@@RafaelSantos-bl1kg O que muitas vezes nos é difícil, por nossa natureza humana, é definirmos o que é causa e o que é consequência. Nesta linha de raciocínio que você propõe, podemos entender que o Amor é uma reação hormonal. Mas muitas vezes não escolhemos nos apaixonar, por exemplo. Mas também podemos indagar se os processos neuroquímicos, como você cita, são a causa ou consequência (o processo de construção). Teríamos que imaginar um medidor de tempo que determinaria o que "começou primeiro". Para levantarmos o braço, uma série de fenômenos físico-químicos ocorrem no nosso corpo. Mas não terá sido a vontade de levantar o braço que iniciou o processo. Não será possível, que ora sejamos agentes, ora objetos de uma ação externa que não controlamos, como não controlamos as batidas do coração e nossa digestão? Antes de construir uma cadeira, ela já existia na mente do carpinteiro. Então tudo nasce primeiro na mente. (Hermes Trimegisto).
@@cadnorma existe a consciência, e não criamos nada, descobrimos e copiamos. O amor é oxitocina, o prazer é dopamina, a felicidade seratonina, disposição endorfina. Mas é claro que o amor é um estado de espírito, não simplesmente uma ação química, provavelmente apenas para a atração física.
@@RafaelSantos-bl1kg Se não criamos nada, então tudo que vemos e inventamos veio de um "prana divino"? O Amor é oxitocina? Ou a oxitocina é uma reação ao Amor? Espero sinceramente que um dia você REALMENTE entenda a mágica que é estar vivo, a beleza que movimenta as reações químicas e compreenda, mesmo sem entender, que há "muito mais entre o céu e a terra, do que sonha a vã filosofia e é capaz de explicar a ciência". E insisto... A ciência explica sempre o "Como" mas nunca o "Porquê"... Grande abraço!
Então...ele foi bem objetivo, direto. Sonho pra psicanálise é basicamente o que ele falou. Lembrando que sonhos são muito particulares. Um símbolo pode significar uma coisa pra mim e outra pra vc.
analiso muito meus sonhos justamente por causa dessa perspectiva de Freud, essa subjetividade que os sonhos carregam nas metáforas, nada de "sonhar com tsunami significa que logo mais terá dinheiro" e sim algo puramente relacionado ao que estou passando durante a semana, o mês ou o ano.
Vou deixa a minha experiência com sonhos: Quando eu era religioso e portanto tinha crenças eu vivia sonhando com demônios, mas o curioso é que dentro dos sonhos eu nunca via o seus rostos. Durante esses sonhos sempre tentava ver os seus rostos mesmo morrendo de medo. Anos depois eu virei ateu e passei ter outros tipo de conhecimentos. Nos primeiros meses que troquei de convicção eu ainda sonhava com demônios e ainda mantinha curiosidade de ver os rostos mesmo estando com medo. A medida que me tornava mais ateu e conhecimento cientifico substituía o conhecimento religioso a frequência dos sonhos diminuía juntamente com o medo. Eu me lembro de um certo e ultimo sonho a respeito disso. Eu tinha gritado com uma coragem gigantesco pedindo para ele sair da espreita e eu ver seu rosto. Nesse momento eu acordei e parti de em diante nunca mais sonhei com esse lixo.
00:53 experiência maravilhosa; 1:52 experiências da psicanálise; 2:26 O eu, uma nuvem coesa 4:11 sonho mecanismo de simbolização 5:25 interpretação de narrativas de sonhos 5:42 "sonho via régia p o ics" (Freud)
Sr. Doutor Eu já sonhei com banco 🏦. Sonhei tirando o dinheiro do banco 🏦. Sonhei ganhei na mega sena. Sonhei com Gerente do banco assinatura do papel pegar o dinheiro da mega sena. Muito obrigado. Sr. Doutor
Eu sonho demais. Alguns sonhos consigo lembrar outros. E algumas coisas estranhas. Eu sonhei uma vez, quando estava tirando carteira de motorista. Fiz igual havia sonhado. E acabei conseguindo a minha aprovação.
Eu RARAMENTE SONHO !!! Me considero um pouco estranho neste aspecto , quando sonho é muito vago , muito raso , parece sempre muito longe. Geralmente quando sonho , são imagens do meu dia as vezes com outras ações , mas muito desconexas e mal lembro dos sonhos quando acordo. Normalmente fecho os olhos , adormeço , e nada vejo , só o escuro , pareço piscar e acordar no outro dia!!!
Eu sempre sonho com alguns amigos e amigas, dos quais não tenho mais contato, mas que valorizava muito a amizade e os admirava como pessoa. Vai entender...
Muito bom ,mas fala rápido demais. Precisei ouvir 3 vezes e cada vez entendia novas ideias Parabéns ao canal por dividir tanto conhecimento e fazer a mente exoandir
Tenho um sonho recorrente que tento desvendar. Sonho situações diversas, mas o mais importante nos sonhos são os lugares, eles são versões dos lugares próximos de minha morada. No máximo uma cidade vizinha de distância. Mas sempre lugares onde já estive, só que em outras versões, alterados de formas algumas vezes sutis, outras extremas. E eu sempre sei onde me encontro, os lugares possuem precisões de detalhes que são fixos e quando volto a "visitar" o local, tudo está como havia deixado (com exceção das situações que são sempre aleatórias) de tal forma que penso em começar a fazer um mapa (que se liga) dessa "realidade dos sonhos" que tenho vivido.
com certeza deve ser um padrão com algum sentido, pois passo pelo mesmo. Não é tão recorrente mais, meus sonhos têm variado bastante ultimamente mas durante um bom período, sonhei situações diferentes sempre no mesmo lugar/cidade, ou as vezes não era exatamente o mesmo cenário mas durante o sonho era como se eu soubesse que era a mesma cidade, só que outra rua/bairro, etc.
É incrível ler esse comentário e criar uma grande conexão com ele, sabendo que cada leitor aqui concomitantemente vislumbrou lugares tão diversos e distintos. Esses nossos mundos internos são muito cativantes.
Ando dormindo super mal, umas 3/4hs por noite, e nessa última noite de 2019 sonhei que era moleque ainda, andava com outros guris por uma estrada rural cercada de árvores, estávamos a procura de um lugar pra pescar lambari, eu não era eu, era apenas um dos moleques, outro corpo, mas os pensamentos eram meus, era um lugar novo que só os guris conheciam e e travamos cada vez mas na mata por trilhas, até chegar num lugar com pouca intervenção humana e lá vi uma traíra grande e resolvi pescar só que nessa hora notei que não tínhamos levado anzóis e o sonho acabou com uma frase dita por mim "poxa, eu sempre ando com anzóis e linhas, sabia que iria pescar, como pude esquecer?!".
E quanto à interpretação de Jung sobre os sonhos, este que foi inicialmente paciente e amigo de Freud, para posteriormente vir a tornar-se seu oponente. Ele criou a Psicologia Analítica.
Eu tenho muitos sonhos e eles são muito loucos! Na maioria das vezes são aterrorizantes e dão agonia, mas eu amo ir dormir pra "assistir" o que se passa quando meu lado racional tá "apagado" kkk Por exemplo, semana passada sonhei que cometi suicídio atirando na minha cabeça e, eu juro, foi tão real!!! Deu pra sentir a dor, que não morri na hora e era pra ter atirado mais pro lado, o sangue escorrendo para fora da perfuração... Há 2 noites, sonhei estar numa casa toda branca, mais como um labirinto, ainda em obras com muita poeira e sendo perseguida por pessoas lá dentro... foi sufocante. São tantos que não dá pra citar tudo, mas sempre que posso anoto tudo que lembro assim qnd acordo pra depois ficar pensando sobre elementos da minha vida e experiências no qual já passei e ir buscando explicações pra eles...
Ao ter o sonho como uma forma de catarse daquilo que "foi extraditado do eu" nao seria, em algum sentido, prejudicial trazer isso de volta ao consciente, já que pode ser "algo impenável para o eu"?
Eu constantemente sonho que sou morto de uma forma brutal. Esses dias sonhei que levava facadas na barriga, e ao acordar, me senti extremamente mal pela sensação que estava sentido. Acho isso muito louco, fico pensando constantemente em como isso é capaz de ocorrer
A ideia do Jung sobre os sonhos me parece muito mais completa e coerente do que a do Freud. Não entendo porque os profissionais da área praticamente ignoram o Jung e idolatram o Freud.
Eu penso que o sono é importante, pois ele é um universal, mas o sonho não, ninguém pensa ir dormir porque quer sonhar; mas ir dormir porque é bom, porque dá prazer e, se por algum motivo nós atropelarmos esse prazer, ficaremos sujeitos a diferentes inconvenientes; eu imagino que quem se priva desse prazer tanto elementar quanto necessário, a busca por prazeres alternativos aumentará muito; aliás, eu penso que o próprio sonho já é um distúrbio.
Eu amei o vídeo, riquíssimo e muito bem explicado. Mas, eu peço por educação e respeito aos demais, que o Pedro, nas próximas ocasiões, fale um pouco mais devagar. Há muitas informações e é interessante um ritmo.
Nos sonhamos todos os dias ? Se sonhamos pq as vezes ou na maioria das vezes não conseguimos lembrar deles, ao passar do tempo nos perdemos a capacidade de lembrar dos sonhos ? Rsrsrs boa noite
Tive um sonho muito estranho e eu pesso ajuda se alguém pode interpretar ... bem, sonhei eu e uma amiga a darmos a luz no mesmo dia e no mesmo local mas, o meu bebé era magrinho e sem forças e o filho da minha amiga era gordo bem bonito e saudável, mas depois morreu ao meu contínuo vivo
Outro dia acordei e me perguntei exatamente o que sera que significava tais sonhos que estava tendo, quais impactos causara em mim e porque estava fantasiando tais coisas. Hoje, como mensagem de Deus, você esclarece tudo e abre minha mente, gratidão 🙏🏻
Professor di Santi Eu durmo com um relógio para exercícios, que mede, entre outras coisas, a quantidade de horas dormidas e de sono profundo e a frequência de batimentos cardíacos. De tempos em tempos aparece registrado batimentos cardíacos muito altos, acima do equivalente de quando estou correndo, em momento de sono profundo. É possível eu ter pesadelos que são tão chocantes pra mim, que eu não me lembro? Ou seja, nem metáforas, nem pesadelos que eu consiga me lembrar.
Olha, pelo que já li, é bem normal não nos lembramos de boa parte dos sonhos. E se não me engano, o sono REM, que é o sono mais profundo e onde geralmente acontecem os sonhos, causam esse aumento no metabolismo. Mas claro que posso estar falando besteira hahahahah Comigo sempre acontece de deitar, dormir super pesado por meia hora, mais ou menos, acordar assustado e com falta de ar. É uma experiência frequente.
Toda vez que não lembramos é porque ainda não estamos preparados para acessar......apesar do inconsciente está oferecendo algo para você resolver, ele pode estar se apresentando aos poucos......até que voxe esteja pronto para ser revelado e resolvido.
@@kelymoraes2155 eu estava com medo de ir para o dentista. Sonhei que estava no consultório com o dentista e comecei a virar uma fumaça preta. Recentemente meu dente caiu.
@@RafaelSantos-bl1kg você estava c9k tanto medo que no sonho o seu medo se apresentou em forma de fumaça....isto é, você deixou se existir. Igual ao medo de dentista faz você sentir.....também tem algo simbólico aí.....que medo é esse de não ser visto? De ser pequeno, quase invisível? Tudo de bom!
"Alguém sonha que outro vai morrer por acidente e dias depois a pessoa morre da mesma forma como visto no sonho ,e depois vê a pessoa pós morte no sonho, relatando que ainda existe " . É criação da mente de quem sonhou ,o eu ? Rsrss Ou seria uma fuga da mente ,de quem cria outras " teorias " para afirmar ,negar algo além, nos sonhos ,e no universo ? Teorias e formas de levar outras mentes a uma opiniao científica ou religiosa ,é o que mais tem rsrsrs * Mas a teoria exagerada em afirma que "os" sonhos são criação do eu , é o mesmo que a religiao afirmar que todo sonho é revelação espiritual . A busca pela afirmação da teoria científica pode esbarrar no eu ? "Não escute seu eu,que afirma que todo sonho ,é seu eu ! Isso é conveniente com seu eu !" rsrsrs Sem escapatória, todos vão encontrar o que existe após a morte e sobre certos sonhos . Todos temos prazo de validade aqui nesta terra ,e as teorias morrem lá
Se Pedro de Santi se baseia na obra traduzida "A Interpretação dos Sonhos", há um equívoco na explicação do processo de ressignificação do sonho. O equivoco consiste em dizer que ocorra um afrouxamento do Eu durante os sonhos, contradizendo à teorização freudiana. Para Freud o processo de transformação dos "pensamentos do sonho" em imagens oníricas se dá justamente pela existência ainda do núcleo subjetivo individual "Eu", é a presença dele que demanda a codificação das memórias segundo o exercício de uma censura moral do sujeito, tornando necessária a análise do sonho em conjunto com as repressões dos indivíduos para entender quais são e o que motivam as distorções ocorridas na experiência do sonho e em suas reproduções posteriores
fala prazerosa de se ouvir: rápida, segura, lógica e claríssima!
excelente, parabéns!
bem assim. incrível!
Parabéns, resumido e claro. Bastante didático.
Sugiro a leitura do livro O HOMEM E SEUS SÍMBOLOS, do Jung, para quem quiser saber mais sobre sonhos.
Bom dia, vc achou este livro onde?
Pensamentos analíticos são diferentes de desejo
Legal. Alguns vídeos do canal poderiam ser mais detalhados. Adoraria ver um de 15 minutos sobre esse assunto.
Sonho é apenas um processo neuroquímico subjetivo da realidade objetiva, já tive alucinações oníricas e paralisia do sono, é tudo do cérebro humano.
@@RafaelSantos-bl1kg O que muitas vezes nos é difícil, por nossa natureza humana, é definirmos o que é causa e o que é consequência. Nesta linha de raciocínio que você propõe, podemos entender que o Amor é uma reação hormonal. Mas muitas vezes não escolhemos nos apaixonar, por exemplo.
Mas também podemos indagar se os processos neuroquímicos, como você cita, são a causa ou consequência (o processo de construção). Teríamos que imaginar um medidor de tempo que determinaria o que "começou primeiro".
Para levantarmos o braço, uma série de fenômenos físico-químicos ocorrem no nosso corpo. Mas não terá sido a vontade de levantar o braço que iniciou o processo. Não será possível, que ora sejamos agentes, ora objetos de uma ação externa que não controlamos, como não controlamos as batidas do coração e nossa digestão?
Antes de construir uma cadeira, ela já existia na mente do carpinteiro. Então tudo nasce primeiro na mente. (Hermes Trimegisto).
@@cadnorma existe a consciência, e não criamos nada, descobrimos e copiamos. O amor é oxitocina, o prazer é dopamina, a felicidade seratonina, disposição endorfina. Mas é claro que o amor é um estado de espírito, não simplesmente uma ação química, provavelmente apenas para a atração física.
@@RafaelSantos-bl1kg Se não criamos nada, então tudo que vemos e inventamos veio de um "prana divino"? O Amor é oxitocina? Ou a oxitocina é uma reação ao Amor? Espero sinceramente que um dia você REALMENTE entenda a mágica que é estar vivo, a beleza que movimenta as reações químicas e compreenda, mesmo sem entender, que há "muito mais entre o céu e a terra, do que sonha a vã filosofia e é capaz de explicar a ciência". E insisto... A ciência explica sempre o "Como" mas nunca o "Porquê"... Grande abraço!
Então...ele foi bem objetivo, direto.
Sonho pra psicanálise é basicamente o que ele falou. Lembrando que sonhos são muito particulares. Um símbolo pode significar uma coisa pra mim e outra pra vc.
Vc tem o dom de explicar
analiso muito meus sonhos justamente por causa dessa perspectiva de Freud, essa subjetividade que os sonhos carregam nas metáforas, nada de "sonhar com tsunami significa que logo mais terá dinheiro" e sim algo puramente relacionado ao que estou passando durante a semana, o mês ou o ano.
Vou deixa a minha experiência com sonhos:
Quando eu era religioso e portanto tinha crenças eu vivia sonhando com demônios, mas o curioso é que dentro dos sonhos eu nunca via o seus rostos.
Durante esses sonhos sempre tentava ver os seus rostos mesmo morrendo de medo. Anos depois eu virei ateu e passei ter outros tipo de conhecimentos.
Nos primeiros meses que troquei de convicção eu ainda sonhava com demônios e ainda mantinha curiosidade de ver os rostos mesmo estando com medo.
A medida que me tornava mais ateu e conhecimento cientifico substituía o conhecimento religioso a frequência dos sonhos diminuía juntamente com o medo.
Eu me lembro de um certo e ultimo sonho a respeito disso. Eu tinha gritado com uma coragem gigantesco pedindo para ele sair da espreita e eu ver seu rosto.
Nesse momento eu acordei e parti de em diante nunca mais sonhei com esse lixo.
00:53 experiência maravilhosa; 1:52 experiências da psicanálise; 2:26 O eu, uma nuvem coesa 4:11 sonho mecanismo de simbolização 5:25 interpretação de narrativas de sonhos 5:42 "sonho via régia p o ics" (Freud)
Melhor coisa que eu fiz no RUclips foi me inscrever nesse canal. Precisava assistir esses vídeos.
Muto legal esse assunto, professor. Suas aulas eram muito boas. Vc fala assuntos complexos de uma maneira muito clara.
Excelente explanação. Para a moçada que gosta da explicação um pouco mais devagar, coloque o vídeo em 0,75x que fica bacana!
Fico encantada ao ouvi-lo! Eu sonho sempre . Incrivelmente me lembro deles....quase sempre !
Gratidão 🙏
Sr. Doutor
Eu já sonhei com banco 🏦.
Sonhei tirando o dinheiro do banco 🏦.
Sonhei ganhei na mega sena.
Sonhei com Gerente do banco assinatura do papel pegar o dinheiro da mega sena.
Muito obrigado. Sr. Doutor
Interessante essa ideia de interpretar a narrativa e não propriamente o conteúdo! O fato é que toda narrativa carrega o significado do ser...
Eu sonho demais. Alguns sonhos consigo lembrar outros. E algumas coisas estranhas. Eu sonhei uma vez, quando estava tirando carteira de motorista. Fiz igual havia sonhado. E acabei conseguindo a minha aprovação.
Sempre tive essa impressão que o sonho não era comunicativo e sim alto expressivo
Obrigada por tanto!❤
Amo demais suas explicações, prof!
Grande Sigmund Freud e a interpretação dos sonhos, obra prima da psicanálise
Passa na mente da gente coisas grandes , calesdocopio , ideias do sexo ,que fugimos, ideias replimidadas,
Gosto desse discurso incisivo, objetivo, enriquecedor!
Eu RARAMENTE SONHO !!! Me considero um pouco estranho neste aspecto , quando sonho é muito vago , muito raso , parece sempre muito longe. Geralmente quando sonho , são imagens do meu dia as vezes com outras ações , mas muito desconexas e mal lembro dos sonhos quando acordo. Normalmente fecho os olhos , adormeço , e nada vejo , só o escuro , pareço piscar e acordar no outro dia!!!
Realmente, ele explicou todo o assunto do título de forma rápida e objetiva que permitiu-me entender esse tema 👏🏻!
Bem legal
BOM DIA " PROFESSOR ROBERTO DE SANTI". SHALOM ADONAI
Muito elucidadora sua explicação , agradeço muito.
Brilhante!
lindo.... agora quero jung
BOM DIA " CASA DO SABER". SHALOM. ADONAI
Magnífico
Sensacional
Certissimo
Essa foi a melhor explicação sobre sonhos que eu ja ouvi.
gostei
mt bom👍
Excelente! Super claro!
Eu sempre sonho com alguns amigos e amigas, dos quais não tenho mais contato, mas que valorizava muito a amizade e os admirava como pessoa. Vai entender...
Muito bom ,mas fala rápido demais.
Precisei ouvir 3 vezes e cada vez entendia novas ideias
Parabéns ao canal por dividir tanto conhecimento e fazer a mente exoandir
Muito Fera esse Pedro de Santi!!
Tenho um sonho recorrente que tento desvendar.
Sonho situações diversas, mas o mais importante nos sonhos são os lugares, eles são versões dos lugares próximos de minha morada. No máximo uma cidade vizinha de distância. Mas sempre lugares onde já estive, só que em outras versões, alterados de formas algumas vezes sutis, outras extremas.
E eu sempre sei onde me encontro, os lugares possuem precisões de detalhes que são fixos e quando volto a "visitar" o local, tudo está como havia deixado (com exceção das situações que são sempre aleatórias) de tal forma que penso em começar a fazer um mapa (que se liga) dessa "realidade dos sonhos" que tenho vivido.
com certeza deve ser um padrão com algum sentido, pois passo pelo mesmo. Não é tão recorrente mais, meus sonhos têm variado bastante ultimamente mas durante um bom período, sonhei situações diferentes sempre no mesmo lugar/cidade, ou as vezes não era exatamente o mesmo cenário mas durante o sonho era como se eu soubesse que era a mesma cidade, só que outra rua/bairro, etc.
É incrível ler esse comentário e criar uma grande conexão com ele, sabendo que cada leitor aqui concomitantemente vislumbrou lugares tão diversos e distintos. Esses nossos mundos internos são muito cativantes.
Ando dormindo super mal, umas 3/4hs por noite, e nessa última noite de 2019 sonhei que era moleque ainda, andava com outros guris por uma estrada rural cercada de árvores, estávamos a procura de um lugar pra pescar lambari, eu não era eu, era apenas um dos moleques, outro corpo, mas os pensamentos eram meus, era um lugar novo que só os guris conheciam e e travamos cada vez mas na mata por trilhas, até chegar num lugar com pouca intervenção humana e lá vi uma traíra grande e resolvi pescar só que nessa hora notei que não tínhamos levado anzóis e o sonho acabou com uma frase dita por mim "poxa, eu sempre ando com anzóis e linhas, sabia que iria pescar, como pude esquecer?!".
Sr. Doutor
Os vídeos são muitos ótimos e bons.
Parabéns pelos vídeos sucesso sempre 👏👏👏
Encantada com este canal. Parabéns por todos os filmes e pelos colaboradores!!
Putz, que aula. Sensacional.
E quanto à interpretação de Jung sobre os sonhos, este que foi inicialmente paciente e amigo de Freud, para posteriormente vir a tornar-se seu oponente. Ele criou a Psicologia Analítica.
Eu tenho muitos sonhos e eles são muito loucos! Na maioria das vezes são aterrorizantes e dão agonia, mas eu amo ir dormir pra "assistir" o que se passa quando meu lado racional tá "apagado" kkk
Por exemplo, semana passada sonhei que cometi suicídio atirando na minha cabeça e, eu juro, foi tão real!!! Deu pra sentir a dor, que não morri na hora e era pra ter atirado mais pro lado, o sangue escorrendo para fora da perfuração...
Há 2 noites, sonhei estar numa casa toda branca, mais como um labirinto, ainda em obras com muita poeira e sendo perseguida por pessoas lá dentro... foi sufocante.
São tantos que não dá pra citar tudo, mas sempre que posso anoto tudo que lembro assim qnd acordo pra depois ficar pensando sobre elementos da minha vida e experiências no qual já passei e ir buscando explicações pra eles...
Parece que sentimos o pânico mesmo, eu sonhei que estava no consultório do dentista, virei uma fumaça preta, foi agoniante a transformação e sensação.
Fantástico
Sensacional , simplesmente incrível !!!!
Incrível
Espetacular 👏👏👏🙏
Que explicação curta e objetiva! 👏👏👏
Ele sabe explicar muito bem a teorização da Psicanálise sobre os sonhos!
A forma é clara e esclareceu muito bem!
gostei muito! esse assunto é ótimo. tenho o calhamaço do freud, mas não li ainda.
De valor e utilidade pública e social ótimo Excelentes bravos
Que exposição agradável!!! Aplauso!!!
David Lynch que o diga.
Lembrei de cidade dos sonhos.
Coloca lá no canal: elegante.
Massa d+
Show
Cool 🎼
Gostaria muito do mesmo tema, mas na perspectiva da Psicologia Analítica!
kakakakak acabei de comentar aqui.... muito bom, agora quero jung
cada video que eu vejo nesse canal é uma PEDRADA de conhecimento bem na minha cara, parabéns aos produtores
COMO SABER SE " O SONHO É ALGO SAUDÁVEL? SHALOM. ADONAI "
Gostei muito, mas
seria bom se ele falasse mais devagar.
Com certeza!!!chega dar nervoso.
Uma sugestão para vc seria colocar nas configurações uma velocidade mais lenta.
@@romulorocha4950 muito grata...vou fazer isso.
Puro deleite ouvi-lo!
Maravilhoso. Muito obrigado.
Ao ter o sonho como uma forma de catarse daquilo que "foi extraditado do eu" nao seria, em algum sentido, prejudicial trazer isso de volta ao consciente, já que pode ser "algo impenável para o eu"?
nice muy bien
É uma viagem mesmo sonhei que estava com os irmãos Gallagher do Oásis em uma praça acontecendo coisas malucas kkkkkk
Eu constantemente sonho que sou morto de uma forma brutal. Esses dias sonhei que levava facadas na barriga, e ao acordar, me senti extremamente mal pela sensação que estava sentido. Acho isso muito louco, fico pensando constantemente em como isso é capaz de ocorrer
Precisamos de mais vídeos com o Pedro! Excelente vídeo.
Muito louco pessoas que preveem o futuro via sonhos.
Vá te fuder
Vá te fuder
Vá te fuder.
A ideia do Jung sobre os sonhos me parece muito mais completa e coerente do que a do Freud. Não entendo porque os profissionais da área praticamente ignoram o Jung e idolatram o Freud.
Amo vc Pedro de Santi! vc é genial! mais vídeos seus por favor!
Excelente !
Ótima explanação!
Maravilhoso!!
Eu penso que o sono é importante, pois ele é um universal, mas o sonho não, ninguém pensa ir dormir porque quer sonhar; mas ir dormir porque é bom, porque dá prazer e, se por algum motivo nós atropelarmos esse prazer, ficaremos sujeitos a diferentes inconvenientes; eu imagino que quem se priva desse prazer tanto elementar quanto necessário, a busca por prazeres alternativos aumentará muito; aliás, eu penso que o próprio sonho já é um distúrbio.
Eu amei o vídeo, riquíssimo e muito bem explicado. Mas, eu peço por educação e respeito aos demais, que o Pedro, nas próximas ocasiões, fale um pouco mais devagar. Há muitas informações e é interessante um ritmo.
Desacelera a reprodução
Muito bom
Obrigado.
Nos sonhamos todos os dias ? Se sonhamos pq as vezes ou na maioria das vezes não conseguimos lembrar deles, ao passar do tempo nos perdemos a capacidade de lembrar dos sonhos ? Rsrsrs boa noite
Excelente!!! Super claro e objetivo!
Uma explicação muito coerente mas, para leigos, difícel de ser digerida pela complexidade da explicação e rapidez da narração.
Tive um sonho muito estranho e eu pesso ajuda se alguém pode interpretar ... bem, sonhei eu e uma amiga a darmos a luz no mesmo dia e no mesmo local mas, o meu bebé era magrinho e sem forças e o filho da minha amiga era gordo bem bonito e saudável, mas depois morreu ao meu contínuo vivo
Muito bom!!
Eu sou cadeirante, porem em meus sonhos eu nunca apareço usando cadeira de rodas. Eu queria saber por que isso acontece?
Para a psicanálise: é o desejo. Para a religião: você é espírito, este não é cadeirante.
Kely prefiro o ponto de vista da psicanálise, não acredito em espirito(s).
@@felipepinheiro82 beleza.......é isso aí....o mais importante é o significado para ti. Tudo de bom.
@@kelymoraes2155 tudo de bom pra ti tambem! :)
Oa sonhos tem caráter compensatório. Como você não pode andar, esse desejo se realiza pelo inconsciente através dos sonhos.
Outro dia acordei e me perguntei exatamente o que sera que significava tais sonhos que estava tendo, quais impactos causara em mim e porque estava fantasiando tais coisas. Hoje, como mensagem de Deus, você esclarece tudo e abre minha mente, gratidão 🙏🏻
E Freud?
Professor di Santi
Eu durmo com um relógio para exercícios, que mede, entre outras coisas, a quantidade de horas dormidas e de sono profundo e a frequência de batimentos cardíacos.
De tempos em tempos aparece registrado batimentos cardíacos muito altos, acima do equivalente de quando estou correndo, em momento de sono profundo.
É possível eu ter pesadelos que são tão chocantes pra mim, que eu não me lembro?
Ou seja, nem metáforas, nem pesadelos que eu consiga me lembrar.
Acredito que eu aconteça algum tipo de recalque, e o fato de não se lembrar funciona como mecanismo de defesa.
Olha, pelo que já li, é bem normal não nos lembramos de boa parte dos sonhos. E se não me engano, o sono REM, que é o sono mais profundo e onde geralmente acontecem os sonhos, causam esse aumento no metabolismo. Mas claro que posso estar falando besteira hahahahah
Comigo sempre acontece de deitar, dormir super pesado por meia hora, mais ou menos, acordar assustado e com falta de ar. É uma experiência frequente.
Toda vez que não lembramos é porque ainda não estamos preparados para acessar......apesar do inconsciente está oferecendo algo para você resolver, ele pode estar se apresentando aos poucos......até que voxe esteja pronto para ser revelado e resolvido.
@@kelymoraes2155 eu estava com medo de ir para o dentista. Sonhei que estava no consultório com o dentista e comecei a virar uma fumaça preta. Recentemente meu dente caiu.
@@RafaelSantos-bl1kg você estava c9k tanto medo que no sonho o seu medo se apresentou em forma de fumaça....isto é, você deixou se existir. Igual ao medo de dentista faz você sentir.....também tem algo simbólico aí.....que medo é esse de não ser visto? De ser pequeno, quase invisível? Tudo de bom!
Lembrei do Cortella. Sonho com um mundo livre dos maus com a certeza de que sonhos podem se tornar realidade, como na letra da musica "Sweet dreams"!
Sonhei que eu me tranfomava
E quem não sonha?
Várias pessoas afirmam que não sonham.
Sr. Doutor
Também sonhei 3vezes fazendo Sexo com os amigos meu.
Muito obrigado
"esse medicamento é containdicado....", Caramba, vai falar rápido assim lá longe kkk
Kkkkk parece que ele tá apostando corrida.
Assisti outros vídeos com ele da Casa do Saber percebi também que ele fala rápido, mesmo kkkkk.
Meu Deus, o cara fala muito rápido!
Mude a velocidade para 0,75 ;-)
"Alguém sonha que outro vai morrer por acidente e dias depois a pessoa morre da mesma forma como visto no sonho ,e depois vê a pessoa pós morte no sonho, relatando que ainda existe " . É criação da mente de quem sonhou ,o eu ? Rsrss
Ou seria uma fuga da mente ,de quem cria outras " teorias " para afirmar ,negar algo além, nos sonhos ,e no universo ?
Teorias e formas de levar outras mentes a uma opiniao científica ou religiosa ,é o que mais tem rsrsrs * Mas a teoria exagerada em afirma que "os" sonhos são criação do eu , é o mesmo que a religiao afirmar que todo sonho é revelação espiritual .
A busca pela afirmação da teoria científica pode esbarrar no eu ?
"Não escute seu eu,que afirma que todo sonho ,é seu eu ! Isso é conveniente com seu eu !" rsrsrs
Sem escapatória, todos vão encontrar o que existe após a morte e sobre certos sonhos . Todos temos prazo de validade aqui nesta terra ,e as teorias morrem lá
Se Pedro de Santi se baseia na obra traduzida "A Interpretação dos Sonhos", há um equívoco na explicação do processo de ressignificação do sonho. O equivoco consiste em dizer que ocorra um afrouxamento do Eu durante os sonhos, contradizendo à teorização freudiana. Para Freud o processo de transformação dos "pensamentos do sonho" em imagens oníricas se dá justamente pela existência ainda do núcleo subjetivo individual "Eu", é a presença dele que demanda a codificação das memórias segundo o exercício de uma censura moral do sujeito, tornando necessária a análise do sonho em conjunto com as repressões dos indivíduos para entender quais são e o que motivam as distorções ocorridas na experiência do sonho e em suas reproduções posteriores
Sinceramente, falou Muito, mas tudo muito vago ! Nenhuma novidade !
Excelente