O Futuro da engenharia de Produção

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 4 окт 2024
  • A Tecnologia nunca avançou tão rapidamente e antes, tecnologias que levavam décadas para serem implementadas no cotidiano dos profissionais, hoje, chegam quase que ao mesmo tempo tempo de seus lançamentos.
    🙏🙏🙏Se inscreve no canal!🙏🙏🙏
    🫶🫶🫶Sempre conteúdo novo e importante para sua carreira! 🫶🫶🫶
    👉www.youtube.co...
    Como o futuro dos engenheiros será impactado por essas tecnologias? Você sabe como se preparar para uma realidade totalmente diferente do que você vive hoje? Quais caminhos a engenharia de produção está tomando que todo profissional deverá estar preparado para enfrentar?
    Esses e outros questionamentos são respondidos nesse vídeo, onde abordo a influência das tecnologias nas empresas e indústrias e quais as principais cobranças que um engenheiro possui nesse novo contexto.
    O engenheiro de produção deverá estar preparado para "surfar" em 3 grandes ondas que virão sobre a profissão:
    O aumento da manipulação e análise de dados para estudos de engenharia (big data);
    Linguagens de programação para otimização de cálculos e análises do cotidiano;
    A exploração do conhecimento estatístico para determinação de parâmetros, kpis e decisões gerenciais (decision making)
    Nesse vídeo, abordo um exemplo prático do cotidiano de engenharia e como ela já aponta a necessidade desses 3 conhecimentos imprescíndiveis.
    Como saber "surfar" sobre essas ondas, será uma questão de sobrevivência para o engenheiro de produção do futuro.
    👉👉👉Artigo de 10/03/2023 que mostra a profissão de Engenheiro Industrial (Engenheiro de Produção) na 4a posição de um "Top 15" profissões mais demandadas para o futuro próximo:
    INDEED EDITORIAL TEAM, The 15 Best Engineering Jobs for the Future, 10 de março de 2023 - www.indeed.com...
    👉👉👉Artigo que fala sobre 14 áreas da engenharia a serem exploradas com salário e que menciona a Engenharia de Produção (Industrial Engineering)
    INDEED EDITORIAL TEAM, 14 Types of Engineering Careers To Explore (With Salaries), 10 de março de 2023 - www.indeed.com...
    📌QUER SABER MAIS SOBRE O MEU TRABALHO?
    👩‍💻Linkedin da Ana: / canal-da-ana-engenheira
    🎓Onde a Ana dá aula: www.svcursos.c...
    📌SV CURSOS - PLATAFORMA DE ENSINO
    🎯Se você tem interesse em prestar concurso para engenharia de produção, acesse a nossa plataforma de ensino e se inscreva nos nossos cursos. Lá você encontra várias formações, tanto para concursos, quanto para aperfeiçoamento profissional:
    🌟✅Website da SV Cursos & Perícia: www.svcursos.c...
    🌟✅Contatos e Redes Sociais: taplink.cc/svc...
    🎞️Canal da SV Cursos e Perícia: / @svcursosepericia
    🎞️Canal da Perita e Arquiteta Sheila: / @arquitetasheila
    🤔Dúvidas Portal SV Cursos: jivo.chat/nBbB...
    🌟🌟🌟Créditos (Referências Autorais)🌟🌟🌟:
    Música (Vinheta): "Cobaia" ➡️➡️➡️ Criado e Produzido por: Marco Alexandre Vieira
    #engenhariadeprodução #engenhariadeproducao #comotrabalharcomoengenheirodeprodução #carreiradeengenheirodeprodução #engenhariadeproduçãosalario
    #engenharias #carreiraprofissional #homeoffice #bigdata #phyton #estatisticaaplicada #oportunidadeparajovens #carreiraprofissional #oportunidadedenegocios #graduação

Комментарии • 11

  • @sandrika1831
    @sandrika1831 7 месяцев назад

    boa noite amei o conteúdo, muito interessante.

  • @cristianomonteiro1274
    @cristianomonteiro1274 7 месяцев назад

    Olha...!!! Tudo isso que vc falou tem um preço.
    Tanto computacional quanto mental e profissional.
    Porém as economias falam por si só em todas as áreas.

    • @cristianomonteiro1274
      @cristianomonteiro1274 7 месяцев назад

      Pena que as empresas não valorizam, porém como empreendedor eu amo esta falta de respeito com o engenheiro. Obs.: Estou cursando duas engenharia kkk

  • @rudsongabriel798
    @rudsongabriel798 Год назад

    Sensacional Ana Paula! Sou recém formado, e sua visão me ajudou muito. Obrigado por compartilhar suas experiências e visão de mercado.

    • @canaldaanaengenheira
      @canaldaanaengenheira  11 месяцев назад

      Oi Gabriel, tudo jóia?
      Muito obrigada pelo seu feedback. Ultimamente andei meio doentinha e muito sobrecarregada mas assim que puder, retomarei os vídeos com fôlego total.

  • @EvelynRodrigues-zd8ef
    @EvelynRodrigues-zd8ef Год назад

    Oi Ana Paula Tudo bem ? Gostaria de parabenizar pelo conteúdo e visão clara de mercado. Como engenheira de produção formada e atuante em uma área diferente (Compras) eu acabei de entender que minhas frustrações na função atual se da justamente por eu não estar na engenharia hahaha seus vídeos me esclareceram muito obrigada !

    • @canaldaanaengenheira
      @canaldaanaengenheira  Год назад +2

      Oi Evelyn,
      Você me lembrou muito de uma estagiária maravilhosa que tive que também se chama Evelyn.
      Que bom que você gostou! Eu vejo que parte da nossa dificuldade profissional está muito ligado a não sabermos exatamente o que queremos ou pela falta de objetivos definidos. Uma vez que identificamos o que nós queremos, tudo passa a fazer mais sentido. Eu, por exemplo, nunca gostei da carreira gerencial, pois tenho um perfil muito técnico. Até compreender que o que eu queria era uma carreira de especialista eu dei um monte de voltas, desnecessariamente.
      Uma das coisas que você precisa compreender Evelyn, é que o setor de Compras é um setor que faz parte da Engenharia de Produção. Tem até um vídeo aqui no canal onde explico sobre os setores de uma indústria e falo justamente sobre a incompreensão quanto a este setor. Dá uma olhadinha depois nesse vídeo. Vale muito a pena.
      Algo que é muito importante em relação à frustração profissional, é entender o que de fato você se sentiria mais à vontade de fazer e que te ajudaria a alcançar os seus objetivos de vida. Por isso, eu sempre estimulo a experimentação sem cobrança, ou seja, experimente novos desafios, outras propostas de trabalho (dentro do seu contexto) para que você possa ampliar a sua visão e assim, com conhecimento, delinear com mais propriedade, o caminho que profissional que vai te trazer satisfação.
      Lembre-se sempre que nenhuma profissão ou emprego é perfeita, você sempre passará por dificuldades e discordâncias que fazem parte de uma vida feita de pessoas com opiniões diferentes. Concordar não significa gostar, bem como o contrário, não significa inimizade. Entender isso, me ajudou a levar uma vida profissional mais leve... Parece bobagem sabe, mas é muito útil.
      Uma dica de OURO que te dou é a seguinte: Não se frustre por errar por aquilo que você tentou, mas antes de tomar qualquer decisão, avalie se a sua frustração está se dando realmente por conta da sua atual escolha profissional, ou se é uma questão salarial, ou se é um descontentamento com a empresa na qual você está empregada ou até mesmo, se o perfil das pessoas que trabalham na empresa não "casa" com o seu perfil (não desconsidere esta última, pois já vi muitas pessoas infelizes porque se sentiam sozinhos dentro de um ambiente profissional devido à falta de identificação pessoal).
      Enfim, você precisa identificar o que te motiva para entender quais vagas você deveria aplicar o seu currículo e principalmente, quais especializações você necessitará fazer para estar competitiva para esse mercado.
      Bom, desculpa o textão... 🙃, às vezes me empolgo... rsrsrs
      Espero poder ter te ajudado!
      Um grande abraço!

  • @adrianofirmino8704
    @adrianofirmino8704 Год назад +2

    Estou no último semestre de produção, toda a grade do curso está voltada a big data, temos que aprender tecnologias, basicamente engenharia de dados, até porque na produção pura também analisamos dados só que o mercado está exigindo domínio de tec como sql , r , machilearn etc ...
    Um pouco frustrante porque passa a ideia de que o curso está defasado " apesar de ser ótimo " mas não suficiente, mercado mudou e o curso não acompanhou .

    • @canaldaanaengenheira
      @canaldaanaengenheira  Год назад +1

      Oi Adriano,
      As empresas sempre vão exigir mais e mais, sabe. Isso é muito comum. Eles tem pleno conhecimento de que isso não faz parte da grade acadêmica da profissão, mas querem um funcionário que saiba tudo isso sem ter que pagar por mais. Realidade cruel, mas, real.
      Quanto a graduação, faz todo sentido que a sua faculdade esteja abordando big data e é um ótimo sinal, pois a engenharia de produção tem que acompanhar as mudanças tecnológicas aplicadas às indústrias e empresas.
      Só fica atento ao seguinte, a graduação vai te ensinar o que é um banco de dados, mas a linguagem utilizada, depende de você, até porque, existem várias, como por exemplo SAP e sql.
      Machine Learning e algoritmos, são conhecimentos que você pode adquirir de cursos técnicos e não necessariamente precisam fazer parte da grade curricular. Então, se as vagas que você está de olho, estão pedindo esses skills, já vá se preparando para fazer um curso por fora. A lógica é a mesma do inglês. As empresas pedem inglês fluente, e este é um conhecimento que não faz parte da graduação, entende?
      Bom, espero ter ajudado.
      Um grande abraço! :D

  • @ronielsilva4239
    @ronielsilva4239 Год назад

    Me formei esse ano em engenharia de produção, gostei do seu canal.Quais suas dicas para um recém formado igual eu?

    • @canaldaanaengenheira
      @canaldaanaengenheira  Год назад +2

      Oi Roniel,
      Tudo jóia?
      Você me deu uma boa idéia para um vídeo! rsrsrs
      Mas já vou te antecipando por aqui...
      Para um recém formado no mundo de hoje, minhas dicas seriam:
      1. Faça cursos de ferramentas de Inteligência de Negócios e linguagem de programação. Ex: Phyton, SAP, PowerBI, etc... O futuro que se apresenta no horizonte, não vai deixar espaço para as empresas e empreendedores que não saibam lidar com dados e suas revelações.
      2. Esteja com o seu passaporte em dia e pratique o idioma inglês. - A maior demanda por engenheiros está no mercado europeu e é uma demanda GIGANTE.
      3. Seja estratégico e procure empregos ou empresas que investem nos recém formados com cursos e treinamentos, como por exemplo: Deloitte, Accenture (Empresas de Consultoria), DHL e GEFCO (Empresas logísticas de grande porte). Não foque em salário inicialmente pois é bem difícil conseguir um emprego de engenheiro junior recém formado sem ser via efetivação de estágio. AS chances são bem pequenas.
      4. TUDO TUDO TUDO que você fizer de curso e treinamento, coloque no seu linkedin, mantendo-o atualizado e movimentado constantemente. Procure por vagas e se inscreva por lá também.
      5. Avalie a sua possibilidade de mudança geográfica e se possível, busque vagas de engenheiro em indústrias em regiões do interior. As capitais e as regiões metropolitanas são mais empresariais. As indústrias de grande porte estão sempre no interior por questões de incentivo fiscal e tributário, logo, para um engenheiro de produção, as m=maiores chances estão sempre nesses locais.
      Bom, é isso, espero poder ter te ajudado!
      Um grande abraço
      :D