Parabéns pela posição sensata, técnica, jurídica e condizente com os fatos, sem idealismos e ilusões. O que irá acontecer não caberá a ninguém aqui decidir e até agora foi o melhor vídeo que vi sobre esse assunto, não somente pelo fato de defender a anulação, mas por levar em consideração que estão mexendo com pessoas que deram a vida pra ter uma prova justa e isonomica. Parabéns também pela posição da realidade política que está envolvida também, foi uma análise muito inteligente, condizente e válida. Estão de parabéns por respeitarem TODOS os candidatos,diferente de quase todos os cursos por aí. Espero que haja uma decisão mais democrática possível. Sucesso a vocês.
Um problema que nós, pessoas com deficiência visual, passamos foi que a prova era com letra amplianda mas o cartão resposta não. Eu fui desclassificado porque pedi para a fiscal ler o cartão resposta e dizer se eu precisava fazer alguma coisa a mais. Ela disse que eu precisava assinar, eu assinei. Perguntei se precisava mais de algo e ela disse que não... portanto, não marquei o tipo da prova e nem escrevi a frase. Eu aceito minha eliminação porque a banca pode, corretamente, argumentar que isso estava no edital. Mas se eu tivesse em condições de ler o cartão resposta, assim como os outros candidatos que tem a visão normal puderam fazer, eu teria percebido que havia faltado algo. Ao meu ver, isso também foi uma quebra da isonomia. Mandei um e-mail para a organização explicando o ocorrido e estou aguardando a resposta.
Sou pcd, monocular e tive muita dificuldade com o cartão de respostas, folha definitiva da redação em tamanho normal. Um colega com mais perda visual que eu não conseguia ler o cartão de respostas e assinou em local errado. Não ficou sem escrever a frase da prova porque o fiscal alertou.
@@renatacosta9604 Eu mandei um e-mail para eles relatando o que ocorreu comigo. Pedi para na próxima vez, TUDO vir ampliado. A fiscal até perguntou pq eu n solicitei na inscrição para ter alguém para me ajudar. Eu disse que se tudo tivesse ampliado, não havia necessidade.
Concordo demais, Professor Breno. Dediquei minha vida a esse concurso. Passei mal a semana inteira de tanta ansiedade e por 8 meses vivi para estudar... estou até hoje com ressaca moral, psicológica e física diante de tudo isso.
caramba, achei que era só eu que estava frustrado , eu vinha estudando para fiscal e mudei o foco para AFT, vem uma prova dessas e me quebrou totalmente, fui muito mal no eixo 2 e no eixo 4 , estou realmente arrependido de ter me dedicado a isso...deveria ter continuado a estudar para fiscal de rendas do RJ.
É o primeiro pessoal que vende cursinho que ainda está lutando por nós que fizemos parte dessa palhaçada, a grande maioria está passando pano e vendendo cursinho novos, parabéns a vocês! Obrigada por tudo 😊
Uma questão faz muita diferença sim. Por uma questão que passei errado no gabarito, eu deixei de me classificar na quinta colocação, (dentro das 5 vagas) e fui para a sétima no cargo de assistente social do MPF em Brasília. E eles chamaram as 5. Isso ficou pra sempre na minha memória de concurseira rsrrsr.
Sim, não há como comparar com as provas anteriores. Não há como comparar com concursos feitos recentemente pela Cesgranrio. O que vivemos naquela tarde do dia 18/08 foi surreal.
Gente, o governo quis usar as vagas "desocupadas " de AFT pra contratar peritos médicos, q na ideia deles, podem ser usados no Inss. Ou seja, malandragem. "Zeraram" a prova do eixo 5 e direcionaram o eixo 4 totalmente para médicos. Assim facilmente elimina-se o pessoal de direito e engenharia. É como numa corrida de 100 metros termos alguns com esteroides (médicos).
rapaz estudei muito o diacho daquele Eixo 4 e veio uma prova ridícula, acho que os colegas que estudaram sabem bem o que estou dizendo....exemplo o conteúdo de toxicologia ocupacional enorme e caiu uma, não foi cobrado acidente de trabalho, higiene ocupacional, SST , doenças ocupacionais, NR 15 , Análise de Riscos e nem o maluco do Dejours ....
No caso da Câmara, houve uma contenção melhor de "danos", mas um sofrimento maior para os candidatos que tiveram acesso à prova da tarde. Esses candidatos não puderam sair da sala e entrar em contato com outras pessoas. Infelizmente, eles ficaram "presos" na sala por horas. Imaginem o psicológico dessas pessoas. Parece que, ao menos, tiveram acesso a lanches no intervalo entre a manhã e a tarde. Além disso, parece que o acesso antecipado foi para um número menor de pessoas, ocorrendo realmente em só uma sala. Nunca pensei que diria isso, mas parabéns à FGV por constatar e por aceitar o erro e, principalmente, por resolver a situação com o comunicado imediato de reaplicação da prova. Devo dizer que os fiscais utilizados pela Cesgranrio nesse CPNU foram os piores que já vi ou tive notícias.
O vídeo mais sensato sobre esse assunto!! Um grande absurdo normalizar um vazamento de provas! Quem garante que, posteriormente, essa prova não foi vazada na mão de quem recebeu?! Quem garante que realmente ficou em sigilo após aberto o envelope e retirado da sala?!! Não existe afirmar que não teve prejuízo!!!
Se reaplicarem a prova da tarde, que seja uma prova em alto nível, principalmente em SST e Direito do Trabalho e não uma prova podre como foi a aplicada no dia 18 de agosto.
concordo tb com colega - passei muitos dias estudando toxicologia ocupacional, Dejours, NRs , Acidente Trabalho, Higiene Ocupacional, Dir Trab e até PMBOK pra não cair nada....
Uma escola inteira vazou e não a sala, pois a mulher que denunciou encontrou uma candidata de outra sala que disse que também entregaram a prova da tarde na parte da manhã, agora imagina isso tudo passando para várias pessoas no país todo (parentes, amigos, familiares de candidatos que tiveram acesso à prova da tarde na parte da manhã) feriu a isonomia, todos que não tiveram acesso ficaram em desvantagem. Tem que ser reaplicada a prova. Deixo o LIKE no neste vídeo.
Existem outros pontos que não foram falados: (Obs: pela projeção eu estou dentro das vagas para ampla, portanto a minha opinião não é "de quem foi mal e quer anular a todo custo") 1) Os candidatos ficaram 11 minutos com as provas. Eles tiverem que colocar o nome na capa da prova, logo podemos inferir que ficaram com a prova virada para cima até a prova começar. 2) De TODA a sala ninguém reparou e se manifestou que estava escrito TARDE na capa da prova? 3) Não dá para desconsiderar que houve má fé tbm de boa parte dos candidatos daquela sala que se aproveitaram da situação e não se manifestaram prontamente. 4) Em 11 minutos é possível analisar o tema de no mínimo 10 questões, ou seja, 20% da prova. 5) As provas saíram da sala com os nomes dos candidatos preenchidos e depois voltaram em um novo pacote lacrado. Então quer dizer que é assim fácil e "desburocrático" em um simples local de prova colocar em outro pacote e lacrar como o original? 6) Inúmeras possibilidades de fraudes: fiscais e organização ficaram com acesso às provas por mais de 5 horas; quem garante que não leram a prova e falaram na hora do almoço para um amigo que estava fazendo?; quem garante que não fizeram alguma anotação nas provas que já estavam com nome?; quem garante que os candidatos dessa sala não passaram para outros amigos no intervalo? A extensão desse vazamento de informação é incalculável!!! Portanto reaplicar a prova naquela sala não resolve NADA! 7) Esse concurso cheirou fraude desde o início quando recolheram as provas na suspensão. Pense...128mil pacotes de provas rodando pelo Brasil. Lembram como é fácil lacrar de novo como o original? 8) Resumindo...o governo vai querer passar por cima alegando razoabilidade, supremacia do interesse público e etc...Mas na realidade todos sabemos que esse concurso está maculado desde o começo e a quebra da isonomia e a possibilidade de fraude é certa!!
Sim quebrou-se a cadeia de segurança desde do início ao aproveitarem as provas. Detalhe é que o MGI disse que o valor das inscrições cobriu os custos de realização, logo não tinha porque ser tão falho. Poderiam, inclusive, pagar mais aos fiscais para terem pessoas mais qualificadas.
Infelizmente não há garantias de que a isonomia foi respeitada se a prova da tarde foi acessada antes da hora. Quem garante que algum fiscal ou pessoa mal intencionada fez alguma anotação antes do relacre?
Não faz o menor sentido. Quais as chances de uma pessoa que foi mal em uma prova fácil ir bem em uma prova difícil? Haha. A prova tava bizarra e mal feita, não significa que tava fácil.
Essa prova foi ridícula em todos os sentidos. As pessoas que estudaram com seriedade não foram respeitadas. As questões foram rasas e mal formuladas. Além da alta probabilidade de fraude.
E quem garante que os fiscais NÃO fizeram isso intencionalmente para fins de venda de gabaritos. Eles precisavam ser investigados, com quebra de sigilo de suas contas e tudo mais.
Passar mais de ano estudando para hoje ver uma baixaria dessas , CNU só decepção, critério de seleção de profissionais em um nível desses muito baixo , alternativas com opção de piratas e tubarões , kkkk, é tirar muita onda com a cara de quem deixou de lado muita coisa da vida para estudar
Até que enfim um vídeo que aborda o fato dos candidatos poderem ter estendido o vazamento para outros candidatos durante o horário do almoço. Seja por telefone whatsapp ou até pessoalmente. E daí fica impossível limitar até onde alcançou esse vazamento. Quem recebeu a informação também pode ter repassado para um terceiro e daí virou um efeito dominó. Motivo pelo qual não adiantaria simplesmente reaplicar a prova a essa turma. Precisaria realmente anular a prova da tarde a todos para garantir a isonomia. Parabéns aos professores.
Achei tão incrível que no ranking do estratégia, 8 pessoas acertaram 100% as questões do CNU para AFT. É impressionante que esses candidatos se garantiram em 100% dos conteúdos específicos de áreas tão diversas.
Mano se eu tivesse feito a prova do bloco 4 eu com certeza entraria na justiça!! Acho que o problema nem é tanto as pessoas terem olhado a prova, a questão é o envelope ter sido deslacrado!! Uma vez aberto ninguém consegue garantir a integridade desse envelope!!
@@marcosnponci664 concordo plenamente com vc, quem garante que foi lacrada antes de alguém tirar foto e enviar para terceiros... esse negócio de que lacraram novamente não é o suficiente
Concordo com a reaplicação da prova da tarde, porém somente para os candidatos que fizeram o procedimento correto, aqueles que foram eliminados por não preencher o gabarito corretamente e os que não foram a tarde, estão fora.
Juridicamente houve quebra da isonomia. O dano nesse caso é presumido. O que, em tese, fundamenta uma eventual anulação do certame. Mas não acredito que isso aconteça!
Imagino os AFTs aguardando os colegas de trabalho sabendo do nível da prova, é de chorar. Muita gente vai entrar na sorte,mas sorte também faz parte da jornada do concurseiro.
O primeiro concurso que eu fiz foi o do BB no início dos anos 90. Eu passei, mas as provas foram replicadas em virtude da lista de aprovados ter, entre os 10 primeiros, parentes do presidente indicado pelo Collor. Muito triste constatar que o amadorismo e a falta de vergonha ainda reinam mais de 30 anos após esse fato.
Acho tudo muito incontroverso: não preencheu o número do gabarito, segue o edital e elimina. Agora, quando acontece uma coisa séria de vazar uma prova, dane-se a lei. A banca não treinou os fiscais para aplicar a prova, e foi amadora.
Vou além. Vi um comentário, no Instagram, que uma candidata foi eliminada por " virar" a prova antes do tempo . O fiscal entregou a prova, pediu para não "virarem" a prova , a candidata "virou" e foi eliminada. Na mesma hora , segundos antes. Dois pesos e duas medidas ? Cesgranrio tá assim : " carneirinho para mim, fumacinha p/ vcs" 😂 rir para não chorar.
O problema maior foi que o malote aberto contendo as provas da tarde não foi lacrado na frente de todos os candidatos, não ocorreu a assinatura de nenhum fiscal, de nenhum candidato atestando esse procedimento.
Se as medidas tivessem sido tomadas imediatamente o MGI teria registrado o vazamento das provas em ata, e os fiscais teriam que responder pelo erro. O caso foi abafado. No entanto, faltou integridade e transparência, sem falar na falta de segurança jurídica e no desrespeito aos princípios constitucionais. Sem falar que a denunciante foi ameaçada e os advogados consultados pelo Direção falam na possibilidade de anular as provas daqueles que tiveram acesso às provas da tarde devido ao erro de terceiros, quartos, quintos. É uma imoralidade e um escárnio! Uma escola inteira teve acesso à prova, não apenas os candidatos! Como não é possível dimensionar o dano??? Uma questão, uma! Eu sou uma dessas pessoas que vai judicializar. E não sou a única. Nós estudamos para combater as injustiças, defender a aplicação da lei. Qualquer um que tenha um pensamento diferente está colocando o interesse pessoal acima do interesse público. O governo errou ao contratar a Cesgranrio. O vazamento da prova é só mais um dos erros.
Ficam aí a falar, sobretudo o Daniel, de fazerem um cadastro de 1800 auditores fiscais do trabalho que serão nomeados. Com sorte, vão chamar 25% a mais que o quantitativo inicial de vagas.
Outro grave fato ocorrido nesta prova foi a falta do passador de detector de metais nos candidatos ao entrar na sala da prova, só tinha detector para entrada nos banheiros. Vejo isso como possibilidades para fraudes.😢
Penso que é muito desproporcional anular todo o concurso por conta desta turma. Creio que mesmo com o acesso à prova, não seria possível lembrar de todas as questões e todas as alternativas para estudar no intervalo e buscar as repostas. Portanto, mesmo que seja via judicial, acredito que qualquer juiz sensato só anularia o concurso todo se comprovassem que essa turma teve uma certa vantagem por esse erro dos fiscais. Claro, essa pessoa que trouxe à tona o caso deve ser ouvida e apresentar as provas, testemunhas e será analisado o caso. E mais, creio que muita gente agora está aproveitando da situação para pedir a anulação também, talvez por ter ido mal na prova, ou não terem preenchido todas as informações necessárias do gabarito. A banca talvez tenha deixado a desejar com a instrução dos fiscais e até com algumas questões mau elaboradas, contudo, na minha opinião, nada disso tem o condão de anular um concurso do tamanho que foi o CNU. Deixo claro que não estou defendendo o governo, já que muita gente já levou a discussão para esse lado, tudo é politizado e polarizado atualmente no Brasil. Aliás, a respeito do meu desempenho na prova, penso que possivelmente não vou ter chance de ser aprovado sequer no cadastro reserva, nem por isso estou defendendo a anulação de todo o concurso e repito, seria muito desproporcional e sem qualquer sensatez do governo ou do judiciário anular todo o concurso por conta destes "tropeços" isolados, comum em qualquer concurso.
Amiga o MTE é o Ministério mais desorganizado e incompetente da esplanada. O único cargo do MTE que vale a pena o esforço é o de AFT. O que o MTE acha? O MTE está mais preocupado em empregar os comissionados do partido da vez 😂
Tudo que se quer é finalizar essa etapa. Tá se arrastando por muito tempo isso. As pessoas precisam seguir. Seja para tomar posse, seja se dedicar a um Novo concurso.
Estou pensativa: como eles recolheram as provas já assinadas e devolveram provas sem os nomes, limpinhas? Isso é possível???. Agora fiquei bolada...kkkkkkk poxa, sinceramente, algo errado aconteceu... o que fizeram com as provas que a galera tinha assinado????
Este foi o concurso que fez o candidato sério (o que estudou, investiu tempo, dinheiro, forçou os neurónios, o que se dedicou de verdade) de otário, infelizmente.
E o fato de fiscais comprovadamente terem marcado o gabarito para alguns candidatos, não fere a isonomia, tendo em vista a eliminação de quem não marcou?
Meu relato. Eu fiz prova para o bloco 6 no RJ, bairro Osvaldo Cruz. Na parte da tarde a fiscal distribuiu a prova para todo mundo e de repente, depois de um tempo, ela fez uma cara de espanto e perguntou se a gente já tinha escrito o nosso nome na prova. Claro que a gente já estava escrevendo o nome e escrevendo a tal frase na prova. Aí ela pegou o saco das provas e saiu da sala. E todo mundo começou a se olhar sem entender nada o que tinha acontecido. Aí ela voltou e todo mundo sem entender nada e preocupado com o horário do começo da prova e aí ela saiu de novo da sala. Por fim, ela voltou e falou que estava tudo certo. Foi tudo muito rápido e pelo que eu ouvi ela explicando para umas pessoas lá na frente foi que a prova que a gente recebeu era de outra sala. A escola foi todo bloco 6 e esse bloco só teve um tipo de prova, um gabarito. Então acabou não tendo problema, pois todas as provas eram iguais. Mas eu fico só pensando em sabe-se lá o que aconteceu por aí nesse Brasil imenso, sei lá quantas cidades. Não acho que esse CNU vai ser anulado, mas espero que nunca mais inventem essa ideia porque foi horrível. Se dá alguma coisa errada o candidato perde a chance em vários órgãos numa tacada só tb.
E quem garante que também em Recife/PE não distribuiram errado as provas de outros blocos em outras salas. Pode ser que não houve denunciante como esta mulher(:
Assisti a muitos vídeos sobre esse assunto...o BRENO destrinchou o quadro...o LAPORTE trouxe um caso concreto ocorrido na aplicação de prova pela FGV...enquanto o DANIEL traçou as perspectivas dos possíveis desdobramentos, etc...Parabéns e muito obrigado...!
Daniel, é verdade que mudaram as regras do edital e agora corrigirão as provas dos cotistas na mesma quantidade da ampla, ou seja, 6075 cotistas terão a prova corrigida?
Não tem como saber a extensão do dano. O mais justo é anular. Repare que o email diz que teve acesso ao conteúdo da prova e citou apenas a primeira questão como exemplo! Não significa que ela só viu uma questão
É muito complicado essa questão, e concordo com vcs, prejuízo maior é pra nós que estudou bastante pra prova. Deus ajude o concurseiro pq precisamos mesmo 🙏🏻
Sem dúvidas seria ÓTIMO pros cursos uma anulação da prova. Tanto é que os professores não defendem identificação de beneficiados e sua eliminação e reaplicação da prova apenas para locais onde a aplicação teve erros graves.
acho que tu matou a charada do porque tem tanta gente na internet defendendo isso...pode crer q nao tem nada a ver com isonomia e essa falsa moral q tem muita gente pregando
@@cristinadarochadesouza né? que isonomia existe numa reaplicação geral sendo que tem gente em condições muito diferentes num pós-prova, como gente estudando pra outros concursos, comprando material, pagando inscrição, gente se recuperando de um burnout por conta de uma maratona de estudos que pra muitos começou em janeiro. Uma reaplicação geral vai certamente beneficiar os candidatos de forma diferenciada, não vai ser isonômico.
Sim, feriria a isonomia, mas diminuiria ela muito. A isonomia não é o único princípio que precisa ser resguardado, se a proporcionalidade/razoabilidade não for respeitada, também está errado. O concurseiro que deu o sangue desde janeiro, 7 horas por dia, ainda trabalhou, abdicou de tudo e todos, prejudicou sua saúde mental e física e foi bem, mesmo com a prova merda que ofereceram, não tem culpa e não merece ser prejudicado.
e quem garante que isso ocorreu? nunca uma hipotese de algo ter ocorrido pode justificar um gasto de bilhoes em um país cheio de desvios pra todo lado.
@@diegorc certo em que? ele não fez qualquer afirmação e na justiça não se julga hipoteses e sim materialidade. na vida real da burocracia isso é uma ótima justificativa, principalmente pq ninguem que está querendo a reaplicação da prova é pelos motivos corretos, e sim por interesses privados obscuros.
@@mariana.b. A materialidade foi o vazamento das provas. A possibilidade de fiscais terem repassados informações é só para ilustrar a gravidade do ato. Tem isso de intenção não, quem tá fazendo juízo de valor aqui é você. A prova foi vazada e o concurso deveria ser cancelado. Mas não se preocupe, que isso não vai acontecer.
@@mariana.b. deixa eles, esse pessoal ainda ta sonhando com a marcação do gabarito, e agora vao criar zilhoes de hipoteses que podem ter acontecido tipo "quem garante que o fiscal da cidade X abriu um malote de prova, olhou o tema da redação e depois colou de volta e ninguem percebeu"
Aplicar a prova apenas para a sala também fere a isonomia, uma vez que as perguntas, obviamente, não seriam as mesmas. Logo, poderá beneficiar os alunos sendo uma prova mais fácil.
Mais alguem acha que as questoes foram feitas por IA? é só uma pergunta, pq ta dificil pensar que alguem elaborou essa prova e pensou "legal, ficou top". A pergunta é séria, apesar de parecer engraçada.
O correto seria anular a prova da tarde Bloco 04 e reaplicar. Qualquer fiscal ou candidato que fotografe as paginas e envie para alguém jogar no ChatGPT, consegue gabaritar a prova da tarde.
Um concurso onde envolve questoes políticas...etc ... todo cuidado tem que ser tomado , está tudo muito estranho ! Acho que a PF deve investigar as contas dos fiscais da escola toda , celulares de todos os alunos , fiscais e pessoas da escola , penso q o "buraco" pode ser mais fundo. Muitas pessoas torcendo para este concurso dar errado . Peço protecao a Deus para todos os concurseiros q fizeram essa prova ! Ah! Acontecer isso justo c o cargo de maior visibilidade 😢😢
A moça passou mensagem em no grupo de WhatsApp no intervalo informando o fato e sobre a questão, ou seja, várias pessoas tiveram acesso as informações no intervalo e falar em reaplicar a prova somente em determinada sala é um absurdo!
@@diegorc entrei com recurso na questão 2 da minha prova de CG. A que tinha sobre prisão especial para pessoas com superior sendo invalidada pelo STF e eu respondi sobre o partido político pode fazer distinção de gênero, considerada errada pela banca. A pergunta fala sobre a luz da constituição mas entra no âmbito de julgados do STF e no edital fala somente isso "2.1 Estado de Direito e Constituição Federal de 1988: consolidação da Democracia, representação política e participação cidadã." Basicamente pode ser qualquer coisa e a questão além de ter duas respostas ela também foge do edital de forma a não específicar tais itens.
Se o argumento for o valor financeiro, nao cabe pois no termo de licitação prevê que algum erro desse tipo fica a cargo da banca os custos de uma nova aplicação
Olha so de ler ou olhar no minimo umas seis perguntas da pra se memorizar e recorrer a consultas no intervalor pois pelo que vi no dia do concurso varias pessoa levaram o matrerial de estudo...e varias pessoas eram da mesma cidade local da realizacao do concurso com acesso a internet..., e lamentavel houve injustiça sim!!!
Na minha sala estava faltando uma prova no pacote de tarde. As fiscais pediram para verificarmos se alguém havia recebido prova a mais. Também não sabiam que a prova terminava às 18h. Marcaram 17:30 e precisaram confirmar, pois tinham certeza que era 17:30. Fiz bloco 7
Quando falam da judicialização disso, judicialização daquilo - como acontece hoje com a decisão do Ministro Dino sobre os incêndios-, fica o questionamento para o governo e o legislativo: que tal respeitar o Princípio da Eficiência? E outra pagamos para realizar essa lambança, não foi caridade estatal.
Não quero ser leviano ou criar uma teoria da conspiração, mas a prova especificamente de AFT está muito estranha. Muita gente dizendo que acertou 85% por cento ou mais, muita gente gabaritando direito do trabalho, embora muitas questões estavam razoavelmente fáceis,muita gente dizendo que foi bem em SST, apesar das questões mal redigidas, dúbias e contraditórias; por fim, uma prova tendenciosa para os profissionais da saúde. Vamos aguardar!
Gabaritar Direito do Trabalho quase todo mundo gabaritou porque estava MUITO FÁCIL. Se conhecer alguém se vangloriando dizendo que foi bem em SST me apresenta.
@@grupot7319 o eixo 4 com menor média de acertos dentre todos, inclusive nas primeiras posições. Analiso que quem acertou demais, chutou com sorte e não diferenciou tanto os candidatos. Quem acertou o chute, mas mandou mal nos outros eixos não ficou bem colocado.
Sinceramente, tinham muitos fiscais despreparados pra aplicar essa prova. Acho que o mínimo pra um fiscal, é saber como funciona a prova, como funciona o gabarito, e tinham muitos que não sabiam!
Por favor, me ajude com minha "média/corte" , pois eu não sei fazer. Bloco AFT :: Eixo 1, fiz 7 corretas Eixo 2, fiz 2 corretas Eixo 3, fiz 7 corretas Eixo 4, fiz 4 corretas Eixo 5, fiz 10 corretas O prova da Manhã acertei 12 de 20 Qual a média disso em se tratando de AFT?? ... Quantos pontos fiz , Finalmente ?? É uma pontuação boa ?? ... Agradeço quem fizer esse cálculo para mim. Obrigado !
Não subestime a toxidade dos brs. Já vi de um tudo em sites e redes sociais, desde o povo que jura que estudava 16 horas líquidas por dia de janeiro a agosto até criaturas respondendo a simulados consultando material só para ficar com a nota elevada e impressionar negativamente o psicológico dos candidatos.
@@cristinacoelho3681 maioria das primeiras notas no ONV tem no mínimo 3 erros em SST. Fiquei bem colocado, mas errei quatro questões no eixo 4. Apesar de ser um eixo com um peso alto, não é o que está determinando as primeiras posições. Conhecimentos Gerais tá sendo muito mais decisivo.
É difícil alguém ter fechado por causa do gabarito bugado. Mas se ocorrer tudo bem com os recursos, e corrigirem essas questões, ficarei com 9/10 nesse eixo. Mas acredito que todo mundo (ou uma boa parte das pessoas) tbm, né?
Sem contar o nível das questões, direcionada à area da saúde. Com tantas NRs importantes a cobrança foi inversamente proporcional ao número de vagas/cargo dentro do bloco 4.
Eu nem sei mais o que pensar sobre esse concurso. Queria era esquecer e focar em outras coisas, mas a questão que a candidata querida "vazou" é justamente uma que eu errei. Eu poderia ter 0,55 a mais, o que me colocaria entre os 300 primeiros na objetiva, ao menos segundo o ranking do olhonavaga. E como o prof Breno disse, qualquer questão faz a diferença em concurso, e no CNU isso parece que tá mais evidente, pq pelo tanto de nota igual ou com diferenças de décimos, não só uma ou duas pessoas, mas uma galera vai ser aprovada por uma questão, que pode ter acertado pq de fato sabia, por mero chute ou pq teve acesso à prova. Tenho medo demais do que está por vir, seja o que for
Pessoal, para quem acha que só quem foi mal quer a anulação, vou propor uma simples e rapida análise: Essas pessoas que tiveram acesso a prova antecipada, se por ventura leram as questões de direito do trabalho e algumas de sst, e após isso tiveram quase duas horas para pesquisar, tiveram óbvia vantagem ilícita, tirando quem sabe, inclusive a sua vaga. Sabe-se lá o número de candidatos dessa escola? Sabe-se lá se não postaram em grupos de watsapp 3 ou 4 questões que seja. Não parece razoável para vocês, ainda que tenham ido bem, a anulação, sob o risco de vocês também ficarem de fora por uma questão?
Muitos tão se achando por ter feito 80, 85, 90 por cento, mas não sabem eles que podem ter vários candidatos que vão tirar suas vagas por ter tido este privilégio.
Pra mim, reaplicar a prova na escola (caso tenha sido mesmo na escola inteira), mitiga boa parte dos riscos de quebra de isonomia. Anulação é uma decisão radical pra caramba que prejudicaria um número gigante de candidatos que não tem nada a ver com o erro da banca. Prejudicaria também no aspecto fiscal, porque teria que reaplicar a prova em 200 cidades, um custo sem precendentes de uma anulação.
e se eles nao passarem na proxima, qual vantagem eles obtiveram? tiveram as provas em maos e nao obtiveram a maior vantagem possivel, ai anula tudo e eles ganham nova chance entao nao da pra anular assim tao simples
Caso seja anulada todos que já estavam de antemão eliminados nao devem ser reconvocados para realização da prova (quem faltou, quem não marcou qual seria o gabarito, quem nao escreveu a frase). Assim como a FGV fez na prova da Câmara, onde quem deixou de ir em algum dos turnos ou ja havia sido eliminado na prova de CB não foi convocado pois ja estaria eliminado.
Mas esse problema de vazamento é muito profundo. Quem garante, que a prova não vazou para colegas de outros estados? É algo muito mais profundo Do que não corrigir as provas. Devia ser anulada essa prova, era o mínimo.
ninguem garante, mas se nao teve denuncia, vc ta apenas assumindo que teve sem provar nada eu tb posso dizer que "a prova é nacional e o brasil é muito grande, o gabarito pode vazar pra qualquer cidadezinha" tenho alguma prova, nao tenho. mas vou escrever besteira aqui pra chamar a atenção
Não seria justo somente para o pessoal da sala ou da escola. Continuaria ferindo ao princípio da ISONOMIA. Como vcs explicaram, pode ter vazadoo o acesso para outras pessoas. Inclusive, pelos próprios fiscais. O correto mesmo, gente, seria anulação e replicação da prova de conhecimentos específicos,para todos os candidatos.
Única coisa que tem de ´´concreto´´ por enquanto é uma única candidata que falou sobre esse vazamento, lembrando que foram mais de 900 mil candidatos por todo o país, o que deveria é as policias federais irem ao local e investigar o que realmente aconteceu e, CASO detectasse algo errado poderia tomas as medidas necessárias. Agora, cancelar o concurso/bloco a partir de um único relato é querer de mais. o movimento das pessoas que vejo pela net são mais para o cancelamento pelo motivo de terem tomado uma ferrada do que realmente a isonomia do certame, justificativa baseando que a prova não venho como ELES ACHAM QUE DEVERIA ter sido. porque focaram tanto em professores e cursinho espalhado por ai. Óbvio que a prova não tá nem de longe como uma boa elaboração, mas querer ditar o que se cobra na prova por causa do que eles estudaram ou o que professor X ou Y disse que deveria ser dessa maneira é tão errado e desleal como acham que foi essa. Ora, se a prova foi assim tão humilde, tão fácil, qual é o motivo de tanta indignação. são 900 vagas, e terão 900 candidatos aprovados, o que estiverem nessas posições, foram os melhores, sejam por decoreba, sejam por ser das áreas da saúde, sejam porque chutaram na cagada as respostas certas, ou por que uma galera não atentaram para simples instruções que estavam escancaradas de tão obvias. E se realmente descobrirem que houve vazamento e teve prejuízo, optem por uma melhor solução avaliado todos os candidatos desse enorme país. ´´ah, mas como vão descobrir´´, paralisem esse certame e coloca ABIN, PF, PRF etc para correr atrás, são pagos e bem pagos para isso mesmo. O que não pode ninguém ser prejudicado, seja por erro da banca ou candidatos bolados com prova que acham que foi com matéria que eles não estudaram.
Falou besteira. Uma questão pode fazer toda a diferença em um concurso tão concorrido. Fora que ela citou apenas 1 questão como exemplo e não que ela só viu 1 questão.
Impressionante, ninguém comentou o mais grave: na discursiva estava o nome e CPF dos candidatos!! O próprio edital diz que qq identificação iria desclassificar. Kd a impessoalidade??
Não acho justo fazer uma prova só para os candidatos de uma sala, por exemplo. Teriam mais tempo pra estudar e já sabem como é a prova.... O correto seria, no mínimo todos os candidatos do bloco refazerem a prova da tarde. Tbm não é certo nem justo quem fez de manhã (não marcou bolinha, nem escreveu o texto ou não deram conta do número de linhas na redação ) refazer, pq a prova da manhã não foi prejudicada. O correto, na minha humilde opinião, é os candidatos do bloco 4 refazerem a prova da parte da tarde, apenas isso
Concordo plenamente. Outro ponto, o prazo de intervalo de 2 horas de uma prova para outra permitia aos que se beneficiaram não só consultar a matéria, mas transmitir o conteúdo a inúmeros interessados, em todo o país. Reaplicar a prova da tarde a TODOS do bloco 4 seria o mais justo.
Teria de replicar a prova toda (parte da mamha e tarde), do blocoq 4, pois há relatos de todas as ordens, inclusive de fiscal de deixou os concurseiros passarem do horário para finalizar a redação. Eu me sinto prejudicada, pois essas pessoas tiveram mais tempo para melhorar o texto. Eu não tive, como muitos outros não tiveram.
13:17 Professor Lenza, essa hipótese não é possível de nenhuma maneira. Aplicar outra prova só pros candidatos da sala em questão, é o mesmo que querer aplicar outra prova só pro pessoal do RS. Sabemos que na época o MGI não fez isso, pq não há sistema de TRI no CNU e não tem como assegurar o mesmmo nível de prova. Ou anula para todos, ou não anula para ninguém
A candidata foi muito decente. Meus parabéns à única candidata com caráter para fazer o certo.
Meu respeito à Roseane.
Parabéns pela posição sensata, técnica, jurídica e condizente com os fatos, sem idealismos e ilusões. O que irá acontecer não caberá a ninguém aqui decidir e até agora foi o melhor vídeo que vi sobre esse assunto, não somente pelo fato de defender a anulação, mas por levar em consideração que estão mexendo com pessoas que deram a vida pra ter uma prova justa e isonomica. Parabéns também pela posição da realidade política que está envolvida também, foi uma análise muito inteligente, condizente e válida. Estão de parabéns por respeitarem TODOS os candidatos,diferente de quase todos os cursos por aí. Espero que haja uma decisão mais democrática possível. Sucesso a vocês.
Um problema que nós, pessoas com deficiência visual, passamos foi que a prova era com letra amplianda mas o cartão resposta não. Eu fui desclassificado porque pedi para a fiscal ler o cartão resposta e dizer se eu precisava fazer alguma coisa a mais. Ela disse que eu precisava assinar, eu assinei. Perguntei se precisava mais de algo e ela disse que não... portanto, não marquei o tipo da prova e nem escrevi a frase. Eu aceito minha eliminação porque a banca pode, corretamente, argumentar que isso estava no edital. Mas se eu tivesse em condições de ler o cartão resposta, assim como os outros candidatos que tem a visão normal puderam fazer, eu teria percebido que havia faltado algo. Ao meu ver, isso também foi uma quebra da isonomia. Mandei um e-mail para a organização explicando o ocorrido e estou aguardando a resposta.
Completo absurdo! A cada depoimento aumenta a minha indignação!
que absurdo!!
Sou pcd, monocular e tive muita dificuldade com o cartão de respostas, folha definitiva da redação em tamanho normal. Um colega com mais perda visual que eu não conseguia ler o cartão de respostas e assinou em local errado. Não ficou sem escrever a frase da prova porque o fiscal alertou.
@@renatacosta9604 Eu mandei um e-mail para eles relatando o que ocorreu comigo. Pedi para na próxima vez, TUDO vir ampliado. A fiscal até perguntou pq eu n solicitei na inscrição para ter alguém para me ajudar. Eu disse que se tudo tivesse ampliado, não havia necessidade.
@diegorc no seu caso, acho que caberia um processo!
Concordo demais, Professor Breno. Dediquei minha vida a esse concurso. Passei mal a semana inteira de tanta ansiedade e por 8 meses vivi para estudar... estou até hoje com ressaca moral, psicológica e física diante de tudo isso.
Estou igual!!!! Estudei pra um concurso que não dá pra aproveitar mais nada e veio essa prova ridícula!!!!!!!
@@julianamiranda1484 Aproveitam-se direito trabalhista, um pouco de administrativo e um pouco de constitucional.
@@julianamiranda1484 acho que tá com síndrome de burnout pós prova😅😅😅
caramba, achei que era só eu que estava frustrado , eu vinha estudando para fiscal e mudei o foco para AFT, vem uma prova dessas e me quebrou totalmente, fui muito mal no eixo 2 e no eixo 4 , estou realmente arrependido de ter me dedicado a isso...deveria ter continuado a estudar para fiscal de rendas do RJ.
@@esuscon acredito que não. Pelo que entendi, só será eliminado quem não transcreveu nada!!!!!
É o primeiro pessoal que vende cursinho que ainda está lutando por nós que fizemos parte dessa palhaçada, a grande maioria está passando pano e vendendo cursinho novos, parabéns a vocês! Obrigada por tudo 😊
Se vendesse curso queria a anulação, pois venderia mais curso!
@@crescendocomvalentinacastro Acho que é o primeiro curso que fez uma análise racional e equilibrada.
Verdade
Tem um grupo de candidatos em Brasília que já está organizando o ajuizamento de uma ação.
Em Goiânia também. Mais de 30 pessoas.
@@Advvvanse gostaria de participar
@@Advvvanse como que a gente faz para participar?
Como faz pra participar?
Quem for do RJ e estiver se organizando, também gostaria participar
Uma questão faz muita diferença sim. Por uma questão que passei errado no gabarito, eu deixei de me classificar na quinta colocação, (dentro das 5 vagas) e fui para a sétima no cargo de assistente social do MPF em Brasília. E eles chamaram as 5. Isso ficou pra sempre na minha memória de concurseira rsrrsr.
Na verdade vc marcou a questão corretamente, mas houve fraude.
Poderíamos afirmar que foi a pior prova de AFT? Quem estudou com afinco as NRs foi feito de palhaço. A questão do pirata é uma afronta a inteligência.
Sim, não há como comparar com as provas anteriores. Não há como comparar com concursos feitos recentemente pela Cesgranrio. O que vivemos naquela tarde do dia 18/08 foi surreal.
Concordo plenamente
A pior prova, sem dúvidas.
Estudar para AFT, nesse concurso, nunca foi somente sobre NR,s. Aliás em nenhum outro.
Gente, o governo quis usar as vagas "desocupadas " de AFT pra contratar peritos médicos, q na ideia deles, podem ser usados no Inss. Ou seja, malandragem. "Zeraram" a prova do eixo 5 e direcionaram o eixo 4 totalmente para médicos. Assim facilmente elimina-se o pessoal de direito e engenharia. É como numa corrida de 100 metros termos alguns com esteroides (médicos).
rapaz estudei muito o diacho daquele Eixo 4 e veio uma prova ridícula, acho que os colegas que estudaram sabem bem o que estou dizendo....exemplo o conteúdo de toxicologia ocupacional enorme e caiu uma, não foi cobrado acidente de trabalho, higiene ocupacional, SST , doenças ocupacionais, NR 15 , Análise de Riscos e nem o maluco do Dejours ....
Exatamente, um descaso com o candidato
@@erickgustavodeoliveirasale2805 kkkk dei risada aqui com vc falando do Dejours…mas foi com respeito ok, pq tbem lutei muito com a psicodinâmica.
@@erickgustavodeoliveirasale2805 bloco 4. Simmmm.. Foi ridícula
Que que é dejours gente rss estudei um monte e ainda não vi isso kkk
@@karinecastro6042 😳
No caso da Câmara, houve uma contenção melhor de "danos", mas um sofrimento maior para os candidatos que tiveram acesso à prova da tarde. Esses candidatos não puderam sair da sala e entrar em contato com outras pessoas. Infelizmente, eles ficaram "presos" na sala por horas. Imaginem o psicológico dessas pessoas. Parece que, ao menos, tiveram acesso a lanches no intervalo entre a manhã e a tarde. Além disso, parece que o acesso antecipado foi para um número menor de pessoas, ocorrendo realmente em só uma sala. Nunca pensei que diria isso, mas parabéns à FGV por constatar e por aceitar o erro e, principalmente, por resolver a situação com o comunicado imediato de reaplicação da prova.
Devo dizer que os fiscais utilizados pela Cesgranrio nesse CPNU foram os piores que já vi ou tive notícias.
O vídeo mais sensato sobre esse assunto!! Um grande absurdo normalizar um vazamento de provas! Quem garante que, posteriormente, essa prova não foi vazada na mão de quem recebeu?! Quem garante que realmente ficou em sigilo após aberto o envelope e retirado da sala?!! Não existe afirmar que não teve prejuízo!!!
Se reaplicarem a prova da tarde, que seja uma prova em alto nível, principalmente em SST e Direito do Trabalho e não uma prova podre como foi a aplicada no dia 18 de agosto.
Concordo, pois é um cargo de alto nível que merece respeito.
Concordo . Faça jus aos nossos estudos aft
Vão RANCAR nosso coro, se reaplicarem e não poderemos reclamar!! A Cesgranrio SABE fazer prova. Quem fez mais de 15 mil questões dela sabe disso….
concordo tb com colega - passei muitos dias estudando toxicologia ocupacional, Dejours, NRs , Acidente Trabalho, Higiene Ocupacional, Dir Trab e até PMBOK pra não cair nada....
@@marcosmartins3326 sonha....concurso de cartas marcads
Uma escola inteira vazou e não a sala, pois a mulher que denunciou encontrou uma candidata de outra sala que disse que também entregaram a prova da tarde na parte da manhã, agora imagina isso tudo passando para várias pessoas no país todo (parentes, amigos, familiares de candidatos que tiveram acesso à prova da tarde na parte da manhã) feriu a isonomia, todos que não tiveram acesso ficaram em desvantagem. Tem que ser reaplicada a prova. Deixo o LIKE no neste vídeo.
A política dirá minha amiga
Também acho, mas só do bloco 4.
O MGI deveria aproveitar que a prova do bloco 4 foi uma cagada e mandar reaplicá-la.
Porém, estou convencido piamente de que isso não acontecerá.
Verdade!! O MGI poderia aproveitar a oportunidade e caso a prova fosse reaplicada, cobrar da banca a elaboração de uma prova mais técnica e justa.
O SINAIT reclamou do conteudo da prova do bloco 4. Tendo uma replicação, talvez seja o momento de aumentar o nivel e a pertinência dessas questões.
Existem outros pontos que não foram falados: (Obs: pela projeção eu estou dentro das vagas para ampla, portanto a minha opinião não é "de quem foi mal e quer anular a todo custo")
1) Os candidatos ficaram 11 minutos com as provas. Eles tiverem que colocar o nome na capa da prova, logo podemos inferir que ficaram com a prova virada para cima até a prova começar.
2) De TODA a sala ninguém reparou e se manifestou que estava escrito TARDE na capa da prova?
3) Não dá para desconsiderar que houve má fé tbm de boa parte dos candidatos daquela sala que se aproveitaram da situação e não se manifestaram prontamente.
4) Em 11 minutos é possível analisar o tema de no mínimo 10 questões, ou seja, 20% da prova.
5) As provas saíram da sala com os nomes dos candidatos preenchidos e depois voltaram em um novo pacote lacrado. Então quer dizer que é assim fácil e "desburocrático" em um simples local de prova colocar em outro pacote e lacrar como o original?
6) Inúmeras possibilidades de fraudes: fiscais e organização ficaram com acesso às provas por mais de 5 horas; quem garante que não leram a prova e falaram na hora do almoço para um amigo que estava fazendo?; quem garante que não fizeram alguma anotação nas provas que já estavam com nome?; quem garante que os candidatos dessa sala não passaram para outros amigos no intervalo? A extensão desse vazamento de informação é incalculável!!! Portanto reaplicar a prova naquela sala não resolve NADA!
7) Esse concurso cheirou fraude desde o início quando recolheram as provas na suspensão. Pense...128mil pacotes de provas rodando pelo Brasil. Lembram como é fácil lacrar de novo como o original?
8) Resumindo...o governo vai querer passar por cima alegando razoabilidade, supremacia do interesse público e etc...Mas na realidade todos sabemos que esse concurso está maculado desde o começo e a quebra da isonomia e a possibilidade de fraude é certa!!
@@razorheroes concordo com absolutamente tudo o que você disse, sem tirar nem pôr.
Também concordo com tudo!
Sim quebrou-se a cadeia de segurança desde do início ao aproveitarem as provas. Detalhe é que o MGI disse que o valor das inscrições cobriu os custos de realização, logo não tinha porque ser tão falho. Poderiam, inclusive, pagar mais aos fiscais para terem pessoas mais qualificadas.
@@razorheroes excelente comentário
Ótima análise!
Infelizmente não há garantias de que a isonomia foi respeitada se a prova da tarde foi acessada antes da hora. Quem garante que algum fiscal ou pessoa mal intencionada fez alguma anotação antes do relacre?
Muito boas ponderações. Aliás, foram as melhores até então que eu pude ver no RUclips. Parabéns.
Única coisa que achei estranho desse cnu foi a maioria do pessoal reclamar da prova dizendo que foram mals e a nota de corte estar la nas alturas 🤔
Verdade.
Esse olho na vaga tá mentindo feio
Não faz o menor sentido. Quais as chances de uma pessoa que foi mal em uma prova fácil ir bem em uma prova difícil? Haha. A prova tava bizarra e mal feita, não significa que tava fácil.
@@mariapegova é verdade
@@ddc1014 Mas a maioria das pessoas não são aprovadas mesmo..
Melhor vídeo que vi até agora sobre o assunto . Parabéns, vídeo imparcial analisado todas as hipóteses. Obrigada!
Essa prova foi ridícula em todos os sentidos. As pessoas que estudaram com seriedade não foram respeitadas. As questões foram rasas e mal formuladas.
Além da alta probabilidade de fraude.
E quem garante que os fiscais NÃO fizeram isso intencionalmente para fins de venda de gabaritos. Eles precisavam ser investigados, com quebra de sigilo de suas contas e tudo mais.
Passar mais de ano estudando para hoje ver uma baixaria dessas , CNU só decepção, critério de seleção de profissionais em um nível desses muito baixo , alternativas com opção de piratas e tubarões , kkkk, é tirar muita onda com a cara de quem deixou de lado muita coisa da vida para estudar
Concordo . Eu larguei um emprego público p estudar p uma porcaria de prova
@@alinesotelo5003 Usou a palavra ideal "porcaria"
Exato. Não era difícil tirar boas questões de um edital daquele tamanho e com vários assuntos inéditos.
Até que enfim um vídeo que aborda o fato dos candidatos poderem ter estendido o vazamento para outros candidatos durante o horário do almoço. Seja por telefone whatsapp ou até pessoalmente. E daí fica impossível limitar até onde alcançou esse vazamento. Quem recebeu a informação também pode ter repassado para um terceiro e daí virou um efeito dominó.
Motivo pelo qual não adiantaria simplesmente reaplicar a prova a essa turma. Precisaria realmente anular a prova da tarde a todos para garantir a isonomia. Parabéns aos professores.
A chance de anulação é ➕️ ou ➖️ 0.
Pela primeira vez assisti um vídeo coerente sobre esse assunto! Parabéns aos três mestres pelas colocações pertinentes!
Professor Daniel, sempre sensato!!! Também acho que não será anulada!
Achei tão incrível que no ranking do estratégia, 8 pessoas acertaram 100% as questões do CNU para AFT. É impressionante que esses candidatos se garantiram em 100% dos conteúdos específicos de áreas tão diversas.
Acessando a prova antes é possível.
Esses 8 estão tirando onda. Se o cara gabaritou pq trapaceou ele não vai ficar postando na internet. Vai ficar bem quietinho.
Bem possível, a prova foi fácil, gabaritar pra quem é muito bom é bem plausível
Mano se eu tivesse feito a prova do bloco 4 eu com certeza entraria na justiça!! Acho que o problema nem é tanto as pessoas terem olhado a prova, a questão é o envelope ter sido deslacrado!! Uma vez aberto ninguém consegue garantir a integridade desse envelope!!
@@marcosnponci664 concordo plenamente com vc, quem garante que foi lacrada antes de alguém tirar foto e enviar para terceiros... esse negócio de que lacraram novamente não é o suficiente
Concordo com a reaplicação da prova da tarde, porém somente para os candidatos que fizeram o procedimento correto, aqueles que foram eliminados por não preencher o gabarito corretamente e os que não foram a tarde, estão fora.
@@EdvanSouzaLima perfeito!
Fiz o preenchimento correto, mas acredito que se reaplicar, deve ser pra todos
Replicação é pra todos, nem existe isso que vc falou, o argumento é que todos que não tiveram acesso anterior, foram lesados.
Juridicamente houve quebra da isonomia. O dano nesse caso é presumido. O que, em tese, fundamenta uma eventual anulação do certame. Mas não acredito que isso aconteça!
A categoria de AFT está muito sem moral com o Governo. Essa prova foi um escárnio, uma humilhação para uma categoria tão importante como AFT.
Imagino os AFTs aguardando os colegas de trabalho sabendo do nível da prova, é de chorar. Muita gente vai entrar na sorte,mas sorte também faz parte da jornada do concurseiro.
Sempre esteve..último concurso foi 11 anos atrás com 100 vagas. Acorda
Vcs sempre cirúrgicos no assunto!!!! Muito obrigada pela parceria de vcs!!!!
O primeiro concurso que eu fiz foi o do BB no início dos anos 90. Eu passei, mas as provas foram replicadas em virtude da lista de aprovados ter, entre os 10 primeiros, parentes do presidente indicado pelo Collor. Muito triste constatar que o amadorismo e a falta de vergonha ainda reinam mais de 30 anos após esse fato.
Acho tudo muito incontroverso: não preencheu o número do gabarito, segue o edital e elimina. Agora, quando acontece uma coisa séria de vazar uma prova, dane-se a lei. A banca não treinou os fiscais para aplicar a prova, e foi amadora.
Vou além. Vi um comentário, no Instagram, que uma candidata foi eliminada por " virar" a prova antes do tempo . O fiscal entregou a prova, pediu para não "virarem" a prova , a candidata "virou" e foi eliminada. Na mesma hora , segundos antes. Dois pesos e duas medidas ? Cesgranrio tá assim : " carneirinho para mim, fumacinha p/ vcs" 😂 rir para não chorar.
O problema maior foi que o malote aberto contendo as provas da tarde não foi lacrado na frente de todos os candidatos, não ocorreu a assinatura de nenhum fiscal, de nenhum candidato atestando esse procedimento.
Se as medidas tivessem sido tomadas imediatamente o MGI teria registrado o vazamento das provas em ata, e os fiscais teriam que responder pelo erro. O caso foi abafado. No entanto, faltou integridade e transparência, sem falar na falta de segurança jurídica e no desrespeito aos princípios constitucionais. Sem falar que a denunciante foi ameaçada e os advogados consultados pelo Direção falam na possibilidade de anular as provas daqueles que tiveram acesso às provas da tarde devido ao erro de terceiros, quartos, quintos. É uma imoralidade e um escárnio! Uma escola inteira teve acesso à prova, não apenas os candidatos! Como não é possível dimensionar o dano??? Uma questão, uma! Eu sou uma dessas pessoas que vai judicializar. E não sou a única. Nós estudamos para combater as injustiças, defender a aplicação da lei. Qualquer um que tenha um pensamento diferente está colocando o interesse pessoal acima do interesse público. O governo errou ao contratar a Cesgranrio. O vazamento da prova é só mais um dos erros.
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
@@nathaliagrossiodeoliveira sabe se há alguma organização para realizar uma ação coletiva ?
Por mim, se chamar uns 2500 AFTs a gente fecha o acordo... Nada mais a declarar...
Kkkkkk
Ficam aí a falar, sobretudo o Daniel, de fazerem um cadastro de 1800 auditores fiscais do trabalho que serão nomeados. Com sorte, vão chamar 25% a mais que o quantitativo inicial de vagas.
@@rafadantas.6872 calma, amigo. É uma brincadeira
Boa! Rs
@@rcar1 kkkkk por mim tbm
Outro grave fato ocorrido nesta prova foi a falta do passador de detector de metais nos candidatos ao entrar na sala da prova, só tinha detector para entrada nos banheiros. Vejo isso como possibilidades para fraudes.😢
Penso que é muito desproporcional anular todo o concurso por conta desta turma. Creio que mesmo com o acesso à prova, não seria possível lembrar de todas as questões e todas as alternativas para estudar no intervalo e buscar as repostas. Portanto, mesmo que seja via judicial, acredito que qualquer juiz sensato só anularia o concurso todo se comprovassem que essa turma teve uma certa vantagem por esse erro dos fiscais. Claro, essa pessoa que trouxe à tona o caso deve ser ouvida e apresentar as provas, testemunhas e será analisado o caso. E mais, creio que muita gente agora está aproveitando da situação para pedir a anulação também, talvez por ter ido mal na prova, ou não terem preenchido todas as informações necessárias do gabarito. A banca talvez tenha deixado a desejar com a instrução dos fiscais e até com algumas questões mau elaboradas, contudo, na minha opinião, nada disso tem o condão de anular um concurso do tamanho que foi o CNU. Deixo claro que não estou defendendo o governo, já que muita gente já levou a discussão para esse lado, tudo é politizado e polarizado atualmente no Brasil. Aliás, a respeito do meu desempenho na prova, penso que possivelmente não vou ter chance de ser aprovado sequer no cadastro reserva, nem por isso estou defendendo a anulação de todo o concurso e repito, seria muito desproporcional e sem qualquer sensatez do governo ou do judiciário anular todo o concurso por conta destes "tropeços" isolados, comum em qualquer concurso.
O que eu gostaria muito de saber era sobre o que o MTE acha de tudo isso.
Governo não crítica governo.
Amiga o MTE é o Ministério mais desorganizado e incompetente da esplanada. O único cargo do MTE que vale a pena o esforço é o de AFT. O que o MTE acha? O MTE está mais preocupado em empregar os comissionados do partido da vez 😂
MTE é capacho de governo. Lule preenche vagas de acordo com os capachos dele.
PERFEITO. O mte tem que tomar rédeas dessa Bagaça. Chega de MERDA do MGI e Cesgranrio...
MTE tá apagado ... nem tem voz 😅
Tudo que se quer é finalizar essa etapa. Tá se arrastando por muito tempo isso. As pessoas precisam seguir. Seja para tomar posse, seja se dedicar a um
Novo concurso.
Estou pensativa: como eles recolheram as provas já assinadas e devolveram provas sem os nomes, limpinhas? Isso é possível???. Agora fiquei bolada...kkkkkkk poxa, sinceramente, algo errado aconteceu... o que fizeram com as provas que a galera tinha assinado????
Meu sonho é ser AFT, apenas AFT. Quanta decepção!!!
Este foi o concurso que fez o candidato sério (o que estudou, investiu tempo, dinheiro, forçou os neurónios, o que se dedicou de verdade) de otário, infelizmente.
E o fato de fiscais comprovadamente terem marcado o gabarito para alguns candidatos, não fere a isonomia, tendo em vista a eliminação de quem não marcou?
😢
fere a isonomia, mas vc teria que dizer as salas dos candidatos beneficiados pra eliminar eles e não aprovar os que esqueceram de marcar
@@wulisess Pra eliminá-los*. 🤦🏾♂️
@@silva7924 para eliminá-los* kkkkk
Meu relato. Eu fiz prova para o bloco 6 no RJ, bairro Osvaldo Cruz. Na parte da tarde a fiscal distribuiu a prova para todo mundo e de repente, depois de um tempo, ela fez uma cara de espanto e perguntou se a gente já tinha escrito o nosso nome na prova. Claro que a gente já estava escrevendo o nome e escrevendo a tal frase na prova. Aí ela pegou o saco das provas e saiu da sala. E todo mundo começou a se olhar sem entender nada o que tinha acontecido. Aí ela voltou e todo mundo sem entender nada e preocupado com o horário do começo da prova e aí ela saiu de novo da sala. Por fim, ela voltou e falou que estava tudo certo. Foi tudo muito rápido e pelo que eu ouvi ela explicando para umas pessoas lá na frente foi que a prova que a gente recebeu era de outra sala. A escola foi todo bloco 6 e esse bloco só teve um tipo de prova, um gabarito. Então acabou não tendo problema, pois todas as provas eram iguais. Mas eu fico só pensando em sabe-se lá o que aconteceu por aí nesse Brasil imenso, sei lá quantas cidades. Não acho que esse CNU vai ser anulado, mas espero que nunca mais inventem essa ideia porque foi horrível. Se dá alguma coisa errada o candidato perde a chance em vários órgãos numa tacada só tb.
E quem garante que também em Recife/PE não distribuiram errado as provas de outros blocos em outras salas. Pode ser que não houve denunciante como esta mulher(:
Assisti a muitos vídeos sobre esse assunto...o BRENO destrinchou o quadro...o LAPORTE trouxe um caso concreto ocorrido na aplicação de prova pela FGV...enquanto o DANIEL traçou as perspectivas dos possíveis desdobramentos, etc...Parabéns e muito obrigado...!
Daniel, é verdade que mudaram as regras do edital e agora corrigirão as provas dos cotistas na mesma quantidade da ampla, ou seja, 6075 cotistas terão a prova corrigida?
Fui para no hospital duas vezes por quasa desse concurso, dei meu sangue!
Pela posição da CESGRANRIO e MGI ja vimos que os recursos tbm serão indeferidos 😔
O MGI queria manter a prova no Rio Grande do Sul em meio ao apocalipse climatico que estava ocorrendo la.
Não tem como saber a extensão do dano. O mais justo é anular. Repare que o email diz que teve acesso ao conteúdo da prova e citou apenas a primeira questão como exemplo! Não significa que ela só viu uma questão
É muito complicado essa questão, e concordo com vcs, prejuízo maior é pra nós que estudou bastante pra prova. Deus ajude o concurseiro pq precisamos mesmo 🙏🏻
Curso de novo? Material de novo? Prof. Daniel, gasto 1 centavo a mais para o CNU 😅 Até mesmo porque não tenho mais para gastar 😅
Sem dúvidas seria ÓTIMO pros cursos uma anulação da prova. Tanto é que os professores não defendem identificação de beneficiados e sua eliminação e reaplicação da prova apenas para locais onde a aplicação teve erros graves.
acho que tu matou a charada do porque tem tanta gente na internet defendendo isso...pode crer q nao tem nada a ver com isonomia e essa falsa moral q tem muita gente pregando
@@cristinadarochadesouza né? que isonomia existe numa reaplicação geral sendo que tem gente em condições muito diferentes num pós-prova, como gente estudando pra outros concursos, comprando material, pagando inscrição, gente se recuperando de um burnout por conta de uma maratona de estudos que pra muitos começou em janeiro. Uma reaplicação geral vai certamente beneficiar os candidatos de forma diferenciada, não vai ser isonômico.
Se fisesse só para um pequeno grupo do bloco 4 continuaria ferindo a isonomia.
Sim, feriria a isonomia, mas diminuiria ela muito. A isonomia não é o único princípio que precisa ser resguardado, se a proporcionalidade/razoabilidade não for respeitada, também está errado. O concurseiro que deu o sangue desde janeiro, 7 horas por dia, ainda trabalhou, abdicou de tudo e todos, prejudicou sua saúde mental e física e foi bem, mesmo com a prova merda que ofereceram, não tem culpa e não merece ser prejudicado.
e se todos forem reprovados a quebra de isonomia nao produziu nenhum efeito significativo
@@luizcarlosespindolajunior3436Mas a* diminuiria muito. 🤦🏾♂️
Quem garante que esses fiscais, aproveitando a prova aberta, não avisam conhecidos?
e quem garante que isso ocorreu? nunca uma hipotese de algo ter ocorrido pode justificar um gasto de bilhoes em um país cheio de desvios pra todo lado.
@@mariana.b. O Flávio está certo. Se custou 1 bilhão ou foi de graça, isso não é justificativa para ignorar o problema.
@@diegorc certo em que? ele não fez qualquer afirmação e na justiça não se julga hipoteses e sim materialidade. na vida real da burocracia isso é uma ótima justificativa, principalmente pq ninguem que está querendo a reaplicação da prova é pelos motivos corretos, e sim por interesses privados obscuros.
@@mariana.b. A materialidade foi o vazamento das provas. A possibilidade de fiscais terem repassados informações é só para ilustrar a gravidade do ato. Tem isso de intenção não, quem tá fazendo juízo de valor aqui é você. A prova foi vazada e o concurso deveria ser cancelado. Mas não se preocupe, que isso não vai acontecer.
@@mariana.b. deixa eles, esse pessoal ainda ta sonhando com a marcação do gabarito, e agora vao criar zilhoes de hipoteses que podem ter acontecido
tipo "quem garante que o fiscal da cidade X abriu um malote de prova, olhou o tema da redação e depois colou de volta e ninguem percebeu"
Aplicar a prova apenas para a sala também fere a isonomia, uma vez que as perguntas, obviamente, não seriam as mesmas. Logo, poderá beneficiar os alunos sendo uma prova mais fácil.
@@andersonconceicao.oficial ou mais difícil.....da um tempo
Mais alguem acha que as questoes foram feitas por IA? é só uma pergunta, pq ta dificil pensar que alguem elaborou essa prova e pensou "legal, ficou top". A pergunta é séria, apesar de parecer engraçada.
O mais difícil é acreditar que alguém elaborou e outro alguém revisou e saiu aquela bizarrice.
ou por algum estagiário da Cesgranrio
Teve uma questão que eu joguei no GPT Zero (ferramenta que detecta textos gerados por IA) e deu 95% de probabilidade de ela ter sido feita por uma IA.
😢
@@mariaclarasenna7378 q prova ser feita por IA é mais um argumento para anulação.
O correto seria anular a prova da tarde Bloco 04 e reaplicar. Qualquer fiscal ou candidato que fotografe as paginas e envie para alguém jogar no ChatGPT, consegue gabaritar a prova da tarde.
Os cursinhos estao calados
Um concurso onde envolve questoes políticas...etc ... todo cuidado tem que ser tomado , está tudo muito estranho ! Acho que a PF deve investigar as contas dos fiscais da escola toda , celulares de todos os alunos , fiscais e pessoas da escola , penso q o "buraco" pode ser mais fundo. Muitas pessoas torcendo para este concurso dar errado . Peço protecao a Deus para todos os concurseiros q fizeram essa prova ! Ah! Acontecer isso justo c o cargo de maior visibilidade 😢😢
Na realidade nem tinham que ir trabalhar de celular, na minha sala 3 fiscais, os 3 estavam de celular
E a folha da discursiva era no verso do cartão-resposta e estava identificada. Pode isso,Arnaldo?
A moça passou mensagem em no grupo de WhatsApp no intervalo informando o fato e sobre a questão, ou seja, várias pessoas tiveram acesso as informações no intervalo e falar em reaplicar a prova somente em determinada sala é um absurdo!
Estudar para um concurso que nâo sabemos o que irão cobrar, é mto ruim. Nâo é prova, e sim um jogo de sorte 😢
O que foi cobrado estava dentro do edital.
@@diegorc pois é, se eu soubesse os assuntos de cada questão ai é que eu acharia estranho
esse povo chora por tudo kkkk
@@diegorc entrei com recurso na questão 2 da minha prova de CG. A que tinha sobre prisão especial para pessoas com superior sendo invalidada pelo STF e eu respondi sobre o partido político pode fazer distinção de gênero, considerada errada pela banca. A pergunta fala sobre a luz da constituição mas entra no âmbito de julgados do STF e no edital fala somente isso "2.1 Estado de Direito e Constituição Federal de 1988: consolidação da Democracia, representação política e participação cidadã." Basicamente pode ser qualquer coisa e a questão além de ter duas respostas ela também foge do edital de forma a não específicar tais itens.
No mínimo milhares de ações judiciais deveriam rolar! O CNU é uma proposta do governo, eles não vão querer se queimar e a anular
O MGI tem a oportunidade de sanar parte das irregularidades cometidas, reaplicar não e atestado de incompetência e sim de justiça.
Na minha opniao, a prova deve ser cancelada e ser aplicada outra, de acordo com a função ao cargo. Aquelas questaoes do eixo 4 e 5 e uma vergonha.
Se o argumento for o valor financeiro, nao cabe pois no termo de licitação prevê que algum erro desse tipo fica a cargo da banca os custos de uma nova aplicação
E quanto a não ter detectores na entrada das salas?
Eu também acho que eles vão tentar passar sem anular, vai depender do judiciário..
Olha so de ler ou olhar no minimo umas seis perguntas da pra se memorizar e recorrer a consultas no intervalor pois pelo que vi no dia do concurso varias pessoa levaram o matrerial de estudo...e varias pessoas eram da mesma cidade local da realizacao do concurso com acesso a internet..., e lamentavel houve injustiça sim!!!
Questões do tamanho do hino nacional??? 😂😂😂 Tá de brincadeira 😂😂😂
No município de Altamira Pará teve sala que começou as provas as 14hrs ou seja 30 minutos antes do tempo normal
Na minha sala estava faltando uma prova no pacote de tarde. As fiscais pediram para verificarmos se alguém havia recebido prova a mais. Também não sabiam que a prova terminava às 18h. Marcaram 17:30 e precisaram confirmar, pois tinham certeza que era 17:30. Fiz bloco 7
Quando falam da judicialização disso, judicialização daquilo - como acontece hoje com a decisão do Ministro Dino sobre os incêndios-, fica o questionamento para o governo e o legislativo: que tal respeitar o Princípio da Eficiência? E outra pagamos para realizar essa lambança, não foi caridade estatal.
Não quero ser leviano ou criar uma teoria da conspiração, mas a prova especificamente de AFT está muito estranha. Muita gente dizendo que acertou 85% por cento ou mais, muita gente gabaritando direito do trabalho, embora muitas questões estavam razoavelmente fáceis,muita gente dizendo que foi bem em SST, apesar das questões mal redigidas, dúbias e contraditórias; por fim, uma prova tendenciosa para os profissionais da saúde. Vamos aguardar!
Gabaritar Direito do Trabalho quase todo mundo gabaritou porque estava MUITO FÁCIL. Se conhecer alguém se vangloriando dizendo que foi bem em SST me apresenta.
Oxe, como que não gabarita aquele eixo 5 se o examinador simplesmente DEU todas questões? 😂
@@luizcarlosespindolajunior3436 no olho da vaga tem só uns 1800 candidatos que praticamente gabaritaram NR
@@grupot7319 o eixo 4 com menor média de acertos dentre todos, inclusive nas primeiras posições. Analiso que quem acertou demais, chutou com sorte e não diferenciou tanto os candidatos. Quem acertou o chute, mas mandou mal nos outros eixos não ficou bem colocado.
@@luizcarlosespindolajunior3436só fiz 62,5 o que dá 78,13 %. CG só fiz 17/20. Chateada, viu? 😢
ESSA PRIVA FOI FEITA COM ALGUMA INTENÇÃO OCULTA............ NÃO TEM EXPLICAÇÃO
Sinceramente, tinham muitos fiscais despreparados pra aplicar essa prova. Acho que o mínimo pra um fiscal, é saber como funciona a prova, como funciona o gabarito, e tinham muitos que não sabiam!
1 sala teve acesso? E esses passaram para quantos amigos ou parentes? Se viram 5 questões o estrago já está feito.
A força do que a Ministra falou hoje tem mesma Confiabilidade do que falou sobre Eliminação de quem não marcou "bolinhas, frase.....".😊
Por favor, me ajude com minha "média/corte" , pois eu não sei fazer.
Bloco AFT ::
Eixo 1, fiz 7 corretas
Eixo 2, fiz 2 corretas
Eixo 3, fiz 7 corretas
Eixo 4, fiz 4 corretas
Eixo 5, fiz 10 corretas
O prova da Manhã acertei 12 de 20
Qual a média disso em se tratando de AFT?? ...
Quantos pontos fiz , Finalmente ??
É uma pontuação boa ?? ...
Agradeço quem fizer esse cálculo para mim. Obrigado !
"esse concurso tá virando a Caverna do Dragão" melhor comentário do vídeo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Gente, me respondam uma dúvida: o pessoal que gabaritou SST fez qual cursinho? Alguém aqui fez 100%? As notas no ONV estão estratosféricas...
A galera mente
Não subestime a toxidade dos brs. Já vi de um tudo em sites e redes sociais, desde o povo que jura que estudava 16 horas líquidas por dia de janeiro a agosto até criaturas respondendo a simulados consultando material só para ficar com a nota elevada e impressionar negativamente o psicológico dos candidatos.
@@cristinacoelho3681 maioria das primeiras notas no ONV tem no mínimo 3 erros em SST. Fiquei bem colocado, mas errei quatro questões no eixo 4. Apesar de ser um eixo com um peso alto, não é o que está determinando as primeiras posições. Conhecimentos Gerais tá sendo muito mais decisivo.
@@cristinacoelho3681 Sim, vale 1,25 e são 20 questões. No final é 25% da nota.
É difícil alguém ter fechado por causa do gabarito bugado. Mas se ocorrer tudo bem com os recursos, e corrigirem essas questões, ficarei com 9/10 nesse eixo. Mas acredito que todo mundo (ou uma boa parte das pessoas) tbm, né?
Era so anotar os pontos chaves das questões no verso da folha que podia levar embora
Concordo
Sem contar o nível das questões, direcionada à area da saúde. Com tantas NRs importantes a cobrança foi inversamente proporcional ao número de vagas/cargo dentro do bloco 4.
Eu fiz uma solicitação no site do MPF pedindo investigação a este caso e possível replicação da prova bloco 4. Na minha opinião feriu a isonomia.
@@wanildasonda9088 vc entrou com pedido ao MPF pedindo pra reaplicar a prova pq nao veio questoes que vc queria, é isso mesmo?
😢 o justo seria anular e ter outro concurso Aft.
Eu nem sei mais o que pensar sobre esse concurso. Queria era esquecer e focar em outras coisas, mas a questão que a candidata querida "vazou" é justamente uma que eu errei. Eu poderia ter 0,55 a mais, o que me colocaria entre os 300 primeiros na objetiva, ao menos segundo o ranking do olhonavaga. E como o prof Breno disse, qualquer questão faz a diferença em concurso, e no CNU isso parece que tá mais evidente, pq pelo tanto de nota igual ou com diferenças de décimos, não só uma ou duas pessoas, mas uma galera vai ser aprovada por uma questão, que pode ter acertado pq de fato sabia, por mero chute ou pq teve acesso à prova. Tenho medo demais do que está por vir, seja o que for
Pessoal, para quem acha que só quem foi mal quer a anulação, vou propor uma simples e rapida análise:
Essas pessoas que tiveram acesso a prova antecipada, se por ventura leram as questões de direito do trabalho e algumas de sst, e após isso tiveram quase duas horas para pesquisar, tiveram óbvia vantagem ilícita, tirando quem sabe, inclusive a sua vaga.
Sabe-se lá o número de candidatos dessa escola?
Sabe-se lá se não postaram em grupos de watsapp 3 ou 4 questões que seja.
Não parece razoável para vocês, ainda que tenham ido bem, a anulação, sob o risco de vocês também ficarem de fora por uma questão?
Muitos tão se achando por ter feito 80, 85, 90 por cento, mas não sabem eles que podem ter vários candidatos que vão tirar suas vagas por ter tido este privilégio.
Pra mim, reaplicar a prova na escola (caso tenha sido mesmo na escola inteira), mitiga boa parte dos riscos de quebra de isonomia. Anulação é uma decisão radical pra caramba que prejudicaria um número gigante de candidatos que não tem nada a ver com o erro da banca.
Prejudicaria também no aspecto fiscal, porque teria que reaplicar a prova em 200 cidades, um custo sem precendentes de uma anulação.
e se eles nao passarem na proxima, qual vantagem eles obtiveram?
tiveram as provas em maos e nao obtiveram a maior vantagem possivel, ai anula tudo e eles ganham nova chance
entao nao da pra anular assim tao simples
@@wulisessIsso é as pessoas da bolinha 😂😂 estão inventando mil coisas 😂😂😂
Caso seja anulada todos que já estavam de antemão eliminados nao devem ser reconvocados para realização da prova (quem faltou, quem não marcou qual seria o gabarito, quem nao escreveu a frase). Assim como a FGV fez na prova da Câmara, onde quem deixou de ir em algum dos turnos ou ja havia sido eliminado na prova de CB não foi convocado pois ja estaria eliminado.
Mas esse problema de vazamento é muito profundo. Quem garante, que a prova não vazou para colegas de outros estados? É algo muito mais profundo Do que não corrigir as provas. Devia ser anulada essa prova, era o mínimo.
ninguem garante, mas se nao teve denuncia, vc ta apenas assumindo que teve sem provar nada
eu tb posso dizer que
"a prova é nacional e o brasil é muito grande, o gabarito pode vazar pra qualquer cidadezinha"
tenho alguma prova, nao tenho. mas vou escrever besteira aqui pra chamar a atenção
@@wulisess o tempo e a política dirá.
@@paulocassiolopesdeoliveira frase de rodapé de auto ajuda kkkk
@@wulisess exatamente kkkk
Não seria justo somente para o pessoal da sala ou da escola. Continuaria ferindo ao princípio da ISONOMIA. Como vcs explicaram, pode ter vazadoo o acesso para outras pessoas. Inclusive, pelos próprios fiscais.
O correto mesmo, gente, seria anulação e replicação da prova de conhecimentos específicos,para todos os candidatos.
Marcou a bolinha??? 😂😂😂
Única coisa que tem de ´´concreto´´ por enquanto é uma única candidata que falou sobre esse vazamento, lembrando que foram mais de 900 mil candidatos por todo o país, o que deveria é as policias federais irem ao local e investigar o que realmente aconteceu e, CASO detectasse algo errado poderia tomas as medidas necessárias. Agora, cancelar o concurso/bloco a partir de um único relato é querer de mais. o movimento das pessoas que vejo pela net são mais para o cancelamento pelo motivo de terem tomado uma ferrada do que realmente a isonomia do certame, justificativa baseando que a prova não venho como ELES ACHAM QUE DEVERIA ter sido. porque focaram tanto em professores e cursinho espalhado por ai.
Óbvio que a prova não tá nem de longe como uma boa elaboração, mas querer ditar o que se cobra na prova por causa do que eles estudaram ou o que professor X ou Y disse que deveria ser dessa maneira é tão errado e desleal como acham que foi essa. Ora, se a prova foi assim tão humilde, tão fácil, qual é o motivo de tanta indignação. são 900 vagas, e terão 900 candidatos aprovados, o que estiverem nessas posições, foram os melhores, sejam por decoreba, sejam por ser das áreas da saúde, sejam porque chutaram na cagada as respostas certas, ou por que uma galera não atentaram para simples instruções que estavam escancaradas de tão obvias.
E se realmente descobrirem que houve vazamento e teve prejuízo, optem por uma melhor solução avaliado todos os candidatos desse enorme país.
´´ah, mas como vão descobrir´´, paralisem esse certame e coloca ABIN, PF, PRF etc para correr atrás, são pagos e bem pagos para isso mesmo.
O que não pode ninguém ser prejudicado, seja por erro da banca ou candidatos bolados com prova que acham que foi com matéria que eles não estudaram.
A PF? Alguns queriam se voluntariar pra ir pro RS pra ver se cahavam um pacote provas. Eu ouvi isso de um, acreditem.
@@gsouza6065 acredito, eu era o RS (risos)
@@wulisess meu comentário foi sensurado.🤐🤐
Falou besteira. Uma questão pode fazer toda a diferença em um concurso tão concorrido. Fora que ela citou apenas 1 questão como exemplo e não que ela só viu 1 questão.
Queimada grande da CESGRANRIO....
Impressionante, ninguém comentou o mais grave: na discursiva estava o nome e CPF dos candidatos!! O próprio edital diz que qq identificação iria desclassificar. Kd a impessoalidade??
Não acho justo fazer uma prova só para os candidatos de uma sala, por exemplo. Teriam mais tempo pra estudar e já sabem como é a prova.... O correto seria, no mínimo todos os candidatos do bloco refazerem a prova da tarde. Tbm não é certo nem justo quem fez de manhã (não marcou bolinha, nem escreveu o texto ou não deram conta do número de linhas na redação ) refazer, pq a prova da manhã não foi prejudicada. O correto, na minha humilde opinião, é os candidatos do bloco 4 refazerem a prova da parte da tarde, apenas isso
Concordo plenamente. Outro ponto, o prazo de intervalo de 2 horas de uma prova para outra permitia aos que se beneficiaram não só consultar a matéria, mas transmitir o conteúdo a inúmeros interessados, em todo o país. Reaplicar a prova da tarde a TODOS do bloco 4 seria o mais justo.
5 anuladas EIXO 4, BLOCO 4.
Teria de replicar a prova toda (parte da mamha e tarde), do blocoq 4, pois há relatos de todas as ordens, inclusive de fiscal de deixou os concurseiros passarem do horário para finalizar a redação. Eu me sinto prejudicada, pois essas pessoas tiveram mais tempo para melhorar o texto. Eu não tive, como muitos outros não tiveram.
13:17
Professor Lenza, essa hipótese não é possível de nenhuma maneira. Aplicar outra prova só pros candidatos da sala em questão, é o mesmo que querer aplicar outra prova só pro pessoal do RS. Sabemos que na época o MGI não fez isso, pq não há sistema de TRI no CNU e não tem como assegurar o mesmmo nível de prova. Ou anula para todos, ou não anula para ninguém
Em 2009, uma quadrilha teve acesso à prova da polícia federal e não anularam o concurso. Operação Tormenta.
Mais isso essa galera não lembra! 😂😂