NINGUEM QUER carro ELÉTRICO usado? Alta desvalorização, dúvidas. Por que hoje não é um bom negócio?
HTML-код
- Опубликовано: 9 фев 2025
- Nas últimas semanas começaram a surgir notícias sobre o baixo interesse em carros elétricos usados e seminovos e também a alta desvalorização dos mesmos. Muitas pessoas estão com dúvida sobre o assunto, por que os carros elétricos caem tanto de valor e se comprar um carro elétrico zero km significa perder muito dinheiro na hora de vender.
Nesse vídeo eu vou te explicar o verdadeiro cenário do carro elétrico usado, no Brasil e no mundo, comentar os motivos para estar acontecendo tal fenômeno e fazer análises que podem te ajudar a enxergar o que vai acontecer no futuro.
Será que o carro elétrico não vai dar certo porque ninguém quer ele um usado? É verdade que a bateria custa mais do que o valor do carro então daqui alguns anos será mais fácil jogar o carro fora do que tentar arrumar? Será que os carros chineses vão dar muito problema? O etanol é o futuro dos carros no Brasil?
Se você está pensando em comprar um BYD Dolphin, Yuan Plus, GWM Ora 03, Haval H6, Peugeot 2008 elétrico, 208 GT, Fiat 500 e, Tesla model Y, JAC e-JS1 ou qualquer outro carro totalmente elétrico, vale a pena assistir esse vídeo até o final e ficar por dentro da realidade dessa nova tecnologia.
👍 Produtos INDICADOS POR NÓS para o seu CARRO! ⬇
✅Parafuso / Porca anti furto BYD Dolphin: 🏎
Mercado Livre (envio NACIONAL): mercadolivre.c...
✅Carregador portátil para carro elétrico (produto no BRASIL) 🏎
3,5 kW tomada comum 20A com regulagem corrente: mercadolivre.c...
7,4 kW tomada industrial GreenV: mercadolivre.c...
7 kW Feyree tomada industrial: mercadolivre.c...
✅Adaptador tomada industrial para padrão nacional 20A SUPER BARATO! 🏎
Uso e recomendo: mercadolivre.c...
✅Carregador portátil para carro elétrico (envio da CHINA) 🏎
Bem mais barato, mesmo pagando imposto: s.click.aliexp...
✅Cabo de dados Baseus USB C para aparelhos Android🏎
Mercado Livre (envio NACIONAL): mercadolivre.c...
✅Soft99 Glaco Big 120 Ml, Cristalizador De Para-brisa🏎
Mercado Livre (envio NACIONAL): mercadolivre.c...
✅Pretinho Para Pneu De Carro Black Magic Cleaner 150ml Soft99🏎
Mercado Livre (envio NACIONAL): mercadolivre.c...
✅Calibrador Compressor Pneu Digital Carro Bike Moto Sem Fio🏎
Mercado Livre (envio NACIONAL): mercadolivre.c...
PARCEIROS:
Olho no Carro - Cupom de desconto: OPINIAOSINCERA
PneuStore - Cupom de desconto: OPSINCERA
SuperBike Store - Cupom de desconto: OPSINCERA10
Virgola - Cupom de desconto: OPINIAO20
Autoland Câmbios Automáticos
Klaue Corretora de Seguros
Carro Favorito
Tuio Car Detail
NAVPRO
Grupo IESA
Torne-se Membro e tenha acesso a conteúdos exclusivos:
/ @opiniãosincera
Nos siga:
Instagram: @op.sincera
TikTok: @op.sincera
Kwai: op.sincera
Facebook: op.sincera
RUclips: / opiniaosincera
Entre em contato:
Parcerias: opiniaosincera@sousagaz.com.br
Dúvidas: canalopiniaosincera@gmail.com
#opiniaosincera #carroelétrico #byddolphin #polemica
👍 Produtos INDICADOS POR NÓS para o seu CARRO! ⬇
✅Parafuso / Porca anti furto BYD Dolphin: 🏎
- Mercado Livre (envio NACIONAL): mercadolivre.com/sec/1xbCddh
✅Carregador portátil para carro elétrico (produto no BRASIL) 🏎
- 3,5 kW tomada comum 20A com regulagem corrente: mercadolivre.com/sec/2eKyqHd
- 7,4 kW tomada industrial GreenV: mercadolivre.com/sec/1BZQRJ2
- 7 kW Feyree tomada industrial: mercadolivre.com/sec/17Th39t
✅Adaptador tomada industrial para padrão nacional 20A SUPER BARATO! 🏎
- Uso e recomendo: mercadolivre.com/sec/2uCcsTK
✅Carregador portátil para carro elétrico (envio da CHINA) 🏎
- Bem mais barato, mesmo pagando imposto: s.click.aliexpress.com/e/_DkkoudF
✅Cabo de dados Baseus USB C para aparelhos Android🏎
- Mercado Livre (envio NACIONAL): mercadolivre.com.br/sec/1q88WpS
✅Soft99 Glaco Big 120 Ml, Cristalizador De Para-brisa🏎
- Mercado Livre (envio NACIONAL): mercadolivre.com.br/sec/2EVA17Z
✅Pretinho Para Pneu De Carro Black Magic Cleaner 150ml Soft99🏎
- Mercado Livre (envio NACIONAL): mercadolivre.com.br/sec/19TUwVB
✅Calibrador Compressor Pneu Digital Carro Bike Moto Sem Fio🏎
- Mercado Livre (envio NACIONAL): mercadolivre.com.br/sec/1NSkEwU
Carro elétrico só daqui uns 200 anos que acho que pode ser viável os impacto ambiental eh muito grande só entendedores entenderão.
Uma pergunta sincera, voce não tem vergonha de fazer esses videos exaltando os carros elétricos? Seja sincero com as pessoas, quanto voces estão ganhando pra divulgar os carros elétricos chineses no Brasil?...... Eu parei de assistir videos seus, suas opiniões para mim se tornaram irrelevantes. È uma vergonha esse tanto de video que voces estão fazendo sobre carros elétricos.
NÃO COMPREM CARROS ELÉTRICOS.....NÃO CAIAM NESSA ROUBADA.
@@Renato-yr8grem qualquer coisa em que tenha dinheiro envolvido, não há sinceridade nem ética capaz de sobreviver. Esta é a regra do capitalismo.
Mas me deu muito gosto ver Amyr Klink falando mal dos relógios da Rolex e a imprecisão destes. Me pareceu muito sincero, pois foi contra a lógica do mercado capitalista.
De toda forma, sabemos muito bem, que tanto o Gustavo qto o Felipe, querem dinheiro com este canal, isto está claro... assiste e fica quem queira e tenha o filtro disto, ou não...
@OpiniaoSincera vi essa semana um BYD Dolfin, achei bem interessante, um arranque absurdo, mesmo numa subida
É inegável que os atuais compradores de carros elétricos serão cobaias e que só nos próximos 4-5 anos saberemos se a tecnologia chegou para ficar ou não. No estágio atual, penso que o carro elétrico só funciona bem como segundo carro da família, em uma casa com energia solar e wallbox e estritamente para rodar na zona urbana.
Penso igual.
No Japão o carro elétrico ninguém consegue vender para outro ninguém quer es uma vês e.nuca mais
Na China existe cemitérios de carros elétricos porque ninguém compra carro elétrico usado. É igual a celular ficou velho joga fora.😂
Funciona bem para o trabalho, se a carga durar uns dois dias e ainda ficar com 30% de carga, assim a pessoa pode ir e voltar para o trabalho dois dias, chegar em casa e colocar ele para carregar. Unico uso viável
Falou tudo
No país do jeitinho brasileiro, o mercado de baterias recondicionadas será uma realidade e o perigo de incêndio será mais comum do que vcs imaginam.
Infelizmente todos os órgãos públicos não fazem a devida fiscalização, está é a realidade por causa da poluição e violência. Se em toda empresa de venda de peças os fiscais fosse aferir a origem dos produtos, não haveria tanto roubos. Mas há muita regulamentação e quase nenhuma fiscalização....Eu sou contra afirmar que tudo é culpa do Governo, mas 99% é.... Infelizmente.
Se for so incêndio está "bom demais".
Boaaaaaa.
@@maurocbmdfslc incendio de bateria é quase instantaneo, n da nem pra sair do carro a tempo
Incendiando o mercado, KKKKKKK.
Aqui na minha cidade, temos uma verdadeira praga chamada "furto de fiação elétrica". Não sei se isso ocorre em outras cidades, mas quando esse pessoal descobrir a quantidade de cobre que existe nos cabos super grossos usados nos carregadores rápidos, não sei se vai ser muito fácil encontrar equipamentos desses em condições de uso...
Jorge, moro em Jaú, interior de São Paulo e aqui também temos essas pragas. Realmente você chamou a atenção para algo que pode acontecer num futuro próximo caso a eletricação automotiva realmente se implemente no país.
Aqui em Goiânia tem dmais essas pragas
Só colocar segurança e câmeras e descer o pau neles @@LuanMarquesPH
Aqui na Bahia, especialmente onde morava, nós chamávamos essas pragas de "Ratazana do fio", era extremamente comum, na luz do dia vc ja via..
Belém, idem!
Falou uma verdade la fora o mercado esta acostumado a um carro nao durar 20 anos .. aqui é completamente diferente o carro tem de durar 30 ou mais .... brasileiro nao esta acostumado a descartar o carro e sim vender para comprar outro....so o tempo dira
Ontem li sobre um teste de longa duração em um JAC elétrico de 2021 com 120.000 KM. O carro estava ótimo, sem barulhos, confortável e com baixo desgaste em componentes internos como freio, etc ! Mas a bateria além de ter perdido autonomia, nem estava conseguindo durar o tanto que o computador dizia restar de autonomia e morreu marcando que ainda tinha 15% de carga deixando o repórter e companhias na estrada empurrando o carro até um posto com tomada comum onde depois de 1h:40 minutos eles conseguiram carregar até 18%(😱) para chegar em um posto com carregamento especial e carregar por mais 40 minutos para conseguir ir da Santos para SP... Isso num carro com menos de 3 anos de uso.... Bateria, na atual tecnologia, deteriora e enquanto ela custar metade do valor do carro os elétricos com 5 anos de uso vão desvalorizar absurdamente. Como negócio, a conta não fecha, não importa a economia de combustível e manutenção... E até o efeito ambiental é discutível devido ao CO2 gerado na produção desses carros que é muito maior do que de carros comuns por causa da bateria ! Hoje, sem que tenhamos uma descoberta nova em relação à fabricação e deterioração das baterias, não creio que o carro elétrico seja uma boa opção!
O que irá impulsionar a solução é o mercado. Se a BYD promete colocar as suas baterias com base em sódio nos veículos de entrada ( que já são caríssimos) a JAC vai dar um jeito e trocar as baterias. Só uma informação: a BYD é fabricante de baterias que passou a fazer os carros, pois a indústria não comprava seus produtos pois achavam melhor manter o lobby com os veículos a combustão....
Isso é verdade, deem preferência às marcas francesas, pois eles tem grande conhecimento nesse tipo de veículo!
Você não está conseguindo concatenar os fatos.o carro tem apenas 3 anos mas já rodou 120.000 kilometeos. Um carro a combustão com essa quilometragem já está com motor detonado. Quanyo custa im motor novo?
@@franciscocarlospopriaga7457 meu honda fit 2011 tem essa quilometragem e não abaixa 1ml de óleo. Tenho um amigo que tem um etios com 580 mil km em perfeitas condições.
@@franciscocarlospopriaga7457Eu tenho um Honda Fit 2011, ele está com 180 000 km. Troco o óleo regularmente a cada 10 000 km como manda o fabricante. Controlo o nível de óleo, no final dos 10 000 km o nível indica que não foi gasto meio litro de óleo.
O principal uso na minha visão é para uso urbano ou viagens locais. Moro nos eua e normalmente quem tem carro elétrico tem um a combustão. A pick-up f150 elétrica se mostrou pouca utilidade qdo se carrega ou puxa trailer autonomia cai muito.
Se os carros e motos se tornarem elétricos ou híbridos, 💢sobrará gasolina (e álcool) - se sobrar gasolina, a gasolina será um prejuízo - sé os veículos de carga e ônibus se tornarem -elétricos ou híbridos, sobrará diesel, sobrando diesel e gasolina - sobrando diesel e gasolina, as industrias do Petróleo terão enormes prejuízos, o que elas farão : aumentarão absurdamente o preço do Querosene de Aviação - e ninguém mais poderá viajar de avião - aumentarão absurdamente os preços do GLP, do Asfalto, do Combustível de Navios, dos Lubrificantes, do Enxofre, do Coque (=carvão) e o Fim do Mundo -> Plásticos, PVC, etc se tornarão inviáveis ou então, o contrário, tudo será de plástico, até a comida, para ter uso para a gasolina excedente, kkkkkk
ruclips.net/video/tINDAFBNUrI/видео.html
Sugestão. Como você possui relacionamento com a concessionária byd, verifique algum dolphin com colisão simples que houve dano no sistema elétrico. Perguntas: O seguro cobre tudo? Qual prazo de entrega? Caso não tenha seguro, qual custo? Com nosso trânsito caótico não seria difícil ocorrer uma colisão por uma fechada de um ônibus, por exemplo.
A Hertz nos Estados Unidos está se desfazendo de 20.000 carros por causa dos custos de manutenções, justo essas questões de pequenas colisões e outras avarias feitos pelos locatários e não cobertas pela garantia. O problema maior é justo a falta de peças de terceiros.
A uma compra desses sites pra falar bem dos elétricos, gostava muito desse canal, quando eles não eram chamados pelas montadoras para lançamentos. Hodiernamente, sinto nojo, pois os argumentos defendidos são pífios, basta vê a manobra verborrágica que ele fez neste vídeo .
Muito ótimo vídeo, na minha opinião carro elétrico semi usado pode até ter mercado, mas carro elétrico com 5 ou 10 anos de uso, acho que inviável a aquisição, seria igual comprar um celular usado com a bateria que carrega 60% no máximo e sem garantia da montadora. Igual os carros híbridos, já vi muitos casos de troca de bateria e sair o valor da aquisição do carro.
Você acha, você não sabe da realidade, a realidade é essa: depois de 1 milhão de km rodados, a autonomia da bateria cai pra 80%
Acho que ainda será viável, com um preço mais baixo obviamente mas por exemplo um carro que tinha 400km quando estiver com 200km servirá perfeitamente para uso urbano e viagens mais curtas. Outro ponto, estás exagerando na degradação da bateria caso o proprietário carregue de forma correta. As baterias ncm da Tesla degradam 10% em 250000km e podem chegar aos 500000km com menos de 20% de degradação porque grande parte da degradação é no início do uso. As baterias LFP do Ora Skin e a Blade do Dolphin tem durabilidade bem maior que as as ncm. E esta degradação dos Tesla com bateria ncm eu não peguei de alguma publicidade mas de carros de youtubers estadunidenses, é vida real, mas precisa cudar bem. Nunca deixar cair abaixo de 20% e no caso das baterias ncm passar dos 80% somente em caso de necessidade. Nâo usar o carregador rápido o tempo todo, isso degrada a bateria, para manter a bateria saudável utiliza sempre que possível os wall box que carregam mais lentamente.
@@jhonatanguimaraes2613Isso é o que o vendedor diz né, ainda não temos carro nem com 100mil km para contar história
em sim, a Guarda Civil de São José dos Campos utilizou carros elétricos por 8 anos. E a bateria estava relativamente boa.
@@mauricioavelino2890 Maurício, o mundo vem usando carros elétricos faz uma década, os primeiros tinham baterias ruins e sistemas de refrigeração deficiente e estão chegando aos dez anos com 50% de degradação. Como citei, acompanha alguns canais estrangeiros e a degradação das baterias ncm em um Tesla model 3 após 250 mil km é de 10% SE bem cuidadas. Para quem roda 10 mil km por ano são quantos anos de uso para chegar à esta km? 25? Se o cara roda 20000km ano são 12.5 anos para degradar 10%? E como já foi citado as baterias LFP ou Blade tem durabilidade bem maior porque aquecem muito menos.
Na minha opinião o que acontece é que carros elétricos ainda são carros de entusiastas ou curiosos, que estão dispostos a pagar para por uma tecnologia que ainda está em desenvolvimento inicial, só que na hora de vender os interessados que querem comprar carros elétricos só querem os novos e as demais pessoas não tem interesse pelas limitações que existem, com isso o mercado de usados “mica”, sem interesse de compradores com menos disponibilidade em gastar em uma tecnologia inicial e sem a infraestrutura adequada ainda… O futuro dirá se essa é só mais uma tentam do carro elétrico ou se dessa vez ele vem para ficar…
Eu sou aquele que vc falou. Que utiliza o carro por mais tempo. Tenho um Honda Fit de segunda geração com 15... sim 15 anos de uso. E ele está em boa forma.😊
O que esses cara tá ganhando pra bem de carro elétrico não é brincadeira, todos dias um influêncier soltando vídeo babando nesses carros
O ideal é uma fatia de mercado para cada tipo de veiculo...nao acredito que o percentual de eletricos chegue a 10% do mercado em pouco tempo. O importante é ternos opção de escolha e acho que cada vez mais o preço dos elétricos vão se aproximar dos demais...
Tem que despencar mesmo!o dinheiro do brasileiro não é milho pra dar pra bode!!e quem comprou na emoção si fuuuuuuuu!!
@@edivaldoprates4311 o felipe ta reclamando do carro dele ?
Voce ja viu um dono de carro elétrico reclamando ?
Acredito que este ano até que. BYD comece a vender os carros fabricados aqui o consumidor vai aguardar um pouco pois os preços deverão cair sem os impostos dos importados . Mas será um caminho sem volta. Veremos muitos elétricos nas ruas. Ainda terei um. 😊😊
@@ricardosilva5559 Xará, dono de carro elétrico é como o cara que caiu no conto do bilhete premiado, não sai contando para todo mundo.
@@ricardobraga3400 puta argumento heim
Dono de toyota tambem é assim, os carros da toyota quebram todos os dias mas os donos não falam
Eu não consigo vender meu Peugeot na minha cidade é imagina um elétrico aqui.
Peugeot não é só na sua cidade não
Não vende em lugar nenhum mesmo
Esse cara é garoto propaganda de carro elétrico. Opinião dele não é valida para todos. O carro elétrico é inviável e vai trazer muitos prejuizos para toda a sociedade, vide a quantidade de carros elétricos abandonados na China. Por que será?
Estamos passando pela transição... tudo isso é normal... daqui 10 anos o jogo vai tá invertido... podem anotar. Agora não tem mais volta. E agora, sim, os primeiros perdem, igual quem comprou as primeiras tvs de tela plana...
Obrigado Felipe pelo esclarecimento
A TV de plasma foi um bom exemplo.....
Daqui à dez anos compro um, se tudo correr bem até lá com esses elétricos....
Lá nos EUA q é um mercado mais maduro em relação ao carros elétricos ele vem encalhando por lá sim! Procurem por "Why Used EV Prices Are Falling?" e os americanos não querem pagar um bom valor em carros usados. Para quem é rico, como os donos deste canal, o valor de revenda pouco importa.
Na vdd, penso que ele pegou esse carro pagando bem pouco ou até mesmo na faixa.
Daí faz propaganda a rodo, gera um monte de conteúdo e consequentemente muito $.
Claro que ele vai defender.
E quem em sa consciência não faria o mesmo se tivesse a mesma oportunidade?
Não dá pra comparar as duas realidades.
Nos Estados Unidos nenhum carro usado é valorizado, seja elétrico ou a combustão
A BYD tem comprado muitos canais do RUclips... Só falam bem , nunca falam da queima dos carros, do problema com recargas e deterioração
Felipe virou um fervoroso defensor do elétrico a ponto de não enxergar que a queda de vendas de elétricos e desvalorização intensa não ser por causa da Tesla e sim por falta de interesse do consumidor e falta de infraestrutura mesmo la fora.
Só acho que a BYB está comprando todos RUclipsrs automobilista!!!
Vc acha que alguém emitir opinião sincera em desfavor dos patrocinadores efetivos ou potenciais?
Manutenção e peças muito caras.
Tudo é muito caro em carros elétricos. Tive que trocar a bateria hibrida de um Prius. Só importanto porque nacional estava mais de 15mil
Mas como você importou?
@@AlexBorba-kz7jw Tem alguns canais no RUclips que ensinam importação. Eu fiz pelo E-bay, comprando para um endereço nos USA e depois enviando para cá, mas tem formas ainda mias baratas.
@@niw_garage Entendi. Valeu!
Cara, tenho um Lexus e nunca deu dor de cabeça
@@joaobarbosa2259 Esses carros japoneses são bons demais a questão é que não pode dar problema na mecânica elétrica deles se não o bolso vai doer.
Carro elétrico e para igual senhor do vídeo tem condição caso futuramente der algum problema no seu atual elétrico. Ele pode trocar quando desejar . Agora um classe media baixa que junta e financia um carro arisca num elétrico e se der problema nunca mais consegue comprar um carro zero. Tanto desvalorização quanto problemas futuros
Quem mais está comprando carro elétrico não são os super ricos.
Muito feliz de ver mais um vídeo sobre carro elétrico, postado no canal Opinião Elétrica, pelo nosso especialista Felipe Elétrico
sou dessa turma do receio. Acabei de trocar meu carro por um "normal" mesmo. Daqui a uns 5 anos, vamos ver como estarão as coisas. Aí é decidir se segue na combustão, parte para um híbrido ou vai direto pra o elétrico. Eu gostaria muuuuuito de ter um 100% elétrico, mas moro em apartamento (e não pretendo morar em casa), o que dificulta demais a questão da carga. Talvez o híbrido me atenda mais pra frente. Mas são coisas que somente o tempo dirá.
Moro em Recife !! Moro em condomínio de apartamento também, falei em disponibilidade de carregador de carro elétrico na assembléia do condomínio quase dava briga, logo apareceu a turma do contra !! Tá difícil carro elétrico em condomínio de apartamentos , mas em uma casa tem alta viabilidade principalmente se a casa tiver geração fotovoltaica própria !!!
O problema do híbrido é que vc tem a manutenção do motor a combustão interna e a do motor elétrico, e todo o mix do sistema... muito mais peças, não é verdade?! ☹.
@@neliocotias129 , verdade.
No entanto, a manutenção dos carros híbridos é gerenciável.
Enquanto o carro elétrico necessita de uma infraestrutura pública pra se fazer a recarga nas estradas, este tipo de problema vc não tem como gerenciar.
@@andreluizcastellobranco6133aqui no meu condomínio não aprovaram a instalação também... a resistência está GIGANTE. E esse é o cerne do vídeo, carros elétricos ainda são muito pouco atrativos pra maioria. Eu só teria um se realmente não pagasse NADA na eletricidade (painéis solares já instalados em casa).
@@viniciusl.2750Aqui no meu prédio as coisas cotidianas já geram briga em reuniões de condomínio, quem dirá propor instalação de carregador pra meia dúzia usar em seus carros elétricos... Complicado 😢😢
Gosto, não indico a ninguém, toda bateria pifa e quando pifar você terá dinheiro para trocar.
Perguntas:
1) VC viaja e esquematiza o carregamento, chega no local, e o carregador não está funcionando, o que faz??
2) vc viaja e no meio tem um problema na estrada e a carga está acabando o que faz??
3) enguiçou na estrada o que faz, pois ninguém sabe mexer??
4) na Europa o elétrico não emplacou, e sim o híbrido. Quem está certo??
5) quem vai querer comprar um carro elétrico usado??
6) muitas perguntas e poucas respostas, enfim toca o barco....
Imagina se tem um acidente na estrada e o cara passa duas horas preso no engarrafamento que não estava nas contas da pilha?
Imagina se acontece algum contratempo e vc precisa fazer outra rota não planejada?
Olha... Carro elétrico só quando todo posto tiver carregador. Fora isso é só mania pra querer se mostrar pro vizinho.
Carro elétrico é pra cidade. Se estraga, o seguro já inclui guincho sem franquia. Não fico sem gasolina pq se tá perto do fim já encho, carro elétrico não deveria ser diferente, inclusive tem multa se ficar sem gasolina na rua. Acredito que a regra vai valer para carro elétrico também. Responsabilidade do condutor.
7. Quem obriga a comprar carro elétrico?
PARA QUEM COMPRA MODS USADO SERVE
Seu vídeo foi de grande importância
Tirou várias dúvida minha e acredito de várias pessoas gostei muito está de parabéns
No meu caso tenho energia solar na minha casa
Quando perguntam das bateiras usadas o que acontece com todo esse lixo químico quando se esgota, os defensores tem uma frase pronta e falam que 95% dela é reciclável, mas isso é um numero teórico que está muitooo longe da realidade, ainda mais no Brasil. Não temos estrutura para isso, fora que mesmo em países que tem, a verdade que o fato de em teoria poder ser reciclar 95% dela, isso não significa que é viável economicamente, na pratica para uma reciclagem nesse nível, o valor gasto com a reciclagem seria maior do que o retorno financeiro que ela daria. Como a 100 anos atrás, o melhor do carro elétrico continua sendo o motor, e o pior é a bateria e suas formas de carregamento, ainda que tenham melhorado muito, ainda estão muito longe de uma solução ótima e viável, seja economicamente, seja ambiental, pois o CICLO completo de vida de um carro elétrico, na prática não o torna verde como muitos propagam.
Se não temos estrutura elétrica, nem para nossas residências, imaginemos como será com grande frota de carros elétricos rodando? Na minha opinião, não temos estrutura para essa tecnologia.
Concordo contigo, o Brasil esta muito longe de ter infraestrutura pra isso. Aqui em SP com um dia de chuva houveram regiões da cidade que ficaram uma semana sem energia elétrica.
Como uma estrutura tão frágil assim suportaria milhões de carros elétricos?
@@christianvalente5754 o pessoal da Retífica Projeto teve até que comprar um gerador pra oficina funcionar parcialmente.
Se os carros e motos se tornarem elétricos ou híbridos, 💢sobrará gasolina (e álcool) - se sobrar gasolina, a gasolina será um prejuízo - sé os veículos de carga e ônibus se tornarem -elétricos ou híbridos, sobrará diesel, sobrando diesel e gasolina - sobrando diesel e gasolina, as industrias do Petróleo terão enormes prejuízos, o que elas farão : aumentarão absurdamente o preço do Querosene de Aviação - e ninguém mais poderá viajar de avião - aumentarão absurdamente os preços do GLP, do Asfalto, do Combustível de Navios, dos Lubrificantes, do Enxofre, do Coque (=carvão) e o Fim do Mundo -> Plásticos, PVC, etc se tornarão inviáveis ou então, o contrário, tudo será de plástico e até a comida, para ter uso para a gasolina excedente.
ruclips.net/video/tINDAFBNUrI/видео.html
@@christianvalente5754 na verdade, não foi uma simples chuva, né? As árvores caídas sobre a rede de distribuição foi o maior fator para o não fornecimento de energia elétrica. Não sei se as bombas dos postos afetados funcionaram sem energia elétrica, de alguma forma.
Taí um carro que eu jamais compraria usado, ainda mais vivendo no Brasil. A Consumer Repports após ampla pesquisa detectou que carros elétricos são menos confiáveis que os carros à combustão. Só os híbridos tem confiabilidade superior aos eletricos e os à combustão, então comprar um carro híbrido usado, beleza. Um elétrico, nem pensar.
Muito boa análise, Felipe. Quanto ao futuro dos carros a combustão e elétricos (e outras novas tecnologias) há um detalhe esquecido: a enorme interferência dos órgãos reguladores ambientais e de segurança no mercado
Se a indústria não precisasse obedecer tanta norma técnica e exigências de antipoluição, de seguranca de condução etc o mercado de oferta de produtos novos estaria diferente, com produtos menos tecnológicos, mais adequados à demanda dos usuários e com precos menores, mas como toda interferência governamental isto deu merda. Milei que está certo.
Sim o problema é os governos ! E tu vive em uma sociedade de anarquismo ? 😅😅😅😅😅
@@velsibosse6329 Não, eu vivo numa sociedade de idiotas, cercado deles, me esquivando para não ser morto. Só quem atua na área administrativa, contabil fiscal e no direito sabe o que é a burocracia estatal do Brasil.
@@ademarbach9978 tu é sempre assim reclamando da vida ? Procura outro país ! Logo ! Aliás Argentina é logo ali "Ermano"..
as normas de segurança são uma hipocrisia. Mesmo o mais perigoso dos carros ainda é muito mais seguro que uma moto, e no entanto as motos não foram proibidas. Só serviu pra encarecer os carros ainda mais.
@@shyguy.654 nada de bicicleta então mano e usa capacete magrão..kkkkk vocês são umas feras feridas ...
Eu comprei um Prius 2016 esse ano com todas as revisões e espero que baterias não me dêem problema, pela confiabilidade da tecnologia
Enquanto dependerem de bateria, não vejo futuro para o carro elétrico. É mais problemas do que solução de fato. Sendo que a única coisa positiva que eles oferecem de fato, é menos poluição em áreas urbanas.
Um carro de 1500kg onde somente a bateria pesa 500kg e representa mais de 60% do valor do carro, acho que a tecnologia das baterias para essa finalidade ainda precisam evoluir e muuuuito
E o motor a combustão custa quanto ?
Procura ai quanto custa um motor novo pro seu carro
A 5 anos atrás era totalmente diferente....
Daqui a 3 tudo estará diferente...
Acredito que vão criar baterias de sódio pra substituir as gastas...
@@ricardosilva5559 pois é, nunca vi motor custando 50% ou mais do valor do carro
@@mauricioavelino2890 ah não ? Então nunca pesquisou
Motor que custa 50% do carro? Talvez um V8, mas qual a porcentagem de pessoas que usam um V8 no dia a dia ? 0,1%? Comparação leviana sua.
As baterias representam 100% do "motor" do veículo, o que tem uma data de validade exata.
Um motor que é um conjunto de peças não possui uma validade exata.
Complicado discutir com pessoas que não entendem nada.
E o q vai acontecer c as baterias usadas? Esse é um assunto que é totalmente ignorado.
Não sei estes modelos, mas todas as baterias são em módulos... Agora se será recondicionada (veja que a sua bateria automotiva é a base de troca, pois ela é recondicionada ( os grandes fabricantes não fazem pois é mais rápido moer os materiais e fazer outra). Sobre a bateria é tão perigoso quanto a do seu celular e ninguém se preocupa que ele vai explodir no seu bolso... Sou da área de eletrônica e te garanto que seja seguro. Um dos poucos que falam a verdade sobre o carro elétrico. Mas o resto tudo faz lobby das montadoras..
Se os carros e motos se tornarem elétricos ou híbridos, 💢sobrará gasolina (e álcool) - se sobrar gasolina, a gasolina será um prejuízo - sé os veículos de carga e ônibus se tornarem -elétricos ou híbridos, sobrará diesel, sobrando diesel e gasolina - sobrando diesel e gasolina, as industrias do Petróleo terão enormes prejuízos, o que elas farão : aumentarão absurdamente o preço do Querosene de Aviação - e ninguém mais poderá viajar de avião - aumentarão absurdamente os preços do GLP, do Asfalto, do Combustível de Navios, dos Lubrificantes, do Enxofre, do Coque (=carvão) e o Fim do Mundo -> Plásticos, PVC, etc se tornarão inviáveis ou então, o contrário, tudo será de plástico, até a comida, para ter uso para a gasolina excedente, kkkkkk
@@gilsonmattos concordo com vc, mas a observação referente a bateria do celular foi um pouco longe
Um carro elétrico reflete uma grande proporção de bateria de celular
Ex: uma pessoa com uma bateria com 10wts em um celular
Ex: uma pessoa com um banco de bateria
O carro vai gerar muito mais resíduos e poluentes por pessoa
@@recursosegambiarras Eu quis demonstrar a tecnologia, mas a gasolina não polui? Não gera resíduos? E se o senhor conhecer novas tecnologias como a base em sódio... Infelizmente isso é a evolução , já pensou em defender o vinil em virtudes por estas mesmas empresas e as gravadoras? Ou por causa da Kodak? Garanto que há mais consumo de Lithiun por causa de celulares que pelas baterias veiculares e pior o descarte da população também é bem pior....
@@gilsonmattos sim , mas as grandes fábricas nunca importou com o bem está das pessoas a verdade e essa
Lucros superando a vida
É uma pena que o Filipe agora tem que fazer todo um malabarismos argumentativo pra defender o carro eletrico. Gostava mais do tempo em que tratava de carros para pessoas comuns.
Dinheiro na mão, calcinha no chão...
Esses enfluençás digitais estao ganhando volumes de dinheiros enormes pra temtar valorizar carros eletricos
Notei já há algum tempo que esse canal se vendeu para BYD. Ficou chato e sem noção, pela forçação de barra e malabarismo em defender esses carros. Não são os únicos que se entregaram, tem outros. Quanto a venda de carros elétricos usados (chineses…) buenas, só com muita reza braba e despacho forte pra desencalhar um elétrico usado. Quem compra zero deve entender que está casando com o bólido.
Felipe, acompanho seu canal desde que vc fazia sobre liquidificador. Kkk. Suas analises são de grande credibilidade.
Quanto ao carro elétrico vejo que no quesito ambiental não é tão ambiental assim, levando em consideracao o descarte da bateria.
Até que enfim uma pessoa sensata e inteligente coloca uma opinião baseada em fatos
Nunca fui entusiasta do carro elétrico, comprei por pura necessidade, mas estou adorando. É uma excelente opção de acordo com a necessidade de cada um.
Na hora que sua bateria perder 30 % da capacidade e vc. não vender o carro, vai mudar de ideia.
@@andrelancha9605 falou o cara que sabe mais sobre a bateria do que os próprios fabricantes. Se vc acha que não vale a pena não compre.
Daqui a 1 - 2 anos vou comprar um DOLPHIN PLUS por uns R$ 40 mil - R$ 50 mil pra brincar aqui no condomínio ... Poderá ser o seu elétrico, anunciado há meses sem ninguém comprar .... hahaha. Vai lembrar de mim quando tentar revender o carro.
@@andrelancha9605 o nível da sua resposta mostra bem o tipo de otário que vc é
@@andrelancha9605 A garantia da bateria é de 8 anos. 🤔
O problema não é componentes mecânicos! Componentes mecânicos se da um jeito. O problema é o tempo de vida útil da bateria e o custo para substituí-la. Será que vale apena?
Quanto tempo tu leva pra rodar 1 milhão de km?
Por isso o futuro é elétrico movido a hidrogênio.
Com certeza essa não é uma questão para os primeiros donos. Público consumidor desses veículos trocam de carros a cada 2-3 anos. Quem vai responder serão os futuros e corajosos compradores de usados
@@fabiolopesvieira4278 mas motor 3cc tb é tão bomba qto..
@@gepetovovo2509meu polo TSI já rodou 250k aqui sem problemas...
Vou ir ficando com minha parati gls carburada mesmo
Aí sabe muito!!!! Se for ap então deu aula.
@@PedroIvoCoelhoMoreira AP 1.8
Pra mim um dos problemas é que muitos dos componentes de tecnologia que vem embarcado no carro vão ficar tão sucateadas quando os smartphones antigos. Esse é um dos motivos que eu não gosto quando o carro tem tudo controlado por uma única central eletrônica incluindo a central multimídia. Pra mim por exemplo, o motor tinha que ter o módulo só pra controlar ele. O resto poderia ser controlado por outros módulos avulsos. Desse jeito fica melhor até para dar manutenção corretiva.
Infelizmente em poucas pessoas que pensam como você. Carro elétrico será como Smartfones e lap tops. A cada ano sai um modelo novo e em 3 anos o destino é o lixo.
Excelente matéria. Parabéns. Trouxe à consideração os tópicos que devem ser analisados ao tomar a decisão em relação à carro elétrico x carro a combustão interna. Obrigado. 👍
Se os carros a combustão ficam parados em oficinas por mais de 90 dias simplesmente por falta de peças, e isso sempre foi assim. Agora imagine um carro elétrico pifar por qualquer motivo, ou sofrer um acidente. Se você tiver outro veículo estará tranquilo mas caso contrário estará à pé.
Mas os carros elétricos tem muito menos peças que o combustão, fora que muitas peças como a própria bateria deve ser compartilhada entre muitos modelos disponíveis, pelo menos os da mesma marca
Tudo relacionado aos carros elétricos ainda está muito no início, são muitas as variantes (rede de abastecimento, desvalorização, manutenção, furto, adequação sistema de produção de energia, impacto na natureza para produção das baterias e derivados) no momento é um produto para rico, devido aos valores atuais, e a falta de praticidade ainda no momento
carro elétrico hoje é um produto pra Uber ou pra nerds que gostam de experimentar tecnologia nova. Rico mesmo não tá nem aí pra elétrico pq ele tem dinheiro pra comprar gasolina. O carro a gasolina é mto mais prático e dá menos dor de cabeça para o rico.
@@shyguy.654 Resumo, nicho de mercado.
Por volta de 1900 o Sr. Mercedes tentava implementar o carro movido a motor para substituir as carruagens puxadas por cavalos e a rejeição foi enorme, pois não fazia sentido a época (tecnologia complicada, falta de postos de abastecimento, problemas de manutenção, etc). Cento e tantos anos depois estamos aqui discutindo substituir o carro a combustão e as mesmas incertezas novamente 😂
Sim, e a tecnologia de 120 anos atrás é a mesma de hoje... 😂😂😂
@@Tião_da_Esquinanão é a mesma, nós próximos anos veremos menos carros a combustão.
@@jhonatanguimaraes2613 sim, amigo, fui irônico. Acho um absurdo os caras compararem uma tentativa de produção de carro elétricos 120 anos atrás com os dias de hoje. Já comprei o meu, inclusive, só estou esperando chegar.
Ese canal já foi de opinião sincera.
Cada um tem q ter o discernimento e sabedoria para entender o que cada influenciador está falando. Nítida a posição de quem está sendo patrocinado pelas montadoras e quem não está. Cada um q tire suas conclusões e o que é melhor para o seu uso
"Nossa, tenho medo da manutenção do carro eletrico" diz o cara que compra motor 3 cilindros, injeção direta, turbo... 1.0
As pessoas não compram nem celular usado porque a bateria já está durando metade do que deveria, imagina um carro de mais de 100 mil...
Exatamente
150 mil um Dolphi sem ser o mini kkkkk😂
Bom dia Felipe. Gostaria que vocês abordasse a tecnologia do carro elétrico a hidrogênio, que me parece muito promissora. Obrigado
Estão a 2 anos na Califórnia e dizem que chegará no Brasil em 2025, parece que não sai do papel pois o valor pra montar o abastecimento, o posto não é viável
Está em desenvolvimento desde 2014, com o Toyota mirai. Infelizmente não terá sucessor devido ao custo de armazenamento e abastecimento, muito superior aos elétricos. A Toyota mira agora em frotistas de transportes que poderia arcar com o custo de 1 milhão de dólares por posto. Ou seja, inviável para o terceiro mundo.
Sensatez e objetividade, como sempre.
Concordo com o que disse em gênero, número e grau.
Bem equilibrado esse comentário. Tem muita gente falando de forma emocional sobre esse assunto. Ou defendendo grupos que gostam de vender tecnologia atrasada em países subdesenvolvidos como o nosso
Estava abastecendo meu carro no posto,quando vi um mustang no posto e o frentista comentou,que graça tem em andar no carro elétrico quando o gostoso é ouvir o som do v8.
Tá explicado pq o frentista nem carro tem.. kk 😂
Ele tem um honda fit.
Eu tenho uma Santa Fe V6. É um tesão ouvir os seis canecos, mas já me decidi: meu próximo será um elétrico, ou pelo menos um híbrido. Sem contar que um elétrico tem acelerações absurdas, praticamente impossíveis para um térmico "normal".
Vc foi cirúrgico, o elétrico não tem o ronco do motor, mas tem a potência inigualável, o arranque fora de série. Cola na poltrona quando arranca. @@alebarros8468
Pela lógica carro é feito p andar e o elétrico faz isso. Barulho e só compra um home theater e coloca barulho de fórmula 1 q resolve
Há uns quatro meses atrás Eu fiz um comentário aqui a respeito de carro elétrico usado, vai ser difícil a revenda, a não ser que o seu valor despenca como a maioria das tecnologias.
Só vamos descobrir daqui a 3 anos... hoje é tudo novidade e o pessoal tá comprando na empolgação. A bateria tem um desgaste alto. Se o carro zero tem uma autonomia de 300km, em 3/4 anos não passará dos 250km e assim vai. E depois? Vai gastar 40/50k numa bateria de um carro com desgaste de 8 anos? Complicado demais. Eu tô fora kkkk
Optei por um seminovo que está desde 2019 por aqui, se tivesse que dar problemas, já teria dado. Paguei bem menos do que o 0km que é absurdamente caro hoje em dia, manutenção barata, concessionária perto de casa com box de revisões exclusivo, eu estou falando do Nissan Leaf de 2ª geração ainda na garantia de fábrica e das baterias, com saúde das baterias de 100%, baita carro, não me arrependo e é só alegria. Todos os comparativos de custo de recarga falam do preço do KWh em relação ao preço da gasolina, nenhum coloca na conta as recargas gratuitas. Sim, hoje em dia tem até carga rápida gratuita nas estradas e diversos carregadores gratuitos pela cidade. Desde outubro de 2023 meu custo de "abastecimento" é zero. IPVA zero também!
E qual será o seu próximo carro? Acredito que financeiramente vc esteja com uma economia mensal absurda principalmente por causa do abastecimento e que vc tenha uma vida sem correrias de ter que pegar o carro para ir a algum lugar rapidamente sem se programar antes, acho que essa tecnologia hoje não é para todos, e nem para quem não tem a organização financeira de colher os frutos da economia de não usar gasolina todos os meses, pois creio que na hora de trocar o carro o valor de revenda vai ser algo para chorar de raiva, pois pessoalmente não creio que carros elétricos vendam o suficiente no mercado brasileiro para que ele se torne viável a médio prazo, a não ser que haja um incentivo fiscal muito alto em tudo relacionado ao setor, mesmo assim esbarra numa realidade brasileira, a grande maioria das residências das pessoas que tem carros, não tem uma infraestrutura para receber uma base de carregamento elétrico e isso também ocorre nos bairros. Moro no Rio de Janeiro, num bairro bem isolado do resto da cidade e nessa semana estamos com um problema que parece que moramos no meio da selva amazônica, todos os dias das 18 horas até umas 23 horas a energia elétrica tem faltado a cada 10 minutos e volta em menos de um minuto, isso é sinal que a sub estação responsável pelo bairro está com menos energia que o necessário para atender os moradores da área no horário de pico, e pelo o que tenho visto isso esta ocorrendo em vários bairros da cidade do Rio de Janeiro, seria por causa dos carros elétricos na tomada quando os donos chegam, ou não temos nem infraestrutura básica para manter as luzes acessas na segunda maior cidade do Brasil no horário de pico do verão? Complicado isso tudo. E nessas horas vemos que nem podemos dar mole com a bateria do celular e como ele nos faz falta, aí carregamos dependendo da emergência no carro a combustão na garagem e o carro elétrico nessa hora não tem onde carregar, imagina se precisar sair nesse momento? Acho legal carro elétrico, principalmente o fator economia de tudo(por enquanto, deixa o governo brasileiro descobrir que tá sobrando dinheiro no bolso dos proprietários de carros elétricos rsrsrs), mas são tantos "SE", e estou numa fase da vida que não posso errar mais nada no quesito financeiro e carro elétrico para mim ainda é uma aposta, quando se tornar uma realidade, se virar uma realidade, aí sim vou encarar, por enquanto só observo os relatos. Fico feliz que sua experiência esteja sendo positiva.
Realmente tem coisas que precisa de tempo, uma delas é saber como os carros irão se comportar em áreas alagadas como aqui em meu Recife e as montadoras irão lidar com as reclamações, com as manutenções e etc.
Carro nenhum a montadora diz que pode entrar em area alagada. Todo carro pode apresentar defeito se entrar em area alagada e fabricante nenhum dara garantia. Nem seguradora ira cobrir. É por conta e risco do dono. Nos eletricos sera a mesma coisa. Nao vejo pq o carro eletrico tem que ser a prova de alagamento
Carro elétrico é nicho. Terá uma pequena parcela do mercado
É o mesmo que querer comprar um celular usado esperando ser uma boa coisa, acontece que carro elétrico seu futuro é existir como um carro a ser alugado por mês e não como uma propriedade.
Boa ideia
Quando substituirem as baterias por outra fonte (hidrogênio, por exemplo), isso acaba.
Claro minha crítica aos elétricos é a fonte de energia, motores elétricos são muito eficientes @@leopaesedias
Hoje tenho um Carro a combustão "Kicks" pretendo partir para um carro Hibrido Leve com regeneração da bateria com o motor a combustão, pois na minha região Norte estado de Rondônia não tem ponto de recarga suficiente para os carros elétricos.
Quando eu disse que carro elétrico é um celular gigante e vai ser tão descartável quanto, o pessoal só faltou me bater.
Sim, coleguinha, eu sei que um carro sempre vai ter uma vida útil muito maior que a de um celular. Mas o certo é comparar com carros a combustão. Existem carros à combustão que circulam a 50 anos por aí e funcionam perfeitamente. Um carro elétrico vai ser simplesmente impossível chegar sequer na metade disso
Depende da qualidade do material. O motor tem um limite e a bateria também. É o principal que muda, o resto é muito parecido com carro combustão.
@@ArielWittmann o resto é só carcaça. O que importa é o motor e bateria mesmo
@@Ragnarr15755 talvez o maior problema seja a desvalorização. Pois a tendencia é a bateria ficar cada vez mais barata. Mas claro.. penso que só o tempo dirá.
O ponto central do mercado de carros elétricos não é o semi-novo (2-3 anos de uso), mas sim quando atingirem 8 anos (o que, em termos de relevância de mercado, acontecerá no futuro), quando finda a garantia e, em muitos casos a vida útil do pacote de baterias.
Carro elétrico tem vida útil de 8 anos, após, não terá valor algum.
Quantos carros a combustão NO BRASIL (e é fundamental olhar para a realidade brasileira) perdem 100% do valor de mercado em 8 anos?
Esse me parece o ponto fulcral.
Parece muito claro que como nicho (para um público determinado e limitado, e em circunstâncias específicas) o carro elétrico é uma ótima opção, mas como produto de consumo massivo, substituto do carro a combustão, penso impraticável no médio prazo, mesmo porque o público que consome carros usados não dispõe de recursos para aquisição de sistemas fotovoltaicos e carregadores rápidos, que são pré requisitos para esses veículos.
A questão dos carros elétricos,o preço alto e os carros híbridos com tendência de melhorar sua eficiência sem contar que o preço também é salgado provavelmente e a causa dos carros elétricos estarem sendo bastante atacado pelos brasileiros outra causa também é por que esses fabricantes não vão parar de enfiar esses carros elétricos no mercado ruins pra longas viagens e gerando aumento na conta de luz,ou até privatizações de distribuidoras e empresas privadas para o gozar de poucas pessoas com possibilidade de empresas de aluguel de carros se expandir
Eu penso que devido a autonomia não ser muito alta, pelo menos por enquanto a maioria irá de Híbrido, isso para quem quer uma autonomia maior em viagens, tipo os carros Corolla Hybrid e BYD Song Plus.
O povo acha a bateria cara até descobrir quanto custa a manutenção do sistema que faz funcionar o motor a combustão e elétrico juntos.
A maioria usa carro pra viajar agora ?
@@ricardosilva5559 Muito gostam de autonomia...
@@ires_Leandro autonomia pra usar o eletrico tem
Agora pra viagens hipotéticas do rio Grande do sul até o acre ele não tem mesmo
@@ricardosilva5559 brow, eu só não gosto de ficar carregando nada, não gosto nem de carregar nem celular...e ter que parar 1 hora ou horas para carregar o carro em viagem para mim não dá, mas gosto é gosto.
Vc pega um celular, a cada ano a bateria dura cada vez menos que no ano anterior. Agora um carro, que muitas vezes pode ficar no sol o dia inteiro, a degradação da bateria vai ser bem maior, logo, elétrico usado vai ser a maior fria.
Um celular voce carrega 365 vezes por ano
Um carro eletrico voce carrega 35, por isso não faz o MENOR sentido comparar a bateria de um elétrico com a de um celular
Quem disse que só recarga afeta a vida útil da bateria? Calor degrada a bateria sim. E carro tem que durar 10x mais que um celular, então meio que dá na mesma. Que a autonomia dessas baterias vai cair, isso é fato. E aí pra vender vai ser complicado. Pq a autonomia "de fábrica" já não é lá aquelas coisas. A autonomia depois de uns 8 anos vai ser sofrível. E pra substituir a bateria vai ser mais caro que o carro.
Se fizer Uber vai carregar todo dia tb mano
@@shyguy.654 voce ta no país que ainda tem gente andando de fusca
Voce acha que não vai conseguir vender o carro porque ao invés de fazer 350km esta fazendo 330 ?
Faz todo sentido, a bateria não degrada apenas por ciclos, mas também por tempo de vida. Use um notebook só na energia elétrica sem ciclar a bateria e daqui 3 anos me diga se a bateria terá a mesma autonomia.@@ricardosilva5559
Acho que o preço dos carros elétricos usados, vai depender muito do preço de reposição da bateria, e convenhamos, ainda há muito a ser desenvolvido nessa área. Creio que os entusiastas terão dificuldade de vender seus veículos usados a preço minimamente razoável. Eu prefiro aguardar mais uns 3 anos para investir nesse tipo de veículo.
vender carro elétrico usado vai ser igual vender celular usado, ninguém quer, pq já vem com uma bateria sem autonomia nenhuma. Vai ter q melhorar muito a tecnologia de baterias, em velocidade de recarga, autonomia, quantidade de carregadores disponíveis, para o carro eletrico substituir o carro a combustão.
@@shyguy.654 talvez substituir o carro a combustão nem seja a intensão, já que ele será um carro essencialmente urbano. É na cidade que está o problema que ele se dispõe a resolver, que é a poluição por CO².
@@adelmofilho742 na hora de comprar um carro ninguém está nem aí pra CO2. Só se os políticos forçarem os elétricos goela abaixo da população, sobretaxando os a combustão, por exemplo. Aí nós teremos de engolir os elétricos. Só assim para os elétricos terem alguma chance.
@@shyguy.654 e você tem alguma dúvida que se o elétrico não emplacar, vai ser isso que a turma da Marina Silva vai fazer? Por ela, ela já tinha dado um jeito de tornar carro a combustão proibitivo há muito tempo. Não fez ainda porque caminharia pra ditadura, autoritarismo e afins e ela quer ser politicamente correta. Mas que ela tem vontade de proibir o carro a combustão, ah! isso tem.
Sobre esse negócio de meio ambiente , emissão de CO2 nego te cagando pra isso, esses carros elétricos só vingam nos Brasil se tiver isenção de imposto para que ele se torne perto de um carro popular , mas os elétricos mais baratos passam fácil dos 140.000
As montadoras tem que ter um plano de recompra muito bom pra evitar o problema do mercado de usados elétricos.
Parabéns pelos argumentos técnicos bem fundamentados.
Ótima análise....também penso assim
Tudo vai depender do tempo de vida útil dos componentes e tbm dos preços para reposição do mesmo
Nem zero imagine usado.
É muita conversinha para justificar a desvalorização do elétrico, sei não, não existe almoço grátis. A economia de combustível dos elétricos está intimamente relacionado a diminuição dos ciclos das baterias, e o mercado enxerga isso. Ou seja, essa "economia" de combustível vai ser cobrada na revenda, mercado não é bobo.
E carro a combustão não tem problemas mecânicos, quando que vale a retifica de um motor, ou um câmbio novo? É mais caro que as baterias. Acho que muitos que critica é por que não tem condição de ter e fica botando defeito.
@@thiagorezende1107 sim meu caro, sobre o carro a combustão, todos conhecemos os seus possíveis gastos e custos. Já no elétrico, tudo ainda é uma caixa de surpresas, meu comentário foi nesse sentido. Não se trata de ficar botando defeito por que não tem condição de ter, falei nada disso. Dê uma pesquisada em JAC e-JS1 que foi vendido por 170mil, e hoje com poucos km rodas pedem 90mil e ninguém compra, anúncios com mais de 5 meses.
BYD promete 5mil ciclos , com 400km por carga, a promessa de bateria pra 2 milhões de KM…
Otimo vídeo, concordo plenamente com sua opinião, eu acredito q o carro elétrico é o futuro,mas quanto tempo isso vai levar, so o tempo dira .. aqui no Brasil, com certeza vai demorar...😢
Felipe, gostei muito do seu comentário, só faltou vc falar da multimídia do BYD, que é o coração do carro e eu acho que devia ter uma garantia maior, pois sem ela, não tem carro.
Eu acho que o problema não é tanto carro e sim futuramente as baterias por que a poluição vai ser muito grande daqui
Nova tecnologia da bateria de Sal perderá rendimento com 12 anos, vamos dizer que aguentam 20 anos e depois serve para baterias estacionárias mais 10 anos, carro a combustão com 30 anos rodados deixam muito mais poluição em peças. Sal não prejudica igual o Lítio
As baterias rodam 1 milhão de km, e só aí a autonomia cai pra 80% kkk além disso são recicláveis
Tem um Zoe em João Pessoa por 50 mil. Bateria com 77%.
Vai vender só pro ferro velho
@@FalaJCtem que ver se o desmanche vai querer… acho que nem ferramentas para desmontar a bateria devem ter.
Não quero nem de graça 😂😂😂😂
Golpe?
@@albertomedeiros6547 não. Pode pesquisar no OLX
Tenho uma t-cross 21 hiline, de olho no DYB Dolphin plus, mas o medo de cair numa furada é grande.
Faça como eu, Na teoria o carro elétrico é bom, como também é bom esperar uns 10 anos para comprar um.
Por causa dessa "desvalorização" não mudei pra elétrico aqui. A economia pra mim seria de 15~16 mil reais POR ANO rodando de elétrico (sem considerar aluguel de carro pra viajar - 98% de minha rodagem é urbana e tem ano que nem pra estrada eu vou - e sem considerar o mercado de seguro o qual eu nem sei como está, mas acredito que esteja mais caro segurar um elétrico hoje em dia). Mas pra mim, não adianta nada "pelejar" com carro elétrico se daqui 4~5 anos o dinheiro da economia for todo embora uma desvalorização exagerada ou pelo menos fora do habitual. Um combustão aí de ~180 mil hoje, daqui 3~4 anos vende-se (claro, dependendo da marca) por 110~130 mil. Se eu pagar 150~180 num elétrico e daqui 3~4 anos estiver sendo oferecido pelo mercado 70~80 mil reais, sinceramente, "não fiz nada", a economia que fiz com rodagem foi toda pro lixo. E nem adianta o ditado: "aahh, mas compra pensando em vender é?"... Rapaz: CLARO. Se a proposta é ECONOMIA, a conta não fecharia com tamanha prospecção de desvalorização, então, claro... compra-se o PASSIVO; SIM, carro É PASSIVO, pensando no valor dele daqui determinado tempo, até porquê, todo "brasileirinho" classe média ou dublê de rico quer de 3~4 em 3~4 anos trocar de carro. Hahahahaha! Essa papo furado do "comprar pra usar" é justificativa pra se conformar a fazer "burrice". Resumo: se a desvalorização caminhar pra isso aí, nem com BYD/Haval no preço "mais baixo" na aquisição, a conta vai fechar.
Nos Estados Unidos os telas deu problemas por causa do frio, é o que muita gente está dizendo, que a bateria descarrega quando está a temperatura está muitos graus abaixo de zero... passou a onda de frio lá e ferrou muitos carros elétricos, deu pane total, carros marcavam 400km de autonomia e só fazia 2
Caí numa propaganda dessa uma vez pra mais nunca...
Comprei há alguns anos atrás um sedã médio francês que era uma revolução tecnológica comparada aos bons de revenda.
Resultado?
3 anos depois revendi por menos da metade do que paguei e ainda tendo que ouvir que era favor quase...
Nem rico gosta de perder dinheiro, imagina a grande maioria das pessoas que não podem se dar a esse luxo?
Citroen Creative tecnology??? 😂😂😂😂
Felipe precisa cobrar a BYD pois anunciam garantia de 5 anos e vários itens tem 1 ou 2 anos somente. Basta olhar o manual. E sao itens importantes como caixa de direção, PORTA DE CARREGAMENTO, faróis e lanternas, Multimidia!!! Pra mim é absurdo pois voce só fica sabendo disso ao ver no manual!!!
Se vc der uma olhada no preço das placas das portas de carregamento aí sim terá ainda mais certeza e reforço no seu argumento. Estou falando da porta de carregamento do carro...ainda tem a da casa que tb está sujeita a pifar.
Com todo o respeito, eu não vou ser boi de piranha nestes novo mercado de carros. Tem muita coisa em jogo que somente peixes graúdos poderão suportar os prejuízos desta nova empreitada.
Eu até estava começando a ver alguma esperança nesta novidade, mas depois deste vídeo, sem chance.
Tudo que é lançamento ou novidade, é maís sensato aguardar um tempo,no caso aí alguns anos. Agora vc vender um carro semi novo de marca excelente,se endividar para comprar um elétrico, ai pra mim é ser precipitado demais.
A diferença desta tecnologia para as outras citadas é que ela depende totalmente das consecionarias elétricas no fornecimento de energia , alguns vão até dizer que os paineis solares vão corrigir, mas as edificações veticais que não permitem o carregamento e que não tem área suficiente para implatação de placas é complicado.
Se eliminarem os subsidios governamentais para carros eletricos, esse mercado continuará o mesmo? Tenho minhas dúvidas.
Os chineses vão tomar conta.
Não ué
Mas não é só por causa de subsídio que o tesla model Y foi o carro mais vendido do mundo em 2023
No estado unidos acabou e por isso as vendas aumentaram só 50%
@@wagnery4920 fonte?
@@ricardosilva5559 só que a Tesla não representa o mercado inteiro de carros elétricos, né?
Troca de pneus - Dizem que dura 1 ano.
Um chuveiro elétrico 6.000 watts. Um carro elétrico, o carregador 7 000 watts, na tomada da sua casa por 8 a 10 horas pra quanto vai a sua conta de luz ?
E o seguro do carro no segundo ano , como fica ?
Sinceramente, eu não arrisco.... prefiro esperar e ver oque acontece, acredito que até 2025 teremos mais novidades..
Há alguns meses vc comentou q essa geração atual de elétricos estaria fadada a encalhar devido à evolução rápida das baterias. O q mudou de lá p cá na sua visão? Outra questão: a oferta de pontos de recarga nas rodovias fora do eixo sudeste e grandes centros está acompanhando as vendas dos carros? Abraço!
a BR-101 tá de Norte a Sul com boa infraestrutura de carregamento rápido, dá pra ir tranquilamente de Natal a Porto Alegre em um carro elétrico, desde que indo pelo litoral. Saiu do litoral, a coisa muda de figura.
Aqui no Centro-Oeste é outra história, apesar de a BYD estar vendendo até bem por aqui (vejo Dolphin a rodo nas ruas de Brasília, só no meu condomínio tem uns cinco) o único carregador DC próximo a Brasília e Goiânia (sem contar os de concessionária para uso exclusivo de clientes, no caso Audi e GWM, além de um da VW Caminhões em Anápolis) que existe é na BR-060, entre Brasília e Goiânia (a aproximadamente 100km das duas capitais) ... há de três no Mato Grosso (Cuiabá, Nova Mutum e Sinop), para ir pro Nordeste ou pro Sul/Sudeste é tenso... só tem carregador lento AC (o carregador rápido mais próximo no sentido Sudeste é em Uberlândia, a 600km de Brasília, é da Audi mas é liberado para o público em geral - há um em construção nessa rota há mais de um ano próximo a Cristalina, mas a obra está parada, e sentido Nordeste só tem carregador DC em Salvador/BA).
Minha dica é ficar de olho no site PlugShare.
Grato pelas informações.
O pix da BYD caiu forte pra todos RUclipsrs acima de 1mi de seguidores…
Tudo o que vc disse no vídeo foi a opinia9 mais madura vamos assim dizer. Sobre 9 carro elétrico pq agente ouve tanta besteira acerca desse assunto que meu Deus olha parabéns pelo vídeo ficou muito top aliaz gosto muito do canal de vocês. Parabéns pelo trabalho.
Parabéns Felipe e toda equipe do Opinião Sincera, sou fã. Uma coisa que acho muito importante saber sobre carros elétricos: fala-se muito sobre o alto custo das baterias dos elétricos, mas não encontramos esses valores, caros quanto? Mesmo na internet é difícil achar esses valores... Vocês podem nos ajudar com essa informação tão importante? Confesso estar muito próximo de adquirir um elétrico como segundo carro.
Abri minha cabeça em relação aos veículos elétricos. Somos talvez um dos poucos países no mundo, com o maior capacidade, potencial para esses veículos. Nossa abundância ou diversidade, em energias renováveis, nos torna unicos. Talvez por esse motivo, os chineses estão apostando com fábricas no Brasil.
Nossa abundância? 😂😂😂🎉🎉🎉
É tudo do ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, pensa antes de falar. Em muuuuuitas cidade do país, os idiotas úteis abriram mão de geração de energia própria pra DEPENDER desses linhâo de energia que vem de fora até do próprio ESTADO. Imagina a bagunça que vai ser quando a frota de cada cidade e de cada estado passar de 20% ... colapso e fora que o BRASIL é padrão quedas de energia e peeda de potência elétrica.
Pois é. O que temos de abundância energética temos de ganância de políticos.
A chave aí é potencial... E A questão é que esse potencial não se realiza na velocidade que é necessária. No momento em que u a frota elétrica for percentualmente relevante, vários ajustes terão que serem feitos, já que não serão irrelevantes para a grade. O custo da eletricidade irá subir. O imposto no combustível que subsidia a manutenção das ruas e estradas obrigatoriamente migrar para a conta de luz, gerando impactos para quem não tem ou 7sa esse tipo de veículo entre outras questões.
@@marcoaraujo7141 Considerando que a maior parte do transporte no país é rodoviário, alterações no preço do combustível em função de aumento ou diminuição nos impostos do mesmo, também gera impactos para quem não tem ou usa carros, já que o custo do combustível está embutido no custo da maioria dos nossos produtos.
@@VitorHugo-hd8bw Seu argumento não inviabiliza o meu. E a questão base permanece. Nossa oferta né energia já não comporta a demanda a décadas e não existe hoje sequer perspectiva desse quadro mudar, isso sem considerar veículos elétricos na equação.
Carro elétrico hoje é furada, novo ou usado. Temos que ser realistas.
A BYD até trouxe para o preço justo, mas ainda precisamos aguardar para ver os gastos com manutenção, principalmente em relação à troca de baterias.
Sim, e também como e quanto país ou as montadoras vão investir nos postos de recarga. E temos q ter cuidado também pq as opiniões dos influenciadores variam de acordo com o Patrocínio ou não, não só p carros , mas em tudo, avaliação de restaurantes, hotéis, serviços… muito cuidado com matérias pagas
Se carro elétrico fosse tão bom, não precisaria tantos canais ficar defendendo tanto.
Há muita ignorância sobre o assunto, por isso os vídeos são necessários, é só passear pelos comentários...
@@beakmann sim, pois são os canais patrocinados pelas montadoras chinesas que estão tentando vender o carro elétrico.
Estão pagando bem em patrocínio.
Quando o mercado de usados elétricos mostrar o fiasco que vai ser (dificuldade enorme de repassar) aí já tem que ter vendido o máximo possível de carros novos.
Irmão concordo plenamente minha vó dizia defunto muito recomendado não pro céu.
A realidade de quem compra carro elétrico é esta. Além da alta desvalorização, vender é um parto!
Você foi bem feliz nas colocações. Concordo com seu ponto de vista .
Por mais incrível que seja possuir um carro elétrico, quem comprar um tem que ter a noção de que se trata de um bem descartável pois terá muita dificuldade na revenda, se conseguir revender, trata-se de um brinquedo para poucos.
Eu realmente na minha opinião eu não gosto de carro elétrico mais gosto é gosto
não gosta porque não pode ter um.
Nada haver, é porque é a minha opinião se você gosta blz eu não tenho nada contra
Os elétricos da Hyundai Caoa também tiveram uma redução absurda de preço, tanto o Ioniq quanto o Kona
Aí é outra situação
@@ThanosWasRightt sim, concordo
Os carros da Hyundai Caoa já são supervalorizados, basta ver o quanto os seminovos desvalorizam quando o mercado passa a regular o preço dos carros deles;
De qualquer maneira, precisaram se adequar à queda de preços dos carros elétricos/híbridos zero km provocada pelas montadoras chinesas pra tentar ser minimamente competitiva.
esses ai é loucura amigo... preços salgados... igual o Civic a combustão novo que ninguém compra, tá lá encalhado.
@@gepetovovo2509 mas agora não tem só híbrido a preço de BMW 320?
O Espaço Interno deste teu Carro, é Impressionante!!❤
Concordo, as duas tecnologias vão conviver de forma complementar, o elétrico sendo mais como uso urbano e de combustão com o uso de médias e longas distâncias bem como lugares com nenhuma infraestrutura, nosso pais tem dimensões continentais e lugares com nenhuma infraestrutura.
Bom dia. Já falei e repito depois de ter comprado um triciclo etetrico eu não compro carro eletrico.
Meu triciclo novo é 6mil. Hoje não vale 4mil e tive que gastar 2mil para trocar bateria. Se for vender daqui 2 anos que é o prazo dessa bateria tenho que vender por 2 mil
Carro não foi feito para lucrar e sim para usar e usufruir. Não quer gastar, não compra.
vc n acha 1.5
Felipe, obrigado pelo vídeo. Realmente é muito complicado analizar o mercado Brasileiro comparado com outros mercados. Moro em Portugal a 2 anos, tenho 2, sim 2 carros elétricos! Um Smart e um Zoe e nos próximos meses vou vender o Zoe e comprar um Tesla zero. Por favor não me tome por arrogante, pois não sou rico. Aqui quando se ganha em Euro, o poder de compra é muito maior que no Brasil. O Tesla aqui na região de Lisboa parace fusca nos anos 70 no Brasil, todo mundo tem. O que posso dizer: Os carros são ótimos, tive problemas com o Smart nos primeiros meses, ficou um mês na concessionária aguardando peça da Alemanha, mas fora isso nem sei o que é manutenção e como carrego os carros em casa também nem sei quanto custa o combustível. Aqui o mercado de usados é grande mas para vender um carro com preço de mercado leva uma ano. Se baixar bem o preço vende em 6 meses. Este é o mercado de Portugal no momento. Além disso temos a invasão dos importados, ou seja, muita gente, lojas, etc vão buscar carros na Alemanha ou frança, que custam mais barato ainda. Tenho um cliente que só vive disso e só "importa" carros elétricos para vender em Portugal! Gostei muito do exemplo que deu sobre os motores Turbo, pois pensava como vc. O que eu acredito é que o carro elétrico veio pra fica e as coisas vão se acomodando, dependendo das políticas de cada país e do tamanho de cada mercado. Aqui somos só 11 milhões de habitantes e estamos mais próximos da China...o que dá pra prever? Nada! Hoje abri a capota do meu Smart e fui dar uma volta pela praia. O negócio é curtir nossos possantes e apreciar a paisagem! Bom dommingo a todos!
poisé, a Tesla "perdeu o bonde" dos países emergentes, não existe representação oficial na América Latina (talvez só no México), aí os chineses viram essa "oportunidade" e tomaram conta. Creio que os Tesla nunca serão "constantes" por aqui, tanto por desinteresse da própria empresa, quanto pelo fato de a (ainda que parca) infraestrutura existente não ser compatível com o padrão NACS... o padrão CCS-2 europeu virou meio que padrão por aqui (com alguns carregadores rápidos possuindo também o ChaDeMo japonês).
Acho que só vi Tesla rodando aqui em Brasília umas três vezes, e duas delas creio ter sido o mesmo carro (um Model Y). Pra pagar o preço que pedem aqui no Brasil por importação independente, o cara tem que ser MUITO rico e muito "fanboy", porque infraestrutura pública compatível com ele simplesmente não existe (não sei se existe adaptador pra usar carregador CCS/ChaDeMo no Tesla), e os preços são absurdos (um Model 3 de entrada custa aproximadamente 2x o preço de um Seal, sendo que o Seal oferecido aqui é a versão topo de gama).
Sério, aqui você vê mais Porsche e Jaguar elétrico do que Tesla.
@@ubiratamuniz penso q o Elon é muito esperto pra perder o bonde! Existem tantos países com maior poder aquisitivo na população e a Tesla tem toda produção vendida, que vale mais a pena oferecer o produto aonde vende mais rápido! Seu fosse ele e tivesse a Ferrari dos elétricos escolheria meus clientes. Quando chegarem os China (bons também) ele tem duas opções: lança um “Model 2” baratinho e entra na briga ou fica assistindo lá de camarote! Kkkkk
@@LincolnMoro26acho que essa questão do poder aquisitivo não é tanto a questão, carro "premium" hibrido e de combustão interna que concorre com Model 3 lá fora vende e sempre vendeu aos montes por aqui. O poder aquisitivo médio da população brasileira é baixo, sim, mas tem muita gente com (bastante) dinheiro e que pagaria (eu não sou um deles, risos). Pra entrar, agora, teria que investir (muito) em infraestrutura de Superchargers padrão NACS pra convencer o consumidor a encarar.
Não duvido que a Tesla entre no Brasil como empresa de venda de energia, oferecendo carregadores híbridos (NACS/CCS/ChaDeMo) como fazem por exemplo na Austrália, vendendo meia dúzia de carros a preços mais elevados como "commodity" e produto de imagem.
O q eu quis dizer é que é muito trabalho pra comercializar no Brasil, vc tem razão. Portugal cabe dentro o RS, imagina a estrutura para atender o Brasil todo, não vale a pela infelizmente…como empresário eu vou sempre buscar onde temos mais chance de prosperar rápido. Acho q este é o foco da Tesla. Aliás bem dito, se a Tesla pensar como McDonalds vai vender energia e o negócio de carros é secundário! A HP ganha muito mais vendendo cartuchos do q impressoras 😊😊
Compra aqui em Minas que você desisti na hora 4% de IPVA é loucura sendo que tem estado que nem paga
Felipe como sempre certeiro e com uma opinião sincera!