Sou atirador desde os anos 90. Naquela época, muitas pessoas limpavam armas com querosene ou mistura de querosene e diesel. Lubrificava-se com óleo singer e similares. Eu mesmo sempre preferi usar apenas wd40, pois ajudava muito em dissolver resíduos de pólvora e chumbo, e já lubrificava. Eu sempre usei um compressor de ar para retirar os excessos de óleo e sujeira também. Enfim, tenho armas há mais de 30 anos sempre usando wd40 e nunca tive problema algum, mesmo as com peças em madeira.
Pessoal,me perdoe a ignorância,mas têm alguma diferença na escolha do uso do WD40? Tipo qual comprar (Anticorrosivo/Desingripante/Lubrificante) Ou qualquer WD40 serve pra limpeza de pistolas? Eu digo isso porquê estava usando um produto que posteriormente descobri que contém óleo vegetal em sua composição,o que oxida os componentes internos á um certo tempo,daí queria começar á usar o WD,porém não sei se posso pegar qualquer um.
Tenho uma espingarda Boito II , faz 20 anos que uso somente WD 40, está praticamente nova. Tenho uma G2C a três anos estou fazendo a mesma coisa também está cumprindo seu papel, estou satisfeito.
tenho uma duvida sobre os nomes que da marca q tem no cano, o wd 40 tira esses nomes e desenhos? e se tem wd40 diferente pq vejo 3 tipos de vidro escrito wd40
@@donguedescasa2291 Bom dia! Eu uso o WD 40 tradicional, limpa, desengripa, lubrifica, etc, todo este tempo que uso, não notei que ele causa algum dano na arma em suas marcas.
Bom día. Parabens pelo video! WD 40 é usado pelas forcas armadas do Chile ex,pela policía militar Chilena tambem! Eu ganhei uma Rossi 4,5 mm em 1987,meu Pai tinha varias armas! Um irmao da minha mae morava nos EUA e sempre trazia Caixa de WD 40 é nunca tivemos armas oxidadas! Tive uma Browning A 5 no Chile por 9 anos,sempre usei para caça na chuva! Sempre usei so WD 40 e arma nunca oxidou.
@@ShooterBr me disseram uma vez pra mim espalhar tbm óleo Singer em todo o corpo do revólver, isso é eficaz ou desnecessário? No meu caso eu pulverizo WD40 na arma toda já...
Na minha experiência, sempre limpei minhas armas com querosene e óleo de motor (principalmente sintético), uma vez coloquei wd40 na vareta extratora do tambor do meu rossi 357 ciclope, e atirando, a fuligem do resto de pólvora com o óleo acabaram por travar o tambor na linha de tiro. Sendo resolvido quando limpei a arma com querosene. Então não uso mais wd 40 na parte móvel do tambor. Excelente vídeo! Parabéns 🎉
Dei sorte então, deixei a minha QGK BLACK EDITION apenas com óleo de máquina por cerca de 2 anos dentro de uma capa de violão pois fiquei estudando em outro estado e ficou perfeita, sem nenhum ponto de ferrugem 🙏😅. Agora comperi uma Dione 5g e não vou dar mais esse vacilo kkk
Boa tarde shooter BR. Sou cac e um grande admirador do seu trabalho, seus vídeos são ótimos e muito instrutivos, obrigado por passar os seus conhecimentos para todos nós atiradores e fãs das carabinas de pressão e das armas de fogo em geral. Tamu junto irmão.
Mais um excelente vídeo muito esclarecedor, e principalmente pele sua disposição em responder a seus escritos, sanando algumas dúvidas, você é bem jovem porém com muitos conhecimentos, meus parabéns, Um Forte Abraço.
As mesmas recomendações valem para proteção de ferramentas como alicates, brocas, etc.? Ou nesse caso o Quimatic 10 teria alguma vantagem em comparação ao CorrosionX e WD-40?
Se a limpeza não for muito bem limpa antes de colocar e não for estupidamente bem aplicado, vai enferrujar por baixo e acbar com ar arma. Em certas peças afeta o funcionamento, por exemplo, no cano. Na hora de tirar você vai fechar os poros do metal pela cola e isso tem um custo muito alto para ser rebloqueado.
@@ShooterBr realmente faz medo do cano enferrujar por baixo.. ..porém pensava que fechar os poros do metal fosse algo bom.. nao é o que acontece nos canos martelados a frio?
@@thiagosouza8020 não é a mesma coisa. Nesse caso será com cola. Você não conseguirá mais chegar por baixo dessa cola. Só pense assim. Se isso fosse bom, a indústria usaria, porque oxidação não é uma coisa barata.
Boa noite!!! Adquirir a dois meses uma G4 em cerakote, o que vc recomenda para proteção da arma, pensando em conservar o equipamento? Obrigado e excelente vídeo, uma verdadeira aula! Já me tornei inscrito do canal, Abcs!!!
Permita-me fazer pequenos comentários. Primeiramente, sou iniciante no mundo das armas, adquiri minha primeira pistola há menos de 6 meses, não sou especialista em armas, nem tampouco atirador profissional, considero-me um bom curioso, assim, já assisti diversos vídeos e li vários textos gringos (americanos), e chego a conclusão que o uso do WD-40 é muito controverso, entretanto, como vc usou uma carabina de pressão como exemplo no início do vídeo, muitos dos relatos que li não recomendam o uso do WD-40 não por danificar a arma em si, mas pelo risco de contaminação da munição, mas propriamente da espoleta, tendo em vista as propriedades penetravas do WD-40. Assim, ao penetrar nos encaixes da espoleta com o estojo, o WD-40 já foi considerado o responsável por causar falhas. Creio, que esse é o motivo pelo qual armeiros americanos condenam seu uso, em especial para quem utiliza o armamento profissionalmente (forças de segurança). Outro problema apontado por armeiros diz respeito às alterações sofridas pelo WD-40 ao ser exposto às altas temperaturas quando da deflagração do projétil.
Por isso que cito até a forma de aplicar e o uso. Para proteger partes metálicas o WD pode ser tranquilamente usado em armas de fogo, mas deve ser evitada a pulverização, como nas armas de pressão. O certo é aplicar com pano. Para lubrificação WD não serve para nenhuma das duas aplicações. Especialmente em armas de fogo não terá efeito duradouro. Melhor graxa específica.
@@lukaleony3348 se fizer a limpeza de uma arma de fogo com WD é importante secar todo o excesso e fazer a lubrificação correta das partes móveis com graxas ou óleos adequados.
Pode passar wd 40 no cano raiado na carabina de pressão e linpa com uma linha de pesca com um baninho amarado e buchar pra tira o olio e sucheira do chumbo???
@@ShooterBr Leonardo o Corrosion azul deixa a peça seca e proteje bem? Presta pra interior do cano de espingarda de fogo antiga, Ou melhor o em gotas passando com um pano?
Ele é protetivo anticorrosivo, desingripante e lubrificante. Mas a eficácia como lubrificante é de curta duração, especialmente em condições de alta temperatura.
@@ShooterBrEntão nos trilhos da arma eu posso continuar usando o Singer né? Aliás,muito obrigado pelo esclarecimento irmão,tirou minha dúvida e ganhou mais um inscrito pro Canal. Bom fim de semana. 👊🏾
Tem que mandar para um armeiro. Como eu falo no vídeo White Lub é um produto a base de óleo vegetal.. Forma uma borra adesiva. Ideal é mandar para alguém que entende fazer uma boa limpeza.
Militec não é lubrificante, é condicionador de metais e há um relatório da ANP que indica que ele ataca metal. Ou seja, não serve para lubrificar e ainda pode fragilizar o metal da arma.
Usei o wd 40 numa xodó e três anos de uso do produto a pistola começou a travar o mecanismo e causar panes. Logo mandei pra um armeiro e ele mandou para com o uso, hoje só uso óleo 5w30 sintético e nunca mais deu problema.
WD não é para lubrificação. É para Bloqueio, para preservar a ferragem. Até óleo não é das melhores escolhas para lubrificação em pistolas. Normalmente as graxas anti seize são as melhores escolhas.
Boa tarde! Uma verdadeira aula! Faz um vídeo limpando revólver e pistola com o W40 e outros q devemos fazer para manter nossa arma ok. Grato!! PS: Quando devemos usar o Corrosion X? Ele e melhor ou mais completo que o WD 40??
Usei desengripante comum,tipo white lub num 38 com cabo original ,algum plimero ... Aconteceu que retorceu todo o poimero ,deformou todo o cabo...,pois tenho uma 8122 cabo de polimero. Serà que o wd40 poderia tambem deformar a coronha do 8122(polimero) ?
O aço inox é mais frágil, risca mais fácil que as ligas usadas em canos, por isso é raro ter canos em inox. As poucas ligas de inox de resistiriam bem, são extremamente caras. O Como cromo também é um processo por deposição, é muito difícil conseguir precisão neste processo, o que pode prejudicar bem a precisão. Por isso que é raro ter inox e cromo sendo usado em canos. O resto é consequência.
Muito bom mesmo!!!!!! Gostaria muito de saber se o WD40 e solvente de pólvora!!! Pois alguns dizem que não se consegue limpar completamente os resíduos de pólvora usando WD40, isso é verdade?
Corrosion X for guns e o Marine são o mesmo produto segundo o site do próprio fabricante. Só muda a embalagem e o aplicador. Eu já usei e ainda uso WD40 nas minhas carabinas mas com cautela pq ele já colou alguns parafusos.
Não são exatamente os mesmos. Se você olhar o documento usado para aprovação dos produtos, verá que a composição é praticamente mesma (o marine tem itens a mais, mas muito voláteis, para garantir propelência) e as proporções também são diferentes. O marine é mais fluido do que o for Guns.
Rogério veja como são as coisas. Ali embaixo uma pessoa disse que o WD afrouxa os parafusos, você me disse que ele cola, exatamente o oposto. Tecnicamente não há motivo para nenhuma das duas coisas, visto a composição dele. Mas para entender melhor o seu problema, me conte como você aplicou, o que você usou junto, se tinha resquício de tava química quando você aplicou e quanto tempo fico parado. Quem sabe consigo te dar uma luz do porquê os parafusos travaram.
Para ficar mais fácil de entender, aqui estão as diferenças: Veja a sessão 3, lá fica claro que há diferenças na composição dos produtos. Apesar de haver certa similaridade, possuem composições diferentes. No aerosol, uma parte da proporção de derivados de petróleo é substituída pelos gás propelente, sem alterar a proporção de produtos reagentes, portanto o que sai de cada bico e permanece (quando o gás é eliminado) é uma mistura diferente de componentes, com o aerosol tendo uma proporção maior de produtos reagentes do que derivados de petróleo parafinados. Daí o for Guns ser mais denso, o que explica porque ele escorre menos e tem maior efeito residual. Nas propriedades físicas também fica bem clara a diferença que isso causa. A Densidade Relativa (Relative Density) é diferente nos dois produtos. A volatividade de ambos também é bem diferente (Volatile by volume (%) e Non-volatile by Volume (%)) A rigidez dielétrica dos dois produtos também é diferente. Como eu disse acima, apesar de serem muito parecidos em termos de composição e os produtos ativos serem os mesmos, os produtos apresentam pequenas diferenças nas proporções dos componentes que mudam seu comportamento em certas condições e são visíveis em testes práticos. Pode até ser que o importador divulgue como sendo o mesmo produto, por ter a formulação parecida com os mesmos ativos. Mas ao analisar os resultados e o Data Sheet dos produtos, fica evidente que possuem pequenas diferenças que afetam suas propriedades. ;) Segue os documentos para você dar uma explorada. www.corrosionx.eu/wp-content/uploads/corrosionx_for_guns_ve1.0_sds.pdf www.corrosionx.eu/wp-content/uploads/corrosionx_aerosol_ve1.0_sds.pdf PS: Esses são documentos oficiais usados para registro dos produtos na UE. Espero ter ajudado... Abraços.
@@ShooterBr eu lubrifiquei o parafuso antes de apertar e após algum tempo, quando fui tirar, o parafuso estava colado. Havia um armeiro muito bom (mestre Sales) que condenava o desengripante e mostrava em seus vídeos o efeito do produto. Dá uma olhada no canal dele (sales armeiro). Ressalto que não estou querendo te confrontar mas apenas expor o que eu já passei. Continuo usando wd40 para limpeza das minhas armas mas após limpas, eu o removo com um pano e aplico outro produto para proteger (corrosion x) e outro para lubrificar (graxa ou óleo). Aba
Olá, comprei uma AG10, pra limpar por fora na parte de metal posso passar o Wd40 numa flanela e passar nas partes de metal? Aí ela fica protegida por quanto tempo mais ou menos?
Essa história começou na Guerra do Vietnã. Os soldados usavam WD-40 para solucionar panes em armas automáticas durante os combates, quando começavam a emperrar após algumas centenas ou milhares de tiros e precisavam continuar atirando, sem ter tempo de desmontar e fazer uma manutenção adequada. Simplesmente jateavam WD-40 para desemperrar a arma e continuavam fazendo fogo. Era uma boa solução imediata no combate, mas, como removia os lubrificantes corretos junto com a sujeira, as armas se desgastavam mais rápido (em especial as metralhadoras M-60). Disso, resultaram duas coisas: os soldados da linha de frente adoravam o WD-40 e trouxeram esse gosto para a vida civil. Já os armeiros dos batalhões, que tinham que consertar as armas que, graças ao WD-40, funcionaram por mais tempo do que deveriam em condições extremas, reclamavam do seu uso porque encurtavam a vida útil das armas. Com o tempo, o que ocorreu dentro de uma situação específica (manter metralhadoras quentes e sujas em funcionamento contínuo), espalhou-se como uma regra geral.
Isso não faz sentido por vários motivos. Primeiro porque WD é usado para proteção e é mais eficaz do que a grande maioria dos óleos nessa função. Ele é anticorrosivo preferencial para várias aplicações, inclusive navais e aeronáuticas que são de grande exigência. Segundo que ele é indicado para conservação de longo prazo, não só para desemperrar, em várias forças de segurança. Há várias forças armadas que o têm como padrão. Terceiro que ele não é um lubrificante anti-seize. Portanto não seria adequado para evitar que armas emperrem, como narra a história. Pelo contrário, esse é, inclusive, o uso errado que muitos fazem. Com calor a arma emperraria quase que de imediato se estivesse usando só WD. Por isso que no passado (inclusive na época do Vietnã) o WD era fornecido aos soldados junto com graxa, para que fosse feito o processo de cuidado completo. Inclusive esse foi o motivo da marinha americana substituir o WD como sistema de proteção padrão, porque ele exigia que o soldado levasse o WD e mais um óleo ou graxa capazes de lubrificar os mecanismos e otimização de carga útil é algo levado muito a sério pela Marinha americana. O Corrosion X Marine foi criado exatamente para combinar o que o WD trazia de benefício com a capacidade lubrificante necessária para armas de fogo. O resultado foi um produto que protege e limpa um pouco menos do que o WD, mas lubrifica bem melhor que o WD, especialmente não condições extremas. Por isso acho pouco provável que essa história seja verídica.
@@ShooterBr , li esse relato em uma revista americana dos anos 80. Se não me engano, na Soldier of Fortune. Um veterano narrou ter mantido uma M-60 funcionando por longo período exatamente da forma descrita. Vou procurar a edição no meio das minhas caixas. Quando a encontrar, te passo o número da edição. Quanto ao Corrosion X, há dois produtos mais antigos no mercado com idêntica formulação: o Klüber alemão (não o acho mais no Brasil desde o final dos anos 90 - vinha em uma lata amarela e preta) e o Supergliss da Molykote. Este último, inclusive, é fabricado também no Brasil e traz o código de especificação de uso militar na lata.
Sim, na época do Vietnã o WD era o produto padrão das FA americanas, mas ele era usado associado com graxa. Esse era considerado o ponto fraco dele, inclusive.
@@ShooterBr , lembro-me de uma vez ser obrigado a dar um banho de WD-40 em meu Taurus 85 S. Portava-o num coldre de tornozelo, e, correndo atrás de um criminoso, enfiei o pé em uma poça de lama. Minha perna afundou até o joelho. Imagine o estado em que ele ficou...isso faz mais de 20 anos, mas o revólver está comigo e funcionando até hoje.
Desmontei meu rifle e usei o wd 40 para retirar os resíduos de pólvoras e limpei toda a arma com ele, até por dentro do cano, depois passei óleo Singer está correto ?
Pode ser o óleo Singer ou algum produto especializado. Por incrível que pareça, óleo sintético de motor faz um bom trabalho na lubrificação de armas de fogo, especialmente as de metal.
Vi em alguns vídeo BR que nos EUA costumam muito usar o CLP, que seria um coringa pra desengripar e lubrificar. Por exemplo em stands de tiro, eles levam só o CLP, jateiam pra limpar e lubrificar e continuam a atirar. Seria então o corrosion x um CLP?
Quando compro uma arma nova, primeira coisa que faço é praticamente lavar ela de WD-40, limpo tudo, depois seco... nas superfícies aplico CorrosionX e para lubrificação uso Militec1, porém o Militec1 não recomendo para armas não metálicas, para as de polímero uso graxa de molibdênio, inclusive a GLOCK usa esse tipo de graxa.
@@ShooterBr E sinceramente apesar da "cooper grease" da Glock ser de fato melhor no sentido de aguentar uma superior temperatura, a de molibdênio já atende muito bem, os trilhos da arma não atingem sequer 100 graus, só faria sentido se fossem armas automáticas com uma cadência altíssima de disparos.
Se passar desengripante barato acontece isso mesmo, porque ele leva a lubrificação, evapora e você perde a lubrificação. Na bicicleta eu recomendo Cera com PTFE.
Guerreiro vc pode tirar os excessos de pólvora do cano, ou se a arma for molhada vc passa o wd que expulsa a água e a umidade, mas para guarda passa óleo lubrificante.. espero ter ajudado
Quais testes? A realidade é que WD40 é usado por forças armadas e por atiradores com muito sucesso há décadas. Aí vem Zé ruela, fala que desingripante estraga arma sem explicar nada e um monte de gente compra a ideia. Essa é a realidade.
Sua arma não enferrujou por estar dentro da capa, sem uso e sem contato externo e direto com o oxigênio. Faça o mesmo e deixe sua arma fora da capa e verá o que acontece. Use sua arma e também verá que a vibração irá afrouxar os parafusos com frequência. Usar desengripante é literalmente condenado em armas. Existem óleos apropriados de excelente performance e que não afrouxa os parafusos.
A arma não oxidou porque estava bem protegida. Veja o experimento que mostrei. Esses produtos são padrão para uso militar. Protegem arma mergulhada em água salobra, para você ter uma ideia. No experimento você vai ver que não se trata de capa. Se trata de boa proteção que outros produtos, como óleos de silicone e óleos de máquina, não conseguem pasar bem perto de atingir. Também é lenda que eles afrouxam parafusos. Parafusos são frouxos por natureza. O que trava parafuso é atrito. Por isso você tem que ter uma arruela de pressão ou usar travas químicas em parafusos. Assim como os militares das principais forças armadas do mundo, eu tais produtos há anos e nunca tive problema com parafuso frouxo.
Opa Celso, a Minha Fênix foi comprada no começo de 2016. Eu comecei o canal no final de 2016, ela foi um dos primeiros vídeos que eu lancei na época, mas teve um bom intervalo entre a gravação e a publicação. Ainda estava procurando material para a vinheta e coisas do tipo. Eu gravei alguns vídeos, depois fui aprender a editar e só depois eu programei as publicações. Mas apesar de ter sido comprada em 2016, essa carabina é fabricação 2014 (Você consegue ver no número de série no bloco do cano), como estamos em 2021, ela tem 7 anos de idade. Também tenho uma Fusion, fabricação 2014, mas que veio para casa no começo de 2017. Praticamente todas as Cometas importadas pela Rossi e vendidas no Brasil entre 2015 e 2017 são fabricadas em 2014. :)
Desengripantes seja qual for, tem a propriedade de afroxar os parafusos, por isso, não serve. Pelo visto você só tá preocupado com a proteção, né mesmo. Tem muita gente culpando os fabricantes porque os parafusos vivem afroxando. Tenho carabinas de mais de 45 anos, bem mais velhas que você, e sempre usei óleos específicos para armas que sao excelentes e bem mais barato. Na minha opinião, este vídeo é irresponsável.
Qualquer lubrificante que seja jogado em roscas facilita que parafusos afrouxem. Nesse sentido os desengripantes são ainda melhores que óleo de máquina, porque óleo de máquina não evapora, desengripantes deixam de fazer efeito bem rapidamente. Então o risco de ter problemas nesse sentido com má aplicação de óleo Singer é até maior. Tanto que você não vê o óleo de máquina sendo usado para isso nas principais forças armadas do mundo. Mas aproveitando o gancho, parafusos não oxidados não precisam nem de ajuda para soltar com vibrações. Por definição existe um espaço entre o parafuso e a rosca externa. Se você não tiver uma arruela de pressão ou uma trava química para segurar o parafuso ele vai acabar soltando com vibrações. Os fabricantes usam travas deve tipo. O erro aí não está, novamente, no uso desses produtos, mas em não fazer o travamento correto dos parafusos.. Muitos tiram o parafuso e não colocam de volta a trava química, por exemplo. Vai ter problema. Eu mesmo nunca tive problemas com parafusos soltos. Por fim, óleo Singer não serve para proteção prolongada.. Infelizmente. :(
@@ShooterBr Desculpe meu amigo, más permita-me discordar sobre o óleo de máquina , eu utilizo o famoso óleo Singer a 39 anos nas minhas armas, algumas ficaram anos guardadas em suas embalagens e Nunca tiveram nem um sinal por menor que seja de ponto de ferrugem .... como vc mesmo disse ele não evapora e mantem a lubrificação e proteção, tem funcionado muito bem e continua funcionando a 39 anos comigo !!! Grande abraço, TMJ !!!
Sou atirador desde os anos 90. Naquela época, muitas pessoas limpavam armas com querosene ou mistura de querosene e diesel. Lubrificava-se com óleo singer e similares. Eu mesmo sempre preferi usar apenas wd40, pois ajudava muito em dissolver resíduos de pólvora e chumbo, e já lubrificava. Eu sempre usei um compressor de ar para retirar os excessos de óleo e sujeira também. Enfim, tenho armas há mais de 30 anos sempre usando wd40 e nunca tive problema algum, mesmo as com peças em madeira.
WD é um produto diferenciado.
Eficaz, e muito seguro.
Também uso muito.
Eu tbm só uso WD-40 para limpar e lubrificar e nunca tive problemas.
Pessoal,me perdoe a ignorância,mas têm alguma diferença na escolha do uso do WD40?
Tipo qual comprar (Anticorrosivo/Desingripante/Lubrificante)
Ou qualquer WD40 serve pra limpeza de pistolas?
Eu digo isso porquê estava usando um produto que posteriormente descobri que contém óleo vegetal em sua composição,o que oxida os componentes internos á um certo tempo,daí queria começar á usar o WD,porém não sei se posso pegar qualquer um.
Nas minhas, só CorrosionX e wd40..
Muito bom!!
Tenho uma espingarda Boito II , faz 20 anos que uso somente WD 40, está praticamente nova. Tenho uma G2C a três anos estou fazendo a mesma coisa também está cumprindo seu papel, estou satisfeito.
tenho uma duvida sobre os nomes que da marca q tem no cano, o wd 40 tira esses nomes e desenhos? e se tem wd40 diferente pq vejo 3 tipos de vidro escrito wd40
@@donguedescasa2291 Bom dia! Eu uso o WD 40 tradicional, limpa, desengripa, lubrifica, etc, todo este tempo que uso, não notei que ele causa algum dano na arma em suas marcas.
Meto k80 e limpo minha espingarda , espero 20 min depois uso uma flanela para secar o esseso e depois lubrifico com oleo tipo de máquina de costura.
Não tira nada. WD é muito seguro.
Vídeo top! Ajudou demais, parabéns
Bom día.
Parabens pelo video!
WD 40 é usado pelas forcas armadas do Chile ex,pela policía militar Chilena tambem!
Eu ganhei uma Rossi 4,5 mm em 1987,meu Pai tinha varias armas!
Um irmao da minha mae morava nos EUA e sempre trazia Caixa de WD 40 é nunca tivemos armas oxidadas!
Tive uma Browning A 5 no Chile por 9 anos,sempre usei para caça na chuva!
Sempre usei so WD 40 e arma nunca oxidou.
Isso aí. Tem muita desinformação na rede. Muita gente que espalha bobagens sem saber e o pior, ganha muitos cliques. Um verdadeiro desserviço.
Sou um apaixonado pelo WD-40 e até agora não me decepcionou uso pra tudo.
Também uso pra tudo.
Bela aula !
Uso WD 40 a mais de 50 anos nas minhas armas e recomendo!!!!👏🏼👏🏼👏🏼
otimo video, estou entrando para o mundo do tiro e não entendia porque alguns contra indicavam o wd40.
Tenho uma experiência para alinhar aqui... uma arma .38 spl... 1995 até hj... só feita manutenção a cada 5 anos... e utilizo só WD... está perfeita
Pois é. Essa lenda do desingripante é um grande desserviço.
@@ShooterBr me disseram uma vez pra mim espalhar tbm óleo Singer em todo o corpo do revólver, isso é eficaz ou desnecessário? No meu caso eu pulverizo WD40 na arma toda já...
Vídeo top...sempre uso wd40 nas minhas armas!! Trabalho com instrumentos e sempre uso wd40 pra manter as peças sempre protegidas da ferrugem!!
O problema do tiro é que tem muita lenda lançada por certos "especialistas" que mal estudaram. Enfim.
Agradecemos sua compra!
Obrigado pela colaboração.
Melhor vídeo de limpeza de de carabina
Existe até hoje o mito de que o wd solta os parafusos da arma , este vídeo foi esclarecedor . Excelente vídeo
Na minha experiência, sempre limpei minhas armas com querosene e óleo de motor (principalmente sintético), uma vez coloquei wd40 na vareta extratora do tambor do meu rossi 357 ciclope, e atirando, a fuligem do resto de pólvora com o óleo acabaram por travar o tambor na linha de tiro. Sendo resolvido quando limpei a arma com querosene. Então não uso mais wd 40 na parte móvel do tambor.
Excelente vídeo!
Parabéns 🎉
Parabéns meu amigo fez bem sua lição de casa!!!
Dei sorte então, deixei a minha QGK BLACK EDITION apenas com óleo de máquina por cerca de 2 anos dentro de uma capa de violão pois fiquei estudando em outro estado e ficou perfeita, sem nenhum ponto de ferrugem 🙏😅.
Agora comperi uma Dione 5g e não vou dar mais esse vacilo kkk
O que vc me recomenda para a limpeza de uma PT 58 HC PLUS?
Espetacular meu camarada. Parabéns! 👏
Boa tarde shooter BR.
Sou cac e um grande admirador do seu trabalho, seus vídeos são ótimos e muito instrutivos, obrigado por passar os seus conhecimentos para todos nós atiradores e fãs das carabinas de pressão e das armas de fogo em geral.
Tamu junto irmão.
MM P PP
Para lubrificar eu gosto do WD-40 Especialist
Informação de auto nível
👏👏👏👏
Parabéns muito específica sua aula!!! Show!
Vídeo de conteúdo excelente e diferenciado...
Parabéns...
Otima explicacao. O wd40 pode ser passado em partes de polimero?
Sim. Sem problema
@@ShooterBr vlw
Parabéns pelo ótimo vídeo. Muito esclarecedor! Agradeço o tempo que voce dedica, para nos trazer as tuas experiencias!!!
Show de vídeo, muito objetivo e esclarecedor, realmente um assunto polêmico kkkkk valeu
Excelente instrução
Mais um excelente vídeo muito esclarecedor, e principalmente pele sua disposição em responder a seus escritos, sanando algumas dúvidas, você é bem jovem porém com muitos conhecimentos, meus parabéns, Um Forte Abraço.
Opa Denis. Só pareço jovem. Já junto 42 anos nas costas. Rs
@@ShooterBr Nós É Que Temos Que Te Agradecer, Muito obrigado, Forte Abraço.
As mesmas recomendações valem para proteção de ferramentas como alicates, brocas, etc.? Ou nesse caso o Quimatic 10 teria alguma vantagem em comparação ao CorrosionX e WD-40?
O mesmo vale em termos de proteção. Só que chaves podem deslizar com protetivos oleosos. Nesse ponto o Q10 leva vantagem.
Parabéns pelo a explicação obrigado
Olá, o que você usa para proteger a coronha de madeira? Parabens e obrigado.
Depende do acabamento da coronha. Poliflor, óleo de peroba.
Shooter, para evitar corrosão e nao ter que usar protetivo, seria viável emborrachar o cano com fita de auto-fusão?
Não. Use protetivo.
@@ShooterBr poderia me dar um argumento, uma vez que o fabricante(3M) promete vedação contra humidade?
Se a limpeza não for muito bem limpa antes de colocar e não for estupidamente bem aplicado, vai enferrujar por baixo e acbar com ar arma. Em certas peças afeta o funcionamento, por exemplo, no cano. Na hora de tirar você vai fechar os poros do metal pela cola e isso tem um custo muito alto para ser rebloqueado.
@@ShooterBr realmente faz medo do cano enferrujar por baixo..
..porém pensava que fechar os poros do metal fosse algo bom.. nao é o que acontece nos canos martelados a frio?
@@thiagosouza8020 não é a mesma coisa. Nesse caso será com cola. Você não conseguirá mais chegar por baixo dessa cola. Só pense assim. Se isso fosse bom, a indústria usaria, porque oxidação não é uma coisa barata.
Boa noite!!! Adquirir a dois meses uma G4 em cerakote, o que vc recomenda para proteção da arma, pensando em conservar o equipamento? Obrigado e excelente vídeo, uma verdadeira aula! Já me tornei inscrito do canal, Abcs!!!
Corrigindo… G3 Toro!
Cerakote já é a proteção. ;)
Show show disse tudo , gostei vou adotar o wd 40 pra proteção externa das minhas carabinas , parabéns meu amigo golaço é like 👏👏👏
Sempre esclarecedor Léo
👏👏👏 ótima explicação!
Eu pulveriso wd40 na minha arma todo mês e ainda lubrifico com óleo Singer todo mês também...pode parecer exagero né kkk
Amigo o corrosion X da para passar em revolver inox
Fica meio melado. Não sei se vale a pena.
Permita-me fazer pequenos comentários. Primeiramente, sou iniciante no mundo das armas, adquiri minha primeira pistola há menos de 6 meses, não sou especialista em armas, nem tampouco atirador profissional, considero-me um bom curioso, assim, já assisti diversos vídeos e li vários textos gringos (americanos), e chego a conclusão que o uso do WD-40 é muito controverso, entretanto, como vc usou uma carabina de pressão como exemplo no início do vídeo, muitos dos relatos que li não recomendam o uso do WD-40 não por danificar a arma em si, mas pelo risco de contaminação da munição, mas propriamente da espoleta, tendo em vista as propriedades penetravas do WD-40. Assim, ao penetrar nos encaixes da espoleta com o estojo, o WD-40 já foi considerado o responsável por causar falhas. Creio, que esse é o motivo pelo qual armeiros americanos condenam seu uso, em especial para quem utiliza o armamento profissionalmente (forças de segurança). Outro problema apontado por armeiros diz respeito às alterações sofridas pelo WD-40 ao ser exposto às altas temperaturas quando da deflagração do projétil.
Por isso que cito até a forma de aplicar e o uso. Para proteger partes metálicas o WD pode ser tranquilamente usado em armas de fogo, mas deve ser evitada a pulverização, como nas armas de pressão. O certo é aplicar com pano.
Para lubrificação WD não serve para nenhuma das duas aplicações. Especialmente em armas de fogo não terá efeito duradouro. Melhor graxa específica.
@@ShooterBrnão entendi. Posso ou não fazer a limpeza da minha arma de fogo com o wd40? Sou profissional de segurança pública
@@lukaleony3348 se fizer a limpeza de uma arma de fogo com WD é importante secar todo o excesso e fazer a lubrificação correta das partes móveis com graxas ou óleos adequados.
@@ShooterBr excepcional. Quais óleos vc sugere?
@@lukaleony3348 eu recomendo que para lubrificação, sempre use a indicada pelo fabricante. Isto reduz as chances de falhas.
Uso pistola para porte velado e pratico uma vez só por ano. Vai ficar mais tempo guardado. Qual tu recomenda?
Corrosion X
@@ShooterBr 2 vezes ao ano está bom ou pode ser uma vez?
@@leonardozeni181 se puder fazer 2x por ano, melhor.
Pode passar wd 40 no cano raiado na carabina de pressão e linpa com uma linha de pesca com um baninho amarado e buchar pra tira o olio e sucheira do chumbo???
Pode sim. Mas tem que atirar um pouco depois de limpar.
otimo amigo, poso usar na minha carabina de polimero e no cano , passaro o wd-40?
Por dentro do cano pode atrapalhar.
@@ShooterBr digo, por lado de fora do cano e na corona (armação) que é de polímero
@@r.junior9002 poderia, mas não é necessário colocar WD nas áreas de polímero. Ele não estraga mas também não ajuda.
@@ShooterBr obg
tenho uma Rossi de pressão com 45 anos e só limpo, quando limpo, com óleo Singer
Funciona também, mas dura menos que WD, por exemplo.
Muito bom ! Resolveu o assunto !!
Boa tarde, o que usar para limpar e preservar o polímero?
Silicone
@@ShooterBr WD SERVE?
Ele não é ideal. Silicone spray é melhor
@@ShooterBr pode ser silicone líquido tbm ou só spray?
Obrigado pelas respostas 🤜🤛
Top, aquele assunto que a gente debateu 👏🏻👏🏻
Sim. Nossa conversa foi um dos motivadores para o vídeo. :)
@@ShooterBr Leonardo o Corrosion azul deixa a peça seca e proteje bem? Presta pra interior do cano de espingarda de fogo antiga, Ou melhor o em gotas passando com um pano?
Ele é mais seco sim. É um protetivo pesado. Mas gosto mais do for guns
Lub40 pode usar na arma de fogo?
Nunca usei.
Tenho uma rossy galery o que eu posso está usando pra manter a oxicidação i está lubrificando ela ?
Lubrificação tenho um vídeo aqui no canal que fala o que colocar em cada parte da arma. Proteção pode usar WD sem medo.
No 357 Tracker, pode aplicar normalmente por ser fosco... Aplica direto na arma ou aplica em uma flanela e depois espalha na arma?
Eu nunca aplico esse tipo de produto direto. Sempre em flanela.
Como Vc aplica wd para proteger da oxidação?
Aplico com pano.
Vou fazer um vídeo da série jogo rápido para mostrar.
Pela minha experiência, o melhor eh o CorrosionX for Guns! Top!
Também gosto dele.
O WD40 é anticorrosivo,desingripante e lubricante?
Ou têm um pra cada coisa específica?
Ele é protetivo anticorrosivo, desingripante e lubrificante. Mas a eficácia como lubrificante é de curta duração, especialmente em condições de alta temperatura.
@@ShooterBrEntão nos trilhos da arma eu posso continuar usando o Singer né?
Aliás,muito obrigado pelo esclarecimento irmão,tirou minha dúvida e ganhou mais um inscrito pro Canal.
Bom fim de semana.
👊🏾
Muito obrigado.
Boa tarde !
Usei o whait lub em uma pistola de ar comprimido alemã mecânica é ela trancou não consigo mais ciclar ela ,como fasso para reverter !
Tem que mandar para um armeiro.
Como eu falo no vídeo White Lub é um produto a base de óleo vegetal.. Forma uma borra adesiva.
Ideal é mandar para alguém que entende fazer uma boa limpeza.
@@ShooterBr obrigado
O meu pai tem um 38 que tem quase 50 anos intacto ele sempre usou óleo mineral
Boa noite ,
Limpeza interna do cano com WD-40 é recomendada ?
Eu faço. Mas depois de fazer, tem que secar e atirar algumas vezes para regularizar o cano.
Eu fiz um teste de óleo e o melhor óleo corrosion e óleo sintético de carro o resto e resto pra mim ( w40 .. similar)
Posso lubrificar com militec?
Militec não é lubrificante, é condicionador de metais e há um relatório da ANP que indica que ele ataca metal. Ou seja, não serve para lubrificar e ainda pode fragilizar o metal da arma.
@@ShooterBr Obrigado!!
Usei o wd 40 numa xodó e três anos de uso do produto a pistola começou a travar o mecanismo e causar panes.
Logo mandei pra um armeiro e ele mandou para com o uso, hoje só uso óleo 5w30 sintético e nunca mais deu problema.
WD não é para lubrificação. É para Bloqueio, para preservar a ferragem. Até óleo não é das melhores escolhas para lubrificação em pistolas. Normalmente as graxas anti seize são as melhores escolhas.
Adorei, me ajudou muito
Fala campeão, o que posso passar nos orings da pcp ? Pode ser o wd-40
O ideal é silocone.
Posso usar o WD nas carabinas pcp sen danificar os orings?
Pode sim.
@@ShooterBr obrigado cara! Deus abençoe seu trabalho
Ao fazer manutencao troque todos os orings por de viton aguentam oleo sinteticos.
putz que vídeo bom, exatamente oq eu procurava
No caso pode ser usado o corrosionX for gun como lubrificante?
Ele lubrifica relativamente bem.
Boa tarde! Uma verdadeira aula! Faz um vídeo limpando revólver e pistola com o W40 e outros q devemos fazer para manter nossa arma ok. Grato!!
PS: Quando devemos usar o Corrosion X? Ele e melhor ou mais completo que o WD 40??
WD é para limpar e proteger.
Corrosion X Ajuda a lubrificar partes móveis.
@@ShooterBr Pode-se usar os dois na mesma limpeza?
Pode sim
Usei desengripante comum,tipo white lub num 38 com cabo original ,algum plimero ...
Aconteceu que retorceu todo o poimero ,deformou todo o cabo...,pois tenho uma 8122 cabo de polimero.
Serà que o wd40 poderia tambem deformar a coronha do 8122(polimero) ?
WD não ataca polímeros.
Mas há desingripantes que atacam sim. Tome cuidado.
@@ShooterBr obrigado
oi, me tira uma dúvida, eu posso usar o desengripante MP1 LUB na minha carabina de pressão?
Melhor não.
Use o Corrosion X.
Like garantido sempre
Video top!!! Quando a arma é oxidada tipo
pt 92 e teneferizada , o Wd40 faria algum
Dano? Aqui o instrutor falou p/ eu n utilizar.
Não.
Só evite usar para substituir lubrificação.
@@ShooterBr DW 40 só uso para a limpeza inicial.
@@MERCIOMARTINS pode usar para proteger também.. Só não deve usar como lubrificante.
@@ShooterBr Entendi. Somente na parte externa (cabo, ferrolho, armação). Na parte interna, então, qual vc aconselharia? Corrosion x?
@@MERCIOMARTINS Para proteção, em qualquer parte. Lubrificação já é mais complexo. Depende da arma e parte.
Olá...porque que não fazem armas de pressão de aço inox? Ou cromadas, seria uma boa pra não enferrujar . Valeuuuu...
O aço inox é mais frágil, risca mais fácil que as ligas usadas em canos, por isso é raro ter canos em inox. As poucas ligas de inox de resistiriam bem, são extremamente caras. O Como cromo também é um processo por deposição, é muito difícil conseguir precisão neste processo, o que pode prejudicar bem a precisão.
Por isso que é raro ter inox e cromo sendo usado em canos. O resto é consequência.
Muito bom mesmo!!!!!! Gostaria muito de saber se o WD40 e solvente de pólvora!!! Pois alguns dizem que não se consegue limpar completamente os resíduos de pólvora usando WD40, isso é verdade?
Ele não é solvente, é desagregante.
Ele consegue limpar bem sim. Mas dependendo da sujeira, precisa de produtos mais específicos.
@@ShooterBr Muito obrigado amigo, só você teve resposta sobre isso. Para pólvora mais encrustada posso usar querosene?
Querosene e WD vai dar na mesma. WD vai ser até mais efetivo.
Se estiver muito encrustado, tente algo mais específico.
Muito obrigado pelos esclarecimentos!!!! Parabéns pelo seu trabalho!!!!
Pra manter a oxicidação em perfeito estado posso usar o wd40?
Sim.
Corrosion X for guns e o Marine são o mesmo produto segundo o site do próprio fabricante. Só muda a embalagem e o aplicador. Eu já usei e ainda uso WD40 nas minhas carabinas mas com cautela pq ele já colou alguns parafusos.
Não são exatamente os mesmos.
Se você olhar o documento usado para aprovação dos produtos, verá que a composição é praticamente mesma (o marine tem itens a mais, mas muito voláteis, para garantir propelência) e as proporções também são diferentes. O marine é mais fluido do que o for Guns.
Rogério veja como são as coisas. Ali embaixo uma pessoa disse que o WD afrouxa os parafusos, você me disse que ele cola, exatamente o oposto.
Tecnicamente não há motivo para nenhuma das duas coisas, visto a composição dele.
Mas para entender melhor o seu problema, me conte como você aplicou, o que você usou junto, se tinha resquício de tava química quando você aplicou e quanto tempo fico parado. Quem sabe consigo te dar uma luz do porquê os parafusos travaram.
Para ficar mais fácil de entender, aqui estão as diferenças:
Veja a sessão 3, lá fica claro que há diferenças na composição dos produtos. Apesar de haver certa similaridade, possuem composições diferentes. No aerosol, uma parte da proporção de derivados de petróleo é substituída pelos gás propelente, sem alterar a proporção de produtos reagentes, portanto o que sai de cada bico e permanece (quando o gás é eliminado) é uma mistura diferente de componentes, com o aerosol tendo uma proporção maior de produtos reagentes do que derivados de petróleo parafinados. Daí o for Guns ser mais denso, o que explica porque ele escorre menos e tem maior efeito residual.
Nas propriedades físicas também fica bem clara a diferença que isso causa. A Densidade Relativa (Relative Density) é diferente nos dois produtos.
A volatividade de ambos também é bem diferente (Volatile by volume (%) e Non-volatile by Volume (%))
A rigidez dielétrica dos dois produtos também é diferente.
Como eu disse acima, apesar de serem muito parecidos em termos de composição e os produtos ativos serem os mesmos, os produtos apresentam pequenas diferenças nas proporções dos componentes que mudam seu comportamento em certas condições e são visíveis em testes práticos.
Pode até ser que o importador divulgue como sendo o mesmo produto, por ter a formulação parecida com os mesmos ativos. Mas ao analisar os resultados e o Data Sheet dos produtos, fica evidente que possuem pequenas diferenças que afetam suas propriedades. ;)
Segue os documentos para você dar uma explorada.
www.corrosionx.eu/wp-content/uploads/corrosionx_for_guns_ve1.0_sds.pdf
www.corrosionx.eu/wp-content/uploads/corrosionx_aerosol_ve1.0_sds.pdf
PS: Esses são documentos oficiais usados para registro dos produtos na UE.
Espero ter ajudado...
Abraços.
@@ShooterBr eu lubrifiquei o parafuso antes de apertar e após algum tempo, quando fui tirar, o parafuso estava colado. Havia um armeiro muito bom (mestre Sales) que condenava o desengripante e mostrava em seus vídeos o efeito do produto. Dá uma olhada no canal dele (sales armeiro). Ressalto que não estou querendo te confrontar mas apenas expor o que eu já passei. Continuo usando wd40 para limpeza das minhas armas mas após limpas, eu o removo com um pano e aplico outro produto para proteger (corrosion x) e outro para lubrificar (graxa ou óleo). Aba
Você removeu os resíduos de trava química antes de aplicar?
Olá, comprei uma AG10, pra limpar por fora na parte de metal posso passar o Wd40 numa flanela e passar nas partes de metal? Aí ela fica protegida por quanto tempo mais ou menos?
Pode. Fica com segurança uns 6 meses se for bem aplicado.
Essa história começou na Guerra do Vietnã. Os soldados usavam WD-40 para solucionar panes em armas automáticas durante os combates, quando começavam a emperrar após algumas centenas ou milhares de tiros e precisavam continuar atirando, sem ter tempo de desmontar e fazer uma manutenção adequada. Simplesmente jateavam WD-40 para desemperrar a arma e continuavam fazendo fogo.
Era uma boa solução imediata no combate, mas, como removia os lubrificantes corretos junto com a sujeira, as armas se desgastavam mais rápido (em especial as metralhadoras M-60).
Disso, resultaram duas coisas: os soldados da linha de frente adoravam o WD-40 e trouxeram esse gosto para a vida civil. Já os armeiros dos batalhões, que tinham que consertar as armas que, graças ao WD-40, funcionaram por mais tempo do que deveriam em condições extremas, reclamavam do seu uso porque encurtavam a vida útil das armas.
Com o tempo, o que ocorreu dentro de uma situação específica (manter metralhadoras quentes e sujas em funcionamento contínuo), espalhou-se como uma regra geral.
Isso não faz sentido por vários motivos.
Primeiro porque WD é usado para proteção e é mais eficaz do que a grande maioria dos óleos nessa função. Ele é anticorrosivo preferencial para várias aplicações, inclusive navais e aeronáuticas que são de grande exigência. Segundo que ele é indicado para conservação de longo prazo, não só para desemperrar, em várias forças de segurança. Há várias forças armadas que o têm como padrão. Terceiro que ele não é um lubrificante anti-seize. Portanto não seria adequado para evitar que armas emperrem, como narra a história. Pelo contrário, esse é, inclusive, o uso errado que muitos fazem. Com calor a arma emperraria quase que de imediato se estivesse usando só WD.
Por isso que no passado (inclusive na época do Vietnã) o WD era fornecido aos soldados junto com graxa, para que fosse feito o processo de cuidado completo. Inclusive esse foi o motivo da marinha americana substituir o WD como sistema de proteção padrão, porque ele exigia que o soldado levasse o WD e mais um óleo ou graxa capazes de lubrificar os mecanismos e otimização de carga útil é algo levado muito a sério pela Marinha americana.
O Corrosion X Marine foi criado exatamente para combinar o que o WD trazia de benefício com a capacidade lubrificante necessária para armas de fogo.
O resultado foi um produto que protege e limpa um pouco menos do que o WD, mas lubrifica bem melhor que o WD, especialmente não condições extremas.
Por isso acho pouco provável que essa história seja verídica.
@@ShooterBr , li esse relato em uma revista americana dos anos 80. Se não me engano, na Soldier of Fortune. Um veterano narrou ter mantido uma M-60 funcionando por longo período exatamente da forma descrita.
Vou procurar a edição no meio das minhas caixas. Quando a encontrar, te passo o número da edição.
Quanto ao Corrosion X, há dois produtos mais antigos no mercado com idêntica formulação: o Klüber alemão (não o acho mais no Brasil desde o final dos anos 90 - vinha em uma lata amarela e preta) e o Supergliss da Molykote. Este último, inclusive, é fabricado também no Brasil e traz o código de especificação de uso militar na lata.
Sim, na época do Vietnã o WD era o produto padrão das FA americanas, mas ele era usado associado com graxa. Esse era considerado o ponto fraco dele, inclusive.
@@ShooterBr , lembro-me de uma vez ser obrigado a dar um banho de WD-40 em meu Taurus 85 S. Portava-o num coldre de tornozelo, e, correndo atrás de um criminoso, enfiei o pé em uma poça de lama. Minha perna afundou até o joelho. Imagine o estado em que ele ficou...isso faz mais de 20 anos, mas o revólver está comigo e funcionando até hoje.
@@ericktamberg670 WD é excelente.
Desmontei meu rifle e usei o wd 40 para retirar os resíduos de pólvoras e limpei toda a arma com ele, até por dentro do cano, depois passei óleo Singer está correto ?
O WD protege mais que o Óleo Singer. Mas não lubrifica.
@@ShooterBr então oque uso para lubrificar ?
Pode ser o óleo Singer ou algum produto especializado. Por incrível que pareça, óleo sintético de motor faz um bom trabalho na lubrificação de armas de fogo, especialmente as de metal.
Falou muito e foi muito bom esse vídeo...essa borra citada é uma caca mesmo
Horrível. Ela funciona bem para bloquear máquinas industriais. Mas para armas e coisas delicadas é uma tragédia.
Vi em alguns vídeo BR que nos EUA costumam muito usar o CLP, que seria um coringa pra desengripar e lubrificar.
Por exemplo em stands de tiro, eles levam só o CLP, jateiam pra limpar e lubrificar e continuam a atirar. Seria então o corrosion x um CLP?
Bom dia.
Óleo de motor de carro é bom pra proteger minha arma?
Eu não uso. Mas em vários pontos da arma ele funciona sim.
@@ShooterBr
Parabéns pelo video.
Ótimo conteudo.
Quando compro uma arma nova, primeira coisa que faço é praticamente lavar ela de WD-40, limpo tudo, depois seco... nas superfícies aplico CorrosionX e para lubrificação uso Militec1, porém o Militec1 não recomendo para armas não metálicas, para as de polímero uso graxa de molibdênio, inclusive a GLOCK usa esse tipo de graxa.
Glock usa graxa de cobre.
@@ShooterBr Mas como é caro demais, e difícil de encontrar a de molibdênio funciona muito bem.
@@ShooterBr E sinceramente apesar da "cooper grease" da Glock ser de fato melhor no sentido de aguentar uma superior temperatura, a de molibdênio já atende muito bem, os trilhos da arma não atingem sequer 100 graus, só faria sentido se fossem armas automáticas com uma cadência altíssima de disparos.
Pera pressão a de molibdênio é melhor.
Baita vídeo.
WD-40 foi utilizado pelas tropas americanas na guerra do Vietnã para proteger os armamento da umidade e sujeira da floresta.
Sim, era o padrão até ser substituído pelo Corrosion X Marine.
Ainda é usado em várias forças militares.
Mas, e no caso das armas novas com peças em polímero, dizem que o wd40 não é bom para elas, é verdade ? Que estraga o polímero !!
Não estraga. Uso há anos.
Passar wd40 em arma inox mancha?
Não
Oi óleo sintético para motor pode ser usado para lubrificar ?
Em vários pontos, sim. Mas deve ser evitado em sistemas internos de armas de pressão e em peças de borracha.
passei um desengripante na corretamente da bicicleta e ela ficou oxidada. imagina um cara arrependido
Se passar desengripante barato acontece isso mesmo, porque ele leva a lubrificação, evapora e você perde a lubrificação. Na bicicleta eu recomendo Cera com PTFE.
Cada um fala uma coisa.
Posso passar o wd 40 na arma e enrolar ela em um plástico filme ?
Guerreiro vc pode tirar os excessos de pólvora do cano, ou se a arma for molhada vc passa o wd que expulsa a água e a umidade, mas para guarda passa óleo lubrificante.. espero ter ajudado
Kkkkk tem coleção de produtinhos kkk parabéns
Você não viu nada. Rs.
Isso foi a seleção para ficar boa na mesa.
Tenho um armário cheio de desengripantes, graxas, óleos... :)
Estava ótimo!
Porém, parei na graxa! 🤦♂️
Que graxa?
Não entendi...
so uso WD40
Uma pergunta, o WD-40 pode danificar a pintura do armamento (oxidada) ?
Oxidação, não. Pintura tem que saber o tipo normalmente não, também.
Mas oxidação e anodização, com certeza não afeta.
@@ShooterBr obrigado pela resposta.
Antigamente não existia arams de polimero era ferro puro não confio em limpar armas de polimero com querosene ou wd 40
Querosene eu também não confio. WD não ataca polímero.
👏👏👏
Prefiro o corrosionx em óleo.
É o for Guns. Ele é muito parecido com o Marine. Também tem ação desengripante.
Esse teste não tem compatibilidade com a realidade pela qual as armas são expostas.
Quais testes?
A realidade é que WD40 é usado por forças armadas e por atiradores com muito sucesso há décadas. Aí vem Zé ruela, fala que desingripante estraga arma sem explicar nada e um monte de gente compra a ideia.
Essa é a realidade.
Sua arma não enferrujou por estar dentro da capa, sem uso e sem contato externo e direto com o oxigênio. Faça o mesmo e deixe sua arma fora da capa e verá o que acontece. Use sua arma e também verá que a vibração irá afrouxar os parafusos com frequência. Usar desengripante é literalmente condenado em armas. Existem óleos apropriados de excelente performance e que não afrouxa os parafusos.
A arma não oxidou porque estava bem protegida. Veja o experimento que mostrei. Esses produtos são padrão para uso militar. Protegem arma mergulhada em água salobra, para você ter uma ideia.
No experimento você vai ver que não se trata de capa. Se trata de boa proteção que outros produtos, como óleos de silicone e óleos de máquina, não conseguem pasar bem perto de atingir.
Também é lenda que eles afrouxam parafusos. Parafusos são frouxos por natureza. O que trava parafuso é atrito. Por isso você tem que ter uma arruela de pressão ou usar travas químicas em parafusos.
Assim como os militares das principais forças armadas do mundo, eu tais produtos há anos e nunca tive problema com parafuso frouxo.
Velha teoria da relatividade, nada resiste ao tempo, ainda mais sem proteção.
Com certeza.
nÃO USO O wITE lUB POIS AS ARMAS DA CORPORÇÃO ESTAVAO ENVOLTAS EM GRAXA. oPTEMAOS POR WD40 QUE EVAPORA MAIS RAPIDO
Ele tem óleo vegetal. Por isso forma essa borra de graxa.
Essa cometa fenix tem 4 anos que você fez umbox
Opa Celso, a Minha Fênix foi comprada no começo de 2016. Eu comecei o canal no final de 2016, ela foi um dos primeiros vídeos que eu lancei na época, mas teve um bom intervalo entre a gravação e a publicação. Ainda estava procurando material para a vinheta e coisas do tipo. Eu gravei alguns vídeos, depois fui aprender a editar e só depois eu programei as publicações.
Mas apesar de ter sido comprada em 2016, essa carabina é fabricação 2014 (Você consegue ver no número de série no bloco do cano), como estamos em 2021, ela tem 7 anos de idade. Também tenho uma Fusion, fabricação 2014, mas que veio para casa no começo de 2017.
Praticamente todas as Cometas importadas pela Rossi e vendidas no Brasil entre 2015 e 2017 são fabricadas em 2014. :)
Desengripantes seja qual for, tem a propriedade de afroxar os parafusos, por isso, não serve. Pelo visto você só tá preocupado com a proteção, né mesmo. Tem muita gente culpando os fabricantes porque os parafusos vivem afroxando. Tenho carabinas de mais de 45 anos, bem mais velhas que você, e sempre usei óleos específicos para armas que sao excelentes e bem mais barato. Na minha opinião, este vídeo é irresponsável.
Qualquer lubrificante que seja jogado em roscas facilita que parafusos afrouxem. Nesse sentido os desengripantes são ainda melhores que óleo de máquina, porque óleo de máquina não evapora, desengripantes deixam de fazer efeito bem rapidamente. Então o risco de ter problemas nesse sentido com má aplicação de óleo Singer é até maior.
Tanto que você não vê o óleo de máquina sendo usado para isso nas principais forças armadas do mundo.
Mas aproveitando o gancho, parafusos não oxidados não precisam nem de ajuda para soltar com vibrações. Por definição existe um espaço entre o parafuso e a rosca externa.
Se você não tiver uma arruela de pressão ou uma trava química para segurar o parafuso ele vai acabar soltando com vibrações.
Os fabricantes usam travas deve tipo. O erro aí não está, novamente, no uso desses produtos, mas em não fazer o travamento correto dos parafusos.. Muitos tiram o parafuso e não colocam de volta a trava química, por exemplo. Vai ter problema.
Eu mesmo nunca tive problemas com parafusos soltos.
Por fim, óleo Singer não serve para proteção prolongada.. Infelizmente. :(
Antônio Cidreira, qual produto o Sr usa, q seja específico pra armas e é mais barato?
@@ShooterBr Desculpe meu amigo, más permita-me discordar sobre o óleo de máquina , eu utilizo o famoso óleo Singer a 39 anos nas minhas armas, algumas ficaram anos guardadas em suas embalagens e Nunca tiveram nem um sinal por menor que seja de ponto de ferrugem .... como vc mesmo disse ele não evapora e mantem a lubrificação e proteção, tem funcionado muito bem e continua funcionando a 39 anos comigo !!!
Grande abraço, TMJ !!!
@@StrikeXK o óleo de máquina funciona bem para quem faz manutenção de rotina. Veja o teste que fiz de protetivos.