Muito obrigado, meu irmão! Sou muito grato a Deus por sua vida. Obrigado por todo apoio de sempre! Tem muito de você aqui nesse canal. Tamo junto sempre...👊❤️
Quando se fala que o liberalismo teológico está morto, é praticamente o mesmo que dizem que o comunismo morreu. Parabéns pelo vídeo. Deus continue abençoando grandemente sua vida 🙏
Meu irmão, Louvado seja Deus por sua vida. Sua capacidade de síntese e de explicação de questões teologicas complexas em linguagem acessíveis são, em minha avaliação, suas características mais marcantes e que o diferenciar de outros produtores de conteúdo. Deus continue a abençoá-lo! P.s.: foi muito importante você ter feito uma nota se antecipando a possíveis paralelos indevidos entre os postulados da teologia liberal e o pentecostalismo, popularizados por alguns pastores brasileiros que não honram seus diplomas ou promoverem desinformação a esse nível...e isso por que eu evito concluir que são na verdade desonestos. Parabéns, mais uma vez! À propósito, poderia indicar as leituras que fez para tirar essas conclusões?
Agradeço pelo seu comentário e fico muito feliz em saber que o conteúdo está sendo útil e acessível. Meu objetivo é tornar essas questões complexas da teologia mais compreensíveis para todos. As leituras que utilizei foram principalmente de fontes primárias, como F.C. Baur e Friedrich Schleiermacher, além de outros teólogos liberais. Se você estiver interessado em uma introdução ao assunto, recomendo o livro do Olson: amzn.to/3BbfnRz. Agradeço pelo apoio ao canal!
Mais um excelente vídeo desse canal, seu canal é realmente um dos melhores que temos hoje aqui no RUclips. Aliás, a palavra "Heresia" está sendo tratada da mesma forma superficial e arbitrária que "Liberal", qualquer pessoa que discorde da visão doutrinária que a pessoa tem já vira automaticamente um "Herege", acusação essa bem grave também!
Obrigado, Fabricio. Seu comentário me fez pensar que eu também poderia fazer um vídeo sobre o que é heresia. De fato, esse termo está desgastado no nosso contexto.
@@desejandooreino Seria espetacular meu Irmão, quanto mais gente falar sobre isso melhor, o Pastor Willian Orlandi fez um tema sobre esse assunto recentemente, não tenha dúvidas que um vídeo acrescentaria demais também, inclusive, pretendo em breve me tornar membro do seu canal e do dele, abraços!
Excelente conteúdo. Parabéns! A intenção do pai do liberalismo teólogico em sua época parecia ser boa, mas em nossos dias é uma porta para apostasia.rsrs!
Há muitas coisas que se pode falar sobre o seu vídeo, mas não vou comentar agora porque minha cabeça está fervendo. Vou apenas me ater a agradecer por diferenciar o Pentecostalismo e sua ênfase na experiência como componente da cosmovisão de uma pessoa e a experiência religiosa conforme entendia Schleiermacher.
Parabéns, dileto irmão Daniel por mais um vídeo esclarecedor e, digamos, corajoso... Espero que aguente as porradas vindas dos liberais que virão aqui nos comentários... para estes creio que cabe bem: "Tem aparência de piedade, mas rejeitando o poder" (2 Tm 3:5).
Nesse período ainda era moda partir de premissas meramente filosóficas e, por consequência, sistemáticas, sobre tudo. Lia-se o mundo por lentes filosóficas e construia-se todo um sistema de crença, que era o dogma. Schleimacher foi um fôlego de vida em um tempo em que a espiritualidade estava majoritariamente presa a dogmas estritos, mas, ao mesmo tempo em que tentou se afastar destes acabou por construir um novo modo sistemático/dogmático. É por esse e outros motivos que não devemos abordar a bíblia a partir da teologia sistemática, mas da teologia bíblica. Sistemática deve ser uma consequência de uma leitura bíblica e não o contrário.
Comecei a ver o seu vídeo e tô impressionado com a qualidade da sua explicação. Já ganhou um inscrito. Você é de qual igreja? Sou um irmão em Cristo recém-convertido e visitando a Igreja Presbiteriana.
Visite uma Batista! Antes da decisão final. Existe outra abordagem ao Evangelho mais verdadeiro e mais saudável. Veja os vídeos do PR. Natan Rufino. Embora eu não concordei com tudo,a ver aplicação dele sobre calvinismo é muito esclarecedor!!
@@coelhomanco5990 Já visitei várias igrejas ao longo da minha vida e a única que me tocou foi a Igreja Presbiteriana. Foi por meio de vídeos de pastores presbiterianos que eu percebi um Evangelho coerente. Agora, há muitos batistas reformados e isso é bom. Não acho que ninguém vai para o céu exclusivamente por x denominação.
Irmão, gostei muito deste livro: amzn.to/3XL0IVX. O Olson faz um diálogo aprofundado com as fontes primárias do liberalismo, algo que considero essencial para uma compreensão honesta e sem criar espantalhos. Aí caso queira se aprofundar depois, recomendo ir direto às fontes primárias.
O liberalismo teológico é uma doença. O problema é quando o pessoal coloca aqueles que eles não gostam dentro desse rótulo sem nem ao menos saber sobre esse rótulo. Liberalismo e heresia são acusações muito sérias pra gente ficar usando em tudo que não gostamos ou não concordamos. Excelente vídeo mano!
Outra coisa, entendo que a melhor maneira de se entender e de se usar o termo "liberal" seja como o fazem os dicionários com outras palavras. Sentido "1" como sendo o originário e mais estrito, segundo o qual o liberalismo acabou há muitos anos... nem Bultmann é liberal; o sentido "2", no entanto, seria mais amplo, que denotaria termo contrário a conservador. O que acha?
Pois é. No sentido 1 pastores como o Ed Rene não são considerados liberais. Mas no sentido 2 sim. Ainda prefiro usar o termo "progressista" pra me referir a pastores como ele já que, até onde eu sei, ele não reinterpreta as doutrinas fundamentais do cristianismo. Já o Ricardo Gondin é liberal mesmo.
Essa é a pergunta de ouro, rsrsrs... O grande problema com o sentido "1" é que ele pode criar a falsa impressão de que o liberalismo teológico não exerce mais influência nos dias atuais, o que, na minha opinião, não é verdade. Já o uso do sentido "2" pode levar a mal-entendidos, como rotular teólogos como N.T. Wright de "liberais" simplesmente por discordarem em pontos secundários do conservadorismo teológico. Muitos conservadores, de fato, chamam Wright de liberal, o que, convenhamos, é uma injustiça, considerando que ele é um dos maiores críticos do liberalismo teológico em seus livros, tanto acadêmicos quanto populares. Então, qual seria a saída? Não tenho uma resposta definitiva, mas, ao estudar o liberalismo teológico, percebo que o "ser liberal" está muito mais relacionado à metodologia e à epistemologia teológica do que a certas conclusões isoladas. Os teólogos liberais, no sentido clássico, adotam métodos que não se baseiam nas Escrituras e desconsideram a tradição cristã. Embora o liberalismo clássico tenha perdido força, ele deixou herdeiros que continuam utilizando abordagens metodológicas e epistemológicas semelhantes. Dessa forma, na minha opinião, o rótulo de "liberal" ainda pode ser apropriado, desde que tenha como referencial perspectivas metodológicas e epistemológicas que se afastam das bases tradicionais da fé cristã. O ponto central não é apenas a conclusão teológica em si, mas o processo pelo qual essa conclusão é alcançada. Quando teólogos adotam abordagens que priorizam fontes externas às Escrituras - como a razão, a experiência humana ou a crítica histórica desvinculada da fé cristã -, eles se alinham mais com a herança do liberalismo clássico, ainda que não defendam abertamente suas premissas mais radicais. Então, para fechar, eu diria o seguinte: ser "liberal" é possuir uma metodologia e uma epistemologia que se afastam das Escrituras como autoridade final e da tradição cristã como guia essencial. Não se trata apenas de discordar de determinados pontos doutrinários, mas de adotar uma forma de fazer teologia que depende de critérios externos à fé cristã histórica, como a razão autônoma ou abordagens culturais que relativizam o conteúdo bíblico. Isso é apenas minha opinião, a partir dos meus estudos sobre o liberalismo teológico... Eu já defendi que o liberalismo teológico havia morrido, mas ao passar por 2 instituições de ensino teológico diferentes, eu percebi que ele está mais vivo do que nunca, só que com uma nova "roupagem".
@@desejandooreino sensacionais suas considerações, meu querido!!! Agora o verbete "liberal" do meu dicionário teológico mudou: Continuo com o sentido "1", não porque eu concorde com ele, mas porque é amplamente difundido na academia. Adoto o que você falou como sentido "2". E o meu sentido "2" passa a ser o "3" - com a ressalva de que o Wright, nessa classificação, só não é conservador para teólogos extremistas! O Dunn pode, talvez, ser visto como liberal, pois nega que o Jesus histórico acreditava ser Deus, etc. E agora, querido???
@@adhinan1Eu acho que o Dunn só poderia ser considerado liberal se ele negasse que jesus é Deus e até onde eu sei ele não fez isso. Ou seja, jesus é Deus mas não sabia disso!!!!
Olá. O simples fato de uma teologia seguir o método histórico crítico é suficiente para o classificar como liberal? São comuns em editoras católicas e luteranas por exemplo.
Uma dívida, dentro do que foi narrado aqui sobre o que é Liberalismo Teologico, entendo que pastores adequam alguns dogmas e princípios fundamentados na história bíblica, relativisam a explicação histórico bíblico trazendo um outra lente que é do pensamento contemporâneo. Usando presupostos modernos criam uma outra narrativa bíblica descolada da ortodoxia, tradições, dogmas, etc. Fica claro vendo pastores com um viés progressista fazendo isso. Mas usando está mesma lógica, as igfejas que denunciam isso no Brasil que se intitulam conservadoras, fazem a mesma coisas, não é? O que um coloca causaa sociais, filosóficas no centro do evangelho, outras chamadas mega igrejas, paredes pretas, visão celular, vejo estas descolando completamente da tradição e ortodoxia, entregando um evangelho com direções políticas, ficado em entretenimento, shows, pregações humanistas recheadas de técnicas coaching, PNL, ambiehte totalmente emocional, instagramavel, lógica de mercado, missiologia de adesão, fazendo prosélitos, voluntária invés de vocacionados, seeker sensitive, deixando as tradições para se tornarem neopentecostais, cultura da honra, cobertura espiritual. Isso tudo para mim é um descolamento total da ortodoxia para uma visão pós moderna. Ou to enganado?
Foi a reflexão que comecei a ter. Teve recentemente um pregador da minha igreja que distorceu Ezequiel 37, outra vez um pastor que pregou também afirmou que Jesus não morreu pelos nossos pecados e sim para alcançarmos as bençãos conquistados por Ele na cruz. Reclamei com o bispo da igreja e tive que escutar que ele se atrapalhou na fala (o que não é verdade), pois é parente dele. Após o bispo conversar com ele, o pastor agora afirma que Jesus morreu para os pecados e minimiza o feito para focar nas bençãos. Volta e meia nas aulas bíblicas ou pregações que faço reforço o sacrifício de Jesus. Mas o problema que o cara acabou indo para uma igreja de parede preta e ficou assim (se já não era). Como falado no vídeo, está sendo mais comum as igrejas fletarem o liberalismo teológico por quererem ser pragmaticas para se adaptarem aos anseios contemporâneo e a sua subjetividade
Na minha opinião o liberalismo teológico é podre. - Li um Livraço fantástico uma barra de ouro que faz uma defesa da Inerrância e infalibilidade biblica. - "A Inerrância Da Bíblia". Penso que todo cristão deve ler esse livro. - Obrigado pela ajuda! 🤝
É DECEPCIONANTE DEMAIS para um cristão que ama e busca a verdade encontrar canais de pessoas que se apresentam como "cristãos" mas cuja pregação ouvimos coisas tais como essas: "a biblia contém, mas NÃO É PALAVRA DE DEUS", "a biblia contém mitos e lendas comuns a época que foi escrita", "o diluvio foi apenas uma chuva local", "o Deus do antigo tratamento não e mesmo Deus do novo testamento", "Jesus foi gerado pela fecundação do espermatozoide de José com o óvulo de Maria" etc, etc e etc e tal. Um monte de heresias que são repassadas por pessoas que se dizem cristãs. Ainda bem que Cristo conhece os que lhe pertencem, o nome dos que lhe pertencem estão escritos no "livro do cordeiro" e não escritos em algum rol de membros de uma determinada religião ou seita que se autoproclama a "única" religião "verdadeira." Embora NÃO podemos julgar absutamente ninguem mas podemos e devemos reconhecer quando uma doutrina é uma heresia conforne até nos instrui em 1 João 4:1. Me sinto feliz de encontrar canais que defendem realmente a fé total nas escrituras sagradas.
Uma explicação necessária sobre o que é o famigerado "liberalismo teológico" que arruinou a vida de muita gente. Agora, é importante "dar nome aos bois" ou seja, expor os expoentes modernos pupiniquins desse falso ensino. A capa do vídeo traz três hereges muito controversos dos nossos dias, poderia começar a "combater" seus falsos ensinos. Obrigado, e continue nos ajudando a compreender de forma mais profunda a boa teologia.
Verdade, irmão! A minha ideia é, nos próximos vídeos, tratar dos "herdeiros do liberalismo teológico" aqui no Brasil... Muito obrigado pelo apoio ao canal.
Faça um vídeo sobre o Fundamentalismo herdado dos americanos; seus prós e contras também. A leitura literal e o pressuposto da inerrância e infalibilidade entendido erroneamente trás muitas distorções teológicas e loucuras também no meio evangélico.
Seria bom começar a nomear os teólogos liberais que estão no nosso meio, os quais, com a aparência de cordeiros e falas sutis, tem enganado a muitos. Parabéns pela aula!
Vídeo IRRETOCÁVEL. Obrigado meu querido irmão por seu Vídeo. Louvo à Deus por sua vida. Continue FIRME, TE AMO MANO!😇😊
Muito obrigado, meu irmão! Sou muito grato a Deus por sua vida. Obrigado por todo apoio de sempre! Tem muito de você aqui nesse canal. Tamo junto sempre...👊❤️
@desejandooreino 🔥🕊✝️
Vídeos assim são uma verdadeira aula e merecem serem vistos varias vezes. Que Deus abençoe!!!
Amém, irmão! Que Deus te abençoe grandemente também...🙏🙌
Quando se fala que o liberalismo teológico está morto, é praticamente o mesmo que dizem que o comunismo morreu. Parabéns pelo vídeo. Deus continue abençoando grandemente sua vida 🙏
Amém, irmão! Obrigado pelo apoio ao canal. Que Deus te abençoe grandemente também...🙏🙌
Caio - o Único lúcido contemporâneo ❤
🤨🤨
😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Você é impressionante!!!! Um dos melhores canais do RUclips 🙏🏻 obrigado por tanto
Obrigado, Douglas! Eu quem agradeço pelo apoio ao canal, irmão...
Que Deus o abençoe 🙏🏻🙏🏻
Vale a pena ler o livro: "Contra a teologia liberal: uma defesa cristã bíblica tradicional" do Roger Olson.
Livraço!!!
Meu irmão,
Louvado seja Deus por sua vida.
Sua capacidade de síntese e de explicação de questões teologicas complexas em linguagem acessíveis são, em minha avaliação, suas características mais marcantes e que o diferenciar de outros produtores de conteúdo.
Deus continue a abençoá-lo!
P.s.: foi muito importante você ter feito uma nota se antecipando a possíveis paralelos indevidos entre os postulados da teologia liberal e o pentecostalismo, popularizados por alguns pastores brasileiros que não honram seus diplomas ou promoverem desinformação a esse nível...e isso por que eu evito concluir que são na verdade desonestos.
Parabéns, mais uma vez!
À propósito, poderia indicar as leituras que fez para tirar essas conclusões?
Agradeço pelo seu comentário e fico muito feliz em saber que o conteúdo está sendo útil e acessível. Meu objetivo é tornar essas questões complexas da teologia mais compreensíveis para todos.
As leituras que utilizei foram principalmente de fontes primárias, como F.C. Baur e Friedrich Schleiermacher, além de outros teólogos liberais. Se você estiver interessado em uma introdução ao assunto, recomendo o livro do Olson: amzn.to/3BbfnRz.
Agradeço pelo apoio ao canal!
👏👏👏
Que aula maravilhosa! Parabéns aprendi muito. Que Deus te abençoe e que outras aulas assim continuem.
Amém, irmão! Fico muito feliz em poder contribuir... Deus o abençoe 🙏🙏
Mais um excelente vídeo desse canal, seu canal é realmente um dos melhores que temos hoje aqui no RUclips. Aliás, a palavra "Heresia" está sendo tratada da mesma forma superficial e arbitrária que "Liberal", qualquer pessoa que discorde da visão doutrinária que a pessoa tem já vira automaticamente um "Herege", acusação essa bem grave também!
Obrigado, Fabricio. Seu comentário me fez pensar que eu também poderia fazer um vídeo sobre o que é heresia. De fato, esse termo está desgastado no nosso contexto.
@@desejandooreino Seria espetacular meu Irmão, quanto mais gente falar sobre isso melhor, o Pastor Willian Orlandi fez um tema sobre esse assunto recentemente, não tenha dúvidas que um vídeo acrescentaria demais também, inclusive, pretendo em breve me tornar membro do seu canal e do dele, abraços!
@@fabriciocaetanomoraes7086 será uma grande alegria recebê-lo como membro do canal, irmão! Abraço!!!
Vídeo muito importante, temos que conhecer o que é a teologia liberal de verdade. É renezinho você não escapou não kkkkkkkkkk
Seus comentários são sempre ótimos, Regis kkkkkkk
Parabéns por mais um excelente vídeo! Deus abençoe muito você e sua família!!!
Muito obrigado, meu irmão 🙌
Que Deus abençoe grandemente você e a sua família também...
@@desejandooreino 👏🏻🙌🏻😃✝️🔥🕊💚🌍📚🏆🏅
Excelente conteúdo. Parabéns!
A intenção do pai do liberalismo teólogico em sua época parecia ser boa, mas em nossos dias é uma porta para apostasia.rsrs!
Livro - Igreja Centrada do Tim Keller traz em seu enredo uma maneira de lidar com o pensamento contemporâneo como comunidade da fé.
Muito bom. Dias atrás eu li o livro " demitologização" do bultman e afirmo que ele era um ateu que gostava de Deus.
Há muitas coisas que se pode falar sobre o seu vídeo, mas não vou comentar agora porque minha cabeça está fervendo. Vou apenas me ater a agradecer por diferenciar o Pentecostalismo e sua ênfase na experiência como componente da cosmovisão de uma pessoa e a experiência religiosa conforme entendia Schleiermacher.
Opa, Gilnei! Vou esperar sua contribuição...👏👏
Parabéns, dileto irmão Daniel por mais um vídeo esclarecedor e, digamos, corajoso... Espero que aguente as porradas vindas dos liberais que virão aqui nos comentários... para estes creio que cabe bem: "Tem aparência de piedade, mas rejeitando o poder" (2 Tm 3:5).
Muito obrigado, meu irmão! Esse texto de Paulo a Timóteo é bem oportuno. 👏👏
Excelente exposição sobre o liberalismo teológico.
Obrigado, Antonio!
Nesse período ainda era moda partir de premissas meramente filosóficas e, por consequência, sistemáticas, sobre tudo. Lia-se o mundo por lentes filosóficas e construia-se todo um sistema de crença, que era o dogma.
Schleimacher foi um fôlego de vida em um tempo em que a espiritualidade estava majoritariamente presa a dogmas estritos, mas, ao mesmo tempo em que tentou se afastar destes acabou por construir um novo modo sistemático/dogmático.
É por esse e outros motivos que não devemos abordar a bíblia a partir da teologia sistemática, mas da teologia bíblica. Sistemática deve ser uma consequência de uma leitura bíblica e não o contrário.
Que vídeo sensacional!
Vídeo excelente!! Você faz alguma faculdade de teologia, se sim, qual ?
Olá, Yago! Estou na faculdade Unida.
Assisti. Muito oportuno.
Excelente conteúdo!!
Obrigado, Adriano 😃
Merci !
Muito obrigado, querido!
Que Deus abençoe grandemente você e a sua família!
@@desejandooreino tmj!!! Que Ele também abençoe grandemente você e a sua!!!
Comecei a ver o seu vídeo e tô impressionado com a qualidade da sua explicação. Já ganhou um inscrito. Você é de qual igreja? Sou um irmão em Cristo recém-convertido e visitando a Igreja Presbiteriana.
Seja muito bem-vindo ao canal, Tiago!!
Eu sou da Igreja Batista..
Vc está visitando a IPB?
Visite uma Batista! Antes da decisão final. Existe outra abordagem ao Evangelho mais verdadeiro e mais saudável. Veja os vídeos do PR. Natan Rufino. Embora eu não concordei com tudo,a ver aplicação dele sobre calvinismo é muito esclarecedor!!
@@desejandooreino Sim, minha cidade tem uma ótima igrejinha.
@@coelhomanco5990 Já visitei várias igrejas ao longo da minha vida e a única que me tocou foi a Igreja Presbiteriana. Foi por meio de vídeos de pastores presbiterianos que eu percebi um Evangelho coerente. Agora, há muitos batistas reformados e isso é bom. Não acho que ninguém vai para o céu exclusivamente por x denominação.
Excelente explicação
Obrigado, João!
Uma dúvida, Schleiermacher entendia que o sacrifício de Cristo foi a base para o decreto divino que autorizou essa dependência?
Querido, faltou uma indicação bibliográfica que fale sobre o liberalismo. Tem como fazê-la? 😘
Opa, tem demais! Você queria algo numa pegada mais introdutória?
@@desejandooreino sim. 😁
Irmão, gostei muito deste livro: amzn.to/3XL0IVX. O Olson faz um diálogo aprofundado com as fontes primárias do liberalismo, algo que considero essencial para uma compreensão honesta e sem criar espantalhos. Aí caso queira se aprofundar depois, recomendo ir direto às fontes primárias.
O liberalismo teológico é uma doença. O problema é quando o pessoal coloca aqueles que eles não gostam dentro desse rótulo sem nem ao menos saber sobre esse rótulo. Liberalismo e heresia são acusações muito sérias pra gente ficar usando em tudo que não gostamos ou não concordamos. Excelente vídeo mano!
Perfeito, Rike! É exatamente isso...👏👏👏👏
Outra coisa, entendo que a melhor maneira de se entender e de se usar o termo "liberal" seja como o fazem os dicionários com outras palavras. Sentido "1" como sendo o originário e mais estrito, segundo o qual o liberalismo acabou há muitos anos... nem Bultmann é liberal; o sentido "2", no entanto, seria mais amplo, que denotaria termo contrário a conservador. O que acha?
Pois é. No sentido 1 pastores como o Ed Rene não são considerados liberais. Mas no sentido 2 sim. Ainda prefiro usar o termo "progressista" pra me referir a pastores como ele já que, até onde eu sei, ele não reinterpreta as doutrinas fundamentais do cristianismo. Já o Ricardo Gondin é liberal mesmo.
Essa é a pergunta de ouro, rsrsrs... O grande problema com o sentido "1" é que ele pode criar a falsa impressão de que o liberalismo teológico não exerce mais influência nos dias atuais, o que, na minha opinião, não é verdade. Já o uso do sentido "2" pode levar a mal-entendidos, como rotular teólogos como N.T. Wright de "liberais" simplesmente por discordarem em pontos secundários do conservadorismo teológico. Muitos conservadores, de fato, chamam Wright de liberal, o que, convenhamos, é uma injustiça, considerando que ele é um dos maiores críticos do liberalismo teológico em seus livros, tanto acadêmicos quanto populares.
Então, qual seria a saída? Não tenho uma resposta definitiva, mas, ao estudar o liberalismo teológico, percebo que o "ser liberal" está muito mais relacionado à metodologia e à epistemologia teológica do que a certas conclusões isoladas. Os teólogos liberais, no sentido clássico, adotam métodos que não se baseiam nas Escrituras e desconsideram a tradição cristã. Embora o liberalismo clássico tenha perdido força, ele deixou herdeiros que continuam utilizando abordagens metodológicas e epistemológicas semelhantes.
Dessa forma, na minha opinião, o rótulo de "liberal" ainda pode ser apropriado, desde que tenha como referencial perspectivas metodológicas e epistemológicas que se afastam das bases tradicionais da fé cristã. O ponto central não é apenas a conclusão teológica em si, mas o processo pelo qual essa conclusão é alcançada. Quando teólogos adotam abordagens que priorizam fontes externas às Escrituras - como a razão, a experiência humana ou a crítica histórica desvinculada da fé cristã -, eles se alinham mais com a herança do liberalismo clássico, ainda que não defendam abertamente suas premissas mais radicais.
Então, para fechar, eu diria o seguinte: ser "liberal" é possuir uma metodologia e uma epistemologia que se afastam das Escrituras como autoridade final e da tradição cristã como guia essencial. Não se trata apenas de discordar de determinados pontos doutrinários, mas de adotar uma forma de fazer teologia que depende de critérios externos à fé cristã histórica, como a razão autônoma ou abordagens culturais que relativizam o conteúdo bíblico. Isso é apenas minha opinião, a partir dos meus estudos sobre o liberalismo teológico... Eu já defendi que o liberalismo teológico havia morrido, mas ao passar por 2 instituições de ensino teológico diferentes, eu percebi que ele está mais vivo do que nunca, só que com uma nova "roupagem".
@@strausamaral5344 legais suas considerações, meu irmão!
@@desejandooreino sensacionais suas considerações, meu querido!!!
Agora o verbete "liberal" do meu dicionário teológico mudou:
Continuo com o sentido "1", não porque eu concorde com ele, mas porque é amplamente difundido na academia.
Adoto o que você falou como sentido "2". E o meu sentido "2" passa a ser o "3" - com a ressalva de que o Wright, nessa classificação, só não é conservador para teólogos extremistas! O Dunn pode, talvez, ser visto como liberal, pois nega que o Jesus histórico acreditava ser Deus, etc. E agora, querido???
@@adhinan1Eu acho que o Dunn só poderia ser considerado liberal se ele negasse que jesus é Deus e até onde eu sei ele não fez isso. Ou seja, jesus é Deus mas não sabia disso!!!!
Caio fa bio e de longe o maior e mais lucido pregador da palavra.
🤔🤔
Dr Jansen Racco é liberal? Ou só o Ed Renê Kivitz?
Não conheço a teologia do Dr Jansen Racco para opinar!
Olá. O simples fato de uma teologia seguir o método histórico crítico é suficiente para o classificar como liberal? São comuns em editoras católicas e luteranas por exemplo.
Olha, eu diria que é um bom indício. O método histórico-critico é uma característica singular do liberalismo teológico.
Uma dívida, dentro do que foi narrado aqui sobre o que é Liberalismo Teologico, entendo que pastores adequam alguns dogmas e princípios fundamentados na história bíblica, relativisam a explicação histórico bíblico trazendo um outra lente que é do pensamento contemporâneo. Usando presupostos modernos criam uma outra narrativa bíblica descolada da ortodoxia, tradições, dogmas, etc. Fica claro vendo pastores com um viés progressista fazendo isso. Mas usando está mesma lógica, as igfejas que denunciam isso no Brasil que se intitulam conservadoras, fazem a mesma coisas, não é? O que um coloca causaa sociais, filosóficas no centro do evangelho, outras chamadas mega igrejas, paredes pretas, visão celular, vejo estas descolando completamente da tradição e ortodoxia, entregando um evangelho com direções políticas, ficado em entretenimento, shows, pregações humanistas recheadas de técnicas coaching, PNL, ambiehte totalmente emocional, instagramavel, lógica de mercado, missiologia de adesão, fazendo prosélitos, voluntária invés de vocacionados, seeker sensitive, deixando as tradições para se tornarem neopentecostais, cultura da honra, cobertura espiritual. Isso tudo para mim é um descolamento total da ortodoxia para uma visão pós moderna. Ou to enganado?
Foi a reflexão que comecei a ter. Teve recentemente um pregador da minha igreja que distorceu Ezequiel 37, outra vez um pastor que pregou também afirmou que Jesus não morreu pelos nossos pecados e sim para alcançarmos as bençãos conquistados por Ele na cruz. Reclamei com o bispo da igreja e tive que escutar que ele se atrapalhou na fala (o que não é verdade), pois é parente dele. Após o bispo conversar com ele, o pastor agora afirma que Jesus morreu para os pecados e minimiza o feito para focar nas bençãos. Volta e meia nas aulas bíblicas ou pregações que faço reforço o sacrifício de Jesus.
Mas o problema que o cara acabou indo para uma igreja de parede preta e ficou assim (se já não era).
Como falado no vídeo, está sendo mais comum as igrejas fletarem o liberalismo teológico por quererem ser pragmaticas para se adaptarem aos anseios contemporâneo e a sua subjetividade
Pra mim, você está totalmente correto, irmão.
Achei seu comentário muito bom!!!
Quero fazer vídeos em cima de vários pontos que vc levantou...
Yeshua restaura
Na minha opinião o liberalismo teológico é podre. - Li um Livraço fantástico uma barra de ouro que faz uma defesa da Inerrância e infalibilidade biblica. - "A Inerrância Da Bíblia". Penso que todo cristão deve ler esse livro. - Obrigado pela ajuda! 🤝
Os próximos vídeos vão ser top!!!
Boraaaa!!!
@@desejandooreino 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
As seitas geralmente usam uns pedaços do liberalismo teológico.
É DECEPCIONANTE DEMAIS para um cristão que ama e busca a verdade encontrar canais de pessoas que se apresentam como "cristãos" mas cuja pregação ouvimos coisas tais como essas: "a biblia contém, mas NÃO É PALAVRA DE DEUS", "a biblia contém mitos e lendas comuns a época que foi escrita", "o diluvio foi apenas uma chuva local", "o Deus do antigo tratamento não e mesmo Deus do novo testamento", "Jesus foi gerado pela fecundação do espermatozoide de José com o óvulo de Maria" etc, etc e etc e tal. Um monte de heresias que são repassadas por pessoas que se dizem cristãs. Ainda bem que Cristo conhece os que lhe pertencem, o nome dos que lhe pertencem estão escritos no "livro do cordeiro" e não escritos em algum rol de membros de uma determinada religião ou seita que se autoproclama a "única" religião "verdadeira." Embora NÃO podemos julgar absutamente ninguem mas podemos e devemos reconhecer quando uma doutrina é uma heresia conforne até nos instrui em 1 João 4:1. Me sinto feliz de encontrar canais que defendem realmente a fé total nas escrituras sagradas.
Uma explicação necessária sobre o que é o famigerado "liberalismo teológico" que arruinou a vida de muita gente. Agora, é importante "dar nome aos bois" ou seja, expor os expoentes modernos pupiniquins desse falso ensino. A capa do vídeo traz três hereges muito controversos dos nossos dias, poderia começar a "combater" seus falsos ensinos. Obrigado, e continue nos ajudando a compreender de forma mais profunda a boa teologia.
Verdade, irmão! A minha ideia é, nos próximos vídeos, tratar dos "herdeiros do liberalismo teológico" aqui no Brasil... Muito obrigado pelo apoio ao canal.
Faça um vídeo sobre o Fundamentalismo herdado dos americanos; seus prós e contras também. A leitura literal e o pressuposto da inerrância e infalibilidade entendido erroneamente trás muitas distorções teológicas e loucuras também no meio evangélico.
Excelente sugestão! Já está nos planos também falar sobre isso aqui no canal...
E liberal não é cristão mesmo. Sua gaja é liberal também.
Seria bom começar a nomear os teólogos liberais que estão no nosso meio, os quais, com a aparência de cordeiros e falas sutis, tem enganado a muitos. Parabéns pela aula!