaria de voltar a essa época. Que era prazeroso sentar na frente da TV, ligar meu Mega Drive e desopilar, curtir a história... Nao tenho energia pra aprender a jogar, descobrir histórias, tramas, etc. Trabalho, família, etc consomem muito tempo e energia. Mas foi ótimo descobrir o canal.
Voltei a ter paixão por games quando resolvi abandonar de vez os jogos online competitivos, cheios de passes de batalhas e logins diários, que me prendiam em um ciclo de jogatina que me enganava, me fazendo pensar que eu realmente queria jogar aquilo e estava me divertindo, mas na verdade estava só desperdiçando tempo útil pra aproveitar novas experiências seja com jogos, seja na vida pessoal. Descobri que me divirto bem mais jogando jogos Coop com tela dividida com meus sobrinhos.
Sinto que um ventilador fez uma pontinha nesse vídeo hahaha. Mano, essa coisa do tempo é uma armadilha imensa pra jogar, eu mesmo estou em uma fase de tá o tempo todo fazendo algo, mas ainda assim, tento encaixar uma jogatina rápida, agorinha mesmo estava jogando Road Rash do 3DO, uns 10 minutinhos pra ter um pouco de sanidade mental 😅😅😅 Outra questão muito importante é essa do desafio, eu jogava muito com save state quando era moleque, mas quando resolvi zerar os jogos, o mundo se abriu pra mim, a sensação de recompensa é fantástica, hoje eu zero Ninja Gaiden do NES por diversão, mas quando eu aprendi a zerar, a sensação foi mágica, agora só fico terminando de novo pra ver quanto tempo eu demoro. Show
Mas bah tchê! Me recordo do tempo que jogava com a galera um 007 no nintendo 64 na locadora... que baita tempo índio véio! Tive um tempo afastado dos games, mas agora me dei um presente de natal, o Skyrim do switch... posso jogar algo no intervalo do almoço e sanar esse tempo sem jogar decorrente da rotina da vida adulta! Um forte abraço e feliz ano novo... me voy pra fronteira comer um churrasco campeiro ao som de Mano Lima cadela baia! Escuta lá esse som... raiz
Um dos problema que percebi que contribuiram com minha perda de interesse pelos jogos, foi simplesmente ter opções demais. Hoje em dia, quando eu encontro a primeira dificuldade, logo quero trocar o jogo, assim eu não consigo me conectar ou até mesmo descobrir a beleza daquele jogo. Isso aconteceu comigo recentemente. Eu decidi compra um mega drive. Ele veio com aquele cartucho com 6 jogos. No primeiro mês, me diverti pra caramba com Hang-On, algo que seria impensável pra mim que não gosto de jogos repetitivos. Logo comprei um everdrive e pensei que ia me divertir muito mais com a biblioteca inteira do mega. Ingenuidade minha, a possibilidade de trocar o jogo sempre que eu encontrasse uma pequena dificuldade, me fez perder o interesse completamente. O fato de eu ter 2 empregos e ainda estudar me atrapalham bastante, mas ainda acho que o excesso de opções ainda é o grande responsável pela minha falta de interesse.
É impressionante que até um tema que de certa forma é recorrente em tudo que é canal, vira uma coisa muito mais profunda com esse seu jeitão de tapa na cara. Nada a acrescentar, tudo que vc falou eu venho descobrindo e aplicando nos últimos anos, e posso falar que dá muito certo. Falando em anos, feliz ano novo, caso vc dê bola pra esses lance de virada.
os caras fazem pq dá view... e depois refazem e refazem só mudando a ordem do texto e invertendo as palavras do título. a cara de pau é imensa. por isso fiz esse video.
Atualmente ando jogando pouco, esse ano comecei a ler, narrei um rpg de mesa onde eu desenhava os personagens (podia ter feito tudo por IA, mas não quis, sou desenhista e preciso honrar a minha técnica), participei de outros rpg's de mesa... Acabei me distanciando de jogo, junto ao fato do meu pc ser batata e ficar crashando alguns games eu desanimei, logo percebi que aquela força de vontade e determinação que eu tinha pra zerar jogos sumiu, jogo 20 minutos e desisto. *A única coisa que eu ainda faço é baixar jogos desconhecidos das gerações passadas, é incrível a quantidade de jogo bom que desconheço, todo dia me surpreendo, mas zerar que é bom, nada! *Você cita coisas muito boas, é realmente importante a gente se desafiar, isso é algo que desenho me ensinou, sair da zona de conforto em tudo que você faz pode parecer incômodo, mas te faz evoluir muito, com vídeo game é a mesma coisa. O conhecimento também, entender um pouco do hobbie, não usar argumentos pífios como "marcou a minha infância", tentar ter uma visão mais ampla... A parte que você cita sobre história é excelente também. Eu vivo dizendo pra galera por aí: parem de ser anacrônicos, parem de avaliar jogo de 1986 com olhar atual, isso NÃO FAZ SENTIDO! É um conceito que a galerinha precisa entender (principalmente a comunidade de GTA, pqp). *Vídeo muito bom e até me animou a tentar zerar o Zelda aqui que tá meio parado.
Muito bom mano! Sempre faço isso para jogar, sigo uma lista, print, foto, compartilho em grupo de whatsapp onde só tem cara que curte jogos igual eu. Bom demais! Feliz 2024!
Cara, Feliz Ano Novo, os games antigos pra mim, são uma paixão que nunca morre, porém, tem se tornado meio platônica, mas o respeito nunca morre, e não vou botar chifres nela. Somente tenho esquecido um pouco, mas quem sabe um jantar romântico não resolva. POis sempre que olho pros meu jogos, sei que estão lá, fiéis a mim, pelo menos por enquanto,kk. Cara , valeu por mais uma ano, e você se tornou aquela pessoa que parece que conheço há muito tempo, Valeu mesmo.
Mestre de mal gosto, mais um video sensacional! Esses passos que vc listou servem pra muito mais que jogos. a gente passa boa parte da vida se moldando pra se ajustar a vida, até que perto dos 40 da um estalo e quando vê a gente nem se reconhece mais. Tem sido um processo pra mim me reconectar comigo, com meus gostos e voltar a sentir prazer com as coisas. Essa do tirar um tempo (nem que seja programado) pra vc se desligar de tudo e ficar ali se divertindo não tem igual. cerveja barata catalisa a experiência hehehe Espero que esteja se recuperando da perda da sua tia. Abraço
Estava vendo este vídeo ótimo, onde, com ímpeto, nos ajuda a recuperar a vontade de jogar novamente, quando recebo a notícia de que Akira Toryama faleceu, aos 68 anos. Vejo em suas reviews (de vida também), que ja teve muitas perdas de familiares, amigos e atualmente a perda da memória (como as coisas, pessoas e lugares que conheceu, estarem desaparecendo), seria muito interessante uma análise sua sobre o tempo e como tudo que amamos será destruido, distorcido e apagado pelo tempo, não apenas nesta forma negativa que apresentei, mas a continuidade da memória através de feitos, filhos, marcas. Dos canais desta plataforma que abordam games, o seu parece ser, de forma orgânica, um dos poucos a apresentar o que dá significado ao conceito do que certos games foram, levando em conta seu contexto, biopsicossocial. Agradeço sua atenção, obrigado por seus ótimos videos.
esse video foi muito profundo, diferente da maioria dos videos sobre o assunto que sao feitos so pra cumprir tabela e nao deixar o canal sem conteúdo. excelentes dicas
Considero esse vídeo pra extremamente importante. Muitas pessoas deixam de viver os seus hobbies por causa de obrigações e muitas das que vivem, o transformam em obrigação. Jogar videogame deveria ser um escape, uma forma de se divertir. Não mais uma obrigação ou algo fútil.
o video que eu precisava ver, vou comessar a meter o fodace para varias coisas esse ano, pra ver se au volto a jogar classicos , 2 tera de jogo parado e eu nem dou uma olhada no que eu tenho.
Graças ao seu vídeo sobre jogos desprezados do nintendinho que descobri o crisis force, tô viciado no jogo e mesmo sendo péssimo em jogos de navinha eu tô persistindo. Vlw baião
O vídeo bom não apenas traz a concordância mas muda o seu jeito de encarar as coisas. No seu passo 1, eu amo ouvir um bom vinil de metal ou pop dos anos 80 e comer algo, tomar um suco ou cerveja mesmo (amo salsichinha Viena enlatada Baio, mas o que dizer de um Fiambre enlatado ein? A vida em seus sabores mais artificiais e irresistíveis). Me identifiquei muito, tenho problemas diversos e a esposa que se eu jogo 10 minutos me chama de viciado, mas sigo em frente… algo a melhorar e seu vídeo me incentivou foi a questão do passo 3, encarar a dificuldade… eu costumo facilitar a jogatina por conta do tempo escasso, por que sei que vou ter que fazer outra coisa de obrigação em seguida, mas a sua dica e discurso mudou o meu pensamento. Se a minha vida já é um desafio Dark Souls, porque no game tem que ser mais fácil? Bora jogar e se aprimorar nos games e na vida meu caro amigo nordestino! Feliz ano novo Baio! Obrigado por tudo
Alá ele fazendo vídeo de listinha kkkkk brincadeira concordo com vc nunca me esqueço quando precisei tirar carta em 2009 e precisei vender meu DS Lite e meu PSP que gostava de paixão o quanto meu senso de humor foi lá pra baixo por parar de jogar e me divertir todos os dias em qualquer lugar, felizmente deu tudo certo e consegui tirar a CNH na raça, isso me lembra que pelo menos para mim, se eu quiser algo diferente eu tenho sempre que acabar de desfazendo de algo que já tenho porque nunca consigo juntar $$$$ nesse bananil.
Eu já tive momentos em minha vida nos quais eu fiquei afastado dos jogos, mas nunca completamente. Video games são a minha grande paixão e sinceramente acho que nunca deixarão de ser. ps: malz pelo comentário tardio
Eu não consigo parar de jogar, eu tive aquela fase de ficar vendo videos no RUclips inclusive luves de amigos pra ajudar a engajar mas ai eu pensei eu to so vendo mas jogando eu nao to e voltei a jogar, ate fiz meus upgrades da nova geração e me divirto jogando
É bem comum com o passar dos anos a pessoa começar a ver os jogos apenas "já vi isso, já tive essa experiência, não é nada novo". Neste ponto que a pessoa começa a dizer que todos os jogos são ruins, que jogos antigos são melhores, porém nem jogos antigos essa pessoa joga, aí fica parecendo aquele "Eu joguei todos os jogos, eu zerei todos", aí faz um tutorial de spray e passa vergonha na internet. Por fim, o importante é isso, jogar, não importe a plataforma que tiver, sempre tem algo para jogar. Se a pessoa acha que tudo está ruim, então ela que está perdendo o interesse por jogos, não que todos os jogos são ruins.
Demorei a comentar, mas por um bom motivo. E de forma engraçada tem a ver com o que você fala no vídeo. Tento fazer retrogaming um hobby, mas é meio difícil ter um hobby no meio de trabalho e outras responsabilidades. Há um tempo, comentei aqui sobre Final Fight e Captain Commando do SNES versus Arcade e fiquei de jogar ambos para dar minha nova opinião. E realmente fiz isso. Algo raro, poucos canais faz eu jogar algo, e mais nessa correria, afinal, sou daqueles que mais assiste e fala do que joga, raramente me animo nessa correria. Vou dar minha opinião no post que onde comentei, tenho coisas a falar, e realmente, você tinha certa razão, minha memória me enganou. Até comentei com um amigo, o único com quem falo sobre games, e ele me chamou a atenção como estava errado. Parabéns duplamente, pelo roteiro e por fazer alguém jogar de verdade.
Aaah valeu Felipe. Levar alguém a jogar é sempre uma honra. Esse lance da memória pregar peças é muito normal, sempre levamos a versão "maior" como referência. E tem as atribulações da vida pra nublar ainda mais. Achei foda que vc foi lá conferir, as pessoas não fazem isso... Batem o pé e pronto. Confiam em memórias fragmentadas cegamente.
Aí baião, comecei a me dedicar a aprender a jogar shmup usando só tres créditos e tá sendo muito foda, cada vez vou um pouco mais longe, to jogando o Giga Wing da capcom e o dragon blaze da Psikyo. O lance da limitação e do desafio que serve na verdade pra te dar liberdade, nunca fez tanto sentido, cada vez eu sinto que esotu adquirindo mais habilidade e mais atenção, e isso foi total inspiração desse último vídeo!
po cara, valeu pela moral! o desafio é parte da diversão. quando vc ver uma review falando que algo é repetitivo, pode ter certeza que a dificuldade foi burlada.
Acho o que atrapalha também é ter todos os sistemas e jogos disponíveis pra ser jogado. Meio que tirou a magia de ter somente um jogo alugado ou emprestado. Esse problema é muito relatado pelos gamers e acontece comigo também. Acho que é uma espécie de "roubador" de dopamina assim como usar saves a qualquer momento que quiser pois tira a graça.
7: 12 o que você diz a respeito do julgamento alheio é a mais pura verdade e não se aplica só a games. Eu adoro jogar sinuca 🎱 apesar de não jogar bem, mas sempre que eu postava algo sobre beber uma cerveja ou jogar uma sinuca, todos me xingavam. Me chamavam de falso cristão e etc. E também percebeu que aqui aonde eu moro, os botecos estão esvaziando cada vez mais. Mas enfim, eu trabalho 12 horas por dia em uma varejista, será que eu não mereço uma hora para mim?
Amigo Baião, gosto muito de sua abordagem sobre o assunto dos games, visto de maneira séria ( sem deixar de ser irreverente ). Eu adquiri um hábito de jogar alguns títulos( RALLY X, TETRIS, PAC-MAN, SON SON) e quando eu perco, anoto as pontuações em uma agenda, como a experiência ficou legal apartir daí e você hoje aborda sobre esse assunto. Penso da mesma maneira que o amigo. O seu canal ( ao lado do SEGA RETRO BR ) são para mim os mais significativos no país. Muito obrigado mesmo pela sua trajetória nessa plataforma que humildemente aconpanhamos. Feliz ano novo meu irmão de jogos.
Bicho, uma parada que minha mulé pega ar comigo é que quase toda vez que a gente vem do mercado que fica no bairro vizinho, eu passo de frente a uma padaria que no box ao lado era uma antiga locadora de filmes vhs e cartucho, e eu sempre comento que eu vinha andando, subia e descia uma ladeira desgraçada num sol de torar so pra alugar jogo, e na mesma hora me da vontade de jogar os cartuchos q eu alguva, sempre os mesmos Capitão comando, top gear, ronaldinho 97, Dk3, fatal fury special e mario allstar. Que epoca boa
Outro vídeo muito bom. E concordo contigo, é complicado essa situação. A minha chama nunca se apagou totalmente, mas tem muitos momentos que chega bem próximo disso. E quando ela tá lá forte, alguém fdp me trás algum problema do cotidiano pra tirar minha atenção do prazer de jogar. Seja com comentários ou apenas criando situações chatas. É engraçado porque quando somos crianças, a maior parte dos amigos que temos ou mesmo os primos, todos eles vem na sua casa pra jogar e se divertir com voce. E quando voce cresce, parece que voce só fica sabendo dessas pessoas quando é através de noticia irrelevante ou noticia ruim, porque não existem mais momentos assim(falando da minha experiencia). Pra mim também é fod@ saber que aquele jogo coop que voce jogava até zerar com alguém (zerei toda a franquia bomberman, top gear e final fight na infancia com meu primo), e saber que voce nunca mais vai jogar jogos assim em coop, ou porque a pessoa já faleceu/ficou doente como foi o caso de 2 primos meus, ou porque ninguem tem tempo mais e provavel que voce terá que jogar aquele jogo sozinho, isso dá uma sensação bem chata e por muitos anos eu evitei esses jogos pra não me sentir assim.
Que tenhamos um próximo ano excelente, cheio de jogos, alegrias, novos momentos memoráveis e muita força pra continuar na batalha diária da vida. Sucesso cara! Obrigado pelo conteúdo!
Opa falou tudo! Eu como não sou pai, tenho meu próprio espaço de games. Jogar no console é uma experiência diferente para mim. Ver a arte da caixa plugar e etc. Incrementa na experiência. Fora que gastei dinheiro, então tenho que valer o investimento E como desafio, eu não compro jogo novo até zerar o que eu tenho. Já fiquei 3 meses preso no Axelay. Mas foi moh delicia rsrsrs
E aew baião. Feliz ano novo véi É bom ainda termos alguém que espoe conteúdo com personalidade sem se amarrar aos padrões cebosos do RUclips. Esse diferencial que faz o canal ser tão bom.
Cara, bem por aí, a gente muda o fico e quanto a gente joga. Legal a parte de aprender sobre os jogos, hoje eu entendo muito mais das mecânicas de shmups e fico mais interessado em identificar essas mecânicas e ver como o jogo funciona. Feliz 2024, Baião!
Eu passo por isso cara! Eu só queria não gastar mais tempo tentando fazer os jogos rodar que jogando. Gostar de jogos perdidos e de plataformas abandonadas é minha benção e maldição. E feliz ano novo pra vc e pra todos que vc ama cara!
Para mim paixão por games acabou desde a época do play 2 a pirataria foi a responsável, Comprei muitos jogos e no final não conseguia terminar nenhum ,E desde essa época essa compulsão por comprar jogo me estragou , infelizmente hoje é com o game pass muito jogo e acaba não terminando nenhum.
Cara**o que vídeo lúcido e cirúrgico! É exatamente minha busca atual e cada palavra veio ao meu encontro! Parabéns pelo vídeo e ganhou um novo seguidor!
Excelente vídeo, hoje em dia eu me sinto muito mas maduro com jogos de vídeo game, hoje eu quero conhecer tudo sobre videogames, quero jogar todas as plataformas e conhecer vários jogos antigos, e quero ter a maior experiência possível para jogar esses jogos, infelizmente eu não tenho mas vontade de ter conversa com essa galera retro gamer por que eu percebi que esses caras nem joga, hoje só acompanho gente que realmente joga, e fala a verdade como vc, feliz ano novo pra vc baião, uma das melhores coisas desse ano foi de ter conhecido seu trabalho, Tmj !
Primeiramente, um excelente fim de ano e que ano que vem seja melhor que esse que está na reta final. Cheguei num ponto uma vez, que eu tava quase tacando fogo no meu Xbox, nenhum jogo me chamava atenção e eu não estava me divertindo mais. Um dia eu vi que iria ter o Goku e o Vegeta no Fortnite, decidi baixar pra ver qual era do jogo, pelo menos iria ter a Skin do Vegeta. Eu só morria, era humilhado, o Vegeta era cabeçudo, um ímã pra headshot...mas eu tava me divertindo tanto e rindo, animou demais. Eu tinha muito preconceito com o game e hj é um dos games que mais jogo Ainda continuo ruim, mas eu gosto msm assim 🤣
Esse foi um assunto muito bem abordado por você meu caro Baiao, também passei por todas essas quatro fases para reafirmar meu gosto e interesse por videogames, principalmente retrogames. Acho que é natural a pressão da vida asfixiar alguns dos nossos gostos, ainda mais quando esses já sofrem certo preconceito. Eu continuo fazendo minha leitura regular de livros e HQs e jogar meu ciclo de quase uma dúzia dos meus games preferidos. Mas sempre dou espaço para dar atenção para um ou outro game que não tive a oportunidade de jogar na época. Sempre gostei de jogos, mesmo os de tabuleiro eu queria entender sua complexidade. Nos videogames a mesma coisa, entender o level design e as mecânicas. Também costumo fazer meus próprios desafios, jogar uma ou duas fichas por dia naquele game mais desafiador. Isso ajuda muito a entender melhor a proposta buscada pelo desenvolvedor. Acho que só o Gaiares e o Tatsujin/Truxton que mais me torturam rsrsrsrsr... Aliás, alguns me tratam como alguém que se esconde, por causa do"sem rosto" mas está mais ligado a uma entidade que não pertence a determinado lugar, usa uma máscara para adequar sua persona. É meio "deslocado" e não faz parte de nenhum grupo. Acho que é assim na obra do Hayao Miyazaki e vejo um pouco disso no curta metragem Dreaming a Whole Life. Recomendo ruclips.net/video/S-G2lG-o_uk/видео.html No mais, parebéns pelo vídeo
É até um pouco triste dizer isso!!! Mas é a pura verdade!!!! Se um dia todas as pessoas que vc ama deixarem de te amar ou de se importar com vc!!!! Os games sempre vão estar lá!!! Então por isso se vc ama games tem sim que ter uma importância considerável na sua vida!!! É claro na medida certa, não se pode abandonar família ou trabalho por causa dos games ou do meu Coringão!!! Mas respeite seus gostos e amores da vida!!!
Eu adoro o universo retro, as vezes jogo só para matar a saudade ou seja, jogo muito pouco mas em compensação adoro ver o gameplay de jogos dos anos 90 no RUclips, principalmente de jogos que não zerei...
Ótimo vídeo Baião. Escuto muito disco inteiro aqui em casa; quase todo dia. E Videogame é diversão, arte e não resumido a COISA DE CRIANÇA. Abraço e Feliz 2024.
Video tão bom que ganhou mais um inscrito! Conheci seu canal através dele. Eu já fazia algumas das coisas do video e ajudou, mas aprendi outra novas nele também. Sinto falta de amigos para jogar, principalmente os antigos/retro, mas jogar presencialmente. Isso na época de infância e adolescente era bom demais. Hoje até jogo on-line no PS5, mas não tem a mesma "magia".
Baião, boa dica de iniciar um domingo. Já me imaginei fazendo uma seleção de músicas década de 80 e jogando um: Mario Bros, Elevator Action, The Combatribes, Vigilante e Shadow Dancer, só pra começar. Aproveitando: feliz ano novo para você e todos os seus, meu amigo!
Hj em dia mesmo com a rotina e trabalho eu jogo tudo em nível hard. Não pra me mostrar, como esse pessoal da tal platina faz. Mas pq o desafio libera dopamina como vc disse. Sem isso eu durmo no controle. Ótimo vídeo.
Jogos de arcade coloco no máximo 5 fichas independente do jogos, save station mal uso, mas quando necessário uso no começo de cada fase. Ótimo vídeo mano, um ótimo ano novo pra vc e tudo de melhor sempre 👍
Também tenho um portátil que comprei na shopee por 150 e não me arrependo. Roda desde nintendinho até ps1, excelente para quem fica mais de duas horas no transporte público.
Sobre o desafio, até falei com o BanchouTv, uma coisa que gosto de fazer com jogos Beat n Up ou de Navinha é colocar 5 fichas por conta do SNES que geralmente tinham 5 continues. Aí treino até conseguir virar com 5 e vou diminuindo até conseguir com 1 Acho que nunca consegui com uma, o mais proximo que consigo lembrar é o Captain Commando, mas é um desafio bem legal. O unico de arcade que termino com uma ficha é uma hack do Final Fight 1 que dá pra escolher vários personagens e tem sistema de leval como o Mighty Final Fight
@@PiordoMundo falei Hack pra encutar, mas é um fã game de OpenBOR. Se chama Final Fight LNS e tem pra desbloquear todos personagens do Street II e de todos Beat n Ups da Capcom, bem como caminhos e fases alternativas; Com 46 personagens, que demoram a liberar, e o sistema de leval do Might Final Fight que gera um controle de recursos interessante, se tornou meu Beat n Up favorito, mesmo sendo um "hack"
Fiz uma coisa que eu nunca faço: pegar um emulador de SNES e escolher, não um jogo já conhecido, mas um que eu nunca tinha jogado. Para experimentar a coisa de ter que se adaptar a um novo desafio. O jogo escolhido foi um que já tinha ouvido falar várias vezes, mas nunca tive coragem de começar: Metal Warriors. No começo, achei uma merda. Lento, pesado, difícil pacas! Mas, depois de umas horas ali focado no entendimento do sistema do bicho, comecei a compreender a intenção do desenvolvedor do jogo, que era te fazer perceber o quanto o personagem principal tem duas facetas, uma bem oposta à outra, cada uma com seus prós e contras: de um lado o robô, que é pesado, lento, mas altamente poderoso e bem equipado; e do outro, o humano, rápido, mas frágil, que às vezes tem que descer do robô para fazer algo como matar um carinha pequeno ou correr para um buraco e abrir uma porta. Comecei a sentir a magia do jogo! Como o carinha sem o robô fica pequeno na tela e indefeso, praticamente uma barata correndo para dendo de um buraco qualquer. Chega a ser engraçado! E como o movimento lento da mira e dos saltos do robô - além dos tipos diferentes de robô - torna o jogo desafiador, e extremamente divertido! Estou me divertindo pacas, de um jeito que já não me lembrava como era há muito tempo!
Baião, vc é sensacional! Seu canal é maravilhoso. Parabéns pelo excelente trabalho. Cheguei aqui por indicação de pessoas que amam jogar e ver vídeos sobre jogos ❤
O último jogo que acendeu a minha chama foi o final fight lns 4.0. É um openbor com muios jogadores pra escolher. Começa com final fight fundido os 1,2 e3. A cada zeramento você ganha novos jogadores. Começa com street fighter 2e vai de capitão commando até os jogadores de King of fighter, passando por vários clássicos da Capcom. E todos tem uma sequência de combos quase infinitas, e 2 especiais além de muios golpes. Recomendo fortemente.
Excelente video Baião. Sempre fui um Noob infeliz, porem isso nao me impediu de zerar alguns jogos, mas depois que eu tive depressao meu psicologico ficou ferrado. Eu ate tinha um canal de jogatinas mas os fiscais de gameplay me deixaram mais ferrado ainda. Com isso repensei minha vida gamer e vendo esse teu video pude enxergar que videogames nao sao mais pra mim. Ate já coloquei meu gamestick e meu ps3 a venda.
Pô Noob... Acontece cara! Se for concluir que isso realmente não dá pra vc, que seja pq vc não quer. E não por causa dos fiscais fdp. Só reforçando o que eu disse, os que persistiram tem meu respeito.
Vou seguir acompanhando teu trabalho pq me identifico com a maioria das tuas histórias, mas dedicar tempo a uma coisa que me deixa estramente com raiva e frustrado por não conseguir jogar em alto nível não dá mais cara. Vídeo games são ótimos mas o problema tá em mim, aliás tá dificil encontrar prazer em qualquer coisa. Vlw pelo "péssimo" vídeo. Já deixei o dislike. Feliz ano novo ou qualquer coisa dessas que as pessoas falam no 31 de dezembro.
Eu acho que há comentei aqui no seu canal o que aconteceu comigo: há um ano fraturei a epífise proximal do úmero esquerdo, o caso foi cirúrgico, coloquei placa, parafuso… e tome uma licença médica gigante. Com o tempo de sobra em casa, arrisquei comprar um Game Stick desses que rodam emuladores e trazem zilhões de jogos na memória, eu queria pelo menos voltar a jogar vários games da segunda à quarta geração que piraram meu cabeção. Felizmente, acabou sendo mais do que isso. Virou um entretenimento em família, porque meu filhote de 6 anos e minha esposa gostam de jogar. Me emociono vendo meu guri jogando Contra e Jungle Hunt, mas o legal foi me permitir conhecer jogos que passaram batido quando eu era garoto e que, agora, me ocupam mais do que aqueles que joguei exaustivamente quando era moleque. A lista só cresce: Mutation Nation, Armored Warriors, Sen Goku 2, Aero Fighters 1 e 2, Zed Blade, Magic Sword, Dragon Ball Advanced, sem falar os do meu amado Atari, como Frankenstein’s Monster, Astro War, Shield Shifter, Vanguard e outros… não me considero retrogamer, só um cara que redescobriu o prazer de uma jogatina de videogame.
Cara... Isso sim é uma relação muito pessoal com os games. Eu uso termos como "retrogamer" apenas pra poder ser encontrado nas buscas... Já que já não promovo o canal e sequer dá pra saber que é sobre o tema só vendo o nome do canal... Mas é um termo estranho pra mim.
Isso de desafio é algo que teus vídeos me deram uma nova perspectiva. Quando peguei a coletânea de Contra, no Steam, fui neles me limitando a usar só os continues limitados dos jogos. Às vezes deixava dar Game Over logo só pra poder treinar a memorização dos inimigos, e isso tornou a experiência muito melhor. Foi gratificante zerar o Contra 1 do NES usando só 1-2 continues. Agora tô tentando zerar o 3 no Hard, e tô levando pedrada kkk, mas faz parte!
Demorou mais saiu... bem.. um feliz ano novo, pra quem se importa com isso!
👇Apoie o pior e ganhe desvantagens
marciobaiao.com/piordomundo
👇Redes sociais
instagram.com/baionder/
facebook.com/baionder
twitter.com/Baionder
Feliz 2024 a todos!
Um feliz ano novo, mas, foda-se a copa kkkk
rapaz... bom que pau grosso de faz feliz, feliz ano novo @fabiobiondo
Fiz uma intera pra tu mano.
Mas pelo amor de Deus, Gracial não kkkk. 51 com limão gelo e açúcar é muito melhor kkk. Derby tá valendo.
Baião, ti gravou esse vídeo pouco antes de ir na missa né? Teu cabelo não tá revolto como de costume.
Para mim, o problema de voltar a ter a chama da paixão dos games é ter foco. Hoje em dia, com tanta coisa para a gente se entreter, como internet (filmes, redes sociais, streamings, etc...), além de que agora temos milhares e milhares de games à disposição com a emulação e jogos com maior acessibilidade (XCloud, por exemplo), estamos indo na onda de sermos "multitasks", onde no final, vc faz de tudo um pouco e no final não aproveita quase nada de tudo. Desligue a internet, celular e qualquer outra coisa que possa te tirar do foco... e jogue e aprecie somente o momento do seu game, seja retrô ou moderno.
e voltamos a falar de dopamina
pra mim, abandonar o netflix resolveu. nada de ficar zapeando a lista de filmes e não assistir nada. vou pra lista da steam e pego um de cada vez
O excesso de produtos tende a causar diminuição de sua demanda original. Isso se dá em várias áreas.
Os stremins tem muita coisa, mas as histórias são iguais e contadas de forma pior. Os jogos atuais involuiram em seus conceitos do que é oferecido. Tudo está ficado em gráficos e FPS, aliás, as vezes FPS, pessoal "esqueceu" de muita coisa pelo caminho.
Então , eu tenho Netflix, tenho Amazon e Disney. Netflix tem umas coisas legais como "Batman Animated", "Liga da Justiça série animada", Academia Umbrela" que até a penúltima temporada estava ótimo e o desenho dos "Titãs Go' puta que pariu, que desenho bom hein!
O Disney tem o material (em decadência) da Marvel e o material novo (pra que existe isso?)de Star Wars, mas eu vejo mesmo são as animações.
Já Amazon tem uns materiais de ficção né, Diana, Interstelar,...
Porém a real é, EU VEJO UNS 100 MINUTOS DE RUclips E UNS 10 DE STREAMING!!!
Tem que ter uma ideia realmente inovadora pra um filme me pegar ou ser algo bem de meu coração.
E a parte dos Gibis então... Milhares de edições. Te e uma época que eu óia de vinte a trinta gibis por dia!!!
Eu consegui maizomenos manter uma rotina de jogatina tentando platinar os jogos.. tenho 108 delas senão me engano... mas pelo mebos uns 20 jogos eu dropei mesmo faltando "pouco" pra platina ( malditos trofeus perdiveis ) ajudou muito tb meu filho morar em outra cidade e eu jogar online com ele.
@@juliano9862 pô cara, que massa vc conseguir jogar com teu filho. Minha filha, na época com 6 anos um dia me ensinou um golpe em Injustice 2.
Baiao modo piscologo...
Aprovado
Todo dia lutando contra o estresse do corpo e da mente, pra não deixar essa paixão morrer, e ao mesmo tempo tentar evoluir como ser humano
Força guerreiros
é isso cara!
*5:00**, Não conseguir fazer o que gosta é ruim, mas perder o gosto no que faz é ainda pior!*
Muito! Felizmente nunca cheguei a perder o prazer em fazer o que gosto especificamente. Já perdi o prazer em fazer qqr coisa, só respirava pq era automático haha.
Na época chamavam de frescura e falta do que fazer.
Não sei se é paixão, mas games são parte da minha vida. Namorava minha esposa jogando Harvest Moon, entrei no casamento ao som de remix da abertura de Breath of Fire, e esses dias zerei o tartaruga ninja novo com meu filho. Mas esse vídeo me fez pensar em outras coisas que deixei de lado, coisas boas e importantes. Obrigado, Baião! Feliz ano novo a você e à galera de mau gosto!
Pô cara... Muito da hora! E feliz ano novo pra vc, esposa e filho.
*Sempre joguei muito videogame, hoje com 45 anos, alguns consoles e muitos jogos não tenho mais prazer em jogar...😔😔😔😔😔😔😔😔😔😔*
Acontece, se não dá mais prazer nem adianta forçar
Esse vídeo me surpreendeu. É comum que de vez em quando a paixão esfrie, mas de alguma forma eu sempre volto para o mundo dos games.
Jogos também já foram meu refugio. As vezes quando revisito determinado jogo, ao passar por uma fase ou trecho em especifico, lembro de anos atrás quando eu estava para baixo e passei por aquele mesmo ponto. É como reencontrar um velho amigo ou visitar de novo um lugar especial.
é exatamente isso pra mim cara
To me divertindo com Bank Heist do Atari 2600.
Apesar de ser primitivo hoje em dia, o Atari pra mim continua sendo um dos sistemas mais divertidos que eu conheço.
Joguem jogos antigos, eles valem a pena sim!
o ed do canal aperte stard me mandou um emulador portatil... estou jogando atari nele toda hora kk
Sou professor, aula direto, mas sempre tenho um tempo para o videogame, sinto falta do 'compartilhar', mas ainda assim é prazeroso, save state direto, adoro ir até o fim dos jogos que não terminei na época deles. Continuar piorando, esse é o caminho!
que o fundo do poço não seja o limite kk
Pela primeira vez vi alguém falando desse estrelismo de RUclipsrs que começou a me incomodar de uns anos pra cá. Falo isso porque qualquer evento que você vai, são sempre as mesmas figuras. Mas não entendam mal, todos têm direito de ir onde quiser, mas percebi que chegou num ponto que eu não tenho mais interesse em ir em nenhum evento de games justamente porque sei que vou ver sempre os mesmos caras, as mesmas panelas, os mesmos puxas sacos, donos de lojas, vendedores, etc. Pessoas pegando autógrafos, batendo fotos. Esse tipo de ambiente eu não curto.
é complicado cara
Pra quem teve infância difícil, os video games que eram válvula de escape, depois, na vida adulta, são forma de acessar instantaneamente memorias felizes, por meio do gameplay, das trilhas sonoras, é fantástico!
demais
Toda vez sou surpreendido pela qualidade dos roteiros do seu vídeo, meus parabéns mano!
po cra, valeu aí pela moral
massa , feliz pessimo ano novo , jogatina nao para, mas vida real nao para tmb, meio que tinha parado de jogar pra valer de 2011 a 2018 porque estava vidrado em roles, tocar direto com banda, mas criando este canal aos poucos foi voltando vontade de jogar classicos e navegar bibliotecas
exatamente assim meu velho!
meu primo de mau gosto
Antigamente não tunha celular, netflix, internet....o povo tinha mais foco pros games nos desafios , fazia valer a pena a ficha comprada com o dinheiro suado ou até mesmo a fita locada, amigos , primos jogando juntos etc.
Hoje, foi o que um inscrito disse e compartilho do mesmo sentimento, é que tem de tudo um pouco e aproveitamos de nada em tudo!
Antigamente o conteúdo / entretenimento disponível, tinha a satisfação de recompensa, coisa que hj não sinto mais isso nos conteúdos atuais. Igual vc, tbm estou voltando a jogar jogos retrô e atuais tbm e tocar o fida-se para as preocupações da vida.
Feliz ano novo!
Sabia decisão cara! E feliz ano novo pra vc tb
Olá Baio, tudo bem? Antes de compartilhar este comentário, assisti ao seu vídeo algumas vezes e até o salvei para revisitar mais tarde. Em primeiro lugar, quero expressar minha gratidão pelos seus vídeos. Da mesma forma que você mencionou que os videogames foram salvadores para você, posso dizer o mesmo sobre seus vídeos.
Lembro-me de 2022, quando estava preso em um casamento difícil com alguém que só estava me drenando, e não de uma maneira positiva. Essa pessoa me envolvia em situações problemáticas e complicadas, buscando constantemente minha ajuda para resolver seus problemas. Nesse contexto, acabei vendendo minha querida e nostálgica coleção de videogames para quitar dívidas dela. Além disso, ela usava artimanhas para me fazer sentir culpado por não conseguir resolver todos os problemas que ela mesma causava, algo característico de uma pessoa narcisista.
Foi nesse momento conturbado que me deparei com um dos seus vídeos, especificamente sobre um jogo em que controlamos um helicóptero para resgatar sobreviventes. Achei a abordagem muito interessante, talvez porque finalmente encontrei um canal onde alguém de verdade compartilha sua paixão por videogames. Ao sair daquele casamento difícil, busquei restaurar minha vida, e seus vídeos se tornaram um ótimo passatempo enquanto enfrentava uma montanha de problemas para retomar o controle das minhas dívidas. Olhando para trás neste ano, fico feliz por ter jogado títulos como Diablo, Castlevania, ActRaiser, Hades, Sega Soccer, Winning Eleven, retomando a diversão com esses jogos. Atualmente, estou jogando Eliminator Boat Duel, que você indicou no canal. Nunca pensei que fosse me divertir tanto com um jogo de lancha. Há certas coisas com as quais me identifico com você, mas não vou detalhar aqui, pois são muito pessoais. Muito obrigado, cara!
Pô Ruyter... Agradeço muito vc compartilhar isso comigo. O canal não é antigo e a maior parte da existência dele foi só tomando porrada. Pq? As pessoas estão acostumadas com a fantasia. E mesmo quem está com problemas, não quer ouvir certas coisas que eu falo. Sinto muito por ter passado uma pessoa narcisista em sua vida, não tem nada pior pra acontecer com uma pessoa comum.
Aqui na torcida pra por vc mano... E muito obrigado de novo. Um feliz ano novo pra vc e pra qualquer pessoa importante pra você.
Excelente cara!depois de uma semana exaustiva de trabalho o vídeo caiu como uma luva,tanto tempo que se perde para resolver os problemas dos outros e o pouco que nos resta simplesmente o anulamos com preguiça ou desculpas esfarrapada ,para não tirarmos uma parte deste tempo para gente mesmo,....mais um ano se vai e com ele vão se as promessas não cumpridas que diziam:amanhã eu vou jogar um pouco,e esse amanhã trasnformou se em 365 desculpas diferentes,a vida é um sopro e depois do GAMER OVER não haverá RESTART. Aproveitemos!!! Abraço amigo e um ótimo fim de ano pra ti e para os seus.
é exatamente isso cara! e um feliz ano novo pra vc e pra todo mundo que vc ama.
Rapaz, experiência própria, de ti não valorizar seu tempo , quem vai? Minha filha de 7 disse esse ano pra mim: "Pai, sente um pouco, você trabalha demais." Eu cuido dela de manhã sabe, e um dia ela falou isso. Estou me organizando pra 2024 largar um pouco as tarefas do lar de manhã e ver desenho com ela, jogar , etc. Foda-se a calçada e tals, tenho que zerar todos os Street Fighter em todos os consoles e versões com todos os personagens antes de morrer pô!
Sempre fui liso, minha mãe era dona de casa e meu pai trabalhava numa escola BOA em Maceió. Por isso a gente passava sufoco lá em casa e eu me identifico muito com muitas das experiências que tu relata. Muita jogatina em locadora, um pouco menos em playtime.
Hoje eu tenho um bom emprego e, apesar de liso e sem tempo, consigo manter viva a experiência de jogar com um console portátil de emulação desses da China. Um pouco aqui e ali, mas nada se compara a época em que eu ia direto da escola pra o playtime de Niltinho, na época em que eu morei em São José da Coroa Grande, com o troco do ônibus, pra jogar Samurai 2 e The King. E jogar super Nintendo quando chegava em casa. Bons tempos.
a hora isso! é bom manter a chama viva mesmo, seja como for.
Cara esse vídeo parece que foi feito pra mim tenho 37 anos e todo jogo que eu joguei esse mês de 20 a 30 minutos eu fico com tédio muito obrigado pelo vídeo eu precisava mesmo. E feliz ano novo baião.
que bom cara! e um feliz ano novo pra vc e rpa todo mundo que vc ama!
Play time, faz tempo que não ouço isso, hoje em São Paulo e longe do meu recife, um lugar das pessoas que amei mas que hoje percebi que do recife em realidade nunca gostei, o lugar sempre nos mantém na pobreza, percebi isso ao sair.
Recife é um balde cheio de lama e caranguejos... Quando você tenta sair do balde, os outros caranguejos te puxam pra baixo.
@@PiordoMundo a la Chico scienci
isso!
Pois é cara, vídeo excelente,tenho 39 e nunca parei de jogar, mas depois de uma separação muito ruim e enfrentamentos para poder ver minha filha de 3 anos, cuja mãe e sua família não permitem que eu chegue perto, tendo se tornado uma batalha campal na justiça, confesso ter largado o vídeo game, até vendendo o pobre.
Cara, eu estava ficando um cara ranzinza e bronco,voltei a treinar luta e voltei a jogar os clássicos de arcade como forma de desestressar. É isso que vem me ajudando nesses 2 anos, agora não tem um dia em que eu não jogue pelo menos 30 minutos, realmente é muito bom fazer essa desintoxicação do mundo real.
MUITO bom mesmo cara... essas coisas são mt dificeis.
A questão de se propor realmente a fazer algo que gosta é extremamente importante, obviamente o dia a dia nos judia. Baita vídeo, parabéns pelo conteúdo.
opa! valeu cara!
Rapaz, pela primeira vez achei um canal em que o apresentador não trata videogame como se fosse a coisa mais natural e acessível do mundo em nossa infância. Eu apesar de apaixonado pelos games só tive acesso aos games que eu sempre sonhei agora na vida adulta. Quando jovem só tive 2 videogames, um supergame CCE (clone de atari) por volta de 94, 95 e depois em 99 herdei um snes de um primo querido que foi cedo demais, aos 15 anos. Éramos exatamente da mesma idade... Amei aquele snes e joguei tudo que pude na época (ainda o possuo e jogo nele ainda hoje). Porém com o termino do ensino médio comecei a trabalhar e fui jogando cada vez menos e a grana nunca sobrava pra adquirir outros consoles. Só fui comprar um videogame em 2019 (um Nintendo switch) e hoje já tenho quase todos os consoles que eu sempre sonhei na infância/adolescência mas que a época não pude. Não acho que sou "menos gamer" do que alguém que teve todos os consoles ao longo das gerações pois apesar de não ter podido tê-los em suas épocas eu sempre acompanhava tudo como podia, indo na casa de amigos, lendo revistas, etc. Sem contar que os arcades e "locadoras por hora" fizeram parte constante da minha adolescência. Forte abraço e parabéns pelo trabalho!
Valeu Bruno! Engraçado que quanto mais eu via material sobre games antigos, mais me perguntava de que planeta os caras eram, onde era todo mundo milionário.
Desde os 6 anos não me lembro de ficar sem vídeo game!!!! Fliperama tinha dia de ficar da hora que saia da escola e ficar até fechar!!! Sempre caguei se me chamavam de viciado!!! Quando casei minha esposa sabia que gostava, minhas filhas puxaram o meu gosto!!!! Ninguém paga minhas contas!!! Minha paixão é os games e Claro o meu Coringão!!!! Abraço meu RUclipsr preferido 😂😂😂😂
kk acabou o respeito
A carga do adulto, dependendo da fase, é somente responsa: estudo, trabalho, mais estudo, mais trabalho e nesse meio voce vai deixando as coosas que gosta de lado.
Games eu voltei a jogar, mas sem uma agenda definida. Busco sempre por jogos multiplayer local para jogar com os fhos. Agora quero voltar a compor e publicar um livro sobre os escritos do meu falecido irmão. Consegui me identificar com tudo o que voce disse. Seu trabalho é muito bom. Parabéns!
po cara... boa sorte com o livro do seu irmão. isso é uma coisa muito importante!!! e agradeço aí a moral...
eu gosto de como este canal é um lugar seguro. mesmo com você distribuindo porrada 😂 mas é isso mesmo, tapa pra ver se o povo acorda
parabéns pelo canal e feliz ano novo pra vc e os filhos!
agradeço aí a moral caara! e feliz ano novo pra vc e pra todo mundo que vc ama
Eu descobri o mundo quando uma vez no Fliperama do seu Mesquita vi o gabinete aberto emquanto o mesmo fazia a manutenção da máquina e vi a MVS la dentro com o cartucho acoplado eu não sabia que tinha um console dentro do gabinete!
kkk demorei pra saber que neo geo era console
Falou tudo, por mim mais um canal que ficará gigante se nao perder essa essência.
Kkk valeu cara... Isso aí não vai mudar. Crescendo ou não, até pq eu mesmo não consigo ser diferente.
Sobre o terceiro item, desde cedo, sempre que o deus mercado tenta me forçar a trocar de console penso no tanto de coisa desse anterior ainda tem pra eu explorar e conhecer.
Também é interessante que a gente pensa no vídeo-game como uma atividade totalmente isolada e individual, mas, em especial em países que têm que se virar pra ter acesso às coisas, isso é também uma atividade social, íamos pra locadora, pro fliperama, pra banca de jornal, pro camelô, trocávamos dicas com amigos e colegas de escola, desenvolvíamos regionalismos e lendas urbanas e, claro, gastávamos o troco do pão enquanto o padeiro, muito interessado nos jogos, fazia apostas pra ver quem ganha. Enfim, quando a gente não baixava os jogos e DLCs era uma forma de desenvolver laços e afetos mais organicamente do que se imagina.
Exatamente cara!
Ha uns dois anos, era viciado em videogame, umas 8 horas por dia só de jogo offline e já tinha 26 anos mas costas. Mesmo sem experiência nem acreditar, tentei e consegui um trabalho numa área que gosto, pagando surpreendentemente mal, sem precisar sair de casa. Acabei viciando no trabalho, 12 horas por dia, fiquei quase 1 ano sem jogar, depois de ficar de saco cheio umas boas vezes de tanto trabalhar, consegui conciliar jogos aos fins de semana.
pois é cara
Baião, esse seu vídeo foi um dos melhores. Sem demagogia, você falou tudo. Você colocou o dedo na ferida; foi tipo o "tapa na cara". Sem clichês, desejo que o seu 2024 seja repleto de bons acontecimentos. Um abraço do Portuga e continue assim: agradando o seu público que tem péssimo gosto hehehe
Grande Marczuk!!! Valeu aí pela moral cara... E feliz ano novo pra vc e pra todos que vc ama. E que a lusa te traga mais alegrias que perrengues kkk
Caí aqui aleatoriamente, ganhou mais um inscrito!Na noite de natal desenterrei um famiclone que eu tenho, e zerei o score do Duck Hunt com a pistola que veio com ele, e cara, como aquilo me fez feliz! Creio que o vídeo seja sobre isso mesmo, arrumar um tempinho pra matar a saudade daquele game antigo, esquecer um pouco dos problemas da vida, e quem sabe até, arrumar uma solução pra eles...
É isso aí... Eu simplesmente adoro esses jogos de pistola, vale frisar.
Ótimo vídeo. De fato, resgatar essa paixão pode ser um desafio. Também já tive fases mais desanimadoras com os jogos. O fator multiplayer offline considero importantíssimo e insubstituível, tanto é que tenho amigos (outros marmanjos que gostam das mesmas coisas que eu) e vêm aqui em casa jogar. E sobre o Street Zero 2, realmente é incrível como tem gente babaca reclamando de um loading de 2 segundos num jogo que foi um milagre técnico em seu console e ajudou a matar a vontade de muitos de jogarem aquela novidade dos arcades.
Exatamente isso cara! Maluco é muito demente... E sim! Multiplay off é insubstituível!
Estou com esse problema. Não estou conseguindo jogar e acabo apenas assistindo vídeos à respeito. Engraçado que estou jogando agora mesmo, apenas esperando minha vez no sonic wings
completamente normal cara!
Mano eu posso passar o dia no yt procurando outro canal, mas esse mano é o melhor parece que Esse maluco cresceu comigo nas rua de Terra e de lama na minha quebrada...
Tu é foda demais mano
Hahahah valeu cara! É que eu falo sem me preocupar com crescimento..
@@PiordoMundo é uma ironia ne velho, vc fala sem si preocupar com crescimento, e parece ser esse o motivo do seu crescimento kkkkkkkk
Vlw
Kkk essa é a graça!
melhor coisa é pegar um jogo que geral fala que tem controle horriveis e no fim vc entender como funicona e aprender gostar é um outro mundo
exato cara!
@@PiordoMundo po no face é foda um cara falando mal da jogabilidade do actraiser 2 sendo q ele vive jogando e detonando simpsons bart vs space mutants kk parece q o jogo travado é seletivo pra quem não dominou o jogo kk
Man... adorei a abordagem perfeita!! Eu tenho uma boa coleção de consoles e games, mas sem tesão pra jogar, eu simplesmente havia me transformado num acumulador! O que fiz? ABANDONEI o celular na jogatina! Desligo e jogo por horas agora! Parabéns pelo tema maduro de vdd!!👏👏👏👏👏👏
Cara... Excelente decisão a sua! E muito obrigado aí pela moral.
Gostaria de voltar a essa época. Que era prazeroso sentar na frente da TV, ligar meu Mega Drive e desopilar, curtir a história... Nao tenho energia pra aprender a jogar, descobrir histórias, tramas, etc. Trabalho, família, etc consomem muito tempo e energia. Mas foi ótimo descobrir o canal.
normal demais cara
Voltei a ter paixão por games quando resolvi abandonar de vez os jogos online competitivos, cheios de passes de batalhas e logins diários, que me prendiam em um ciclo de jogatina que me enganava, me fazendo pensar que eu realmente queria jogar aquilo e estava me divertindo, mas na verdade estava só desperdiçando tempo útil pra aproveitar novas experiências seja com jogos, seja na vida pessoal. Descobri que me divirto bem mais jogando jogos Coop com tela dividida com meus sobrinhos.
isso aí é realmente péssimo cara!
Sinto que um ventilador fez uma pontinha nesse vídeo hahaha. Mano, essa coisa do tempo é uma armadilha imensa pra jogar, eu mesmo estou em uma fase de tá o tempo todo fazendo algo, mas ainda assim, tento encaixar uma jogatina rápida, agorinha mesmo estava jogando Road Rash do 3DO, uns 10 minutinhos pra ter um pouco de sanidade mental 😅😅😅
Outra questão muito importante é essa do desafio, eu jogava muito com save state quando era moleque, mas quando resolvi zerar os jogos, o mundo se abriu pra mim, a sensação de recompensa é fantástica, hoje eu zero Ninja Gaiden do NES por diversão, mas quando eu aprendi a zerar, a sensação foi mágica, agora só fico terminando de novo pra ver quanto tempo eu demoro. Show
nada, sem ventilador... gravo de frente pra uma varanda. road rash do 3DO foi assunto aqui do bairro por meses.
Mas bah tchê! Me recordo do tempo que jogava com a galera um 007 no nintendo 64 na locadora... que baita tempo índio véio!
Tive um tempo afastado dos games, mas agora me dei um presente de natal, o Skyrim do switch... posso jogar algo no intervalo do almoço e sanar esse tempo sem jogar decorrente da rotina da vida adulta!
Um forte abraço e feliz ano novo... me voy pra fronteira comer um churrasco campeiro ao som de Mano Lima cadela baia! Escuta lá esse som... raiz
po cara! que som bonito... muita alma.
Um dos problema que percebi que contribuiram com minha perda de interesse pelos jogos, foi simplesmente ter opções demais. Hoje em dia, quando eu encontro a primeira dificuldade, logo quero trocar o jogo, assim eu não consigo me conectar ou até mesmo descobrir a beleza daquele jogo.
Isso aconteceu comigo recentemente. Eu decidi compra um mega drive. Ele veio com aquele cartucho com 6 jogos. No primeiro mês, me diverti pra caramba com Hang-On, algo que seria impensável pra mim que não gosto de jogos repetitivos. Logo comprei um everdrive e pensei que ia me divertir muito mais com a biblioteca inteira do mega. Ingenuidade minha, a possibilidade de trocar o jogo sempre que eu encontrasse uma pequena dificuldade, me fez perder o interesse completamente.
O fato de eu ter 2 empregos e ainda estudar me atrapalham bastante, mas ainda acho que o excesso de opções ainda é o grande responsável pela minha falta de interesse.
Pô cara, isso aí é que é uma situação real. O excesso de opções atrapalha mesmo, é mais um sinal dos níveis de dopamina...
Falou como um verdadeiro amigo de seus inscritos. Parabéns! Deus te abençoe, Baião!!
Pô, valeu cara! O mesmo pra vc! E podes crer, tento manter uma proximidade.,
É impressionante que até um tema que de certa forma é recorrente em tudo que é canal, vira uma coisa muito mais profunda com esse seu jeitão de tapa na cara. Nada a acrescentar, tudo que vc falou eu venho descobrindo e aplicando nos últimos anos, e posso falar que dá muito certo. Falando em anos, feliz ano novo, caso vc dê bola pra esses lance de virada.
os caras fazem pq dá view... e depois refazem e refazem só mudando a ordem do texto e invertendo as palavras do título. a cara de pau é imensa. por isso fiz esse video.
Esse vídeo ficou muito foda! Parabéns Baião!
Ah, valeu cara!
Atualmente ando jogando pouco, esse ano comecei a ler, narrei um rpg de mesa onde eu desenhava os personagens (podia ter feito tudo por IA, mas não quis, sou desenhista e preciso honrar a minha técnica), participei de outros rpg's de mesa... Acabei me distanciando de jogo, junto ao fato do meu pc ser batata e ficar crashando alguns games eu desanimei, logo percebi que aquela força de vontade e determinação que eu tinha pra zerar jogos sumiu, jogo 20 minutos e desisto.
*A única coisa que eu ainda faço é baixar jogos desconhecidos das gerações passadas, é incrível a quantidade de jogo bom que desconheço, todo dia me surpreendo, mas zerar que é bom, nada!
*Você cita coisas muito boas, é realmente importante a gente se desafiar, isso é algo que desenho me ensinou, sair da zona de conforto em tudo que você faz pode parecer incômodo, mas te faz evoluir muito, com vídeo game é a mesma coisa. O conhecimento também, entender um pouco do hobbie, não usar argumentos pífios como "marcou a minha infância", tentar ter uma visão mais ampla... A parte que você cita sobre história é excelente também. Eu vivo dizendo pra galera por aí: parem de ser anacrônicos, parem de avaliar jogo de 1986 com olhar atual, isso NÃO FAZ SENTIDO! É um conceito que a galerinha precisa entender (principalmente a comunidade de GTA, pqp).
*Vídeo muito bom e até me animou a tentar zerar o Zelda aqui que tá meio parado.
Po cara... Se te animou a jogar algo, tá valendo. E com ctz... Analisar algo antigo com o olhar de hoje, é basicamente não analisar.
Muito bom mano! Sempre faço isso para jogar, sigo uma lista, print, foto, compartilho em grupo de whatsapp onde só tem cara que curte jogos igual eu. Bom demais! Feliz 2024!
exatamente! assim funciona
Cara, Feliz Ano Novo, os games antigos pra mim, são uma paixão que nunca morre, porém, tem se tornado meio platônica, mas o respeito nunca morre, e não vou botar chifres nela. Somente tenho esquecido um pouco, mas quem sabe um jantar romântico não resolva. POis sempre que olho pros meu jogos, sei que estão lá, fiéis a mim, pelo menos por enquanto,kk. Cara , valeu por mais uma ano, e você se tornou aquela pessoa que parece que conheço há muito tempo, Valeu mesmo.
Pô cara! Do karaio isso... Valeu demais aí pela moral ein
Feliz Ano novo pessoal. Dei uma diminuída nos jogos este ano pois poucos me chamaram a atenção mas vou tentar buscar mais jogos no próximo ano.
acontece muito cara! um feliz ano novo pra vc e todo mundo que voce ama!
Mestre de mal gosto, mais um video sensacional!
Esses passos que vc listou servem pra muito mais que jogos. a gente passa boa parte da vida se moldando pra se ajustar a vida, até que perto dos 40 da um estalo e quando vê a gente nem se reconhece mais.
Tem sido um processo pra mim me reconectar comigo, com meus gostos e voltar a sentir prazer com as coisas. Essa do tirar um tempo (nem que seja programado) pra vc se desligar de tudo e ficar ali se divertindo não tem igual. cerveja barata catalisa a experiência hehehe
Espero que esteja se recuperando da perda da sua tia.
Abraço
po cara... mais uma vez agradeço as palavras! e podescrer... só de ler a frase cerveja barata, já fico mais feliz kk
Estava vendo este vídeo ótimo, onde, com ímpeto, nos ajuda a recuperar a vontade de jogar novamente, quando recebo a notícia de que Akira Toryama faleceu, aos 68 anos.
Vejo em suas reviews (de vida também), que ja teve muitas perdas de familiares, amigos e atualmente a perda da memória (como as coisas, pessoas e lugares que conheceu, estarem desaparecendo), seria muito interessante uma análise sua sobre o tempo e como tudo que amamos será destruido, distorcido e apagado pelo tempo, não apenas nesta forma negativa que apresentei, mas a continuidade da memória através de feitos, filhos, marcas. Dos canais desta plataforma que abordam games, o seu parece ser, de forma orgânica, um dos poucos a apresentar o que dá significado ao conceito do que certos games foram, levando em conta seu contexto, biopsicossocial. Agradeço sua atenção, obrigado por seus ótimos videos.
ah cara, muito obrigado... quase ninguém percebe que isto aqui é quase que um memórial.
esse video foi muito profundo, diferente da maioria dos videos sobre o assunto que sao feitos so pra cumprir tabela e nao deixar o canal sem conteúdo. excelentes dicas
Valeu a moral aí! Uma das minhas bençãos/maldições é não aceitar fazer as coisas de maneira raza.
Considero esse vídeo pra extremamente importante. Muitas pessoas deixam de viver os seus hobbies por causa de obrigações e muitas das que vivem, o transformam em obrigação.
Jogar videogame deveria ser um escape, uma forma de se divertir. Não mais uma obrigação ou algo fútil.
Ah, valeu cara .. e claro, concordo contigo.
o video que eu precisava ver, vou comessar a meter o fodace para varias coisas esse ano, pra ver se au volto a jogar classicos , 2 tera de jogo parado e eu nem dou uma olhada no que eu tenho.
Po cara! Faça isso
Graças ao seu vídeo sobre jogos desprezados do nintendinho que descobri o crisis force, tô viciado no jogo e mesmo sendo péssimo em jogos de navinha eu tô persistindo. Vlw baião
Po cara, sou eu quem agradece a moral. Que bom que te convenci a experimentar um bom jogo de navinha kkk
O vídeo bom não apenas traz a concordância mas muda o seu jeito de encarar as coisas. No seu passo 1, eu amo ouvir um bom vinil de metal ou pop dos anos 80 e comer algo, tomar um suco ou cerveja mesmo (amo salsichinha Viena enlatada Baio, mas o que dizer de um Fiambre enlatado ein? A vida em seus sabores mais artificiais e irresistíveis). Me identifiquei muito, tenho problemas diversos e a esposa que se eu jogo 10 minutos me chama de viciado, mas sigo em frente… algo a melhorar e seu vídeo me incentivou foi a questão do passo 3, encarar a dificuldade… eu costumo facilitar a jogatina por conta do tempo escasso, por que sei que vou ter que fazer outra coisa de obrigação em seguida, mas a sua dica e discurso mudou o meu pensamento. Se a minha vida já é um desafio Dark Souls, porque no game tem que ser mais fácil? Bora jogar e se aprimorar nos games e na vida meu caro amigo nordestino! Feliz ano novo Baio! Obrigado por tudo
Pô cara, que foda! Sou eu quem agradece aí vc compartilhar isso. Um feliz ano novo pra vc e pra todos que vc ama. E esposa é assim mesmo kkk
Alá ele fazendo vídeo de listinha kkkkk brincadeira concordo com vc nunca me esqueço quando precisei tirar carta em 2009 e precisei vender meu DS Lite e meu PSP que gostava de paixão o quanto meu senso de humor foi lá pra baixo por parar de jogar e me divertir todos os dias em qualquer lugar, felizmente deu tudo certo e consegui tirar a CNH na raça, isso me lembra que pelo menos para mim, se eu quiser algo diferente eu tenho sempre que acabar de desfazendo de algo que já tenho porque nunca consigo juntar $$$$ nesse bananil.
Kkk lista sem lista. E é isso mesmo cara, realidade real do mundo das pessoas reais.
Eu já tive momentos em minha vida nos quais eu fiquei afastado dos jogos, mas nunca completamente. Video games são a minha grande paixão e sinceramente acho que nunca deixarão de ser.
ps: malz pelo comentário tardio
po, relaxa com isso.. não tem comentário tardio lll
Eu não consigo parar de jogar, eu tive aquela fase de ficar vendo videos no RUclips inclusive luves de amigos pra ajudar a engajar mas ai eu pensei eu to so vendo mas jogando eu nao to e voltei a jogar, ate fiz meus upgrades da nova geração e me divirto jogando
é o que importa
Sua franquesa e sinceridade são sem palavras... Feliz ano novo pro sr e a familia... saúde e sucesso...Deus abençoe sempre.
Muito obrigado cara! Um feliz ano novo pra vc e pra todos que vc ama!
É bem comum com o passar dos anos a pessoa começar a ver os jogos apenas "já vi isso, já tive essa experiência, não é nada novo".
Neste ponto que a pessoa começa a dizer que todos os jogos são ruins, que jogos antigos são melhores, porém nem jogos antigos essa pessoa joga, aí fica parecendo aquele "Eu joguei todos os jogos, eu zerei todos", aí faz um tutorial de spray e passa vergonha na internet.
Por fim, o importante é isso, jogar, não importe a plataforma que tiver, sempre tem algo para jogar.
Se a pessoa acha que tudo está ruim, então ela que está perdendo o interesse por jogos, não que todos os jogos são ruins.
Esse tipo aí . As vezes nunca teve interesse kkk
@@PiordoMundo talvez games no máximo foi "legal esse joguim"
Caraca é foda. Com 36 anos o Maior Ativo que é cada vez mais difícil de ter é o Tempo.
pode ter certeza man
Foi uma aula, Márcio! É por videoa como esse que sua credibilidade é real! Aprendo muito te ouvindo! Feliz 2024 para você e sua família!
po rafael... muito obrigado! um grande ano pra vc e pra todos que vc ama!
Demorei a comentar, mas por um bom motivo. E de forma engraçada tem a ver com o que você fala no vídeo. Tento fazer retrogaming um hobby, mas é meio difícil ter um hobby no meio de trabalho e outras responsabilidades.
Há um tempo, comentei aqui sobre Final Fight e Captain Commando do SNES versus Arcade e fiquei de jogar ambos para dar minha nova opinião.
E realmente fiz isso. Algo raro, poucos canais faz eu jogar algo, e mais nessa correria, afinal, sou daqueles que mais assiste e fala do que joga, raramente me animo nessa correria. Vou dar minha opinião no post que onde comentei, tenho coisas a falar, e realmente, você tinha certa razão, minha memória me enganou. Até comentei com um amigo, o único com quem falo sobre games, e ele me chamou a atenção como estava errado.
Parabéns duplamente, pelo roteiro e por fazer alguém jogar de verdade.
Aaah valeu Felipe. Levar alguém a jogar é sempre uma honra. Esse lance da memória pregar peças é muito normal, sempre levamos a versão "maior" como referência. E tem as atribulações da vida pra nublar ainda mais. Achei foda que vc foi lá conferir, as pessoas não fazem isso... Batem o pé e pronto. Confiam em memórias fragmentadas cegamente.
Aí baião, comecei a me dedicar a aprender a jogar shmup usando só tres créditos e tá sendo muito foda, cada vez vou um pouco mais longe, to jogando o Giga Wing da capcom e o dragon blaze da Psikyo.
O lance da limitação e do desafio que serve na verdade pra te dar liberdade, nunca fez tanto sentido, cada vez eu sinto que esotu adquirindo mais habilidade e mais atenção, e isso foi total inspiração desse último vídeo!
po cara, valeu pela moral! o desafio é parte da diversão. quando vc ver uma review falando que algo é repetitivo, pode ter certeza que a dificuldade foi burlada.
Acho o que atrapalha também é ter todos os sistemas e jogos disponíveis pra ser jogado. Meio que tirou a magia de ter somente um jogo alugado ou emprestado.
Esse problema é muito relatado pelos gamers e acontece comigo também.
Acho que é uma espécie de "roubador" de dopamina assim como usar saves a qualquer momento que quiser pois tira a graça.
Sim... É exatamente o que dá merda com a dopamina.
7: 12 o que você diz a respeito do julgamento alheio é a mais pura verdade e não se aplica só a games. Eu adoro jogar sinuca 🎱 apesar de não jogar bem, mas sempre que eu postava algo sobre beber uma cerveja ou jogar uma sinuca, todos me xingavam. Me chamavam de falso cristão e etc. E também percebeu que aqui aonde eu moro, os botecos estão esvaziando cada vez mais. Mas enfim, eu trabalho 12 horas por dia em uma varejista, será que eu não mereço uma hora para mim?
exatamente cara! as pessoas querem te forçar a ser só um número. e isso é muito triste.
Amigo Baião, gosto muito de sua abordagem sobre o assunto dos games, visto de maneira séria ( sem deixar de ser irreverente ).
Eu adquiri um hábito de jogar alguns títulos( RALLY X, TETRIS, PAC-MAN, SON SON) e quando eu perco, anoto as pontuações em uma agenda, como a experiência ficou legal apartir daí e você hoje aborda sobre esse assunto.
Penso da mesma maneira que o amigo.
O seu canal ( ao lado do SEGA RETRO BR ) são para mim os mais significativos no país.
Muito obrigado mesmo pela sua trajetória nessa plataforma que humildemente aconpanhamos.
Feliz ano novo meu irmão de jogos.
Que é isso cara, valeu demais aí pela moral. Excelentes jogos vc decidiu por na sua vida. E feliz ano novo!
Bicho, uma parada que minha mulé pega ar comigo é que quase toda vez que a gente vem do mercado que fica no bairro vizinho, eu passo de frente a uma padaria que no box ao lado era uma antiga locadora de filmes vhs e cartucho, e eu sempre comento que eu vinha andando, subia e descia uma ladeira desgraçada num sol de torar so pra alugar jogo, e na mesma hora me da vontade de jogar os cartuchos q eu alguva, sempre os mesmos
Capitão comando, top gear, ronaldinho 97, Dk3, fatal fury special e mario allstar. Que epoca boa
Poo cara, da hora! Mas tem mulher que é assim mesmo kkk fica suave.
Outro vídeo muito bom.
E concordo contigo, é complicado essa situação.
A minha chama nunca se apagou totalmente, mas tem muitos momentos que chega bem próximo disso.
E quando ela tá lá forte, alguém fdp me trás algum problema do cotidiano pra tirar minha atenção do prazer de jogar.
Seja com comentários ou apenas criando situações chatas.
É engraçado porque quando somos crianças, a maior parte dos amigos que temos ou mesmo os primos, todos eles vem na sua casa pra jogar e se divertir com voce. E quando voce cresce, parece que voce só fica sabendo dessas pessoas quando é através de noticia irrelevante ou noticia ruim, porque não existem mais momentos assim(falando da minha experiencia).
Pra mim também é fod@ saber que aquele jogo coop que voce jogava até zerar com alguém (zerei toda a franquia bomberman, top gear e final fight na infancia com meu primo), e saber que voce nunca mais vai jogar jogos assim em coop, ou porque a pessoa já faleceu/ficou doente como foi o caso de 2 primos meus, ou porque ninguem tem tempo mais e provavel que voce terá que jogar aquele jogo sozinho, isso dá uma sensação bem chata e por muitos anos eu evitei esses jogos pra não me sentir assim.
po cara, uma forte carga de realidade no seu relato. esse é o nível de dureza das coisas.
Que tenhamos um próximo ano excelente, cheio de jogos, alegrias, novos momentos memoráveis e muita força pra continuar na batalha diária da vida.
Sucesso cara! Obrigado pelo conteúdo!
Que é isso cara... Sou eu quem agradece as visitas. Um feliz ano novo pra vc e pra todos que vc ama.
Boa gostei da sua forma de pensar e compartilho de um divórcio tbm bem perturbador, ganhou mais um inscrito 👍🏽
Foda cara! Bom... bem vindo a esta bagunça
Opa falou tudo!
Eu como não sou pai, tenho meu próprio espaço de games. Jogar no console é uma experiência diferente para mim.
Ver a arte da caixa plugar e etc. Incrementa na experiência. Fora que gastei dinheiro, então tenho que valer o investimento
E como desafio, eu não compro jogo novo até zerar o que eu tenho. Já fiquei 3 meses preso no Axelay. Mas foi moh delicia rsrsrs
cara, eu gosto até do som do plastico do cartucho tocando o do console. é foda... mas tenho que falar pra quem nem a isso tem acesso.
E aew baião. Feliz ano novo véi
É bom ainda termos alguém que espoe conteúdo com personalidade sem se amarrar aos padrões cebosos do RUclips. Esse diferencial que faz o canal ser tão bom.
po cara... valeu aí a moral! e um feliz ano novo pra vc tambem!
É exatamente por isso que adora esse canal. Ele é absolutamente único!
Cara, bem por aí, a gente muda o fico e quanto a gente joga. Legal a parte de aprender sobre os jogos, hoje eu entendo muito mais das mecânicas de shmups e fico mais interessado em identificar essas mecânicas e ver como o jogo funciona. Feliz 2024, Baião!
Eu passo por isso cara! Eu só queria não gastar mais tempo tentando fazer os jogos rodar que jogando. Gostar de jogos perdidos e de plataformas abandonadas é minha benção e maldição. E feliz ano novo pra vc e pra todos que vc ama cara!
Para mim paixão por games acabou desde a época do play 2 a pirataria foi a responsável, Comprei muitos jogos e no final não conseguia terminar nenhum ,E desde essa época essa compulsão por comprar jogo me estragou , infelizmente hoje é com o game pass muito jogo e acaba não terminando nenhum.
Ganhei uma assinatura cheia do gamepass, cancelei em 15 dias por falta de interesse nos jogos.
Cara**o que vídeo lúcido e cirúrgico! É exatamente minha busca atual e cada palavra veio ao meu encontro! Parabéns pelo vídeo e ganhou um novo seguidor!
Pô cara, agradecemos o péssimo gosto. Seja pessimamente mal-vindo ao pior kk
excelente video mano.
Aaah valeu Man!
Me encaixo no cara que chega estressado do serviço e só quer descansar.
Ainda jogo 1 pouco, mas jogo bem menos que antigamente... 😅
normal demais cara
Excelente vídeo, hoje em dia eu me sinto muito mas maduro com jogos de vídeo game, hoje eu quero conhecer tudo sobre videogames, quero jogar todas as plataformas e conhecer vários jogos antigos, e quero ter a maior experiência possível para jogar esses jogos, infelizmente eu não tenho mas vontade de ter conversa com essa galera retro gamer por que eu percebi que esses caras nem joga, hoje só acompanho gente que realmente joga, e fala a verdade como vc, feliz ano novo pra vc baião, uma das melhores coisas desse ano foi de ter conhecido seu trabalho, Tmj !
Pô cara... Valeu aí por essa moral! Eu TB perdi completamente a paciência com essa galera aí... E feliz ano novo irmão
Primeiramente, um excelente fim de ano e que ano que vem seja melhor que esse que está na reta final.
Cheguei num ponto uma vez, que eu tava quase tacando fogo no meu Xbox, nenhum jogo me chamava atenção e eu não estava me divertindo mais.
Um dia eu vi que iria ter o Goku e o Vegeta no Fortnite, decidi baixar pra ver qual era do jogo, pelo menos iria ter a Skin do Vegeta.
Eu só morria, era humilhado, o Vegeta era cabeçudo, um ímã pra headshot...mas eu tava me divertindo tanto e rindo, animou demais.
Eu tinha muito preconceito com o game e hj é um dos games que mais jogo
Ainda continuo ruim, mas eu gosto msm assim 🤣
excelente cara! o que vale é jogar
Esse foi um assunto muito bem abordado por você meu caro Baiao, também passei por todas essas quatro fases para reafirmar meu gosto e interesse por videogames, principalmente retrogames. Acho que é natural a pressão da vida asfixiar alguns dos nossos gostos, ainda mais quando esses já sofrem certo preconceito. Eu continuo fazendo minha leitura regular de livros e HQs e jogar meu ciclo de quase uma dúzia dos meus games preferidos. Mas sempre dou espaço para dar atenção para um ou outro game que não tive a oportunidade de jogar na época.
Sempre gostei de jogos, mesmo os de tabuleiro eu queria entender sua complexidade. Nos videogames a mesma coisa, entender o level design e as mecânicas. Também costumo fazer meus próprios desafios, jogar uma ou duas fichas por dia naquele game mais desafiador. Isso ajuda muito a entender melhor a proposta buscada pelo desenvolvedor. Acho que só o Gaiares e o Tatsujin/Truxton que mais me torturam rsrsrsrsr...
Aliás, alguns me tratam como alguém que se esconde, por causa do"sem rosto" mas está mais ligado a uma entidade que não pertence a determinado lugar, usa uma máscara para adequar sua persona. É meio "deslocado" e não faz parte de nenhum grupo. Acho que é assim na obra do Hayao Miyazaki e vejo um pouco disso no curta metragem Dreaming a Whole Life. Recomendo ruclips.net/video/S-G2lG-o_uk/видео.html
No mais, parebéns pelo vídeo
Valeu aí pela moral... E é isso mesmo cara! E eu conheço isso aí, com ctz kk.
Que esse video vá longe e alcance muita gente quem precise!
"Ao infinito e além."
Valeu cara!
É até um pouco triste dizer isso!!! Mas é a pura verdade!!!! Se um dia todas as pessoas que vc ama deixarem de te amar ou de se importar com vc!!!! Os games sempre vão estar lá!!! Então por isso se vc ama games tem sim que ter uma importância considerável na sua vida!!! É claro na medida certa, não se pode abandonar família ou trabalho por causa dos games ou do meu Coringão!!! Mas respeite seus gostos e amores da vida!!!
é bem por aí cara
Eu adoro o universo retro, as vezes jogo só para matar a saudade ou seja, jogo muito pouco mas em compensação adoro ver o gameplay de jogos dos anos 90 no RUclips, principalmente de jogos que não zerei...
faz sentido
Ótimo vídeo Baião. Escuto muito disco inteiro aqui em casa; quase todo dia. E Videogame é diversão, arte e não resumido a COISA DE CRIANÇA. Abraço e Feliz 2024.
exatamente isso hugo! um feliz ano novo pra vc e todos que vc ama!
Grato!
Video tão bom que ganhou mais um inscrito! Conheci seu canal através dele. Eu já fazia algumas das coisas do video e ajudou, mas aprendi outra novas nele também. Sinto falta de amigos para jogar, principalmente os antigos/retro, mas jogar presencialmente. Isso na época de infância e adolescente era bom demais. Hoje até jogo on-line no PS5, mas não tem a mesma "magia".
foda cara... jogar com a galera é insuperável.
Baião, boa dica de iniciar um domingo. Já me imaginei fazendo uma seleção de músicas década de 80 e jogando um: Mario Bros, Elevator Action, The Combatribes, Vigilante e Shadow Dancer, só pra começar. Aproveitando: feliz ano novo para você e todos os seus, meu amigo!
eu fiz algo assim cara! e feliz ano novo pra vc e todos que vc ama
@@PiordoMundo amém, fera! Abençoado 2024 para todos nós! 🙏
Hj em dia mesmo com a rotina e trabalho eu jogo tudo em nível hard. Não pra me mostrar, como esse pessoal da tal platina faz. Mas pq o desafio libera dopamina como vc disse. Sem isso eu durmo no controle. Ótimo vídeo.
Passo pelo mesmo cara! E valeu aí a moral.
Jogos de arcade coloco no máximo 5 fichas independente do jogos, save station mal uso, mas quando necessário uso no começo de cada fase. Ótimo vídeo mano, um ótimo ano novo pra vc e tudo de melhor sempre 👍
po cara, valeu! pra vc tambem... e pra todo mundo que vc ama!
Também tenho um portátil que comprei na shopee por 150 e não me arrependo.
Roda desde nintendinho até ps1, excelente para quem fica mais de duas horas no transporte público.
felizmente o ed do aperte start me mandou um desse kk
Esse vídeo é uma verdadeira aula sobre a real sensação de jogar😮
Você é definitivamente fera!
Hahaha que é isso cara, sou só um bêbado
Sobre o desafio, até falei com o BanchouTv, uma coisa que gosto de fazer com jogos Beat n Up ou de Navinha é colocar 5 fichas por conta do SNES que geralmente tinham 5 continues. Aí treino até conseguir virar com 5 e vou diminuindo até conseguir com 1
Acho que nunca consegui com uma, o mais proximo que consigo lembrar é o Captain Commando, mas é um desafio bem legal.
O unico de arcade que termino com uma ficha é uma hack do Final Fight 1 que dá pra escolher vários personagens e tem sistema de leval como o Mighty Final Fight
Da hora cara! Não sou de jogar hack, mas aos poucos tou indo nessa.
@@PiordoMundo falei Hack pra encutar, mas é um fã game de OpenBOR. Se chama Final Fight LNS e tem pra desbloquear todos personagens do Street II e de todos Beat n Ups da Capcom, bem como caminhos e fases alternativas; Com 46 personagens, que demoram a liberar, e o sistema de leval do Might Final Fight que gera um controle de recursos interessante, se tornou meu Beat n Up favorito, mesmo sendo um "hack"
Fiz uma coisa que eu nunca faço: pegar um emulador de SNES e escolher, não um jogo já conhecido, mas um que eu nunca tinha jogado. Para experimentar a coisa de ter que se adaptar a um novo desafio. O jogo escolhido foi um que já tinha ouvido falar várias vezes, mas nunca tive coragem de começar: Metal Warriors. No começo, achei uma merda. Lento, pesado, difícil pacas! Mas, depois de umas horas ali focado no entendimento do sistema do bicho, comecei a compreender a intenção do desenvolvedor do jogo, que era te fazer perceber o quanto o personagem principal tem duas facetas, uma bem oposta à outra, cada uma com seus prós e contras: de um lado o robô, que é pesado, lento, mas altamente poderoso e bem equipado; e do outro, o humano, rápido, mas frágil, que às vezes tem que descer do robô para fazer algo como matar um carinha pequeno ou correr para um buraco e abrir uma porta. Comecei a sentir a magia do jogo! Como o carinha sem o robô fica pequeno na tela e indefeso, praticamente uma barata correndo para dendo de um buraco qualquer. Chega a ser engraçado! E como o movimento lento da mira e dos saltos do robô - além dos tipos diferentes de robô - torna o jogo desafiador, e extremamente divertido! Estou me divertindo pacas, de um jeito que já não me lembrava como era há muito tempo!
esse jogo é exatmente isso que vc disse... e o maldito modo VS dele é capaz de matar dois amigos de tanta diversão.
Baião, vc é sensacional! Seu canal é maravilhoso. Parabéns pelo excelente trabalho. Cheguei aqui por indicação de pessoas que amam jogar e ver vídeos sobre jogos ❤
que é isso... sou só um bêbado kkk e valeu aí a moral!
Essa trilha do Out Run é desproporcionalmente vídeo game, pqp ❤
Kkk é sim cara (e valeu)
O último jogo que acendeu a minha chama foi o final fight lns 4.0.
É um openbor com muios jogadores pra escolher.
Começa com final fight fundido os 1,2 e3.
A cada zeramento você ganha novos jogadores.
Começa com street fighter 2e vai de capitão commando até os jogadores de King of fighter, passando por vários clássicos da Capcom.
E todos tem uma sequência de combos quase infinitas, e 2 especiais além de muios golpes.
Recomendo fortemente.
opebor eu n entro muito kk
Excelente video Baião.
Sempre fui um Noob infeliz, porem isso nao me impediu de zerar alguns jogos, mas depois que eu tive depressao meu psicologico ficou ferrado.
Eu ate tinha um canal de jogatinas mas os fiscais de gameplay me deixaram mais ferrado ainda. Com isso repensei minha vida gamer e vendo esse teu video pude enxergar que videogames nao sao mais pra mim. Ate já coloquei meu gamestick e meu ps3 a venda.
Pô Noob... Acontece cara! Se for concluir que isso realmente não dá pra vc, que seja pq vc não quer. E não por causa dos fiscais fdp. Só reforçando o que eu disse, os que persistiram tem meu respeito.
Vou seguir acompanhando teu trabalho pq me identifico com a maioria das tuas histórias, mas dedicar tempo a uma coisa que me deixa estramente com raiva e frustrado por não conseguir jogar em alto nível não dá mais cara. Vídeo games são ótimos mas o problema tá em mim, aliás tá dificil encontrar prazer em qualquer coisa.
Vlw pelo "péssimo" vídeo. Já deixei o dislike. Feliz ano novo ou qualquer coisa dessas que as pessoas falam no 31 de dezembro.
é isso ai
U tudo mano! Como sempre, lançando a braba sem dó! Parabéns pelo canal aí e feliz 24 pra nois tudo!
valeu cara! que seja um bom ano pra todos nós!
Eu acho que há comentei aqui no seu canal o que aconteceu comigo: há um ano fraturei a epífise proximal do úmero esquerdo, o caso foi cirúrgico, coloquei placa, parafuso… e tome uma licença médica gigante. Com o tempo de sobra em casa, arrisquei comprar um Game Stick desses que rodam emuladores e trazem zilhões de jogos na memória, eu queria pelo menos voltar a jogar vários games da segunda à quarta geração que piraram meu cabeção. Felizmente, acabou sendo mais do que isso. Virou um entretenimento em família, porque meu filhote de 6 anos e minha esposa gostam de jogar. Me emociono vendo meu guri jogando Contra e Jungle Hunt, mas o legal foi me permitir conhecer jogos que passaram batido quando eu era garoto e que, agora, me ocupam mais do que aqueles que joguei exaustivamente quando era moleque. A lista só cresce: Mutation Nation, Armored Warriors, Sen Goku 2, Aero Fighters 1 e 2, Zed Blade, Magic Sword, Dragon Ball Advanced, sem falar os do meu amado Atari, como Frankenstein’s Monster, Astro War, Shield Shifter, Vanguard e outros… não me considero retrogamer, só um cara que redescobriu o prazer de uma jogatina de videogame.
Cara... Isso sim é uma relação muito pessoal com os games. Eu uso termos como "retrogamer" apenas pra poder ser encontrado nas buscas... Já que já não promovo o canal e sequer dá pra saber que é sobre o tema só vendo o nome do canal... Mas é um termo estranho pra mim.
Isso de desafio é algo que teus vídeos me deram uma nova perspectiva. Quando peguei a coletânea de Contra, no Steam, fui neles me limitando a usar só os continues limitados dos jogos. Às vezes deixava dar Game Over logo só pra poder treinar a memorização dos inimigos, e isso tornou a experiência muito melhor. Foi gratificante zerar o Contra 1 do NES usando só 1-2 continues. Agora tô tentando zerar o 3 no Hard, e tô levando pedrada kkk, mas faz parte!
po cara bom que consegui passar essa perspectiva pra alguem. é algo que realmente vale a pena.