@@antoniojr.lophez9623 Olá. Fofocas, intrigas, murmurações, etc, não são coisas boas, porque não fazem bem ao nosso cérebro. Se você pesquisar a neurociência e a psicologia vai mostrar que esses tipos de coisas causam stress ou consequências não tão agradáveis. E se for fazer uma análise aprofundada sobre cada assunto verá que pessoas saem prejudicadas e a maioria das vezes você. Exemplo: a fofoca➡️ Comentário desairoso ou maldoso sobre a vida de outrem; Isso lhe acrescenta alguma coisa na sua vida, será útil para o seu desenvolvimento como pessoa? Como fica os sentimentos do outrem quando souber que estar sendo difamado. E Jesus disse: Ame ao teu próximo como a ti mesmo. Significa que devemos tratar as outras pessoas como desejamos ser tratados. Eu creio nas palavras de Jesus, e muita coisa que ele disse sobre o comprotamento humano a psicologia aprova. Espero ter te ajudado 😉.
Esse vídeo é incrível. Sou apaixonada por reality show, mas esse ano tem me feito muito mal. Ainda bem que podemos entender aquilo que nos consome e o que consumimos.
É uma boa explanação, a não ser no meu caso pelo "a gente isso, a gente aquilo..." Não faço parte desse perfil, seja pela falta de curiosidade sobre a vida alheia, ou por não saber torcer por gente estranha... Na verdade vai além disso, porque sequer tenho aparelho de tv há pelo menos uma década.
Até hoje me pergunto porque esse tipo de programa faz tanto sucesso. Eu não assisto, não tenho paciência, e talvez eu não seja tão curiosa pra querer tanto saber da vida alheia, nem competitiva e não sou de julgar ninguém. Só possuo essa mídia social aqui e com objetivos diferentes do que se busca nesses programas, não possuo as redes sociais onde os expectadores desses programas interagem, mas gostei da sua analise e não crítico quem gosta, cada um tem seus gostos e há espaço pra tudo e pra todos.
Depois do discurso do Thiago ontem sobre Racismo, as pesquisas sobre racismo e Black Power subiram 500%. Pra mim isso é algo benéfico, tem sim muitas pautas importantes.
@Edilson Júnior Entendi seu ponto de vista, mas meu comentário se refere à algo posterior. No caso, as pesquisas sobre racismo e Black power depois do discurso, a qualidade do discurso é outra coisa...
@@Artur-hg5oi É sim. Você tem que acabar com esse posicionamento babaca de que reality show é coisa de burro, de gente desocupada, de gente sem cultura pra justificar seu suposto bom-gosto-refinado e superior ao de todo mundo. Se você não assiste ou nunca assistiu, não tem lugar para opinião egocêntrica com a sua.
Concordo com vc, amigo. Achava que era só eu que via algo mais nesses programas rsrsrsrs. Claro que alguns tem o nível mais baixo, tipo aquele do mtv. Mas de maneira geral acho q dá pra tirar muitas lições dum reality show.
Eu concordo que um Reality Show é de grande utilidade para analisarmos a sociedade, mas esses programas não são um fenômeno de mídia por causa disso. Poucas pessoas querem enxergar a complexidade das relações humanas ali expostas. As pessoas assistem para discutirem em comunidade, para se sentirem identificadas, para poderem julgar sem culpa, pois nos interessamos pela vida do outro.
Acho engraçado uma explanação analítica, sobre reality shows olhando por um ponto de vista social, político, psicológico, filosófico e até econômico e logo abaixo leio comentários com julgamento de gosto 🤷🏾♀️🤷🏾♀️🤷🏾♀️
é também por que as pessoas que não podendo mais interagir ao vivo com outras pessoas !!!!! ESTAMOS CONFINADOS ......COMO ELES !!!!!!!!!!!!!!!! ........Ptz ...............
Na minha opinião o público desses "show de realidade" é fruto da cultura da "velha da janela". Todo mundo condena a pessoa curiosa que só quer saber da vida dos outros, e extraindo até prazer com a desgraça alheia, sem se envolver. Quem sabe, até dizendo: "bem feito". Eu acho que o fato de alguém sair vitorioso ou ser chamado de herói torna-se irrelevante.
Eu não consigo assistir reality shows, deve ser porque não gosto de ver o pior da natureza humana, e também não gosto de perder tempo com coisas que não acrescentam em nada em meu conhecimento.Tempo é vida que passa, passar o tempo com o nada, é um desperdício de vida 🤔
Considerando as reflexões trazidas no vídeo, não gostar de ver o pior da natureza humana e achar que nada acrescenta, é um também reflexo da nossa sociedade.
Pegue pessoas famosas Pessoas bonitas Junte elas dentro de uma mansão Crie roteiros Façam brigas Coloquem mulheres de biquine Faça tudo isso e seu Reality fará muito sucesso
Quem desvendou o sentido dos reality shows na cultura de massas, e usou os reality shows para desvendar o sentido do capitalismo contemporâneo foi a Silvia Viana, no livro "Rituais de sofrimento". Leitura obrigatória sobre o tema.
Eu concordo que o BBB aborda muitos assuntos pertinentes. Porém só não entendo o porquê das pessoas precisarem desse tipo de programa para falaram desses assuntos, tudo o que é falado lá está à nossa volta, é só sair na rua, ler ou/e ver um jornal. O fato de que o povo precise de um programa ( que EU acredito ser encenado) para por vários assuntos importantes e que estão bem na nossa frente diariamente em palta é que mais me intriga.
Pergunta básica: você assiste reality? Você está acompanhando diariamente o BBB21, por exemplo? Chegou a observar as situações e as questões que foram levantadas durante essa edição? Você acompanhou o processo de linchamento que o Lucas sofreu graças a um fenômeno de comportamento de manada incentivado por uma pessoa psicologicamente desequilibrada, por exemplo? Por acaso ficou sabendo dos comentário racista de Rodolfo, comparando o cabelo black de um participante negro a um cabelo de homem das cavernas? E as consequências deste comentário? Você presenciou o impacto e as discussões que essas situações geram na sociedade? Presumo que não. Nenhum produto sociocultural está descolado da sociedade. Um BBB gera muito mais impacto e muito mais discussões na sociedade do que um professor de sociologia isolado numa universidade. Não estar ciente do impacto que um produto deste causa na sociedade e limita-lo a pornografia é sinal de alienação e não de superioridade.
@@RafaelNicolosi Nem tenho TV Apenas citei um pequeno trecho de uma música que fala do controle exercido pela mídia sobre a massa. Música: ditadura da televisão
Parece que o BBB vem tendo cada vez mais telespectadores a cada edição, eu me pergunto o porquê disso ser assim. Vc sente no seu íntimo que aquilo não faz bem para vc e porque tantas pessoas assistem? Assim cheguei nesse vídeo. Realmente já faz um tempo que me peguei pensando porque pessoas querem ver indivíduos presos numa casa fazendo o que elas fazem no seu cotidiano comer, dormir etc. E BBB NÃO É BOM 🤢🤮😭😭. Deus misericórdia de mim e de quem leu isso.
A ideia de final feliz é completamente crislandaica (cristã + islâmica + judaica). Isso também explica o seu sucesso, a promessa de um paraíso depois da morte.
Temos que ter em mente que produtos culturais mais sofisticados com conteúdo mais profundos , refinados ricos são conteúdos que necessitam de Serta disciplina para extimular o cérebro absorver e criar um ciclo dinâmico de absorção que fará que o indivíduo passa a admirar e despender tempo para consumir tal produto. Já culturas sem muita profundidade, fúteis que na vida cotidiana não trará proveito algum a não ser entreter, são programas que não necessita de nenhum estímulo ou disciplina para ser absorvido. Mas eu tenho plena convicção que essa cultura de massa é em grande modo uma ferramenta de alienação e distração usada para distraí a sociedade dos verdadeiros problemas que realmente importa. Em uma sociedade cheia de problemas de diversas ordens que sulgam nossas energias , nada mais anestesiante que encher a cabeça de bobagens fúteis de fácil absorção.
A decadência humana se reflete num reality show. Não o contrário. Pelo menos pode-se analisar os novos comportamentos sociais e até tendências de costumes. No entanto, fica a cargo de quem pesquisa e traz isso pra uma realidade objetiva, pois como passatempo eu acho degradante mesmo.
Sou meio cético a respeito de se " analisar" um reality show". Só é passível de análise experiências tiradas do real, tragédias verídicas, problemas espinhosos, e não de um monte de imbecis seguindo um roteiro proveniente de algum diretor de quinta categoria.
Com todo o respeito a vc : bem em seu início, os participantes eram pessoas anonimas , comuns e com perfis de personalidade e estilo de vida, compatíveis com a realidade popular. Desta forma, facilitava a identificação , a empatia, a rejeição e vários mecanismos inerentes ao humano. Depois de alguns anos, introduziram artistas e outros personagens que buscam atenção midiática e narcísica. É um "arroz de festa" cansativo, vazio, raso. Diante de tantos problemas que os brasileiros enfrentam, acredito que seja intencionalmente, uma manobra aonde a fuga da realidade se faz presente. É um besteirol com roteiro.
Estou totalmente fora da Cultura de Massa: religião, costumes, roupas, músicas, moral, ideia de sucesso, política. Nada disso me pega . Vivo do meu jeito único
Pois é. Esses programas só servem pra reproduzir a falácia e a perversidade da meritocracia. Sem falar no quanto mérito e sucesso são conceitos subjetivos.
E não consigo assistir esses tipos de programas. No meu ver são conteúdos vazios que descontrói o saber de qualidade! Pois infelizmente muitos fazem alienadamente muitas coisas erradas...
Discussão política que as classes dominantes gostam que seja discutida, ou seja, vai perdendo tempo falando o que acontece no BBB enquanto seus direitos vão sendo retirados.
Intrigas, fofocas, baixarias, exibicionismo, sensualidade, polêmicas + julgamentos = audiência.
Pena que todos esses elementos estão relacionados a características humanas que são negativas, muito bom seu apontamento! Shalom! ⭐⭐⭐⭐⭐
Na vida real é igual. Só que ninguém vê. Se liga!
O mal é belo aos olhos dos que destroem a sua própria alma, sem saber que esses monstrinhos são a ruína de muitos.
@@taliadelfino6360 Quem define o que é mau e bom? A religião? A ciência? Você?
@@antoniojr.lophez9623 Olá.
Fofocas, intrigas, murmurações, etc, não são coisas boas, porque não fazem bem ao nosso cérebro. Se você pesquisar a neurociência e a psicologia vai mostrar que esses tipos de coisas causam stress ou consequências não tão agradáveis.
E se for fazer uma análise aprofundada sobre cada assunto verá que pessoas saem prejudicadas e a maioria das vezes você.
Exemplo: a fofoca➡️ Comentário desairoso ou maldoso sobre a vida de outrem;
Isso lhe acrescenta alguma coisa na sua vida, será útil para o seu desenvolvimento como pessoa?
Como fica os sentimentos do outrem quando souber que estar sendo difamado.
E Jesus disse: Ame ao teu próximo como a ti mesmo.
Significa que devemos tratar as outras pessoas como desejamos ser tratados.
Eu creio nas palavras de Jesus, e muita coisa que ele disse sobre o comprotamento humano a psicologia aprova.
Espero ter te ajudado 😉.
Os vídeos do Luís são sempre ótimos!! Obrigado por compartilhar conosco
Vídeo perfeito! Linha de argumentação coesa e impecável!
Esse vídeo é incrível. Sou apaixonada por reality show, mas esse ano tem me feito muito mal. Ainda bem que podemos entender aquilo que nos consome e o que consumimos.
Professor, você é sensacional
É uma boa explanação, a não ser no meu caso pelo "a gente isso, a gente aquilo..." Não faço parte desse perfil, seja pela falta de curiosidade sobre a vida alheia, ou por não saber torcer por gente estranha... Na verdade vai além disso, porque sequer tenho aparelho de tv há pelo menos uma década.
Faço parte dessa realidade. Quando se trata de assuntos alheios,minha curiosidade morre.
Não vejo graça, sentido, importância mesmo.
Somos 2
Até hoje me pergunto porque esse tipo de programa faz tanto sucesso. Eu não assisto, não tenho paciência, e talvez eu não seja tão curiosa pra querer tanto saber da vida alheia, nem competitiva e não sou de julgar ninguém. Só possuo essa mídia social aqui e com objetivos diferentes do que se busca nesses programas, não possuo as redes sociais onde os expectadores desses programas interagem, mas gostei da sua analise e não crítico quem gosta, cada um tem seus gostos e há espaço pra tudo e pra todos.
Muito boa a análise.
Depois do discurso do Thiago ontem sobre Racismo, as pesquisas sobre racismo e Black Power subiram 500%. Pra mim isso é algo benéfico, tem sim muitas pautas importantes.
@Edilson Júnior Entendi seu ponto de vista, mas meu comentário se refere à algo posterior. No caso, as pesquisas sobre racismo e Black power depois do discurso, a qualidade do discurso é outra coisa...
@Edilson Júnior Verdade.
Adorei essa análise!
Ele faz que se cria um conceito de vida, fora de nossa realidade humana, estamos mudando o conceito vida.
Obrigada
Importantíssimo
Bela análise.
Ótima aula professor!!
Boa reflexão
Esse BBB é tão cheio de metáforas que poderíamos ficar dias discutindo sobre cada uma delas. A ideia da politização é perfeita!
Boa noite 🌃
Reality Show é o melhor lugar para se fazer uma análise socioantropológica.
Não é não. Tem que acabar com esse mito escroto de que um reality show expressa as mesmas qualidades que qualquer outra instância da vida social.
@@Artur-hg5oi É sim. Você tem que acabar com esse posicionamento babaca de que reality show é coisa de burro, de gente desocupada, de gente sem cultura pra justificar seu suposto bom-gosto-refinado e superior ao de todo mundo. Se você não assiste ou nunca assistiu, não tem lugar para opinião egocêntrica com a sua.
Concordo com vc, amigo. Achava que era só eu que via algo mais nesses programas rsrsrsrs. Claro que alguns tem o nível mais baixo, tipo aquele do mtv. Mas de maneira geral acho q dá pra tirar muitas lições dum reality show.
@oyasumi a. Obrigado!
Eu concordo que um Reality Show é de grande utilidade para analisarmos a sociedade, mas esses programas não são um fenômeno de mídia por causa disso. Poucas pessoas querem enxergar a complexidade das relações humanas ali expostas. As pessoas assistem para discutirem em comunidade, para se sentirem identificadas, para poderem julgar sem culpa, pois nos interessamos pela vida do outro.
Acho engraçado uma explanação analítica, sobre reality shows olhando por um ponto de vista social, político, psicológico, filosófico e até econômico e logo abaixo leio comentários com julgamento de gosto 🤷🏾♀️🤷🏾♀️🤷🏾♀️
Opniôes minha jovem.
Mas tem algum livro que nos ajudariam a compreender ?
Então nós estamos no fundo do poço!
é também por que as pessoas que não podendo mais interagir ao vivo com outras pessoas !!!!! ESTAMOS CONFINADOS ......COMO ELES !!!!!!!!!!!!!!!! ........Ptz ...............
A GENTE ESTÁ SE AUTO CONHECENDO !!!!!!!!!!!!!!!!!!
Acho reality show um verdadeiro laboratório humano.
Maravilhosa explanação
Aaah Professor Luís
Gosto ascendente nas classes de A a Z
Na minha opinião o público desses "show de realidade" é fruto da cultura da "velha da janela". Todo mundo condena a pessoa curiosa que só quer saber da vida dos outros, e extraindo até prazer com a desgraça alheia, sem se envolver. Quem sabe, até dizendo: "bem feito". Eu acho que o fato de alguém sair vitorioso ou ser chamado de herói torna-se irrelevante.
Eu não consigo assistir reality shows, deve ser porque não gosto de ver o pior da natureza humana, e também não gosto de perder tempo com coisas que não acrescentam em nada em meu conhecimento.Tempo é vida que passa, passar o tempo com o nada, é um desperdício de vida 🤔
Considerando as reflexões trazidas no vídeo, não gostar de ver o pior da natureza humana e achar que nada acrescenta, é um também reflexo da nossa sociedade.
Ótima análise, professor! Adoro sua leveza!!!
Por trás da tela só, carência de "aventuras" coisa que o BBB demostra. o multimídia ajuda explora muito isso.
A MAIORIA DAS PESSOAS QUE ASSISTE ESTA É COM A VIDA FERRADA, ELE QUER JOGAR O PESO DA VIDA DELA LA ,EM PESSOAS QUE ESTÃO SENDO ANALISADA E JULGADA!!!
Pegue pessoas famosas
Pessoas bonitas
Junte elas dentro de uma mansão
Crie roteiros
Façam brigas
Coloquem mulheres de biquine
Faça tudo isso e seu Reality fará muito sucesso
Quem desvendou o sentido dos reality shows na cultura de massas, e usou os reality shows para desvendar o sentido do capitalismo contemporâneo foi a Silvia Viana, no livro "Rituais de sofrimento". Leitura obrigatória sobre o tema.
Obrigada pela dica, vou procurar!
Obrigada pela dica, Artur!
2:15 Verbo mediar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo: medeia.
Eu concordo que o BBB aborda muitos assuntos pertinentes. Porém só não entendo o porquê das pessoas precisarem desse tipo de programa para falaram desses assuntos, tudo o que é falado lá está à nossa volta, é só sair na rua, ler ou/e ver um jornal. O fato de que o povo precise de um programa ( que EU acredito ser encenado) para por vários assuntos importantes e que estão bem na nossa frente diariamente em palta é que mais me intriga.
Prof, gostei! Sempre quis entender isso
Parabéns professor.
Uma vez tentei assistir mas nunca consegui.
Nem eu...Respeito quem assiste, mas eu não consigo.
"Pornografia, ofensas, fofocas. Futilidades ao longo da programação"
-Ponto de Equilíbrio-
Pergunta básica: você assiste reality? Você está acompanhando diariamente o BBB21, por exemplo? Chegou a observar as situações e as questões que foram levantadas durante essa edição? Você acompanhou o processo de linchamento que o Lucas sofreu graças a um fenômeno de comportamento de manada incentivado por uma pessoa psicologicamente desequilibrada, por exemplo? Por acaso ficou sabendo dos comentário racista de Rodolfo, comparando o cabelo black de um participante negro a um cabelo de homem das cavernas? E as consequências deste comentário? Você presenciou o impacto e as discussões que essas situações geram na sociedade?
Presumo que não. Nenhum produto sociocultural está descolado da sociedade. Um BBB gera muito mais impacto e muito mais discussões na sociedade do que um professor de sociologia isolado numa universidade. Não estar ciente do impacto que um produto deste causa na sociedade e limita-lo a pornografia é sinal de alienação e não de superioridade.
@@RafaelNicolosi
Nem tenho TV
Apenas citei um pequeno trecho de uma música que fala do controle exercido pela mídia sobre a massa.
Música: ditadura da televisão
Parece que o BBB vem tendo cada vez mais telespectadores a cada edição, eu me pergunto o porquê disso ser assim. Vc sente no seu íntimo que aquilo não faz bem para vc e porque tantas pessoas assistem?
Assim cheguei nesse vídeo. Realmente já faz um tempo que me peguei pensando porque pessoas querem ver indivíduos presos numa casa fazendo o que elas fazem no seu cotidiano comer, dormir etc.
E BBB NÃO É BOM 🤢🤮😭😭.
Deus misericórdia de mim e de quem leu isso.
Em lugar de pessoas comum, anônimos que se apresenta ao espectadores em horário Nobre
Oscar Wilde "A vida imita a arte" fica a dica...
George Orwell Wins! Hehe
Me dá sono, pessoas ditas intelectuais, que adoram criticar culturas de massa, desde programas até músicas e vários outros entretenimentos
Leia um livro que ganhará muito mais. Saia da alienação.
A ideia de final feliz é completamente crislandaica (cristã + islâmica + judaica). Isso também explica o seu sucesso, a promessa de um paraíso depois da morte.
Temos que ter em mente que produtos culturais mais sofisticados com conteúdo mais profundos , refinados ricos são conteúdos que necessitam de Serta disciplina para extimular o cérebro absorver e criar um ciclo dinâmico de absorção que fará que o indivíduo passa a admirar e despender tempo para consumir tal produto. Já culturas sem muita profundidade, fúteis que na vida cotidiana não trará proveito algum a não ser entreter, são programas que não necessita de nenhum estímulo ou disciplina para ser absorvido. Mas eu tenho plena convicção que essa cultura de massa é em grande modo uma ferramenta de alienação e distração usada para distraí a sociedade dos verdadeiros problemas que realmente importa. Em uma sociedade cheia de problemas de diversas ordens que sulgam nossas energias , nada mais anestesiante que encher a cabeça de bobagens fúteis de fácil absorção.
Reality Show: decadência humana!
A decadência humana se reflete num reality show. Não o contrário.
Pelo menos pode-se analisar os novos comportamentos sociais e até tendências de costumes.
No entanto, fica a cargo de quem pesquisa e traz isso pra uma realidade objetiva, pois como passatempo eu acho degradante mesmo.
Culto ao vazio....
Quanto disso é ciência?
Instinto da curiosidade
Eu realmente não consigo entender. Já tentei assistir esse tipo de programa e achei insuportável.
Os canhotos são mais inteligentes?
Sou meio cético a respeito de se " analisar" um reality show". Só é passível de análise experiências tiradas do real, tragédias verídicas, problemas espinhosos, e não de um monte de imbecis seguindo um roteiro proveniente de algum diretor de quinta categoria.
É a versão moderna dos gladiadores da Roma antiga. Serve para distrair o povo inculto e sem consciência.
Com todo o respeito a vc : bem em seu início, os participantes eram pessoas anonimas , comuns e com perfis de personalidade e estilo de vida, compatíveis com a realidade popular. Desta forma, facilitava a identificação , a empatia, a rejeição e vários mecanismos inerentes ao humano. Depois de alguns anos, introduziram artistas e outros personagens que buscam atenção midiática e narcísica. É um "arroz de festa" cansativo, vazio, raso. Diante de tantos problemas que os brasileiros enfrentam, acredito que seja intencionalmente, uma manobra aonde a fuga da realidade se faz presente. É um besteirol com roteiro.
Chamem o Renato Noguera?
Isso mostra a idiotice da população que perdeu a capacidade de pensar
BBB é um culto ao vazio.
Perfeito seu comentário. O culto a mediocridade, alguns dos participantes estão explodindo nas redes sociais. Me pergunto o que eles ofereceram...
Exato!
Perfeita conclusão.
Mas... dizer que BBB não é manipulado é MUITA INGENUIDADE!
Estou totalmente fora da Cultura de Massa: religião, costumes, roupas, músicas, moral, ideia de sucesso, política.
Nada disso me pega . Vivo do meu jeito único
Somos dois... Se algo que faz parte da minha vida coincide com a média das pessoas, é pura casualidade. Adoto o que me faz bem.
@@zeelias_zezito65 mto bem, meu bom homem. Nada se compara a estar fora da matrix
Parabéns!
Na contramão ao efeito manada. Bela escolha 👏👏👏
@@fabianapicoli9079 vlw, e quanto a vc ?
Pois é. Esses programas só servem pra reproduzir a falácia e a perversidade da meritocracia. Sem falar no quanto mérito e sucesso são conceitos subjetivos.
Gente quer ver gente.
É muito legal assistir? Só pode estar brincando...
E não consigo assistir esses tipos de programas. No meu ver são conteúdos vazios que descontrói o saber de qualidade! Pois infelizmente muitos fazem alienadamente muitas coisas erradas...
Não acrescentou nada do Q já sabemos do que é e do a Q se presta e a q serve.
Nunca tive interesse por esse tipo de programa.
Esses programas não trazem nada de bom a quem assiste.
Discussão política que as classes dominantes gostam que seja discutida, ou seja, vai perdendo tempo falando o que acontece no BBB enquanto seus direitos vão sendo retirados.
A mídia é nosso reflexo....ECA🤮
Não consigo assistir BBB por mais de 5 minutos. Puro lixo cultural!