Ótima análise, Isa! Eu tive uma visão muito diferente do livro. No meu ponto de vista, o marido não é o mal encarnado como você citou, ele é apenas um ser humano com defeitos e qualidade, com o bem e o mal convivendo dentro dele e em constante conflito. O fato de ter agido com racionalidade lá no episódio no bufê mas de ter saído com a imagem de covarde o fez adotar uma postura severa, mesmo que só na superfície. Não é atoa que ele se apresenta como Mefistófeles e se referencia a seguinte passagem: "Sou a parte da energia que sempre o Mal pretende e que o Bem sempre cria". É a tentativa constante de se firmar de um lado da balança em uma visão maniqueísta do mundo, e a sua esposa, a dócil, apareceu como o contra ponto perfeito para deu personagem. O texto está repleto de indícios de que a dócil não é tão dócil assim e o que o "demônio" também faz o bem, mesmo que escondido. O silêncio entre os dois é o que mantém esse teatro.
Também entendi a narrativa dessa forma. Acredito que ele não era mau, mas devido ao que ocorreu no bufê, ele se fechou para o mundo e se tornou alguém frio, inclusive com a dócil. O que mais gosto na narrativa é ser tão pessoal a ponto de parecer que estamos dentro da mente do narrador, pensando e sentindo tudo aquilo que ele passou, além de ter até algumas imprecisões ou confusões ao longo da história, típicas de alguém que acabou de perder a esposa.
Mana, eu estou tão mais tão apaixonada por você e pelo seu trabalho. Tentei achar outros canais com o mesmo tema, mas até agora não achei nenhum que me deixasse tão empolgada quanto o seu. Você é simplesmente maravilhosa! Amo sua voz, a maneira como você fala, seu gosto.
Uma das melhores coisas que fiz na vida ( até agora ), foi ter encontrado o seu canal. Muito obrigado! Graças a suas resenhas de livros e indicações dos mesmos, estou passando por um processo de mudança. E que mudança boa e precisa, pois estou mudando muito a maneira de ver alguns conceitos que eu tinha e que acreditava serem certos. Sem contar que os livros que você resenha e indica tem me ajudado também em minha formação intelectual e cultural. Muito obrigado!
Que bom Herick. É muito gratificante seu relato, saber que posso proporcionar mudanças positivas na vida de alguém. É um combustível para eu prosseguir :) Beijo!!
Ainda existem agiotas que fazem penhores. Acho que a Caixa Econômica Federal ainda tem um departamento de penhores e, se o cliente não pagar, depois de algum tempo o objeto penhorado vai a leilão, etc., etc., Sidney Lumet dirigiu um filme muito bom sobre o assunto, chamado O HOMEM DO PREGO, com Rod Steirger, magistral ator, fazendo o agiota. Em muitos momentos ele chega a lembrar Marlon Brando em seus grandes momentos (os dois estudaram na mesma escola e tiveram os mesmo professores: Lee Strasberg e Elia Kazan.
Também estou amando Anna Kariênina, comecei no final de maio, mais infelizmente no mês de junho não peguei o livro pra ler , aconteceu alguns imprevistos. Mais tanto Tolstói quanto Dostoiévski a escrita de ambos é bem fluída e isso é maravilhoso, li na semana passada Gente Pobre do Dot e super recomendo, vou ler Dostoiévski em ordem cronológica.
Isa, concordas que Dostoiévski é um autor da contemporaneidade por trabalhar com a essência da personalidade humana de forma perfeita? Além do fato, de que ele descreve muito bem os personagens, permitindo aos leitores imaginá-los perfeitamente. E sempre com personagens polifônicos, sendo as personagens principais portadores de teorias abstratas e pessoais que os colocam acima do "bem e do mal", com o objetivo de "safar-se" dos julgamentos de outros, dividindo assim os leitores que gostam de atribuir juízos de valores aos personagens literários.
Na minha visão foi que desde o início de seu casamento ele impõe um silêncio torturante entre ele e a esposa, podando-a em suas demonstrações de carinho, essa atitude vai transtornado a jovem e ele senti prazer com isso.
Ela fez uma resenha errada da obra, o narrador deste conto não é um cara mau, basta ler, muito pelo contrário. Talvez ela não tenha lido todo o conto. Na realidade o suicídio da moça se deu porque provavelmente ela não conseguia retribuir o amor exagerado do personagem narrador por ela. Mas eu gosto muito deste canal.
Mas aqui no Brasil ainda existem agiotas, especialmente nas cidades pequenas. Aliás, o que fazem os bancos senão agiotagem? A diferença é que banco é instituição ogiviap, e agiota é pessoa física, gente desumana, que tira de uma costureira sua máquina pra pagar o emprestimo feito pelo marido. Bi muito isso.
Atualmente estou lendo Arthur C. Clark O fim da infância. Já me apaixonei pois recebi a edição de 1965 do círculo do livro que tem um cólofon do clube de leitura da época cheio de mensões ao falecido autor.
Parabéns pelo vídeo! Seria muito legal ver uma resenha sobre 'O sonho de um homem ridículo' também! Este é outro livro que é fantástico em todos os sentidos.
eu estou lendo Dostoiévski esse ano, já li o niêtotchka niezvânova , os irmãos Karamazov,os demônios, uma edição de contos, o idiota e em setembro irei ler o crime e castigo ,estou amando , pretendo ler Tolstoi em breve
Camila Navarro Motta "os demônios" é fantástico. Lê "humilhados e ofendidos", pois tem simplesmente o primeiro capítulo mais lindo da literatura mundial.
Dreykon Fernandes será que plágio não é uma palavra muito pesada? Vou tentar ler esse livro, se HeO foi inspirado nele deve ser muito bom. Gracias pela dica.
Isa estamos lendo Karienina no mesmo período - acho - comecei em 12 de julho, e consegui chegar a quarta parte fácil, fácil pela delicia do texto. Mas quando cheguei na quinta parte empaquei, e só consegui seguir a leitura agora kkkk um mês, mas fazer o que né? Kkkk 800 páginas!!!
Penso que você não pegou bem o sentido do livro. Ele não só não se acha um demônio como ele de fato não é. Dostoiévski demonstra as contradições de um homem lidando com o seu passado nobre e sua nova realidade, que ele insiste em dizer que é passageira. Suas dificuldades de lidar com o que ele chama de ofensas da sociedade fazem com que ele crie um "sistema" onde o isolamento pretendia protegê-lo de todos. O usurário sonha em se mudar com a mulher que ama (e de fato ama) para um lugar distante "onde se possa viver com os vizinhos". Está passagem demostra que ele não deixa de estar conectado com a sociedade mas deseja uma outra. Sua relação com a mulher é ambígua e igualmente contraditória. Ele a quer domada, mas desde as primeiras vezes que a viu sabe quem ela é: vigor, juventude e geniosa. Sua opção foi pelo silêncio e afastamento. Ao final, seu estratagema falha, ele se rende a ela mas já é muito tarde. O tempo todo ele fez julgamentos sobre o que ela devia estar pensando, do que os outros pensariam dele. De forma magistral Dostoiévski mostra a incapacidade em se ter "a alma" das pessoas por mais cativas que elas estejam. Os duelos que ele travava com sua esposa estavam apenas sem sua cabeça, atormentado pela vergonha da covardia e a necessidade de sua atual função. Recomendo a releitura da novela. Em tempo: a tradução da Editora 34 eu achei melhor.
Isa gosto muito das suas resenhas, acho que todas elas "abrem" muito o apetite literário da gente! Dá vontade de ler tudo! Rsrsrs...E pelo que o pessoal comentou sobre alguns livros e autores, como Dom Casmurro, acho que gostar ou não de determinada obra, depende muito do momento que a gente está vivendo, da maturidade pra ler e entender certos autores e obras. Se achamos o livro difícil ou chato, num outro momento poderemos gostar muito dele. Mas o que "mata" muito no criar o hábito de leitura nas pessoas, são as escolas obrigarem os alunos à lerem determinadas obras pra fazerem uma prova sobre o livro. Os professores deveriam estimular a leitura junto aos seus alunos como você faz, apresentando o autor e suas obras, o contexto da época em que o autor viveu, apresentar resenhas como as suas e tentar cativar o leitor "abrindo" o apetite literário deles! Livros são ótimas companhias pra qualquer idade e um lazer relativamente barato, pois podemos ler e reler os livros várias vezes. E com relação aos autores estrangeiros vai influenciar muito, também, a tradução escolhida, como você já abordou esse tema numa ótima resenha, das traduções modernas x traduções mais antigas e clássicas. As traduções e os tradutores evoluem muito com o tempo e hoje temos mais acesso a ótimos tradutores. Só precisamos escolher bem qual tradução iremos ler. Agradecido pelas resenhas e ótimas dicas de leituras.
Verdade, Beto. Talvez uma forma que as escolas devessem pensar para apresentação da literatura seja justamente através de resenhas do YT. É uma mídia mais modernas que os jovens conhecem e aceitam. Talvez se sentissem num ambiente menos "mofado". Beijo!!
Não entendo como um livro desse ganha tamanha popularidade. O protagonista é um homem egoísta e imoral que basicamente aprisiona uma adolescente e se vitimiza por toda a história quando a mesma se sente ameaçado por ele. Se isso ocorresse na vida real, em uma notícia de jornal, abominaríamos tal homem, mas como é um livro, tratam como uma "literatura fantástica"
No meu último comentário sob 100 anos de solidão confundi guerra e paz de Tolstoi com Dias de amor e de guerra de Eduardo Galeano pela semelhança do título. Boa leitura! Sob Dostóievski li só um pouquinho dos irmãos Karamasov e parei.. O vermelho e o Negro se não me engano li umas páginas e parei.
Isabella, já leu algum livro de Khalil Gibran? Como “O Profeta”, “O louco” e “Jesus, filho do homem”? Acredito que seriam leituras agradáveis e pertinentes para o canal, em especial, a de “O Profeta”.
Esse trecho desta novela de Dostoiévski me surpreendeu ↓ "Mas os senhores me permitam: eu sabia que uma mulher, e ainda por cima de dezesseis anos, não pode deixar de se submeter inteiramente ao homem." Fiquei pensando no caráter desse homem não só como profissional, mas como um marido, capaz de impor-se como misógino, tanto quanto Bentinho, de "Dom Casmurro."
SIMMMM!!! pensei o mesmo. Na edição que li de Uma Criatura Dócil, traduziram os últimos parágrafos usando "porque sou casmurro..." e "ah, a casmurrice!" e não sei se era a intenção do(a) tradutor em fazer o leitor ligar com Dom Casmurro, ou não tinha tradução literal que substitui-se "casmurro", ou seja, teimoso, obstinado, etc mas pensava o mesmo no decorrer do livro, principalmente quando existe uma troca de perspectiva do porquê ter acontecido o que aconteceu... onde o personagem uma hora acusa a mulher de ter agido perfidamente ora acusa a si próprio por desespero. ps: achei a expressão "casmurrice" genial
Eu não me surpreendi, esse pensamento era comum até mesmo no século 20 e já vi que esse pensamento sobre mulheres é comum na Rússia, vi em outros livros ( em outros países também era assim, claro)
leia " O Sonho De Um Homem Ridículo", você já o tem em mãos! Como ele é um conto bem curto, não irá tomar muito tempo, creio que você acabará de ler em menos de duas horas. Tenho certeza de que você irá gostar.
é raro encontrar no youtube canais bons como esse, que estimula a leitura. Apesar de algumas obras péssimas como dom quixote, dom casmurro não entendo como essas coisas de tal qualidade têm tanto espaço.
Vamos conversar, Na sua opinião, por que obras como Dom Quixote e Dom Carmurro são péssimas? Não aceito como resposta seu argumento de que abordam temas baixos, passionais, mesquinhos. Além de não abordarem apenas isso, esses são elementos que compõem o ser humano. À literatura cabe trabalhar com esses sentimentos não apenas com os os altos e sublimes. Beijo!!
+Ana Paula Reis comece por Um Jogador, dos que eu li acho que é mais acessível. Mas Uma Criatura Dócil é bem legal também, o fato de ser curto ajuda muito para o leitor de primeira viagem!
Ana Paula Reis meu primeiro livro do dostoievsky foi "o diário do subsolo" ... Mas pela resenha da isa, ele tem uma escrita bem parecidade em todas obras... Esse "existencialismo" e "rebaixamento" do narrador.
achei esse canal gostei muito parabéns para a moça pelo canal. vou pedir para a galera se inscrever, meus comentários são apenas em relação as obras não vão me interpretar mal.
Eu não creio ter entendido o sonho de um homem ridículo. Creio que a RUclipsr também não. Pesquisei na internet e não vi explicação. Pouquíssimas pessoas devem ter compreendido. O significado profundo está muito além da leitura literal da obra como em Dante Alighieri ou Kafka.
com tantos livros bons. como os professores dão para os alunos lerem dom casmurro uma obra que apenas aborda temas baixos, passionais, mesquinhos, isso só pode ser para doutrinar os adolescente e estimular neles a passionalidade e a mesquinhez . a propaganda tem o poder de transformar lixo em clássico..
Ironicamente, você comenta isso em um vídeo de um autor que aborda em seus livros o que há de mais vil e baixo no ser humano, agiotagem e submissão (uma criatura dócil), Vício (Um Jogador), obsessão (O idiota) etc. Me dá a impressão que sua opinião se baseia num pseudo elitismo caracterizado talvez por uma ignorância em relação as obras "lixo" e alimentado pelo seu próprio egocentrismo, vejamos, se não se trata do que eu gosto é logo classificado como medíocre. Recomendo as leituras dos contos Elogio da Vaidade e Um Homem Superior do próprio Machado de Assis.
Ja percebi que a Isabella ama esse autor ,comecei a ler crime e castigo depois de uma de suas resenhas. De primeira achei confuso mas agora estou amando!
Ótima análise, Isa!
Eu tive uma visão muito diferente do livro. No meu ponto de vista, o marido não é o mal encarnado como você citou, ele é apenas um ser humano com defeitos e qualidade, com o bem e o mal convivendo dentro dele e em constante conflito.
O fato de ter agido com racionalidade lá no episódio no bufê mas de ter saído com a imagem de covarde o fez adotar uma postura severa, mesmo que só na superfície. Não é atoa que ele se apresenta como Mefistófeles e se referencia a seguinte passagem: "Sou a parte da energia que sempre o Mal pretende e que o Bem sempre cria". É a tentativa constante de se firmar de um lado da balança em uma visão maniqueísta do mundo, e a sua esposa, a dócil, apareceu como o contra ponto perfeito para deu personagem.
O texto está repleto de indícios de que a dócil não é tão dócil assim e o que o "demônio" também faz o bem, mesmo que escondido. O silêncio entre os dois é o que mantém esse teatro.
Também entendi a narrativa dessa forma. Acredito que ele não era mau, mas devido ao que ocorreu no bufê, ele se fechou para o mundo e se tornou alguém frio, inclusive com a dócil. O que mais gosto na narrativa é ser tão pessoal a ponto de parecer que estamos dentro da mente do narrador, pensando e sentindo tudo aquilo que ele passou, além de ter até algumas imprecisões ou confusões ao longo da história, típicas de alguém que acabou de perder a esposa.
Análise perfeita.
Mana, eu estou tão mais tão apaixonada por você e pelo seu trabalho. Tentei achar outros canais com o mesmo tema, mas até agora não achei nenhum que me deixasse tão empolgada quanto o seu. Você é simplesmente maravilhosa! Amo sua voz, a maneira como você fala, seu gosto.
Veja O que vi do mundo, da Carmem e Tiny Little Things. São ótimos.
É tão gostoso ouvir você falando de livros que transcende o intelecto e chega ao físico.
Essa foi a primeira obra que li do Dostoiévski, e fez com que me apaixonasse pela literatura russa...
Corrinha Santos Um ano depois, essa também foi minha primeira leitura de Dostoiévski, na edição da 34.
Esse eh o melhor canal do RUclips, e o mais belo, ou seria Bella, Isabella... Parabéns
Boa tarde falo
muito bom, um dos meus favoritos... LINDA!!!!!!!!!!!
Uma das melhores coisas que fiz na vida ( até agora ), foi ter encontrado o seu canal. Muito obrigado! Graças a suas resenhas de livros e indicações dos mesmos, estou passando por um processo de mudança. E que mudança boa e precisa, pois estou mudando muito a maneira de ver alguns conceitos que eu tinha e que acreditava serem certos. Sem contar que os livros que você resenha e indica tem me ajudado também em minha formação intelectual e cultural. Muito obrigado!
Que bom Herick. É muito gratificante seu relato, saber que posso proporcionar mudanças positivas na vida de alguém. É um combustível para eu prosseguir :)
Beijo!!
Ainda existem agiotas que fazem penhores. Acho que a Caixa Econômica Federal ainda tem um departamento de penhores e, se o cliente não pagar, depois de algum tempo o objeto penhorado vai a leilão, etc., etc., Sidney Lumet dirigiu um filme muito bom sobre o assunto, chamado O HOMEM DO PREGO, com Rod Steirger, magistral ator, fazendo o agiota. Em muitos momentos ele chega a lembrar Marlon Brando em seus grandes momentos (os dois estudaram na mesma escola e tiveram os mesmo professores: Lee Strasberg e Elia Kazan.
Também estou amando Anna Kariênina, comecei no final de maio, mais infelizmente no mês de junho não peguei o livro pra ler , aconteceu alguns imprevistos. Mais tanto Tolstói quanto Dostoiévski a escrita de ambos é bem fluída e isso é maravilhoso, li na semana passada Gente Pobre do Dot e super recomendo, vou ler Dostoiévski em ordem cronológica.
Muito legal a forma q vc explica,nos motiva a ler os livros
isa. vc está de parabéns. 😚😚
Te achei há poucas semanas e já vi todas as tuas resenhas! Você é maravilhosa! Melhor canal que conheço! Ganhou (mais) uma fã.
Realmente ela é incrível!!!
Concordo,o Sr Fiodor Dostoiévski e melhor ,eu vou ler a novela!👍😁💥
O mundo é um teatro....cada um com o seu personagem.
Isa, concordas que Dostoiévski é um autor da contemporaneidade por trabalhar com a essência da personalidade humana de forma perfeita? Além do fato, de que ele descreve muito bem os personagens, permitindo aos leitores imaginá-los perfeitamente. E sempre com personagens polifônicos, sendo as personagens principais portadores de teorias abstratas e pessoais que os colocam acima do "bem e do mal", com o objetivo de "safar-se" dos julgamentos de outros, dividindo assim os leitores que gostam de atribuir juízos de valores aos personagens literários.
Perfeita descrição, meu amigo! Eu amo o Dostô por trazer essa dualidade da personalidade humana.
Na minha visão foi que desde o início de seu casamento ele impõe um silêncio torturante entre ele e a esposa, podando-a em suas demonstrações de carinho, essa atitude vai transtornado a jovem e ele senti prazer com isso.
Dostoiévski é sem igual!
Eu não consigo entender como alguém pode dar dislike para os vídeos desse canal. São todos ótimos.
Eu preciso ler alguma coisa da Literatura Russa.
Ela fez uma resenha errada da obra, o narrador deste conto não é um cara mau, basta ler, muito pelo contrário. Talvez ela não tenha lido todo o conto. Na realidade o suicídio da moça se deu porque provavelmente ela não conseguia retribuir o amor exagerado do personagem narrador por ela. Mas eu gosto muito deste canal.
Mas aqui no Brasil ainda existem agiotas, especialmente nas cidades pequenas. Aliás, o que fazem os bancos senão agiotagem? A diferença é que banco é instituição ogiviap, e agiota é pessoa física, gente desumana, que tira de uma costureira sua máquina pra pagar o emprestimo feito pelo marido. Bi muito isso.
Atualmente estou lendo Arthur C. Clark O fim da infância. Já me apaixonei pois recebi a edição de 1965 do círculo do livro que tem um cólofon do clube de leitura da época cheio de mensões ao falecido autor.
awesome cronopy, esse livro é muito bom!
To quase concluído essa leitura ❤
Boa dica Bianca. Obrigado
Alexandre legau
Parabéns pelo vídeo!
Seria muito legal ver uma resenha sobre 'O sonho de um homem ridículo' também! Este é outro livro que é fantástico em todos os sentidos.
Quem ama literatura, e ñ sabe o fim de Ana Karienina, está perdendo uma belíssima obra😘
eu estou lendo Dostoiévski esse ano, já li o niêtotchka niezvânova , os irmãos Karamazov,os demônios, uma edição de contos, o idiota e em setembro irei ler o crime e castigo ,estou amando , pretendo ler Tolstoi em breve
Camila Navarro Motta "os demônios" é fantástico. Lê "humilhados e ofendidos", pois tem simplesmente o primeiro capítulo mais lindo da literatura mundial.
Daniel Garcias um livro sensacional, só toma cuidado na hora que você irá ler ,é um livro muito pesado
Wagner Porto obrigada pela indicação
Dreykon Fernandes ok , ah os "plágios literários " kkkk
Dreykon Fernandes será que plágio não é uma palavra muito pesada? Vou tentar ler esse livro, se HeO foi inspirado nele deve ser muito bom. Gracias pela dica.
Isa estamos lendo Karienina no mesmo período - acho - comecei em 12 de julho, e consegui chegar a quarta parte fácil, fácil pela delicia do texto. Mas quando cheguei na quinta parte empaquei, e só consegui seguir a leitura agora kkkk um mês, mas fazer o que né? Kkkk 800 páginas!!!
Penso que você não pegou bem o sentido do livro. Ele não só não se acha um demônio como ele de fato não é. Dostoiévski demonstra as contradições de um homem lidando com o seu passado nobre e sua nova realidade, que ele insiste em dizer que é passageira. Suas dificuldades de lidar com o que ele chama de ofensas da sociedade fazem com que ele crie um "sistema" onde o isolamento pretendia protegê-lo de todos. O usurário sonha em se mudar com a mulher que ama (e de fato ama) para um lugar distante "onde se possa viver com os vizinhos". Está passagem demostra que ele não deixa de estar conectado com a sociedade mas deseja uma outra.
Sua relação com a mulher é ambígua e igualmente contraditória. Ele a quer domada, mas desde as primeiras vezes que a viu sabe quem ela é: vigor, juventude e geniosa. Sua opção foi pelo silêncio e afastamento. Ao final, seu estratagema falha, ele se rende a ela mas já é muito tarde.
O tempo todo ele fez julgamentos sobre o que ela devia estar pensando, do que os outros pensariam dele. De forma magistral Dostoiévski mostra a incapacidade em se ter "a alma" das pessoas por mais cativas que elas estejam. Os duelos que ele travava com sua esposa estavam apenas sem sua cabeça, atormentado pela vergonha da covardia e a necessidade de sua atual função.
Recomendo a releitura da novela.
Em tempo: a tradução da Editora 34 eu achei melhor.
ruclips.net/video/7s63Jx6HLSs/видео.html
@@bibliotecadedaniele não conhecia este vídeo. Ela fez uma boa síntese da obra. Obrigado.
conclui exatamente isso que você escreveu.
Entendi da msm forma e a tradução da Editora 34 é bem melhor.
Perfeita resenha
Cara, Dostoiévski me arrepia...
Isa gosto muito das suas resenhas, acho que todas elas "abrem" muito o apetite literário da gente! Dá vontade de ler tudo! Rsrsrs...E pelo que o pessoal comentou sobre alguns livros e autores, como Dom Casmurro, acho que gostar ou não de determinada obra, depende muito do momento que a gente está vivendo, da maturidade pra ler e entender certos autores e obras. Se achamos o livro difícil ou chato, num outro momento poderemos gostar muito dele. Mas o que "mata" muito no criar o hábito de leitura nas pessoas, são as escolas obrigarem os alunos à lerem determinadas obras pra fazerem uma prova sobre o livro. Os professores deveriam estimular a leitura junto aos seus alunos como você faz, apresentando o autor e suas obras, o contexto da época em que o autor viveu, apresentar resenhas como as suas e tentar cativar o leitor "abrindo" o apetite literário deles! Livros são ótimas companhias pra qualquer idade e um lazer relativamente barato, pois podemos ler e reler os livros várias vezes. E com relação aos autores estrangeiros vai influenciar muito, também, a tradução escolhida, como você já abordou esse tema numa ótima resenha, das traduções modernas x traduções mais antigas e clássicas. As traduções e os tradutores evoluem muito com o tempo e hoje temos mais acesso a ótimos tradutores. Só precisamos escolher bem qual tradução iremos ler. Agradecido pelas resenhas e ótimas dicas de leituras.
Verdade, Beto. Talvez uma forma que as escolas devessem pensar para apresentação da literatura seja justamente através de resenhas do YT. É uma mídia mais modernas que os jovens conhecem e aceitam. Talvez se sentissem num ambiente menos "mofado".
Beijo!!
Ai deu vontade de ler..rsss
Gostei muito, Ida.
Desculpe, "Isa"!
Faz do Sonho de um homem ridiculo. Da pra ler em 2 horas, e eh aquele tipo de conto que te deixa boquiaberto
Isa,ótima resenha :D A propósito,adoro as ''trilhas sonoras'' de fundo dos vídeos,muito bom.
Faz um vídeo sobre O Sonho de um Homem Ridículo por favor
Não entendo como um livro desse ganha tamanha popularidade. O protagonista é um homem egoísta e imoral que basicamente aprisiona uma adolescente e se vitimiza por toda a história quando a mesma se sente ameaçado por ele. Se isso ocorresse na vida real, em uma notícia de jornal, abominaríamos tal homem, mas como é um livro, tratam como uma "literatura fantástica"
"A falecida Cosac Naify" Muito bom! rs
Que resenha incrível, Isa!! Sinceramente fiquei com uma vontade louca de ler. Vou já procurar p pegar emprestado por aqui kkkk obg!!
Ótima resenha. Adorei!
Topei com teu canal. Gostei do vídeo.
No meu último comentário sob 100 anos de solidão confundi guerra e paz de Tolstoi com Dias de amor e de guerra de Eduardo Galeano pela semelhança do título. Boa leitura! Sob Dostóievski li só um pouquinho dos irmãos Karamasov e parei.. O vermelho e o Negro se não me engano li umas páginas e parei.
Isa boa dica !
que resenha boa!!! faz uma resenha de algum conto do Poe. vi
Gostei e me inscrevi 😊❤
Eu entendi gestão!!🤫🤭🙂
Isa, ainda não tinha ouvido falar dessa novela. Vou procurar...kkk
faz um vídeo falando sobre o conto a queda da casa de Usher
Vc conhece Ana Roxo,q felicidade,também gosto dela,rs,abraços
Maravilhoso..
Fiquei super interessada por esse livro! Ótimo vídeo, como sempre :)
Isabella, já leu algum livro de Khalil Gibran? Como “O Profeta”, “O louco” e “Jesus, filho do homem”? Acredito que seriam leituras agradáveis e pertinentes para o canal, em especial, a de “O Profeta”.
Esse trecho desta novela de Dostoiévski me surpreendeu ↓
"Mas os senhores me permitam: eu sabia que uma mulher, e ainda por cima de dezesseis anos, não pode deixar de se submeter inteiramente ao homem."
Fiquei pensando no caráter desse homem não só como profissional, mas como um marido, capaz de impor-se como misógino, tanto quanto Bentinho, de "Dom Casmurro."
SIMMMM!!! pensei o mesmo. Na edição que li de Uma Criatura Dócil, traduziram os últimos parágrafos usando "porque sou casmurro..." e "ah, a casmurrice!" e não sei se era a intenção do(a) tradutor em fazer o leitor ligar com Dom Casmurro, ou não tinha tradução literal que substitui-se "casmurro", ou seja, teimoso, obstinado, etc
mas pensava o mesmo no decorrer do livro, principalmente quando existe uma troca de perspectiva do porquê ter acontecido o que aconteceu... onde o personagem uma hora acusa a mulher de ter agido perfidamente ora acusa a si próprio por desespero.
ps: achei a expressão "casmurrice" genial
@@mirelerodrigues5499 Machado era leitor de Dostoiévski
Eu não me surpreendi, esse pensamento era comum até mesmo no século 20 e já vi que esse pensamento sobre mulheres é comum na Rússia, vi em outros livros ( em outros países também era assim, claro)
Por favor, leia "MAUS". é brilhante e é bem curto. Vai sair um pouco do que você está acostumada a ler mas não irá se arrepender.
Ótimo autor,mas cada vez que o leio os o meus pulsos correm perigo,profunda angústia, cirúrgica e medonha
O sonho de um homem ridículo é um conto incrível
Eu estou lendo crime e castigo. É bom, excelente e complexo.
Seria o que e mais ou menos os banqueiros hoje em dia,os usuários!😠😰🤖
Nossa! Consegui ver muitas semelhanças com o Lolita do Nabokov. Fiquei interessada!
Isa, sua voz lembra a da atriz Mariana Ximenes!
leia " O Sonho De Um Homem Ridículo", você já o tem em mãos! Como ele é um conto bem curto, não irá tomar muito tempo, creio que você acabará de ler em menos de duas horas. Tenho certeza de que você irá gostar.
Por favor, faz uma resenha de um livro chamado As Lágrimas do Assassino, é um livro ótimo mas não tem nada sobre ele no RUclips. :(
Quem foram os cinco idiotas que deram "não gostei" para esse vídeo maravilhoso?
❤
As traduções da obra de Dostoiévski da editora Martin Claret são tão boas quanto as traduções da Editora 34?
é raro encontrar no youtube canais bons como esse, que estimula a leitura. Apesar de algumas obras péssimas como dom quixote, dom casmurro não entendo como essas coisas de tal qualidade têm tanto espaço.
Vamos conversar, Na sua opinião, por que obras como Dom Quixote e Dom Carmurro são péssimas? Não aceito como resposta seu argumento de que abordam temas baixos, passionais, mesquinhos. Além de não abordarem apenas isso, esses são elementos que compõem o ser humano. À literatura cabe trabalhar com esses sentimentos não apenas com os os altos e sublimes.
Beijo!!
acabei de concluir a leitura de " A Dócil "
Resenha "A Redoma de Vidro" por favor
Seria uma versão russa de Dom Casmurro?
A estante de livros que você tem foi comprada na Internet? To precisando de uma que aguente os livros e nãoo sei qual comprar hahahhaa
🌹🌸🌷🌼🥀
Isa você já leu ou já ouviu falar de quanta terra precisa o homem de Liev Tolstói?
Estou querendo ingressar na literatura russa.Isabella, vc é linda, me ajuda me indicando livros de autores russos em que eu possa iniciar!!!
Paulo e Estevão do Chico Xavier, dá pra resenhar?
Achei a história, de certa forma, semelhante com Lolita.
Isa, quero ler tudo do Dostoievsky...por onde começo?
+Ana Paula Reis comece por Um Jogador, dos que eu li acho que é mais acessível. Mas Uma Criatura Dócil é bem legal também, o fato de ser curto ajuda muito para o leitor de primeira viagem!
Ana Paula Reis meu primeiro livro do dostoievsky foi "o diário do subsolo" ... Mas pela resenha da isa, ele tem uma escrita bem parecidade em todas obras... Esse "existencialismo" e "rebaixamento" do narrador.
achei esse canal gostei muito parabéns para a moça pelo canal. vou pedir para a galera se inscrever, meus comentários são apenas em relação as obras não vão me interpretar mal.
Falo
Só que é de outro autor clássico este último.
Em tempo. Eu sou excelente leitor e não compreendi o sonho do homem ridículo. Sem ofensa mas a RUclipsr está muito aquém da compreensão.
Meu marido não gostou do seu jeito que eu Amo
Ele acho que se assustou com a resenha sobre a menina de 15 anos com um homem mais velho,bjs
Acho que vc não entendeu muito bem o livro.
Tipo os bancos no brasil kkkk
O Sistema... essa imensa casa de penhores.
Mas ou menos como os bancos fazem né.....hahahaahahah
Eu sou feio por isso sou lindo por isso vcs façam indocil
Eu não creio ter entendido o sonho de um homem ridículo. Creio que a RUclipsr também não. Pesquisei na internet e não vi explicação. Pouquíssimas pessoas devem ter compreendido. O significado profundo está muito além da leitura literal da obra como em Dante Alighieri ou Kafka.
com tantos livros bons. como os professores dão para os alunos lerem dom casmurro uma obra que apenas aborda temas baixos, passionais, mesquinhos, isso só pode ser para doutrinar os adolescente e estimular neles a passionalidade e a mesquinhez . a propaganda tem o poder de transformar lixo em clássico..
desculpa eu achei essa canal agora e acabei expondo minha opinião sobre algumas obras nos comentários, fica tranquila não vou comentar mais nada.
eduardo edu Você claramente não leu Dom Casmurro.
dom casmurro? ruim? kkkk
Ironicamente, você comenta isso em um vídeo de um autor que aborda em seus livros o que há de mais vil e baixo no ser humano, agiotagem e submissão (uma criatura dócil), Vício (Um Jogador), obsessão (O idiota) etc.
Me dá a impressão que sua opinião se baseia num pseudo elitismo caracterizado talvez por uma ignorância em relação as obras "lixo" e alimentado pelo seu próprio egocentrismo, vejamos, se não se trata do que eu gosto é logo classificado como medíocre. Recomendo as leituras dos contos Elogio da Vaidade e Um Homem Superior do próprio Machado de Assis.
eduardo edu Se todos os livros fossem medíocres como o Dom Casmurro, a nossa sociedade estaria beeem melhor
Ja percebi que a Isabella ama esse autor ,comecei a ler crime e castigo depois de uma de suas resenhas.
De primeira achei confuso mas agora estou amando!