Delírios Poligonais do PS1 Imaginário
HTML-код
- Опубликовано: 4 фев 2025
- Muitos falam que os gráficos 3D do PlayStation 1 eram tidos como quase realistas na época. Mas será mesmo? Vamos a mais um retro embuste.
Apoie o pior e ganhe desvantagens.
/ @piordomundo
Siga minha conta pessoal (nunca se sabe)
/ @marciobaionder
Jogos Antigos sem nostalgia vazia
Retro Games sem vergonha...
Cuidado com os chifres poligonais 👀
------------------------------
Siga por sua conta e risco
• Instalixo
instagram.com/baionder
• Xuitter
www.x.com/Baionder
----------------------------
Venha pro WhatsApp - RUclips não notifica bem.
whatsapp.com/channel/0029VaWPFWO0G0Xah9XCFs2v
EU SOU ALYSON NUNES LUZIA AO INÍCIO 3D DA QUINTA GERAÇÃO EU TAMBÉM ESTOU FAZENDO UM JOGO 63 PIXEL EU TÔ FAZENDO UM JOGO USANDO PIXEL ART MAIOR ALTURA DO PIXEL ART 63 PIXEL PLAYSTATION 1 E SIM O O PLAYSTATION 1 POR DIA PODIA SUPERAR O NINTENDO MINHA CONTA
O primeiro jogo 3d que me impressionou muito foi o Virtua Fighter 2 no fliperama, no primeiro semestre de 95. Em videogame caseiro, Gran Turismo 2 no PS1 e Dead Or Alive no Saturn tiveram efeito similar ( e não, não importa o que as revistas da época digam sobre Dead Or Alive no SS, é uma conversão muito boa).
Convergindo na direção da visão do relator, a minha sensação era de que existiria a evolução, questão de tempo, e que a chegada do "realismo" levaria alguns anos. Também achava que o 2D chegaria também a um ápice semelhante, o que vi no KOFXIII anos depois.
Hoje, acredito que este anacronismo do maravilhoso mundo 3d novo ou a chegada pesada do sarcasmo mêmico são inversamente proporcionais. O sarcasmo aumentará, o saudoso quadrado sucumbirá, até tudo entrar no isentismo estável com outra inverdade dessas que criamos para nós ( tipo International super Star soccer ser ascendente de We, trocos de pão, jogos ruins na trilogia dkc e outras loucuras de terra de santa Cruz) ...👀🟦🐂
O q impressionava na época era a sensação de estar num ambiente 3d, apenas isso.
Exato
Mais um vídeo excelente, como sempre. Legal ter trazido essa coisa de "parecia muito real" para a realidade. Era muito comum a galera que eu tinha contato comentar que achavam os gráficos de tekken piores que os de DK Country, por exemplo (época dos pré-renderizados causou essa confusão das possibilidades), mas que a fluidez dos personagens e a movimentação era bem diferente, não era trocas de sprites, aquilo sim era impressionante.
EXATO cara!
Mas fato é que muita gente preferia o Tekken "feioso" ao Street Fighter 3 lindissimo que poderia ser feito com aqueles gráficos até hoje.
E eu já vi relatos de gente falando que pra época parecia realista, bem, GTA V já foi considero o jogo mais realista então tudo é possível.
@@grandevirtude9830 Eu mesmo acho os gráficos do PS1 charmosos, mas sabíamos à época que aquele era um começo de tecnologia, ainda não era realista. Era mais representativo do que objetivo!
Pra mim realismo nos anos 90 foi Mortal Kombat 1, Killer Instinct e Pit fighter
A impressão era essa
Pra mim também. Os primeiros jogos 3D despertavam a minha atenção, mas gráficos realistas pra mim eram mesmo os digitalizados
@@celio8864 exatamente isso!
Sim,pra mim Pit fighter era tipo um "filme"
@@PiordoMundoverdade kkkk tinha tbm o futebol de ps1 kkkk o Roberto Carlos igual real kkkk meu colega falava kkkkk
Quando eu vi o Need For Speed do 3DO na época, aquilo tinha sido a coisa mais realista que eu tinha visto até aquele momento. E foi isso que eu falei na época, que o nível de realidade era alto, quase igual.
Mas eu era um moleque de 15 anos. Nunca tinha dirigido um carro de verdade. Qual era o meu parâmetro pra dizer o quão real era aquilo?
Com veículos o impacto foi muito maior
NFS do 3DO foi de babar. Aquilo era realismo mesmo. E já dirigia na época e achava muito boa a jogabilidade meio “dura” e nada arcade.
Essa epoca permitiu bastante experimentação, mas infelizmente muitas franquias boas não conseguiram se adaptar, e demorou um tempo até os estilos antigos ficarem nostálgicos o suficiente para voltarem a ser valorizados.
Ainda tem isso
Muito bom vídeo Baião, e cara eu sinceramente sou uma das pessoas que ficou maravilhado com a transição dos sprites em polígonos 3D, mas obviamente nunca tive esse tipo de pensamento, já que aqueles personagens quadradões nem de longe pareciam algo real, mas o futuro estava ali, com o tanto de possibilidades de jogabilidades que a terceira dimensão trouxe aos jogos. Esse negócio que PS1 "parece real", começou como um MEME e depois os canais de "nostalgia gamer" adotaram como se fosse verdade e muita gente acredita, tenso... O primeiro jogo que me fez ter a sensação de visuais acima da médio, beirando o realismo, foi quando joguei Counter Strike Source pela primeira vez, eu vi aquele visual lindo dos cenários e a física realista, me fez ficar animado para o futuro.
Enfim, outra coisa que vale a pena comentar é que recentemente eu vejo um fenômeno de vários jogos independentes adotarem a estética "low poly" imitando jogos do PS1, e fazendo muito sucesso, mesmo o visual, ao meu ver, tendo se tornado datado, ainda mais se você comparar com os sprites de jogos 2D que envelheceram como o vinho na maioria das vezes. Mas ai eu percebi uma coisa, muita gente que cresceu na nossa época virou desenvolvedor de jogos, e começou a fazer jogos em sprites, e houve uma onda imensa de jogos assim, agora vejo que a geração seguinte que cresceu com PS1, N64, etc... estão criando jogos revivendo a estética e os sentimentos que eles emanavam em suas épocas de infância. Isso me fez mudar um pouco a percepção sobre jogos dessa época, aprendi a apreciar o design artístico dos jogos dessa geração, dadas as suas limitações, eles tem um certo "charme" mesmo, ahahah!
Pois é cara! Mais uma coisa que surge de alguem levando meme a sério por tentar emular o que nao viveu. E po, eu vejo charme. Até hoje gosto desses jogos, mesmo achando personagena humanos e animais horriveis
"A impressão da época é de que tinhamos chegado ao um novo começo" essa frase falou tudo. Lembro que na época revistas de games e até entre os colegas a gente olhava cenas em pré-renderizadas de jogos como Tekken e Final Fantasy de Playstation e se perguntava "será que um dia os gráficos nos jogos vão ser assim?"
Lembro até de uma revista que estava descrevendo uma tech demo do PS2 em que eles haviam recriado uma cena do baile do Final Fantasy 8 com gráficos em tempo real, eles decretavam que finalmente os gráficos dos jogos seriam como a gente via nas CGs, (apesar dos exageros) essa era muito a impressão da época.
Exatamente
Ótimo vídeo e assunto!
Lembro da primeira vez que vi Virtua Fighter 1 no fliperama. O que impressionava era exatamente o que tu comentou no vídeo: a imersão que a complexidade e profundidade causavam.
Mas nunca ouvi ninguém falar que parecia real mas sim, que era diferente de tudo visto até então. E imaginávamos como seria daqui a alguns anos com mais detalhes…
Isso com ctz
Mais um tapa na cara sensacional. Falando da minha experiência com polígonos, eu gostei pq tem a ver com a transição p/ a quinta geração e tal. Mas tbm preciso falar que eu detestava os primeiros jogos de PlayStation justamente por estar acostumado com a geração 8 e 16 bits. Outra coisa que, quando eu falo, os gueimers querem me bater: eu detestava (e detesto até hoje) StarFox de Super Nintendo (e olha que eu sou Nintendista e fã da franquia StarFox). Jogos poligonais que eu gostava e gosto até hoje: Virtua Fighter e Virtua Racing. Um jogo poligonal que eu adorava e era bom até no fliperama era o Street Fighter EX Plus Alpha; esses tempos eu tentei joga-lo por meio de emulação mas não rolou (acredito que no fliperama eu ainda goste por causa daquela coisa de jogar no gabinete). E pra concluir: eu achava o tal "realismo" de gráficos do PlayStation nos jogos de esporte - winning eleven, NBA, NHL Faceoff... mas assistindo ao seu vídeo Baião, descobri que ao invés de realidade aqueles jogos de esporte do PlayStation mostravam mais profundidade. Uma dica para um futuro vídeo é realidade virtual - jogos feitos a partir das realidade virtual (VR). Abraço do Portuga e que esse van de péssimo gosto continue assim!
cara... x plus alpha foi hit aqui... eu achava horroroso, mas adorava tirar contra nos fliper (
Um ótimo dia, caro amigo Baião!
Esse foi o vídeo mais preciso quanto ao que também percebia sobre gráficos, do período a saltar dos pixels para os polígonos! O que eu ouvia dos caras na rua e nos fliperamas era "que gráficos bonitos", ou quando rolava jogos como Teken 1, 2 e 3, do realismo dos movimentos... No máximo, o aspecto de realismo era exaltado só pelo marketing, nas propagandas que se via nas revistas Game Power, Ação Games e afins.
Quanto a mim, pior que eu ainda preferi por muito tempo o 2D e pixels, preferindo jogos como KOF, Street Fighter Alpha, Megaman X 4, esses para mim como referência em beleza e que poderia ser o norte estético daquele tempo, mas reconheço que o tridimensional e a construção de polígonos trazia a impressão de futuro e com o maior potencial para evolução.
Creio que o pessoal que usa a muleta da nostalgia a falar sobre realismo dos gráficos são os mesmos que confundem um vídeo de drift no Forza Motorsport a dizer que era uma avaliação para ser o motorista do carro presidencial dos EUA (não sei se já chegou a ver esse vídeo com o jornalista espalhando essa mentira) hauhauahauhu
Agradeço muito pelos seus vídeos e a sua produção, e sempre aguardo por mais do meu erro preferido, de encontrar o Pior Canal do Mundo!
Tenha uma excelente semana!
Forte abraço!
Aaah, valeu cara! E a minha impressão é exatamente essa
"Creio que o pessoal que usa a muleta da nostalgia a falar sobre realismo dos gráficos são os mesmos que confundem um vídeo de drift no Forza Motorsport a dizer que era uma avaliação para ser o motorista do carro presidencial dos EUA" É, pelo jeito tu aprendeu errado.
Eu que passei da época do Tele jogo (pong domestico) que meu pai ganhou de brinde ao comprar um carro, passando pelo Atari, Nes, mega drive e Snes. Quando eu meu irmão compramos o Ps1 Tekken me deixou impressionado, mas me rendi totalmente a Resident Evil 1 e a Final Fantasy 8 e residente evil 2 meus jogos favoritos não eram perfeitos graficamente mais me garantiu horas de diversão ininterrupta!!! Mas não desprezo de maneira nenhuma os 16 bits Another world do Mega drive não Mudava muito pro de PC pois tinha o de mega drive e tinha o de PC! Gostava dos dois! Eram quase iguais!
ah, com ctz. e resident 1 me pegou tb... claro, não pelo realismo kk.
@@PiordoMundoBaião em Resident Evil 2 Leon ou Claire?
@@FabioHenrique-yr8wz Claire. Sempre gostei de jogar com personagem feminina. Até em rpg de mesa...
A resposta sobre a IA foi a melhor que já vi.
kkkk a força da sinceridade
@@PiordoMundoÉ fato. Uma vez que as IAs alucinam muito facilmente, os serviços são disponibilizados com uma série de filtros e supressores que as tornam completamente insossas.
@@CP200S o problema não são os filtros, acredite
@@just_ugu Já consegui contornar os filtros no passado (agora não sei se o hack ainda funciona) e o conteúdo ficou bem mais interessante. Qual a sua explicação?
Eu não era filho de agiota mas meu pai era bancário (ou seja: nada muito diferente). Isso quer dizer que em meados de 1997, quando o PS1 começou a aparecer aqui, eu já conhecia jogos como Moto Racer (PC), Fatal Racing, Alone in the Dark 3, Quake, etc jogando na minha Trident 8Mega (ou era 4Mb). Então para meus olhos o PS1 já chegou defasado, feião mesmo. Lembro de achar legal a câmera afastada de Wining Eleven 3, mas quando dava zoom os jogadores se pareciam com embalagens tetra pak (embora na época, a maioria dos leites ainda eram vendidos em sacos).
passei pelo mesmo (por mais que ps1 aqui tenha bombado bem cedo em estabelecimentos pra jogar por hora).
Treta pak kkkkkkkkk.
Fatal Racing era da hora, joguei na casa de um amigo rico :P
PS1 como todo console era a versão mais simples e barata e mesmo assim era inacessível. Hoje a diferença entre pc e cnsole esta cada vez mais dificil de ser percebida
Nossa percepção de realismo muda conforme os anos passam e as coisas evoluem. É por esse motivo que algumas experiências no mundo dos games não são atemporais, ou você viveu na época de lançamento ou nunca mais vai viver.
Sim
O que acontece é o seguinte: "o mundo acabou ja faz tempo e ninguem se deu conta!" Acabou mesmo como todos falavam, no ano 2000. Deste ano pra cá... muitos ja sabem que tudo mudou! Agora é só inversão de valores! Tenho 45 anos, vi coisas que muitos não viram e nunca vão ver, toquei no que muitos não tocarão e por ae vai...
Sim
Parabéns pelo seu trabalho! Sou jogador desde o Telejogo e acompanhei a evolução através das gerações de consoles/PC. E a questão de achar bonito ou não determinado gráfico é algo bem pessoal e digo que também depende de como cada pessoa encarava o que via e de como usava sua imaginação para complementar o que extrapolava o limite dos hardware de cada geração. Por exemplo, os jogos do ODISSEY eram extremamente simples, e alguns vinham com complementos em suas embalagens como encartes, livros e até tabuleiros para complementar a ideia do jogo e era o que tínhamos de mais tecnológico e a disposição e era sim maravilhoso. Com a evolução do hardware, os jogos foram ficando maiores, mais complexos e com gráficos melhores. Quando os jogos em 3D tornaram-se comercialmente viáveis, foi , como dito no vídeo, uma evolução. Todos queriam provar a novidade e criavam-se grandes expectativas. E as CGI's atraíam nossa atenção e, na minha opinião, era como aquela embalagem maravilhosa com um conteúdo não tão condizente. A diferença visual entre a CGI e o gameplay era absurda. Mas era o que dispúnhamos. E eu pensava na época, um dia vamos chegar ao nível de ter um CGI "jogável". E as gerações foram passando e gráficos evoluindo ao ponto de hoje praticamente não existir mais CGI. Tudo é feito na própria engine gráfica do jogo. Finalizando meu raciocínio, sim os gráficos 3D da geração 32-Bit não eram bonitos, eram aceitáveis para sua época pois, como nas gerações anteriores, também esbarravam nas limitações do hardware.
Muito bem apontado! Colocar as cenas e os encartes como partes equivalentes da imersão (cada uma a seu tempo) é muita lucidez
Cara, naquela época eu achava o futebol chamado de Actua Soccer do ps1 Uma merda, tava acostumado com o Iss Deluxe do SNES .... Isso já em 97
kkk acontece
jogos de boneco no inicio era feio demais.... nusss... mas a possibilidade das cameras que andavam... angulos trocados em tempo real, uma puuuta profundidade, isso deixava tudo tão lindo que agente mal percebia que tava andando com uns boneco quadrado.... boneco poligonal só me surpreendeu muito mesmo no mace do n64.... jogava na locadora na epoca e caraaaaca que jogo lindo em tudo....agora sendo jogos de objetos como vc citou, carrinho, navinha e etc, quando eu vi gt1 pela primeira vez eu não acreditei no que eu tava vendo.... essa madrugada mesmo tava rushando gt2 do ps1... que delicinha de jogo....
Sim, é isso mesmo
Eu fiquei maluco "caralho que foda! Nao acredito que existe algo assim nos video games" quando vi pela primeira vez Resident Evil 1 numa locadora. Obviamente , tudo ali de fundo era pre renderizado e um pouco mais bonito que os personagens jogaveis.
Ja os jogos de corrida e luta , todo mundo achava feio mesmo, mas a novidade falava mais alto.
Era bem isso
A primeira vez que eu disse ''parece real'' foi vendo o CG da abertura do Final fantasy 8 quando o Squall toma uma espadada na cara.
No CG era outelra historia
Fala, Márcio!
Pior que é, mano... Eu lembro mesmo de olhar pra games poligonais na época, e achar eles bem feios, mesmo. Bonito mesmo, era ver Daytona USA, Virtua Fighter 2 e outros games já mais avançados, no arcade... Tanto é, que eu até preferia games em 2D, até mesmo nos 32 Bits, oq me fez gostar pra krl do Saturn na época, que me permitiram jogar games como Street Alpha 2, Nightwarriors - Darkstalkers Revenge, X-men vs Street Fighter, Marvel vs Street, quase que de uma forma 1 pra 1 com os arcades!
Lembro que eu bem tentei jogar Toshinden, achando que seria a "Street poligonal", e me decepcionei pra krl... Aquela Street Fighter EX + Alpha era HORRÍVEL, ali, sim, parecia um monte de caixote empilhado, embora eu tenha até me divertindo jogando... Skullomania era muito f0da! kkkkk
Já os games de corrida, eu curti muito... peguei o carro preto no Ridge Racer, os DOIS carros pretos E o branco no Ridge Racer Revolution, arrebentei no Gran Turismo, que veio BEM depois tb, curti os gráficos de Wipe Out (embora não tenha curtido o jogo)...
Minha opinião, na época, era apenas uma: Estávamos vivendo a "era Atari dos polígonos", e que, um dia (que eu estimava ser uns 20 anos depois...) os polígonos estariam quase reais...
E, essa época veio... Eu só já não me interessava mais, nem via muita graça em games 3D... fazer oq...
Bom, mas é isso, mano... um pedaço do que eu vivi e me lembro dessa época... um abraço, tamo junto!
Foda cara! (Skullomania até hj)
Como foi dito no vídeo, a grande mudança foi a IMERSÃO propiciada pelo ambiente 3D, e não uma suposta sensação de realismo visual. A grande mudança foi a imersão.
Valeu, Baião!
Pois é cara! (E sou eu quem agradece)
Não sei pq, mas eu gosto bastante da maneira com que vc fala e coloca as opiniões. Eu acho bem direto, sem mimimi e traz de fato o que a galera sentia naquela época.
É que eu comecei o canal já de saco cheio das conversas fiadas, aí gravo os vídeos na força do ódio
A questão de "realismo" é um termo que dá horas de discussão porque pode ser interpretado de diferentes formas e existem camadas de realismo. Esse vídeo me surpreendeu porque eu realmente achava que todo mundo considerava aquilo como sendo "realista" e bonito. Ainda acho que os jogos eram bonitos pra caramba, claro, se você considerar dentro do que era a tecnologia poligonal, já que as pixel arts estavam anos luz de desenvolvimento artístico.
sim, é isso mesmo.
Vídeo excelente, meu primeiro console foi o snes em 2001, achava os graficos muito maneiros depois tive contato com o ps1 em 2004 e os graficos mais quadrados eram engraçados mas nunca achei realista, a memoria desse pessoal é turva demais, abraço.
Te respondi a poha do youtube apagou (achava engraçaso tb)
Minha primeira lembrança com gráficos poligonais foi o Star Fox, do SNES, e me recordo de ficar impressionado com o salto no efeito 3D e na simulação de volume nos objetos. E, nesse caso, até achei o jogo bonito. Mas quando chegou o PS1 eu estava na geladeira quando o assunto era videogame, mas mesmo percebendo os avanços em termos de profundidade e tridimensionalidade, achava feio, muito feito. E, concordo contigo: realistas, nunca foram. Mas não tem como não reconhecer o avanço que essa tecnologia trouxe.
Aaah com ctz
Sou dessa época (até de antes kkkk) e literalmente nunca apareceu uma pessoa pra dizer que eram reais esses gráficos poligonais da geração PS1. Isso foi criado por algum Enzo que não tinha nada para zoar. No máximo havia uma surpresa pela possibilidade de aplicar físicas tridimensionais.
Sim
Para quem jogava mega drive ou super Nintendo, foi realmente um tapa na cara em ver jogos como Tekken ou Virtua fighter, não necessariamente por serem realistas visualmente ou não, mas não existia nada equivalente nos 16bit, Tekken 1 mesmo parece que tds os lutadores estão com luvas de box por conta da renderização dos punhos, porém era diferente, depois do período de adaptação desses novos gráficos que realmente não necessariamente bonitos, era só diversão msm😊
sim
Pra ser bem sincero mesmo, a geração do psx/saturn/n64/3DO quase me fez desistir dos videogames de vez. Gráficos poligonais sempre me incomodavam naquele tempo. Claro, houveram títulos com seus meritos próprios.
Sempre achei estranhos, e com mecânicas experimentais demais.
Pontos muito bem colocados na sua dissertação livre...gostei mesmo. 👍
Cara, passei por algo muito parecido.
Já ouvi em podcast grande gente falando que foi um erro da indústra a 5ª geração ser focada em polígonos. Mas graças ao jogos poligonais (no início eram bem feiosos mesmo) surgiram novos conceitos e possibilidades. Também permitiu a evolução de equipamentos mais poderosos p/ atender essas demandas da época.
Eu prefiro 2d, mas os modelos 3d facilitam o trabalho. Nao só em games, mas tb em animações. É muita ingenuidade dos caras esperar uma industrialização artística.
Falou a verdade o 2d e legal, mas foi sim necessário essa mudança, e muitos títulos foram aprimorados com os polígonos e o principal são os games de corrida, nascimento do survivor horror, o lance e que foi uma era experimentação e muitos falharam mas o que bom continua bom exemplo mario 64, e as empresas não sabia usar nem controle exemplo dual shock com os 2 analógicos que hoje todos usam pra camera e na época era impensável, negar essa evolução e ser muito desonesto.
@@PiordoMundo Olha, gráficos 2D é uma coisa muito fácil a se fazer do que poligonos.
Claro que inúmeros frames de animação acabam custando caro, porém é muito mais barato do que os inúmeros efeitos e filtros que colocam pros poligonos parecerem mais realistas.
@@grandevirtude9830 não, quando o mundo é visualmente realista, tudo tem que ser realista, ou se não, perde investidor e credibilidade
@@Mirvors-n8z Mas eu não estou falando sobre ser visualmente realista, e sim que fazer sprite 2D é mais barato que os efeito 4k nos polígonos.
E o bom do 2D é que ele não precisa ser visualmente realista, tem mais liberdade, alem de que fica mais fácil fazer algo bonito com gráfico de pixel do que com polígono.
Concordo quase na totalidade, mas tinha umas poucas exceções, lembro que Gran Turismo nas cansadas CRTs, parecia algo muito realista, a ponto de uns tiozão da epoca se enganar(e pensar que hoje o tiozão sou eu kkkk). No restante o que chamava muito a atenção era a movimentação das cameras, que dava uma sensação de realidade. Mas os modelos humanos feito de "caixa de leite" eram estranhos, mas geravam fascinio, pelo menos para mim.
É exatamente o que eu falo no vídeo. Lembrando que gran turismo é de dezembro de 97 e se vc tiver falando do segundo jogo, como alguns aqui já falaram, ele é de dezembro de 99. E dreamcast já estava com um ano e o PS2 (já anunciado) sairia 3 meses depois. Me refiro a transição inicial.
Rapaz, esse é um tema fantástico!
Eu lembro que o meu primeiro contato marcante com o 3D foi o StarFox no SNES que foi através das revistas da época… e eu lembro claramente que pelas fotos de revista eu achei aquilo a coisa mais feia possível, fiquei horrorizado. Algum tempo depois fui jogar o jogo pra valer mesmo… e aí sim, ver aqueles “quadrados” em movimento foi de explodir a mente, naquele momento eu entendi tudo, todo o hype em cima do jogo e de gráficos 3D.
Depois o PS1 foi incrível mas realmente “realista” nunca foi uma palavra usada pra descrever os gráficos 3D da época. Inclusive eu lembro que o sentimento da época era justamente que demorou MUITO pros gráficos 3D ficarem “tão bonitos quanto” os 2D. Lembro que o primeiro jogo de luta 3D que eu achei “bonito” por exemplo foi o Tekken 3 só no final da vida do PS1! 😹
exato cara! sobre o tekken 3, essa é inclusive a opinião dos desenvolvedores
Ouvia gente falando do realismo de gráficos em momentos ou jogos bem específicos, como por exemplo nos RE com os cenarios pré-renderizados que ajudavam muito ou durante os replays das corridas do Gran Turismo.
Mas na hora de chamar de feio não se poupava "elogios", como qd um primo meu viu o Tomb Raider 2 e falava sem parar (com pausa entre as palavras): "GRÁFICO.... HORROROSO! GRÁFICO... HORROROSO!" 😂
Jahahahahahahaha
Eu tbm sentia estranheza na época até me acostumar, mas algo que eu achei foda logo de cara foi a qualidade de áudio.
pois é cara, audio de cd
A primeira vez que vi Virtua Fighter fiquei impressionado por duas coisas; a movimentação fluida das personagens (frames por segundo) e as cenas com câmeras em ângulos diversos explorando as três dimensões. Obviamente que os gráficos chamavam atenção mas havia NADA relacionado a realidade. Ao contrário, havia até motivo de piada em certos jogos poligonais.
Sabe o que era visto como realidade mesmo? O faroeste do Mad Dog McCree. Vi isso num monitor de tubo de umas 40 polegadas num shopping. Sei lá se foi em 1993... TODO mundo parava pra ver o quão real os videogames haviam chegados.
McCree os moleques ficavam em volta como se fosse um evento
Eu acredito que esse lance de achar os jogos dessa geração "realistas" vem de uma galera mais nova.
Meu cunhado,por exemplo, já fez esse tipo de comentário, dizendo que achava Resident Evil 2 igual ao um filme e se cagava me vendo jogar Porém na época ele tinha uns 7 anos.
Exato cara!!!
"Disputando quem abre mais a boca nas capas" kkkk. Lembra até one piece. Kk. Chorei.
Triste realidade
Excelente video como sempre!!
Alguns pontos:
Sobre Pit Fighter, realmente eu via muitas pessoas ao redor da máquina (era assim que a gente chamava por aqui em Campina Grande na Paraíba), mas como eu era baixinho, nunca conseguia ver a imagem da tela por causa dos marmanjos ao redor, assim meu primeiro choque foi mesmo Mortal Kombat!!
Com relação aos gráficos 3D vc tem toda razão em todos os pontos levantados, e digo mais, achar massa e achar real são coisas diferentes!! Mas confesso que quando chegou Gran Turismo no PS1, a gente achava bem realista na época e dadas as considerações de hardware da epoca, eu ainda acho hoje em dia!!
Outros jogos 3D eram muito bonitos, muito coloridos e eu gostava muito de ver como eles faziam coisas como água e cachoeiras!! Nos personagens, o que era realista eram as movimentações!!
Cara esse lance de comparaçãozinha e a desgraça de "vamos alugar fita", não rola não!!
Outra coisa que talvez valha um vídeo são as matérias pegando um game antigo e dizendo "ainda vale a pena?"
Nossa, dá vontade de chamar a polícia!!
Cara... vejo canal que vem com essa já clico em não recomendar
@@PiordoMundo Pois é cara!! Se vc quer jogar, então vale a pena!! Simples e claro como Vodca!!
EXACTO
Tambem nao lembro desse delirio de jogos realistas no ps1, vi isso sim no MK1 2 3 no fliperama. Eu nao peguei a época de pitfighter, entao nao sei como foi. Mas nos games só vi isso de real apenas no ps2 em diante. Tipo Gran turisman de ps1 q na época estorou minha cabeça com os graficos "quase" reais, ou RE4 e etc.
Isso
Ótima reflexão/tapa na cara.
Parabens mano
valeu aí a moral man
Essa abertura de Tenchu é muito fod#, a musica estão, coisa linda!
tenchu é sensacional
Fui marcado tanto que sei dizer o dia, o local e o ano em que vi pela primeira vez uma maquina de Virtua Figther da Sega. Subindo as escadas de um centro comercial na cidade vizinha a minha em 1994 dei cara com uma maquina linda, azul nas laterais com a marca SEGA estampada enorme, com uma tela gigante para a época, aqueles personagens enormes lutando de forma tão realista em um incrível 3D, eu fiquei paralisado onde eu estava admirado com o que estava vendo.
era muito impactante mesmo, considerar que ainda era 1993 é uma coisa muito louca
Digo o mesmo sobre a primeira vez que vi o Zelda OoT na casa do meu primo em 1998.
Um que lembro como se fosse hoje (e foi 1999) de dizer "é muito realista" foi o primeiro Gran Turismo. Era o ápice que tínhamos nessa questão 3D, sem parâmetros para compararmos (ao menos em jogos de carro). As personagens eram estranhas, como no RE1, mas o cenário pré renderizado era bem bonito. Tekken 3 foi outro que achava muito real. O mais engraçado foi ver as gerações seguindo, coisas mais belas chegando e aquilo, ir ficando para trás. Na geração PS2, o salto foi absurdo... Hahahaha Alegria de ter conseguido ver tudo acontecendo até hoje.
Podescrer cara
A aceitação na evolução dos gráficos foi bem mais fácil para mim no PS 1 do que foi no N64,mas em relação a tudo que se tinha até o momento,foi algo extraordinário sim.
sim
Na época do Play 1 a gente comentava muito das mãos quadradas, não era aquele realismo, mas já era muito superior ao que a gente tinha visto. As aberturas com CGI e com trechos de anime para mim também foram muito marcantes. Deu até vontade de jogar um Lunar, forte abraço meu amigo.
as aberturas fazem muito parte do impacto
@@PiordoMundo lembro de Soul Edge e Resident Evil 2 vendendo PS1 a doidado numa loja no caminho da escola.
Lembro muito de ver os primeiros gráficos 3d acho que virtual fight (talvez nem fosse, nunca soube se de fato era esse o jogo que vi, quando vejo as imagens hoje não me parece que era esse, deve ser algum similar) e de corrida acho que nascar race, eu ficava maravilhado em ver aquilo num PC de um primo lá no início dos anos 90, mas era feio sim, mas estranhamente surpreendente devido ao cenário 3d que se aproximava mais na questão do mundo tridimensional da realidade que vivemos.
isso, era assim que eu me sentia
O wave Race 64, quando vi pela primeira vez em 96 numa locadora eu achei muito parecido com a realidade... O mais engraçado é que 30 anos depois... Aqui no RUclips vi o Wave Race e o bagulho continua tendo um mar muito bem feito?
Pior que é bem feito mesmo
O que a gente comentava na época era sobre os movimentos. Os movimentos dos personagens, principalmente o Tekken eu considerava bastante realista. Mas os designers dos bonecos em si foi começar a ficar bem feito mesmo a partir do PS2
com ctz
Por causa desse vídeo a ciência vai tentar produzir o burro com chifres poligonais.
kkk basta alguém famoso dizer que exste
O primeiro 3d que vi,foi em star Fox no snes,achei interessante, mas não o suficiente pra me fazer trocar o megão por um snes...o segundo eu realmente joguei, foi Virtua racer no mega,achei realmente uma loucura(já que desta vez dava pra identificar que eram carros pelo menos...)mas não achei que era algo "realista" ,agora, quando fui num fliperama e vi rodando Tekken 2 ...nunca vou esquecer,cenário da floresta do Yoshitsu, aquelas árvores ao fundo,pareciam tão reais ao ponto de me fazer acreditar que dava de ir até elas...isso somado aquela trilha sonora vocalizada ao fundo...os personagens ainda eram "quadrados" ,mas seus movimentos os tornavam muito mais realistas do que era visto em jogos 2d...então pra mim,que via aquelas imagens nas revistas mostrando aquelas cores,luzes,transparências, que destoavam muito da era 16 bits, me faziam enxergar como algo "realista" ,e acreditar que se aquilo era o início da geração 32 bits, como ficaria em seu final?a parte gráfica, técnica, sempre esteve ali nas análises, nas nossas mentes,o que vejo de diferente,é que antes dela,vinha o GAME,de que tipo era?do que se tratava?era da Konami?da capcom?ao contrário dos dias atuais no qual a parte técnica está como prioridade...hoje temos jogos bem realistas,mas longe de serem tão bem criativos e interessantes como no passado...
já eu achava tekken horroroso hahaha, só o 3 quebrou a dor que me causava na vista. mas é esse o ponto, a impressão era que tinha algo muito grande acontecendo. era foda.
Nunca vi quem falasse que "gráficos não importam."
Aliás, se tem quem fala isso, o cara tá é doido. Vc tem um ponto, toda troca de videogame que eu fiz, era porque o novo tinha "gráficos melhores." Esse era o primeiro argumento. Na minha escola, sempre havia essa competição velada para ver quem tinha o prazer de jogar os gráficos "mais reais" possíveis.
O primeiro cara que eu vi comprar um Play 1 virou rei. Eu ia na casa dele jogar, mesmo tendo que pegar um ônibus, longe pra caramba. Era incrível. E isso, pelo que eu me lembre, foi em 1996. Nessa mesma época, começaram a aparecer jogos de PC, pirateados em disquete. Mas um amigo arrumou um jogo em CD-Rom, o Full Throttle.
Pronto, agora sim, estávamos jogando um jogo "real". Aí a competição velada acabou sendo de jogos de Play 1 versus jogos de PC. Mas tudo em nome dos melhores gráficos.
Full Throttle foi muito marcante. (E se vc acha que não há quem ache que gráficos não importam, olha os comentários de um vídeo aqui chamado "amor, ódio e gráficos" é muita gente biruta na internet)
Eu jogava superstar soccer com a seleção da Itália e Holanda porque no meu imaginário o Galfano era o Baggio e Dee verr por ser diferente eram igualzinho a realidade 😂
Hahahahahahha
Oi Baião, eu vou ser bem sincero eu lembro de falar isso quando era pequeno falar isso era doa jogos do ps2 e gamecube que via nos lugares que passava , mas lembro que em 2013 eu conversei com alguém sobre Tekken 3 e falávamos que os filminhos eram bem "realistas" , mas só
Kkk 2013 foi só 20 anos depois da época que eu tou explicando. Sobre ps2 e gamecube o polimento já era mt maior
A impressão que tive ao entrar em contato com jogos poligonais 3D do PS1 foi que houve uma involução, pois os jogos 2D eram bem mais bonitos, a pergunta que fazia era por que fazer jogos feios se havia capacidade para fazer jogos 2d ainda mais bonitos?
Já havíamos visto jogos poligonais em jogos como virtual racing e star fox, portanto não me parecia uma grande novidade.
sim
Passei por isso com os jogos de luta. Jogava o Super Street Fighter 2 no SNES e alguns outros clássicos e via alguns outros em poucos visitas a um fliperama em outra cidade e achava que os 3D do PS1 eram feios e algo que estavam tentando forçar para nós que era melhor. Com o tempo acabei jogando com amigos o Street Fighter EX Plus @, mas sempre achava que os 2D eram bem mais bonitos. Com o tempo vieram uns ports desses jogos 2D de arcade pro PS1, o que foram uma salvação. Anos depois até pudemos ver alguns jogos poligonais de PS1 que foram bons, mas aquele momento de transição de geração foi feio demais.
Os jogos de corrida pra mim foi um encanto
Lembro quando vi Need For Speed no ps1 , eu achava muito real
Corrida foi o gênero mais favorecido logo de cara... Um destaque à parte pra designs de veículos. Não lembro se falo isso no vídeo.
Na época vi como "realistas" o Mad Dog McCree e os FMV, o holográfico Time Traveller, Alone in the Dark, etc. Logo depois chegam os poligonais...
No fim é o que você disse: a mudança do 2D pro 3D nos trouxe uma experiência realista, onde o ápice é da geração PS3 pra cá.
Mas é impossível dizer que não foi revolucionário.
Abraço e Deus abençoe.
Exato cara
No caso do primeiro Virtua Fighter a gente achava estranho o povo falava que a movimentação era realista, em 95 por um momento eu viciei no vf, mas não demorou muito para eu voltar pros Street Fighters
Aconteceu com mta gente
Ficou top esse vídeo. Na época o que eu me lembro era de olhar para tela do Dino Crises ou RE 3 e imaginar onde tudo isso ia chegar. E chegou e estacionou, não vejo nada de realmente novo nas novas gerações que me atraiam de vdd.
O que tem contra políticos? TUDO kkkkkkkkkk. Mijei de rir.
Kkkkk
PS1 e Sega Saturn marcaram o nascimento dos gráficos que podemos ver hoje, isso é um percurso feito pela evolução da tecnologia que no início era bem feio sim.
põe feio nisso
A mano sou velho e minha cabeça sempre explodia de geração em geração do telejogo para o Atari. Do atati para o nintendinho. E os 16 bits como vc disse já nos preparavam!! O play 1 algumas coisas no começo eram estranhos!! Mas quem não achava as peitolas da Lara croft lindas 😂😂😂 . E porra Pit fighter quando chegou no fliperama puta q me pariu , foi sensacional!! E quem conhece hj não vai entender o que foi ver na época infelizmente!!
Mais um vídeo show meu camarada
Compreensão fica difícil pra quem não acompanhou em tempo real.
Minha experiencia com PS1 foi já pro final da geração dele , acho que já devia ter ps2 ou tava pra lançar.
Mas alguns jogos que eu fiquei embasbacado quando joguei na época era Soul Edge, Tekken 3, Test Drive 5 e winning eleven (não lembro qual) ah e dino crisis.
tinha uns jogos que eu achava bem feinho mesmo, mas esses eu achava um espetáculo.
Perto do ps2 mesmo
Eu achava o Driver 2 o gráfico ótimo e eu dizia que não teria jogo de mundo aberto de carro melhor, até vê o GTA vice city no PS2 na Lan house...😂😂😂
Kkkk
Lembro de ter ficado muito impressionado quando vi Virtua Fighter (no arcade) pela primeira vez. Mas não foram exatamente os gráficos, mas a movimentação, que me deixou boquiaberto.
Tempos depois, tive uma sensação parecida com a abertura de Tekken 3 no PS1. Me pareceu bastante realista, e ainda tenho essa impressão hoje em dia.
Outra coisa que a garotada de hoje nao vai entender é que, para alguns jogos, a mudanca para o 3D foi avassaladora. Basta comparar Top Gear com Gran Turismo pra ter uma noção. Para quem viveu a época, parecia mesmo que o futuro tinha chegado.
Sim
A falta de informações na época e as poucas notícias que chegavam distorcidas pelos chifres sem fio geraram muitas discussões. A gente achava que os polígonos eram um tipo de avanço estético, mas a mudança era técnica por imposição do hardware do PS1. Daí as empresas de jogos abraçaram a ideia pra lucrar como nunca antes.
Um bom tapana cara faz bem pra percebermos distorções históricas.
Ótimo vídeo, Baião!
Inté.
valeu a moral cara!
Gráficos de polígono do PlayStation 1 era uma obra de arte
Depende muito do jogo
Meu pai chamava os personagens desses games poligonais do início de "boneco de caixa de leite". kkkkkk...
De fato, não é que olhássemos pra essas criações como algo "realista", mas vislumbrávamos o potencial titânico que essa tecnologia tinha. Era uma mudança muito profunda e conceitual, que nem o melhor da tecnologia dos sprites teria como se equiparar, visto que tínhamos chegado mais próximos do que nunca ao "vale da estranheza" nos games e uma suspensão da realidade significativamente menor para imersão.
Diria que jogos como o primeiro "Virtual Fighter" estão para os jogos da geração atual assim como o jogos do Atari estão para o ápice da tecnologia dos sprites. Sprites estão para polígonos assim como desenhos estão para fotografias. São dois conceitos que diferem em um nível muito fundamental pra mim, cada um proporcionando experiências distintas.
Sim
Concordo muito com o vídeo, mas só uma coisa: tinha alguns jogos de Play 1 que eu, criança inocente nos anos 90, achava "quase realista" na época kkkkk. Por exemplo um jogo de rally que eu jogava muito na locadora perto da casa dos meus avós, acho que deve ser algum V-Rally ou Top Gear Rally. Aquilo pra mim era impressionante! Um tempo desses baixei pra jogar no emulador e não achei nada demais kkkkk. A nostalgia nos "engana" muito mesmo. Obs.: a última resposta foi perfeita!
kkkk é nois ( e sim, eu também achava impressionante. mas por toda a experiência envolvida. e não pelos quadrados).
Eu mesmo já falei isso de jogos de futebol no PS2 na época que o PS2 estava começando nos playtimes da vida. A gente não tinha perspectiva nenhuma de como poderia ficar no futuro e foi um salto muito grande kkkkk
sim
Cara que vídeo bacana, parabéns pelo excelente trabalho. Abs.
opa, agradecemos o péssimo gosto
Lembro quando peguei Star Fox e fase a fase a imersão me surpreendia, aliás imersão é uma palavra que não se usava. Muitos chamavam de realismo a tal imersão. Lembro de jogar James Bond e Turok do N64 e ficar embasbacado com a profundidade da experiência, eu achava que estava lá. E de fato, similar ao que senti com Pit Fighter.
Sim, imersão é uma palavra que não se usava, mas o conceito era muito aplicado a livros, "nos transporta pra história" demorou mais ainda pra se levar isso aos games.
Fitas que ninguém alugava final de semana kkkkkkkkkkkk
Apareceu aqui junto com teu vídeo
sempre tem um embusteiro
@@PiordoMundo kkkkkkkkk o YT não si toca que o único canal de "Game" que eu assisto é o teu
tem um canal aí de um cara que parece uma mistura de priscila do tv colosso com um mendigo, que eu já cliquei várias vezes em não recomendar, mas n adianta
@@PiordoMundo kkkkkkkkkkk da uma chance pro cara marção
Primeira vez que dei chance o cara colocou shinobi do master em lista de jogo desconhecido. Se chega num bar que eu tou bebendo eu peço a conta e vou pra casa
O pai dum amigo tinha catarata e quando via international superstar soccer (campeonato brasileiro) na tv perguntava quem tava jogando e que narrador era aquele.
Tinha um ou outro sem noção que falava que as cgis de algum jogo parecia real, mas daí na geracao anterior já havia os FMV (que nem quem ganhou dinheiro produzindo aquilo sente falta).
Hahahahahahahahaha
Eu confesso que nos meus primeiros contatos com os gráficos poligonais do PlayStation, pois a princípio a locadora que alugava por tempo só tinha dois jogos: "Jumping Flash" (que eu achava visualmente sofrível) e um jogo de futebol Japonês que penso que era "J-League Winning Eleven" (que o pessoal dizia ser igual assistir futebol na televisão) embora eu não concordasse...
jogo de futebol o público é especialmente inteligente kkk
Eu lembro em 1997 quando eu vi pela primeira vez International Superstar Soccer 64, eu ja tinha visto jogos de futebol 3D mas nada naquela riqueza de detalhe.
gosto de poucos jogos do 64, mas esse aí fez sucesso no bairro. altos campeonatos
@@PiordoMundo minha serie de jogos de futebol favorita. Sabia que nas versoes 64 e 98 , os nomes e escalaçoes sao baseados em jogos e jogadores reais. Dá pra saber exatamente de qual jogo eles tiraram os dados. Por exemplo , o Brasil do ISS 64, foi tirado de um amistoso contra o Japão em 97.
da hora
Acho q os jogos de corrida e de nave (como Ace Combat) foram os que mais conseguiram dar um aspecto de realidade dos jogos. Meu amigo uma vez falou que tava bem realista o jogo Grand Turismo, principalmente o modo replay, mas acho que isso tem a ver mais com a experiência como um todo do que meramente a avaliação gráfica. Grand Turismo na época foi o q mais conseguiu chegar perto da realidade com as limitações técnicas.
Verdade
Cara, verdade de mais, eu só fui me impressionar com gráficos 3D de fato na era 128-bits e primeiramente com o grande Dreamcast... Aquilo sim foi o "primeiro" 3D de verdade, no PS1 e N64 era um 3D muito zoado e eu lembro que a gente zoava muito a "quadradísse" do 64 e as texturas tremidas e quadriculadas do PS1, de real aquilo não tinha era nada...
por isso sou fã do doraemon
Realmente a galera não achava mais real e muitos achavam feios os jogos 3D, tinha uma galera que tinha uma certa resistência a jogos em 3D de primeira geração, eu gostava muito de jogar tomb raider e jogava tekken sempre que ia aos fliperamas, e sempre tinha uma galera falando que os gráficos eram feios e pareciam caixas de leite, porém muitos jogavam por ser novidade e pelos movimentos serem mais realistas...
exato cara
Quake
Cara, sua última resposta foi perfeita! Penso exatamente igual!
Pois é cara
Os modelos poligonais com certeza eram feios, mas as imagens renderizadas 3D, eram uma arte a parte, CDs com papéis de parede pra PC ou apenas ficavam fazendo slidshow com a musica do game tocando, fora as caixas e capas do jogos e consoles que vinham com arte 3D, a do N64 é a minha preferida, tenho a caixa até hoje, mas nos jogo quando tinha "filminho" mano era de se estourar a cabeça. E era nessa parte que a gente falava que parecia real, mas acho que era porquê não sabíamos a que ponto aquelas caixas de leite iriam chegar. Sinto falta dessa época de experimentação, hoje tem fórmula de mais e tá tudo tão monótono.
As cenas eram tão absurdas que pra quem nao joga mais, a lembrança é mais das cenas que dos jogos
@@PiordoMundo Sim e não, já que as revistas enfiavam goela a baixo o conceito que 3D é melhor, tecnologia de ponta etc... Hoje a gente manda a mídia pras cucuias, mas antigamente era diferente, mesmo achando feio a gente tinha que concordar, virando uma falsa memória de quão bom era o início do 3D. Era tipo não gostar de Tartarugas Ninja do 8Bits, mas não poder criticar porquê já tinha saído a do Super que era o que todos jogavam e era Tartarugas Ninja, como você ousa criticar? Mas igual eu falei a parte boa era as renderizações, mesmo parecendo plástico a gente imaginava onde aquilo iria parar, será que um dia o jogo iria ser bonito igual essas artes? E a gente viajava. Pelo menos eu viajava olhando as revistas dos meus amigos, ou as demonstrações que ficavam tocando nas TVs de 29 polegadas nas lojas de jogos, a primeira vez que vi a abertura do reino Zora em ocarina quando meu primo alugou, o jogo de câmera era simples, mas me deixou boquiaberto a ponto de perdoar o cabelo de colagem de papelão do Link kkkkk Foi mal pelo comentário gigante.
Me lembro da primeira vez que vi um jogo de PS1. Foi o Resident Evil 2, numa "locadora" (aqui nós chamávamos tudo de fliperama. Tanto essas, atualmente populares, locadoras, onde se jogava por hora nos consoles e alugava jogos, quanto os fliperamas convencionais). A sensação de estranheza na hora foi tamanha que não consegui decidir se tinha gostado ou não. Pouco depois um amigo bem próximo conseguiu adquirir um PS1 e me chamou pra ir ver. O primeiro jogo que ele colocou *Final Fantasy 7. Aí eu consegui me decidir sobre que achei... achei HORROSO! Put* Merd**! Definitivamente não gostava dos gráficos 3D dos consoles na época. Em especial do PS1. E isso se estendeu até não muito tempo atrás, já que ironicamente, hoje em dia eu gosto, mas ciente que é só por causa da nostalgia, a idade chegando, né? kkkkk. Porque feio, sempre foi e sempre será!
hahahah era bem assim mesmo
Lembro do que as revistas falavam do virtua fighter, que os movimentos eram fluidos e a movimentação, realista. Mas não diziam que os GRÁFICOS eram realistas. Quando vi tekken pela primeira vez, em 96 (por sinal, meu irmão mais novo achou que era o virtua), não achei aquilo realista, mas era algo muito atraente, pois nunca tinha visto algo assim até aquele momento.
Pois é cara
Eu confesso, Virtua Fighter, Tekken e Mario 64 me impressionaram muito!
Mas vc achou que mario tava no mundo real ou algo assi ?
Confesso que sempre desacreditei dessa idéia de quem as pessoas eram tão tapadas que acreditavam que o gráfico poligonal parecia realidade Kkkk.
Se vc ler os comentários vai ver que é maks normal do que parece kkk
Nunc achei os jogos do PS1 realista, porém quando vi e joguei o PS1 primeira vez foi a liberdade que os jogos nos proporcionava, n era igual do PS1 que vc podia ir só p frente e pra trás, algo que na minha época todo mundo falava do PS1 era a liberdade que o jogador tinha.
Sim
Kkkkkk esse encerramento foi foda ... tudo kkkk
Kkkk
6:33 ... Os CGIs eram usados estrategicamente para melhorar o grafico do jogo através de um efeito psicológico... O cerebro humano consegue ler todas as letras de uma frase mmseo qanduo eals etsão ebmaarlhaads, assim ocorreria também com os CGIs, eramos capazes de enxergar mais beleza no jogo na parte da gameplay porque as CGIs ajudavam nosso cérebro a enxergar polígono adicionais onde não haviam.
sim, tudo faz parte da experiência completa.
Nostalgia é tudo, porém winning elevem 4 do play one me trás a felicidade que nenhum Fifa ou pes atual me trás poder jogar com Romário, Ronaldo, Baggio até mesmo Garrincha quando se libera os times especiais é impagável! Hoje com 40 anos não acompanho a nova geração de games não é por falta de grana e sim por não gostar tive super, play 1 e 2 o máximo que cheguei perto da nova geração foi Xbox 360. Os polígonos para mim são reais até hoje imaginação é tudo! Ótimo vídeo tem político honesto o problema que ele não candidata! Valeu pelo entretenimento!
jogão (e eu não acredito em político honesto) é nois!
Brasil começou a dar errado quando tiraram Dom Pedro segundo do poder , e o rapaz perguntando o que você tem contra políticos 😂🤦
Kkkkk
Delírios poligonais, carak!!!! Gostei do nome. Tema brabo😂😂😂
kkk em criar nomes aburdos pras coisas eu me garanto
No início do início mesmo os primeiros 3Dzão eram feiões em alguns jogos.
Jumping Flash por exemplo, mas não deixava de ser interessante aquele mundo 3D.
Ridge Racer também não passava a sensação de realismo, mesmo sendo bem feito era bem "desenho animado".
Agora jogos como Tomb Raider, Gran Turismo, dentre outros, me saltavam os olhos e eu achava bem realista na época.
Claro que o impacto de uma jogabilidade e profundidade que o 3D proporcionava foi crucial para isso.
Quando eu dizia que "parecia real" estava me referindo a toda experiência envolvida ali em relação à geração anterior.
Até hoje eu jogo Tomb Raider 1 aqui no PlayStation e a imersão que esse jogo passa é absurda.
Eu praticamente jogo esse jogo quase todos os anos desde o ano em que ele foi lançado. kkkkk
Os Resident Evils, os Need for Speeds, Test Drive 4, Final Fantasies, etc.
Todos esses e outros jogos para quem vinha de Super Nintendo e Mega Drive davam a sensação de realidade pela jogabilidade imersiva e viciante que proporcionavam e que não era possível na geração anterior.
Sabe o que arrancava essa frase de "caramba, parece real" de muita gente no PS1?
Os CGs.
Eu ficava triste quando comprava um jogo no sebo que não tinha CG ou o CG era horrível. kkkk
Nunca mais me esqueço lá no sebo da Dantas Barreto próximo ao Banco Safra eu vendo o CG de Final Fantasy 8. Aquilo arrancava facilmente um "isso parece real". kkkkk
Bando de fdp, querendo vender esse jogo pirata por 40 conto por ser em 4 discos e ainda todo em japonês. kkkkkk
Só depois de um tempão é que eu fui jogar o 8.
Esse salto do 2D para o 3D se consolidando no PS1 explodiu a mente de muita gente.
Será que foi aí que videogame começou a ser tratado como não sendo mais coisa de criança?
Quase esqueço...
A maior sensação de realismo que eu senti na época foi Mortal Kombat, o primeirão, assim que chegou aos Arcades. Aquilo foi impressionante demais.
Os jogos da Capcom e SNK ficaram completamente com aspecto de desenho animado na época e passaram a ser mais infantis. kkkkkk
Sobre os cgs, sim. É exatamente o que falo. No fim era a experiencia toda
Sobre o mortal kombat, eu não tive essa sensação do jogo mudar minha visão sobre outros jogos, mas isso é muito real. Muita gente ficou extremamente impactada... algo como: "não vou mais jogar jogo de desenhozinho"
Lembro de ter visto jogos 3D pela primeira vez em 97 quando vi rodando aquele Goal Storm e achei coisa de outro mundo, maravilhoso e muito superior a qualquer coisa que já tinha visto antes, aconteceu isso quando vi tbm o Virtua Racing do Mega que só pelo tamanho da fita já chamava a atenção.
A partir de 1998 que o Play 1 explodiu (pelo menos aqui na minha região) eu só queria jogar ele apesar de ter Mega Drive em casa e era com o que eu me virava, jogos como o primeiro Need For Speed, World Cup 98 e os Resident Evil dominaram a mente e os corações de todos, pelo menos na perspectiva que vivi.
Puts cara, explodiu aí bem no fim
kkkkkkkk essa foi boa!
Valeu pelo excelente trabalho e reflexão, boa semana!
95 pra 96 locadoras de garagem de entrada de favela já tavam cheias de ps1 por aqui
"o q vc tem contra pol..." kkkkkk, daí fica difícil
Dá n cara
po desde a epoca achava meio bizzarro alguns jogos com polignos,. 3d sim algo moderno, mas via como uma animação que nem toy story e não imagem real, as CGS se esforçavam mas ainda sim tinha cara de animação, ja as imagens digitalizadas davam outra sensação, aquelas cutscenes do splatterhouse 3 davam sensação sinistra de filme de terror
Podescrer
Eu fiquei de queixo caído quando vi pela primeira vez o Virtua Fighter do Arcade em 1994, vi e joguei a revolução na minha frente, tava vendo e jogando o início de uma revolução, era tão impressionante aquilo um jogo em 3D de luta q eu nem ligava para os gráficos, q pra mim são icônicos demais os gráficos de VF1 representam uma revolução e se tornaram icônicos, o mesmo foi com Virtua Racing que também vi e joguei pela primeira vez no Arcade ambos na playland de um shopping center.
Quando vi a evolução disso com Daytona USA em 1995 quase fiquei maluco , mas aí já é outra história.
em jogos de corrida era algo monstruoso. o virtua fighter me deixou embasbacado pela sensação de leveza e fluidez ao controlar
Meu querido Baio!! Então, creio que o realismo puro mesmo eu vi pela primeira vez nas Revistas dos início dos anos 90 quando elas traziam o Sega CD como a grande novidade em jogos como Night Trap e TomCat Alley que são somente FMV com QuickTime Events. Jogando mesmo irmão, como fui do Master System ao Mega Drive, a minha noção de “realismo” foi ir de um Super Futebol de Master para um FIFA 94 em uma TV de tubo. Muito importante ressaltar a TV de tubo pois até a geração do PS2, tivemos consoles preparados para vivenciar essa tecnologia né? Então na luz da época, na minha humilde opinião, jogar o Gran Turismo ou o Resident Evil naquela TV de tubo causou uma sensação realista pra mim, assim quando começamos a ter vozes digitalizadas em jogos. Cara, eu lembro que quando aluguei Super Metroid, chamei meus pais para ouvirem aquela famosa frase do início do jogo, tamanha era a inovação pra mim kkkkk… então assim, na TV de tubo, eu tive uma boa impressão dos jogos, talvez numa experiência imersiva buscando mais realidade do que tinha disponível.
hahahah mas é isso, a sensação de realismo causada pela experiência e tudo em volta dela, e não que os gráficos fossem idênticos ao mundo real
@@PiordoMundo Exato Baio, é nesse mesmo contexto que eu compreendo perfeitamente quando você destaca a experiência de jogar os arcades em suas estruturas originais. A experiência é única
Isso
Eu atribuo, do alto da minha irrelevância, essa história aos caça cliques aliados ao comportamento de manada que o grosso do público retrogamer, como falasse, não é conhecido por ser lá muito genial ou pensante. Infelizmente tem muita gente limitada pra caralho que, além da limitação, tem preguiça de se aprofundar em qualquer assunto que seja, né?
Discussão boa demais, teu texto é muito bom.
Aaah valeu aí a moral cara
Baião respondeu praticamente todos os quase 600 comentários, impressionante como o cara dá atenção aos inscritos. Só sendo mesmo o "pior do mundo" pra fazer isso! Rs
hahaha eu sempre respondo pô. a não ser que o yotube dê umas bugadas
Oque você acha sobre jogos de celular?
São jogos como qualquer outro, só não sou chegado
Fale Baiounídeo. Eu demorei muito tempo para ver um PS1 rodando aqui na minha quebrada. E quando vi, o jogo em questão, era o R-Type Delta. O choque de ver aquilo, rodando em "tipo computador", foi tão grande, que eu não dormi por dias pensando no jogo, e quando dormia, sonhava com ele. Minha vivência com os consoles dessa geração, foi com o Nintendo 64.... e independente dos papos e dos consoles, nunca ouvi alguma alma dizer que esses gráficos eram iguais a vida real.
Ouvia isso com o mencionado Pit Fighter e o Mortal Kombat 1 e 2. Mas com os caixotões do 64 e PS1? Ai galera inventou mesmo. Como os chifres dos corrnos não possuem materialização física, e por tanto, não podem fazer uma medição de cornice, a forma que eles encontraram pra fazer uma disputa territórial foi inventando esses papos ai... e agora estamos aqui.
Hahaahhaa boa! Sobre o r-type delta, é um dos meus jogos favoritos do console