Isso é história do nosso povo, ótimo trabalho de vocês eternizar esses registros. Nessa época não tinha essa de mocinho e vilão, a dificuldade era tanta pelas bandas do sertão que eles entravam pra polícia ou para o cangaço por pura necessidade! Pra ser mais direto, por causa da fome! Vejo muito idiota falando merda aqui, dizendo que bandido bom é bandido morto e essas coisas do tipo que fizeram uma mula estar na presidência em pleno 2019...ou seja , independente da opinião medíocre de alguns, essa é nossa história!
pena que só vim me interessar por cangaço após pessoas como o senhor João Gomes de lira ter falecido, mas mesmo assim já tive o enorme prazer de ir a Nazaré e estive com seu filho o senhor Ruberlvam que me recebeu com muita receptividade e me fez entrar na casa quê residiu o seu pai e mostrou várias coisas pertencentes a o SR João Gomes de lira. muitas fotos e condecorações quê seu pai recebeu da briosa PM pernambucana pelo seu honroso trabalho prestado a essa instituição. também conheci serra talhada, Floresta, Paulo Afonso, água Branca Piranhas e outros municípios onde o cangaço teve maior incidência. saudações pra todos quê nós traz tantos documentários inerentes a esse tema quê tanto nós fascina. a exemplo de Aderbal Nogueira, Robério santos, Thiago Menezes e tantos outros quê agora não recordo os nomes. WILSON ANTONIO Campina grande pb
Boa tarde meu amigo Aderbal Nogueira que prazer em assistir seu programa um belo comentário gravado de um sr.que fala da história acontecido no tempo do pai dele Parabéns é um prazer em compartilhar .mas vindo de um grande pesquisador igual a vc um grande abraço Tavares
Bom que gostou. Ten Lira acompanhou as histórias de Virgulino desde o início quando tudo de dava com seu pai, Gomes Jurubeba. Em 1931 João Gomes se alistou e passou também a integrar a força dos Nazarenos, combateu Lampião e foi um bom soldado de volante.
Muito bom Aderbal...boa explicação de como começou essa inimizade.... alguém da época contando em detalhes e outra coisa.... parabéns Aderbal, obrigado por compartilhar conosco esses vídeos.
Muito bom, o Virgulino tinha tencia musical, assisti ao depoimento do seu Luiz Cazuza, que conhecia os ferreiras e era tocador de fole de oito baixos, segundo ele Virgulino pegou o instrumento dele e começou tocar.
Eu só imagino a cena de lampião com uma garrafa de cerveja debaixo do braço uma bebendo na outra mão um rifle e dançando e cantando prestes a trocar tiro com uma volante .. o homem era diferente
Lamentável se desconsiderar o relato de muitos dos volantes tais como Ten João Gomes. Testemunho precioso desse capítulo de nossa história. Depoimento fidedigno de fatos que desmistificam a imagem idealizada dos cangaceiros.
@@frankfarias8668 Olá, meu comentário foi há 3 anos. Na época ainda não tinha o canal, só a conta criada e estava acabando de embrenhar na história do Cangaço. Hoje tenho outro pensamento. Nos meus vídeos procuro ser mais imparcial possível. Abraço!
Isso e maravilhoso história fantástica Aderbal eu conversei com M... pessoas da época pessoas que viveram intensamente o período do cangaço meus avós primos tios que foram brutalmente torturados por policiais. Eu ouvi muito sobre o cangaço muitos apanharam de varas um primo meu que eu chamava de tio Odelom flor quase mata ele de pancadas se a pessoa perguntasse a ele e não soubesse perguntar eli ficava com muita raiva da pessoa. Eu sempre perguntava mas tinha medo dele ficar com raiva que eu queria muito bem a ele era uma excelente pessoa... JOSÉ AUGUSTO ROZENDO CEL JOÃO SÁ BA.
Era uma época dura e muitos só queriam esquecer aqueles tempos. Muitos abusos foram cometidos, e não é fácil para nós aceitar e muito menos entender. Um dia se nos encontrarmos toque nesse assunto que tenho uma história para contar.
Lampião estava tomando cerveja?!!! Afinal, no ano 20 já existia geladeira no sertão brabo do Nordeste? Ou cerveja naquela época era diferente, q tomava quente?
Já existiam cervejas artesanal e cachaça tbm,feitas nos grandes engenhos e latifúndios,minha vó na época contava e falava de uma cachaça muito falada de uma família tradicional e ilustre o nome da cachaça é o mesmo da família e de um bolo que é patrimônio imaterial e cultural de pernambuco chamado"SOUZA LEÃO"NOME DA FAMÍLIA, DA CACHAÇA E DO BOLO,EU SOU UMA SOUZA LEÃO COM MUITO ORGULHO E SATISFAÇÃO NO CORAÇÃO.
@@playuhdtv Boa noite meu amigo,o bolo é feito de massa de mandioca lavada,e muitas gemas. Faz assim:procure no RUclips que vc encontra a receita completa!Tenha uma excelente noite! E fica com DEUS!!!🙏🙏🙏você digita no Chrome"BOLO SOUZA LEÃO"
"vamos brigar pra moça ver " . Imagina a coragem desse povo da época , tanto volantes , que iam pra cima de uma verdadeira jararaca astuciosa , capacitada e muito feroz ,que era o Lampião, como o proprio Lampião que sempre era minoria nos confrontos e não temia de forma nenhuma as forças que lhe perseguia ,muito pelo contrário , provocava e brincava com essas situações , acho que , como forma de provar o quanto era destemido. O " brigar" pra eles , não era simples cascudos uns nos outros ,ou uma mera dança de capoeira , mas sim, balas de fuzil zunindo para um lado e para o outro levando a catinga da polvora pelo ar . Deve ter morador correndo até hoje pra escapar das balas !!
Surgimento de grandes cervejarias brasileiras Antarctica Joaquim Salles era proprietário de um matadouro de suínos com o nome Antarctica, local onde possuía uma máquina de fazer gelo. Em 1882, ele formou uma sociedade com Louis Bucher, dando origem a uma fábrica com o mesmo nome do matadouro. Localizada em São Paulo, no início a empresa dedicava-se à produção de gelo e produtos alimentícios. Em 1885, passou a fabricar cervejas com o nome Antarctica. Esse foi um importante fato na história da cerveja, pois até então as cervejas eram vendidas em barril e não tinham uma marca própria. A Antarctica cresceu muito, tendo uma filial em Joinville. Durante sua existência, essa filial foi considerada por muitos como tendo a melhor cerveja nacional, devido a qualidade da água existente na região.
Essa família foi muito sacaneada! Tinham que fazer filme era sobre eles, esses sim são heróis! O cangaço só mudou de lugar hoje o cangaço é feito nas favelas!
NÃO, ACHO QUE SEU PONTO DE VISTA É SÓ POR CAUSA DE CRIMES, MAIS CRIMES SEMPRE EXISTIU CANGAÇO FINDOU EM 1940 COM A MORTE DE CORISCO, O CANGAÇO TEM UMA HISTÓRIA É ESTRUTURA MUITO DIFERENTE DE QUALQUER ALGO QUE POSSA FALAR! TRAFICANTES SÃO MACONHEIROS, DE HAVAIANAS SEM BLUSA COM UM PANO COBRINDO A CARA QUE SÓ VIVE EM UM MORRO, QUE QUANDO É PEGO CHORA...
@@capitaolampiao9534 Mais historia que tem nos morros cariocas? Um belo exemplo é o filme Cidade de Deus. Que estrutura? Um chefe de um monte de bandido, tudo apoiado por gente rica e inteligente, e também por gente pobre e burra ? Cangaceiros não cometiam covardia sobre covardia ?(Se falar que não vou postar um monte de exemplos como resposta)Chorar é apenas um dos tipos de covardia que bandidos cometem, e eles cangaceiros choravam também. O uniforme não descreve o caráter de um homem. Oque define isso é sua maneira de pensar e agir, então tanto faz o armamento ou a farda. Com todo respeito, mas se você não é esquerdista de consciência anestesiada(como todos são), então esta mal informado.
O meu avô deixou um livro de sua autoria sobre inúmeros fatos ocorridos entre as volantes e os cangaceiros. Ele levou algumas décadas para escrever o mesmo, juntou muitos relatos de pessoas fiéis a verdadeira história da época. O livro se chama "Memórias de um Soldado de Volante". Procure ler o mesmo, ele narra histórias ricas em detalhes como essa do vídeo.
@@fagnercezar4449 bom, se essa data desse ocorrido tiver certa, entao, eu nao to entendendo mais nada. Não sei dizer se isso foi antes ou depois da morte do pai de Lampião.
@@sergiooliverquintanilla9208 Acertei na minha resposta? Creio que sim, no minuto 0:17 o velho Ze Ferreira que ele fala no video é realmente o pai de lampiao.
Magníficas histórias!
João Gomes deixou seu legado
Sensacional!!!
Não me canso de assistir. É bom demais.
Não canso de ver e ouvi essas histórias.
é muito linda essas histórias
Grande Tenente João Gomes!
Muito bom 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Aderbal, você é dez. Ten. Lira, um homem extraordinário!👏👏👏👏
parabéns pelo seu trabalho obrigado pro não deixa a história do Nordeste morrer
Parabéns pela colheita de importantes depoimentos que nos ajudam a compreensão da história.
Vale a pena assistir essa entrevista
Gosto de ouvir o tenente João Gomes contar as histórias do cangaço, verdadeiro herói foi ele e não lampião
Gosto muito dos depoimentos do tenente João Gomes de Lira, só história boa,parabéns Aderbal
//
Isso é história do nosso povo, ótimo trabalho de vocês eternizar esses registros. Nessa época não tinha essa de mocinho e vilão, a dificuldade era tanta pelas bandas do sertão que eles entravam pra polícia ou para o cangaço por pura necessidade! Pra ser mais direto, por causa da fome! Vejo muito idiota falando merda aqui, dizendo que bandido bom é bandido morto e essas coisas do tipo que fizeram uma mula estar na presidência em pleno 2019...ou seja , independente da opinião medíocre de alguns, essa é nossa história!
AMIGO ACHO QUE QUEM FALOU MERDA FOI TU! AQUI TÁ DO MESMO JEITO SE NÃO PIOR, EM 2017 DEU UMA SECA MAIOR EM 100 ANOS.
Gosto muito da estória desse homem era uma personalida
Depoimentos fantásticos,parabéns por esta obra tão preciosa
Muito importante este depoimento
Esse depoimento é fantástico !
O melhor canal. que conta a história do cangaço
Obrigado
Imagina o bem que ele fez batalhando contra a coluna prestes, imagina esse Brasil numa Venezuela ou cuba
Parabéns Aderbal
O tempo incrível.......
Não existe presente e nem futuro sem passado.
Aderbal, muito obrigado pelo registro! uma pérola!
João Gomes era um manancial de histórias
👏👏👏🏆
pena que só vim me interessar por cangaço após pessoas como o senhor João Gomes de lira ter falecido, mas mesmo assim já tive o enorme prazer de ir a Nazaré e estive com seu filho o senhor Ruberlvam que me recebeu com muita receptividade e me fez entrar na casa quê residiu o seu pai e mostrou várias coisas pertencentes a o SR João Gomes de lira.
muitas fotos e condecorações quê seu pai recebeu da briosa PM pernambucana pelo seu honroso trabalho prestado a essa instituição.
também conheci serra talhada, Floresta, Paulo Afonso, água Branca Piranhas e outros municípios onde o cangaço teve maior incidência.
saudações pra todos quê nós traz tantos documentários inerentes a esse tema quê tanto nós fascina.
a exemplo de Aderbal Nogueira, Robério santos, Thiago Menezes e tantos outros quê agora não recordo os nomes.
WILSON ANTONIO Campina grande pb
Também sou de Campina. Aprendendo muito com os relatos de quem viveu essa época.
esse volante tem meu respeito lutou com bravura
História contada por quem viveu!!!
Ainda visito Nazaré..!!!
esses depoimentos são excelentes
Boa tarde meu amigo Aderbal Nogueira que prazer em assistir seu programa um belo comentário gravado de um sr.que fala da história acontecido no tempo do pai dele Parabéns é um prazer em compartilhar .mas vindo de um grande pesquisador igual a vc um grande abraço Tavares
Bom que gostou. Ten Lira acompanhou as histórias de Virgulino desde o início quando tudo de dava com seu pai, Gomes Jurubeba. Em 1931 João Gomes se alistou e passou também a integrar a força dos Nazarenos, combateu Lampião e foi um bom soldado de volante.
Maravilhoso um grande abraço Marcelo pimenta falcão Vespasiano Mg
Muito bom Aderbal...boa explicação de como começou essa inimizade.... alguém da época contando em detalhes e outra coisa.... parabéns Aderbal, obrigado por compartilhar conosco esses vídeos.
Parece que o tenente não teve coragem de enfrentar a família dos Ferreira sem o apoio da força.
Muito bom, o Virgulino tinha tencia musical, assisti ao depoimento do seu Luiz Cazuza, que conhecia os ferreiras e era tocador de fole de oito baixos, segundo ele Virgulino pegou o instrumento dele e começou tocar.
APRENDI TOCAR 8 BAIXO COM MEU VÔ DESDE PEQUENO, É BOM DE MAIS TOCAR UM LUIZ GONZAGA.
Eu só imagino a cena de lampião com uma garrafa de cerveja debaixo do braço uma bebendo na outra mão um rifle e dançando e cantando prestes a trocar tiro com uma volante .. o homem era diferente
Lamentável se desconsiderar o relato de muitos dos volantes tais como Ten João Gomes. Testemunho precioso desse capítulo de nossa história. Depoimento fidedigno de fatos que desmistificam a imagem idealizada dos cangaceiros.
Palavras bem conceituadas 👏👏👏
A família Ferreira eram problemáticos.
@@metalartarte4836 rapaz pelo que ouvi nos documentários, eram mesmo viu.
@@NordesteFantástico rapaz vc como criador de conteúdo não deveria levantar bandeiras, apenas relatar os fatos
@@frankfarias8668 Olá, meu comentário foi há 3 anos. Na época ainda não tinha o canal, só a conta criada e estava acabando de embrenhar na história do Cangaço. Hoje tenho outro pensamento. Nos meus vídeos procuro ser mais imparcial possível. Abraço!
Aderbal Nogueira , ótimo depoimento e ótimo seu canal.
Isso e maravilhoso história fantástica Aderbal eu conversei com M... pessoas da época pessoas que viveram intensamente o período do cangaço meus avós primos tios que foram brutalmente torturados por policiais.
Eu ouvi muito sobre o cangaço muitos apanharam de varas um primo meu que eu chamava de tio Odelom flor quase mata ele de pancadas se a pessoa perguntasse a ele e não soubesse perguntar eli ficava com muita raiva da pessoa.
Eu sempre perguntava mas tinha medo dele ficar com raiva que eu queria muito bem a ele era uma excelente pessoa... JOSÉ AUGUSTO ROZENDO CEL JOÃO SÁ BA.
Era uma época dura e muitos só queriam esquecer aqueles tempos. Muitos abusos foram cometidos, e não é fácil para nós aceitar e muito menos entender. Um dia se nos encontrarmos toque nesse assunto que tenho uma história para contar.
" Vamos brigar pras moça ver "
Galerinha amostrada essa 😂😂
Kkkkk
Nessa briga podiam morrer, gostavam de ostentar a capacidade de morrer ou matar.
Bravura era uma coisa de muito respeito, nenhuma mulher na época queria casar com homem frouxo
Tudo documentário confesso que eu ainda não conhecia
Espero que goste, é história pura
@@CangacoAderbalNogueira gostei muito vou assistir de novo Amanhã com muita calma
Resumindo pai dele só teve coragem de enfrentar lampião quando a força celular..
A família Ferreira era briguenta mas nem todos, não adianta querer mudar as coisas, gente assim não tem jeito.
Aproveitando o momento se permite um feliz aniversário com saúde e felicidade e um grande abraço do se fã e admirador do se trabalho Tavares
Época de homens destemidos
E muito mais de destemidos era Nazarénos
Um dos melhores vídeos do canal, se nao o melhor.
As volantes que tinha coragem era os nazareno mas sou fan de lampião
Os Ferreira não eram brincadeira não viu "Aqui ninguém dança" KKKKKKKK imagino a galera ficando quieta na hora 😂
TUDO ARMADO! QUEM XINGA ALGUÉM ARMADO? KKKK
os Gomes, Manoel Neto, Ze Rufino os Flor os Gilo e os Ferreira era tudo brabo
Fato, tenho um enorme respeito Pelo Neto e o véio Gilo, mas ninguém pode negar a genialidade estratégica de lampeão.
Os ferreiras tinham coragem sobrando
Aderbal uma dúvida, naquela época no sertão já existia cerveja?
Artesanal
Lampião estava tomando cerveja?!!!
Afinal, no ano 20 já existia geladeira no sertão brabo do Nordeste? Ou cerveja naquela época era diferente, q tomava quente?
Já existiam cervejas artesanal e cachaça tbm,feitas nos grandes engenhos e latifúndios,minha vó na época contava e falava de uma cachaça muito falada de uma família tradicional e ilustre o nome da cachaça é o mesmo da família e de um bolo que é patrimônio imaterial e cultural de pernambuco chamado"SOUZA LEÃO"NOME DA FAMÍLIA, DA CACHAÇA E DO BOLO,EU SOU UMA SOUZA LEÃO COM MUITO ORGULHO E SATISFAÇÃO NO CORAÇÃO.
Que bom, e como era esse bolo?
@@playuhdtv Boa noite meu amigo,o bolo é feito de massa de mandioca lavada,e muitas gemas.
Faz assim:procure no RUclips que vc encontra a receita completa!Tenha uma excelente noite! E fica com DEUS!!!🙏🙏🙏você digita no Chrome"BOLO SOUZA LEÃO"
Tomava quente mesmo.
"vamos brigar pra moça ver " . Imagina a coragem desse povo da época , tanto volantes , que iam pra cima de uma verdadeira jararaca astuciosa , capacitada e muito feroz ,que era o Lampião, como o proprio Lampião que sempre era minoria nos confrontos e não temia de forma nenhuma as forças que lhe perseguia ,muito pelo contrário , provocava e brincava com essas situações , acho que , como forma de provar o quanto era destemido. O " brigar" pra eles , não era simples cascudos uns nos outros ,ou uma mera dança de capoeira , mas sim, balas de fuzil zunindo para um lado e para o outro levando a catinga da polvora pelo ar . Deve ter morador correndo até hoje pra escapar das balas !!
Minuto 5: 26 lampião tava tomando uma cerveja, eu aqui pensando que nessa época só existia apenas cachaça. Kkkk
Surgimento de grandes cervejarias brasileiras
Antarctica
Joaquim Salles era proprietário de um matadouro de suínos com o nome Antarctica, local onde possuía uma máquina de fazer gelo. Em 1882, ele formou uma sociedade com Louis Bucher, dando origem a uma fábrica com o mesmo nome do matadouro.
Localizada em São Paulo, no início a empresa dedicava-se à produção de gelo e produtos alimentícios. Em 1885, passou a fabricar cervejas com o nome Antarctica. Esse foi um importante fato na história da cerveja, pois até então as cervejas eram vendidas em barril e não tinham uma marca própria. A Antarctica cresceu muito, tendo uma filial em Joinville. Durante sua existência, essa filial foi considerada por muitos como tendo a melhor cerveja nacional, devido a qualidade da água existente na região.
@@MissiasPachu que coisa interessante né; isso eu não sabia.
Tem nd aver , desde 1880 ja tinha cerveja nos 4 canto do Brasil , mal informado tu em kkk
@@vinimorais4399 quem te disse , quando ver assim vc deve ter feito uma pesquisa no Google, eu como não tenho tempo pra isso.
Cervejaria Ouro Verde de 1916 vendia para todo o brasil, porem acho que ele fala cerveja mais podendo ser cachaça só o modo de dizer .
Lâmpiao brigava contando.
só tinha homem valente em Nazaré
gosto das historias de lampião
Eu também amo a história e fatos acontecido dessa época em nosso nordeste um abraço e mais uma vez obrigado
Ó lampião não correu não...
Esses depoimentos dão a entender que Lampião antes dos anos 30 era meio doido kkk pirracento
Os Ferreira eram alterados kķķkkķk parabéns Ten João Gomes de Lira, fala a VERDADE
Lampião cabra macho da gota serena esse tinha coragem
Essa família foi muito sacaneada! Tinham que fazer filme era sobre eles, esses sim são heróis!
O cangaço só mudou de lugar hoje o cangaço é feito nas favelas!
NÃO, ACHO QUE SEU PONTO DE VISTA É SÓ POR CAUSA DE CRIMES, MAIS CRIMES SEMPRE EXISTIU CANGAÇO FINDOU EM 1940 COM A MORTE DE CORISCO, O CANGAÇO TEM UMA HISTÓRIA É ESTRUTURA MUITO DIFERENTE DE QUALQUER ALGO QUE POSSA FALAR! TRAFICANTES SÃO MACONHEIROS, DE HAVAIANAS SEM BLUSA COM UM PANO COBRINDO A CARA QUE SÓ VIVE EM UM MORRO, QUE QUANDO É PEGO CHORA...
@@capitaolampiao9534 Mais historia que tem nos morros cariocas? Um belo exemplo é o filme Cidade de Deus.
Que estrutura? Um chefe de um monte de bandido, tudo apoiado por gente rica e inteligente, e também por gente pobre e burra ? Cangaceiros não cometiam covardia sobre covardia ?(Se falar que não vou postar um monte de exemplos como resposta)Chorar é apenas um dos tipos de covardia que bandidos cometem, e eles cangaceiros choravam também.
O uniforme não descreve o caráter de um homem. Oque define isso é sua maneira de pensar e agir, então tanto faz o armamento ou a farda.
Com todo respeito, mas se você não é esquerdista de consciência anestesiada(como todos são), então esta mal informado.
@@RonaldoRamosdalan SOU MONARQUISTA, É O QUE FALO SOBRE ESTRUTURA, SÃO A ESTÉTICA, É A FORMA NÔMADE, NADA COMPARADO COM TRAFICANTES.
Ótimo
Aderbal você já leu o livro Memórias de um soldado da volante? Se sim poderia dar sua opinião? Obrigado pelo vídeo!
tomar cerveja quente é pior que tomar pinga
Aderbal vc conheceu esse senho??? r. Gosto muito do depoimento dele.
Fui amigo dele por mais de decada, estive inúmeras vezes com ele. Essa gravação fiz em 1997 lá em Nazaré, infelizmente já faleceu faz tempo.
O meu avô deixou um livro de sua autoria sobre inúmeros fatos ocorridos entre as volantes e os cangaceiros. Ele levou algumas décadas para escrever o mesmo, juntou muitos relatos de pessoas fiéis a verdadeira história da época. O livro se chama "Memórias de um Soldado de Volante". Procure ler o mesmo, ele narra histórias ricas em detalhes como essa do vídeo.
Posta o documentário todo!
Harmônica é sanfona
Lampião nao respeitou seu pai iria respeitar outras pessoas?
Os Ferreiras faziam encrencas rapidinho.
"Vamo brigar pras moças ver"
Macho é macho né kkkk
Aderbal naquele tempo ja tinha cerveja??
A Brahma por exemplo tem mais de cem anos!
Tinha uma cerveja fabricada pela Brahma no Rio de Janeiro,a Águeda dela era feita com a cachoeira da Barra da Tijuca,Cascatinha,o nome da cerveja!
Cerveja já existia desde Egito antigo a mais de cinco mil anos
Verdade, até ñ bíblia a cerveja é citada. ISAÍAS 1: 22.
OSÉIAS 4: 18.
Existia mas a produção era muito baixa no Brasil naqueles tempos. Era mais a cachaça mesmo.
comentem cobre atonio cilvino
ESSES NAZARENO E TUDO DE UM GALO VELHO REPRODUTOR?
Lampião bebendo cerveja?
Mas deve ser verdade
A cachaça tem 520 anos a cerveja cerca de 3000.
Existia pequenas cervejarias no interior, outro fato é que lampião não pagava .
Os Ferreira deu muito trabalho
Muiiito
Lampião não respeitava seu próprio pai!
Conta a história direito véi lampião nunca correu de ninguém...
O dia em que lampião se ferrou..
Lampião corri kkkkkconta outra meu
não concordo com essa história é falha
Quem é o tal "velho zé Ferreira" que ele disse
Era o pai de lampião e dos irmãos de lampião, lampião ja era cangaceiro antes do pai morrer.
@@aerciosiqueira5975 Mas o pai deles foi morto em 1920 ! Essa história ocorreu em 1923 !
@@fagnercezar4449 bom, se essa data desse ocorrido tiver certa, entao, eu nao to entendendo mais nada. Não sei dizer se isso foi antes ou depois da morte do pai de Lampião.
@@aerciosiqueira5975 👏👏👏👏
@@sergiooliverquintanilla9208 Acertei na minha resposta? Creio que sim, no minuto 0:17 o velho Ze Ferreira que ele fala no video é realmente o pai de lampiao.
" Vem força "
KKKK Viva a volante
Vdd,
1°✓
Nunca consegui ver verdade nós relatos deste senhor.... já vi vários depoimentos sempre com brechas.
Eu percebo que ele fala a verdade pelos nomes das pessoas presentes .
Grande Tenente João Gomes!