Por Favor Gabriela , considere fazer um vídeo sobre as Milícias. Nascimento, desenvolvimento, como chegaram ao Planalto Central e como podem ser combatidas e destruídas . 🙏
Quase nenhum comentário a essa excelente reflexão. Se Gabriela tivesse tratado o tema de forma passional e não racional, "Jogado para a torcida", apelado para o punitivismo como solução simplória para problemas complexos, teríamos uma chuva de comentários aqui. Parabéns, continue tratando esses assuntos sérios com argumentos sólidos e racionais.
Tocou em um ponto importantíssimo: as pessoas pensam que é “fácil” sair da mentalidade do crime quando tudo que você teve na vida e tem é aquele mundo, aquelas vivências, e principalmente quando vc tem essa visão “religiosa” como vc bem disse, vc faz de tudo pelo grupo.
Gabi, sou estudante de Direito e suas aulas são música para os meus ouvidos! Como é bom ouvir pessoas inteligentes logo de manhã! Obrigada! Quando a gente olha a realidade em nossa volta, percebe o quanto ela se encaixa no que vc acabou de explicar. Aqui no Ceará (Fortaleza), pouco tempo após a vinda de muitos membros do PCC oriundos do Rio de Janeiro (após aquele processo de pacificação das comunidades), emergiu uma facção denominada GDE (Guardiões do Estado), que se opunha à liderança do PCC. Além da GDE, já havia no estado, sobretudo nos presídios, a presença de uma outra organização criminosa, o Comando Vermelho, então houve um aumento significativo no número de homicídios, pq essas organizações passaram a disputar território. Maracanaú, que é uma cidade da região metropolitana de Fortaleza, passou a ser a segunda cidade mais violenta do Brasil (com maior número de homicídios).
Terminou de uma forma impecável. Infelizmente a descriminalização das drogas ou legalização no Brasil está longe de acontecer enquanto o governo lucrar tanto quanto os traficantes.
Fantástico Gabriela.. Gabriela as pessoas menos esclarecidas que são a maioria, pensam que haver muita gente presa é sinal de que a justiça está a funcionar.. Mas não se apercebem que que o efeito é contrário. Muita gente presa é sinal de um estado falho.. Não investe na educação, nas oportunidades para todos.. Quando a Gabriela fala é de fácil entendimento para quem tem descerinento espiritual. Abraços, luz e paz.
Meu deus, que coisa gostosa de ver, uma pessoa falando com propriedade e de forma didática, sobre um assunto tão polemico, disparando os seus videos nos grupos de família e amigos, por favor continue com o ótimo trabalho !!!!!
Gabriela você é um bálsamo, tem pós de pessoas tão rasas, medíocres! Chamar as pessoas a desenvolver uma visão crítica e não populista é fundamental em tempos tão difíceis! Obrigada!!!!
Morei ae em SP por 23 anos. E nas favelas que tem um chefe forte. Não tem violência na comunidade para não atrair a atenção da polícia. E td oq vc falou ae e a pura vdd.
Obrigado por suas reflexões nos quatro vídeos sobre o tema, muito bem embasadas. Hipocrisia e irracionalidade caracterizam essa guerra. Tudo indica existir gente grande ganhando muita grana com o tráfico....
Todos deveriamos entender como funciona o crime organizado e da onde se origina a alta crimenalidade e violência no Brasil. Um vídeo imprescindível. Obrigada Gabi! Justa e necessária!
A um tempo li um artigo da Superinteressante onde o autor alertava sobre a presença do crime organizado no congresso nacional. Hoje já temos mais que certeza sobre a atividade dessas organizações na política. Ao meu ver, para combater de forma eficiente o crime organizado, o Estado teria primeiramente que investir em novas tecnologias de monitoramento na região da faixa de fronteira, seguido da implementação de um sistema vigilância de massas nas grandes cidades e por ultimo a regulamentação do consumo, plantio e comercio de canábis.
8:00 Sou de João Pessoa, Paraíba e atesto essa informação. Tanto que no bairro que eu cresci até meus 19, os caras que quando crianças brincavam e jogavam bola juntos cresceram matando uns aos outros com essa disputa de gangues nos presídios e nas ruas de toda a cidade. Hoje moro no outro lado de Jampa e mesmo assim as guangues se perpetuaram por todos os bairros e agora para todos os municípios do estado.
Quando o estado não assume a responsabilidade de ressocializar os cidadãos acaba cedendo esse espaço pra criminosos, sejam traficantes e ou religiosos. Sobre sua pergunta, eu deixo outras. Será que quem financia boa parte dos políticos lucram com a "guerra" às drogas? Será que será que a guerra é outra maneira de separativismo? Mais um ótimo vídeo Gabi. Obrigado!
Muito bom Gabi, gosto muito da abordagem que você faz, imparcial, sem conceitos já formados e visando a informação como ponto mais importantes disso tuo. Esta conversa é essênncial para almejarmos mudança nesse aspecto social tão julgado por todos e repleto de preconceitos.
Eu sinto esperança quando vejo essa moça falar! Espero que o espírito de justiça floresça cada dia mais em você e que todo seu conhecimento possa mudar a realidade do nosso país!
Gabriela qual é a sua opinião sobre Comparação que Coppola fez sobre Coronavirus com casos de Engasgamento nos Estados Unidos? Se ele tivesse Relativizado assim no Debate qual seria sua Resposta? Bom dia.
Excelente vídeo. Cada estado tem sua particularidade e cada um tem seu comando dentro dos presídios. Só que, nunca deixam de seguir o legado do PCC. Aqui em SC existe o PGC e segue um formato bem organizado.
Amei as explicações sou de favela e deu pra entender nós mínimos detalhes mas acho q vc poderia colocar na descrição do seu video as fontes para os fanáticos políticos e moralistas não falarem q vc esta tirando da sua cabeça as informações .. amei o video podia fazer sobre aborto .. taxação de altas fortunas .. entre outros assuntos q os cidadoes de bem acham deter a razão
Parabéns! Vou incluir essa parte do PCC que não tinha conhecimento, quando for defender a legalização. Na faculdade de direito nos primeiros períodos, tive um debate sobre esse assunto, não tinha todo o conhecimento que vc tem, mas a minha pergunta era a mesma que vc fez no final. Se é o dinheiro da droga que financia o crime organizado, por qual razão não tirar essa fatia da mão deles? Será que tem político no meio?
Esse status de guerra interessa totalmente aos líderes das facções, o estado concorda com o líder da organização na minha opinião por 2 motivos, estado é composto por líderes da facção ou é subornado pela facção... Ou poderia ser os 2? Parabéns pelo trabalho Gabriela!
Muito bem exposto o raciocínio. Recomendo fortemente assistirem o documentário "Dançando com o Diabo", como possível resposta à questão posta no fim do vídeo. O documentário está disponível online.
Respondendo a sua última pergunta: porque, assim como você disse, o lucro com o tráfico justamente por ele ser proibido é muito maior do que se ele fosse liberado. Não existem taxas, impostos, burocratizações em volta do tráfico de drogas. Outro ponto que é importante lembrar é da ligação de grandes políticos e empresários junto ao tráfico de drogas hoje, como um grande comércio bem lucrativo - vide um ex candidato à presidência do país em 2016. Outro ponto curioso, o PCC foi a única organização criminosa que surgiu dentro de um ambiente com o intuito de coibir o crime: as prisões. Mais uma amostra da falha do nosso sistema carcerário. Por fim, além de tudo, a gente tem que lembrar o que é essa “guerra contra as drogas” no Brasil. Essa guerra é um guerra de classes e uma guerra de raças. Basta a gente entender e perceber onde são os conflitos, onde são as operações e a sua seletividade. Ótimo vídeo. Parabéns.
Gabi, em um cenário de descriminalização e regulamentação das vendas de drogas (tá longe disso né) você acha que o PCC tomaria posturas mais violentas por diminuir a fonte de renda deles?
OI Gabi, bons argumentos apresentados, e o questionamento do final faz a gente pensar e refletir. Por que diabos que esses entorpecentes foram proibidos pra começo de conversa? A cocaína não era um medicamento no inicio do seculo 20? Fatores religiosos? Interesses inescrupulosos? Estigmatização dos usuários, para uma segregação social? Tudo isso junto? Existe algum estudo que tenta chegar até a real origem dessa proibição?
Outro ponto que precisa receber uma atenção maior é: a falta de autocrítica do Estado para entender como e porque as regiões onde o PCC se tornou hegemônico tiveram uma ação mais efetiva pelo tráfico. Por que se sucedeu dessa forma. A resposta é porque o Estado via/vê essas áreas mais periféricas, por periferia eu falo de lugares à margem da sociedade, não apenas favelas/comunidades, como regiões menos importantes. Assim é a visão do Estado para com as pessoas que nessa região vivem, com a falta de assistencialismo básico para o mínimo da subsistência dessa população. Em resumo: falta ao Estado entender seu dever como tal nessas regiões e agir para quebrar o poderio do tráfico organizado e assim prover para essas pessoas segurança e qualidade de vida. A pergunta que é se o Estado quer fazer isso?
Olá Gabriela, adoro tuas análises, elas vão bem dentro da ferida. Como vc esmiuçou todo o problema queria saber se tu tbm tens soluções para esse problema q realmente como vc disse se tornou nacional???
Olá, tudo bem? Dra. Entendi o posicionamento e a pergunta deixada ao final do vídeo. No entanto, acredito que a legalização das drogas não resolveria o problema do tráfico, pois ainda existiria a possibilidade contrabando e pirataria desses produtos como já ocorre com bebidas e cigarros, por exemplo. Saiu um reportagem no G1 onde informava que a pirataria e o contrabando causaram um prejuízo de 160 bilhões a economia em 2018.
Gabriela, pegando carona na pergunta que encerra o vídeo, sugiro que o próximo traga como tema o envolvimento do poder público com o tráfico de drogas. Parabéns por seu belíssimo trabalho.
Gabi, respondendo sua pergunta no final, minha opinião é que, no Brasil, a mentalidade conservadora prevalece (tanto na sociedade civil, quanto no Congresso e no Supremo). Então, infelizmente, qualquer medida de descriminalização das drogas dificilmente será implementada aqui nos próximos anos. De qualquer forma, vamos supor que, por um milagre, seja aprovada a descriminalização da maconha para uso medicinal e recreativo. Isto ocorreria de forma regulamentada, haveria limites para uso e alta tributação. Neste cenário, tenho uma dúvida: a maconha do mercado ilegal não continuaria sendo mais atrativa, já que mais barata e sem limites? Faça mais vídeos, por favor! Seria legal um vídeo sobre a experiência de países como Portugal e Uruguai.
Zona Leste de São Paulo pagamos pela segurança privada a cada quinze dias, em bairros afastados como Cidade Tiradentes que tem a menor taxa de expectativa de vida da capital e muitas mortes de jovens por ações de milícias que se alimentam os interesses do pcc
Se por acaso fossem liberadas o uso de algumas drogas, e com isso quebrasse boa parte do crime organizado, o Estado teria que criar condições de apoio(Como a renda básica) e oportunidades para os presos? Qual seria uma solução para resolver a questão da descriminalização dos presos?
Boa @gabrielaprioli, ótimo vídeo, bem corajoso da sua parte ir tão fundo nesse assunto, espero porém duvido, que vc tenha liberdade de falar dessa forma na CNN, porém e ótimo te ver falar , obrigado
sobre os presos em massa em tempos de pandemia, a tornezeleira eletrônica em prisão domiciliar ñ resolveria o problema para q ocorra isolamento c eficiência?
Ola, Dra. Prioli, tudo bem? Achei bem interessante sua série sobre política de drogas e me surgiu uma dúvida. Qual a diferença entre o vendedor de drogas e o vendedor de mercadorias contrabandeada ou piratas? Obrigado.
Oi Gabriela, entendo que talvez a violência diminuiria, porém seria possível avaliar com certa precisão o resultado do efeito na sociedade pós descriminalização? Existe alguma projeção ou estudo nesse sentido? Parabéns, gosto muito das suas argumentações.
O quê surpreende é a ausência do Estado. Ausente das comunidades, deixando-as ao sabor do crime. E identicamente ao sabor do crime, são os nossos cárceres. Se o Estado não consegue fazer o simples, controlar seus presos encarcerados, como controlar os livres, especialmente os livre poderosos. É inadmissível o Estado reconhecer que dos cárceres os bandidos conseguem comandar o crime.
"regras mais rígidas" entenda-se regras básicas de uma penitenciária funcional. Um erro cometido no sistema penitenciário é não ter isolamento. Não faria diferença onde o chefão está preso, se ele ficar isolado dos outros. Assim ele perde o poder...
Olá, Gabriela! Tudo bem? Te acompanho e adoro seu canal, mas poderia durante os vídeos explicar os termos técnicos jurídicos, para que todos entendam? Obrigada 🤩🙏
Por Favor Gabriela , considere fazer um vídeo sobre as Milícias. Nascimento, desenvolvimento, como chegaram ao Planalto Central e como podem ser combatidas e destruídas .
🙏
Seria massa um vídeo sobre comunicação com eficiência, acho incrível quando vc fala um paragrafo inteiro de forma clara.
Perfeita a explicação!!! Ela explica de forma simples e fácil para o entendimento! Ameiiiiii
Eloquente, inteligente e sabe do que está falando!
Professora excelente!
Ouvi-la é um prazer!
Como é alentador saber que dentro do Direito ainda existem pessoas que raciocinam.
Obrigado.
Quase nenhum comentário a essa excelente reflexão. Se Gabriela tivesse tratado o tema de forma passional e não racional, "Jogado para a torcida", apelado para o punitivismo como solução simplória para problemas complexos, teríamos uma chuva de comentários aqui. Parabéns, continue tratando esses assuntos sérios com argumentos sólidos e racionais.
Oi, Gabriela ! Faz uma série de vídeos sobre execução penal, por favor.
Parabéns pela loquacidade e eficiência na comunicação!
Seu canal passou de 19 mil quando eu me inscrevi há 20 dias para 90 mil...precisamos de mais gente como vc....
Tocou em um ponto importantíssimo: as pessoas pensam que é “fácil” sair da mentalidade do crime quando tudo que você teve na vida e tem é aquele mundo, aquelas vivências, e principalmente quando vc tem essa visão “religiosa” como vc bem disse, vc faz de tudo pelo grupo.
Que nível! Construção perfeita do raciocínio, com informações, explicações históricas e uma conclusão excelente. Parabéns!
Gabi, sou estudante de Direito e suas aulas são música para os meus ouvidos! Como é bom ouvir pessoas inteligentes logo de manhã! Obrigada! Quando a gente olha a realidade em nossa volta, percebe o quanto ela se encaixa no que vc acabou de explicar. Aqui no Ceará (Fortaleza), pouco tempo após a vinda de muitos membros do PCC oriundos do Rio de Janeiro (após aquele processo de pacificação das comunidades), emergiu uma facção denominada GDE (Guardiões do Estado), que se opunha à liderança do PCC. Além da GDE, já havia no estado, sobretudo nos presídios, a presença de uma outra organização criminosa, o Comando Vermelho, então houve um aumento significativo no número de homicídios, pq essas organizações passaram a disputar território. Maracanaú, que é uma cidade da região metropolitana de Fortaleza, passou a ser a segunda cidade mais violenta do Brasil (com maior número de homicídios).
Terminou de uma forma impecável. Infelizmente a descriminalização das drogas ou legalização no Brasil está longe de acontecer enquanto o governo lucrar tanto quanto os traficantes.
Fantástico Gabriela..
Gabriela as pessoas menos esclarecidas que são a maioria, pensam que haver muita gente presa é sinal de que a justiça está a funcionar.. Mas não se apercebem que que o efeito é contrário. Muita gente presa é sinal de um estado falho.. Não investe na educação, nas oportunidades para todos..
Quando a Gabriela fala é de fácil entendimento para quem tem descerinento espiritual. Abraços, luz e paz.
Meu deus, que coisa gostosa de ver, uma pessoa falando com propriedade e de forma didática, sobre um assunto tão polemico, disparando os seus videos nos grupos de família e amigos, por favor continue com o ótimo trabalho !!!!!
Gabriela você é um bálsamo, tem pós de pessoas tão rasas, medíocres! Chamar as pessoas a desenvolver uma visão crítica e não populista é fundamental em tempos tão difíceis! Obrigada!!!!
Meu canal favorito nessa 40tena. Ansioso pela postagem de cada vídeo. Me tornando um cidadão politizado com sua ajuda.
Morei ae em SP por 23 anos. E nas favelas que tem um chefe forte. Não tem violência na comunidade para não atrair a atenção da polícia. E td oq vc falou ae e a pura vdd.
Fantástico. O mecanismo de atuação e fortalecimento do crime organizado é claro. Grande mérito seu em explicá-lo de forma tão sucinta.
Como é bom ver quem se embasa pra falar e não simplesmente pensa com o fígado. Excelente!
É sempre muito bom a gente vê um vídeo com pauta bem direcionada. Meus parabéns 👏👏👏
Obrigado por suas reflexões nos quatro vídeos sobre o tema, muito bem embasadas. Hipocrisia e irracionalidade caracterizam essa guerra. Tudo indica existir gente grande ganhando muita grana com o tráfico....
Todos deveriamos entender como funciona o crime organizado e da onde se origina a alta crimenalidade e violência no Brasil. Um vídeo imprescindível. Obrigada Gabi! Justa e necessária!
Vc consegue falar de forma didática algo muito técnico. Muito obrigada pelos esclarecimentos.
Estou anotando tudo em um caderninho desde a parte 1, você está fazendo com que eu amplie minha mente. Sou muito grata!
A um tempo li um artigo da Superinteressante onde o autor alertava sobre a presença do crime organizado no congresso nacional. Hoje já temos mais que certeza sobre a atividade dessas organizações na política. Ao meu ver, para combater de forma eficiente o crime organizado, o Estado teria primeiramente que investir em novas tecnologias de monitoramento na região da faixa de fronteira, seguido da implementação de um sistema vigilância de massas nas grandes cidades e por ultimo a regulamentação do consumo, plantio e comercio de canábis.
Estou muito ansioso para seu programa na CNN e parabéns pelo vídeo incrível!
Análise coerente e inteligente. Parabéns!
8:00 Sou de João Pessoa, Paraíba e atesto essa informação. Tanto que no bairro que eu cresci até meus 19, os caras que quando crianças brincavam e jogavam bola juntos cresceram matando uns aos outros com essa disputa de gangues nos presídios e nas ruas de toda a cidade. Hoje moro no outro lado de Jampa e mesmo assim as guangues se perpetuaram por todos os bairros e agora para todos os municípios do estado.
Quando o estado não assume a responsabilidade de ressocializar os cidadãos acaba cedendo esse espaço pra criminosos, sejam traficantes e ou religiosos.
Sobre sua pergunta, eu deixo outras. Será que quem financia boa parte dos políticos lucram com a "guerra" às drogas? Será que será que a guerra é outra maneira de separativismo?
Mais um ótimo vídeo Gabi. Obrigado!
Preciso, pra já, aprender a fazer perguntas desconcertantes como essa do final!
A voz da sensatez nesses tempos de truculência 👏🏽
bom dia Gabriela. excelente conteúdo. Gostei da abordagem.
Muito bom!!!
É muita sabedoria!!!
#GabrielaPrioli
Esse tipo de inteligência nós dá alguma esperança nesse Brasil idiotizado. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Gabriela entenda, você é perfeita
Muito bom Gabi, gosto muito da abordagem que você faz, imparcial, sem conceitos já formados e visando a informação como ponto mais importantes disso tuo. Esta conversa é essênncial para almejarmos mudança nesse aspecto social tão julgado por todos e repleto de preconceitos.
Eu sinto esperança quando vejo essa moça falar! Espero que o espírito de justiça floresça cada dia mais em você e que todo seu conhecimento possa mudar a realidade do nosso país!
Gabriela qual é a sua opinião sobre Comparação que Coppola fez sobre Coronavirus com casos de Engasgamento nos Estados Unidos? Se ele tivesse Relativizado assim no Debate qual seria sua Resposta? Bom dia.
Excelente vídeo. Cada estado tem sua particularidade e cada um tem seu comando dentro dos presídios. Só que, nunca deixam de seguir o legado do PCC. Aqui em SC existe o PGC e segue um formato bem organizado.
Amo te ouvir! Estou ansioso para ver você na TV de novo.
Impecável! Parabéns.
Gostei da explicação agora ficou mais fácil parabéns
Estou gostando muito dessa série. Obrigada pelos esclarecimentos! Bjssss
Excelente vídeo.
Que sirva de boa reflexão ao mundo político.
Vc é uma bênção pq explica conduntantemente assim não tem nem como contestar
Gabriela Prioli, você sintetizou um problema complexo da melhor maneira que já vi 👏👏👏👏👏
Amei as explicações sou de favela e deu pra entender nós mínimos detalhes mas acho q vc poderia colocar na descrição do seu video as fontes para os fanáticos políticos e moralistas não falarem q vc esta tirando da sua cabeça as informações .. amei o video podia fazer sobre aborto .. taxação de altas fortunas .. entre outros assuntos q os cidadoes de bem acham deter a razão
Além de linda e loira, esfrega verdades na cara da sociedade.
Como é claro o seu pensamento! Vídeos incríveis... Mto sucesso para vc ❤️
Saberia dizer o consumo anual de maconha nos EUA. Onde encontrar dados oficiais. O Brasil precisa mudar sua política anti drogas. Adorei a aula
Incrível como sempre. E amarração no final de todos os videos foi perfeita!
Parabéns! Vou incluir essa parte do PCC que não tinha conhecimento, quando for defender a legalização. Na faculdade de direito nos primeiros períodos, tive um debate sobre esse assunto, não tinha todo o conhecimento que vc tem, mas a minha pergunta era a mesma que vc fez no final. Se é o dinheiro da droga que financia o crime organizado, por qual razão não tirar essa fatia da mão deles? Será que tem político no meio?
Gabi ..... vc é sensacionante ,espetáculoza ♥️
Sensacional parabéns pelo vídeo .
Esse status de guerra interessa totalmente aos líderes das facções, o estado concorda com o líder da organização na minha opinião por 2 motivos, estado é composto por líderes da facção ou é subornado pela facção... Ou poderia ser os 2?
Parabéns pelo trabalho Gabriela!
Muito bem exposto o raciocínio. Recomendo fortemente assistirem o documentário "Dançando com o Diabo", como possível resposta à questão posta no fim do vídeo. O documentário está disponível online.
Amo ouvir...que voz agradável..
Parabéns, mais um vídeo ótimo 👏🏽👏🏽👏🏽, vc tem que escrever algum livro sobre o tema Gabriela!
Respondendo a sua última pergunta: porque, assim como você disse, o lucro com o tráfico justamente por ele ser proibido é muito maior do que se ele fosse liberado. Não existem taxas, impostos, burocratizações em volta do tráfico de drogas. Outro ponto que é importante lembrar é da ligação de grandes políticos e empresários junto ao tráfico de drogas hoje, como um grande comércio bem lucrativo - vide um ex candidato à presidência do país em 2016. Outro ponto curioso, o PCC foi a única organização criminosa que surgiu dentro de um ambiente com o intuito de coibir o crime: as prisões. Mais uma amostra da falha do nosso sistema carcerário. Por fim, além de tudo, a gente tem que lembrar o que é essa “guerra contra as drogas” no Brasil. Essa guerra é um guerra de classes e uma guerra de raças. Basta a gente entender e perceber onde são os conflitos, onde são as operações e a sua seletividade. Ótimo vídeo. Parabéns.
Gabi, em um cenário de descriminalização e regulamentação das vendas de drogas (tá longe disso né) você acha que o PCC tomaria posturas mais violentas por diminuir a fonte de renda deles?
Gabi, a melhor!!!
OI Gabi, bons argumentos apresentados, e o questionamento do final faz a gente pensar e refletir. Por que diabos que esses entorpecentes foram proibidos pra começo de conversa? A cocaína não era um medicamento no inicio do seculo 20? Fatores religiosos? Interesses inescrupulosos? Estigmatização dos usuários, para uma segregação social? Tudo isso junto?
Existe algum estudo que tenta chegar até a real origem dessa proibição?
Muito obrigado pelo teu trabalho!
Parabéns pelo trabalho Gabriela. Abraço
Perfeita !! Uma dúvida: como os políticos financiam as o tráfico e organizações se as organizações são contra o Estado e os inimigos “Poderosos”?
Que vídeo incrível!!! Tô fazendo direito e amo essa temática! Parabéns pelo talento!
Parabéns por sua sabedoria !😎
Outro ponto que precisa receber uma atenção maior é: a falta de autocrítica do Estado para entender como e porque as regiões onde o PCC se tornou hegemônico tiveram uma ação mais efetiva pelo tráfico. Por que se sucedeu dessa forma. A resposta é porque o Estado via/vê essas áreas mais periféricas, por periferia eu falo de lugares à margem da sociedade, não apenas favelas/comunidades, como regiões menos importantes. Assim é a visão do Estado para com as pessoas que nessa região vivem, com a falta de assistencialismo básico para o mínimo da subsistência dessa população. Em resumo: falta ao Estado entender seu dever como tal nessas regiões e agir para quebrar o poderio do tráfico organizado e assim prover para essas pessoas segurança e qualidade de vida. A pergunta que é se o Estado quer fazer isso?
Processos, sabe muito. Parabéns.
Perfeita Reflexão!
.... vide caso do helicóptero, há algum tempo atrás, lá pelas bandas de Minas e a recente apreensão em voo oficial da atual presidência da república
Olá Gabriela, adoro tuas análises, elas vão bem dentro da ferida. Como vc esmiuçou todo o problema queria saber se tu tbm tens soluções para esse problema q realmente como vc disse se tornou nacional???
Não sou jornalista.
Qual a sua avaliação sobre a política de cotas nas universidades?
Obrigada
Olá, tudo bem?
Dra. Entendi o posicionamento e a pergunta deixada ao final do vídeo.
No entanto, acredito que a legalização das drogas não resolveria o problema do tráfico, pois ainda existiria a possibilidade contrabando e pirataria desses produtos como já ocorre com bebidas e cigarros, por exemplo.
Saiu um reportagem no G1 onde informava que a pirataria e o contrabando causaram um prejuízo de 160 bilhões a economia em 2018.
Parabéns Gabi, precisamos que mais pessoas sensatas assim. Ótimo posicionamento.
O que vc pensa sobre um sistema penitenciário gerenciado pelo setor privado?
Gabriela, pegando carona na pergunta que encerra o vídeo, sugiro que o próximo traga como tema o envolvimento do poder público com o tráfico de drogas. Parabéns por seu belíssimo trabalho.
Gabi, respondendo sua pergunta no final, minha opinião é que, no Brasil, a mentalidade conservadora prevalece (tanto na sociedade civil, quanto no Congresso e no Supremo). Então, infelizmente, qualquer medida de descriminalização das drogas dificilmente será implementada aqui nos próximos anos. De qualquer forma, vamos supor que, por um milagre, seja aprovada a descriminalização da maconha para uso medicinal e recreativo. Isto ocorreria de forma regulamentada, haveria limites para uso e alta tributação. Neste cenário, tenho uma dúvida: a maconha do mercado ilegal não continuaria sendo mais atrativa, já que mais barata e sem limites? Faça mais vídeos, por favor! Seria legal um vídeo sobre a experiência de países como Portugal e Uruguai.
Zona Leste de São Paulo pagamos pela segurança privada a cada quinze dias,
em bairros afastados como Cidade Tiradentes que tem a menor taxa de expectativa de vida da capital e muitas mortes de jovens por ações de milícias que se alimentam os interesses do pcc
esses videos sao perfeitos
Essa pergunta final é bem chocante
estava à espera deste video.
Se por acaso fossem liberadas o uso de algumas drogas, e com isso quebrasse boa parte do crime organizado, o Estado teria que criar condições de apoio(Como a renda básica) e oportunidades para os presos? Qual seria uma solução para resolver a questão da descriminalização dos presos?
Boa @gabrielaprioli, ótimo vídeo, bem corajoso da sua parte ir tão fundo nesse assunto, espero porém duvido, que vc tenha liberdade de falar dessa forma na CNN, porém e ótimo te ver falar , obrigado
sobre os presos em massa em tempos de pandemia, a tornezeleira eletrônica em prisão domiciliar ñ resolveria o problema para q ocorra isolamento c eficiência?
Brilhante análise. São as 2 faces da mesma moeda.
Gabi eu estou chocada com isso!
Ola, Dra. Prioli, tudo bem? Achei bem interessante sua série sobre política de drogas e me surgiu uma dúvida. Qual a diferença entre o vendedor de drogas e o vendedor de mercadorias contrabandeada ou piratas? Obrigado.
Droga é assunto de Saúde Pública, não de Segurança.
Parabéns Gabriela 🤩.
Oi Gabriela, entendo que talvez a violência diminuiria, porém seria possível avaliar com certa precisão o resultado do efeito na sociedade pós descriminalização? Existe alguma projeção ou estudo nesse sentido?
Parabéns, gosto muito das suas argumentações.
Gabi, organiza numa playlist?? Parabéns pelo trabalho!!! Te indicando pra todos os amigos.
Excelente aula.
Obrigado.
O quê surpreende é a ausência do Estado. Ausente das comunidades, deixando-as ao sabor do crime. E identicamente ao sabor do crime, são os nossos cárceres. Se o Estado não consegue fazer o simples, controlar seus presos encarcerados, como controlar os livres, especialmente os livre poderosos.
É inadmissível o Estado reconhecer que dos cárceres os bandidos conseguem comandar o crime.
Valeu Gabi, pela sua coragem em falar desse tema em premeira pessoa
Tudo de bom
Tá te saindo muito bem heim!!
"regras mais rígidas" entenda-se regras básicas de uma penitenciária funcional.
Um erro cometido no sistema penitenciário é não ter isolamento. Não faria diferença onde o chefão está preso, se ele ficar isolado dos outros. Assim ele perde o poder...
Gabi por favor, gosto muito do seu trabalho. Mas por favor, se quiser é claro, poderia gravar os vídeo na horizontal por favor... 🙃🙃🙃
Olá, Gabriela! Tudo bem?
Te acompanho e adoro seu canal, mas poderia durante os vídeos explicar os termos técnicos jurídicos, para que todos entendam? Obrigada 🤩🙏
Saudações de Manaus-AM!