Excelente resenha! Eu indico um outro livro do Orlando Figes que infelizmente tb está esgotado no Brasil, mas é possível comprar a edição portuguesa: A Tragédia de um Povo. Esse livro vai apresentar o período Leninista e um pouco anterior tb. O bom é que essa edição portuguesa foi lançada em 2017 e tem um prefácio novo feito pelo autor. Outro livro muito bom só que muito antigo é o Escolhi a Liberdade do Victor Kravchenko. Esse livro é de 1948, a edição brasileira, e fala da vida do autor no regime Stalinista e ele conta de tudo, da fome, dos grandes julgamentos e perseguições dos anos 30 e da Segunda Guerra Mundial. As histórias são apavorantes.
@@academiabocault Oi Debs, desculpe a demora pra responder. Tenho sim. Eu quero escanear ele para compartilhar pq ele é muito antigo e está difícil de achar pra vender.
@@academiabocault Claro, vou fazer isso e te passo. Mas tem na Estante Virtual caso vc tenha interesse em compra. Só não tá barato. www.estantevirtual.com.br/busca?q=Escolhi+a+Liberdade
Consegui a edição física do "Sussurros" e estou lendo, já na página 300 e posso dizer, sem dúvida alguma que é sensacional, uma prosa muito agradável de ler. A história, apesar de verídica, é tão absurda, tão grotesca, uma distopia tão pesada que, se não houvesse registros, ninguém acreditaria. Para mim, "Sussurros" complementa "Gulag", mas também contribui com "1984", este um livro de ficção, mas que retrata uma realidade muito parecida com a loucura paranóica e assassina da engenharia social bolcheviques. Lendo "Sussurros" e "Arquipélago Gulag" e ainda levando em conta a catástrofe da Segunda Guerra, o povo russo realizou uma proeza de peso ao conseguir sobreviver ao século XX.
O LIVRO ACABA DE FICAR DISPONÍVEL NO SITE DA EDITORA RECORD (Juro, não estava, tanto que eu sebo e no mercado livre custa de 300$ pra cima) www.record.com.br/produto/sussurros/
Tenho ele na versão física. Pra mim, o melhor livro sobre o assunto, sem dúvidas!!! Todos os livros do Figes são extremamente aclamados na Inglaterra, tendo por base o livro A Tragédia de Um Povo A Revolução Russa (1891-1924).
Eu comprei a versão em inglês de 'A Tragédia de um Povo' do Orlando Figes,pois a versão em português está esgotada no Brasil e pretendo fazer uma 'maratona' literária sobre Revolução Russa e Rússia Stalinista.'Sussurros' está na minha lista de leitura,mas só pra um futuro não tão próximo,pois tem vários outros livros que preciso ler antes,tanto versões físicas,quanto e-books. kkk: Lênin: Um Retrato Íntimo - Victor Sebestyen Stálin - Volume 1: Paradoxos do Poder,1878-1928 - Stephen Kotkin A People's Tragedy: A History of the Russian Revolution - Orlando Figes Caught in the Revolution: Petrograd, Russia, 1917 - A World on the Edge - Helen Rappaport Russia Under the Bolshevik Regime - Richard Pipes Stálin - Volume 1: Paradoxos do Poder,1878-1928 - Stephen Kotkin A Fome Vermelha - Anne Applebaum The Great Terror: Stalin’s Purge of the Thirties - Robert Conquest Gulag: A History - Anne Applebaum Cannibal Island: Death on a Siberian Gulag - Nicolas Werth The Forsaken - From the Great Depression to the Gulags: Hope and Betrayal in Stalin's Russia - Tim Tzouliadis Recomendo vc dar uma olhada em alguns desses,que tem sinopses bem interessantes e são bastante elogiados. E vc já leu 'Everyday Stalinism' da Sheila Fitzpatrick?Pela sinopse,ele aborda o mesmo tema desse livro do vídeo: www.amazon.com.br/Everyday-Stalinism-Ordinary-Extraordinary-English-ebook/dp/B004RTH6XY/ref=tmm_kin_swatch_0 Outra dúvida: você é libertária/Ancap?
esse final... muito bom o vídeo. Pra ver mais dessa história privada falta só a Svetlana Aleksievitch, para o período da Guerra: a Guerra não rosto de mulher, mas é preciso estômago. E para ver o que sobrou desse estalinismo mesmo quando tudo acabou, "o último homem soviético": entrevistas desde que acabou a URSS, de 1991-2010, mais ou menos. E claro, no meio tem o "Vozes de Tchernóbil" que ajudou em detalhes ricos naquela minissérie da HBO...
Tirei de um baú dos meus livros pra resgatar os conhecimentos que minha mãe passava sobre a Rússia é o regime comunista e achei este canal por sugestão do YT. Comecei ler ontem Arquipélago Gulag, ele ja no início nos leva a sentir q tensão nos relatos iniciais. Vai gostar provavelmente!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Hoje, minha filha, para passar no ENEM, tem que assinalar como certas, alternativas que os fatos e que a realidade demonstram estarem erradas. Para tirar uma boa nota na redação, tem que escrever parágrafos com conceitos que ela não acredita e que não concorda. Muito triste.
Ainda nem vi sua análise mas já tô aqui opinando por que você disse sobre esse livro no final da análise do Arquipélago Gulag e aí atiçou tudo...comprei a versão digital por R$13,00 (o livro físico está R$80,00 e nem pensei duas vezes). Obrigado, moça, (me perdoe, não sei o se nome...) Deus te abençoe em tudo!
Esse livro é maravilhoso, estou lendo. Tenho o livro físico, então posso me considerar privilegiada. O livro físico tem 822 páginas ,contando com as referências. Excelente resenha. Seus vídeos são ótimos. Parabéns!
Debs, espera ai..."camalhaço" ou calhamaço? Adoro ouvir você. Excelente conteúdo. Parabéns. Sugiro o Pesquisador/historiador/escritor Paulo Rezzutti do canal Uma História Não Contada ... apesar de ele focar muito nos protagonistas da história do Império no Brasil ... ele entende muito dos protagonistas da história da Russia por conexões óbvias.
esse filme é muito engraçado! um dos meus filmes de comédia favorito... quem puder assista que vale a pena, se eu fosse professor passava ele no ensino médio pra os alunos já se tocarem das coisas erradas do comunismo.
Observação: corrija o nome do autor. Creio que as histórias, com seus terríveis detalhes fornecem um panorama das crueldades que políticos monstruosos foram capazes de fazer, o mais triste é o fato de que as pessoas não notam que todas essas ideias estão sendo destiladas por aí, com termos "resignificados", mas no fundo sabemos que são as mesmas ideias e sabemos as suas consequências. Vou descobrir se há tradução de alguns franceses famosos (marxistas) que simplesmente ignoraram ou amenizaram tudo o que aconteceu na Rússia, alguns desses comentários são surreais e todos eles vindo dos "intelectuais"...
Assisti o filme que você indicou: "A Morte de Stalin". Ele é, basicamente, uma comédia, uma paródia do que teriam sido os últimos momentos do ditador, na visão privilegiada do establishment comunista. O povo, ali, não foi protagonista e só apareceu como arremedo de justificativa para a execução de Lavrenti Beria. As personagens de "Sussurros" não estão representadas no enredo.
Acho que seria legal trazer para o seu canal algumas leituras comunistas. Eu particularmente acho que a melhor maneira de evitar que esse movimento cresça novamente é mostrar o que pensam os autores comunistas. "O comunista é aquele que lê Marx e o anticomunista é aquele que o leu e o entendeu", velho ditado russo. Os livros de Lênin, 'que fazer', 'esquerdismo doença infantil do comunismo', 'o estado e a revolução' são manuais da mais pura violência humana. O próprio Trotsky com seus livros pequenos, Karl Marx, enfim, tantos. Claro que não podemos esquecer da literatura anticomunista: o próprio Soljenitsin (que só encontramos em sebos, uma vez que as editoras nao costumam veicular livros de temática anticomunista) e as duas versões novas de Nós de Zamiatin (há uma resenha da Tatiana). Ah, e os neutros que, sendo realistas, terminam sendo anticomunistas sem querer: Svetlana (que só foi publicada no Brasil após vencer o Nobel, a muito contragosto), Stephen Kotkin com a biografia de Stálin. Enfim, ah um cenário novo surgindo. Finalmente, com as redes sociais e com canais livres substituindo os grandes veículos de comunicação, agora temos um outro ponto de vista. Em vez dos selecionados da caixa da Folha, agora podemos abrir o youtube e decidirmos o que é mais próximo à realidade. Eu me formei no ensino médio sem saber dos regimes totalitários de Cuba e da União Soviética. A temática também não foi abordada em nenhuma das minhas graduações. E a esquerda ainda não está sabendo como lidar com isso. Ela é dona da maioria dos veículos de comunicação e dos espaços de literatura. Mas pela primeira vez na vida há um contraponto. E ela não sabe o que fazer para reconquistar os 100%.
Thiago, estou lendo "Marxismo e Ascendência" e aquela bíblia em inglês "Main Currents of Marxism". Vai demorar um pouco, mas vamos conversar. O pessoal tá começando as leituras, e acaba que essas duas leituras ficam bem densas, sabe?
@@academiabocault Isso do Lenin, perdão! Sob o viés político mesmo, para entender melhor. Eu estou lendo Sussurros por sua indicação, estou adorando. Queria entender um pouco melhor sobre esse NEP que citou no vídeo, se puder me ajudar! Te agradeço!
Parabéns pelo canal. Mas acredito que nem um livro deveria ser obrigatório. Caminhe por passos próprios, vó cê tem competência para isso. E esquece um pouquinho as recomendações do Olavo de Carvalho. Parabéns .
Excelente resenha! Eu indico um outro livro do Orlando Figes que infelizmente tb está esgotado no Brasil, mas é possível comprar a edição portuguesa: A Tragédia de um Povo. Esse livro vai apresentar o período Leninista e um pouco anterior tb. O bom é que essa edição portuguesa foi lançada em 2017 e tem um prefácio novo feito pelo autor. Outro livro muito bom só que muito antigo é o Escolhi a Liberdade do Victor Kravchenko. Esse livro é de 1948, a edição brasileira, e fala da vida do autor no regime Stalinista e ele conta de tudo, da fome, dos grandes julgamentos e perseguições dos anos 30 e da Segunda Guerra Mundial. As histórias são apavorantes.
Carolina, salvei aqui pra procurar. Você tem esse livro do Kravchenko?
@@academiabocault Oi Debs, desculpe a demora pra responder. Tenho sim. Eu quero escanear ele para compartilhar pq ele é muito antigo e está difícil de achar pra vender.
@@carolinapizzinato6463 Não acha de jeito nenhum você poderia prestar esse favor à humanidade?
@@academiabocault Claro, vou fazer isso e te passo. Mas tem na Estante Virtual caso vc tenha interesse em compra. Só não tá barato.
www.estantevirtual.com.br/busca?q=Escolhi+a+Liberdade
@@carolinapizzinato6463 Olá. Será que vc conseguiu escanear? Realmente na estante virtual está muito caro.
Eu já li esse livro e mudou não só como eu vejo o Stalinista , mudou o meu jeito de ser. Revolta e indignação é o minimo.
Ele já esta em papel a venda na AMAZON por volta de uns R$91,00 (fevereiro/2021).
Consegui a edição física do "Sussurros" e estou lendo, já na página 300 e posso dizer, sem dúvida alguma que é sensacional, uma prosa muito agradável de ler. A história, apesar de verídica, é tão absurda, tão grotesca, uma distopia tão pesada que, se não houvesse registros, ninguém acreditaria. Para mim, "Sussurros" complementa "Gulag", mas também contribui com "1984", este um livro de ficção, mas que retrata uma realidade muito parecida com a loucura paranóica e assassina da engenharia social bolcheviques. Lendo "Sussurros" e "Arquipélago Gulag" e ainda levando em conta a catástrofe da Segunda Guerra, o povo russo realizou uma proeza de peso ao conseguir sobreviver ao século XX.
"bastava RESPIRAR de uma forma diferente"....
bem atual isso aí! só falta o povo começar a ser preso, pois uma boa parte da população já aprovam isso.
Um livro desse para os meus colegas professores é considerado literatura de ficção.
Nossa, você despertou-me uma imensa vontade de ler o "Arquipélago Gulag"
O LIVRO ACABA DE FICAR DISPONÍVEL NO SITE DA EDITORA RECORD
(Juro, não estava, tanto que eu sebo e no mercado livre custa de 300$ pra cima)
www.record.com.br/produto/sussurros/
MEU DEUS DO CÉU VOCÊS ESGOTARAM O NEGÓCIO
Vou comprar
Vamos comprar pra Laurinha Sabino 😍😍
Eu comprei a edição mais nova na Amazon
Esse livro já está disponível para compra, obrigada pessoal que falou que queria🥰
"A tragédia de um povo" está a venda, em papel, capa dura, por R 527,00 na AMAZON (fevereiro de 2021, um ano após a postagem desse vídeo).
Tenho ele na versão física. Pra mim, o melhor livro sobre o assunto, sem dúvidas!!! Todos os livros do Figes são extremamente aclamados na Inglaterra, tendo por base o livro A Tragédia de Um Povo A Revolução Russa (1891-1924).
Um livro que eu indico é a Rebelião das Elites do Christopher Lasch.
De 1996 (eu acho).
É um livro muito atual.
Que previu muito do que acontece hj.
Eu comprei a versão em inglês de 'A Tragédia de um Povo' do Orlando Figes,pois a versão em português está esgotada no Brasil e pretendo fazer uma 'maratona' literária sobre Revolução Russa e Rússia Stalinista.'Sussurros' está na minha lista de leitura,mas só pra um futuro não tão próximo,pois tem vários outros livros que preciso ler antes,tanto versões físicas,quanto e-books. kkk:
Lênin: Um Retrato Íntimo - Victor Sebestyen
Stálin - Volume 1: Paradoxos do Poder,1878-1928 - Stephen Kotkin
A People's Tragedy: A History of the Russian Revolution - Orlando Figes
Caught in the Revolution: Petrograd, Russia, 1917 - A World on the Edge - Helen Rappaport
Russia Under the Bolshevik Regime - Richard Pipes
Stálin - Volume 1: Paradoxos do Poder,1878-1928 - Stephen Kotkin
A Fome Vermelha - Anne Applebaum
The Great Terror: Stalin’s Purge of the Thirties - Robert Conquest
Gulag: A History - Anne Applebaum
Cannibal Island: Death on a Siberian Gulag - Nicolas Werth
The Forsaken - From the Great Depression to the Gulags: Hope and Betrayal in Stalin's Russia - Tim Tzouliadis
Recomendo vc dar uma olhada em alguns desses,que tem sinopses bem interessantes e são bastante elogiados.
E vc já leu 'Everyday Stalinism' da Sheila Fitzpatrick?Pela sinopse,ele aborda o mesmo tema desse livro do vídeo:
www.amazon.com.br/Everyday-Stalinism-Ordinary-Extraordinary-English-ebook/dp/B004RTH6XY/ref=tmm_kin_swatch_0
Outra dúvida: você é libertária/Ancap?
esse final...
muito bom o vídeo. Pra ver mais dessa história privada falta só a Svetlana Aleksievitch, para o período da Guerra: a Guerra não rosto de mulher, mas é preciso estômago. E para ver o que sobrou desse estalinismo mesmo quando tudo acabou, "o último homem soviético": entrevistas desde que acabou a URSS, de 1991-2010, mais ou menos. E claro, no meio tem o "Vozes de Tchernóbil" que ajudou em detalhes ricos naquela minissérie da HBO...
Todos os seus vídeos são extremamente necessários. Fiquei com vontade de ler o livro :)
Você é demais! Sério! Estou tão atrasada no arquipélago. Falta tão pouco.....
Já vou ver pra comprar
Tirei de um baú dos meus livros pra resgatar os conhecimentos que minha mãe passava sobre a Rússia é o regime comunista e achei este canal por sugestão do YT. Comecei ler ontem Arquipélago Gulag, ele ja no início nos leva a sentir q tensão nos relatos iniciais. Vai gostar provavelmente!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Amei a resenha! Vou comprar o livro agora!
A cada video me surpreendo ainda mais com o valor das suas análises e seus ensinamentos!👏👏👏👏👏👏👏👏
Hoje, minha filha, para passar no ENEM, tem que assinalar como certas, alternativas que os fatos e que a realidade demonstram estarem erradas. Para tirar uma boa nota na redação, tem que escrever parágrafos com conceitos que ela não acredita e que não concorda. Muito triste.
Ainda nem vi sua análise mas já tô aqui opinando por que você disse sobre esse livro no final da análise do Arquipélago Gulag e aí atiçou tudo...comprei a versão digital por R$13,00 (o livro físico está R$80,00 e nem pensei duas vezes). Obrigado, moça, (me perdoe, não sei o se nome...) Deus te abençoe em tudo!
Esse livro é maravilhoso, estou lendo. Tenho o livro físico, então posso me considerar privilegiada. O livro físico tem 822 páginas ,contando com as referências. Excelente resenha. Seus vídeos são ótimos. Parabéns!
Não conhecia esse livro. Vou comprá-lo. Obrigado pela resenha. Deixo uma dica de filme que fala sobre o assunto: Ashes in the Snow [2019]
Amei. Grata.
Debs, espera ai..."camalhaço" ou calhamaço? Adoro ouvir você. Excelente conteúdo. Parabéns. Sugiro o Pesquisador/historiador/escritor Paulo Rezzutti do canal Uma História Não Contada ... apesar de ele focar muito nos protagonistas da história do Império no Brasil ... ele entende muito dos protagonistas da história da Russia por conexões óbvias.
Vou comprar esse livro ,parabéns eu realmente fiquei tocado com os relatos
Meu deus eu amo este canal
esse filme é muito engraçado! um dos meus filmes de comédia favorito... quem puder assista que vale a pena, se eu fosse professor passava ele no ensino médio pra os alunos já se tocarem das coisas erradas do comunismo.
Entrando pra lista em 3, 2, 1!
Agora tem edição física. Novembro de 2020.
Acabei de comprar o e-book dele na Amazon. Ainda estou no Arquipélago Gulag.
Outro ótimo material. Parabéns!
Quero ler esse livro. Muito bom esse video. Parabéns pelo trabalho.
Valeu!
Salvar aqui pra ler,valeu, muito obrigado.😉
Meu orgulho!
Excelente conteúdo, Debs!
ótima resenha ! parabéns
Muito bom!!👏👏
Olá. Já leu O livro negro do comunismo? É muito bom.
Tenho os dois, muito bons.
Observação: corrija o nome do autor.
Creio que as histórias, com seus terríveis detalhes fornecem um panorama das crueldades que políticos monstruosos foram capazes de fazer, o mais triste é o fato de que as pessoas não notam que todas essas ideias estão sendo destiladas por aí, com termos "resignificados", mas no fundo sabemos que são as mesmas ideias e sabemos as suas consequências.
Vou descobrir se há tradução de alguns franceses famosos (marxistas) que simplesmente ignoraram ou amenizaram tudo o que aconteceu na Rússia, alguns desses comentários são surreais e todos eles vindo dos "intelectuais"...
Seu comentários são fantásticos, Antony. Por favor, continue HAHAHAHAHAHA
Debs, tu podia fazer sobre as origens do totalitarismo da Arendt, é tipo livro básico de tudo que você vêm falando a meses
Sim! Eu já pensei mas vou fichar o livro bem fichado pra ficar uma boa revisão
Mano, era isso que eu queria!!!!!!!!!!!!
Haha morri com esse gatinho
02:36
Emocionante! Mais um para a lista! 🤷♀️ Te indico o professor Pedro Delfino! instagram.com/phdelfino?igshid=xy9ph7y007ri
Tem a versão física na Amazon por R$ 98,00.
👏🏻👏🏻👏🏻🙌🏻🙌🏻🙌🏻
PODERIA fazer um video a respeito do seguinte livro: O PARAISO DAS DAMAS autor: EMILE ZOLA
D+++
Assisti o filme que você indicou: "A Morte de Stalin". Ele é, basicamente, uma comédia, uma paródia do que teriam sido os últimos momentos do ditador, na visão privilegiada do establishment comunista. O povo, ali, não foi protagonista e só apareceu como arremedo de justificativa para a execução de Lavrenti Beria.
As personagens de "Sussurros" não estão representadas no enredo.
Acho que seria legal trazer para o seu canal algumas leituras comunistas. Eu particularmente acho que a melhor maneira de evitar que esse movimento cresça novamente é mostrar o que pensam os autores comunistas. "O comunista é aquele que lê Marx e o anticomunista é aquele que o leu e o entendeu", velho ditado russo. Os livros de Lênin, 'que fazer', 'esquerdismo doença infantil do comunismo', 'o estado e a revolução' são manuais da mais pura violência humana. O próprio Trotsky com seus livros pequenos, Karl Marx, enfim, tantos. Claro que não podemos esquecer da literatura anticomunista: o próprio Soljenitsin (que só encontramos em sebos, uma vez que as editoras nao costumam veicular livros de temática anticomunista) e as duas versões novas de Nós de Zamiatin (há uma resenha da Tatiana). Ah, e os neutros que, sendo realistas, terminam sendo anticomunistas sem querer: Svetlana (que só foi publicada no Brasil após vencer o Nobel, a muito contragosto), Stephen Kotkin com a biografia de Stálin. Enfim, ah um cenário novo surgindo. Finalmente, com as redes sociais e com canais livres substituindo os grandes veículos de comunicação, agora temos um outro ponto de vista. Em vez dos selecionados da caixa da Folha, agora podemos abrir o youtube e decidirmos o que é mais próximo à realidade. Eu me formei no ensino médio sem saber dos regimes totalitários de Cuba e da União Soviética. A temática também não foi abordada em nenhuma das minhas graduações. E a esquerda ainda não está sabendo como lidar com isso. Ela é dona da maioria dos veículos de comunicação e dos espaços de literatura. Mas pela primeira vez na vida há um contraponto. E ela não sabe o que fazer para reconquistar os 100%.
Thiago, estou lendo "Marxismo e Ascendência" e aquela bíblia em inglês "Main Currents of Marxism". Vai demorar um pouco, mas vamos conversar. O pessoal tá começando as leituras, e acaba que essas duas leituras ficam bem densas, sabe?
Debs, que câmera você usa para gravar seus vídeos?
Uma Canon 6D!
Por favor, onde eu posso baixar este livro em pdf de forma gratuita..
Na deep web, amigo!
S2
Débora, onde posso ler mais (em livros confiáveis sem viés marxista) sobre a Nova Política Econômica de Stalin?
Do Lenin, ne? Depende do seu objetivo se for econômico ou político
@@academiabocault Isso do Lenin, perdão! Sob o viés político mesmo, para entender melhor. Eu estou lendo Sussurros por sua indicação, estou adorando. Queria entender um pouco melhor sobre esse NEP que citou no vídeo, se puder me ajudar! Te agradeço!
Pq o nome do canal é "olá bocos"?
Muito obrigado!
Curioso se vai conseguir encontrar um historiador não doutrinado pela esquerda.
Vc parece tão tristinha nesse vídeo debora
ANIMO MULHER
Esse livro da uma depressão ):
Só vale vídeo bom?
o/
Parabéns pelo canal.
Mas acredito que nem um livro deveria ser obrigatório. Caminhe por passos próprios, vó cê tem competência para isso.
E esquece um pouquinho as recomendações do Olavo de Carvalho.
Parabéns .