A EMPATIA CORROSIVA DO AHSD!

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 4 окт 2024
  • As pessoas acham que ter empatia é necessariamente sofrer junto com o outro. Elas confundem empatia com uma fraqueza em estabelecer limites nas relações. Inúmeras pessoas destroem suas vidas por não conseguirem permitir que os outros enfrentem suas próprias dores. Especialmente as pessoas com altas habilidades e superlotação sofrem com isso de maneira profunda e imensurável. Se você quer conhecer a Academia da Vinci, um lugar para pessoas criativas, complexas e profundas, siga o link. Curta, comente e compartilhe este vídeo se gostou. academiadavinc...
    Redes sociais 📷 - @jeanalessandrob

Комментарии • 142

  • @jeanalessandro
    @jeanalessandro  7 месяцев назад +15

    Conheça a maior comunidade aberta de superdotados do brasil academiadavinci.com.br/

  • @walkerin9
    @walkerin9 7 месяцев назад +52

    Confesso que me senti um pouco incomodada vendo esse vídeo, porque falou a verdade que evito ver e ainda confrontou meu ego lindamente, obrigada!

    • @nofimeratudoumamentira9905
      @nofimeratudoumamentira9905 21 день назад

      Tenho passado muito por isso, minha intuição me mostrando fortemente o que eu sou, ao mesmo tempo que é assustador é libertador. ❤

  • @danieleprecoma
    @danieleprecoma 7 месяцев назад +29

    Co dependência, pessoa se sente tão inferior que precisa de alguém com problemas pra vc cuidar pra vc se sentir superior, importante e cobrar a retribuição.

  • @patriciaazevedo506
    @patriciaazevedo506 Месяц назад +2

    Eu era assim até os meus late 20's. Não conseguia falar não. Hoje em dia consigo controlar isso muito melhor. O engraçado é que ao mesmo tempo que eu sempre ajudava o próximo eu era muito relutante em pedir ajuda para mim, até hoje sou.

  • @morganamattos
    @morganamattos 6 месяцев назад +15

    Muitas vezes dediquei tempo e energia para ajudar uma pessoa até perceber que a própria pessoa não estava empenhada em ajudar a si mesma. Papel de trouxa é algo que faço muito bem! :)

  • @paulacosta5687
    @paulacosta5687 5 месяцев назад +5

    É aquilo que as pessoas têm esquecido ultimamente, mérito pessoal.
    Nunca fui uma criança travada, nem com pais, professores ou colegas, sempre soube impor limites aos outros. Minha mãe uma vez citou o fato de que achava admirável que eu nao caísse nas chantagens emocionais dos outros. Ela tinha sim alguma razão, mas nao completamente. Um amigo psicólogo me disse, "você deixa as pessoas te usarem" (um outro ponto de vista). Sei reconhecer que estão me usando, mas ainda assim permito quando minha vontade de ajudar é genuína e quando isso nao me constrange. Mas sempre se pode melhorar com as nossas falhas. Muitas pessoas se formaram nas minhas costas, mas só porque não era nenhum grande esforço pra mim, nao quer dizer que merecessem. Hoje em dia deixaria que "morressem na praia" e certamente se sairiam bem sem mim. Já ajudei colegas com problemas psicológicos, até indo limpar a casa infestada de barata de uma delas, e isso passou do ponto pra mim, dei um basta em muita coisa.Tudo serve como experiência pra compreender e lidar com a verdade de que a gente nao é maior que ninguém e que as pessoas conseguem se virar sozinhas.

  • @Necrov4le1
    @Necrov4le1 7 месяцев назад +23

    é muito fácil se importar com os outros, e ignorar a nós mesmos e nossas vontades. quando invertemos essa visão, a vida se torna melhor. Focar no eu interior tem que ser sempre nosso foco. Só assim podemos transformar o nosso arredor. Saber quando se importar e quando se desligar das reações emocionais geradas pelos outros. as pessoas sempre tão em busca de defeitos nossos para se aproveitar!!!

  • @felipe.b.felicio
    @felipe.b.felicio 6 месяцев назад +10

    Já passei por essa fase de "empatia" exagerada. Foi uma das melhores coisas que fiz. Antigamente eu me colocava como liderança em diversas situações no trabalho e em grupos na universidade. Acabava tendo mais que resolver os problemas dos outros que os meus.
    Hoje em dia já abandonei essa postura de líder de tudo e todos, é uma roubada, muito trabalho e nada de resultados. Depender da boa vontade dos outros para trabalhar e fazer algo é muito complexo, ainda mais quando eles geram uma desculpa atrás da outra para não fazer nada.

  • @lithmariel
    @lithmariel Месяц назад

    Essa culpa toda é um dos meus maiores problemas na vida no geral. "Se você é inteligente, devia fazer isso e aquilo", "se você é uma boa pessoa, devia fazer isso", "se você é responsável, devia fazer isso".
    Não quero, não concordo, não consigo. Mas se responder isso, tomo de volta um "que egóismo, mas isso é o certo, é claro que você consegue! (como se eu não tivesse testado meus próprios limites dezenas de vezes pra isso me levar a burnout e a conclusão, denovo, que não consigo)". Muitas vezes nem é por má intenção, é por pura ignorância.
    Isso tudo só foi se empilhando em eu chegar a duvidar se era narcissista. Afinal, aparentemente sou incompetente com coisas que todo mundo consegue fazer, discordo de um monte de coisa e pareço agir como uma criança ao ver de muita gente, e não acho que sou obrigada a ajudar ninguém mas isso é visto como se fosse um egoísmo tremendo. Não ajuda que minha mãe também é do tipo auto-destrutivo que só sai dando tudo pros outros porque acha que isso é ser boa e eu cresci vendo isso, fica o conflito de "minha mãe me mostrou quão terrível isso é, e as pessoas ainda ficam achando que isso é certo, e eu sou o que, louca?"
    E são várias situações que se repetem denovo e denovo em muitos locais. Vai ficando aquela paranóia das pessoas ao redor notarem que "eu não sou uma boa pessoa" ou de do nada começarem a me odiar e espalhar mentiras.
    Muito obrigado por fazer esse vídeo.

  • @gabrielalouvorescarneiro165
    @gabrielalouvorescarneiro165 2 месяца назад

    Confesso que eu já consegui ajudar muitas pessoas 💕muitas conseguiram se recuperar 💕e também confesso que sou cheia de compaixão 💕e sei que tudo deve ter um limite 🌷ser curativo é muito cansativo, hoje eu estou tão disposta a olhar e cuidar de mim 💕 pela primeira vez na vida 💕e me sinto culpada 💕

  • @gabrielalouvorescarneiro165
    @gabrielalouvorescarneiro165 2 месяца назад

    Não importa quem vc vai ajudar 💕nesses tipos de casos que vc citou , qualquer atitude que vc tomar ❤️as duas pessoas vão sofrer até porque 💕a solução para os problemas emocional vão doer muito 💕por isso a maioria não quer passar 💕

  • @fatimareis1731
    @fatimareis1731 6 месяцев назад +3

    Peço desculpas irmão eu fui um dos que desesperadamente tentou pedir ajuda
    Perdão irmão
    Hj em dia estou me afogando ainda mais aprendi q se não sabemos nada não devemos afogar os outros
    Você tá certo estamos mal acostumados

  • @igorantiqueira
    @igorantiqueira 7 месяцев назад +4

    Essa de mudar de cidade foi foda kkk. É muito louco quando a gente tem essa amabilidade alta e luta com essa dificuldade de posicionamento, mas com os ajustes necessários sem dúvida isso pode mudar!

    • @jeanalessandro
      @jeanalessandro  7 месяцев назад +1

      Que foda né
      21 anos e nenhuma coragem hahaha

  • @lithmariel
    @lithmariel Месяц назад

    Todos são responsáveis pela sua própria vida. Gostaria de ter tido coragem pra viver por isso que acredito, e sempre acreditei minha vida toda. Mas, não estar sozinho ajuda muito. Tenho muito a agradecer ao meu noivo por isso, e agora você.
    Espero que isso ajude pelo menos um pouco a você também.
    Sò somos repsonsáveis pela nossa própria vida. E não podemos ajudar todo mundo, e não tem nada de errado com isso.
    Ajuda deveria ser algo livre, e não uma demanda social, nunca.
    O que essas pessoas todas dizem reflete no estado mental delas, não um problema em você.

  • @fernandaanjos8179
    @fernandaanjos8179 7 месяцев назад +4

    Nossa, acho que dificilmente vou ter impressões tão antagônicas sobre um vídeo. Concordo em muita coisa. Sim, precisamos colocar limites e entender que não podemos salvar o mundo. Mas isso que você se refere não é empatia. É excesso de empatia, que é patológico. Uma coisa que nos adoece e atrai pessoas interessadas em "vampirizar" toda vantagem que puderem tirar de nós. E, de jeito nenhum podemos chamar de falha de caráter. Considero muito mais uma imaturidade em manejar e restringir demandas afetivas e sociais, sem se prejudicar ou sacrificar.

  • @lilianegoncalves8748
    @lilianegoncalves8748 4 месяца назад +2

    Entre tantas bobagens que fiz, as primeiras foram no ensino médio. Não tinha noção da superdotação, só descobri agora, aos 53. Eu tinha uma oratória admirável, logo, era escolhida sempre para resolver os pepinos da turma. Eu fazia com um tom reconciliador, mas qual professor quer ver sua imagem maculada? Conclusão, a punição sempre estourava em mim. Demorei anos para entender que não se compra o problema de outros. Às vezes o que é problema pra mim nem é para o outro, aprendi a lição depois de muito sofrimento, para nunca mais.

  • @VisaoNerdBrasil
    @VisaoNerdBrasil 7 месяцев назад +7

    Temos que sempre entender que existe o que é responsabilidade do outro e nossa responsabilidade no mundo. Todos nós passamos dificuldades, cada um de nós tem suas lutas. Nao tem como viver a vida do outro. Autoconhecimento de si mesmo e tambem busca pelas solucoes e superacao.

  • @isobelferro5559
    @isobelferro5559 3 месяца назад

    Eu descobri q no meu caso foi
    ter vivido muito tempo c narcisista manipulador.
    Q condicinou meu cérebro a sentir remorso e gratidão o tempo todo.
    Por exemplo:
    Vc viu?
    Fulano levantou de madrugada p
    fazer isso pra vc !!!
    Mais tarde, depois de 10 mil anos, qdo tive coragem de dar um basta, descobri q era MENTIRA SOBRE MENTIRA.
    Até hj, tenho cicatrizes profundas, q ainda não sei bem
    se já fecharam.

  • @patriciabahry2886
    @patriciabahry2886 12 дней назад

    Parece que me leu: eu teria exatamente “criado/ ensinado” esse negócio de brigadeiros pra esse rapaz. Sim. E depois de ter dito um não, ter carregado essa culpa.

  • @User-s7o9s
    @User-s7o9s 6 месяцев назад

    Esse sofrimento que vc relata parece o que Eckart Tolle chama de corpo de dor.

  • @paulabarisson
    @paulabarisson 3 месяца назад

    Taqueopariu… definiu todo meu sofrimento de vida e deu a solução em 30 min… impressionante…
    Vamos ver se consigo reconfigurar a máquina… agora a bola ta comigo.

  • @pdrp90wh
    @pdrp90wh 3 месяца назад +2

    Passei por algumas situações assim e foi bem dificil me desvincular dessas pessoas.
    Uma frase do Douglas VIegas que faz muito sentido (analizem o que ele quer dizer através dessa frase) "A melhor coisa que você pode fazer pelo outro é desejar que ela se foda".
    Tem gente que só aprende a cuidar de si mesmo e evoluir quando se ferra de verdade e tem também aqueles que mesmo assim nunca mudam.
    Foque em quem ouve seus conselhos e realmente trabalham o próprio desenvolvimento.

  • @deboravilleladeoliveiraroc7386
    @deboravilleladeoliveiraroc7386 4 месяца назад

    Eu lembrei, com o seu vídeo, de uma música do Raul Seixas, chamada Carpinteiro do Universo. Parabéns pelo vídeo!

  • @sheilinha1195
    @sheilinha1195 7 месяцев назад +6

    Tenho empatia exagerada, é muito toxico para mim. Tomo a dor de todo mundo. Sinto muita culpa. Tenho essa fraqueza de carater

    • @jeanalessandro
      @jeanalessandro  7 месяцев назад +5

      Terá que desenvolver uma estratégia contra isso. É avassalador

    • @euamandapianelli1106
      @euamandapianelli1106 Месяц назад +1

      A dor que vejo no outro está dentro de mim... Trate o que faltou na sua infância e essa dor passará. Quem faz muito pelo outro no fim espera que alguém faça por ele...

  • @clarissasantos603
    @clarissasantos603 29 дней назад

    Eu tenho uma amiga que sempre precisa de alguma coisa. Infelizmente, nada é suficiente e ela sempre fala que há mais alguma coisa pra ser feito.
    Quem coloca todas as fichas nos outros é um manipulador tóxico.

  • @ZheroAbsoluto
    @ZheroAbsoluto 6 месяцев назад +1

    Eles tem a intensão de destruírem você, seu trampo e as pessoas que você ama e amam você… Muita coisa eh velada

  • @lucasferreira8899
    @lucasferreira8899 7 месяцев назад +5

    Uau... sempre tive problemas com a empatia, pois eu ja fui muito retraído e popularmente egoísta... até virar uma chave e me por de forma empática, até sofrer assim. Qual o limite da empatia??? onde o meu eu começa e onde termina... onde começa o eu do próximo??? Muitas crises vindo na vida e me perdendo nelas até entender sobre a responsabilidade e carinho que eu nunca tive por mim. Se amar e entender seus próprios limites são complexos por natureza... e sendo super dotado ainda por cima, onde a alta capacidade de analisar ambientes e pessoas deixando tudo mais complexo... quando antes tivermos ajuda, melhor. Que possa trazer mais vídeos pro canal!!

  • @Deborahcflopes
    @Deborahcflopes 5 месяцев назад +1

    "A dor dele (do outro), disfarçada da minha dor, é uma dor falsa". Que lucidez. O oposto disso, a clareza, clareza sobre o o outro e suas manipulações inconscientes (e sem se perder de vista nesse diálogo), é que possibilita a ajuda acertada, real.

  • @fernandahorinouchi4204
    @fernandahorinouchi4204 6 месяцев назад

    Sei como é isso,já me invalidei várias vezes,até me despersonifiquei pra poder agradar aos outros,descobri me assim na terapia,que me salvou,e o programa também é importante,nos identificarmos. Gratidão pelo canal,@jeanalessandro

  • @gabrielalouvorescarneiro165
    @gabrielalouvorescarneiro165 2 месяца назад

    Vendi bala no sinaleiro e livros 📚 na rua me senti tão feliz porque eu fui muito bem recebida 💕

  • @Anderson_Anderas
    @Anderson_Anderas 5 месяцев назад

    "Vc nunca vai sofrer a dor do outro" Mas com base na nossa vivência conseguimos nos aproximar do que o outro está sentindo e procurar achar formas de ajudar essa pessoa, incluindo fazendo essa pessoa aprender a se ajudar. Se pudesse sentir a dor do outro, exatamente como ele sente, tem certeza que seria inútil? Que tal aprender a ponderar essa dor, aprender a lidar melhor com ela, desenvolvendo uma compaixão não exarcerbada, dosando o quanto a gente pode sentir sem nos prejudicarmos e potencializarmos nossa capacidade de nos ajudar e ajudar os outros?

  • @lithmariel
    @lithmariel Месяц назад

    Não só entendi como achei um dos melhores vídeos até agora, pra mim 💖💖

  • @gabrielalouvorescarneiro165
    @gabrielalouvorescarneiro165 2 месяца назад

    Minha mãe tentou me proteger me trancando por um ano no banheiro e um mês no pé da cama 💕na verdade ela quase me destruiu 💕e quando eu sai para o mundo eu não sabia como agir e reagir diante das situações 💕 tive que encontrar sozinha como sempre meu próprio caminho 🌷até que conheci o professor Pedro calabrez 💕 e ainda tenho tanto para aprender 💕

  • @LuciaCosta15
    @LuciaCosta15 Месяц назад

    Com 15 anos eu estava dando aula de graça, tarde e noite a trabalhadores rurais e seus filhos. Era na roça. E sigo até hoje achando que posso socorrer às pessoas. Fico sempre impotente quando não consigo. Precisava muito ouvi-lo. Sou aquela pessoa que outras pessoas recorrem sempre em várias situações.

  • @Drgabrielfr
    @Drgabrielfr 3 месяца назад +1

    Sou um AH/SD. Entendi todo o seu raciocínio e concordo com o diagnóstico o qual você concluiu: caráter.
    A solução universal é o caráter de Cristo. Dessa forma, nossa missão, como bons seguidores de Cristo, é repassar a mensagem para o próximo, com amor. O resto? Ah... Deixa que Senhor Jesus Cristo resolve da maneira mais perfeita, no momento mais oportuno, com a lição certa... Portanto, ninguém mais que nosso Senhor Jesus poderá ajudar tal pessoa. Apenas seja um bom pastor, guie as ovelhas ao pasto e nada lhe faltará. Amém.

  •  4 месяца назад

    Estou aprendendo essa árdua lição exatamente nesses dias. E ainda tenho que ouvir que sou ingênuo.

  • @oliversantos5616
    @oliversantos5616 6 месяцев назад

    Obrigada por me enviar o link do RUclips no Instagram. Que conteúdo rico . Seguindo ❤

  • @juliaazv
    @juliaazv 4 месяца назад

    Impressionante como cada coisa q vc fala eu me identifico. Espero, em breve, conseguir fazer as sessões de diagnóstico contigo. Obrigada por compartilhar esses vídeos.

  • @medanimada
    @medanimada 6 месяцев назад +1

    Muito obrigada por esse video e por se abrir com temas tão profundos! Seu trabalho é maravilhoso e impacta muito na vida de muitas pessoas! Me senti muito identificada, eu estou no processo de aceitar ser vilã de narrativas alheias, ainda que muitas vezes impacta direto no nosso senso de pertencimento... Mas começar a respeitar o meu corpo tem sido revigorante, falar não, colocar limites...

  • @VanessaOliveira-fi7sx
    @VanessaOliveira-fi7sx 23 дня назад

    muito obrigada pelo video ,vou conseguir dar mais um passo na minha jornada ,com mais clareza leveza e esperança que to no caminho certo e que sou capaz de superar mais esse desafio. Ainda vou entrar no novo curso de ahsd ,nao deu dessa ultima vez Jean, mas se eu quiser o suficiente vou conseguir,agora to no momento de descobrir como querer mais ,e pq nao to quuerendo,nao sei se deu pra entender ,mas eu sei que "nao quero" coisas , nao me abro pra novas conexoes ,nao aproveito oportunidades ,nao assumo certos riscos ,por falta de habilidade e maturidade ,e de entendimento para acolher tudo oq nao foi acolhido da maneira que deveria quanddo eu era indefeza ,quando eu era criança e entendia tudo mais ,inclusive oq eu nao entendia ,hoje posso ver claramente que era pq estava errado mesmo ,mas os adultos nao podiam,ou nao conseguiam,ou mehor nao sabiam como validar ou que deveriam validar,entao eu me senti um ET a vida toda so pq oa addultos nao estavam preparados para serem adultos. A forma q as pessoas me invalidaram e a forma doentia de se relacionar da sociedade me adoeceram ,mas agora eu sou adulta(ou estou chegando la hahah ,tenho 24) e posso desenvolver as habilidades necessaria para ser tudo aquilo que posso ser.Depois de conhecer o conteudo sobre ahsd eu comecei a encontrar um conteudo que realmente me sinto compreendida,e melhor ,consigo ter um direcionamento de qual deve ser o proximo passo ,OBRIGADO MESMO ,POR TANTO

  • @elianecampos4368
    @elianecampos4368 6 месяцев назад

    É uma trama complexa, e que possui muitas facetas.
    Porém, creio, pela minha experiência e reflexões, que é possível sim chegar a estas conclusões, e entender o nosso padrão de convivência com os outros, nós altas habilidades, a partir destes apontamentos que você colocou neste vídeo.

  • @marciaszortyka9057
    @marciaszortyka9057 5 месяцев назад

    eu entendi todo esse video, poderia ter sido gravado por mim. Essa parte que tu fala do teu filho acontece comigo. Projeto o sofrimento que eu tive na história dele, estou começando a ver e entender que a história dele não é a minha e que agora ele tem pais que entendem a condição de superdotação dele e que podem buscar ajuda!

  • @lucasnatal
    @lucasnatal 7 месяцев назад +1

    Eu sempre achei que estava sendo um herói por me dedicar aos outros mais que a mim mesmo. A quantidade de brigas que eu comprei por notar um problema, ter a possível solução, e nunca ser ouvido. A verdade é que esse papel que tentei ocupar é uma fantasia: na realidade eu acabo sendo um vilão por não respeitar o tempo e o espaço dos outros! Quem disse que Eles não estão encontrando uma forma de sair da dificuldade de uma maneira que lhes sirvam?
    Esse comportamento se torna normal, ao meu ver, quando temos medo de quem somos, de como isso vai respaldar na sociedade. A falta de autoconhecimento e de aceitar o nosso Conhecido é algo que merece atenção.
    Eu estou escrevendo uns poemas e postando videos aqui no RUclips que vem me ajudando a vencer essas dificuldades sobretudo essa relatada pelo Jean.
    Muito grato à Academia Da Vinci!

  • @johnnysilva1474
    @johnnysilva1474 6 месяцев назад +2

    Não viver a própria dor do passado como se ela fosse uma dor presente...

  • @existenciaintegrativa
    @existenciaintegrativa 7 месяцев назад +1

    Gostei demais porque há uma cultura de apontar o dedo para o outro ao invés de apontar o dedo para nossos limites. Aprender a dizer não. Como vc diz cria-se uma "codependência patológica".

  • @cristinamarc3701
    @cristinamarc3701 Месяц назад +1

    Compreendi 100%. Quando era criança eu ficava triste no domingo quando chegava em casa minha amada família só por pensar que no final do domingo eles iriam embora. E assim não aproveitava o domingo com eles

  • @rodrigo9088
    @rodrigo9088 7 месяцев назад +1

    Pra mim chegou no timing perfeito esse vídeo, uma dura lição! Porém libertadora.

  • @ivanshelp9239
    @ivanshelp9239 5 месяцев назад +1

    Mesmo eu nunca tendo encontrado alguém que tenha se arpoveitado muito da minha empatia, ainda assim, essa empatia excessiva me consumiu profundamente. Percebi que eu uso ela para se sentir importante para alguém, só to buscando uma validação externa por medo de me sentir isolado.

  • @lithmariel
    @lithmariel Месяц назад

    Concordo muito que essa obceção das pessoas em "ajudar os outros" é muitas vezes egoísmo e acho que faz muito mais mal que bem, muito frequentemente. No fim, elas só se importam com elas estarem se sentindo como algum salvador. O resultado tanto faz. Se você mostrar que o que elas fazem tem efeito negativo muitas vezes elas inventam qualquer desculpa pra negar.
    Cara, vendo alguns dos seus vídeos menos "script" eu sinto que finalmente tenho alguém que chegou às mesmas conclusões que eu em muuuita coisa. Me sinto muito menos louca. Obrigado por estar aqui. (Mas não tome isso como obrigação de continuar. Apesar de que adoraria poder sentar e conversar com você algum dia).
    Eu acho que essas pessoas que choram tanto precisam de terapia, vejo muito delas entre meu trabalho e muitas são ou crianças ou adultos que nunca cresceram emocionalmente, que se recusam qualquer ajuda exceto você chegar e dar dinheiro e passar a mão na cabeça pra toda insanidade que elas disseram. E os mais meio termo que não chegam a esse extremo mas parecem tomar de exemplo essas que gritam o quanto o mundo é terrível pra elas.
    Já tentei dar ajuda à elas de muitas formas diferentes e quase sempre elas só defletem ou te atacam por achar que elas podem se ajudar. Minha conclusão é que eu não posso fazer nada, e todo mundo passando a mão só estão piorando.

  • @nicolejulianedossantos7410
    @nicolejulianedossantos7410 6 месяцев назад +1

    Esse vídeo com certeza foi tudo o que eu precisava! Há pouco tive uma crise horrível, por algo que foi sofrimento da minha mãe, e não meu, mas acabei tomando a dor dela pra mim de uma maneira muito exagerada.
    Obrigada Jean, você é luz!!!

  • @celsosilva2312
    @celsosilva2312 7 месяцев назад +1

    E este tipo de vídeo que as pessoas precisam. Tendo conhecimento para não sofre em vau ☺

  • @brunalouback9018
    @brunalouback9018 6 месяцев назад +2

    Lembro que na primeira vez que disse pra alguem que tinha um interesse romantico cmg que eu não conseguia corresponder da msm forma, vi que ele sofreu mt, então fiquei a noite toda chorando por saber que ele tava sofrendo, minha irmã teve até que me fazer um chá, eu só superei essas questões na terapia e entendi q magoar e ser magoado são coisas inevitaveis da vida, hj lido melhor com a dor do outro, acho extramamente importante conseguir se colocar no lugar do outro, mas como o Jean disse num video anterior, "devemos saber como amar", não basta apenas ser empaticos e amar o outro, como se deve fazer isso é a maior questão.

    • @R.Stones
      @R.Stones Месяц назад

      Você não precisa se culpar por ter um coração grande

  • @yndianara106
    @yndianara106 7 месяцев назад +1

    Poxa, que situação oposta a finalidade dos vídeos sobre AHSD. Fico feliz que tenha se recuperado do estado depressivo, creio que esse é uma forma dolorosa de nós aprendermos a lidar como iremos ajudar o outro. Importante que sejamos egoístas, li sobre esse assunto no livro O gene egoísta, autor Richard Dawkins, concordo que é necessário, há pessoas que aproveitam da nossa empatia e são abusivas, saber identificar o padrão e apenas sumir da situação é necessário para o nosso bem-estar (acho melhor do que discutir e ouvir violência gratuita).
    Agradeço pelos seus vídeos sobre AHSD, foram um suporte de aceitação por ter esse traço, algo que neguei por boa parte da minha vida. Essa era a finalidade, creio que atingiu de forma correta os que passavam pelo problema, porém, como tudo há ônus e bônus, temos que nós blindar de todas as formas que receberemos o efeito da causa (Caibalion). Desejo-lhe sucesso em sua vida e carreira, o universo irá recompensá-lo abundantemente, basta se livrar desses sentimentos alheios e seguir o caminho que trilhou, pois, garanto que é incrível. Sua família está aí para compensar o que há de ruim no mundo.
    Abraços Jean 🥰

  • @gabrielalouvorescarneiro165
    @gabrielalouvorescarneiro165 2 месяца назад

    A solução dos meus problemas 💕 é ter conhecimento 💕

  • @euamandapianelli1106
    @euamandapianelli1106 Месяц назад

    No caso dele te pedir dinheiro emprestado é pra criar dependência emocional com você , provavelmente algo que faltou na mãe e ele procura nos outros até hoje... Ele não precisa de dinheiro, precisa de inteligência emocional...Dependência Emocional destrói a vida de boa parte do povo!!

  • @annyveneto
    @annyveneto 7 месяцев назад +2

    Vídeo muito bom! Isso se chama “people please”? A pessoa que quer sempre agradar? Eu era assim.

  • @CabronCapivaro
    @CabronCapivaro 2 месяца назад

    Parabéns Dr. Muito obrigado pelo video.

  • @angelanogueira7265
    @angelanogueira7265 6 месяцев назад

    Achei incrível esse vídeo. Muito obrigada pela contribuição ❤

  • @julianap3107
    @julianap3107 7 месяцев назад +1

    Hahahaha a gente aprende a parar de pensar nos outros . Cada um já tem a si mesmo pra pensar .
    Fico feliz que não foi só eu que cai nessa sendo vc uma referência de inteligência para mim .( me sinto menos idiota )

  • @sandratsouza6557
    @sandratsouza6557 7 месяцев назад +1

    Terapia é para uso diário. Nos fortalece e nos dá autoconhecimento ❤ e nao em momentos de crise. É vida!

  • @rafaelmorodevens4564
    @rafaelmorodevens4564 6 месяцев назад

    Jean eu nao sei onde que voce viu que responsabilidade emocional é isso. Responsabilidade emocional que eu sempre soube é outra coisa. É o oposto de ser omisso a necessidades que sao comunicadas, é o oposto de manipular, é ter consciência com relação aos sentimentos do outro. Cada pessoa possui seus limites, suas fobias, suas paixões, seus gatilhos, imagine que eu namoro com alguém que é apaixonado por star Wars e quer ir ao shopping comprar um boneco edição limitada, eu sei que ele é louco por star Wars e vai ficar feliz mas em vez de incentivar eu fico enumerando motivos de nao o fazer, digo que é infantil, minimizo esse sentimento. Alguém é apaixonado por mim e eu não tenho interesse, mas em vez de nao comunicar o meu desinteresse eu sou omisso ou até dou deixas permitindo com que permaneça sentindo isso por mim. É ter responsabilidade e cuidado com os sentimentos dos outros.

  • @carlaguerra7447
    @carlaguerra7447 7 месяцев назад +1

    Estou passando por questões parecidas nesse exato momento, muito necessário!

  • @rfl1979
    @rfl1979 7 месяцев назад +1

    Irmão... Muito obrigado por esse vídeo ❤ sensacional.. que visão! Parabéns 👏

  • @enialyn
    @enialyn 3 месяца назад

    Esse vídeo é muito profundo!

  • @novolibertario
    @novolibertario 5 месяцев назад

    Como é possível que nossas mentes consigam nos fazer viajar pela vida percebendo tudo ao nosso redor e tão pouco sobre nós mesmos? Foram necessários 50 anos e mais algumas "espetadas" da psicóloga para que eu finalmente buscasse entender o que eu sento e vivo, pesquisando sobre AHSD. É praticamente impossível não chorar ao ouvir na voz de outra pessoa, o que a minha voz interna não ousa dizer. Obrigado!

  • @johnnysilva1474
    @johnnysilva1474 6 месяцев назад

    Agradeço pelo vídeo. As pessoas sempre me contam histórias tristes quando querem me pedir algo que não é de minha responsabilidade resolver.

  • @fernandoteixeira4226
    @fernandoteixeira4226 2 месяца назад

    Eu queria ter assitido o video, mas suas escolhas de audio, musica etc... até o colete parece muito que você ta trilhando o caminho do Guru :

  • @jessicagimenes5820
    @jessicagimenes5820 6 месяцев назад +1

    Jean, eu sou assim, porém fiz teste neuropsicológico e meu QI deu 115... Algumas vezes me coloquei em situações difíceis e quando percebia a intenção do outro, para sair disso, agia com agressividade nas palavras pq é a única maneira que encontrei, ser má educada, explosiva... Só que aí vinha aquele remorso, ficava remoendo demais, sofrendo demais, e me isolei de tudo e de todos... Vou começar terapia agora p aprender lidar com tudo... Isso é horrível e limitante pq a gente não quer ferir os outros, não quer falar a vdd p outro não se sentir mal e quem sente é a gente...

  • @maharesh
    @maharesh 6 месяцев назад

    Eu ainda estou aprendendo a lidar com isso. Ás vezes vem muita gente me pedir ajuda nas minhas redes sociais. Vem pessoas fazendo o mesmo que fizeram com você, manipulando e chantageando emocionalmente ou até mesmo falando coisas ruins sobre algo que posto pq elas não concordam. Teve épocas em que ajudei, mas eu só me sentia mal. Era como se eu entrasse num buraco, de ficar dias e dias mal, sem conseguir fazer nada e desacreditando do meu trabalho. Eu já melhorei bastante com relação a isso, já aprendi a dizer não no trabalho e na vida pessoal. Entendi que não importa o que eu faça as pessoas ainda assim vão pensar mal de mim. Agora já não caio mais nessas armadilhas de pessoas egoístas ou mal intencionadas. Cada dia vou me firmando mais e mais. Agradeço muito pelo seu vídeo. Eu faço parte da Academia Da Vinci e suas aulas lá tem me ajudado muito a me entender melhor.

  • @wasabi333
    @wasabi333 2 месяца назад

    Puta merda. Que vídeo necessário na minha vida.

  • @Nardiso
    @Nardiso 6 месяцев назад

    Muito obrigado por esse conteúdo

  • @artefinalista6478
    @artefinalista6478 Месяц назад

    Vou repensar minha vida depois desse vídeo. 🤔

  • @joaovictorfolha
    @joaovictorfolha 7 месяцев назад

    Quando passamos por esse processo que o Jean mencionou no vídeo, tendemos a não aceitar que também temos culpa, pois o ego nos cega. Esse vídeo mostrou que não adianta se vitimizar ou reclamar da vida, a não ser mudar esse comportamento e começar a enfrentar as próprias limitações. Vídeo Sensacional Jeanzão!

  • @SelmaNunes-th4dp
    @SelmaNunes-th4dp 6 месяцев назад

    🌻perfeito!

  • @elizabethdasilvaoliveira1161
    @elizabethdasilvaoliveira1161 6 месяцев назад +1

    Copiei. 💚🔝🙏🏻🙌🏻

  • @elianecampos4368
    @elianecampos4368 6 месяцев назад

    Estes teus vídeos são cirúrgicos.
    Sou exatamente assim. E já sofri e ainda sofro muito por isto.
    Mas estou no caminho da busca de equilíbrio.
    Ainda bem que, apesar da síndrome do impostor, você segue ajudando os altas habilidades!!!

  • @JefersonFBoesing
    @JefersonFBoesing 2 месяца назад

    Muito bom! Obrigado!

  • @realfinera
    @realfinera 6 месяцев назад

    MUITO BOM JEAN, OBRIGADO POR MAIS UMA AULA MAGNÍFICA, EU TAMBÉM SOU ASSIM, E CONSEGUI ENXERGAR SITUAÇÕES DENTRO DA MINHA FAMÍLIA QUE ACONTECEM ISSO DE QUERER AJUDAR ALGUÉM QUE PRECISE DA FORMA ERRADA… OBRIGADO IRMÃO!! 🙏🏽🧠⚙️📚⏳🪖

  • @gabrielalouvorescarneiro165
    @gabrielalouvorescarneiro165 2 месяца назад

    De todas as histórias que eu conheço jesus 💕foi o homem mais inteligente que andou na terra 💕 ele era cheio de compaixão 💕e morreu por causa disso 💕

  • @marciachaves.oficial
    @marciachaves.oficial 7 месяцев назад

    Verdade! É complicado isso...

  • @gabrielalouvorescarneiro165
    @gabrielalouvorescarneiro165 2 месяца назад

    Na verdade tanto a empatia quanto a compaixão vai nos trazer problema 💕 basta olhar para jesus 💕 que já temos a resposta 💕

  • @ianalima-e4z
    @ianalima-e4z Месяц назад

    Muito obrigada pelo video.

  • @evelyzenunez4740
    @evelyzenunez4740 6 месяцев назад +1

    Tava precisando desse tapa na cara, obrigada! 😌❤

  • @gilsonleite1500
    @gilsonleite1500 Месяц назад

    Muito forte!

  • @paulafreire8231
    @paulafreire8231 6 месяцев назад

    Nossa! Me identifiquei totalmente com o caso que você relatou. Este vídeo é educativo, reconstrói crenças que podem causar muito sofrimento. Verdadeiramente terapûtico. Muitíssimo obrigada! Parabéns!

  • @Pegabalao
    @Pegabalao 6 месяцев назад

    Digo uma frase sempre, não carregue a bagagem do outro, pois você não sabe o que tem dentro. Sofrer a dor alheia é um erro muito grande, como você vai se livrar daquilo que não é seu? Para quem tem AH/SD é muito tirar um momento para refletir, analisar o que é seu e o que é fruto do ambiente, o que é meu eu sei resolver e o que do outro deixe de lado.

  • @marciaszortyka9057
    @marciaszortyka9057 5 месяцев назад

    que video perfeito!

  • @mceciliasv
    @mceciliasv 6 месяцев назад

    Excelente! Perfeito! Necessário!
    Obrigada!

  • @denismedeiros9078
    @denismedeiros9078 7 месяцев назад

    Ajuda muito pra mim, ouvir e se a pessoa realmente quiser ajuda tentar achar uma solução, mas eu não interfiro mais no karma nem na dor de ninguém.

  • @cisneprateado1455
    @cisneprateado1455 7 месяцев назад

    O meu maior medo de iniciar um relacionamento é ficar antecipando o momento de terminar (sabemos que isso irá acontecer muitas vezes ao longo da vida) e comecei a criar um cope pra mim, de que todo relacionamento precisa deixar um presente, um legado para as duas pessoas (geralmente na forma um aprendizado ou compreensão mais profunda a respeito do sexo oposto)

  • @thalesaraujo5098
    @thalesaraujo5098 3 месяца назад

    Gostei muito do vídeo. Esclareceu questões em mim.
    Ao mesmo tempo deixo um toque aqui sobre o que vc falou de "cultura woke": esse conceito tem base racista. Mais adequado você nomear como esquerda liberal, pois ela quem carrega as contradições que você descreve. Um abraço.

  • @User-s7o9s
    @User-s7o9s 6 месяцев назад

    Que bom que você melhorou e voltou com os vídeos.

  • @cinarabrandao
    @cinarabrandao 7 месяцев назад

    Muito grata pelo vídeo! Super me identifiquei contigo. Hoje estou no processo de aprendizagem e você me ajudou muito.

  • @User-s7o9s
    @User-s7o9s 6 месяцев назад

    Se vc não pagar a conta ela leva o relógio quando a pessoa fica ligando por conta própria a luz .
    Agora com muito tempo eu não sei se leva TB.

  • @isabellasalgado
    @isabellasalgado 6 месяцев назад

    Brilhante como sempre!

  • @miriancruz5179
    @miriancruz5179 7 месяцев назад

    Maravilhoso.

  • @ericaester1708
    @ericaester1708 5 месяцев назад

    Existe uma coisa chamada autor responsabilidade que esse povo precisa aprender

  • @RodrigoEcosss
    @RodrigoEcosss Месяц назад

    Nem 20 segundos e já pegou na raiz😮

  • @wandersonvieira1612
    @wandersonvieira1612 6 месяцев назад

    Melhor vídeo , já entrei em situações horriveis por causa de usurpadores querendo tirar proveito de mim , e isso me causava mt dor pq sei que tava errado mas não colocava limites.

  • @josinaldocosmo1340
    @josinaldocosmo1340 6 месяцев назад

    Conteúdo maravilhoso concordo plenamente com vc e aprendi muito e também ja tentei ser o herói dos outros e só mim ferrei!!!