Coros da AAOUP e OUP - Credo - Missa da Coroação de Mozart KV 317
HTML-код
- Опубликовано: 9 фев 2025
- Excerto do Concerto Evocativo e Solidário da Universidade do Porto na Igreja dos Clérigos no Porto
Em 29 de junho de 2017, a Universidade do Porto prestou um tributo às comunidades atingidas pelos incêndios florestais.
As vozes dos elementos do Orfeão Universitário do Porto e da Associação dos Antigos Orfeonistas da Universidade do Porto, acompanhadas pela Orquestra Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, regidas pelos Maestros António Sérgio Ferreira, Paulo Nunes e Paulo Martins, proporcionaram um concerto evocativo do sentimento de solidariedade e apoio dos estudantes, da Universidade e da Cidade do Porto às famílias das vítimas e populações das localidades mais afectadas.
A AAOUP, fundada em 1967, perfaz mais de meio século de intensa actividade musical e cultural em prol dos valores orfeónicos da amizade e da solidariedade para com os mais necessitados, numa ligação umbilical com a Universidade, a comunidade académica e, em particular, o centenário Orfeão Universitário do Porto, de que é memória viva.
É constituída por antigos alunos da Universidade do Porto, que na sua maioria integraram o OUP no seu tempo de estudantes. Na vertente artística mantém em funcionamento regular o Coro Clássico e o Coro Experimental, o Grupo de Fados, a Orquestra de Tangos, a Tuna Veterana, a Orquestra Ligeira UP, as Danças Regionais e Pauliteiros, apresentando-se ao longo do ano em espetáculos associados a fins de beneficência que culminam no Sarau Anual. Para além da componente artística e musical desenvolve variadas atividades de cariz social e cultural de que são expoentes o Jantar de Natal da Família Orfeónica e os ciclos de Palestras AAOUP.