Sou gaúcha e acho essa história apesar de sangrenta acho muito interessante gostosa de saber. Eles eram violentos mas as autoridades os fazendeiros e policiais eram muito mais cruéis bandidos corruptos e se aproveitavam dos humildes agricultores e trabalhadores. Não culpo lampião por ter se transformado em cangaceiros e ladrões.
Já acompanho a história do cangaço há muitos anos. Já vi vários depoimentos e tudo mais. Porém, esse documentário é uma preciosidade que nunca tinha visto. É uma grande novidade pra mim. Creio que este seja o depoimento mais longo de Sila. Apesar de ela já ter falecido, acredito muito em sua sinceridade e nas fatos que ela conta em seus depoimentos. Parabéns pela postagem e o compartilhamento desta raridade conosco. Obrigado!
Muito obrigado Rondon Branco, pelas palavras e pelo reconhecimento. Agradeço demais ! A cultura e a memoria desse nosso amado povo, temos que dividir e compartilhar sempre! Agradeço de coração a sua mensagem.
De uma lado a polícia que cometia abusos de diversas formas. De outro lado o movimento do cangaço com suas atrocidades. E no meio disso tudo o povo nordestino que sempre sofreu com as condições climáticas e a pobreza, mas principalmente com a falta de respeito de todos os lados. Povo forte e guerreiro: orgulho de minha origem.
Como mulher nordestina, não acredito que em nenhum momento Maria Bonita não atirou, não combateu! Acho difícil, pelo meio no qual vivia. No mais, excelente documentário show mesmo⚔️❣️👏
As memórias de Sila são valiosas. Apesar de já ter nos deixado, suas palavras são vivas a ponto de nos fazer como que reviver algo que sequer presenciamos.
Aderbal Nogueira, meu nome é Lucas Barbosa Vieira, atualmente moro em Costa do marfim África, sou de limoeiro na beira do Rio são Francisco município de pão de açúcar Al , enfim, admiro muito seu trabalho já vi vários documentários seu, sobre o cangaço, parabéns!!!! Gostaria um dia te conhecer pessoalmente lá em Paulo Afonso ou em pão de açúcar Al, pra nós conversar sobre o cangaço.
@@CangacoAderbalNogueira valeu, Aderbal fico agradecido por me responder tão rápido, obrigado, em junho vou em casa passo 15 dias se eu tiver um tempo e vc também é claro, aí talvez acertamos ok!!!
Viajo nessas historias ..até parese qe sou um cangaceiro de modo diferente ..este documentario e sensacional ..obg ..valeu tmj ..amo o nordestao de meu Deus ..
Excelente Documentário parabéns todos aos envolvidos para quem gosta de cultura muito bom que pena que cada comentário maldoso que não acrescenta em nada
A História dos cangaceiros me desperta certa curiosidade, estou sempre vendo videos e documentários relacionados à eles, sem vê -los como heróis, isso jamais, pois não passavam de bandidos da mais alta periculosidade, tendo a sorte que mereceram, nao me venha romantizar a história deles, comigo nao funciona. Faça me o favor, inversão de valores não.
Essa ex cangaceira Sila, pode ter envelhecida, mas continua linda como toda mulher nordestina ! Povo que admiro e amo de paixão! Sem nunca ter estado em nenhum lugar do nordeste!
Muito obrigado por mostrar esses vídeos, Eu não tinha visto esses o depoimento de Cila é muito importantes eu só muito fan das histórias do cangaço muito obrigado, um grande abraço.
Quw documentário importantíssimo, mostrando a força do Nordestino em especial da mulher ❤❤ Como seria bom , que os homens aprendessem com os cangaceiros o respeito que eles tinham co as mulheres,que mulheres guerreiras, em tempos tão difíceis,mulheres de fibras guerreiras ❤❤
Meu Deus que vida de sofrimentos. Imagine ser tirada de casa, sem opção de escolher, pra vive uma vida cercada de vários perigos. Essas Cangaceiras foram uma VERDADEIRAS GUERREIRAS!
Isso não é machismo é violência! Machismo é ser macho mais o feminismo distorceu o significado da palavra por isso que o cangaço acabou tudo que mulher toca vira putaria!
Mas, ser PSICOPATA, MANÍACO SEXUAL, DOIDIM DE PEDRA NÃO É O MESMO QUE SER MACHISTA, POIS MACHISMO NÃO SIGNIFICA JUDIAÇÃO DO HOMEM CONTRA A MULHER E SIM, MACHISMO SERIA O HOMEM QUERER, SEMPRE, ACHAR QUE DEVE SER MELHOR QUE A MULHER, O MACHISTA QUER SEMPRE DEIXAR A MULHER EM NÍVEL INFERIOR, MAS ISSO NÃO SIGNIFICA QUE DEVA MALTRATAR A MULHER.
Não consigo entender como lampião e seu bando, uma história sangrenta, desumana, possa causar admiração e seguidores, pelas suas vestimentas. Tem uma foto tirada em frente a igreja, onde tanta gente tem um orgulho por isso. Eu não tenho nenhum orgulho disso.
Porque a justiça e a política já era podre ! Onde deixa qualquer ser humano indignado humilhado o que seria pra cuidar servir e justiça fazia era valer a covardia a crueldade como até hj os políticos e ricos mais ricos os pobres mais pobres e injustiçados ! Dou total valor a esse povo do cangaço que não havia lei
O engraçado é q quase nenhum comentário diz q eles eram todos estupradores e pedófilos. E q essas mulheres q fizeram eles serem menos cruéis eram as mesmas q também mandavam matar outras mulheres por desagrado ou ciúmes .
O Mestre dos Mestre Antônio Amaury 😍😍😍 a maior autoridade no assunto!!! O cara só faltou entrevistar o próprio lampião😅😍 não podemos tbm esqueçer do mitooooo Frederico pernambucano de Mello... A segunda maior autoridade
@@anealves9253 concordo, mas, isso não impediu que Dada fosse a mulher mais ativa no Cangaço, digo isso, baseada nas pesquisas dos grandes historiadores sobre o assunto.
Cláudia Silva ativa so no fim do cangaco quando seu marido ficou aleijado eu admiro muito Dada foi uma grande mulher mas a mulher q deu historia q temos hoje o comeco de tudo foi maria que nao aceitou e seguiu seu proprio destino e foi ela nesma que pediu pra entrar no grupo de lampiao pessoalmente foi de uma tremenda coragem e ousadia pra epoca tao machista e cabulosa e revolucionou o cangaco com sua entrada nenhuma mulher teve a coragem e foi por livre vontade dela mesma e merecidamente teve o titulo de Rainha do cangaco entao admiro as duas mas a importancia da Maria e incalculavel se nao fosse por ela nao teriamos essas historias dessas mulheres no cangaco sem ela nem sequer existiria a possibilidade de ter acontecido isso .
@@anealves9253 legal, resumo, mulheres guerreiras, cada uma com suas características, Abraços Linda! ...obs: se vc tiver mais informações sobre as mulheres no Cangaço, aguardo informações. Abraço
Cláudia Silva Que vc tenha mais cuidado ao escrever por que o seu comentario la o primeiro desmerecendo a historia da maria bonita pra defender e elogia a Dada foi repuguinante que vc tenha mais sensibilidade..
Eu queria saber pq contam a história do cangaço como se ela estivesse povoada de grande homens e heróis? Tudo bandido, o poder paralelo da época, como gostam de bandido. Há um trecho do documentário em q o historiador fala q a execução do bando de lampião por parte da polícia era crime. E nós achando defender bandido é algo recente. Os direitos humanos tem por base esse conceito tipificado pelo historiador deste vídeo.
@@sandylima5405 verdade. O povo k ficava sabendo e outros k viram ou foram diretamente vitimas odiavam. Mas como pimenta nos olhos dos outros e refresco. Muitos hoje em dia tratam esses fascinoras como herois. Vejo isso nos comentarios dos videos k falam sobre o cangaco. Alguns tem nocao de realidade. Mas muitos e fa desses monstrengos
Bonnie e Clyde, Jesse James, Billy The Kid, Barba Negra e tantos outros bandidos históricos admirados pelos americanos e europeus ficam onde nessa história? Deixe de vira-latismo.
depende muito da maneira que se coloca o "machismo" ! Os homens cozinhavam no cangaço, bordavam, costuravam... isso não é "machismo". Muitos homens de hoje, não fazem ou fariam isso, não é ? Então, tudo tem seu pró e seu contra. Sempre digo, tem que se entender o período para qualquer tipo de análise.
@@Dimasoliveirajunior concordo com quase tudo. Dizer que não existia machismo é brincadeira né? Cozinhar não quer dizer que não exista machismo. Procure saber como era a forma que as mulheres entravam no grupo, quase todas, foram na Marra. Na força. Corisco com Dadá mesmo foi o que?! Ele a estuprou depois de sequestrada. Sila também entrou na Marra... Você que deveria saber o que muitas passaram para depois ter sua conclusão. Adilha conta em vários vídeos que o seu companheiro Canário, quase a matava enforcandoa...
@@Dimasoliveirajunior entender o período é estudar a história e saber que nessa época, a mulher não tinha voz nem muito espaço. É só ver que elas só entraram no cangaço depois de MUITO tempo. Hoje existe machismo no país inteiro, quanto mais naquela época no miolo do Nordeste brasileiro!
@@digueiro QUE briga inutil, sem pé nem cabeça sobre machismo. Já que NÃO se acha machista, construa a sua casa e contrate mulheres para fazer MASSA, carregar cimento, pedra, areia...subir em andaime e carregar concreto! 🙈🙊👏😉😁
de todos os depoimentos dos ex cangaceiros,oq mais eu acredito eh no dessa senhora,pq eu já asistir muito vidio dela,e a conversa dela eh a msma,em todas as entrevista...
Creio que ela quis dizer para a época. Nas cidades que Lampião andava pelo nordeste acredito que ele fora considerado um homem muito garboso..além de ser valente, coisa que as mulheres nordestinas gostam muito. Finalizando, creio que os cangaceiros eram romantizados pelas mocinhas da epoca por vivem em situacão tao dificil na epoca.
Deus do céu, ouvi história de Lampião ainda garoto pela minha saudosa avó que nasceu e viveu no sertão cearense, se não me engano na cidade de jati, e acompanho várias histórias sobre o cangaço, mas só balela, agora encontrei um historiador sério que trabalha com imparcialidade, alguns historiadores só criticam ás ações policiais, e minha falecida avó conheceu Lampião e seu bando que praticavam ás maiores atrocidades e crueldade e hoje são vangloriados por grande parte do povo nordestino, como pode, são enaltecidos e chamados de heróis... Valores éticos e morais totalmente distorcidos, e os policiais esquecidos, O Brasil precisa acordar de verdade e ver que o mal só atrai o próprio mal, coisas bestiais que aconteciam no nordeste, covardia do bando e de quem os apoiavam, parabéns volantes Policiais heróis, por seus feitos, e os que perderam ás suas vidas covardemente combatendo o mal do sertão nordestino... os Cangaceiros e seu chefe Lampião...
Essa história real sempre nos traz ao passado triste de final previsivel. Foram heróis sem defesa , sem uma palavra religiosa que os dominarem pela fé e arrependimento.
Minha família é de Piranhas,Delmiro Gouveia, Canindé de São Francisco em Alagoas, minha vó nunca contou história Boa dos cangaceiros, pelo contrário, Lampião matou o tio dela a sangue frio na propriedade da minha família, sem motivo.
Ainda que tentem romantizar a vida de Lampião e seus bandidos, a verdade é que não passavam de criminosos, opressores e assassinos de trabalhadores rurais humildes! A polícia da época tinha os mesmos atributos.
@@amaromiguelangelcaramuru6747 concordo com você bandido não precisa de motivo pra matar trabalhador inocente, eles são cruéis e perversos parabéns aos soldados 👏🏻
18:02 A volante só chegou na Grota do Angico ( terreno que pertencia/pertence a mãe e família do coiteiro Pedro de Cândida) apartir das 4 da manhã, segundo depoimento de integrantes da própria, portanto Maria tinha razão, não eram os "macacos," que estavam ainda por alí, poderia ser mesmo vagalumes ou então vaqueiros, que sempre por alí passavam para irem trabalhar
5:00 A vida de Sila foi quase igual a de Dulce, que tbm perdeu os pais cedo, depois foi morar com a irmã e o seu cunhado e no final foi vendida por este, para o cangaceiro Criança, por um bornal com moedas, depois foi estuprada alí mesmo aonde se encontravam ( em uma festividade) e por último, foi levada sob a mira de uma arma, pelo o cabra de Lampião
A minha origem não é nordestina. Mesmo assim conheço o sofrimento das pessoas pobres. Cada dia lutando contra a miséria! Fui criada junto com negros, que contavam a vida dos parentes durante a escravidão. Essa mesma escravidão, que ainda está presente no seio dos descendentes daquele povo! Muito hoje são formados pelas faculdades, mesmo assim sofrem o preconceito pela cor da pele. Então somos todos vistos como se não tivéssemos os mesmos direitos que os preconceituosos. Enquanto isso, lutamos por uma vida melhor! E os nordestinos também fazem isso.
Eu ouço histórias do cangaço a muitos anos ! Acho muito curioso so ter sido executados os homens e uma mulher a Maria Bonita ! Como foram salvas as outras se eram também bandidas armadas de revólver e punhal ! Se salvaram e foram homenageadas até pelo colega Jorge Amado o saldoso escritor ? Eu queria ter um esclarecimento sobre isso ! L.M.
@@josejosias3005 vai me desculpar Meu caro ! Rachar a Polícia de covarde vivendo o terror de infrentar cangaceiros como infrentaram, ? Você é louco é ? torcendo pra grupo de marginais sem lei ? A sorte do povo inocente da região foi este desfecho que salvou muitas vidas . Lamentamos o tempo que durou esse pesadelo terrível pro nossos irmãos nordestino L.M.
Que vida sofrida dessas mulheres muitas delas eram obrigadas a ficar no bando . Acho q ñ vou reclamar mais nem da vida que tenho...em vista dessas mulheres nos vivemos bem.
Minha avó conheceu corisco e Dadá, minha mãe ainda é viva, nasceu em Bodocó, meu sangue Pernambuco sente orgulho desses cangaceiro valente.queria ter nascido nesta época.abril de 2021.
Só uma retificação: não eram" homens guerreiros", as mulheres eram em sua maioria, retiradas de suas famílias ainda adolescentes; levadas contra sua vontade e estupradas logo em seguida
Tem q ter sangue no olho quem nasce no meu sertão pois do lado ta os macaco e do outro Lampião sendo assim meus companheiro todo povo nordestino sempre foi povo guerreiro...👍👍👍
Primeiro que o nome do cangaceiro que foi pego com Lídia, se chamava Bem-te-vi,segundo que não levaram ele pra Alagoas, ele que fugiu. Esse historiador precisa se informar melhor pra falar da história. 👀
Fabiana Conceição, certíssima! Quem Corisco protegeu de ser morto, envolvido com traição, foi o cangaceiro de seu bando que se relacionava com Cristina de Português.
Dadá adorava ser cangaceiro. Tinha sangue nos olhos. Maria Bonita era uma pessoa boa e salvou muita gente interferindo juntoba Lampiao. A Sila too era boa pessoa.
É uma coisa séria uma pessoa muito especial lampião não um homem mal não adianta falar mal sim um homem revoltada como eu fiquei Deus me libertou ó glória a ele
Sou baiana, nordestina e nao tenho orgulho dessas mulheres que, após o Cangaço, contam com orgulho a história .
Pois tenho muito orgulho das mulheres no cangaço.
Sou gaúcha e acho essa história apesar de sangrenta acho muito interessante gostosa de saber. Eles eram violentos mas as autoridades os fazendeiros e policiais eram muito mais cruéis bandidos corruptos e se aproveitavam dos humildes agricultores e trabalhadores. Não culpo lampião por ter se transformado em cangaceiros e ladrões.
Que memória dessa senhora! Coisa querida!
Ficam idolatrando esses bandidos!!!
Já acompanho a história do cangaço há muitos anos. Já vi vários depoimentos e tudo mais. Porém, esse documentário é uma preciosidade que nunca tinha visto. É uma grande novidade pra mim. Creio que este seja o depoimento mais longo de Sila. Apesar de ela já ter falecido, acredito muito em sua sinceridade e nas fatos que ela conta em seus depoimentos. Parabéns pela postagem e o compartilhamento desta raridade conosco. Obrigado!
Muito obrigado Rondon Branco, pelas palavras e pelo reconhecimento. Agradeço demais ! A cultura e a memoria desse nosso amado povo, temos que dividir e compartilhar sempre! Agradeço de coração a sua mensagem.
De uma lado a polícia que cometia abusos de diversas formas. De outro lado o movimento do cangaço com suas atrocidades. E no meio disso tudo o povo nordestino que sempre sofreu com as condições climáticas e a pobreza, mas principalmente com a falta de respeito de todos os lados. Povo forte e guerreiro: orgulho de minha origem.
Sim
Ll PP ll PP ll PP ll eu ll ll ll PP ll l PP lll PP ll PP lll l ll ll PP ll PP ll l ll ll ll l ll l PP ll ll ll lá l ll l ll l l ll l ll ll ll ll ll l ll ll lll ll ll ll ll l PP l ll l ll ll ll l ll ll ll ll ll ll ll ll PP ll ll ll ll PP ll ll ll ll l ll ll ll PP ll ll ll ll ll ll ll ll ll l PP lll ll PP lllllllllll ll ll ll ll ll ll ll ll ll ll ll ll l ll ll ll
Verdade
Eu sei
Falou tudo viu
@@winacavalcante1531 v
Como mulher nordestina, não acredito que em nenhum momento Maria Bonita não atirou, não combateu! Acho difícil, pelo meio no qual vivia. No mais, excelente documentário show mesmo⚔️❣️👏
A única que atirou e combateu foi Dadá, as outras usavam pequenos revólver para defesa pessoal.
A tal de dada,queria tomar o lugar de lampião!
As memórias de Sila são valiosas. Apesar de já ter nos deixado, suas palavras são vivas a ponto de nos fazer como que reviver algo que sequer presenciamos.
Ela faleceu em que ano?
@@MrJapere , em 2005, Guarulhos, SP.
@@professoravermelha obrigado 🤝
Tento imaginar a Sila, sendo levada por um homem violento, desconhecido, ah que horror. Muito difícil!
Já pensou uma moça quase menina ser enfiada em uma vida dessa obrigada que horror!!! 😱😱😱
Não importa qual era mais ou era menos , mulheres do cangaço de certo era que : ou eram fortes ou lá se tornavam .
Admiro a todas .
Bravoooo!!!!👏👏👏👏👏👏
Exatamente!!! guerreiras 💪💪
BETO LARANJA...CONCORDO COM VC
Sila como sempre coerente. Tem algumas imagens minhas nesse documentário, parece que foi ontem.
E.
Maria bonita de bonita não tinha nada o coisa feia
Aderbal Nogueira, meu nome é Lucas Barbosa Vieira, atualmente moro em Costa do marfim África, sou de limoeiro na beira do Rio são Francisco município de pão de açúcar Al , enfim, admiro muito seu trabalho já vi vários documentários seu, sobre o cangaço, parabéns!!!! Gostaria um dia te conhecer pessoalmente lá em Paulo Afonso ou em pão de açúcar Al, pra nós conversar sobre o cangaço.
@@lucasbarbosavieira2095 será um prazer bater um papo nas barrancas do Velho Chico. Geralmente em julho tô por lá, obrigado e tamo junto.
@@CangacoAderbalNogueira valeu, Aderbal fico agradecido por me responder tão rápido, obrigado, em junho vou em casa passo 15 dias se eu tiver um tempo e vc também é claro, aí talvez acertamos ok!!!
Sila foi a quem mais contribuiu para esses documentários e entrevistas muito interessantes!! Um abraço do povo de Serra talhada-PE. Terra do Lampião.
Viajo nessas historias ..até parese qe sou um cangaceiro de modo diferente ..este documentario e sensacional ..obg ..valeu tmj ..amo o nordestao de meu Deus ..
Excelente Documentário parabéns todos aos envolvidos para quem gosta de cultura muito bom que pena que cada comentário maldoso que não acrescenta em nada
Maravilhoso conhecer um pouco da história do nosso país .
Melhor documentario....parabéns
A História dos cangaceiros me desperta certa curiosidade, estou sempre vendo videos e documentários relacionados à eles, sem vê -los como heróis, isso jamais, pois não passavam de bandidos da mais alta periculosidade, tendo a sorte que mereceram, nao me venha romantizar a história deles, comigo nao funciona. Faça me o favor, inversão de valores não.
Perfeito comentário, aqui no Brasil e o inverso.
Concordo plenamente 👏👏👏👏👏👏
Exatamente
Concordo plenamente.
No nordeste, forte são as mulheres...os homens são simplesmente brutos. Sou pernambucano.
Instablaster
Verdade! Aqui no nordeste forte mesmo são as mulheres....
@@maristelaqueiroz4934oh mentira da peste
Mentira , os homens são mais fortes que as mulheres
Ótimo documentario....parabéns à todos envolvidos!
👏🏻👏🏼👏🏻👏🏼👏🏻👏🏼👏🏻👏🏼
Essa ex cangaceira Sila, pode ter envelhecida, mas continua linda como toda mulher nordestina ! Povo que admiro e amo de paixão! Sem nunca ter estado em nenhum lugar do nordeste!
Pra quem viveu no cangaço, no sol de 40 graus ela ñ tá envelhecida, a pele dela e ótima.
Por qual motivo o irmão dela mandou que ela seguisse os cangaceiros?
Muito obrigado por mostrar esses vídeos, Eu não tinha visto esses o depoimento de Cila é muito importantes eu só muito fan das histórias do cangaço muito obrigado, um grande abraço.
Importante é o fato histórico, já transitou em julgado, pelos homens e por Deus. Parabéns historiadores.
Amei o documentário. Uma riqueza de informações
Coitada das mulheres que era obrigada a ser amante sem amor .
Verdade 😢
84
O melhor documentário . 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼😊
Quw documentário importantíssimo, mostrando a força do Nordestino em especial da mulher ❤❤
Como seria bom , que os homens aprendessem com os cangaceiros o respeito que eles tinham co as mulheres,que mulheres guerreiras, em tempos tão difíceis,mulheres de fibras guerreiras ❤❤
Meu Deus que vida de sofrimentos. Imagine ser tirada de casa, sem opção de escolher, pra vive uma vida cercada de vários perigos. Essas Cangaceiras foram uma VERDADEIRAS GUERREIRAS!
Concordo com voçe eu mesmo nao consigo me imaginar numa vida dessa. Sao de fato umas guerreiras
" o machismo nunca existiu." Uma piada! Kkkkk Os caras agarrava as mulheres a força como a própria Sila confirmou no documentário!
Isso não é machismo é violência! Machismo é ser macho mais o feminismo distorceu o significado da palavra por isso que o cangaço acabou tudo que mulher toca vira putaria!
Claro que o nazismo sempre foi presente obrigavam as meninas a ir com Telles,como aconteceu com Sila
Mas, ser PSICOPATA, MANÍACO SEXUAL, DOIDIM DE PEDRA NÃO É O MESMO QUE SER MACHISTA, POIS MACHISMO NÃO SIGNIFICA JUDIAÇÃO DO HOMEM CONTRA A MULHER E SIM, MACHISMO SERIA O HOMEM QUERER, SEMPRE, ACHAR QUE DEVE SER MELHOR QUE A MULHER, O MACHISTA QUER SEMPRE DEIXAR A MULHER EM NÍVEL INFERIOR, MAS ISSO NÃO SIGNIFICA QUE DEVA MALTRATAR A MULHER.
@@diamantefera5938 É isso, mesmo.
PRA ESSE PESSOAL CHATO, SE O HOMEM DER UM ARROTO, É MACHISMO.
Qual é o minuto que a Sila diz isso? Eu assisti o documentário todo, porém não achei essa parte.
Não consigo entender como lampião e seu bando, uma história sangrenta, desumana, possa causar admiração e seguidores, pelas suas vestimentas. Tem uma foto tirada em frente a igreja, onde tanta gente tem um orgulho por isso. Eu não tenho nenhum orgulho disso.
Assim como no cangaco tinha alguns homens cruéis, a polícia da época chamada de volante era mais temida e cruel do que muito cangaceiro.
Essas pessoas que admiram esses bandidos, simplesmente é pq não passaram o que os sertanejos passaram
Porque a justiça e a política já era podre ! Onde deixa qualquer ser humano indignado humilhado o que seria pra cuidar servir e justiça fazia era valer a covardia a crueldade como até hj os políticos e ricos mais ricos os pobres mais pobres e injustiçados ! Dou total valor a esse povo do cangaço que não havia lei
So dor e sofrimento que época horrível
Ótimo documentário. Ótima trilha sonora.
Isso é verdade!
Dadá era inteligente e corajosa! Atirava muito bem!
Tenho uma amiga cuja mãe foi afilhada de Dadá!!!
O engraçado é q quase nenhum comentário diz q eles eram todos estupradores e pedófilos. E q essas mulheres q fizeram eles serem menos cruéis eram as mesmas q também mandavam matar outras mulheres por desagrado ou ciúmes .
Em mundo de cobra( polícia da época ) lagarto não faz maldade , faz justiça ...
Bacana demais valeuuuu 😘
Devia ser incômodo viver na mata, principalmente as mulheres quanto estivesse naqueles dias.
Sim, imagino isso, pense a pessoa com cólicas e com sangramento no mato, sem poder se higienizar decentemente.
DEVIA ser horrível....TÔ FORA
Imagina elas prenhas no Meio do mato, correndo da polícia que também não era justa....
O Mestre dos Mestre Antônio Amaury 😍😍😍 a maior autoridade no assunto!!! O cara só faltou entrevistar o próprio lampião😅😍 não podemos tbm esqueçer do mitooooo Frederico pernambucano de Mello... A segunda maior autoridade
Parabéns pelo vídeo. Excelente.
Difícil saber quem era mais bandido, a policia ou os cangaceiros
Bem atual
Pensei o mesmo
Ambas partes
Maria é cantada em prosa e verso, porque, era a mulher de Lampião, mas, a verdadeira Cangaceira linha de frente foi Dadá.
Cláudia Silva se nao fosse a Maria Bonita nem sequer existiria a cangaceira Dada pra contar historia...
@@anealves9253 concordo, mas, isso não impediu que Dada fosse a mulher mais ativa no Cangaço, digo isso, baseada nas pesquisas dos grandes historiadores sobre o assunto.
Cláudia Silva ativa so no fim do cangaco quando seu marido ficou aleijado eu admiro muito Dada foi uma grande mulher mas a mulher q deu historia q temos hoje o comeco de tudo foi maria que nao aceitou e seguiu seu proprio destino e foi ela nesma que pediu pra entrar no grupo de lampiao pessoalmente foi de uma tremenda coragem e ousadia pra epoca tao machista e cabulosa e revolucionou o cangaco com sua entrada nenhuma mulher teve a coragem e foi por livre vontade dela mesma e merecidamente teve o titulo de Rainha do cangaco entao admiro as duas mas a importancia da Maria e incalculavel se nao fosse por ela nao teriamos essas historias dessas mulheres no cangaco sem ela nem sequer existiria a possibilidade de ter acontecido isso .
@@anealves9253 legal, resumo, mulheres guerreiras, cada uma com suas características, Abraços Linda! ...obs: se vc tiver mais informações sobre as mulheres no Cangaço, aguardo informações. Abraço
Cláudia Silva Que vc tenha mais cuidado ao escrever por que o seu comentario la o primeiro desmerecendo a historia da maria bonita pra defender e elogia a Dada foi repuguinante que vc tenha mais sensibilidade..
Eu queria saber pq contam a história do cangaço como se ela estivesse povoada de grande homens e heróis? Tudo bandido, o poder paralelo da época, como gostam de bandido. Há um trecho do documentário em q o historiador fala q a execução do bando de lampião por parte da polícia era crime. E nós achando defender bandido é algo recente. Os direitos humanos tem por base esse conceito tipificado pelo historiador deste vídeo.
Muito maravilhosa essa história
Eles não eram lutadores, eram criminosos!
Exatamente, ódio desses comentários idiotas que enaltece assassino viu..
ERAM BRASILEIROS QUE TINHAM SANGUE NAS VEIAS. NÃO ERAM RATOS COMO NÓS.
@@josevicente50 BRAVO!!! BRAVO!!!! 👏👏👏👏👏👏👏👏
Kkkkkkkkkk bonzinhos santinhos eram a volante né kkkk os jagunços os capatazes. os coronéis... kkkkkkkk vai procurar um livro
Criminosos? ELES SÃO HISTÓRICOS !
O pior e k ate hoje. Tratam se bandidos como artistas. Nesse pais.
Mas o.povo não os tratavam como artista,os odiavam e tinham pavor deles pois eram sanguinarios,cruéis.
@@sandylima5405 verdade. O povo k ficava sabendo e outros k viram ou foram diretamente vitimas odiavam. Mas como pimenta nos olhos dos outros e refresco. Muitos hoje em dia tratam esses fascinoras como herois. Vejo isso nos comentarios dos videos k falam sobre o cangaco. Alguns tem nocao de realidade. Mas muitos e fa desses monstrengos
@@josilenerosa2260 É assim mesmo,no BR o povo gosta de idolatrar bandido.
Bonnie e Clyde, Jesse James, Billy The Kid, Barba Negra e tantos outros bandidos históricos admirados pelos americanos e europeus ficam onde nessa história?
Deixe de vira-latismo.
Verdade , a narradora os chama de guerreiros e heróis , perplexa !
MUITO LINDO ESSE DOCUMENTÁRIO
Excelente documentário!👏👏👏👏👏
" o machismo não existia..." outra ilusão. Óbvio que existia!
depende muito da maneira que se coloca o "machismo" ! Os homens cozinhavam no cangaço, bordavam, costuravam... isso não é "machismo". Muitos homens de hoje, não fazem ou fariam isso, não é ? Então, tudo tem seu pró e seu contra. Sempre digo, tem que se entender o período para qualquer tipo de análise.
@@Dimasoliveirajunior concordo com quase tudo. Dizer que não existia machismo é brincadeira né? Cozinhar não quer dizer que não exista machismo. Procure saber como era a forma que as mulheres entravam no grupo, quase todas, foram na Marra. Na força. Corisco com Dadá mesmo foi o que?! Ele a estuprou depois de sequestrada. Sila também entrou na Marra...
Você que deveria saber o que muitas passaram para depois ter sua conclusão. Adilha conta em vários vídeos que o seu companheiro Canário, quase a matava enforcandoa...
@@Dimasoliveirajunior entender o período é estudar a história e saber que nessa época, a mulher não tinha voz nem muito espaço. É só ver que elas só entraram no cangaço depois de MUITO tempo. Hoje existe machismo no país inteiro, quanto mais naquela época no miolo do Nordeste brasileiro!
@@digueiro QUE briga inutil, sem pé nem cabeça sobre machismo. Já que NÃO se acha machista, construa a sua casa e contrate mulheres para fazer MASSA, carregar cimento, pedra, areia...subir em andaime e carregar concreto! 🙈🙊👏😉😁
@@celiooliveira9234 tá fumando pedra é cara?!?! Que viagem!
Eu gosto demais de ver e ouvir estórias do cangaço
Eu acho muito enterresante essas histórias do cangaço, essa senhora aí viveu e viu muita coisa tem muita história pra contar
Uma bela história,comove a gente.
de todos os depoimentos dos ex cangaceiros,oq mais eu acredito eh no dessa senhora,pq eu já asistir muito vidio dela,e a conversa dela eh a msma,em todas as entrevista...
14:10"Lampião galã,sonho de toda mulher",tá de brincadeira né?
Creio que ela quis dizer para a época. Nas cidades que Lampião andava pelo nordeste acredito que ele fora considerado um homem muito garboso..além de ser valente, coisa que as mulheres nordestinas gostam muito. Finalizando, creio que os cangaceiros eram romantizados pelas mocinhas da epoca por vivem em situacão tao dificil na epoca.
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
@@ladydani9839 excelente colocação eu acho o mesmo que vc, mas o comentário acima foi hilário 😂😂😂😂😂😂😂😂😂👏👏👏👏👏
😆😂😂😂😂😂
Nunca ouvi falar que Maria tinha os olhos azuis.🙄
Gostei de saber desta história ,que até agora pra mim era desconhecida.
Apaixonada isso e Arte e Cultura do Brasil.
Amei bom demais ❣🙏🙌
Deus do céu, ouvi história de Lampião ainda garoto pela minha saudosa avó que nasceu e viveu no sertão cearense, se não me engano na cidade de jati, e acompanho várias histórias sobre o cangaço, mas só balela, agora encontrei um historiador sério que trabalha com imparcialidade, alguns historiadores só criticam ás ações policiais, e minha falecida avó conheceu Lampião e seu bando que praticavam ás maiores atrocidades e crueldade e hoje são vangloriados por grande parte do povo nordestino, como pode, são enaltecidos e chamados de heróis... Valores éticos e morais totalmente distorcidos, e os policiais esquecidos, O Brasil precisa acordar de verdade e ver que o mal só atrai o próprio mal, coisas bestiais que aconteciam no nordeste, covardia do bando e de quem os apoiavam, parabéns volantes Policiais heróis, por seus feitos, e os que perderam ás suas vidas covardemente combatendo o mal do sertão nordestino... os Cangaceiros e seu chefe Lampião...
Esse docomentario é excelente otima qualidade!
É , carpir , derrubar mata e furar poço ninguém queria.....trabalhar que é Bom nada
A mulher que mais sofreu foi Lídia, não amava Zé Baiano!!!
Boa noite voces e de mais parabem👏👏👏
em angico nao foi massacre foi acerto de contas onde onde os bandidos pagaram o preco
Verdade à conta chega...
MARAVILHOSO!!!
É fascinante a história do cangaço...
Eu só digo muito triste. Que Deus e Nossa Senhora tenha eles em um bom lugar.
essas mulheres fizeram história mas não deixo de lamentar por elas tiveram uma vida muito difícil não mereciam.
1:06 gosto muito da história do cangaço 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Adoro história!
gostei muito, faz mais
Como e bom navegar na historia do noso povo eo quantos sofrimentos
Nordestinos, povo acolhedor amoroso e sofrido,mas guerreiro por natureza,nunca desiste de seus sonhos e objetivos.
Maravilhoso cangaceiros e cangaceiros LAMPIÃO e Maria bonita 😍😍😍😍
Bom dia meu amigo gostei do vídeo.
meu.saudoso.pai.era.crianca.nessa.epoca.guando.a.noticia.corria.gue.o.bando.de.lampiao.estava.proximo.a.cidade.corria.todos.para.o.mato.abandonava.as.casas.ai.o.bando.levava.o.ģue
.
Essa história real sempre nos traz ao passado triste de final previsivel. Foram heróis sem defesa , sem uma palavra religiosa que os dominarem pela fé e arrependimento.
Minha família é de Piranhas,Delmiro Gouveia, Canindé de São Francisco em Alagoas, minha vó nunca contou história Boa dos cangaceiros, pelo contrário, Lampião matou o tio dela a sangue frio na propriedade da minha família, sem motivo.
Ainda que tentem romantizar a vida de Lampião e seus bandidos, a verdade é que não passavam de criminosos, opressores e assassinos de trabalhadores rurais humildes! A polícia da época tinha os mesmos atributos.
@@amaromiguelangelcaramuru6747 concordo com você bandido não precisa de motivo pra matar trabalhador inocente, eles são cruéis e perversos parabéns aos soldados 👏🏻
@@valeriaalves5839mentira
@@edemilsonfrankregmund5750Lampião não matava sem motivo
18:02 A volante só chegou na Grota do Angico ( terreno que pertencia/pertence a mãe e família do coiteiro Pedro de Cândida) apartir das 4 da manhã, segundo depoimento de integrantes da própria, portanto Maria tinha razão, não eram os "macacos," que estavam ainda por alí, poderia ser mesmo vagalumes ou então vaqueiros, que sempre por alí passavam para irem trabalhar
Sou de Serra talhada Pernambuco a cidade onde nasceu Lampião.
Amo meu nordeste.
Que história incrível mano...
Ouvir Sila, nos leva lá ao passado ... Sou admirador de lampião, dessa história
Dimas Oliveira Junior, Curti hein 10
Muito bom está história
Bom demais!
Gostei de+ ainda não tinha visto esse otimo documentario👍
5:00 A vida de Sila foi quase igual a de Dulce, que tbm perdeu os pais cedo, depois foi morar com a irmã e o seu cunhado e no final foi vendida por este, para o cangaceiro Criança, por um bornal com moedas, depois foi estuprada alí mesmo aonde se encontravam ( em uma festividade) e por último, foi levada sob a mira de uma arma, pelo o cabra de Lampião
e as pessoas ainda tentam defender eles, falam q nao eram estupradores nem pedofilos nem machistas, odio desse tipo de gente
A minha origem não é nordestina. Mesmo assim conheço o sofrimento das pessoas pobres.
Cada dia lutando contra a miséria! Fui criada junto com negros, que contavam a vida dos parentes durante a escravidão. Essa mesma escravidão, que ainda está presente no seio dos descendentes daquele povo!
Muito hoje são formados pelas faculdades, mesmo assim sofrem o preconceito pela cor da pele.
Então somos todos vistos como se não tivéssemos os mesmos direitos que os preconceituosos.
Enquanto isso, lutamos por uma vida melhor!
E os nordestinos também fazem isso.
Eu ouço histórias do cangaço a muitos anos ! Acho muito curioso so ter sido executados os homens e uma mulher a Maria Bonita ! Como foram salvas as outras se eram também bandidas armadas de revólver e punhal ! Se salvaram e foram homenageadas até pelo colega Jorge Amado o saldoso escritor ? Eu queria ter um esclarecimento sobre isso ! L.M.
Também ñ entendo.o porque disso!
Enedina tbm morreu os miolos dela cai nas roupas de Sila ta no video
MAIS BANDIDOS QUE A FAMILIA BOLSONARO E IMPOSSÍVEL E VOCES VOTARAM NELES E QUEREM RECLAMAR DO QUE ?
ELES NAO SE SALVARAM ELES CONSEGUIRAM FUGIREM DIANTE DE UMA COVARDIA QUE ARMARAM PARA ELES GOSTARIA QUE VOCE ESTIVESSE LA PARA DEPOIS COMENTAR..
@@josejosias3005 vai me desculpar Meu caro ! Rachar a Polícia de covarde vivendo o terror de infrentar cangaceiros como infrentaram, ? Você é louco é ? torcendo pra grupo de marginais sem lei ? A sorte do povo inocente da região foi este desfecho que salvou muitas vidas . Lamentamos o tempo que durou esse pesadelo terrível pro nossos irmãos nordestino L.M.
Que vida sofrida dessas mulheres muitas delas eram obrigadas a ficar no bando . Acho q ñ vou reclamar mais nem da vida que tenho...em vista dessas mulheres nos vivemos bem.
Maravilhoso
Emocionante 👍
Tenho dó das mulheres do cangaço, pelas atrocidades que viveram, menos por Maria, pois ela foi porque quis, porque era igual lampião.
Minha avó conheceu corisco e Dadá, minha mãe ainda é viva, nasceu em Bodocó, meu sangue Pernambuco sente orgulho desses cangaceiro valente.queria ter nascido nesta época.abril de 2021.
Moço despriva o video de dona Leopoldina pfvr
ruclips.net/video/k_X7jxYrQlg/видео.html
Não é esse não moço o outro que tem os atores interpretando...pfvr despriva ele pfvr
Que a norma blum narra pfvr despriva esse vídeo
Só uma retificação: não eram" homens guerreiros", as mulheres eram em sua maioria, retiradas de suas famílias ainda adolescentes; levadas contra sua vontade e estupradas logo em seguida
O Lampião era uma mistura de anjo e demônio não deixou nada de bom para as futuras gerações mas podemos afirmar que não era um covarde.
Tem q ter sangue no olho quem nasce no meu sertão
pois do lado ta os macaco e do outro Lampião
sendo assim meus companheiro
todo povo nordestino sempre foi povo guerreiro...👍👍👍
Primeiro que o nome do cangaceiro que foi pego com Lídia, se chamava Bem-te-vi,segundo que não levaram ele pra Alagoas, ele que fugiu.
Esse historiador precisa se informar melhor pra falar da história. 👀
Fabiana Conceição, certíssima! Quem Corisco protegeu de ser morto, envolvido com traição, foi o cangaceiro de seu bando que se relacionava com Cristina de Português.
Amar ...cuidar proteger isso não existe mais a tempos .
Quem nasce maldoso não tem Remédio só a morte,
Gostei da matéria
Dadá adorava ser cangaceiro. Tinha sangue nos olhos. Maria Bonita era uma pessoa boa e salvou muita gente interferindo juntoba Lampiao. A Sila too era boa pessoa.
Maria bonita nunca teve olhos azuis, fato!
Que lindo! Sinceramente! Me apaixonei por Lampião e Maria Bonita! Me apaixonei pelo sertão!
😂😂😂
Por favor me mande esta oração de São João Batista
Um documentário Excelente, Parabéns ,
Muito sofrimento, porém realmente guerreiros! Eu os admiro!!! é o título de bandidos dou aos políticos que até está data estão por ai!!
Silas esqueceu de citar os irmãos no cangaço, ao falar de saudades!
Histórias curiosas e impressiinantes
É uma coisa séria uma pessoa muito especial lampião não um homem mal não adianta falar mal sim um homem revoltada como eu fiquei Deus me libertou ó glória a ele