Fabiano, eu sou Engenheiro Mecânico, trabalho hoje com Refrigeração, mas por muito tempo trabalhei na linha de máquinas pesadas e motores navais onde usam bomba de água salgada no lugar de radiador. Conheço muito sobre aftercoolers e trocadores de calor e posso te afirmar que o trocador de calor usado nessa linha de carros da Jeep certamente tem problemas de construção, seja na liga de alumínio ou outro componente empregado. Ao meu ver, a Jeep deveria fazer um Recall e substituir essa peça por outra de qualidade. É necessário analisar o trocador de calor para detectar a causa raiz mais provável pela falha , ou seja, porque fura, oxida e etc... Parabens pelo trabalho!
Perfeita sua observação. Trabalhei offshore por 34 anos em plataformas de petróleo, nem os permutadores expostos a condições muito mais agressivas furam com essa facilidade. Sugerir a troca do fluido com 20000 km contraria qualquer plano de manutenção preventiva, por mais conservador que esse seja. Na minha humilde opinião trata-se de vício de origem, material inadequado.
Parabéns pelo trabalho amigo. Ate que fim achei um mecanico que mostrou onde esta o problema do veiculo e oque ocasionou. Lembrando que outras montadoras também tem essa caixa de transmissão, e também passam ou passaram por esse mesmo problema, porem o compass e rengade ter um grande volume de vendas vai aparecer com mais frequência. E pelo que pesquisei, os relatórios de problemas 99% sao de pessoas que realmente nao deu manutenção devida ao veiculo.
Pois é, levei meu compass hoje na css por causa desse problema. Apenas 29 mil rodados, todas as revisões feitas na data correta na própria css. É muito triste isso.
@@tuliobretz5499 cobriram todo o reparo na garantia. Depois de 1 mês aguardando a análise consegui um veiculo reserva em cortesia. Já trocaram as peças do sistema de arrefecimento e o câmbio foi reparado. Mas ainda não peguei o carro, era pra ter ficado pronto dia 04/08, mas depois de montarem o câmbio, perceberam que o carro ficou com um comportamento estranho. Vão precisar trocar o corpo de válvulas da transmissão que está previsto para chegar dia 10/08. Não sei se estão usando um novo aditivo.
@@WagnerAlvesSantos O seu caso é pra tapar a boca de muitos aqui, que ficam falando que é falta de cuidado dos donos, gente burra que abre a boca pra falar merda, quero ver vcs estarem nessa situação se vão ficar puxando o saco pra uma empresa que cada pros seus consumidores....é de dar nojo dizer que a cada 20 milkm tem que trocar o líquido arrefecimento, isso prova quão porcaria é a marca jeep e fiat.
Parabéns , vc entende mto e suas dicas avançam as fronteiras Estaduais . Tenho um renegade 2016 único dono e manutenção em dia sem nenhum problema no trocador . Mto se fala em falha no trocador mas estou com vc e afirmo que o cara usou água de torneira e líquido de arrefecimento de baixa qualidade e até msm falso que até posto de gasolina andou vendendo . Se o problema fosse o trocador teríamos um grande volume de carros danificados inclusive o meu próprio ou a reincidência de quem trocou pelo original .
Parabéns pelo vídeo. O Ministério Público e o Procon de Minas, estão investigando esse problema. E pedem para quem puder, que relate mais casos como esse. Reportagem: "Jeep Renegade é investigado pelo MP por grave defeito".
@@oficinamotortech Acho muito improvável uma pessoa que comprou um carro 0km de mais de R$ 100mil, não ter feitos as revisões na CSS nos primeiros 3 anos de garantia. Isso que vc falou aí seria a "excessão" de pessoas que realmente não fizeram por algum motivo. Todos os comentários que vejo sobre esse problema ou de baixar o óleo na sua maioria, são de proprietários. Até no Reclame aqui já fui olhar. abç
@@paulohenricky6196 você precisa visitar algumas oficinas pelo Brasil. O que você acha "improvável " não condiz com a realidade vivida nos mim. Lembrando que não sou um entusiasta, e sim mecânico profissional a mais de 26 anos. Já trabalhei em concessionárias inclusive. Mas, cada um acredita no que quiser.
Boa tarde, Sei de sua competência. Sobre a que me referia em comprar uma carro por mais de R$ 120mil e com toda certeza dentro do prazo de garantia realmente faze-las na CSS, era sobre pessoas "Racionais" Excluem dessa lista locadoras, pessoas sem juizo, desleixados, etc. Tenho varios amigos e familiares que possuem SUV COMPACTO e nenhum deles são loucos ao ponto de levar um carros desses em qualquer oficina de esquina. Abçs.
Que beleza espero que venha a obrigar a fabrica a troca dessa peça e ressacir aos prejudicados. Tenho uma Toro 2020 e hoje vivo assombrado com o tamanho do prejuizo que possa ocorrer. Um descasso a fábrica manter se em silêncio com relação a um problema desse tamanho.
Um dos pouquíssimos que informa corretamente ! Grande parte dos problemas e da culpa da peça entre o volante e o banco do motorista! Ou seja, coloca inadequadamente qualquer tipo de aditivo ou mesmo água de torneira! Nunca tive problema...Parabéns pela informação...É isso mesmo, o resto não analisa o que realmente ocorre! Fato! 👏👏👏👏👏
O cara faz um excelente trabalho, explica tudo direitinho, e ainda vem um monte de besta insistindo que o problema é na peça, se a peça é mau usada ou usada com fluido errado ao precisa dizer mais nada
Parabéns pela honestidade e clareza em relatar o problema. O brasileiro não tem uma experiência em lidar com manutenção dos carros modernos e com transmissão automática. Nem a concessionária costuma trocar o fluido de arrefecimento e muito menos de transmissão. Muita gente acha que é eterno, mas o “for life “ termina após o período de garantia. Oque acontece após garantia não é de interesse da fábrica. Fato é que precisa de cuidados extras e não porque tem um problema de fábrica.
Fabiano, os donos de Jeep Renegade levavam seus veículos para realizar as primeiras revisões e não contemplava a troca do fluido de arrefecimento !!! .... como os motores E-Torq possuem bloco em ferro fundido, o aditivo utilizado em proporção de 30% e o longo período sem troca, promovem a corrosão do trocador de calor do câmbio e de todos os componentes do sistema de arrefecimento.
O medo que fica é o trocador de calor furar mesmo fazendo a aditivação como recomendado. Existe recomendação de periodicidade para trocar o trocador de calor?
Parabéns pela aula e o profissional que você é? EU moro em São Paulo, tenho um Renegade 2015/16 nunca tive problema com o Renegade, está com 99 mil km/ Mas mantenho as revisões normal, Radiador uso aditivo Sellenia Petronas. Óleo motor Sellenia também. 5/30 . Pra mim, carro muito bom. Obrigado pela aula. SP Brasil 🇧🇷
Oi Fabiano concordo com vc. Também tem outra coisa mesmo. Que parte hidráulica do câmbio. Fique boa. Entrou água. Solenóide e corpo de válvulas. Já era.
Muito bom Fabiano, obrigado pelo excelente conteúdo que você sempre nos traz. Com todas as suas observações e recomendações, eu fiquei mais preventivo e estou fazendo a troca do fluido de arrefecimento em toda revisão, a cada 12 mil km, conforme recomendação de fábrica. O custo dessa troca não é nenhum valor proibitivo. 👍🏻
@@carlosaugustofreirelima529 , não, a programação é para cada 24 mil, eu é que optei por fazer a cada 12 mil. O valor gasto com o fluido da Mopar foi de 121 reais, ou seja, eu acho que vale a pena gastar 121 reais a cada ano para manter o sistema de arrefecimento mais limpo e eficiente.
Eu não conheço,mas todos dízem que o díesel não tem trocador de calor só os flexíveis,ou seja, o câmbio de 6 marchas.Pretendo comprar um Renegade díesel,flex não. É fraco, e tem esse problema crônico que afeta o câmbio.
@@j.c.6390 são propostas de carros distintas. Diesel é pra off road e o Flex pra ruas pavimentadas. Sobre performance o Diesel é levemente superior ao 1.8 Flex. Diesel acelera de 0 a 100km em 10s e o Flex em 11s. Velocidade final do Diesel é 190 km/h e o Flex 180 km/h. Fora o preço pra abastecer o diesel que está bem mais caro e pra manter o carro é infinitamente mais caro. Melhor que o 1.8 ou o Diesel e o T270, que entrega a manutenção barata dos motores Flex e a potência do Diesel. E quando ao trocador de calor é só fazer a manutenção preventiva que ele não fura. Tem que trocar o líquido de arrefecimento há cada 2 anos ou 36 mil km. O Diesel também tem que fazer essa manutenção, pois ele tem trocador de calor também, só que no motor e senão fizer ele também fura.
Peguei por oportunidade....uma renwgade 2016 com cambio novo e já com o trocador de calor externo ( radiador) carro com 105 mil e andando macio.....prejuízo com certeza ficou com antigo dono.
Isto é o que a FIAT/JEEP deveria fazer....😮... Aliás, nos câmbios de 9 marchas o sistema de refrigeração de óleo da transmissão é via RADIADOR. ...QUER DIZER, ELES TÊM A SOLUÇÃO EM CASA!!!!!!!!!😢😢.... Por quê não o fazem?????
Boa tarde..me chamo Paulo Cezar Reusing.mecanico.a45 anos de profissão.. Entrou Renegade diesel 4x4...85.000km Sumiu o óleo do diferencial dianteiro e moeu tudo não tem vestígio de óleo...trabalhou cego...q dó.... gostei Dessa troca óleo do motor seu carro.vou passar para o meu cliente...vou de indicar para os meus clientes sua oficina...bom final de semana km
Sim, tem várias marcas boas, mas a Tirreno é a única marca homologada pela Stellantis. E estando dentro da Homologação, estamos sempre dentro da razão, até mesmo judicialmente.
Comprei aditivo Tirreno pro meu Corolla e ao medir a quantidade de etileno glicol direto no frasco deu bem abaixo do especificado. Era pra dar 50% e deu 30. Então comprei o original e deu 50%. Fiz a medição com um termo densímetro. A Tirreno não responde as dúvidas.
Parabéns pelo excelente trabalho apresentado Fabiano. Pelo que pude deduzir desta infinidade de problemas, principalmente com o Renegade e o Compas, o problema seria a indevida manutenção. Admitamos que sim, porém não vejo estes problemas recorrentes em outras marcas de carro. Já começo a duvidar da qualidade do material utilizado no trocador ou não?
Ele comentou no vídeo que o câmbio e trocador é usado em outras marcas, entretanto o aditivo é diferente e por esse motivo não há tanto relatos de problemas nas outras marcas.
Boa tarde, eu tenho um caminhão Ford cargo, que aconteceu um caso parecido. O aditivo corroe o cabeçote do compressor de ar. Troquei o cabeçote duas vezes, até descobrir que a causa era o aditivo recomendado pela fabricante. Parei de usar aditivo e não tive mais esse problema.
Não posso afirmar se realmente é problema na peça. Mas um fato é a manutenção preventiva do sistema de arrefecimento. Deve ser feito com muito mais cuidado nesse caso. Meu renegade é 2019 e esta com 38 mil km rodados, quando estava com 20 mil ja fiz a troca total do fluido de arrefecimento, por preventiva. E quando tiver com uns 45km troco novamente. A cada 25mil km eu troco todo fluido, adotei isso como prevenção.
Amigo bacana demais o seu canal que foca em mecânica. A minha dúvida é: tenho uma Toro flex turbo 2022, que ja veio com este novo aditivo, irei efetuar a troca do mesmo na segunda revisão e o trocador de calor? Quando devo trocar esta peça? Ou usando este aditivo novo nao vou precisar de trocar o trocador de calor?
Todo lançamento é complicado mesmo, tanto que foi corrigido nos mais novos. E outra essa semana vi que uma pessoa que fez parte do desenvolvimento do Renegade falou que esse carro foi antecipado o lançamento devido a Fiat fazer marketing antes do tempo. E falou que o carro começou a ser vendido ainda em testes.
Não sou engenheiro, nem mecânico, minha formação passa longe de uma oficina, entretanto gosto muito de carros, e acompanho as publicações na área automotiva. Quero acreditar que o maior interessado em sanar esses problemas cônicos deveria ser o próprio fabricante pois notícias como essas arrebentam com a reputação de qualquer marca. O famigerado Marea Turbo ganhou sua reputação de ser uma bomba por conta de a FIAT recomendar a troca de óleo com uma quilometragem muito alta. O brasileiro médio se lasca pra comprar um carro, como consequência deixa a manutenção preventiva pra segundo, terceiro ou quarto plano. Entretanto, a grande incidência de quebra desse trocador de calor levanta suspeitas de que a concorrências de fatores (falta de manutenção e erro de construção) tem sido responsável pelas constantes quebras desse peça. Honda e Toyota superdimensionam a durabilidade dos componentes de seus carros, até os "cupins de aço" têm problemas em tentar destruir um corolla ou uma civic, dada a robustez de suas construções. Acho (é achismo mesmo) que a Jeep pisou na bola e deveria corrigir esse problema, do contrário o Renegade será conhecido como o novo Marea Turbo (acho que já ganhou esse título kk).
Parabéns pelo conteúdo, em especial sobre a modificação do start/stop. Uma dica: fique atento que às vezes podem ter modificações na relação do câmbio. Sucesso!
Parabéns pelas informações. Pretendia colocar o radiador de óleo, mas preferi ver sua opinião primeiro. Em resumo não colocarei. Queria muito estar próximo da sua região, teria mais um cliente. Parabéns.
concordo quanto a qualidade da peça, poderia ser mais resistente sabendo que, várias pessoas simplesmente não cuidam das manutenções corretas do veiculos.. lembrando que esse problema em todos os videos que voce procurar aqui no YT, são de carros geralmente sem manutenção correta e com o sistema de água sem o liquido correto.. mas ressaltando , a peça poderia ser mais resistente visto que outros carros possuem sistemas semelhantes e dificilmente apresentam o mesmo problema ..
Eu fiz o teste, em bancada, com aditivo original Renault, inicialmente puro e depois adicionado a água desmineralizada na proporção devida. Nos dois casos houve muita condutividade. Será isso um problema??? Somente a água desmineralizada pura que apresentou condutividade zero. PS. Multímetro Fluke 77 na função semicondutor.
@@oficinamotortech é que revisões em câmbio manual quase ninguém fazia porque não precisava, de vez em quando trocava o óleo e nuca dava problema, já o automático se vc não trocar é dor de cabeça na certa, por isso carro automático de segunda mão pode ser uma bomba relógio
@@ilbertokuhnen4896 mais conforto nunca foi barato. E não é a toa que hoje, mais de 75% dos carros fabricados no Brasil, vem com câmbio automático. Tá loco, carro com valor mais elevado e câmbio manual, fica até mais difícil de vender.
O problema é que no Manual do Carro consta que a substituição do fluído ocorre em absurdos 120 meses ou trocentos mil km. Tá lá, página 306 aproximadamente deste manual. Porém, no "Manual de Revisões" onde se anota as revisões feitas, consta outra informação, numa página meio perdida após o local onde a CSS carimba; e lá, nas entrelinhas, diz que a troca deste líquido deve ocorrer a cada dois anos. E as CSS não querem perder a venda da revisão e acabam não incentivando/empurrando este serviço, que é "caro".
Fabiano, existem algumas empresas oferecendo kits que eliminam o trocador de calor com a instalação de um radiador a ar convencional. Você poderia expressar, se possível, sua opinião sobre este tipo de adaptação? Obrigado.
Olá. Tudo que o ar condicionado não precisa é um objeto transmitindo calor na frente da unidade condensadora. Isso atrapalha a eficiência do ar condicionado.
Com certeza. Tive um cerato que o antigo dono não fez a troca do óleo. Quando comprei questionei se havia trocado o óleo da caixa e revisões, falou que sim. Com 1 mês que comprei câmbio parou comigo. Tive que executar o mesmo na justiça. Já tive dois puntos dualogic que a galera desce o pau e nunca tive problemas.
Boa tarde!! Fabiano, que aula heim cara! Top d+ seus vídeos! Vou assistir todos na medida do possível!! Pois tenho um Jeep Renegade 2016, tenho notado que as trocas de marcha da 2 marcha para 3 marcha, troca com 3.100 rpm, é muito!! existe alguma atualização?pelo scaner? Grato Anderson
Ele não quis dizer, mas pela cor do reservatorio da para ver que esta só o barro, imagina o resto do sistema! Com certeza passou pela mao de um cupim de ferro que colocou agua de torneira nesse sistema, pois mesmo que velho o fluido não fica desse jeito.
Delphi paguei 26,00 o litro do concentrado RL10008... eita aditivo de Deus...Bom, Bonito e barato. Tenho teste dele aqui com bombril desde 2017 na proporção 20% de aditivo e 80% de água de torneira e o bombril está em estado de zero.
Olá a todos, não sou mecânico, sou muito leigo no assunto, muitos que conheço dizem que devo usar aditivo para não criar ferrugem e não oxidar o motor, neste caso tudo neste cambio está oxidado, humildemente alguém explica o motivo de está enferrujando ? Fabiano Parabéns Pelo canal
Esse câmbio ayzin é japonês utilizado em várias marcas de veículos, ex Toyota wv Fiat jeep alfa n dá problemas, A montadora notificou no início q o problema n é no trocador d calor, na vdd era o fluindo sintético, q provocava corozao na peça, no Manoal dá jeep recomenda verificar o fluído a cada 12 mil KM substituir o msm a cada 2 anos, o resto é picaretagem. Evitar água d torneira além ds minerais contém alto teor de cloro, contribui pró desgastes do trocador d calor,
Esse câmbio Aisin usado em carros Fiat é um projeto conjunto Aisin/Fiat. Somente é utilizado em carros da Fiat. A Aisin é uma empresa de confiança, subsidiária da Toyota, e faz câmbios para a maior parte dos carros vendidos no Brasil. Mas são outros câmbios de fabricação própria. Esse da Fiat, infelizmente teve dedo da Fiat.
O problema do radiador na frente vai além de tapar a ventilação do ar condicionado. O câmbio vai trabalhar frio demais. O oleo especificado para trabalhar na temperatura do motor. Quando a lâmpada de led hj já existem as lampadas can bus canceller.
Bom dia Fabiano parabéns pelo trabalho,quero comprar um Renegade 2021,quais os cuidados que tenho que tomar na hora de comprar,e com quantos km devo trocar o trocador de calor se vc puder me ajudar agradeço obrigado
Alguém sabe dizer por quê no manual do Renegade 2021, o prazo especificado para troca do fluido de arrefecimento ser a "CADA 120 MESES ou 240.000 km"? Uma vez que todos recomendam que seja a cada dois anos?🤨
@@oficinamotortech Doidera! Talvez seja o fato de terem trocado a marca do aditivo, porém, ainda assim, é mais prudente trocar a cada dois anos como vocês, que são especialistas, recomendam!
@@elvisp.s5431 poisé, é cono eu digo... Enquanto está na garantia, segue o manual. Depois que passa a garantia é qualquer B.O cai no teu colo, melhor prevenir.
Parece que a oficina motortech, está passando pano para Jeep e Fiat. Você deveria afirmar no seu vídeo que o manual do carro/montadora estão erradas aí recomendar a troca a cada 240.000km ou 4 anos. Se fizesse isso ficaria mais coerente...
O problema é esse.... O manual é um papel impresso, e não se atualiza. Da uma olhada nos manuais novos. Procura entender o problema antes de afirmar que alguém está passando pano. Pois não está valorizando um trabalho informativo.
Olá Fabiano, você vai da dicas tem um irmão ele tem um jeep renegede 2021 tá com 75 km fez troca do sistema de refrigeração. O que já foi feito de 2022 a 2024 julho? - jogo de pastinhas - 04 pneus - bateria - velas Ele tá comprou o novo renegede 2025 tá querendo que eu fique com o carro. Fabiano você tem vídeo que de baixo da bateria tem um para tirá é vê se limpo e isso mesmo ?
A verdade é que os carros de hj, apesar de mais resistentes, ao mesmo tempo são reféns das revisões cronometradas, ou seja: em dia. O problema é que BRASILEIRO não gosta de fazer manutenção preventiva, e sim somente a corretiva, qdo já aconteceu o pior, aí começa o mimimi ainnn que carro, marca tal num prexxxtaa
A Cultura de completar com água da torneira tb precisa acabar, mesmo que não fizesse revisão, se não tivesse metido água de torneira, não chegaria a essa forma que chegou mostrada no vídeo. O Cloro arregaça com tudo mais ainda!
@@rafroessolarpowered81 é mais barato trocar óleo no posto de gasolina, ou até mesmo fluído de arrefecimento de qualidade duvidosa, do que gastar com peças de qualidade Carro tem quem pode
Bom dia Fabiano, parabéns pelo conteúdo e informações. Tenho uma Renegade 2016 e tive que substituir o trocador de calor, não tive problemas com o câmbio (não afetou), porém em menos de 2 meses, novamente o trocador de calor deu problema novamente, o que poderia afetar essa peça. Obrigado
olá amigo, ótimo trabalho, vc ou alguém aí responde por favor, o carro renegade comprado hoje vem com estes mesmos componentes ou arrumaram, e sobre o radiador que estão adapitando, o que acham? obrigado
Uma pergunta pertinente, já tive um FIAT (punto) com motor e-torq ele apresentou problema de eletrolise, que é o que acontece com esse trocador de calor, só que no radiador já que o carro era manual, isso com pouco mais de 1 ano de uso, a Fiat trocou o radiador 3 vezes nos 3 anos que fiquei com o carro e nunca dava jeito, isso utilizando o paraflu recomendado pela montadora. Na oficina me foi informado que a eletrólise se dava em consequência da interação elétrica do material do bloco e do cabeçote do e-torq, pois o bloco de ferro e o cabeçote de alumínio e conjunto com o paraflu criavam aquela borra marrom que entope e dissolve o alumínio, causando vazamento, não sei se o mesmo acontece com esse trocador, já que ele tem filetes parecidos com um radiador. Será que esse problema não é só dos e-torq? ou os novos t270 já apresentam o mesmo vício?
Fabiano, eu sou Engenheiro Mecânico, trabalho hoje com Refrigeração, mas por muito tempo trabalhei na linha de máquinas pesadas e motores navais onde usam bomba de água salgada no lugar de radiador. Conheço muito sobre aftercoolers e trocadores de calor e posso te afirmar que o trocador de calor usado nessa linha de carros da Jeep certamente tem problemas de construção, seja na liga de alumínio ou outro componente empregado. Ao meu ver, a Jeep deveria fazer um Recall e substituir essa peça por outra de qualidade. É necessário analisar o trocador de calor para detectar a causa raiz mais provável pela falha , ou seja, porque fura, oxida e etc... Parabens pelo trabalho!
Correto!!!
Inclusive há relatos de que o trocador de calor da versão diesel tem uma qualidade melhor (é mais pesado) e não ocorre esse problema.
Perfeita sua observação. Trabalhei offshore por 34 anos em plataformas de petróleo, nem os permutadores expostos a condições muito mais agressivas furam com essa facilidade.
Sugerir a troca do fluido com 20000 km contraria qualquer plano de manutenção preventiva, por mais conservador que esse seja. Na minha humilde opinião trata-se de vício de origem, material inadequado.
@@samuelramox linha diesel tem radiador de óleo refrigerado a ar, e não trocador de calor refrigerado a agua. Sistemas bem diferentes
Concordo, o custo de uma peça reforçada seria insignificante comparado ao custo do veículo e posteriormente ao prejuízo do proprietário.
Comprei um renegade e seu vídeo deixou-me bem tranquilo. Obrigado pelas dicas.
Eu também cara, tava preocupado, o vídeo me tranquilizou
Parabéns pelo trabalho amigo. Ate que fim achei um mecanico que mostrou onde esta o problema do veiculo e oque ocasionou. Lembrando que outras montadoras também tem essa caixa de transmissão, e também passam ou passaram por esse mesmo problema, porem o compass e rengade ter um grande volume de vendas vai aparecer com mais frequência. E pelo que pesquisei, os relatórios de problemas 99% sao de pessoas que realmente nao deu manutenção devida ao veiculo.
A Jeep deveria fazer recall de todos os carros pra verificação desse trocador + aditivo de fábrica.
Pois é, levei meu compass hoje na css por causa desse problema. Apenas 29 mil rodados, todas as revisões feitas na data correta na própria css. É muito triste isso.
@@WagnerAlvesSantose cobriram alguma coisa? Estão utilizando um novo aditivo agora?
@@tuliobretz5499 cobriram todo o reparo na garantia. Depois de 1 mês aguardando a análise consegui um veiculo reserva em cortesia. Já trocaram as peças do sistema de arrefecimento e o câmbio foi reparado. Mas ainda não peguei o carro, era pra ter ficado pronto dia 04/08, mas depois de montarem o câmbio, perceberam que o carro ficou com um comportamento estranho. Vão precisar trocar o corpo de válvulas da transmissão que está previsto para chegar dia 10/08. Não sei se estão usando um novo aditivo.
@@WagnerAlvesSantos O seu caso é pra tapar a boca de muitos aqui, que ficam falando que é falta de cuidado dos donos, gente burra que abre a boca pra falar merda, quero ver vcs estarem nessa situação se vão ficar puxando o saco pra uma empresa que cada pros seus consumidores....é de dar nojo dizer que a cada 20 milkm tem que trocar o líquido arrefecimento, isso prova quão porcaria é a marca jeep e fiat.
Parabéns , vc entende mto e suas dicas avançam as fronteiras Estaduais . Tenho um renegade 2016 único dono e manutenção em dia sem nenhum problema no trocador . Mto se fala em falha no trocador mas estou com vc e afirmo que o cara usou água de torneira e líquido de arrefecimento de baixa qualidade e até msm falso que até posto de gasolina andou vendendo .
Se o problema fosse o trocador teríamos um grande volume de carros danificados inclusive o meu próprio ou a reincidência de quem trocou pelo original .
Parabéns pelo vídeo. O Ministério Público e o Procon de Minas, estão investigando esse problema. E pedem para quem puder, que relate mais casos como esse.
Reportagem: "Jeep Renegade é investigado pelo MP por grave defeito".
O ministro publico vai encontrarem uma pilha de clientes que não fazem revisão. 😂
@@oficinamotortech Acho muito improvável uma pessoa que comprou um carro 0km de mais de R$ 100mil, não ter feitos as revisões na CSS nos primeiros 3 anos de garantia.
Isso que vc falou aí seria a "excessão" de pessoas que realmente não fizeram por algum motivo.
Todos os comentários que vejo sobre esse problema ou de baixar o óleo na sua maioria, são de proprietários.
Até no Reclame aqui já fui olhar.
abç
@@paulohenricky6196 você precisa visitar algumas oficinas pelo Brasil.
O que você acha "improvável " não condiz com a realidade vivida nos mim.
Lembrando que não sou um entusiasta, e sim mecânico profissional a mais de 26 anos.
Já trabalhei em concessionárias inclusive.
Mas, cada um acredita no que quiser.
Boa tarde,
Sei de sua competência.
Sobre a que me referia em comprar uma carro por mais de R$ 120mil e com toda certeza dentro do prazo de garantia realmente faze-las na CSS, era sobre pessoas "Racionais"
Excluem dessa lista locadoras, pessoas sem juizo, desleixados, etc.
Tenho varios amigos e familiares que possuem SUV COMPACTO e nenhum deles são loucos ao ponto de levar um carros desses em qualquer oficina de esquina.
Abçs.
Que beleza espero que venha a obrigar a fabrica a troca dessa peça e ressacir aos prejudicados. Tenho uma Toro 2020 e hoje vivo assombrado com o tamanho do prejuizo que possa ocorrer. Um descasso a fábrica manter se em silêncio com relação a um problema desse tamanho.
Imagina a alegria do dono deste carro maravilhoso quando receber a conta....
Não fez a manutenção preventiva, agora não adianta chorar.
Da uma dor no coração, lembro ainda hj de quando aconteceu com o que eu tinha.
Um dos pouquíssimos que informa corretamente ! Grande parte dos problemas e da culpa da peça entre o volante e o banco do motorista! Ou seja, coloca inadequadamente qualquer tipo de aditivo ou mesmo água de torneira! Nunca tive problema...Parabéns pela informação...É isso mesmo, o resto não analisa o que realmente ocorre! Fato! 👏👏👏👏👏
O cara faz um excelente trabalho, explica tudo direitinho, e ainda vem um monte de besta insistindo que o problema é na peça, se a peça é mau usada ou usada com fluido errado ao precisa dizer mais nada
Parabéns pela honestidade e clareza em relatar o problema. O brasileiro não tem uma experiência em lidar com manutenção dos carros modernos e com transmissão automática. Nem a concessionária costuma trocar o fluido de arrefecimento e muito menos de transmissão. Muita gente acha que é eterno, mas o “for life “ termina após o período de garantia. Oque acontece após garantia não é de interesse da fábrica. Fato é que precisa de cuidados extras e não porque tem um problema de fábrica.
Fabiano, os donos de Jeep Renegade levavam seus veículos para realizar as primeiras revisões e não contemplava a troca do fluido de arrefecimento !!! .... como os motores E-Torq possuem bloco em ferro fundido, o aditivo utilizado em proporção de 30% e o longo período sem troca, promovem a corrosão do trocador de calor do câmbio e de todos os componentes do sistema de arrefecimento.
Cara ja fui mecânico a anos atrás, da orgulho de ver o nivel de conhecimento, nunca comprarei um renegade ou jeep kkkkk
É meu amigo tem que ter bala na agulha, não é pra qualquer um né?
O medo que fica é o trocador de calor furar mesmo fazendo a aditivação como recomendado. Existe recomendação de periodicidade para trocar o trocador de calor?
Parabéns pelo trabalho! Nada pior do que uma manutenção negligenciada em um carro moderno!
Parabéns pela aula e o profissional que você é? EU moro em São Paulo, tenho um Renegade 2015/16 nunca tive problema com o Renegade, está com 99 mil km/ Mas mantenho as revisões normal, Radiador uso aditivo Sellenia Petronas. Óleo motor Sellenia também. 5/30 . Pra mim, carro muito bom. Obrigado pela aula. SP Brasil 🇧🇷
Oi Fabiano concordo com vc. Também tem outra coisa mesmo. Que parte hidráulica do câmbio. Fique boa. Entrou água. Solenóide e corpo de válvulas. Já era.
Parabéns pelo trabalho. Demonstra conhecimento e competência no que faz.
Oficina TOP de primeira linha.
Tenho uma jeep Compass não quero virar se cliente pra trocar trocador de calor mas suas orientações São muito boas parabéns você é feira!!!
Fera
Parabéns pelo ótimo trabalho prestado aos seus clientes e amigos
Mestre Fabiano se possível mostrar como faz o teste no líquido de arrefecimento antes de estragar o trocador de calor , like e obrigado pelas dicas .
Grato pelas informações, muito importantes, estava preocupado e perdido com essas questoes, agora me sinto mais seguro, obrigado
Muito bom Fabiano, obrigado pelo excelente conteúdo que você sempre nos traz. Com todas as suas observações e recomendações, eu fiquei mais preventivo e estou fazendo a troca do fluido de arrefecimento em toda revisão, a cada 12 mil km, conforme recomendação de fábrica. O custo dessa troca não é nenhum valor proibitivo. 👍🏻
Só uma dúvida? Essa "recomendação de fábrica" de troca com 12000km está no manual do proprietário?
@@carlosaugustofreirelima529 , não, a programação é para cada 24 mil, eu é que optei por fazer a cada 12 mil. O valor gasto com o fluido da Mopar foi de 121 reais, ou seja, eu acho que vale a pena gastar 121 reais a cada ano para manter o sistema de arrefecimento mais limpo e eficiente.
Obrigado por compartilhar uma infinidade de informações sobre fluido de arrefecimento , eu tenho um Jeep Renegade.
Possui um Compass Diesel, por 5 meses. Comecei a assistirt esses vídeo, e foio suficiente para eu passar ele pra frente rapidinho!
Teu Compass nem utiliza roçador de calor 😂😂😂😂
Eu não conheço,mas todos dízem que o díesel não tem trocador de calor só os flexíveis,ou seja, o câmbio de 6 marchas.Pretendo comprar um Renegade díesel,flex não. É fraco, e tem esse problema crônico que afeta o câmbio.
Sim os modelos a diesel não tem o trocador de calor a água. Então isso não ocorre.
@@j.c.6390 são propostas de carros distintas. Diesel é pra off road e o Flex pra ruas pavimentadas.
Sobre performance o Diesel é levemente superior ao 1.8 Flex. Diesel acelera de 0 a 100km em 10s e o Flex em 11s. Velocidade final do Diesel é 190 km/h e o Flex 180 km/h.
Fora o preço pra abastecer o diesel que está bem mais caro e pra manter o carro é infinitamente mais caro.
Melhor que o 1.8 ou o Diesel e o T270, que entrega a manutenção barata dos motores Flex e a potência do Diesel.
E quando ao trocador de calor é só fazer a manutenção preventiva que ele não fura. Tem que trocar o líquido de arrefecimento há cada 2 anos ou 36 mil km. O Diesel também tem que fazer essa manutenção, pois ele tem trocador de calor também, só que no motor e senão fizer ele também fura.
Peguei por oportunidade....uma renwgade 2016 com cambio novo e já com o trocador de calor externo ( radiador) carro com 105 mil e andando macio.....prejuízo com certeza ficou com antigo dono.
Isto é o que a FIAT/JEEP deveria fazer....😮... Aliás, nos câmbios de 9 marchas o sistema de refrigeração de óleo da transmissão é via RADIADOR. ...QUER DIZER, ELES TÊM A SOLUÇÃO EM CASA!!!!!!!!!😢😢.... Por quê não o fazem?????
Era só anular a peça, parabéns vc é um 0TARI0
Boa tarde..me chamo Paulo Cezar Reusing.mecanico.a45 anos de profissão..
Entrou Renegade diesel 4x4...85.000km
Sumiu o óleo do diferencial dianteiro e moeu tudo não tem vestígio de óleo...trabalhou cego...q dó.... gostei
Dessa troca óleo do motor seu carro.vou passar para o meu cliente...vou de indicar para os meus clientes sua oficina...bom final de semana km
Estava de olho num 2023 42 mil km já tô preocupado só fecho se o concessionário substituir o trocador e arrefecimento!😮 12:51
Ótimo vídeo! Não é só a Tirreno que é boa, tem varias opções tão boas quanto ou até melhor...
Sim, tem várias marcas boas, mas a Tirreno é a única marca homologada pela Stellantis. E estando dentro da Homologação, estamos sempre dentro da razão, até mesmo judicialmente.
Comprei aditivo Tirreno pro meu Corolla e ao medir a quantidade de etileno glicol direto no frasco deu bem abaixo do especificado. Era pra dar 50% e deu 30. Então comprei o original e deu 50%. Fiz a medição com um termo densímetro. A Tirreno não responde as dúvidas.
Parabéns pelo ótimo trabalho prestado aos seus clientes
Fabiano é o cara.
Parabéns pelo conteúdo e por disponibilizar o teu tempo para filmar e compartilhar com o pessoal. Muito obrigado
Isso que é profissionalismo 🙏
No meu fusca nunca furou o trocador😂😂😂🤦♂️...ps tb tenho um rene 2020....assistindo sempre
Parabéns pelo excelente trabalho apresentado Fabiano. Pelo que pude deduzir desta infinidade de problemas, principalmente com o Renegade e o Compas, o problema seria a indevida manutenção. Admitamos que sim, porém não vejo estes problemas recorrentes em outras marcas de carro. Já começo a duvidar da qualidade do material utilizado no trocador ou não?
Ele comentou no vídeo que o câmbio e trocador é usado em outras marcas, entretanto o aditivo é diferente e por esse motivo não há tanto relatos de problemas nas outras marcas.
Maravilha de trabalho efetuado neste Renegade.
Parabéns!
Boa tarde, eu tenho um caminhão Ford cargo, que aconteceu um caso parecido.
O aditivo corroe o cabeçote do compressor de ar.
Troquei o cabeçote duas vezes, até descobrir que a causa era o aditivo recomendado pela fabricante.
Parei de usar aditivo e não tive mais esse problema.
Não posso afirmar se realmente é problema na peça.
Mas um fato é a manutenção preventiva do sistema de arrefecimento. Deve ser feito com muito mais cuidado nesse caso.
Meu renegade é 2019 e esta com 38 mil km rodados, quando estava com 20 mil ja fiz a troca total do fluido de arrefecimento, por preventiva.
E quando tiver com uns 45km troco novamente.
A cada 25mil km eu troco todo fluido, adotei isso como prevenção.
Amigo bacana demais o seu canal que foca em mecânica. A minha dúvida é: tenho uma Toro flex turbo 2022, que ja veio com este novo aditivo, irei efetuar a troca do mesmo na segunda revisão e o trocador de calor? Quando devo trocar esta peça? Ou usando este aditivo novo nao vou precisar de trocar o trocador de calor?
...falta de manutenção dá nisso...tenho um S 2024 e ficarei atenta!
Todo lançamento é complicado mesmo, tanto que foi corrigido nos mais novos.
E outra essa semana vi que uma pessoa que fez parte do desenvolvimento do Renegade falou que esse carro foi antecipado o lançamento devido a Fiat fazer marketing antes do tempo.
E falou que o carro começou a ser vendido ainda em testes.
Acredito que seja realmente isso. A ganância fala mais alto do que preocupação com a qualidade do produto.
Parabéns pelo conteúdo! Excelente trabalho! Deus abençoe!
Não sou engenheiro, nem mecânico, minha formação passa longe de uma oficina, entretanto gosto muito de carros, e acompanho as publicações na área automotiva. Quero acreditar que o maior interessado em sanar esses problemas cônicos deveria ser o próprio fabricante pois notícias como essas arrebentam com a reputação de qualquer marca. O famigerado Marea Turbo ganhou sua reputação de ser uma bomba por conta de a FIAT recomendar a troca de óleo com uma quilometragem muito alta. O brasileiro médio se lasca pra comprar um carro, como consequência deixa a manutenção preventiva pra segundo, terceiro ou quarto plano. Entretanto, a grande incidência de quebra desse trocador de calor levanta suspeitas de que a concorrências de fatores (falta de manutenção e erro de construção) tem sido responsável pelas constantes quebras desse peça. Honda e Toyota superdimensionam a durabilidade dos componentes de seus carros, até os "cupins de aço" têm problemas em tentar destruir um corolla ou uma civic, dada a robustez de suas construções. Acho (é achismo mesmo) que a Jeep pisou na bola e deveria corrigir esse problema, do contrário o Renegade será conhecido como o novo Marea Turbo (acho que já ganhou esse título kk).
Excelente trabalho seu e de sua 👍👏👏👏👏👏
Parabéns pelo conteúdo, em especial sobre a modificação do start/stop. Uma dica: fique atento que às vezes podem ter modificações na relação do câmbio. Sucesso!
Ĝ
Parabéns pelas informações. Pretendia colocar o radiador de óleo, mas preferi ver sua opinião primeiro. Em resumo não colocarei. Queria muito estar próximo da sua região, teria mais um cliente.
Parabéns.
concordo quanto a qualidade da peça, poderia ser mais resistente sabendo que, várias pessoas simplesmente não cuidam das manutenções corretas do veiculos.. lembrando que esse problema em todos os videos que voce procurar aqui no YT, são de carros geralmente sem manutenção correta e com o sistema de água sem o liquido correto.. mas ressaltando , a peça poderia ser mais resistente visto que outros carros possuem sistemas semelhantes e dificilmente apresentam o mesmo problema ..
Parabens pelo video, ótima explicação e resolução do problema
Eu fiz o teste, em bancada, com aditivo original Renault, inicialmente puro e depois adicionado a água desmineralizada na proporção devida.
Nos dois casos houve muita condutividade.
Será isso um problema???
Somente a água desmineralizada pura que apresentou condutividade zero.
PS. Multímetro Fluke 77 na função semicondutor.
A questão é que o aditivo também é pra evitar fervura e congelamento do líquido.
Fala aii fabiano blz esse jeep renegade sempre acontece de furar o trocador de calor dele é o arrefecimento dele está ruim sim 👍👍👍👍
Fantástico vídeo. Levaria meu carro nessa oficina com certeza. Essa moçada conhece muito, estão totalmente atualizados na mecânica. Parabéns 👏👏👏
Bom trabalho FABIANO.
Ótimo serviço.
Manutenção adequada é tudo!
Que PEIDO em Stelantis! Um trocador em inox pouparia a má fama dos Renegade.
Esse vai sentir saudade do velho e confiável cambio manual
Estranho que saldade das revisões, ninguém sente...😂
@@oficinamotortech é que revisões em câmbio manual quase ninguém fazia porque não precisava, de vez em quando trocava o óleo e nuca dava problema, já o automático se vc não trocar é dor de cabeça na certa, por isso carro automático de segunda mão pode ser uma bomba relógio
@@ilbertokuhnen4896 mais conforto nunca foi barato.
E não é a toa que hoje, mais de 75% dos carros fabricados no Brasil, vem com câmbio automático.
Tá loco, carro com valor mais elevado e câmbio manual, fica até mais difícil de vender.
@@oficinamotortech sim nem é mais conforto é na verdade uma tendência de mercado
Por isso que o dia que eu comprar um Renegade ou uma Toro será com cambio manual. Pena a Stellantis ter tirado esse câmbio destes carros.
Que oficina top.
E nos 23 também está dando problema? E o consumo de óleo- sabe se permanece nos 270 - o 1.3 turbo
Parabens pelo excelente video. 👍🏻
Amigo, o compass diesel 2017 tem esse mesmo sistema de trocador de calor?
Adoro seus vídeos só temos a agradecer pelos conhecimentos compartilhados já me ajudou muito .
Oi Fabiano blz
sou de Londrina PR , qual marca de
Trocador vc recomenda sem ser o original?
Abraço.
Anule a peça, isso não resfria nada
@@Santos79700a função não é resfriar
O problema é que no Manual do Carro consta que a substituição do fluído ocorre em absurdos 120 meses ou trocentos mil km. Tá lá, página 306 aproximadamente deste manual. Porém, no "Manual de Revisões" onde se anota as revisões feitas, consta outra informação, numa página meio perdida após o local onde a CSS carimba; e lá, nas entrelinhas, diz que a troca deste líquido deve ocorrer a cada dois anos. E as CSS não querem perder a venda da revisão e acabam não incentivando/empurrando este serviço, que é "caro".
Fabiano, existem algumas empresas oferecendo kits que eliminam o trocador de calor com a instalação de um radiador a ar convencional. Você poderia expressar, se possível, sua opinião sobre este tipo de adaptação? Obrigado.
Olá. Tudo que o ar condicionado não precisa é um objeto transmitindo calor na frente da unidade condensadora.
Isso atrapalha a eficiência do ar condicionado.
Boa. Assim nao ferra com o cambio.
Fabiano,excelente conteúdo meu irmão no final do vídeo vi que usa a plataforma witech legal como consegue usa lá???
Não é só powershift e afins que dão problemas. Quando ATs quebram, o custo é bem maior.
Com certeza. Tive um cerato que o antigo dono não fez a troca do óleo. Quando comprei questionei se havia trocado o óleo da caixa e revisões, falou que sim. Com 1 mês que comprei câmbio parou comigo. Tive que executar o mesmo na justiça. Já tive dois puntos dualogic que a galera desce o pau e nunca tive problemas.
Exato. Muita gente acha que não precisa trocar o óleo do câmbio automático(conversor de torque).
Os de manutenção mais cara são os CVT. Os AT convencionais (epicíclicos) são bem mais confiáveis e de manutenção mais barata que os CVT.
Boa tarde!! Fabiano, que aula heim cara! Top d+ seus vídeos! Vou assistir todos na medida do possível!! Pois tenho um Jeep Renegade 2016, tenho notado que as trocas de marcha da 2 marcha para 3 marcha, troca com 3.100 rpm, é muito!! existe alguma atualização?pelo scaner? Grato Anderson
Acho que o motivo é o bloco de ferro em conjunto com a falta de manutenção
Ele não quis dizer, mas pela cor do reservatorio da para ver que esta só o barro, imagina o resto do sistema! Com certeza passou pela mao de um cupim de ferro que colocou agua de torneira nesse sistema, pois mesmo que velho o fluido não fica desse jeito.
Vídeo cheio de boas informações. Parabéns e obrigado por nos presentear com conhecimentos.
Tem como fazer um video sobre medicao da eletrólise ou do PH do fluido algo desse tipo?; seria interessante mostrar no canal SUCESSO SEMPRE 👏👏👍👍
No YT já tem esse vídeo, não me lembro do canal.
Já usou aditivo orgânico Delphi ou valeu (peak) concentrado rosa? Durabilidade dele é 5 anos ou 240mil km segundo embalagem
Já usei os 3. São boms mesmo. Mas estamos usando o Tirreno que é quem envasa para a Jeep.
Delphi paguei 26,00 o litro do concentrado RL10008... eita aditivo de Deus...Bom, Bonito e barato. Tenho teste dele aqui com bombril desde 2017 na proporção 20% de aditivo e 80% de água de torneira e o bombril está em estado de zero.
Olá a todos, não sou mecânico, sou muito leigo no assunto, muitos que conheço dizem que devo usar aditivo para não criar ferrugem e não oxidar o motor, neste caso tudo neste cambio está oxidado, humildemente alguém explica o motivo de está enferrujando ?
Fabiano Parabéns Pelo canal
Eletrólise, eletricidade e aterramento.
Bem explicado
Olá...na toto diesel ranch...também é recomendado a substituição do trocador de calor?
Fabiano, há algum problema em utilizar o Tirreno OT-C pronto pra uso ao invés do concentrado diluído?
Esse câmbio ayzin é japonês utilizado em várias marcas de veículos, ex Toyota wv Fiat jeep alfa n dá problemas, A montadora notificou no início q o problema n é no trocador d calor, na vdd era o fluindo sintético, q provocava corozao na peça, no Manoal dá jeep recomenda verificar o fluído a cada 12 mil KM substituir o msm a cada 2 anos, o resto é picaretagem. Evitar água d torneira além ds minerais contém alto teor de cloro, contribui pró desgastes do trocador d calor,
Esse câmbio Aisin usado em carros Fiat é um projeto conjunto Aisin/Fiat. Somente é utilizado em carros da Fiat. A Aisin é uma empresa de confiança, subsidiária da Toyota, e faz câmbios para a maior parte dos carros vendidos no Brasil. Mas são outros câmbios de fabricação própria. Esse da Fiat, infelizmente teve dedo da Fiat.
Tem esse líquido otc já pronto para uso 50/50?
Tirreno marca dele
Esse poblema se da somente no cambio automático ou existe também no mecânico?
OBS: tenho um jeep 1.8 flex 2016 pega esse mesmo aditivo ?
O problema do radiador na frente vai além de tapar a ventilação do ar condicionado. O câmbio vai trabalhar frio demais. O oleo especificado para trabalhar na temperatura do motor. Quando a lâmpada de led hj já existem as lampadas can bus canceller.
Recentemente disseram que o problema está na qualidade do alumínio, de peças vindas da Índia, inclusive foram retiradas do mercado..
Bom dia Fabiano parabéns pelo trabalho,quero comprar um Renegade 2021,quais os cuidados que tenho que tomar na hora de comprar,e com quantos km devo trocar o trocador de calor se vc puder me ajudar agradeço obrigado
Alguém sabe dizer por quê no manual do Renegade 2021, o prazo especificado para troca do fluido de arrefecimento ser a "CADA 120 MESES ou 240.000 km"? Uma vez que todos recomendam que seja a cada dois anos?🤨
Não sei, mais no manual também não indica a troca do fluido do câmbio automático.
@@oficinamotortech Doidera! Talvez seja o fato de terem trocado a marca do aditivo, porém, ainda assim, é mais prudente trocar a cada dois anos como vocês, que são especialistas, recomendam!
@@elvisp.s5431 poisé, é cono eu digo... Enquanto está na garantia, segue o manual. Depois que passa a garantia é qualquer B.O cai no teu colo, melhor prevenir.
Parece que a oficina motortech, está passando pano para Jeep e Fiat. Você deveria afirmar no seu vídeo que o manual do carro/montadora estão erradas aí recomendar a troca a cada 240.000km ou 4 anos. Se fizesse isso ficaria mais coerente...
O problema é esse....
O manual é um papel impresso, e não se atualiza.
Da uma olhada nos manuais novos.
Procura entender o problema antes de afirmar que alguém está passando pano.
Pois não está valorizando um trabalho informativo.
Opa qual o ano da transmissão que você colocou, o outro era um 2016,, ?
Fabiano vc aconselha fazer a troca do trocador de calor por um radiador exclusivo para o óleo do câmbio obrigado
E colocar uma peça quente na frente da condensadora?
Vai afetar a eficiência do ar condicionado.
Boa Noite tudo bem o turbo diesel câmbio de 9 velocidade não tem esse trocador de calor problemático não né
Sabe me dizer se nos Pegout 208 2023 que utiliza o mesmo câmbio também sobre com esse problema?
As renegade 2020/2021 ainda tem esse problema crônico!? Obrigado pela atenção de todos aí abraços
Fabiano oque vc acha sobre a substituição do trocador por um radiador exclusivo para o óleo do cambio
Só o que o ar condicionado não precisa é algo gerando calor na frente da unidade condensadora para tirar sua eficiência.
Excelente vídeo!
Ola ,tudo bom meu querido, tem como trocar o cambio automático, por manual na renegade
Acho mais fácil vender o automático e comprar um manual.
Olá Fabiano, você vai da dicas tem um irmão ele tem um jeep renegede 2021 tá com 75 km fez troca do sistema de refrigeração.
O que já foi feito de 2022 a 2024 julho?
- jogo de pastinhas
- 04 pneus
- bateria
- velas
Ele tá comprou o novo renegede 2025 tá querendo que eu fique com o carro.
Fabiano você tem vídeo que de baixo da bateria tem um para tirá é vê se limpo e isso mesmo ?
A verdade é que os carros de hj, apesar de mais resistentes, ao mesmo tempo são reféns das revisões cronometradas, ou seja: em dia.
O problema é que BRASILEIRO não gosta de fazer manutenção preventiva, e sim somente a corretiva, qdo já aconteceu o pior, aí começa o mimimi ainnn que carro, marca tal num prexxxtaa
A Cultura de completar com água da torneira tb precisa acabar, mesmo que não fizesse revisão, se não tivesse metido água de torneira, não chegaria a essa forma que chegou mostrada no vídeo. O Cloro arregaça com tudo mais ainda!
@@rafroessolarpowered81 é mais barato trocar óleo no posto de gasolina, ou até mesmo fluído de arrefecimento de qualidade duvidosa, do que gastar com peças de qualidade
Carro tem quem pode
Top demais
Eu tenho uma Toro, troco o líquido de arrefecimento todo ano, coloco original fiat mopar
Parabéns Henrique é isso mesmo
Qual o valor para fazer a troca Henrique
@@bonifaciocruvinel578 250,00 mais mão de obra 100,00.
Bom dia Fabiano, parabéns pelo conteúdo e informações. Tenho uma Renegade 2016 e tive que substituir o trocador de calor, não tive problemas com o câmbio (não afetou), porém em menos de 2 meses, novamente o trocador de calor deu problema novamente, o que poderia afetar essa peça. Obrigado
As peças disponíveis no mercado mesmo em concessionária não é a mesma qualidade da linha de produção acredite!
Qual marca do trocador de calor você usa? Sempre original?
olá amigo, ótimo trabalho, vc ou alguém aí responde por favor, o carro renegade comprado hoje vem com estes mesmos componentes ou arrumaram, e sobre o radiador que estão adapitando, o que acham? obrigado
Mesma coisa.
Show!
Uma pergunta pertinente, já tive um FIAT (punto) com motor e-torq ele apresentou problema de eletrolise, que é o que acontece com esse trocador de calor, só que no radiador já que o carro era manual, isso com pouco mais de 1 ano de uso, a Fiat trocou o radiador 3 vezes nos 3 anos que fiquei com o carro e nunca dava jeito, isso utilizando o paraflu recomendado pela montadora. Na oficina me foi informado que a eletrólise se dava em consequência da interação elétrica do material do bloco e do cabeçote do e-torq, pois o bloco de ferro e o cabeçote de alumínio e conjunto com o paraflu criavam aquela borra marrom que entope e dissolve o alumínio, causando vazamento, não sei se o mesmo acontece com esse trocador, já que ele tem filetes parecidos com um radiador. Será que esse problema não é só dos e-torq? ou os novos t270 já apresentam o mesmo vício?