Reunião em Família - (Ferramenta #19 Disciplina Positiva)

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 26 дек 2024

Комментарии •

  • @julianapires1934
    @julianapires1934 4 месяца назад +2

    Adorei esse vídeo!!! ❤😊

  • @bianca_ayany
    @bianca_ayany 2 года назад +2

    Estou muito feliz em aprender tantas coisas maravilhosas

    • @fernandalee4454
      @fernandalee4454 2 года назад

      Aprender sobre relacionamentos é autoconhecimento. Bem-vinda! E que o canal ajude você a mudar a sua vida para melhor.

  • @manusanna78
    @manusanna78 Год назад +1

    Ameeeeeei isso, vou praticar em casa.

  • @maruamelis8931
    @maruamelis8931 2 года назад +3

    Amei a ideia. No meu caso somos só nós duas: eu e minha filha, acho que não tem como fazer essa reunião, a gente conversa muito sobre as coisas de casa, procuro envolvê-la nos assuntos que ela já pode ajudar a decidir. Mas, que achei lindo achei. Parabéns pela construção da sua família!

    • @FilosofiaPositivaOficial
      @FilosofiaPositivaOficial  2 года назад +2

      Mesmo com duas pessoas, vocês são uma família. E o fato de vocês conversarem já é um ótimo sinal de bom relacionamento.

  • @jaianelopes3912
    @jaianelopes3912 Год назад +1

    Nossa que legal, quero muito começar a fazer, aqui em casa somos 5; eu, meu esposo, filha de 6 anos, filha de 3 anos e a bebê de 1 ano. Será que já posso começar?

    • @FilosofiaPositivaOficial
      @FilosofiaPositivaOficial  Год назад

      Pode começar sim! Eu também tenho um folheto pronto com esses passos. É gratuito! Entra lá no meu site: filosofiapositiva.com.br/loja-online/
      Depois clique em "material de apoio" e depois selecione "Reunião de família - passos e dicas"

  • @liviamelo8049
    @liviamelo8049 2 года назад +1

    Amei! Gratidão!

  • @andreiasantosrosa8194
    @andreiasantosrosa8194 2 года назад +1

    Essa é uma ferramenta que ainda não usei. Meu filho acabou de completar 4 anos e minha filha mais velha tem 8 anos e penso que agora é um bom momento para iniciarmos esse processo.

    • @FilosofiaPositivaOficial
      @FilosofiaPositivaOficial  2 года назад +1

      Sim, será muito útil. Lembre-se de começar com um tema que seja de interesse de todos: menu do final de semana, decidir a atividade divertida em família, etc. Boa reunião!

  • @alessandratrein6580
    @alessandratrein6580 Год назад +1

    Oi Fernanda, parabéns pela criatividade e persistência em fazer as reuniões, acredito que devem achar muito mesmo. Por favor, poderia me orientar se é possível eu fazer a reunião sendo somente eu e meu filho em casa? Fim de semana bem a namorada que é praticamente da família, ela poderia participar? Seria válido com poucas pessoas?

    • @FilosofiaPositivaOficial
      @FilosofiaPositivaOficial  Год назад +1

      Oi Alessandra, obrigada pelo apoio! Sim, duas pessoas são o suficiente para fazer a reunião de família, lembrando que esse é um espaço coletivo e democrático (e não um momento para dar sermão, ok!). Comecem vcs dois primeiro, e depois que pegarem o jeito, oferecerem soluções e seguirem com as soluções combinadas, daí convida a namorada. Boa sorte!

  • @danniellasz
    @danniellasz 2 года назад +1

    Que maravilha, muito obrigada por compartilhar. Adorei a idéia,mas não sei se o marido vai topar fazer essa reunião

    • @FilosofiaPositivaOficial
      @FilosofiaPositivaOficial  2 года назад

      Quando o parceiro não quer participar, você segue em frente. Eventualmente, ele vai ver a melhora no relacionamento com seus filhos e vai querer fazer tb!

  • @renatapereiramauro9839
    @renatapereiramauro9839 Год назад +1

    Fernanda, com que periodicidade é feita a reunião? Semanalmente?

    • @FilosofiaPositivaOficial
      @FilosofiaPositivaOficial  Год назад

      Para começar é bom ser semanal e curta (no máximo 20 minutos). Depois vocês podem decidir se querem fazer quinzenal ou conforme os itens vão acumulando na pauta da reunião. Eu faço reuniões até hoje com meu marido e filhos, e decidimos fazer a cada semana para decidir a agenda da família daquela semana que vai começar.

  • @anaaninha9107
    @anaaninha9107 3 года назад +4

    Eu queria dicas práticas de como iniciar reuniões com crianças de 3 e 5 anos. Vi que vocês fizeram um mapa. Foi na reunião?
    Começa positivamente e como abordar os problemas de forma respeitosa, sem virar um momento de relembrar problemas e reforçá-los?

    • @FilosofiaPositivaOficial
      @FilosofiaPositivaOficial  3 года назад +5

      Olá Ana, você pode iniciar com crianças pequenas, mas sugiro que seja mais como uma brincadeira. Inicie fazendo uma roda, uma vez por semana, e comece com reconhecimentos. Pegue um objeto para ser o bastão da fala e passe o bastão dizendo: "Filho, eu agradeço por você ter feito a cama hoje." E ele responde: "Obrigado". Daí, é a vez do filho passar para a pessoa do lado e dizer um reconhecimento. É isso! Faça isso por algumas semanas antes de introduzir a pauta da reunião. Quando estiverem prontos para o próximo passo, depois do reconhecimento, diga que irão resolver problemas do tipo: qual a atividade divertida vão fazer no fim de semana? Qual o menu do jantar para a semana? Ou se tiver um problema específico que envolva a TODOS (não queremos usar a reunião para cair em cima de uma pessoa só), daí coloque o problema na pauta. Passe o bastão da fala e peça por ideias/soluções. votem em uma!
      Depois me conta como está indo.

  • @marisarodrigues8731
    @marisarodrigues8731 2 года назад +1

    Olá Fernanda! Adorei as suas dicas. Cá em casa já fazemos a reunião, mas precisava aqui de novas ideias (crianças 6 e 3 anos). Gostava de saber qual a música que cantam no início, adorei a sugestão ;) Obrigada!

    • @FilosofiaPositivaOficial
      @FilosofiaPositivaOficial  2 года назад

      Obrigada pelo apoio e feedback. Você pode perguntar para seus filhos que música eles gostariam de cantar. A música que nós cantamos, nós mesmo inventamos um dia, e a ideia pegou em casa!

    • @marisarodrigues8731
      @marisarodrigues8731 2 года назад +1

      @@FilosofiaPositivaOficial Como eles são pequeninos inspirei-me numa música que tem gestos com as mãos e que vi aqui no youtube e adaptei. têm adorado!

  • @ozanaspinosa956
    @ozanaspinosa956 2 года назад +1

    Olá Fernanda, desde já agradeço por compartilhar algo de tanto valor para as nossas famílias nos dias de hoje, gostei muito da ideia da reunião familiar e pretendo colocar em prática, fiquei em dúvida sobre o momento da pedra com a mensagem da semana, e sobre a agenda se toda reunião o que todos devem anotar, se puder falar um pouco sobre essas duas coisas agradeço.

    • @FilosofiaPositivaOficial
      @FilosofiaPositivaOficial  2 года назад +1

      Oi Ozana, obrigada pela mensagem. A ideia da pedra é algo optativo, se você não gostar, não faça. Quando meus filhos eram pequenos, pegamos algumas pedras de rio e pintamos. Em cada pedra escrevemos uma habilidade de vida (ou mensagem) e em todas as reuniões alguém fica responsável por escolher uma pedra para aquela semana. Quando à sua pergunta da agenda, sim, todas as reuniões tem uma agenda com itens que vamos discutir. Agora que temos menos problemas em casa (acho que de tanta prática!) nós falamos sobre os compromissos da semana (quem pega quem, caronas, esportes, etc.). Boa reunião!

    • @ozanaspinosa956
      @ozanaspinosa956 2 года назад +1

      @@FilosofiaPositivaOficial Entendi e realmente gostei desse momento da pedra, deverá ter um tempo na reunião para falar sobre a habilidade escolhida? Desde já obrigada pela sua atenção.

    • @FilosofiaPositivaOficial
      @FilosofiaPositivaOficial  2 года назад +1

      @@ozanaspinosa956 Sim, o presidente da reunião naquele dia, abre a reunião com reconhecimentos, e depois pede para a pessoa responsável pegar uma pedra e ler a mensagem. E assim, damos prosseguimento aos assuntos na pauta ;)

  • @alinecavalcante_pedagoga
    @alinecavalcante_pedagoga 3 года назад +1

    Olá, bom dia! Primeiro eu gostaria de dizer a cada vídeo que assisto seu, fico mais apaixonada por esse método! Trabalhei na área da educação por 15 anos e não sei como vivi até hoje sem conhecer a disciplina positiva, mas confesso que identifico muitas ferramentas que sempre utilizei de forma intuitiva... Hoje, tenho um filhinho de 17 meses e reestruturei minha vida profissional para me dedicar melhor à minha família... Falei tudo isso pra tirar uma dúvida rs, essa é uma ferramenta apenas para crianças que já falam? Utilizo linguagem de sinais com meu bebê, ele consegue comunicar suas principais necessidades, mas gostaria de saber se é possível iniciar a roda, se há alguma estratégia para bebês e qual a frequência ideal para as reuniões. Desde já agradeço a atenção!

    • @FilosofiaPositivaOficial
      @FilosofiaPositivaOficial  3 года назад

      Oi Aline, que delícia abrir meus email e ler a sua mensagem. Eu também estou feliz por você estar aqui no meu canal. Quando meus filhos eram pequenos eu também usei a linguagem de sinais, e foi uma benção na nossa comunicação. Essa ferramenta da Reunião de Família, tem o foco de ajudar as crianças a focarem em soluções e terem voz na roda. Caso decida iniciar uma roda com bebês, a roda tem a intenção de união e diversão. Recomendo esse processo a partir dos 4 ou 5 anos. Espero ter ajudado!

  • @Femina-w4f
    @Femina-w4f 3 месяца назад +1

    Como fazer, quando os filhos já são adolescentes e só de falar em reunião já torcem o nariz?

    • @FilosofiaPositivaOficial
      @FilosofiaPositivaOficial  3 месяца назад

      Essa rejeição dos adolescentes é muito comum. Eu escrevi no meu livro "Adolescente não precisa de sermão" no capítulo 10: "Se quisermos realmente revolucionar a maneira como educamos, precisamos começar a fazer reuniões de família. Não importa se elas acontecem uma vez por semana, a cada duas semanas ou mensalmente. O importante é começar. Convidar os seus filhos para uma reunião de família somente quando houver problemas para resolver não faz sentido; é preciso que esses encontros façam parte do ritual nas nossas casas." Eu descrevi o processo para você ter sucesso: duração da reunião, como aumentar a participação, como começar, a pauta da reunião, etc.
      Você encontra o livro na Amazon:
      shorturl.at/tZuLK
      As reuniões de família criam uma atmosfera em que os adolescentes aprendem que têm direito de falar e que a sua voz é ouvida. E os pais aprendem a escutar e a não ter que ceder a todos os pedidos dos adolescentes explicando os limites.