Minha querida, estou chocada com esse vídeo: eu acabei de explicar para a minha psicóloga que eu criei um personagem que fala errado e com maneirismos justamente para me sentir aceita pela minha família, pois um dia quando eu era criança meus familiares me disseram que tinham vergonha de falar comigo porque o meu modo polido e complexo de falar fazia eles se sentirem burros. Então eu passei a falar errado e com sotaque forte, para diminuir o constrangimento deles comigo.
Isso me explica muita coisa...foi chegando na vida adulta que percebi que falava 3 tipos de português: o da favela (cheio de gírias de onde cresci), o nordestino (puxando as origens da minha mãe e muitos a minha volta) e o Paulista puro (que usava no trabalho, entrevistas e com pessoas desconhecidas). Demorei pra perceber que fazíamos isso. Sempre foi natural pra mim kk
@@manoelnt0 mano, mas todo video é assim, esse BURROS DO CARALHO, acham que sao genios, ai quando ve NUNCA FEZ PORRA NENHUMA DE EXTRAORDINARIO, e a porra do porteiro ou de uma professora que é burro em tudo! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu ja pensei ser genio quando era mais jovem e esses videos sempre batem comigo, MAS PORRA, NAO TENHO QI ALTO NEM SOU GENIO, QUANDO VC É GENIO VC N TA NESSA PROFISSÃO DE MERDA QUE VCS TAO AI NAO, VCS SE DESTACAM E JA TAO EM OUTRO NIVEL
Obrigado pelo seu vídeo. 👏🏻👏🏻 Eu sempre fui muito racional, então desde cedo eu já sabia que eu era diferente. Mas só agora, já aos quase 40 anos, fiz um teste neuropsicológico e oficializei que sou um SD/AH com Q.I. de 136. Meu principal problema é a síndrome do impostor e a constante baixa autoestima. É uma guerra que travo comigo mesmo há anos. Parabéns pelo canal, estou maratonando! 😁
Grande Procópio, seu canal me ajudou demais na época do vestibular, suas resoluções de questões do Enem e a sua forma irreverente de passar conteúdos, sempre soube q vc era um cara diferenciado. Com sua ajuda, e uma boa dose de esforço pessoal, hoje estudo numa das melhor universidades do país. "Agora Perceba,...", parabéns por expor esse seu lado pessoal. Estamos no mesmo barco, ainda bem que existem outros iguais a nós... Os vídeos dessa moça estão me ajudando a conhecer um pouco mais sobre essa condição especial e implacável que compartilhamos.
E eu acompanhei os seus vídeos e do Ferreto por 3 meses, aprendi o básico da matemática e passei em medicina numa federal. Detalhe é que fiz ensino médio pelo EJA, só frequentava a escola para fazer as provinhas. Isso depois de ficar 10 anos sem estudar, pois devido à depressão, sai da escola na sexta série. Você é um dos melhores professores do Brasil! Meu Cid é 84.5 Sindrome de Asperger.
*Eu tenho que frequentar um centro espírita pra me desenvolver na arte?! Ou ser adepto do socialismo desenvolvido com financiamento da coroa inglesa?!*
Aos 8 anos de idade, minha professora juntamente com a diretora da escola e a orientadora, chamaram meus pais pois iam me passar da 2ª para a 3ª série no mês de maio e deram toda uma explicação do qual me lembro de algumas dessas coisas e se tratava desse assunto. Eu era uma criança acima da média ( vamos dizer assim). Quando fiz 27 anos, resolvi tirar a carteira de motorista e quando fui fazer o teste psicotécnico, a psicóloga dispensou a todos no final e me pediu para ficar. Na conversa que ela teve comigo, entre uma palavra e outra, ela me fazia uma pergunta e eu respondia, em seguida ela fazia um comentário do tipo: " você sabia que pessoas com QI alto tem essa característica?" ... e eu respondia ... é?!. ( na minha cabeça, eu ficava pensando: pq ela está me falando isso? Será que eu sou tão burra e preciso de algum tratamento? na certa todo mundo foi bem e eu fui absurdo mal) Eu havia realizado todas as provas muito rápido por isso achei que fui mal. Sabe, percebo que tenho todas as características descritas neste e no vídeo das 40 características com exceção de uma. Eu não tenho capacidade de sair de uma situação ruim. sou filha de mãe narcisista e meu pai era um facilitador. Sofri muitos traumas emocionais, psicológicos e principalmente físicos. TODAS as minhas conquistas foram roubadas por minha mãe. Hoje vivo isolada do mundo porque ninguém entende e não há grito de socorro que mova qualquer mão justa. Meu sofrimento é um buraco sem fundo. caí nesse vídeo de paraquedas e meu filho me sugeriu assistir. Agradeço de todo o meu coração que os tenha postado aqui pois apesar do conflito interno do saber que sim e do não acreditar seja enorme, está me ajudando a entender. vou seguir assistindo. sinta- se abraçada fraternalmente.
Sou autodidata em leitura, lia sozinha com três anos, tenho uma foto de fraldas segurando um jornal e já tentando ler. Mas não fui direcionada, minha mãe (também narcisista) me tratava como uma atração circense pras pessoas e não procurou orientação quanto a isso, então não sei se tenho superdotação ou não. Hj me tornei uma adulta que não conseguiu seguir carreira em nenhuma área, tentei várias. Acho que se eu tivesse tido uma outra educação as coisas teriam sido diferentes. Estou tentando me reerguer.
A melhor forma de lidar com seu passado e abrir caminhos para um bom futuro seria buscando acompanhamento com psicólogo. Há atendimentos gratuitos pelo SUS e também em universidades (públicas ou particulares) que possuem o curso de Psicologia. Basta fazer a inscrição na Clínica Escola da universidade mais próxima da sua casa. Normalmente abrem inscrição para atendimento para a população em dezembro para atender em janeiro do ano seguinte, ou ainda em junho para atender no mês de agosto seguinte.
Nasci na roça, na plantação de tabaco. Minha mãe trabalhou grávida até os 9 meses. Hoje sou Engenheiro Lider em uma BigTech, mesmo sem ter feito faculdade nem nenhum curso. Mesmo assim sempre me senti uma fraude, eu sentia uma frustração enorme por me sentir culpado por achar que eu era um desperdício de energia. Sempre fui muito criativo e minha cabeça nunca para. Por uma coincidência do youtube ontem vi outro vídeo seu. Agora toda a minha vida faz sentido. Desde ontem me pego chorando, tudo que leio sobre, tudo que você fala, toda a minha história, tudo faz sentido agora. Hoje consigo entender que consigo planejar melhor minha vida sabendo quem eu sou.
Ah que legal , amei seu vídeo. Eu tbm sou autodidata em costura, artes variadas de papelão a pedras na parede, inventei as pedras no derrepente num piscar de olhos, ficaram lindas . Agora terminei uma capacitação em terapias holísticas, e já comecei outra ,nada a ver com pedras kkkk Mas faz parte da natureza que amo. Pois eu não trocaria um passeio em uma cachoeira por um passeio no shopping de jeito nenhum. Ixi, mas tenho muita dificuldade em me concentrar em coisas que preciso fazer mas não gosto, começo tudo , as vezes dou conta da metade😢. Meus pensamentos fervilham, principalmente quando tenho uma uma idéia nova. Não gosto de lugares com muitas pessoas, são muitas vozes ao mesmo tempo. Fica ruim se concentrar. Ah como gosto de um silêncio, ficar sózinha bom demais. Não sei se tenho superdotação, mas TDAH é quase certeza , viajo demais a ponto de ter que chamar atenção de mim mesma kkkk.
@@v1n1c1u55anto5 Polêmica… haha - mas é comum na área os cargos de engenheiro e arquiteto de software, que são duas especialidades diferentes. Quando entrei no Mercadolivre por exemplo o meu cargo em carteira era Engenheiro de Software Senior, depois mudei de cargo, mas nunca troquei o no linkedin porque o primeiro é bem mais legal rs..
Vi aqui o comentário de uma menina que disse ter aprendido a falar de um "jeito burro" pra socializar com a família e me identifiquei muito. Comigo também acontece!! Eu me finjo de "normal" pra socializar, já que é necessário a sobrevivência, não porque eu goste. 🤣 As pessoas nunca sabem conversar comigo, e eu me lembro claramente do dia que saímos eu, o marido da minha prima e ela e acho que ele se estressou comigo prq nós estávamos comendo e surgiu um questionamento sobre o planeta Terra e eu comecei a explicar e acho que ele se irritou e falou "Nossa eu me sinto honrado de estar na presença de uma pessoa tão inteligente. A mais inteligente de todas" só que, é claro que foi em tom sarcástico. Dava pra ver a irritação nos olhos e gestos dele. Eu me senti super mal. Prq eu não tinha a intenção de ofender ninguém, eu só fiquei animada pra enfim eu podia falar sobre um assunto que eu gosto e me interessa, já que geralmente quando saio com a família tenho que fingir me interessar pelas futilidades que eles valorizam.
Daí você acaba encontrando alguém com um intelecto mais apurado assim como o seu, porém o que fascina a pessoa não são planetas, mas sim computação hehe
Eu, como superdotado, fiquei agoniado com a demora para chegar no assunto. É um tal que "vou falar daqui a pouco... antes de falar das características... uma coisa muito importante saber.... as características que vou citar.... eu decidi apresentar as características.... lembrando que um superdotado.... no outro vídeo falarei...'" O assunto inicia em 13:20.
@@smig2801gente estava procurando um comentário sobre o barulho, que agonia 😭. Me senti mal tb da minha impaciência com a demora pra f falar dos próprios assuntos logo , ainda bem que não sou só eu 😅
Nossa, chorei muito assistindo esse video. Nunca consegui "me explicar" com tanta precisão. Fui diagnosticada com TDAH aos 37 anos mas mesmo com as características forte que eu tenho de tdah eu nao "explicava" todas as outras coisas que eu sentia. Kinha autoestima é uma coisa muito ruim. Sabotei minha carreira tantas vezes que nem consigo contar. Sabotei meu corpo, meus estudos, minha criatividade, meus dons. São tantas coisas que nem sei descrever direito.
O maior problema é quando a sua mãe é narcisista e te sabota pra que você se sinta um lixo. Eu fui o filho bode expiatório, embora eu tenha aprendido a andar com 7 meses e a falar com 8 sem cometer erros de gramática. Algumas escolas, foram atrás de mim quando criança mas ela não deixou por achar que ela sempre sabia, o que era melhor pra mim e por isso me sabotou. Hoje vejo que meu desenvolvimento foi sabotado por ela, por não saber lidar comigo pois eu desmontava computadores com 7 anos pra ver como funcionava e com 10 e 11 anos já sabia fazer manutenção em computadores e aos 15 já fazia manutenção em computadores de parentes. Fiz curso técnico de manutenção de informática ?. Não , nunca fiz assim como tocar bateria mesmo sem ao mesmo fazer aula sequer uma vez. Hoje trabalho com TI em uma multinacional porque aprendi inglês sozinho e isso me possibilitou estudar em uma universidade internacional. Tenho muitos pontos, que tenho que entender ainda.
Assistindo o vídeo agora. O médico diagnosticou TDAH e tenho tomado psicoestimulante. Recentemente troquei de psicólogo. Na primeira consulta, o psicólogo sinalizou para superdotação e sugeriu um teste de inteligência. Até o ensino médio, sempre fui a primeira aluna da sala e do colégio. Algumas disciplinas com média final 10. Média global por volta de 9,5. Estudei física sozinha pq o professor era muito ruim. Perfeccionista e muito exigente, consciente do que não sabia. O reconhecimento pelos resultados me fazia feliz e estimulava. Mas sempre quis ser normal. Quando vieram as primeiras dificuldades nos concursos públicos comecei a me sabotar para ser igual a todos. Hoje aos 47 anos, tenho três graduações concluídas e uma inconclusa, três especializações concluídas e duas inconclusas, um mestrado se arrastando pela autoexigência e sintomas depressivos. Estou perto dos 50 anos e sempre me senti uma estranha no mundo. Meu pai tem uma criatividade imensa e inteligência diferenciada, mas estudou apenas até a quarta série. Tenho dois sobrinhos que se destacam pela inteligência.
2 года назад+2
Cassia, talvez vc nao tenha TDAH, mas apenas uma superdotaçao com um QI muito alto. Se quizer mais esclarecimento, faça uma consulta comigo que lhe dou maiores informaçoes sobre o assunto : cerebroemebulicao@gmail.com
@ Você tem ideia de como seja os níveis de catecolaminas em alguém com superdotação? Fiz um exame e vi que minha noradrenalina é produzida em excesso. Sou uma pessoa extremamente resiliente psicologicamente(pra não dizer intangível), mas tenho tremores, por justamente tudo eu sentir mais, acredito eu. Uma situação de leve ansiedade ou esforço físico faz com que meu coração acelere e eu trema de forma desproporcional. Eu identifiquei que alguns dos meus sintomas parecem muito com o uso de drogas estimulantes, apesar de nunca ter usado nada. Eu acreditava ter TDAH, mas vi que eles tem justamente a falta desses neurotransmissores, inclusive usam Ritalina, pra suprir essa necessidade e manter o foco. O excesso pode ser característico da bipolaridade, mas eu não passo por episódios depressivos, onde ocorre a redução. Estou sempre em uma positividade, mesmo que raramente eu transpareça. Maior parte do tempo me sinto neutro em relação aos meus sentimentos, pois ao mesmo tempo que eu tenha uma necessidade interna por algum objetivo e nunca supra essa necessidade eu não sinto tédio ou frustração. Por algum motivo não consigo por essa energia pra fora, com toda intensidade que ela tem. Você já ouviu falar de alguma condição assim? Sinto que deixei de ser desenvolvido e que minha vida poderia ter sido completamente diferente. Isso deixaria qualquer um frustrado, mas a resiliência que adquiri não me permite sentir qualquer coisa assim.
@@crystian7016 perdão me intrometer, mas vamos ver se entendi... Pelo que falou vc me pareceu ser uma pessoa "fria" é isso? Disse que não consegue expressar seus sentimentos... Como ser sente afinal rs confesso que não consegui entender e fiquei intrigada 😅
Gente sou eu, aprendi tudo sozinha, sou apaixonada pelo conhecimento científico, estudo, estudo e nunca estou satisfeita, aprendi costurar sozinha, tocar sozinha, sempre fui questionadora e me aborrecia quando as pessoas não me entendiam... Dá pra eu ficar aqui contando vários fatos
Um dos meus talentos que nunca falei para ninguém é entender várias línguas sem dominar os idiomas só fixo o olhar nós lábios e na linguagem não verbal,às vezes no olhar o meu cérebro faz a leitura no momento, relaciona assuntos,pessoas, lugares,situações,cheiros,imagens e em segundos faço a conexão. Por vezes não entendo a conversa palavra a palavra mas entendo o que a pessoa quer comunicar com muita facilidade chega a ser surreal
Uma das que eu tenho é conseguir perceber muito rapidamente padrões e micro expressões das pessoas, além de conseguir enxergar coisas que podem acontecer, como quando alguém vem com algum projeto ou ideias e percebo que não vai pra frente, como se minha cabeça construísse o caminho até a finalização. Tenho alta sensibilidade a pessoas, percebo quando elas n estão com boas intenções, mesmo que seja aquela pessoa “boazinha” pra muitos, dps a “máscara” cai é uma loucura. Guardo pra mim, apenas pessoas MTO próximas e olhe lá que comento. Já é desafiador pensar diferente dos demais, deixar algumas coisas abertas ficaria impossível. Tenho tdah severo, altas habilidades, 136 de qi, espectro bipolar leve e superdotação.
Excelente seu vídeo, eu chorei assistindo ele.. Sempre fui muito curioso, tirava as melhores notas da turma nas escolas e percebia coisas que outros não percebia, mas não entendi e nem me conhecia então sofre muito com essas características, fui perseguido na escola por ser inteligente, perdi amigos porque eu via além dos problemas deles e eles me achavam chato intrometido ou arrogante... Fui rotulado por varias pessoas como arrogante.... Me sentia um ET...Sofri muito com baixa estima e graças a busca de auto conhecimento hoje estou melhor e feliz por ver que tem muitas pessoas iguais a mim.
Eu ri, chorei, me afundei na cadeira, mordi os lábios. Mesmo que eu seja uma pessoa que fala e se interessa por todo o mundo, independentemente de qualquer fator e ou condição, mesmo entrando em um boteco para comer um sandubão, comendo espetinho de carrinho, eu já fui chamada e sou vista por muitas pessoas que me conhecem como arrogante. e eu não tenho nada disso, pois creio que não temos o controle de tudo, não sou melhor nem maior do que ninguém, ou seja pau que dá em Francisco da em Chico. Sua resposta me todou bastante. Essa questão da arrogância e eu tenho uma visão de mundo completamente diferente. Sou adepta da Simplicidade porque gosto. Sei lá, acho que estou meio LOST in LOST. rsrs. Há alguns casos no lado materno, especialmente, e paterno. Ótima noite e bom resto de semana. Fique com Deus. Vamos todos ficar berm aqui.
39:00 kkkkk amei saber que é normal isso nos superdotados. Quando era adolescente eu fingia que não sabia dos assuntos pra não me verem como diferente. Tb comecei a usar mtas gírias pq diziam que eu falava muitas palavras difíceis, que ngm usava. Ainda hoje meu marido fala que eu penso estar sempre redigindo uma redação do enem pelo jeito como falo, isso que melhorri bastante sksbds e sobre camuflar conhecimento, eu ainda faço, mas agora é quando vejo que as pessoas estão discutindo algum assunto de forma incoerente, aprendi que muitas vezes não querem saber o certo, apenas debater e se convencer de que estão com a razão, então assisto em silêncio sem me envolver que é melhor pra todos
Uau faz todo sentido para mim tbm comecei a ver vídeos sobre superdotação ontem. Tenho 36 anos e nunca me enquadro em nada está síndrome de impostor me persegue desde sempre kkkkkk. Tenho dificuldade com elogios. E sempre me camuflei nós relacionamentos por medo de ser rejeitado e mais recentemente por entender que as pessoas não buscam a verdade, e sim razão.
@@celiooliveira9234 🙄🙄😂😂😂 o melhor da internet é está interação saudável. Abraço meu amigo. Sucesso em sua jornada percebe-se em vc um QI elevado. Pelo grau de sua resposta já te pontuaria com QI acima de 135. Sucesso.... 😂😂😂
Incrível... detalhou minha vida melhor que mesmo. Kkkk As pessoas falam que eu sou tão inteligente que aprendo qualquer coisa rápido...e elas se perguntam porque porque minha vida não vai pra frente. Da vontade de responder mas fico quieto.
@@CassiaSy não sei se eu tenho síndrome do impostor ou TDAH. Mas na hora de mostrar o que sei nunca acho que sou suficiente. Faço muito planos e não tiro do papel e também não quero dividir minha glória com pessoas que não merecem estar ao meu lado no pódio. Enquanto isso vou acumulando conhecimento.
@@CassiaSy é uma atitude egoísta da minha parte...mas já sofri muito aqui com a sacanagem de certas pessoas ao meu redor. Eles só me sulgam e eu estou preso a eles por enquanto. Eles ficam me cobrando atitude e eu fico quieto
@@noubari304 Perdão mas não vejo como egoísmo, vejo como falta de amor próprio e/ou medo e insegurança! Pq mesmo vc dependendo deles, estão te impedindo de fazer seu "corre"? Pq nada impede de vc continuar quieto e fazendo as coisas que precisam ser feitas... Falo por experiência própria, tenha uma meta e foque nela, não fale pra ninguém que não possa verdadeira contar! Pq se não fizer cada dia um pouco, vc estará se auto sabotando e o resultado desse tempo "perdido" é de extrema dor... 😓
Eu já sabia que sou asperger com hiperfoco nos estudos. Recentemente suspeito fortemente de ser superdotado também. Quase fui um talento perdido. Graças a Deus ganhei bolsa de estudos num colégio particular, senão, estaria frustrado por falta de oportunidades. Me graduei engenheiro e passei em meia dúzia de concursos públicos. Mas pensando nisso, continuo estudando pra Concursos pra conseguir cargos melhores, como de perito criminal.
46:18 Tenho pessoa Narcisista na família. Quando puder faz um vídeo mostrando o quanto isso pode impactar no desenvolvimento cognitivo de uma criança, mesmo ela sendo superdotada. Obrigado.
3 года назад+33
Nossa Luciano, este assunto é tao importante. Farei um video sobre este assunto em breve.
A narcisista da minha família morria de inveja da minha inteligência e me sabotou em todas as áreas. Hoje só quero distância dessas criaturas e me dedicar á tudo que eu quiser estudar.
Aconteceu o mesmo comigo. Me sinto travada e faço terapia para me livrar das ideias que colocaram na minha cabeça que eu não era capaz de nada. De tanta angustia na pandemia, pintei um quadro em apenas um dia somente imitando um vídeo na internet. Até hoje não acredito que fui capaz. Não consigo mais pintar 😞
@@graziellamirandadesouza3911 Exato. Meu pai é narcisista e eu tinha autoesma baixa e muito timida, e ele sociavel, lider e o centro das atenções. Todas as vezes que ia mostrar pra ele as minhas criações, ele fazia aquela cara de insignificancia e não dizia nada. Qdo comecei a ser convidada pra isso e aquilo, pelo meu potencial, ele não dava permissao. Até pra festinha ele não deixava eu ir. Sendo que eu passei muito tempo sem amigos. Eu acabava tentando outras coisas, sempre pra um lado totalmente diferente, pra ver se algo seria bom (era otimo, mas ele fazia parecer que era uma merda ridicula) E isso me fez nao dar continuidade em nada na minha vida. E pular fora a cada rejeição ou problema de adaptação e aceitação. Por isso sou inicialmente muito boa em tudo que proponho fazer, mas não sigo adiante, sempre em busca do encaixe perfeito. Já o meu pai tem o funcionamento oposto ao meu. Ele é impulsivo, tem uma ideia e começa a executar, sem preparação nenhuma. E seu carisma e liderança natos, pela confiança, faz com quetodos embarquem na ideia dele. E assim ele conseguiu muita coisa na vida. Ja eu, podia falar a coisa mais sabia e inteligente do recinto, que simplesmente, por ser humilde, as pessoas acham que eu não tenho como ser inteligente. E por não entenderem o que eu digo, por eu pensar muito além e mais profundamente do que as pessoas (até das que ja trabalham com o tema) eles acham que eu invento e falo abobrinha. Durante o colegial eu fiz o teste com uma amiga que todos achavam linda e cativante. Tinhamos as ideias juntas. Se eu falasse, a classe me tacava pedra, mandava eu calar a boca, me humilhava, me xingava. Se ela falasse, todos compravam a ideia, mesmo que não concordassem, resolviam testar. 😔 Eu não consigo usar minha superlotação (ou mesmo que fosse meus dons comuns) só porque não tenho carisma, não sou alta, não sou bonita, não sou magra. Aqui em São Paulo as pessoas sao muito burras e por isso julgam pela aparencia. E depois que se prova que julgaram errado, não adianta nada. Elas não memorizam o fato, não aprendem com a experiência e continuam julgando pela aparencia. E é por isso que narcisistas fazem a festa aqui em São Paulo.
Até semana passada eu me sentia culpada pq sempre que minha família se reune eu acabo tendo que ir pra um cômodo à parte pq a quantidade de conversas me atormenta, ficava pensando que sou egoísta de não conseguir ficar tanto tempo com eles, até pq se todos se sentem bem juntos pq eu não? Também tenho muita dificuldade em ir em shopping, mercsdos grandes e centros comerciais pq a infinidade de produtos expostos e as luzes deixam minha mente muito confusa, fico realmente atormentada, tendo muitas vezes que sair do ambiente ou ficando até um dia depois com a cabeça cansada se eu passar muito tempo em lugares assim, até cheguei a pensar que tenho autismo mas n me encaixo no espectro totalmente. Essa semana fiquei sabendo sobre superdotação e tudo parece se encaixar, tô aprendendo a aceitar quem eu sou.
2 года назад+2
Olá, Grabiela Alves, minha cara! Eu cito e sigo o seguinte adágio: "Se você não consegue mudar o mundo, mude o mundo para você". Eu apredi, a duras penas, não deixar que a irrequietude do mundo interfira e abale a quietude dentro de mim. Não veja isso como egoísmo; mas como autopreservação de efemeridades.
É a sensibilidade sensorial. Eu recomendo fortemente o uso de fones de ouvido ou tampões em lugares barulhentos. Ajuda demais! Eu TB limito o tempo que fico em alguns lugares muito cheios ou com muito barulho. Quando começo a ficar incomodada, vou embora. Também ajuda não marcar muitos eventos no mesmo dia, por exemplo, se vc tem dois aniversários no mesmo dia, escolha um só para ir para evitar sobrecarga sensorial. Espero que as dicas te ajudem!
Minha paixão são as artes e línguas. Sou autodidata em varias coisas. Quando me perguntam o que sei fazer, eu falo, me pergunta o que eu não sei pq fica mais fácil. Eu sei, cozinhar, costurar, desenhar, escrever, cantar, dançar, falo inglês, espanhol, canto varias línguas, sei fazer instalação elétrica, pintar paredes ( adoro construção civil) consertar coisas, instalar equipamentos, aprendo tudo com facilidade, so pelo RUclips, ou vendo os outros, pergunto tudo pra entender, ja mexi no meu carro, na minha moto, piloto qualquer veículo, adoro esportes, ciclismo, natação, jogar tênis. Tudo que vou fazer, faço o melhor que eu posso. Tenho 50 anos, ja reformei sozinha meu quarto, meu banheiro, não tenho tolerância com gente lenta, faço tudo ao mesmo tempo, não tenho auto estima baixa, tenho autoconfiança, mas exijo muito de mim mesma. Eu so saio sozinha pq sou independente, isso incomoda algumas pessoas hahahha Eu poderia passar horas e horas falando. Como sou capricorniana sou hiperativa. Eu as vezes não me sinto parte desse mundo! Adoro cantar Creep do Radiohead quando ele fala, I DONT BELONG HERE! What the hell i am doing here.
Tô aqui em looping achando que me encaixei em todas as características, duvidando e lembrando que a dúvida também é uma característica 🙃 Muito obrigada pelo seu vídeo. Você é uma querida, muito carismática!
Seria bom que vc fizesse um vídeo sobre a relação de autodidata e superdotado. Sou autista nível 1 e autodidata e tenho muitas características de superdotação, mas acho que é porque tenho as duas condições de ser autodidata e autismo.
Como posso fazer o teste? Você foi a única pessoa que conseguiu explicar exatamente o que sinto. Nunca pensei em ser superdotada. Sempre pensei que era esquisita e estranha.
Sem querer lhe desanimar, mas parou para pensar que realmente vc pode ser apenas esquisita e estranha? Nem todos os casos que aparentam ser de superdotaçao, serão (na verdade uma minoria será). Vc pode ser até inteligente (não superdotada), e ser esquisita e estranha tambem! Isso não significa, automaticamente, que eh uma superdotada!!
Hoje eu consigo entender o motivo de tanta curiosidade 😂😂 na escola não entendia por que eu aprendia as coisas sem precisar me esforçar como as outras crianças! já fiz vários cursos de várias áreas diferentes e consigo ver que minha curiosidade não passa,parece que vc tá falando de mim nesse seu vídeo 😅😅😅 comecei a vir atrás disso depois que minha filha de 3 anos montou um cubo mágico mais rápido do que eu,e está fazendo terapia! Tomara que não passe pelos meus mesmos questionamentos! Eu sofri muito até entender que era diferente demais dos outros!
Vendo esses comentários aqui, com todo respeito, parece que o Brasil é o país dos superdotados. Quantas pessoas se identificam como superdotados! Parece aquelas sessões de "regressão à vidas passadas" quando dizem: Olha, vc, na vida passada, era um rei, uma rainha... Ninguém diz: olha, vc foi um criminoso e morreu na cadeia... Gente, todas essas condições precisam ser diagnósticas por profissionais capacitados. ❤
Começando a me entender, depois de 55 anos. Por isso me sinto sem diálogo com as pessoas , elas falam outra lingua, agora entendo a paixão pelos livros... Quero saber de tudo.. coisa nata em mim, acho interessante, até uma sugestão simples, eu vou atrás pra saber e estudo dias, neste momento estou há uma semana pesquisando sobre super-dotados.... e os processos da neurofisiologia.. Tudo que falou encaixou em mim... Muito obrigada vou buscar um profissional para avaliação.....
Muito obrigado! Tenho 17 anos e só agora descobri que sou superdotado. Finalmente entendi o que eu tinha, o porquê de eu ser tão diferente das outras pessoas. Desde a minha infância fui o "patinho feio" e por eu ser diferente eu me machuquei muito em minha vida. Mas hoje nada me abala, evolui muito! Parabéns! Seu canal é maravilhoso! assim como sua pessoa :)
Esses últimos tempos tenho sentido uma necessidade de autoconhecimento muito grande. Nunca recebi um diagnóstico específico, mas sempre senti que tem algo diferente em mim. Pela minha forma muito intensa de pensar conectando várias coisas ao mesmo tempo, como minha mente processa minhas emoções e todos meus pensamentos mergulham nelas. Eu sinto tudo, e de forma muito intensa. Fica muito difícil separar... É difícil pra minha mente "fragmentar" os pensamentos e viver uma coisa de cada vez, de forma focada. Muitas vezes chega a ser exaustivo... Já me provocou muito sofrimento, crises de ansiedade e depressão. Me sinto um pouco "desencaixada" do mundo às vezes. Raramente encontro alguém que entenda como penso e como sinto... Isso dói. Foi com a esperança de encontrar alguma resposta à minhas auto-reflexões que achei seu vídeo, e assistindo até me emocionei. Te agradeço imensamente por ter dedicado um pouco do seu tempo para compartilhar esse conteúdo conosco. Me ajudou muito a esclarecer certas questões em minha mente, e me deixou mais feliz em saber que não estou só. Que Deus te abençoe, Lorena. Adoraria ter uma conversa com você um dia.
3 года назад+1
Obrigada Clari. Em breve vou propor atendimento por ai. :)
Tenho tdah severo , altas habilidades, ciclotimia, 136qi e fechou o quadro de superdotação. Sofri a vida toda pelos meus impulsos, sou muito criticada por não conter as minhas ideias 😮💨 por pensar fora da caixa, rápido demais ou ser intensa ao extremo. entendo racionalmente que preciso me fechar pq as pessoas realmente n querem a sua opinião, preferem que eu seja calango, que aceite as coisas calada, para que ela tenha razão. hoje tenho me empenhado a sair do ciclo de pessoas que me diminuem de alguma forma. A vida toda me achei estranha, não pertencente e os grupos de pessoas que convivi afirmavam isso com suas atitudes. Vivi muitos relacionamentos de amizades, namoros… abusivos, pq eu fazia de tudo pra que me aceitassem. Sofri de forma extrema por ser diferente e precisei me diminuir pra caber na vida de pessoas. Demorei anos pra reconstruir a minha autoestima e entender que n tem nada errado cmg, apenas estava em lugares que n me cabia. Hoje estou estudando muito e ficando extremamente feliz com as descobertas que tenho feito sobre mim, principalmente a minha criatividade que descobri ser incrível. Autoconhecimento me libertou e To amando explorar o que passei anos escondendo. Estude sobre você, coloque seus pontos fortes em pauta. Detalhe em um diário as coisas que você passou e hoje como adulta investigue se vc realmente acredita nos sentimentos que vc nutriu até hoje. As vezes pegamos as lentes que os outros enxergam mundo e aceitamos como verdade, simplesmente por não questionar e nos perguntar se elas são verdades. Não se ache estranha pq as pessoas ao seu redor são diferentes de vc, isso quer dizer que você é única e isso é massa! Quando você souber quem vc é, ngm mais poderá de ferir. Não se encaixe na caixa de alguém, construa a sua própria ♥️ fique bem. Autoconhecimento realmente liberta. Procure um especialista, a falta de construir uma lógica pela agilidade do pensamento é facilmente controlada com medicação, caso seja um tdah por exemplo. O pensamento passa a ter começo, meio e fim 🙏🏼
Olá. Eu tenho muita reserva quando observo alguém falando muito de si mesmo. Posso estar enganado, mas não consigo dar muito crédito a quem tem esse comportamento.
581 comentários até agora, todo mundo se identificando como superdotado aqui. Isso chama-se auto referência, não exatamente superdotação. Lembre-se só 2% das pessoas são e todos eles tem uma característica bem marcante, a humildade rs! Vir aqui e se dizer superdotado pode já de antemão te descaracterizar rs!
Sim, só de vim falar que é, já é sinal que não é, e a pessoa não entende! Pessoas verdadeiramente inteligentes geralmente não sentem a necessidade de se autoproclamar como inteligentes ou de buscar validação externa para sua inteligência, e se duvidar até fala que não é inteligente! Igual um professorzinho ai acima! E a mulher falou um sinal é a humildade, não escutaram essa parte! kkk
Também descobri adulta que tenho superdotação, após fazer o curso em neuropsicopedagogia... Foi uma libertação saber disso, e me compreender melhor (autodescobrimento)...
Caraca..obgd pelo seu vídeo. Me encaixei em todas as características. Ontem fiz um teste de QI dos da internet e deu 140. Deu 100% em todos em todas as provas.
Me identifiquei com todas as características. Eu sempre me senti diferente, meio deslocada, então, comecei a pesquisar sobre assuntos de psicologia e aprendizagem. Um certo dia, nas minhas pesquisas, descobri sobre as altas habilidades/superdotação e me identifiquei muito, mas eu pensei que não poderia ser já que não me acho inteligente o bastante. Daí certo dia conversando com minha prima, que é educadora, falei das minhas questões e ela, que me conhece bem, falou comigo que eu poderia ter superdotação. Mesmo eu ainda achando que posso não ser superdotada, me identifico com quase todas as características, elas me representam absolutamente bem, chega a ser assustador em como me vejo descrita neste vídeo. Preciso fazer uma avaliação para ter certeza se sou ou não superdotada, mas uma coisa eu sei, me sinto e sempre me senti diferente. A dificuldade é encontrar profissionais especializados aqui na minha cidade. Ficar nessa dúvida constante me causa angústia.
Na infância não cursei os dois primeiros anos da escola, pq aprendi ler e escrever muito cedo. Com 8 anos aprendi a desenhar muito bem e criava histórias. Aos 10 aprendi a bordar, costurar, tocar violão, andar de bicicleta, jogar handebol, gostava de assistir e ler jornais, amava vídeo game, etc. Tive uma infância muito agitada, já na vida adulta formei em química, pedagogia, hoje sou especialista em Documentoscopia da Criminalística, inclusive digital e trabalho com isso. Sou muito curiosa e tenho baixa confiança. Porém, nunca busquei o diagnóstico, pois sempre me falam que sou "esforçada" e não inteligente. Também não tenho paciência com lugares cheio de pessoas e barulho.
Assisti esse vídeo com uma mistura de sentimento muito grande. De um lado estava eu me identificando com cada palavra dita e de outro estava me sentindo envergonhado, triste, muito ansioso e me sentindo esgotado. Passei toda a minha vida como se eu me forçasse pra baixo, colocando cada vez mais peso em cima de mim, para não ser quem eu era. Na escola, eu fazia o mínimo, ficava sempre muito entediado e ia passear pela escola quase a aula inteira; raramente utilizava um caderno, levava pq parecia adequado. Inclusive, utilizei o mesmo caderno durante todo o ensino médio, só escrevia se o professor fosse fazer alguma avaliação que exigia apresentar o caderno. Nunca estudei para nenhuma prova da minha vida e sempre tirava as melhores notas, do ensino fundamental à faculdade. Nem mesmo para o exame da Ordem dos Advogados eu estudei, pq eu tinha certeza que eu passaria, desde o começo da faculdade. Eu ficava entediado, achava sempre os professores muito ruins e passava mais tempo da aula pensando que eu ensinaria 10x melhor, mas que estava atrasado , pq ele (a), no caso os professores, haviam aprendido antes de mim, por isso estavam dando aula e eu era aluno. Como penso demais e em muitas direções (todas com sentido), desenvolvi um discurso prolíxo, pq imaginava que se eu utilizasse mais palavras, as pessoas me compreenderiam, pq foi isso que eu vi acontecer toda a vida, pra mim era tudo muito simples, mas as pessoas careciam de uma explicação gigante para compreender. Mas, de tudo que eu assisti, eu passei o tempo inteiro pensando que se eu tivesse recebido o estímulo correto, eu seria muito diferente. Eu preferi não viver para pertencer. Eu nunca pude ser emotivo, eu nunca pude ser curioso demais, pq eu tinha obrigação de ser discreto, eu não podia questionar; Mas não há arrependimento, hoje caminho para os 40 anos tendo desenvolvido bem laços familiares, laços de amizade.
o mais incrivel é descobrir que não sou retardado por querer aprender de tudo a toda hora e me interessar por tudo a todo segundo, que me faz refletir e pensar e ter momentos introspectivos e filosóficos sobre a vida em momentos que a maioria das pessoas ta mais interessada em desligar o cérebro....sério, teve um momento da minha vida que eu tive que até mesmo reduzir a extensão do meu vocabulário porque na adolescencia, não parava de ouvir piadinhas do tipo: "nossa, comeu sopa de letrinhas hoje, né ?" parabéns pela exposição e por ajudar na conscientização, espero que ajude a vida de pessoas assim a serem mais tranquilas e felizes! (principalmente no quesito auto-aceitação)
Eu já quase fritei o meu cérebro pq não conseguia desligar os pensamentos que chegavam em ondas a todo momento e altamente criativos. Me ajuda muito no trabalho mas minha vida social é uma desgraça. 0 amigos.
@@brunob.7792 Vamos ser amigos? Estou começando a me conhecer agora nesse sentido e tô me sentindo completamente sozinha...tipo entendendo pq me sinto um peixe fora d'água 😢
Não sei seu nome mas fiquei muito grato a você hoje, descobri recentemente que sou superdotado e fiquei muito decepcionado e deprimido porque a primeira coisa que veio na minha cabeça foi que se eu soubesse antes poderia ter tido uma vida muito diferente da vida que tive, e te ouvindo me veio milhões de pensamentos de como transformar minha vida hoje em uma vida muito mais interessante, aqui vai minha primeira impressão de quando tive meu primeiro contato com minha realidade ="Hoje estou com 70 anos acho que foi a melhor entrevista que já assisti na minha vida, me identifiquei com muitas situações abordadas pela Dra Olzeni, sou de uma familia grande tive 10 irmãos que sempre me trataram diferente sempre dizendo que eu era o mais inteligente, até hoje falam fui o mais inteligente, e de que adiantou? só tenho amizade com minha irmã mais velha e todos os demais se afastaram, casei 4 vezes sendo 3 com a mesma mulher (mãe dos meus dois filhos), fui pai e mãe dos meus filhos, trabalhei na Petrobras e pedi demissão, trabalhei no BBrasil e aderi ao PDV, morei anos nos EUA como imigrante ilegal, procastinei pra caramba a vida toda, me considero fotógrafo porque acho que é a única coisa além do xadrez que eu realmente gosto, e eu soubesse disso quando era criança com certeza minha vida teria sido muito diferente, pelo menos agora entendo melhor porque não durmo mais que 3 horas, e com certeza seria muito melhor eu morrer sem saber que tudo que vivi de ruim poderia ter sido evitado..."
4 месяца назад
Meu nome é Lorena. Me alegra saber que encontro algo útil para você por aqui. Continue por aqui que trago novidades esse mês.
Bem interessante esse assunto, eu sou professora de crianças e é essencial perceber quando há criança superdotada na turma, pois às vezes eles são discriminados pelos professores e colegas por falta de conhecimento. Obrigada por essas informações!
@@CassiaSy não tem a atenção devida, nem os estímulos necessários, são obrigados a ficarem em turmas de acordo com a idade, mas muito aquém da capacidade deles. Há também falta de compreensão por parte dos professores e colegas, que acabam não fazendo muita amizade com essas crianças. Infelizmente há também inveja, e sofrem bullying e coisas do tipo.
@@leilavieiramussarra5466 agradeço pelo retorno mas se não se importar, por gentileza, gostaria de saber mais, por exemplo quantas crianças tem na sua turma que pensa que são e oq te levou a chegar a essas conclusões que comentou sobre os acontecimentos?
Nooossaaa! Realmente, não consigo imaginar que eu seja uma superlotada rsrs Mas ao te ouvir falar, parece que vc me conhece e está se referindo a mim!!! Sempre 😊❤
Recentemente fui convidada pra cozinhar pra uma família muito rica, inclusive ele é francês, e fui de boa, nunca tinha cozinhado, fui porque o valor que iam pagar era ótimo, aí fiquei por vários dias, fiz cada prato que eu mesma surpreendia. Sem ver receita sem nada, coloquei a foto de pratos no cardápio e pronto, era esse meu guia
47:10 quando criança perdi o interesse na escola pq não sentia que me encaixava e pq não sentia que era um ambiente bom pra eu aprender, faltei dois meses direto e voltei pensando que estava rodada por isso, mas passei com uma das melhores notas da turma. Depois de adulta a síndrome do impostor e perdas pessoais fizeram eu desenvolver extrema falta de confiança nas minhas capacidades, o que fez com que eu largasse o curso de medicina faltando um mês para fechar o segundo semestre, basicamente restando apenas as provas finais. Eu pensava que não iria conseguir e estava muito frustrada pela minha nota em algumas cadeiras, duvidadava de mim a todo instante. Hoje percebo que eu estava indo bem, poderia ter continuado, mas td bem, devo voltar a estudar ano que vem
Quando tô acordando ou cansado e fecho os olhos consigo enxergar o ambiente que estou com nitidez, até maior do que quando de olhos abertos. Acho isso uma loucura, mas é muito interessante. Tanto é que fico um tempo de olho fechado olhando tudo. Não é lembrar ou imaginar, é ver mesmo.
É inacreditável como parece me descrever. Parece que é um arco íris no meio de um furação, realmente é extremamente cansativo tentar se enquadrar, venho fazendo isso faz tempo, acabei de fazer 35 anos, as pessoas não conseguem entender, já passei por várias áreas de conhecimento, uma época da minha vida esmiucei livros sobre ciência, física, astrofísica, astronomia, história dela em geral. Ainda gosto muito, mas depois passei para a literatura crítica, me encantei com José Saramago, vi os filmes, li os livros. Uma coisa bem interessante, quando aprendo algo, parece que conseguimos capturar o encanto da pessoa pela área dela, então quando escuto o José Saramago, parece que estou vendo através dos olhos dele, quando vejo vídeos do Richard Feynman, sobre física, era como estar na mente dele. Dediquei três anos da minha vida ao mercado financeiro, sou da área de TI, tem 12 anos, mudei para o Ceará, e estou imerso em aprender sobre Agrofloresta, e vem tudo em conjunto, saio da frente do computador, vou limpar o galinheiro rs. Na minha cabeça não existe distinção no conhecer, posso saltar da física para a agricultura, dela para artesanato, sem barreiras. As pessoas ao meu redor se assustam, e acabam dizendo que não irei fazer nada direito, mas, um exemplo, um pedreiro fez um serviço aqui, fiquei insatisfeito, aprendi a colocar revestimento no banheiro, e acabei fazendo melhor do que ele que tinha anos de experiência, então sei que não é assim. Ufa rs, vivo tudo intensamente, é um turbilhão, já cheguei a fazer testes online, minha pontuação ficou entre 120 e 135, mas eu realmente queria fazer com um profissional, mas tenho muito receio. Parece que se descobrir que não faço parte, não sei se isso é normal, vou acabar me frustrando.
3 года назад+1
Que descriçao incrivel Lucas 🥰🥰. Estes testes de internet nao sao fiaveis. Nem vale a pena perder tempo. Sua descriçao fala bem mais de vc que eles. Se sentir necessidade de passar os testes vale a pena procurar alguem qualificado ☺️. Em breve vou propor acompanhamento ai no Brasil. 😉
@ muito obrigado 😍. Esse é o primeiro vídeo seu que eu vejo, e realmente dá pra entender que um simples teste, que dá um número, não contempla tudo. Uma vez eu consultei com um psicólogo, mas não rolou química, de deixar ele me testar, é uma sensação super estranha, queria um profissional com um nível de sensibilidade maior. Vai ser um prazer, um dia, fazer uma consulta com você :)
Lorena querida! Descobri seu canal hj, navegando pelo RUclips, e justamente no momento que eu acabara de chegar de um passeio onde não consegui me identificar com quase ninguém. Saí na expectativa e voltei mais frustada do que relaxada. Neste vídeo e naquele que fala das 40 características de um adulto superdotado, vc relata 99% do que passo e já passei durante toda a minha vida. Que alívio me deu em descobrir tudo isso. Me identifiquei com quase todas as características, com exceção de apenas 1.
Estou maravilhado com tantas coicidencias comigo😂😂😂 Sempre me sentia um pouco louco,. . . .mas agora vejo q nao estou sozinho😂😂😂😂 Meu Deus !!! Obrigado Lorena, obrigado Deus Pela oportunidade ndo esclarecimento. . . . . . .. ja fiz mais de 10 compartilhamento para me esclarecer e ajudar outros me entenderem. . . ..🙌
Várias profissões, eu Não consigo me imaginar tendo apenas uma profissão 😅sou pedagoga, Letras, neurociência da aprendizagem, psicopedagogia, estudo psicanálise é Direito, já fui empresária, cozinheira....
Meu Deus agora tudo faz sentido 😮. Estou chocada. Eu sou assim. Até a parte de sofrer com abuso de nascisista. Muito obrigada pelo seu trabalho 🙏 é muito precioso e acrescenta muito valor ❤
Não pertenço a esse grupo, mas ajudou muito. Conheço algumas pessoas bem próximas que tem alta sensibilidade em alguns dos 5 sentidos e são rotuladas de frescas. Hoje vi que não são. Existe mesmo pessoas diferentes nesses sentidos.
Muito bom eu consigo gostar de todos os assuntos inclusive sendo muito bom em tudo o que eu me dedicar e consigo aprender tudo sozinho e com eficiência. Estudo desde história geral a Mecânica Quântica, nunca fiz curso de idiomas e aprendi sem cursos inglês, francês, latim, aramaico, alemão... Me vi inteiramente nas suas falas e bateu em praticamente tudo comigo. Sempre soube que eu era diferente dos demais.
3 года назад
Sue legal Augusto, se estiver no Instagram segue meu canal francês tbm 😉 @metier.quete.de.sens
Eu sempre penso no que ainda está por vir, pois tento dois adolescentes que desde cedo faziam muita polêmica com tudo... agora posso estar mais tranquila pois a adolescência deles ja passou praticamente! Muito obrigada por este vídeo maravilhoso e esclarecedor!!! ❤
Parabéns pelo canal! Acabei encontrando seu canal depois de investigar o diagnóstico com a minha psicóloga. Já faz 8 anos que passei na seleção da Mensa e somente agora estou começando a acreditar que provavelmente sou superdotado mesmo. Ah, e acabei de descobrir q meu primeiro namoro foi com uma narcisista perversa. 😅 Em relação a crise da adolescência, nunca vou me esquecer que, quando criança, fui na pediatra e ela perguntou "tudo bem?" E eu respondi "se estivesse tudo bem eu não estaria aqui, né?"
Costumava a pensar que a 47:39 inteligência não é tudo; como uma pessoa inteligente não consegue evitar o sofrimento, rs. Tenho 52 anos e ainda aprendendo sobre minha vida. Estou com sede de conhecimento sobre superdotação; quanto mais me aprofundo, mais me identifico. Parabéns pelo canal!
4 месяца назад
Oi Suzana! Me alegra saber que o conteúdo aqui enriquece a sua vida. Sinta-se bem-vinda por aqui ❤️
Muitas características das quais você falou coincidiu comigo , e às vezes me acho diferente dos outros . Na realidade sempre me considerei na infância uma pessoa dentro dos padrões normais , mas com o passar do tempo e em fase adulta já , fui percebendo que consigo captar muitas coisas e antecipar e prever determinadas situações , enfim não sei se sou um superdotado , mas pelas explicações do vídeo praticamente boa parte coincidiu comigo ...
O meu filho meu pai e minha filha menor sao super dotados, meu filho e meu pai. Sempte foram isolados, mto triste, mto calados, incompreendidos, minha filha pequena é mto desenvolvida na fala e no aprendizado desde 1 ano, ela ja fala pelos cotovelos, com uma performance incrivel em tudo que deseja fazer ela faz com primor, ela conta estorias incriveis e aprende so de ouvir, minhas mocinhas sao tbm consideradas mto inteligentes , na escola onde estudaram sao mto conhecidos
Esse tema me deixou um tanto quanto curiosa sobre, principalmente sobre mim. Quando criança nunca fiz a pré escola, minha mãe aos 5 anos me levou no colégio e lá me pediram para eu provar que sabia ler e escrever, fiz a prova, então, fui matriculada no colégio, um anos antes dos outros colegas. Na aula na primeira série a professora chamou minha mãe para falar que eu não anotava as coisas no caderno como as outras crianças, e eu disse que não sentia necessidade já que tudo estava na minha cabeça, e eu lembro de fatos da escola, professora, das aulas, tudo nítido na minha memória. Com 7 anos tocava piano, aprendi a toca violino sozinha aos 10 anos. Sempre me senti deslocada no âmbito de amizades porque sempre achei meio fútil o assunto abordado pelos amigos, então desde então tenho como meus melhores amigos pessoas dos 60 anos para cima, aos quais consigo ter uma conversa mais elaborada, não que não ame meus amigos da minha faixa etária, tenho empatia e amor por eles mas sinto falta de algo a mais. Fiz duas faculdades ao mesmo tempo sendo que uma era area exatas e outra odontologia e trabalhava também, não precisava ficar me matando de estudar e atualmente sou uma cirurgiã. Gostaria de saber se tenho alguma neuro-divergência, ou sou sortuda kkkkkk
Também adoro o tema "inteligência emocional" Mas minha acuidade visual não é boa, nasci com alta miopia, com perdas significativas ao longo dos anos, e, hoje estou com visão subnormal, embora tenha os demais sentidos bastantes aguçados! Tenho muiiiita empatia, consciência aguçada e muita sensibilidade, mas embora eu tenha uma percepção grande de tudo que acontece a minha volta, inclusive, os mais variados ruídos, que me cansam, bastante, consigo me concentrar! É, sou muito humilde e baixa alto confiança, mas meu senso de justica é deveras acentuado! Tenho mesmo a constante sensação que não sou desse mundo! Questiono até, se não tenho algum problema rsrs!!! Sobre antecipar assuntos, por estar lá na frente, também vivencio o tempo todo! Sou perfeccionista ao extremo, nem gosto de ser assim, pois sofro muito e é dificil com as pessoas desligadas! O altruísmo, afetividade e os mais velhos também!!😮 Por ser muito generosa, as vezes tenho a impressão que algumas tentam se aproveitar disso! Acho que vou procurar uma neuropsicologa para fazer os testes!! Muito bom ter te encontrado!! Obrigada Até o próximo vídeo!!
Lendo os comentarios de seus videos, percebi que o Brasil está cheio de superdotados!! Que a superdotaçao, em todo o lugar do mundo, eh exceçao, mas aqui no Brasil eh regra! E o pior: o Brasil esta cheio de superdotados incompreendidos e que se descobriram superdotados por conta propria, sem nenhum exame por parte de um especialista ou sem nem ao menos fazerem algum teste que comprove a superdotaçao deles! Brasil realmente eh um pais maravilhoso! Ate nossa populaçao eh formada, em sua maioria, por superdotados!!!
Os comentários desde tipo de vídeo são sempre absolutamente curiosos: é curioso como o ego e a emoção sempre fazem parte da equação... Todos se encantam com a beleza cativa do prefácio e querem se tornar personagens do romance sem sequer conhecer a próxima página....
Год назад+4
Nossa! Obrigado por esse vídeo. É difícil viver num mundo cheio de coisas incríveis e ao mesmo tempo com tanta maldade, que muitas vezes inibem a nossa maneira de ser. Poucas pessoas entendem o que é pensar em muitas coisas ao mesmo tempo, criar o tempo todo - o que voltei para coisas relacionadas às artes: estudo de músicas complexas, escrita e desenho - sempre autodidata :), se importar com tudo, querer ficar isolado pra não incomodar o mundo com ideias diferentes, não se achar melhor que ninguém, sensibilidade, senso de justiça, e muitas outras coisas. Isso de falar sobre um assunto com pensamento lá na frente também, é bem frustrante. Nossa! Eu me reconheci em muitas coisas que você exemplificou. Sempre busquei o autoconhecimento. Ainda procuro entender mais sobre minha personalidade e como conviver com o mundo. :) Obrigado por esse vídeo.
30:00 😍 Sobre "Capacidade de Maravilhar-se": me emociono com belas músicas, já cheguei chorar de emoção ouvindo Lady Laura (Roberto Carlos), Serenata (Amado Batista), Festa no Interior (Gal Costa), Chiquitita (Abba) 😭🤩😄😭😄
Chorei muito vendo esse vídeo! Lorena, eu tenho 21 anos e não encontro plataformas e lugares onde eu possa fazer teste para superdotação no meu estado (SP). Você sabe onde posso encontrar quem faça o teste? Seria interessante fazer um vídeo sobre ;)
3 года назад+2
Lanay, me manda uma mensagem pelo direct no Insta ou Facebook que te dou as instruçoes.
Só o fato de você desconfiar que é super dotada já é um forte indício que você é. Se você tem poucos amigos e discorda de quase todo mundo e tem a sensação de que a maioria das pessoas faz coisas sem sentido, já é um indício de estar deslocada e com uma inteligência interpessoal comprometida e isso é uma das características dos academicamente superdotados. Faça o teste, todavia digo que um teste é muito superficial para mensurar todo o seu potencial.
Muito bom seu vídeo, também gostaria de saber onde posso fazer o teste. Minha filha é superdotada e eu me identifiquei muito como seu vídeo e sou artista.
Não sei se sou , mais sempre me senti deslocado no mundo , quando comecei a ver vídeos sobre o assunto comecei a me identificar , então tentei desacelerar para entrar no ritmo dos outros , estou superando como muita coisa melhorou em minha vida
Meu deus 😱 tava a 4 anos em uma crise existencial gigante, tentava me decifrar todo dia e não conseguia achando que o por que deu parecer excepcional mas não me achar, achava que alguma coisa tava errada, que as pessoas estavam erradas, mas tinha alguma coisa de diferente comigo. Muito obrigado ☺️
Vi esse vídeo e aquele das 40 características do superdotado…parece que ela sabe minha vida inteira! Ela ditou TUDO! Como me sinto, o que eu faço, minha infância…absolutamente tudo que é parte latente da minha personalidade
Sou diagnosticado com TEA, mas acho que também tenho super dotação, poderia fazer um vídeo que mostrasse a similaridades e diferenças entre o TEA e a super dotação.
procura o canal espectrando consciente, lá fala sobre as diferenças e as similaridades, bem como quando ocorre da pessoa ter a dupla excepcionalidade, que é AH/SD com Autismo (mas não necessariamente o autismo, pois pode ocorrer com outros transtornos como tdah).
Danielle, chorei muito assistindo seus videos e da Dra Olzeni. Esses videos apareceram recentemente no meu feed e, por curiosidade, maratonei alguns. Foi como se narrassem toda minha vida. Tenho 54 anos e só o que faço é me adaptadar ao mundo e, apesar da idade, ainda me sinto perdida. Eu me saboto, me escondo, me camuflo, mas o que me move é a curiosidade, a vontade de aprender e resolver problemas. O que me encanta nesse mundo realmente são as pequenas maravilhas, a beleza do céu e da natureza, os afetos, a música. Ninguém do meio em que convivo me entende e, depois de muito tempo, percebi que o melhor é silenciar, porque se falo o que passa na minha cabeça, passo por exibida, soberba. Sou engenheira civil e além de tudo isso, ainda escolhi uma área predominantemente masculina, a construção civil. O desafio nessa área nem é tanto pela atividade em si, mas pelo meio social que ainda não reconhece a mulher com a mesma condição que o homem. E para coroar todo esse caos, ainda não encontrei ajuda psicológica que me ajudasse. Diagnóstico de ansiedade, depressão, terapia não ajuda porque alguns terapeutas não acompanham meu raciocínio (eles não percebem isso e me afasto porque não consigo atingir um nível aceitável para mim de troca de ideias). Procurei neurologista do plano de saúde achando que era TDAH, mas não sugeriram superdotação porque percebo que para identificar essa condição, é necessária um tipo de profundidade de análise que não existe nos planos de saúde e encontrar um profissional que consiga identificar é uma agulha no palheiro.
4 месяца назад
Me alegra saber que esse conteúdo tocou você Marcia. Sinta-se bem vinda por aqui. No próximo dia 19 vou liberar uma aula gratuita, penso que é do seu interesse. Aperte aqui para reservar o seu lugar >> cerebroemebulicao.com.br/aula-gratuita/
Finalmente me sentindo compreendida e acolhida. Agora tudo faz sentido. Muito obrigada! Gabaritei todos os pontos e só agora, com mais de 40 anos eu me sinto fazendo parte de algo que faz sentido e explica essa pessoa que sou.
Olá! Dra Lorena, sou pedagoga e neuropsicopedagoga, encontrei o seu vídeo porque estava procurando mais informações sobre a superdotação, pois, na neuropp, não fala muito sobre isso, aborda muito mais os transtornos e pessoas neuroatípicas. Assistindo o seu vídeo tive a impressão que a senhora estava contando a minha história de vida. Somente após os 40 anos de idade, consegui me descobrir por causa da formação de neuropsicopedagoga, até então, foram anos muito sofridos, com bullying , anulações, frustrações e perdas. Obrigada por dedicar seu tempo. Estou assistindo o 2° vídeo, e já me identifiquei novamente. Hoje tenho um pequeno canal no RUclips, que ajuda mães atípicas. Bjs obrigada.
Aaaiiiiiiii gentiiiiiii, me reconheci neste video. Acho que sou superdotadinhuuu. Como sou inteligente. Sou fracassado, não ganho nem 5 mil por mes, mas sou superdotaduuu!! Aiiii gentiiiiiiiii
Muito obrigado pelo vídeo! Sempre me achei diferente, mas o que me confundia era que na minha infância eu e meus irmãos eramos todos DIFERENTES, o que me confundiu muito, na minha inocência, de início ser como eu sou, era uma característica de todos em minha Volta.
Estou com 38 anos e passei a minha vida toda ouvindo todo mundo dizendo q sou inteligente. Sempre rejeitei isso pq pra mim eu estava sendo apenas eu mesmo . Sempre consegui bons resultados na vida como ganhar bolsa de estudos pra ir morar e estudar no japão , passar em vários concursos públicos federais na minha profissão (caixa econômica federal , petrobras , chesf ). passei em primeiro lugar para o concurso de engenheiro civil da caixa econômica federal , onde estou trabalhando hoje aqui no piauí .. já fiz provas de ironman , sempre consegui bons resultados no esporte e em tudo que eu quis fazer na minha vida .. enfim a minha vida é marcada por essas coisas.. mas nunca aceitei q fosse alguém especial .. porém, agora estou olhando pra trás e percebendo q sempre vivi em estado de solidão justamente pq nao consigo encontrar pessoas q pensam igual a mim ou tem os mesmos interesses ou profundidade de interesse . cheguei a me emocionar quando você falou sobre a solidão , pois nesse vídeo você resumiu toda minha vida .. talvez eu não quisesse ser assim e estaria tudo bem se eu fosse uma pessoa leve e comum como todas as outras pessoas. nunca fiz teste de QI com um profissional , mas esses q já fiz pela internet sempre dá superdotação ou QI acima da média . Um abraço, que Deus te abençoe e obrigado por ajudar para que a gente nos conheça melhor como seres humanos
Tenho a impressão que meu marido é superlotado. Ele tem memória cronológica dos fatos. Não se esquecendo de qualquer fato de sua vida. Tem hipersensibilidade sensorial. Tem todas estas características mencionadas. Inclusive tem uma doença crônica que não o limitou. Até o impulsionou. E a Ansiedade cognitiva é sua maior dotação. Não dorme. Só de manha. Durante 4 horas no máximo.
Fiz um teste de QI aos 35 anos, porém em um momento emocional péssimo e com profissional não especializado em ah/sd; estou me identificando com as características mencionadas nos vídeos deste canal. Meu resultado no teste ficou em um QIT de 123, memória e velocidade de processamento percentil 95%. Mas minha hipersensibilidade e muitas outras questões foram ignoradas; por isso gostaria de ver um vídeo sobre os erros nas avaliações dos superdotados e o que fazer quando isso acontece. No meu caso vou ter que refazer todas as baterias de testes.
3 года назад+2
Natanael, entra em contato comigo pelo Insta ou Facebook sobre este assunto. Vale a pena conversarmos sobre isto. Tem profissionais legais que atendem a distancia☺️. Mas farei um video sobre o assunto tbm.
Puxa, eu me encaixo em várias colocações que você tem mencionado aqui, mas não tenho a mínima ideia do que realmente acontece comigo. Eu sempre tenho uma falsa impressão de que, as pessoas me acham metido, egoísta e as vezes egocêntrico. Eu tinha uma certa dificuldade de entender o porquê de muitas pessoas me verem dessa forma. Eu sofro um pouco com isso, mas comecei a assistir alguns vídeos que relatam sobre a superdotação e aos poucos estou me encontrando. Isto aos pouco está amenizando a minha dor. Professora, obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco e de ter tamanha sensibilidade! Que Deus a abençoe com todo poder de proteção e graça. Muito boa tarde!
Meu pai amado! Tudo que vc falou eu me vejo desde criança. Mas infelizmente não fui estimula por meus pais. Descobri meu TDAH através do diagnóstico do meu filho. Tenho problema com socialização. Sou bem intensa nas minhas emoções, aprendi fotografia sozinha, tenho sensibilidade em vários âmbitos. Som, luz etc me deixam cansada. Intuição aguçada. So consigo ter afinidade com pessoas que tenham os mesmo gosto que eu. Tenho tbm o hiperfoco para as coisas que eu gosto. Se me interesso pelo assunto mergulho nele em 1 semana respondo qualquer resposta sobre rarsrs Sempre me senti estranha é esquisita 😂 ate hj. Escola para mim era tortura, cansativo e maçante, exceto para coisas que eu tinha interesse. Entre outras inúmeras coisas.
Oi Lorena, vc é maravilhosa! Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento, pois apesar de atuar na área da Educação, confesso que meu conhecimento era muito básico a esse respeito. Porém, parece que um mundo de oportunidades está se abrindo para mim a partir de agora, com 46 anos estar me descobrindo com todo esse conjunto de características descritas aqui. E assim como vc, minha busca se iniciou com o intuito de compreender meus filhos que eu supunha terem indicativos de superdotação e, neste processo, percebi que eu sou assim e ainda não estou acreditando...tem algo errado! Mas ao mesmo tempo isso explica MUITA coisa em minha trajetória. Preciso consumir urgentemente mais desse tema e reorganizar meus pensamentos sabotares, minha auto aceitação e minha autoconfiança. Vc já está atuando como coach? Bj e um abraço super carinhoso pra vc.
Obrigada por partilhar. Tive diagnóstico tardio de autismo e entrei em hiperfoco antes mesmo do diagnóstico (fiz meu autodiagnóstico) e fui em busca da validação por profissionais, fiz a avaliação Neuropsicológica, mas estava muito debilitada na época, fui fazendo as intervenções e com um mês tive alta do neurologista de uma depressão/grave, na verdade eu não tinha depressão, era as crises do autismo, o neurologista não entendeu minha evolução tão rápida. Em 5 meses minha vida se transformou, comecei a atuar na minha área, e continuo em hiperfoco, essa semana desconfiei que tinha AH/SD, assistindo seu vídeo me enquadro 100%. Gratidão imensa ❤ demorei 39 anos, sofri muito por isso!
Nossa, eu tbm tive uma mãe narcisista , meu pai era alcoólatra mas me tratava com carinho na maneira do possível. Mas meu pai faleceu muito jovem, e tive um padrasto tbm narcisista. Roubaram a minha infância, minha adolescência, minha identidade. Sofri violências fisicas e mentais desde 8 anos de idade, só não sofri abuso sexual , mas apanhei e sofri muito.
Eu comprei um par de tênis, pouco tempo de uso ele abriu o solado, pra não jogar fora comprei um par de sandália havaiana, cola. Raspei os dois, colei - os e retirei as arestas, não só recuperei o par de tênis como ficou mais macio como mais alto alguns centímetros. Criatividade. Esse cara sou eu. Gratidão.
@A Tiny Shiny Light sim,trago nos quadros da minha memória "fotográfica "mágoas que o tempo só me faz relembrar com simplismente a atualização das mesmas dores de sempre e isso me mata.Quero muito conhecer algum grupo de humanos que não sejam robôs.
Nossa!! Sempre me achei diferente dos outros: em opiniões e ações, ás vezes censurada , por saber mais de qualquer assunto: e querer fazer o que nunca tinha feito antes : também acharem que sou boba e se enganarem com minhas atitudes..com esse vídeo passei a conhecer_ me melhor...Abraço bem forte.
4 месяца назад
Sinto pelo que aconteceu com você Maria. Sinta-se bem-vinda por aqui.
Tenho um filho autista de alto funcionamento, pesquiso muito sobre o tema. Nunca li nada que relacione bipolaridade com superlotação... Normalmente transtornos mentais estão associados com outras comorbidades, e após muito estudar eu considero a superlotação uma comorbidade, as pessoas talvez não enxergam como comorbidade talvez por que o ego chega antes da razão.. tire o ego da equação e trate a possibilidade de forma pragmática que uma cortina se abrirá para vc...
Pode falar de superdotação em situações de trauma e violência familiar, por favor? E também se existem estudos falando da relação entre superdotação e videogames?
Minha querida, estou chocada com esse vídeo: eu acabei de explicar para a minha psicóloga que eu criei um personagem que fala errado e com maneirismos justamente para me sentir aceita pela minha família, pois um dia quando eu era criança meus familiares me disseram que tinham vergonha de falar comigo porque o meu modo polido e complexo de falar fazia eles se sentirem burros. Então eu passei a falar errado e com sotaque forte, para diminuir o constrangimento deles comigo.
Tenho uma história parecida
Isso me explica muita coisa...foi chegando na vida adulta que percebi que falava 3 tipos de português: o da favela (cheio de gírias de onde cresci), o nordestino (puxando as origens da minha mãe e muitos a minha volta) e o Paulista puro (que usava no trabalho, entrevistas e com pessoas desconhecidas).
Demorei pra perceber que fazíamos isso. Sempre foi natural pra mim kk
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ACHO INCRIVEL COMO SO TEM SUPERDOTADO AQUI
@@henriqueH2222 desse jeito chama mais atenção dos burros hehehe, ou pelo menos quem pensa que é burro.
@@manoelnt0 mano, mas todo video é assim, esse BURROS DO CARALHO, acham que sao genios, ai quando ve NUNCA FEZ PORRA NENHUMA DE EXTRAORDINARIO, e a porra do porteiro ou de uma professora que é burro em tudo! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu ja pensei ser genio quando era mais jovem e esses videos sempre batem comigo, MAS PORRA, NAO TENHO QI ALTO NEM SOU GENIO, QUANDO VC É GENIO VC N TA NESSA PROFISSÃO DE MERDA QUE VCS TAO AI NAO, VCS SE DESTACAM E JA TAO EM OUTRO NIVEL
Obrigado pelo seu vídeo. 👏🏻👏🏻
Eu sempre fui muito racional, então desde cedo eu já sabia que eu era diferente. Mas só agora, já aos quase 40 anos, fiz um teste neuropsicológico e oficializei que sou um SD/AH com Q.I. de 136.
Meu principal problema é a síndrome do impostor e a constante baixa autoestima. É uma guerra que travo comigo mesmo há anos.
Parabéns pelo canal, estou maratonando! 😁
Grande Procópio, seu canal me ajudou demais na época do vestibular, suas resoluções de questões do Enem e a sua forma irreverente de passar conteúdos, sempre soube q vc era um cara diferenciado. Com sua ajuda, e uma boa dose de esforço pessoal, hoje estudo numa das melhor universidades do país.
"Agora Perceba,...", parabéns por expor esse seu lado pessoal. Estamos no mesmo barco, ainda bem que existem outros iguais a nós...
Os vídeos dessa moça estão me ajudando a conhecer um pouco mais sobre essa condição especial e implacável que compartilhamos.
@@leonascimento6543 p
Me identifico !
E eu acompanhei os seus vídeos e do Ferreto por 3 meses, aprendi o básico da matemática e passei em medicina numa federal. Detalhe é que fiz ensino médio pelo EJA, só frequentava a escola para fazer as provinhas. Isso depois de ficar 10 anos sem estudar, pois devido à depressão, sai da escola na sexta série.
Você é um dos melhores professores do Brasil!
Meu Cid é 84.5 Sindrome de Asperger.
*Eu tenho que frequentar um centro espírita pra me desenvolver na arte?! Ou ser adepto do socialismo desenvolvido com financiamento da coroa inglesa?!*
Aos 8 anos de idade, minha professora juntamente com a diretora da escola e a orientadora, chamaram meus pais pois iam me passar da 2ª para a 3ª série no mês de maio e deram toda uma explicação do qual me lembro de algumas dessas coisas e se tratava desse assunto. Eu era uma criança acima da média ( vamos dizer assim). Quando fiz 27 anos, resolvi tirar a carteira de motorista e quando fui fazer o teste psicotécnico, a psicóloga dispensou a todos no final e me pediu para ficar. Na conversa que ela teve comigo, entre uma palavra e outra, ela me fazia uma pergunta e eu respondia, em seguida ela fazia um comentário do tipo: " você sabia que pessoas com QI alto tem essa característica?" ... e eu respondia ... é?!. ( na minha cabeça, eu ficava pensando: pq ela está me falando isso? Será que eu sou tão burra e preciso de algum tratamento? na certa todo mundo foi bem e eu fui absurdo mal) Eu havia realizado todas as provas muito rápido por isso achei que fui mal. Sabe, percebo que tenho todas as características descritas neste e no vídeo das 40 características com exceção de uma. Eu não tenho capacidade de sair de uma situação ruim. sou filha de mãe narcisista e meu pai era um facilitador. Sofri muitos traumas emocionais, psicológicos e principalmente físicos. TODAS as minhas conquistas foram roubadas por minha mãe. Hoje vivo isolada do mundo porque ninguém entende e não há grito de socorro que mova qualquer mão justa. Meu sofrimento é um buraco sem fundo. caí nesse vídeo de paraquedas e meu filho me sugeriu assistir. Agradeço de todo o meu coração que os tenha postado aqui pois apesar do conflito interno do saber que sim e do não acreditar seja enorme, está me ajudando a entender. vou seguir assistindo. sinta- se abraçada fraternalmente.
Jesus tira você do buraco sem fundo. Eu sei como às vezes dói a isolação e estar nesse buraco sem fundo, mas o Senhor Jesus te ajuda e te tira.
Obrigada Carla. Fico feliz que meus videos traga lhe um pouco de luz.
sei como é, ninguém me entende, pior que isso e as coisas que são muito fácil para mim aparenta ser difícil para outros.
Sou autodidata em leitura, lia sozinha com três anos, tenho uma foto de fraldas segurando um jornal e já tentando ler. Mas não fui direcionada, minha mãe (também narcisista) me tratava como uma atração circense pras pessoas e não procurou orientação quanto a isso, então não sei se tenho superdotação ou não. Hj me tornei uma adulta que não conseguiu seguir carreira em nenhuma área, tentei várias. Acho que se eu tivesse tido uma outra educação as coisas teriam sido diferentes. Estou tentando me reerguer.
A melhor forma de lidar com seu passado e abrir caminhos para um bom futuro seria buscando acompanhamento com psicólogo. Há atendimentos gratuitos pelo SUS e também em universidades (públicas ou particulares) que possuem o curso de Psicologia. Basta fazer a inscrição na Clínica Escola da universidade mais próxima da sua casa. Normalmente abrem inscrição para atendimento para a população em dezembro para atender em janeiro do ano seguinte, ou ainda em junho para atender no mês de agosto seguinte.
3:42 Início
11:48 4 Tipos d Inteligência:
12:10 Inteligência Cognitiva
23:15 Inteligência Emocional
31:49 Inteligência Relacional
39:31 Inteligência Criativa
Muito obrigado!
Obrigada!
Obrigado seu super dotado meu tdh já estava fazendo eu sair do vídeo
Obrigado seu super dotado meu tdh já estava fazendo eu sair do vídeo
Deus te abençoe. Para uma pessoa autista e TDAH , é uma tortura assistir um eterno bla bla, até chegar ao assunto que interessa.
Nasci na roça, na plantação de tabaco. Minha mãe trabalhou grávida até os 9 meses. Hoje sou Engenheiro Lider em uma BigTech, mesmo sem ter feito faculdade nem nenhum curso. Mesmo assim sempre
me senti uma fraude, eu sentia uma frustração enorme por me sentir culpado por achar que eu era um desperdício de energia. Sempre fui muito criativo e minha cabeça nunca para. Por uma coincidência do youtube ontem vi outro vídeo seu. Agora toda a minha vida faz sentido. Desde ontem me pego chorando, tudo que leio sobre, tudo que você fala, toda a minha história, tudo faz sentido agora. Hoje consigo entender que consigo planejar melhor minha vida sabendo quem eu sou.
Uau,nossa que bacana seu comentário ❤
Caraca
Ah que legal , amei seu vídeo.
Eu tbm sou autodidata em costura, artes variadas de papelão a pedras na parede, inventei as pedras no derrepente num piscar de olhos, ficaram lindas .
Agora terminei uma capacitação em terapias holísticas, e já comecei outra ,nada a ver com pedras kkkk
Mas faz parte da natureza que amo.
Pois eu não trocaria um passeio em uma cachoeira por um passeio no shopping de jeito nenhum.
Ixi, mas tenho muita dificuldade em me concentrar em coisas que preciso fazer mas não gosto, começo tudo , as vezes dou conta da metade😢.
Meus pensamentos fervilham, principalmente quando tenho uma uma idéia nova.
Não gosto de lugares com muitas pessoas, são muitas vozes ao mesmo tempo. Fica ruim se concentrar.
Ah como gosto de um silêncio, ficar sózinha bom demais.
Não sei se tenho superdotação, mas TDAH é quase certeza , viajo demais a ponto de ter que chamar atenção de mim mesma kkkk.
Oxe e como você é engenheiro sem fazer faculdade.
@@v1n1c1u55anto5 Polêmica… haha - mas é comum na área os cargos de engenheiro e arquiteto de software, que são duas especialidades diferentes. Quando entrei no Mercadolivre por exemplo o meu cargo em carteira era Engenheiro de Software Senior, depois mudei de cargo, mas nunca troquei o no linkedin porque o primeiro é bem mais legal rs..
Vi aqui o comentário de uma menina que disse ter aprendido a falar de um "jeito burro" pra socializar com a família e me identifiquei muito. Comigo também acontece!! Eu me finjo de "normal" pra socializar, já que é necessário a sobrevivência, não porque eu goste. 🤣 As pessoas nunca sabem conversar comigo, e eu me lembro claramente do dia que saímos eu, o marido da minha prima e ela e acho que ele se estressou comigo prq nós estávamos comendo e surgiu um questionamento sobre o planeta Terra e eu comecei a explicar e acho que ele se irritou e falou "Nossa eu me sinto honrado de estar na presença de uma pessoa tão inteligente. A mais inteligente de todas" só que, é claro que foi em tom sarcástico. Dava pra ver a irritação nos olhos e gestos dele. Eu me senti super mal. Prq eu não tinha a intenção de ofender ninguém, eu só fiquei animada pra enfim eu podia falar sobre um assunto que eu gosto e me interessa, já que geralmente quando saio com a família tenho que fingir me interessar pelas futilidades que eles valorizam.
Daí você acaba encontrando alguém com um intelecto mais apurado assim como o seu, porém o que fascina a pessoa não são planetas, mas sim computação hehe
Acontece a mesma coisa comigo no meu trabalho.
deve ter machucado o egozinho masculino dodoizinho dele
Me identifico.
Mas ,saio calada.
Eu, como superdotado, fiquei agoniado com a demora para chegar no assunto. É um tal que "vou falar daqui a pouco... antes de falar das características... uma coisa muito importante saber.... as características que vou citar.... eu decidi apresentar as características.... lembrando que um superdotado.... no outro vídeo falarei...'" O assunto inicia em 13:20.
Meu deus, sim. E o barulho no microfone, socorro
obrigada!
@@smig2801gente estava procurando um comentário sobre o barulho, que agonia 😭. Me senti mal tb da minha impaciência com a demora pra f falar dos próprios assuntos logo , ainda bem que não sou só eu 😅
Assisti na velocidade 2
Isso é ansiedade sua
Nossa, chorei muito assistindo esse video. Nunca consegui "me explicar" com tanta precisão. Fui diagnosticada com TDAH aos 37 anos mas mesmo com as características forte que eu tenho de tdah eu nao "explicava" todas as outras coisas que eu sentia. Kinha autoestima é uma coisa muito ruim. Sabotei minha carreira tantas vezes que nem consigo contar. Sabotei meu corpo, meus estudos, minha criatividade, meus dons. São tantas coisas que nem sei descrever direito.
O maior problema é quando a sua mãe é narcisista e te sabota pra que você se sinta um lixo. Eu fui o filho bode expiatório, embora eu tenha aprendido a andar com 7 meses e a falar com 8 sem cometer erros de gramática. Algumas escolas, foram atrás de mim quando criança mas ela não deixou por achar que ela sempre sabia, o que era melhor pra mim e por isso me sabotou. Hoje vejo que meu desenvolvimento foi sabotado por ela, por não saber lidar comigo pois eu desmontava computadores com 7 anos pra ver como funcionava e com 10 e 11 anos já sabia fazer manutenção em computadores e aos 15 já fazia manutenção em computadores de parentes. Fiz curso técnico de manutenção de informática ?. Não , nunca fiz assim como tocar bateria mesmo sem ao mesmo fazer aula sequer uma vez. Hoje trabalho com TI em uma multinacional porque aprendi inglês sozinho e isso me possibilitou estudar em uma universidade internacional. Tenho muitos pontos, que tenho que entender ainda.
Eu sei como é. Tenho uma irmã narcisista que está sempre me interrompendo, sabotando e menosprezando em público.
E eu aprendi a programar aos 12 anos hehehe
Hoje em dia é minha fonte de renda
Assistindo o vídeo agora. O médico diagnosticou TDAH e tenho tomado psicoestimulante. Recentemente troquei de psicólogo. Na primeira consulta, o psicólogo sinalizou para superdotação e sugeriu um teste de inteligência. Até o ensino médio, sempre fui a primeira aluna da sala e do colégio. Algumas disciplinas com média final 10. Média global por volta de 9,5. Estudei física sozinha pq o professor era muito ruim. Perfeccionista e muito exigente, consciente do que não sabia. O reconhecimento pelos resultados me fazia feliz e estimulava. Mas sempre quis ser normal. Quando vieram as primeiras dificuldades nos concursos públicos comecei a me sabotar para ser igual a todos. Hoje aos 47 anos, tenho três graduações concluídas e uma inconclusa, três especializações concluídas e duas inconclusas, um mestrado se arrastando pela autoexigência e sintomas depressivos. Estou perto dos 50 anos e sempre me senti uma estranha no mundo. Meu pai tem uma criatividade imensa e inteligência diferenciada, mas estudou apenas até a quarta série. Tenho dois sobrinhos que se destacam pela inteligência.
Cassia, talvez vc nao tenha TDAH, mas apenas uma superdotaçao com um QI muito alto. Se quizer mais esclarecimento, faça uma consulta comigo que lhe dou maiores informaçoes sobre o assunto : cerebroemebulicao@gmail.com
@ Você tem ideia de como seja os níveis de catecolaminas em alguém com superdotação? Fiz um exame e vi que minha noradrenalina é produzida em excesso. Sou uma pessoa extremamente resiliente psicologicamente(pra não dizer intangível), mas tenho tremores, por justamente tudo eu sentir mais, acredito eu. Uma situação de leve ansiedade ou esforço físico faz com que meu coração acelere e eu trema de forma desproporcional. Eu identifiquei que alguns dos meus sintomas parecem muito com o uso de drogas estimulantes, apesar de nunca ter usado nada. Eu acreditava ter TDAH, mas vi que eles tem justamente a falta desses neurotransmissores, inclusive usam Ritalina, pra suprir essa necessidade e manter o foco. O excesso pode ser característico da bipolaridade, mas eu não passo por episódios depressivos, onde ocorre a redução. Estou sempre em uma positividade, mesmo que raramente eu transpareça. Maior parte do tempo me sinto neutro em relação aos meus sentimentos, pois ao mesmo tempo que eu tenha uma necessidade interna por algum objetivo e nunca supra essa necessidade eu não sinto tédio ou frustração. Por algum motivo não consigo por essa energia pra fora, com toda intensidade que ela tem. Você já ouviu falar de alguma condição assim? Sinto que deixei de ser desenvolvido e que minha vida poderia ter sido completamente diferente. Isso deixaria qualquer um frustrado, mas a resiliência que adquiri não me permite sentir qualquer coisa assim.
@@crystian7016 perdão me intrometer, mas vamos ver se entendi... Pelo que falou vc me pareceu ser uma pessoa "fria" é isso?
Disse que não consegue expressar seus sentimentos...
Como ser sente afinal rs confesso que não consegui entender e fiquei intrigada 😅
@@crystian7016me identifiquei na parte de ter tremores por sentir as coisas demais.
Isso não quer dizer muita coisa sobre super dotação, tá vago
Gente sou eu, aprendi tudo sozinha, sou apaixonada pelo conhecimento científico, estudo, estudo e nunca estou satisfeita, aprendi costurar sozinha, tocar sozinha, sempre fui questionadora e me aborrecia quando as pessoas não me entendiam... Dá pra eu ficar aqui contando vários fatos
Deixe de mentir!
Ninguém aprende sozinho! Aprendemos na interação!😉👆📣🍼
@@celiooliveira9234 Burro ao ponto de não entender o que ela quis dizer com "aprendeu sozinha" burro pra garai
Robô
Robô
@@celiooliveira9234
Um dos meus talentos que nunca falei para ninguém é entender várias línguas sem dominar os idiomas só fixo o olhar nós lábios e na linguagem não verbal,às vezes no olhar o meu cérebro faz a leitura no momento, relaciona assuntos,pessoas, lugares,situações,cheiros,imagens e em segundos faço a conexão. Por vezes não entendo a conversa palavra a palavra mas entendo o que a pessoa quer comunicar com muita facilidade chega a ser surreal
Isso é bizarramente impressionante. Uauuu! Genial, n sei pq mas saber disso me deixou animado kapakapakal
Vc não é super dotada, vc é louca mesmo
Uma das que eu tenho é conseguir perceber muito rapidamente padrões e micro expressões das pessoas, além de conseguir enxergar coisas que podem acontecer, como quando alguém vem com algum projeto ou ideias e percebo que não vai pra frente, como se minha cabeça construísse o caminho até a finalização. Tenho alta sensibilidade a pessoas, percebo quando elas n estão com boas intenções, mesmo que seja aquela pessoa “boazinha” pra muitos, dps a “máscara” cai é uma loucura. Guardo pra mim, apenas pessoas MTO próximas e olhe lá que comento. Já é desafiador pensar diferente dos demais, deixar algumas coisas abertas ficaria impossível. Tenho tdah severo, altas habilidades, 136 de qi, espectro bipolar leve e superdotação.
@@alessandralubambo6062 como conseguir se diagnosticar com tudo isso 😮 preciso de fazer esses testes tbm 🙏 help me
Tu não é super dotado, é mágico rss.
Excelente seu vídeo, eu chorei assistindo ele.. Sempre fui muito curioso, tirava as melhores notas da turma nas escolas e percebia coisas que outros não percebia, mas não entendi e nem me conhecia então sofre muito com essas características, fui perseguido na escola por ser inteligente, perdi amigos porque eu via além dos problemas deles e eles me achavam chato intrometido ou arrogante... Fui rotulado por varias pessoas como arrogante.... Me sentia um ET...Sofri muito com baixa estima e graças a busca de auto conhecimento hoje estou melhor e feliz por ver que tem muitas pessoas iguais a mim.
Eu ri, chorei, me afundei na cadeira, mordi os lábios. Mesmo que eu seja uma pessoa que fala e se interessa por todo o mundo, independentemente de qualquer fator e ou condição, mesmo entrando em um boteco para comer um sandubão, comendo espetinho de carrinho, eu já fui chamada e sou vista por muitas pessoas que me conhecem como arrogante. e eu não tenho nada disso, pois creio que não temos o controle de tudo, não sou melhor nem maior do que ninguém, ou seja pau que dá em Francisco da em Chico. Sua resposta me todou bastante. Essa questão da arrogância e eu tenho uma visão de mundo completamente diferente. Sou adepta da Simplicidade porque gosto. Sei lá, acho que estou meio LOST in LOST. rsrs. Há alguns casos no lado materno, especialmente, e paterno. Ótima noite e bom resto de semana. Fique com Deus. Vamos todos ficar berm aqui.
39:00 kkkkk amei saber que é normal isso nos superdotados. Quando era adolescente eu fingia que não sabia dos assuntos pra não me verem como diferente. Tb comecei a usar mtas gírias pq diziam que eu falava muitas palavras difíceis, que ngm usava. Ainda hoje meu marido fala que eu penso estar sempre redigindo uma redação do enem pelo jeito como falo, isso que melhorri bastante sksbds e sobre camuflar conhecimento, eu ainda faço, mas agora é quando vejo que as pessoas estão discutindo algum assunto de forma incoerente, aprendi que muitas vezes não querem saber o certo, apenas debater e se convencer de que estão com a razão, então assisto em silêncio sem me envolver que é melhor pra todos
Uau faz todo sentido para mim tbm comecei a ver vídeos sobre superdotação ontem. Tenho 36 anos e nunca me enquadro em nada está síndrome de impostor me persegue desde sempre kkkkkk. Tenho dificuldade com elogios. E sempre me camuflei nós relacionamentos por medo de ser rejeitado e mais recentemente por entender que as pessoas não buscam a verdade, e sim razão.
@@junioalves9850 dotadão!😁
@@celiooliveira9234 kkkkkk. a boca encheu de agua ai né 🤤!🤔
@@junioalves9850 sabichão! Você entra no incrível rol de uma casta peculiar e declaradamente superdotada do youtube. 👆🤭
@@celiooliveira9234 🙄🙄😂😂😂 o melhor da internet é está interação saudável. Abraço meu amigo. Sucesso em sua jornada percebe-se em vc um QI elevado. Pelo grau de sua resposta já te pontuaria com QI acima de 135. Sucesso.... 😂😂😂
Incrível... detalhou minha vida melhor que mesmo. Kkkk
As pessoas falam que eu sou tão inteligente que aprendo qualquer coisa rápido...e elas se perguntam porque porque minha vida não vai pra frente. Da vontade de responder mas fico quieto.
Qual seria sua resposta? Mas na boa...
@@CassiaSy não sei se eu tenho síndrome do impostor ou TDAH. Mas na hora de mostrar o que sei nunca acho que sou suficiente. Faço muito planos e não tiro do papel e também não quero dividir minha glória com pessoas que não merecem estar ao meu lado no pódio. Enquanto isso vou acumulando conhecimento.
@@noubari304 então vc quer dizer que não quer se sobressair por causa dos outros??? 🧐🧐🧐
@@CassiaSy é uma atitude egoísta da minha parte...mas já sofri muito aqui com a sacanagem de certas pessoas ao meu redor. Eles só me sulgam e eu estou preso a eles por enquanto. Eles ficam me cobrando atitude e eu fico quieto
@@noubari304 Perdão mas não vejo como egoísmo, vejo como falta de amor próprio e/ou medo e insegurança!
Pq mesmo vc dependendo deles, estão te impedindo de fazer seu "corre"?
Pq nada impede de vc continuar quieto e fazendo as coisas que precisam ser feitas...
Falo por experiência própria, tenha uma meta e foque nela, não fale pra ninguém que não possa verdadeira contar!
Pq se não fizer cada dia um pouco, vc estará se auto sabotando e o resultado desse tempo "perdido" é de extrema dor... 😓
Ótima abordagem. Apesar de não ter a superdotação, vc me descreveu 100%. Até o fato de ser vitima de narcisistas.
Eu já sabia que sou asperger com hiperfoco nos estudos. Recentemente suspeito fortemente de ser superdotado também. Quase fui um talento perdido. Graças a Deus ganhei bolsa de estudos num colégio particular, senão, estaria frustrado por falta de oportunidades. Me graduei engenheiro e passei em meia dúzia de concursos públicos. Mas pensando nisso, continuo estudando pra Concursos pra conseguir cargos melhores, como de perito criminal.
46:18 Tenho pessoa Narcisista na família. Quando puder faz um vídeo mostrando o quanto isso pode impactar no desenvolvimento cognitivo de uma criança, mesmo ela sendo superdotada. Obrigado.
Nossa Luciano, este assunto é tao importante. Farei um video sobre este assunto em breve.
Passo exatamente o mesmo
A narcisista da minha família morria de inveja da minha inteligência e me sabotou em todas as áreas. Hoje só quero distância dessas criaturas e me dedicar á tudo que eu quiser estudar.
Aconteceu o mesmo comigo. Me sinto travada e faço terapia para me livrar das ideias que colocaram na minha cabeça que eu não era capaz de nada. De tanta angustia na pandemia, pintei um quadro em apenas um dia somente imitando um vídeo na internet. Até hoje não acredito que fui capaz. Não consigo mais pintar 😞
@@graziellamirandadesouza3911 Exato. Meu pai é narcisista e eu tinha autoesma baixa e muito timida, e ele sociavel, lider e o centro das atenções.
Todas as vezes que ia mostrar pra ele as minhas criações, ele fazia aquela cara de insignificancia e não dizia nada. Qdo comecei a ser convidada pra isso e aquilo, pelo meu potencial, ele não dava permissao. Até pra festinha ele não deixava eu ir. Sendo que eu passei muito tempo sem amigos.
Eu acabava tentando outras coisas, sempre pra um lado totalmente diferente, pra ver se algo seria bom (era otimo, mas ele fazia parecer que era uma merda ridicula) E isso me fez nao dar continuidade em nada na minha vida. E pular fora a cada rejeição ou problema de adaptação e aceitação.
Por isso sou inicialmente muito boa em tudo que proponho fazer, mas não sigo adiante, sempre em busca do encaixe perfeito.
Já o meu pai tem o funcionamento oposto ao meu. Ele é impulsivo, tem uma ideia e começa a executar, sem preparação nenhuma. E seu carisma e liderança natos, pela confiança, faz com quetodos embarquem na ideia dele. E assim ele conseguiu muita coisa na vida.
Ja eu, podia falar a coisa mais sabia e inteligente do recinto, que simplesmente, por ser humilde, as pessoas acham que eu não tenho como ser inteligente. E por não entenderem o que eu digo, por eu pensar muito além e mais profundamente do que as pessoas (até das que ja trabalham com o tema) eles acham que eu invento e falo abobrinha.
Durante o colegial eu fiz o teste com uma amiga que todos achavam linda e cativante. Tinhamos as ideias juntas. Se eu falasse, a classe me tacava pedra, mandava eu calar a boca, me humilhava, me xingava. Se ela falasse, todos compravam a ideia, mesmo que não concordassem, resolviam testar.
😔 Eu não consigo usar minha superlotação (ou mesmo que fosse meus dons comuns) só porque não tenho carisma, não sou alta, não sou bonita, não sou magra. Aqui em São Paulo as pessoas sao muito burras e por isso julgam pela aparencia. E depois que se prova que julgaram errado, não adianta nada. Elas não memorizam o fato, não aprendem com a experiência e continuam julgando pela aparencia. E é por isso que narcisistas fazem a festa aqui em São Paulo.
Até semana passada eu me sentia culpada pq sempre que minha família se reune eu acabo tendo que ir pra um cômodo à parte pq a quantidade de conversas me atormenta, ficava pensando que sou egoísta de não conseguir ficar tanto tempo com eles, até pq se todos se sentem bem juntos pq eu não? Também tenho muita dificuldade em ir em shopping, mercsdos grandes e centros comerciais pq a infinidade de produtos expostos e as luzes deixam minha mente muito confusa, fico realmente atormentada, tendo muitas vezes que sair do ambiente ou ficando até um dia depois com a cabeça cansada se eu passar muito tempo em lugares assim, até cheguei a pensar que tenho autismo mas n me encaixo no espectro totalmente. Essa semana fiquei sabendo sobre superdotação e tudo parece se encaixar, tô aprendendo a aceitar quem eu sou.
Olá, Grabiela Alves, minha cara! Eu cito e sigo o seguinte adágio: "Se você não consegue mudar o mundo, mude o mundo para você". Eu apredi, a duras penas, não deixar que a irrequietude do mundo interfira e abale a quietude dentro de mim. Não veja isso como egoísmo; mas como autopreservação de efemeridades.
Eu sou exatamente assim 😮
De boa, já pensou em TDAH?
É a sensibilidade sensorial. Eu recomendo fortemente o uso de fones de ouvido ou tampões em lugares barulhentos. Ajuda demais! Eu TB limito o tempo que fico em alguns lugares muito cheios ou com muito barulho. Quando começo a ficar incomodada, vou embora. Também ajuda não marcar muitos eventos no mesmo dia, por exemplo, se vc tem dois aniversários no mesmo dia, escolha um só para ir para evitar sobrecarga sensorial. Espero que as dicas te ajudem!
@@dri4315pessoas com TDAH geralmente não se incomodam tanto com essas questões como autistas e superdotados.
Eu achava que todo mundo tinha o pensamento em arborecencia kkkkk
Sim achei estranho isso. Né normal não ?
Minha paixão são as artes e línguas. Sou autodidata em varias coisas. Quando me perguntam o que sei fazer, eu falo, me pergunta o que eu não sei pq fica mais fácil. Eu sei, cozinhar, costurar, desenhar, escrever, cantar, dançar, falo inglês, espanhol, canto varias línguas, sei fazer instalação elétrica, pintar paredes ( adoro construção civil) consertar coisas, instalar equipamentos, aprendo tudo com facilidade, so pelo RUclips, ou vendo os outros, pergunto tudo pra entender, ja mexi no meu carro, na minha moto, piloto qualquer veículo, adoro esportes, ciclismo, natação, jogar tênis. Tudo que vou fazer, faço o melhor que eu posso. Tenho 50 anos, ja reformei sozinha meu quarto, meu banheiro, não tenho tolerância com gente lenta, faço tudo ao mesmo tempo, não tenho auto estima baixa, tenho autoconfiança, mas exijo muito de mim mesma. Eu so saio sozinha pq sou independente, isso incomoda algumas pessoas hahahha Eu poderia passar horas e horas falando. Como sou capricorniana sou hiperativa. Eu as vezes não me sinto parte desse mundo! Adoro cantar Creep do Radiohead quando ele fala, I DONT BELONG HERE! What the hell i am doing here.
Me pareço muito com vc e também sou capricorneana!😊
Tô aqui em looping achando que me encaixei em todas as características, duvidando e lembrando que a dúvida também é uma característica 🙃
Muito obrigada pelo seu vídeo. Você é uma querida, muito carismática!
Seria bom que vc fizesse um vídeo sobre a relação de autodidata e superdotado. Sou autista nível 1 e autodidata e tenho muitas características de superdotação, mas acho que é porque tenho as duas condições de ser autodidata e autismo.
Eu também quero
Como posso fazer o teste? Você foi a única pessoa que conseguiu explicar exatamente o que sinto. Nunca pensei em ser superdotada. Sempre pensei que era esquisita e estranha.
passe com a avaliação de uma psicopedagoga/neuropsicopedagoga
Sem querer lhe desanimar, mas parou para pensar que realmente vc pode ser apenas esquisita e estranha? Nem todos os casos que aparentam ser de superdotaçao, serão (na verdade uma minoria será). Vc pode ser até inteligente (não superdotada), e ser esquisita e estranha tambem! Isso não significa, automaticamente, que eh uma superdotada!!
@@wescorreacostameu deus
@@diorgrl falei alguma mentira???
@@wescorreacosta, você não viu que a pessoa perguntou onde fazer o teste? Não pediu para desvalorizar essa questão para ela.
Hoje eu consigo entender o motivo de tanta curiosidade 😂😂 na escola não entendia por que eu aprendia as coisas sem precisar me esforçar como as outras crianças!
já fiz vários cursos de várias áreas diferentes e consigo ver que minha curiosidade não passa,parece que vc tá falando de mim nesse seu vídeo 😅😅😅 comecei a vir atrás disso depois que minha filha de 3 anos montou um cubo mágico mais rápido do que eu,e está fazendo terapia! Tomara que não passe pelos meus mesmos questionamentos! Eu sofri muito até entender que era diferente demais dos outros!
genteeeee, sou como vc Nara !
Monta um cubo mágico, mas não dá conta de preparar o próprio mamá!😉
@@celiooliveira9234 oq quer dizer com isso? Rs desculpa minha ignorância
@@celiooliveira9234 que ignorância em meu caro!
O conteúdo é ótimo, só é chato toda hora ter que trazer o assunto pra si, eu, eu, eu, eu. As vezes nem no contexto está... Fora isso é perfeito.
Vendo esses comentários aqui, com todo respeito, parece que o Brasil é o país dos superdotados. Quantas pessoas se identificam como superdotados!
Parece aquelas sessões de "regressão à vidas passadas" quando dizem: Olha, vc, na vida passada, era um rei, uma rainha... Ninguém diz: olha, vc foi um criminoso e morreu na cadeia...
Gente, todas essas condições precisam ser diagnósticas por profissionais capacitados. ❤
Exato..eu sou a única aqui nos comentários que não sou superdotada , impressionante
Eu também pensei isso. Ninguém se identifica com os menos dotados.
Começando a me entender, depois de 55 anos. Por isso me sinto sem diálogo com as pessoas , elas falam outra lingua, agora entendo a paixão pelos livros... Quero saber de tudo.. coisa nata em mim, acho interessante, até uma sugestão simples, eu vou atrás pra saber e estudo dias, neste momento estou há uma semana pesquisando sobre super-dotados.... e os processos da neurofisiologia.. Tudo que falou encaixou em mim... Muito obrigada vou buscar um profissional para avaliação.....
Muito obrigado! Tenho 17 anos e só agora descobri que sou superdotado. Finalmente entendi o que eu tinha, o porquê de eu ser tão diferente das outras pessoas. Desde a minha infância fui o "patinho feio" e por eu ser diferente eu me machuquei muito em minha vida. Mas hoje nada me abala, evolui muito! Parabéns! Seu canal é maravilhoso! assim como sua pessoa :)
Esses últimos tempos tenho sentido uma necessidade de autoconhecimento muito grande. Nunca recebi um diagnóstico específico, mas sempre senti que tem algo diferente em mim. Pela minha forma muito intensa de pensar conectando várias coisas ao mesmo tempo, como minha mente processa minhas emoções e todos meus pensamentos mergulham nelas. Eu sinto tudo, e de forma muito intensa. Fica muito difícil separar... É difícil pra minha mente "fragmentar" os pensamentos e viver uma coisa de cada vez, de forma focada. Muitas vezes chega a ser exaustivo... Já me provocou muito sofrimento, crises de ansiedade e depressão. Me sinto um pouco "desencaixada" do mundo às vezes. Raramente encontro alguém que entenda como penso e como sinto... Isso dói. Foi com a esperança de encontrar alguma resposta à minhas auto-reflexões que achei seu vídeo, e assistindo até me emocionei. Te agradeço imensamente por ter dedicado um pouco do seu tempo para compartilhar esse conteúdo conosco. Me ajudou muito a esclarecer certas questões em minha mente, e me deixou mais feliz em saber que não estou só. Que Deus te abençoe, Lorena. Adoraria ter uma conversa com você um dia.
Obrigada Clari. Em breve vou propor atendimento por ai. :)
Me sinto exatamente assim
Tenho tdah severo , altas habilidades, ciclotimia, 136qi e fechou o quadro de superdotação.
Sofri a vida toda pelos meus impulsos, sou muito criticada por não conter as minhas ideias 😮💨 por pensar fora da caixa, rápido demais ou ser intensa ao extremo. entendo racionalmente que preciso me fechar pq as pessoas realmente n querem a sua opinião, preferem que eu seja calango, que aceite as coisas calada, para que ela tenha razão.
hoje tenho me empenhado a sair do ciclo de pessoas que me diminuem de alguma forma. A vida toda me achei estranha, não pertencente e os grupos de pessoas que convivi afirmavam isso com suas atitudes. Vivi muitos relacionamentos de amizades, namoros… abusivos, pq eu fazia de tudo pra que me aceitassem. Sofri de forma extrema por ser diferente e precisei me diminuir pra caber na vida de pessoas.
Demorei anos pra reconstruir a minha autoestima e entender que n tem nada errado cmg, apenas estava em lugares que n me cabia. Hoje estou estudando muito e ficando extremamente feliz com as descobertas que tenho feito sobre mim, principalmente a minha criatividade que descobri ser incrível.
Autoconhecimento me libertou e To amando explorar o que passei anos escondendo. Estude sobre você, coloque seus pontos fortes em pauta. Detalhe em um diário as coisas que você passou e hoje como adulta investigue se vc realmente acredita nos sentimentos que vc nutriu até hoje. As vezes pegamos as lentes que os outros enxergam mundo e aceitamos como verdade, simplesmente por não questionar e nos perguntar se elas são verdades.
Não se ache estranha pq as pessoas ao seu redor são diferentes de vc, isso quer dizer que você é única e isso é massa! Quando você souber quem vc é, ngm mais poderá de ferir.
Não se encaixe na caixa de alguém, construa a sua própria ♥️ fique bem. Autoconhecimento realmente liberta. Procure um especialista, a falta de construir uma lógica pela agilidade do pensamento é facilmente controlada com medicação, caso seja um tdah por exemplo. O pensamento passa a ter começo, meio e fim 🙏🏼
Olá. Eu tenho muita reserva quando observo alguém falando muito de si mesmo. Posso estar enganado, mas não consigo dar muito crédito a quem tem esse comportamento.
581 comentários até agora, todo mundo se identificando como superdotado aqui. Isso chama-se auto referência, não exatamente superdotação. Lembre-se só 2% das pessoas são e todos eles tem uma característica bem marcante, a humildade rs! Vir aqui e se dizer superdotado pode já de antemão te descaracterizar rs!
Eu quero saber sobre esse filmes, vc já fez esse vídeo?
Sim, só de vim falar que é, já é sinal que não é, e a pessoa não entende! Pessoas verdadeiramente inteligentes geralmente não sentem a necessidade de se autoproclamar como inteligentes ou de buscar validação externa para sua inteligência, e se duvidar até fala que não é inteligente! Igual um professorzinho ai acima! E a mulher falou um sinal é a humildade, não escutaram essa parte! kkk
Fale de filmes de superdotado
Incrível como todos os leitores se acham superdotados.
Também descobri adulta que tenho superdotação, após fazer o curso em neuropsicopedagogia... Foi uma libertação saber disso, e me compreender melhor (autodescobrimento)...
Caraca..obgd pelo seu vídeo. Me encaixei em todas as características. Ontem fiz um teste de QI dos da internet e deu 140. Deu 100% em todos em todas as provas.
Me identifiquei com todas as características.
Eu sempre me senti diferente, meio deslocada, então, comecei a pesquisar sobre assuntos de psicologia e aprendizagem.
Um certo dia, nas minhas pesquisas, descobri sobre as altas habilidades/superdotação e me identifiquei muito, mas eu pensei que não poderia ser já que não me acho inteligente o bastante.
Daí certo dia conversando com minha prima, que é educadora, falei das minhas questões e ela, que me conhece bem, falou comigo que eu poderia ter superdotação.
Mesmo eu ainda achando que posso não ser superdotada, me identifico com quase todas as características, elas me representam absolutamente bem, chega a ser assustador em como me vejo descrita neste vídeo.
Preciso fazer uma avaliação para ter certeza se sou ou não superdotada, mas uma coisa eu sei, me sinto e sempre me senti diferente.
A dificuldade é encontrar profissionais especializados aqui na minha cidade.
Ficar nessa dúvida constante me causa angústia.
Na infância não cursei os dois primeiros anos da escola, pq aprendi ler e escrever muito cedo. Com 8 anos aprendi a desenhar muito bem e criava histórias. Aos 10 aprendi a bordar, costurar, tocar violão, andar de bicicleta, jogar handebol, gostava de assistir e ler jornais, amava vídeo game, etc. Tive uma infância muito agitada, já na vida adulta formei em química, pedagogia, hoje sou especialista em Documentoscopia da Criminalística, inclusive digital e trabalho com isso. Sou muito curiosa e tenho baixa confiança. Porém, nunca busquei o diagnóstico, pois sempre me falam que sou "esforçada" e não inteligente. Também não tenho paciência com lugares cheio de pessoas e barulho.
Assisti esse vídeo com uma mistura de sentimento muito grande. De um lado estava eu me identificando com cada palavra dita e de outro estava me sentindo envergonhado, triste, muito ansioso e me sentindo esgotado. Passei toda a minha vida como se eu me forçasse pra baixo, colocando cada vez mais peso em cima de mim, para não ser quem eu era. Na escola, eu fazia o mínimo, ficava sempre muito entediado e ia passear pela escola quase a aula inteira; raramente utilizava um caderno, levava pq parecia adequado. Inclusive, utilizei o mesmo caderno durante todo o ensino médio, só escrevia se o professor fosse fazer alguma avaliação que exigia apresentar o caderno. Nunca estudei para nenhuma prova da minha vida e sempre tirava as melhores notas, do ensino fundamental à faculdade. Nem mesmo para o exame da Ordem dos Advogados eu estudei, pq eu tinha certeza que eu passaria, desde o começo da faculdade. Eu ficava entediado, achava sempre os professores muito ruins e passava mais tempo da aula pensando que eu ensinaria 10x melhor, mas que estava atrasado , pq ele (a), no caso os professores, haviam aprendido antes de mim, por isso estavam dando aula e eu era aluno. Como penso demais e em muitas direções (todas com sentido), desenvolvi um discurso prolíxo, pq imaginava que se eu utilizasse mais palavras, as pessoas me compreenderiam, pq foi isso que eu vi acontecer toda a vida, pra mim era tudo muito simples, mas as pessoas careciam de uma explicação gigante para compreender. Mas, de tudo que eu assisti, eu passei o tempo inteiro pensando que se eu tivesse recebido o estímulo correto, eu seria muito diferente. Eu preferi não viver para pertencer. Eu nunca pude ser emotivo, eu nunca pude ser curioso demais, pq eu tinha obrigação de ser discreto, eu não podia questionar; Mas não há arrependimento, hoje caminho para os 40 anos tendo desenvolvido bem laços familiares, laços de amizade.
Tenho um cérebro em ebulição até hoje e já sou bem velhinha. A situação deve ser difícil para quem convive com a gente.
Concordo com você. É uma eterna inquietação. Sempre estamos tentando fazer algo. As pessoas não conseguem entender. Haja invenções e projetos.
o mais incrivel é descobrir que não sou retardado por querer aprender de tudo a toda hora e me interessar por tudo a todo segundo, que me faz refletir e pensar e ter momentos introspectivos e filosóficos sobre a vida em momentos que a maioria das pessoas ta mais interessada em desligar o cérebro....sério, teve um momento da minha vida que eu tive que até mesmo reduzir a extensão do meu vocabulário porque na adolescencia, não parava de ouvir piadinhas do tipo: "nossa, comeu sopa de letrinhas hoje, né ?"
parabéns pela exposição e por ajudar na conscientização, espero que ajude a vida de pessoas assim a serem mais tranquilas e felizes! (principalmente no quesito auto-aceitação)
Eu já quase fritei o meu cérebro pq não conseguia desligar os pensamentos que chegavam em ondas a todo momento e altamente criativos. Me ajuda muito no trabalho mas minha vida social é uma desgraça. 0 amigos.
@@brunob.7792 pois é, temos isso em comum também, não faço amigos tao facil justamebte por as vezes pensar demais e agir de menos 😞
@@brunob.7792 Vamos ser amigos?
Estou começando a me conhecer agora nesse sentido e tô me sentindo completamente sozinha...tipo entendendo pq me sinto um peixe fora d'água 😢
@@rafaelely sorri qdo li a parte do "comeu sopa de letrinhas hoje" rsrs foi engraçado, nostálgico e gostoso voltar nesse tempo ✨
@@CassiaSy hahahaha é, foi uma época boa mesmo
Não sei seu nome mas fiquei muito grato a você hoje, descobri recentemente que sou superdotado e fiquei muito decepcionado e deprimido porque a primeira coisa que veio na minha cabeça foi que se eu soubesse antes poderia ter tido uma vida muito diferente da vida que tive, e te ouvindo me veio milhões de pensamentos de como transformar minha vida hoje em uma vida muito mais interessante, aqui vai minha primeira impressão de quando tive meu primeiro contato com minha realidade ="Hoje estou com 70 anos acho que foi a melhor entrevista que já assisti na minha vida, me identifiquei com muitas situações abordadas pela Dra Olzeni, sou de uma familia grande tive 10 irmãos que sempre me trataram diferente sempre dizendo que eu era o mais inteligente, até hoje falam fui o mais inteligente, e de que adiantou? só tenho amizade com minha irmã mais velha e todos os demais se afastaram, casei 4 vezes sendo 3 com a mesma mulher (mãe dos meus dois filhos), fui pai e mãe dos meus filhos, trabalhei na Petrobras e pedi demissão, trabalhei no BBrasil e aderi ao PDV, morei anos nos EUA como imigrante ilegal, procastinei pra caramba a vida toda, me considero fotógrafo porque acho que é a única coisa além do xadrez que eu realmente gosto, e eu soubesse disso quando era criança com certeza minha vida teria sido muito diferente, pelo menos agora entendo melhor porque não durmo mais que 3 horas, e com certeza seria muito melhor eu morrer sem saber que tudo que vivi de ruim poderia ter sido evitado..."
Meu nome é Lorena. Me alegra saber que encontro algo útil para você por aqui. Continue por aqui que trago novidades esse mês.
Bem interessante esse assunto, eu sou professora de crianças e é essencial perceber quando há criança superdotada na turma, pois às vezes eles são discriminados pelos professores e colegas por falta de conhecimento. Obrigada por essas informações!
Pode explicar melhor pfv sobre como são discriminados sendo que são super dotados?
@@CassiaSy não tem a atenção devida, nem os estímulos necessários, são obrigados a ficarem em turmas de acordo com a idade, mas muito aquém da capacidade deles. Há também falta de compreensão por parte dos professores e colegas, que acabam não fazendo muita amizade com essas crianças. Infelizmente há também inveja, e sofrem bullying e coisas do tipo.
@@leilavieiramussarra5466 agradeço pelo retorno mas se não se importar, por gentileza, gostaria de saber mais, por exemplo quantas crianças tem na sua turma que pensa que são e oq te levou a chegar a essas conclusões que comentou sobre os acontecimentos?
Nooossaaa! Realmente, não consigo imaginar que eu seja uma superlotada rsrs Mas ao te ouvir falar, parece que vc me conhece e está se referindo a mim!!! Sempre 😊❤
ver o mundo de maneira diferente, estar num ambiente que nem sempre é confortável e parecer que todo mundo é diferente de vc
É assim que eu me sinto kk
Recentemente fui convidada pra cozinhar pra uma família muito rica, inclusive ele é francês, e fui de boa, nunca tinha cozinhado, fui porque o valor que iam pagar era ótimo, aí fiquei por vários dias, fiz cada prato que eu mesma surpreendia. Sem ver receita sem nada, coloquei a foto de pratos no cardápio e pronto, era esse meu guia
47:10 quando criança perdi o interesse na escola pq não sentia que me encaixava e pq não sentia que era um ambiente bom pra eu aprender, faltei dois meses direto e voltei pensando que estava rodada por isso, mas passei com uma das melhores notas da turma. Depois de adulta a síndrome do impostor e perdas pessoais fizeram eu desenvolver extrema falta de confiança nas minhas capacidades, o que fez com que eu largasse o curso de medicina faltando um mês para fechar o segundo semestre, basicamente restando apenas as provas finais. Eu pensava que não iria conseguir e estava muito frustrada pela minha nota em algumas cadeiras, duvidadava de mim a todo instante. Hoje percebo que eu estava indo bem, poderia ter continuado, mas td bem, devo voltar a estudar ano que vem
Quando tô acordando ou cansado e fecho os olhos consigo enxergar o ambiente que estou com nitidez, até maior do que quando de olhos abertos. Acho isso uma loucura, mas é muito interessante. Tanto é que fico um tempo de olho fechado olhando tudo. Não é lembrar ou imaginar, é ver mesmo.
É inacreditável como parece me descrever. Parece que é um arco íris no meio de um furação, realmente é extremamente cansativo tentar se enquadrar, venho fazendo isso faz tempo, acabei de fazer 35 anos, as pessoas não conseguem entender, já passei por várias áreas de conhecimento, uma época da minha vida esmiucei livros sobre ciência, física, astrofísica, astronomia, história dela em geral. Ainda gosto muito, mas depois passei para a literatura crítica, me encantei com José Saramago, vi os filmes, li os livros. Uma coisa bem interessante, quando aprendo algo, parece que conseguimos capturar o encanto da pessoa pela área dela, então quando escuto o José Saramago, parece que estou vendo através dos olhos dele, quando vejo vídeos do Richard Feynman, sobre física, era como estar na mente dele. Dediquei três anos da minha vida ao mercado financeiro, sou da área de TI, tem 12 anos, mudei para o Ceará, e estou imerso em aprender sobre Agrofloresta, e vem tudo em conjunto, saio da frente do computador, vou limpar o galinheiro rs. Na minha cabeça não existe distinção no conhecer, posso saltar da física para a agricultura, dela para artesanato, sem barreiras. As pessoas ao meu redor se assustam, e acabam dizendo que não irei fazer nada direito, mas, um exemplo, um pedreiro fez um serviço aqui, fiquei insatisfeito, aprendi a colocar revestimento no banheiro, e acabei fazendo melhor do que ele que tinha anos de experiência, então sei que não é assim. Ufa rs, vivo tudo intensamente, é um turbilhão, já cheguei a fazer testes online, minha pontuação ficou entre 120 e 135, mas eu realmente queria fazer com um profissional, mas tenho muito receio. Parece que se descobrir que não faço parte, não sei se isso é normal, vou acabar me frustrando.
Que descriçao incrivel Lucas 🥰🥰. Estes testes de internet nao sao fiaveis. Nem vale a pena perder tempo. Sua descriçao fala bem mais de vc que eles. Se sentir necessidade de passar os testes vale a pena procurar alguem qualificado ☺️. Em breve vou propor acompanhamento ai no Brasil. 😉
@ muito obrigado 😍. Esse é o primeiro vídeo seu que eu vejo, e realmente dá pra entender que um simples teste, que dá um número, não contempla tudo. Uma vez eu consultei com um psicólogo, mas não rolou química, de deixar ele me testar, é uma sensação super estranha, queria um profissional com um nível de sensibilidade maior. Vai ser um prazer, um dia, fazer uma consulta com você :)
🥰🥰 obrigada Lucas. Em breve ☺️
Já fui diagnósticado por um profissional com QI de 142. E assistindo seu video, eu me identifico com tudo.
Seja bem-vindo Carlos!
Lorena querida!
Descobri seu canal hj, navegando pelo RUclips, e justamente no momento que eu acabara de chegar de um passeio onde não consegui me identificar com quase ninguém. Saí na expectativa e voltei mais frustada do que relaxada. Neste vídeo e naquele que fala das 40 características de um adulto superdotado, vc relata 99% do que passo e já passei durante toda a minha vida. Que alívio me deu em descobrir tudo isso. Me identifiquei com quase todas as características, com exceção de apenas 1.
Estou maravilhado com tantas coicidencias comigo😂😂😂
Sempre me sentia um pouco louco,. . . .mas agora vejo q nao estou sozinho😂😂😂😂
Meu Deus !!!
Obrigado Lorena, obrigado Deus
Pela oportunidade ndo esclarecimento. . . . . . .. ja fiz mais de 10 compartilhamento para me esclarecer e ajudar outros me entenderem. . . ..🙌
Várias profissões, eu Não consigo me imaginar tendo apenas uma profissão 😅sou pedagoga, Letras, neurociência da aprendizagem, psicopedagogia, estudo psicanálise é Direito, já fui empresária, cozinheira....
Perfeito Idiana!
TMJ então kkkkk
Kkk é tipo eu..
Eu também! 😂
to cm vontande de chorar assistindo esse video, dar uma alegria tao grande quando vc encontra outros iguais a vc, que so pelo sorriso vc ja conhece
Meu Deus agora tudo faz sentido 😮. Estou chocada. Eu sou assim. Até a parte de sofrer com abuso de nascisista. Muito obrigada pelo seu trabalho 🙏 é muito precioso e acrescenta muito valor ❤
Não pertenço a esse grupo, mas ajudou muito. Conheço algumas pessoas bem próximas que tem alta sensibilidade em alguns dos 5 sentidos e são rotuladas de frescas. Hoje vi que não são. Existe mesmo pessoas diferentes nesses sentidos.
Muito bom eu consigo gostar de todos os assuntos inclusive sendo muito bom em tudo o que eu me dedicar e consigo aprender tudo sozinho e com eficiência. Estudo desde história geral a Mecânica Quântica, nunca fiz curso de idiomas e aprendi sem cursos inglês, francês, latim, aramaico, alemão... Me vi inteiramente nas suas falas e bateu em praticamente tudo comigo. Sempre soube que eu era diferente dos demais.
Sue legal Augusto, se estiver no Instagram segue meu canal francês tbm 😉 @metier.quete.de.sens
Deixe de mentir, rapaz!
Aprendemos na interação!
Embevecido!👆😉📣🍼
Eu sempre penso no que ainda está por vir, pois tento dois adolescentes que desde cedo faziam muita polêmica com tudo... agora posso estar mais tranquila pois a adolescência deles ja passou praticamente!
Muito obrigada por este vídeo maravilhoso e esclarecedor!!! ❤
Parabéns pelo canal! Acabei encontrando seu canal depois de investigar o diagnóstico com a minha psicóloga. Já faz 8 anos que passei na seleção da Mensa e somente agora estou começando a acreditar que provavelmente sou superdotado mesmo.
Ah, e acabei de descobrir q meu primeiro namoro foi com uma narcisista perversa. 😅
Em relação a crise da adolescência, nunca vou me esquecer que, quando criança, fui na pediatra e ela perguntou "tudo bem?" E eu respondi "se estivesse tudo bem eu não estaria aqui, né?"
Costumava a pensar que a 47:39 inteligência não é tudo; como uma pessoa inteligente não consegue evitar o sofrimento, rs. Tenho 52 anos e ainda aprendendo sobre minha vida. Estou com sede de conhecimento sobre superdotação; quanto mais me aprofundo, mais me identifico. Parabéns pelo canal!
Oi Suzana! Me alegra saber que o conteúdo aqui enriquece a sua vida. Sinta-se bem-vinda por aqui ❤️
Muitas características das quais você falou coincidiu comigo , e às vezes me acho diferente dos outros . Na realidade sempre me considerei na infância uma pessoa dentro dos padrões normais , mas com o passar do tempo e em fase adulta já , fui percebendo que consigo captar muitas coisas e antecipar e prever determinadas situações , enfim não sei se sou um superdotado , mas pelas explicações do vídeo praticamente boa parte coincidiu comigo ...
O meu filho meu pai e minha filha menor sao super dotados, meu filho e meu pai. Sempte foram isolados, mto triste, mto calados, incompreendidos, minha filha pequena é mto desenvolvida na fala e no aprendizado desde 1 ano, ela ja fala pelos cotovelos, com uma performance incrivel em tudo que deseja fazer ela faz com primor, ela conta estorias incriveis e aprende so de ouvir, minhas mocinhas sao tbm consideradas mto inteligentes , na escola onde estudaram sao mto conhecidos
Esse tema me deixou um tanto quanto curiosa sobre, principalmente sobre mim. Quando criança nunca fiz a pré escola, minha mãe aos 5 anos me levou no colégio e lá me pediram para eu provar que sabia ler e escrever, fiz a prova, então, fui matriculada no colégio, um anos antes dos outros colegas. Na aula na primeira série a professora chamou minha mãe para falar que eu não anotava as coisas no caderno como as outras crianças, e eu disse que não sentia necessidade já que tudo estava na minha cabeça, e eu lembro de fatos da escola, professora, das aulas, tudo nítido na minha memória. Com 7 anos tocava piano, aprendi a toca violino sozinha aos 10 anos. Sempre me senti deslocada no âmbito de amizades porque sempre achei meio fútil o assunto abordado pelos amigos, então desde então tenho como meus melhores amigos pessoas dos 60 anos para cima, aos quais consigo ter uma conversa mais elaborada, não que não ame meus amigos da minha faixa etária, tenho empatia e amor por eles mas sinto falta de algo a mais. Fiz duas faculdades ao mesmo tempo sendo que uma era area exatas e outra odontologia e trabalhava também, não precisava ficar me matando de estudar e atualmente sou uma cirurgiã. Gostaria de saber se tenho alguma neuro-divergência, ou sou sortuda kkkkkk
Também adoro o tema "inteligência emocional"
Mas minha acuidade visual não é boa, nasci com alta miopia, com perdas significativas ao longo dos anos, e, hoje estou com visão subnormal, embora tenha os demais sentidos bastantes aguçados! Tenho muiiiita empatia, consciência aguçada e muita sensibilidade, mas embora eu tenha uma percepção grande de tudo que acontece a minha volta, inclusive, os mais variados ruídos, que me cansam, bastante, consigo me concentrar!
É, sou muito humilde e baixa alto confiança, mas meu senso de justica é deveras acentuado! Tenho mesmo a constante sensação que não sou desse mundo! Questiono até, se não tenho algum problema rsrs!!!
Sobre antecipar assuntos, por estar lá na frente, também vivencio o tempo todo! Sou perfeccionista ao extremo, nem gosto de ser assim, pois sofro muito e é dificil com as pessoas desligadas!
O altruísmo, afetividade e os mais velhos também!!😮
Por ser muito generosa, as vezes tenho a impressão que algumas tentam se aproveitar disso!
Acho que vou procurar uma neuropsicologa para fazer os testes!!
Muito bom ter te encontrado!! Obrigada
Até o próximo vídeo!!
Lendo os comentarios de seus videos, percebi que o Brasil está cheio de superdotados!! Que a superdotaçao, em todo o lugar do mundo, eh exceçao, mas aqui no Brasil eh regra! E o pior: o Brasil esta cheio de superdotados incompreendidos e que se descobriram superdotados por conta propria, sem nenhum exame por parte de um especialista ou sem nem ao menos fazerem algum teste que comprove a superdotaçao deles! Brasil realmente eh um pais maravilhoso! Ate nossa populaçao eh formada, em sua maioria, por superdotados!!!
Né?
Os comentários desde tipo de vídeo são sempre absolutamente curiosos: é curioso como o ego e a emoção sempre fazem parte da equação... Todos se encantam com a beleza cativa do prefácio e querem se tornar personagens do romance sem sequer conhecer a próxima página....
Nossa! Obrigado por esse vídeo. É difícil viver num mundo cheio de coisas incríveis e ao mesmo tempo com tanta maldade, que muitas vezes inibem a nossa maneira de ser. Poucas pessoas entendem o que é pensar em muitas coisas ao mesmo tempo, criar o tempo todo - o que voltei para coisas relacionadas às artes: estudo de músicas complexas, escrita e desenho - sempre autodidata :), se importar com tudo, querer ficar isolado pra não incomodar o mundo com ideias diferentes, não se achar melhor que ninguém, sensibilidade, senso de justiça, e muitas outras coisas. Isso de falar sobre um assunto com pensamento lá na frente também, é bem frustrante. Nossa! Eu me reconheci em muitas coisas que você exemplificou. Sempre busquei o autoconhecimento. Ainda procuro entender mais sobre minha personalidade e como conviver com o mundo. :) Obrigado por esse vídeo.
30:00 😍 Sobre "Capacidade de Maravilhar-se": me emociono com belas músicas, já cheguei chorar de emoção ouvindo Lady Laura (Roberto Carlos), Serenata (Amado Batista), Festa no Interior (Gal Costa), Chiquitita (Abba) 😭🤩😄😭😄
Chorei muito vendo esse vídeo! Lorena, eu tenho 21 anos e não encontro plataformas e lugares onde eu possa fazer teste para superdotação no meu estado (SP). Você sabe onde posso encontrar quem faça o teste? Seria interessante fazer um vídeo sobre ;)
Lanay, me manda uma mensagem pelo direct no Insta ou Facebook que te dou as instruçoes.
Só o fato de você desconfiar que é super dotada já é um forte indício que você é. Se você tem poucos amigos e discorda de quase todo mundo e tem a sensação de que a maioria das pessoas faz coisas sem sentido, já é um indício de estar deslocada e com uma inteligência interpessoal comprometida e isso é uma das características dos academicamente superdotados. Faça o teste, todavia digo que um teste é muito superficial para mensurar todo o seu potencial.
Muito bom seu vídeo, também gostaria de saber onde posso fazer o teste. Minha filha é superdotada e eu me identifiquei muito como seu vídeo e sou artista.
@@inauditocanal2136 sempre fui assim,interessante.
Não sei se sou , mais sempre me senti deslocado no mundo , quando comecei a ver vídeos sobre o assunto comecei a me identificar , então tentei desacelerar para entrar no ritmo dos outros , estou superando como muita coisa melhorou em minha vida
Meu deus 😱 tava a 4 anos em uma crise existencial gigante, tentava me decifrar todo dia e não conseguia achando que o por que deu parecer excepcional mas não me achar, achava que alguma coisa tava errada, que as pessoas estavam erradas, mas tinha alguma coisa de diferente comigo. Muito obrigado ☺️
Por nada Luan :)
Vi esse vídeo e aquele das 40 características do superdotado…parece que ela sabe minha vida inteira! Ela ditou TUDO! Como me sinto, o que eu faço, minha infância…absolutamente tudo que é parte latente da minha personalidade
Sou diagnosticado com TEA, mas acho que também tenho super dotação, poderia fazer um vídeo que mostrasse a similaridades e diferenças entre o TEA e a super dotação.
procura o canal espectrando consciente, lá fala sobre as diferenças e as similaridades, bem como quando ocorre da pessoa ter a dupla excepcionalidade, que é AH/SD com Autismo (mas não necessariamente o autismo, pois pode ocorrer com outros transtornos como tdah).
a autora do canal é autista
Danielle, chorei muito assistindo seus videos e da Dra Olzeni. Esses videos apareceram recentemente no meu feed e, por curiosidade, maratonei alguns. Foi como se narrassem toda minha vida. Tenho 54 anos e só o que faço é me adaptadar ao mundo e, apesar da idade, ainda me sinto perdida. Eu me saboto, me escondo, me camuflo, mas o que me move é a curiosidade, a vontade de aprender e resolver problemas. O que me encanta nesse mundo realmente são as pequenas maravilhas, a beleza do céu e da natureza, os afetos, a música. Ninguém do meio em que convivo me entende e, depois de muito tempo, percebi que o melhor é silenciar, porque se falo o que passa na minha cabeça, passo por exibida, soberba. Sou engenheira civil e além de tudo isso, ainda escolhi uma área predominantemente masculina, a construção civil. O desafio nessa área nem é tanto pela atividade em si, mas pelo meio social que ainda não reconhece a mulher com a mesma condição que o homem. E para coroar todo esse caos, ainda não encontrei ajuda psicológica que me ajudasse. Diagnóstico de ansiedade, depressão, terapia não ajuda porque alguns terapeutas não acompanham meu raciocínio (eles não percebem isso e me afasto porque não consigo atingir um nível aceitável para mim de troca de ideias). Procurei neurologista do plano de saúde achando que era TDAH, mas não sugeriram superdotação porque percebo que para identificar essa condição, é necessária um tipo de profundidade de análise que não existe nos planos de saúde e encontrar um profissional que consiga identificar é uma agulha no palheiro.
Me alegra saber que esse conteúdo tocou você Marcia. Sinta-se bem vinda por aqui. No próximo dia 19 vou liberar uma aula gratuita, penso que é do seu interesse. Aperte aqui para reservar o seu lugar >> cerebroemebulicao.com.br/aula-gratuita/
Finalmente me sentindo compreendida e acolhida. Agora tudo faz sentido. Muito obrigada! Gabaritei todos os pontos e só agora, com mais de 40 anos eu me sinto fazendo parte de algo que faz sentido e explica essa pessoa que sou.
Olá! Dra Lorena, sou pedagoga e neuropsicopedagoga, encontrei o seu vídeo porque estava procurando mais informações sobre a superdotação, pois, na neuropp, não fala muito sobre isso, aborda muito mais os transtornos e pessoas neuroatípicas. Assistindo o seu vídeo tive a impressão que a senhora estava contando a minha história de vida. Somente após os 40 anos de idade, consegui me descobrir por causa da formação de neuropsicopedagoga, até então, foram anos muito sofridos, com bullying , anulações, frustrações e perdas. Obrigada por dedicar seu tempo. Estou assistindo o 2° vídeo, e já me identifiquei novamente. Hoje tenho um pequeno canal no RUclips, que ajuda mães atípicas. Bjs obrigada.
Aaaiiiiiiii gentiiiiiii, me reconheci neste video. Acho que sou superdotadinhuuu. Como sou inteligente. Sou fracassado, não ganho nem 5 mil por mes, mas sou superdotaduuu!! Aiiii gentiiiiiiiii
Muito obrigado pelo vídeo! Sempre me achei diferente, mas o que me confundia era que na minha infância eu e meus irmãos eramos todos DIFERENTES, o que me confundiu muito, na minha inocência, de início ser como eu sou, era uma característica de todos em minha Volta.
Parabéns pelo trabalho. Fiz minha inscrição e deixei o meu like. ❤👏👏👏
Gostei da tua diversidade: costura, imobiliária, cosch
Você teria indicações de livros sobre superdotação para lermos? Obrigado pelo conteúdo compartilhado!
Não tenho como comentar…..vc me descreveu completamente!
O interessante é que nos comentários aparecem milhares de "superdotados".
Vc se identificou com as características dos superdotados?
simKKKK pode ver em todo o vídeo sobre o assunto
😂😂😂
Estou com 38 anos e passei a minha vida toda ouvindo todo mundo dizendo q sou inteligente. Sempre rejeitei isso pq pra mim eu estava sendo apenas eu mesmo . Sempre consegui bons resultados na vida como ganhar bolsa de estudos pra ir morar e estudar no japão , passar em vários concursos públicos federais na minha profissão (caixa econômica federal , petrobras , chesf ). passei em primeiro lugar para o concurso de engenheiro civil da caixa econômica federal , onde estou trabalhando hoje aqui no piauí .. já fiz provas de ironman , sempre consegui bons resultados no esporte e em tudo que eu quis fazer na minha vida .. enfim a minha vida é marcada por essas coisas.. mas nunca aceitei q fosse alguém especial .. porém, agora estou olhando pra trás e percebendo q sempre vivi em estado de solidão justamente pq nao consigo encontrar pessoas q pensam igual a mim ou tem os mesmos interesses ou profundidade de interesse . cheguei a me emocionar quando você falou sobre a solidão , pois nesse vídeo você resumiu toda minha vida .. talvez eu não quisesse ser assim e estaria tudo bem se eu fosse uma pessoa leve e comum como todas as outras pessoas.
nunca fiz teste de QI com um profissional , mas esses q já fiz pela internet sempre dá superdotação ou QI acima da média .
Um abraço, que Deus te abençoe e obrigado por ajudar para que a gente nos conheça melhor como seres humanos
Tenho a impressão que meu marido é superlotado. Ele tem memória cronológica dos fatos. Não se esquecendo de qualquer fato de sua vida. Tem hipersensibilidade sensorial. Tem todas estas características mencionadas. Inclusive tem uma doença crônica que não o limitou. Até o impulsionou. E a Ansiedade cognitiva é sua maior dotação. Não dorme. Só de manha. Durante 4 horas no máximo.
Coloca uma porta nele ai certeza que a superlotação sai
@@είμαιόμορφος-γ6ξ é o corretor que faz isso
Interessante este ponto do relacionento profissional ou não com adultos!
❤️
Fiz um teste de QI aos 35 anos, porém em um momento emocional péssimo e com profissional não especializado em ah/sd; estou me identificando com as características mencionadas nos vídeos deste canal. Meu resultado no teste ficou em um QIT de 123, memória e velocidade de processamento percentil 95%. Mas minha hipersensibilidade e muitas outras questões foram ignoradas; por isso gostaria de ver um vídeo sobre os erros nas avaliações dos superdotados e o que fazer quando isso acontece. No meu caso vou ter que refazer todas as baterias de testes.
Natanael, entra em contato comigo pelo Insta ou Facebook sobre este assunto. Vale a pena conversarmos sobre isto. Tem profissionais legais que atendem a distancia☺️. Mas farei um video sobre o assunto tbm.
@ como faço para ser atendido à distância? moro no interior da Bahia.
Pare com essa fixação carola, amigo!
Não se apegue; NINGUÉM é completo. Somos seres inacabados.👆😉📣🍼🎈
Puxa, eu me encaixo em várias colocações que você tem mencionado aqui, mas não tenho a mínima ideia do que realmente acontece comigo. Eu sempre tenho uma falsa impressão de que, as pessoas me acham metido, egoísta e as vezes egocêntrico. Eu tinha uma certa dificuldade de entender o porquê de muitas pessoas me verem dessa forma. Eu sofro um pouco com isso, mas comecei a assistir alguns vídeos que relatam sobre a superdotação e aos poucos estou me encontrando. Isto aos pouco está amenizando a minha dor. Professora, obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco e de ter tamanha sensibilidade! Que Deus a abençoe com todo poder de proteção e graça. Muito boa tarde!
Vídeo especial, didática abrangente, lúcida, coerente e encorajadora. Obrigado!
Obrigada Tiago :)
Meu pai amado!
Tudo que vc falou eu me vejo desde criança. Mas infelizmente não fui estimula por meus pais.
Descobri meu TDAH através do diagnóstico do meu filho.
Tenho problema com socialização. Sou bem intensa nas minhas emoções, aprendi fotografia sozinha, tenho sensibilidade em vários âmbitos. Som, luz etc me deixam cansada. Intuição aguçada. So consigo ter afinidade com pessoas que tenham os mesmo gosto que eu. Tenho tbm o hiperfoco para as coisas que eu gosto. Se me interesso pelo assunto mergulho nele em 1 semana respondo qualquer resposta sobre rarsrs
Sempre me senti estranha é esquisita 😂 ate hj. Escola para mim era tortura, cansativo e maçante, exceto para coisas que eu tinha interesse. Entre outras inúmeras coisas.
Oi Lorena, vc é maravilhosa! Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento, pois apesar de atuar na área da Educação, confesso que meu conhecimento era muito básico a esse respeito. Porém, parece que um mundo de oportunidades está se abrindo para mim a partir de agora, com 46 anos estar me descobrindo com todo esse conjunto de características descritas aqui. E assim como vc, minha busca se iniciou com o intuito de compreender meus filhos que eu supunha terem indicativos de superdotação e, neste processo, percebi que eu sou assim e ainda não estou acreditando...tem algo errado! Mas ao mesmo tempo isso explica MUITA coisa em minha trajetória. Preciso consumir urgentemente mais desse tema e reorganizar meus pensamentos sabotares, minha auto aceitação e minha autoconfiança. Vc já está atuando como coach? Bj e um abraço super carinhoso pra vc.
Obrigada por partilhar. Tive diagnóstico tardio de autismo e entrei em hiperfoco antes mesmo do diagnóstico (fiz meu autodiagnóstico) e fui em busca da validação por profissionais, fiz a avaliação Neuropsicológica, mas estava muito debilitada na época, fui fazendo as intervenções e com um mês tive alta do neurologista de uma depressão/grave, na verdade eu não tinha depressão, era as crises do autismo, o neurologista não entendeu minha evolução tão rápida. Em 5 meses minha vida se transformou, comecei a atuar na minha área, e continuo em hiperfoco, essa semana desconfiei que tinha AH/SD, assistindo seu vídeo me enquadro 100%. Gratidão imensa ❤ demorei 39 anos, sofri muito por isso!
Nossa, eu tbm tive uma mãe narcisista , meu pai era alcoólatra mas me tratava com carinho na maneira do possível. Mas meu pai faleceu muito jovem, e tive um padrasto tbm narcisista. Roubaram a minha infância, minha adolescência, minha identidade. Sofri violências fisicas e mentais desde 8 anos de idade, só não sofri abuso sexual , mas apanhei e sofri muito.
Parabéns! Muito
bem explicado,esmiuçado,
exarado didaticamente!
Vibrei!
Obrigada ☺️
Eu comprei um par de tênis, pouco tempo de uso ele abriu o solado, pra não jogar fora comprei um par de sandália havaiana, cola. Raspei os dois, colei - os e retirei as arestas, não só recuperei o par de tênis como ficou mais macio como mais alto alguns centímetros.
Criatividade.
Esse cara sou eu.
Gratidão.
Sinto que o mundo e o meu corpo não acompanham meus pensamentos. Isso me dói muito por que eu não consigo fazer tudo que gostaria
Vivo em constante sentimento que não pertenço a esse "mundo".
@A Tiny Shiny Light sim,trago nos quadros da minha memória "fotográfica "mágoas que o tempo só me faz relembrar com simplismente a atualização das mesmas dores de sempre e isso me mata.Quero muito conhecer algum grupo de humanos que não sejam robôs.
Nossa!! Sempre me achei diferente dos outros: em opiniões e ações, ás vezes censurada , por saber mais de qualquer assunto: e querer fazer o que nunca tinha feito antes : também acharem que sou boba e se enganarem com minhas atitudes..com esse vídeo passei a conhecer_ me melhor...Abraço bem forte.
Sinto pelo que aconteceu com você Maria. Sinta-se bem-vinda por aqui.
Oi. Existem estudos sobre como a superdotação se relaciona ao transtorno bipolar?
Thatyane, certamente, mas nao conheço. Ja li algo uma vez de uma autora suissa. Acho que eles realizaram estudos sobre este assunto.
Thatyane, eu acho que me enquadro neste caso. Não encontrei nenhum estudo concreto. Só citações mesmo. Se encontrar me fala por favor?
Tenho um filho autista de alto funcionamento, pesquiso muito sobre o tema. Nunca li nada que relacione bipolaridade com superlotação... Normalmente transtornos mentais estão associados com outras comorbidades, e após muito estudar eu considero a superlotação uma comorbidade, as pessoas talvez não enxergam como comorbidade talvez por que o ego chega antes da razão.. tire o ego da equação e trate a possibilidade de forma pragmática que uma cortina se abrirá para vc...
Mais uma que chorou com o video 🥲 como dói todo esforço de adaptação
Pelos comentários essa porcentagem está errada, pelos comentários 100% são superdotados.
Eu tô entendendo muita coisa de mim. Com essa explicação muitas coisas clarearem pra mim. Em relação a mim e só meu filho.
Compreendo Maria!
Pode falar de superdotação em situações de trauma e violência familiar, por favor? E também se existem estudos falando da relação entre superdotação e videogames?