O julgamento que pode mudar o destino do povo Guajajara

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 25 авг 2024
  • Paulo Paulino Guajajara foi morto em uma suposta emboscada de madeireiros ilegais na Terra Indígena Araribóia em 2019.
    Ele se tornou um alvo por conta do trabalho que fazia como um dos "Guardiões da Floresta", um grupo de indígenas Guajajara que combate protege sua comunidade e também os isolados Awá, considerados o povo indígena mais ameaçado do planeta, de ameaças externas.
    Nos últimos 20 anos, mais de 50 Guajajara foram mortos no Maranhão, sem que nenhum dos autores desses crimes tenha sido julgado. Até hoje, os indígenas aguardam justiça para o crime contra Paulo. Espera-se que caso dele seja um marco como o primeiro assassinato de indígena a ser julgado por um júri federal.
    Em agosto de 2023, Karala Mendes voltou à TI Araribóia para conversar com a família do Paulo e também com Laércio Guajajara, o guardião que sobreviveu à emboscada, para trazer o caso novamente à tona após 4 anos de espera pelo julgamento.
    Reportagem feita em parceria com o Pulitzer Center e Rainforest Investigations Network.
    #Arariboia #Guajajara #indigenous

Комментарии • 7

  • @marcsantos3085
    @marcsantos3085 25 дней назад

    Grandes homens e mulheres lutando uma luta desigual.

  • @meurysilvah8208
    @meurysilvah8208 6 месяцев назад +1

    Deus nos proteja. Minha tribo não tem sossego

  • @Daininki
    @Daininki 9 месяцев назад +1

    🙏🙏🙏

  • @meurysilvah8208
    @meurysilvah8208 6 месяцев назад +3

    Quando eu me torna policial, irei proteger minha tribo. Irei luta pelos nossos direitos de proteção

    • @ThiagoCosta-io9gx
      @ThiagoCosta-io9gx 2 месяца назад +1

      Meu irmão quando você se torna policial vai ter obedecer as ordens do estado, e o estado não se importa com o povo indígena, só a indignação da comunidade internacional pode salvar nosso povo

    • @meurysilvah8208
      @meurysilvah8208 2 месяца назад +1

      @@ThiagoCosta-io9gx tô falando de prot3ger e não de muda a lei.

    • @jadielmendonca2538
      @jadielmendonca2538 Месяц назад

      Infelizmente todos que lutam pelas florestas e pelos povos indígenas,os quais são mais vulneráveis são assassinados,muitas vezes,aqueles que deveriam proteger essas comunidades são coniventes com os "grandes proprietários de terras"os latifundiários,os grileiros,os madeireiros,e isso é um fato real...O Brasil pertence, infelizmente, àqueles que possuem dinheiro...E mandam assassinar quem são os verdadeiros defensores dessas comunidades e das florestas, exemplos não faltam,como Chico Mendes, irmã Dorothy,Dom Phillips e Bruno Pereira,entre outros defensores da natureza,o que falta ao Brasil são leis severas,onde mandem realmente para a cadeia não apenas aqueles que cometem os crimes, todavia os seus mandantes os quais são os "VERDADEIROS ASSASSINOS"e destruidores das florestas... Malditos sejam!
      ..