A opinião deles não me incomoda apesar da divergência. O que me incomoda é ao assistir os 5 primeiros minutos do video, ver uma produção, oratória afirmativa, assumindo a verdade, cheia descompromisso com os fatos e compromisso em chegar a conclusão escolhida. Ou seja o problema não é a opinião e sim como chegou a ela. E para um publico que tbm não tem a base escolar musical para ter o gosto dele. Mas após o video ele se inclui no patamar superior, renegando e desprezando seu gosto
Sou da área de Música e já fiz alguns cursos sobre musicalidades indígenas no Brasil. Os estudos sobre a temática estão longe de se reduzir à Carta de Pero Vaz de Caminha. Inclusive alguns dos cursos que fiz contavam com professores indígenas. Há várias produções no campo da Etnomusicologia e etnografia musical indígena produzida por pesquisadores brancos mas também indígenas e obras musicais de indígenas registradas. É um campo vasto e importante de conhecer. Há instrumentos específicos, cantos, significados sociais e uma produção rica e diversificada.❤
Se vc tiver oportunidade, ouça toadas dos bois caprichoso e garantido do início da década de 90, até mais ou menos até 98. A percussão e instrumentos dessas toadas são fantásticas. Pq ainda se utilizavam alguns instrumentos indígenas. Eu gosto bastante.
@@marcelobarreto9927Ah tá! Quem decide o que é música, é o grande, superior, magnânimo, perfeito Marcelo Barreto Magoadinho 😂. Cara esquece o que te aconteceu e segue em frente, certeza que você foi magoado e só está destilando o que recebeu. É muito comum na infância, que você fique bem 🫶🏾.
@@marcelobarreto9927 Quem não tem inteligência e informação pelo visto, é você. Têm muito índio que é graduado, em ministério do governo e na academia brasileira de letras. Se informe pra não ficar falando besteira. Os povos originários têm mais sabedoria do essa tua cabeça oca. Comentário preconceituoso e desne.cessario.
Juça, você foi no âmago, Brasil Paralelo ê raso, totalmente ideológico, mas cheio da grana de nossa elite financeira. Apenas acrescentaria à sua magnifica explanação uma diferença entre a musica popular e a de concerto: o desenvolvimento dos temas. Seja na sonata, na sinfonia e até nas canções (lied). Parabéns pelo video, uma aula necessária.
Pô teve uma ação para bater neles de vários canais chamada BRASIL PARASITA: teve nos canais do Normose, João Carvalho (assimdissejoao), do Emilio do Blablalogia, Tiago Santinelli, Caroline Sardá, Do Antídoto e outros; vale muuito procurar os vídeos e acompanhar os canais!
@@MarcosFerreira-vc6tc oxi! Me desculpe, mas se você está lendo um texto que, na sua interpretação, reflete uma raiva. Isso só reflete algo que te incomoda, rsrs.
Eu sempre bloqueio sempre que aparece esse canal pra mim. O conteúdo deles é bizarro. Eles odeiam o Brasil e a nossa cultura e querem reescrever a história. É um canal que tem MUITO dinheiro... financiado por muita gente que tem dinheiro.
O normal é planejar a música, não apenas a linha melódica e harmonia cifrada, mas todos os instrumentos envolvidos, assim como Pixinguinha fazia. E ele era negro, pois não?
Eu tentei assistir o BRASIL PARA LERDOS e em dez minutos os apresentadores disseram não saber quem foi Bibi Ferreira e eu parei de ver e nunca mais assisti.
Extrema direita no dia a dia: "ah, porque a música popular no brasil é uma bosta" Extrema direita em época de eleições: jingles em ritmo de forró, funk, pagode...
@@jornaldejundiapeba5512 Esses caras não passam de papagaios kkk e se acham espertos. Se amanhã a Globo News começar a chamar a direita de boto rosa, no dia seguinte a galera do Todes vai sair replicando.
Esses caras da Brasil Paralerdos não falam palavrão para disfarçar seu olavismo. São saudosistas da monarquia, se vêem como nobres, fidalgos da alta cultura. Tem uns que usam suspensório e fumam cachimbo, é patético.
Quem só fala palavrões , desconhece as palavras do nosso belo idioma ! Melhor usar cintas e suspensórios do que andar com as calças arriadas mostrando as bundas sujas.
Pra quem acha que funk e música clássica não se misturam, ouçam Fils de Joie do Stromae. O cara foi até uma favela do Rio pra aprender sobre o ritmo e produzir a música. (Sou fã do Stromae e espalharei a palavra sempre que puder rs)
Minha mãe é de origem austríaca, e eu sou italiano;quem acha que na “Mama Áustria “ as pessoas passam o tempo ouvindo Beethoven?Dá vontade de nem responder….
o europeu médio só ouve eurovison kkkk brincadeira eu n sei, mas vi um video de uns jogadores numa balada e pqp, era uns dance zoadíssimo de 2012. Claro q tem muita gente que tem mto mais criatividade que isso na europa, mas deu pra sacar o rolê do heterotop mediano por ali e, honestamente, não tem nada que seja muito mais erudito que um modão feito no chatGPT
Eu gosto de samba, rap, MPB, também curto música dita clássica. Ouvir uma orquestra ao vivo é uma experiência de vida, recomendo a qualquer ser humano como uma vivência válida pra cacete assim como recomendo com igual entusiasmo uma batalha de rima ou um SLAM. Música tem contexto, mas nós individualmente não precisamos nos privar de conhecer nada e ir descobrindo o que nos atrai e nos instiga. Foda que o cara fala que ama o Brasil ouvindo um gringo, podia pelo menos ter a decência de tocar um Villa Lobos. Aliás, fica dica de vídeo um comentário sobre os principais autores de música de concerto brasileira. Sei que tem chance de flopar de visualização, mas é um vídeo de calda longa que pode atrair público mesmo passado um tempo.
E, veja só que coisa interessante: um músico popular, vindo do som e não da escrita, pode acabar se transformando num grande compositor sofisticado, até de música erudita. Exemplos? Tem muitos! Paul McCartney , que já compôs até música contemporânea erudita; Hermeto Pascoal, que descobriu depois de "velho" que era mais fácil lembrar tudo escrevendo as partituras; Pixinguinha... e tantos outros! O único ponto "negativo" deste vídeo é, sem querer, dar um tipo de palanque para um cara que merecia apenas o ostracismo, mas não tem como evitar, né?
Outro "erro" comum dessa galera é ignorar completamente a música de concerto nacional e a música concerto do século XX. São extremamente limitados à música de concerto europeia romântica no máximo. A música de concerto evoluiu muito depois disso, esses caras são retrógrados inclusive dentro da própria área que dizem entender.
O buraco negro é em homenagem ao Conceito Universal, principal componente da fiofólosofia de Olavo de Carvalho, que sempre o citava pela abreviatura em seus trabalhos.
@@isabelaveiga1341 na Monarquia nós tínhamos verdadeiros intelectuais, vide Machado de Assis, Carlos Gomes, Gonçalves Dias, Fagundes Varela, Castro Alves... hoje só temos lixo.
@@nerypaixao7605. É o efeito manada resultado da propaganda massiva para a manipulação de massas. A psicologia social explica bem isso. O povo brasileiro não tem senso crítico e a maioria não tem educação. Se vc é negacionista científico, é mais raso, não é exigente , nem intelectual , faça um ótimo proveito da Brasil para lerdos
O cara quer falar de música popular sem conhecer Django Reinheardt, Pixinguinha, Gardel, Miles Davis ou Deep Purple. E em 14 minutos! Quem dá atenção pra alguem assim tem que comer alfafa.
Nem toda música popular veio da população negra. Temos fandango, tango, mambo, salsa, merengue, country, sertanejo, flamenco, moda de viola e várias outras que não tem origens negras. O vídeo estava muito bom até chegar nesse final que foi simplista.
Concordo. E é importante ressaltar que, enquanto a música erudita se desenvolvia, também era produzida música popular na Europa. Canções de trovadores, danças folclóricas e músicas de taverna. Na Idade Média, trovadores cantavam sobre amor e cavalaria; no Renascimento, destacaram-se madrigais e chansons. No Barroco, músicas de dança e óperas cômicas, e no período Clássico, valsas, baladas e canções folclóricas. Ou seja: A diferença entre música erudita e popular na Europa não estava ligada a questões raciais, mas sim ao elitismo. A música erudita era associada às elites culturais e intelectuais, com acesso restrito a quem tinha formação musical e recursos para frequentar concertos e óperas. Já a música popular, produzida e consumida amplamente pelo povo, refletia o cotidiano e a cultura das massas, sendo transmitida de forma oral ou em eventos acessíveis a todos.
@@ricardor.1781 Exatamente daí, e da Igreja Católica que partiu a Música Erudita - Grout e Palisca - História da Música Ocidental e História Universal da Música, indico para quem quer conhecer a História da Música Erudita Europeia. História da Música Brasileira, de Vasco Mariz, para quem quer saber da História da Música Erudita no Brasil e a bibliografia - são vários - de José Ramos Tinhorão, para conhecer a História da Música Popular Brasileira. O que não elide nem descredencia outros autores, como Zuza Homem de Melo e Sérgio Cabral (o pai).
Aliás, assisti a entrevista que você fez com o Bruno Ascari , do canal Som de Peso, e curti muito. Também sou colecionador de Cds, e já tive uma coleção de vinis também, que passei para frente, e troquei pelos cds. Se algum dia puder fazer um programa sobre o Quinteto Armorial, e ainda sobre a Orquestra Armorial, e todo aquele movimento musical que surgiu na cidade de Recife no final dos anos 60 e início dos 70, agradeço muito. Sucesso para o seu canal e abraço (de novo)...
Pelo que percebi , no vídeo e nos comentários, a repulsa com o canal citado, é bem grande. Mas pra criar conteúdo e engajamento entre os pares, tem utilidade. Interessante.
Eu amo dostioievski. Eles devem gostar porque no fim ele sempre fala de uma redencao atraves de Deus. Mas fora isso a literatura russa e bem visceral mesmo
7 дней назад+4
Enquanto esse povo "erudito" só reclama e critica o tempo todo, nos lugares pobres e humildes, o samba, o funk, e a música popular em geral tá torando e todo mundo tá feliz curtindo ✊️
Com toda certeza essa imundície deveria ser fechada. Um absurdo, esse canalzinho de merda nada mais é do que um vetor de imbecilização, bem a cara dessa direita podre, racista, mesquinha.
@@wilianoliveira3246 Vc se refere ao Janones, à Globo News ou à Metropoles, que noticiou a entrada nos EUA do Felipe Martins e que depois se comprovou que isso não aconteceu? Ah e tem também o sumiço dos moveis do Palácio da Alvorada noticiada pela Globo News, sendo que os móveis estavam lá mesmo guardados.
@@jornaldejundiapeba5512 VCS são engraçados mesmo. Divulgam fake news TODOS OS DIAS, e quando há algum erro da esquerda ou mesmo da direita democrática, vocês apontam o dedo. É aquela história de enxergarmos o Cisco no olho do próximo mas não ver a trave no próprio olho!
Vale a pena frisar que a música dita clássica, aquela que foi preservada e desenvolvida em conservatórios, é branca em sentido restritivo, porque a maior parte da própria música europeia sempre foi popular e "inculta". Inclusive, é ela que influencia a música erudita, e não o contrário. Frequentemente os movimentos das peças barrocas são danças populares que foram apropriadas, como a sarabanda e a gavota, acabando por serem desvirtuadas pela música erudita, apesar das maravilhas que por meio disso se tenha gerado. Daí que a música erudita deve muito mais à popular do que o contrário. Ironicamente, esses traços populares foram reativados pelo sincretismo brasileiro em inúmeras oportunidades. É o caso dos traços populares que a complexa cultura afroameríndia ouvia cono escocesa, e que vai ser reelaborada e reconduzida à fortuna popular tanto pelo xote da música gaúcha nativista quanto no xote dos cocos do nordeste.
Pixinguinha e Moacir Santos escreviam na pauta toda a sua concepção musical, indicando o que queruam que os instrumentistas fizessem. É o que hoje chamamis de "arranjo". E eram negros, pois não? Música é Arte, e Arte exige trabalho, dedicação e seriedade. Tal qual observamos em Pixinguinhz e Moacir Santos.
O "Brasil para Lerdos" é incompetente até para a função de THINK TANK, que é a sua nefasta proposta. Ontem o YT me sugeriu um vídeo deles sobre a escala 6/1 e um imbecil de terno e gravata conseguiu enfiar até "cultura woke" no meio do assunto...
Não é à toa que o canal anda fazendo promoções de assinatura --- o gado direitoso mais fracassado e ressentido está pouco ligando pra essa fonte vagabunda de delírio pseudo-cientifico.
Sou peão de obra e gosto de Carmina Burana , Beethoven, Carlos Gomes, Tião carreiro, Belchior, Djalma pires, João Gilberto e o Rappa e me considero sem cultura.
... e tem um não-branco na galera erudita... o "Mozart negro" --- Chevalier de Saint-Georges (1745-1799) ficou famoso por "quebrar barreiras" culturais e raciais
Excelente análise! 👏🏻👏🏻👏🏻 parabéns pela alteridade e pela abordagem consistente do conceito de popular. Adorei a observação a respeito da síncope e como, muitas vezes, ela traz uma complexidade rítmica até “superior” às peças eruditas. É um convite a pensarmos sobre essa teoria arrogante de que o que é popular é necessariamente pobre em relação ao formato. Isso me leva a uma crítica particular a esse gênero que pessoas chamam de MPB. O que é música popular brasileira? Quem decide isso? Funk carioca é música (gostando ou não, tem harmonia, melodia e ritmo), é popular (não é erudito) e é brasileiro (não veio de Marte). Então, por que Edu Lobo pode ser certificado com esse título e o MC “não sei lá das quantas” não?
A MÚSICA BRASILEIRA É IMENSA E MUTLIFACETADA. MÚSICA É CULTURA INDEPENDENTE DA SUA CLASSIFICAÇÃO OU IDENTIDADE. EU NÃO GOSTO DE TODOS OS GÊNEROS . GOSTO DE ALGUNS E OUTROS, NÃO. EU PREFIRO AQUELES QUE ESCLARECEM E CONSCIENTIZAM.
Parabéns professor, terminei de assistir e já quero repetir o vídeo. Acabei de conhecer o canal e estou muito feliz, matou minha sede de conteúdo. Eu gostaria de contribuir recomendando a quem quiser alguns livros para somar na compreensão sobre o racismo estrutural. - "Capitalismo e Escravidão" por Eric Williams Sinopse: Publicado originalmente em 1944, este livro foi um trabalho pioneiro em articular a análise sobre a formação do capitalismo industrial na Inglaterra à exploração dos africanos escravizados nas propriedades rurais do Novo Mundo. Williams argumenta que a riqueza acumulada a partir da escravidão foi crucial para o desenvolvimento do capitalismo na Europa. - na minha humilde opinião o racismo estrutural está associado com um preço, um valor imaginário que negros possuem devido a herança cultural da escravidão, isso torna a escravidão negra a única da história que associa uma raça a um produto sem alma como um bixo, por isso existe um gatilho no subconsciente do racista brasileiro que eu chamo de valor do negro, se um racista ao encontrar um negro, perceber que ele está caro demais para comprar, automaticamente desperta um ódio e uma vontade de criticar para poder abaixar o preço daquela pessoa, desculpe se viajei, mas gostaria que percebesse que nesses livros é fácil entender que o negro carrega uma etiqueta aos olhos de todos que culturalmente acreditam que ainda existe escravidão. Desculpe qualquer coisa e obrigado pela atenção.
12:01 falam de sexualização como se o tabu sexual fosse natural e não imposto ideologicamente pela doutrina cristã (principalmente a católica, ao longo da história) por meio de dogmas sem qualquer valor filosófico ou científico e de valor artístico questionável.
Essa tese de racismo estrutural já está sendo contestada na Academia, Não que o racismo não exista no Brasil. O que não há é um Apartheid racial no Brasil. O apartheid é mais social. O que quero dizer é que a Lei no Brasil não é racista. Existe, sim, uma prática, usos e costumes muito racistas, Isso não há no direito legislado. A princípio.
Excelente vídeo e você explicou muito bem e com detalhes que existe sim, diferença entre música de concerto e música popular. Espero que os autores do vídeo da Brasil Paralelo possam assistir o seu vídeo e reconheçam que só disseram bobagem.
a arte tem que ser julgada com base no que se propõe a fazer, o primeiro critério pra avaliar a qualidade de arte é verificar se ela alcança os objetivos impostos por ela mesma depois, pode-se analisar outros aspectos, como a técnica ou a criatividade, e assim é possível dizer que algumas músicas são melhores que outras em determinados aspectos mas isso não invalida nenhum tipo de arte e embora eu pessoalmente acredite que determinados estilos têm uma tendência maior a criar músicas melhores do que outros, nada me impede de gostar de músicas que eu mesmo considero ruins, ou de desgostar de músicas que eu mesmo considero boas (não ouço nada de metal, mas sei que tem muita música boa nesse estilo) bom vídeo
"...Cadê as notas que estavam aqui? Não preciso delas! Basta deixar tudo soando bem aos ouvidos." -Chico Science e Nação Zumbi Ju, tu é incrível, admiro muito o seu trabalho, maravilhoso.
Resumindo a posição estética do Brasil para lerdos é a mesma posição estética musical do Vinheteiro que é um medíocre que não entende música popular contemporânea. Esse elitismo de Brasil para lerdos e vinheteiro pode ser um problema cognitivo desses caras com música contemporânea ou é racismo mesmo, pois a música moderna tem a música erudita, mas também tem a parte rítmica percussiva de compassos variados. Por exemplo eu já ouvi gente criticar o estilo de tocar violão e guitarra do Jorge Ben por ele não fazer arpejos e tocar violão e guitarra com batidas como se o jeito certo de tocar violão fosse só com arpejos e dedilhados, mas o Jorge Ben criou várias rítmicas complicadas e refinadas na sua música, mas pelo Jorge Ben não ser um branco da bossa nova o Jorge Ben toca "errado" ( A Tábua de Esmeralda é um dos melhores discos da MPB de todos os tempos inclusive pela revista Rolling Stone). Brasil para lerdos e vinheteiro ou são racistas, ou não tem capacidade cognitiva pra entender a música contemporânea e a indústria cultural. E o vinheteiro fez sucesso tocando temas de vídeo game japonês e americano e temas de aberturas de desenho animado e anime na internet e o Vinheteiro quer arrotar cheiroso? O Vinheteiro toca música de jingle de jogo de vídeo game e desenho animado? Se o vinheteiro fosse um maestro vá lá, tá errado, mas um maestro pelo menos contribui pra música, mas vinheteiro e Brasil para lerdos se montarem uma banda ninguém vai ouvir nem em churrascaria ou barzinho.
Muito didático. Tenho um amigo de longa data e ficamos muitos anos distantes. Na minha juventude, ele sempre foi uma "referência". Outro dia eu encontrei com ele. Falamos do passado, das viagens, das tretas...Mas, quando ele disse: "Nesse tempo ouvia música de verdade...."Arrumei uma desculpa e estou acrescentando mais anos nessa nossa separação!
Villa-Lobos adorava chorinho, e Nelson Cavaquinho assistia filmes só para ouvir a trilha sonora. Tom Jobim compunha tanto a partir da partitura escrita quanto do instrumento, muitas vezes o violão ou a flauta, não apenas o piano. A música erudita brasileira feita por Guerra Peixe, Francisco Mignone, dentre outros, é toda calcada na cultura popular. O carinha do Brasil Para Lerdos é incapaz de se emocionar com "Trenzinho do Caipira", do Villa, ou "Mourão", do Guerra Peixe. Muito menos com "Construção", "Águas de Março", "Carinhoso", etc.
Brasil Paralelo é um porre. E obrigado por me fazer a ter outra visão sobre o que me ensinaram, que eu achava ser a verdade. Muita coisa a gente faz sem questionar ou procurar estudar pra saber. Parabéns pelo vídeo.
Eu sou libertário (não conservador, nem de esquerda - Deus me guarde), sou músico há 25 anos. Vejo que vejo que você tem razão neste ponto, embora considere o Brasil Paralelo muito bom em muita coisa. A única coisa que me incomoda um pouco é que esse documentário fosse de alguma produtora de esquerda, a maioria aqui estaria batendo palmas. Espero que nós possamos ser mais sóbrios para analisar questões como essa sem se levar por motivação ideológica.
A maioria estaria batendo palmas pq possuem inclinações ao pensamento de esquerda. Da mesma forma que aplaudem a Brasil Paralelo os inclinados a direita.
Quem aplaudiria uma "produtora de esquerda" (?) que fizesse um documentário bizarro como esse, dizendo que não existe diferença entre música erudita e música popular? Aliás, que produtora "de esquerda" faria algo assim? Chamar burrice de burrice independe de "lado político".
É impossivel não ter viés amigo.Todo pensamento crítico vai ter viés. Tipo dizer que "guerra é ruim".Isso é um viés.Tu pode até pensar pow,é obvio que guerra é ruim".Mas tem gente que acha guerra algo louvavel. o proprio conceito de erudição foi construído a partir de um viés E cara,se tu concorda com muita coisa da brasil paralelo.Sinto dizer,tu é de direita sim...
Cara, sou um grande crítico até das merdas que a Esquerda engole. Por exemplo , sempre fui um grande crítico do Silvio de Almeida, a maneira como hora se vitimiza por causa da etnia, hora se vangloria por causa da mesma etnia. Enfim, no dia em que o Brasil Paralelo ou por extensão, a Extrema Direita Tupiniquim elaborar algum projeto político ou mesmo produzir algum conteúdo útil, que não seja baseado em ódio puro proveniente de problemas sexuais (Freud já dizia) , eu posso concordar sem problema algum.
Parabéns....REFUTOU COM MAESTRIA....querido, ja me inscrevi no canal, vc sintetizou e ao mesmo tempo, argumentou e desenvolveu um tema q eu via mt na Esquerda (me denonimo cm alguem de Esquerda) mas de uma forma beeeem mais leve, q era o tal "CHICO BUARQUE", eu ouvia mt punk rock americano e sempre q entrava num debate mais voltado a essa linha de cultura, sentia um elitismo, cm se fosse um CARIMBO, UM RÓTULO, Q era garantido a alguem somente se dissesse: "AH, EU ESCUTO CHICO BUARQUE", era uma pratica boba inclusive, vendo agora cm meus 37 anos...era cm se somente ao dizer, q ouvia certo artista inteligente, brilhante, eu seria considerado, inteligente....ocorre q essa galera ai, eles ODEIAM TD Q REMETE POVO...ELES SUBLINHAM E COM FORÇA O ELITISMO, mas tentam disfarçar q se trata de um debate sério e profundo...PARABÉNS, REFUTOU COM MAESTRIA.
Gosto demais do seu canal, sou seu fã. E CONCORDO EM GÊNERO, NÚMERO, GRAU E TODAS OS DEMAIS ASPECTOS GRAMATICAIS OU ARITMÉTICOS COM RELAÇÃO A ESSE " BRASIL PARALELO" - O NOME JÁ DIZ TDO , SÃO FORA DA CASINHA, SÃO LUNÁTICOS, POIS SE É " PARALELO " É PORQUE É CÓPIA, SEGUE AO LADO, NÃO É O REAL, O ORIGINAL. É UM BRASIL IRREAL.
Parabens pela explicação e pelo canal !!!! Entre brasileiros a cada 1000 pessoas, 400 ouvem sertanejo, 300 ouvem bate estaca, 180 ouvem pop/rock e 20 musica classica. Heitor Villa-Lobos (1887-1959) Carlos Gomes (1836-1896) Alberto Nepomuceno (1864-1920) Luiz Henrique Luperto (1941-) Camargo Guarnieri (1907-1993) Osvaldo Lacerda (1927-2011) Ricardo Tacuchian (1938-) Marcos Sadao Tsuboy (1937-) José Siqueira (1907-1985) Pixinguinha (1897-1973). Todos esses foram importantes para a musica classica no Brasil e nem sequer mencionou algum deles !!! Será que ama mesmo o Brasil ?
Eu gosto de uma definição que diz que a música erudita é uma música construída E transmitida pela escrita (ver a própria etimologia da palavra "erudita") enquanto a música popular se origina e perpetua através da tradição oral.
A verdadeira vantagem do hábito da leitura não é que a leitura seja a forma superior de aprendizado, ainda que seja a mais profunda, mas o fato de que a leitura é um dos melhores, e mais acessíveis, modos de treinar a atenção concentrada.
Achei o seu discurso e argumentação muito bem embasados. Parabéns! Contudo, discordo de um ponto: a leitura é sim fundamental ao aprimoramentodo do ser humano e seu desenvolvimento pleno - por diversas razões. Além de ampliar o vocabulário, melhorar a capacidade interpretariva, exercitar o cérebro; a leitura previne doenças neurodegenerarivas, reduz o estresse, desenvolve a criatividade e a capacidade de argumentação. Não obstante, ainda nos afasta dos muitos danos da excessiva exposição à telas. Entre eles, o consumo de conteúdo repetitivo e em doses rápidas que tem efeito viciante, muito semelhante ao de alguns entorpecentes. Os danos à capacidade de atenção e concentração são tão flagrantes quanto alarmantes. A hábito da leitura pode claramente mitigar isso. Feito à noite como parte das práticas da higiene do sono, garante a formação de memórias de longo prazo que, por sua vez, melhoram o processo de aprendizagem. Até o próximo vídeo.❤🤜🤛
Sou um ignorante em matéria de música; estudei russo e minha professora de russo disse que não há negros na Rússia; é possível deduzir então que lá não existe música popular?
A única coisa válida do Brasil Paralelo é que pelo menos eles admitem que vivem num mundo paralelo, totalmente fora da realidade.
😂😂😂😂 raciocínio perfeito!!!
Kkkkk, nem raciocínio tem ae!!!
Só afirmação
🤣🤣🤣
EXATO! 😅😅
@@netor5217 Eu diria "autoafirmação" kkk
O Brasil Paralelo não é ignorante, é desonesto
A opinião deles não me incomoda apesar da divergência. O que me incomoda é ao assistir os 5 primeiros minutos do video, ver uma produção, oratória afirmativa, assumindo a verdade, cheia descompromisso com os fatos e compromisso em chegar a conclusão escolhida. Ou seja o problema não é a opinião e sim como chegou a ela.
E para um publico que tbm não tem a base escolar musical para ter o gosto dele. Mas após o video ele se inclui no patamar superior, renegando e desprezando seu gosto
Exatamente!
@@henrique8950 por isso o amigo falou que é desonesto.
Falou tudo. Se preocupam em estudar a história verdadeira apenas para distorce-la.
@@henrique8950O que você descreveu é a completa desonestidade do Brasil Paralelo.
Sou da área de Música e já fiz alguns cursos sobre musicalidades indígenas no Brasil. Os estudos sobre a temática estão longe de se reduzir à Carta de Pero Vaz de Caminha. Inclusive alguns dos cursos que fiz contavam com professores indígenas. Há várias produções no campo da Etnomusicologia e etnografia musical indígena produzida por pesquisadores brancos mas também indígenas e obras musicais de indígenas registradas. É um campo vasto e importante de conhecer. Há instrumentos específicos, cantos, significados sociais e uma produção rica e diversificada.❤
Se vc tiver oportunidade, ouça toadas dos bois caprichoso e garantido do início da década de 90, até mais ou menos até 98. A percussão e instrumentos dessas toadas são fantásticas. Pq ainda se utilizavam alguns instrumentos indígenas. Eu gosto bastante.
@@naiacy e índio sabe fazer música onde? Inteligência pra isso é o que eles não têm
@@marcelobarreto9927Ah tá! Quem decide o que é música, é o grande, superior, magnânimo, perfeito Marcelo Barreto Magoadinho 😂. Cara esquece o que te aconteceu e segue em frente, certeza que você foi magoado e só está destilando o que recebeu. É muito comum na infância, que você fique bem 🫶🏾.
@@marcelobarreto9927 Quem não tem inteligência e informação pelo visto, é você. Têm muito índio que é graduado, em ministério do governo e na academia brasileira de letras. Se informe pra não ficar falando besteira. Os povos originários têm mais sabedoria do essa tua cabeça oca. Comentário preconceituoso e desne.cessario.
@celsoleonardopereira5929 e você vai trabalhar e vaza daqui! Mente vazia é oficina do diabo.
Juça, você foi no âmago, Brasil Paralelo ê raso, totalmente ideológico, mas cheio da grana de nossa elite financeira.
Apenas acrescentaria à sua magnifica explanação uma diferença entre a musica popular e a de concerto: o desenvolvimento dos temas. Seja na sonata, na sinfonia e até nas canções (lied).
Parabéns pelo video, uma aula necessária.
Lembrem-se: Brasil Para Lerdos
Tem que rebatizar. Paralerdos muito melhor 😅😅
Ótimo, é isso mesmo!
Nós amazonenses temos uma gíria que se encaixa perfeitamente para o nome desta b*st4: Brasil Para Lesos.
Melhor: Brasil PARANÉSCIO
OU Brasil lero lero!!
Melhor forma de “react”. Assim, não sou obrigado a ver um vídeo que eu já não veria.
Comentário de gente burra, que não vê e quer ter opinião
.
Até que enfim alguém pra peitar aqueles calhordas!! Já tô seguindo irmão!!!!
No tocante à música, né? Já ví várias pessoas de outras áreas combatendo esses nazipardos.
Mano, mas uma galera já bateu neles antes só que, os caras só mó chorão e adoram meter processo pra silenciar os outros.
Pô teve uma ação para bater neles de vários canais chamada BRASIL PARASITA: teve nos canais do Normose, João Carvalho (assimdissejoao), do Emilio do Blablalogia, Tiago Santinelli, Caroline Sardá, Do Antídoto e outros; vale muuito procurar os vídeos e acompanhar os canais!
Brasil Paralelo: Aquilo que nunca vai encontrar (cruzar) o Verdadeiro Brasil, pois sempre será paralelo imaginario.
Parece nome de facção.
Se tem um bagulho que eu odeio nessa internet é o Brasil para lerdos
Quanto ódio cara
É muita propaganda de uma produção enviesada e ridícula. Muito bem financiados para fazer essas merdas retrógradas e racistas
@@MarcosFerreira-vc6tc oxi! Me desculpe, mas se você está lendo um texto que, na sua interpretação, reflete uma raiva. Isso só reflete algo que te incomoda, rsrs.
@@MarcosFerreira-vc6tcNão é ódio. É repulsa. Burrice demais, cansa.
O Brasil paralelo me faz pensar que a burrice pode ser multiversal . Que decepção!
Eu sempre bloqueio sempre que aparece esse canal pra mim. O conteúdo deles é bizarro. Eles odeiam o Brasil e a nossa cultura e querem reescrever a história. É um canal que tem MUITO dinheiro... financiado por muita gente que tem dinheiro.
Sim, a ideia deles é modificar a cultura e a opinião pública
Acontece a mesma coisa comigo, eles gastam muito com engajamento, e tem muito dinheiro de empresário
Exato. Paralelas nunca se encontram.
O normal é planejar a música, não apenas a linha melódica e harmonia cifrada, mas todos os instrumentos envolvidos, assim como Pixinguinha fazia. E ele era negro, pois não?
Eu só não bloqueio pra eles gastarem dinheiro comigo que jamais vou assistir uma merda dessa kkkk
Só de assistir 2 segundos de propagandas deles já dá ânsia de vomito.
Tenho a mesma sensação
Demais
Parece que o ódio puro deixa as pessoas burras! Incrível!!
Que tipo de ódio vc se refere? Facada em candidato que lidera a corrida presidencial? Cadeirada em debates ou os tiros que deram no Trump??
@@eduardosoares7737 Ou daqueles cornos que depredaram o palácio em 08/01 ou daquele corno que se explodiu na 4a feira kkkkkjkkkkkk
@@eduardosoares7737existe tipos diferentes?
@@eduardosoares7737 ódio contra fascista eu apoio!
E se for chorar manda áudio.
@@eduardosoares7737você não odeia racistas?
Eu tentei assistir o BRASIL PARA LERDOS e em dez minutos os apresentadores disseram não saber quem foi Bibi Ferreira e eu parei de ver e nunca mais assisti.
Você pode não gostar, direito seu.
Mas isso que você disse está cheirando a mentira kkkk.
Como assim não sabe quem foi Bibi Ferreira? Dá um tempo boy
Incrivel como o BP odeia o Brasil e se passam por patriotas.
Extrema direita no dia a dia: "ah, porque a música popular no brasil é uma bosta"
Extrema direita em época de eleições: jingles em ritmo de forró, funk, pagode...
Aprendeu a falar extrema-direita, hein inteligentão!
@@jornaldejundiapeba5512 Esses caras não passam de papagaios kkk e se acham espertos. Se amanhã a Globo News começar a chamar a direita de boto rosa, no dia seguinte a galera do Todes vai sair replicando.
@@jornaldejundiapeba5512 basta jogar a isca que o fascistinha aparece 😂
Exatamente isso. Disse tudo.
@@eduardosoares7737não pode chamar a extrema direita de extrema direita? E como vocês da extrema direita gostam de serem chamados?
Seu canal é muito bom, merecia mais reconhecimento
Sim. Gosto demais de canal❤🎉
Esses caras da Brasil Paralerdos não falam palavrão para disfarçar seu olavismo. São saudosistas da monarquia, se vêem como nobres, fidalgos da alta cultura. Tem uns que usam suspensório e fumam cachimbo, é patético.
Tinha um lance entre skinheads (paulistas principalmente) de se diferenciar pela cor dos suspensórios. Pode ser só coincidência 😉
@@salomaoalenda Func... func... Cheirinho de xenofobia.
Sua, no caso.
Na Monarquia, ao menos, tivemos nomes importantes da arte, como Carlos Gomes, Machado de Assis, José de Alencar, Gonçalves Dias, Pedro Américo...
Quem só fala palavrões , desconhece as palavras do nosso belo idioma !
Melhor usar cintas e suspensórios do que andar com as calças arriadas mostrando as bundas sujas.
Pelo jeito você adora andar com as calças arriadas !😂
Palavras então , só conhece palavrões !
Pra quem acha que funk e música clássica não se misturam, ouçam Fils de Joie do Stromae. O cara foi até uma favela do Rio pra aprender sobre o ritmo e produzir a música.
(Sou fã do Stromae e espalharei a palavra sempre que puder rs)
A grande cantora e compositora Adriana Calcanhotto , já gravou funk, fico lindo a interpretação.
Minha mãe é de origem austríaca, e eu sou italiano;quem acha que na “Mama Áustria “ as pessoas passam o tempo ouvindo Beethoven?Dá vontade de nem responder….
Depois de um tempo nem Beethoven escutava.
😏
hahahahaa né?
A esquerda e pródiga em construir narrativas pra validar a própria imbecilidade
que legal que sua mãe é austríaca. Ela sabe fazer Sachertorte? 😋
o europeu médio só ouve eurovison kkkk brincadeira eu n sei, mas vi um video de uns jogadores numa balada e pqp, era uns dance zoadíssimo de 2012. Claro q tem muita gente que tem mto mais criatividade que isso na europa, mas deu pra sacar o rolê do heterotop mediano por ali e, honestamente, não tem nada que seja muito mais erudito que um modão feito no chatGPT
Eu gosto de samba, rap, MPB, também curto música dita clássica. Ouvir uma orquestra ao vivo é uma experiência de vida, recomendo a qualquer ser humano como uma vivência válida pra cacete assim como recomendo com igual entusiasmo uma batalha de rima ou um SLAM.
Música tem contexto, mas nós individualmente não precisamos nos privar de conhecer nada e ir descobrindo o que nos atrai e nos instiga.
Foda que o cara fala que ama o Brasil ouvindo um gringo, podia pelo menos ter a decência de tocar um Villa Lobos.
Aliás, fica dica de vídeo um comentário sobre os principais autores de música de concerto brasileira. Sei que tem chance de flopar de visualização, mas é um vídeo de calda longa que pode atrair público mesmo passado um tempo.
@@juravei então você só curte lixo
@@juravei seus gostos musicais são os mais mequetrefes e desprezíveis possíveis
@@juravei então ouça suas músicas preferidas no chiqueiro, em meio aos porcos, pois lá é o seu lugar.
E, veja só que coisa interessante: um músico popular, vindo do som e não da escrita, pode acabar se transformando num grande compositor sofisticado, até de música erudita. Exemplos? Tem muitos! Paul McCartney , que já compôs até música contemporânea erudita; Hermeto Pascoal, que descobriu depois de "velho" que era mais fácil lembrar tudo escrevendo as partituras; Pixinguinha... e tantos outros! O único ponto "negativo" deste vídeo é, sem querer, dar um tipo de palanque para um cara que merecia apenas o ostracismo, mas não tem como evitar, né?
Outro "erro" comum dessa galera é ignorar completamente a música de concerto nacional e a música concerto do século XX. São extremamente limitados à música de concerto europeia romântica no máximo. A música de concerto evoluiu muito depois disso, esses caras são retrógrados inclusive dentro da própria área que dizem entender.
eu já vi vários desses aí que odeiam Villa Lobos
@MatheusSouza-lw9wv é muito patriotismo 🤣
Um canal que tem como símbolo um buraco negro e a palavra PARALELO no nome; os sinais estão em todos os lados, assustador terem tantos seguidores
O buraco negro é em homenagem ao Conceito Universal, principal componente da fiofólosofia de Olavo de Carvalho, que sempre o citava pela abreviatura em seus trabalhos.
@@madjames1134Aquilo que liga Olavo, Rogério Skylab e Bataille
Esse povo do Brasil Paralelo é pró-monarquia. Um pessoal muito tosco!!
@@isabelaveiga1341 na Monarquia nós tínhamos verdadeiros intelectuais, vide Machado de Assis, Carlos Gomes, Gonçalves Dias, Fagundes Varela, Castro Alves... hoje só temos lixo.
Marcelo . Só lixo, teu co. Acho que é o que vc procura.
@@marcelobarreto9927 maluco a maior parte da população era analfabeta e pobre, sem falar da escravidão, tá querendo é pika isso sim
Brasil paralelo é a pior produtora que temos aqui no brasil
Tão pior que tem milhões de assinantes😂😂
@@nerypaixao7605 é por isso que é ruim, desinforma um monte de gente
@@nerypaixao7605É como dizem, o mundo está cheio de idiotas e ignorantes, o suficiente para assinar um canal como "Brasil Paralelo".
@@nerypaixao7605 Isso não quer dizer nada. Canal feito pra gente canalha.
@@nerypaixao7605. É o efeito manada resultado da propaganda massiva para a manipulação de massas. A psicologia social explica bem isso. O povo brasileiro não tem senso crítico e a maioria não tem educação. Se vc é negacionista científico, é mais raso, não é exigente , nem intelectual , faça um ótimo proveito da Brasil para lerdos
03:34 todas as escolas DA EUROPA... Sempre bom lembrar que não foram os europeus que inventaram a música, tampouco são donos dela.
o pessoal do Brasil Paralelo só gosta de sertanejo AgroPop ou Wagner pq era o compositor preferido daquela galera alemã dos anos 30/40.
O cara quer falar de música popular sem conhecer Django Reinheardt, Pixinguinha, Gardel, Miles Davis ou Deep Purple. E em 14 minutos! Quem dá atenção pra alguem assim tem que comer alfafa.
Nem toda música popular veio da população negra. Temos fandango, tango, mambo, salsa, merengue, country, sertanejo, flamenco, moda de viola e várias outras que não tem origens negras. O vídeo estava muito bom até chegar nesse final que foi simplista.
Concordo. E é importante ressaltar que, enquanto a música erudita se desenvolvia, também era produzida música popular na Europa.
Canções de trovadores, danças folclóricas e músicas de taverna. Na Idade Média, trovadores cantavam sobre amor e cavalaria; no Renascimento, destacaram-se madrigais e chansons. No Barroco, músicas de dança e óperas cômicas, e no período Clássico, valsas, baladas e canções folclóricas.
Ou seja: A diferença entre música erudita e popular na Europa não estava ligada a questões raciais, mas sim ao elitismo. A música erudita era associada às elites culturais e intelectuais, com acesso restrito a quem tinha formação musical e recursos para frequentar concertos e óperas. Já a música popular, produzida e consumida amplamente pelo povo, refletia o cotidiano e a cultura das massas, sendo transmitida de forma oral ou em eventos acessíveis a todos.
@ricardor.1781 exatamente.
@@ricardor.1781 Exatamente daí, e da Igreja Católica que partiu a Música Erudita - Grout e Palisca - História da Música Ocidental e História Universal da Música, indico para quem quer conhecer a História da Música Erudita Europeia. História da Música Brasileira, de Vasco Mariz, para quem quer saber da História da Música Erudita no Brasil e a bibliografia - são vários - de José Ramos Tinhorão, para conhecer a História da Música Popular Brasileira. O que não elide nem descredencia outros autores, como Zuza Homem de Melo e Sérgio Cabral (o pai).
@@lucapilares6999 só o que há de pior em música
@@marcelobarreto9927 se você acha tango e flamenco o que há de pior na música seu prato favorito deve ser alfafa.
Não só ignorância musical né!? Ignorância política, social, histórica, psicológica, ideológica....
É método.
dúvida sincera: música folclórica (de qualquer país, europeu ou não) também não seria Popular ?
Aliás, assisti a entrevista que você fez com o Bruno Ascari , do canal Som de Peso, e curti muito. Também sou colecionador de Cds, e já tive uma coleção de vinis também, que passei para frente, e troquei pelos cds. Se algum dia puder fazer um programa sobre o Quinteto Armorial, e ainda sobre a Orquestra Armorial, e todo aquele movimento musical que surgiu na cidade de Recife no final dos anos 60 e início dos 70, agradeço muito. Sucesso para o seu canal e abraço (de novo)...
Ele fez entrevista com o Bruno Ascari? Vou procurar. Gosto do canal Som de Peso.
@@rodrigopalma4335 então você só coleciona lixo
@@rodrigopalma4335 tudo que fazem hoje é lixo. Só a esquerda gosta, só comunista gosta.
Pelo que percebi , no vídeo e nos comentários, a repulsa com o canal citado, é bem grande. Mas pra criar conteúdo e engajamento entre os pares, tem utilidade. Interessante.
Eu acho que eles devem odiar dostoievski, ele discute ateísmo, socialismo e a estrutura familiar é sempre problemática nas histórias.
Eu amo dostioievski. Eles devem gostar porque no fim ele sempre fala de uma redencao atraves de Deus. Mas fora isso a literatura russa e bem visceral mesmo
Enquanto esse povo "erudito" só reclama e critica o tempo todo, nos lugares pobres e humildes, o samba, o funk, e a música popular em geral tá torando e todo mundo tá feliz curtindo ✊️
"É preciso ler livros (do Olavo)". _ Brasil Paralerdo
@@LuizHenrique-hr6ni melhor ler Olavo que ler Paulo Freire.
Brasil paralelo é uma produtora que devia ser fechada
Com toda certeza essa imundície deveria ser fechada. Um absurdo, esse canalzinho de merda nada mais é do que um vetor de imbecilização, bem a cara dessa direita podre, racista, mesquinha.
Incentivando a censura... Mas isso não é coisa de ditadura??
Produtora de conspirações e fake news.
@@wilianoliveira3246 Vc se refere ao Janones, à Globo News ou à Metropoles, que noticiou a entrada nos EUA do Felipe Martins e que depois se comprovou que isso não aconteceu? Ah e tem também o sumiço dos moveis do Palácio da Alvorada noticiada pela Globo News, sendo que os móveis estavam lá mesmo guardados.
@@jornaldejundiapeba5512 VCS são engraçados mesmo. Divulgam fake news TODOS OS DIAS, e quando há algum erro da esquerda ou mesmo da direita democrática, vocês apontam o dedo. É aquela história de enxergarmos o Cisco no olho do próximo mas não ver a trave no próprio olho!
#juscelinoparalelo #brasilreal . Rapaz, só tenho que chorar a cântaros. Lamentável esse povo que não sabe viver em paz. Vamos nos amar ❤
Vale a pena frisar que a música dita clássica, aquela que foi preservada e desenvolvida em conservatórios, é branca em sentido restritivo, porque a maior parte da própria música europeia sempre foi popular e "inculta". Inclusive, é ela que influencia a música erudita, e não o contrário. Frequentemente os movimentos das peças barrocas são danças populares que foram apropriadas, como a sarabanda e a gavota, acabando por serem desvirtuadas pela música erudita, apesar das maravilhas que por meio disso se tenha gerado. Daí que a música erudita deve muito mais à popular do que o contrário. Ironicamente, esses traços populares foram reativados pelo sincretismo brasileiro em inúmeras oportunidades. É o caso dos traços populares que a complexa cultura afroameríndia ouvia cono escocesa, e que vai ser reelaborada e reconduzida à fortuna popular tanto pelo xote da música gaúcha nativista quanto no xote dos cocos do nordeste.
Pixinguinha e Moacir Santos escreviam na pauta toda a sua concepção musical, indicando o que queruam que os instrumentistas fizessem. É o que hoje chamamis de "arranjo". E eram negros, pois não?
Música é Arte, e Arte exige trabalho, dedicação e seriedade. Tal qual observamos em Pixinguinhz e Moacir Santos.
O "Brasil para Lerdos" é incompetente até para a função de THINK TANK, que é a sua nefasta proposta. Ontem o YT me sugeriu um vídeo deles sobre a escala 6/1 e um imbecil de terno e gravata conseguiu enfiar até "cultura woke" no meio do assunto...
Não é à toa que o canal anda fazendo promoções de assinatura --- o gado direitoso mais fracassado e ressentido está pouco ligando pra essa fonte vagabunda de delírio pseudo-cientifico.
Maravilhoso esse vídeo meu amigo! Bom demais, obrigado!!
Eu que agradeço!
O nome "Brasil Paralelo" é perfeito para eles, pois parecem viver uma realidade paralela.
Sou peão de obra e gosto de Carmina Burana , Beethoven, Carlos Gomes, Tião carreiro, Belchior, Djalma pires, João Gilberto e o Rappa e me considero sem cultura.
Todo mundo tem cultura, mas você conhece várias culturas musicais.
Capirotinho estampando um video do Musicalia. 🎉
Boto fé, Brasil Real... Excelente análise, muito didática parabéns...
... e tem um não-branco na galera erudita... o "Mozart negro" --- Chevalier de Saint-Georges (1745-1799) ficou famoso por "quebrar barreiras" culturais e raciais
Aqui no Brasil são vários, a começar do Padre José Maurício Nunes Garcia.
Olha, você está de parabéns pelo serviço prestado à humanidade.
Excelente análise! 👏🏻👏🏻👏🏻 parabéns pela alteridade e pela abordagem consistente do conceito de popular. Adorei a observação a respeito da síncope e como, muitas vezes, ela traz uma complexidade rítmica até “superior” às peças eruditas. É um convite a pensarmos sobre essa teoria arrogante de que o que é popular é necessariamente pobre em relação ao formato. Isso me leva a uma crítica particular a esse gênero que pessoas chamam de MPB. O que é música popular brasileira? Quem decide isso? Funk carioca é música (gostando ou não, tem harmonia, melodia e ritmo), é popular (não é erudito) e é brasileiro (não veio de Marte). Então, por que Edu Lobo pode ser certificado com esse título e o MC “não sei lá das quantas” não?
A diferença que se usa hoje (e não nas décadas de 60 a 90) é que o funk entra na esteira da cultura de massa, popular de massa.
Parabéns,sigamos na luta contra esse Brasil ....😊
A MÚSICA BRASILEIRA É IMENSA E MUTLIFACETADA. MÚSICA É CULTURA INDEPENDENTE DA SUA CLASSIFICAÇÃO OU IDENTIDADE. EU NÃO GOSTO DE TODOS OS GÊNEROS . GOSTO DE ALGUNS E OUTROS, NÃO. EU PREFIRO AQUELES QUE ESCLARECEM E CONSCIENTIZAM.
Parabéns professor, terminei de assistir e já quero repetir o vídeo. Acabei de conhecer o canal e estou muito feliz, matou minha sede de conteúdo. Eu gostaria de contribuir recomendando a quem quiser alguns livros para somar na compreensão sobre o racismo estrutural. -
"Capitalismo e Escravidão" por Eric Williams
Sinopse: Publicado originalmente em 1944, este livro foi um trabalho pioneiro em articular a análise sobre a formação do capitalismo industrial na Inglaterra à exploração dos africanos escravizados nas propriedades rurais do Novo Mundo. Williams argumenta que a riqueza acumulada a partir da escravidão foi crucial para o desenvolvimento do capitalismo na Europa. - na minha humilde opinião o racismo estrutural está associado com um preço, um valor imaginário que negros possuem devido a herança cultural da escravidão, isso torna a escravidão negra a única da história que associa uma raça a um produto sem alma como um bixo, por isso existe um gatilho no subconsciente do racista brasileiro que eu chamo de valor do negro, se um racista ao encontrar um negro, perceber que ele está caro demais para comprar, automaticamente desperta um ódio e uma vontade de criticar para poder abaixar o preço daquela pessoa, desculpe se viajei, mas gostaria que percebesse que nesses livros é fácil entender que o negro carrega uma etiqueta aos olhos de todos que culturalmente acreditam que ainda existe escravidão. Desculpe qualquer coisa e obrigado pela atenção.
12:01 falam de sexualização como se o tabu sexual fosse natural e não imposto ideologicamente pela doutrina cristã (principalmente a católica, ao longo da história) por meio de dogmas sem qualquer valor filosófico ou científico e de valor artístico questionável.
blá blá blá blá de vermelhinho? kkkkk
@otavioalbinoneto8012 Não sei. Desconheço essa terminologia.
Que vídeo perfeito! Obrigada. 💛
Nós que agradecemos!
Brasil para Lerdos não tem ignorância musical.......
É apenas ignorância.......
O racismo parece ser tão estrutural quanto o assédio? Será que o ex-ministro vai escrever um livro sobre?...
Essa tese de racismo estrutural já está sendo contestada na Academia, Não que o racismo não exista no Brasil. O que não há é um Apartheid racial no Brasil. O apartheid é mais social. O que quero dizer é que a Lei no Brasil não é racista. Existe, sim, uma prática, usos e costumes muito racistas, Isso não há no direito legislado. A princípio.
Uma correção: música popular não é negra. Música popular é étnica. No caso do Brasil ela tem matrizes negras, mas tbm indígenas.
Excelente vídeo e você explicou muito bem e com detalhes que existe sim, diferença entre música de concerto e música popular. Espero que os autores do vídeo da Brasil Paralelo possam assistir o seu vídeo e reconheçam que só disseram bobagem.
*O canal mencionado, está querendo reescrever as histórias através de uma visão fascista. Parabéns pelo teu react.*
@@mario_s_g_oliveira mi-mi-mi fascismo... mi-mi-mi extrema direita... pipipi popopó...
a arte tem que ser julgada com base no que se propõe a fazer, o primeiro critério pra avaliar a qualidade de arte é verificar se ela alcança os objetivos impostos por ela mesma
depois, pode-se analisar outros aspectos, como a técnica ou a criatividade, e assim é possível dizer que algumas músicas são melhores que outras em determinados aspectos
mas isso não invalida nenhum tipo de arte
e embora eu pessoalmente acredite que determinados estilos têm uma tendência maior a criar músicas melhores do que outros, nada me impede de gostar de músicas que eu mesmo considero ruins, ou de desgostar de músicas que eu mesmo considero boas (não ouço nada de metal, mas sei que tem muita música boa nesse estilo)
bom vídeo
Me perdoa, mas uso de parâmetros clássicos é colonialismo ultrapassado.
"...Cadê as notas que estavam aqui?
Não preciso delas!
Basta deixar tudo soando bem aos ouvidos."
-Chico Science e Nação Zumbi
Ju, tu é incrível, admiro muito o seu trabalho, maravilhoso.
Resumindo a posição estética do Brasil para lerdos é a mesma posição estética musical do Vinheteiro que é um medíocre que não entende música popular contemporânea.
Esse elitismo de Brasil para lerdos e vinheteiro pode ser um problema cognitivo desses caras com música contemporânea ou é racismo mesmo, pois a música moderna tem a música erudita, mas também tem a parte rítmica percussiva de compassos variados.
Por exemplo eu já ouvi gente criticar o estilo de tocar violão e guitarra do Jorge Ben por ele não fazer arpejos e tocar violão e guitarra com batidas como se o jeito certo de tocar violão fosse só com arpejos e dedilhados, mas o Jorge Ben criou várias rítmicas complicadas e refinadas na sua música, mas pelo Jorge Ben não ser um branco da bossa nova o Jorge Ben toca "errado" ( A Tábua de Esmeralda é um dos melhores discos da MPB de todos os tempos inclusive pela revista Rolling Stone).
Brasil para lerdos e vinheteiro ou são racistas, ou não tem capacidade cognitiva pra entender a música contemporânea e a indústria cultural.
E o vinheteiro fez sucesso tocando temas de vídeo game japonês e americano e temas de aberturas de desenho animado e anime na internet e o Vinheteiro quer arrotar cheiroso?
O Vinheteiro toca música de jingle de jogo de vídeo game e desenho animado?
Se o vinheteiro fosse um maestro vá lá, tá errado, mas um maestro pelo menos contribui pra música, mas vinheteiro e Brasil para lerdos se montarem uma banda ninguém vai ouvir nem em churrascaria ou barzinho.
Muito didático. Tenho um amigo de longa data e ficamos muitos anos distantes. Na minha juventude, ele sempre foi uma "referência". Outro dia eu encontrei com ele. Falamos do passado, das viagens, das tretas...Mas, quando ele disse: "Nesse tempo ouvia música de verdade...."Arrumei uma desculpa e estou acrescentando mais anos nessa nossa separação!
fui conferir o top 50 Austria e é só linkin park e musica de natal, uma inclusive do José Feliciano
Villa-Lobos adorava chorinho, e Nelson Cavaquinho assistia filmes só para ouvir a trilha sonora. Tom Jobim compunha tanto a partir da partitura escrita quanto do instrumento, muitas vezes o violão ou a flauta, não apenas o piano. A música erudita brasileira feita por Guerra Peixe, Francisco Mignone, dentre outros, é toda calcada na cultura popular. O carinha do Brasil Para Lerdos é incapaz de se emocionar com "Trenzinho do Caipira", do Villa, ou "Mourão", do Guerra Peixe. Muito menos com "Construção", "Águas de Março", "Carinhoso", etc.
Adoro essa série de vídeos de desmarcar esses fanfarrões
Brasil Paralelo é um porre. E obrigado por me fazer a ter outra visão sobre o que me ensinaram, que eu achava ser a verdade. Muita coisa a gente faz sem questionar ou procurar estudar pra saber. Parabéns pelo vídeo.
Se só existisse música erudita, a música seria uma chatice
Todo mundo tem um viés, mas quando vai para o extremo igual esses caras vira ignorância pura
Meu irmão assina o Brasil para lerdo. Que tistreza
Esse react foi super necessário!
Gostou? 👀
@@CanalMusicalia DEMAIS!
Brasil Parelalo querem criar uma realidade paralela terraplanista.
FORA FASCISTAS, FORA BOLSONARO, FORA PATRIOTAS, FORA BRASIL PARALELO!
Desmentir o brasil paralerdos não é polêmica inútil.
jazz, musica negra... muito mais complexa que a erudita... period.
Vídeo maravilhoso!! Te acompanho desde o início do canal e está cada dia melhor. Parabéns.
Eu sou libertário (não conservador, nem de esquerda - Deus me guarde), sou músico há 25 anos. Vejo que vejo que você tem razão neste ponto, embora considere o Brasil Paralelo muito bom em muita coisa. A única coisa que me incomoda um pouco é que esse documentário fosse de alguma produtora de esquerda, a maioria aqui estaria batendo palmas. Espero que nós possamos ser mais sóbrios para analisar questões como essa sem se levar por motivação ideológica.
A maioria estaria batendo palmas pq possuem inclinações ao pensamento de esquerda. Da mesma forma que aplaudem a Brasil Paralelo os inclinados a direita.
Quem aplaudiria uma "produtora de esquerda" (?) que fizesse um documentário bizarro como esse, dizendo que não existe diferença entre música erudita e música popular? Aliás, que produtora "de esquerda" faria algo assim? Chamar burrice de burrice independe de "lado político".
É impossivel não ter viés amigo.Todo pensamento crítico vai ter viés.
Tipo dizer que "guerra é ruim".Isso é um viés.Tu pode até pensar pow,é obvio que guerra é ruim".Mas tem gente que acha guerra algo louvavel.
o proprio conceito de erudição foi construído a partir de um viés
E cara,se tu concorda com muita coisa da brasil paralelo.Sinto dizer,tu é de direita sim...
Cara, sou um grande crítico até das merdas que a Esquerda engole. Por exemplo , sempre fui um grande crítico do Silvio de Almeida, a maneira como hora se vitimiza por causa da etnia, hora se vangloria por causa da mesma etnia. Enfim, no dia em que o Brasil Paralelo ou por extensão, a Extrema Direita Tupiniquim elaborar algum projeto político ou mesmo produzir algum conteúdo útil, que não seja baseado em ódio puro proveniente de problemas sexuais (Freud já dizia) , eu posso concordar sem problema algum.
A nossa música popular é riquíssima e o cara faz um vídeo de 14min. Só? Por isso é que tão vivendo num Brasil Paralelo mesmo!
Parabéns....REFUTOU COM MAESTRIA....querido, ja me inscrevi no canal, vc sintetizou e ao mesmo tempo, argumentou e desenvolveu um tema q eu via mt na Esquerda (me denonimo cm alguem de Esquerda) mas de uma forma beeeem mais leve, q era o tal "CHICO BUARQUE", eu ouvia mt punk rock americano e sempre q entrava num debate mais voltado a essa linha de cultura, sentia um elitismo, cm se fosse um CARIMBO, UM RÓTULO, Q era garantido a alguem somente se dissesse: "AH, EU ESCUTO CHICO BUARQUE", era uma pratica boba inclusive, vendo agora cm meus 37 anos...era cm se somente ao dizer, q ouvia certo artista inteligente, brilhante, eu seria considerado, inteligente....ocorre q essa galera ai, eles ODEIAM TD Q REMETE POVO...ELES SUBLINHAM E COM FORÇA O ELITISMO, mas tentam disfarçar q se trata de um debate sério e profundo...PARABÉNS, REFUTOU COM MAESTRIA.
"Madame diz que o samba democrata é música barata sem nenhum valor"
Show de bola, excelente!!! Que a população, do campo musical, aprenda que a música popular também é cultura. Show!!!
#jucelinoreal
#forabrasilparalelo
Um "documentário" como esse é um desrespeito a trabalhos incríveis como o do Cespedes no Ser Sonoro, esse sim merece atenção do público.
Realmente esse podcast é sensacional
Diz aí, esparrela é uma baita duma palavra legal, hein? Brigadão Juscelino. Toma aqui o seu comentário.
Gosto demais do seu canal, sou seu fã. E CONCORDO EM GÊNERO, NÚMERO, GRAU E TODAS OS DEMAIS ASPECTOS GRAMATICAIS OU ARITMÉTICOS COM RELAÇÃO A ESSE " BRASIL PARALELO" - O NOME JÁ DIZ TDO , SÃO FORA DA CASINHA, SÃO LUNÁTICOS, POIS SE É
" PARALELO " É PORQUE É CÓPIA, SEGUE AO LADO, NÃO É O REAL, O ORIGINAL. É UM BRASIL IRREAL.
Obrigado pelo carinho com meu canal, valeu pelo comentário! 🧡
Obrigado pelo vídeo! Só não se encaixa em "polêmicas inúteis". É um assunto bem útil. Abraço!
Somos do Brasil Real. ❤ Juscelino dando a real. Valeuuuu
Meu mano, você sabe o que diz, continue com seu trabalho, obrigado por mas essa aula ❤❤
Que aula você deu aqui.Muito obrigado e parabéns!
Parabens pela explicação e pelo canal !!!!
Entre brasileiros a cada 1000 pessoas, 400 ouvem sertanejo, 300 ouvem bate estaca, 180 ouvem pop/rock e 20 musica classica.
Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Carlos Gomes (1836-1896)
Alberto Nepomuceno (1864-1920)
Luiz Henrique Luperto (1941-)
Camargo Guarnieri (1907-1993)
Osvaldo Lacerda (1927-2011)
Ricardo Tacuchian (1938-)
Marcos Sadao Tsuboy (1937-)
José Siqueira (1907-1985)
Pixinguinha (1897-1973).
Todos esses foram importantes para a musica classica no Brasil e nem sequer mencionou algum deles !!!
Será que ama mesmo o Brasil ?
Eu gosto de uma definição que diz que a música erudita é uma música construída E transmitida pela escrita (ver a própria etimologia da palavra "erudita") enquanto a música popular se origina e perpetua através da tradição oral.
A verdadeira vantagem do hábito da leitura não é que a leitura seja a forma superior de aprendizado, ainda que seja a mais profunda, mas o fato de que a leitura é um dos melhores, e mais acessíveis, modos de treinar a atenção concentrada.
Que porrada! Ótimo vídeo, Jucelino Brasil real! 🎉
Parabéns pelo trabalho! Você faz um trabalho importante pra manter a nossa cultura viva e transformadora!
Obrigado pelo elogio! 🧡
Brasil paralelo é um projeto de classe com propósito definido, retirando a realidade e criando uma ficção sobre o mundo.
Achei o seu discurso e argumentação muito bem embasados. Parabéns! Contudo, discordo de um ponto: a leitura é sim fundamental ao aprimoramentodo do ser humano e seu desenvolvimento pleno - por diversas razões. Além de ampliar o vocabulário, melhorar a capacidade interpretariva, exercitar o cérebro; a leitura previne doenças neurodegenerarivas, reduz o estresse, desenvolve a criatividade e a capacidade de argumentação. Não obstante, ainda nos afasta dos muitos danos da excessiva exposição à telas. Entre eles, o consumo de conteúdo repetitivo e em doses rápidas que tem efeito viciante, muito semelhante ao de alguns entorpecentes. Os danos à capacidade de atenção e concentração são tão flagrantes quanto alarmantes. A hábito da leitura pode claramente mitigar isso. Feito à noite como parte das práticas da higiene do sono, garante a formação de memórias de longo prazo que, por sua vez, melhoram o processo de aprendizagem.
Até o próximo vídeo.❤🤜🤛
Chegando agora! Inscrição feita com sucesso. Que análise maravilhosa ❤🤓
Parabéns! Excelente vídeo.
Obrigado 😃
Sou um ignorante em matéria de música; estudei russo e minha professora de russo disse que não há negros na Rússia; é possível deduzir então que lá não existe música popular?
Não é russia paralela é Brasil paralelo