@@Marco7470 as portas estão abertas para conhecer o berço da Civilização. Aqui tem muitas maravilhas e muitos mistérios só não sei se vás querer voltar mais para o teu país ...
Eeeeé menina, é oq o eurocentrismo nos tira a nossa própria História, pq até surgir na África o ser humano surgiu, e isto é meio ignorado ainda até hoje infelizmente. Nossa história evolutiva da humanidade tem 300 milhões de anos de história que começam lá na África, mama África❤️
Viva, prof Alexandre, só posso estar e acordo consigo em algumas das suas afirmações, contudo continuo com bastantes reservas na maioria delas. O que eu tentei explicar e mantenho, é que também existem, do lado dos povos e países africanos, muitas responsabilidades no atraso e na pobreza em que se encontram. E são nessas responsabilidades que os povos africanos e seus líderes se devem concentrar, a fim de as ultrapassar. Porque são essas responsabilidades, próprias, sobre as quais podem ter uma influência directa e muito maior. Mas agora vem o problema, ou , se quiser, os vários problemas, todos eles de importância fundamental, por exemplo a educação. O nível educacional é de nível tão baixo, que serão necessárias muitas gerações até que atinja um nível satisfatório. A democracia : a esmagadora maioria das populações destes povos não faz a menor ideia do que seja a democracia e esse factor é aproveitado por políticos déspotas e tiranos, que se perpetuam no poder, originando desequilíbrios enormes na distribuição da riqueza dos respectivos países, criando teias de nepotismo e oligarquias bem instaladas e muito bem oleadas. A separação da justiça em relação à política é inexistente. O político manda, a polícia obedece, o juiz prende e isto está tudo mal. A falta de educação e de democracia gera a falta de civismo e a violência e ambas , por sua vez, geram insegurança. Muita insegurança, no dia a dia. Portanto Prof Alexandre, permita-me discordar de grande parte da sua tese, apenas referindo um princípio básico das relações humanas e de povos : `` ninguém nos ajuda, teremos sempre de sermos nós a nos ajudarmos ``. Não é criticando os outros por serem capitalistas, neo colonialistas, exploradores, ou seja , `` a culpa é dos outros´´ , que atingimos os nossos objectivos. Neste caso concreto, o objectivo principal é que os países da África sub sariana se desenvolvam a um nível aceitável. Para tal, têm de contar sobretudo com eles próprios e fazerem o seu trabalho de casa, sem preconceitos e sobretudo sem ressabiamentos, ódios e queixas infrutíferas.
Prof. evidente que eu concordo que são os proprios africanos que devem achar o seu próprio caminho pela luta cotidiana e autonoma, o protagonismo é deles nessa luta e nosso dever é a solidariedade internacional entre os povos. Porém, não é possível vencer essa luta sem enxergar com clareza a bota que te esmaga. Ora, se vc foi escravizado vc vai ignorar o senhor que te escraviza e culpar o próprio escravo pelo seu sofrimento? Relativizar e individualizar o problema não vai solucionar uma questão que além de local e regional também tem a sua dimensão internacional que não pode ser ignorada, por que o capitalismo é um fato atual, o imperialismo é um fato atual, e ele é global, afeta a todos independente da nação ou território ainda que de forma diferente. Então a resposta precisa ser global.
Maravilhosa a tua aula! Importantíssimo lembrar do Egito Negro, O grande estudioso Cheikh Anta Diop, dedicou a sua vida estudando essa nação. Tem outro livro interessante que trata de como os gregos beberam na fonte egípcia, Black Atenas. É interessante observar que o tráfico de escravo islamista durou mais de mil anos e a África que conhecemos hoje é completamente diferente do que ela foi. Obrigado pela aula!
Caí de paraquedas no seu canal, estava aumentando o conteúdo sobre África, pois amanhã tenho uma apresentação sobre a concepção histórica, e esse vídeo me ajudou muito, tanto a corrigir erros na pesquisa, quanto a acrescentar novos fatos. Estou seguindo seu canal❤
O vosso problema sempre foi a falta de personalidade, ja que voces rejeitam o vosso idioma trocando o com lingua dos tugas Pulas.. Voçes ate Hoje desejam que a Angola continue dependente..
Professor, preciso dizer que qdorei seus videos, sou universitario de historia e preciso dizer que amei sua forma de ensinar e de mostrar a materia, obrigado, esta me ajudando bastante na minha formação ❤
@@leandrobender1648 obrigado pela mensagem leandro! Parabéns pela escolha do curso, fico feliz de estar contribuindo de alguma forma! Estamos juntos! 😉
Professor, vc é top, entendi tudo, queria ter tido um professor de historia tão bom assim. Adorei, aprendi mto. Você é ótimo com as palavras e com a didática na minha opinião
Excelente vídeo prof! Sua linguagem é bem simples, ótima dicção, facilita o entendimento da matéria. Sou estudante de história e essa é uma matéria com bastante conteúdo, seu vídeo ajudou demais, obrigada por compartilhar conhecimento conosco.
Pela primeira vez alguém falou algo inédito sobre a África profunda . Até parece que este professor já esteve aqui na minha banda do Zaire mbanza Congo e conversou com os meus ancestrais.
@@BrombumbaMvenba estou muito agradecido e muito honrado pela mensagem! Seja bem vindo ao canal! Um forte abraço para toda banda do Zaire mbanza Congo!
@@Terini1993 prof que a sabedoria e o conhecimento dos nossos ancestrais africano te visitem e te encham de conhecimento. Para continuar a falar des maravilhoso continente escondido.
Muito boa a sua explanação. Tenha certeza que esta aula contribui para a desconstrução de muitos preconceitos em relação ao grande continente africano e ao povo preto no geral.
@@Mary_ofcnaoseioquecolocar Trindade: "Dogma cristão que proclama a crença de que há três pessoas divinas, Pai, Filho e Espírito Santo, em um único Deus." (Dicionário Online de Português)
Isso mesmo verdade tens muito razão, porque Angola é o Congo era só um reino já tinha a moeda do reino do Congo. Já faziam trocas comerciais de negócios internacionais. Ante dos europeus entrarem nos países Africanos.Nos já éramos civilizados.
Menos...Nem escrita, eles tinham. Nem livros, nem pinturas, nem esculturas como os europeus. Nem cidades, nem estradas, nem grandes construções, como os europeus e asiáticos tinham. Há algumas construções esporádicas e nada mais. Não construíram navios, não navegaram, nada...Fatos são fatos.
Exatamente! A ignorância do povo sobre a África é assustadora! O continente africano era extremamente rico não só de ouro mas também de conhecimento. O continente africano já era muito avançado em ciência como na medicina, na matemática e na filosofia antes mesmo dos europeus chegarem. O brasileiro precisa aprender a pesquisar, estudar e ler pesquisas sobre a África em vez de reproduzir falas preconceituosas!
A intenção maléfica dos antigos e ainda alguns europeus, era a de que os africanos tinham de ser como animais de estimação para os de pele mais clara. Obrigado pela partilha deste teu muito conhecimento.
Em África ainda tem o costume de fazer a leitura da vida que pode ser pessoal, do futuro, de conflitos entre reinos, do tempo ( meteorologia), das estrelas ( astrologia), da matemática (ciências em geral), através das conchas, missangas e pedras preciosas. Eu vi esses habitos
Em africa existia reinos, antes do homem branco chegar, näo moriamos de fome, Na verdade a africa nunca dependeu do homem branco… tinhamos a nossas linguas, as nossas leis. Os juizes eram sobas das aldeias, tinhamos a nossa escrita ndombe. Td isto foi tirado de nós..do homem ”branco”.
@@Allansena-s7d o Canibalismo nunca existiu Na africa, o conflito entre tribos sim e Havia limites entre os tribos, á tribos que näo podiam se casar com outros tribos, isto existi até nos dias de hj, näo tanto como antigamente porém existi ainda..
Importante diferenciar o homem branco (portugueses e espanhois) ha muitos homens brancos! Como ha muitos negros e muitos povos indigenas na america! Cada qual com uma historia! Saudacoes do Brasil!
@@MrLemos39 amigo quando falamos do homem branco estou a me referir dos colonos. Näo vamos entrar em descussäo por causa disto. Como eram chamados antigamente do homem ” branco ”, näo vamos brigar por isto, o mundo é grande e cabe tds nós. Brancos ou negros ocupamos o mesmo espaço e somos tds irmäos…
Olá! Tudo bem? Obrigado pelo comentário! Embora Cleópatra pertença a uma dinastia de origem helênica conhecida por suas práticas endogâmicas (eles priorizavam casamentos entre parentes), a família já estava no Egito havia mais de dois séculos quando ela nasceu. Era tempo suficiente para que alguma miscigenação tivesse ocorrido. As identidades da mãe e, sobretudo, da avó da rainha, não estão bem estabelecidas historicamente e, portanto, elas podem ter sido mulheres egípcias ou mesmo de outras partes da África. Porém, o cinema europeu tradicionalmente coloca atores brancos para ocupar o lugar de personagens de outra etnia e no caso de Cleópatra não foi diferente, sendo interpretada por Elizabeth Taylor.
Sim... a Cleópatra tinha ascendência greco-macedonica, portanto, ela era branca ou parda, isto caso seus ancestrais já tivessem se miscigenado com os egípcios, estes já mestiços. também.
A Cleópatra era branca. Ponto. Ela era grega e vinha de uma família que estava muito distante dos seus sudítos egípcios, fato evidenciado por Cleópatra ter sido a primeira de sua família a aprender egípcio.
@@Cauadesouzanascimento174kkkk parece criança quando contestada.Estes professores devem pesquisar pra fazer os videos ,do contrário podem ficar mal interpretados.
Olá márcio, tudo bem? Cada orixá é um deus diferente na cultura iorubá, que varia conforme o povo, mas a base é muito semelhante pois vem da mesma raiz, o bantu
seu vídeo esta muito bom.. completinho.. outros vídeos, que também são bons, mas não trazem o contexto de formação e quais reinos se formaram primeiro.. eu não sabia, desta sua fala - dos processos migratórios.. ressaltamos que a história da África é muito complexa e interessante
Oi vanessa, tudo bem? Sim, a fundação da civilização egípcia é bem mais antiga que a grega, data de cerca de 3100 a.C., com a unificação do Alto e o Baixo Egito pelo faraó Narmer. Enquanto a civilização grega se inicia por volta de 2.000 a.C., com a onda ds migração dos povos aqueus, jônicos, eólicos e dóricos para a península grega e a fundação da civilização minóica na Ilha de Creta.
Verdade Professor, tem o meu respeito. 98% dos DIAMANTES NO MUNDO, saem de solo AFRICANO, e 75% do OURO. Sem contar que tem A MAIOR RESERVA DE URÂNIO DO MUNDO, na Nigéria.
Exatamente! A ignorância do povo sobre a África é assustadora! O continente africano era extremamente rico não só de ouro mas também de conhecimento. O continente africano já era muito avançado em ciência como na medicina, na matemática e na filosofia antes mesmo dos europeus chegarem. O brasileiro precisa aprender a pesquisar, estudar e ler pesquisas sobre a África em vez de reproduzir falas preconceituosas!
"Secular" e "milenar" são conceitos que se referem a ideias diferentes. Este sobre o tempo, e aquele sobre a relação com o sagrado. E ainda que o termo "secular" proviesse da palavra "século", referer-se-ia a um período de tempo menor que ao "milênio", do qual provem "milenar". Logo, trocar a qualificação dos povos africanos de milenar para secular não seria nenhum elogio. Muito menos por não se tratar de um termo relativo a tempo. De resto, vídeo muito bom.
Politeístas ou Animistas? Eu tenho receio quando a gente chama tudo que é não-monoteísta de pagão ou politeísta, será que é politeísta msmo ou é outro sistema? Como henoteísta, panteísta, animista, xamanista...? Acho que nem tudo se limita a cristianismo/abraamismo x paganismo ou monoteísmo x politeísmo. Devemos sair do senso comum e pra sairmos isso aí tem que ser melhor analisado.
Proibiram as populações falarem e os jovens aprenderem a linguagem das suas regiões, porque como não percebiam , tinham medo de conversas contra eles e queriam controlar tudo . Fui sim aprendendo ouvindo as mais velhas quando reunidas falavam entre elas.
Amigo, Cleópatra era descendente de Ptolomeu, general de Alexandre, portanto macedônios. Eles dominaram a região dando início à dinastia ptolomaica, cujos integrantes casavam entre si. A probabilidade de Cleópatra ser negra é zero.
De facto, ao contrário do que aconteceu na descoberta do Brasil, em que lá não existia praticamente gente, à excepção das tribos indigenas , que viviam em constantes lutas , eram em grande parte canibais e, nunca constituiram ali nenhuma pátria, a África, sempre foi habitada e constituida em reinos, com algumas regras arganizacionais e hierarquias!!! Por isso, se houver lugar a reparações pela ocupação dos europeus e respectivas submissões, será a estes povos que elas serão devidas e não ao Brasil o qual só começou a existir como país, após a descoberta e sucessiva colonização pelos portugueses e outros países que lá form deixando a sua descendência a qual, constitui os actuais brasileiros e assim sendo, não faz qualquer sentido, alguns brasileiros, acharem que Portugal deverá indeminizar o Brasil pela extracção do ouro e outros metais preciosos na medida em que, na época o Brasil era pertença de portugal e como tal, tudo que de lá foi trazido foi com todo o direito e não se pode considerar roubo já que, foi portugal que construiu as primeiras cidades e muito do património histórico que existe até aos dias de hoje!!! É preciso que a história seja bem contada para que deixe de haver dúvidas!!!
A sua visão de civilização está um pouco parada no tempo, não acha não? Para você ser chamado de civilizado precisa morar em cidade? Quer dizer que quem mora no campo é "primitivo"? Em vários aspectos o modo de vida indígena pode ser visto como superior ao modo capitalista atual, não destrói o meio ambiente, não tem meia dúzia de indivíduos que lucram em cima da exploração e morte de outros seres humanos, dos animais, dos rios, das florestas...sendo assim prefiro viver em tribo do que nessa "civilização" doente! Obs: não é descoberta, é invasão.
África não era de lixo, era próspera mas carecia de intelecto. Este foi o caso do fracasso africano, estava dividida entre escuros e claros, aí que o europeu percebeu a vulnerabilidade e o temor pela cor da pele e o tipo de cabelos!
O erro de se contar história de África é faze-lo com olhos do branco. Os historiadores contam a história com padroes europeus. Eu sou africano, sou da etnia Kongo, vivo em África e sempre que ouço as histórias, tenho a sensação que não falam com os sábios africanos e sim ouvem os ditos intelectuais africanos que nada entendem de África
sim, o pior é que nos livros de história, não há nenhum tipo de detalhamento da cultura, só a visão do povo europeu mesmo, vendo o vídeo do moço, abriu mais ainda meus olhos, a África é muito bela.
@@enrychii esse professor se esforçou bastante mas não foi o suficiente. Você só pode entender realmente de Africa se viver em Africa, se conhecer as línguas africanas, os provérbios africanos e as suas cançoes e danças. Mesmo historiadores africanos de origem pecam aqui. Por outra, o conceito de grandeza de Africa é diferente do resto do mundo. Há um esforço em tentar equiparar as civilizaçoes africanas com as europeias. Mas a Africa não tem interesse em se gabar. Porque quanto menos souberem da sua verdadeira riqueza melhor, para sua segurança. Poucos sabem que nos ensinam o significado das estrelas no céu. Pouco sabem como somos ensinados a nos conectar ao espírito do Nzambi(Deus), pois se souberem seremos mais uma vez perseguidos; poucos sabem que temos dois nomes, um de registo e outro ancestral com o qual nos identificamos na oração com os espíritos; poucos sabem que nos ensinam a ouvir as orientaçoes dos nossos ancestrais pelos ventos, pelas aves, pelos rios, etc. Nunca ouço historiadores falarem disto. Aliás nunca contam sobre os verdadeiros casamentos africanos e sua poligamia. Os verdadeiros africanos não se preocupam em contar suas historias a estranhos, porque um dia alguns confiaram na bondade do homem branku e fomos oprimidos.
Uma reflexão: Imagine um período em nações na Europa, que, não tem nada a trocar, chegam nas terras da África, Ásia, Pindorama, e Aborígenes e eram tão abundantes e pacíficas que em várias línguas locais é chamado de paraíso. Essas nações oferecem, de bom grado, comida, abrigo e conhecimento. Os europeus não têm nada a oferecer em troca do mesmo valor, só quinquilharias e doenças. Por sinal quando chegam até fedem e estão doentes. E não querem ir embora. Vêm uma oportunidade de enganar as nações locais e fazer com as nações locais o que os europeus faziam ao seu próprio povo. Então os europeus agradecem a hospitalidade e pedem que todos fechem os olhos e façam uma oração de agradecimento, que é um ritual ao Deus europeu. Essa nações e outras que vivem em terras de abundância são benevolentes e vivem mais em paz do que em guerra e por terem o suficiente para viver bem pensam que os europeus também são benevolentes e não vêm a maldade em fazer o ritual e por respeito aos europeus fecham os olhos e fazem a oração com fervor. Ao fim da prece, quando as nações abrem o olhos, estão com o livro religioso dos europeus nas mãos e a escassez dos europeus e vivendo os tormentos que os europeus viviam. E os europeus, tomaram sua terra, sua cultura e seu conhecimento, sua abundância, sua paz, seus corpos e mentes e estão em vivendo a sua abundância que nas suas nações africanas e indígenas e aborígenes, vocês viviam. Forçaram um miscigenação através d várias formas de violências e geraram um nova raça. Essa raça tem 500 anos. Ela é o cavalo de Tróia do local. De uma forma hierarquizante para classificar, esse nova raça, os europeus deram o nome de Latinos. Que basicamente serve os interesses dos seus mestres brancos e caucasiano. E foram chamados assim para não poderem se auto declarar no mundo como caucasianos. Na Europa e América do Norte a mentira do racismo é sobre a supremacia de uma raça pura não mestiça e na América Latina a mentira do racismo é sobre a superioridade estética de ser menos melaninado + ter fenótipo mais: 1o europeu, 2o asiático, 3o do oriente medio. E nesse território, toda a história da sua existência é marcada por violências de corpos e mentes e imposições e negações da importância das suas verdades e identidades mais melaninadas e fenotípicas africanas e indigenas. É trágico e surreal. A raça latina é educada e programada a adorar a despigmentação da pele e a desmelanização e des fenotização e a sua identidade de origem Africana e Indígena e aborígene local. Os latinos foram inventados basicamente o servir os interesses dos seus mestres caucasianos supremos. Na Europa e América do Norte a mentira do racismo e sobre a supremacia de uma "raça pura", de maximização da desmelanização e máximação do gene mais recessivo, não mestiço. Ainda inventam a Eugênia que correu a América do norte e Europa e depois, socialmente, defecaram na américa latina e é estratégicamente sobre a mentira da superioridade estética de ser menos melaninado+ ter fenótipo mais: 1o europeu, 2o asiático, 3o oriente medio. E nesse território, toda a história da sua existência é marcada por violências de corpos e mentes e imposições e negações da importância das suas verdadeiras identidades mais melaninadas e fenotípicas africanas e indigenas. É trágico e surreal. A raça latina é forçada adorar a despigmentação da pele e a desmelanização e desfenotização de origem Africana e Indígena local, ou seja a superioridade ou menor rejeição, se dá pelo acordo social, da absorção dos genes mais recessivos hierarquicamente, p ser menos excluído socialmente. Ou seja, aceitar maior absorção do gene mais recessivo, em detrimento da perda de uma proteína tão poderosa para vários órgãos do corpo como a melanina, para olhos, cabelos e pele. Imagine, o nível de desconexão e alienação dessa nova raça. Estamos perdidos... E mesmo fazendo esse péssimo negócio. A raça latina, não pode se auto intitular caucasiano e outros, tem que esperar o percentual genético recessivos aumentar! Então vejamos, seu pai é alemão e sua mãe brasileira. Na Europa e nas Américas: você pode se auto identificar como: Latina mas não pode só pode se auto-identificar como caucasiana ou alemã. No Brasil, seu pai é descendente de Português e sua mãe é descendente de Africana, você não pode se auto intitular brancúsLatinusBrasileirus.Ou receber o salário ou capital social dos mesmos, se o seu fenótipo for mais Africano e você for mais melaninada. Vejamos, você perde mais essa proteína poderosa, melanina: nos órgãos como cabelo, olhos e pele, assume o gene mais recessivo, e ainda não ganha o capital social que tanto almeja. A essa pessoa é negado o direito genético de se auto declarar: branca no Brasil, caucasiana na América do Norte, o mesmo Japão e na Asia e assim por diante. Estamos perdidos... E é esse grupo mestiço que historicamente é o cavalo de Tróia do continente e dos mais melaninados no continente. Pelos "acordos" que fazem em trair o território. Por uma aceitação do seu mestre europeu+caucasiano que nunca ocorrerá. Porque ao se negar ou não se posicionar ou não se definir, no tabuleiro de Xadrez da vida. A raça Latina é sempre o peão no jogo do mundo. Quando você não sabe quem é no jogo, você é, diz e faz o que os outros querem. Então nessa metáfora, nunca foi sobre Deus, ou Deuses... há 500 anos que vem sendo sobre, sobre o lucro e super lucro: abundância para poucos e a escassez para muitos... Sempre é sobre: apropriação, epistemicidio, controle, expropriação, exploração e extermínio e lucro. Muito lucro! De: territórios, recursos naturais e minerais e corpos humanos e animais. E o lucro advindo de bactérias, vírus e pegou protozoários e outros micro corpos, q usados como arma estratégicas contra corpos e mentes humanas. No capitalismo tudo e todos, são organizados para serem mercadoria...
Eu sou Africano e estou completamente admirado!
Amei a aula, que Deus lhe abençoe.
Olá @SakaPaulo! Fico feliz que gostou! Muito obrigado pelo comentário! ❤
Você é de onde na África? Tenho muita vontade de conhecer
@@Marco7470 as portas estão abertas para conhecer o berço da Civilização. Aqui tem muitas maravilhas e muitos mistérios só não sei se vás querer voltar mais para o teu país ...
@@Marco7470 Sou Angolano e Congolês mano, mas moro no Brasil!
Nossa!!! África é muito mais do que eu pensava 😮
Eeeeé menina, é oq o eurocentrismo nos tira a nossa própria História, pq até surgir na África o ser humano surgiu, e isto é meio ignorado ainda até hoje infelizmente. Nossa história evolutiva da humanidade tem 300 milhões de anos de história que começam lá na África, mama África❤️
Amei Professor Parabens !! Carmen Cruz Nigeria no Brazil
Gratidão Carmen! 🙏🥰
Ótimo vídeo! Parabéns e obrigado professor!
Eu que agradeço a mensagem! 🙏🥰
Viva, prof Alexandre, só posso estar e acordo consigo em algumas das suas afirmações, contudo continuo com bastantes reservas na maioria delas.
O que eu tentei explicar e mantenho, é que também existem, do lado dos povos e países africanos, muitas responsabilidades no atraso e na pobreza em que se encontram. E são nessas responsabilidades que os povos africanos e seus líderes se devem concentrar, a fim de as ultrapassar. Porque são essas responsabilidades, próprias, sobre as quais podem ter uma influência directa e muito maior.
Mas agora vem o problema, ou , se quiser, os vários problemas, todos eles de importância fundamental, por exemplo a educação. O nível educacional é de nível tão baixo, que serão necessárias muitas gerações até que atinja um nível satisfatório.
A democracia : a esmagadora maioria das populações destes povos não faz a menor ideia do que seja a democracia e esse factor é aproveitado por políticos déspotas e tiranos, que se perpetuam no poder, originando desequilíbrios enormes na distribuição da riqueza dos respectivos países, criando teias de nepotismo e oligarquias bem instaladas e muito bem oleadas.
A separação da justiça em relação à política é inexistente. O político manda, a polícia obedece, o juiz prende e isto está tudo mal.
A falta de educação e de democracia gera a falta de civismo e a violência e ambas , por sua vez, geram insegurança. Muita insegurança, no dia a dia.
Portanto Prof Alexandre, permita-me discordar de grande parte da sua tese, apenas referindo um princípio básico das relações humanas e de povos : `` ninguém nos ajuda, teremos sempre de sermos nós a nos ajudarmos ``.
Não é criticando os outros por serem capitalistas, neo colonialistas, exploradores, ou seja , `` a culpa é dos outros´´ , que atingimos os nossos objectivos.
Neste caso concreto, o objectivo principal é que os países da África sub sariana se desenvolvam a um nível aceitável.
Para tal, têm de contar sobretudo com eles próprios e fazerem o seu trabalho de casa, sem preconceitos e sobretudo sem ressabiamentos, ódios e queixas infrutíferas.
Prof. evidente que eu concordo que são os proprios africanos que devem achar o seu próprio caminho pela luta cotidiana e autonoma, o protagonismo é deles nessa luta e nosso dever é a solidariedade internacional entre os povos. Porém, não é possível vencer essa luta sem enxergar com clareza a bota que te esmaga. Ora, se vc foi escravizado vc vai ignorar o senhor que te escraviza e culpar o próprio escravo pelo seu sofrimento? Relativizar e individualizar o problema não vai solucionar uma questão que além de local e regional também tem a sua dimensão internacional que não pode ser ignorada, por que o capitalismo é um fato atual, o imperialismo é um fato atual, e ele é global, afeta a todos independente da nação ou território ainda que de forma diferente. Então a resposta precisa ser global.
Sou professora, mas vou prestar vestibular novamente e esse foi o conteúdo mais completo que achei! Explicação leve! Amei.
Excelente vídeo!
Parabéns! 😊
Aula magistral!!!!!
Sim, foi excelente esta aula👏🏼😊
Muito boa sua aula. Estou fazendo pesquisas sobre a história da Filosofia e estudando bastante sobre a ÁFRICA.
Obrigado! Belo tema de pesquisa! Sucesso! 🥰
Cultura de alto nível. Obrigado professor!!!
Obrigado Leonardo! 🙏🥰
Maravilhosa a tua aula! Importantíssimo lembrar do Egito Negro, O grande estudioso Cheikh Anta Diop, dedicou a sua vida estudando essa nação. Tem outro livro interessante que trata de como os gregos beberam na fonte egípcia, Black Atenas. É interessante observar que o tráfico de escravo islamista durou mais de mil anos e a África que conhecemos hoje é completamente diferente do que ela foi. Obrigado pela aula!
Prof.Alexandre, vc é de qual estado?
Muito bom! Parabéns! 👏🏻👏🏻👏🏻📚📚📚🤝🤝🤝
Excelente aula Professor! Sou da Umbanda e é maravilhoso fazer esse link da história com a religião...
Olá! Bem vinda Carla! A história da África é maravilhosa para pensarmos seu legado religioso no Brasil como a Umbanda.
Sempre gostei de história, mas ignorava a história da África. Obrigada, professor, por esta magnífica explanação. 😂
Eu que agradeço o comentário! Tamo junto! 😉
Tem que buscar conhecer o berço do mundo nossa Mãe África.
Já ganhou mais uma inscrita, ótima aula.
Obrigado! Bem vinda! 🥰
Abraços de Moçambique e obrigado de magnífica aula
Caí de paraquedas no seu canal, estava aumentando o conteúdo sobre África, pois amanhã tenho uma apresentação sobre a concepção histórica, e esse vídeo me ajudou muito, tanto a corrigir erros na pesquisa, quanto a acrescentar novos fatos. Estou seguindo seu canal❤
Seja bem vinda Debora! Fico muito feliz que ajudou! Obrigado pela mensagem e por seguir o canal! 🙏🥰
Você deitou irmão, achei muito chaveeeee
Valeu mano! Chave é nóis!
Rapaz..... Vc é maravilhoso.
Professor, muito obrigado pela informação, algo q vem confirmar aqulo q os meus avós e bisavós ja contavam.
perfeito!
Muito bom, o está mudar pra melhor deste jeito.
😮uah mudou o pensamento sobre África sou angolana mas não tinha noção de tudo isso obrigada
Fico muito feliz! Bem vinda! É muito bom ter você por aqui! 🥰❤
Irmão, também sou angolano da região norte, os meus avôs também já me diziam isso.
O vosso problema sempre foi a falta de personalidade, ja que voces rejeitam o vosso idioma trocando o com lingua dos tugas Pulas..
Voçes ate Hoje desejam que a Angola continue dependente..
Quero muitooo a continuação, arrasou 😍
Gratidão Isabelly! É uma ótima ideia! 😉
Mais 1 inscrito. Ótimo vídeo, me ajudou na minha caminhada como graduando em História. Espero tb ser um mestre igual a você.
Gratidão colega! Parabéns pela escolha do curso! Fico feliz por ter ajudado! Tamo junto! 😉👍
Professor, preciso dizer que qdorei seus videos, sou universitario de historia e preciso dizer que amei sua forma de ensinar e de mostrar a materia, obrigado, esta me ajudando bastante na minha formação ❤
@@leandrobender1648 obrigado pela mensagem leandro! Parabéns pela escolha do curso, fico feliz de estar contribuindo de alguma forma! Estamos juntos! 😉
Amando essas aulas
Gratidão Emily! ❤
Professor, como você é belo, inteligente acima da média. Gratidão 🙌🏽 🙌🏽 ❤❤
Eu que agradeço a mensagem! 🥰🙏❤
Que banho de conhecimento!!! Excelente aula professor, parabéns e gratidão!
Muito esclarecedor! Excelente!
Só tô assistindo pq e atividade do professor de história 😮mais e bem interessante
Professor, vc é top, entendi tudo, queria ter tido um professor de historia tão bom assim. Adorei, aprendi mto. Você é ótimo com as palavras e com a didática na minha opinião
Grato pela excelente aula, Professor. Com certeza, é o conteúdo mais completo com duração menor que 1 hora.
Muito obrigado! 🥰🙏
Excelente vídeo prof! Sua linguagem é bem simples, ótima dicção, facilita o entendimento da matéria. Sou estudante de história e essa é uma matéria com bastante conteúdo, seu vídeo ajudou demais, obrigada por compartilhar conhecimento conosco.
Gostei muito da sua aula.vc é ótimo.
Obrigado!!! 🥰❤
Pela primeira vez alguém falou algo inédito sobre a África profunda . Até parece que este professor já esteve aqui na minha banda do Zaire mbanza Congo e conversou com os meus ancestrais.
@@BrombumbaMvenba estou muito agradecido e muito honrado pela mensagem! Seja bem vindo ao canal! Um forte abraço para toda banda do Zaire mbanza Congo!
@@Terini1993 prof que a sabedoria e o conhecimento dos nossos ancestrais africano te visitem e te encham de conhecimento. Para continuar a falar des maravilhoso continente escondido.
tu é foda professor, ajudou demais, valeu!!
Tamo junto! ✌😉
Obrigado irmão
Aula maravilhosa
@@jaquelineassis3138 gratidão! 🥰
Que massa!👊 "só sei que nada sei"
❤❤❤excelente aula!
Excelente aula, parabéns
Gratidão! 😊
Ótimo!!!! Muito bom professor 👍🏿
Obrigado! Que bom que gostou! 🥰
Ótima aula! Muito obrigado.
Gratidão!!! 🙏🥰
Muito boa a sua explanação. Tenha certeza que esta aula contribui para a desconstrução de muitos preconceitos em relação ao grande continente africano e ao povo preto no geral.
Professor Alexandre Terini ! Eu sou d Angola vc é top como educador d história um abraço prá vc e à sua família !
Gratidão! Fico feliz demais que gostou! Forte abraço aí na Angola para vc e sua família!
Uma observação, o cristianismo não é monoteísta, nem o catolicismo, nem o protestantismo, ambos acreditam no dogma da trindade, sendo 3 Deuses.
@@Mary_ofcnaoseioquecolocar Trindade: "Dogma cristão que proclama a crença de que há três pessoas divinas, Pai, Filho e Espírito Santo, em um único Deus." (Dicionário Online de Português)
@@Terini1993verdade
Parabéns Professor. Aula top!
Isso mesmo verdade tens muito razão, porque Angola é o Congo era só um reino já tinha a moeda do reino do Congo. Já faziam trocas comerciais de negócios internacionais. Ante dos europeus entrarem nos países Africanos.Nos já éramos civilizados.
Menos...Nem escrita, eles tinham. Nem livros, nem pinturas, nem esculturas como os europeus. Nem cidades, nem estradas, nem grandes construções, como os europeus e asiáticos tinham. Há algumas construções esporádicas e nada mais. Não construíram navios, não navegaram, nada...Fatos são fatos.
Exatamente!
A ignorância do povo sobre a África é assustadora!
O continente africano era extremamente rico não só de ouro mas também de conhecimento. O continente africano já era muito avançado em ciência como na medicina, na matemática e na filosofia antes mesmo dos europeus chegarem. O brasileiro precisa aprender a pesquisar, estudar e ler pesquisas sobre a África em vez de reproduzir falas preconceituosas!
Até hoje a história oral ainda é valorizada em África,mesmo vivendo nas cidades,ainda buscamos ouvir e conhecer nossa história através dos mais velhos
Muito obrigado!
Eu que agradeço! 🥰
Obrigado! Belíssima exposição
@@MrAngelojoseignacio eu agradeço!
Obrigada, professor! Me ajudou pra prova da UFU!
@@Anasteiner819 fico feliz que ajudei! Obrigado pela mensagem! 🙏🥰
Excelente!
Gratidão! 🥰
Mto grato Prof. Alexandre Terini, pela aula.
Falo a partir de África, Pais: Angola, Provincia: Benguela, Municipio: Catumbela.
A intenção maléfica dos antigos e ainda alguns europeus, era a de que os africanos tinham de ser como animais de estimação para os de pele mais clara. Obrigado pela partilha deste teu muito conhecimento.
Professor conta história de povos que resistiram aos europeus
Adorei!!
🙏🥰❤
Aula ótima ..me ajudou muito no meu trabalho
@@LarahManuellay gratidão! É um prazer poder te ajudar!
Foi um prazer assistir, nem senti o tempo passar. Fiquei com gostinho de quero mais. Excelente didática. Obrigada ❤
Professor, aula alto nivel, continuação vem quando?
Gratidão! Uma ótima ideia continuar! Em breve! ;)
Muito bom
Top Professor ❤
Grato Rosângela! 🥰
Em África ainda tem o costume de fazer a leitura da vida que pode ser pessoal, do futuro, de conflitos entre reinos, do tempo ( meteorologia), das estrelas ( astrologia), da matemática (ciências em geral), através das conchas, missangas e pedras preciosas. Eu vi esses habitos
Adorei só faltou falar da África oriental fala mais
aula maravilhosa❤❤
@@robertasantos2830 obrigado!! 🥰
amei sua explicação
@@cleonicebalbino3791 obrigado! 🥰
faz um video de africa colonia professor por favorrrrr
É uma boa pedida! Valeu a sugestão!
Em africa existia reinos, antes do homem branco chegar, näo moriamos de fome, Na verdade a africa nunca dependeu do homem branco… tinhamos a nossas linguas, as nossas leis. Os juizes eram sobas das aldeias, tinhamos a nossa escrita ndombe. Td isto foi tirado de nós..do homem ”branco”.
Na África também tinha guerras entre tribos escravidão e canibalismo tudo isso antes do homem branco chegar na África
0:03
@@Allansena-s7d o Canibalismo nunca existiu Na africa, o conflito entre tribos sim e Havia limites entre os tribos, á tribos que näo podiam se casar com outros tribos, isto existi até nos dias de hj, näo tanto como antigamente porém existi ainda..
Importante diferenciar o homem branco (portugueses e espanhois) ha muitos homens brancos! Como ha muitos negros e muitos povos indigenas na america! Cada qual com uma historia! Saudacoes do Brasil!
@@MrLemos39 amigo quando falamos do homem branco estou a me referir dos colonos. Näo vamos entrar em descussäo por causa disto. Como eram chamados antigamente do homem ” branco ”, näo vamos brigar por isto, o mundo é grande e cabe tds nós. Brancos ou negros ocupamos o mesmo espaço e somos tds irmäos…
@@patynisaac7090A antropofagia praticada pelos Jagas era um mito?
Muito bom ver professor branco pra esclarecer aos seus pares que NÃO aceitam quando não é um dos seus que faz esta afirmação.
Tamo junto! ✊
Verdade.Também penso a mesma coisa.
Em qual lugar do Brasil o senhor mora prof.Alexandre?
11:39 😢agina se tovessem preservado,o privilégio q seria.
Aprendi na escola que Cleópatra é de linhagem macedônica, portanto, do tipo caucasoide. ...Ou não?!🤔
Olá! Tudo bem? Obrigado pelo comentário! Embora Cleópatra pertença a uma dinastia de origem helênica conhecida por suas práticas endogâmicas (eles priorizavam casamentos entre parentes), a família já estava no Egito havia mais de dois séculos quando ela nasceu. Era tempo suficiente para que alguma miscigenação tivesse ocorrido. As identidades da mãe e, sobretudo, da avó da rainha, não estão bem estabelecidas historicamente e, portanto, elas podem ter sido mulheres egípcias ou mesmo de outras partes da África. Porém, o cinema europeu tradicionalmente coloca atores brancos para ocupar o lugar de personagens de outra etnia e no caso de Cleópatra não foi diferente, sendo interpretada por Elizabeth Taylor.
Sim... a Cleópatra tinha ascendência greco-macedonica, portanto, ela era branca ou parda, isto caso seus ancestrais já tivessem se miscigenado com os egípcios, estes já mestiços. também.
A Cleópatra era branca. Ponto. Ela era grega e vinha de uma família que estava muito distante dos seus sudítos egípcios, fato evidenciado por Cleópatra ter sido a primeira de sua família a aprender egípcio.
@@Cauadesouzanascimento174kkkk parece criança quando contestada.Estes professores devem pesquisar pra fazer os videos ,do contrário podem ficar mal interpretados.
Olá professor, gostaria de saber se de todos esses povos que tem na África, todos acreditam em orixas e não tinham outros deuses ?
Olá márcio, tudo bem? Cada orixá é um deus diferente na cultura iorubá, que varia conforme o povo, mas a base é muito semelhante pois vem da mesma raiz, o bantu
seu vídeo esta muito bom.. completinho.. outros vídeos, que também são bons, mas não trazem o contexto de formação e quais reinos se formaram primeiro.. eu não sabia, desta sua fala - dos processos migratórios.. ressaltamos que a história da África é muito complexa e interessante
🌋
👏👏👏👏👍
😉👍
Aonde isso?
Professor povo Egípcio veio primeiro do que o Gregos?
Oi vanessa, tudo bem? Sim, a fundação da civilização egípcia é bem mais antiga que a grega, data de cerca de 3100 a.C., com a unificação do Alto e o Baixo Egito pelo faraó Narmer. Enquanto a civilização grega se inicia por volta de 2.000 a.C., com a onda ds migração dos povos aqueus, jônicos, eólicos e dóricos para a península grega e a fundação da civilização minóica na Ilha de Creta.
Verdade Professor, tem o meu respeito. 98% dos DIAMANTES NO MUNDO, saem de solo AFRICANO, e 75% do OURO. Sem contar que tem A MAIOR RESERVA DE URÂNIO DO MUNDO, na Nigéria.
É verdade, infelizmente riquezas que historicamente são exploradas com mão de obra barata por estrangeiros europeus. Legado da colonização
😊 do❤
Exatamente!
A ignorância do povo sobre a África é assustadora!
O continente africano era extremamente rico não só de ouro mas também de conhecimento. O continente africano já era muito avançado em ciência como na medicina, na matemática e na filosofia antes mesmo dos europeus chegarem. O brasileiro precisa aprender a pesquisar, estudar e ler pesquisas sobre a África em vez de reproduzir falas preconceituosas!
"Secular" e "milenar" são conceitos que se referem a ideias diferentes. Este sobre o tempo, e aquele sobre a relação com o sagrado. E ainda que o termo "secular" proviesse da palavra "século", referer-se-ia a um período de tempo menor que ao "milênio", do qual provem "milenar". Logo, trocar a qualificação dos povos africanos de milenar para secular não seria nenhum elogio. Muito menos por não se tratar de um termo relativo a tempo.
De resto, vídeo muito bom.
Observação importante, obrigado! 😉👍
A África e o país maior do continente contendo 56 países perdendo para a Ásia
Oi, tudo bem? São 54 países africanos atualmente, segundo os dados.
Politeístas ou Animistas? Eu tenho receio quando a gente chama tudo que é não-monoteísta de pagão ou politeísta, será que é politeísta msmo ou é outro sistema? Como henoteísta, panteísta, animista, xamanista...? Acho que nem tudo se limita a cristianismo/abraamismo x paganismo ou monoteísmo x politeísmo. Devemos sair do senso comum e pra sairmos isso aí tem que ser melhor analisado.
É um bom debate esse que você propôs, fica a reflexão
mas então aqui no Brasil tem mais negros que muitos países da africa? você isso em quantidade de pessoas então né? não em % da população
Os portugueses 1975 queimaram os arquivos histórico Angolano para que nós todos que nasceram na nesta época não soubesse nada das histórias 🇦🇴 Angola
Proibiram as populações falarem e os jovens aprenderem a linguagem das suas regiões, porque como não percebiam , tinham medo de conversas contra eles e queriam controlar tudo . Fui sim aprendendo ouvindo as mais velhas quando reunidas falavam entre elas.
Xeque-mate
♟
Amigo, Cleópatra era descendente de Ptolomeu, general de Alexandre, portanto macedônios. Eles dominaram a região dando início à dinastia ptolomaica, cujos integrantes casavam entre si. A probabilidade de Cleópatra ser negra é zero.
De facto, ao contrário do que aconteceu na descoberta do Brasil, em que lá não existia praticamente gente, à excepção das tribos indigenas , que viviam em constantes lutas , eram em grande parte canibais e, nunca constituiram ali nenhuma pátria, a África, sempre foi habitada e constituida em reinos, com algumas regras arganizacionais e hierarquias!!! Por isso, se houver lugar a reparações pela ocupação dos europeus e respectivas submissões, será a estes povos que elas serão devidas e não ao Brasil o qual só começou a existir como país, após a descoberta e sucessiva colonização pelos portugueses e outros países que lá form deixando a sua descendência a qual, constitui os actuais brasileiros e assim sendo, não faz qualquer sentido, alguns brasileiros, acharem que Portugal deverá indeminizar o Brasil pela extracção do ouro e outros metais preciosos na medida em que, na época o Brasil era pertença de portugal e como tal, tudo que de lá foi trazido foi com todo o direito e não se pode considerar roubo já que, foi portugal que construiu as primeiras cidades e muito do património histórico que existe até aos dias de hoje!!! É preciso que a história seja bem contada para que deixe de haver dúvidas!!!
A sua visão de civilização está um pouco parada no tempo, não acha não? Para você ser chamado de civilizado precisa morar em cidade? Quer dizer que quem mora no campo é "primitivo"? Em vários aspectos o modo de vida indígena pode ser visto como superior ao modo capitalista atual, não destrói o meio ambiente, não tem meia dúzia de indivíduos que lucram em cima da exploração e morte de outros seres humanos, dos animais, dos rios, das florestas...sendo assim prefiro viver em tribo do que nessa "civilização" doente! Obs: não é descoberta, é invasão.
África não era de lixo, era próspera mas carecia de intelecto. Este foi o caso do fracasso africano, estava dividida entre escuros e claros, aí que o europeu percebeu a vulnerabilidade e o temor pela cor da pele e o tipo de cabelos!
O erro de se contar história de África é faze-lo com olhos do branco. Os historiadores contam a história com padroes europeus. Eu sou africano, sou da etnia Kongo, vivo em África e sempre que ouço as histórias, tenho a sensação que não falam com os sábios africanos e sim ouvem os ditos intelectuais africanos que nada entendem de África
sim, o pior é que nos livros de história, não há nenhum tipo de detalhamento da cultura, só a visão do povo europeu mesmo, vendo o vídeo do moço, abriu mais ainda meus olhos, a África é muito bela.
@@enrychii esse professor se esforçou bastante mas não foi o suficiente. Você só pode entender realmente de Africa se viver em Africa, se conhecer as línguas africanas, os provérbios africanos e as suas cançoes e danças. Mesmo historiadores africanos de origem pecam aqui. Por outra, o conceito de grandeza de Africa é diferente do resto do mundo. Há um esforço em tentar equiparar as civilizaçoes africanas com as europeias. Mas a Africa não tem interesse em se gabar. Porque quanto menos souberem da sua verdadeira riqueza melhor, para sua segurança. Poucos sabem que nos ensinam o significado das estrelas no céu. Pouco sabem como somos ensinados a nos conectar ao espírito do Nzambi(Deus), pois se souberem seremos mais uma vez perseguidos; poucos sabem que temos dois nomes, um de registo e outro ancestral com o qual nos identificamos na oração com os espíritos; poucos sabem que nos ensinam a ouvir as orientaçoes dos nossos ancestrais pelos ventos, pelas aves, pelos rios, etc. Nunca ouço historiadores falarem disto. Aliás nunca contam sobre os verdadeiros casamentos africanos e sua poligamia. Os verdadeiros africanos não se preocupam em contar suas historias a estranhos, porque um dia alguns confiaram na bondade do homem branku e fomos oprimidos.
Amo esses comentários racistas dos negros. Deveriam lutar contra vcs mesmo.
Uma reflexão: Imagine um período em nações na Europa, que, não tem nada a trocar, chegam nas terras da África, Ásia, Pindorama, e Aborígenes e eram tão abundantes e pacíficas que em várias línguas locais é chamado de paraíso. Essas nações oferecem, de bom grado, comida, abrigo e conhecimento. Os europeus não têm nada a oferecer em troca do mesmo valor, só quinquilharias e doenças. Por sinal quando chegam até fedem e estão doentes. E não querem ir embora. Vêm uma oportunidade de enganar as nações locais e fazer com as nações locais o que os europeus faziam ao seu próprio povo. Então os europeus agradecem a hospitalidade e pedem que todos fechem os olhos e façam uma oração de agradecimento, que é um ritual ao Deus europeu. Essa nações e outras que vivem em terras de abundância são benevolentes e vivem mais em paz do que em guerra e por terem o suficiente para viver bem pensam que os europeus também são benevolentes e não vêm a maldade em fazer o ritual e por respeito aos europeus fecham os olhos e fazem a oração com fervor. Ao fim da prece, quando as nações abrem o olhos, estão com o livro religioso dos europeus nas mãos e a escassez dos europeus e vivendo os tormentos que os europeus viviam. E os europeus, tomaram sua terra, sua cultura e seu conhecimento, sua abundância, sua paz, seus corpos e mentes e estão em vivendo a sua abundância que nas suas nações africanas e indígenas e aborígenes, vocês viviam. Forçaram um miscigenação através d várias formas de violências e geraram um nova raça. Essa raça tem 500 anos. Ela é o cavalo de Tróia do local. De uma forma hierarquizante para classificar, esse nova raça, os europeus deram o nome de Latinos. Que basicamente serve os interesses dos seus mestres brancos e caucasiano. E foram chamados assim para não poderem se auto declarar no mundo como caucasianos. Na Europa e América do Norte a mentira do racismo é sobre a supremacia de uma raça pura não mestiça e na América Latina a mentira do racismo é sobre a superioridade estética de ser menos melaninado + ter fenótipo mais: 1o europeu, 2o asiático, 3o do oriente medio. E nesse território, toda a história da sua existência é marcada por violências de corpos e mentes e imposições e negações da importância das suas verdades e identidades mais melaninadas e fenotípicas africanas e indigenas. É trágico e surreal. A raça latina é educada e programada a adorar a despigmentação da pele e a desmelanização e des fenotização e a sua identidade de origem Africana e Indígena e aborígene local. Os latinos foram inventados basicamente o servir os interesses dos seus mestres caucasianos supremos. Na Europa e América do Norte a mentira do racismo e sobre a supremacia de uma "raça pura", de maximização da desmelanização e máximação do gene mais recessivo, não mestiço. Ainda inventam a Eugênia que correu a América do norte e Europa e depois, socialmente, defecaram na américa latina e é estratégicamente sobre a mentira da superioridade estética de ser menos melaninado+ ter fenótipo mais: 1o europeu, 2o asiático, 3o oriente medio. E nesse território, toda a história da sua existência é marcada por violências de corpos e mentes e imposições e negações da importância das suas verdadeiras identidades mais melaninadas e fenotípicas africanas e indigenas. É trágico e surreal. A raça latina é forçada adorar a despigmentação da pele e a desmelanização e desfenotização de origem Africana e Indígena local, ou seja a superioridade ou menor rejeição, se dá pelo acordo social, da absorção dos genes mais recessivos hierarquicamente, p ser menos excluído socialmente. Ou seja, aceitar maior absorção do gene mais recessivo, em detrimento da perda de uma proteína tão poderosa para vários órgãos do corpo como a melanina, para olhos, cabelos e pele. Imagine, o nível de desconexão e alienação dessa nova raça. Estamos perdidos... E mesmo fazendo esse péssimo negócio. A raça latina, não pode se auto intitular caucasiano e outros, tem que esperar o percentual genético recessivos aumentar! Então vejamos, seu pai é alemão e sua mãe brasileira. Na Europa e nas Américas: você pode se auto identificar como: Latina mas não pode só pode se auto-identificar como caucasiana ou alemã. No Brasil, seu pai é descendente de Português e sua mãe é descendente de Africana, você não pode se auto intitular brancúsLatinusBrasileirus.Ou receber o salário ou capital social dos mesmos, se o seu fenótipo for mais Africano e você for mais melaninada. Vejamos, você perde mais essa proteína poderosa, melanina: nos órgãos como cabelo, olhos e pele, assume o gene mais recessivo, e ainda não ganha o capital social que tanto almeja. A essa pessoa é negado o direito genético de se auto declarar: branca no Brasil, caucasiana na América do Norte, o mesmo Japão e na Asia e assim por diante. Estamos perdidos... E é esse grupo mestiço que historicamente é o cavalo de Tróia do continente e dos mais melaninados no continente. Pelos "acordos" que fazem em trair o território. Por uma aceitação do seu mestre europeu+caucasiano que nunca ocorrerá. Porque ao se negar ou não se posicionar ou não se definir, no tabuleiro de Xadrez da vida. A raça Latina é sempre o peão no jogo do mundo. Quando você não sabe quem é no jogo, você é, diz e faz o que os outros querem. Então nessa metáfora, nunca foi sobre Deus, ou Deuses... há 500 anos que vem sendo sobre, sobre o lucro e super lucro: abundância para poucos e a escassez para muitos... Sempre é sobre: apropriação, epistemicidio, controle, expropriação, exploração e extermínio e lucro. Muito lucro! De: territórios, recursos naturais e minerais e corpos humanos e animais. E o lucro advindo de bactérias, vírus e pegou protozoários e outros micro corpos, q usados como arma estratégicas contra corpos e mentes humanas. No capitalismo tudo e todos, são organizados para serem mercadoria...