TECH4 Sustainability | Maior Circularidade | Documentário Departamento Engenharia Civil FEUP

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 27 янв 2025
  • Impressão 3D
    A industrialização da construção é hoje uma realidade inevitável para responder ao mercado e à escassez de recursos humanos e naturais. A automação de processos na fábrica e no local de obra é por isso um dos vetores principais dessa industrialização. Na FEUP, o grupo de investigação multidisciplinar que se dedica a estudar a impressão 3D na construção, e o Instituto da Construção Sustentável, tem vindo a propostas para o desenvolvimento deste sistema construtivo com o objetivo de encontrar soluções para reduzir as emissões de CO2 do processo de produção da habitação. Estas soluções estão a ser exploradas com os estudantes do MPRINCE por forma a estudar propostas de comunidades de habitação a custos controlados.
    Construção circular em edifícios modulares e energeticamente eficientes
    A indústria da construção apresenta um elevado consumo de materiais e energia o que tem um impacto muito significativo nas emissões de CO2. As indústrias produtiva e da construção são das que mais contribuem para o aumento dessas emissões (cerca de 20% do total). Além disso, o setor da construção apresenta um grande impacto na economia global, contribuindo para cerca de 10% do PIB. A implementação dos princípios de economia circular, nomeadamente através da redução de resíduos e poluição, do aumento da durabilidade de soluções e da regeneração de recursos naturais, permitiu a definição de medidas concretas ao nível do ambiente construído, como o aumento do PIB, a redução dos gases de efeito estufa e a redução do consumo de matérias-primas (Plano de Ação
    para a Economia Circular). Nesse sentido, este projeto pretende conjugar a eficiência energética com a valorização dos resíduos, designadamente plásticos e RCD, assim como fomentar o aumento da pré-fabricação na indústria da construção.

Комментарии •