Em quase todos os comentários li (e vi) um total desprezo pelas obras de Oscar Niemeyer. Comentários feitos com base que não consideram a real visão e o porque de cada obra do grande arquiteto. Em primeiro lugar, é importante ressaltar que Oscar Niemeyer não impôs nada, toda sua criação foi feita por encomenda, atendendo aos pedidos e idéias daqueles que procuravam seus serviços, vindo com idéias pré concebidas, as quais ele procurarava atender, dentro dos critérios já estabelecidas pelo contratante e de acordo com as condições que o terreno oferecia. A partir daí entrava sua genialidade. Você quer um palácio presidencial imponente? Então tá, vou planejar um. Você quer uma pequena capela (Pampulha)? Tudo bem, vou planejar uma também, ok? Cabia ao contratante concordar ou não, Niemeyer até alterava seus projetos, quando solicitado e de acordo com a viabilidade. Moro em Niterói, cidade que tem a honra de possuir vários projetos do grande arquiteto, em especial o MAC (Museu de Arte Contemporânea), que recebe milhares de visitantes, o ano todo e é reconhecido mundialmente como uma obra prima da arquitetura. A cidade, encomendou várias obras ao genial arquiteto, em espaço aberto e continuo, que nós chamamos aqui de "Caminho Niemeyer". São construções lindas e maravilhosas, que muito nos orgulha! A impressão que tenho, sobre os diversos comentários que li, desbonando o grande legado de Niemeyer, é semelhante aquele sujeito que encomendou uma Ferrari e agora descobre que o IPVA é caríssimo, o porta malas não comporta as compras do supermercado, tão exíguo que é, sem contar que fica muito difícil passear com as crianças, a patroa e o cachorro, devido ao pequeno espaço, planejado para comportar duas pessoas, ainda por cima a gasolina é especial, rara e muito cara. Conclusão deste pobre sujeito: "a Ferrari não sabe planejar um carro, que decepção!". Quero terminar citando Nelson Rodrigues, que costumava dizer que o brasileiro é uma espécie de Narciso às avessas, porque ao invés de amar, cospe na própria imagem.
Você não é obrigado a concordar com ninguém e ninguém com você; para eu, a única construção mais ou menos, é a catedral de Brasília, o resto... uma vergonha mesmo, tudo sem vida; visitei um palácio em Belo Horizonte, repito, palácio (não essas coisas estranhas de bsb), que esse ser queria demolir, para construir um prédio envidraçado, esse cara não regulava bem, isso sim
@@DedilhandoMusica concordo com você. A maiorias das obras do Niemeyer são vergonhosas. Ele conseguiu a façanha das construções serem desprovidas de beleza e de funcionalidade ao mesmo tempo. Poucas salvam. São prédios que têm que passar por uma série de modificações internas para ficarem minimamente habitáveis. Ele ( e Lúcio Costa) deixaram a ideologia falar mais alto e nos " presentearam" com uma capital com ares soviéticos, escalas não humanas e nada pedonais. E aqueles teatros bizarramente toscos (branco e vermelho) que se espalharam pelo Brasil? Pelo amor de Deus!
O problema é simples, será que o povo desejaria gastar fortunas para essa obra? O material da construção foi enviado por via aérea, pois não havia estradas para Brasília. Por que o presidente não consultou o povo sobre a compra desse carro de luxo? Havia necessidade? Afinal, pagamos caro e ainda estamos pagando. 😢
não cai na pilha do cara do video é isso que ele quer.... se duvidar é um video apito de cachorro pra reunir malucos da extrema direita e olavistas : "odiamos tudo que é moderno/nista" .... 🤢🤮
Agradando os gostos ou não, a real função do Palácio não é abrigar ninguém. Sua funcionalidade está em traduzir a ideia que o país fazia (e faz) de si no imaginário. É menos uma casa e mais um símbolo político nacional e internacional. Seu valor está no significado que projeta politicamente, que, claro, pode ser discutido.
Eu já visitei esse Palácio, ele é muito lindo mesmo, porém, acho que funcionaria melhor como um museu e não como residência, tb acho que o Palácio Jaburu é bem bonito e mais funcional que o Alvorada. Amo Brasília, morei lá por anos e tenho maravilhosas recordações. Sempre que posso, a visito.
Esse palácio é lindíssimo. Tem que ser suntuoso mesmo, é um símbolo do Brasil, um símbolo de poder, tem que ser assim, tem que passar essa visão ao mundo. Sem falar na originalidade. Amo essa arquitetura monumental de Brasilia.
Na França existem mais de três mil palácios. Mesmo que contemos que cada estado tenha dois palácios e ainda casas grandes coloniais a serem mantidas, o custo sai bem menor que o custo de manutenção de palácios na imensa maioria dos países europeus, mesmo os escandinavos. Os maiores custos de manutenção são, normalmente, os telhados - lá existe o agravante do peso da neve e na frieza e humidade estendida no tempo. Qual será o custo de manutenção do Louvre? Bem, na gênese de sua construção ele não tinha "sanitários" propriamente. As pessoas ou faziam em urinóis ou atrás das cortinas. Ou seja, nem barato, nem bom. Palácios são grandes, é de sua natureza. As partes constitutivas ficarem distantes é natural (por isso, na sua gênese histórica, acarretavam uma criadagem imensa). O que se pode apontar criticamente é sua... modéstia(!). Quatro suítes poderiam ter sido substituídos, no projeto, por, digamos, três "apartamentos". Cozinha, sanitário, área de dormir: tudo mais próximo entre si. Esse arranjo foi feito na maioria dos palácios funcionais (ocupados) da Europa, a partir do século XIX. É impensável um palácio histórico ocupado europeu que não tenha sido reajustado para esse formato, no século XX. Poderia ser feito no Alvorada e Jaburu, sem problemas, vem sendo feito em castelos do século XI que dirá em palácios construídos no século XX. A percepção do IPHAN atrapalha, sem duvida. E seria algo perfeitamente natural: documenta o que há e ajusta ao novo século. E olha que o estilo de Niemeyer não dificulta sinais de wifi!
@@franciscodeassispintodasil1257 Niemeyer era um excêntrico comunista de mal gosto. Comparar os palácios europeus com os nossos chega a ser piada, seja pela época, seja pelos materiais… enfim o Modernismo é feio é nada aproveitável. Não sei os números, mas talvez paguemos em manutenção para o Alvorada e o Esplanada do que pagam pelo Palácio do Eliseu em Paris.
O colégio Estadual Central em Belo Horizonte têm salas de aulas minúsculas e sem ventilação. Os corredores e rampas são imensos. Isso nos anos 2000. Nao sei como esta hoje. Oscar Niemeyer era o terror dos engenheios 😂.
Eu sempre amei o design dessas colunas! São icônicas!!! Lembro que desenhava mto o palácio quando eu era criança. Fora as janelas que são lindas tbm e a gente vê em vários prédios.
As colunas em forma de asa são revestidas em mármore de Carrara. Foram importados 2000 m2 de mármore. Só pra fazer esse serviço, de material vai 4 milhões hoje em dia. Imagina o custo total da obra.
A construção de Brasília teria custado mais de 80 Bilhões de dólares em valores atualizados. Dinheiro que o Brasil não tinha na época e nem tem ainda hoje. Se for verdade, faz sentido os rombos nas contas e as dívidas do país mas neste caso, botaram a culpa na ditadura.
Absurdo dos absurdos. Para um país pobre e insignificante na época, seria como uma nova Dubai no deserto central do Brasil. Longe do povo e de seus anseios. É só verificar as merda*s aprovadas contra o povo.
@@TheFasomiNão seja hipóctra toda grande obra necessita de manutenção constante seja um armazém, palácio, edifício, etc nem uma pequena casa resiste à ação do tempo.
@@TheFasomique idiotice! É um palácio. Só pq não tem o desenhi dis antigos palacios europeus não deixa de ser um...e assim foi construído ...para ser a residêncua do mandatário do país. Todo governante mora em um palácio...palacete... Eeuu...França....Alemanha... Nele o governante mora e recebe dignamente os representantes de outros países... Queria o quê? Que sentasse de calções à mesa e comesse pão com leite condensado? Tenha dó! Custos e gastanças envolvem outras patifarias. E todos sabem quais.
Sinceramente, para fazer caixas de sapatos, como quase a totalidade dos edifícios de São Paulo, não teria valido a pena mudar a capital para Brasília. Portanto, um Mestre Mundial da Arquitetura foi chamado e fez seu melhor. Devemos perceber, também, que este prédio foi construído com as influências existentes na metade do século passado. Algumas adaptações poderiam ter sido feitas, consultando Niemeyer, mas parece que não ocorreram em profundidade. Enfim, hoje, temos a grande obra, mas, infelizmente, não temos mais o artista.
Este Palácio é um ESPETÁCULO!!!!! Aliás Brasília inteira é um "delírio modernista" incrível, nós temos um privilégio de termos essa preciosidade como capital. Um conjunto artístico, arquitetônico único no mundo.
Oscar era "inovador" no sentido de criar coisas novas, mas não necessariamente eram melhores que ás antecessoras, pelo contrário, além de serem mais caras, pecavam e pecam em muitos outros aspectos, além de eu nem achar as suas obras tão esteticamente bonitas assim, arquitetura tradicional vence de 10/0 a modernista. Dito isso, gostei do canal kkk
A arquitetura tradicional vence a modernista em quais aspectos, mesmo? Você mora em uma casa colonial? Em um bairro colonial? Já parou pra pensar em questões de conforto ambiental, higiene, instalações, etc? É impressionante como vocês metralham senso comum, sem refletir adequadamente as coisas
O que realmente importa no Alvorada nunca foi, é ou será -x, -y, -z ou -k chamados de problema, mas sim como os líderes e governantes dos demais países devem enxergar o Brasil, isto é, enorme e riquíssimo de natureza em quase tudo, a ponto de perceber que temos infinitos benefícios a oferecer em trocas a o que eles nos oferecem.
Temos uma capital grotesca, que não reflete nenhuma tradição ou historia do pais. Só mostra o luxo, mal uso do dinheiro publico e mal gosto da classe politica. Mil vezes um palacio europeu do que uma merda dessa.
Engraçado como é fácil ironizar os "luxos" e os custos do Palácio da Alvorada, mas esquecer que ele é mais do que um local de moradia: é um símbolo nacional. Não se trata só de onde o presidente mora, mas de como o Brasil se apresenta ao mundo. A arquitetura de Niemeyer não foi feita para ser “só bonita” - ela carrega um peso cultural e político imenso. Brasília, e especialmente o Alvorada, representa soberania, originalidade e poder. É o Brasil mostrando que tem criatividade e identidade própria, algo raro em um país de cópias e importações de ideias de fora. Cada curva, cada coluna, é um manifesto de que podemos ser únicos. Debochar da arquitetura é perder de vista o que ela simboliza. Não é sobre ostentação ou regalias (essas vêm das pessoas que ocupam o espaço, não da construção em si). É sobre valorizar a cultura e a arte que projetam o país para o mundo. E sejamos honestos: o presidente da República não poderia morar em um casebre. O chefe de Estado precisa de uma residência que reflita a importância do cargo e a grandeza do país que representa. Todos os chefes de estado do mundo residem em residências majestosas e grandiosas, mas no Brasil isso é visto como superficialidade e gasto desnecessário do dinheiro público, sem levar em conta que a arquitetura representa a grandiosidade de um país.
Fabricio, primeiramente, parabéns pelo comentário. Concordo com muitos pontos que você trouxe, principalmente no que diz respeito ao simbolismo da arquitetura. A maneira como o Palácio da Alvorada, e Brasília como um todo, se projetam para o mundo é, sem dúvida, um reflexo da nossa identidade e da nossa ambição enquanto país. Você trouxe uma visão crítica muito interessante sobre o papel cultural e político que a arquitetura desempenha, algo que, muitas vezes, é deixado de lado. Porém, acredito que a crítica, como você mesmo mencionou, é essencial. Ela nunca deve ser um ato de simples reprovação, mas uma ferramenta para refletirmos e repensarmos constantemente aquilo que nos envolve, especialmente no contexto urbano e arquitetônico. A forma como as cidades são moldadas e como nos relacionamos com o espaço afeta todos, e, por isso, precisamos olhar criticamente para as escolhas arquitetônicas e urbanísticas. O Modernismo, por exemplo, pensou em criar uma unidade arquitetônica global, mas acabou desconsiderando aspectos fundamentais da história local, do clima e da bagagem cultural da sociedade em que as construções foram inseridas. Isso aconteceu não só aqui no Brasil, mas também em muitos lugares do mundo. As intenções de modernizar e de projetar de forma universal nem sempre levaram em conta as particularidades de cada contexto. Repensar a arquitetura e os movimentos que nos trouxeram até aqui, e questionar como eles afetam o nosso cotidiano, é algo que, como arquitetos e cidadãos, precisamos continuar fazendo. Não se trata de desvalorizar a arte ou o legado cultural, mas de olhar para o futuro com uma visão crítica e inclusiva, sem perder de vista as nossas raízes e as nossas necessidades reais. Fico feliz em ver que você está fazendo essa reflexão, e com certeza é algo que devemos sempre buscar, independentemente da grandeza do projeto ou da obra em questão. Abraços, Fifo.
Fabrício, tudo o que menciona faria mais sentido se o país não tivesse uma imensa população morando em condições sub humanas nas favelas mais pobres. A representatividade mencionada está muito longe da realidade brasileira. Querer mostrar o que não é... É o que nossos governos mais fazem desde sempre!
@@danielcampos7170 Você tem razão que as condições precárias de muitas pessoas são uma questão urgente, e isso precisa ser enfrentado. Mas acho que o Palácio da Alvorada não é só luxo ou ostentação, ele é um símbolo da nossa cultura e identidade como país. Entendo que a realidade do Brasil é difícil, mas também acredito que dá pra valorizar nossa história e cultura sem ignorar os problemas sociais. Mostrar a grandeza do Brasil não significa fingir que esses problemas não existem, mas projetar uma visão de quem somos e do que podemos alcançar.
@@sabinomcunha2595400 anos antes de Cristo os Gregos já se procupavam mais com o telhado do que Niemeyer. E não é porque você não consegue ver que você não precisa fazer, ou quando tu limpa a casa, coloca a sujeira embaixo do tapete? Ainda mais quando você olha o Congresso Nacional em que a parte superior foi feita para ser acessada!
Muito ilustrativo e esclarecedor. Jamais um projeto de quinta. Pode ser um projeto histórico com problemas. Outros projetos atuais também são problemáticos.
Muito legal o documentários! Adoro os videos do @arquiteturadirecionada ! Só um detalhe: o nome da escultura do espelho d'água do Palácio da Alvorada é "As Iaras", (com "i"), e não "As Laras" (com "L"). Obrigado, e parabéns pelo trabalho!
Respeitosamente discordo, no caso específico, este é a representação à época da patria moderna e pungente, a arquitetura sempre deve ser observada pela visão histórica. Telhados modernistas também foram planejados com rasos "lagos" na lage, funcionais até hoje, brises, cobogós, curvas para proteção de intempéries, elevação do solo para evitar características desfavoráveis,... tudo isso e muito mais são características do Modernismo e não justifica a invasão destas casas cheias de blindex, porcelanato, texturas, desproporcionalidade das portas de entrada, arquitetura que a meu ver desvaloriza o imóvel com o passar dos anos (vide mercado imobiliário). Este vídeo me lembrou a visão de terapeutas que exime o paciente de responsabilidades, acusando a mãe por tudos os equívocos! Bom senso, conhecimento são fundamentais em todas as profissões, principalmente naquelas em que o produto permanece.
Tá aí uma visão lúcida da arquitetura, afastou os anacronismos que hj em dia está em alta, o modernismo tem um embasamento teórico filosófico social econômico de ser e Brasília reflete isso.
@@faelprocopio7679sim, a arquitetura está 100% coerente com o Brasil: caro de se manter, sem graça, desvalorizado, superfaturado. Não esqueçam de que essa ideia de mega capitais projetadas, com enormes areas abertas nascem com o intuito de dificultar a manifestação popular. Fizeram isso quando transformaram a Casa Branca no Palácio presidencial dos EUA assim como a construção do Capitólio e o parque do Monumento de Washington; depois os soviéticos copiaram a mesma coisa em todas a cidade planejadas que fizeram; o Egito está fazendo into neste momento; em São Paulo quando o governo se mudou para o Palácio dos Bandeirantes; em Brasília e muitos outros lugares. Nunca se pode esquecer da intenção que existia na época em que cada cousa foi construída. Ao invés de continuarem em seus prédios antigos e originais e adaptarem com o tempo, nas ruas públicas e suportarem a manifestação popular, se escondem nos seus castelos. Criticam as monarquias mas fazem o mesmo.
Grande enganador. Arquitetura comunists, fria, sem verde, só concreto, coqueiros q não fazem sombra num país tropical. Gastaram orçamentos inteiros para construir esse horror.
Uma coisa que dificulta muito a manutenção no Alvorada é que esta construção é tombada, o que inviabiliza uma modernização da infraestrutura, o que resolveria problemas como a ventilação e as goteiras.
@@michelcamasso6233 simplistas? chamar a arquitetura de Bsb de simplista, derruba qualquer argumento seu. Tbm exige inteligencia para reconhecer coisas bem feitas...
Igual todas as capitais do mundo. Esse cara é um idiota. Ta usando as obras vagabundas que ele faz como critério pra julgar as obras da capital de um dos maiores países do mundo. É muita viralatice
O dualismo entre funcionalidade e estética é o que mais caracteriza a arquitetura na minha opinião. Se fosse somente funcional, seria puramente engenharia. Se fosse somente estética, seria puramente arte. A boa arquitetura é aquela que tem essas duas partes ao cumprir uma finalidade. Não existe essa de comparar a Grande Pirâmide com a Villa Savoye.
Eu sou muito crítico a Oscar Niemeyer. Você falou certo: Niemeyer estava preocupado com a opulência e monumentalidade da obra, influenciado pelos monumentos soviéticos, ligados à sua ideologia comunista, algo que ele sempre se orgulhou até sua morte. Em reportagem que li na revista Veja em 1974 com Dona Lucy Geisel, então Primeira Dama, ela disse que Niemeyer deveria ser condenado a morar no Palácio da Alvorada demonstrando claramente o que você expõe em seu vídeo. No Brasil a escola ensina você a gostar dele, você não gosta dele por conta própria, você gosta dele PORQUE TEM QUE GOSTAR. VOCÊ É OBRIGADO A GOSTAR DELE PORQUE ELE TEM OBRAS EM OUTROS PAISES, EMBORA NENHUMA DESSAS OBRAS TENHAM SIDO OBJETO DE CONCORRENCIAS, COMO OCORRE POR EXEMPLO, COM RENZO PIANO (Centre Georges Pompidou em Paris, California Academy of Sciences em São Francisco, e o Whitney Museum of American Art em Nova Iorque.), RICHARD ROGERS, EERO SAARINEN ou I.M. PEI, MAS CONTRATAÇÕES DE AMIGOS OU GOVERNOS SOCIALISTAS, como a sede do partido comunista francês, no Métro Colonel Fabien em Paris, onde ele usa a calota de Fusca 1968 de concreto, e o prédio de 2 andares em concreto branco com curvas, sobre pilotis, e com janelas de vidro negro, estética usada a exaustão por Niemeyer sem inovação, projeto que Niemeyer fez de graça por se tratar da sede do partido comunista. Essa falta de inovação de Niemeyer em especial no fim de sua carreira, onde sua experiência deveria ser suficiente para criar coisas inéditas não é nunca discutida por ninguém, além da falta de funcionalidade de suas obras. Há uns 15 ou 20 anos atrás fiz buscas no Google com o tema, "Odeio Oscar Niemeyer". O resultado de pessoas e artigos que compartilhavam dessa opinião era grande. Hoje, se você fizer a mesma pesquisa, quase nada aparecerá.... Será resultado de "um filtro de censura???..." Já tive oportunidade de falar com alunos de arquitetura mundo afora e perguntar sobre Oscar Niemeyer, nenhum sabia quem ele era. Foi a partir daí que comecei a de fato prestar atenção à Niemeyer e sua (relativa) importância no cenário mundial. Niemeyer é conhecido dentro do grupinho dele. Dentro do cenário atual, acredito que falar mal do Niemeyer é crime punível pelo STF. Já fiz uma experiência onde mostro um prédio horroroso de Niemeyer no centro de São Paulo e um prédio bonito de arquitetura clássica, e pergunto qual o mais feio. Niemeyer sempre ganha como o mais feio até eu dizer que o prédio é do Niemeyer, e imediatamente depois a pessoa passa a gostar e a enaltecer o prédio e o Niemeyer. Isso é comportamento condicionado e não opinião própria.
Uns 20 anos atrás conheci uma velha amiga da minha avó que era viúva de um alto funcionário do governo de Juscelino Kubitscheck. Diz ela que usavam avião da FAB até pra fretar tijolo pq tinham que inaugurar Brasília antes do término do mandato do Juscelino (na época não existia reeleição).
Felipe, quando puder faz um vídeo sobre arquitetura moderna pernambucana. Aqui em PE se desenvolveu uma linha de modernismo baseada no clima e raízes nordestinas (daí surgiu o cobogó inclusive). Seria show um vídeo falando sobre isso.
O que atrapalha é que nas vistas aéreas do eixo monumental, nas lajes desses palácios, só tem fiação, ar condicionado e manchas de umidade. E boa parte dos takes são feitos de helicóptero.
Eu visitei o palácio. É lindo. Pra morar deve ser pouco prático mesmo. A capela é show. Adorei também a piscina e toda a imensa área externa com jardins bem cuidados e as emas...
As estátuas sobre a lâmina d'água do lago enfrente ao Palácio representam o povo brasileiro desesperado e puxando os cabelos com os altos impostos e autoritarismo dos governantes. Kkķkk. Melhor acerto do projeto.
Acho que os projetos do Oscar Niemeyer são mais conceituais, curvas, colunas, luz. Mais os espaços publicos hoje em dia, tem outras funções. A arquitetura modernista em estado bruto. Particularmente eu não gosto pois os espações não são pensados para o uso humano e sim contemplação.
Foi um brincalhão, aqui em Uberlândia fez uma caixa d'água só que foi contratado pra fazer o teatro municipal, quem é de Uberlândia sabe o que estou falando kkk
@@artthur.xavier somente a herança do mordenismo europeu, com soluções europeias para o clima de países frios e que os próprios já enxergam como um erro e estão abandonando.
A estética arquitetônica do Palácio da Alvorada é de uma beleza incontestável... Oscar Niemeyer projetou Brasília e os seus palácios com estruturas monumentais que se tornaram referência da arquitetura modernista em todo o mundo. O Palácio da Alvorada é, sem dúvida alguma, um orgulho da criatividade arquitetônica brasileira... Viva Oscar Niemeyer!!!
Tem uma piada antiga, do tempo do regime militar, perguntaram ao General achava do Oscar... A resposta foi que o arquiteto deveria ser condenado a viver em dos prédios que ele tinha projetado.
Acabei de conhecer o canal e já amei. Show. Meu sonho que o Brasil colocasse mais a sua cara em tudo... E não se preocupasse tanto em seguir linhas e movimentos copiados atrevidamente de outros continentes. Somos incríveis e temos uma riqueza incalculável em criatividade, cultura, matéria prima, originalidade. O Mundo nos invejaria muito se usássemos todo nosso potencial hahaha..
Exatamente, o modernismo no geral não é descartável nem nada, pode funcionar muito bem se vier a somar, o problema é essa preocupação em que as linhas e tudo tem que ser retilíneo, certinho e espaçado, como se a boa estética se resumisse a isso, o que na verdade torna tudo cansativo, monótono e monocromático. Temos grandes exemplos nas artes para se inspirar, hj em dia fazem coisas incríveis no AutoCad renderizado mundo afora. De Villas Lobos, Portinari, a Tarcila sugerem um Brasil mais tropicalista, dinâmico, eclético, antropofágico, a disformidade como marca de Tarcila dentro do fauvismo modernista já incute tal ideia pragmatista, naturalista, nativista e transgressora do barroco tupiniquim ...
Oscar Niemeyer com certeza é famoso, mas admirado....nem tanto. Comparar a obra dele com as grandes obras arqutetonicas mundiais é piada, comparar os "palacios" de Brasilia com os palacios Europeus, com os templos Japoneses, Mesquitas arabes etc....não tem comparação, é simplesmente horroro! Sem falar na falta de praticidade e conforto mencionado no video. A capela de Brasil e do alvorada são tudo mesmo capela, ambiente frio que nada tras de aconchego e serenidade. Os sinos da capela de Brasilia sequer podem ser tocados com o risco certo de destruiição do mesmo. Mas uma coisa eu concordo, Oscar Niemeyer é a cara do Brasil, um paíse de fachada onde tudo é só aparecia e zero de conteudo.
Acho que até pra um palacio modernista o Alvorada é "modernista demais". Os ambientes são simples, muito abertos e proximos chegando a se sobrepor, o que lembra uma casa comum mas são muito grandes. Também não parece seguro e pratico para uma reunião com ministros, muito menos chefes de estado, com os espaços sem nenhum comodo de suporte entre eles. Parece mais um conceito de casa modernista estravagente em grande escala. Não atende a função de casa por que é grande demais e não atende a função de palácio de estado por ser excessivamente simples.
Finalmente uma sugestão boa do RUclips, não conhecia o canal, mas tive um interesse muito grande por arquitetura alguns anos atrás, fiz um semestre e vi que não era exatamente o que queria, prefiro apreciar 😅
oba - obrigado pelo canal - vale sempre - e falndo de arquiteto e arquitetura aí mesmo em Brasília tem um "oposto" do Niemeyer - o Lelé e a deliciosa arquitetura desse grande João Filgueiras Lima - super cara esse Lelé e um Gigante da arquitetura brasileira e o Hospital Sarah Kubitschek
Sinceramente, respeito quem ache o estilo modernista, e em específico a obra do Niemeyer, atrativos. No entanto, o estilo modernista tem raras obras que realmente são admiráveis. E no caso do Niemeyer, ao meu ver, é um arquiteto muito superestimado. Já estive em Brasília, e para mim é uma cidade muito pouco prática no sentido de se locomover e se localizar. E quanto à estética, poucas construções chamam a atenção. Sem falar que foi um grande desperdício de verbas públicas a construção da cidade. É inegável que a transferência da capital do país possibilitou uma maior ocupação do seu interior. Contudo, isso poderia ser fomentado de outras formas, mais eficazes e econômicas. Mas, enfim, é o Brasil, não é?
Cheguei agora no seu canal. Sou apaixonada pelo modernismo e estou me organizando para construir uma casa no estilo modernista, inclusive com móveis no nesmo estilo. Salvarei seu vídeo para mostrar a minha arquiteta.
Por mais de 10 anos, trabalhei numa empresa cuja sede era em Brasília, para onde eu ia frequentemente. A sensação é a de que todos aqueles prédios contribuem para criar um mundo à parte, superior, acima dos mortais - não à toa, as pessoas se sentem e agem como deuses, lá. Mas, enfim, sobre o Modernismo, acho que gostamos pq é o que temos na Arquitetura, hoje. E os arquitetos fazem cada projeto tão lindo, que o que eram meros caixotes viram casas maravilhosas! Mas aí saímos cobrindo paredes, tetos e pisos com madeira, rebaixando alguns tetos, criando iluminação mais aconchegante, tudo em busca de conforto e acolhimento, pq é difícil lidar com a frieza modernista. A mesma coisa é copiar estilo nórdico, pintar tudo de branco, deixar sem adornos... não dura! Não dura pq somos um povo extrovertido e acolhedor, num país tropical; nossa essência sempre vai prevalecer. Ou tô errada?
Não funciona bem como residência e por isso deveria virar um museu. Os problemas de manutenção deveriam ser repensados e também deveriam ser feitas modificações para que eles fossem resolvidos especialmente na cobertura.
@@MHBLG-2000 Aquele que levou 11 caminhões carregados para um galpão alugado pela Odebrecht? Inclusive roubou até o crucifixo do Aleijadinho. O condenado!
De quinta? Jamais! É uma obra de arte em todos seus conceitos e aspectos. Estrutural, arquitetônico, funcional e representativo. Sem falar de sua referência histórica para a formação da arquitetura brasileira. Lembrando que ele não foi concebido somente como uma residência presidencial, mas também como parte de toda uma estrutura referencial que representa um país semi continental como o nosso, sua democracia, grandeza e importância. Ou seja, todo o Plano Piloto. Quem discorda disso tem que não só estudar arquitetura, mas principalmente história do Brasil. E ele continua atemporal como era a proposta de toda a nova capital. As colunas, na verdade, se olharmos com atenção, funcionam como brises. Sua arquitetura interior é belíssima, suave e moderna. Lógico que uma construção de 7 mil metros quadrados tem um custo alto de manutenção devido a quantidade de materiais de sua estrutura que necessitam de manutenção e reposição de tempos em tempos. Lembrando também que nele são recebidas comitivas inteiras de chefes de Estado do mundo inteiro. Logo, é óbvio que seu tamanho é totalmente justificável à sua função. Tem sempre uns arquitetos de quinta criticando as obras do Oscar. Todavia, seis décadas depois, nenhum chegou aos seus pés. Nem perto. Tentam fazer diferente, mas falta o principal. A genialidade do do mestre! Pena que de tempos em tempos a sociedade elege governantes que não lhe dá o valor e respeito devido como monumento nacional e o deixa em estado de abandono. Isso sim é que deveria ser duramente criticado. O presidente que mais teve este cuidado desde de sua fundação e também do Palácio do Planalto foi o mesmo. Luís Inácio Lula da Silva. Um progressista. Os outros, os “patriotas”, conservadores liberais, trataram ambos com desprezo e desleixo. E tiveram a cara de pau de tecer críticas ao único que se preocupou com a manutenção e preservação do nosso patrimônio histórico.
Até que enfim!!!! Pensei que só eu enxergava tudo errado em Brasília! A catedral é absurdamente quente! E aquele sol atravessando os vidros! Em Brasília, me desculpem, mas a única coisa boa é que é dividida em setores. Intrigante Brasília! Ô projeto de quinta!!!!
Brasília é um grande feito do século XX! Um símbolo da garra e do engenho do povo brasileiro!! Brasília é linda!! Pode até não gostar de Brasília, mas não tem como dizer que tem algo que se compare a monumentalidade da nossa capital! Alguns dizem que Brasília fez a nossa dívida externa aumentar!! Eu digo, bendita seja essa dívida!
Nao gosto muito do estilo modernista, e niemeyer mesmo fez varios projetos em outras cidades e em brasilia mesmo (a catedeal) que tem alguns erros estranhos, seja de acustica ou iluminacao, ou questao estetica mesmo. Mas nao da pra negar q tem sua beleza propria
Nunca gostei do modernismo na arquitetura; um amigo meu disse que "a arquitetura modernista nada mais é do que variações sobre um tema de uma caixa de sapatos" e eu concordo plenamente. Tem outra coisa no Alvorada que faltou dizer: as moedas do espelho d'água que estavam lá desde a fundação de Brasília e o pastor da Michele passou a mão na cara de pau sem nem ser preso por isso.
Desde mknha mocidade pensava sempre em calor...ventilacao....Mas Niemeyer era Deus. Pela primeira vez vejo uma materia dizendo justamente o wue pensava...Agora aos 76 anos me sinto aliviado...de nao estar sozinho...
Obrigado por não mais me sentir tão alienado. Carioca que sou, nascido em janeiro 1956, assim como a pedra fundamental de Brasília... meu sonho aos 14 anos era de formar-me em arquitetura, mas aos 16 anos por completo desisti após a construção da "casa dos sonhos" de meus pais na novata Barra da Tijuca pelo Itanhangá no brotar dos anos 70...e, mesmo tendo sido construída e projetada pelo grupo associado à Odebrecht, que se preocupava em construir as obras faraônicas do regime militar (estranho que o grupo Bernardes ficou ostracizado, mesmo ele tendo projetado um elaborado projeto para o "Ministério de Guerra" que nunca saiu do papel. Venhamos e convenhamos...Brasília foi uma "cortina de fumaça" projetada prá JK, afilhado político de Getúlio prá exatamente fugir do Rio de Janeiro, DF e, mais especificamente de Carlos Lacerda que conseguiu na sua gestão de ter atualizado a "Cidade Maravilhosa" com o monumental e accessível "Aterro do Parque do Flamengo" e...tendo continuidade já com "la junta militar" o projeto de expansão de praia e "Calçadão de Copacabana" . Lembrem-se que Vargas planejou contra a vida de Lacerda pouco antes dele mesmo ter-se suicidado. Alguns anos depois, com desquites virando coqueluche, e a família brasileira se desmantelando ( tudo de acordo com a "cartilha comuna") disse à meu pai que ele construiu uma casa à custa de um lar que deixou de existir e, num tempo onde o auto-didata baiano Zanini (irônicamente...outro comunista que assola o país) construia mais orgânicamente habitações com técnicas da canoagem, vide os casarões dos famosos que brotavam pelas encostas do Joá. Fica aqui...que EGO não constrói, apenas destrói ou mantém um bom tempo de sua vida bastante ocupado e preocupado perdendo tempo precioso de sua vida fazendo a cara manutenção de seu "habitat" que, por carecer numa melhor proficiência de um desenho industrial pragmático e bem mais econômico...coisa que poderia elevar o padrão geral de habitação "en masse"...mas, é disso exatamente do que o comunista raíz tem pavor e que venha a acontecer.
Todo mundo que vende ideias não quer que elas dêem certo porque senão ele não vai mais ter o que vender. Isso é verdade para todas as ideologias políticas, nenhuma delas presta.
Faço um convite para que venhas fazer uma visita a Indaiatuba e conheça as "soluções" arquitetônicas utilizadas nos condomínios residenciais que estão surgindo aos montes por aqui. Eu mesmo moro em um deles. As casas viraram todas "caixotes" de tijolos com teto em laje, todas com imensas e vistosas janelas de vidro. Todas elas grudadas umas às outras com zero de ventilação cruzada, alias, zero de ventilação qualquer que seja. Isso tudo em uma cidade com clima muito quente. Resultado, joga-se a responsabilidade de criar algum clima mais suportável sobre os ombros do ar condicionado. E dá-lhe custo de instalação e de conta de energia. Eu me lembro que quando criança, moramos em uma casa feito pelo BNH. Tinha um terreno mínimo razoável e vinham com um pequeno corredor lateral, oposto em cada casa, que garantia a circulação de vento. Já aqui, não sei se por preguiça, falta de imaginação ou medo de fazer diferente e desagradar, criaram verdadeiras estufas que, além de tudo, são feias. Quanto a Niemeyer, concordo contigo, cantado em proza e verso acabou por fazer verdadeiras monstruosidades que são belas, sem dúvida nenhuma, inovadoras ao extremo, mas inabitáveis, duras e cruas. Mas é Niemeyer que é como alho, ou se ama, ou se odeia.
Não vou me dar ao trabalho de detalhar, para mim, Brasília é a maior feiúra arquitetônica mundial. Dinheiro público fácil. E nós aqui, em 2024, querendo nos desenvolver tendo Brasília como Capital, fazer o que né?
O modernismo virou um dogma incontestável. Fiz arquitetura por um tempo, mas não conclui o curso, nas aulas de história e teoria da arquitetura o modernismo era um ícone inquestionável e de forma tantas vezes pedante considerado superior. Bom ver uma geração de novos arquitetos olhando para a arquitetura vernacular e histórica para trazer uma escala humana à arquitetura. Exemplo são a obra de Leon Krier, a proposta da Universidade de Notre Dame que é hoje a referência mundial no ensino de arquitetura clássica e tradicional.
@@edwinfickel9039 Tomara que essa proposta já tenha chegado às nossas faculdades e universidades. Tô cansado de ver edifícios que lembram caixa de sapato e ser obrigado a achar lindo
A verdade é que a superficialidade bestial da classe média brasileira em relação ao modernismo levou nossas cidades a uma arquitetura minimalista, que, na prática, é uma forma elegante de se referir à pobreza estética. Além disso, o desprezo pela arquitetura clássica e colonial resulta em paisagens que são desconfortáveis tanto visualmente quanto fisicamente. Com o tempo, os custos de manutenção dessas construções superam em muito o que foi economizado na construção inicial.
Total projeto de quinta... Assim como a Catedral onde é impossível ficar por muito tempo devido à acústica péssima... Lindo? Maravilhoso!!!! Funcional? Nem um pouco....
Niemeyer criou prédios do tamanho da sua vaidade, não pensou em nenhum elemento de bem estar, apenas aparência, e que a construtora se vire pra por isso em pé, desde que tenha dado lucro pra ele e propina para quem o contratou...
Acho que é um dos projetos mais bonitos dele, mas percebi que ele não trabalhou com os "apartamentos" que geralmente os palácios possuem, com uma mini cozinha, uma ante sala e tal. o princípio de um palácio é que a área privada tem q ser completamente independente da área de cerimonial do palácio. Se perceber, o projeto pega muitos elementos e os erros que o próprio palácio se São Cristóvão já tinha. Nesse quesito, o Palácio das Laranjeiras (que era a residência oficial antes), ganha dele.
A residência do presidente é exatamente um apartamento grande, com todas as dependências, na ala norte do 2o pavimento. Na ala sul ficam os quartos de hóspedes, com infraestrutura de hotel. No térreo a ala norte é de trabalho, com escritórios, secretaria, biblioteca e reuniões. A ala Sul é de recepções oficiais, com o salão de festas, a sala de banquetes e a cozinha. No subsolo, ao norte o acesso diário, segurança e apoio dos escritórios. Sob o Hall, auditório jogos e ao sul, depósitos, almoxarifado e apoio da cozinha. É perfeitamente possível morar nele e nunca ir aos setores públicos. Somente a piscina e seu alpendre ficam realmente a uma caminhada de distância.
@@marcoromanelli6000 nossa vlw pela explicação. Desculpe a minha ignorância quanta a organização dos espaços, mas é que ainda não havia encontrado uma planta ou imagem que especificasse a existência de uma cozinha no primeiro andar, somente uma no subsolo, com equipamento industrial para banquetes. Quero muito conhecer o Alvorada mais a fundo, então se tiver uma indicação de leitura com esses detalhes ou uma planta mais atualizada, me ajudaria muito. Desde já, meus sinceros agradecimentos :)
Reclamar do conforto ou custo de manutenção de um palácio é como reclamar do conforto e custo de manutenção de um carro de fórmula 1. O palácio precisava apresentar para o mundo uma nação moderna, muito diferente da imagem de país agrário. E o Brasil foi, por um tempo, um exemplo de modernização e pujança. É claro que mesmo à época o custo e as características modernistas levantavam críticas mas, assim como colocar ar-condicionado num F1 tiraria dele a função primordial, a aposta no diferente e ousado para época era uma forma de projeção do país.
O Alvorada é a jóia da coroa do complexo arquitetônico de Brasília! Goste ou não, ele imprime as potencialidades da nossa gente, o impacto de quem chega é inevitável! Coisa linda! haha
Comentários excelentes. As autoridades brasileiras sempre mostraram que são mais amigos do oba-oba do que da funcionalidade. Por trás disso está a ganância e a negligência. Haja vista que Brasilia é desprovida de uma coisa muito simples: bancos e calçadas para pedestres. O pedreste tem que ficar em pé longas horas em um evento porque eles não existem. Só os da parada de ônibus. Uma simples cidade do interior tem mais bancos do que Brasilia. Por outro lado, em época de chuvas o pedestre tem que atravessar grandes áreas de gramado, pisando na lama, porque não existem calçadas. Muitas vezes têm que caminhar na rua onde passa o trânsito também porque não existem calçadas para se proteger. Como bem demonstra quem projetou o Brasília Shopping, Brasila foi feita "nas côxas".
Para mim, não é uma cidade, e sim, um monumento da ignorância de um gastador irresponsável. Enfim, o dinheiro não era dele, e sim, dos pobres brasileiros. Deveria pagar com seu patrimônio pessoal.
Eu acho que na obra de Niemeyer tem mais coisas feias do que bonitas. Um exemplo é o museu do olho em Curitiba e o Memorial da America Latina em SP, que coisas horríveis!!!
O " Museu do Olho" é uma obra prima se comparado ao Museu Nacional,o Teatro Nacional e o Centro Cultural de Goiânia, que por sinal repete a estética inóspita de Brasília: um edifício modernista acompanhando de três aberrações de concreto; uma meia esfera semienterrada cujo acesso se dá pelo subsolo; uma espécie de silo e uma pirâmide torta. Todo o conjunto de edifícios com acessos por rampas e apenas um possui janelas. Construídos em um imenso terreno longe de tudo, separado da cidade por imensas avenidas, rotatórias e viadutos. Impossível chegar caminhando. Todo o complexo pavimentado com centenas de metros de concreto sem árvores , jardins,nem sequer uma floreira ou um banco. Todo o calor sufocante de Goiânia refletindo na imensidão de concreto.
Niemeyer nem deveria ser considerado arquiteto. Lixo de comunista que se aproveitou do dinheiro público para fazer o que o comunismo é: uma aberração estética.
Não acho esteticamente feio, porem fica muito aquem para um projeto ambicioso de uma capital de um país tão grande quanto o Brasil, e por dentro é muito simples nada se asemelha a um palacio.
nao passa de um galpão sem telhado com divisorias , nao tem o principio básico da aquitetura: forma e função . Concurso em que o organizador e jurado foi o vencedor , pampulha ,oca, copan , cupulas do congresso , marquise , niteroi ,memorial AL etc só vai mudando de perpectiva é sempre a mesma obra .
Show ! É uma imensa bosta mesmo ! Daquela arrogância que o analfabeto funcional se orgulha por não ter noção do básico e venera por ser absolutamente limitado e hipócrita!
Às vezes, parece que não gostar de Niemeyer é quase um sacrilégio, já que a ideia de que sua arquitetura é bonita foi amplamente disseminada. Mas, pessoalmente, acho o modernismo dele feio, disfuncional e até desumano em alguns aspectos. Quando comparo com obras tradicionais, como o Museu do Ipiranga, que são realmente imponentes e cheias de beleza clássica, dá até vergonha.
Brasília é linda, mas eu tenho uma ideia polêmica para os arquitetos brasileiros, precisa de uma reforma, está na hora de fazer um novo concurso nacional para repensar Brasília, preservando as ideias originais mas trazendo para o século 21, hoje a esplanada dos ministérios não acomoda a administração pública até está em dezenas de prédios alugados, logo precisa de novos prédios e uma reforma profunda, criando oportunidade de estar a cidade mais bonita e corrigir os problemas do modernismo, criando prédios mais funcionais. Pelo espaço até existe, Brasília tem muitas opções, mas tem que romper alguns dogmas, pois não adianta preservar algo que não é funcional e custa caro.
Li algumas matérias a respeito do custo de construção de Brasília e elas dizem que, pelos valores atuais, seria equivalente a U$83 bilhões. Dinheiro que o Brasil não tinha na época e nem tem ainda hoje...😂
Em quase todos os comentários li (e vi) um total desprezo pelas obras de Oscar Niemeyer. Comentários feitos com base que não consideram a real visão e o porque de cada obra do grande arquiteto. Em primeiro lugar, é importante ressaltar que Oscar Niemeyer não impôs nada, toda sua criação foi feita por encomenda, atendendo aos pedidos e idéias daqueles que procuravam seus serviços, vindo com idéias pré concebidas, as quais ele procurarava atender, dentro dos critérios já estabelecidas pelo contratante e de acordo com as condições que o terreno oferecia. A partir daí entrava sua genialidade. Você quer um palácio presidencial imponente? Então tá, vou planejar um. Você quer uma pequena capela (Pampulha)? Tudo bem, vou planejar uma também, ok? Cabia ao contratante concordar ou não, Niemeyer até alterava seus projetos, quando solicitado e de acordo com a viabilidade. Moro em Niterói, cidade que tem a honra de possuir vários projetos do grande arquiteto, em especial o MAC (Museu de Arte Contemporânea), que recebe milhares de visitantes, o ano todo e é reconhecido mundialmente como uma obra prima da arquitetura. A cidade, encomendou várias obras ao genial arquiteto, em espaço aberto e continuo, que nós chamamos aqui de "Caminho Niemeyer". São construções lindas e maravilhosas, que muito nos orgulha! A impressão que tenho, sobre os diversos comentários que li, desbonando o grande legado de Niemeyer, é semelhante aquele sujeito que encomendou uma Ferrari e agora descobre que o IPVA é caríssimo, o porta malas não comporta as compras do supermercado, tão exíguo que é, sem contar que fica muito difícil passear com as crianças, a patroa e o cachorro, devido ao pequeno espaço, planejado para comportar duas pessoas, ainda por cima a gasolina é especial, rara e muito cara. Conclusão deste pobre sujeito: "a Ferrari não sabe planejar um carro, que decepção!". Quero terminar citando Nelson Rodrigues, que costumava dizer que o brasileiro é uma espécie de Narciso às avessas, porque ao invés de amar, cospe na própria imagem.
Você não é obrigado a concordar com ninguém e ninguém com você; para eu, a única construção mais ou menos, é a catedral de Brasília, o resto... uma vergonha mesmo, tudo sem vida; visitei um palácio em Belo Horizonte, repito, palácio (não essas coisas estranhas de bsb), que esse ser queria demolir, para construir um prédio envidraçado, esse cara não regulava bem, isso sim
@@DedilhandoMusica concordo com você. A maiorias das obras do Niemeyer são vergonhosas. Ele conseguiu a façanha das construções serem desprovidas de beleza e de funcionalidade ao mesmo tempo. Poucas salvam. São prédios que têm que passar por uma série de modificações internas para ficarem minimamente habitáveis. Ele ( e Lúcio Costa) deixaram a ideologia falar mais alto e nos " presentearam" com uma capital com ares soviéticos, escalas não humanas e nada pedonais. E aqueles teatros bizarramente toscos (branco e vermelho) que se espalharam pelo Brasil? Pelo amor de Deus!
O problema é simples, será que o povo desejaria gastar fortunas para essa obra? O material da construção foi enviado por via aérea, pois não havia estradas para Brasília. Por que o presidente não consultou o povo sobre a compra desse carro de luxo? Havia necessidade? Afinal, pagamos caro e ainda estamos pagando. 😢
O caminho Niemeyer é uma merda! Cheia de obras inacabadas e sem sombra e vegetação!!!!
não cai na pilha do cara do video é isso que ele quer.... se duvidar é um video apito de cachorro pra reunir malucos da extrema direita e olavistas : "odiamos tudo que é moderno/nista" .... 🤢🤮
Agradando os gostos ou não, a real função do Palácio não é abrigar ninguém. Sua funcionalidade está em traduzir a ideia que o país fazia (e faz) de si no imaginário. É menos uma casa e mais um símbolo político nacional e internacional. Seu valor está no significado que projeta politicamente, que, claro, pode ser discutido.
Para mim, o lixo do luxo.😂
falando isso fica até bonito, agora imagina o Bolsominion tecendo essa pérola. KKKKKK!!!
Então perfeito, pois o tal palácio é um retrato fiel deste país patético.
@joaofelipepereirabrito7733está funcionando bem. O Brasil é muito influente internacionalmente, de fato.
Sim. A imagem de um país que decidiu construir a si mesmo, olhando para o futuro, para além das áreas consolidadas na época colonial!
Eu já visitei esse Palácio, ele é muito lindo mesmo, porém, acho que funcionaria melhor como um museu e não como residência, tb acho que o Palácio Jaburu é bem bonito e mais funcional que o Alvorada. Amo Brasília, morei lá por anos e tenho maravilhosas recordações. Sempre que posso, a visito.
Niemeyer é o exemplo claro de que arquitetos muitas vezes precisam da ajuda de designers pra que seus projetos sejam funcionais.
Esse palácio é lindíssimo. Tem que ser suntuoso mesmo, é um símbolo do Brasil, um símbolo de poder, tem que ser assim, tem que passar essa visão ao mundo. Sem falar na originalidade. Amo essa arquitetura monumental de Brasilia.
Suntuosudade? KKKKKKKKK KKKKKKKKK tá longe, fio!
Na França existem mais de três mil palácios. Mesmo que contemos que cada estado tenha dois palácios e ainda casas grandes coloniais a serem mantidas, o custo sai bem menor que o custo de manutenção de palácios na imensa maioria dos países europeus, mesmo os escandinavos. Os maiores custos de manutenção são, normalmente, os telhados - lá existe o agravante do peso da neve e na frieza e humidade estendida no tempo. Qual será o custo de manutenção do Louvre? Bem, na gênese de sua construção ele não tinha "sanitários" propriamente. As pessoas ou faziam em urinóis ou atrás das cortinas. Ou seja, nem barato, nem bom. Palácios são grandes, é de sua natureza. As partes constitutivas ficarem distantes é natural (por isso, na sua gênese histórica, acarretavam uma criadagem imensa). O que se pode apontar criticamente é sua... modéstia(!). Quatro suítes poderiam ter sido substituídos, no projeto, por, digamos, três "apartamentos". Cozinha, sanitário, área de dormir: tudo mais próximo entre si. Esse arranjo foi feito na maioria dos palácios funcionais (ocupados) da Europa, a partir do século XIX. É impensável um palácio histórico ocupado europeu que não tenha sido reajustado para esse formato, no século XX. Poderia ser feito no Alvorada e Jaburu, sem problemas, vem sendo feito em castelos do século XI que dirá em palácios construídos no século XX. A percepção do IPHAN atrapalha, sem duvida. E seria algo perfeitamente natural: documenta o que há e ajusta ao novo século. E olha que o estilo de Niemeyer não dificulta sinais de wifi!
@@franciscodeassispintodasil1257 Niemeyer era um excêntrico comunista de mal gosto.
Comparar os palácios europeus com os nossos chega a ser piada, seja pela época, seja pelos materiais… enfim o Modernismo é feio é nada aproveitável.
Não sei os números, mas talvez paguemos em manutenção para o Alvorada e o Esplanada do que pagam pelo Palácio do Eliseu em Paris.
Palácios feitos para imperadores socialistas no país?
Vc sabe qual projeto de arquitetura esse crítico tem? Por favor me informe
O colégio Estadual Central em Belo Horizonte têm salas de aulas minúsculas e sem ventilação. Os corredores e rampas são imensos. Isso nos anos 2000. Nao sei como esta hoje.
Oscar Niemeyer era o terror dos engenheios 😂.
Está do mesmo jeito, o prédio é tombado.
Era um comunista, apenas isso...😂
Memorial da america latina é um horror. Imensidão de concreto sem graça, parece um imenso pátio de ônibus...
Mas ele era arquiqueto
Trabalhei em uma escola desenhada por ele. A sala não tem luz nem ventilação.
Em SP existe uma duvida: O que é mais horroroso ? A estatua do Borba gato ou o memorial da america latina ? rs....
Disputa ferrenha....
Que escola é essa? E em brasilia
Onde Está esa escola? quero esa sala que não tem luz nem ventilação,projetada por Oscar Niemeyer,por fabor me pasa o emdereco.
O CARA SEMPRE FOI UM ENGANADOR.
@@rogeriomoura6557 kkkkkkk o gado do mito muge.
Eu sempre amei o design dessas colunas! São icônicas!!! Lembro que desenhava mto o palácio quando eu era criança. Fora as janelas que são lindas tbm e a gente vê em vários prédios.
Caros são os salários do MP e do judiciário que nós pagamos também.O Alvorada pelo menos é um patrimônio.
Um casulo isolado para ação de elementos apátridas que não pensam no povo, ou melhor, o povo é um mero detalhe.
@@Francisco63438Perfeito comentário
Eu sou do time que odeia, durante uma fase da vida achava arquitetura moderna legal, hoje busco cada vez mais o tradicionalismo arquitetônico
As colunas em forma de asa são revestidas em mármore de Carrara. Foram importados 2000 m2 de mármore. Só pra fazer esse serviço, de material vai 4 milhões hoje em dia. Imagina o custo total da obra.
A construção de Brasília teria custado mais de 80 Bilhões de dólares em valores atualizados.
Dinheiro que o Brasil não tinha na época e nem tem ainda hoje.
Se for verdade, faz sentido os rombos nas contas e as dívidas do país mas neste caso, botaram a culpa na ditadura.
Vamos fazer uma capital com bloquinhos de concreto, chapisco e telhado eternit
Absurdo dos absurdos. Para um país pobre e insignificante na época, seria como uma nova Dubai no deserto central do Brasil. Longe do povo e de seus anseios. É só verificar as merda*s aprovadas contra o povo.
@@Helio-c4y Meu Deus do céu cara. Releia o que você escreveu, coloque a mãozinha no queixo e pense: 'Será que estou correto?'
@@Brombal Em que mundo vocês vivem? Acham que o Brasil é o mercadinho do seu Zé. É por causa dessa visão limitada que este país não avança.
Mas acho q valeu a pena o niemeyer priorizar a estética em detrimento do conforto. Brasília é até hoje uma coisa atemporal,admirada no mundo intteiro.
Meu lado dona de casa já pensa, "Como limpar tudo isso?", hehe...deve ser uma equipe imensa
GASTAR. é o principal proposito do pessoal de Brasilia...
Quem paga a conta vc sabe ne ? rs....
@@TheFasomiNão seja hipóctra toda grande obra necessita de manutenção constante seja um armazém, palácio, edifício, etc nem uma pequena casa resiste à ação do tempo.
@@franciscosousa4220 Da um tranco na cabeça, talvez consiga raciocinar corretamente.
Ué??!! Não é casa! É PALÁCIO!
@@TheFasomique idiotice!
É um palácio.
Só pq não tem o desenhi dis antigos palacios europeus não deixa de ser um...e assim foi construído ...para ser a residêncua do mandatário do país. Todo governante mora em um palácio...palacete...
Eeuu...França....Alemanha...
Nele o governante mora e recebe dignamente os representantes de outros países...
Queria o quê?
Que sentasse de calções à mesa e comesse pão com leite condensado?
Tenha dó! Custos e gastanças envolvem outras patifarias. E todos sabem quais.
Sinceramente, para fazer caixas de sapatos, como quase a totalidade dos edifícios de São Paulo, não teria valido a pena mudar a capital para Brasília. Portanto, um Mestre Mundial da Arquitetura foi chamado e fez seu melhor. Devemos perceber, também, que este prédio foi construído com as influências existentes na metade do século passado. Algumas adaptações poderiam ter sido feitas, consultando Niemeyer, mas parece que não ocorreram em profundidade. Enfim, hoje, temos a grande obra, mas, infelizmente, não temos mais o artista.
Todos os palácios, prédios ou estrutura de Brasília são lindos!
Este Palácio é um ESPETÁCULO!!!!!
Aliás Brasília inteira é um "delírio modernista" incrível, nós temos um privilégio de termos essa preciosidade como capital.
Um conjunto artístico, arquitetônico único no mundo.
@ um “espetáculo” custoso, é pouco funcional e sem qualquer beleza arquitetônica.
@@JairoDiasJunior sem beleza arquitetônica é foda também hahaha
Gastaram o equivalente a U$83 bilhões pra construir Brasília, dinheiro que o Brasil não tinha na época e nem tem ainda hoje...😂
Graças a Deus só tem uma mesmo😂
os comentários dos Naros são hilários
Oscar era "inovador" no sentido de criar coisas novas, mas não necessariamente eram melhores que ás antecessoras, pelo contrário, além de serem mais caras, pecavam e pecam em muitos outros aspectos, além de eu nem achar as suas obras tão esteticamente bonitas assim, arquitetura tradicional vence de 10/0 a modernista. Dito isso, gostei do canal kkk
Quem é você mesmo?
Pois é, inovador até é, mas bom é bonito já é outra história.
@@laerteoliveira6147 argumentos 🤌
@@laerteoliveira6147alguém com bom senso, e você, quem é? Um Puddle?
A arquitetura tradicional vence a modernista em quais aspectos, mesmo? Você mora em uma casa colonial? Em um bairro colonial? Já parou pra pensar em questões de conforto ambiental, higiene, instalações, etc? É impressionante como vocês metralham senso comum, sem refletir adequadamente as coisas
O que realmente importa no Alvorada nunca foi, é ou será -x, -y, -z ou -k chamados de problema, mas sim como os líderes e governantes dos demais países devem enxergar o Brasil, isto é, enorme e riquíssimo de natureza em quase tudo, a ponto de perceber que temos infinitos benefícios a oferecer em trocas a o que eles nos oferecem.
lindíssimo, original
não é mais uma cópia de palácios europeus, somos sul americanos e temos nossa própria capital sem nenhuma herança colonial
Temos uma capital grotesca, que não reflete nenhuma tradição ou historia do pais. Só mostra o luxo, mal uso do dinheiro publico e mal gosto da classe politica. Mil vezes um palacio europeu do que uma merda dessa.
Lindo onde???? O Alvorada é medonho, assim como tudo o que mosernista e comunista bota a mão. Niemeyer ta apodrecendo no inferno.
Lindo onde???? O Alvorada é medonho, assim como tudo o que mosernista e comunista bota a mão. Niemeyer ta apodrecendo no inferno.
Engraçado como é fácil ironizar os "luxos" e os custos do Palácio da Alvorada, mas esquecer que ele é mais do que um local de moradia: é um símbolo nacional. Não se trata só de onde o presidente mora, mas de como o Brasil se apresenta ao mundo. A arquitetura de Niemeyer não foi feita para ser “só bonita” - ela carrega um peso cultural e político imenso.
Brasília, e especialmente o Alvorada, representa soberania, originalidade e poder. É o Brasil mostrando que tem criatividade e identidade própria, algo raro em um país de cópias e importações de ideias de fora. Cada curva, cada coluna, é um manifesto de que podemos ser únicos.
Debochar da arquitetura é perder de vista o que ela simboliza. Não é sobre ostentação ou regalias (essas vêm das pessoas que ocupam o espaço, não da construção em si). É sobre valorizar a cultura e a arte que projetam o país para o mundo. E sejamos honestos: o presidente da República não poderia morar em um casebre. O chefe de Estado precisa de uma residência que reflita a importância do cargo e a grandeza do país que representa. Todos os chefes de estado do mundo residem em residências majestosas e grandiosas, mas no Brasil isso é visto como superficialidade e gasto desnecessário do dinheiro público, sem levar em conta que a arquitetura representa a grandiosidade de um país.
Fabricio, primeiramente, parabéns pelo comentário. Concordo com muitos pontos que você trouxe, principalmente no que diz respeito ao simbolismo da arquitetura. A maneira como o Palácio da Alvorada, e Brasília como um todo, se projetam para o mundo é, sem dúvida, um reflexo da nossa identidade e da nossa ambição enquanto país. Você trouxe uma visão crítica muito interessante sobre o papel cultural e político que a arquitetura desempenha, algo que, muitas vezes, é deixado de lado.
Porém, acredito que a crítica, como você mesmo mencionou, é essencial. Ela nunca deve ser um ato de simples reprovação, mas uma ferramenta para refletirmos e repensarmos constantemente aquilo que nos envolve, especialmente no contexto urbano e arquitetônico. A forma como as cidades são moldadas e como nos relacionamos com o espaço afeta todos, e, por isso, precisamos olhar criticamente para as escolhas arquitetônicas e urbanísticas.
O Modernismo, por exemplo, pensou em criar uma unidade arquitetônica global, mas acabou desconsiderando aspectos fundamentais da história local, do clima e da bagagem cultural da sociedade em que as construções foram inseridas. Isso aconteceu não só aqui no Brasil, mas também em muitos lugares do mundo. As intenções de modernizar e de projetar de forma universal nem sempre levaram em conta as particularidades de cada contexto.
Repensar a arquitetura e os movimentos que nos trouxeram até aqui, e questionar como eles afetam o nosso cotidiano, é algo que, como arquitetos e cidadãos, precisamos continuar fazendo. Não se trata de desvalorizar a arte ou o legado cultural, mas de olhar para o futuro com uma visão crítica e inclusiva, sem perder de vista as nossas raízes e as nossas necessidades reais.
Fico feliz em ver que você está fazendo essa reflexão, e com certeza é algo que devemos sempre buscar, independentemente da grandeza do projeto ou da obra em questão. Abraços, Fifo.
👏
Fabrício, tudo o que menciona faria mais sentido se o país não tivesse uma imensa população morando em condições sub humanas nas favelas mais pobres. A representatividade mencionada está muito longe da realidade brasileira. Querer mostrar o que não é... É o que nossos governos mais fazem desde sempre!
@@danielcampos7170 Você tem razão que as condições precárias de muitas pessoas são uma questão urgente, e isso precisa ser enfrentado. Mas acho que o Palácio da Alvorada não é só luxo ou ostentação, ele é um símbolo da nossa cultura e identidade como país. Entendo que a realidade do Brasil é difícil, mas também acredito que dá pra valorizar nossa história e cultura sem ignorar os problemas sociais. Mostrar a grandeza do Brasil não significa fingir que esses problemas não existem, mas projetar uma visão de quem somos e do que podemos alcançar.
Maravilhoso, na questao arquitetônica e na questão de engenharia. E olhar o Palácio de perto é ainda maravilhoso.
Se vc olhar varias obras de Niemayer ele nao fa atenção ao telhado, o Palacio da Alvorada visto de cima é um horror.
chegou o dono do helicóptero
Olhar de cima? Os pássaros ne?
@@sabinomcunha2595400 anos antes de Cristo os Gregos já se procupavam mais com o telhado do que Niemeyer. E não é porque você não consegue ver que você não precisa fazer, ou quando tu limpa a casa, coloca a sujeira embaixo do tapete? Ainda mais quando você olha o Congresso Nacional em que a parte superior foi feita para ser acessada!
Ah sim, vc viu quando vc reparou nisso, quando vc chegou com seu jatinho lá né? é cada uma...
@@johnymarinelli9308 Será que eu sou um viajante do tempo e ainda não inventaram os prédios?
Muito ilustrativo e esclarecedor.
Jamais um projeto de quinta.
Pode ser um projeto histórico com problemas. Outros projetos atuais também são problemáticos.
sempre pensei q o paisagismo todo de brasilia tinha sido feito por Burle Marx
Amigo do Rei!
Muito legal o documentários! Adoro os videos do @arquiteturadirecionada !
Só um detalhe: o nome da escultura do espelho d'água do Palácio da Alvorada é "As Iaras", (com "i"), e não "As Laras" (com "L").
Obrigado, e parabéns pelo trabalho!
Respeitosamente discordo, no caso específico, este é a representação à época da patria moderna e pungente, a arquitetura sempre deve ser observada pela visão histórica. Telhados modernistas também foram planejados com rasos "lagos" na lage, funcionais até hoje, brises, cobogós, curvas para proteção de intempéries, elevação do solo para evitar características desfavoráveis,... tudo isso e muito mais são características do Modernismo e não justifica a invasão destas casas cheias de blindex, porcelanato, texturas, desproporcionalidade das portas de entrada, arquitetura que a meu ver desvaloriza o imóvel com o passar dos anos (vide mercado imobiliário).
Este vídeo me lembrou a visão de terapeutas que exime o paciente de responsabilidades, acusando a mãe por tudos os equívocos!
Bom senso, conhecimento são fundamentais em todas as profissões, principalmente naquelas em que o produto permanece.
Bom comentário colega. O video se tornou crítico, infelizmente.
Tá aí uma visão lúcida da arquitetura, afastou os anacronismos que hj em dia está em alta, o modernismo tem um embasamento teórico filosófico social econômico de ser e Brasília reflete isso.
@@faelprocopio7679sim, a arquitetura está 100% coerente com o Brasil: caro de se manter, sem graça, desvalorizado, superfaturado. Não esqueçam de que essa ideia de mega capitais projetadas, com enormes areas abertas nascem com o intuito de dificultar a manifestação popular. Fizeram isso quando transformaram a Casa Branca no Palácio presidencial dos EUA assim como a construção do Capitólio e o parque do Monumento de Washington; depois os soviéticos copiaram a mesma coisa em todas a cidade planejadas que fizeram; o Egito está fazendo into neste momento; em São Paulo quando o governo se mudou para o Palácio dos Bandeirantes; em Brasília e muitos outros lugares. Nunca se pode esquecer da intenção que existia na época em que cada cousa foi construída. Ao invés de continuarem em seus prédios antigos e originais e adaptarem com o tempo, nas ruas públicas e suportarem a manifestação popular, se escondem nos seus castelos. Criticam as monarquias mas fazem o mesmo.
Grande enganador. Arquitetura comunists, fria, sem verde, só concreto, coqueiros q não fazem sombra num país tropical. Gastaram orçamentos inteiros para construir esse horror.
Casas modernas são caixões de sapato. Não entendo alguém gostar de semelhante feiura.
Uma coisa que dificulta muito a manutenção no Alvorada é que esta construção é tombada, o que inviabiliza uma modernização da infraestrutura, o que resolveria problemas como a ventilação e as goteiras.
Brasília não é cidade. É um extravagante campus administrativo e político.
Versailles modernista. Linhas e formas simplistas mas que custou e custa horrores de dinheiro público.
@@michelcamasso6233 simplistas? chamar a arquitetura de Bsb de simplista, derruba qualquer argumento seu. Tbm exige inteligencia para reconhecer coisas bem feitas...
Sim, mas o dinheiro não vai sair só do bolso dele e nem os políticos se importam .
Igual todas as capitais do mundo. Esse cara é um idiota. Ta usando as obras vagabundas que ele faz como critério pra julgar as obras da capital de um dos maiores países do mundo. É muita viralatice
@@luccantunes Lá vem o elitistazinho com toda sua arrogância
O dualismo entre funcionalidade e estética é o que mais caracteriza a arquitetura na minha opinião. Se fosse somente funcional, seria puramente engenharia. Se fosse somente estética, seria puramente arte. A boa arquitetura é aquela que tem essas duas partes ao cumprir uma finalidade. Não existe essa de comparar a Grande Pirâmide com a Villa Savoye.
Adorei esse arquiteto, brilhante !
O Palácio da Alvorada é divinal.
O Alvorada é uma obra-prima.
Obra prima para os primos.😅
"Lindo" é uma palavra muito forte haha
Eu acho lindo o Palácio e as obras de arte👏👏👏👏👏
Eu sou muito crítico a Oscar Niemeyer. Você falou certo: Niemeyer estava preocupado com a opulência e monumentalidade da obra, influenciado pelos monumentos soviéticos, ligados à sua ideologia comunista, algo que ele sempre se orgulhou até sua morte. Em reportagem que li na revista Veja em 1974 com Dona Lucy Geisel, então Primeira Dama, ela disse que Niemeyer deveria ser condenado a morar no Palácio da Alvorada demonstrando claramente o que você expõe em seu vídeo.
No Brasil a escola ensina você a gostar dele, você não gosta dele por conta própria, você gosta dele PORQUE TEM QUE GOSTAR. VOCÊ É OBRIGADO A GOSTAR DELE PORQUE ELE TEM OBRAS EM OUTROS PAISES, EMBORA NENHUMA DESSAS OBRAS TENHAM SIDO OBJETO DE CONCORRENCIAS, COMO OCORRE POR EXEMPLO, COM RENZO PIANO (Centre Georges Pompidou em Paris, California Academy of Sciences em São Francisco, e o Whitney Museum of American Art em Nova Iorque.), RICHARD ROGERS, EERO SAARINEN ou I.M. PEI, MAS CONTRATAÇÕES DE AMIGOS OU GOVERNOS SOCIALISTAS, como a sede do partido comunista francês, no Métro Colonel Fabien em Paris, onde ele usa a calota de Fusca 1968 de concreto, e o prédio de 2 andares em concreto branco com curvas, sobre pilotis, e com janelas de vidro negro, estética usada a exaustão por Niemeyer sem inovação, projeto que Niemeyer fez de graça por se tratar da sede do partido comunista. Essa falta de inovação de Niemeyer em especial no fim de sua carreira, onde sua experiência deveria ser suficiente para criar coisas inéditas não é nunca discutida por ninguém, além da falta de funcionalidade de suas obras.
Há uns 15 ou 20 anos atrás fiz buscas no Google com o tema, "Odeio Oscar Niemeyer". O resultado de pessoas e artigos que compartilhavam dessa opinião era grande. Hoje, se você fizer a mesma pesquisa, quase nada aparecerá.... Será resultado de "um filtro de censura???..."
Já tive oportunidade de falar com alunos de arquitetura mundo afora e perguntar sobre Oscar Niemeyer, nenhum sabia quem ele era. Foi a partir daí que comecei a de fato prestar atenção à Niemeyer e sua (relativa) importância no cenário mundial. Niemeyer é conhecido dentro do grupinho dele. Dentro do cenário atual, acredito que falar mal do Niemeyer é crime punível pelo STF.
Já fiz uma experiência onde mostro um prédio horroroso de Niemeyer no centro de São Paulo e um prédio bonito de arquitetura clássica, e pergunto qual o mais feio. Niemeyer sempre ganha como o mais feio até eu dizer que o prédio é do Niemeyer, e imediatamente depois a pessoa passa a gostar e a enaltecer o prédio e o Niemeyer. Isso é comportamento condicionado e não opinião própria.
Falou TUDO.
@@dalecooper9942 Exatamente! Esse arquiteto teve muita sorte de ser amigo do presidente e compartilhar suas ideologias e gostos duvidosos.
Melhor comentário. Eu sinto até uma certa alegria de saber que o presidente tem que morar ali. Ainda cai no banheiro e quebra o coco.
Uns 20 anos atrás conheci uma velha amiga da minha avó que era viúva de um alto funcionário do governo de Juscelino Kubitscheck. Diz ela que usavam avião da FAB até pra fretar tijolo pq tinham que inaugurar Brasília antes do término do mandato do Juscelino (na época não existia reeleição).
Felipe, quando puder faz um vídeo sobre arquitetura moderna pernambucana. Aqui em PE se desenvolveu uma linha de modernismo baseada no clima e raízes nordestinas (daí surgiu o cobogó inclusive). Seria show um vídeo falando sobre isso.
O que atrapalha é que nas vistas aéreas do eixo monumental, nas lajes desses palácios, só tem fiação, ar condicionado e manchas de umidade. E boa parte dos takes são feitos de helicóptero.
Também observei isso. Coisa horrível aquelas Lajes mofadas e encardidas. Ainda bem que alguém falou.
EU SONHO EM IR A BRASÍLIA PARA CONHECER TODO ESSE TRABALHO DESSE GÊNIO!
Eu visitei o palácio. É lindo. Pra morar deve ser pouco prático mesmo. A capela é show. Adorei também a piscina e toda a imensa área externa com jardins bem cuidados e as emas...
As estátuas sobre a lâmina d'água do lago enfrente ao Palácio representam o povo brasileiro desesperado e puxando os cabelos com os altos impostos e autoritarismo dos governantes. Kkķkk. Melhor acerto do projeto.
Tão feias quanto a situação econômica do Brasil 😂😂
Acho que os projetos do Oscar Niemeyer são mais conceituais, curvas, colunas, luz.
Mais os espaços publicos hoje em dia, tem outras funções. A arquitetura modernista em estado bruto.
Particularmente eu não gosto pois os espações não são pensados para o uso humano e sim contemplação.
Foi um brincalhão, aqui em Uberlândia fez uma caixa d'água só que foi contratado pra fazer o teatro municipal, quem é de Uberlândia sabe o que estou falando kkk
Diferente? sim, bonito? Hum…
lindíssimo, original
não é mais uma cópia de palácios europeus, somos sul americanos e temos nossa própria capital sem nenhuma herança colonial
@@artthur.xavier somente a herança do mordenismo europeu, com soluções europeias para o clima de países frios e que os próprios já enxergam como um erro e estão abandonando.
Niemeyer nunca será Lloyd Wright.
@@newtonnazareth8616 graças a deus.
A estética arquitetônica do Palácio da Alvorada é de uma beleza incontestável... Oscar Niemeyer projetou Brasília e os seus palácios com estruturas monumentais que se tornaram referência da arquitetura modernista em todo o mundo. O Palácio da Alvorada é, sem dúvida alguma, um orgulho da criatividade arquitetônica brasileira... Viva Oscar Niemeyer!!!
Conheço alguns prédios residências feitos por ele, é uma arquitetura comunista e feia, mas é extremamente funcional.
Se ta tirando
Parece até ironia.
Tem uma piada antiga, do tempo do regime militar, perguntaram ao General achava do Oscar... A resposta foi que o arquiteto deveria ser condenado a viver em dos prédios que ele tinha projetado.
Coisa de General... 😮😢😮
Tortura hedionda!
Acabei de conhecer o canal e já amei. Show. Meu sonho que o Brasil colocasse mais a sua cara em tudo... E não se preocupasse tanto em seguir linhas e movimentos copiados atrevidamente de outros continentes. Somos incríveis e temos uma riqueza incalculável em criatividade, cultura, matéria prima, originalidade. O Mundo nos invejaria muito se usássemos todo nosso potencial hahaha..
Exatamente, o modernismo no geral não é descartável nem nada, pode funcionar muito bem se vier a somar, o problema é essa preocupação em que as linhas e tudo tem que ser retilíneo, certinho e espaçado, como se a boa estética se resumisse a isso, o que na verdade torna tudo cansativo, monótono e monocromático. Temos grandes exemplos nas artes para se inspirar, hj em dia fazem coisas incríveis no AutoCad renderizado mundo afora. De Villas Lobos, Portinari, a Tarcila sugerem um Brasil mais tropicalista, dinâmico, eclético, antropofágico, a disformidade como marca de Tarcila dentro do fauvismo modernista já incute tal ideia pragmatista, naturalista, nativista e transgressora do barroco tupiniquim ...
@@Carcaravoa Exato. Concordo. 👏🏻 esse era meu sonho. Que todos tivéssemos uma visão mais dentro dessa direção. Executaríamos projetos incríveis…
Oscar Niemeyer com certeza é famoso, mas admirado....nem tanto.
Comparar a obra dele com as grandes obras arqutetonicas mundiais é piada, comparar os "palacios" de Brasilia com os palacios Europeus, com os templos Japoneses, Mesquitas arabes etc....não tem comparação, é simplesmente horroro! Sem falar na falta de praticidade e conforto mencionado no video.
A capela de Brasil e do alvorada são tudo mesmo capela, ambiente frio que nada tras de aconchego e serenidade.
Os sinos da capela de Brasilia sequer podem ser tocados com o risco certo de destruiição do mesmo.
Mas uma coisa eu concordo, Oscar Niemeyer é a cara do Brasil, um paíse de fachada onde tudo é só aparecia e zero de conteudo.
Melhor comentário 😊
Acertou na mosca!
Acho que até pra um palacio modernista o Alvorada é "modernista demais". Os ambientes são simples, muito abertos e proximos chegando a se sobrepor, o que lembra uma casa comum mas são muito grandes. Também não parece seguro e pratico para uma reunião com ministros, muito menos chefes de estado, com os espaços sem nenhum comodo de suporte entre eles.
Parece mais um conceito de casa modernista estravagente em grande escala. Não atende a função de casa por que é grande demais e não atende a função de palácio de estado por ser excessivamente simples.
Finalmente uma sugestão boa do RUclips, não conhecia o canal, mas tive um interesse muito grande por arquitetura alguns anos atrás, fiz um semestre e vi que não era exatamente o que queria, prefiro apreciar 😅
oba - obrigado pelo canal - vale sempre - e falndo de arquiteto e arquitetura aí mesmo em Brasília tem um "oposto" do Niemeyer - o Lelé e a deliciosa arquitetura desse grande João Filgueiras Lima - super cara esse Lelé e um Gigante da arquitetura brasileira e o Hospital Sarah Kubitschek
Sinceramente, respeito quem ache o estilo modernista, e em específico a obra do Niemeyer, atrativos. No entanto, o estilo modernista tem raras obras que realmente são admiráveis. E no caso do Niemeyer, ao meu ver, é um arquiteto muito superestimado. Já estive em Brasília, e para mim é uma cidade muito pouco prática no sentido de se locomover e se localizar. E quanto à estética, poucas construções chamam a atenção. Sem falar que foi um grande desperdício de verbas públicas a construção da cidade. É inegável que a transferência da capital do país possibilitou uma maior ocupação do seu interior. Contudo, isso poderia ser fomentado de outras formas, mais eficazes e econômicas. Mas, enfim, é o Brasil, não é?
Cheguei agora no seu canal. Sou apaixonada pelo modernismo e estou me organizando para construir uma casa no estilo modernista, inclusive com móveis no nesmo estilo. Salvarei seu vídeo para mostrar a minha arquiteta.
Por favor não encare o modernismo como um estilo somente, sucesso no seu projeto!
Por mais de 10 anos, trabalhei numa empresa cuja sede era em Brasília, para onde eu ia frequentemente. A sensação é a de que todos aqueles prédios contribuem para criar um mundo à parte, superior, acima dos mortais - não à toa, as pessoas se sentem e agem como deuses, lá.
Mas, enfim, sobre o Modernismo, acho que gostamos pq é o que temos na Arquitetura, hoje. E os arquitetos fazem cada projeto tão lindo, que o que eram meros caixotes viram casas maravilhosas! Mas aí saímos cobrindo paredes, tetos e pisos com madeira, rebaixando alguns tetos, criando iluminação mais aconchegante, tudo em busca de conforto e acolhimento, pq é difícil lidar com a frieza modernista. A mesma coisa é copiar estilo nórdico, pintar tudo de branco, deixar sem adornos... não dura! Não dura pq somos um povo extrovertido e acolhedor, num país tropical; nossa essência sempre vai prevalecer. Ou tô errada?
Com certeza ninguém aqui viu a casa de Gustavo Lima, aquilo sim é de 5°categoria
Não funciona bem como residência e por isso deveria virar um museu. Os problemas de manutenção deveriam ser repensados e também deveriam ser feitas modificações para que eles fossem resolvidos especialmente na cobertura.
A manutenção custa milhões e o edifício está cheio de goteiras, representa bem aqueles que o habitam.
Isso foi na época do ex-presidente que deixou o Alvorada inabitável, inclusive sumiu com móveis e tudo mais.
@@MHBLG-2000 Aquele que levou 11 caminhões carregados para um galpão alugado pela Odebrecht? Inclusive roubou até o crucifixo do Aleijadinho. O condenado!
@@MHBLG-2000 petista acredita em qualquer coisa, menos nos fatos.
Exactamente, os que habitaram ….
Muambeiro de joias , imagina de pertences do alvorada … todo cuidado eh pouco .
De quinta? Jamais!
É uma obra de arte em todos seus conceitos e aspectos. Estrutural, arquitetônico, funcional e representativo. Sem falar de sua referência histórica para a formação da arquitetura brasileira. Lembrando que ele não foi concebido somente como uma residência presidencial, mas também como parte de toda uma estrutura referencial que representa um país semi continental como o nosso, sua democracia, grandeza e importância. Ou seja, todo o Plano Piloto. Quem discorda disso tem que não só estudar arquitetura, mas principalmente história do Brasil. E ele continua atemporal como era a proposta de toda a nova capital. As colunas, na verdade, se olharmos com atenção, funcionam como brises. Sua arquitetura interior é belíssima, suave e moderna. Lógico que uma construção de 7 mil metros quadrados tem um custo alto de manutenção devido a quantidade de materiais de sua estrutura que necessitam de manutenção e reposição de tempos em tempos. Lembrando também que nele são recebidas comitivas inteiras de chefes de Estado do mundo inteiro. Logo, é óbvio que seu tamanho é totalmente justificável à sua função.
Tem sempre uns arquitetos de quinta criticando as obras do Oscar. Todavia, seis décadas depois, nenhum chegou aos seus pés. Nem perto. Tentam fazer diferente, mas falta o principal. A genialidade do do mestre! Pena que de tempos em tempos a sociedade elege governantes que não lhe dá o valor e respeito devido como monumento nacional e o deixa em estado de abandono. Isso sim é que deveria ser duramente criticado. O presidente que mais teve este cuidado desde de sua fundação e também do Palácio do Planalto foi o mesmo. Luís Inácio Lula da Silva. Um progressista. Os outros, os “patriotas”, conservadores liberais, trataram ambos com desprezo e desleixo. E tiveram a cara de pau de tecer críticas ao único que se preocupou com a manutenção e preservação do nosso patrimônio histórico.
O tal presidente teve tanto cuidado que a primeira coisa que fez foi descaracterizar o paisagismo com aquela estrela vermelha ridícula no jardim.
Até que enfim!!!! Pensei que só eu enxergava tudo errado em Brasília! A catedral é absurdamente quente! E aquele sol atravessando os vidros! Em Brasília, me desculpem, mas a única coisa boa é que é dividida em setores. Intrigante Brasília! Ô projeto de quinta!!!!
A arquitetura do Niemeyer representa bem o Brasil:
Inflacionada, disfuncional e autoritária.
No ponto, meu caro. No ponto!
@@MarcoTulio151 Né? Obrigado.
Perfeita observação
e também escroque e escrota!
Inaugura em um dia, fecha no outro para "reforma"! A ideia era custar caro mesmo, para endividar o país!
O Alvorada é lindíssimo! Ícone atemporal.
Brasília é um grande feito do século XX! Um símbolo da garra e do engenho do povo brasileiro!! Brasília é linda!! Pode até não gostar de Brasília, mas não tem como dizer que tem algo que se compare a monumentalidade da nossa capital! Alguns dizem que Brasília fez a nossa dívida externa aumentar!! Eu digo, bendita seja essa dívida!
Nao gosto muito do estilo modernista, e niemeyer mesmo fez varios projetos em outras cidades e em brasilia mesmo (a catedeal) que tem alguns erros estranhos, seja de acustica ou iluminacao, ou questao estetica mesmo. Mas nao da pra negar q tem sua beleza propria
Beleza própria? Para quem? Para os amantes do movimento modernista?
Nunca gostei do modernismo na arquitetura; um amigo meu disse que "a arquitetura modernista nada mais é do que variações sobre um tema de uma caixa de sapatos" e eu concordo plenamente. Tem outra coisa no Alvorada que faltou dizer: as moedas do espelho d'água que estavam lá desde a fundação de Brasília e o pastor da Michele passou a mão na cara de pau sem nem ser preso por isso.
Verdade kkkk
Desde mknha mocidade pensava sempre em calor...ventilacao....Mas Niemeyer era Deus.
Pela primeira vez vejo uma materia dizendo justamente o wue pensava...Agora aos 76 anos me sinto aliviado...de nao estar sozinho...
Linda a reportagem. Parabéns.
👏👏👏👏👏👏👏🤩🤩🤩🤩🤩
Obrigado por não mais me sentir tão alienado. Carioca que sou, nascido em janeiro 1956, assim como a pedra fundamental de Brasília... meu sonho aos 14 anos era de formar-me em arquitetura, mas aos 16 anos por completo desisti após a construção da "casa dos sonhos" de meus pais na novata Barra da Tijuca pelo Itanhangá no brotar dos anos 70...e, mesmo tendo sido construída e projetada pelo grupo associado à Odebrecht, que se preocupava em construir as obras faraônicas do regime militar (estranho que o grupo Bernardes ficou ostracizado, mesmo ele tendo projetado um elaborado projeto para o "Ministério de Guerra" que nunca saiu do papel. Venhamos e convenhamos...Brasília foi uma "cortina de fumaça" projetada prá JK, afilhado político de Getúlio prá exatamente fugir do Rio de Janeiro, DF e, mais especificamente de Carlos Lacerda que conseguiu na sua gestão de ter atualizado a "Cidade Maravilhosa" com o monumental e accessível "Aterro do Parque do Flamengo" e...tendo continuidade já com "la junta militar" o projeto de expansão de praia e "Calçadão de Copacabana" . Lembrem-se que Vargas planejou contra a vida de Lacerda pouco antes dele mesmo ter-se suicidado. Alguns anos depois, com desquites virando coqueluche, e a família brasileira se desmantelando ( tudo de acordo com a "cartilha comuna") disse à meu pai que ele construiu uma casa à custa de um lar que deixou de existir e, num tempo onde o auto-didata baiano Zanini (irônicamente...outro comunista que assola o país) construia mais orgânicamente habitações com técnicas da canoagem, vide os casarões dos famosos que brotavam pelas encostas do Joá.
Fica aqui...que EGO não constrói, apenas destrói ou mantém um bom tempo de sua vida bastante ocupado e preocupado perdendo tempo precioso de sua vida fazendo a cara manutenção de seu "habitat" que, por carecer numa melhor proficiência de um desenho industrial pragmático e bem mais econômico...coisa que poderia elevar o padrão geral de habitação "en masse"...mas, é disso exatamente do que o comunista raíz tem pavor e que venha a acontecer.
Todo mundo que vende ideias não quer que elas dêem certo porque senão ele não vai mais ter o que vender. Isso é verdade para todas as ideologias políticas, nenhuma delas presta.
Faço um convite para que venhas fazer uma visita a Indaiatuba e conheça as "soluções" arquitetônicas utilizadas nos condomínios residenciais que estão surgindo aos montes por aqui. Eu mesmo moro em um deles. As casas viraram todas "caixotes" de tijolos com teto em laje, todas com imensas e vistosas janelas de vidro. Todas elas grudadas umas às outras com zero de ventilação cruzada, alias, zero de ventilação qualquer que seja. Isso tudo em uma cidade com clima muito quente. Resultado, joga-se a responsabilidade de criar algum clima mais suportável sobre os ombros do ar condicionado. E dá-lhe custo de instalação e de conta de energia. Eu me lembro que quando criança, moramos em uma casa feito pelo BNH. Tinha um terreno mínimo razoável e vinham com um pequeno corredor lateral, oposto em cada casa, que garantia a circulação de vento. Já aqui, não sei se por preguiça, falta de imaginação ou medo de fazer diferente e desagradar, criaram verdadeiras estufas que, além de tudo, são feias. Quanto a Niemeyer, concordo contigo, cantado em proza e verso acabou por fazer verdadeiras monstruosidades que são belas, sem dúvida nenhuma, inovadoras ao extremo, mas inabitáveis, duras e cruas. Mas é Niemeyer que é como alho, ou se ama, ou se odeia.
Não vou me dar ao trabalho de detalhar, para mim, Brasília é a maior feiúra arquitetônica mundial.
Dinheiro público fácil.
E nós aqui, em 2024, querendo nos desenvolver tendo Brasília como Capital, fazer o que né?
Tudo ali se merece e se completa.
Brasília tem o aspecto de uma latrina fétida e imunda que não deveria existir!
O modernismo virou um dogma incontestável. Fiz arquitetura por um tempo, mas não conclui o curso, nas aulas de história e teoria da arquitetura o modernismo era um ícone inquestionável e de forma tantas vezes pedante considerado superior. Bom ver uma geração de novos arquitetos olhando para a arquitetura vernacular e histórica para trazer uma escala humana à arquitetura. Exemplo são a obra de Leon Krier, a proposta da Universidade de Notre Dame que é hoje a referência mundial no ensino de arquitetura clássica e tradicional.
@@edwinfickel9039 Tomara que essa proposta já tenha chegado às nossas faculdades e universidades. Tô cansado de ver edifícios que lembram caixa de sapato e ser obrigado a achar lindo
Moderno virou o novo academicismo
@@DenisBatistaBezerra-ku3kf perfeita observação!
A verdade é que a superficialidade bestial da classe média brasileira em relação ao modernismo levou nossas cidades a uma arquitetura minimalista, que, na prática, é uma forma elegante de se referir à pobreza estética. Além disso, o desprezo pela arquitetura clássica e colonial resulta em paisagens que são desconfortáveis tanto visualmente quanto fisicamente. Com o tempo, os custos de manutenção dessas construções superam em muito o que foi economizado na construção inicial.
👏👏👏 projeto de quinta sim ¡ singelo nem um pouco srssrsrs un abrazo amigo, que bueno que volvieron 😉💪🧉🇦🇷🇧🇷
Total projeto de quinta... Assim como a Catedral onde é impossível ficar por muito tempo devido à acústica péssima...
Lindo? Maravilhoso!!!!
Funcional? Nem um pouco....
Exatamente. Belíssima, mas... A manutenção dela é outro terror.
Acustica é bem ruim mesmo kkkk tem uns projetos dele em Paris q os franceses odeiam
Sou do time que ama o Niemeyer. 🫶
"Lindo" é uma palavra muito forte, kk.
É um retângulo achatado de vidro. Não representa a verdadeira arquitetura brasileira.
O que vc define da arquitetura brasileira
Niemeyer criou prédios do tamanho da sua vaidade, não pensou em nenhum elemento de bem estar, apenas aparência, e que a construtora se vire pra por isso em pé, desde que tenha dado lucro pra ele e propina para quem o contratou...
Nunca vi um comentário tão desrespeitoso igual ao seu! Niemeyer é simplesmente incrível, sua obra é arte e história. Respeito é bom e todos gostamos.
Ele projetou como funcionário público da nova cap. Ganhando um salario
que b0sta de opiniao
Acho que é um dos projetos mais bonitos dele, mas percebi que ele não trabalhou com os "apartamentos" que geralmente os palácios possuem, com uma mini cozinha, uma ante sala e tal. o princípio de um palácio é que a área privada tem q ser completamente independente da área de cerimonial do palácio. Se perceber, o projeto pega muitos elementos e os erros que o próprio palácio se São Cristóvão já tinha. Nesse quesito, o Palácio das Laranjeiras (que era a residência oficial antes), ganha dele.
A residência do presidente é exatamente um apartamento grande, com todas as dependências, na ala norte do 2o pavimento. Na ala sul ficam os quartos de hóspedes, com infraestrutura de hotel. No térreo a ala norte é de trabalho, com escritórios, secretaria, biblioteca e reuniões. A ala Sul é de recepções oficiais, com o salão de festas, a sala de banquetes e a cozinha. No subsolo, ao norte o acesso diário, segurança e apoio dos escritórios. Sob o Hall, auditório jogos e ao sul, depósitos, almoxarifado e apoio da cozinha. É perfeitamente possível morar nele e nunca ir aos setores públicos. Somente a piscina e seu alpendre ficam realmente a uma caminhada de distância.
@@marcoromanelli6000 nossa vlw pela explicação. Desculpe a minha ignorância quanta a organização dos espaços, mas é que ainda não havia encontrado uma planta ou imagem que especificasse a existência de uma cozinha no primeiro andar, somente uma no subsolo, com equipamento industrial para banquetes. Quero muito conhecer o Alvorada mais a fundo, então se tiver uma indicação de leitura com esses detalhes ou uma planta mais atualizada, me ajudaria muito. Desde já, meus sinceros agradecimentos :)
@@marcoromanelli6000 Ah e já vou pegar sua descrição para aplicar num projetinho meu rsrs
Eu não conheço nenhum tipo de arte com estilo modernista que seja agradável.
Reclamar do conforto ou custo de manutenção de um palácio é como reclamar do conforto e custo de manutenção de um carro de fórmula 1. O palácio precisava apresentar para o mundo uma nação moderna, muito diferente da imagem de país agrário. E o Brasil foi, por um tempo, um exemplo de modernização e pujança. É claro que mesmo à época o custo e as características modernistas levantavam críticas mas, assim como colocar ar-condicionado num F1 tiraria dele a função primordial, a aposta no diferente e ousado para época era uma forma de projeção do país.
O Alvorada é a jóia da coroa do complexo arquitetônico de Brasília! Goste ou não, ele imprime as potencialidades da nossa gente, o impacto de quem chega é inevitável! Coisa linda! haha
Obra prima da arquitetura modernisma mundial. Viva Niemeyer
A construção de Brasilia foi o começo da roubalheira, deixou vários políticos bem contentes e o povo POBRE.
Comentários excelentes. As autoridades brasileiras sempre mostraram que são mais amigos do oba-oba do que da funcionalidade. Por trás disso está a ganância e a negligência. Haja vista que Brasilia é desprovida de uma coisa muito simples: bancos e calçadas para pedestres. O pedreste tem que ficar em pé longas horas em um evento porque eles não existem. Só os da parada de ônibus. Uma simples cidade do interior tem mais bancos do que Brasilia. Por outro lado, em época de chuvas o pedestre tem que atravessar grandes áreas de gramado, pisando na lama, porque não existem calçadas. Muitas vezes têm que caminhar na rua onde passa o trânsito também porque não existem calçadas para se proteger. Como bem demonstra quem projetou o Brasília Shopping, Brasila foi feita "nas côxas".
Para mim, não é uma cidade, e sim, um monumento da ignorância de um gastador irresponsável. Enfim, o dinheiro não era dele, e sim, dos pobres brasileiros. Deveria pagar com seu patrimônio pessoal.
Valeu o tema e o vídeo.
O que me incomoda nessa obra é a falta de simetria e as divisórias dos vidros, par mim fica uma imagem muito poluída
Gosto mais de casas que tem características greco-romanas do que modernistas.
Deus me livre, são as mais cafonas de todos! A maioria dos prédios em estilo greco romano feitos hoje em dia são horrendos, parece loja da Havan.
Prefiro neo-romanesco
Eu também!
Você NUNCA moraria numa verdadeira casa greco-romana, o problema é esse kkkkkkkk
Eita! Acabando com Niemeyer! 😅
Eu acho que na obra de Niemeyer tem mais coisas feias do que bonitas. Um exemplo é o museu do olho em Curitiba e o Memorial da America Latina em SP, que coisas horríveis!!!
O " Museu do Olho" é uma obra prima se comparado ao Museu Nacional,o Teatro Nacional e o Centro Cultural de Goiânia, que por sinal repete a estética inóspita de Brasília: um edifício modernista acompanhando de três aberrações de concreto; uma meia esfera semienterrada cujo acesso se dá pelo subsolo; uma espécie de silo e uma pirâmide torta. Todo o conjunto de edifícios com acessos por rampas e apenas um possui janelas. Construídos em um imenso terreno longe de tudo, separado da cidade por imensas avenidas, rotatórias e viadutos. Impossível chegar caminhando. Todo o complexo pavimentado com centenas de metros de concreto sem árvores , jardins,nem sequer uma floreira ou um banco. Todo o calor sufocante de Goiânia refletindo na imensidão de concreto.
Niemeyer nem deveria ser considerado arquiteto.
Lixo de comunista que se aproveitou do dinheiro público para fazer o que o comunismo é: uma aberração estética.
Não acho esteticamente feio, porem fica muito aquem para um projeto ambicioso de uma capital de um país tão grande quanto o Brasil, e por dentro é muito simples nada se asemelha a um palacio.
Gostei. Muito bom
nao passa de um galpão sem telhado com divisorias , nao tem o principio básico da aquitetura: forma e função . Concurso em que o organizador e jurado foi o vencedor , pampulha ,oca, copan , cupulas do congresso , marquise , niteroi ,memorial AL etc só vai mudando de perpectiva é sempre a mesma obra .
Show ! É uma imensa bosta mesmo ! Daquela arrogância que o analfabeto funcional se orgulha por não ter noção do básico e venera por ser absolutamente limitado e hipócrita!
Perfeito seu comentário 👏🏻
Às vezes, parece que não gostar de Niemeyer é quase um sacrilégio, já que a ideia de que sua arquitetura é bonita foi amplamente disseminada. Mas, pessoalmente, acho o modernismo dele feio, disfuncional e até desumano em alguns aspectos. Quando comparo com obras tradicionais, como o Museu do Ipiranga, que são realmente imponentes e cheias de beleza clássica, dá até vergonha.
Brasília toda é um projeto de quinta
Antigamente se dizia: "O papel aceita tudo", hoje, com alcance muito maior, podemos dizer: "O teclado aceita tudo". Que horror!
Brasília é linda, mas eu tenho uma ideia polêmica para os arquitetos brasileiros, precisa de uma reforma, está na hora de fazer um novo concurso nacional para repensar Brasília, preservando as ideias originais mas trazendo para o século 21, hoje a esplanada dos ministérios não acomoda a administração pública até está em dezenas de prédios alugados, logo precisa de novos prédios e uma reforma profunda, criando oportunidade de estar a cidade mais bonita e corrigir os problemas do modernismo, criando prédios mais funcionais.
Pelo espaço até existe, Brasília tem muitas opções, mas tem que romper alguns dogmas, pois não adianta preservar algo que não é funcional e custa caro.
Niemeyer também já tinha feito o Mangabeiras em BH para o Juscelino
Para construir Brasília JK rapou todos os fundos de previdência existentes! Foram à falência IAPI; IAPC & Cia. !
Li algumas matérias a respeito do custo de construção de Brasília e elas dizem que, pelos valores atuais, seria equivalente a U$83 bilhões.
Dinheiro que o Brasil não tinha na época e nem tem ainda hoje...😂
Um crime lesa pátria, na minha visão.
O prédio do STF é uma minicopia do palácio do Alvorada. Feioso é com falta de criatividade.