Professor, essa eu resolvi com um bizu que vi. nº de reações + nº de barras = 2 * nº de nós. a primeira ficou: 3+11 = 2*7 14=14 Isostática a segunda: 4+11 = 2*7 15>14 hiperestática Foi coincidência ou é um método válido?
Boa noite, Dr. Hans Chucrute. 😅 Sim, é válida. Para treliças eu acho que é a melhor mesmo. Mas se estiver estudando para concursos fique atento que as vezes tem uma pegadinha que acaba invalidando esse bizu aí. Pode acontecer da estrutura ser hipostática mas a expressão indica que é isostática ou mesmo hiperestática. Daí eu recomendaria avaliar com calma a estabilidade da estrutura. Comento sobre o grau de hiperestaticidade com mais calma nesse vídeo aqui 👇 ruclips.net/video/E53dRDqUxQ8/видео.html Inclusive também apresento essa equação que você trouxe e um caso em que ela induziria a uma resposta errada. Bons Estudos!
Professor, essa eu resolvi com um bizu que vi.
nº de reações + nº de barras = 2 * nº de nós.
a primeira ficou:
3+11 = 2*7
14=14 Isostática
a segunda:
4+11 = 2*7
15>14 hiperestática
Foi coincidência ou é um método válido?
Boa noite, Dr. Hans Chucrute. 😅
Sim, é válida.
Para treliças eu acho que é a melhor mesmo.
Mas se estiver estudando para concursos fique atento que as vezes tem uma pegadinha que acaba invalidando esse bizu aí.
Pode acontecer da estrutura ser hipostática mas a expressão indica que é isostática ou mesmo hiperestática. Daí eu recomendaria avaliar com calma a estabilidade da estrutura.
Comento sobre o grau de hiperestaticidade com mais calma nesse vídeo aqui 👇
ruclips.net/video/E53dRDqUxQ8/видео.html
Inclusive também apresento essa equação que você trouxe e um caso em que ela induziria a uma resposta errada.
Bons Estudos!