Fabio Akita já diria, seu entusiasmo com IA é inversamente proporcional ao seu entendimento sobre ela. Não significa que não é um avanço incrível que estamos vendo nascer, mas está muito longe do que tem algumas pessoas pregando ("Chat GPT 4 tem o QI igual de Einstein, imagina o Chat GPT 5)
engraçado como ainda não é o que as pessoas pensam, mas também não podemos subestimar seu potencial como muitos fizeram no início da internet. Alguns diziam que era uma moda passageira e olha onde estamos.
Mas a progressão n é infinita, e isso aconteceu em outros campos da tecnologia, um exemplo disso é que já chegamos no limite da lei de Moore (capacidade de processamento). Quando falamos de AI, temos dois gargalos, o limite de material produzido para alimentar os treinamentos. A humanidade não inova e produz novos conhecimentos tão rápido assim. E a capacidade de produção de energia elétrica para suprir os servidores. Só pra terem noção, era pros EUA terem desligado plantas de energia a carvão, mas não fizeram por conta do boom da AI.
@@clarabatt Não é, mas ainda existe amplo espaço para progressão, a meta esta investindo em energia geotermica e a MS em pequenos reatores nucleares, então esse problema está tomando atenção o primeiro é realmente um problema, mas não tanto assim, algoritmos melhores podem fazer mais com o mesmo banco de dados, uma vez que a tecnologia evolui pode se fazer mais com o mesmo banco de dados, além disso o esforço para fazer o labeling ainda é bem baixo, perto do que temos disponivel em material, IAs podem ser usadas para rotular mais dados, disponibilizando ainda mais dados para treinamento.
38:11 Elba só um ponto, Machine Learning é uma área de IA. IA é um termo guarda-chuva que abrange as tecnologias que tentam imitar a inteligência humana, então Machine Learning, Computação Preditiva, entre outras, é tudo IA.
Acho que o ponto é que as empresas fazem marketing como se IA fosse uma coisa nova e revolucionária, nunca antes feita, quando na verdade é tecnologia que já existe há um tempo, que já temos contato já há um tempo, em continuo aprimoramento
@@diegomagnoloiola As empresas fazem marketing como se IA fosse uma panaceia pra qualquer problema, o público em geral não cai e nem é bombardeado tanto por isso, mas nas soluções empresariais, mds como eles abusam da palavra IA pra vender qualquer disgrama
Ele falando que pac-man tem ia quando os personagens foram pré programados pra fazer algo específico é leigo pra K7 viu kkkk tem um abismo de diferença entre durante a programação do jogo vc programar um personagem pra fazer alguma coisa específica como os caminhos que segue e o personagem sem programado de forma que haja margem pra ele tomar uma série de decisões.
@@ramonbelchior199 ele não comparou a pré programação de Pacman com IA, mas que o que foi anunciado como o Boss de IA da NVidia não faz nada que caracteriza como IA, sendo muito mais próximo a programação que já existe desde dos primórdios do videogame
@@diegomagnoloiolaNão. Ele literalmente diz que a IA esse modelo de IA já existe a 40 anos após citar como exemplo os fantasmas do pac-man. Mas aquilo não é IA. São coisas pré programadas dentro do próprio código do joho. Não que a parada da nvidea seja diferente, mas uma besteira não anula a outra.
É impressionante como nomenclatura é algo que importa tanto pro mundo. Faço Ciência da Computação e tenho um professor que fica muito bravo quando nós alunos falamos "IA" ou inteligência artificial. Nunca entendi muito o porque dele ficar tão nervoso até eu começar a ver o termo aparecer na mídia e na boca das pessoas que eu convivo que não são da área. O negócio é que quando alguém que sabe do que tá falando diz a sigla "IA" ou ela tá falando da grande área da computação "inteligência artificial" (como sitemas operacionais, engenharia de software, etc.), ou é pra encurtar algo do tipo: "um algorítmo de deep learning, que usa a arquitetura transformers blablablablabla...". O problema é quando a mídia e os grandes setores de marketing começam a espalhar esse jargão pras massas (cuja maioria não entende/não conhece os conceitos da área). Daí é fácil pras pessoas associarem que IA = Tecnologia mágica que faz tudo. Junta isso com o fato de que as pessoas são fascinadas por coisas da moda e com clickbaits sensacionalistas do tipo "a IA vai roubar o seu emprego!!!" e pronto, você tem o caça níquel perfeito baseado numa onda de desinformação e exagero em cima de uma coisa que boa parte da população não faz idéia de como funciona.
Opa Elba, desculpa se isso for interferir com vc anunciando o patrocinador, mas o Senai tem um curso gratuito explicando sobre a indústria 4.0, eu recomendo para quem estiver interessado na área. Eu também recomendo o técnico em mecatrônica no SENAI que é gratuito e presencial se você passar em um vestibular bem simples (saporra é melhor que uma faculdade, sério)
Sou programador e trabalho com IA a mais de 10 anos. Posso afirmar com certeza que não concordo com o Elba, pois ainda não vi o vídeo (afinal, fazem 12 minutos que ele foi postado)
A boa verdade, é que inovação custa caro e nenhuma empresa quer arriscar perder dinheiro. Há anos, empresas ditas inovadoras, só tem jogado seguro em seus lançamentos (Apple, Samsung e montadoras), e boa parte delas, tenta se valer de uma memória curta de usuários para lançar algo mostrado décadas antes. Hoje se percebe, nenhuma quer se mexer, e só lançar o material requentado de anos anteriores, ou tirar um recurso e só trazer de novo anos mais tarde como inovação.
Pois é, cara. Lembra quando o Steve Jobs era vivo e a Apple inovava todo ano? Agora a Apple lançou UMA inovação nos últimos 4 anos, e só fez isso porque foi obrigada pela União Europeia!
Sou da área criativa e tudo que eu vejo sobre são dois pontos, primeiro que ao que aparenta midjourney, a aplicação de fazer musica, etc, são criada pessoas frustradas que por algum motivo queriam fazer aquilo mas por frustração simplesmente desistiram e não persistiram no aprendizado, a maior prova disso e ver algumas entrevistas que esses CEOs dão, a ultima que vi foi da Open Ai e ele fala exatamente isso, basicamente mostra que ele não entende o processo e o quão prazeroso é você finaliza algo que você tentou fazer por tanto tempo e não dava certo e agora conseguiu com toda a bagagem que você adquiriu com o tempo. O outro ponto é aquilo você menciona no vídeo, sucateamento de trabalhos criativos, a final de contas porque vou pagar um artista (ilustrador, animador, roteirista, etc ) que vai me cobrar o preço justo dele por todo o esforço que ele vai colocar, porem pra essas empresas "é caro", se eu posso usar essa aplicação treinada sem autorização usando o trabalho do artista X que me cobra um valor ínfimo se comparado, e não estou dizendo que pra essas empresas o que um artista cobra é o suficiente para a empresa ir falência por pagar o justo, basta ver a Coca Cola fazendo propaganda de natal utilizando essas ferramentas, não é como se eles dependessem disso pra continuar vendendo. Ai vem o dilema pra gente, ou eu cobro um valor que não cobre os custos que eu vou ter pra tentar passar o mês, ou fico sem dinheiro algum e não pago nenhuma das minhas contas.
Salve! Para quem se interessar mais pelo assunto, recomendo muito o livro "The Atlas of IA", que se aprofunda na discussão dos usos atuais e potenciais de inteligência artificial, bem como os seus custos físicos e potenciais riscos econômicos e sociais. O livro inclusive cita o turco mecânico, mencionado pelo Elba, assim como a Eliza. Dito isso, dizer que chatgpt e midjourney são "mais parecidos com machine learning" é um pouco estranho, porque eles são uma forma de deep learning sim. Não posso especificar muito sobre o midjourney porque nunca trabalhei com aprendizagem de máquina voltada para imagens, mas o chatgpt é um large language model que conta com aprendizado supervisionado. Dito isso, é inegável que esses dois em específico tem problemas éticos com o seu treinamento, mas a academia tem utilizado modelos para fins interessantes, como no caso da pesquisa da professora Lorena Barberia. Outra coisa interessante é que o termo inteligência artificial carece de uma definição com consenso completo, o que complica muito a discussão e permite que essas empresas chamem qualquer coisa de IA kkkk
Tenho um conhecido que fez uma grana com o "CriptoCars" e similares. Comprou um carrinho usado, reformou a casa e fez um curso ensinando a usar o joguinho. Deu uns 2 meses, o jogo saiu do ar e a galera que comprou o curso ameaçou ele de "colocar pra dormir por tempo indeterminado".
Acho que "quarta revolução industrial" é um termo justo pq vai existir uma diferença enorme de como ela é usada hoje e do quanto ela vai influenciar em produtos daqui 10 anos. Parabéns mais uma vez pelo vídeo Elba.
Estou procurando um ar condicionado para comprar para o escritório. Aí vi os modelos da LG com IA. Fiquei pensando como seria a IA para controlar a temperatura de um ambiente.
Sabe o que é pior, se for um ar condicionado inverter, eles provavelmente implementaram um sistema de controle PID (um dos sistemas de controle mais simples, antigos e funcionais que existe, mas que começou a ser desenvolvido no século 18 com os governadores de máquinas a vapor como controladores proporcionais) e estão chamando isso de inteligência artificial.
Até existe formas de implementar uma "IA" pra ler o ambiente, ligar quando você está lá e talvez escolher a temperatura de acordo com o clima no dia, mas a palavra ar-condicionado inteligente foi substituído por ar-condicionado IA
Ao meu ver, IA pressupõe aprender a lidar com o problema SOZINHO, logo, Machine Learning é IA sim, porém concordo com o Elba quando ele diz que tudo virou IA porque virou marketing do momento, até ar condicionado agora "tem" IA.
Muito bom. Elba poderia fazer um grupo guia sobre como se manter informado sobre essas novas tecnologias, de forma a não cair em muitos caôs, mas saber coisas como que a Amazon abandonou a Alexa e o porquê
Uma vez meu professor zoou cursos online que prometem do zero ao Full Stack pq no tempo dele Full Stack era o cara q já tinha trabalhado com tudo e vinha depois de ser sênior , mas hj em dia qualquer mlk de 20 anos pode aprender Java e javascript nunca trabalhou na vida e se diz Full Stack
Eu estava sem ouvir a expressão "Internet das coisas" literalmente desde 2016, quando eu estava no ensino médio pagando a matéria de geografia - globalização. Ouvir isso me desbloqueou essa memória do nada kkkk
NFT é igual album de figurinha, só vale inteira e duram a validade daquela coleção, depois perde valor e tem no maximo valor ilusorio hipotetico nostalgico
Antes falavam, que a quarta revolução industrial era trabalhar em casa, por exemplo, quem trabalha programando windows, isso é evolução, mas não industrial
Resumindo: a 4ª Rev.Industrial já começou, mas vc lendo isso n vai colher os frutos dela até que caiam na mão do público, e se em algum momento vc sentiu que tinha essa tecnologia, vc foi iludido pela economia
Eu vi essa parada do chefão que aprende conforme jogam contra ele, se adapta, foca o healer e/ou inimigo com menos vida e faz estratégia pra melhorar a luta contra players... Na hora pensei até "humm, bacana", aí assiti esse vídeo e pensei "é, eu nem parei pra pensar"... Kkkkkkkkk
O sistema de pac man realmente acho impressionante para época pois conseguia rastrear o jogador na tela, porém no mario kart 64 os inimigos não coseguiam laçar cascos apenas os jogadores de p1 a p4, apesar disso o casco azul foi implementado nesse jogo, mas só aparti do mario kart de game cube que os inimigos podem lançar cascos. Muita gente confude visto que os cascos que você joga volta para você. Mas eu acho que você tava se referindo ao didy cong racing de N64 que tem uma ia mais eficiente.
Elba falando de "gourmet" que não é bem Gourmet... Elba falando de "ia" que não é bem IA... Agora falta o vídeo do Elba falando do "importado" que não é bem Importado para fechar a trifecta da perda do sentido dos nomes 😂😂😂
não sei se lhe seria de agrado, mas tem uns video de gente julgando carta feita por ia de magic. Assistir sua avaliação de tais cartas seria no minimo extremamente engraçado
25:40 não é uma opinião do computador, o computador não gera um código pra saber oque é uma bola de tênis. Machine learning é uma formula matemática estatística, ele vai pegar um monte de imagem marcado como bola de tênis ou não bola de tênis. Ai quando você mostra uma bola de tênis, ele vai calcular quantos porcento a sua imagem é próxima das imagens de bola de tênis que ele tem no banco de dados, se der acima de 90% por exemplo ele fala que a sua imagem é uma bola de tênis. É por isso que machine learning até pouco tempo não sabia a diferença entre cookies e chiuauas ou a diferença de pão de forma e bumbum de corgi (e isso daria um vídeo de 15 minutos muito bom), a porcentagem dava muito próxima.
Acho que um ponto válido é pensar não somente no fim, mas no processo para ele. Por exemplo: apertar um parafuso com uma chave de fenda e apertar com uma parafusadeira. Ambos resultam no mesmo fim, mas a qualidade e trabalho são distintos. Assim como no exemplo do Photo Finish (acho que é esse o nome). O resultado pode até ser o mesmo, mas a técnica usada é diferente, e isso resulta numa diferença de qualidade também. Claro, no fim, é uma foto montada num aplicativo. Mas a facilidade e qualidade destaca o que o avanço, nesse caso específico, do mundo de IA está trazendo
De fato 80% de quem não entende de programação e robótica acham que I.A. se resume a ChatGPT, Gemini, etc. e também acreditam que essas ferramentas irão tirar empregos de publicitários, marketeiros, etc… Essas ferramentas são iguais ao Excel, Word, AutoCAD que auxiliam e podem “”automatizar”” tarefas mas não podem substituir humanos no trabalho por diversas razões….e depois do processo que o OpenAI está sofrendo então…baixou um pouco a bola
14:50 eu já ouvi de especialistas na área que o lance da loja da Amazon necessita de humanos para avaliar o aprendizado, do jeito que noticiaram pareceu que os humanos é que faziam o trabalho duro e pelo que ouvi eles faziam o processo de avaliação das respostas da IA, que é um passo comum desse tipo de procedimento.
@FazendoNerdice a acho que não vi eles admitindo isso, é que eu lembro de ver um vídeo do meteoro Brasil com a Mila laranjeira, uma cientista e divulgadora, falou que seria um trabalho de supervisão de treinamento, até citou que se caso a IA não reconhecesse as compras aí que pessoal ajudava a finalizar a compra. Ela enfatiza que existe muito trabalho humano e geralmente precarizado para esse tipo de operação e vendem como se fosse mágica tmb
Ah, mas admitiram: www.theinformation.com/articles/how-amazons-big-bet-on-just-walk-out-stumbled gizmodo.com/amazon-reportedly-ditches-just-walk-out-grocery-stores-1851381116
Mal aí, bati cedo no enter, faltou a terceira fonte: www.theguardian.com/commentisfree/2024/apr/10/amazon-ai-cashier-less-shops-humans-technology Mas basicamente, o PLANO da Amazon era que humanos revisando as compras fossem a exceção, a métrica que eles queriam chegar era 50 revisões a cada mil compras. Acontece que NA PRÁTICA, isso não rolou, e todas as compras precisavam ser revisadas, e a Amazon cancelou o projeto inteiro.
Vai ter muita gente falando isso, mas vapor é coisa da segunda revolução industrial. Trem a vapor você pensa em era vitoriana. Na primeira eles usavam engenhos movidos a água corrente para movimentar as máquinas. Isso limitava o local onde podiam ser construídas fábricas. Com o motor a vapor a fábrica podia ser construída em qualquer lugar, inclusive no meio de bairros populosos, liberando gases tóxicos no meio de aglomerados.
Pra mim essa fissura por IA tá fazendo eu passar longe de várias empresas, se o marketing fala que usa inteligência artificial como ponto diferencial, eu já olho torto e passo reto
sobre a frase do "se um serviço é de graça vc não é o consumidor, vc é o produto", gosto de softwares de código aberto justamente por isso. A maioria são softwares de graça e q quando da qualquer merda alguem faz alguma versão (faz um fork) do mesmo software sem a coisa que não gostam. O audacity mesmo que vc comentou no vídeo, eu não sabia sobre minerar bitcoin, mas lembro que teve uma treta quando eles adicionaram algo pra coleção de dados que era opt out, aparecem um monte de fork do audacity sem essa coleção de dados. O lado negativo é que softwares de código aberto normalmente são feitos por poucas pessoas então tem uma chance maior de serem descotinuados do que um software que foi feito pra lucrar.
Elba, não sabia disso do Audacity, você recomenda algum outro software para editar áudios, de preferência compatível com os arquivos do Audacity para poder editar os projetos antigos?
Eu li algo sobre isso do pac-man da ia dos inimigos O vermelho ele é o que procura o caminho mais curto para chegar você O rosa sempre vai tentar te cercar O amarelo é o perseguidor Ele sempre vai atrás de você direto E o azul ele não tem uma programação específica ele só tem o mapa e a função de andar por ele
2016 joguei um hack ROM de pokémon que os caras mexeram e na IA dos oponentes pra ela prever que vc vai trocar de pokémon(pq o seu tem desvantagem de tipo, ou não ter golpe super efetivo) e a glr chama de "super IA" um bicho que faz o óbvio kkkk
Inteligencia artificial é só quando o computador faz algo, independente do que for sem receber input DIRETO do usuário. A inteligencia artificial vai ter várias métricas que são atualizadas por frame geralmente ou algum sistema de update qualquer e calcular uma ação dependendo do estado atual do sistema. É SÓ ISSO. Sisteminha em jogo que muda a fala de um npc dependendo se o jogador fez coisa X ou Y é inteligencia artificial.
Queria complementar pra galera aqui sobre as diferenças fundamentais em como uma Eliza e um GPT funcionam e sobre parada do chatbot. Não to aqui pra defender bilionário, só quero explicar a tecnologia envolvida e as possibilidades dela. Um deep blue, por exemplo, que ganhou do Kasparov lá em 97, o programador pegava o input do board, batia com um banco de dados com todas as jogadas possíveis e com uma estatística de probabilidades de cada uma delas predefinidas e então rodava numa equação pré-programada pra decidir, baseado nas jogadas atuais, qual a melhor próxima jogada. Isso tudo pré-determinado, ou seja, se o Kasparov continuasse jogando contra, eventualmente ele iria superar o deep blue. Nesse meio tempo surgiu tecnologias, além do Machine Learning que o Elba falou, que levou bases da biologia pro digital como redes neurais e algoritmos evolutivos. Graça a isso, hoje um programador só entrega o banco e "blocos fundamentais" que são operações matemáticas pro algoritmo, esse gera "individuos" que são sequencias aleatórias dessas operações e essas vão determinar como ler o status do board, quais as estatísticas de probabilidade do banco, e qual a equação pra determinar a melhor próxima jogada. Então vc cria vários desses indivíduos numa "população" e colocam eles num torneio, os que performarem pior são eliminados, os que performarem melhor continuam pra próxima geração e geram variantes descendentes deles e novos indivíduos aleatórios são adicionados pra preencher o espaço e manter a população dinâmica. Depois de milhares e milhares de geração a gente tem um algoritmo capaz de jogar xadrez efetivamente. Tá mas não dá no mesmo porra? No fim os dois jogam xadrez né? A resposta é que nada impede que essas interações continuem acontecendo, inclusive a cada input humano. No caso se o Kasparov jogasse contra uma dessa, a mesma poderia continuar iterando e adaptando a cada partida, evoluindo e assim, manter-se ganhando. E com a Machine Learning lá que o Elba falou, vc pode trocar o torneio de xadrez por outra coisa que tu consiga definir um "certo" e "errado", por exemplo, rotas de transito. E no caso do GPT, por mais que sim ele foi criado como um autocompletar, o modelo dele é tão grande que ele consegue se adaptar a novas tarefas, como lidar com imagens e som, tanto entrada como saída. O seja, ele pode a cada interação ir adicionando novas "leituras de board" e "melhor próxima jogada". Eu sou programador e já tá bizarro tu subir os arquivos de um projeto lá e o negócio descrever e documentar efetivamente todos os usos de cada objeto e função. E isso não foi algo que ele foi criado pra fazer, foi uma adaptação gambiarra ali. Pensar? Nem fodendo, mas ser só um chatbot aí é exagero. O chat gpt é aquele metafórico macaco que tecla infinitamente até digitar todo o conhecimento da humanidade MAS que aprendeu correlacionar dados e informações. E sim, vivemos num sistema capitalista e tudo isso foi feito expropriando os trabalhadores
Aí sobre a parte da nvidia lá do identificar o oponente num jogo, a graça é que não é que eles inventaram uma fórmula de aggro, mas que vai dar pra fazer um cálculo de aggro que se adapte a cada equipe, um desenvolvedor que capriche pode manter uma dificuldade que se adapte melhor a quão bom ou ruim é o jogador sem ter que adivinhar ou rodar infinitos playtests pra refinar isso
@@viniciussilvadeoliveira628 é um meio termo entre uma receita de bolo e uma inteligência, note que é um espaço BEM amplo, kkkkk. Vamos dizer que é uma máquina de raciocínio matemático, ela não sabe o que é verdade ou mentira, você alimenta ela com coisas "certas" e "erradas" e ela descobre matematicamente novas formas de chegarem nessas conclusões através da força bruta, tentativa e erro. Isso é um passo pra chegar mais perto da inteligência, mas ainda falta bastante coisa e aí os marketeiros safados vendem como se a gente tivesse chegado no skynet.
O que eu fico mais bolado é com essas empresas que automatizam atendimento e falam que é IA. Sendo que é só a boa e velha "secretária eletrônica" do tipo: Olá meu nome é Fulaninho, a IA da Empresa, digite 1 para ..., digite 2 para... 🤬🤬
Se você não programa dificilmente vai entender o quão bom esses chatbots são, a programação é uma boa demonstração de como são incríveis. E não, chatgpt não é um mero machine learning, o chatgpt usa o estado da arte no desenvolvimento de IA que são os modelos transformers que são algoritmos de deep learning, que por sua vez são modelos mais complexos que os algoritmos de machine learning, usam várias camadas que interagem entre si para o aprendizado, com algoritmos de atenção, etc. Eu entendo a reclamação sobre casos da Amazon e gente forçando IA em tudo para vender, mas sobre o gpt por exemplo só parece coisa de velho ranzinza (eu sei porque eu sou também, mas em outros ambitos), kkkkk Quase tudo hoje na internet usa IA, mas sem o alarde, o google usa IA no sistema de buscas, e funciona de maneira ótima, o youtube usa para o sistema de recomendação, sistema de reconhecimento facial, sistema de reconhecimento de digital, sistema de reconhecimento de voz, e por ai vai. E sim, é tudo IA, IA e suas ramificações, como machine learning por exemplo, mas é mais interessante comercialmente usar IA do que dizer "esse aqui é um modelo de redes neurais adversárias generativas", não é? E eu bem que queria concordar que o plano maléfico por trás do Chatgpt fosse só usar o "consumidor" como produto, dessa vez acho que é pra substituir força de trabalho mesmo por uma que não descansa, não tira férias, não recebe salário, não reclama e no futuro (divergências sobre quanto no futuro) trabalhe por 10, 50 humanos.
Talvez o Chat GPT realmente seja INCRÍVEL pra quem programa. Afinal de contas, as pessoas que fizeram ele sabem programar. Mas pra outras profissões...
Ele é incrível, mas não porque foi feito por pessoas que programam, mas pela maneira que funciona, a programação só é uma ótima maneira de demonstrar esse potencial que pode ser aplicado a qualquer área limitada aos próprios limites atuais da IA é claro, mas também da criatividade da pessoa. Eu demorei dezenas de horas para escrever um script para pegar uns dados no google scholar um tempo atrás, precisei fazer novamente para outro contexto e resolvi usar o gpt para me ajudar, fiz em minutos. Concordo com você que o mercado saturou a palavra IA, mas é fato que os grandes modelos de linguagem são incríveis, mas estão a infância também, acredito que o que está por vir é bem maior, progressão geométrica.
Muito obrigado! Eu ia escrever um textão, mas alguém fez isso antes. Um adendo embora algumas ferramentas sejam incríveis, o rei realmente está nu ou pelo menos de cuequinha, pq a sensionalização em cima de IA é maior do que o potencial de uso dela, e falo isso com propriedade, pq vejo isso do lado de dentro de uma empresa que trabalha com IA.
Entendi perfeitamente o ponto de vista do Elba sobre inteligência artificial, mas discordo em parte. 😁É claro que a tão falada inteligência artificial, como o ChatGPT, não pensa de fato, mas faz associações de palavras para responder da melhor forma possível. De forma bem simplista, podemos dizer que nós, humanos, funcionamos de maneira semelhante quando nos limitamos à função básica de comunicação. Por exemplo, se alguém nos ajuda, a resposta mais adequada que 'selecionamos' automaticamente é 'obrigado', independentemente do idioma.
O Neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis explica em um podcast bem o porquê essas IAs generativas não são de fato inteligentes e nem irão roubar todos os trabalhos humanos, afinal, elas estão sempre olhando para o passado.
Pra quem é da época que tinha que ir no forum do babboo pra aprender um algoritmo ou melhorar o seu algoritmo, esperar resposta dos fodões etc a IA está sendo uma mão na roda.
24:18 cara, se mostrar um monte de imagens pra uma maquine e ensinar a identificar o que tem nelas e ela conseguir APRENDER a olhar pra novas imagens e vídeos e identificar os objetos dela não é inteligencia artificial eu juro que não sei oq vai ser, pqp machine learning é inteligência artificial
Cara literalmente, se vc digitar no google machine learning x inteligencia artificial vc vai ver que a definição é diferente no primeiro resultado. Quer ver como fica fácil entender? Na escola quando vc era obrigado a decorar uma fórmula ou um texto, não significava que vc aprendeu o seu significado e aplicação, vc no máximo decorou os números e palavras que existem ali e sabe reproduzir examente aquilo. Se sair qualquer coisa fora daquele padrão que vc aprendeu, vc se perde. Essa é a diferença de forma bem simplificada. O Machine Learning decorou padrões, mas ele não sabe aplicar aquilo de verdade, não existe uma inteligência artificial ali.
toda vez q eu iniciava a conversa com o ChatGPT eu chamava ele de Chat, dps de uns meses usando ele tbm começou a me chamar de Chat, o pq, não faço ideia
Se tivesse qualquer forma de automação que pegasse os key frames de uma animação e fizesse uma interpolação pra criar os frames de transição seria FODA.
@FazendoNerdice olhei aqui e parece que é exatamente isso. Mas é usado em games. Eu estava falando de animação quadro a quadro. Pelo que eu pesquisei ainda não tem esse tipo de ferramenta pra preencher.
@@joaobender3524já existe a um tempo, usaram em algumas animações antigas para transformar elas em 60fps, também já usaram em filmes com pessoas reais mas foi melhor implementado em animações, então já existe.
Tem, e nem é novidade! Eu assisti Star Wars Episódio 4 a 60 FPS mais de dez anos atrás! O filme foi filmado a 24 FPS. E eu duvido muito que a ferramenta usada pra gerar esses frames adicionais perceba a diferença entre um filme e um desenho!
A nomenclatura inteligência inclusive pegava o pessoal no mestrado. Depende do que a pessoa chama de inteligência mas no geral os algoritmos não oferecem soluções se ninguém for capaz de oferecer anteriormente, logo ele não realmente APRENDE, consumindo conhecimento e Re significando eles para solução de novos problemas. A empresa onde eu trabalhava fez um investimento de 500 mil dólares na api do chat gpt para fossem criadas rotinas de captação de uma maneira mais exclusiva e natural pra quem recebe, afim inclusive de não ser detectado pelos filtros de SPAM. Por mais que o texto gerado fosse legal, não demorou mto pra gente perceber que a variabilidade era até mais limitada do que os modelos pré definidos por pessoas. O número de e-mails que eram detectados pelo spam quando gerados pelo chat gpt ou pelos redatores também não teve diferença significativa. Em resumo, abandonou se o projeto, tava mais barato o pessoal do marketing escrevendo os modelos e teve um layoff legal pq o pessoal do board que inventou de rodar essa merda não ia perder dinheiro do próprio bolso 😂
No caso da Nvidia eu acho q seja pq o dragão n foi programado pra isso. Ele "aprendeu" a escolher o alvo com menor vida sozinho, n foi alguém q escreveu pra ele fazer. Mas pra deixar claro, é puro achismo meu, n sei se é assim q funciona mesmo.
po Elba realmente o cara falar q o dragão é o primeiro 100% com IA é de cair o c* da bunda, mas acredito que o processo de fazer toda a linha de codigo do bicho tenha sido feita com IA(nunca é 100% pq sempre tem alguem pra conferir). é muito mais o cara dizendo que a tecnologia é algo incrivel e unico pra cobrar o triplo como vc disse
No comecinho do vídeo o Elba cita alguém dizendo que ele é “uma vela reclamando da lâmpada.” Esse é um spoiler do vídeo. Mas, pqp, faz uns 5 anos que eu sempre volto pra ver essa vela reclamar. XD
Parabens pelo video Elba, você é o primeiro YTbr não tech a fazer um video falando com propriedade sobre essas IAs generativas, a maioria tem falado em tom de pânico. Top demais
Pelo que estudei há alguns anos, no caso de games, o "computador" em geral não é inteligente de fato. O que se usava eram artifícios e trapaças para que ele parecesse inteligente o suficiente para enganar o jogador. Talvez o que a NVidia tentou vender é que seria primeiro inimigo que não teve seu comportamento pré-programado dessa forma, e tem uma IA robusta. Agora, se é verdade, não faço ideia.
@@FazendoNerdice Verdade. E se for olhar bem, acho que nem faz sentido esse marketing. Se a máquina tivesse a IA treinada para valer ela venceria em praticamente todos os cenários. De qualquer forma precisaria de artifícios para nerfar a eficiência dela.
O que me espanta (na real, não) é que a pessoa emburrece usando IA. No trabalho, aconteceu de fulaninho não estar satisfeito com parte de uma frase em um documento e PROPOR PERGUNTAR o que o GPT achava melhor, usar 3 ou 4 palavras no texto...fulaninho é da tecnologia.
Não acho tão cringe falar “segundo o chat GPT”, da mesma forma que não vejo em falar “segundo o Google”. As duas são ferramentas que não pensam. Uma busca informações em sites a outra em textos. O chat gpt se preocupa mais em fazer sentido do que em estar factualmente certo, mas é a vida
É que o google é (bom, era) um compêndio de informações públicas e facilmente verificáveis, como a WIkipedia ou a Barsa. "Segundo o Chat GPT" é tipo "segundo as borras de café no fundo da minha xícara".
Na moral fica falando mau de IA é muito coisa de veio, e olha que sou veio e uso pra várias coisas, escrita, imagem, vídeo, pra mim IA é incrível,e estou amando essa evolução.
Eu quero ferramentas que lavem minha louça pra eu ter mais tempo de fazer arte e não ferramentas de fazer arte pra eu ter mais tempo de lavar louça.
Adorei a frase hahaha
So não pode falar isso e postar video usando usando arte de i.a com desculpa de veja bem como um certo careca ai
Já existe
Teve o termo da moda Smart também, tudo era smart, inclusive geladeiras e torradeiras
É verdade, eu tenho uma máquina de café smart aqui que é mais burra que um coador.
Fabio Akita já diria, seu entusiasmo com IA é inversamente proporcional ao seu entendimento sobre ela. Não significa que não é um avanço incrível que estamos vendo nascer, mas está muito longe do que tem algumas pessoas pregando ("Chat GPT 4 tem o QI igual de Einstein, imagina o Chat GPT 5)
Exatamente, mas é importante ter em mente o senso de progressão, mas atualmente IAs são ótimos auxiliares para diversos tipos de tarefas
engraçado como ainda não é o que as pessoas pensam, mas também não podemos subestimar seu potencial como muitos fizeram no início da internet. Alguns diziam que era uma moda passageira e olha onde estamos.
Mas a progressão n é infinita, e isso aconteceu em outros campos da tecnologia, um exemplo disso é que já chegamos no limite da lei de Moore (capacidade de processamento).
Quando falamos de AI, temos dois gargalos, o limite de material produzido para alimentar os treinamentos. A humanidade não inova e produz novos conhecimentos tão rápido assim. E a capacidade de produção de energia elétrica para suprir os servidores. Só pra terem noção, era pros EUA terem desligado plantas de energia a carvão, mas não fizeram por conta do boom da AI.
@@clarabatt Não é, mas ainda existe amplo espaço para progressão, a meta esta investindo em energia geotermica e a MS em pequenos reatores nucleares, então esse problema está tomando atenção o primeiro é realmente um problema, mas não tanto assim, algoritmos melhores podem fazer mais com o mesmo banco de dados, uma vez que a tecnologia evolui pode se fazer mais com o mesmo banco de dados, além disso o esforço para fazer o labeling ainda é bem baixo, perto do que temos disponivel em material, IAs podem ser usadas para rotular mais dados, disponibilizando ainda mais dados para treinamento.
38:11 Elba só um ponto, Machine Learning é uma área de IA.
IA é um termo guarda-chuva que abrange as tecnologias que tentam imitar a inteligência humana, então Machine Learning, Computação Preditiva, entre outras, é tudo IA.
Acho que o ponto é que as empresas fazem marketing como se IA fosse uma coisa nova e revolucionária, nunca antes feita, quando na verdade é tecnologia que já existe há um tempo, que já temos contato já há um tempo, em continuo aprimoramento
@@diegomagnoloiola As empresas fazem marketing como se IA fosse uma panaceia pra qualquer problema, o público em geral não cai e nem é bombardeado tanto por isso, mas nas soluções empresariais, mds como eles abusam da palavra IA pra vender qualquer disgrama
Ele falando que pac-man tem ia quando os personagens foram pré programados pra fazer algo específico é leigo pra K7 viu kkkk tem um abismo de diferença entre durante a programação do jogo vc programar um personagem pra fazer alguma coisa específica como os caminhos que segue e o personagem sem programado de forma que haja margem pra ele tomar uma série de decisões.
@@ramonbelchior199 ele não comparou a pré programação de Pacman com IA, mas que o que foi anunciado como o Boss de IA da NVidia não faz nada que caracteriza como IA, sendo muito mais próximo a programação que já existe desde dos primórdios do videogame
@@diegomagnoloiolaNão. Ele literalmente diz que a IA esse modelo de IA já existe a 40 anos após citar como exemplo os fantasmas do pac-man. Mas aquilo não é IA. São coisas pré programadas dentro do próprio código do joho. Não que a parada da nvidea seja diferente, mas uma besteira não anula a outra.
É impressionante como nomenclatura é algo que importa tanto pro mundo. Faço Ciência da Computação e tenho um professor que fica muito bravo quando nós alunos falamos "IA" ou inteligência artificial. Nunca entendi muito o porque dele ficar tão nervoso até eu começar a ver o termo aparecer na mídia e na boca das pessoas que eu convivo que não são da área.
O negócio é que quando alguém que sabe do que tá falando diz a sigla "IA" ou ela tá falando da grande área da computação "inteligência artificial" (como sitemas operacionais, engenharia de software, etc.), ou é pra encurtar algo do tipo: "um algorítmo de deep learning, que usa a arquitetura transformers blablablablabla...".
O problema é quando a mídia e os grandes setores de marketing começam a espalhar esse jargão pras massas (cuja maioria não entende/não conhece os conceitos da área). Daí é fácil pras pessoas associarem que IA = Tecnologia mágica que faz tudo.
Junta isso com o fato de que as pessoas são fascinadas por coisas da moda e com clickbaits sensacionalistas do tipo "a IA vai roubar o seu emprego!!!" e pronto, você tem o caça níquel perfeito baseado numa onda de desinformação e exagero em cima de uma coisa que boa parte da população não faz idéia de como funciona.
Gostei da thumb do vídeo, ta tipo "ELba, Robô" ou "O Nerde Bicentenário"
Um Simulacro Solene, só que pensativo ao invés de triste
14:58 os cara literalmente meteram um "Pepe! Já tirei a vela!" Do Chapolin
O Elba da capa do vídeo está pronto para participar do filme(que é tudo menos um filme) chamado Eu, Robô...... kkkkkkkkkkkk
14:50 - Tecnologia da Amazon era o "Pepe, já tirei a vela" hahaha
Opa Elba, desculpa se isso for interferir com vc anunciando o patrocinador, mas o Senai tem um curso gratuito explicando sobre a indústria 4.0, eu recomendo para quem estiver interessado na área.
Eu também recomendo o técnico em mecatrônica no SENAI que é gratuito e presencial se você passar em um vestibular bem simples (saporra é melhor que uma faculdade, sério)
Eu acessei o site do Senai e o curso é EAD, o que o torna ainda melhor na minha opinião. Agradeço pela sugestão.
Fiz o técnico em automação e realmente é bom, parte do 4.0 muito bem trabalhada
Terminei ele na pandemia e foi por lá que fiquei sabendo desse termo pela primeira vez, um dos poucos cursos EAD gratuitos realmente bons
Essa Thumb ficou absurda de boa sehloko
Sou programador e trabalho com IA a mais de 10 anos. Posso afirmar com certeza que não concordo com o Elba, pois ainda não vi o vídeo (afinal, fazem 12 minutos que ele foi postado)
e agr?
kkkkkkkkkkkkkk
E agora?
E agora?
E oq vc acha dele ter falado q machine learning não é IA?
Só eu que vi quarta e foi ver calendário achando que era quarta feira?
"O rei está nú"
16:04 tal qual uma inteligência artificial, eu imaginei imediatamente um turco consertando um carro
A boa verdade, é que inovação custa caro e nenhuma empresa quer arriscar perder dinheiro.
Há anos, empresas ditas inovadoras, só tem jogado seguro em seus lançamentos (Apple, Samsung e montadoras), e boa parte delas, tenta se valer de uma memória curta de usuários para lançar algo mostrado décadas antes.
Hoje se percebe, nenhuma quer se mexer, e só lançar o material requentado de anos anteriores, ou tirar um recurso e só trazer de novo anos mais tarde como inovação.
Pois é, cara. Lembra quando o Steve Jobs era vivo e a Apple inovava todo ano?
Agora a Apple lançou UMA inovação nos últimos 4 anos, e só fez isso porque foi obrigada pela União Europeia!
Sou da área criativa e tudo que eu vejo sobre são dois pontos, primeiro que ao que aparenta midjourney, a aplicação de fazer musica, etc, são criada pessoas frustradas que por algum motivo queriam fazer aquilo mas por frustração simplesmente desistiram e não persistiram no aprendizado, a maior prova disso e ver algumas entrevistas que esses CEOs dão, a ultima que vi foi da Open Ai e ele fala exatamente isso, basicamente mostra que ele não entende o processo e o quão prazeroso é você finaliza algo que você tentou fazer por tanto tempo e não dava certo e agora conseguiu com toda a bagagem que você adquiriu com o tempo. O outro ponto é aquilo você menciona no vídeo, sucateamento de trabalhos criativos, a final de contas porque vou pagar um artista (ilustrador, animador, roteirista, etc ) que vai me cobrar o preço justo dele por todo o esforço que ele vai colocar, porem pra essas empresas "é caro", se eu posso usar essa aplicação treinada sem autorização usando o trabalho do artista X que me cobra um valor ínfimo se comparado, e não estou dizendo que pra essas empresas o que um artista cobra é o suficiente para a empresa ir falência por pagar o justo, basta ver a Coca Cola fazendo propaganda de natal utilizando essas ferramentas, não é como se eles dependessem disso pra continuar vendendo. Ai vem o dilema pra gente, ou eu cobro um valor que não cobre os custos que eu vou ter pra tentar passar o mês, ou fico sem dinheiro algum e não pago nenhuma das minhas contas.
Obrigado Djoaop54 estava achando que eu estava maluco tentando descobrir onde vi o Elba falar de Muppets.
Espero que as lanchonetes não substituam o gourmet por inteligência artificial, imagina o cachorro quente de inteligência artificial
Pqp
"seu entusiasmo com IA é inversamente proporcional ao que vc sabe sobre IA." quanto mais vc sabe, menos vc fica entusiasmado.
Salve! Para quem se interessar mais pelo assunto, recomendo muito o livro "The Atlas of IA", que se aprofunda na discussão dos usos atuais e potenciais de inteligência artificial, bem como os seus custos físicos e potenciais riscos econômicos e sociais. O livro inclusive cita o turco mecânico, mencionado pelo Elba, assim como a Eliza.
Dito isso, dizer que chatgpt e midjourney são "mais parecidos com machine learning" é um pouco estranho, porque eles são uma forma de deep learning sim. Não posso especificar muito sobre o midjourney porque nunca trabalhei com aprendizagem de máquina voltada para imagens, mas o chatgpt é um large language model que conta com aprendizado supervisionado.
Dito isso, é inegável que esses dois em específico tem problemas éticos com o seu treinamento, mas a academia tem utilizado modelos para fins interessantes, como no caso da pesquisa da professora Lorena Barberia.
Outra coisa interessante é que o termo inteligência artificial carece de uma definição com consenso completo, o que complica muito a discussão e permite que essas empresas chamem qualquer coisa de IA kkkk
Tenho um conhecido que fez uma grana com o "CriptoCars" e similares. Comprou um carrinho usado, reformou a casa e fez um curso ensinando a usar o joguinho.
Deu uns 2 meses, o jogo saiu do ar e a galera que comprou o curso ameaçou ele de "colocar pra dormir por tempo indeterminado".
Pois é, com a galera que eu conheço foi o Axle Infinity, mas a história foi basicamente assim mesmo!
Acho que "quarta revolução industrial" é um termo justo pq vai existir uma diferença enorme de como ela é usada hoje e do quanto ela vai influenciar em produtos daqui 10 anos. Parabéns mais uma vez pelo vídeo Elba.
Estou procurando um ar condicionado para comprar para o escritório. Aí vi os modelos da LG com IA. Fiquei pensando como seria a IA para controlar a temperatura de um ambiente.
Sabe o que é pior, se for um ar condicionado inverter, eles provavelmente implementaram um sistema de controle PID (um dos sistemas de controle mais simples, antigos e funcionais que existe, mas que começou a ser desenvolvido no século 18 com os governadores de máquinas a vapor como controladores proporcionais) e estão chamando isso de inteligência artificial.
Até existe formas de implementar uma "IA" pra ler o ambiente, ligar quando você está lá e talvez escolher a temperatura de acordo com o clima no dia, mas a palavra ar-condicionado inteligente foi substituído por ar-condicionado IA
O próximo passo será a "Inteligência Artificial Gourmet Quântica" ....
Ao meu ver, IA pressupõe aprender a lidar com o problema SOZINHO, logo, Machine Learning é IA sim, porém concordo com o Elba quando ele diz que tudo virou IA porque virou marketing do momento, até ar condicionado agora "tem" IA.
Muito bom. Elba poderia fazer um grupo guia sobre como se manter informado sobre essas novas tecnologias, de forma a não cair em muitos caôs, mas saber coisas como que a Amazon abandonou a Alexa e o porquê
Uma vez meu professor zoou cursos online que prometem do zero ao Full Stack pq no tempo dele Full Stack era o cara q já tinha trabalhado com tudo e vinha depois de ser sênior , mas hj em dia qualquer mlk de 20 anos pode aprender Java e javascript nunca trabalhou na vida e se diz Full Stack
38:46 - Asimov e Herbert revirando no caixão com a humanidade e aplaudindo as palavras do Elba.
4:00 uma curiosidade, a gente vive a industria 4.0 mas a agricultura 5.0, é a tal da agricultura de precisão, é um ramo bem interessante.
Eu estava sem ouvir a expressão "Internet das coisas" literalmente desde 2016, quando eu estava no ensino médio pagando a matéria de geografia - globalização. Ouvir isso me desbloqueou essa memória do nada kkkk
NFT é igual album de figurinha, só vale inteira e duram a validade daquela coleção, depois perde valor e tem no maximo valor ilusorio hipotetico nostalgico
00:34:22 Ver o Elba se indignando com a Nvidia e invocando Jesus Cristo para o ano jubilar de 2025 me quebrou aqui.
Você falou exatamente o que eu penso e sempre me senti muito isolado nessa opinião.
52:32 o "dúvido" mais cheio de certezas que eu já ouvi alguém proferir kkkkkkkkkk
Antes falavam, que a quarta revolução industrial era trabalhar em casa, por exemplo, quem trabalha programando windows, isso é evolução, mas não industrial
O q o Elba tem raiva é d n ser Heineken na garrafa de Heineken
Resumindo: a 4ª Rev.Industrial já começou, mas vc lendo isso n vai colher os frutos dela até que caiam na mão do público, e se em algum momento vc sentiu que tinha essa tecnologia, vc foi iludido pela economia
Eu vi essa parada do chefão que aprende conforme jogam contra ele, se adapta, foca o healer e/ou inimigo com menos vida e faz estratégia pra melhorar a luta contra players... Na hora pensei até "humm, bacana", aí assiti esse vídeo e pensei "é, eu nem parei pra pensar"... Kkkkkkkkk
O sistema de pac man realmente acho impressionante para época pois conseguia rastrear o jogador na tela, porém no mario kart 64 os inimigos não coseguiam laçar cascos apenas os jogadores de p1 a p4, apesar disso o casco azul foi implementado nesse jogo, mas só aparti do mario kart de game cube que os inimigos podem lançar cascos. Muita gente confude visto que os cascos que você joga volta para você. Mas eu acho que você tava se referindo ao didy cong racing de N64 que tem uma ia mais eficiente.
Elba falando de "gourmet" que não é bem Gourmet...
Elba falando de "ia" que não é bem IA...
Agora falta o vídeo do Elba falando do "importado" que não é bem Importado para fechar a trifecta da perda do sentido dos nomes 😂😂😂
Já falou dos "rogue-like" que não são rogue-like.
não sei se lhe seria de agrado, mas tem uns video de gente julgando carta feita por ia de magic. Assistir sua avaliação de tais cartas seria no minimo extremamente engraçado
É demais pedir para pelo menos a thumb desse vídeo ser feita com IA para ser mais temático e deixar o ilustrador sem trampo? 🤔
Ssss :'^(
É, é demais sim, moste as IAs generativas.
Acho que ele já falou tanto que não gosta que se ele fizesse mesmo de brincadeira, ele n ia achar tão engraçado assim.
@@Mrleirbag1 Na parte que eu escrevo em 'deixar o ilustrador sem trampo" já fica claro que eu sei que ele não faria isso. 👍🏾
Sim
Nada me quebrava mais q a escova eletrica Bluetooth
25:40 não é uma opinião do computador, o computador não gera um código pra saber oque é uma bola de tênis. Machine learning é uma formula matemática estatística, ele vai pegar um monte de imagem marcado como bola de tênis ou não bola de tênis. Ai quando você mostra uma bola de tênis, ele vai calcular quantos porcento a sua imagem é próxima das imagens de bola de tênis que ele tem no banco de dados, se der acima de 90% por exemplo ele fala que a sua imagem é uma bola de tênis.
É por isso que machine learning até pouco tempo não sabia a diferença entre cookies e chiuauas ou a diferença de pão de forma e bumbum de corgi (e isso daria um vídeo de 15 minutos muito bom), a porcentagem dava muito próxima.
images-cdn.9gag.com/photo/aYeP537_700b_v2.jpg
www.freecodecamp.org/news/chihuahua-or-muffin-my-search-for-the-best-computer-vision-api-cbda4d6b425d/
Acho que um ponto válido é pensar não somente no fim, mas no processo para ele. Por exemplo: apertar um parafuso com uma chave de fenda e apertar com uma parafusadeira. Ambos resultam no mesmo fim, mas a qualidade e trabalho são distintos. Assim como no exemplo do Photo Finish (acho que é esse o nome). O resultado pode até ser o mesmo, mas a técnica usada é diferente, e isso resulta numa diferença de qualidade também. Claro, no fim, é uma foto montada num aplicativo. Mas a facilidade e qualidade destaca o que o avanço, nesse caso específico, do mundo de IA está trazendo
Na real, o contrário: a técnica é a mesma, o resultado que muda. Photo Finish era um software gratuito de 1996, o midjourney é mais potente que ele!
Completamente off topic, mas as musicas do jogo Kardboard Kings, ficam muito boas como musica de fundo do vídeo.
De fato 80% de quem não entende de programação e robótica acham que I.A. se resume a ChatGPT, Gemini, etc. e também acreditam que essas ferramentas irão tirar empregos de publicitários, marketeiros, etc…
Essas ferramentas são iguais ao Excel, Word, AutoCAD que auxiliam e podem “”automatizar”” tarefas mas não podem substituir humanos no trabalho por diversas razões….e depois do processo que o OpenAI está sofrendo então…baixou um pouco a bola
Resumo da ópera:
O dia em que algo feito com IA impressionar o Elba, tenham medo! Tenham MUITO MEDO!!!
14:50 eu já ouvi de especialistas na área que o lance da loja da Amazon necessita de humanos para avaliar o aprendizado, do jeito que noticiaram pareceu que os humanos é que faziam o trabalho duro e pelo que ouvi eles faziam o processo de avaliação das respostas da IA, que é um passo comum desse tipo de procedimento.
@@lucasstabile93 a própria Amazon admitiu publicamente que não era treinamento, e sim pessoas fazendo o trabalho.
@FazendoNerdice a acho que não vi eles admitindo isso, é que eu lembro de ver um vídeo do meteoro Brasil com a Mila laranjeira, uma cientista e divulgadora, falou que seria um trabalho de supervisão de treinamento, até citou que se caso a IA não reconhecesse as compras aí que pessoal ajudava a finalizar a compra. Ela enfatiza que existe muito trabalho humano e geralmente precarizado para esse tipo de operação e vendem como se fosse mágica tmb
Ah, mas admitiram:
www.theinformation.com/articles/how-amazons-big-bet-on-just-walk-out-stumbled
gizmodo.com/amazon-reportedly-ditches-just-walk-out-grocery-stores-1851381116
Mal aí, bati cedo no enter, faltou a terceira fonte:
www.theguardian.com/commentisfree/2024/apr/10/amazon-ai-cashier-less-shops-humans-technology
Mas basicamente, o PLANO da Amazon era que humanos revisando as compras fossem a exceção, a métrica que eles queriam chegar era 50 revisões a cada mil compras.
Acontece que NA PRÁTICA, isso não rolou, e todas as compras precisavam ser revisadas, e a Amazon cancelou o projeto inteiro.
@@FazendoNerdice opa vlw pelo link!
"Pepe, já tirei a vela!"
Vai ter muita gente falando isso, mas vapor é coisa da segunda revolução industrial. Trem a vapor você pensa em era vitoriana. Na primeira eles usavam engenhos movidos a água corrente para movimentar as máquinas. Isso limitava o local onde podiam ser construídas fábricas. Com o motor a vapor a fábrica podia ser construída em qualquer lugar, inclusive no meio de bairros populosos, liberando gases tóxicos no meio de aglomerados.
Pra mim essa fissura por IA tá fazendo eu passar longe de várias empresas, se o marketing fala que usa inteligência artificial como ponto diferencial, eu já olho torto e passo reto
Boa noite erba, vc nao ia anunciar o apoia-se no inicio do video agora?
Quando a NVIDIA descobrir a IA de stalker 1 e 2 vão falar que é fake kkkkkk
Audacity foi literalmente vendido pra uma empresa Elba
Até 2022 era Big Data. Agora...NINGUÉM mais fala de Big Data
Orra, como eu pude esquecer de Big Data, é verdade!
sobre a frase do "se um serviço é de graça vc não é o consumidor, vc é o produto", gosto de softwares de código aberto justamente por isso. A maioria são softwares de graça e q quando da qualquer merda alguem faz alguma versão (faz um fork) do mesmo software sem a coisa que não gostam. O audacity mesmo que vc comentou no vídeo, eu não sabia sobre minerar bitcoin, mas lembro que teve uma treta quando eles adicionaram algo pra coleção de dados que era opt out, aparecem um monte de fork do audacity sem essa coleção de dados. O lado negativo é que softwares de código aberto normalmente são feitos por poucas pessoas então tem uma chance maior de serem descotinuados do que um software que foi feito pra lucrar.
Elba, não sabia disso do Audacity, você recomenda algum outro software para editar áudios, de preferência compatível com os arquivos do Audacity para poder editar os projetos antigos?
Eu uso o Audition, mas isso é porque já pago pelo pacote Adobe.
41:50 é tipo o tal do metaverse, bagulho inultil só serve pra expeculação de mercado.
Eu li algo sobre isso do pac-man da ia dos inimigos
O vermelho ele é o que procura o caminho mais curto para chegar você
O rosa sempre vai tentar te cercar
O amarelo é o perseguidor Ele sempre vai atrás de você direto
E o azul ele não tem uma programação específica ele só tem o mapa e a função de andar por ele
2016 joguei um hack ROM de pokémon que os caras mexeram e na IA dos oponentes pra ela prever que vc vai trocar de pokémon(pq o seu tem desvantagem de tipo, ou não ter golpe super efetivo) e a glr chama de "super IA" um bicho que faz o óbvio kkkk
Inteligencia artificial é só quando o computador faz algo, independente do que for sem receber input DIRETO do usuário. A inteligencia artificial vai ter várias métricas que são atualizadas por frame geralmente ou algum sistema de update qualquer e calcular uma ação dependendo do estado atual do sistema. É SÓ ISSO. Sisteminha em jogo que muda a fala de um npc dependendo se o jogador fez coisa X ou Y é inteligencia artificial.
Queria complementar pra galera aqui sobre as diferenças fundamentais em como uma Eliza e um GPT funcionam e sobre parada do chatbot. Não to aqui pra defender bilionário, só quero explicar a tecnologia envolvida e as possibilidades dela.
Um deep blue, por exemplo, que ganhou do Kasparov lá em 97, o programador pegava o input do board, batia com um banco de dados com todas as jogadas possíveis e com uma estatística de probabilidades de cada uma delas predefinidas e então rodava numa equação pré-programada pra decidir, baseado nas jogadas atuais, qual a melhor próxima jogada. Isso tudo pré-determinado, ou seja, se o Kasparov continuasse jogando contra, eventualmente ele iria superar o deep blue.
Nesse meio tempo surgiu tecnologias, além do Machine Learning que o Elba falou, que levou bases da biologia pro digital como redes neurais e algoritmos evolutivos. Graça a isso, hoje um programador só entrega o banco e "blocos fundamentais" que são operações matemáticas pro algoritmo, esse gera "individuos" que são sequencias aleatórias dessas operações e essas vão determinar como ler o status do board, quais as estatísticas de probabilidade do banco, e qual a equação pra determinar a melhor próxima jogada. Então vc cria vários desses indivíduos numa "população" e colocam eles num torneio, os que performarem pior são eliminados, os que performarem melhor continuam pra próxima geração e geram variantes descendentes deles e novos indivíduos aleatórios são adicionados pra preencher o espaço e manter a população dinâmica. Depois de milhares e milhares de geração a gente tem um algoritmo capaz de jogar xadrez efetivamente.
Tá mas não dá no mesmo porra? No fim os dois jogam xadrez né? A resposta é que nada impede que essas interações continuem acontecendo, inclusive a cada input humano. No caso se o Kasparov jogasse contra uma dessa, a mesma poderia continuar iterando e adaptando a cada partida, evoluindo e assim, manter-se ganhando.
E com a Machine Learning lá que o Elba falou, vc pode trocar o torneio de xadrez por outra coisa que tu consiga definir um "certo" e "errado", por exemplo, rotas de transito.
E no caso do GPT, por mais que sim ele foi criado como um autocompletar, o modelo dele é tão grande que ele consegue se adaptar a novas tarefas, como lidar com imagens e som, tanto entrada como saída. O seja, ele pode a cada interação ir adicionando novas "leituras de board" e "melhor próxima jogada". Eu sou programador e já tá bizarro tu subir os arquivos de um projeto lá e o negócio descrever e documentar efetivamente todos os usos de cada objeto e função. E isso não foi algo que ele foi criado pra fazer, foi uma adaptação gambiarra ali.
Pensar? Nem fodendo, mas ser só um chatbot aí é exagero. O chat gpt é aquele metafórico macaco que tecla infinitamente até digitar todo o conhecimento da humanidade MAS que aprendeu correlacionar dados e informações.
E sim, vivemos num sistema capitalista e tudo isso foi feito expropriando os trabalhadores
Aí sobre a parte da nvidia lá do identificar o oponente num jogo, a graça é que não é que eles inventaram uma fórmula de aggro, mas que vai dar pra fazer um cálculo de aggro que se adapte a cada equipe, um desenvolvedor que capriche pode manter uma dificuldade que se adapte melhor a quão bom ou ruim é o jogador sem ter que adivinhar ou rodar infinitos playtests pra refinar isso
Ou seja, ela não pensa e nem é só um chatbot, ela é um meio termo entre os dois, é isso?
@@viniciussilvadeoliveira628 é um meio termo entre uma receita de bolo e uma inteligência, note que é um espaço BEM amplo, kkkkk.
Vamos dizer que é uma máquina de raciocínio matemático, ela não sabe o que é verdade ou mentira, você alimenta ela com coisas "certas" e "erradas" e ela descobre matematicamente novas formas de chegarem nessas conclusões através da força bruta, tentativa e erro.
Isso é um passo pra chegar mais perto da inteligência, mas ainda falta bastante coisa e aí os marketeiros safados vendem como se a gente tivesse chegado no skynet.
ESSA FOI UMA TEAM FORTRESS 2 CHAPEUS REFERENCIA ?????
O que eu fico mais bolado é com essas empresas que automatizam atendimento e falam que é IA. Sendo que é só a boa e velha "secretária eletrônica" do tipo: Olá meu nome é Fulaninho, a IA da Empresa, digite 1 para ..., digite 2 para... 🤬🤬
Se você não programa dificilmente vai entender o quão bom esses chatbots são, a programação é uma boa demonstração de como são incríveis.
E não, chatgpt não é um mero machine learning, o chatgpt usa o estado da arte no desenvolvimento de IA que são os modelos transformers que são algoritmos de deep learning, que por sua vez são modelos mais complexos que os algoritmos de machine learning, usam várias camadas que interagem entre si para o aprendizado, com algoritmos de atenção, etc.
Eu entendo a reclamação sobre casos da Amazon e gente forçando IA em tudo para vender, mas sobre o gpt por exemplo só parece coisa de velho ranzinza (eu sei porque eu sou também, mas em outros ambitos), kkkkk
Quase tudo hoje na internet usa IA, mas sem o alarde, o google usa IA no sistema de buscas, e funciona de maneira ótima, o youtube usa para o sistema de recomendação, sistema de reconhecimento facial, sistema de reconhecimento de digital, sistema de reconhecimento de voz, e por ai vai.
E sim, é tudo IA, IA e suas ramificações, como machine learning por exemplo, mas é mais interessante comercialmente usar IA do que dizer "esse aqui é um modelo de redes neurais adversárias generativas", não é?
E eu bem que queria concordar que o plano maléfico por trás do Chatgpt fosse só usar o "consumidor" como produto, dessa vez acho que é pra substituir força de trabalho mesmo por uma que não descansa, não tira férias, não recebe salário, não reclama e no futuro (divergências sobre quanto no futuro) trabalhe por 10, 50 humanos.
Você poderia indicar algum artigo/livro/vídeo sobre o assunto (diferença de mero if else para IA, etc)?
Talvez o Chat GPT realmente seja INCRÍVEL pra quem programa. Afinal de contas, as pessoas que fizeram ele sabem programar. Mas pra outras profissões...
Ele é incrível, mas não porque foi feito por pessoas que programam, mas pela maneira que funciona, a programação só é uma ótima maneira de demonstrar esse potencial que pode ser aplicado a qualquer área limitada aos próprios limites atuais da IA é claro, mas também da criatividade da pessoa.
Eu demorei dezenas de horas para escrever um script para pegar uns dados no google scholar um tempo atrás, precisei fazer novamente para outro contexto e resolvi usar o gpt para me ajudar, fiz em minutos.
Concordo com você que o mercado saturou a palavra IA, mas é fato que os grandes modelos de linguagem são incríveis, mas estão a infância também, acredito que o que está por vir é bem maior, progressão geométrica.
Pesquisa pelo fábio akita falando sobre IA. É ótimo de forma intermediária e tem boas fontes
Muito obrigado! Eu ia escrever um textão, mas alguém fez isso antes.
Um adendo embora algumas ferramentas sejam incríveis, o rei realmente está nu ou pelo menos de cuequinha, pq a sensionalização em cima de IA é maior do que o potencial de uso dela, e falo isso com propriedade, pq vejo isso do lado de dentro de uma empresa que trabalha com IA.
35:31 Blinky é o Vermelho, Clyde é o Laranja
Hoje em dia o pessoal pega um monte de buzzwords pra dar golpe em incauto.
Entendi perfeitamente o ponto de vista do Elba sobre inteligência artificial, mas discordo em parte. 😁É claro que a tão falada inteligência artificial, como o ChatGPT, não pensa de fato, mas faz associações de palavras para responder da melhor forma possível.
De forma bem simplista, podemos dizer que nós, humanos, funcionamos de maneira semelhante quando nos limitamos à função básica de comunicação. Por exemplo, se alguém nos ajuda, a resposta mais adequada que 'selecionamos' automaticamente é 'obrigado', independentemente do idioma.
lançou o video cedo vou ter que almoçar 1h antes do normal
Oxente? Lancei no mesmo horário!
@FazendoNerdice então o youtube que me notificou antes, de qualquer modo baita vídeo 🫶
tem uma galera que não entende que o chat GPT é só um google melhor
O Neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis explica em um podcast bem o porquê essas IAs generativas não são de fato inteligentes e nem irão roubar todos os trabalhos humanos, afinal, elas estão sempre olhando para o passado.
Nossa preciso me atualizar nos seus videos Elba , tem muita coisa pra assistir 😮😮😮
28:41 Mu Online é o que mais me vem a cabeça :v ja vi professores meus que ja ganharam um dinheiro com Mu Online
Pra quem é da época que tinha que ir no forum do babboo pra aprender um algoritmo ou melhorar o seu algoritmo, esperar resposta dos fodões etc a IA está sendo uma mão na roda.
24:18 cara, se mostrar um monte de imagens pra uma maquine e ensinar a identificar o que tem nelas e ela conseguir APRENDER a olhar pra novas imagens e vídeos e identificar os objetos dela não é inteligencia artificial eu juro que não sei oq vai ser, pqp machine learning é inteligência artificial
Cara literalmente, se vc digitar no google machine learning x inteligencia artificial vc vai ver que a definição é diferente no primeiro resultado. Quer ver como fica fácil entender? Na escola quando vc era obrigado a decorar uma fórmula ou um texto, não significava que vc aprendeu o seu significado e aplicação, vc no máximo decorou os números e palavras que existem ali e sabe reproduzir examente aquilo. Se sair qualquer coisa fora daquele padrão que vc aprendeu, vc se perde. Essa é a diferença de forma bem simplificada. O Machine Learning decorou padrões, mas ele não sabe aplicar aquilo de verdade, não existe uma inteligência artificial ali.
Outro ponto que o Elba não citou foi o tal do Metaverso. AH MAS É O FUTURO DO HOME OFFICE e o caramba e vingou tanto quanto NFT.
A Terceira quem revolucionou foram os transistors no lugar das valvulas
Elba cê anda meio esquecido já reparou?
otimo video Elbinha
toda vez q eu iniciava a conversa com o ChatGPT eu chamava ele de Chat, dps de uns meses usando ele tbm começou a me chamar de Chat, o pq, não faço ideia
Se tivesse qualquer forma de automação que pegasse os key frames de uma animação e fizesse uma interpolação pra criar os frames de transição seria FODA.
Isso não é basicamente o DLSS da NVidia?
@FazendoNerdice olhei aqui e parece que é exatamente isso. Mas é usado em games. Eu estava falando de animação quadro a quadro. Pelo que eu pesquisei ainda não tem esse tipo de ferramenta pra preencher.
@@joaobender3524já existe a um tempo, usaram em algumas animações antigas para transformar elas em 60fps, também já usaram em filmes com pessoas reais mas foi melhor implementado em animações, então já existe.
Tem, e nem é novidade! Eu assisti Star Wars Episódio 4 a 60 FPS mais de dez anos atrás!
O filme foi filmado a 24 FPS. E eu duvido muito que a ferramenta usada pra gerar esses frames adicionais perceba a diferença entre um filme e um desenho!
A nomenclatura inteligência inclusive pegava o pessoal no mestrado.
Depende do que a pessoa chama de inteligência mas no geral os algoritmos não oferecem soluções se ninguém for capaz de oferecer anteriormente, logo ele não realmente APRENDE, consumindo conhecimento e Re significando eles para solução de novos problemas.
A empresa onde eu trabalhava fez um investimento de 500 mil dólares na api do chat gpt para fossem criadas rotinas de captação de uma maneira mais exclusiva e natural pra quem recebe, afim inclusive de não ser detectado pelos filtros de SPAM.
Por mais que o texto gerado fosse legal, não demorou mto pra gente perceber que a variabilidade era até mais limitada do que os modelos pré definidos por pessoas.
O número de e-mails que eram detectados pelo spam quando gerados pelo chat gpt ou pelos redatores também não teve diferença significativa.
Em resumo, abandonou se o projeto, tava mais barato o pessoal do marketing escrevendo os modelos e teve um layoff legal pq o pessoal do board que inventou de rodar essa merda não ia perder dinheiro do próprio bolso 😂
No caso da Nvidia eu acho q seja pq o dragão n foi programado pra isso. Ele "aprendeu" a escolher o alvo com menor vida sozinho, n foi alguém q escreveu pra ele fazer. Mas pra deixar claro, é puro achismo meu, n sei se é assim q funciona mesmo.
po Elba realmente o cara falar q o dragão é o primeiro 100% com IA é de cair o c* da bunda, mas acredito que o processo de fazer toda a linha de codigo do bicho tenha sido feita com IA(nunca é 100% pq sempre tem alguem pra conferir). é muito mais o cara dizendo que a tecnologia é algo incrivel e unico pra cobrar o triplo como vc disse
No comecinho do vídeo o Elba cita alguém dizendo que ele é “uma vela reclamando da lâmpada.” Esse é um spoiler do vídeo. Mas, pqp, faz uns 5 anos que eu sempre volto pra ver essa vela reclamar. XD
Parabens pelo video Elba, você é o primeiro YTbr não tech a fazer um video falando com propriedade sobre essas IAs generativas, a maioria tem falado em tom de pânico. Top demais
O que eu fiquei chocado que o curso ofertado pelo Elba não foi o da Al... não tá escrito.
Achei cômico que no meio desse vídeo apareceu propaganda de curso grátis de chatGPT e IA. Btw, incrível o MechElba
"PEPÊ JA TIREI A VELA!!!"
Inovação absoluta, só preciso de dez bilhões de dólares e eu faço isso!
Pelo que estudei há alguns anos, no caso de games, o "computador" em geral não é inteligente de fato. O que se usava eram artifícios e trapaças para que ele parecesse inteligente o suficiente para enganar o jogador.
Talvez o que a NVidia tentou vender é que seria primeiro inimigo que não teve seu comportamento pré-programado dessa forma, e tem uma IA robusta. Agora, se é verdade, não faço ideia.
É que esse papinho de "Ah não, AGORA é inteligente de verdade!" já foi usado à exaustão, né?
@@FazendoNerdice Verdade. E se for olhar bem, acho que nem faz sentido esse marketing. Se a máquina tivesse a IA treinada para valer ela venceria em praticamente todos os cenários. De qualquer forma precisaria de artifícios para nerfar a eficiência dela.
qual o jogo do fundo?
Excelente vídeo! XD
O que me espanta (na real, não) é que a pessoa emburrece usando IA.
No trabalho, aconteceu de fulaninho não estar satisfeito com parte de uma frase em um documento e PROPOR PERGUNTAR o que o GPT achava melhor, usar 3 ou 4 palavras no texto...fulaninho é da tecnologia.
Mas a imagem/modelagem 3D do Dragão usada no game não foi criada também com IA? Se sim, isso é novidade mesmo
Não, não é, Monster Rancher do PS1 já fazia isso em 1997.
Não acho tão cringe falar “segundo o chat GPT”, da mesma forma que não vejo em falar “segundo o Google”. As duas são ferramentas que não pensam. Uma busca informações em sites a outra em textos. O chat gpt se preocupa mais em fazer sentido do que em estar factualmente certo, mas é a vida
É que o google é (bom, era) um compêndio de informações públicas e facilmente verificáveis, como a WIkipedia ou a Barsa.
"Segundo o Chat GPT" é tipo "segundo as borras de café no fundo da minha xícara".
Elba, o educador social
Na moral fica falando mau de IA é muito coisa de veio, e olha que sou veio e uso pra várias coisas, escrita, imagem, vídeo, pra mim IA é incrível,e estou amando essa evolução.
obrigado pelo video
Sim, Elba
Perceber o absurdo da fome, da pobreza, da exploração, da guerra e da miséria é exatamente o que te torna comunista
Bem vindo ao clube