@@deisemachado1573 o atual ou o anterior? Culto à personalidade, com direito a filminho piegas para se construir a imagem do "pobre que ascendeu e se tornou filho do Brasil", tentativa de colocar a democracia de joelhos, via mesada aos congressistas, uso de bilhões de dinheiro público via BNDES em prol de ditaduras latino americanas e africanas com o disfarce de "investimentos" no exterior (todas, sem exceção, deram calote. todas), importação de mão de obra escrava travestida de médicos, controle quase absoluto da mída via enormes inversões de dinheiro público disfarçada de "propaganda estatal", cooptação da classe artística, inclusive com programas "sociais" criativos, inovadores como "meu jatinho minha vida" do BNDES para que toda celebridade global e não global (Hulk que o diga...) tivesse seu próprio meio de transporte aéreo a juros bem camaradas (leia-se negativos) do BNDES, tentativa descarada de expulsar jornalista estrangeiro que investigava o assassinato de um certo prefeito aí do ABC, que andou denunciando falcatruas do partido, uso do dinheiro dos fundos de pensão dos funcionários públicos para compra de títulos podres (aqueles que o mercado rejeita logo de cara) das dívidas de "ditaduras amigas" (leia-se "fundo de pensão dos Correios e títulos da dívida Venezuelana...ainda bem que eram pro trabalhador, não é? imagina se fossem contra...) e o aparelhamento das escolas, universidades, sindicatos e da máquina estatal em escala pouco ou "nunca antes vista na história desse país"... e comprinhas superfaturadas de refinárias estrangeiras, estádios de futebol no meio de florestas e....bom, a lista é cansativa só de pensar. Ainda hoje tem gente que diz não saber ou prefere não saber ou acha que "golpi" só se faz com tanques nas ruas e de forma truculenta, que não pode ser um processo gradativo, bem orquestrado, de controle gradual dos setores chave da sociedade... como foi, embora tenha sido (quase) abortado em tempo. mas parece que muitos estão com saudades... veremos se repetiremos a sina dos nossos hermanos e vizinhos ao sul e norte quem quiser que dê um google em cada uma das coisas que mencionei...se acham que "é demais..só pode ser ficção". No começo eu tb achei que só podia ser invenção...
Esse "Respirar é um ato político" está em tudo hoje em dia...Se um atleta não se manifesta politicamente após ganhar um campeonato, é um alienado. Se uma RUclipsr não assina manifestos, é alienada. Se você frequenta um determinado bar, é taxado de isso ou aquilo. Puro discurso. Quero cada vez mais a minha vida - individual - fora da política. Grande dica e grande vídeo, Tati!
Esses dias eu estava um pouco desanimado, pensando nos problemas, até que decidi dar uma lida no Arquipélago. Li as primeiras 60 págs. Sempre funciona como um balde de água fria para lembrarmos que nossos problemas podem ser pequenos. Bom dia, Tati!
Tati, o que eu mais gosto no seu canal é que aqui há literatura, história, biografias, teatro e outras coisas mais. Parabéns pelo seu excelente trabalho! Eu te admiro!
Boa Tarde Tati. Te acompanho a 6 anos e nunca cheguei a comentar em algum video. Mas chegou uma hora que preciso dizer: parabéns e muito obrigado. Suas resenhas, que sempre foram ótimas, estão ficando cada vez melhores, incríveis. Parabéns e muito obrigado pela companhia.
Um livro muito bom é "para poder viver", Yeomi Park. Ela é uma norte coreana e conta como é a vida lá, a situação da Coreia do Norte é muito parecida com a da União Soviética. Todos deveriam ler esse livro. (ajudem para que ela veja a indicação)
Esse aí eu não conheço. Agradeço a indicação. Sobre o tema, está na minha fila de leitura o Fuga do Campo 14. O autor fugiu da Coreia do Norte. Ele está disponível gratuitamente em PDF, só jogar no Google.
Hoje ela é uma ativista de direitos humanos, tem muito vídeo dela no YT contando a história de vida dela, é de cortar o coração saber que isso tudo ainda acontece hoje.
Nada fica sem rastros, se tem relatos falsos, com certeza chegou a público. Basta pesquisar, fuçar e achar. Agora, depende onde você “ouviu”. Se ouviu de um comunista, alguém que falaria o contrário, duvide. Mas apenas duvide, todas as pessoas contam algumas verdades lá
Concordo. Um registro bem pessoal e tocante. Muito triste o que as pessoas passam na Coreia do Norte... Mais triste (e revoltante) ainda é ver um pessoalzinho defendendo aquele sistema.
É impressionante e perigoso! Fico muito preocupada quando eu leio sobre pessoas que veneram o comunismo, e como as pessoas se acostumam com coisas ruins, depois sentem falta e seguem propagando uma informação distorcida de um assunto que não "conhecem".
@@barbosarafael que bom, comunistas nunca valorizavam a verdade e a liberdade. N adianta tentar difamar o autor aqui que ja é celebre no mundo inteiro e quando se pensa em distopia se pensa no autor.
G. Orwell se "desiludiu" com o movimento comunista após ver o que aconteceu quando o socialismo foi brevemente implantado em partes da Espanha. Decidiu escrever 1984 baseando-se na URSS, com um toque de futurismo, colocou Stalin com o Big Brother que esta sempre te vigiando cheio de caguetas prontos pra te denunciar.
@@PauloAmerentina A primeira distopia do século XX, foi o livro "Nós" (1923), do escritor russo Evgeni Zamiatin. Influenciou "Admirável Mundo Novo" (Aldous Huxley) e "1984" (George Orwell). O "Big Brother" de 1984 é muito semelhante ao "Benfeitor" de Zamiatin.
Excelente resenha, Tati. Se ainda hoje, infelizmente, há quem faça vista grossa para os crimes cometidos pelo comunismo, não deveria ser motivo de espanto que tantas pessoas à época fizessem o mesmo. A passagem de Arquipélago Gulag, na introdução, foi uma ótima escolha. O ser humano pode ser mau, ainda mais quando investido de uma ideologia que justifica as mais terríveis atrocidades.
@@jaym8927 sendo que no cristianismo não é a norma da religião, se alguém cometeu crimes foi um desvio. No islamismo, a idéia de submissão do outro está no próprio nome da religião. Não dá pra colocar tudo no mesmo saco.
@@jaym8927 igual o caralho, o que o comunismo matou em pouco tempo nem se compara a esses. A relativizaçāo do que aconteceu na urss china e outros paises é absurdo.
Boa noite a todos. Eu li este livro em 2010. Apreciei a elaboração baseada em correspondências guardadas pelos descendentes dos que viveram os longos anos terríveis, tomados pelo medo e às consequentes incertezas, sobre a manhã seguinte. Assim como você, o relato de uma mãe que, por uma janela, observa como os bebes eram tratados pelas funcionárias, foi um dos momentos em que fechei o livro e os olhos para chorar um pouco. Já li outros livros do autor, contudo este é o que traz os textos mais cruentos. Parabéns Tatiana, pela escolha e análise do livro.
Corajosa ao ler e comentar esse tipo de situação hoje em dia. Triste ver que a ética do ser humano não muda ainda que evolua horrores na parte tecnológica .
O difícil é saber que ainda hoje já pessoas querendo o retorno da ditadura, seja de direta ou de esquerda. Motivo disso: ideologias ou dissociação cognitiva?
Desculpa .... mas já vivemos em uma ditadura .... esta aí.... trabalhadores sendo espancados nas ruas por quererem trabalhar , policiais entrando nas residências e proibindo a um churrasco entre família, pessoas não podendo caminhar nas ruas , fora a ditadura do STF, censura nas redes sociais ..... vacinação obrigatória etc.... a liberdade está na UTI .
Caramba, situações tão opostas e ao mesmo tão semelhantes!!! Não consegui deixar de pensar nos cidadãos de bem de hoje em dia. Resumindo, nós humanos continuamos cedendo à manipulação alheia.
Qual a semelhança de hoje para um regime totalitário que assassinava aos milhares com tiros na nuca, fomentava a delação inclusive de familiares e enviou milhões para morrer de fome e de trabalhos forçados em campos de concentração? Um regime cuja polícia de estado sequestrava as famílias durante a madrugada e deixava as crianças para morrer de frio na neve porque sabia que não seriam acolhidas pelos vizinhos por medo de também serem presos. Vai, conta pra gente como funciona a sua falsa simetria. Já sei, "era só não votar no Stalin", né?
Concordo, Vanessa. Quem se vê como "cidadão de bem" tende a ver os outros como "parasitas", "vergonha"... Nossa situação, obviamente, não tem nada a ver com o stalinismo, mas é sempre bom questionar o porquê tanta gente se sente bem ao rotular o outro como "petralha", "bolsominion" e afins.
@@andreiabeltrao747 poderia te dar milhões de exemplos! Mas pelo simples fato de você sequer cogitar uma simples semelhança, tirando a devida proporções, me faz acreditar que não vale a pena o esforço. Você já tem uma opinião formada a respeito!
@@Fernanda-wn4rm "Poderia te dar milhões de exemplos" mas não foi capaz de me dar um sequer. Patético. Você não me deu exemplos simplesmente porque não os possui. E sim, tenho "opinião formada". Sabe como se forma opinião sobre algo. Fazendo o que você não fez. LENDO SOBRE O ASSUNTO. Mas vou te dar uma DIFERENÇA fundamental e que se sobressai a todas as outras. Vou te ajudar, já que pelo visto nem o vídeo acima você realmente viu. No governo stalinista, nós não poderíamos ter essa conversa publicamente. O nome do livro ("Sussurros") vem disso. As pessoas conversavam sussurrando, POR MEDO. Seríamos mortos. Seríamos delatados por vizinhos ou até pela própria família. Dependendo do sexo ou logística, qualquer um que aventasse uma crítica ou discordância do governo seria levado a uma mina de ouro ou carvão onde um ser humano não durava nem um ano vivo. Poderíamos ser trancados no que chamavam de "celas punitivas" e morreríamos de fome. Os que tinham "sorte" não precisavam sofrer por meses, simplesmente eram levados a uma floresta próxima e levavam um tiro na cabeça, sendo posteriormente enterrados em covas coletivas. Deixa eu colocar em perspectiva para você. Durante a guerra alguns chechenos foram acusados de colaborar com os nazistas. O que fez Stalin? Puniu os suspeitos? Não. PUNIU O PAÍS INTEIRO. Colocou velhos, crianças, homens e mulheres em carros puxados por bois e os deixou no deserto da Ásia Central. Metade morreu. Entendeu agora como as coisas funcionavam e o que é um genocídio? Um de verdade. Apenas gente que DESCONHECE o tema vê qualquer semelhança com os dias atuais. Mas fique à vontade para me dar exemplos. Nem precisam ser milhões. Basta um.
Demorei 2 horas para assistir esse vídeo de 30 minutos, em decorrência das inumeras vezes que voltava e revia alguma passagem ou fala, por 2, 3, 4 vezes tamanho o impacto que me provocaram. O livro já estava em minha lista de desejos antes mesmo dessa resenha magnífica. Tati, você tem o dom de encantar com suas explanações, impossível não nutrir algum sentimento pelos livros resenhados após suas palavras. Muito obrigado por cada minutinho que você se dedica a isso.
Existem muitos perfis sobre resenhas de livros, mas didático, bem expressado e verdadeiro como este, não há. Passei a ler muito mais após conhecê-la e sem o medo de que iria gostar ou dormir na leitura.
Antes tarde do que nunca né! Descobri Tati ainda essa semana e estou aqui numa maratona. NOssa, já fiz uma lista de livros. Só não sei se terei tempo sufuciente para ler tudo que não li até agora srsrs. OMG!!! 😲
Como é bom descobrir novas leituras. Obrigado por seu canal, suas leituras. Sou professor de História. Muitas leituras que fiz esse ano E livros que adquiri foi depois de ouvir suas indicações. Muito obrigado!
o muro de berlim ja caiu a mais de trinta anos e este sr ainda nao sabe de nada pensa que eles ainda estao construindo o céu aqui na terra; nem com a Tatiana lhe mostrando que eles estavam construindo o inferno .eles; os socialistas sempre constroem o inferno
Assistir resenhas da Tati é uma experiência incrível, porque elas são sempre super completas. Ao final do vídeo, me peguei pensando que eventualmente a História presta contas para as gerações futuras. E nessa linha de pensamento não consigo imaginar como serão os relatos do Brasil nesse período de pandemia, tanto dos médicos como das famílias dos pacientes.
Interessante a fala de muitas pessoas em governos autoritários : "Eu não sabia". Uma forma sintomática de esconder a vergonha e o arrependimento, com um discurso (volta e meia) atual.
Só consegui lembrar dos Comensais da Morte depois da queda do Voldemort, dando várias desculpas pra explicar pq apoiavam o Lord das Trevas. Vídeo excelente!!!!
Tatiana, recomendo a leitura do Livro "Natasha's Dance - A cultural history of Russia", tem versão em Português, e fala da disputa cultural, inclusive na literatura russa, entre os diferentes grupos "ocidentais X eslavófilos". É muito interessante pra quem gosta de literatura russa.
Ótimo conteúdo como sempre, mais um pra lista de leituras futuras! Não vou negar que meu espirito da quinta série deu um leve sorriso pelo Caganovich kk
Você é fantástica Tatiana!!! Diversidade de leituras, comentários fundamentados, contextualização histórica, referências complementares, adoro seus vídeos e suas recomendações. Sem palavras para descrever seu trabalho pertinente, competente, imprescindível e essencial. 👏👏👏👏👏👏👏
Bom dia flor do dia Tati! Como é bom aprender contigo através da Literatura brasileira e mundial. Ok bjos obrigado por dividir sempre autores e livros que não temos conhecimento até omomento que são apresentados por ti.💚💙💛⚘🙏🙏🙏👍👏👏👏👏
Sugestão de livro: Fuga do campo 14, de Blaine Harden. A história de Shin Dong-hyuk, único norte-coreano até o momento que nasceu em um campo de trabalhos forçados e conseguiu fugir. Parabéns pelo canal Tati!
"A Tragédia de Um Povo", do Figes está esgotado. Assim também como "O Jovem Stálin", do Simon Sebag. Por favor, fale com as editoras para termos novas edições.
Sempre ouvi falar que fosse assim no comunismo ,agora com esta resenha, vou enviar aos comunista que conheço aqui Tati você é a melhor em tudo que faz Parabéns
Que vídeo espetacular e necessário. Recomendo as leituras dos livros, para entender a propaganda comunista, espionagem e tal, "KGB The Inside Story" (Christopher Andrew e Oleg Gordievsky) e "A KGB e a Desinformação Soviética" (Ladislav Bittman).
Bom dia amiga, gosto muito de seus vídeos,vc é cultura estou sempre aprendendo. Gosto de vídeo com conteúdo e o seu é top, admiração e respeito por ti. Sucesso sempre 🌹
Não sei se vou querer ler esse livro, justamente porque ele é assustadoramente atual. Que baita resenha, Tati! A parte dos kulags e a forma como a Tati conduziu o raciocínio de qual é o resultado da tal "política de extermínio" foi tão didática que é impossível que alguém não entenda o perigo que é você usar um cabresto, independente de qual lado. Você coloca uma geração futura inteira pra sofrer por culpa de um ideal que nunca vai acontecer. Essas reflexões sobre o Sussurros me lembraram também meu pai e algumas histórias que ele me contava. De como ele foi vítima desse tipo de "purificação" dentro do próprio movimento estudantil porque não compactuou com umas coisas que viu, durante a época de transição de Goulart pro Castelo Branco. Toda vez que alguém vem com utopias e idealismos pra cima de mim, eu me lembro do que ele passou por culpa dessa gente que só sonha e acaba sendo manipulado.
Amei seu comentário. Meus pais não passaram por nada disso, mesmo assim sou extremamente cética com qualquer pessoa que idolatra ideais e políticos. Não tenho ladrões e assassinos de estimação, sejam eles de direita ou de esquerda.
Recomendo como leitura o livro Cinzas na neve da Ruta Sepetys, livro ficcional que conta a história de uma jovem mulher que foi levada a um gulag na Sibéria - uma viagem muito longa, sendo que ela morava na região báltica. Como ela utilizou de sua arte( desenho) para expressar o que ela via e sentia naquele inverno infernal. Acredito que você irá adorar Tati, e não é longo não, apenas 300 páginas.
Me interesso muito sobre esse assunto, li uma vez um romance que se passava durante o cerco de Leningrado. Mesmo sabendo que o romance em si era ficção, a autora descrevia o ambiente e os acontecimentos de uma forma tão real que eu ficava numa aflição terrível! Pra você ter uma idéia li no nosso verão, mas conseguia sentir o frio mortífero que aquelas pessoas sentiam e o sofrimento da moça vendo cada um dos membros da família morrendo aos poucos. Não sei onde a autora coletou as informações para escrever o livro, portanto fiquei curiosa pra ir atrás de leituras de não ficção sobre o assunto. Esses 3 livros que você recomendou estão definitivamente na minha lista de desejos agora.
A gente percebe que a configuração básica do pensamento de pessoas que ainda acreditam no socialismo / comunismo, ou de derivativos coletivista diversos não mudou muito
Tati, admiro as tuas resenhas e teu jeito singular de nos trazer livros com assuntos tão relevantes e delicados, que nos faz refletir sobre o que ocorre nos dias atuais, mesmo, de certa forma, tais assuntos históricos sendo ignorados por sujeitos simpatizantes de certas ideologias vermelhas desumanas. Agradeço-te!💚💙
Kkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkk socorro nunca tinha pensado desta maneira, e sim sou de esquerda e é um horror as pessoas " idólatrar" desposta sanguinários. Lavou a alma, pq sempre sentir deslocado neste sentindo, por não concorda com a barbaridade cometidas.
Acredito que todos os extremos são muito perigosos. Obrigada pelo vídeo, as vezes todo meu conhecimento sobre certas literaturas são por meio de seus vídeos.
Eu tenho tanto interesse nesses livros, mas morro de medo de me traumatizar... Como aconteceu com Vozes de Tchernóbil, que eu chorei tanto que nunca consegui terminar de ler.
Eu confesso que só tenho coragem de ver as resenhas porque ler mesmo não tenho. É tão destroçante ler aquelas cenas porque é como se estivessem na minha frente.
Como é bom encontrar gente com coragem pra falar a verdade, contra as grandes narrativas. Esse é o tipo de conteúdo que *todos* deveriam consumir.
👏👏👏
Exato! concordo plenamente! Daqui uns anos ouviremos do nosso povo sobre o atual governo "mas eu não sabia".
Concordo plenamente com vc!!! A Tati é sensacional ❤️
@@deisemachado1573 o atual ou o anterior? Culto à personalidade, com direito a filminho piegas para se construir a imagem do "pobre que ascendeu e se tornou filho do Brasil", tentativa de colocar a democracia de joelhos, via mesada aos congressistas, uso de bilhões de dinheiro público via BNDES em prol de ditaduras latino americanas e africanas com o disfarce de "investimentos" no exterior (todas, sem exceção, deram calote. todas), importação de mão de obra escrava travestida de médicos, controle quase absoluto da mída via enormes inversões de dinheiro público disfarçada de "propaganda estatal", cooptação da classe artística, inclusive com programas "sociais" criativos, inovadores como "meu jatinho minha vida" do BNDES para que toda celebridade global e não global (Hulk que o diga...) tivesse seu próprio meio de transporte aéreo a juros bem camaradas (leia-se negativos) do BNDES, tentativa descarada de expulsar jornalista estrangeiro que investigava o assassinato de um certo prefeito aí do ABC, que andou denunciando falcatruas do partido, uso do dinheiro dos fundos de pensão dos funcionários públicos para compra de títulos podres (aqueles que o mercado rejeita logo de cara) das dívidas de "ditaduras amigas" (leia-se "fundo de pensão dos Correios e títulos da dívida Venezuelana...ainda bem que eram pro trabalhador, não é? imagina se fossem contra...) e
o aparelhamento das escolas, universidades, sindicatos e da máquina estatal em escala pouco ou "nunca antes vista na história desse país"... e comprinhas superfaturadas de refinárias estrangeiras, estádios de futebol no meio de florestas e....bom, a lista é cansativa só de pensar.
Ainda hoje tem gente que diz não saber ou prefere não saber ou acha que "golpi" só se faz com tanques nas ruas e de forma truculenta, que não pode ser um processo gradativo, bem orquestrado, de controle gradual dos setores chave da sociedade... como foi, embora tenha sido (quase) abortado em tempo.
mas parece que muitos estão com saudades... veremos se repetiremos a sina dos nossos hermanos e vizinhos ao sul e norte
quem quiser que dê um google em cada uma das coisas que mencionei...se acham que "é demais..só pode ser ficção". No começo eu tb achei que só podia ser invenção...
@@LuizSMatos-dr9tz puta merda, matou a pau. Resumiu perfeitamente
Esse "Respirar é um ato político" está em tudo hoje em dia...Se um atleta não se manifesta politicamente após ganhar um campeonato, é um alienado. Se uma RUclipsr não assina manifestos, é alienada. Se você frequenta um determinado bar, é taxado de isso ou aquilo. Puro discurso. Quero cada vez mais a minha vida - individual - fora da política. Grande dica e grande vídeo, Tati!
Perfeito!
Um dia a Tati vai fazer resenha de uma bula e terei vontade de ler.
Vou ter vontade de tomar o remédio... 😂😂
Kkkkkkkkkk.. eu tbm
Idem! rsrsrsrs
Kkkkkk muito bom!!
Hahahahahaha..vdd!
Melhor comentário!
Esses dias eu estava um pouco desanimado, pensando nos problemas, até que decidi dar uma lida no Arquipélago. Li as primeiras 60 págs. Sempre funciona como um balde de água fria para lembrarmos que nossos problemas podem ser pequenos. Bom dia, Tati!
Tati, o que eu mais gosto no seu canal é que aqui há literatura, história, biografias, teatro e outras coisas mais. Parabéns pelo seu excelente trabalho! Eu te admiro!
Boa Tarde Tati. Te acompanho a 6 anos e nunca cheguei a comentar em algum video. Mas chegou uma hora que preciso dizer: parabéns e muito obrigado. Suas resenhas, que sempre foram ótimas, estão ficando cada vez melhores, incríveis. Parabéns e muito obrigado pela companhia.
Impressionante é ver adolescente que não arruma a cama, não paga uma conta em casa, sustentando pelos pais, mas é revolucionário, comunista.
👏🏼
Vou contar para minha mãe e para o Ian neves seu direitista opressor!
E muitos são RUclipsrs de sucesso 😭
@@wellingtonsouza5340KKKKKKKKKKKK vc tem um ponto
Um livro muito bom é "para poder viver", Yeomi Park. Ela é uma norte coreana e conta como é a vida lá, a situação da Coreia do Norte é muito parecida com a da União Soviética. Todos deveriam ler esse livro. (ajudem para que ela veja a indicação)
Esse aí eu não conheço. Agradeço a indicação. Sobre o tema, está na minha fila de leitura o Fuga do Campo 14. O autor fugiu da Coreia do Norte. Ele está disponível gratuitamente em PDF, só jogar no Google.
Hoje ela é uma ativista de direitos humanos, tem muito vídeo dela no YT contando a história de vida dela, é de cortar o coração saber que isso tudo ainda acontece hoje.
Fiquei sabendo que tem muito relatos falsos nesse livro.
Nada fica sem rastros, se tem relatos falsos, com certeza chegou a público. Basta pesquisar, fuçar e achar. Agora, depende onde você “ouviu”. Se ouviu de um comunista, alguém que falaria o contrário, duvide. Mas apenas duvide, todas as pessoas contam algumas verdades lá
Concordo. Um registro bem pessoal e tocante. Muito triste o que as pessoas passam na Coreia do Norte... Mais triste (e revoltante) ainda é ver um pessoalzinho defendendo aquele sistema.
Quase meia hora de vídeo em plena quarta-feira?
OBRIGADA DEUS!!!!
Aquele like maroto antes mesmo de iniciar o vídeo, pois não há uma única possibilidade do vídeo ser ruim.
Comprei. Ansioso pra começar a leitura.
É o melhor livro sobre o assunto, vc vai amar!
Essa história toda tem uns ecos muito fortes no presente de nosso país, é assustador
É impressionante e perigoso! Fico muito preocupada quando eu leio sobre pessoas que veneram o comunismo, e como as pessoas se acostumam com coisas ruins, depois sentem falta e seguem propagando uma informação distorcida de um assunto que não "conhecem".
Essa época na URSS parece até o mundo de "1984", e é assustador!
Não é atoa que você acha isso. George Orwell
se baseou na Rússia de Stálin e o Grande Irmão da obra é próprio Stálin.
1984 é sobre o Bolchevistas no poder e a Revolução dos Bichos é sobre quando os bolchevistas tomam o poder.
@@barbosarafael que bom, comunistas nunca valorizavam a verdade e a liberdade. N adianta tentar difamar o autor aqui que ja é celebre no mundo inteiro e quando se pensa em distopia se pensa no autor.
G. Orwell se "desiludiu" com o movimento comunista após ver o que aconteceu quando o socialismo foi brevemente implantado em partes da Espanha. Decidiu escrever 1984 baseando-se na URSS, com um toque de futurismo, colocou Stalin com o Big Brother que esta sempre te vigiando cheio de caguetas prontos pra te denunciar.
@@PauloAmerentina
A primeira distopia do século XX, foi o livro "Nós" (1923), do escritor russo Evgeni Zamiatin.
Influenciou "Admirável Mundo Novo" (Aldous Huxley) e "1984" (George Orwell).
O "Big Brother" de 1984 é muito semelhante ao "Benfeitor" de Zamiatin.
O Raymond Aron, no ópio dos intelectuais, fala muito desses Intelectuaias que escolheram não saber.
24:15 Silêncio e expressão que falam mais do que palavras.
Excelente resenha, Tati. Se ainda hoje, infelizmente, há quem faça vista grossa para os crimes cometidos pelo comunismo, não deveria ser motivo de espanto que tantas pessoas à época fizessem o mesmo. A passagem de Arquipélago Gulag, na introdução, foi uma ótima escolha. O ser humano pode ser mau, ainda mais quando investido de uma ideologia que justifica as mais terríveis atrocidades.
@@jaym8927 sendo que no cristianismo não é a norma da religião, se alguém cometeu crimes foi um desvio. No islamismo, a idéia de submissão do outro está no próprio nome da religião. Não dá pra colocar tudo no mesmo saco.
@@jaym8927 igual o caralho, o que o comunismo matou em pouco tempo nem se compara a esses. A relativizaçāo do que aconteceu na urss china e outros paises é absurdo.
Boa noite a todos.
Eu li este livro em 2010. Apreciei a elaboração baseada em correspondências guardadas pelos descendentes dos que viveram os longos anos terríveis, tomados pelo medo e às consequentes incertezas, sobre a manhã seguinte.
Assim como você, o relato de uma mãe que, por uma janela, observa como os bebes eram tratados pelas funcionárias, foi um dos momentos em que fechei o livro e os olhos para chorar um pouco. Já li outros livros do autor, contudo este é o que traz os textos mais cruentos. Parabéns Tatiana, pela escolha e análise do livro.
Eu adoro que a cada 10 períodos a Tati fala "não é mesmo" kkkkk
adoro kkkk
Tem também o "veja só você". Amo kkk
Corajosa ao ler e comentar esse tipo de situação hoje em dia. Triste ver que a ética do ser humano não muda ainda que evolua horrores na parte tecnológica .
Esses Livros sobre a esfera privada das pessoas em momentos históricos são muito legais.
Revelam muito dos valores e peculiaridades das épocas.
O difícil é saber que ainda hoje já pessoas querendo o retorno da ditadura, seja de direta ou de esquerda.
Motivo disso: ideologias ou dissociação cognitiva?
Desculpa .... mas já vivemos em uma ditadura .... esta aí.... trabalhadores sendo espancados nas ruas por quererem trabalhar , policiais entrando nas residências e proibindo a um churrasco entre família, pessoas não podendo caminhar nas ruas , fora a ditadura do STF, censura nas redes sociais ..... vacinação obrigatória etc.... a liberdade está na UTI .
@@alinef5190 Perfeito.
@@alinef5190 Exato!
Caramba, situações tão opostas e ao mesmo tão semelhantes!!! Não consegui deixar de pensar nos cidadãos de bem de hoje em dia. Resumindo, nós humanos continuamos cedendo à manipulação alheia.
Qual a semelhança de hoje para um regime totalitário que assassinava aos milhares com tiros na nuca, fomentava a delação inclusive de familiares e enviou milhões para morrer de fome e de trabalhos forçados em campos de concentração? Um regime cuja polícia de estado sequestrava as famílias durante a madrugada e deixava as crianças para morrer de frio na neve porque sabia que não seriam acolhidas pelos vizinhos por medo de também serem presos. Vai, conta pra gente como funciona a sua falsa simetria. Já sei, "era só não votar no Stalin", né?
Concordo, Vanessa. Quem se vê como "cidadão de bem" tende a ver os outros como "parasitas", "vergonha"... Nossa situação, obviamente, não tem nada a ver com o stalinismo, mas é sempre bom questionar o porquê tanta gente se sente bem ao rotular o outro como "petralha", "bolsominion" e afins.
@@andreiabeltrao747 poderia te dar milhões de exemplos! Mas pelo simples fato de você sequer cogitar uma simples semelhança, tirando a devida proporções, me faz acreditar que não vale a pena o esforço. Você já tem uma opinião formada a respeito!
@@Fernanda-wn4rm "Poderia te dar milhões de exemplos" mas não foi capaz de me dar um sequer. Patético. Você não me deu exemplos simplesmente porque não os possui. E sim, tenho "opinião formada". Sabe como se forma opinião sobre algo. Fazendo o que você não fez. LENDO SOBRE O ASSUNTO.
Mas vou te dar uma DIFERENÇA fundamental e que se sobressai a todas as outras. Vou te ajudar, já que pelo visto nem o vídeo acima você realmente viu. No governo stalinista, nós não poderíamos ter essa conversa publicamente. O nome do livro ("Sussurros") vem disso. As pessoas conversavam sussurrando, POR MEDO.
Seríamos mortos. Seríamos delatados por vizinhos ou até pela própria família. Dependendo do sexo ou logística, qualquer um que aventasse uma crítica ou discordância do governo seria levado a uma mina de ouro ou carvão onde um ser humano não durava nem um ano vivo. Poderíamos ser trancados no que chamavam de "celas punitivas" e morreríamos de fome. Os que tinham "sorte" não precisavam sofrer por meses, simplesmente eram levados a uma floresta próxima e levavam um tiro na cabeça, sendo posteriormente enterrados em covas coletivas.
Deixa eu colocar em perspectiva para você. Durante a guerra alguns chechenos foram acusados de colaborar com os nazistas. O que fez Stalin? Puniu os suspeitos? Não. PUNIU O PAÍS INTEIRO. Colocou velhos, crianças, homens e mulheres em carros puxados por bois e os deixou no deserto da Ásia Central. Metade morreu. Entendeu agora como as coisas funcionavam e o que é um genocídio? Um de verdade. Apenas gente que DESCONHECE o tema vê qualquer semelhança com os dias atuais.
Mas fique à vontade para me dar exemplos. Nem precisam ser milhões. Basta um.
@@andreiabeltrao747 MARAVILHOSA!
É um perigo deixar tudo nas mãos do Estado, parabéns pelo trabalho! Um livro que nunca saberia que existia. ❤️❤️❤️👏👏👏
Demorei 2 horas para assistir esse vídeo de 30 minutos, em decorrência das inumeras vezes que voltava e revia alguma passagem ou fala, por 2, 3, 4 vezes tamanho o impacto que me provocaram. O livro já estava em minha lista de desejos antes mesmo dessa resenha magnífica. Tati, você tem o dom de encantar com suas explanações, impossível não nutrir algum sentimento pelos livros resenhados após suas palavras. Muito obrigado por cada minutinho que você se dedica a isso.
Existem muitos perfis sobre resenhas de livros, mas didático, bem expressado e verdadeiro como este, não há. Passei a ler muito mais após conhecê-la e sem o medo de que iria gostar ou dormir na leitura.
Antes tarde do que nunca né! Descobri Tati ainda essa semana e estou aqui numa maratona. NOssa, já fiz uma lista de livros. Só não sei se terei tempo sufuciente para ler tudo que não li até agora srsrs. OMG!!! 😲
E como a Máfia . Entrou , nso sai mais
vera lucia kirdeiko 🤣🤣🤣
Como é bom descobrir novas leituras. Obrigado por seu canal, suas leituras. Sou professor de História. Muitas leituras que fiz esse ano E livros que adquiri foi depois de ouvir suas indicações. Muito obrigado!
Excelente. Leia 10 dias que mudaram o mundo. Muito bom senhora Feltrin. Parabéns
o muro de berlim ja caiu a mais de trinta anos e este sr ainda nao sabe de nada pensa que eles ainda estao construindo o céu aqui na terra; nem com a Tatiana lhe mostrando que eles estavam construindo o inferno .eles; os socialistas sempre constroem o inferno
Sugestão de leitura: NADA A INVEJAR, VIDAS COMUNS NA COREIA DO NORTE. Barbara Demick
Não tem preço entrar no RUclips e ver notificação de vídeo novo da Tati!
Concordo plenamente 👍🇧🇷
Assistir resenhas da Tati é uma experiência incrível, porque elas são sempre super completas. Ao final do vídeo, me peguei pensando que eventualmente a História presta contas para as gerações futuras. E nessa linha de pensamento não consigo imaginar como serão os relatos do Brasil nesse período de pandemia, tanto dos médicos como das famílias dos pacientes.
Eu também acho isso. Esse vírus da China causou muito sofrimento no mundo.
Interessante a fala de muitas pessoas em governos autoritários : "Eu não sabia". Uma forma sintomática de esconder a vergonha e o arrependimento, com um discurso (volta e meia) atual.
O melhor canal sobre livros! Qualquer livro fica interessante quando você comenta. ❤️
Adquiri esse livro, após assistir seu canal. Muito obrigado. 👏👏👏👏🇧🇷
O Brasil precisa de mais Tatianas. Nunca vi uma crítica social com tamanha elegância.
Livro que sempre recomendo para entender o recurso de denunciar as pessoas próximas: "Os filhos da rua Arbat".
Com a Tatiana F. aprendemos que não devemos ter preconceito com quaisquer livro. ❤️
Só consegui lembrar dos Comensais da Morte depois da queda do Voldemort, dando várias desculpas pra explicar pq apoiavam o Lord das Trevas. Vídeo excelente!!!!
Sempre haverá aqueles que apoiam o absurdo!
@@Fernanda-wn4rm fala isto para o pessoal do PCdoB, PCB (que mudou de nome), PT, PSOL, PSTU, PCR, PCO, MST, MTST, PDT, etc.
Tatiana, recomendo a leitura do Livro "Natasha's Dance - A cultural history of Russia", tem versão em Português, e fala da disputa cultural, inclusive na literatura russa, entre os diferentes grupos "ocidentais X eslavófilos". É muito interessante pra quem gosta de literatura russa.
É sempre " eu não sabia"...já entrou para a minha lista de livros importantes !
Ótimo conteúdo como sempre, mais um pra lista de leituras futuras! Não vou negar que meu espirito da quinta série deu um leve sorriso pelo Caganovich kk
Estamos juntos rs
😂😂😂😂😂
Você é fantástica Tatiana!!! Diversidade de leituras, comentários fundamentados, contextualização histórica, referências complementares, adoro seus vídeos e suas recomendações.
Sem palavras para descrever seu trabalho pertinente, competente, imprescindível e essencial. 👏👏👏👏👏👏👏
Bom dia flor do dia Tati!
Como é bom aprender contigo através da Literatura brasileira e mundial. Ok bjos obrigado por dividir sempre autores e livros que não temos conhecimento até omomento que são apresentados por ti.💚💙💛⚘🙏🙏🙏👍👏👏👏👏
Tatiana me estimula a sempre estudar e aprender. Não importa nossa idade. Eu 59. Rs
"Eu não sabia", Thomas Pynchon escreveu sobre isso em um texto a respeito de 1984.
Que calorzinho no coração por ter pessoas como a Tati que sempre nos instrui a verdade!
Sugestão de livro: Fuga do campo 14, de Blaine Harden. A história de Shin Dong-hyuk, único norte-coreano até o momento que nasceu em um campo de trabalhos forçados e conseguiu fugir. Parabéns pelo canal Tati!
Faz tempo que eu quero ler esse livro. Fico feliz pela notícia de republicação, ainda mais vindo com essa resenha. 😊
Indo ver pra já! Tati, seria muito bom ver um dia aqui a resenha de "Uma história cultural da Rússia", também do Orlando Figes.
Obrigada, eu aprendo muito com você, Tatiana. 🙏🌷
Tati sempre tão necessária. Gosto desse teu jeito fácil de explicar um assunto tão complexo.
Assino embaixo. É uma baita professora e comunicadora!
"A Tragédia de Um Povo", do Figes está esgotado. Assim também como "O Jovem Stálin", do Simon Sebag. Por favor, fale com as editoras para termos novas edições.
Resenha impecável, como sempre, uma aula!!! (Adoro esse abajour)💗
Sempre ouvi falar que fosse assim no comunismo ,agora com esta resenha, vou enviar aos comunista que conheço aqui Tati você é a melhor em tudo que faz Parabéns
Tati, sempre maravilhosa!! Abrindo os olhos das pessoas! Beijão, Tati
Ainda não cheguei à metade do vídeo e já posso dizer que é excelente.
Que vídeo espetacular e necessário.
Recomendo as leituras dos livros, para entender a propaganda comunista, espionagem e tal, "KGB The Inside Story" (Christopher Andrew e Oleg Gordievsky) e "A KGB e a Desinformação Soviética" (Ladislav Bittman).
Bom dia amiga, gosto muito de seus vídeos,vc é cultura estou sempre aprendendo.
Gosto de vídeo com conteúdo e o seu é top, admiração e respeito por ti.
Sucesso sempre 🌹
Muito obrigado, por divulgar essa obra. Não tinha conhecimento dela!
Tenho muita vontade de ler esse livro. Tem canal de leitura mais completo do que esse? Livros de história, literatura, política, filosofia etc...
Não sei se vou querer ler esse livro, justamente porque ele é assustadoramente atual. Que baita resenha, Tati! A parte dos kulags e a forma como a Tati conduziu o raciocínio de qual é o resultado da tal "política de extermínio" foi tão didática que é impossível que alguém não entenda o perigo que é você usar um cabresto, independente de qual lado. Você coloca uma geração futura inteira pra sofrer por culpa de um ideal que nunca vai acontecer.
Essas reflexões sobre o Sussurros me lembraram também meu pai e algumas histórias que ele me contava. De como ele foi vítima desse tipo de "purificação" dentro do próprio movimento estudantil porque não compactuou com umas coisas que viu, durante a época de transição de Goulart pro Castelo Branco.
Toda vez que alguém vem com utopias e idealismos pra cima de mim, eu me lembro do que ele passou por culpa dessa gente que só sonha e acaba sendo manipulado.
Amei seu comentário. Meus pais não passaram por nada disso, mesmo assim sou extremamente cética com qualquer pessoa que idolatra ideais e políticos. Não tenho ladrões e assassinos de estimação, sejam eles de direita ou de esquerda.
Excelente!
Onde mais obteríamos uma resenha de uma obra como essa?!
Recomendo como leitura o livro Cinzas na neve da Ruta Sepetys, livro ficcional que conta a história de uma jovem mulher que foi levada a um gulag na Sibéria - uma viagem muito longa, sendo que ela morava na região báltica. Como ela utilizou de sua arte( desenho) para expressar o que ela via e sentia naquele inverno infernal. Acredito que você irá adorar Tati, e não é longo não, apenas 300 páginas.
Tenho aqui na estante, já é a quarta pessoa que recomenda, preciso ler este ano!
Adoro assistir seus vídeos, são verdadeiras aulas de cultura!
Lá vai mais um livro para minha wish list! 😘
Suas resenhas são as melhores!!!!
Admiro MT seu trabalho!
Tati, OBRIGADA!
Onde mais eu veria indicação de um livro desses?!
❤️❤️
quando ela falou da nostalgia de stalin, lembra muito a nostalgia da época de ditadura aqui no brasil
É ótimo ouvi-la!
Me interesso muito sobre esse assunto, li uma vez um romance que se passava durante o cerco de Leningrado. Mesmo sabendo que o romance em si era ficção, a autora descrevia o ambiente e os acontecimentos de uma forma tão real que eu ficava numa aflição terrível! Pra você ter uma idéia li no nosso verão, mas conseguia sentir o frio mortífero que aquelas pessoas sentiam e o sofrimento da moça vendo cada um dos membros da família morrendo aos poucos. Não sei onde a autora coletou as informações para escrever o livro, portanto fiquei curiosa pra ir atrás de leituras de não ficção sobre o assunto. Esses 3 livros que você recomendou estão definitivamente na minha lista de desejos agora.
Tenho este livro aqui, já fiquei mais ainda com vontade de ler 🥰
Obrigado por mais esta orientação, vou adquirir este também.
Muito obrigado! "A People's Tragedy" de Orlando Figes foi um de meus livros favoritos no ano passado. Talvez eu leio "Susurros" nesse ano.
A melhor! Tenho visto todas as resenhas!
Mais um entrando para a lista infinita! 😊 Obrigada por mais uma resenha excelente!
Tati, seu canal foi uma das melhores descobertas do YT de 2021! Amando tudo e ja querendo comprar vários livros também! 😍
A gente percebe que a configuração básica do pensamento de pessoas que ainda acreditam no socialismo / comunismo, ou de derivativos coletivista diversos não mudou muito
Concordo...
Não canso de assistir seus vídeos.Vc é notável e extremamente competente no que faz. Parabéns!
24:04 essa resposta dele é demais.
Acabei de comprar o meu. Tati manda, a gente lê! ❤️
Que aula, amigos.
Tati, admiro as tuas resenhas e teu jeito singular de nos trazer livros com assuntos tão relevantes e delicados, que nos faz refletir sobre o que ocorre nos dias atuais, mesmo, de certa forma, tais assuntos históricos sendo ignorados por sujeitos simpatizantes de certas ideologias vermelhas desumanas.
Agradeço-te!💚💙
Um livro que vai contra as vacas sagradas do imaginário revolucionário? QUERO
Kkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkk socorro nunca tinha pensado desta maneira, e sim sou de esquerda e é um horror as pessoas " idólatrar" desposta sanguinários. Lavou a alma, pq sempre sentir deslocado neste sentindo, por não concorda com a barbaridade cometidas.
❤️👏👏👏👏
@@emersonpires8312 certamente Maduro no socialismo do seculo 21 fez tudo diferente!
@@mariaelviracampos ironia?
Sugestão de leitura: O MUNDO ASSOMBRADO PELOS DEMÔNIOS, de Carl Sagan
m.ruclips.net/video/NFCPnlSON3o/видео.html
Nossa estava ansiosa por este vídeo do Sussuros. Comecei a ler ontem, tenho uma jornada pela frente
Tati você é demais 😍 quantos livros você le e de ssuntos diversos.Estou amando o vídeos
Senhor!! Tomara ter estômago suficiente pra ler este livro do começo ao fim!
Antes mesmo do vídeo começar, já sei que o vídeo vai ser perfeito 🥰
Maravilhoso! Já compartilhei para a família toda assistir!
Esse livro é maravilhoso e você é perfeita por ter nos avisado dessa nova edição 💕
Dentro dessa temática, recomendo a leitura de "A Nomenklatura", de Michael S. Voslensky.
Acredito que todos os extremos são muito perigosos.
Obrigada pelo vídeo, as vezes todo meu conhecimento sobre certas literaturas são por meio de seus vídeos.
Adoro vc Tati ♥️. Parabéns pelo seu Canal!!!. Leia por favor: A dama das Camelias e O Coração é um caçador Solitário. Bjo Tenha um ótimo dia!
Genteeeeee eu peguei hj na minha estante pra ler, minha edição é outra,nem imaginava que tinha resenha dele aqui, ❤❤❤
Em 2023 no Brasil, ver esse vídeo da uma sensação de dejavu... com tudo q estamos vivendo de 2023 em diante
Tatiana, no MUBI, canal de Streaming esta sendo veiculado um documentário (mudo) sobre o enterro do Stalin. Muito interessante
Parabéns, sou fã do seu trabalho. Tenho um canal incipiente de resenhas de livros e a forma honesta e clara como você os apresenta me inspira.
Comprei esse livro em 2017 e gostei. Vou comprar outros livros de Orlando Figes.Gosto muito da história Russa.
Eu tenho tanto interesse nesses livros, mas morro de medo de me traumatizar... Como aconteceu com Vozes de Tchernóbil, que eu chorei tanto que nunca consegui terminar de ler.
Eu também para ler tive que parar e depois de muito tempo retomar. ..
Eu confesso que só tenho coragem de ver as resenhas porque ler mesmo não tenho. É tão destroçante ler aquelas cenas porque é como se estivessem na minha frente.
Muito boa análise.Estava na dúvida sobre comprar o livro e agora fiquei ainda com mais vontade de lê-lo.