Grandes jogos do futebol mineiro - Episódio 6 - A Final do Brasileiro de 1980 - O jogo de ida.

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 5 сен 2024
  • #minasgerais #atleticomineiro #cruzeiroesporteclube
    #minasgerais #cruzeiroesporteclube #atleticomineiro
    #flamengo #minasgerais #cruzeiroesporteclube #minasgerais #futebol #futboll #cruzeiroesporteclube #atleticomineiro #america #minasgerais #campeonatomineiro #mineirão
    A Final do Brasileiro de 1980 - O jogo de ida.
    No dia 29 de maio de 1980, surgiu uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro. A final do Campeonato Brasileiro desse ano colocou Atlético Mineiro e Flamengo frente a frente, em uma das mais memoráveis decisões da história do torneio.
    Os times eram compostos por jogadores que formariam a base da Seleção Brasileira na Copa de 1982. O Atlético Mineiro contava com: João Leite, Orlando, Osmar Guarnieri, Luizinho, Jorge Valença; Chicão, Toninho Cerezo e Palhinha; Pedrinho, Reinaldo e Éder, sob o comando de Procópio Cardoso. O Flamengo jogava com: Raul Plassmann, Toninho, Manguito, Marinho e Júnior; Andrade, Paulo César Carpeggiani e Zico; Tita, Nunes e Júlio César, treinados por Flávio Coutinho.
    A final foi disputada em duas partidas, em sistema de ida e volta, com o Flamengo tendo a vantagem do empate por ter realizado a melhor campanha. No entanto, essa vantagem era questionada, pois os adversários enfrentados por cada time até a final eram diferentes. O Atlético enfrentou adversários mais fortes, enquanto o Flamengo teve um caminho mais tranquilo.
    O árbitro do primeiro confronto foi Romualdo Arppi Filho. O Flamengo chegou à final após vencer o Coritiba nas semifinais, enquanto o Atlético superou o Internacional em um confronto épico. O primeiro jogo da final foi no Mineirão, com mando de campo do Atlético Mineiro.
    Devido à melhor campanha, o Flamengo poderia ser campeão com dois empates ou uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols. Além disso, o segundo jogo seria no Maracanã, no Rio de Janeiro. Porém, o Flamengo estava desfalcado de Zico, lesionado três dias antes na semifinal contra o Coritiba. O Atlético, por outro lado, contava com seu principal jogador, Reinaldo.
    O clima em Belo Horizonte era tenso: torcedores flamenguistas foram recebidos com hostilidade e pedradas, e a situação se repetiu com os atleticanos no Maracanã. Esses conflitos se refletiram em campo.
    A primeira partida contou com 90.028 espectadores que viram o Atlético dominar o Flamengo. Sem Zico, o Flamengo jogou com Tita vestindo a camisa 10. Aos 10 minutos, Reinaldo, em uma jogada de gênio, sofreu uma falta violenta de Andrade, que não foi expulso pelo árbitro. Houve várias entradas violentas que passaram impunes, exceto um cartão amarelo para Chicão após uma falta em Tita, que revidou sem ser punido.
    O Atlético abriu o placar no início do segundo tempo com um gol de Reinaldo, após um erro do lateral-esquerdo Júnior. Apesar do domínio, o Atlético desperdiçou várias oportunidades de aumentar a vantagem. A partida terminou com uma vitória de 1 a 0 para o Atlético, com dois gols anulados e dois pênaltis não marcados a seu favor. Com essa vitória, o time mineiro precisaria apenas de um empate no Rio para conquistar o bicampeonato.
    Desde 1980, os confrontos entre Atlético e Flamengo sempre remetem àquela final polêmica, marcada por decisões controversas da arbitragem que ainda geram reclamações dos atleticanos. A final no Maracanã contou com 154.355 espectadores, um dos maiores públicos da história do estádio.
    A geração do Atlético de 1977 a 1986 é considerada uma das melhores do clube, rivalizando com a equipe campeã dos anos 50. Apesar de dominar o cenário mineiro com seis títulos consecutivos entre 1978 e 1983, o time foi impedido de conquistar um título nacional pela arbitragem em 1980 e por falta de sorte e competência em outros anos.
    Embora o Atlético tenha sido criticado por alguns pela violência em campo, as imagens das finais de 1980 mostram uma arbitragem claramente favorável ao Flamengo, o que é considerado incontestável por muitos. Essa interferência pode ter impedido o Atlético de conquistar um título internacional e se firmar como o melhor time do Brasil nos anos 80.

Комментарии • 2

  • @rinaldobatista640
    @rinaldobatista640 2 месяца назад

    mais como você é mau informando o Flamengo era muito melhor do que. o Atletico

  • @pedrolucastorres9795
    @pedrolucastorres9795 2 месяца назад

    Essa história tá muito mal contada parece ser distorcida.