A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA || VOGALIZANDO A HISTÓRIA
HTML-код
- Опубликовано: 8 фев 2025
- O continente africano sofreu muito com a colonização europeia, mas quando a Segunda Guerra Mundial termina, um grande movimento de descolonização se fortaleceu culminando em várias independências. Confere o vídeo aí pra saber como foi esse processo.
Referências
• Africa: States of inde...
www.dw.com/pt-...
Mendonça, Marina Gusmão. A descolonização da África: Nacionalismo e socialismo. 2019.
Myrice, Erin. The impact of the Second World War on the decolonization of Africa. 2015.
_________________________________
AJUDE O VOGALIZANDO A CONTINUAR TRAZENDO CONTEÚDO DE QUALIDADE PARA VOCÊ:
Assinatura no PicPay: picpay.me/voga...
Chave PIX que também é nosso email: vogalizandoahistoria@gmail.com
Apresentação e roteiro: @vitorvogel
Direção e edição: @mviricimo
Segue a gente no @vogalizandoahistoria
História em 1 minuto no TikTok
Escuta nosso podcast no Spotify! Procura por Vogalizando a História
Essa série de vídeos sobre a África do vogel foram um alívio pro meu ano letivo. Minha professora de geografia passou o ano inteiro trabalhando com conteúdo sobre a África, mas seguindo o currículo da secretaria de educação; vegetação, clima, produtos econômicos, mas nada sobre os povos, a sociopolítica, a história da África em si. O estudo com ela foi extremamente cansativo, então de repente, agora fim do ano pra fechar as notas, ela nos passa avaliações sobre o Apartheid e processos de independência de alguns países africanos (lembrando que ela NÃO havia passado nada PARECIDO no conteúdo dela durante o ano inteirinho). Se não fosse pelo vogel (e o marco né, e um beijinho de credibilidade pro polo e a mãezinha dele), estaria no meu último suspiro, então... muitíssimo obrigada, uma vida acadêmica foi salva. ♡
africa e foda
Aí Luna, faltou mandar o "Beijo, vamo se amá!".
Te entendo
Os países africanos ainda precisam de muito reconhecimento.
Sempre que alguém se refere a alguém que nasceu em um país africano quase nunca fala o nome do país como Angola ou Ruanda e assim falam o nome do continente.
Força África força aos irmãos africanos.
Professor, bom dia. No ano corrente, usei de muitas aulas suas para me ajudar nos estudos para a prova da EsPCEx. Hoje saiu o resultado e, enfim, estou classificado e aprovado. Agradeço muitíssimo por sua contribuição para essa conquista.
Ficamos imensamente felizes com seu sucesso, amigo. Forte abraço!
É dos poucos canais que falam sobre África!👏👏👏
Uma lição que parece que as grandes potências aprenderam depois da Segunda Guerra mundial foi a de nunca mais travarem guerras em seus próprio território. Se aproveitando de conflitos internos pra terceirizar suas disputas e demonstrar seu poder e enriquecer com a guerra em detrimento dos locais e povos que eram escolhidos como palco.
Sou professor de história e digo com certeza que o canal "Vogalizando a história" foi a minha maior descoberta de 2022.
Dos 54 países da África mais da metade desde a descolonização ocorreu quase o mesmo enredo : Independência , conflitos internos , conflitos com os vizinhos , corrupção alta , fome e subsistência , não acompanharam a modernidade
Botswana>>>
De certa forma é até um processo normal...visto que a partilha do território pelos europeus não respeitou a organização das comunidades que viviam ali, o resultado é o surgimento de conflitos mesmo.
Aqui na América Latina mesmo com 100 anos de antecedência e, uma maior coesão das sociedades nos territórios ainda houve casos de guerras fronteiriças, ditaduras, corrupção e guerra civil (destaque pro caso das FARCS na Colombia).
Criar uma democracia plena leva tempo, pois criar um sistema que atenda melhor a sua sociedade é algo mt complicado de fazer.
@@Hatzando Seychelles, Cabo Verde, São Tomé e Principel, Ilhas Mauricio.
@@gabrielhenriquebrizolla46 essas ilhas não tinham população nativa, só foram habitadas depois da colonização europeia
@@taida4134 Isso não é importante, pois a minha resposta continua válida, a respeito do comentário feito acima.
Pra mais assuntos (inclusive muitos de história) sobre o continente africano, recomendo o canal "Euafro". É um conteúdo ótimo, e o melhor é que é em português e feito por um africano.
Excelente indicação. Já me inscrevi no canal. Obrigado.
Esse canal é muito legal, vale a pena conferir
Ótimo vídeo. Igualzinho ao que aprendi na escola quando morei lá por 10 anos entre 1977-88. Adicionalmente depois dessa onda de independência os países colonizadores ainda mantiveram apoio econômico e militar para suas ex colônias até os anos 90. Depois que a fonte secou o negócio lá degringolou de vez. Surgindo várias guerras civis nos anos 90-2000. Valeu. Abraço
Tá bem complicado pela quantidade, mas estou maratonando o "Vogalizando a história".
Tentando assimilar conhecimento com a alegria do jogo do Brasil hoje.
É coisa boa demais pra cabeça da gente. Beijos meus queridos. Sucesso!
Na minha humilde opinião com esse seu cabelo atualizado, vc está parecendo um personagem do South Park. Parabéns pelo ótimo vídeo!
O tal comentário para gerar engajamento e outras pessoas verem.
Vídeo muito bom, obrigado!
Vogalizando a História e uma escola livre e gratuita de aprender de uma maneira simples e respeitosa.
Obrigado ao canal pela aula.
Mais um vídeo muito interessante!
Valeu DJ Nel!
Muitos lugares da África eram bastante desenvolvidos e em pleno desenvolvimento nas décadas de 60 e 70, mas as décadas de 70, 80 e 90 foram muito destrutivas por causa da guerra fria e o campo de batalha na África. África do Sul, Rodésia, Angola
desenvolvimento caso da Africa do Sul, ele era desenvolvida pra quem?com o apartheid, concerteza tinha muuuuita gente fora desse desenolvimento
11:54 - com exceção notável a guerra civil da Nigéria que teve como apoiadores o EUA com a URSS contra os britânicos e a China.
...foi um momento estranho
Um dos melhores vídeos que assisti sobre história de uma forma geral. Parabéns pelo trabalho. Muito bom para iniciar uma escalada sobre esse tema.
Vogel, faz um vídeo falando dos territórios africanos que buscam independência, como é o caso de Cabinda (que ainda hoje pertence a Angola).
Tentaram entregar Cabinda a república do Brasil em 1891, logo após a proclamação.
Uma breve dissertação sobre a descolonização da África.
Parabéns professor , acompanho sempre o seu trabalho e aprendo muito com isso.✌🏽
Sempre um vídeo com muitas informações. Sobre a África é muito interessante.
Daew Voguel. Tenho um amigo Togolês que mora aqui em Santa Catarina. A história do Togo é muito rica. Conversa com ele para produzir um vídeo. Abraço.
Sou surda e sempre tenho dificuldade em encontrar videoaulas boas que tenham legendas boas e finalmente encontrei! ❤
Guine-Bissau também está aqui no canal. Obrigada pelo conhecimento compartilhado 😊
você é foda, professor!!! que aula incrível, nossa, uma das melhores que já assisti sobre o assunto. nasceu com o talento da didática, sucessooo
Sensacional, como sempre. Muito obrigado por dividir conhecimentos. Abraço.
FALA SOBRE SOMALIA E ETIOPIA, OTIMO VIDEO PARABENS!! 👏👏👏👏
Me ajudou muito antes da prova +1 inscrito Parabéns!!
Eu amo este canal ❤👋🏾🇦🇴
A França ainda tem uma org análoga a Commonwealth, é a OIF. Parabéns pelos seus vídeos, são excelentes.
Vogalizandos, aquí é Fred natural do Río de Janeiro, residente há 24 anos na Cidade de Viña del Mar/Chile. Primeiro de tudo parabenizar pelo exelente trabalho realizado por vcs. Na minha época nāo rolava o orientador vocacional, senāo estudaria Historia ou Geografia que eram minhas materias preferidas e na qual me garantía bonito. Se na minha épocavde estudante existisse o vogalizando, com certeza sería um colega de vcs. Há algún tempo descobri o Podcast , só que estou meio perdido nos episodios e gostaria de me atualizar em que episodio vai. Um grande abraço aquí do outro lado da cordilheira, vcs sāo brabos D+. Saúde e sucesso; ahhhhh, e VAMOS NOS Amar
Poderia falar da independência das ilhas Mauricio? Poderia falar do impacto do aquecimento global sobre as ilhas Maldivas?
Entre 15 de novembro de 1884 e 26 de fevereiro de 1885 aconteceu na cidade de Berlim um evento conhecido como a conferência de Berlim proposta pelo chanceler alemão Otto von Bismarck se tratava de uma reunião entre grandes potências da época onde os representantes debateram como o continente africano poderia ser se dividido entre essas potências. Objetivo oficial da reunião era luta contra a escravidão e garantia de livre comércio em algumas regiões da África mas na prática o que se queria mesmo era resolver de forma pacífica as disputas territoriais entre essas potências
Século XX começa a África estava quase toda sua totalidade sobre o controle das potências os territórios foram divididos principalmente entre França e Reino Unido os dois que mais receberam terras mas Portugal Espanha Itália Alemanha e Bélgica também receberam o território africano era muito rico em recursos naturais fornecia madeira ferro borracha algodão ouro prata Marfim diamante e quem trabalhava pesado na extração desses materiais era o próprio povo africano recebendo pouquíssima condições de trabalho e quase nenhuma recompensa financeira.
Sempre existiram movimentos que se opuseram a colonização europeia mas eles não tinham força suficiente para combater o colonizador e durante a primeira guerra Mundial os africanos até lutaram ao lado dos europeus. Copie desse conflito a Alemanha perde as suas colônias na África e pouco mais de 20 anos depois começa o conflito que foi decisivo para as nações africanas a segunda guerra Mundial. Mais de um milhão de soldados lindos da África combateram na segunda guerra Mundial e não só na África mas enviados também a Ásia e Europa muitos deles eram forçados ao alistamento sem experiência militar nenhuma e eram colocados linha de frente justamente para serem os primeiros a morrer nos combates. Aqueles que voltaram para casa depois do conflito foram mal compensados com pensão baixíssimas. E voltaram a viver em um lugar dominado.
Só que a guerra civil também para acabar com aquela história de superioridade da raça branca que já vinha desde quando os soldados negros viam que os brancos também morreram com a cara na lama recebiam que não tinha essa de raça superior todo mundo sangra e morre igual. No retorno para casa agora treinados muitos dos combatentes estavam apoiando os movimentos de independência na sua terra natal. Os países europeus que tinham colônias na África não estavam no seu melhor momento, tênis da revoltas em seus territórios e o foco descarga era resolver questões internas. Como reconstrução em seu território deixando as colônias em segundo plano. Com assinatura da carta da ONU o que defendia a autodeterminação dos povos ficou exposto uma grande contradição porque se veio de uma série de países assinando um documento que dizia que cada pouco deveria ser responsável pelo seu destino enquanto esses mesmos países continuavam a exercer domínio sobre os outros povos. O movimento conhecido como pan-africanismo começou a ficar popular defendendo uma ideia de União africana com três corações de seu povo e suas terras e um dos principais nomes desse movimento foi Kwane nkrumah conhecido como pai do nacionalismo africano nascido na Costa do ouro mais que hoje a gente conhece como Gana. Nessa época já havia uma classe trabalhadora letrada na África e outros líderes intelectuais.
Aí pessoal do Vogalizando, essa copa, aparentemente é uma das mais politizadas de todas... No jogo Canadá x Croácia, a torcida da Croácia apresentou uma faixa em "homenagem" ao goleiro Milan Borjan, do Canadá, que é nascido na Sérvia numa região que em 95 rolou um massacre, onde ele e a família tiveram que fugir.
Podiam fazer um vídeo sobre esse massacre em 95...
Vogel, faz um vídeo sobre a independência de Angola!
A melhor notificação do meu diaa
"Todo mundo sangra e morre igual"
-Vogel
Olá, Vogalizando a história.
Tenho acompanhado as matérias que vocês têm passando por cá. São muito interessante e, acima de tudo, a forma como passam a informação de forma didática, científica mas ao mesmo tempo divertida. Acho uma forma muito eficar e comunicar.
Tenho um pedido a fazer: há dias estava a asiistir a um filme (netflx: Jadotville) que fala sobre uma missão da ONU na república do congo. Não sei se já existe algo sobre, mas daria uma ótima aula de história da África.
Um abraço do tamanho de Angola
QUE VÍDEO INCRÍVEL!!!!!!!! ❤
SUGESTÃO: Colonização italiana na África. É um país que pouca gente sabe que já colonizou outros países e também pouco se fala sobre como foi esse processo
Gostei muito do jeito que o senhor explica , muito obrigado 😊
Como eu gosto desse canal, história sempre é bom, mas com uma explicação sucinta é bem melhor
Muito obrigado professor pela aula.
Seria legal um vídeo sobre a Etiópia e os impérios que se formaram por ali. Eram os povos africanos que tinham mais contato com o oriente médio e europa, até na Bíblia eles são citados
Já existe um vídeo sobre a Etiópia no canal.
Valeu!
eu queria muito saber a historia colonização e independência da Nigéria, já que não tem muitos vídeos falando sobre esse país
Comecei ouvir os podcasts , são muito bons também. Fayal 2008 kkk tmj
Parabéns pelo trabalho! Irei contribuir.
Lembrei de uma aula que peguei: ""O comércio odioso de escravos só aconteceu na escala que aconteceu devido a interação entre os portugueses e africanos, se os reinos africanos não tivessem interesse em participar, os portugueses sozinhos nunca conseguiriam traficar a quantidade que traficaram, e o impacto demográfica na África e toda tragédia que esse comércio causou seria muito menor do que realmente aconteceu. Esse é o consenso acadêmico entre os maiores especialistas no mundo.""
Excelente vídeo, como sempre
Achei interessante quando descobri que a Malásia é uma monarquia, fala sobre a colonização, povos e independência dela voga!
Queria saber mais sobre o Saara Ocidental. Grande abraço e parabéns pelo canal.
Excelente aula professor.
Tema excelente
Vogal e Marcus, falem sobre o Saara ocidental também, por favor!??
Adoooooro seus vídeos professor!
Amei isso me ajudou muito parabéns 🎉🎉
Adoraria mais vídeos sobre a África --- e também Oceania ---estou assitindo todos que encontro!
Seria legal falar sobre a independência de Angola, país lusófono e muito próximo do Brasil.
muito bom ajudou muito no meu trabalho obg
Muito obrigado!
Faça um vídeo sobre a Independência de São Tomé e Príncipe
Uma aula de descolonização com exemplificação dos fatos ocorridos em diversas regiões do continente africano.
Ótima aula!
Boa noite 😁😘😘
Saudades dos diálogos entre eles no vídeos
No próximo vogalizando da história e falar
Das ilhas da Ásia
Parabéns, grato
Digno de nota é que Inglaterra e França são detentoras das maiores reservas de ouro do mundo sem contudo ter uma mina sequer eu seus territórios. De onde veio? Reparação histórica seria a devolução dessas riquezas às suas origens e indenização por toda barbárie. Viva ao povo africano.
Acho que seria bem interessante a história de países que são enclaves como: Eswatini (em português eu não sei como é, ex suazilandia) e Lesotho.
Aula incrível
Comentário legal pra gerar engajamento...
Excelente vídeo!
Achei legal o seu vídeo, pq vc não faz um vídeo sobre a descolonização da Ásia.
Passando só pra deixar um comentário maneiro.
E vamos se amar
Muito bom!
Esse video muito massa, conhecer ou relembrar oq fizeram na africa é motivo de dar muita raiva em mim. Saber q países "ricos" sempre se acha dono de tudo.
Ótimo material
faz um sobre a independencia de Guiné Bissau
Seria interessante um vídeo sobre os impérios africanos.
Esse aí já tem meu nobre, dá uma procurada aqui no canal
Obrigada ❤
Pô cara se tu tivessem postado antes, terça feira passada apresentei um trabalho sobre esse tema
Muito bom 👏🏿👏🏿👏🏿
Mas o resto do conteúdo bfoi muito bom ❤
Vídeo excelente!
Faz sobre camarões franceses e ingleses
Não entendo como um continente tão grande com tanta gente se deixa escravizar assim
Pode me dar uma ajuda? É errado não odiar a Europa? Sou apaixonado pela Europa e pela cultura europeia,mas muitas pessoas me dizem que eu deveria odiar a Europa por causa do colonialismo,do imperialismo e do eurocentrismo. Dizem que quem gosta deles não estudou história,dizem que eu deveria ler livros que estimulam o ódio aos europeus como Veias Abertas da América Latina e livros de Jessé de Souza, dizem que o mundo seria melhor se a Europa não existisse, dizem que a Europa só é rica e desenvolvida porque roubou recursos de outros continentes (e ainda rouba),que nada foi inventado pelos europeus e que todos os costumes e coisas que foram ditas "inventadas" pelos europeus foram roubados/copiados de outros povos,que antes do colonialismo a Europa era atrasada,pobre,sem recursos e sem cultura em comparação a outros povos e que eles só diziam ser avançados para poder roubar recursos de outros continentes, eles viviam em casas de argila, madeira,pedra e palha, que a Europa e quem defende que a Europa já havia avanços científicos e tecnológicos antes do colonialismo,que ela não é rica só por ter roubado recursos de outros continentes e que eles inventaram sim muitas coisas é eurocêntrico,sofre de "sindrome do colonizado" e não estudou história. O próprio Milton Santos morria de ódio pela Europa. Um dia desses assisti videos do Pedro Daher na qual ele estava fazendo discursos de ódio a Europa e também ao Canadá e outros países do "norte global" (odeio as expressões Norte Global/sul global). Eu também já vi 2 páginas de geografia no Instagram (tudogeo e Leandro Levi) que disseram que "Estados Unidos e Europa não são exemplos a serem seguidos,temos é que continuar com nosso jeito latino de ser". Outro cara no TikTok disse que "O Sul Global deveria cancelar a Europa e admirar somente a América Latina e na África",outra blogueira chamada umasulamericana já disse que "os brasileiros vivem correndo atrás da cidadania europeia;a cultura europeia não tem nada a ver com a cultura brasileira e nem com nossos ancestrais,a cultura latino-americana é mais parecida com a cultura brasileira,só preferimos a europeia por causa da midia eurocêntrica que faz a gente ver eles como superiores.". O canal da Camila Faria é outro que é mais provável vc ver ela criando asas e voando do que falando bem dos europeus. Em quase todos os videos dela ela chama europeus de folgados e mimados. Já vi um youtuber brasileiro que parecia gringo chamado MeChamoJojo que disse que "O Brasil não é considerado um país ocidental pelos europeus, americanos, canadenses e australianos. Somos latinos imundos na visão deles. Mas nós somos melhores que eles. Ser brasileiro/latino é mil vezes melhor do que ser ocidental".Ele também disse que brasileiros brancos não são considerados brancos nos Estados Unidos, Europa, Austrália e Canadá. Vi 3 perfis no Quora dizendo que "Muitas pessoas falam argumentos racistas para explicar porque os Estados Unidos e a Europa são tão ricos e desenvolvidos,conversar com eles é como bater a cabeça na parede." Apesar de não ter tido colônias, já vi gente falando que a Suíça enriqueceu traficando escravos africanos e que não há outro motivo que fez a Suíça ser rica e desenvolvida. Vejo aqueles discursos de que "A Suíça é o maior produtor de chocolate do mundo sem ter um pé de cacau","A França tem a maior reserva de ouro sem ter um ouro sequer em seu território","Os ingleses não inventaram o futebol", "Roma e Grécia não seriam nada se não fosse pelos africanos do norte e os asiáticos ocidentais","Os mouros tiraram os europeus da Idade das trevas","Europeus não tomavam banho antes da colonização","É mais provável que um camelo atravesse o buraco de uma agulha que um brasileiro/latino-americano ir para a Europa e não ser discriminado","Europeus invejavam a África","Gregos e romanos roubaram a filosofia dos egipcios. Eles não tinham conhecimento suficiente para criar a filosofia","Roma e Grecia eram as civilizações antigas com mais desigualdade","afrocentrismo não existe, existe apenas a verdade que os eurocêntricos não aceitam", "A base de tudo é a África","O filme Bacurau retrata muito bem como os americanos e europeus enxergam um brasileiro branco", "Canadá, Austrália e Nova Zelândia são tão imperialistas quanto os Estados Unidos e a Inglaterra", "O colonialismo foi a única forma da Europa sair do buraco que ela se meteu"... Já vi pessoas também dizendo que a única cultura do sul do Brasil é a dos gaúchos dos pampas e qualquer outra cultura sulista é só uma tentativa de atrair turistas copiando cultura alemã e italiana e lá não existe influências da cultura alemã/italiana e que é errado brasileiros dizerem e se orgulharem de ser descendentes de alemães,italianos, eslavos ou povos europeus em geral. Só ver o quanto de video no TikTok e RUclips tem debochando desses brasileiros. Vejo muitos africanos no RUclips e no TikTok fazendo discurso de ódio pela Europa, falando que a África sempre foi melhor que a Europa em tudo; Dizendo que os africanos sempre foram mais avançados no quesito ciência e tecnologia e que eles inventaram tudo e que os europeus são só ladrões, invasores e assassinos; e quem discordar deles é eurocêntrico, racista e não estudou história. Já ouvi gente falando que Jesus nasceu na Etiópia e não na Palestina/Israel. Vejo tbm membros do movimento negro que dizem que a cultura brasileira está mais próxima da cultura africana do que da cultura europeia e até mesmo da cultura de outros países latino-americanos. E ainda tem aquela ladainha de "sulear,nosso norte é o sul" umasulamericana.com/sulear-america-invertida/ . Eu estudo muito sobre os crimes cometidos por povos não-europeus (ex: árabes, chineses, maias, astecas, soviéticos, confederados) mas mesmo assim muitas pessoas dizem que comparar os crimes cometidos pelos europeus com os crimes cometidos por povos não-europeus é idiotice, eurocentrismo, supremacia branca, sofismo e ignorância, geralmente uma "tentativa de amenizar os danos causados pela colonização europeia e permitir o racismo e o imperialismo europeu" e que Google, Wikipedia e RUclips não são confiáveis para saber sobre geografia, história e política, inclusive tenho primos de extrema-esquerda que dizem que eu não devo confiar no que sites americanos dizem sobre esses assuntos. Dizem que "sites ocidentais distorcem a história para defender o ocidente. Sites chineses e/ou não-ocidentais mostram que os europeus sempre foram atrasados e sem cultura perto dos egipcios, árabes, chineses, mayas, aztecas, incas etc." Tbm vejo gente que diz que tudo que Brasil Paralelo, BBC, Wikipédia, CNN falam sobre países não-ocidentais é mentira. Devo confiar no que História Publica e Pedro Daher dizem. Vi um cara no RUclips que disse "Se você gosta da Europa você foi hipnotizado pela propaganda ocidental. Existem milhões de lugares incríveis no mundo e nenhum desses é na Europa". Eu estou completamente paranóico com a possibilidade de a Rússia e/ou a China destruirem os EUA e a Europa. O que eu faço? Devo passar a odiar a Europa? Países como Austrália, Canadá e Nova Zelândia são realmente tão malignos quanto Estados Unidos e Europa? Existe algum país desenvolvido que não é imperialista? O mundo realmente seria melhor se a Europa não existisse? Realmente não existem outros fatores que ajudaram a Europa a ser rica e desenvolvida e ela só é rica e desenvolvida porque roubou recursos de outros continente? Se a Europa não tivesse roubado recursos de outros continentes, atualmente ela seria pobre e subdesenvolvida? Se os europeus eram tão atrasados assim no passado, como eles conseguiram colonizar o mundo? Existe alguma comida de origem totalmente europeia sem influências ou ingredientes de outros continentes? Existe pelo menos uma coisa boa que os europeus fizeram no mundo?
Odiar não é uma opção boa, pq vc odiando vc vai mostrar suas fraquezas, que vai por mim não vale a pena, além de que é um pouco irracional, vc pode odiar os que faz parte do mau, mas não todos, pq nem todos tem culpa disso, pois eles só não falavam suas opiniões pq seriam castigados, além de que mesmo se não tivesse a exploração europeia, não dá pra afirmar que o mundo seria melhor, na minha opinião não, mesmo sendo cruel isso fez vários avanços científicos, mesmo sendo aperfeiçoados (ou até mesmo copiados mesmo) os europeus tiveram grandes avanços em todas as ciências e feitos humanos, e se não fosse Portugal colonizar o Brasil ia ser bem pior. Por exemplo se fosse a Inglaterra é capaz da Amazônia ser um deserto hoje em dia. Por isso eu recomendo fosse ir atrás de fontes neutras sobre o assunto, fontes sem opinião nenhuma
@@Thefenixwa03 muito obrigado pela resposta e pela força
Excelente matéria! Parabéns
Em uma palavra eu defino este vídeo: fantástico..
Vogel e Marcel, façam um vídeo sobre Guiné-Bissau!!!
Vogalizando a História...faz da descolonização da Ásia, por favor 😭😭
Gostei bastante da aula
Quero vídeos do processo de descolonização de todos os países africanos e latino-americanos especificamente. Pronto, já tem conteúdo pra 2023 inteiro 😁
Comentário maneiro para gerar engajamento
Excelente vídeo
Gostaria de vídeos sobre países que ainda lutam pelo reconhecimento ou independência.
Ótimo vídeo
Topppppppp como sempre
Vogel, fala sobre a guerra da caxemira
Show!