SALMODIA INCLUSVA OU EXCLUSIVA?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 24 янв 2025

Комментарии • 43

  • @wilsonplaza5239
    @wilsonplaza5239 3 года назад +1

    Gosto muito do seu canal. E tenho indicado ele para muita gente.
    Vc pode falar sobre o infralapsariano e o supralapsariano

  • @fernandadebittencourtdasil9424
    @fernandadebittencourtdasil9424 3 года назад +1

    🙌 👏

  • @andersonnilo605
    @andersonnilo605 2 года назад +3

    Sou um batista reformado e de salmodia exclusiva no culto a Deus . Salmos cantos e hinos , são as divisões do próprio livro de salmos . Mas sem briga rsrs

  • @rikisonmoura8326
    @rikisonmoura8326 3 года назад +4

    Existem igrejas presbiterianas que se opõe até mesmo a salmodia inclusiva. Que Deus se apiede de nós!

  • @CristianPCalegari
    @CristianPCalegari 3 года назад +2

    Um antigo ministro holandês da época dos concílios:
    “Com uma palavra, julgamos essa e outras novidades nestes dias despreocupados como um obstáculo inútil. Isso também dizemos sobre a introdução de novos livros de hinos e sobre as coisas atuais, que não encontramos na Palavra de Deus; como também o tocar e espiar de órgãos no culto de adoração. Os primeiros são todos contra os decretos dos nossos Sínodos. Veja sobre o canto na Igreja, o Sínodo Nacional de Dort, realizada em 1578, art. 76; o Sínodo Nacional realizado em Middelburg, 1581, art. 51; o Sínodo Nacional realizado em Haia, 1586, art. 62; em que hinos não encontrados nas Escrituras são expressamente proibidos. ”
    Van de Velde, Abraham. The Wonders of the Most High. Newcastle, ON: Semper Reformanda Publishing, 1997, page 151.

    • @angelocn2
      @angelocn2 Год назад

      Escritura Exclusiva, sem hinos de inspiração humana adicionados...

  • @TiagoSilva-yk6qw
    @TiagoSilva-yk6qw 5 месяцев назад

    Não tenho dúvidas quanto a assunto. Mas queria entender o porquê de tanta resistência dos pastores e dos presbitérios.

  • @wanedsongds
    @wanedsongds 3 года назад

    O nível dos comentários estão tão bons quanto o vídeo em si
    🛠️🔥

  • @knox1994
    @knox1994 3 года назад +4

    Querido, irmão, eu tenho um artigo do Rev. Matthew Winzer mostrando que a Assembleia de Westminster em seus documentos é salmodia exclusiva, segundo o Dr. Joel Beeke o Winzer está correto em sua argumentação.
    O senhor quer?

  • @angelocn2
    @angelocn2 3 года назад +1

    Historicamente, os Reformados Continentais são de "Escritura Exclusiva", tendo tanto os salmos quanto os hinos e cânticos que aparecem nas escrituras.

  • @jamesfeliciano5869
    @jamesfeliciano5869 Год назад +1

    Até pentecostais defendem salmodia "inclusiva". Percebo o constrangimento daqueles que comentam a abordagem da confissão de fé de westminster sobre o assunto. Pois sabem que ela subscreve a salmodia exclusiva.

    • @CanalCulturaReformada
      @CanalCulturaReformada  Год назад

      Não sabia que pentecostais cantavam salmos. Interessante. Depois fale mais sobre isso. Obrigado pelo comentário.

    • @CanalCulturaReformada
      @CanalCulturaReformada  Год назад

      Não sabia que pentecostais cantavam salmos. Interessante. Depois fale mais sobre isso. Obrigado pelo comentário.

    • @jamesfeliciano5869
      @jamesfeliciano5869 Год назад

      @@CanalCulturaReformada
      Ja auxiliar no ensaios de "ministérios de louvor" em várias igrejas pentecostais (mais antigas) e várias delas utilizavam salmos (poucos, é verdade). Mas a salmodia reformada, de forma mista, não se sustenta. Os salmos sempre serão preteridos.

    • @CanalCulturaReformada
      @CanalCulturaReformada  Год назад

      ruclips.net/video/sLvLw-2t0ts/видео.html

  • @canaldomo1528
    @canaldomo1528 3 года назад +4

    A questão da Salmodia Exclusiva é uma questão da tradição puritana e não dá tradição cristã num todo. As igrejas reformadas costumam seguir a liturgia genebrina com influência de Calvino. As igrejas reformadas não tem os padrões de Westminster como documento confessional, a questão da Salmodia Exclusiva, é daqueles que subscrevem os padrões de Westminster de fato . Calvino não defendia salmodia exclusiva, ele admitia outros cânticos em sua liturgia . A igreja em toda sua história não só cantava salmos. Essa visão é exclusivista e legalista de um grupo reformado. Há um registro vasto de que cânticos de composição humana era admitidos nos cultos antigos.

    • @knox1994
      @knox1994 3 года назад +3

      Irmão, eu sou muito respeitoso, entretanto parece que algo é não recíproco, chamar a tradição de puritana de legalista é falso testemunho, peço que se arrependa. As igrejas reformadas, você está se referindo as igrejas continentais ou as igrejas que subscrevem os documentos confessionais reformados? Bom, de qualquer forma, o fato que saltério de Calvino tinha itens além dos Salmos, não prova o cântico de hinos não inspirados, tendo em vista que Calvino colocou somente partes das Escrituras, assim como não há prova de que ele cantava algo além dos Salmos, segundo o historiador Philip Schaff na liturgia de Genebra não há nada além dos Salmos.
      Outrossim, segundo o Concílio de Laodiceia (Cânon 59) e o Concílio de Braga não devem ser cantados hinos não inspirados no culto, agora para confirmar de vez o grande Concílio de Calcedônia reafirmou Laodiceia, será que os puritanos estão indo de contra a fé da Igreja aos longos dos tempos? Será que são eles os legalistas? Eu peço respeito, deveria haver o mínimo de temor com a honra de irmãos do passado, não fazer isso é quebra do 5° mandamento, tenha temor diante de Deus, Moisés Freitas.

    • @canaldomo1528
      @canaldomo1528 3 года назад +3

      @@knox1994 vc tem razão em registrar aqui em resposta ao que escrevi o fato de que alguns concílios da Igreja antiga optaram por cantar só salmo e por que? Por conta de algumas heresias que estavam se infiltrado nas igrejas por meio da música. Mas parece que vc tem a mente fechada pra só entender por um viés e não pesquisar a história hinologica da Igreja como um todo. Que os puritanos eram legalistas e exagerados é só ler os livros "Santos no Mundo" e "Breve História do Domingo" que recomendo, lá em ambos tem um capítulo sobre os exageros dos puritanos. Ambos os livros não fala mal dos puritanos, apenas registra esse fato. Eles eram tão radicais que alguns deles chegaram a organizar um policiamento pra punir quem quebrasse o domingo com açoites e mulheres que fossem pegas com roupas consideradas indecorosas eram detidas em celas. Se vc quer seguir os puritanos em tudo, aplique essas coisas na sua igreja. Ainda sobre Calvino e cânticos que não os salmos é só ler os comentários dele em Colossenses 3.16 sobre o como ele entendia expressão "salmos", "hinos" e "cânticos espirituais", que nada tem a ver com Salmodia exclussiva e nem vou comentar mais pra o texto não ser mais longo, leia o comentário. Além dos salmos a igreja antiga admitia cânticos com letras nao inspiradas, Tertuliano e João Crisostomo são exemplos da patristica que deixam registrados esses fato. Existe um hino que está no hinario da IPB que foi composto no século II. Aconselho vc a está aberto, não apenas pra uma única tradição existente na igreja cristã. Admiro os puritanos, mas penso que eles emprobeceram demais o cristianismo com o anticatolicismo exacerbado deles. Tinha o diagnóstico correto da doença, mas a dosagem do remédio era além da medida.

    • @angelocn2
      @angelocn2 3 года назад +1

      Acredito que Calvino não avançou muito na questão, mas a posição majoritária reformada e puritana é para o cântico das escrituras.
      Como, até onde lembro, aparece no documento de ordem da Igreja Reformada Continental.
      E como foi o padrão entre toda a igreja.
      Eu sou mais adepto dessa posição de cântico de todas as músicas das escrituras, que podemos perceber bem na história se olharmos com atenção, mas, na verdade, o que realmente importa são os argumentos bíblicos e teológicos do que fatores históricos.

    • @CanalCulturaReformada
      @CanalCulturaReformada  3 года назад

      ruclips.net/video/AZpeux9qevg/видео.html

  • @knox1994
    @knox1994 3 года назад +2

    Eu entendi seus argumentos contra a salmodia exclusiva, mas como o senhor já sabe, os adeptos da Salmodia Exclusiva irão responder facilmente, na verdade o princípio não é "no culto solene pode somente aquilo que foi inspirado", mas "no culto solene pode somente aquilo que Deus ordenou", tendo em vista que Deus não ordenou cântico de hinos não inspirados e nos deu seu próprio hinário completo (Salmos), devemos cantar eles. A oração e pregação são elementos distintos do cântico de Salmos, existem elementos que Deus exige que sejam inspirados, por exemplo, não se pode ler apócrifos, por esse mesmo argumento que porque a pregação não é inspirada e nem oração, então o cântico também pode ser, por que também não admitimos os apócrifos? Os defensores da salmodia exclusiva não defendem que "somente pode o que é inspirado no culto", mas que há coisas que Deus ordenou que fossem inspiradas como cântico e a leitura das Escrituras, sendo que outros elementos não são. Outra coisa que eu penso é a dificuldade pastoral no momento de escolher o que vai ser cantado em um culto: os Salmos do Senhor ou hinos feitos por meros homens? Por mais que os hinos estejam corretos teologicamente, nenhuma deles se compara aos Salmos. Eu respeito os irmãos que salmodia inclusiva, são meus irmãos em Cristo, eu já fico feliz somente em ouvir que cantam alguns Salmos.
    Graça e paz.

    • @CanalCulturaReformada
      @CanalCulturaReformada  3 года назад

      ruclips.net/video/BtxToMfIuOg/видео.html

    • @ellijahbs
      @ellijahbs 3 года назад +3

      Os Salmos são doutrina Bíblica. São composições baseadas na história do povo de Deus e nos grandes feitos do Senhor em favor de Seu povo. Essa doutrina não parou no antigo testamento. Assim, toda a Escritura (Antigo e Novo Testamentos) são "Os Salmos". Se o Salmo 78, por exemplo, fosse composto após a ressurreição de Cristo, certamente, constaria esse fato para ser contado pelos pais aos filhos através das gerações. Dizer que podemos apenas cantar Salmos do Antigo Testamento, é dizer que a doutrina Bíblica se resume a eles. Salmos não são meros elementos que adornam o culto. Eles ensinam as verdades de Deus com o auxílio de melodia. Devemos amar toda a Palavra de Deus. Assim como temos os Salmos compostos com base no texto do próprio Salmo no AT, deveríamos investir em trabalhos de composição dos "Salmos do Novo Testamento", onde poderíamos cantar os próprios textos bíblicos, servindo-nos de paráfrases e rimas, louvando ao Senhor e transmitindo por meio desses "Novos Cânticos", por que o Senhor continuou sua obra de Salvação e nos livrou da escravidão do pecado com mão forte e braço estendido.

    • @angelocn2
      @angelocn2 3 года назад

      Muito bom. O ponto fraco da Salmodia Exclusiva, para mim, embora tenha grande apreço, é que os demais cânticos e hinos das escrituras são deixados de lado, embora inspirados (que é também o meu argumento para o cântico apenas das escrituras).

    • @angelocn2
      @angelocn2 3 года назад

      @@ellijahbs Os Salmos também falam de pontos do NT, das mesmas doutrinas, como vemos os apóstolos aplicarem...
      Mas o argumento é bom e nos leva a ver os hinos e cânticos do NT, que, porém, não são de autoria humana não inspirada, mas antes são inspirados.
      Devemos cantar as músicas do NT, mas não criar músicas de nós mesmos...

    • @ellijahbs
      @ellijahbs 3 года назад +1

      @@angelocn2 grande desafio aqui. O que seria uma composição? Pois o pastor "compõe" um sermão, baseado no estudo e compromisso fiel na Palavra. Ele usa um gama gigantesca de palavras para transmitir e explicar a mensagem fiel das Escrituras. Nós dizemos que ele é um mensageiro da Palavra e o que prega é a Palavra de Deus, desde que fiel ao ensino Bíblico. No meu ver, o que torna uma composição Bíblica não é se é feita a leitura literal do texto, mas sua fidelidade ao conjunto de doutrinas que fluem da Bíblia. Parece que quando o assunto é cântico, só se considera fiel se for a leitura quase que literal do texto, mas daí teríamos um problema, pois teríamos de cantar em hebraico ou grego, pois a própria tradução da Bíblia para qualquer idioma é seguida de intepretação dos tradutores e inevitáveis acréscimos de palavras e conectivos para dar o sentido do texto.

  • @giotoprimo4944
    @giotoprimo4944 3 месяца назад

    Eu reconheco que q igreja tem negligência o canto dos salmos, aponto que se voce falar em cantar um salmo parece uma blasfemia. Mas acho cantar so salmos acho radical de mais. Acho mais harmonioso cantar salmos, hinos e cânticos sem abrir mão do cantico do salmo.