Raul assisti recentemente o vídeo sobre orçamento doméstico, mas eu pago 30% de pensão do meu valor líquido mensal. Sou autônomo /MEI, sendo assim me sobram 70% desses estou me lascando para quitar minhas dividas e aí sim começar a investir. Se tiver alguma dica 😅
Fala Raul blz.. Gil aqui.. Faz em média 8 meses q invisto já fiz muito merda comecei errado mas estou aprumando o eixo kkkk. Já estou mim programando pra entra na AUVP e desde já se possível mim responder uma pergunta fico grato.. 🐟 Tem como manda meus aportes para uma única corretora? Pq eu comecei deixando a renda fixa em uma e a variável em outro..
Gil, claro que dá. Basta abrir a sua conta na AUVP INVESTIMENTOS ( plataforma.auvp.com.br/home ) e fazer a transferência de custódia dos seus investimentos para lá. Dentro da plataforma de investimento tem um tutorial que vai te ajudar. isa.orama.com.br/#/portabilidade
@@diegobrzezinski2564 Amigo, sinto em lhe dizer, mas aconteceu comigo, depois dos 18 meus filhos entraram na justiça e foi decidido eu ter que pagar pensão até os 24 anos, kkk, se afaste desses filhos agora, mais tarde vai entender a minha dica
E tem alguns "influenciers" idiotas dizem que as dividas deixa os Brasileiros com mais dinheiro dizem que quem não tem dívida e pobre E tbm as dividas e pra motivar a pessoa a trabalhar E os famosos influenciers que alguns BRs até se matam por causa deles
Realmente é duro e triste pagar impostos, mas não consigo ver um País funcionando sem essa receita , impostos são desde A.C vejo muitos ao meu redor utilizando o SUS como o governo sustentaria isso sem os impostos?
Pra mim falta muito pouco, de 3600 reais de dívida por mês agora, agosto de 2024, estou com 450 por mês, em 9 meses. Até fevereiro de 2025 termino tudo
De janeiro pra cá minha vida só foi ladeira a baixo, tomei um golpe, perdi meu pai e 4 meses depois me separei, hj tô morando sozinho e batalhando pra conseguir terminar de mobiliar a casa e quitar minhas dívidas, mas com fé em Deus vou me reerguer. Nunca tive o nome sujo, sempre batalhei e consegui minhas coisas. Mas hj estou nessa situação.
Somos dois meu amigo, não perdi nenhum ente querido, nem me separei, inclusive meus pêsames, mas vamos conseguir sair dessa situação financeira. Também sempre até juntei bastante dinheiro nesse ano me embananei
Moro em lugar no RS onde somos logrados dia e noite. A igreja da família também rouba terras e herança. Bolsonarismo. Agora minh as família roubando herança. Todos sabem e todos se viraram contra mim
Eu sempre gastei muito, até montar uma peq empresa, completamente inocente e cometer os piores erros! A falência veio, e depois de 3 anos, a vida voltou ao normal, ainda pago resíduos de dívida c banco, mas meu imóvel modesto está em dia, e estou a cada dois anos usando o FGTS, e pequenas sobras pagos parcelas, e com carro sem prestação, e guardando pq mesmo somente em 2023 meu salário equiparou ao de 2018 😮 hoje ainda tenho um dinheiro investido, aprendi com a dor... e dificilmente entro novamente em fria! Cartão soh para compras on LINE, e com teto de gastos! Mercado e combustível a vista, presentes a vista, e se não der, não compro! Simples assim.... chega de me apertar para parecer ser o q não sou!
Boa tarde. Tenho um único emprego, ganho pouco mais de 3000 por mês e estou chegando nos 100.000 reais. Não é tão fácil, mas mantendo persistência e investindo, se consegue chegar onde você menos espera. Não consigo mais parar de investir. Excelente vídeo. Parabéns pelo trabalho!!!
Eu aprendi sozinha.... Sei que muita coisa ainda preciso melhorar, o minimalismo me ajudou muito, pq hj faço o consumo consciente e consequentemente consigo fazer economizar. É raridade eu consumir por impulso.
Isso aí. Apenas não esqueça que somos seres que tem necessidades e que elas nem sempre são racionais. Depois de organizar a vida financeira, é necessário encontrar o equilíbrio, pois esse é o verdadeiro motivo de viver. Separar o valor pra pagar as contas, investir, pro lazer e para projetos que te fazem sentir vivo.
Ganho em torno de 23 mil por mês. Não tenho dividas, não tenho carro, prefiro andar de uber, e moro de aluguel, por enquanto. Sou casado, somente eu e minha esposa em casa, então não temos muitas despesas. O segredo é trabalhar para fazer mais dinheiro e evitar ao máximo as dívidas e viver abaixo dos seus ganhos.
@@matthaeus17famílias que precisam de carro são apenas as que possuem filhos. Com renda de 300 mil por ano eles ficam milionários rápido, dá pra ter carro depois do 2 ou 3 milhão.
@@rodrigoprado9179 com uma renda dessa, economizando 15 mil por mês, chega a 1 milhão de patrimônio investido em mais ou menos 5 anos. Acredito eu que ele vive apenas com os dividendos desse dinheiro investido.
@@gil77891 é nada pô, pode reparar .... Todo cara que ganha 2 a 4 mil por mês quer andar de iPhone , ter carro top financiado , viajar para postar foto nas redes sociais. Resumindo , faz questão de ter uma vida que não condiz com a sua realidade 🤡
O segredo que usei foi guarda 20 por cento do que ganhei desde 2007 sendo que recebo um pouco mais de um salário mínimo fora décimo terceiro pis PASEP que eu depositava todo ano resultado hoje ganho juros em vez de pagar juros afinal estou ficando velho e ninguém engana o tempo 😢😢😢 velhice no Brasil com salário mínimo e nao souber usar o dinheiro e castigo certo 😮😮😮
Graças a Deus nunca, fiz parte desse grupo! Apesar de ser uma pessoa humilde sempre me preocupei em poupar uma parte do meu salário, guardava na poupança, graças a Deus no ano passado conheci os investimentos, atualmente tenho 50 mil investidos e compartilho a minha jornada rumo a minha independência financeira
Trabalho em loja de varejo e vejo cliente falando que não tem condições de comprar nada porque tudo é muito caro e etc. O mesmo paga no mínimo uns 500 reais só em carnê de coisa fútil
Hj já passei dos 45 e queria ter visto um vídeo como.esse quando tinha 21 e gastava como se fosse da família rea, porém ganhando como um assistente administrativo.
ACREDITO QUE HÁ DÍVIDAS BOAS! EU ESTOU DEVENDO A MINHA COZINHA PLANEJADA, A MINHA MÁQUINA DE LAVAR, O MEU NOTEBOOK, MAS NÃO ME ARREPENDO, ESTOU USUFRUINDO, TENDO CONFORTO, ENTÃO ESTÁ TUDO CERTO!
Mas se o ensino já tem tantos problemas e as crianças sequer são alfabetizadas, não seria dificílimo implantar educação financeira na escola pública, até porque muitos professores não têm educação financeira.
A realidade é que a classe alta colocam os filhos numa escola particular e aprendem sobre educação financeira desde pequenos, porém, na educação pública não possui esse ensino. Então , estou analisando as escolas da minha cidade e os diferenciais do currículo escolar e percebi que educação pública tem suas falhas no plano pedagógico.
No geral é isso mesmo. Mas tem o famoso depende. Por exemplo, passei a comprar tudo no crédito, pois o cartão me devolve 1% das compras. No dia dos pais me devolveu 5% no Shell Box(abastecimento de veículo). Se for controlado, vale a pena um cartão desse.
Conheço pessoas que realmente acham que ter crédito (limite no cartão) é o mesmo que ter dinheiro. Comecei a estudar investimento quando cansei de pagar juros e multa por não ter organização financeira.
Meu tio foi comprar uma cama de solteiro com colção, o valor era 1200 +/-, deu uma entrada de 300 reais e dividiu o restante em 18x de 220 reais, o vendedor ficou falando para ele que podia parcelar em varias vezes, mas em nenhum momento disse que teria juros, e ele não fez as contas para ver o valor final, sempre gostou de comprar no famoso carnezinho, no fim, vai pagar mais de 4mil reais, quando chegou em casa a minha tia ficou doida com ele, e o pior é que não adinta tentar falar nada com ele, pq ele não aceita ajuda nessas coisas. É triste e eu fico pensando como é com as pessoas mais idosas, devem ser pegas nisso o tempo todo, ele nem é idoso nem nada, só cabeça dura mesmo.
Já trabalhai em uma grande varejista do centro oeste e neste ramo tive a honra de conhecer excelentes profissionais do Varejo, lá aprendi também como "vender" garantias. Técnicas... 🙏🏼 Certa vez uma cliente foi comprar um celular moto**** para a irmã, o celular custava a época uns 1500 já com o seguro contra Roubo e Furto, no carnê ficou, nunca esqueço, 24x²⁶⁵,⁰⁰ vinte e quatro parcelinhas de R$:265 o que dá R$: 6.360,⁰⁰ com este valor da pra comprar tanta coisa... É assustador. 😅
ele é um tonto, todo mundo sabe que cartão de crédito cobra juros exorbitantes. eu comprei minha cama à vista, ganhei um desconto de cem reais e ainda, dois travesseiros
Eu gastava em torno de 110% do meu salário em cartao de crédito (isso mesmo que você leu!) A vida era um infern0, nunca sobrava dinheiro, travalhava o mês inteiro para pagar o cartão e ficava sem dinheiro. Enfim, virou uma bola de neve e eu nao consegui pagar mais. Fiquei em atraso, fiz uma renegociação com o banco, ficou com pouco juros e fiquei sem meu limite de crédito (gracas a Deus) e hoje vivo sem cartão de crédito e nem quero ter também!
Na minha visão grande parte dessas dívidas são fruto de uma falta de educação financeira básica. O que é uma pena! Já que se o brasileiro tivesse um mínimo de educação financeira presente nas escolas tenho certeza que esse número já seria bem menor!
Concordo total. Falta de conhecimento da vida nesse ensino médio ou talvez poderia ser antes. Exemplo: galera ainda acha viável consórcios, vive no capitalismo mas não faz o acúmulo de capital, que é o básico do capitalismo.
Sou professor universitário e em alguns momentos faço a inserção do tema educação financeira. E sabe a real ninguém digo ninguém para e fica fixado prestando atenção. E o pior é que são adulto jovens que estão entrando no mercado. Triste.
@@orlandinho77exatamente. O objetivo de vida de qualquer um deveria ser: produzir bastante, acumular capital e depois deixar esse capital gerar renda pra ele até o fim da vida, e futuramente ser passado a frente pros seus filhos.
Cartão de Crédito é o Baralho!! O Negócio é pagar à vista! Fala Raul!! Agradeço todos os dias pelos conteúdos. Já fui muito endividado, coloquei tudo na ponta do lápis, fiz um empréstimo paguei a dívida, fiquei os dois anos regrando minhas contas e de devedor passei a investidor e hoje compro ações do mesmo banco em que eu tinha dívidas!! Abração para toda a equipe!
Cara o negocio e saber usar o cartão de credito, não pagar tudo com o cartão de credito, não pagar em muitas parcelas, de preferencia 1 parcela ou 2 no maximo 3. E não usar o cartão de credito como segunda renda ou um extra
Eu pago tudo com cartão de crédito. Tenho 3. Vencimentos em 1, 10 e 20 de cada mês. Uso como meu fluxo de caixa. Em média são 37-40 dias para pagar as compras feitas. Jamais paguei as faturas sem ser integralmente. Resultado? Centenas de reais de cashback/pontos todos os anos. Cartão de crédito é vida.
"Cartão de crédito é o caraleo! O negócio é pagar à vista." Banco e Estado são parceiros há décadas e serão para sempre, então esperar algo dessa relação é loucura. Obrigado por mais um vídeo simples, direto e esclarecedor, Raul e equipe. Grande abraço!
Cartão de crédito é o meu cipó , o negócio é pagar de uma vez! No momento atual, vejo o que todos falam do medo de ficar de fora, acho que faz mais sentido segurar a grana em renda fixa de liquidez diária e aguardar pra ver se alguma boa empresa se desvaloriza, qual a sua visão sobre o momento/ o que você vai fazer nos próximos meses? ( não tô perguntando pra fazer igual, mas gosto de várias opiniões de quem entende! Já li a da filha do barsi, do barsi, de outros investidores, mas tenho pra mim que você é muito sensato tbm, então sei que iria agregar bastante pra minha conclusão!
Cartão de crédito é uma ferramenta maravilhosa, se utilizado corretamente, porém deve-se sempre já ter o dinheiro guardado (investido em uma renda fixa da vida) antes de usá-lo. Assim você se limita a gastar no cartão aquele valor que você já tem guardado, ganha 30 dias de rendimento do dinheiro na aplicação e ainda ganha pontuação que pode ser trocada por milhas no futuro.
Esse é o típico vídeo que deveria ser transmitido em horário nobre na TV aberta. É assustador saber que por muitos anos, fiz parte dessa estatística. Eu sou a prova viva de que educação financeira é IMPRESSINDÍVEL para qualquer pessoa. Like merecido é like dado!
Fala sardinha. Acabei sujando meu nome com um banco, pois tinha sido demitido e tirei o pagamento do cartão como uma das prioridades mesmo sabendo doque aconteceria. A dívida era de 5 mil quando parei de pagar, e com juros de atraso subiu para 11 mil, esses dias apareceu a proposta do próprio banco pra quitar tudo de 3 mil. Quitei ela, conclusão depois de ter sujado o nome eu aprendi a gastar no a vista e não pretendo usar mais o cartão de crédito embora me foi oferecido novamente.
Já tentei explicar inúmeras vezes. Hoje, normalmente, recomendo a pessoa a não ter cartão de crédito e não usar cheque especial. Qnd é alguém próximo acabo comprando o que a pessoa quer/precisa e eu mesmo parcelo. Mas é um risco. Muitas vezes, com vídeo e explicando, acabo percebendo que a pessoa não tem o conhecimento básico de matemática para entender sobre dívidas e finanças. Ou então, só consegue acompanhar raciocínios curtos, tem q ser bem direto. Mas acaba não sendo suficiente para entender a burocracia e o emaranhado da nossa realidade. Triste!
Um colega de trabalho foi desligado hoje aqui na empresa. Ainda teve sorte porque pediu e o chefe demitiu ele. Saiu para pegar o dinheiro da rescisão e pagar dívidas. Foi mau para ele, para a empresa e também para mim que tive que mudar o horário de trabalho.😕😕
Mar gente... A minha família era humilde. Minha mãe tinha dívida no cartão para comprar comida no tempo que a gente tinha uma renda baixa, constituída consideravelmente pelo bolsa família. Mas todos os filhos cresceram e são todos muito bem educados financeiramente. Todos muito contidos em relação a dinheiro. Todos juntam dinheiro. Eu fico muito impressionado quando ouço que alguém confunde limite de crédito com dinheiro disponível para ela curtir a vida comprando coisas não essenciais. Não sou contra cartão de crédito. Exatamente como o Raul disse, depois de certo nível de renda, a pessoa obtém alguns benefícios com cartão de crédito.
Depois que eu comecei a organizar todas as minhas financias pelo cartão de credito foi melhor, quando estava com dinheiro era terrível, atualmente falo: olha tem 2k pra gastar com o que se quiser na casa, acabou, infelizmente é isso ACABOU, a mas vamos passar fome ? Dai eu falo, sim, próximo mês organiza melhor que 2k da pra viver bem onde moramos. Resultado: Nunca mais passou do orçamento da casa e tudo começou a dar certo. Acho que tem muito mais haver com impor os limites certinhos do que você quer, logicamente ganhar mais dinheiro facilita um pouco o processo.
Tenho um salário de $4000 , 1500 alimentação ( mercado) $500 combustível aprox ( custo de ir e vir ao trabalho) $1000 financiamento casa $500 aprox agua luz internet, 500 vai em manutenção de casa , ração pro cachorro,gasto com filho ,roupa e alguma coisa diferente para comer final de semana 😐
Há muito tempo eu tomei uma decisão: nunca comprar nada se não tiver, pelo menos, o dobro do dinheiro disponível na conta. Contudo, entendo aqueles que não conseguem viver sem pagar juros. Antes que eu me esqueça: "Cartão de crédito é #@$&**&@, o negócio é pagar a vista (com desconto)".
Eu estou vivendo isso infelizmente por diversos fatores e alguns erros meus, fiz cagada, trabalho por conta própria renda varia entre 5000 à 6000 e não vejo à cor do dinheiro, comecei à colocar naa ponta do lápis e percebi que às dívidas estão pesando bastante, mas no momento minha meta era essa mesmo zerar todas às dívidas e depois começar à fazer um caixa pra pensar em algo.
O cartão pode ser uma ferramenta muito útil quando você sabe usar, mas pode acabar com sua vida se não souber usar direito... Eu me dou super bem com meu cartão, tenho bastante limite mas sempre uso menos de 1000 reais por mês... Quando tá chegando nesse valor paro de usar, enquanto meu salário fica rendendo na conta... Eu pelo menos só compro coisa cara quando já tenho dinheiro na conta pra pagar a vista, se me derem desconto eu compro, se não eu parcelo kk
VIM DA AUVP - chegando direto pós live de segunda! Da turma 22 para sempre ... aprendendo demais com os conteúdos e, agora, apresentando o mundo dos investimentos (ainda à passos lentos) para minha companheira. Obrigado e parabéns pelo conteúdo e didática.
Já faz mais de 1 ano que eu virei pastor da igreja do reino dos investimentos sardinha, fico tentando evangelizar minha familia. Já consegui alguns resultados, meu pai com 69 anos fez um CDBzinho, nunca tinha investido em nada. A mais dificil de converter é minha irmã, ela não entende o porque que ela nunca tem dinheiro... Ela nao consegue entender que os gastos dela sao desnecessários, ela gasta mais de 20% do salário minimo que ela ganha em estetica, e depois está sempre reclamando que nao tem dinheiro. Estou sempre mostrando vídeos pra ela na tentativa de dar o clique na vida dela, mas ela não atinge... mas eu nao desisto. Um abraço Raul
Pois é. Meu pai tem 77 anos e sempre guardou mas nunca tinha investido. Eu ja conseguiu salvar algumas pessoas desse sofrimento eterno. Mas a pessoa precisa se permitir e aceitar pq se não sera trabalho perdido...
A grande questão que ninguém fala é que as pessoas se endividam e não conseguem ter educação financeira por problemas psicológicos e/ou problemas mentais mesmo!
Quando sua irmã se tocar, ela vai se arrepender tanto de não ter começado a investir!! No meu caso, consegui por o dinheiro da minha mãe num CDB, ela não entende, mas toda vez que mostro pra ela o dinheiro rendeu mais que a poupança ela não diz nada. Tentei convencer o meu irmão a investir em fundo imobiliário mas ele não gostou do sobe e desce da queda dos fundos imobiliarios. Hoje convenso ele a não vender com prejuízo. Ele já tem um bom lucro com os fundos caso venda.
Esse mes começo minha reserva de emergencia e posteriormente começar a separar uma parte para investir. Graças a Deus e os canais de finanças que acompanho.
Passando apenas para dar meu depoimento e dizer que o presente não é fraude! O meu chegou rapidinho depois que entrei em contato e eu gostei bastante, veio em uma boa época. Obrigada pelo excelente conteúdo de sempre!
concordo muito quando vc diz que pessoas que recebem auxílio não deveriam ter crédito. minha mãe recebe auxílio, é um salário mínimo. na pandemia recebia ligação a rodo oferecendo emprestimos a juros exorbitantes. ela foi teimosa e tirou vários empréstimos escondido, agora está recebendo em torno de 400 reais por mês. se eu não me desdobrar pra ajudá-la, ela passa fome. é uma m*rda ter que lidar com isso, mas não tenho coragem de dar as costas pra minha mãe.
🐠Cartão de credito é o cascalho 😂. O negocio e pagar avista , a menos que o cartão traga algum beneficio dai ta valendo😊. Eu usei cartões por anos pagando de bobo anuidade e um monte de taxa ate que abri a minha visão to me livrando , mas usei pra pagar o cheque especial pois o valor das parcelas era o valor dos juros 😢. Não ter a educação financeira é foda. Mas vou aprender e o canal te ajudando muito . Obrigada a todos do canal 🙏🐠🐠
Salve Raul, eu acredito fortemente que o grande bum sobre a educação financeira foi nessa época do corona pra cá, então dentro dos próximos anos é pra esse pessoal dar uma consertada na vida deles aí. O seu conteúdo contribui muito para isso, bem como outros canais neste mesmo nicho. Parabéns a toda equipe
Parabens pelo video, o maior investimento que a gente pode Fazer hoje além de seus ensinamentos é cuidar da saude, quanto Mais a gente ganha grana a sociedade e os eventos tem muita bebida para celebrar, dai muito uso de medicamentos para maquiar esses exessos, um estilo de Vida que endivida a classe media e acaba com a saude de todos, bebam menos e cuidem da sua saude ❤❤❤
Eu tava com a vida toda certinha, na pandemia na época do juro quase zero, me meti em empréstimos, só agora estou me safando, nunca mais, pqp. O pior é q me endividei pra investir, tive êxito na bolsa, mas sofri pra pagar. Nunca mais, experiência pra esquecer. Graças a Deus nunca tive dívidas de cartão ou cheque especial.
🐟🐟🐟 Cartão de crédito é o c* pague à vista 🐟🐟🐟 Salve, Raul e equipe, obrigada por trazer este tipo de conteúdo que é essencial! Apesar de parecer um conceito simples de entender, ainda vejo muita gente quebrar a cara por causa de dívidas e cartão de crédito.... Por isso o trabalho que vcs fazem de informar é tão importante! E, embora eu esteja sem dívidas agora, é sempre bom relembrar pra não fazer merda kkkk
Cartão de Crédito é o Baralho!! O Negócio é pagar à vista! Fala Grande Raul Sena, muito bons seus vídeos e maravilhoso o Curso da AUVP turma 23 , abraços
Excelente vídeo! Porém a questão de endividamento do brasileiro não é só por ingenuidade. Já trabalhei em comércio de loja de eletro e móveis. E a grande maioria dos endividados era por picaretagem mesmo. Famílias se tornavam como gangues e faziam rodízios de cadastro do Serasa para comprar e não pagar e esperar os 5 anos para o sistema "caducar". A realidade que vivenciei de perto do tempo que cobrava parcelas dos clientes, era que o pessoal não se importava nem um pouco de comprar só por luxo e ainda ficar devendo.
VIM DA AUVP 🐟🐟🐟 Mais um video feraaa! Só posso ser grata ao seu conteúdo, um dos únicos canais de investimento que sigo acompanhando por que sinto sinceridade de fato na sua didática.
Faala Raul e equipe! Obrigado pelo vídeo sagrado de cada dia. Estou investindo a quase 2 anos e aprendo muito com vocês. 🐟Pergunta🐟 Raul, você pode fazer um vídeo explicando os pontos mais importantes pra analisar nos relatórios trimestrais de resultados das empresas? (Se já tem vídeo disso, não consegui encontrar aqui kkkk) E outra, sei que depende dos objetivos de cada um, tolerância ao risco e outros fatores. Mas de forma geral, para uma pessoa de 26 anos, o que você acha de uma carteira estruturada dessa forma? 35% Ações Nacionais 20% FIIs 25% Ativos Internacionais entre Stocks e Reits (principalmente por meio de ETFs) 15% Renda Fixa 5% Bitcóio/Creptomoedas (kkkkkk) Valeuu, um abraço!
O sistema não oferece educação, mas dívida. Por exemplo quando você se aposenta no INSS é oferecido constantemente por bancos e financeiras o crédito Previdenciário. Se você cai nessa arapuca será mais um dos aposentados endividados desse país. O sistema não se preocupa com o bem-estar da população mais idosa. O que interessa é o lucro e o poder.
Cartão de crédito é uma das melhores ferramentas que o sistema financeiro já criou. É uma pena quando alguém não tem habilidade pra usar uma ferramenta e coloca a culpa no equipamento, ao invés de procurar aprender a usar a ferramenta. Só pra citar um exemplo, tenho um cartão de crédito que me paga 1% de cash back das minhas compras. Em pouco mais de 2 anos de uso já tenho quase 6 mil reais acumulados num fundo apenas com esse cash back. A ferramenta é boa pra quem saber fazer uso. E quem não sabe tem que ter a humildade de admitir que precisa aprender e parar de terceirizar o fracasso.
Se todo mundo usasse de forma sábia, deixaria de existir, os bancos não são instituição de caridade kkk, é tudo uma armadilha pra lucrar a partir da extorsão da população.
Tenho 22 anos e a impressão que tenho é que essa geração tem mais pessoas cuidando do próprio dinheiro do que os nossos pais e avos. Dessa forma o futuro tende a ser melhor ?
Pergunta muito interessante. Eu não sei a resposta. Mas nos anos 80 por exemplo o dinheiro era mais escasso, não existia tanta oferta de crédito e a vida era mais simples e barata. As familias eram maiores e o custo era menor. (Eu era jovem mas lembro-me bem). Após 2008 começamos a ter credito farto, e vivemos um aumento generalizado de preço (principalmente nos imóveis). Na minha região você comprava um bom imóvel por 80-100mil e 3 anos depois precisaria de 270mil-350mil para o mesmo imóvel. O Minha Casa Minha Vida foi um dos grandes vilões neste sentido puxando o preço de tudo. A CEF liberava financiamento pra geral, você ia na padaria um corretor te abordava e você comprava um lançamento na pRanta. (começamos ter imóveis cada vez menores e mais caros). Hoje em dia temos ainda abundância no crédito, porém uma vida muito mais cara e com famílias menores (é muito caro ter 1 filho). Porém a diferença de hoje para 2010 é que temos MUITO mais pessoas atoladas em dívidas. Logo há credito, mas não há tanta gente disponível para tomá-lo. Os jovens de agora estão adaptados para a nova realidade: Muitos não querem nem ter carros (afinal custam caro demais), nem imóveis (idem) e tãopouco filhos (idem). Os que souberem investir pesado e com disciplina se salvam no longo prazo, mas não é facil e a grande maioria não irá conseguir. A frase: "você não terá nada e será feliz" faz muito sentido na minha visão e acredito realmente que o futuro é este. Temos credito, mas não temos poder de compra.
Teoricamente sim! Se não haver interferência do governo nesse sentido, a exemplo, no SFN recursos do FGTS e poupança são usados para o financiamento habitacional, logo esses recursos migrando pra outra linha do mercado financeiro não sei oque o governo irá fazer, capaz de criticarem os educadores financeiro comparando a bandidos, será que estou prevendo o futuro?
Financiei meu apartamento e a única "dívida" que tenho, porém a prestação é 520 reais, não pesa nada no meu orçamento porque divido com minha esposa. Impossível achar aluguel neste valor em minha cidade ou financiamento com uma prestação igual a minha. Eu uso cartão de crédito como estratégia de acúmulo de milhas, mas não gasto mais do que ganho... tem 2 anos que eu invisto em fundos Imobiliários, ações e tesouro direto.
Amortiza o mais rapido que puder, enquanto tem divida nao faz sentido ter investimento, todo seu ganho é consumido pelos juros do financiamento. É enxugar gelo.
@@FelipeNovaesRochaMeu amigo se ele comprar um apartamento à vista de 200 mil reais estará perdendo mais de dois mil reais em juros por mês, aliás prestação de 520 reais e aluguel de kitnet!
Tem um monte de gente que investe com dívidas...eu inclusive kkk. Mas era da casa, não adianta investir com dívidas,nem da casa própria. O negócio é pagar e pronto.
Ah eu vou ficar devendo essa...rs Eu não concordei com a frase. Não é pq algumas pessoas não fazem bom uso dos cartões de crédito que eles sejam ruins, pelo contrário!! Só benefícios e vantagens!! Cartão de Crédito é do caralh o!! Muito melhor que pagar à vista! heheh Valeu Rauulll. Te gosto.
Isso está acontecendo comigo o banco pega do meu pagamento 69 porcento o restante não dá pra comprar os remédios que preciso tomar ptos de luz água IPTU está tudo atrasado VCS são 10. Obrigada mesmo são verdadeiros
Sou de esquerda e sou a favor do ensino de educação financeira nas escolas . O que não pode é ter picareta " com notorio saber" . Isso precisa ser estruturado para que seja bem feito .
Cartão de crédito é o #$@&^* , o negócio é pagar a vista. Demorei bastante a aprender.... embora ganhe razoavelmente bem -Graças a Deus - já me afundei em dívidas de cartões duas vezes. Auvp foi essencial para minha educação financeira, hoje em dia estou finalizando as dívidas e investindo de forma contínua todos os meses , obrigado a todos do canal.
Cartão de crédito e o carvalho!! O negócio é pagar à vista! Tem amigos que têm muitas dívidas por conta de cartão principalmente, mas nem falta informação!!!
🧠 Aprenda a investir comigo no Brasil e no mundo: sard.ink/489fSrt
Raul assisti recentemente o vídeo sobre orçamento doméstico, mas eu pago 30% de pensão do meu valor líquido mensal. Sou autônomo
/MEI, sendo assim me sobram 70% desses estou me lascando para quitar minhas dividas e aí sim começar a investir.
Se tiver alguma dica 😅
Boa noite Raul... pena que acordei só aos 58.... e ta dificil desmamar a família ( 2 Litrão de coca por dia=4L)
Fala Raul blz.. Gil aqui..
Faz em média 8 meses q invisto já fiz muito merda comecei errado mas estou aprumando o eixo kkkk.
Já estou mim programando pra entra na AUVP e desde já se possível mim responder uma pergunta fico grato..
🐟 Tem como manda meus aportes para uma única corretora? Pq eu comecei deixando a renda fixa em uma e a variável em outro..
Gil, claro que dá. Basta abrir a sua conta na AUVP INVESTIMENTOS ( plataforma.auvp.com.br/home ) e fazer a transferência de custódia dos seus investimentos para lá.
Dentro da plataforma de investimento tem um tutorial que vai te ajudar.
isa.orama.com.br/#/portabilidade
@@diegobrzezinski2564 Amigo, sinto em lhe dizer, mas aconteceu comigo, depois dos 18 meus filhos entraram na justiça e foi decidido eu ter que pagar pensão até os 24 anos, kkk, se afaste desses filhos agora, mais tarde vai entender a minha dica
Faz 12 anos que acabei com todas as minhas dívidas, hoje se tenho dinheiro eu compro se não tenho não compro. Foi a melhor coisa que fiz na vida.
E tem alguns "influenciers" idiotas dizem que as dividas deixa os Brasileiros com mais dinheiro dizem que quem não tem dívida e pobre
E tbm as dividas e pra motivar a pessoa a trabalhar
E os famosos influenciers que alguns BRs até se matam por causa deles
Parabens Regina.
Coisa boa ser brasileiro. Trabalhando 6 meses por ano pra pagar imposto e os outros 6 pra pagar dívidas 😂.
Trabalhar pra sustentar políticos q enchem o cu de benefícios e privilégios.
Kkkkkkkk, é triste 😢😢😢😢
Desanimador realmente
Nada, a matemática foge do racional, trabalham 6 meses para pagar imposto e 36 meses para pagar dividas, tudo isso dentro de 12 meses 😂
Realmente é duro e triste pagar impostos, mas não consigo ver um País funcionando sem essa receita , impostos são desde A.C vejo muitos ao meu redor utilizando o SUS como o governo sustentaria isso sem os impostos?
Após mais de 10 anos juntando dividas, nesse mês de agosto, consegui quitar tudo.
Que bom , espero que todos consiga isso
Parabéns, e não acumule mais 🎉
Fico feliz por você
Pra mim falta muito pouco, de 3600 reais de dívida por mês agora, agosto de 2024, estou com 450 por mês, em 9 meses. Até fevereiro de 2025 termino tudo
De janeiro pra cá minha vida só foi ladeira a baixo, tomei um golpe, perdi meu pai e 4 meses depois me separei, hj tô morando sozinho e batalhando pra conseguir terminar de mobiliar a casa e quitar minhas dívidas, mas com fé em Deus vou me reerguer. Nunca tive o nome sujo, sempre batalhei e consegui minhas coisas. Mas hj estou nessa situação.
To nessa amigo, me endividei e ainda acho que to doente
@@ruanpacheco6828 coloca Deus na frente e segue de cabeça erguida que vai dar tudo certo🙌🙏. É isso q estou fazendo!!
@@ruanpacheco6828se acalme,procure um médico e desencuca essa ideia.Nenhum cnpj vale um avc,conhece essa frase? Deus ama você! Se cuida!😊
Somos dois meu amigo, não perdi nenhum ente querido, nem me separei, inclusive meus pêsames, mas vamos conseguir sair dessa situação financeira. Também sempre até juntei bastante dinheiro nesse ano me embananei
Moro em lugar no RS onde somos logrados dia e noite. A igreja da família também rouba terras e herança. Bolsonarismo. Agora minh as família roubando herança. Todos sabem e todos se viraram contra mim
Eu sempre gastei muito, até montar uma peq empresa, completamente inocente e cometer os piores erros! A falência veio, e depois de 3 anos, a vida voltou ao normal, ainda pago resíduos de dívida c banco, mas meu imóvel modesto está em dia, e estou a cada dois anos usando o FGTS, e pequenas sobras pagos parcelas, e com carro sem prestação, e guardando pq mesmo somente em 2023 meu salário equiparou ao de 2018 😮 hoje ainda tenho um dinheiro investido, aprendi com a dor... e dificilmente entro novamente em fria! Cartão soh para compras on LINE, e com teto de gastos! Mercado e combustível a vista, presentes a vista, e se não der, não compro! Simples assim.... chega de me apertar para parecer ser o q não sou!
Boa tarde. Tenho um único emprego, ganho pouco mais de 3000 por mês e estou chegando nos 100.000 reais. Não é tão fácil, mas mantendo persistência e investindo, se consegue chegar onde você menos espera. Não consigo mais parar de investir. Excelente vídeo. Parabéns pelo trabalho!!!
Trabalha de que?
Mania que o povo quer saber onde trabalha. Ele disse que ganha 3 mim e já tem 100 investido. Isso já é o suficiente
@@adrianasouza5932deixa de ser besta custa dizer vamos fala logo
Em qto tempo?
@@tatypithon267😂😂😂
Eu aprendi sozinha.... Sei que muita coisa ainda preciso melhorar, o minimalismo me ajudou muito, pq hj faço o consumo consciente e consequentemente consigo fazer economizar. É raridade eu consumir por impulso.
Isso aí. Apenas não esqueça que somos seres que tem necessidades e que elas nem sempre são racionais.
Depois de organizar a vida financeira, é necessário encontrar o equilíbrio, pois esse é o verdadeiro motivo de viver.
Separar o valor pra pagar as contas, investir, pro lazer e para projetos que te fazem sentir vivo.
Excelente experiência você teve, eu acho que com a idade as pessoas deixam as ilusões e se direcionam ao básico.
@@isidrolopes6683o pior investimento é a religiâo. Ex luterana. Atéia
Ganho em torno de 23 mil por mês. Não tenho dividas, não tenho carro, prefiro andar de uber, e moro de aluguel, por enquanto. Sou casado, somente eu e minha esposa em casa, então não temos muitas despesas. O segredo é trabalhar para fazer mais dinheiro e evitar ao máximo as dívidas e viver abaixo dos seus ganhos.
Trabalha com o que mal lhe pergunte?
Que sorte que conseguiu casar sem ter carro. Hoje tem muitas mulheres que não progridem relacionamento com homem sem carro. Eu percebo isso.
@@matthaeus17esquece cuie, o homem progride mais na vida sem elas.
@@matthaeus17famílias que precisam de carro são apenas as que possuem filhos.
Com renda de 300 mil por ano eles ficam milionários rápido, dá pra ter carro depois do 2 ou 3 milhão.
@@rodrigoprado9179 com uma renda dessa, economizando 15 mil por mês, chega a 1 milhão de patrimônio investido em mais ou menos 5 anos.
Acredito eu que ele vive apenas com os dividendos desse dinheiro investido.
O maior problema do Proletariado é se endividar para não parecer do Proletariado 😅😂
Ou será que é se endividar porque o dinheiro não tá dando pro básico?
Citou proletariado. Atraiu desmiolado.
Cara...essa foi a do ano!
🎯
@@gil77891 é nada pô, pode reparar ....
Todo cara que ganha 2 a 4 mil por mês quer andar de iPhone , ter carro top financiado , viajar para postar foto nas redes sociais. Resumindo , faz questão de ter uma vida que não condiz com a sua realidade 🤡
O segredo que usei foi guarda 20 por cento do que ganhei desde 2007 sendo que recebo um pouco mais de um salário mínimo fora décimo terceiro pis PASEP que eu depositava todo ano resultado hoje ganho juros em vez de pagar juros afinal estou ficando velho e ninguém engana o tempo 😢😢😢 velhice no Brasil com salário mínimo e nao souber usar o dinheiro e castigo certo 😮😮😮
50% em impostos + 46% em dívidas + 10% para o dízimo, o que resta é nosso.
kkkkkkkk é rir pra não chorar mesmo.
Essa r Boa viu😂😂😂
Povo abandonando igrejas. Virando ateus. Além da Fé. Pilastra da Verdade. Demolidor de Mitos. Ex pastores.
Graças a Deus nunca, fiz parte desse grupo! Apesar de ser uma pessoa humilde sempre me preocupei em poupar uma parte do meu salário, guardava na poupança, graças a Deus no ano passado conheci os investimentos, atualmente tenho 50 mil investidos e compartilho a minha jornada rumo a minha independência financeira
A ideia do desenrola é justamente limpar o nome das pessoas pra elas voltarem a gastar. Dar um vôo de galinha na economia.
Trabalho em loja de varejo e vejo cliente falando que não tem condições de comprar nada porque tudo é muito caro e etc. O mesmo paga no mínimo uns 500 reais só em carnê de coisa fútil
Hj já passei dos 45 e queria ter visto um vídeo como.esse quando tinha 21 e gastava como se fosse da família rea, porém ganhando como um assistente administrativo.
ACREDITO QUE HÁ DÍVIDAS BOAS! EU ESTOU DEVENDO A MINHA COZINHA PLANEJADA, A MINHA MÁQUINA DE LAVAR, O MEU NOTEBOOK, MAS NÃO ME ARREPENDO, ESTOU USUFRUINDO, TENDO CONFORTO, ENTÃO ESTÁ TUDO CERTO!
Parabéns kkkkkk pega com um agiota quando não tiver mais crédito na próxima ok ?
Estou quitando minhas dividas o mais rápido possivel e não fazendo novas e depois que iniciei essa saga minha vida melhorou MUITO!
Se vc já teve nome sujo e aprendeu, vale a pena uma vez na vida 😅
Já tive demorei pra limpar e graças a Deus aprendi❤
Educação é o que falta nesse país. Sou professora aposentada e sei bem o que é isso!
Educação liberta e muda uma vida.
Professores, bem como servidores públicos, costumam viver em empréstimos. Conheço as duas classes.
Mas se o ensino já tem tantos problemas e as crianças sequer são alfabetizadas, não seria dificílimo implantar educação financeira na escola pública, até porque muitos professores não têm educação financeira.
A realidade é que a classe alta colocam os filhos numa escola particular e aprendem sobre educação financeira desde pequenos, porém, na educação pública não possui esse ensino. Então , estou analisando as escolas da minha cidade e os diferenciais do currículo escolar e percebi que educação pública tem suas falhas no plano pedagógico.
@@festaperfeitaartsnem escola particular ensina finanças !!
"Cartão de crédito é o caraleo! O negócio é pagar à vista."
Excelente conteúdo Raul, correndo de dividas aqui.
No geral é isso mesmo. Mas tem o famoso depende. Por exemplo, passei a comprar tudo no crédito, pois o cartão me devolve 1% das compras. No dia dos pais me devolveu 5% no Shell Box(abastecimento de veículo). Se for controlado, vale a pena um cartão desse.
Conheço pessoas que realmente acham que ter crédito (limite no cartão) é o mesmo que ter dinheiro. Comecei a estudar investimento quando cansei de pagar juros e multa por não ter organização financeira.
Meu tio foi comprar uma cama de solteiro com colção, o valor era 1200 +/-, deu uma entrada de 300 reais e dividiu o restante em 18x de 220 reais, o vendedor ficou falando para ele que podia parcelar em varias vezes, mas em nenhum momento disse que teria juros, e ele não fez as contas para ver o valor final, sempre gostou de comprar no famoso carnezinho, no fim, vai pagar mais de 4mil reais, quando chegou em casa a minha tia ficou doida com ele, e o pior é que não adinta tentar falar nada com ele, pq ele não aceita ajuda nessas coisas. É triste e eu fico pensando como é com as pessoas mais idosas, devem ser pegas nisso o tempo todo, ele nem é idoso nem nada, só cabeça dura mesmo.
Já trabalhai em uma grande varejista do centro oeste e neste ramo tive a honra de conhecer excelentes profissionais do Varejo, lá aprendi também como "vender" garantias. Técnicas... 🙏🏼 Certa vez uma cliente foi comprar um celular moto**** para a irmã, o celular custava a época uns 1500 já com o seguro contra Roubo e Furto, no carnê ficou, nunca esqueço,
24x²⁶⁵,⁰⁰ vinte e quatro parcelinhas de R$:265 o que dá R$: 6.360,⁰⁰ com este valor da pra comprar tanta coisa... É assustador. 😅
Meu deus 3960 misericórdia ,um verdadeiro assalto a mão sem arma 😢
Isso e roubo
ele é um tonto, todo mundo sabe que cartão de crédito cobra juros exorbitantes. eu comprei minha cama à vista, ganhei um desconto de cem reais e ainda, dois travesseiros
@@claudiacostaribeiro2575 acho que nem foi no cartão, foi no carnê
Eu gastava em torno de 110% do meu salário em cartao de crédito (isso mesmo que você leu!)
A vida era um infern0, nunca sobrava dinheiro, travalhava o mês inteiro para pagar o cartão e ficava sem dinheiro.
Enfim, virou uma bola de neve e eu nao consegui pagar mais.
Fiquei em atraso, fiz uma renegociação com o banco, ficou com pouco juros e fiquei sem meu limite de crédito (gracas a Deus) e hoje vivo sem cartão de crédito e nem quero ter também!
Na minha visão grande parte dessas dívidas são fruto de uma falta de educação financeira básica. O que é uma pena! Já que se o brasileiro tivesse um mínimo de educação financeira presente nas escolas tenho certeza que esse número já seria bem menor!
😯@@brunojosemartinsmedeiros6180
E tem uma corrente política que sempre que se discute colocar educação financeira nas escolas ela é contra. E tem gente que vota neles.
Concordo total. Falta de conhecimento da vida nesse ensino médio ou talvez poderia ser antes. Exemplo: galera ainda acha viável consórcios, vive no capitalismo mas não faz o acúmulo de capital, que é o básico do capitalismo.
Sou professor universitário e em alguns momentos faço a inserção do tema educação financeira. E sabe a real ninguém digo ninguém para e fica fixado prestando atenção. E o pior é que são adulto jovens que estão entrando no mercado. Triste.
@@orlandinho77exatamente. O objetivo de vida de qualquer um deveria ser: produzir bastante, acumular capital e depois deixar esse capital gerar renda pra ele até o fim da vida, e futuramente ser passado a frente pros seus filhos.
Pena que esse tipo de vídeo não chega pra todo mundo... TikTok chega 😅😅
Cartão de Crédito é o Baralho!! O Negócio é pagar à vista!
Fala Raul!! Agradeço todos os dias pelos conteúdos.
Já fui muito endividado, coloquei tudo na ponta do lápis, fiz um empréstimo paguei a dívida, fiquei os dois anos regrando minhas contas e de devedor passei a investidor e hoje compro ações do mesmo banco em que eu tinha dívidas!!
Abração para toda a equipe!
Cara o negocio e saber usar o cartão de credito, não pagar tudo com o cartão de credito, não pagar em muitas parcelas, de preferencia 1 parcela ou 2 no maximo 3. E não usar o cartão de credito como segunda renda ou um extra
Eu pago tudo com cartão de crédito. Tenho 3. Vencimentos em 1, 10 e 20 de cada mês. Uso como meu fluxo de caixa. Em média são 37-40 dias para pagar as compras feitas. Jamais paguei as faturas sem ser integralmente. Resultado? Centenas de reais de cashback/pontos todos os anos.
Cartão de crédito é vida.
@@juniorrj27 empresário?
Não, apenas um ex-favelado que trabalhou 20 anos na CLT e de 3 anos pra cá, aprendeu a fazer dinheiro com o grana acumulada, rumo aos 7 dígitos.
@@juniorrj27é pra isso que deve ser usado o cartão. Perfeito. Faço o mesmo
O CARTÃO de CRÉDITO que fudeu minha vida! Até dezembro vou pagar juros sobre juros para meu nome não ir para o Serasa..😢
quando vc se livrar dele, vc vai ver seu dinheiro render
Complicado, finalmente abri minha mente sobre as dividas e a pobreza, uma coisa está muito interligada a outra.
"Cartão de crédito é o caraleo! O negócio é pagar à vista."
Banco e Estado são parceiros há décadas e serão para sempre, então esperar algo dessa relação é loucura.
Obrigado por mais um vídeo simples, direto e esclarecedor, Raul e equipe. Grande abraço!
Cartão de crédito é o meu cipó , o negócio é pagar de uma vez!
No momento atual, vejo o que todos falam do medo de ficar de fora, acho que faz mais sentido segurar a grana em renda fixa de liquidez diária e aguardar pra ver se alguma boa empresa se desvaloriza, qual a sua visão sobre o momento/ o que você vai fazer nos próximos meses? ( não tô perguntando pra fazer igual, mas gosto de várias opiniões de quem entende! Já li a da filha do barsi, do barsi, de outros investidores, mas tenho pra mim que você é muito sensato tbm, então sei que iria agregar bastante pra minha conclusão!
Cartão de crédito é uma ferramenta maravilhosa, se utilizado corretamente, porém deve-se sempre já ter o dinheiro guardado (investido em uma renda fixa da vida) antes de usá-lo. Assim você se limita a gastar no cartão aquele valor que você já tem guardado, ganha 30 dias de rendimento do dinheiro na aplicação e ainda ganha pontuação que pode ser trocada por milhas no futuro.
Esse é o típico vídeo que deveria ser transmitido em horário nobre na TV aberta.
É assustador saber que por muitos anos, fiz parte dessa estatística. Eu sou a prova viva de que educação financeira é IMPRESSINDÍVEL para qualquer pessoa.
Like merecido é like dado!
E vai dar traço de audiência... Porque ser disciplinado com o dinheiro dá muito trabalho
E quem disse que o sistema quer ensinar os ignorantes?
@@pedrohenriquebaptistadeoli5221 e quem disse que o ignorante quer aprender?
Fala sardinha.
Acabei sujando meu nome com um banco, pois tinha sido demitido e tirei o pagamento do cartão como uma das prioridades mesmo sabendo doque aconteceria.
A dívida era de 5 mil quando parei de pagar, e com juros de atraso subiu para 11 mil, esses dias apareceu a proposta do próprio banco pra quitar tudo de 3 mil. Quitei ela, conclusão depois de ter sujado o nome eu aprendi a gastar no a vista e não pretendo usar mais o cartão de crédito embora me foi oferecido novamente.
Nunca imaginei que um dia eu não seria um endividado, anos e anos de planejamento, funciona❤
Já tentei explicar inúmeras vezes. Hoje, normalmente, recomendo a pessoa a não ter cartão de crédito e não usar cheque especial. Qnd é alguém próximo acabo comprando o que a pessoa quer/precisa e eu mesmo parcelo. Mas é um risco.
Muitas vezes, com vídeo e explicando, acabo percebendo que a pessoa não tem o conhecimento básico de matemática para entender sobre dívidas e finanças. Ou então, só consegue acompanhar raciocínios curtos, tem q ser bem direto. Mas acaba não sendo suficiente para entender a burocracia e o emaranhado da nossa realidade. Triste!
Um colega de trabalho foi desligado hoje aqui na empresa. Ainda teve sorte porque pediu e o chefe demitiu ele. Saiu para pegar o dinheiro da rescisão e pagar dívidas. Foi mau para ele, para a empresa e também para mim que tive que mudar o horário de trabalho.😕😕
Mar gente...
A minha família era humilde. Minha mãe tinha dívida no cartão para comprar comida no tempo que a gente tinha uma renda baixa, constituída consideravelmente pelo bolsa família. Mas todos os filhos cresceram e são todos muito bem educados financeiramente. Todos muito contidos em relação a dinheiro. Todos juntam dinheiro.
Eu fico muito impressionado quando ouço que alguém confunde limite de crédito com dinheiro disponível para ela curtir a vida comprando coisas não essenciais.
Não sou contra cartão de crédito. Exatamente como o Raul disse, depois de certo nível de renda, a pessoa obtém alguns benefícios com cartão de crédito.
Depois que eu comecei a organizar todas as minhas financias pelo cartão de credito foi melhor, quando estava com dinheiro era terrível, atualmente falo: olha tem 2k pra gastar com o que se quiser na casa, acabou, infelizmente é isso ACABOU, a mas vamos passar fome ? Dai eu falo, sim, próximo mês organiza melhor que 2k da pra viver bem onde moramos. Resultado: Nunca mais passou do orçamento da casa e tudo começou a dar certo. Acho que tem muito mais haver com impor os limites certinhos do que você quer, logicamente ganhar mais dinheiro facilita um pouco o processo.
Eu faço esse orçamento tbm, limito o uso ao mês,o que acabou fica pro próximo mês..
aqui em casa tb temos limite de gastos pra tudo, se não for assim, o dinheiro não dá pra nada
Tenho um salário de $4000 , 1500 alimentação ( mercado) $500 combustível aprox ( custo de ir e vir ao trabalho) $1000 financiamento casa $500 aprox agua luz internet, 500 vai em manutenção de casa , ração pro cachorro,gasto com filho ,roupa e alguma coisa diferente para comer final de semana 😐
Há muito tempo eu tomei uma decisão: nunca comprar nada se não tiver, pelo menos, o dobro do dinheiro disponível na conta. Contudo, entendo aqueles que não conseguem viver sem pagar juros.
Antes que eu me esqueça: "Cartão de crédito é #@$&**&@, o negócio é pagar a vista (com desconto)".
Eu estou vivendo isso infelizmente por diversos fatores e alguns erros meus, fiz cagada, trabalho por conta própria renda varia entre 5000 à 6000 e não vejo à cor do dinheiro, comecei à colocar naa ponta do lápis e percebi que às dívidas estão pesando bastante, mas no momento minha meta era essa mesmo zerar todas às dívidas e depois começar à fazer um caixa pra pensar em algo.
O cartão pode ser uma ferramenta muito útil quando você sabe usar, mas pode acabar com sua vida se não souber usar direito... Eu me dou super bem com meu cartão, tenho bastante limite mas sempre uso menos de 1000 reais por mês... Quando tá chegando nesse valor paro de usar, enquanto meu salário fica rendendo na conta... Eu pelo menos só compro coisa cara quando já tenho dinheiro na conta pra pagar a vista, se me derem desconto eu compro, se não eu parcelo kk
VIM DA AUVP - chegando direto pós live de segunda!
Da turma 22 para sempre ... aprendendo demais com os conteúdos e, agora, apresentando o mundo dos investimentos (ainda à passos lentos) para minha companheira.
Obrigado e parabéns pelo conteúdo e didática.
Já faz mais de 1 ano que eu virei pastor da igreja do reino dos investimentos sardinha, fico tentando evangelizar minha familia. Já consegui alguns resultados, meu pai com 69 anos fez um CDBzinho, nunca tinha investido em nada. A mais dificil de converter é minha irmã, ela não entende o porque que ela nunca tem dinheiro... Ela nao consegue entender que os gastos dela sao desnecessários, ela gasta mais de 20% do salário minimo que ela ganha em estetica, e depois está sempre reclamando que nao tem dinheiro. Estou sempre mostrando vídeos pra ela na tentativa de dar o clique na vida dela, mas ela não atinge... mas eu nao desisto. Um abraço Raul
Pois é. Meu pai tem 77 anos e sempre guardou mas nunca tinha investido. Eu ja conseguiu salvar algumas pessoas desse sofrimento eterno. Mas a pessoa precisa se permitir e aceitar pq se não sera trabalho perdido...
A grande questão que ninguém fala é que as pessoas se endividam e não conseguem ter educação financeira por problemas psicológicos e/ou problemas mentais mesmo!
red pill meu amigo
@@levicotrim9152 "Estudo mostra que 78,5% das famílias brasileiras estão endividadas"
Quando sua irmã se tocar, ela vai se arrepender tanto de não ter começado a investir!! No meu caso, consegui por o dinheiro da minha mãe num CDB, ela não entende, mas toda vez que mostro pra ela o dinheiro rendeu mais que a poupança ela não diz nada. Tentei convencer o meu irmão a investir em fundo imobiliário mas ele não gostou do sobe e desce da queda dos fundos imobiliarios. Hoje convenso ele a não vender com prejuízo. Ele já tem um bom lucro com os fundos caso venda.
Cartão de Crédito é o Baralho!! O Negócio é pagar à vista!
Esse mes começo minha reserva de emergencia e posteriormente começar a separar uma parte para investir. Graças a Deus e os canais de finanças que acompanho.
Passando apenas para dar meu depoimento e dizer que o presente não é fraude! O meu chegou rapidinho depois que entrei em contato e eu gostei bastante, veio em uma boa época. Obrigada pelo excelente conteúdo de sempre!
O meu tb chegou ❤
concordo muito quando vc diz que pessoas que recebem auxílio não deveriam ter crédito. minha mãe recebe auxílio, é um salário mínimo. na pandemia recebia ligação a rodo oferecendo emprestimos a juros exorbitantes. ela foi teimosa e tirou vários empréstimos escondido, agora está recebendo em torno de 400 reais por mês. se eu não me desdobrar pra ajudá-la, ela passa fome. é uma m*rda ter que lidar com isso, mas não tenho coragem de dar as costas pra minha mãe.
Já cheguei no Like , porque sei que o vídeo vai ser Bom.
🐠Cartão de credito é o cascalho 😂. O negocio e pagar avista , a menos que o cartão traga algum beneficio dai ta valendo😊.
Eu usei cartões por anos pagando de bobo anuidade e um monte de taxa ate que abri a minha visão to me livrando , mas usei pra pagar o cheque especial pois o valor das parcelas era o valor dos juros 😢.
Não ter a educação financeira é foda. Mas vou aprender e o canal te ajudando muito . Obrigada a todos do canal 🙏🐠🐠
Literalmente Cartão de crédito é o caralho. Passou com sabedoria, a vida é uma alegria. Passou, mas não se precaveu, assume que o nabo é teu!
Vou fazer 20 anos, mas não tenho dívidas kkkk. Eu evito parcela boletos, prefiro pagar a vista ou parcela no cartão
Então vc tem 😮
Vivo vários degraus abaixo e não estou nem aí pra aparecer pros outros. Quem está rindo de mim não está comprando imóvel a vista e carro no débito...
Raul parabéns por este conteúdo você merece total respeito e admiração precisamos de mais influencer com esse nipe
Gastar menos do que ganha e o que sobra você investe, já tá educado financeiramente. Simples.
Salve Raul, eu acredito fortemente que o grande bum sobre a educação financeira foi nessa época do corona pra cá, então dentro dos próximos anos é pra esse pessoal dar uma consertada na vida deles aí. O seu conteúdo contribui muito para isso, bem como outros canais neste mesmo nicho. Parabéns a toda equipe
Ilusão, a maioria do pessoal vai continuar na vidinha de ostentar para aparecer!
Tava pensando justamente isso hj enquanto estava no supermercado, a maioria esmagadora das pessoas estão endividados
Parabens pelo video, o maior investimento que a gente pode Fazer hoje além de seus ensinamentos é cuidar da saude, quanto Mais a gente ganha grana a sociedade e os eventos tem muita bebida para celebrar, dai muito uso de medicamentos para maquiar esses exessos, um estilo de Vida que endivida a classe media e acaba com a saude de todos, bebam menos e cuidem da sua saude ❤❤❤
Algo que ele diz ser essencial a classe média é a academia, pois não podemos nos dar ao luxo de ficar doente nesse país
Eu tava com a vida toda certinha, na pandemia na época do juro quase zero, me meti em empréstimos, só agora estou me safando, nunca mais, pqp. O pior é q me endividei pra investir, tive êxito na bolsa, mas sofri pra pagar. Nunca mais, experiência pra esquecer. Graças a Deus nunca tive dívidas de cartão ou cheque especial.
🐟🐟🐟 Cartão de crédito é o c* pague à vista 🐟🐟🐟
Salve, Raul e equipe, obrigada por trazer este tipo de conteúdo que é essencial! Apesar de parecer um conceito simples de entender, ainda vejo muita gente quebrar a cara por causa de dívidas e cartão de crédito.... Por isso o trabalho que vcs fazem de informar é tão importante! E, embora eu esteja sem dívidas agora, é sempre bom relembrar pra não fazer merda kkkk
Antes de comprar qualquer coisa. Pense! Não compre nada que se deprecie com o tempo. É minha filosofia de vida. 🙏🏽🙏🏽🙏🏽
Se colocar edução financeira nas escolar ao longo prazo todos estariam menos endividado no futuro
Seria lindo, porém, não é interesse do governo ter pessoas independentes dele.
e deixariam de ser comuna
alem de fazer as pessoas não cairem em papo de politico
será mesmo, eu tenho dúvidas em relação a isso!
Cartão de crédito é o mei boga! O negócio é pagar a vista!
Raul, oq vc acha sobre bancos comunitários?
Cartão de Crédito é o Baralho!! O Negócio é pagar à vista! Fala Grande Raul Sena, muito bons seus vídeos e maravilhoso o Curso da AUVP turma 23 , abraços
Excelente vídeo! Porém a questão de endividamento do brasileiro não é só por ingenuidade. Já trabalhei em comércio de loja de eletro e móveis. E a grande maioria dos endividados era por picaretagem mesmo. Famílias se tornavam como gangues e faziam rodízios de cadastro do Serasa para comprar e não pagar e esperar os 5 anos para o sistema "caducar".
A realidade que vivenciei de perto do tempo que cobrava parcelas dos clientes, era que o pessoal não se importava nem um pouco de comprar só por luxo e ainda ficar devendo.
Raul faz um vídeo explicando as vantagens da previdência privada para utilizar na declaração do imposto de renda.
Raul sou contra Educação Financeira. Mas sim Comportamento financeiro...
VIM DA AUVP 🐟🐟🐟
Mais um video feraaa!
Só posso ser grata ao seu conteúdo, um dos únicos canais de investimento que sigo acompanhando por que sinto sinceridade de fato na sua didática.
Mês que vem termino de pagar o carro e não tenho mais dívida, agora só quero investir e juntar dinheiro 💰💰💰💰
Faala Raul e equipe!
Obrigado pelo vídeo sagrado de cada dia. Estou investindo a quase 2 anos e aprendo muito com vocês.
🐟Pergunta🐟
Raul, você pode fazer um vídeo explicando os pontos mais importantes pra analisar nos relatórios trimestrais de resultados das empresas? (Se já tem vídeo disso, não consegui encontrar aqui kkkk)
E outra, sei que depende dos objetivos de cada um, tolerância ao risco e outros fatores. Mas de forma geral, para uma pessoa de 26 anos, o que você acha de uma carteira estruturada dessa forma?
35% Ações Nacionais
20% FIIs
25% Ativos Internacionais entre Stocks e Reits (principalmente por meio de ETFs)
15% Renda Fixa
5% Bitcóio/Creptomoedas (kkkkkk)
Valeuu, um abraço!
Até hoje, nunca me endividei, não gasto mais doque ganho, não compro coisas por status, compro oque preciso! Sempre á vista.
Realmente isso é foda, passei por isso e tive que aprender na marra.
Também!
O sistema não oferece educação, mas dívida. Por exemplo quando você se aposenta no INSS é oferecido constantemente por bancos e financeiras o crédito Previdenciário. Se você cai nessa arapuca será mais um dos aposentados endividados desse país. O sistema não se preocupa com o bem-estar da população mais idosa. O que interessa é o lucro e o poder.
Cartão de crédito é uma das melhores ferramentas que o sistema financeiro já criou. É uma pena quando alguém não tem habilidade pra usar uma ferramenta e coloca a culpa no equipamento, ao invés de procurar aprender a usar a ferramenta.
Só pra citar um exemplo, tenho um cartão de crédito que me paga 1% de cash back das minhas compras. Em pouco mais de 2 anos de uso já tenho quase 6 mil reais acumulados num fundo apenas com esse cash back.
A ferramenta é boa pra quem saber fazer uso. E quem não sabe tem que ter a humildade de admitir que precisa aprender e parar de terceirizar o fracasso.
Tbm tenho um cartão que rende 1% de tudo... e tá bem legal pra quem sabe ter controle.
Se todo mundo usasse de forma sábia, deixaria de existir, os bancos não são instituição de caridade kkk, é tudo uma armadilha pra lucrar a partir da extorsão da população.
Qual cartão vcs usam ?
@@Julio-qj4qs XP
Egoísmo = emoções = falência
Mais um vídeo épico, pode-se não concordar totalmente com você mas é preciso reconhecer sua competência e sinceridade.
Parabéns.
Cartão de crédito é o caralh0. O negócio é pagar a vista.
Grande conteúdo, como quase sempre 😅
No governo passado discutiu-se a proposta de implementar a educação financeira nas escolas. Infelizmente foi facilmente combatida.
Educação financeira é fundamental!
Tenho 22 anos e a impressão que tenho é que essa geração tem mais pessoas cuidando do próprio dinheiro do que os nossos pais e avos. Dessa forma o futuro tende a ser melhor ?
Pergunta muito interessante. Eu não sei a resposta. Mas nos anos 80 por exemplo o dinheiro era mais escasso, não existia tanta oferta de crédito e a vida era mais simples e barata. As familias eram maiores e o custo era menor. (Eu era jovem mas lembro-me bem).
Após 2008 começamos a ter credito farto, e vivemos um aumento generalizado de preço (principalmente nos imóveis). Na minha região você comprava um bom imóvel por 80-100mil e 3 anos depois precisaria de 270mil-350mil para o mesmo imóvel. O Minha Casa Minha Vida foi um dos grandes vilões neste sentido puxando o preço de tudo. A CEF liberava financiamento pra geral, você ia na padaria um corretor te abordava e você comprava um lançamento na pRanta. (começamos ter imóveis cada vez menores e mais caros).
Hoje em dia temos ainda abundância no crédito, porém uma vida muito mais cara e com famílias menores (é muito caro ter 1 filho). Porém a diferença de hoje para 2010 é que temos MUITO mais pessoas atoladas em dívidas. Logo há credito, mas não há tanta gente disponível para tomá-lo.
Os jovens de agora estão adaptados para a nova realidade: Muitos não querem nem ter carros (afinal custam caro demais), nem imóveis (idem) e tãopouco filhos (idem). Os que souberem investir pesado e com disciplina se salvam no longo prazo, mas não é facil e a grande maioria não irá conseguir.
A frase: "você não terá nada e será feliz" faz muito sentido na minha visão e acredito realmente que o futuro é este. Temos credito, mas não temos poder de compra.
Teoricamente sim! Se não haver interferência do governo nesse sentido, a exemplo, no SFN recursos do FGTS e poupança são usados para o financiamento habitacional, logo esses recursos migrando pra outra linha do mercado financeiro não sei oque o governo irá fazer, capaz de criticarem os educadores financeiro comparando a bandidos, será que estou prevendo o futuro?
Só impressão mesmo , pobre só quer saber de bolsa família e minha casa minha dívida.
É só impressão, tenho 23 anos e de onde eu venho, as pessoas mais jovens também são endividadas e não sabem o que estão fazendo com o dinheiro.
Cartão de Crédito é o Caralho!! O Negócio é pagar à vista!
Parabéns pelo conteúdo, você é fera!
Financiei meu apartamento e a única "dívida" que tenho, porém a prestação é 520 reais, não pesa nada no meu orçamento porque divido com minha esposa. Impossível achar aluguel neste valor em minha cidade ou financiamento com uma prestação igual a minha. Eu uso cartão de crédito como estratégia de acúmulo de milhas, mas não gasto mais do que ganho... tem 2 anos que eu invisto em fundos Imobiliários, ações e tesouro direto.
F0g
Amortiza o mais rapido que puder, enquanto tem divida nao faz sentido ter investimento, todo seu ganho é consumido pelos juros do financiamento. É enxugar gelo.
@@FelipeNovaesRochaMeu amigo se ele comprar um apartamento à vista de 200 mil reais estará perdendo mais de dois mil reais em juros por mês, aliás prestação de 520 reais e aluguel de kitnet!
Sou professor. Concordo plenamente com a introdução da educação financeira nas escolas.
Tem um monte de gente que investe com dívidas...eu inclusive kkk. Mas era da casa, não adianta investir com dívidas,nem da casa própria. O negócio é pagar e pronto.
Ah eu vou ficar devendo essa...rs Eu não concordei com a frase. Não é pq algumas pessoas não fazem bom uso dos cartões de crédito que eles sejam ruins, pelo contrário!! Só benefícios e vantagens!! Cartão de Crédito é do caralh o!! Muito melhor que pagar à vista! heheh Valeu Rauulll. Te gosto.
Isso está acontecendo comigo o banco pega do meu pagamento 69 porcento o restante não dá pra comprar os remédios que preciso tomar ptos de luz água IPTU está tudo atrasado VCS são 10. Obrigada mesmo são verdadeiros
Sou de esquerda e sou a favor do ensino de educação financeira nas escolas . O que não pode é ter picareta " com notorio saber" . Isso precisa ser estruturado para que seja bem feito .
VIM DA AUVP 🐟🐟🐟
Pós live desta segunda!
Eu sou de esquerda e NUNCA vi um esquerdista contra educação financeira nas escolas. Otimo video Raul tmj
Luciana Genro é contra
@@iagomadeira9482 eu nao sabia disso. Se ela é realmente contra entao ela ta bem errada nesse ponto
❤👏
Grandes coisas ser de esquerda, seja da sua família, de seu caráter.
@@erikisdelima7597 qual o sentido dessa sua frase. Nem tem logica kkk
Por isso que os bancos são as empresas mais lucrativas do Brasil.
Vim da AUVP! Brabo Raul!
Cartão de crédito e o c****lho o negócio é pagar a vista.
Parabéns! Suas dicas são ótimas. Sucesso sempre...
Vim da AUVP, Turma 24! 5 dias de curso e já senti firmeza!
Tô pagando 100% em dívidas, infelizmente o que recebemos não é suficiente para cobrir a inflação.
Cartão de crédito é o #$@&^* , o negócio é pagar a vista.
Demorei bastante a aprender.... embora ganhe razoavelmente bem -Graças a Deus - já me afundei em dívidas de cartões duas vezes.
Auvp foi essencial para minha educação financeira, hoje em dia estou finalizando as dívidas e investindo de forma contínua todos os meses , obrigado a todos do canal.
Muito boa a ideia de colocar como condição de fazer parte do desenrola Brasil, assistir videos sobre finanças!!!
Cartão de crédito e o carvalho!! O negócio é pagar à vista!
Tem amigos que têm muitas dívidas por conta de cartão principalmente, mas nem falta informação!!!
O que precisa nas escolas é uma matéria de educação financeira, para as pessoas desde criança aprender lidar com dinheiro
Se os bancos lucrarem menos, pra quem investe diversificado não faz diferença. O dinheiro vai pra outros setores da economia.