Vamos lá... Ele estava ativando landing justamente poruqe como você bem disse, os sensores inferiores estavam detectando as núvens como superficie para pousco. Achando que já fosse o chão. E não, com certeza ele não desligaria os motores enquanto estava descendo, pois os motores só param quando a velocidade é reduzida para zero. Enquanto ele estiver em landing e não encontrar o chão ou alguma superfície que ele pare em cima ele não desliga os motores, mas ná hora e como foi a primeira vez que aconteceu, claro que bate um pãnico, ne? Parabéns pelo vídeo, amigo. Show de conteúdo.
Год назад+1
Grande TG! Não sabia desse comportamento dele, você foi a primeira pessoa a falar que ele precisa zerar a velocidade para interromper os motores. Eu ia perguntar se você testou, mas pensei que esse teste é beeeem difícil. Abraço!
A mesma coisa já me aconteceu várias vezes com o Air 2S. Depois da primeira, percebi que basta ligar o modo Sport. O drone desligará os sensores e você poderá sair das nuvens sem nenhum problema!
Год назад+3
Fala Leonardo! Então com você foi diferente da maioria das pessoas. Sorte!!! O modo Sport realmente desliga todos os sensores, exceto o inferior, então ele ajuda a evadir da nuvem, mas não evita o pouso automático. Abraço!
Mais uma aventura de tirar o folego parabéns pela tua frieza em tomar essa atitude de jogar oo drone pra fora da nuvem.
Год назад
Fala meu amigo Jeferson! Acho que tive sorte, deu para perceber que tinha poucas nuvens à direita, então deu para escapar. Obrigado pela força de sempre!!!
Aconteceu ontem com meu mini 2 e essa foi a segunda vez, na primeira achei que tinha sido imperícia minha, mas ontem não. Estava voando em um dia de muita serração baixa, fiz vôos altos no meio das nuvens e quando já estava baixo e bem proximo do home point ele acionou o pouso automático, desliguei e tentei mover o drone, mas ele não aceitou nenhum comando e novamente acionou o pouco automático, novamente desliguei quando estava bem proximo do solo numa velocidade maior que costuma ter para pouso e depois de desligar o pouso automotivo consegui fazer o pouso manualmente, enfim, maior susto tbm. Notei que o drone estava bem molhado. Talvez isso confundiu o sensor inferior (unico que o mini 2 tem) e ele ficou cego. Que bom ver seu vídeo, parabéns pela calma e perícia trazer ele de volta.
Год назад+1
Pois é, situações como a deste vídeo e a que você relatou são tensas! Que bom que deu tudo certo no final. Ouvi dizer que há alguns meses é possível desligar o sensor inferior do drone para casos como os nossos, mas não fui atrás. Abraço, bons voos!!!
Parabéns pelo vídeo! Demonstrou auto controle, conhecimento e habilidade. Obrigado por compartilhar mais esse conhecimento. 👏👏👏👏👏👍👊🤞 Uma ocasião estava no pico do Itapeva em Campos do Jordão, de repente as nuvens fecharam e perdi a visibilidade e como tem umas três torres próximo de onde decolei, passei apertado. Mas graças a Deus deu tudo certo. 🙏👊👍🤞🙌
Год назад+1
Cara, você lembrou uma coisa importante: a aflição que a gente fica quando não enxerga absolutamente nada. É fácil dizer que tem que ver o mapa, mas é uma reação natural sentir essa tensão. Mas que bom que deu tudo certo no seu caso também! Abraço, vou ver o seu canal agora.
@ Opa! Muito obrigado pela força. Esse vídeo do pico do Itapeva, estou pensando seriamente em editar e colocar no canal. Ainda esses dias estava assistindo sem edição e comecei a rir sozinho, lembrando o sufoco que passei, além das nuvens começou a chover pra ajudar... Rssss. Valeu! Tmj
Год назад+1
Cara, tem vídeos meus que eu assisto e fico impressionado com como eles foram legais, divertidos, etc. Publica o vídeo, sim!
Sempre aprendendo com vc. Essa eu nem desconfiava. Ao voar nas nuvens, desligue os sensores, fica a dica
Год назад+4
Grande Sílvio!!! Mas tem como desligar o sensor inferior? Acho que foi ele que mandou pousar. Acho melhor não voar em nuvem, até porque algumas delas molham o drone!!! Abração.
@ na verdade voar nas nuvens sem ter contato visual com a aeronave, torna o voo de VLOS para Bvlos o que é proibido segundo MCA 56-4, voar nas nuvens teria que se guiar por instrumentos o que nao e possivel na RPA
Carambaaa 40% pra quase 1km e meio e essa situação de demora para conseguir voltar, até eu sentium gelo no peito vendo o video, costumo desligar os sensores só sobre a água, mas fica o aprendizado pra todos.
Год назад+1
Oi Félix! É possível desligar o sensor de obstáculos inferior?
Esses videos são super importantes pra nós que pilotamos essas máquinas maravilhosas e apaixonantes, nada de infantil nisso. Vede o Wanzam! Ontem eu fui decolar meu Mini2, (o monstro) mo entardecer, estava ja escurecendo e na decolagem, (eu costumo "startar" os motores com o drone na mão e em seguida eu solto ele no ar e ele acelera os motores e paira no ar) nunca deu errado mas....dessa vez ele bateu no chão, presumo que por não fazer a leitura do chão por causa da baixa iluminação. Não aconteceu nada com o drone, mas isso indica que temos que tomar cuidado, compreender como funcionam os sensores e toda tecnologia embarcada nessas máquinas! Mas, seguimos aprendendo já ha quatro anos. Obrigado pelo vídeo. Parabéns pelas belas imagens!
Год назад+1
Tudo bem, meu amigo Sávio? Pensei que tivesse respondido seu comentário, mas algo deve ter saído errado. Minha decolagem na mão é mais simples que a sua, com uma mão seguro o RC, com a outra seguro o drone e utilizo a decolagem automática. Meus drones já se confundiram com iluminação baixa, as vezes até deixaram de decolar na rua à noite por causa disso. Mas que bom que não aconteceu nada grave com seu drone! Abração e obrigado por acompanhar o canal.
Fiquei impressionado com a sua reação rápida. Não sei se eu conseguiria pensar tão rápido no que precisava fazer. Obrigado por compartilhar. Esse era um cuidado que eu nunca pensei que precisasse ter. Abs
Год назад
Grande Tino! Obrigado pelo elogio. Acho que eu já corri alguns riscos com meus drones, então acabo melhor preparado para sair das situações em que eu mesmo me coloco. Abraço.
Cara, nem tenho drone ainda mas adorei seu relato. Já me inscrevi. Pretendo comprar um drone para os mesmos objetivos que vc tem e relatou no vídeo.
Год назад
Que bom, Inacio! É muito legal saber que as pessoas que assistem meus vídeos são parecidas comigo. Um abraço e conte comigo se precisar de ajuda na hora da compra!
Like mais que merecido. Por compartilhar todo esse sufoco. Servirá de alerta pra todos nós. Tmj
Год назад+1
Muito obrigado! As vezes demoro a acreditar, mas vem bastante gente aqui me criticar e dizer que eu deveria ter feito isso o que deveria ter feito aquilo. Esses comentários fazem eu ficar muito contente quando leio algo como o que você escreveu. Obrigado mesmo!!!
Chique voo belíssima filmagem 📽🎬😍🙄😳🌧🌫 isso acontece se vc fizer voo por sima de água rio lagos... ou até um habitante fechado de metal por exemplo uma ponte de metal... show de bola estás experiência, sempre aprendendo 📽🎬😍🥰💪🏼👍🏻
8 месяцев назад
Eu acho que não acontece em cima da água! Digo acho porque faz um tempo que não voo. Acho que sobre a água o drone tem dificuldade de ver que abaixo dele tem algo, mas acho que não entra em pouso automático. Abraço!
Sufoco... Comigo aconteceu em um dia de tarde, no campo, volta de uns 3km aproximadamente, ou mais. O mavic pro não se deslocava por encontrar obstáculo. Nem com o rth ele voltava, pois ele ficava subindo igual ao seu caso no vídeo, tentando desviar do suposto obstáculo. No meu caso ele relatava na telemetria o obstáculo... Me avisava, mas eu não via nada, e estava com 45 metros de altura, só tinha pastagens. Tinha menos de 60% de bateria. Desliguei TDS sensores passando para modo sport e ele saiu daquela situação. Mas não voei dez segundos no modo sport, senão ia acabar pousando sem bateria. Como vi que tinha funcionado,eu desliguei TDS sensores e voltei de boa,na mão,sem rth. O mavic pro tinha essa sensibilidade com o por do sol. Não ouvi relato que a nova geração tenha essa sensibilidade. Mas acredito que tenham também. Em tempo, falando do mapa de atitude no canto esquerdo, deu pra ver a baita chacoalhada que o drone deu lá em cima heim. Vento de 40km naquela hora ali era refresco.
Год назад
Oi Fernando! Não sabia que o Mavic Pro permite desligar inclusive o sensor inferior, pois os últimos drones da DJI não permitem a desativação do infravermelho inferior. A situação que você descreveu é bem familiar pois demonstra que as vezes temos vários fatores de preocupação simultâneos e que voar com segurança por vezes se torna um desafio intelectual. Por fim, não tinha reparado o radar: acho que não era vento, mas sim a reação do drone ao entrar em nuvens, obviamente mais densas que o ar. Abração, sempre é bom ler seus comentários! Aprendo ao trocar com você.
Já aconteceu comigo tmb, voando dentro de um canyon tomado por nuvens… tenho as imagens no canal tmb … nessa hora tem que ter calma. Parabéns pelo post e compartilhar sua experiência
20 дней назад+1
Legal! Vou dar uma olhada no seu canal. Você falou tudo, ter calma é 80% da solução na maioria dos voos em que a gente tem problema. Abraço!
Bem interessante o comportamento do drone entre as nuvens. Sem dúvidas um novo aprendizado mas valeu muito a pena pelo visual fantástico. Gostei muito da tomada da gaivota. Parabéns por mais um belo voo!
Год назад+1
Valeu Fernando! Reparei que somos pessoas parecidas, temos gostos/sensibilidade parecida. Muito bom saber que tem pessoas assim acompanhando o canal! Abração.
Eu sou desse jeito. Me divirto muito mais com o voo do que com as imagens. Você definiu bem!
Год назад
Sabe que tem muita gente como nós? Vou te dizer que as vezes até fazer vídeos para o RUclips me tira um pouco da naturalidade. Legal mesmo é voar solto!!! Abração, muito bom encontrar pessoas parecidas conosco.
Matheus, me permita um comentario como seguidor antigo seu, parar na beira da imigrantes é bastante arriscado ainda mais quando voce está sozinho. Talvez com um amigo ja fique bem mais seguro ate para um ficar atento. Nao é uma critica voce é uma pessoa super humilde e acho que vai entender bem. Um avraco e fique com Deus.
Fala Falcão! Na verdade eu não tive a pretensão de dar uma aula, e sim de compartilhar a experiência! É minha forma humilde de ajudar a quem assiste. Abraço e bom feriadão!
Super bacana o seu vídeo! Parabéns, compartilho com vc o mesmo sentimento com relação a voar o drone, tenho um mini 2 e controlar o drone e voar " junto" para mim também vale mais que captar as imagens, tanto que o meu filma em 4k mas sempre uso o mínimo, acho que é full hd. A experiência é ótima. Forte abraço de Guarapari ES
Год назад
Oi Eduardo! Satisfação enorme ver que as pessoas que assistem meus vídeos são parecidas comigo! Abraço forte, boa semana!
Seu vídeo ficou top, parabéns !!! O piloto tem que sempre estar atento aos alertas, saber e conhecer bem a máquina que está voando. O importante é não se apavorar.
Год назад
Verdade, Ricardo, e boa parte dessas coisas que você falou a gente apenas pega com a experiência. Valeu!
Caramba. Situação bem difícil. No vídeo aos 3.03 minutos prestem atenção no radar a imagem está super estável mas na linha verde que sinaliza o comportamento do drone, está anormal subindo e descendo tentando mantar a estabilidade. Isso é um indicativo de uma rajada de vento ou vento forte. Sempre bom saber ler esses indicativos para numa situação de emergência. Verifique a as setas confira a distância e altura e lentamente vai descendo e avanssando sempre vendo a telemetria distância altitude e velocidade. Se a velocidade não alterar aconselho a colocar em modo esporte pelo menos até chegar a 50 metros do RTH.. Muito bem observado o espaço na nuvem parabéns, e voe com segurança. Voce e o drone
Год назад
Oi Davison! Não tinha reparado o radar, foi legal você ter citado. Reconheço que ele não faz parte da minha navegação, preciso me acostumar a olhar para ele durante os voos. Acho que a linha verde sinaliza a estabilização dele ao entrar nas nuvens, as quais são mais densas que o ar. Abraço e obrigado pelo toque, foi importante e é um aprendizado para mim!
é o que eu sempre falo, tecnologia demais as vezes só atrapalha, todas as vezes que eu escapei de perder um drone, foi colocando rapidamente em modo manual e voltando pro basicão de como voar um drone. Nessa hora tem que ter sangue frio, calma e saber analisar a situação rapidamente. Em modo manual o drone apenas voa ao seu comando. Por mais que a tenologia evolua, sempre aparecerá situações não previstas, do tipo a tempestade perfeita.
Год назад
Concordo, Wesley! As vezes tudo o que a gente quer é poder fazer o serviço sozinho! Pelo seu comentário você já passou por poucas e boas, assim como eu. Tá faltando publicar esses vídeos, hein? Abração cara!!!
Sério, que ninguém curtiu o vídeo!? Vou deixar minha curtida, serei o primeiro de muitos.
Год назад
Fala Léo! Ele tem 1,2 mil curtidas, na verdade... o fato é que eu não fico pedindo likes e para o pessoal seguir o canal no vídeo, acho meio chato! Abraço e obrigado pelo apoio.
Olá amigo, sou dronemodelista há bem pouco tempo. Estou curtindo muito e não perco nenhuma oportunidade de voar. Sua dica foi bem importante. Também estou sempre atento à possibilidade de voar sem as imagens, tomando como base as informações do painel, como distância, altura, direção e autonomia. Acho bem válido essa prática. Sempre fico um pouco apreensivo nos voos que faço porque é um equipamento caro (pelo menos para mim) e não quero pedê-lo por nada. Boa sorte e bons voos.
Год назад+2
Fala Gustavo! Que bom que o vídeo foi útil. Na verdade eu não queria dar uma dica, e sim mostrar algo que aconteceu comigo. Eu não sou muito experiente com drones, mas estou sempre buscando aprender e aceito correr alguns riscos. Pelo pouco que você escreveu, acho que somos parecidos! Obrigado por assistir e sinta-se muito bem-vindo no canal.
Fala Aventuras aéreas, fala Gustavo, muito importante essa sua divulgação ao pessoal, pois é assim, compartilhando esperiencias que a gente vai evoluindo mais rápido e com menos sofrimento.... uma dica que gostaria de deixar como praticante de fpv a mais de 15 anos ( desde os primórdios do fpv ) é que para sofrer menos, no fpv, e voar mais tranquilo, nunca coloque nada para cima que não esteja disposto a abrir mão, pois todo equipamento por mais recurso e tecnologia embarcada, está suscetível a erro, fora o erro humano, então o negocio é desapegar e voar sempre sempre sempre, com segurança e cumprir as regras
Tenho um DJI mini 3. Aconteceu comigo recentemente em 2 picos. Estava com uma neblina bem fraca e o drone começou a descer em um buraco que eu não tinha visão, também estava com muito vento. Na primeira, ele pousou em uma rocha torta e quebrou as hélices frontais. Fiz a substituição. Percebi que essas nuvens e neblina deixam o drone completamente molhado. Não indico também.
Год назад+1
Fala meu amigo! Parece que a sua experiência foi bem mais hardcore do que a minha! Fiquei imaginando a cena e deve ter sido desesperador. Menos mal que você conseguiu recuperar o drone, mesmo que com alguns danos. Realmente tem nuvens que deixam o drone bem molhado, mas tem outras que ele volta sequinho! Sinceramente, não sei diferenciar. Abraço
É nesses momentos em que,se a pessoa se apavorar,pode acabar perdendo o drone. Nice vídeo!!!
Год назад+1
Tem que segurar a onda nessas horas! Já saímos de situações mais difíceis, é ter calma e fazer tudo certo para dar tudo certo. Abraço, obrigado por acompanhar o canal!
Bom dia meu amigo! Obrigado por compartilhar as suas experiências. São sempre cheias de aprendizado! Gostaria de fazer uma observação sobre o momento em que vc aciona o RTH. Acompanhando a telemetria e o ângulo de inclinação da aeronave, percebemos que, logo após o acionamento, a aeronave se desloca para frente uns 70 metros antes de parar e começar a subir. Se fosse o infravermelho ele teria começado a subir imediatamente. Por isso, acho que, neste caso, o que fez ele subir não foi o infravermelho e sim o sistema visual frontal. Provavelmente as nuvens não estava tão densas e ele avançou um pouco no trajeto de retorno à base. Logo em seguida entendeu que havia um obstáculo a frente (as nuvens devem ter ficado mais densas) e aí parou e começou a subir para tentar transpor o obstáculo. E ele subiu porque em cima não há sensores de obstáculos. Já vi isso acontecer com um voo na direção do por do sol. O drone não retornava e começou a subir, subir e subir, até o piloto perceber o que estava acontecendo. Mas o importante é que, apesar do susto, vc conseguiu resolver e tem mais uma história bem legal para contar! Um outra solução seria cancelar o RTH, virar o drone de lado e voar lateralmente na direção do home point. Acho que ele voltaria sem problemas. Forte abraço!
Год назад
Grande Cleber! Obrigado por se preocupar a ajudar a entender o que te fato aconteceu. Me parece que grande parte do que você fala está corretíssimo! Precisamos considerar que o Air 2S tem sensores de obstáculos superiores também, e isso provavelmente muda um pouco sua explicação. Independentemente disso, você tratou o cerne da questão: que deu que deu para voltar, que bom que gerou emoção (ufa!) e que bom que ficou só uma história para contar. Abraço e obrigado demais pela parceria!!!
@ Verdade, equívoco meu. E com os sensores superiores é difícil afirmar que aeronave iria continuar subindo ainda mais. É bem provável que ela então ficasse subindo e avançando dependendo da leitura que os sensores fossem fazendo das nuvens, como ocorreu antes do cancelamento do RTH. E aí sua bateria ia embora. Por isso a decisão de cancelar o RTH foi mesmo acertada. Valeu!
Год назад
Eu acho que essa discussão sempre é positiva, aprendemos ao trocar ideias. Reconheço que estou aprendendo muita coisa ainda, não tenho o domínio técnico sobre muitos temas, então comentários como o seu me ajudam muito. Abraço!!!
Eu já passei por algo parecido quando estava no Poço das Antas em Mongaguá, estava voando proximo do morro para ver a vista da praia, o tempo fechou e encheu de nuvens que encobriram o drone, notei que meu zino começou a subir repentinamente, acho que aconteceu a mesma coisa, o sensor que fica embaixo detectou a presença da nuvem e começou a subir. Passei um susto enorme também e depois disso nunca mais decolo com tempo muito nublado! Depois dessa só benzendo o drone mesmo!! Ótimo video, parabéns!
Год назад
Puxa vida, se eu não decolar com tempo fechado, praticamente vou voar uma vez por mês aqui em Santos!!! Não sabia que o Zino se comportava assim também, pensava que o sensor inferior dele era ultrassom, não ultravermelho, de modo que ele não se confundisse com as nuvens, mar e outros "elementos" homogêneos. Abração!!!
A vista tava tão linda que até o drone quis ficar na nuvens observando mais hahaha Brincadeiras à parte, belíssimas imagens e que bom que deu td certo.
Год назад+1
Obrigado pela gentileza do comentário, Amandinha!!!
O mesmo acontece com o drone muito próximo à água do mar, lagos, piscina... ele tenta pousar... já vi várias pessoas perdendo o drone assim... Evite superfícies reflexivas, ambientes sem iluminação adequada, nuvens, proximidade de locais com muito metal...
Год назад
Bem lembrado! Quando isso acontece sobre a água, mal temos tempo de cancelar o pouso. Sobre a água, sempre tento não descer demais, 2 ou 3 metros é meu limite. Abraço!
Show de bola conseguiu imagens muito lindas as das montanhas e ao fundo santos. Top demais. Ainda bem que manteve a calma pra conseguir trazer o drone de volta em segurança. Like e mais que merecido 😊
Год назад+1
Puxa vida, quero agradecer seu elogio e seu apoio! Fiquei contente com minha reação, mas preciso admitir que a sorte me ajudou bastante nesse episódio. Abraço!!!
Olá amigo linda as imagens.. Sou piloto de parapente e deu para ver que as nuvens estavam com muita atividade ou seja térmicas subindo e se transformando em nuvens. Seu drone estava sendo sugado pelas nuvens por isso ele apresentava comandos de pouso devido a sustentação.. note que quando vc voou para clareira da nuvem ele começou a descer. Evite sempre voar em baixo das nuvens com seu drone... Grande abraço.... Parabens
Год назад
Oi Elcio! Obrigado pelas informações, realmente não tenho esse conhecimento sobre nuvens que você tem. A partir desse vou o meu plano é não mais chegar perto de nuvens! Abraço.
Salveee!!! Valeu por compartilhar a experiência, já até tomei uma cerveja pra relaxar, pois fiquei tenso, rsss Comigo nunca aconteceu, graças a Deus! Estou aqui em Guarujá, Praia da Enseada, hj (28/04/2023) está uma noite bonita, limpa, então eu subi o meu Mini SE a 400 metros de altura pra filmar a cidade! Ficou top, dá até pra ver Santos por cima do Morro do Tejereba! Abs, like mais do que merecido!
Год назад
Obrigado, Pedro! Temos de considerar que o sensor inferior e infravermelho, enquanto os demais são ultrassom. Gurujá é lindo de diaou de noite! Obrigado por acompanhar o canal.
Eu fico impressionado com a cara de pau ou falta de informação do autor do vídeo e comentários pelo simples fato de ser um voo TOTALMENTE irregular, passando dos 120m, sem visada, sem comunicação com Sarpas, etc, etc. Pra dar uma merda, é só questão de tempo, por causa de "pilotos" irresponsáveis como vc.
Mais um vídeo muito importante para aumentar o conhecimento e evitar falhas que geralmente resultam em prejuízo. Show! Não contive o riso na hora que fe, o sinal da cruz. 😂
Год назад
Grande Joãozão! Obrigado pela força de sempre!!! O sinal da cruz foi real, mas acabou ficando divertido, né? Abraço!!!
Que susto hein meu amigo que bom que deu certo. Ganhou mais um inscrito. Valeu...
Год назад+1
Poxa, muito obrigado! Vou me esforçar para justificar sua inscrição. Acabei de me inscrever no seu canal, confesso que não conhecia! Vou assistir seus vídeos mais tarde.
boa noite amigo parabens por essas belas imagens curto e aprendo muito com o seu canal.uma pequena pergunta...como pedir altorizacao de voo para filmar uma montanha por exemplo ja q fica bem acima de 40m da para ser feito?ou para decolar com o drone de uma montanha elevada acima de 40m ja que o teto maximo dentro da lei e 50m para voo recreativo.obrigado por responder
Год назад
Fala Deco! Resumidamente, para a Lei o mais importante é a altura em relação ao local da decolagem. Altura mesmo, e não altitude, então você pode pedir e ter autorização para o voo que você citou. Uma pena é que cumprir integralmente as regras do jogo seja tão difícil, o que acaba fazendo com que 99% dos voos tenham pelo menos um equívoco.
Cara... Isso passou a acontecer comigo há duas atualizações atrás. Aqui em Gramado sempre tem muita névoa e eu sempre vôo com as névoas porque é muito bonito. Mas agora não dá mais, não... entrei em pânico aqui.
Год назад+1
Fala Allex! Você sempre me deixando com vontade de voar em Gramado!!! Não tinha pensado que as atualizações de firmware poderiam ter algo a ver com esse evento... vou pensar. Até!!!
Que aperto meu amigo! Passei um lance a sim com Mini 2 SE, mas não tava entre em nuvens! Tava uns 6 metros se não me engano, e conseguiu pegar o solo lá em baixo sei lá! Cancelei na hora, ia pousar dentro do corgo kkk! Grande abraço!
Isso ocorre porque os drones da DJI utilizam sensores de pouso em infravermelho, tanto as nuvens como a neblina interferem nesse tipo de sensor. Já os drones da Autel utilizam sensores de pouso com ultrassom, assim não tem interferência das nuvens ou neblina.
Год назад+1
Oi Jonas! Legal o que você colocou. Os demais sensores de obstáculos dos drones atuais da DJI usam ultrassom, correto? Isso explicaria porque o drone avançou horizontalmente nas nuvens e ascendeu sem problemas, porém entendeu que havia algo debaixo dele.
Rapaz, isso aconteceu comigo também rs Eu estava voando com meu DJI MINI 3 quando de repente entrei dentro das nuvens e ele começou a pousar. O sensor entendeu que as nuvens eram superfície p pouso. Passei o maior sufoco mais graças a Deus consegui trazer meu drone p casa 🙏🙏
Год назад
Assusta, né? É esse sensor infravermelho que as vezes erra a interpretação dos objetos! Mas que bom que deu tudo certo no seu caso também.
É uma imensidão de terra , verde natureza , toda honra e toda glória ao Pai
Год назад
Impressionante, né? Penso nisso toda a ver que coloco o drone no ar, mas em alguns lugares esse pensamento é mais forte. Agradeço a Deus por nos dar tudo isso.
Nesse tipo de voo devemos ter muito cuidado porque a legislação não permite voos acima de 40 pés mais ou menos 130 metros, isso evita colisão com aeronaves tripuladas (leia o RBAC)
Год назад
Concordo, temos de ter muito cuidado! Infelizmente a legislação é ainda mais restritiva, voos em zonas não-urbanas tem um teto de 50m a contar do local de decolagem. Difícil.
Prezado, bom dia. Cada Vez mais tenho convicção de que um acidente aéreo por colisão com drone é questão de tempo. Mesmo voando IFR não estamos mais seguros. Triste... é por voos como esse que o FAA determinou o Remote ID. OBS: tenho um Air 2S e o Airsense não vai adiantar, pois a maioria dos hel. usa o transponder sem ADS-B.
Год назад
Jansen, concordo com o contexto geral da sua colocação, mesmo não conhecendo os termos e a legislação americana citados. Concordo também que o Air Sense é pouco efetivo no Brasil porque os helicópteros não praticam a contrapartida e também voam abaixo do piso, de modo que o operador do drone precisa compensar. Vejo a realidade como bastante complexa, muitas coisas precisam mudar e eu não me sinto confortável em julgar julgar pessoas ou órgãos, e me parece que você também tem esse cuidado. Um abraço.
Colocar no modo sport desativaria o sensor nesse caso? Parabéns pela frieza ali! abraço e bons voos!
Год назад+1
André, não tem como desligar o sensor inferior, mesmo colocando no modo Sport. Muita gente disse isso nos comentários desse vídeo, então teste no final de semana: instagram.com/reel/CrpEuwJN8A0/?
Muito interessante e instrutivo o seu relato com este belo vídeo. Como adquiri recentemente um Dji Mini 3 Pro vou aproveitar sem dúvida as suas dicas. Mas me diga uma coisa, não seria interessante desligar os sensores na hora que o drone entrou na nuvem e não respondia ao comando de RTH?
Год назад+1
Fala David! Então tem um Mini 3 tocando o terror nos céus de NH? Acredito que o sensor de obstáculos inferior não possa ser desligado por ser um componente de segurança básico. Os demais sensores, que funcionam por ultrassom, não impediram a movimentação do drone. Eu poderia ter ido em frente até a nuvem acabar, na prática. Abração!
Год назад
Impossível desligar os sensores, mesmo acionando o modo Sport. Fiz o teste hoje à tarde: instagram.com/reel/CrpEuwJN8A0/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D
Caraaa muiiiittoooo obrigado por me informar isso Cara ficou muito preocupado na hora que o drone ficou preso às nuvens 😢 mais logo após um alívio imenso 😌
É verdade que na hora a gente fica até em pânico. Eu iria suar frio, no mínimo. Mas vendo o vídeo com calma, eu penso que o drone iria descer e quando saísse da nuvem poderia cancelar o pouso. Mas se a nuvem estivesse "tocando" o cume de uma montanha, aí ele pousaria e adeus drone. Valeu por compartilhar, nunca tinha pensado que poderia acontecer isso. Abraço!
Год назад
Verdade! Assistindo o vídeo com calma, a gente pensa com tranquilidade no que aconteceria e pensa também no que deveria ter feito. No momento do voo, é bem mais difícil pela tensão do voo, pela tela pequena e, especificamente nesse voo, pela atenção a quem poderia se aproximar e pelo barulho dos caminhões no túnel. Um dos objetivos meus com os vídeos no canal é compartilhar coisas que aconteceram comigo para que as pessoas que assistem estejam preparadas para quando algo parecido acontecer com elas. Missão cumprida!!! Abração.
Fala Guacy! Na verdade não foi uma dica, e sim o compartilhamento de uma experiência! É minha forma humilde de ajudar a uma comunidade que me ajuda de outras formas.
Belo susto... as nunvens tem um comportamento diferente do que imaginamos. Parapentes e asas delta são sugadas pra cima... Existem vários videos de pilotos de asa delta e paramente passando sufoco sem conseguir descer das nuvens. Voce teve muita, mas muita sorte mesmo...
Год назад+1
Perfeito, Fernando! Não reclamo da sorte e aprendo muito cada vez que tenho um problema como esse. Abraço!
Se fosse outro drone, ou mesmo neste, não bastaria colocar no MODO ESPORTE para desativar todos os sensores?? Depois testa se o sensor inferior também é desativado no modo esporte 👍
Год назад+1
Oi Marcelo! Não é possível desligar o sensor inferior, então acho que na prática o resultado seria o mesmo mesmo se eu tivesse colocado no modo esporte. Valeu!
Esse problema do drone confundir nuvem com local de pouso é fácil a DJI resolver: o drone sabe a altura em que ele se encontra, então vale a altura e não o sensor de pouso
Год назад+1
A questão é que, dessa forma, o drone nunca poderia pousar num lugar mais alto do que seu ponto de partida. É complicado!
Caramba irmão, graças a Deus foi só o susto e aprendizado, gosto de jogar o drone em nuvens, mas depois desse vídeo vou evitar, pois posso tbm não ter a sorte que tive as 2x que fiz isso
Год назад
Confesso que eu nunca tinha tido esse problema antes, mas acho que depende muito da consistência da nuvem, porque o sensor infravermelho inferior está realmente programado para detectar obstáculos nesses casos!
O pior das hipóteses é acontecer do drone perder sinal e ele começar a aterrisar sozinho
Год назад+1
Vitor, mas aí foi erro do dono do drone que colocou ele para pousar em caso de perda de sinal, concorda? Mais adequado seria configurar para ele retornar ao local de decolagem.
Amigo você é autista, não há problema isso. Acho lindo as pessoas que viajam pela própria mente.
Год назад
Valeu Pádua! A ciência fala que pessoas que tem o mundo interior maior do que o mundo exterior são os introvertidos, que é um pouco diferente do Autismo. Abraço!
caramba, nunca imaginei que isso poderia acontecer. Que perigo o drone reconhecer a nuvem como o "chao" e desligar os motores pousando
Год назад
Eu já tinha voado em nuvens mas nunca tinha passado por isso, então também não imaginava. Mas faz todo o sentido, do mesmo jeito que o sensor inferior as vezes se atrapalha com superfícies homogêneas ou de mesma cor e pousa automaticamente. Fica o aprendizado!!!
Год назад+1
Tentou acionar o modo "sport" que desabilita os sensores? talvez pudesse ajudar, para evitar o reconhecimento do obstaculo
Год назад
Opa! O modo Sport desabilita todos os sensores exceto o inferior, então ele ajuda a sairda nuvem, mas não evita o pouso automático. Abraço!
Vamos lá...
Ele estava ativando landing justamente poruqe como você bem disse, os sensores inferiores estavam detectando as núvens como superficie para pousco. Achando que já fosse o chão. E não, com certeza ele não desligaria os motores enquanto estava descendo, pois os motores só param quando a velocidade é reduzida para zero. Enquanto ele estiver em landing e não encontrar o chão ou alguma superfície que ele pare em cima ele não desliga os motores, mas ná hora e como foi a primeira vez que aconteceu, claro que bate um pãnico, ne?
Parabéns pelo vídeo, amigo. Show de conteúdo.
Grande TG! Não sabia desse comportamento dele, você foi a primeira pessoa a falar que ele precisa zerar a velocidade para interromper os motores. Eu ia perguntar se você testou, mas pensei que esse teste é beeeem difícil. Abraço!
A mesma coisa já me aconteceu várias vezes com o Air 2S. Depois da primeira, percebi que basta ligar o modo Sport. O drone desligará os sensores e você poderá sair das nuvens sem nenhum problema!
Fala Leonardo! Então com você foi diferente da maioria das pessoas. Sorte!!! O modo Sport realmente desliga todos os sensores, exceto o inferior, então ele ajuda a evadir da nuvem, mas não evita o pouso automático. Abraço!
Mais uma aventura de tirar o folego parabéns pela tua frieza em tomar essa atitude de jogar oo drone pra fora da nuvem.
Fala meu amigo Jeferson! Acho que tive sorte, deu para perceber que tinha poucas nuvens à direita, então deu para escapar. Obrigado pela força de sempre!!!
Aconteceu ontem com meu mini 2 e essa foi a segunda vez, na primeira achei que tinha sido imperícia minha, mas ontem não. Estava voando em um dia de muita serração baixa, fiz vôos altos no meio das nuvens e quando já estava baixo e bem proximo do home point ele acionou o pouso automático, desliguei e tentei mover o drone, mas ele não aceitou nenhum comando e novamente acionou o pouco automático, novamente desliguei quando estava bem proximo do solo numa velocidade maior que costuma ter para pouso e depois de desligar o pouso automotivo consegui fazer o pouso manualmente, enfim, maior susto tbm. Notei que o drone estava bem molhado. Talvez isso confundiu o sensor inferior (unico que o mini 2 tem) e ele ficou cego. Que bom ver seu vídeo, parabéns pela calma e perícia trazer ele de volta.
Pois é, situações como a deste vídeo e a que você relatou são tensas! Que bom que deu tudo certo no final. Ouvi dizer que há alguns meses é possível desligar o sensor inferior do drone para casos como os nossos, mas não fui atrás. Abraço, bons voos!!!
Ele tava querendo pousar encima de uma nave alinigena escondido nas nuves. 😂😂😂😂
Fala Leandro! Você é o segundo que levanta a possibilidade de aliens estarem presentes daquela nuvem. Vou ficar atento na próxima! Ahahah abração
Parabéns pelo vídeo!
Demonstrou auto controle, conhecimento e habilidade.
Obrigado por compartilhar mais esse conhecimento.
👏👏👏👏👏👍👊🤞
Uma ocasião estava no pico do Itapeva em Campos do Jordão, de repente as nuvens fecharam e perdi a visibilidade e como tem umas três torres próximo de onde decolei, passei apertado. Mas graças a Deus deu tudo certo.
🙏👊👍🤞🙌
Cara, você lembrou uma coisa importante: a aflição que a gente fica quando não enxerga absolutamente nada. É fácil dizer que tem que ver o mapa, mas é uma reação natural sentir essa tensão. Mas que bom que deu tudo certo no seu caso também! Abraço, vou ver o seu canal agora.
@ Opa!
Muito obrigado pela força.
Esse vídeo do pico do Itapeva, estou pensando seriamente em editar e colocar no canal.
Ainda esses dias estava assistindo sem edição e comecei a rir sozinho, lembrando o sufoco que passei, além das nuvens começou a chover pra ajudar...
Rssss.
Valeu!
Tmj
Cara, tem vídeos meus que eu assisto e fico impressionado com como eles foram legais, divertidos, etc. Publica o vídeo, sim!
Ah! Esqueci de comentar, esse seu vídeo fez jus ao nome do canal.
😀😀👏👏👏👍👊🤞
Faz mesmo!
Maravilhosa a representação do pássaro para expressar o que muitos de nós aqui sentimos quando operamos Drones. Perfeita!
Para mim esse pássaro diz muito!
Sempre aprendendo com vc. Essa eu nem desconfiava. Ao voar nas nuvens, desligue os sensores, fica a dica
Grande Sílvio!!! Mas tem como desligar o sensor inferior? Acho que foi ele que mandou pousar. Acho melhor não voar em nuvem, até porque algumas delas molham o drone!!! Abração.
Não tem como desligar os sensores inferiores
Impossível desligar os sensores, mesmo acionando o modo Sport. Fiz o teste hoje à tarde: instagram.com/reel/CrpEuwJN8A0/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D
@ na verdade voar nas nuvens sem ter contato visual com a aeronave, torna o voo de VLOS para Bvlos o que é proibido segundo MCA 56-4, voar nas nuvens teria que se guiar por instrumentos o que nao e possivel na RPA
outra coisa, area rural altura maxima seria 200 pes, o risco de acidente com uma aeronave tripulada.
Carambaaa 40% pra quase 1km e meio e essa situação de demora para conseguir voltar, até eu sentium gelo no peito vendo o video, costumo desligar os sensores só sobre a água, mas fica o aprendizado pra todos.
Oi Félix! É possível desligar o sensor de obstáculos inferior?
Boa dica valeu
Valeu Cesar!
Esses videos são super importantes pra nós que pilotamos essas máquinas maravilhosas e apaixonantes, nada de infantil nisso. Vede o Wanzam! Ontem eu fui decolar meu Mini2, (o monstro) mo entardecer, estava ja escurecendo e na decolagem, (eu costumo "startar" os motores com o drone na mão e em seguida eu solto ele no ar e ele acelera os motores e paira no ar) nunca deu errado mas....dessa vez ele bateu no chão, presumo que por não fazer a leitura do chão por causa da baixa iluminação. Não aconteceu nada com o drone, mas isso indica que temos que tomar cuidado, compreender como funcionam os sensores e toda tecnologia embarcada nessas máquinas! Mas, seguimos aprendendo já ha quatro anos. Obrigado pelo vídeo. Parabéns pelas belas imagens!
Tudo bem, meu amigo Sávio? Pensei que tivesse respondido seu comentário, mas algo deve ter saído errado. Minha decolagem na mão é mais simples que a sua, com uma mão seguro o RC, com a outra seguro o drone e utilizo a decolagem automática. Meus drones já se confundiram com iluminação baixa, as vezes até deixaram de decolar na rua à noite por causa disso. Mas que bom que não aconteceu nada grave com seu drone! Abração e obrigado por acompanhar o canal.
Fiquei impressionado com a sua reação rápida. Não sei se eu conseguiria pensar tão rápido no que precisava fazer. Obrigado por compartilhar. Esse era um cuidado que eu nunca pensei que precisasse ter. Abs
Grande Tino! Obrigado pelo elogio. Acho que eu já corri alguns riscos com meus drones, então acabo melhor preparado para sair das situações em que eu mesmo me coloco. Abraço.
Cara, nem tenho drone ainda mas adorei seu relato.
Já me inscrevi.
Pretendo comprar um drone para os mesmos objetivos que vc tem e relatou no vídeo.
Que bom, Inacio! É muito legal saber que as pessoas que assistem meus vídeos são parecidas comigo. Um abraço e conte comigo se precisar de ajuda na hora da compra!
Obrigado pelo feedback ❤
Valeu rapaz!
A cada novo vôo seu, um novo aprendizado pra mim, parabéns pela didática do vídeo, grande abraço.
Que legal ouvir isso!!! Abraço e obrigado pela força de sempre.
Muito fera o take do parceiro parabéns
Valeu Marcelo!
Vídeo mto importante pra TDS nós. Obrigado por compartilhar
Valeu Sam! Conta com meus compartilhamentos sempre que eles puderem ajudar alguém!
Like mais que merecido.
Por compartilhar todo esse sufoco.
Servirá de alerta pra todos nós.
Tmj
Muito obrigado! As vezes demoro a acreditar, mas vem bastante gente aqui me criticar e dizer que eu deveria ter feito isso o que deveria ter feito aquilo. Esses comentários fazem eu ficar muito contente quando leio algo como o que você escreveu. Obrigado mesmo!!!
@ tmj 👊👍🤞🙌
Valeu mesmo!
Uma opcao seria ativar o modo sport, dessa forma os sensores seriam desligados
Damyan, acho que todos, exceto o inferior. Acredito que não houvesse resultado prático.
Impossível desligar os sensores, mesmo acionando o modo Sport. Fiz o teste hoje à tarde: instagram.com/reel/CrpEuwJN8A0/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D
Muito legal o seu vídeo e frieza para pensar numa alternativa naquele momento!!! 👏👏👏
Opa, obrigado! Acho que não tive tanta frieza assim, mas fiz o suficiente para voltar.
Chique voo belíssima filmagem 📽🎬😍🙄😳🌧🌫 isso acontece se vc fizer voo por sima de água rio lagos... ou até um habitante fechado de metal por exemplo uma ponte de metal... show de bola estás experiência, sempre aprendendo 📽🎬😍🥰💪🏼👍🏻
Eu acho que não acontece em cima da água! Digo acho porque faz um tempo que não voo. Acho que sobre a água o drone tem dificuldade de ver que abaixo dele tem algo, mas acho que não entra em pouso automático. Abraço!
Sufoco...
Comigo aconteceu em um dia de tarde, no campo, volta de uns 3km aproximadamente, ou mais. O mavic pro não se deslocava por encontrar obstáculo. Nem com o rth ele voltava, pois ele ficava subindo igual ao seu caso no vídeo, tentando desviar do suposto obstáculo. No meu caso ele relatava na telemetria o obstáculo... Me avisava, mas eu não via nada, e estava com 45 metros de altura, só tinha pastagens. Tinha menos de 60% de bateria. Desliguei TDS sensores passando para modo sport e ele saiu daquela situação. Mas não voei dez segundos no modo sport, senão ia acabar pousando sem bateria. Como vi que tinha funcionado,eu desliguei TDS sensores e voltei de boa,na mão,sem rth. O mavic pro tinha essa sensibilidade com o por do sol. Não ouvi relato que a nova geração tenha essa sensibilidade. Mas acredito que tenham também. Em tempo, falando do mapa de atitude no canto esquerdo, deu pra ver a baita chacoalhada que o drone deu lá em cima heim. Vento de 40km naquela hora ali era refresco.
Oi Fernando! Não sabia que o Mavic Pro permite desligar inclusive o sensor inferior, pois os últimos drones da DJI não permitem a desativação do infravermelho inferior. A situação que você descreveu é bem familiar pois demonstra que as vezes temos vários fatores de preocupação simultâneos e que voar com segurança por vezes se torna um desafio intelectual. Por fim, não tinha reparado o radar: acho que não era vento, mas sim a reação do drone ao entrar em nuvens, obviamente mais densas que o ar. Abração, sempre é bom ler seus comentários! Aprendo ao trocar com você.
Já aconteceu comigo tmb, voando dentro de um canyon tomado por nuvens… tenho as imagens no canal tmb … nessa hora tem que ter calma. Parabéns pelo post e compartilhar sua experiência
Legal! Vou dar uma olhada no seu canal. Você falou tudo, ter calma é 80% da solução na maioria dos voos em que a gente tem problema. Abraço!
Bem interessante o comportamento do drone entre as nuvens.
Sem dúvidas um novo aprendizado mas valeu muito a pena pelo visual fantástico.
Gostei muito da tomada da gaivota.
Parabéns por mais um belo voo!
Valeu Fernando! Reparei que somos pessoas parecidas, temos gostos/sensibilidade parecida. Muito bom saber que tem pessoas assim acompanhando o canal! Abração.
Eu sou desse jeito. Me divirto muito mais com o voo do que com as imagens. Você definiu bem!
Sabe que tem muita gente como nós? Vou te dizer que as vezes até fazer vídeos para o RUclips me tira um pouco da naturalidade. Legal mesmo é voar solto!!! Abração, muito bom encontrar pessoas parecidas conosco.
Muito bom o vídeo, imagens lindas e uma ótima sugestão, parabéns!
Obrigado, Fabio! Fico contente de criar vídeos que tem valor para as pessoas. A propósito, já se inscreveu no canal? Abração!!!
Matheus, me permita um comentario como seguidor antigo seu, parar na beira da imigrantes é bastante arriscado ainda mais quando voce está sozinho. Talvez com um amigo ja fique bem mais seguro ate para um ficar atento. Nao é uma critica voce é uma pessoa super humilde e acho que vai entender bem. Um avraco e fique com Deus.
Concordo, arriscado esse ponto. Mais que o voo em si.
Você está coberto de razão. É algo que não se faz sozinho. Obrigado por se preocupar!!!
Isso mesmo. Risco real.
Mais uma aula prática! Obrigado!!!👏
Fala Falcão! Na verdade eu não tive a pretensão de dar uma aula, e sim de compartilhar a experiência! É minha forma humilde de ajudar a quem assiste. Abraço e bom feriadão!
Super bacana o seu vídeo! Parabéns, compartilho com vc o mesmo sentimento com relação a voar o drone, tenho um mini 2 e controlar o drone e voar " junto" para mim também vale mais que captar as imagens, tanto que o meu filma em 4k mas sempre uso o mínimo, acho que é full hd. A experiência é ótima. Forte abraço de Guarapari ES
Oi Eduardo! Satisfação enorme ver que as pessoas que assistem meus vídeos são parecidas comigo! Abraço forte, boa semana!
Parabéns! Bela narração e lindas imagens!
Obrigado pela força, Claudio!!!
Boa tarde meu amigo parabéns pelo vídeo sensacional
Foi louco, né? Quase perdi o drone, mas saiu um voo legal! Abraço.
Susto e aprendizado . Ótimo vídeo 👍🏻. Like inscrito .
Obrigado, Willian! Vou me esforçar para honrar sua inscrição. Abraço!!!
Seu vídeo ficou top, parabéns !!!
O piloto tem que sempre estar atento aos alertas, saber e conhecer bem a máquina que está voando. O importante é não se apavorar.
Verdade, Ricardo, e boa parte dessas coisas que você falou a gente apenas pega com a experiência. Valeu!
Belo vídeo, estou querendo fazer um vídeo desses com um Air 3 mais já fiquei com o pé atrás ❤
Não precisa ficar com receio não! Hoje em dia já é possível desativar o sensor de obstáculos inferior. Vai tranquilo!
Caramba. Situação bem difícil. No vídeo aos 3.03 minutos prestem atenção no radar a imagem está super estável mas na linha verde que sinaliza o comportamento do drone, está anormal subindo e descendo tentando mantar a estabilidade. Isso é um indicativo de uma rajada de vento ou vento forte. Sempre bom saber ler esses indicativos para numa situação de emergência.
Verifique a as setas confira a distância e altura e lentamente vai descendo e avanssando sempre vendo a telemetria distância altitude e velocidade. Se a velocidade não alterar aconselho a colocar em modo esporte pelo menos até chegar a 50 metros do RTH..
Muito bem observado o espaço na nuvem parabéns, e voe com segurança. Voce e o drone
Oi Davison! Não tinha reparado o radar, foi legal você ter citado. Reconheço que ele não faz parte da minha navegação, preciso me acostumar a olhar para ele durante os voos. Acho que a linha verde sinaliza a estabilização dele ao entrar nas nuvens, as quais são mais densas que o ar. Abraço e obrigado pelo toque, foi importante e é um aprendizado para mim!
Muito legal aquilo que você observou do tempo ruim ficar retido na serra do mar. Aqui em SBC é essa M quase todo o tempo 😢😢😅
Pois é, infelizmente retratei uma verdade.
é o que eu sempre falo, tecnologia demais as vezes só atrapalha, todas as vezes que eu escapei de perder um drone, foi colocando rapidamente em modo manual e voltando pro basicão de como voar um drone. Nessa hora tem que ter sangue frio, calma e saber analisar a situação rapidamente. Em modo manual o drone apenas voa ao seu comando. Por mais que a tenologia evolua, sempre aparecerá situações não previstas, do tipo a tempestade perfeita.
Concordo, Wesley! As vezes tudo o que a gente quer é poder fazer o serviço sozinho! Pelo seu comentário você já passou por poucas e boas, assim como eu. Tá faltando publicar esses vídeos, hein? Abração cara!!!
Excelente Video! Parabéns!!
Valeu Bruno! Eu não tinha grandes expectativas, mas acabou sendo um vídeo bonito e útil Abração!!!
Sério, que ninguém curtiu o vídeo!? Vou deixar minha curtida, serei o primeiro de muitos.
Fala Léo! Ele tem 1,2 mil curtidas, na verdade... o fato é que eu não fico pedindo likes e para o pessoal seguir o canal no vídeo, acho meio chato! Abraço e obrigado pelo apoio.
E segue o canal, pô!!! Kkkkk
O seu drone graças a Deus escapou, mas o helicóptero que vôou aí na virada do ano teve outro destino 😂
Verdade, mas são situações bem distintas, né? E não conheço a análise do acidente com o helicóptero, talvez ela nem tenha sido concluída ainda.
Olá amigo, sou dronemodelista há bem pouco tempo. Estou curtindo muito e não perco nenhuma oportunidade de voar.
Sua dica foi bem importante. Também estou sempre atento à possibilidade de voar sem as imagens, tomando como base as informações do painel, como distância, altura, direção e autonomia. Acho bem válido essa prática.
Sempre fico um pouco apreensivo nos voos que faço porque é um equipamento caro (pelo menos para mim) e não quero pedê-lo por nada.
Boa sorte e bons voos.
Fala Gustavo! Que bom que o vídeo foi útil. Na verdade eu não queria dar uma dica, e sim mostrar algo que aconteceu comigo. Eu não sou muito experiente com drones, mas estou sempre buscando aprender e aceito correr alguns riscos. Pelo pouco que você escreveu, acho que somos parecidos! Obrigado por assistir e sinta-se muito bem-vindo no canal.
Fala Aventuras aéreas, fala Gustavo, muito importante essa sua divulgação ao pessoal, pois é assim, compartilhando esperiencias que a gente vai evoluindo mais rápido e com menos sofrimento.... uma dica que gostaria de deixar como praticante de fpv a mais de 15 anos ( desde os primórdios do fpv ) é que para sofrer menos, no fpv, e voar mais tranquilo, nunca coloque nada para cima que não esteja disposto a abrir mão, pois todo equipamento por mais recurso e tecnologia embarcada, está suscetível a erro, fora o erro humano, então o negocio é desapegar e voar sempre sempre sempre, com segurança e cumprir as regras
Valeu Marcelo!
Tava pensado em voar entre as nuvens aí apareceu este vídeo ou seja não vou mais você foi calmo eu tinha me apavorado na hora
Fala Wesley! Minha missão está cumprida, então, porque eu também passarei a evitar voos nas nuvens.
Só ligar o modo Sporting
bom dia voador amigo
mais um voo esplêndido
Grande Tom!!! Obrigado pelo apoio de sempre.
Like 14 cheguei esmagando o like 👏👏👏
Grande Paulo! Obrigado pela força e pelo carinho. Abraço forte!
Tenho um DJI mini 3. Aconteceu comigo recentemente em 2 picos. Estava com uma neblina bem fraca e o drone começou a descer em um buraco que eu não tinha visão, também estava com muito vento. Na primeira, ele pousou em uma rocha torta e quebrou as hélices frontais. Fiz a substituição. Percebi que essas nuvens e neblina deixam o drone completamente molhado. Não indico também.
Fala meu amigo! Parece que a sua experiência foi bem mais hardcore do que a minha! Fiquei imaginando a cena e deve ter sido desesperador. Menos mal que você conseguiu recuperar o drone, mesmo que com alguns danos. Realmente tem nuvens que deixam o drone bem molhado, mas tem outras que ele volta sequinho! Sinceramente, não sei diferenciar. Abraço
É nesses momentos em que,se a pessoa se apavorar,pode acabar perdendo o drone. Nice vídeo!!!
Tem que segurar a onda nessas horas! Já saímos de situações mais difíceis, é ter calma e fazer tudo certo para dar tudo certo. Abraço, obrigado por acompanhar o canal!
Bom dia meu amigo! Obrigado por compartilhar as suas experiências. São sempre cheias de aprendizado! Gostaria de fazer uma observação sobre o momento em que vc aciona o RTH. Acompanhando a telemetria e o ângulo de inclinação da aeronave, percebemos que, logo após o acionamento, a aeronave se desloca para frente uns 70 metros antes de parar e começar a subir. Se fosse o infravermelho ele teria começado a subir imediatamente. Por isso, acho que, neste caso, o que fez ele subir não foi o infravermelho e sim o sistema visual frontal. Provavelmente as nuvens não estava tão densas e ele avançou um pouco no trajeto de retorno à base. Logo em seguida entendeu que havia um obstáculo a frente (as nuvens devem ter ficado mais densas) e aí parou e começou a subir para tentar transpor o obstáculo. E ele subiu porque em cima não há sensores de obstáculos. Já vi isso acontecer com um voo na direção do por do sol. O drone não retornava e começou a subir, subir e subir, até o piloto perceber o que estava acontecendo. Mas o importante é que, apesar do susto, vc conseguiu resolver e tem mais uma história bem legal para contar! Um outra solução seria cancelar o RTH, virar o drone de lado e voar lateralmente na direção do home point. Acho que ele voltaria sem problemas. Forte abraço!
Grande Cleber! Obrigado por se preocupar a ajudar a entender o que te fato aconteceu. Me parece que grande parte do que você fala está corretíssimo! Precisamos considerar que o Air 2S tem sensores de obstáculos superiores também, e isso provavelmente muda um pouco sua explicação. Independentemente disso, você tratou o cerne da questão: que deu que deu para voltar, que bom que gerou emoção (ufa!) e que bom que ficou só uma história para contar. Abraço e obrigado demais pela parceria!!!
@ Verdade, equívoco meu. E com os sensores superiores é difícil afirmar que aeronave iria continuar subindo ainda mais. É bem provável que ela então ficasse subindo e avançando dependendo da leitura que os sensores fossem fazendo das nuvens, como ocorreu antes do cancelamento do RTH. E aí sua bateria ia embora. Por isso a decisão de cancelar o RTH foi mesmo acertada. Valeu!
Eu acho que essa discussão sempre é positiva, aprendemos ao trocar ideias. Reconheço que estou aprendendo muita coisa ainda, não tenho o domínio técnico sobre muitos temas, então comentários como o seu me ajudam muito. Abraço!!!
Eu já passei por algo parecido quando estava no Poço das Antas em Mongaguá, estava voando proximo do morro para ver a vista da praia, o tempo fechou e encheu de nuvens que encobriram o drone, notei que meu zino começou a subir repentinamente, acho que aconteceu a mesma coisa, o sensor que fica embaixo detectou a presença da nuvem e começou a subir. Passei um susto enorme também e depois disso nunca mais decolo com tempo muito nublado! Depois dessa só benzendo o drone mesmo!! Ótimo video, parabéns!
Puxa vida, se eu não decolar com tempo fechado, praticamente vou voar uma vez por mês aqui em Santos!!! Não sabia que o Zino se comportava assim também, pensava que o sensor inferior dele era ultrassom, não ultravermelho, de modo que ele não se confundisse com as nuvens, mar e outros "elementos" homogêneos. Abração!!!
Assistindo e me inscrevendo pra saber um pouco mais sobre essa máquina maravilhosa.
Legal! Tomara que ajude de alguma forma. Eu sempre aprendi muito com os BOs de outros operadores de drone!
A vista tava tão linda que até o drone quis ficar na nuvens observando mais hahaha
Brincadeiras à parte, belíssimas imagens e que bom que deu td certo.
Obrigado pela gentileza do comentário, Amandinha!!!
Show de bola meu amigo! Ótima lição. Abraço
Meu amigo Jota, sempre me dando apoio! Muito obrigado.
O mesmo acontece com o drone muito próximo à água do mar, lagos, piscina... ele tenta pousar... já vi várias pessoas perdendo o drone assim... Evite superfícies reflexivas, ambientes sem iluminação adequada, nuvens, proximidade de locais com muito metal...
Bem lembrado! Quando isso acontece sobre a água, mal temos tempo de cancelar o pouso. Sobre a água, sempre tento não descer demais, 2 ou 3 metros é meu limite. Abraço!
@ Excelente dica 👏👏👏👏
Valeu Alexandro! Bom ajudar.
Show de bola conseguiu imagens muito lindas as das montanhas e ao fundo santos.
Top demais.
Ainda bem que manteve a calma pra conseguir trazer o drone de volta em segurança.
Like e mais que merecido 😊
Puxa vida, quero agradecer seu elogio e seu apoio! Fiquei contente com minha reação, mas preciso admitir que a sorte me ajudou bastante nesse episódio. Abraço!!!
Me vi no seu lugar ,deu um apavorou aqui ,ainda bem que deu certo ,ganhou mais um inscrito e se eu pudesse daria mil estrelas
Cesar, muito obrigado! Tanto pelo elogio quanto pela inscrição. Vou me esforçar para merecê-la! Abração.
Hoje eu cheguei meio atrasado.... Like 88 !!
Mais um aprendizado, muito obrigado!!
Valeu Léo! Importante é você estar aqui. Abração!!!
Rapaz 😅😅 que susto hein? Mas que show essas imagens, demais like garantido 👏👏
Obrigado Francisco, meu amigo! Abraço e bons voos nesse feriadão!
@ não corre o risco do drone colidir com algum avião?
Gledson, nessa região e nessa altura, com certeza não. Mas sua preocupação é válida e o cuidado é totalmente necessário. Abraço!
Olá amigo linda as imagens.. Sou piloto de parapente e deu para ver que as nuvens estavam com muita atividade ou seja térmicas subindo e se transformando em nuvens. Seu drone estava sendo sugado pelas nuvens por isso ele apresentava comandos de pouso devido a sustentação.. note que quando vc voou para clareira da nuvem ele começou a descer.
Evite sempre voar em baixo das nuvens com seu drone...
Grande abraço....
Parabens
Oi Elcio! Obrigado pelas informações, realmente não tenho esse conhecimento sobre nuvens que você tem. A partir desse vou o meu plano é não mais chegar perto de nuvens! Abraço.
Salveee!!!
Valeu por compartilhar a experiência, já até tomei uma cerveja pra relaxar, pois fiquei tenso, rsss
Comigo nunca aconteceu, graças a Deus!
Estou aqui em Guarujá, Praia da Enseada, hj (28/04/2023) está uma noite bonita, limpa, então eu subi o meu Mini SE a 400 metros de altura pra filmar a cidade! Ficou top, dá até pra ver Santos por cima do Morro do Tejereba!
Abs, like mais do que merecido!
Obrigado, Pedro! Temos de considerar que o sensor inferior e infravermelho, enquanto os demais são ultrassom. Gurujá é lindo de diaou de noite! Obrigado por acompanhar o canal.
Eu fico impressionado com a cara de pau ou falta de informação do autor do vídeo e comentários pelo simples fato de ser um voo TOTALMENTE irregular, passando dos 120m, sem visada, sem comunicação com Sarpas, etc, etc. Pra dar uma merda, é só questão de tempo, por causa de "pilotos" irresponsáveis como vc.
Júnior, respeito sua opinião.
@ só respeitar minha opinião não basta. Não espere um acidente para mudar de habitos.
Gostei do sinal da cruz no final...he he
Absolutamente necessário!!!
Situação tensa … nunca voei nas nuvens, mas agora já sei que isso aí pode acontecer. Ótimo vídeo, abraço!
Gelada tb
Grande JG! Obrigado pela força de sempre. Melhor evitarmos esse tipo de voo.
Mais um vídeo muito importante para aumentar o conhecimento e evitar falhas que geralmente resultam em prejuízo. Show! Não contive o riso na hora que fe, o sinal da cruz. 😂
Grande Joãozão! Obrigado pela força de sempre!!! O sinal da cruz foi real, mas acabou ficando divertido, né? Abraço!!!
Muito bom...Mas falando dos sensores, podia ter colocado no modo sport onde desligaria todos eles.
Cara, estou buscando a informação precisa, mas até onde sei o sensor de obstáculos inferior não é desligado no modo Sport. Só os demais sensores.
Impossível desligar os sensores, mesmo acionando o modo Sport. Fiz o teste hoje à tarde: instagram.com/reel/CrpEuwJN8A0/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D
Que susto hein meu amigo que bom que deu certo. Ganhou mais um inscrito. Valeu...
Poxa, muito obrigado! Vou me esforçar para justificar sua inscrição. Acabei de me inscrever no seu canal, confesso que não conhecia! Vou assistir seus vídeos mais tarde.
boa noite amigo parabens por essas belas imagens curto e aprendo muito com o seu canal.uma pequena pergunta...como pedir altorizacao de voo para filmar uma montanha por exemplo ja q fica bem acima de 40m da para ser feito?ou para decolar com o drone de uma montanha elevada acima de 40m ja que o teto maximo dentro da lei e 50m para voo recreativo.obrigado por responder
Fala Deco! Resumidamente, para a Lei o mais importante é a altura em relação ao local da decolagem. Altura mesmo, e não altitude, então você pode pedir e ter autorização para o voo que você citou. Uma pena é que cumprir integralmente as regras do jogo seja tão difícil, o que acaba fazendo com que 99% dos voos tenham pelo menos um equívoco.
Cara... Isso passou a acontecer comigo há duas atualizações atrás. Aqui em Gramado sempre tem muita névoa e eu sempre vôo com as névoas porque é muito bonito. Mas agora não dá mais, não... entrei em pânico aqui.
Fala Allex! Você sempre me deixando com vontade de voar em Gramado!!! Não tinha pensado que as atualizações de firmware poderiam ter algo a ver com esse evento... vou pensar. Até!!!
Voar entre as nuvens é sempre um risco, tanto pela umidade quanto por este problema do drone querer pousar, já ouvi outros relatos
Eu já tinha voado em nuvens mas nunca tinha passado por isso. Até poderia ter evitado essa nuvem, mas não me preocupei. Fica o aprendizado!!!
Que aperto meu amigo! Passei um lance a sim com Mini 2 SE, mas não tava entre em nuvens! Tava uns 6 metros se não me engano, e conseguiu pegar o solo lá em baixo sei lá! Cancelei na hora, ia pousar dentro do corgo kkk! Grande abraço!
Oi Roni! Que comportamento estranho, concorda?
Ótimo vídeo amigão
Valeu Walter!
Isso ocorre porque os drones da DJI utilizam sensores de pouso em infravermelho, tanto as nuvens como a neblina interferem nesse tipo de sensor. Já os drones da Autel utilizam sensores de pouso com ultrassom, assim não tem interferência das nuvens ou neblina.
Oi Jonas! Legal o que você colocou. Os demais sensores de obstáculos dos drones atuais da DJI usam ultrassom, correto? Isso explicaria porque o drone avançou horizontalmente nas nuvens e ascendeu sem problemas, porém entendeu que havia algo debaixo dele.
@ os sensores de obstáculos são sensores visuais (tipo câmera mesmo), apenas os que auxiliam no pouso são por infravermelho.
@@Jlda1985 obrigado! Nunca tinha atentado a essas diferenças.
Que susto e ao mesmo tempo um aprendizado tmj 🤜🤛
É do jogo! Agora é se preparar para as próximas, que com certeza virão! Abraço.
Rapaz, isso aconteceu comigo também rs
Eu estava voando com meu DJI MINI 3 quando de repente entrei dentro das nuvens e ele começou a pousar. O sensor entendeu que as nuvens eram superfície p pouso. Passei o maior sufoco mais graças a Deus consegui trazer meu drone p casa 🙏🙏
Assusta, né? É esse sensor infravermelho que as vezes erra a interpretação dos objetos! Mas que bom que deu tudo certo no seu caso também.
kkkkkk meu garoto sempre envolvido em confusão das boas! mas sempre se saindo bem.
Se terminou bem, então valeu!!!
É uma imensidão de terra , verde natureza , toda honra e toda glória ao Pai
Impressionante, né? Penso nisso toda a ver que coloco o drone no ar, mas em alguns lugares esse pensamento é mais forte. Agradeço a Deus por nos dar tudo isso.
Nesse tipo de voo devemos ter muito cuidado porque a legislação não permite voos acima de 40 pés mais ou menos 130 metros, isso evita colisão com aeronaves tripuladas (leia o RBAC)
Concordo, temos de ter muito cuidado! Infelizmente a legislação é ainda mais restritiva, voos em zonas não-urbanas tem um teto de 50m a contar do local de decolagem. Difícil.
Putzs uma destas e é só (Air 2s fiz uma destas)... Mas valeu a experiência amigãooo p baixo ou p os lados... Valeuuu...
Valeu Sidnei! Abraço, se cuida por aí.
Prezado, bom dia. Cada Vez mais tenho convicção de que um acidente aéreo por colisão com drone é questão de tempo. Mesmo voando IFR não estamos mais seguros. Triste... é por voos como esse que o FAA determinou o Remote ID. OBS: tenho um Air 2S e o Airsense não vai adiantar, pois a maioria dos hel. usa o transponder sem ADS-B.
Jansen, concordo com o contexto geral da sua colocação, mesmo não conhecendo os termos e a legislação americana citados. Concordo também que o Air Sense é pouco efetivo no Brasil porque os helicópteros não praticam a contrapartida e também voam abaixo do piso, de modo que o operador do drone precisa compensar. Vejo a realidade como bastante complexa, muitas coisas precisam mudar e eu não me sinto confortável em julgar julgar pessoas ou órgãos, e me parece que você também tem esse cuidado. Um abraço.
Colocar no modo sport desativaria o sensor nesse caso?
Parabéns pela frieza ali! abraço e bons voos!
André, não tem como desligar o sensor inferior, mesmo colocando no modo Sport. Muita gente disse isso nos comentários desse vídeo, então teste no final de semana: instagram.com/reel/CrpEuwJN8A0/?
Muito interessante e instrutivo o seu relato com este belo vídeo. Como adquiri recentemente um Dji Mini 3 Pro vou aproveitar sem dúvida as suas dicas. Mas me diga uma coisa, não seria interessante desligar os sensores na hora que o drone entrou na nuvem e não respondia ao comando de RTH?
Fala David! Então tem um Mini 3 tocando o terror nos céus de NH? Acredito que o sensor de obstáculos inferior não possa ser desligado por ser um componente de segurança básico. Os demais sensores, que funcionam por ultrassom, não impediram a movimentação do drone. Eu poderia ter ido em frente até a nuvem acabar, na prática. Abração!
Impossível desligar os sensores, mesmo acionando o modo Sport. Fiz o teste hoje à tarde: instagram.com/reel/CrpEuwJN8A0/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D
Que vista linda!!!
Valeu Marcela!
Excelente vídeo
Opa! Agradeço!!!
Caraaa muiiiittoooo obrigado por me informar isso
Cara ficou muito preocupado na hora que o drone ficou preso às nuvens 😢 mais logo após um alívio imenso 😌
Fiquei*
Cara, esse meu drone é Ninja! Se mete em muitas situações difíceis, mas sempre consegue sair delas😅
É verdade que na hora a gente fica até em pânico. Eu iria suar frio, no mínimo. Mas vendo o vídeo com calma, eu penso que o drone iria descer e quando saísse da nuvem poderia cancelar o pouso. Mas se a nuvem estivesse "tocando" o cume de uma montanha, aí ele pousaria e adeus drone. Valeu por compartilhar, nunca tinha pensado que poderia acontecer isso. Abraço!
Verdade! Assistindo o vídeo com calma, a gente pensa com tranquilidade no que aconteceria e pensa também no que deveria ter feito. No momento do voo, é bem mais difícil pela tensão do voo, pela tela pequena e, especificamente nesse voo, pela atenção a quem poderia se aproximar e pelo barulho dos caminhões no túnel. Um dos objetivos meus com os vídeos no canal é compartilhar coisas que aconteceram comigo para que as pessoas que assistem estejam preparadas para quando algo parecido acontecer com elas. Missão cumprida!!! Abração.
Muito legal o voo! Nunca voei entre ss nuvens, nem tao longe.
Que bom! Melhor não voar nas nuvens então!!!
Muito interessante essa situação!. 👍
Lúcio, inesperadamente interessante, né? Abração!
Valeu pela dica ....
Fala Guacy! Na verdade não foi uma dica, e sim o compartilhamento de uma experiência! É minha forma humilde de ajudar a uma comunidade que me ajuda de outras formas.
Belo susto... as nunvens tem um comportamento diferente do que imaginamos. Parapentes e asas delta são sugadas pra cima... Existem vários videos de pilotos de asa delta e paramente passando sufoco sem conseguir descer das nuvens. Voce teve muita, mas muita sorte mesmo...
Perfeito, Fernando! Não reclamo da sorte e aprendo muito cada vez que tenho um problema como esse. Abraço!
Se fosse outro drone, ou mesmo neste, não bastaria colocar no MODO ESPORTE para desativar todos os sensores?? Depois testa se o sensor inferior também é desativado no modo esporte 👍
Oi Marcelo! Não é possível desligar o sensor inferior, então acho que na prática o resultado seria o mesmo mesmo se eu tivesse colocado no modo esporte. Valeu!
@ confirmadíssimo! Testei no mini 3p e não desliga os inferiores. Se forçar para baixo ele pousa automaticamente.
Testei também! instagram.com/reel/CrpEuwJN8A0/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D
Caramba!!!!! Excelente dica!
Valeu Flávio! Na verdade não foi uma dica, mas sim uma experiência compartilhada. Mas ajuda! Abraço
Nuvens têm cargas elétricas consideráveis e podem desorientar o equipamento. Bom sempre evitar encará-las.
Perfeito, Ivã! Nunca mais entro nessa roubada.
Esse problema do drone confundir nuvem com local de pouso é fácil a DJI resolver: o drone sabe a altura em que ele se encontra, então vale a altura e não o sensor de pouso
A questão é que, dessa forma, o drone nunca poderia pousar num lugar mais alto do que seu ponto de partida. É complicado!
@ entendi.
Mas por causa desse problema que pode ocorrer, o drone poderia perguntar se quer pousar ou não
Pra quem quer começar com drone e não quer gastar muito no começo, antes de experimentar, o que vc diz de procurar um usado?
Eu acho perigoso porque você não conhece a forma que ele foi utilizado. Tem que ser de uma pessoa cuidadosa e confiável.
5:22 Melhor Parte do Video \o/
Ahahahaha concordo com você!!!
Simplesmente sensacional
Valeu Jefferson!
A DJI deveria disponibilizar a função de desativar o sensor de infravermelho, facilitaria demais
Fala Vitor! Não tenho opinião formada sobre o tema, posto que o infravermelho inferior nos protege de muitas coisas também. Fiquei na dúvida agora!
Caramba irmão, graças a Deus foi só o susto e aprendizado, gosto de jogar o drone em nuvens, mas depois desse vídeo vou evitar, pois posso tbm não ter a sorte que tive as 2x que fiz isso
Confesso que eu nunca tinha tido esse problema antes, mas acho que depende muito da consistência da nuvem, porque o sensor infravermelho inferior está realmente programado para detectar obstáculos nesses casos!
O pior das hipóteses é acontecer do drone perder sinal e ele começar a aterrisar sozinho
Vitor, mas aí foi erro do dono do drone que colocou ele para pousar em caso de perda de sinal, concorda? Mais adequado seria configurar para ele retornar ao local de decolagem.
Amigo você é autista, não há problema isso. Acho lindo as pessoas que viajam pela própria mente.
Valeu Pádua! A ciência fala que pessoas que tem o mundo interior maior do que o mundo exterior são os introvertidos, que é um pouco diferente do Autismo. Abraço!
caramba, nunca imaginei que isso poderia acontecer. Que perigo o drone reconhecer a nuvem como o "chao" e desligar os motores pousando
Eu já tinha voado em nuvens mas nunca tinha passado por isso, então também não imaginava. Mas faz todo o sentido, do mesmo jeito que o sensor inferior as vezes se atrapalha com superfícies homogêneas ou de mesma cor e pousa automaticamente. Fica o aprendizado!!!
Tentou acionar o modo "sport" que desabilita os sensores? talvez pudesse ajudar, para evitar o reconhecimento do obstaculo
Opa! O modo Sport desabilita todos os sensores exceto o inferior, então ele ajuda a sairda nuvem, mas não evita o pouso automático. Abraço!
Nossa meu amigo,que apuro ein, engraçado que o sensor frontal não pegou as nuvens né,vai saber
Graças a Deus deu tudo certo 🙏🙏
Exatamente! Sinceramente, é difícil saber precisamente o que aconteceu. Talvez o sensor inferior seja mais sensível!
Top de mais! 😊
Valeu Rafael!