Sou deficiente visual, por isto sempre peço nos vídeos pra fazer uma lista das referências, pois, o software não traduz imagens nem lê as legendas dos livros. Lembrem dos cegos também!
Aaaté onde sei, elas disponibilizam os materiais na descrição do vídeo. Como não entendo sobre softwares ledores, eu te pergunto: eles leem a descrição, não reconhecem essa parte? Como funciona? Gratíssima!
Nathalia Dias os softwares soo leem textos estáticos. Nada de legenda de vídeo,! Nem imagens, embora algumas funções da Apple já permitam algo do tipo. O Facebook também já possui um recurso bem inicial de reconhecimento de imagens, mas, ainda bem tímido. Se você anexar um texto printado agora, não conseguirei ler. Falei dos momentos em que nos vídeos elas colocam na tela a capa dos livros. As descrições são de difícil acesso para quem está no celular com estes softwares e só escuta a informação qd o dedo está diretamente encima dela. Diferentemente de quem enxerga, que bate o olho na tela e vê um contexto completo. No computador pior, não usamos mouse, ficando assim restritos às setas e ao tab e shift tab, que também não sai recursos dinâmicos. Seria muito mais acessível se elas, por exemplo, fixassem um comentário com as referências. Só uma ideia. Enfim, até à esquerda tem se esquecido das PCD, mas, não com intenção ou maldade. AApenas por desconhecimento.
@@cintiarodrigues8410 Oi Cíntia. Estamos falando sobre a descrição do vídeo. Mas acredito que eles devem deixar isso no início do texto e deixar claro para vocês. Sem a contaminação por links, para facilitar. Só à título de curiosidade, não é possível anexar imagens em comentários, no youtube. Mas enfim, espero que o canal atenda o seu pedido, que é o meu também.
Rita, vi que citaram intensão de disponibilizar legendas em outros idiomas. Me ofereço a contribuir com legendas em italiano, se for do interesse de vocês
Dá vontade de chorar de lindo quando você diz: "O tempero Drag é o meu projeto de educação popular, inclusiva e colaborativa". Parabéns! É lindo demais.
Olá Rita, admiro seu trabalho. Sou surda lésbica, e 'nova amiga' de uma amiga sua, a Rebecca. Queria aproveitar a deixa para disponilizar o link do livro "Desigualdades, gêneros e comunicação", onde todos poderão acessar e ler um texto meu, intitulado "Politizar a deficiência, aleijar o queer: algumas notas sobre a produção da hashtag #ÉCapacitismoQuando no Facebook". É um texto bem didático que tem um tópico em que explico a origem do termo "capacitismo" no Brasil. Em termos institucionais, o termo se oficializa por causa do apoio da comunidade LGBTI na 2a Conferência Nacional de Políticas e Direitos da População LGBT, em 2011. Parabéns pela bela aula e, inclusive, pela conexão do capacitismo com o capitalismo. As raízes são mesmo as mesmas. Um abraço, com o link do texto: t.co/gPkrrVrw7Z
Inclusive, quando falei (com meu amigo Gui) de uma amiga surda que elogiou a dicção da Ritinha, era dessa moça aqui que eu estava falando! Faltou só dizer que é antropóloga e mulher f*da :)
@@tadeucotta8283 principalmente por causa dos LGBTI. Leia o tópico do surgimento do capacitismo no Brasil. Quando propus o termo houve companheiros e companheiras da minha militância defiça de base que eram contra. O termo não foi referendado por parte da comunidade defiça, por puro desconhecimento da teoria social da deficiência, e acabou que consegui que o termo fosse aprovado na 2a conferência nacional LGBT. Tanto é assim que oficialmente o termo aparece pela primeira vez no Brasil nos Anais dessa conferência. Está lá.
Anahi, que riqueza de texto. Sou professora de Inglês para Surdes e tenho um projeto de aulas gratuitas ou de valor acessível para Surdes, em especial pretes e LGBTQ+. Gostaria muito de fazer contato contigo para ampliar a divulgação das aulas. As aulas são de base marxista, vygotskyana e bakhtiniana.
da lista de coisas pequenas que ninguém se importa mas eu fico fascinado: achei tão legal/fofo os momentos que a Rita parava de falar por um breve momento pra o tradutor de libras consegui acompanhar com os gestos, k
Sou PCD e o minuto 17 é uma verdade que tocou na minha alma. A frase que eu mais escuto é: Nossaaaa e tem gente que tem as duas mãos e não faz o que você faz. Eu só dou um sorriso forçado. Só parem. Obrigada pelo vídeo.
@@mmgrand0 e geralmente de pessoas totalmente desconhecidas, que não estão na interação naquele momento. As pessoas chegam perto da gente só pra falar essa frase né? Não podem ver a gente fazer qualquer coisa, e pá... A frase. Afff...
Agradeço muito pela sua generosidade em partilhar o seu saber de forma tão abrangente e didática. Adoro sua postura e admiro sua compreensão da vida. Eu me vi algumas vezes nesse comportamento agressivo do ataque, pois acredito que tinha tanta dor e revolta acumulada que quando eu me manifestava eu errava a dose, a forma, e principalmente o alvo. Não me orgulho disso, não alivia, não justifica, mas pode explicar um pouco. Estou aprendendo tanto com você! Muito obrigada! ❤
Tia Rita, se você abrisse um tipo de financiamento coletivo para manter o canal (e qualquer outra ação relacionada) eu seria uma das pessoas (quero crer que juntamente com milhares de outras) a contribuir financeiramente com essa iniciativa. Não seria muito, mas faria questão de apoiar de forma recorrente. Imagino que você já tenha pensado nisso e não tenho ideia se é muito complicado. Mas estamos aí. Beijos enormes.
Em tempo: Frida Kahlo era quadruplamente defiça: nasceu com espinha bífida (1), adquiriu poliomielite (2), sofreu aquele acidente que a fez amputar uma das pernas (3) e também tinha fibromialgia (4). Então, sim, o que o feminismo mercadológico fez foi apagar a deficiência dela. ✊🏼
Anahi Guedes de Mello caramba... mesmo sabendo da poliomielite e do acidente eu tendo a não atentar tanto a esses fatos. Imagine quem nunca teve acesso a essas informações porque a grande mídia não aborda o tema, fala apenas das frases poéticas que fazem sucesso em mercadorias. 😨
ow, foi mal, eu sou ignorante, mas pq eles apagariam a deficiência dela? tipo, as intenções e pah...foi mal, eu ate tenho deficiência, mas eu n entendi mto bem a frase
@@lulizzz9500 Porque ainda tem gente que vê deficiente como alguém inútil, desprezível, que só tá ali pra somar número. " Pega mal " sabe? Infelizmente tem gente que ainda pensa assim.
@@lulizzz9500 ironicamente, eu estou usando uma camiseta da Frida kahlo enquanto li esse comentário. Só sabia do acidente e que tinha tido uma consequência na saúde dela, mas não sabia que tinha levado a uma amputação. Eu diria que no caso de criar uma versão mercadológica da figura da Frida, apagam as deficiências dela para criarem essa versão romantizada. Estão literalmente tirando algo que a torna diferente e desafiadora dos padrões de normalidade da sociedade.
Bem lembrado! Há pouco tempo uma empresa que faz essas camisetas descoladas fez uma com o desenho da Frida Kahlo andando de bicicleta, como se isso fosse possível. Aí depois de chamarem atenção pra gafe, a empresa pediu desculpas e tirou aquelas camisetas de circulação.
Rita, parabéns pela elegância, pelo discurso inteligente, pelo esclarecimento no que me pareceu ser uma retratação! Sou mãe de Pessoa com Necessidade Específica, com deficiência física (tetraparética), com síndrome rara, grave, degenerativa, Síndrome de Charcot-Marie-Tooth, acerca da qual Setembro é o mês de conscientização também - o Setembro Azul CMT . Tenho fibromialgia e artrite reumatoide também, ambas doenças limitantes. Aprendi e vi que você também aprendeu que, quando nos equivocamos por falta de conhecimento de causa, o melhor recurso é se informar e ter empatia e compaixão. As várias militâncias dos grupos estigmatizados têm total legitimidade. Mas, percebo que há muita ignorância (no sentido de ignorar) a respeito do universo de Pessoas com Necessidades Específicas por parte das outras frentes militantes. O capacitismo estrutural é falta de reconhecimento desse universo. Mas, a abertura ao conhecimento é um grande passo, e você gentilmente fez uma caminhada significativa. Obrigada, por se colocar à disposição, mesmo sem remuneração para tal. Minha filha te adora! E eu também! Sucesso e força na peruca!!!
A chinelada da tia Ritinha é tudo pra mim. É tão importante a gente colocar a mão na consciência antes de sermos tóxicos na internet e ponderar certas coisas que a gente fala...
Alguém me segura, que meu coração descompassou! Eu tenho deficiência auditiva moderada-severa bilateral e é quase uma condição invisível ou imperceptível de PCD. Fiquei muitos anos em negação e sem recursos. Isso foi negligenciado pelas escolas que eu frequentei, porque eu me virava bem apesar de constrangimentos pontuais e muito, mas muito, bullying... E eu só reconheci isso, só fui admitir minha deficiência quando uma professora minha na faculdade me chamou para conversar sobre isso (obrigada, Eliana Rela). Acabei desabafando quando só queria dizer que o vídeo de hoje foi UMA SURPRESA MUITO POSITIVA e É MUITO SIGNIFICANTE que tenha ALGUÉM NÃO PCD abrindo esse debate. É como se enfim, a questão da inclusão estivesse sendo vista de outra direção que não a de quem precisa ser incluído. E eu não sabia da existência do setembro verde, o que é preocupante somado com a estimativa populacional... Enfim, muito obrigada Gui, Rita e Thy por essa iniciativa! Mesmo, deu uma animada no que andava tão nublado por aqui, uma esperançada... Vamos juntes!
Né? O debate sobre acessibilidade (ou no caso, a falta dela) e o capacitismo geralmente nunca vem de uma pessoa sem deficiência...Ninguém fala disso, sempre tratam como uma minoria que não precisa ser tratada com respeito
Uau, que resposta maravilhosa! Adorei a parte de não devolver o ataque à pessoa, mas tratar do tema no sentido de entender a motivação da celeuma. Por fim, essa treta que eu nem vi, serviu para dar um salto evolutivo no trabalho do canal. Que bom!
Super concordo! A treta fez o canal enxergar novas demandas com urgência! E sobre não devolver o ataque a pessoa é super importante ressaltar, algumas pessoas nos comentários falam como se a PCD que criticou fosse o vilão da história, mas na verdade estava elucidando a questão e além de tudo, é preciso lembrar que ele continua sendo o oprimido né...
Independente de qualquer coisa o Tempero Drag já faz parte de nossas vidas. Mesmo estando por fora de todo o ocorrido quero te dizer Guilherme obrigado. Sua Rita, nossa Rita é super necessária.
Adorei o "Fiquei pistolinha kkkkk". As pessoas não gostam de debater, gostam de discursar e atacar infelizmente... Mas você Rita é mais que necessária, como não ama-la!
Sou pessoa com deficiência visual. Mulher cega estudante de psicologia! Por um lado achei o vídeo com a qualidade de sempre! Ou seja excelente! Uma das campanhas realizadas no mês de setembro é a campanha setembro verde que fala sobre a luta das pessoas com deficiência. Por outro creio que atitudes de exposição como essa que o rapaz feZ não me representa. Creio que dialogar e ter certo é persistência é a melhor saída. De qualquer forma fico feliz pelo espaço e outras formas de performar nossa existência. Convido a quem quiser. A conhecer o podcast papo de cego. Lá exponho minhas percepções incluindo a síndrome do herói.
Oie, sou estudante de letras português e japonês, dou aula de nihongo e inglês, caso precisem de ajuda com legendas, estou "doando" meu tempo e trabalho para vcs. Bjos e vcs arrasam
Rita vc é MARAVILHOSA! INSPIRADORA! Sou muito sua fã! O canal é excelente, tem MUITA QUALIDADE! Eu sou professora e indico sempre pros meus alunos! Parabéns, SUCESSO SUCESSO SUCESSO!
Achei super interessante a iniciativa e o que realmente me chamou atenção é que ele não está em uma janela minúscula em miniatura. Quando você colocar nos próximos vídeos se não for incomodar gostaria que colocasse maior, tela dividida por exemplo... Bjs te adoro 😚💋
Sinto .me inserida nesse processo de informações e conhecimento realizado por Rita e Rochele é quem mais vier....a Rita já me conquistou..seu comportamento transparente e sua lucidez me encantam ...somos Todos tempero drag
Eu tinha " cantado a pedra" aqui mês passado sobre a necessidade de libras nos vídeos!! Bom saber que, a partir de agora, teremos sinais pro nossos amigos surdos. Sou ouvinte e conheço vários!!👏👏
Obrigada. No meu caso, tenho TDAH e meu filho, além do TDAH, é Asperger. Como não é algo óbvio às outras pessoas, em geral, dificilmente se percebe o nível das dificuldades que encontramos no dia a dia e como elas nos prejudicam. Claro, o prejuízo é nosso, logo, ninguém vê, e muito poucos se importam. Conclusão: a gente se acostuma a viver com menos quando não deveríamos. Digamos que essa quarentena não fez tanta diferença pra nós como para a maioria das pessoas. Enfim, sou grata por tudo que já fez, faz e está, apenas, começando a fazer. Boa sorte na nova empreitada, porque não vai ser fácil. Embora acredite que isso seja, apenas, o tempero certo pra você.😉😘
@@lilianpassos4341 É difícil. É uma exclusão que ninguém percebe e a gente se acostuma. O pior é saber que a maioria dos professores/educadores que conheci, ou não sabem como lidar ou acham que não existe.
Eu como professora te falo: não sabemos mesmo lidar com alunos assim. E não é maldade. Não nos é ensinado sobre, quando há especialistas na escola também não fala como deve ser trabalhado. Eu já tive diversas especialistas que acompanhavam os alunos em sala de aula e por mais que perguntasse como lidar com esses alunos, elas NUNCA, NUNCA me explicaram o que é um tdha ou autismo, por exemplo. Fala só para fazer umas atividades "mais fáceis" e pronto. Então é necessário que as pessoas que não se sintam contempladas falem sobre. Pois é como foi falado no vídeo, se não vivenciamos essa realidade, podemos não enxergá-la. E mais uma vez, não é maldade é desconhecimento mesmo.
Sou autista também e as pessoas não entendem mesmo nossas dificuldades porque elas só são visíveis pra nós muitas vezes. Não conseguir cumprir um horário por ter tido crise ou não responder numa conversa pessoalmente pelo processamento de áudio muito atrasado dentro da nossa cabeça é algo que automaticamente pensam ser frescura ou mau caratismo.
É muito bom ver, quando há um ataque sem a prévia intensão de diálogo, uma resposta tão bem detalhada e esclarecedora... Acho que muitos estão com vergonha agora, mas que vejam e revejam esse vídeo, e saiam da sua caixinha... Parabéns.. De verdade, estou muito orgulhoso da Rita...
Eu falo tanto libras quanto português e amei completamente o vídeo, apesar de algumas das palavras q a Rita usou não terem uma tradução literária para Libras ele traduziu e interpretou de uma forma q deixou muito fácil a compreensão. Adorei!!
Amei amei amei. Trabalho com Inclusão ( deficientes visuais, auditivos, intelectuais e cadeirantes ). Você não sabe como esse seu vídeo é importante. Muito, mas muito obrigada. 😚😍😘
Olá, bacana vc trabalhar com inclusão, então poderia se referir a nós como pessoas com deficiência e não deficientes, pois somos pessoas antes de ser deficiente, para nós a nomenclatura tbm é fruto do capacitismo estrutural. Obrigada!
Vc é extraordinária. Generosa na oferta de educação política de esquerda extremamente inclusiva! Te desejo Saúde e muitas e mutas alegriassssssss pela vida afora !!!! Parabéns Querida !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Parabéns Rita!!! Eu como gay e pcd entendo bem como é difícil essa inclusão, seja no mercado de trabalho, instituições de ensino e também no próprio meio lgbtq+ no qual somos praticamente invisíveis, vistos como totalmente fora do padrão e muitos pensam que somos assexuados rsrs. Azar deles que no meio de tanto preconceito, perdem a chance de conhecer pessoas extremamente corajosas, alegres e felizes que vivem a vida da melhor forma possível, se necessário matando um dragão por dia.
Rita, MUITO obrigada por responder a um "cancelamento" de uma forma tão sensata! Você deu uns passos para trás e refletiu sobre como o Tempero Drag poderia atender as pessoas PCD dentro das limitações do canal. Sem essa coisa de ficar na defensiva e com justificativas, sua postura, reflexões e explicações foram sensacionais. Eu, como pessoa com deficiência que nem ficou sabendo do bafafá todo, fiquei muito feliz com o vídeo de hoje :)
Deve ser dificil demais acompanhar em libras esse cérebro trabalhando junto com essa língua afiada, parabens Thyago mãos rápidas. E a camisa See Through fazendo um peep show do '' Soutien".... Rita muito Pheena, Guilherme inteligente pacaralho...
Prof. Rita, dar mãos à um trabalho que em educação necessita de muitas mãos, exige não abrir mão de muita compreensão e entendimento do todo que ainda precisa ser feito.😍🔢🔠
Nada mais bonito do que ver , ouvir e sentir alguém que realmente está preocupada com inclusão. E quando digo inclusão , não é de alguns , mas de todos ! Parabéns pelo trabalho maravilhoso Dona Rita!
Dona Hunt a senhora conseguiu com este vídeo fazer um malabarismo didático psicólogico e imaginativo tão nescessário para abrir nossas mentes , gratidão, gratidão.... gratidão....🙏🏾
Amada, eu te envio meu mais sincero e carinhoso abraço de solidariedade ❤️🌻, de outra educadora, de esquerda e militante pela educação crítica, política, emancipatória. Tempos duros, esses... 😩 Mas, seguimos.
Ai Rita... só você pra me fazer ir dormir uns minutinhos mais tarde 🤣🤣🤣 o sininho tocou e meu sorriso abriu! Beijos minha musa💋💋💋💋 23:42 aqui em Roma ❤
ooooô, Rita, vc é maravilhosa mesmo. fez de um "ataque" uma oportunidade não só de melhorar como também de trazer uma reflexão MUITO importante, que toca a todos, para a inclusão de todos. vídeo maravilhoso, obrigada por nos trazer tantas reflexões e conteúdos importantes, a mensagem está sendo transmitida e nos afetando para construir, de fato, uma realidade melhor, além da superficialidade que o ambiente virtual pode ter. vc traz profundidade, relevância, esperança e engajamento. obrigada por nos inspirar a ser melhor em tantos aspectos. estamos na luta, tentando cada dia mais incluir e abraçar existências
Sinto muito que essas palavras tenham sido usadas, palavras violentas inclusive. O mais interessante desse vídeo é que, como você mesmo menciona o CAPACITISMO também é estrutural e pensar na estrutura e mudanças, não nos isenta da responsabilidade de tornar o mundo um lugar melhor para todos nós. Fico pensando se as pessoas que te proferiram aquelas palavras, fazem alguma coisa para tornar às coisas mais acessíveis e não reproduzirem comportamentos capacitistas sabe? Conhecer o Victor di Marco e outros youtubers faz com que eu aprenda muito, obrigada por esse vídeo, pela sensibilidade e por ensinar, como sempre, que ATÉ VOCÊ está aprendendo, porque TODOS NÓS ESTAMOS!!!!
Merece milhões de likes!!!!!!!!!!!!!!!!!! Sou professor de libras e só escutei verdades. Obrigado, Rita, por proporcionar essa visibilidade e discussão.
@@marianabertoncini5387 mandei mensagem para a Dona Rita falando sobre isso e me colocando a disposição para fazer a descrição... pelo que ela disse vai rolar sim, ela já estava pensando sobre isso! você vai amar saber da beleza que é a produção de dona Rita
Professora! ..é a 3a vez q escuto essa sua fala.aula PRIMOROSA!! obrigada por tanta lucidez, isenta de julgamento..graças ,provavelmente a uma experiencia analitica antiga ,e presente..e um Talento nato para exposição objetiva... grata !
Pela primeira vez me distrai por uns segundinhos com esse look lindo!!!! Meu deus, top 10 de looks lindissimos! Parabéns pela curadoria impecável ♥ Na minha cabeça você é a Marvelous Mrs Maisel
Maravilhoso! Fina é elegante como sempre. Brindo por um mundo com mais pessoa como vc, sabedoria e inteligência para dialogar. Obrigado por seguir com este trabalhar.
Rita o capacete ismo é estrutural, nós precisamos estar abertos para aprender o que ele significa na realidade! O movimento de pessoas com deficiência é muito amplo e existem diversas pessoas que estudam o capacete ismo em sua estrutura. Eu tenho deficiência visual elegendo todos os meus vídeos com esses aplicativos que você citou
Amei !! Minha gente eu tenho TDA, li toda a legenda, eu estava ouvindo, mas a legenda organiza melhor meu cérebro! É incrível ! Rita, estamos sempre juntEs na construção da educação ! Te admiro mais ainda por hoje 💖 obrigada ! 😘😘😘
Ritinha que tal um " apoi.se" O seu trabalho tem muito valor e a Rita e a sua pequena equipa merecem ser "pagos" por quem puder contribuir Obrigada, é sempre um prazer refletir consigo ❤
Não esqueça da áudio descrição, para as pessoas com deficiência visual, dislexia, déficit intelectual… Eu sou cega e sinto muita falta de uma áudio descrição para realmente compreender todos os assuntos
@@LuizHenrique-by4bz Não sei se você sabe, mas infelizmente o RUclips vai começar a proibir que legendas sejam feitas para vídeos, só se o dono do vídeo quiser fazer por conta própria.
Como sempre, vídeo incrível! Sabermos que todes temos nossas restrições de compreensão do mundo e aceitar se repensar é essencial. Me esforço para fazer isso diariamente. A audiodescrição pode ser feita no início de cada vídeo pela própria Rita, brevemente e, sempre que possível, quando aparecem as janelinhas... Há também a possibilidade de usar a #pratodesverem, antiga ou ainda usada #pracegover... Mas seria legal alguém se dispor a fazer a audionarracao! :) Eu faria com prazer, mas minha formação não é extensa. O Coletivo Grão proporcionou um ótimo contato com esse mundo! S2
Mayara Farias de Carvalho Olha só como são as coisas… Até mesmo o fato de você fazer a sua resposta com neutralidade de gênero complica a vida da pessoa com deficiência visual, por que o leitor de tela não compreende palavras que terminam em dx e coisas assim… Então fica difícil pra mim entender o que você respondeu… Tenso não…
Que vídeo maravilhoso,errar faz parte,reconhecer o erro e transcendê-lo é revolucionário ❤️gosto de pensar que o primeiro passo para para resolver o problema é reconhecê-lo ❤️💁🏿♀️
Rita, minha linda camarada, é louvável teu empenho em todos os âmbitos! Teu canal é necessário e sadio! Fico muito mais orgulhosa agora sabendo dessa soma de acessibilidade! A gente foi profissionalizado em não atender para esse lado da sociedade... Erro que vamos abolir com lutas em prol da melhoria para todes! Bjs, sua linda!
O que nos move é realmente a indignação. Ver esse movimento gerando tantas discussões saudáveis me faz pensar nesse cenário em que vivemos atualmente. Acompanho política desde que me entendo por gente e nunca se falou tanto e buscou tantos argumentos para tal. Recebi o ano passado na escola onde estou diretora uma professora PCD visual e, através dos seus apontamentos, conheci um mundo que sempre esteve diante dos meus olhos e nunca havia explorado. Depois dessa experiência percebi que até o cafezinho que tomamos na mesa surrada ficou mais gostoso, porque pela primeira vez nossa professora se sentou confortável estar presente. Se vê naquele ambiente como seu, e isso é libertador. Obrigada Rita e todes
Vivemos um momento em que qualquer "falta" cometida torna a pessoa alvo que ataque absolutamente desmedidos. Dona Rita a senhora faz um trabalho incrível e óbvio ninguém tem pernas e braços para alcançar todas as demandas, o mais importante é o esforço diário, visto a olhos nús, para alcançar o máximo que se pode...
Eu tô super feliz que vcs agora vão dar continuidade nessa ideia de tornar acessível o conteúdo do cana. A desvantagem educativa da esquerda é imensa. Esse passo é simples mais gigantesco para o acesso a educação. Obrigado pelo trabalho de cada um da equipe TD.
O Tempero Drag foi um maravilhoso achado que eu conheci há dois anos e tem sido uma grata experiência desde então. Acreditem o trabalho de vocês é uma fonte dadivosa de conhecimento e reflexão. Sigam nesta boniteza de trabalho!
Amo como você coloca conteúdo pra lermos. Eu procuro sempre ler tudo. Me descobri dentro do espectro do autismo já adulte, e ler me faz fixar os conteúdos. Descobri com essa fixação de conhecimento que a forma como enxergo o mundo me ajuda a passar conhecimento. Obrigade por colocar tanto material a disposição.
Não sei se você, Rita, vai ler essa mensagem, mas gostaria de manifestar minha solidariedade a tudo o que você disse. Sou mulher com baixa visão, falo sobre inclusão e nem por isso sou expert em Acessibilidade; eu dominó os recursos que utilizo, e só. A gente não é obrigado a conhecer algo que não faz parte da nossa realidade diretamente, porém, se passa a fazer, temos que ir atrás de saber.... Vamos conseguir a todas as necessidades de todas as pessoas o tempo todo? Nunca. Mas podemos fazer tudo o que está ao nosso alcance.
Mais uma aula recheada de reflexões necessárias. É incrível o poder que há na transformação de algo "des"propositado ou com propósito não positivo, em conteúdo de desenvolvimento e conscientização social. Dona Rita, hj deu pra ver que a Rita von Hunt não foi suficiente. A humanidade do Guilherme transbordou a persona, e fez esse vídeo ficar incrível. Que a perspectiva de incapacidade possa ser re-pensada.... #fogoneles ;)
cara, rita, você, rochelle, mari g., e quem mais estiver aí no grupo colaborando (mesmo que não seja uma grande equipe), vocês são muito maravilhosas! parabéns pelo trabalho que vocês têm feito, pelo posicionamento, pelo empenho... 💖💖💖💖💖💖
Poxa Rita que vídeo incrível! Minha mãe tem fibromialgia e pensa na limitação que ela enfrenta durante as crises, que são quase que diárias. Que olhar incrível e confesso, inimaginável. Somente vc para ter esse olhar! ❤🏳️🌈
Te amo tanto, Rita. Isso que vc está fazendo é tão importante. Toda vez que vejo o seu trabalho e das pessoas que estão com você me encho de esperança e coragem.
Vi essa treta, mas eu imaginei que tinha uma razão...eu te mandei uma angustia e vc me respondeu muito rápido! Claro que eu ia adorar trocar ideia com vc, mas entendo o quanto deve ser difícil vc conversar com todo mundo.
Sou deficiente visual, por isto sempre peço nos vídeos pra fazer uma lista das referências, pois, o software não traduz imagens nem lê as legendas dos livros. Lembrem dos cegos também!
Up
up
Aaaté onde sei, elas disponibilizam os materiais na descrição do vídeo. Como não entendo sobre softwares ledores, eu te pergunto: eles leem a descrição, não reconhecem essa parte? Como funciona? Gratíssima!
Nathalia Dias os softwares soo leem textos estáticos. Nada de legenda de vídeo,! Nem imagens, embora algumas funções da Apple já permitam algo do tipo. O Facebook também já possui um recurso bem inicial de reconhecimento de imagens, mas, ainda bem tímido. Se você anexar um texto printado agora, não conseguirei ler. Falei dos momentos em que nos vídeos elas colocam na tela a capa dos livros. As descrições são de difícil acesso para quem está no celular com estes softwares e só escuta a informação qd o dedo está diretamente encima dela. Diferentemente de quem enxerga, que bate o olho na tela e vê um contexto completo. No computador pior, não usamos mouse, ficando assim restritos às setas e ao tab e shift tab, que também não sai recursos dinâmicos. Seria muito mais acessível se elas, por exemplo, fixassem um comentário com as referências. Só uma ideia. Enfim, até à esquerda tem se esquecido das PCD, mas, não com intenção ou maldade. AApenas por desconhecimento.
@@cintiarodrigues8410 Oi Cíntia. Estamos falando sobre a descrição do vídeo. Mas acredito que eles devem deixar isso no início do texto e deixar claro para vocês. Sem a contaminação por links, para facilitar. Só à título de curiosidade, não é possível anexar imagens em comentários, no youtube.
Mas enfim, espero que o canal atenda o seu pedido, que é o meu também.
Sou Interprete de libras tbm e não tenho palavras para agradecer a inserção da Libras neste canal
Todo intérprete é lindo e charmosos igual a vcs 2?
Rita, vi que citaram intensão de disponibilizar legendas em outros idiomas. Me ofereço a contribuir com legendas em italiano, se for do interesse de vocês
Que lindo a atitude obrigado
Up
Arrasou!!! Parabéns pela atitude
Perfeito
Up
Dá vontade de chorar de lindo quando você diz: "O tempero Drag é o meu projeto de educação popular, inclusiva e colaborativa". Parabéns! É lindo demais.
Olá Rita, admiro seu trabalho. Sou surda lésbica, e 'nova amiga' de uma amiga sua, a Rebecca. Queria aproveitar a deixa para disponilizar o link do livro "Desigualdades, gêneros e comunicação", onde todos poderão acessar e ler um texto meu, intitulado "Politizar a deficiência, aleijar o queer: algumas notas sobre a produção da hashtag #ÉCapacitismoQuando no Facebook". É um texto bem didático que tem um tópico em que explico a origem do termo "capacitismo" no Brasil. Em termos institucionais, o termo se oficializa por causa do apoio da comunidade LGBTI na 2a Conferência Nacional de Políticas e Direitos da População LGBT, em 2011. Parabéns pela bela aula e, inclusive, pela conexão do capacitismo com o capitalismo. As raízes são mesmo as mesmas. Um abraço, com o link do texto: t.co/gPkrrVrw7Z
Inclusive, quando falei (com meu amigo Gui) de uma amiga surda que elogiou a dicção da Ritinha, era dessa moça aqui que eu estava falando! Faltou só dizer que é antropóloga e mulher f*da :)
É "por causa" ? ou é "graças " a ?
Muda tudo, entendeu ?
@@tadeucotta8283 principalmente por causa dos LGBTI. Leia o tópico do surgimento do capacitismo no Brasil. Quando propus o termo houve companheiros e companheiras da minha militância defiça de base que eram contra. O termo não foi referendado por parte da comunidade defiça, por puro desconhecimento da teoria social da deficiência, e acabou que consegui que o termo fosse aprovado na 2a conferência nacional LGBT. Tanto é assim que oficialmente o termo aparece pela primeira vez no Brasil nos Anais dessa conferência. Está lá.
Obrigada, já baixei.
Anahi, que riqueza de texto. Sou professora de Inglês para Surdes e tenho um projeto de aulas gratuitas ou de valor acessível para Surdes, em especial pretes e LGBTQ+. Gostaria muito de fazer contato contigo para ampliar a divulgação das aulas. As aulas são de base marxista, vygotskyana e bakhtiniana.
da lista de coisas pequenas que ninguém se importa mas eu fico fascinado: achei tão legal/fofo os momentos que a Rita parava de falar por um breve momento pra o tradutor de libras consegui acompanhar com os gestos, k
Vim ler os comentários para ver se alguém tinha reparado nisso :)
Sou PCD e o minuto 17 é uma verdade que tocou na minha alma.
A frase que eu mais escuto é: Nossaaaa e tem gente que tem as duas mãos e não faz o que você faz.
Eu só dou um sorriso forçado. Só parem.
Obrigada pelo vídeo.
Também sou PCD com deficiência nas mãos e vivo ouvindo essas coisas, Simy! APENAS PAREM!
@@mmgrand0 e geralmente de pessoas totalmente desconhecidas, que não estão na interação naquele momento. As pessoas chegam perto da gente só pra falar essa frase né? Não podem ver a gente fazer qualquer coisa, e pá... A frase. Afff...
Simy!!! Não acredito que te achei aqui nos comentários da Rita! Que saudades, mulher! Entra lá no Instagram só pra gente trocar telefone!
Bom dia! Recomendo esse excelente vídeo do Portal do José ruclips.net/video/oY9vqNDHNm4/видео.html
Agradeço muito pela sua generosidade em partilhar o seu saber de forma tão abrangente e didática. Adoro sua postura e admiro sua compreensão da vida. Eu me vi algumas vezes nesse comportamento agressivo do ataque, pois acredito que tinha tanta dor e revolta acumulada que quando eu me manifestava eu errava a dose, a forma, e principalmente o alvo. Não me orgulho disso, não alivia, não justifica, mas pode explicar um pouco. Estou aprendendo tanto com você! Muito obrigada! ❤
Tia Rita, se você abrisse um tipo de financiamento coletivo para manter o canal (e qualquer outra ação relacionada) eu seria uma das pessoas (quero crer que juntamente com milhares de outras) a contribuir financeiramente com essa iniciativa. Não seria muito, mas faria questão de apoiar de forma recorrente. Imagino que você já tenha pensado nisso e não tenho ideia se é muito complicado. Mas estamos aí. Beijos enormes.
Tbm acho que poderíamos pensar em algo assim não sei exatamente como abordar o assunto nem como fazer mas eu seria concerteza um colaborador
Já somos 3 então
4 o/
Quatro 🤗
Eu também.
" De cada um conforme a sua possibilidade e para cada um conforme a sua necessidade"👏👏
Em tempo: Frida Kahlo era quadruplamente defiça: nasceu com espinha bífida (1), adquiriu poliomielite (2), sofreu aquele acidente que a fez amputar uma das pernas (3) e também tinha fibromialgia (4). Então, sim, o que o feminismo mercadológico fez foi apagar a deficiência dela. ✊🏼
Anahi Guedes de Mello caramba... mesmo sabendo da poliomielite e do acidente eu tendo a não atentar tanto a esses fatos. Imagine quem nunca teve acesso a essas informações porque a grande mídia não aborda o tema, fala apenas das frases poéticas que fazem sucesso em mercadorias. 😨
ow, foi mal, eu sou ignorante, mas pq eles apagariam a deficiência dela? tipo, as intenções e pah...foi mal, eu ate tenho deficiência, mas eu n entendi mto bem a frase
@@lulizzz9500 Porque ainda tem gente que vê deficiente como alguém inútil, desprezível, que só tá ali pra somar número. " Pega mal " sabe? Infelizmente tem gente que ainda pensa assim.
@@lulizzz9500 ironicamente, eu estou usando uma camiseta da Frida kahlo enquanto li esse comentário. Só sabia do acidente e que tinha tido uma consequência na saúde dela, mas não sabia que tinha levado a uma amputação.
Eu diria que no caso de criar uma versão mercadológica da figura da Frida, apagam as deficiências dela para criarem essa versão romantizada. Estão literalmente tirando algo que a torna diferente e desafiadora dos padrões de normalidade da sociedade.
Bem lembrado! Há pouco tempo uma empresa que faz essas camisetas descoladas fez uma com o desenho da Frida Kahlo andando de bicicleta, como se isso fosse possível. Aí depois de chamarem atenção pra gafe, a empresa pediu desculpas e tirou aquelas camisetas de circulação.
Sensacional!!!!! Excelente reflexão!!! Obrigada!!! ✊🌹👏👏👏
Rita, eu como uma pessoa com deficiência, agradeço pelo vídeo de hoje, esse vídeo é muito importante pra todos verem! Muito obrigada por isso, Rita!
Rita, parabéns pela elegância, pelo discurso inteligente, pelo esclarecimento no que me pareceu ser uma retratação! Sou mãe de Pessoa com Necessidade Específica, com deficiência física (tetraparética), com síndrome rara, grave, degenerativa, Síndrome de Charcot-Marie-Tooth, acerca da qual Setembro é o mês de conscientização também - o Setembro Azul CMT . Tenho fibromialgia e artrite reumatoide também, ambas doenças limitantes. Aprendi e vi que você também aprendeu que, quando nos equivocamos por falta de conhecimento de causa, o melhor recurso é se informar e ter empatia e compaixão. As várias militâncias dos grupos estigmatizados têm total legitimidade. Mas, percebo que há muita ignorância (no sentido de ignorar) a respeito do universo de Pessoas com Necessidades Específicas por parte das outras frentes militantes. O capacitismo estrutural é falta de reconhecimento desse universo. Mas, a abertura ao conhecimento é um grande passo, e você gentilmente fez uma caminhada significativa. Obrigada, por se colocar à disposição, mesmo sem remuneração para tal. Minha filha te adora! E eu também! Sucesso e força na peruca!!!
A chinelada da tia Ritinha é tudo pra mim.
É tão importante a gente colocar a mão na consciência antes de sermos tóxicos na internet e ponderar certas coisas que a gente fala...
Dona Rita... sempre nos surpreendendo com seu trabalho! Obrigada mais uma vez pela reflexão!
Alguém me segura, que meu coração descompassou! Eu tenho deficiência auditiva moderada-severa bilateral e é quase uma condição invisível ou imperceptível de PCD. Fiquei muitos anos em negação e sem recursos. Isso foi negligenciado pelas escolas que eu frequentei, porque eu me virava bem apesar de constrangimentos pontuais e muito, mas muito, bullying... E eu só reconheci isso, só fui admitir minha deficiência quando uma professora minha na faculdade me chamou para conversar sobre isso (obrigada, Eliana Rela). Acabei desabafando quando só queria dizer que o vídeo de hoje foi UMA SURPRESA MUITO POSITIVA e É MUITO SIGNIFICANTE que tenha ALGUÉM NÃO PCD abrindo esse debate. É como se enfim, a questão da inclusão estivesse sendo vista de outra direção que não a de quem precisa ser incluído. E eu não sabia da existência do setembro verde, o que é preocupante somado com a estimativa populacional... Enfim, muito obrigada Gui, Rita e Thy por essa iniciativa! Mesmo, deu uma animada no que andava tão nublado por aqui, uma esperançada... Vamos juntes!
Né? O debate sobre acessibilidade (ou no caso, a falta dela) e o capacitismo geralmente nunca vem de uma pessoa sem deficiência...Ninguém fala disso, sempre tratam como uma minoria que não precisa ser tratada com respeito
Vossa Crocância Dona Ritíssima,
eu verteria pro Alemão vossos iluminados discursos toda coberta e trabalhada nas honras. Vem nimim Temperita! 🔥❤️🔥
Você é muito necessária, Rita!
Beijão.
Eu sou PcD e estou amando ver essa onda de discursos sobre a inclusão, capacitismo... Parabéns, dona Rita! ❤️
Uau, que resposta maravilhosa! Adorei a parte de não devolver o ataque à pessoa, mas tratar do tema no sentido de entender a motivação da celeuma. Por fim, essa treta que eu nem vi, serviu para dar um salto evolutivo no trabalho do canal. Que bom!
Super concordo! A treta fez o canal enxergar novas demandas com urgência! E sobre não devolver o ataque a pessoa é super importante ressaltar, algumas pessoas nos comentários falam como se a PCD que criticou fosse o vilão da história, mas na verdade estava elucidando a questão e além de tudo, é preciso lembrar que ele continua sendo o oprimido né...
Bom dia! Recomendo esse excelente vídeo do Portal do José ruclips.net/video/oY9vqNDHNm4/видео.html
Independente de qualquer coisa o Tempero Drag já faz parte de nossas vidas. Mesmo estando por fora de todo o ocorrido quero te dizer Guilherme obrigado. Sua Rita, nossa Rita é super necessária.
Adorei o "Fiquei pistolinha kkkkk". As pessoas não gostam de debater, gostam de discursar e atacar infelizmente... Mas você Rita é mais que necessária, como não ama-la!
Sou pessoa com deficiência visual. Mulher cega estudante de psicologia!
Por um lado achei o vídeo com a qualidade de sempre! Ou seja excelente!
Uma das campanhas realizadas no mês de setembro é a campanha setembro verde que fala sobre a luta das pessoas com deficiência.
Por outro creio que atitudes de exposição como essa que o rapaz feZ não me representa. Creio que dialogar e ter certo é persistência é a melhor saída.
De qualquer forma fico feliz pelo espaço e outras formas de performar nossa existência.
Convido a quem quiser. A conhecer o podcast papo de cego. Lá exponho minhas percepções incluindo a síndrome do herói.
@Victor Hugo Souza Daniel ob
Oie, sou estudante de letras português e japonês, dou aula de nihongo e inglês, caso precisem de ajuda com legendas, estou "doando" meu tempo e trabalho para vcs. Bjos e vcs arrasam
Up
👏👏👏
UPP
Up
UP 💙
Rita vc é MARAVILHOSA! INSPIRADORA! Sou muito sua fã! O canal é excelente, tem MUITA QUALIDADE! Eu sou professora e indico sempre pros meus alunos! Parabéns, SUCESSO SUCESSO SUCESSO!
Achei super interessante a iniciativa e o que realmente me chamou atenção é que ele não está em uma janela minúscula em miniatura. Quando você colocar nos próximos vídeos se não for incomodar gostaria que colocasse maior, tela dividida por exemplo... Bjs te adoro 😚💋
Também prefiro. Tenho visão monocular e não enxergo quando fica naquela janela minúscula.
verdade
Oi Fernand! No vídeo ela avisa que nos próximos conteúdos, o interprete vai estar sim numa janelinha!
@@caiorincon2555 pode estar em janela, mas é bom ficar atento ao tamanho 😊
Como que faz pra marcar o canal neste comentário?
Sinto .me inserida nesse processo de informações e conhecimento realizado por Rita e Rochele é quem mais vier....a Rita já me conquistou..seu comportamento transparente e sua lucidez me encantam ...somos Todos tempero drag
Pra fazer legenda "comunitária" fora do RUclips tem o Amara, é a mesma plataforma que o TED usa e funciona muito bem.
UP
Eu tinha " cantado a pedra" aqui mês passado sobre a necessidade de libras nos vídeos!! Bom saber que, a partir de agora, teremos sinais pro nossos amigos surdos. Sou ouvinte e conheço vários!!👏👏
Obrigada.
No meu caso, tenho TDAH e meu filho, além do TDAH, é Asperger. Como não é algo óbvio às outras pessoas, em geral, dificilmente se percebe o nível das dificuldades que encontramos no dia a dia e como elas nos prejudicam. Claro, o prejuízo é nosso, logo, ninguém vê, e muito poucos se importam. Conclusão: a gente se acostuma a viver com menos quando não deveríamos.
Digamos que essa quarentena não fez tanta diferença pra nós como para a maioria das pessoas. Enfim, sou grata por tudo que já fez, faz e está, apenas, começando a fazer. Boa sorte na nova empreitada, porque não vai ser fácil.
Embora acredite que isso seja, apenas, o tempero certo pra você.😉😘
Meu filho tb é TDAH . Concordo c vx
Eu sou TDAH.
@@lilianpassos4341 É difícil. É uma exclusão que ninguém percebe e a gente se acostuma. O pior é saber que a maioria dos professores/educadores que conheci, ou não sabem como lidar ou acham que não existe.
Eu como professora te falo: não sabemos mesmo lidar com alunos assim. E não é maldade. Não nos é ensinado sobre, quando há especialistas na escola também não fala como deve ser trabalhado. Eu já tive diversas especialistas que acompanhavam os alunos em sala de aula e por mais que perguntasse como lidar com esses alunos, elas NUNCA, NUNCA me explicaram o que é um tdha ou autismo, por exemplo. Fala só para fazer umas atividades "mais fáceis" e pronto. Então é necessário que as pessoas que não se sintam contempladas falem sobre. Pois é como foi falado no vídeo, se não vivenciamos essa realidade, podemos não enxergá-la. E mais uma vez, não é maldade é desconhecimento mesmo.
Sou autista também e as pessoas não entendem mesmo nossas dificuldades porque elas só são visíveis pra nós muitas vezes. Não conseguir cumprir um horário por ter tido crise ou não responder numa conversa pessoalmente pelo processamento de áudio muito atrasado dentro da nossa cabeça é algo que automaticamente pensam ser frescura ou mau caratismo.
São muitos os começos, quando se trata de educação. Mais uma vez obrigada por compartilhar de forma lúcida seus desafios e soluções, Ritinha e Roxele.
É muito bom ver, quando há um ataque sem a prévia intensão de diálogo, uma resposta tão bem detalhada e esclarecedora... Acho que muitos estão com vergonha agora, mas que vejam e revejam esse vídeo, e saiam da sua caixinha... Parabéns.. De verdade, estou muito orgulhoso da Rita...
Todo o meu apoio e solidariedade à você, professora Rita. Muito obrigada por tudo o que você faz por mim e, acho justo haver o APOIA-SE no Tempero.
Eu falo tanto libras quanto português e amei completamente o vídeo, apesar de algumas das palavras q a Rita usou não terem uma tradução literária para Libras ele traduziu e interpretou de uma forma q deixou muito fácil a compreensão. Adorei!!
Muito legal! Ouvi um PODCAST excelente sobre o tema!
Um debate muito importante
@
Curto e depois assisto pq sei que vale a pena!😉
Sim. A gente já entra dando like.💖💖
Sempre ❤❤❤❤
Idem, Marta!
Eu também!
Também faço isto sempre.
Valorizo muito os presentes de conhecimento que são os vídeos do Tempero.
Obrigada pelas reflexões e provocações.
Amei amei amei. Trabalho com Inclusão ( deficientes visuais, auditivos, intelectuais e cadeirantes ). Você não sabe como esse seu vídeo é importante. Muito, mas muito obrigada. 😚😍😘
Olá, bacana vc trabalhar com inclusão, então poderia se referir a nós como pessoas com deficiência e não deficientes, pois somos pessoas antes de ser deficiente, para nós a nomenclatura tbm é fruto do capacitismo estrutural. Obrigada!
Olá. Qual sua formação? Tenho muito interesse de seguir a área...
Vc é extraordinária. Generosa na oferta de educação política de esquerda extremamente inclusiva! Te desejo Saúde e muitas e mutas alegriassssssss pela vida afora !!!! Parabéns Querida !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Parabéns Rita!!!
Eu como gay e pcd entendo bem como é difícil essa inclusão, seja no mercado de trabalho, instituições de ensino e também no próprio meio lgbtq+ no qual somos praticamente invisíveis, vistos como totalmente fora do padrão e muitos pensam que somos assexuados rsrs.
Azar deles que no meio de tanto preconceito, perdem a chance de conhecer pessoas extremamente corajosas, alegres e felizes que vivem a vida da melhor forma possível, se necessário matando um dragão por dia.
Desculpa a ignorância, mas o que é PCD?
@@fabricioferreiradasilva5453 significa pessoa com deficiência.
Seu lindo 😍😍😍
Disse tudo!!!
*assexuais.
Rita, MUITO obrigada por responder a um "cancelamento" de uma forma tão sensata! Você deu uns passos para trás e refletiu sobre como o Tempero Drag poderia atender as pessoas PCD dentro das limitações do canal. Sem essa coisa de ficar na defensiva e com justificativas, sua postura, reflexões e explicações foram sensacionais. Eu, como pessoa com deficiência que nem ficou sabendo do bafafá todo, fiquei muito feliz com o vídeo de hoje :)
Pena que ela xingou as pessoas e precisou ser orientada pela assessoria para parar de atacar as pessoas com deficiência e fazer esse papel de agora
Deve ser dificil demais acompanhar em libras esse cérebro trabalhando junto com essa língua afiada, parabens Thyago mãos rápidas. E a camisa See Through fazendo um peep show do '' Soutien".... Rita muito Pheena, Guilherme inteligente pacaralho...
Também gostei muito do tradutor ❤❤
Amo você D. Rita. Obrigada por incluir e por me educar e reeducar.
Ficou top esse vídeo, Rita arrasou. Uma março na história de Rita von Hunty.
Também considerei um marco na trajetória dela!
Bom dia! Recomendo esse excelente vídeo do Portal do José ruclips.net/video/oY9vqNDHNm4/видео.html
Prof. Rita, dar mãos à um trabalho que em educação necessita de muitas mãos, exige não abrir mão de muita compreensão e entendimento do todo que ainda precisa ser feito.😍🔢🔠
Sou PCD e me senti representado. Obrigado pelo show, Rita, parabéns!
👏👏👏
Nada mais bonito do que ver , ouvir e sentir alguém que realmente está preocupada com inclusão. E quando digo inclusão , não é de alguns , mas de todos ! Parabéns pelo trabalho maravilhoso Dona Rita!
Gente! Só eu babei na blusa!? Que linda! 😍 Com transparência! 😯 Arrasou, dona Rita!!! 👏🏾👏🏾👏🏾 O tema não precisa nem comentar. É sempre um arraso!💜❤
Dona Hunt a senhora conseguiu com este vídeo fazer um malabarismo didático psicólogico e imaginativo tão nescessário para abrir nossas mentes , gratidão, gratidão.... gratidão....🙏🏾
Arrasando como sempre. Tema incrível e atualíssimo, partindo das próprias experiências..
👏👏👏
Rita, fico muito feliz de poder contribuir no seu projeto educativo. Vamos juntos construir mais e mais! Obrigado pela citação :)
Amada, eu te envio meu mais sincero e carinhoso abraço de solidariedade ❤️🌻, de outra educadora, de esquerda e militante pela educação crítica, política, emancipatória. Tempos duros, esses... 😩 Mas, seguimos.
Boa tarde Rita!!
Vc é genuinamente sensacional.
Parabéns!!
Sempre perfeita,sou muito grato por seus conteúdos.
Sempre aprendendo e descobrindo novos horizontes com dona Rita. Obrigado pelo conteúdo
Ai Rita... só você pra me fazer ir dormir uns minutinhos mais tarde 🤣🤣🤣 o sininho tocou e meu sorriso abriu! Beijos minha musa💋💋💋💋 23:42 aqui em Roma ❤
Obrigada por sua reflexão. Obrigada por seu trabalho e força. Eu aprendi muito para o meu processo de cuidado ao outro.
Não conheço, pessoalmente, mas, MORRO DE AMORES ❤
2
ooooô, Rita, vc é maravilhosa mesmo. fez de um "ataque" uma oportunidade não só de melhorar como também de trazer uma reflexão MUITO importante, que toca a todos, para a inclusão de todos. vídeo maravilhoso, obrigada por nos trazer tantas reflexões e conteúdos importantes, a mensagem está sendo transmitida e nos afetando para construir, de fato, uma realidade melhor, além da superficialidade que o ambiente virtual pode ter. vc traz profundidade, relevância, esperança e engajamento. obrigada por nos inspirar a ser melhor em tantos aspectos. estamos na luta, tentando cada dia mais incluir e abraçar existências
Sinto muito que essas palavras tenham sido usadas, palavras violentas inclusive.
O mais interessante desse vídeo é que, como você mesmo menciona o CAPACITISMO também é estrutural e pensar na estrutura e mudanças, não nos isenta da responsabilidade de tornar o mundo um lugar melhor para todos nós.
Fico pensando se as pessoas que te proferiram aquelas palavras, fazem alguma coisa para tornar às coisas mais acessíveis e não reproduzirem comportamentos capacitistas sabe?
Conhecer o Victor di Marco e outros youtubers faz com que eu aprenda muito, obrigada por esse vídeo, pela sensibilidade e por ensinar, como sempre, que ATÉ VOCÊ está aprendendo, porque TODOS NÓS ESTAMOS!!!!
Merece milhões de likes!!!!!!!!!!!!!!!!!! Sou professor de libras e só escutei verdades. Obrigado, Rita, por proporcionar essa visibilidade e discussão.
Riiiitttaaaaaa!!!! Vou amar ver a descrição das suas roupas, para que os cegos possam ter acesso ao seu visual.
Up!
Up!!
Mariana, querida, se a descrição do look estiver na descrição do vídeo já resolve?
@@eduardomaximo2115 claro querido!!! Olha aqui como o pessoal faz, instagram.com/p/CDuqAjlgJRt/?igshid=1j0bdenorrzuz
@@marianabertoncini5387 mandei mensagem para a Dona Rita falando sobre isso e me colocando a disposição para fazer a descrição... pelo que ela disse vai rolar sim, ela já estava pensando sobre isso! você vai amar saber da beleza que é a produção de dona Rita
Professora! ..é a 3a vez q escuto essa sua fala.aula PRIMOROSA!! obrigada por tanta lucidez, isenta de julgamento..graças ,provavelmente a uma experiencia analitica antiga ,e presente..e um Talento nato para exposição objetiva... grata !
Pela primeira vez me distrai por uns segundinhos com esse look lindo!!!!
Meu deus, top 10 de looks lindissimos! Parabéns pela curadoria impecável ♥
Na minha cabeça você é a Marvelous Mrs Maisel
Exatamente, tão maravilhoso e articulado quanto !
Maravilhosas reflexões! Pensar dá trabalho, e o sentir pede abertura.
Galera se passa demais no "cancelamento".. Melhor canal do youtube brasileiro!
Rita você é necessária!!
Maravilhoso! Fina é elegante como sempre. Brindo por um mundo com mais pessoa como vc, sabedoria e inteligência para dialogar. Obrigado por seguir com este trabalhar.
Rita o capacete ismo é estrutural, nós precisamos estar abertos para aprender o que ele significa na realidade! O movimento de pessoas com deficiência é muito amplo e existem diversas pessoas que estudam o capacete ismo em sua estrutura. Eu tenho deficiência visual elegendo todos os meus vídeos com esses aplicativos que você citou
Amei !! Minha gente eu tenho TDA, li toda a legenda, eu estava ouvindo, mas a legenda organiza melhor meu cérebro! É incrível ! Rita, estamos sempre juntEs na construção da educação ! Te admiro mais ainda por hoje 💖 obrigada ! 😘😘😘
Eu lembrei do desenho do x Men.
Uma equipe de 2.
Tem que ter muita coragem pra falar mal da Ritinha.
Esse canal é impressionante positivo na ajuda do caminho das várias educações. Obrigado.
Ritinha que tal um " apoi.se"
O seu trabalho tem muito valor e a Rita e a sua pequena equipa merecem ser "pagos" por quem puder contribuir
Obrigada, é sempre um prazer refletir consigo ❤
Estou emocionado a cada frase. Sorindo às lágrimas! Um fortíssimo abraço de Berlim!
Não esqueça da áudio descrição, para as pessoas com deficiência visual, dislexia, déficit intelectual…
Eu sou cega e sinto muita falta de uma áudio descrição para realmente compreender todos os assuntos
Por isso que o ideal seria que os seguidores do canal que entendem disso estivessem dispostos a contribuir.
@@LuizHenrique-by4bz Não sei se você sabe, mas infelizmente o RUclips vai começar a proibir que legendas sejam feitas para vídeos, só se o dono do vídeo quiser fazer por conta própria.
Como sempre, vídeo incrível! Sabermos que todes temos nossas restrições de compreensão do mundo e aceitar se repensar é essencial. Me esforço para fazer isso diariamente.
A audiodescrição pode ser feita no início de cada vídeo pela própria Rita, brevemente e, sempre que possível, quando aparecem as janelinhas... Há também a possibilidade de usar a #pratodesverem, antiga ou ainda usada #pracegover... Mas seria legal alguém se dispor a fazer a audionarracao! :) Eu faria com prazer, mas minha formação não é extensa. O Coletivo Grão proporcionou um ótimo contato com esse mundo! S2
Mayara Farias de Carvalho Olha só como são as coisas… Até mesmo o fato de você fazer a sua resposta com neutralidade de gênero complica a vida da pessoa com deficiência visual, por que o leitor de tela não compreende palavras que terminam em dx e coisas assim… Então fica difícil pra mim entender o que você respondeu… Tenso não…
@Tempero Drag
Que vídeo maravilhoso,errar faz parte,reconhecer o erro e transcendê-lo é revolucionário ❤️gosto de pensar que o primeiro passo para para resolver o problema é reconhecê-lo ❤️💁🏿♀️
Olhei pra Rita e logo penso
Queen, Queen, Queen, RAINHA!
Rita, minha linda camarada, é louvável teu empenho em todos os âmbitos! Teu canal é necessário e sadio! Fico muito mais orgulhosa agora sabendo dessa soma de acessibilidade! A gente foi profissionalizado em não atender para esse lado da sociedade... Erro que vamos abolir com lutas em prol da melhoria para todes! Bjs, sua linda!
Que discussão necessária e que sensibilidade ímpar!
O que nos move é realmente a indignação. Ver esse movimento gerando tantas discussões saudáveis me faz pensar nesse cenário em que vivemos atualmente. Acompanho política desde que me entendo por gente e nunca se falou tanto e buscou tantos argumentos para tal. Recebi o ano passado na escola onde estou diretora uma professora PCD visual e, através dos seus apontamentos, conheci um mundo que sempre esteve diante dos meus olhos e nunca havia explorado. Depois dessa experiência percebi que até o cafezinho que tomamos na mesa surrada ficou mais gostoso, porque pela primeira vez nossa professora se sentou confortável estar presente. Se vê naquele ambiente como seu, e isso é libertador. Obrigada Rita e todes
Que intérprete maravilhoso!!! Vcs combinam demais. Perfeito!!
Vivemos um momento em que qualquer "falta" cometida torna a pessoa alvo que ataque absolutamente desmedidos. Dona Rita a senhora faz um trabalho incrível e óbvio ninguém tem pernas e braços para alcançar todas as demandas, o mais importante é o esforço diário, visto a olhos nús, para alcançar o máximo que se pode...
*Acessibilidade é necessária para a difusão do conhecimento.*
Eu tô super feliz que vcs agora vão dar continuidade nessa ideia de tornar acessível o conteúdo do cana.
A desvantagem educativa da esquerda é imensa. Esse passo é simples mais gigantesco para o acesso a educação.
Obrigado pelo trabalho de cada um da equipe TD.
Ver tanta gente colaborando por aqui, fez-me lembrar do canal Kurzgesagt. Chorando horrores de emoção. ❤️
Obrigada Rita! Tenhos 2 filhos autistas e 1 com TDAH.
O Tempero Drag foi um maravilhoso achado que eu conheci há dois anos e tem sido uma grata experiência desde então. Acreditem o trabalho de vocês é uma fonte dadivosa de conhecimento e reflexão. Sigam nesta boniteza de trabalho!
Rita vc é maravilhosa! Não é difícil compreender o que houve, pessoas de má fé que fazem isso...
Atitude. É isso que transforma o mundo. E esse é só o começo de uma novo inclusão do Tempero Drag. Sucesso Rita.
Amo como você coloca conteúdo pra lermos.
Eu procuro sempre ler tudo.
Me descobri dentro do espectro do autismo já adulte, e ler me faz fixar os conteúdos.
Descobri com essa fixação de conhecimento que a forma como enxergo o mundo me ajuda a passar conhecimento.
Obrigade por colocar tanto material a disposição.
Não sei se você, Rita, vai ler essa mensagem, mas gostaria de manifestar minha solidariedade a tudo o que você disse. Sou mulher com baixa visão, falo sobre inclusão e nem por isso sou expert em Acessibilidade; eu dominó os recursos que utilizo, e só. A gente não é obrigado a conhecer algo que não faz parte da nossa realidade diretamente, porém, se passa a fazer, temos que ir atrás de saber.... Vamos conseguir a todas as necessidades de todas as pessoas o tempo todo? Nunca. Mas podemos fazer tudo o que está ao nosso alcance.
Maravilhosa gratidão 🥰🌟🙏🏾🌻
Acho que não precisa mais desenhar né “pervertidinhos”! show de boa.
Mais uma aula recheada de reflexões necessárias.
É incrível o poder que há na transformação de algo "des"propositado ou com propósito não positivo, em conteúdo de desenvolvimento e conscientização social.
Dona Rita, hj deu pra ver que a Rita von Hunt não foi suficiente. A humanidade do Guilherme transbordou a persona, e fez esse vídeo ficar incrível.
Que a perspectiva de incapacidade possa ser re-pensada.... #fogoneles ;)
Quando se trata da Rita uma coisa você pode ter certeza: a surra no like só não é maior que a no do capitalismo
Muito boa. 👏👏👏
cara, rita, você, rochelle, mari g., e quem mais estiver aí no grupo colaborando (mesmo que não seja uma grande equipe), vocês são muito maravilhosas! parabéns pelo trabalho que vocês têm feito, pelo posicionamento, pelo empenho... 💖💖💖💖💖💖
Poxa Rita que vídeo incrível! Minha mãe tem fibromialgia e pensa na limitação que ela enfrenta durante as crises, que são quase que diárias. Que olhar incrível e confesso, inimaginável. Somente vc para ter esse olhar! ❤🏳️🌈
Te amo tanto, Rita. Isso que vc está fazendo é tão importante. Toda vez que vejo o seu trabalho e das pessoas que estão com você me encho de esperança e coragem.
Vi essa treta, mas eu imaginei que tinha uma razão...eu te mandei uma angustia e vc me respondeu muito rápido! Claro que eu ia adorar trocar ideia com vc, mas entendo o quanto deve ser difícil vc conversar com todo mundo.