@@MichelNevesdaSilva-p2l a qual é, a La Liga atualmente é Barcelona; Real Madrid e Atlético de Madrid, Bundesliga virou o parquinho de treinamento do Bayern (quase perdeu o título por ter caído de rendimento no final? Sim, mas ainda tem uma ampla vantagem contra outros clubes da Bundesliga).
@@Well.J07 o vasco é um exemplo disso, se fosse pelo futebol que vem jogando, jamais estaria na zona de rebaixamento. nas 3 ultimas partidas jogou pau a pau ou melhor que os adversários e só venceu do gremio.
Time q quer atacar q nem louco e Nn tem time pra isso, falta humildade pro América em aceitar a realidade e o seu tamanho dentro do campeonato, quer bater d frente com os times grandes sem nem ao menos ter estrutura d time grande
O campeonato brasileiro tá tão disputado que o lanterna tem condições de ganhar do vice, e jogando muito, a tabela está totalmente equilibrada, só o Botafogo que está desconexo
Só que tirando o jogo contra o Coritiba, a maioria o Botafogo ganha pelo placar mínimo e nem sempre sendo melhor que o adversário. A diferença na tabela não reflete necessariamente o que acontece no campo. Cuiabá x Botafogo, Grêmio x Botafogo, Cruzeiro x Bofafogo, são alguns exemplos disso. E mesmo no jogo contra o Coritiba que o Botafogo goleou, teve um erro de arbitragem crucial que condicionou todo o restante do jogo
@@lukasmaia2515 Justamente por isso, ninguém está tendo vida fácil, e o Botafogo tinha um estilo de jogo reativo com o Luís Castro mesmo, mas o time joga um futebol muito interessante e com peças chaves em cada posição, Perri, Tiquinho, Adryelson, Eduardo, Tche e as laterais
O campeonato está bom, está externamente disputado, o nível técnico aumentou. E eu achei interessante e importante o Formiga basicamente não falar do Botafogo. O Botafogo ta "jogando uma competição sozinho". É completamente surreal.
Muito didático e interessante. Há muito tempo eu discuto a importância dos pontos corridos pro crescimento do futebol nacional. Sem dúvidas que não fosse essa reorganização, hoje o futebol seria bem pior.
@ernestito7064 não acho, pois a lei Pelé foi instituída para dar a opção ao jogador escolher seu futuro de carreira como qualquer outro trabalhador. O que acontece hoje em dia é que clubes do Brasil não conseguem competir com clubes de Arábia Saudita e Europa, por isso perdem jogadores facilmente.
Formiga, acho que seria interessante colocar dados sobre numero de camisas vendidas, IBOPE, compra de Pay Per View. Daria uma dimensao muito maior sobre a melhora do campeonato, complementaria bastante o número dos estádios.
esse campeonato tá tão disputado que o Bahia e America são times que jogam um futebol interessante mas estão lá embaixo na tabela, significa que até os times "piores" tem um bom futebol, em meus poucos 17 anos de vida essa é a primeira vez que eu vejo um brasileirão tão bom
Quando eu digo que é o maior brasileirão de todos os tempos, é sobre isso. Os 14 maiores times do Brasil na série A, muitas SAFs que reforçaram bastante os times, um Palmeiras e Flamengo extremamente poderosos, é o brasileirão mais foda de todos na minha opinião. Nao tem mais bobo no futebol brasileiro.
É por raciocínios estúpidos desconexos iguais ao seu e desse imbecil do vídeo que os times do Brasil quando vai disputar o mundial não passam se quer da semis e dão vexames
@@ericksonherique9006acho vem de tempos na vdd mais agora tá sendo mais notado, por vários detalhe querendo ou não estamos acertando, tem pontencial de crescer muito mais, se sair essa nova liga do papel
Eu, como torcedor do Fortaleza vendo isso depois de duas semanas passo achar o brasileirão ainda mais incrível. O Fortaleza hoje está em 8 brigando por liberta também, mais praticamente todo mundo da 2 posição até a 12. É lindo o Brasileirão
Campeão definido antes da metade do campeonato. Que competição incrível. Emocionante. Times brigando por vaga na libertadores. Incrível disputa por 4 lugar. Vai ter gente infartando.
Formiga, seria interessante um vídeo sobre o futebol do Norte. Percebo que, por conta da logística, não temos jogos nacionais. É triste ver o futebol evoluindo em todas regiões menos na região norte. Pq ele tem dificuldades para progredir?
Vc acabou de responder a sua própria pergunta: Logística e estrutura, que convenhamos, por questões naturais são inviáveis muitas vezes, como no caso de Manaus e Belém.
Nivel eleva nivel ! Acredito que so vai crescer quando os times subirem para a serie B ou pra serie A. Exemplo quanto mais times na series A,B,C do norte mais vagas abririam pra serie D e vai ficando competitivo.
@@Lucas-pd8gg O foda é que sem estrutura, não tem como cobrar competitividade dos times daqui. É surreal, mano, o Nacional FC daqui de Manaus tem 110 anos e não tem reconhecimento nacional nenhum.
@@patrickcabiessi nacional tem que torcer pra o Amazonas subir pra série B, torcer para o Manaus ficar na C. Aí vai ter as duas vagas pra ele . E se organizar pra subir pra C e permanecer, só assim pra começar a se firmar no cenário nacional.
Sobre a média de público do atual campeonato ainda tem um outro ponto: Tivemos vários jogos sem torcida por conta das punições a Vasco, Corinthians e Santos. Esse média seria ainda maior!
@@cristianocostavieiraSantos tem potencial de ter no minimo media de 25K torcedores. Mas o problema é mandar jogo na Vila Belmiro e isso joga a media la pra baixo.
Sou Corinthiano, admito que, a disputa pra sair da 2° metade da tabela e alcançar melhores posições, ta bem emocionante 😅 Fora que estimula acompanhar outros times.
Realmente alguns fatores aconteceram pra esse brasileirão ser *o melhor,* alguns times com grandes torcidas e historias voltaram pra serie A como Cruzeiro Grêmio Bahia sempre lotam os estádios, fora o Botafogo e Fluminense que ficaram em baixa durante vários anos e estão fora da curva esse ano, levando em consideração alguns times que já estão em alta a algumas temporadas como Atlético Mineiro Athletico Paranaense "furacão" Palmeiras também tem alguns times que se mantem regularmente como Corinthians São Paulo. Todos esses times que eu citei tem lotado estádio mesmo em jogos considerados pequenos ou de pouca relevância.
Tem muitos analistas esportivos, jornalistas esportivos etc no Brasil atualmente, tanto da galera das antigas quanto novas gerações... E que são ótimos!!! Mas pra mim, na moral mesmo, Bruno Formiga é "Prateleira de cima" (como ele mesmo diz)! Seus vídeos vão além do óbvio! É cultura, estatística real, análises profundas, filosóficas... Sensacional mano!
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 a 30 anos jogavam aqui Romário Rivaldo Bebeto rai djalminha Roberto Carlos Cafu Aldair Edmundo e posso citar mais 25 craques, imagina então a 40 anos que os jogadores ficavam a vida inteira no Brasil kk
Sua visão de futebol difere muito da minha. Hoje considero que o futebol brasileiro está mais competitivo, a qualidade ainda falta. Bons nomes temos pela longevidade de alguns atletas, pela falta de ambição de outros, que não querem o desafio, preferindo ser estrela no país, e pela organização de times intermediários. A quantidade de público pode cair se times tradicionais deixarem de concorrer ao título. Estamos evoluindo, mas melhoria de qualidade precisa de mais um tempo. #LeiaPedroFeroz
Na minha opinião falta algo no Brasileirao estilo NBA: os times em prol de uma liga forte e competitiva , pois aí se ganha publicidade, publico . O Brasil já vive um momento delicado em todos os aspectos econômicos, políticos entre outros, imagina um acordo entre os clubes da A e B por exemplo com quantidade razoável de ingressos populares , com camisas dos clubes mais em conta , com mais acessos . O sócio torcedor é bom pra quem é do estado . Ex: são paulo vem jogar em goias e 250 cada ingressos, eu quero ir , mas prefiro compra comida pra casa com 250 , fora oque gasta no estádio e transporte pode chutar 400 a 500 reais . Pensa o tanto de camisas falsificada existe .
@@Rodrigoiziué, vc queria o que?? No futebol moderno é o dinheiro que manda. Flamengo foi o clube mais vitorioso das últimas décadas por causa de dinheiro. Vc não vê ninguém contestando a legitimidade disso, mas não se engane. Vai chorar na cama
Interessante este ponto de vista. Comparando com todas as principais ligas do mundo, a competitividade do Brasileirão somente está atrás da Premier League. Se o Botafogo não tivesse com uma campanha tão fora da curva, este campeonato ainda ficaria mais atrativo do que está sendo até agora. E isto pode acabar criando um ciclo virtuoso, onde acabamos tendo jogos com ótimo nível técnico e, com isto, acaba atraindo mais público. Com mais público, os clubes acabam tendo um aumento na receita. Com um amuento na receita, os clubes já conseguem investir melhor, seja no elenco seja na estrutura. Com um elenco e estrutura melhores, maior a probabilidade de termos jogos de melhor qualidade e assim sucessivamente. Neste processo, eu não estranharia se as divisões de acesso acabarem se aproveitando deste ciclo. E também torço para que este efeito ocorra também no futebol feminino, mas que esta evolução ocorra de forma orgânica, onde o produto fique cada vez mais valorizado por conta do próprio produto em si, seja por conta do ambiente seja por conta do próprio espetáculo a ser proporcionado.
Em COMPETITIVIDADE o Brasileirão está bem acima da Premier League. Lá todo ano tem um ou dois times que disparam absurdamente na frente, já teve time fazendo 99 e 100 pontos, os times da parte de baixo têm menos pontos do que os daqui... Em nível técnico não tem comparação, mas em competitividade eles não ganham.
@@paulormf1992 Jogando pra baixo, o brasileirão é a 7ª melhor liga do mundo. Se isso é ter nível técnico "muito baixo", imagina as outras mais de 100 que vem atrás.
Não fale bobagem. Na década de 70 os times brasileiros eram seleções. Times hoje de 2o e até 3o divisões, pela forma de disputa, faziam jogos duríssimos contra equipes como Internacional de Falcão, Corinthians de Sócrates, Fluminense de Romerito, Assis... O resultado desses campeonatos era a completa submissão de outras seleções frente a seleção brasileira. O Brasileirão de hoje está excelente mas somente quando conseguirmos manter as grandes revelações voltaremos ao patamar que tínhamos Com relação a organização, estrutura e profissionalismo sim. Está muito melhor.
O ponto de virada do Brasileirão foi o surgimento das SAFs. As SAFs dos clubes grandes e médios formarão elencos bem competitivos nos próximos anos. No primeiro ano, as SAFs começam do zero e por isso podem sofrer com a inexperiência.
Eu já esperava, por isso nunca fui 100% contra as saf. Eu sei que falar agora é fácil, mas se alguém for sortudo de vê um comentário antigo meu por aí, verá que quando o assunto é saf, eu sempre tento defender. Antes mesmo do galo ter virado um
A série b está muito disputada, mais do que série a em minha opinião (claro que o acesso, e não cair pra c, é um motivo pra isso, mas as diferenças entre quem está dentro e fora do g4 é pouca). A média de público eu não vi muito, mas o Vitória quase todo jogo enche o barradão fácil, fácil (isso se relaciona a atual sinergia do clube com o torcedor)
O que contribuiu muito pra isso foi o acesso de Cruzeiro, Grêmio e Bahia. Isso tornou o brasileiro bem mais competitivo esse ano, fora o botafogo estar indo tão bem.
@@pedrolima6987Torcida do Criciúma é fantástica. A média deles jogando serie B desse ano é 14/15 mil e no estádio deles cabem 18 mil (+80% de lotação). Seria ótimo para Série A.
O Brasileirão ficaria melhor se os times não tivessem q disputar estaduais.... E se todos os estádios tivessem gramado descente....nada de sintético. Isso porque sou palmeirense..o campeonato não precisa ser q nem os europeus,mas o gramado sim... Parabéns pela sua explanação bem coerente 👊
Não tem comparação a comunicação hoje com a das épocas citadas. Hoje em minutos tu decide ir e vai no estádio. Antigamente, sem internet, ir a um jogo era um evento de ir uma vez por ano, tamanha dificuldade de conseguir ingressos e chegar no local.
Há aspectos que melhoraram e outros que pioraram. O aspecto “público” teve uma melhora visível; estamos tendo um ótimo campeonato. Os estádios melhoraram muito também em todo seu aspecto estrutural e de acessibilidade. Até os criticados gramados também melhoraram. Reclamam muito da qualidade dos gramados, com razão. Mas enquanto 90 a 100% dos gramados eram ruins nos anos 80, 90, hoje em dia 60% são ruins. E mesmo os ruins de hoje em dia seriam considerados bons naquela época, embora ainda tenhamos um mineirão da vida. Também temos técnicos melhores e uma visão mais global do assunto. Nos anos 80, 90 tínhamos bons técnicos brasileiros. Hoje temos os melhores técnicos brasileiros + ótimos técnicos portugueses, argentinos e uruguaio. Isso elevou muito o nível técnico do futebol brasileiro. Mas em um aspecto pioramos: a qualidade técnica individual dos jogadores. Até formamos bons jogadores, mas a saída em massa acabou por prejudicar demais o nosso campeonato. Se antes disputávamos de igual para igual com os europeus, hoje não temos a menor condição.
Essa saida dos jogadores muito precoce praticamente matou o que o nossos jogadores tinham o de melhor que é o dibre. Essa era a nossa essencial, mas hoje eles se formam la fora e ja se padronizam europeus.
Formiga, somos um país de dimensões continentais, temos mais de 20 clubes tradicionais, de enormes torcidas; será que a melhor forma de aproveitar todo esse potencial é fazendo uma caricatura de campeonatos nacionais de países minúsculos da Europa? Obs: Dá pra fazer, É ÓBVIO, um Brasileirão mata-mata semelhante aos dos anos 90 e organizado, com um bom calendário, com todos os times jogando o ano inteiro. Dá pra fazer, também, É INEGÁVEL, um Brasileirão mata-mata em que a primeira fase seja interessante, em que haja disputas não só pelas vagas nos play-offs, mas também por vagas em Libertadores e Sulamericana.
O Brasileirão tinha que ter 28 ou 32 clubes da Série A e Serie B e Mata-Mata dentro dos pontos corridos e 4 ou 8 clubes classificados e a GRANDE FINAL pra parar o país e com clubes sem e com SAF pra valorizar o potencial dos clubes e não apenas 20 clubes e 38 rodadas e 4 rebaixados. O Brasileirão sem Final e sem Mata-Mata é um tédio e sem emoção e o esporte precisa ter emoção e sem emoção perde alguma coisa.
Pontos corridos é um saco e acabou o Brasileirão em Julho ou Agosto e já sabemos que o Botafogo vai disputar o título com Palmeiras ou Flamengo os únicos desafiar o lider e outros clubes vão disputar apenas vagas e não o título ou brigar pra não cair.
Pontos corridos de 20 clubes e 4 rebaixados está matando o futebol brasileiro dos outros clubes tradicionais que tem torcida e precisa da verba da Série da Série A que é o caso do Coritiba, Vitória, Ceará, Sport, Náutico, Paysandu, Remo, Santa Cruz, Guarani, Ponte Preta, Portuguesa, Avaí, Figueirense, ABC, América-RN.
Temos 12 ou 13 clubes grandes e mais uns 10 clubes médios. Ter apenas 20 vagas na série A é patético. E os que mais sofrem são exatamente esses times médios, que tendem a ficar cada vez mais marginalizados. O Brasileirão hoje tem audiência e engajamento baixos, cada um acompanha mais ou menos o seu time, e olhe lá. Só os mais aficionados (como o Formiga e nós aqui dos comentários) é que acompanham mais . Quanto ao sucesso de público nos estádios, isso a gente tem visto até em estaduais e amistosos, não é mérito dos pontos corridos. De repente, quando um desses novos donos de SAF, como Roaldo ou Textor, perceberem que o potencial econômico de um Brasileirão mata-mata é muito maior do que o dessa caricatura de campeonato espanhol que a gente tem hoje, talvez as coisas possam começar a mudar.
@@Paulo-lf1q Acho que tem muito rebaixamento direto, 4, o ideal seria rebaixar direto 19° e 20° e o 17° e 18° jogar com os times 3° e 4° da Série B em jogo Playoffs pra decidir os rebaixados e seja na fórmula atual com 20 clubes ou a fórmula com mais clubes.
Muito bom! Acho que pra fazer uma análise completa precisa ver que pessoas são essas que estão indo mais aos estádios. Qual classe? gênero? raça? sexualidade?
Mas tem melhorado bastante ultimamente tbm viu, são poucos estádios da série A atualmente que estão com o gramado ruim, vejo que na maioria dos jogos a bola rola bem
Se você estiver comparando com Europa, saiba que é impossível um país tropical ter gramados bons igual Europa ou a países frios. Não atoa o país com melhores gramados na América do Sul é a Argentina e a região com melhores gramados do Brasil é a região Sul. E os piores gramados estão no Nordeste. Os gramados daqui da Paraíba são horríveis.
É tão estranho chamar alguns ai de “comentarista” sendo q temos o Formiga tb como um kkk … Formiga é diferente de mais ! Você pode até discordar de um ou outro ponto, mas a análise é completa. Que vídeo!
O CAMPEONATO ESTÁ MUITO BOM, BEM DISPUTADO, A EXCEÇÃO É O BOTAFOGO. E LEMBRANDO QUE ANTES DE COMEÇAR JÁ SE DIZIA QUE SERIA O MELHOR DOS ULTIMOS ANOS, VISTO QUE TODOS OS GRANDES VOLTARAM DA SÉRIE B (TALVEZ FALTE APENAS O SPORT E O VITÓRIA) E OUTROS ESTÃO COM SAF.
Faltou falar 3 pequenos detalhes 1 hoje em dia ir e voltar para o estádio,é muito mais fácil que nós anos 90 e início dos anos 2000,lógico cidades enormes ainda é complicado. 2 plano de sócios em cartões de crédito e outras modalidades bem mais fácil que comprar ingressos avulso,ou enfrentar filas para pagar carne,comprar ingressos 3 o público e classe social do futebol mudou muito.
O campeonato brasileiro é muito mais organizado hoje, mas o nível técnico dos jogadores é muito inferior ao dos times europeus atualmente, na década de 80, apenas o campeonato italiano tinha um nível técnico superior. Na Copa de 86, somente 2 convocados da seleção brasileira jogavam na Europa, em 2022, apenas 3 jogavam aqui.
Sobre o transporte que vc citou o Morumbi é um exemplo era difícil o acesso já cansei de Sair de guarulhos para o Morumbi de busão e dava um trabalho que na volta dependendo do horário do jogo dormia no terminal armênia que não conseguia voltar pra casa , hoje já tem o metrô que deixa lá na porta , e na volta tem a linha do aeroporto então vou de trilhos de ponta a ponta de casa pro Morumbi
- Preparação física - Fisiologia - Estudos de dados estatísticos Com esse tripé aí não há mais tanto espaço para jogadores darem migué e também não há tanto mais espaço para técnicos que só entregam coletes. Resumindo - HOJE ESTÁ TUDO MAIS PROFISSIONAL, o que naturalmente irá elevar o nível. O nível dos técnicos aumentou, inclusive uma galera mais jovem e estudiosa.
Quando tô assistindo o brasileirão principalmente dos times de arenas ou estádio organizados, e vejo toda a estrutura e a bola rolando da a sensação: “ opa temos um negócio legal aqui em relação a Europa”
Os times melhorando os estadios e ct ajuda muito, se vim essa nova liga ai ja era, o problema q os campeonatos ao redor do brasil tao ficando muito distante
Meu time disputa o título (é o único) e tem o melhor futebol do Brasil. Refutado, Formiga! hahahahahaha Dito isso, eu já falo com amigos há um tempo, o futebol brasileiro se tornou a Premier League da América do Sul. Hoje, os nossos clubes médios/pequenos estão indo nos países vizinhos contratar jogadores e contribuindo pra melhoria da média técnica do nosso país e pro esvaziamento dos que estão perdendo os jogadores. E os grandes estão trazendo jogadores de volta da Europa mais cedo do que era possível há 10 anos atrás. E vão finalmente rebaixar os grandes que não sabem gerir futebol há anos, no caso, o Santos (já que o Vasco ser bagunça não é novidade).
Sobre a média de público, não seria maior a atual por ter menos clubes, logo, os mais populares? No campeonato de 83 haviam 40 times. A série B de 2023 conta com média de público na casa de 5 mil.
e a média poderia estar ainda melhor: bragantino e américa mineiro puxam bastante a média pra baixo e o cruzeiro e galo jogando boa parte do campeonato no independência ao invés do mineirão
Enfim alguém fez uma análise com dados e não somente com a "paixão". A quantidade de pessoas falando que mata-mata é melhor, mas usando argumentos apenas passionais é gigantesca. Parabéns pelo trabalho.
Mata mata até pode ser melhor, mas as pessoas tem que entender que é necessário ter um campeonato rolando o ano inteiro, se um time não se classifica, são vários meses com o time de férias, sem renda de torcida, e pagando salários, sem contar que desvaloriza a camisa.
Sem contar a vinda de grandes Jogadores internacionais que deram mais visibilidade e competitividade ao campeonato como Marcelo Suarez Fernandinho Vidal David Luiz Felipe Luiz Enner Valência Hulk Lucas James Rodrigues e etc Fora grande jogadores que brilharam em copa do mundo, como Arrascaeta e Renato Augusto entre outros.
Quase todos fim de carreira já, nos anos 90 todos times tinham melhores que esses jogando no seu auge aqui .Jogador q brilhou em copa do mundo o cara cita arrascaeta e Renato augusto kkkkkkk o unico q brilhou em copa dessa lista ai foi o James, ate os anos 2000 tinha só um cara chamado Romário que jogava aqui😂
@@filipemoraes6930 Nessa época o corinthians tinha metade do orçamento do Real Madri. Estamos falando de outra realidade. Hoje nossa competição é com mercados emergentes
Isso porque América MG, RB Bragantino, Cuiabá, puxam essa média para baixo!!! Se subir times que coloquem média superior a 10 mil o que não é tão difícil, esse número já Aumentaria bastante!!!
@@lucasfernando5552o santos só tem média baixa jogando na vila Belmiro pq a capacidade do estádio é de 15 mil sempre que e o santos joga em sp ele leva mais de 30 mil se informe
Parabéns pela analise perfeita, seria muito bom se chamasse mais pessoas do anos 60, 70, 80 e 90 para discutir sobre essa mundança no publico, realmente se vc notar os grandes clubes não tinha essa média tem tudo a ver com a melhoria nos estadios, aumento da renda, melhorias transportes
Mais qualidade que há 30 anos, nem pensar. Os times, naquela época, tinham seus craques jogando em casa o ano todo. Hoje sobram os em fim de carreira e as revelações, na mais, só jogadores nota 4, 5...6!!
Há 30 anos, sou de 1995 e gosto de ler um pouco sobre o futebol do passado. Aquele Palmeiras de Edmundo, Rivaldo, Evair, Roberto Carlos também o São Paulo de Tele Santana com Raí, Cafu, Palhinha, Muller, Zetti, Cerezo. Duas constelações.
Acho que hoje a serie A B e C sao tao bem disputadas que acho muito pouco ter apenas 20 times. Nao acabaria com os pontos corridos, manteria eles aumentando as 3 principais divisoes para 40 times com 2 grupos de 20 onde um grupo enfrenta o outro em turno unico. Os 4 melhores de cada grupo fariam quartas de final. Os primeiros colocados pela campanha teriam a vantagem do empate ate a semifinal Falo dessa mudança principalmente pq somos um país continental, e acho muito bizarro um país como nosso ter um formato de competiçao igual de paises que tem o tamanho de um estado brasileiro. Temos diversos times que sao ou nao campeoes brasileiros, de competiçoes nacionais, que tem tradiçao, torcida apaixonada.
Se é o melhor ou não eu não sei, mas que é o mais imprevisível isso é fato, Cuiabá brigando por Libertadores, Bragantino no no G-6, Corinthians e Santos brigando pra não cair, e a maior de todas o Botafogo líder isolado, estou gostando muito que isso reflita também nas competições internacionais, essa hegemonia Flamengo e Palmeiras tem que acabar pelo entretenimento...
Santos brigando pra não cair era extremamente previsível, Bragantino brigando lá em cima só não aconteceu em 2022 desde que subiu. Fora isso, concordo.
E em 2024 tende a ficar melhor ainda, ja q mt provavelmente sport e vitoria vao subir da serie b. E boto o novorizontino também como um terceiro lugar, que tem grandes chances de subir
Eu concordo plenamente com a análise de Formiga, acho que essa abertura do mercado para técnicos estrangeiros, estádios modernos e as SAF’s contribuíram demais para essa evolução do campeonato brasileiro. Se padronizarem os gramados e profissionalizar dos árbitros teremos um brasileirão de altíssimo nível.
Acredito que hoje o único (principal) problema ainda é a falta de retenção de atletas. Imagina esse campeonato com vários jogadores brasileiros que estão na gringa? Acredito que a principal queda foi quando eles começaram a sair muito cedo. O cenário está mudando aos poucos, no sentido de super-elencos, mas ainda está muito aquém do que Poderia.
Não era tudo perfeito. Porém a galera de hoje que defende o modernismo e é algo que tudo bem eu concordo em alguns termos, especialmente eu posso não concordar ou defender os pontos corridos mas pelo menos hoje todos os anos nós já sabemos como funciona o sistema do modelo de campeonato, diferente da década de 90 para trás que sempre mudava o regulamento e tinha-se viradas de mesa, porém o que a galera que defende o futebol atual não compreende ou chega a ser ignorante e pesquisar sobre o passado.
@@lucasgoncalves1713Jóia mas o Brasil não é o mundo. Croácia, Portugal, Espanha, Suíça, Suécia, Nigéria, Marrocos, Senegal, França, Colômbia, Panamá, Costa Rica e Chile viveram os melhores momentos de sua história no futebol desde 2010. A Argentina é a atual campeã do mundo e está em êxtase. Só quem regrediu no futebol mundial foi Brasil e Itália. Os clubes italianos principalmente
Tem muito jogo ruim no Campeonato Brasileiro. Não é pouco não. A questão do público melhorou sim bastante, mas o nível técnico tá longe de ser grandes coisas. É só pegar o nível dos melhores times do Brasil. A irregularidade é a marca do campeonato. Equilíbrio é uma coisa, bom nível técnico é outra.
Tinha muito mais jogador bom jogando no Brasil, a Europa comprava menos e mais tarde. Alem de que nao tinha Muito mercado dos Eua e arabe, só o publico melhorou e o calendario q ainda continua ruim mas é bem melhor q antes.
@@ericksonherique9006irregularidade é por conta dos jogadores horríveis que jogam por aqui, hoje a gente poser jogador pra China, arabia, EUA, não sobra ninguém.
11:16 Do Goiás você não falou kkkkkk. Mas como torcedor vejo um time muito bem treinado, mas limitadíssimo tecnicamente. É ver se conseguimos nos segurar e segurar o treinador, e fazer um trabalho consistente desde o início de 2024 para alçar voos mais altos. E sobre a vinda de estrelas para o campeonato, não é só uma questão de trazer ou repatriar medalhões, mas também de fazer contratações que se aproximam do padrão do Tevez. Hoje os clubes brasileiros contratam muitas promessas e grandes jogadores dos países vizinhos, porque a diferença econômica é gritante.
"Brasileirão nunca foi tão bom" - Os Vascaínos lendo isso com o time já rebaixado no primeiro turno, sem exibir nível competitivo algum. Maior Bait do Formiga
O Vasco está bem. A SAF erra por inexperiência, mas está reforçando o elenco. Pode cair para a Série B, mas ao contrário de antes, tem boas perspectivas no médio prazo.
@@leonardobidese2851Para clubes grandes é osso, mas para equipes pequenas o estadual é uma grande oportunidade de gerar receitas, principalmente para equipes com torcidas enormes e que estão sem série (Santa Cruz e Campinense são exemplos).
O nível de jogo ainda é sofrível. Os dois melhores times do país vivem uma fase técnica terrível. Acho que nenhum time está jogando bem (de fato) nesse momento.
@@lucasfernando5552vc tirou isso do orifício o Corinthians já foi campeão brasileiro com rendimentos mensais atrasados o flamico em 2009 não teve o melhor aproveitamento não teve o melhor ataque nem a melhor defesa e também não foi o time que liderou por mais rodadas e terminou com título essa história de que o melhor time e com organograma vence o brasileiro é uma das maiores falácias utilizadas por quem defende esse retrocesso chamado pontos corridos
melhor brasileiro em termos de estrelas foi o de 2012: vasco com juninho, atlético com ronaldinho, botafogo com seedorf, fluminense com deco, santos com neymar, inter com forlán, gremio com zé roberto, portuguesa com dida, sao paulo com lucas...
o nivel subiu conforme os times mais organizados e competitivos foram ganhando espaço, fortaleza, rb bragantino, america, cuiaba e goias, esses 5 times deu uma certa mudada no g6 e g10, agora com a volta do bahia, vasco, gremio, cruzeiro e botafogo, faz com q o nivel retorne e o g12 ta virando um g20 de tanto time que ta crescendo e buscando algo alem da permanencia
Não da pra fugir da verdade que a safra de jogadores brasileiros atualmente decaiu de um nivel assustador. So olhar os jogadores dos anos 90 e 2000 era cheio de jogadores bons e craques e ate os times pequenos tinha jogadores bons. Ja hoje em dia o que tem jogador meia boca tem aos montes. Ta um custo de achar um jogador bom aqui do Brasil ja que os melhores estão na Europa.
Depois que a Europa demorou pra contrata o Neymar e viram que podia ter tirado uma jóia bem mais cedo por preço de banana começou a buscá-la jogadores cada vez mais novos tantos jogadores lá fora que vc nem sabe o nome
Concordo com sua opinião Formiga, mas acho q o produto é o campeonato, se tornaria mais interessante com apenas 3 times rebaixado e 3 subindo tipo como é feito na premier e outras ligas no mundo a fora. Tipo uma série B podendo ter 24 times levando em consideração que a grande maioria só joga o brasileiro no decorrer do ano, e a extinção dos estaduais ajudaria essas equipe. Ou um estadual apenas com equipes aspirantes Sub23, assim ajudando dando vitrine a esses jogadores q estão no último estágio de se tornar profissional. Acho q seria interessante vc fazer o vídeo sobre o tema 👊🏽✌🏽
Se não fosse essa campanha sobrenatural do Botafogo, seria um dos campeonatos mais disputados do século.
Por todo respeito não da pra comparar o campeonato brasileiro com a premier league inglesa
A lá liga esponhola
E a bundesliga alemão
@@MichelNevesdaSilva-p2lE ainda falam que é melhor que alguns desses...
@@MichelNevesdaSilva-p2lbrasileirão é melhor que todos esses, seu anne mau
@@MichelNevesdaSilva-p2l a qual é, a La Liga atualmente é Barcelona; Real Madrid e Atlético de Madrid, Bundesliga virou o parquinho de treinamento do Bayern (quase perdeu o título por ter caído de rendimento no final? Sim, mas ainda tem uma ampla vantagem contra outros clubes da Bundesliga).
@@scorpionoquadrinheiroe vc tá querendo dizer que o Brasileirão é melhor que La Liga? Kkkkkkkkkk
Assisti América x Corinthians e América x Flamengo, fica difícil acreditar que o time do América é o lanterna, fez jogos muito competitivos
Sou aqui de minas, o América faz jogos muito bons, realmente, o problema é a defesa que toma muitos gols, além de priorizar demais as copas!
Times menores estao mt organizados
@@Well.J07 o vasco é um exemplo disso, se fosse pelo futebol que vem jogando, jamais estaria na zona de rebaixamento. nas 3 ultimas partidas jogou pau a pau ou melhor que os adversários e só venceu do gremio.
Time q quer atacar q nem louco e Nn tem time pra isso, falta humildade pro América em aceitar a realidade e o seu tamanho dentro do campeonato, quer bater d frente com os times grandes sem nem ao menos ter estrutura d time grande
Concordo plenamente
O campeonato brasileiro tá tão disputado que o lanterna tem condições de ganhar do vice, e jogando muito, a tabela está totalmente equilibrada, só o Botafogo que está desconexo
Só que tirando o jogo contra o Coritiba, a maioria o Botafogo ganha pelo placar mínimo e nem sempre sendo melhor que o adversário. A diferença na tabela não reflete necessariamente o que acontece no campo. Cuiabá x Botafogo, Grêmio x Botafogo, Cruzeiro x Bofafogo, são alguns exemplos disso. E mesmo no jogo contra o Coritiba que o Botafogo goleou, teve um erro de arbitragem crucial que condicionou todo o restante do jogo
@@lukasmaia2515ganhou 3x com placar mínimo. Você está pegando a exceção e transformando em regra. Ahh, perdeu 2x pelo placar mínimo também.
@@lukasmaia2515 Justamente por isso, ninguém está tendo vida fácil, e o Botafogo tinha um estilo de jogo reativo com o Luís Castro mesmo, mas o time joga um futebol muito interessante e com peças chaves em cada posição, Perri, Tiquinho, Adryelson, Eduardo, Tche e as laterais
@@lukasmaia2515botafogo ganhou com tranquilidade do fluminense, Atlético mg, América mineiro,Corinthians, Fortaleza e Vasco
Ué, mas sempre foi assim kkkkkk futebol brasileiro é nivelado por baixo, por isso é normal o lanterna vencer o líder do campeonato.
O campeonato está bom, está externamente disputado, o nível técnico aumentou.
E eu achei interessante e importante o Formiga basicamente não falar do Botafogo. O Botafogo ta "jogando uma competição sozinho". É completamente surreal.
Muito didático e interessante.
Há muito tempo eu discuto a importância dos pontos corridos pro crescimento do futebol nacional. Sem dúvidas que não fosse essa reorganização, hoje o futebol seria bem pior.
Muitos dizem que os pontos corridos prejudicaram o futebol brasileiro, pois depois que foi criado (2003) o Brasil nunca mais ganhou a copa do mundo
@@PedroHenrique-dk6fgos jogadores que vão pra copa nem jogam aqui
@ernestito7064 não acho, pois a lei Pelé foi instituída para dar a opção ao jogador escolher seu futuro de carreira como qualquer outro trabalhador. O que acontece hoje em dia é que clubes do Brasil não conseguem competir com clubes de Arábia Saudita e Europa, por isso perdem jogadores facilmente.
@@igordelara215famigerada Lei Pelé
Besteira isso, o que não falta é campeonato mata mata por aí
Formiga, acho que seria interessante colocar dados sobre numero de camisas vendidas, IBOPE, compra de Pay Per View. Daria uma dimensao muito maior sobre a melhora do campeonato, complementaria bastante o número dos estádios.
O valor de mercado dos principais clubes cresceu 152% nos últimos dez anos.
Gostaria de saber mais sobre este assunto também, ótima sugestão!
Seria interessante mesmo, porque aí a gente veria que a audiência e o interesse por futebol no Brasil vem CAINDO nos últimos 20 anos.
Campeonato melhorou kkkkkkk isso tudo melhorou devido ao acesso.somente por isso.
esse campeonato tá tão disputado que o Bahia e America são times que jogam um futebol interessante mas estão lá embaixo na tabela, significa que até os times "piores" tem um bom futebol, em meus poucos 17 anos de vida essa é a primeira vez que eu vejo um brasileirão tão bom
Ui que novinho. Adoro.😅🔥. Vc faz 18 esse ano bb?
@@hateranonimo1481 ???????????????????????????????????
@@fkis2789 AFF. Pra que tanto interrogação? Eu sou hetero, mas as vezes saio com homens entendeu?
Ao contrário. O time do Bahia vale mais de 100 milhões e estão jogando "mal" pro valor do elenco. Era pra estar muito melhor
@@hateranonimo1481doente
Quando eu digo que é o maior brasileirão de todos os tempos, é sobre isso. Os 14 maiores times do Brasil na série A, muitas SAFs que reforçaram bastante os times, um Palmeiras e Flamengo extremamente poderosos, é o brasileirão mais foda de todos na minha opinião. Nao tem mais bobo no futebol brasileiro.
não tem mais bobo? E o vasco?
2012 continua sendo por muito a melhor edição de pontos corridos do br
@@CarlosAugusto-gn6rtah, tem um bobo que caiu em 777 contos.
eh isso disse tudo
É por raciocínios estúpidos desconexos iguais ao seu e desse imbecil do vídeo que os times do Brasil quando vai disputar o mundial não passam se quer da semis e dão vexames
Essa edição está muito boa, mas para realmente haver uma elevação do nível no geral... tem que manter isso por anos
Desde 2019 vem evoluindo
@@ericksonherique9006acho vem de tempos na vdd mais agora tá sendo mais notado, por vários detalhe querendo ou não estamos acertando, tem pontencial de crescer muito mais, se sair essa nova liga do papel
O metrô até o Morumbi ajudou muito nesse aumento de público dos jogos do SP
Eu, como torcedor do Fortaleza vendo isso depois de duas semanas passo achar o brasileirão ainda mais incrível. O Fortaleza hoje está em 8 brigando por liberta também, mais praticamente todo mundo da 2 posição até a 12. É lindo o Brasileirão
Campeão definido antes da metade do campeonato. Que competição incrível. Emocionante. Times brigando por vaga na libertadores. Incrível disputa por 4 lugar. Vai ter gente infartando.
Formiga, seria interessante um vídeo sobre o futebol do Norte. Percebo que, por conta da logística, não temos jogos nacionais. É triste ver o futebol evoluindo em todas regiões menos na região norte. Pq ele tem dificuldades para progredir?
Verdade, e a copa do nordeste é muito massa.
Vc acabou de responder a sua própria pergunta: Logística e estrutura, que convenhamos, por questões naturais são inviáveis muitas vezes, como no caso de Manaus e Belém.
Nivel eleva nivel ! Acredito que so vai crescer quando os times subirem para a serie B ou pra serie A. Exemplo quanto mais times na series A,B,C do norte mais vagas abririam pra serie D e vai ficando competitivo.
@@Lucas-pd8gg O foda é que sem estrutura, não tem como cobrar competitividade dos times daqui. É surreal, mano, o Nacional FC daqui de Manaus tem 110 anos e não tem reconhecimento nacional nenhum.
@@patrickcabiessi nacional tem que torcer pra o Amazonas subir pra série B, torcer para o Manaus ficar na C. Aí vai ter as duas vagas pra ele . E se organizar pra subir pra C e permanecer, só assim pra começar a se firmar no cenário nacional.
Sobre a média de público do atual campeonato ainda tem um outro ponto: Tivemos vários jogos sem torcida por conta das punições a Vasco, Corinthians e Santos. Esse média seria ainda maior!
Não tenho certeza, mas esses jogos não devem ser considerados no cálculo da média.
Santos não tem torcedor e corinthians é certeza de mta gente!
Torcedores do Santo ou tá no caixão ou no azilo alá pelé
esses jogos não entraram pra média cara
@@cristianocostavieiraSantos tem potencial de ter no minimo media de 25K torcedores. Mas o problema é mandar jogo na Vila Belmiro e isso joga a media la pra baixo.
Acompanho o futebol desde 1986 e este vídeo resume perfeitamente tudo o que penso sobre o Brasileirão
Sou Corinthiano, admito que, a disputa pra sair da 2° metade da tabela e alcançar melhores posições, ta bem emocionante 😅 Fora que estimula acompanhar outros times.
Realmente alguns fatores aconteceram pra esse brasileirão ser *o melhor,* alguns times com grandes torcidas e historias voltaram pra serie A como Cruzeiro Grêmio Bahia sempre lotam os estádios, fora o Botafogo e Fluminense que ficaram em baixa durante vários anos e estão fora da curva esse ano, levando em consideração alguns times que já estão em alta a algumas temporadas como Atlético Mineiro Athletico Paranaense "furacão" Palmeiras também tem alguns times que se mantem regularmente como Corinthians São Paulo.
Todos esses times que eu citei tem lotado estádio mesmo em jogos considerados pequenos ou de pouca relevância.
Realmente, o campeonato tá muito bom,acompanho não só jogos do meu time e nunca assisti tantos jogos do Brasileirão como tenho assistido esse. ano,
Tem muitos analistas esportivos, jornalistas esportivos etc no Brasil atualmente, tanto da galera das antigas quanto novas gerações... E que são ótimos!!!
Mas pra mim, na moral mesmo, Bruno Formiga é "Prateleira de cima" (como ele mesmo diz)!
Seus vídeos vão além do óbvio! É cultura, estatística real, análises profundas, filosóficas...
Sensacional mano!
é com certeza o melhor brasileirão dos ultimos 30 40 anos, não se via tantos jogadores estrelados no br faz muito tempo
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 a 30 anos jogavam aqui Romário Rivaldo Bebeto rai djalminha Roberto Carlos Cafu Aldair Edmundo e posso citar mais 25 craques, imagina então a 40 anos que os jogadores ficavam a vida inteira no Brasil kk
So tem pé de rato e aposentado, seu conceito de estrelado tá bem fraco.
Sua visão de futebol difere muito da minha. Hoje considero que o futebol brasileiro está mais competitivo, a qualidade ainda falta. Bons nomes temos pela longevidade de alguns atletas, pela falta de ambição de outros, que não querem o desafio, preferindo ser estrela no país, e pela organização de times intermediários. A quantidade de público pode cair se times tradicionais deixarem de concorrer ao título. Estamos evoluindo, mas melhoria de qualidade precisa de mais um tempo. #LeiaPedroFeroz
Vc e o Rychalison são os melhores comentaristas pra mim
Vsr, Formiga, Pedrinho e Richarlyson
Na minha opinião falta algo no Brasileirao estilo NBA: os times em prol de uma liga forte e competitiva , pois aí se ganha publicidade, publico . O Brasil já vive um momento delicado em todos os aspectos econômicos, políticos entre outros, imagina um acordo entre os clubes da A e B por exemplo com quantidade razoável de ingressos populares , com camisas dos clubes mais em conta , com mais acessos . O sócio torcedor é bom pra quem é do estado .
Ex: são paulo vem jogar em goias e 250 cada ingressos, eu quero ir , mas prefiro compra comida pra casa com 250 , fora oque gasta no estádio e transporte pode chutar 400 a 500 reais . Pensa o tanto de camisas falsificada existe .
Só que em 1983 não tinha o sócio torcedor.
Muito bom os seus palpites.
Meu time ta no topo, meu time tem o melhor futebol do Brasil meu time tem os melhores números do campeonato, eu sou BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS.
Até que enfim né. Precisou de dinheirinho de lavagem para conseguir ganhar uma coisinha né.
@@Rodrigoiziué, vc queria o que?? No futebol moderno é o dinheiro que manda. Flamengo foi o clube mais vitorioso das últimas décadas por causa de dinheiro. Vc não vê ninguém contestando a legitimidade disso, mas não se engane. Vai chorar na cama
@@Rodrigoizi lavagem ?? kkkkkkkkkkkkkk
@@Rodrigoizique desculpa merd@ pqp kkkkkkkkkkkk
Até pessoas que são contra saf, tem justificativa mais plausível
@@Pedro-do-Canadachorar na cama cheio de títulos , enquanto o seu não ganha nada de relevante a quase 30 anos
Interessante este ponto de vista. Comparando com todas as principais ligas do mundo, a competitividade do Brasileirão somente está atrás da Premier League. Se o Botafogo não tivesse com uma campanha tão fora da curva, este campeonato ainda ficaria mais atrativo do que está sendo até agora. E isto pode acabar criando um ciclo virtuoso, onde acabamos tendo jogos com ótimo nível técnico e, com isto, acaba atraindo mais público. Com mais público, os clubes acabam tendo um aumento na receita. Com um amuento na receita, os clubes já conseguem investir melhor, seja no elenco seja na estrutura. Com um elenco e estrutura melhores, maior a probabilidade de termos jogos de melhor qualidade e assim sucessivamente. Neste processo, eu não estranharia se as divisões de acesso acabarem se aproveitando deste ciclo. E também torço para que este efeito ocorra também no futebol feminino, mas que esta evolução ocorra de forma orgânica, onde o produto fique cada vez mais valorizado por conta do próprio produto em si, seja por conta do ambiente seja por conta do próprio espetáculo a ser proporcionado.
Em COMPETITIVIDADE o Brasileirão está bem acima da Premier League. Lá todo ano tem um ou dois times que disparam absurdamente na frente, já teve time fazendo 99 e 100 pontos, os times da parte de baixo têm menos pontos do que os daqui... Em nível técnico não tem comparação, mas em competitividade eles não ganham.
@@Matheus-dj9sq
O que adianta ter competitividade se o nível técnico é muito baixo?
@@paulormf1992 Jogando pra baixo, o brasileirão é a 7ª melhor liga do mundo. Se isso é ter nível técnico "muito baixo", imagina as outras mais de 100 que vem atrás.
Mano a edição do ano que vem do Brasileirão feminino vai estar muit disputada, porque tem muitos times de camisa, vai der interessante.
Esse ano mesmo, os 4 que subiu foram os que desceram para a série A2 do Brasileirão Feminino. Ta interessante.
Não fale bobagem. Na década de 70 os times brasileiros eram seleções. Times hoje de 2o e até 3o divisões, pela forma de disputa, faziam jogos duríssimos contra equipes como Internacional de Falcão, Corinthians de Sócrates, Fluminense de Romerito, Assis...
O resultado desses campeonatos era a completa submissão de outras seleções frente a seleção brasileira.
O Brasileirão de hoje está excelente mas somente quando conseguirmos manter as grandes revelações voltaremos ao patamar que tínhamos
Com relação a organização, estrutura e profissionalismo sim. Está muito melhor.
O ponto de virada do Brasileirão foi o surgimento das SAFs. As SAFs dos clubes grandes e médios formarão elencos bem competitivos nos próximos anos. No primeiro ano, as SAFs começam do zero e por isso podem sofrer com a inexperiência.
A reorganização do Flamengo e Palmeiras tbm. Muito bom pro futebol
@viniciustoledo3057 SAF e gestão profissional de clubes como Flamengo, Palmeiras, Fortaleza, etc
@viniciustoledo3057Botafogo sem SAF continuaria no limbo com administrações temerárias.
Eu já esperava, por isso nunca fui 100% contra as saf.
Eu sei que falar agora é fácil, mas se alguém for sortudo de vê um comentário antigo meu por aí, verá que quando o assunto é saf, eu sempre tento defender. Antes mesmo do galo ter virado um
@viniciustoledo3057 Eu acho que as SAFs foram o fator principal. Sem elas o campeonato seria bem previsível e bem pouco competitivo.
A série b está muito disputada, mais do que série a em minha opinião (claro que o acesso, e não cair pra c, é um motivo pra isso, mas as diferenças entre quem está dentro e fora do g4 é pouca). A média de público eu não vi muito, mas o Vitória quase todo jogo enche o barradão fácil, fácil (isso se relaciona a atual sinergia do clube com o torcedor)
Ceara tem maior média de público média de 27.000
@@paulojesus1415 caraio
4:20 teve classico galo x cruzeiro em 2004 com 10 mil pessoas no brasileiro
O que contribuiu muito pra isso foi o acesso de Cruzeiro, Grêmio e Bahia. Isso tornou o brasileiro bem mais competitivo esse ano, fora o botafogo estar indo tão bem.
Mesmo o Bahia com os erros na direção do futebol é mais competitivo, sem dúvida. Infelizmente não conta nessa o Vasco que virou um Santa Cruz.
perfeita colocação! isso conta muito mesmo
E em 2024 vai subir sport e vitória. E dois desses: novorizontino, guarani, juventude, Criciúma sobem. Acho q só tende a melhorar
@@pedrolima6987Torcida do Criciúma é fantástica. A média deles jogando serie B desse ano é 14/15 mil e no estádio deles cabem 18 mil (+80% de lotação). Seria ótimo para Série A.
esses zé adoram babar ovo de time "grande" dos citados só o Grêmio é competitivo
O Brasileirão ficaria melhor se os times não tivessem q disputar estaduais.... E se todos os estádios tivessem gramado descente....nada de sintético. Isso porque sou palmeirense..o campeonato não precisa ser q nem os europeus,mas o gramado sim... Parabéns pela sua explanação bem coerente 👊
Concordo 100% com vc. Esses estaduais é um atraso no futebol brasileiro, já deveria ser extinto ou colocar só os pequenos do do interior pra disputar.
América e bragantino fizeram um dos melhores jogos do ano inteiro pela sul-americana. Dois times que estão longe na tabela um do outro.
Não tem comparação a comunicação hoje com a das épocas citadas. Hoje em minutos tu decide ir e vai no estádio. Antigamente, sem internet, ir a um jogo era um evento de ir uma vez por ano, tamanha dificuldade de conseguir ingressos e chegar no local.
O campeonato brasileiro tá tão bom que até o América MG, time que está na zona do rebaixamento, faz bons jogos frequentemente
Baita análise, show de bola. Já vinha falando isso nos grupos de whatsapp q eu estou, esse campeonato Br tá muito top
Há aspectos que melhoraram e outros que pioraram. O aspecto “público” teve uma melhora visível; estamos tendo um ótimo campeonato. Os estádios melhoraram muito também em todo seu aspecto estrutural e de acessibilidade. Até os criticados gramados também melhoraram. Reclamam muito da qualidade dos gramados, com razão. Mas enquanto 90 a 100% dos gramados eram ruins nos anos 80, 90, hoje em dia 60% são ruins. E mesmo os ruins de hoje em dia seriam considerados bons naquela época, embora ainda tenhamos um mineirão da vida. Também temos técnicos melhores e uma visão mais global do assunto. Nos anos 80, 90 tínhamos bons técnicos brasileiros. Hoje temos os melhores técnicos brasileiros + ótimos técnicos portugueses, argentinos e uruguaio. Isso elevou muito o nível técnico do futebol brasileiro. Mas em um aspecto pioramos: a qualidade técnica individual dos jogadores. Até formamos bons jogadores, mas a saída em massa acabou por prejudicar demais o nosso campeonato. Se antes disputávamos de igual para igual com os europeus, hoje não temos a menor condição.
Mesmo saindo tem tanto jogador bom q ainda tem jogadores top no brasil e n sao poucos
@@ericksonherique9006 tem jogadores bons. Não tem jogadores tops. No máximo, tops em fim de carreira.
Essa saida dos jogadores muito precoce praticamente matou o que o nossos jogadores tinham o de melhor que é o dibre. Essa era a nossa essencial, mas hoje eles se formam la fora e ja se padronizam europeus.
Concordo plenamente. Muitas vezes se repete sistematicamente os mesmos pensamentos e não se problematiza e reflete as camadas
Um antídoto necessário para o saudosismo. Viva o Formiga! Viva o Futebol Brasileiro!
Craque Neto que é o saudosista dos saudosistas passa mal vendo isso
@@alexandrerochadasilva7897O Rica Perrone também!
eu mesmo sou um deles
o campeonato é muito bom .voltei a assistir futebol e olha que eu andava descrente
Formiga, somos um país de dimensões continentais, temos mais de 20 clubes tradicionais, de enormes torcidas; será que a melhor forma de aproveitar todo esse potencial é fazendo uma caricatura de campeonatos nacionais de países minúsculos da
Europa?
Obs: Dá pra fazer, É ÓBVIO, um Brasileirão mata-mata semelhante aos dos anos 90 e organizado, com um bom calendário, com todos os times jogando o ano inteiro.
Dá pra fazer, também, É INEGÁVEL, um Brasileirão mata-mata em que a primeira fase seja interessante, em que haja disputas não só pelas vagas nos play-offs, mas também por vagas em Libertadores e Sulamericana.
O Brasileirão tinha que ter 28 ou 32 clubes da Série A e Serie B e Mata-Mata dentro dos pontos corridos e 4 ou 8 clubes classificados e a GRANDE FINAL pra parar o país e com clubes sem e com SAF pra valorizar o potencial dos clubes e não apenas 20 clubes e 38 rodadas e 4 rebaixados. O Brasileirão sem Final e sem Mata-Mata é um tédio e sem emoção e o esporte precisa ter emoção e sem emoção perde alguma coisa.
Pontos corridos é um saco e acabou o Brasileirão em Julho ou Agosto e já sabemos que o Botafogo vai disputar o título com Palmeiras ou Flamengo os únicos desafiar o lider e outros clubes vão disputar apenas vagas e não o título ou brigar pra não cair.
Pontos corridos de 20 clubes e 4 rebaixados está matando o futebol brasileiro dos outros clubes tradicionais que tem torcida e precisa da verba da Série da Série A que é o caso do Coritiba, Vitória, Ceará, Sport, Náutico, Paysandu, Remo, Santa Cruz, Guarani, Ponte Preta, Portuguesa, Avaí, Figueirense, ABC, América-RN.
Temos 12 ou 13 clubes grandes e mais uns 10 clubes médios. Ter apenas 20 vagas na série A é patético. E os que mais sofrem são exatamente esses times médios, que tendem a ficar cada vez mais marginalizados. O Brasileirão hoje tem audiência e engajamento baixos, cada um acompanha mais ou menos o seu time, e olhe lá. Só os mais aficionados (como o Formiga e nós aqui dos comentários) é que acompanham mais . Quanto ao sucesso de público nos estádios, isso a gente tem visto até em estaduais e amistosos, não é mérito dos pontos corridos.
De repente, quando um desses novos donos de SAF, como Roaldo ou Textor, perceberem que o potencial econômico de um Brasileirão mata-mata é muito maior do que o dessa caricatura de campeonato espanhol que a gente tem hoje, talvez as coisas possam começar a mudar.
@@Paulo-lf1q Acho que tem muito rebaixamento direto, 4, o ideal seria rebaixar direto 19° e 20° e o 17° e 18° jogar com os times 3° e 4° da Série B em jogo Playoffs pra decidir os rebaixados e seja na fórmula atual com 20 clubes ou a fórmula com mais clubes.
Muito bom! Acho que pra fazer uma análise completa precisa ver que pessoas são essas que estão indo mais aos estádios. Qual classe? gênero? raça? sexualidade?
O que falta no futebol brasileiro é gramado bom.
Sim 👍
Mas tem melhorado bastante ultimamente tbm viu, são poucos estádios da série A atualmente que estão com o gramado ruim, vejo que na maioria dos jogos a bola rola bem
Se você estiver comparando com Europa, saiba que é impossível um país tropical ter gramados bons igual Europa ou a países frios. Não atoa o país com melhores gramados na América do Sul é a Argentina e a região com melhores gramados do Brasil é a região Sul. E os piores gramados estão no Nordeste. Os gramados daqui da Paraíba são horríveis.
É tão estranho chamar alguns ai de “comentarista” sendo q temos o Formiga tb como um kkk … Formiga é diferente de mais ! Você pode até discordar de um ou outro ponto, mas a análise é completa. Que vídeo!
O CAMPEONATO ESTÁ MUITO BOM, BEM DISPUTADO, A EXCEÇÃO É O BOTAFOGO. E LEMBRANDO QUE ANTES DE COMEÇAR JÁ SE DIZIA QUE SERIA O MELHOR DOS ULTIMOS ANOS, VISTO QUE TODOS OS GRANDES VOLTARAM DA SÉRIE B (TALVEZ FALTE APENAS O SPORT E O VITÓRIA) E OUTROS ESTÃO COM SAF.
Faltou falar 3 pequenos detalhes
1 hoje em dia ir e voltar para o estádio,é muito mais fácil que nós anos 90 e início dos anos 2000,lógico cidades enormes ainda é complicado.
2 plano de sócios em cartões de crédito e outras modalidades bem mais fácil que comprar ingressos avulso,ou enfrentar filas para pagar carne,comprar ingressos
3 o público e classe social do futebol mudou muito.
Tirando o momento 4:20 em que se sugere que seja um mito que o público pagante não tenha preferência por mata-mata, estou de acordo
No formato antigo... So no mata mata e nos clássicos q tinha grandes torcidas... Mass jogos regulares o público era menor
Baita análise 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Bruno formiga é o melhor comentarista do Brasil
Isso é em números absolutos, gostaria de ver em números proporcionais (relação público dos estádios com o total da população do Brasil em cada edição)
Esse é um dos poucos malucos que faoam a verdade.
O melhor título e tumb da história. Foi um bait ao cubo. Valeu a pena !!!
O campeonato brasileiro é muito mais organizado hoje, mas o nível técnico dos jogadores é muito inferior ao dos times europeus atualmente, na década de 80, apenas o campeonato italiano tinha um nível técnico superior. Na Copa de 86, somente 2 convocados da seleção brasileira jogavam na Europa, em 2022, apenas 3 jogavam aqui.
Sobre o transporte que vc citou o Morumbi é um exemplo era difícil o acesso já cansei de Sair de guarulhos para o Morumbi de busão e dava um trabalho que na volta dependendo do horário do jogo dormia no terminal armênia que não conseguia voltar pra casa , hoje já tem o metrô que deixa lá na porta , e na volta tem a linha do aeroporto então vou de trilhos de ponta a ponta de casa pro Morumbi
- Preparação física
- Fisiologia
- Estudos de dados estatísticos
Com esse tripé aí não há mais tanto espaço para jogadores darem migué e também não há tanto mais espaço para técnicos que só entregam coletes. Resumindo - HOJE ESTÁ TUDO MAIS PROFISSIONAL, o que naturalmente irá elevar o nível.
O nível dos técnicos aumentou, inclusive uma galera mais jovem e estudiosa.
Viva ao futebol moderno... 😍😍😍😍😍
Quando tô assistindo o brasileirão principalmente dos times de arenas ou estádio organizados, e vejo toda a estrutura e a bola rolando da a sensação: “ opa temos um negócio legal aqui em relação a Europa”
Os times melhorando os estadios e ct ajuda muito, se vim essa nova liga ai ja era, o problema q os campeonatos ao redor do brasil tao ficando muito distante
Libra seria Copa João Havelange de 2000 e Copa União de 1987 somadas.
Hoje 15/08
Faltam 8 vitórias de 18 jogos para o Botafogo ser campeão ( 24 pontos )
Não
Excelente análise ❤
Meu time disputa o título (é o único) e tem o melhor futebol do Brasil. Refutado, Formiga! hahahahahaha
Dito isso, eu já falo com amigos há um tempo, o futebol brasileiro se tornou a Premier League da América do Sul. Hoje, os nossos clubes médios/pequenos estão indo nos países vizinhos contratar jogadores e contribuindo pra melhoria da média técnica do nosso país e pro esvaziamento dos que estão perdendo os jogadores. E os grandes estão trazendo jogadores de volta da Europa mais cedo do que era possível há 10 anos atrás. E vão finalmente rebaixar os grandes que não sabem gerir futebol há anos, no caso, o Santos (já que o Vasco ser bagunça não é novidade).
Sobre a média de público, não seria maior a atual por ter menos clubes, logo, os mais populares? No campeonato de 83 haviam 40 times. A série B de 2023 conta com média de público na casa de 5 mil.
e a média poderia estar ainda melhor: bragantino e américa mineiro puxam bastante a média pra baixo e o cruzeiro e galo jogando boa parte do campeonato no independência ao invés do mineirão
Verdade
Fora também os jogos com portões fechados
@@L4DEIR4agradeçam a Vasco e Santos
CRUZEIRO TAVA JOGANDO NA ARENA JACARÉ kkk. Galo todo jogo joga no MINEIRÃO nem vem com essa
@@SucodeFutebol. Galo mandou quase metade no Independência kkkkkkkkk
Enfim alguém fez uma análise com dados e não somente com a "paixão". A quantidade de pessoas falando que mata-mata é melhor, mas usando argumentos apenas passionais é gigantesca. Parabéns pelo trabalho.
Mata mata até pode ser melhor, mas as pessoas tem que entender que é necessário ter um campeonato rolando o ano inteiro, se um time não se classifica, são vários meses com o time de férias, sem renda de torcida, e pagando salários, sem contar que desvaloriza a camisa.
O metrô de Salvador é um fator muito importante pro Bahia estar no top 5 de média de torcedores no estádio
A economia brasileira ajuda tbm nesse quesito
Brunão faz um video sobre a classificação épica do inter cara!!, acho que merece em
Sem contar a vinda de grandes Jogadores internacionais que deram mais visibilidade e competitividade ao campeonato como
Marcelo
Suarez
Fernandinho
Vidal
David Luiz
Felipe Luiz
Enner Valência
Hulk
Lucas
James Rodrigues e etc
Fora grande jogadores que brilharam em copa do mundo, como Arrascaeta e Renato Augusto entre outros.
Quase todos fim de carreira já, nos anos 90 todos times tinham melhores que esses jogando no seu auge aqui .Jogador q brilhou em copa do mundo o cara cita arrascaeta e Renato augusto kkkkkkk o unico q brilhou em copa dessa lista ai foi o James, ate os anos 2000 tinha só um cara chamado Romário que jogava aqui😂
@@filipemoraes6930Por causa de um jogo ele acha q o cara brilhou kkkk
@@killerd3844 ne arrascaeta 2 gols numa fase de grupo onde a seleção dele nem passou e o renato 1 gol numa eliminação do Brasil, que brilho kkkkk
Mais do que essas estrelas, os elencos estão mais encorpados. A média dos jogadores melhorou
@@filipemoraes6930 Nessa época o corinthians tinha metade do orçamento do Real Madri. Estamos falando de outra realidade. Hoje nossa competição é com mercados emergentes
Ganhou minha inscrição quando disse que nao pede inscrição
Isso porque América MG, RB Bragantino, Cuiabá, puxam essa média para baixo!!!
Se subir times que coloquem média superior a 10 mil o que não é tão difícil, esse número já Aumentaria bastante!!!
Pode colocar o Santos nessa ai tbm
@@lucasfernando5552o santos só tem média baixa jogando na vila Belmiro pq a capacidade do estádio é de 15 mil sempre que e o santos joga em sp ele leva mais de 30 mil se informe
@@lucasgoncalves1713 se a capacidade é de 15 mil e só joga na Vila então a média de publico é baixa mané
Santos raramente manda jogos na cidade de SP
Fiquei feliz vendo o jogo do Botafogo lotado. Palmeiras Corinthians flamengo, São Paulo. São os que mais contribuem com o campeonato.
"MENTIRAM VIU!
MENTIRAM!"
Oliveira, Ricardo
Dependendo de quem subir, essa media tende a crescer ainda mais! Tem alguns times que não tem muitos torcedores na serie A.
ENQUANTO OS ARGENTINOS CHORAM, OS BRASILEIROS RIR! KKKKKKKKKKKKKKK
vdd quem ganho a ultima copa foi a gente
campeonato deles são quase sempre os mesmos dois times ganhando título, muito sem graça
Argentinos estão tristes de Dezembro pra cá sim, confia!!
Riem*
É porque foi a Argentina* que acabou sendo eliminada nas quartas de final por uma seleção de aposentados né
Parabéns pela analise perfeita, seria muito bom se chamasse mais pessoas do anos 60, 70, 80 e 90 para discutir sobre essa mundança no publico, realmente se vc notar os grandes clubes não tinha essa média tem tudo a ver com a melhoria nos estadios, aumento da renda, melhorias transportes
O botafogo tá juntando pontos para ir jogar a premier league.
Na pre temporada eles ganharam do cristal palace com o time todo remendado
@@ericksonherique9006 ganhou não, empatou 0x0 com perri defendendo pênalti de Zaha.
Se esse time ruim do Botafogo disputase a Premier league ficaria na melhor das hipóteses no meio
@@lucasgoncalves1713 ai eu n sei
@@nicholascordeiro2001 ah foi maia o time tava todo remendado kk
Moro em NY e hoje já não é impossível ver um jogo de brasileiro de brasileirão em bares lojas tematizados de esporte ou futebol
Mais qualidade que há 30 anos, nem pensar. Os times, naquela época, tinham seus craques jogando em casa o ano todo. Hoje sobram os em fim de carreira e as revelações, na mais, só jogadores nota 4, 5...6!!
Há 30 anos, sou de 1995 e gosto de ler um pouco sobre o futebol do passado. Aquele Palmeiras de Edmundo, Rivaldo, Evair, Roberto Carlos também o São Paulo de Tele Santana com Raí, Cafu, Palhinha, Muller, Zetti, Cerezo.
Duas constelações.
Acho que hoje a serie A B e C sao tao bem disputadas que acho muito pouco ter apenas 20 times.
Nao acabaria com os pontos corridos, manteria eles aumentando as 3 principais divisoes para 40 times com 2 grupos de 20 onde um grupo enfrenta o outro em turno unico.
Os 4 melhores de cada grupo fariam quartas de final.
Os primeiros colocados pela campanha teriam a vantagem do empate ate a semifinal
Falo dessa mudança principalmente pq somos um país continental, e acho muito bizarro um país como nosso ter um formato de competiçao igual de paises que tem o tamanho de um estado brasileiro.
Temos diversos times que sao ou nao campeoes brasileiros, de competiçoes nacionais, que tem tradiçao, torcida apaixonada.
Se é o melhor ou não eu não sei, mas que é o mais imprevisível isso é fato, Cuiabá brigando por Libertadores, Bragantino no no G-6, Corinthians e Santos brigando pra não cair, e a maior de todas o Botafogo líder isolado, estou gostando muito que isso reflita também nas competições internacionais, essa hegemonia Flamengo e Palmeiras tem que acabar pelo entretenimento...
Santos brigando pra não cair era extremamente previsível, Bragantino brigando lá em cima só não aconteceu em 2022 desde que subiu. Fora isso, concordo.
@@Matheus-dj9sqprevisível só se for no teu cérebro minúsculo
E em 2024 tende a ficar melhor ainda, ja q mt provavelmente sport e vitoria vao subir da serie b. E boto o novorizontino também como um terceiro lugar, que tem grandes chances de subir
Sou o primeiro a ver, show
Eu concordo plenamente com a análise de Formiga, acho que essa abertura do mercado para técnicos estrangeiros, estádios modernos e as SAF’s contribuíram demais para essa evolução do campeonato brasileiro. Se padronizarem os gramados e profissionalizar dos árbitros teremos um brasileirão de altíssimo nível.
O Santos atrapalha essa média
Kkkkkkkk
Santos só tem média baixa na vila Belmiro sua anta todo jogo que faz em sp leva mais de 30 mil se informe
@@ericksonherique9006ninguém tá rindo aqui virgem inutil que se esconde atrás de fake
Acredito que hoje o único (principal) problema ainda é a falta de retenção de atletas. Imagina esse campeonato com vários jogadores brasileiros que estão na gringa?
Acredito que a principal queda foi quando eles começaram a sair muito cedo. O cenário está mudando aos poucos, no sentido de super-elencos, mas ainda está muito aquém do que Poderia.
Ps. Comentei um pouco antes do final do vídeo e o Formiga falou exatamente disso. Rs
É menos pior pq nós pelo menos recrutamos os melhores sul-americano jogando na América
Eu odeio esse romantismo e saudosismo do brasileiro pelo futebol do século passado, parece que era tudo perfeito
Não era tudo perfeito.
Porém a galera de hoje que defende o modernismo e é algo que tudo bem eu concordo em alguns termos, especialmente eu posso não concordar ou defender os pontos corridos mas pelo menos hoje todos os anos nós já sabemos como funciona o sistema do modelo de campeonato, diferente da década de 90 para trás que sempre mudava o regulamento e tinha-se viradas de mesa, porém o que a galera que defende o futebol atual não compreende ou chega a ser ignorante e pesquisar sobre o passado.
Ninguém está dizendo que era perfeito mais o nível técnico do futebol brasileiro teve um declínio vertiginoso isso são fatos veridicos empíricos
@@lucasgoncalves1713Jóia mas o Brasil não é o mundo.
Croácia, Portugal, Espanha, Suíça, Suécia, Nigéria, Marrocos, Senegal, França, Colômbia, Panamá, Costa Rica e Chile viveram os melhores momentos de sua história no futebol desde 2010.
A Argentina é a atual campeã do mundo e está em êxtase.
Só quem regrediu no futebol mundial foi Brasil e Itália. Os clubes italianos principalmente
Isso era esperado os 12 grandes estão participando e mais outros times tradicionais ainda
Tem muito jogo ruim no Campeonato Brasileiro. Não é pouco não. A questão do público melhorou sim bastante, mas o nível técnico tá longe de ser grandes coisas. É só pegar o nível dos melhores times do Brasil. A irregularidade é a marca do campeonato. Equilíbrio é uma coisa, bom nível técnico é outra.
Tem mais tem mt jogo bom assim como na europa tbm tem mt jogo ruim e jogo bom
É irregularidade é por causa dos jogos seguidos isso é normal
Tinha muito mais jogador bom jogando no Brasil, a Europa comprava menos e mais tarde. Alem de que nao tinha Muito mercado dos Eua e arabe, só o publico melhorou e o calendario q ainda continua ruim mas é bem melhor q antes.
@@ericksonherique9006irregularidade é por conta dos jogadores horríveis que jogam por aqui, hoje a gente poser jogador pra China, arabia, EUA, não sobra ninguém.
11:16 Do Goiás você não falou kkkkkk. Mas como torcedor vejo um time muito bem treinado, mas limitadíssimo tecnicamente. É ver se conseguimos nos segurar e segurar o treinador, e fazer um trabalho consistente desde o início de 2024 para alçar voos mais altos.
E sobre a vinda de estrelas para o campeonato, não é só uma questão de trazer ou repatriar medalhões, mas também de fazer contratações que se aproximam do padrão do Tevez. Hoje os clubes brasileiros contratam muitas promessas e grandes jogadores dos países vizinhos, porque a diferença econômica é gritante.
"Brasileirão nunca foi tão bom" - Os Vascaínos lendo isso com o time já rebaixado no primeiro turno, sem exibir nível competitivo algum. Maior Bait do Formiga
O Vasco melhorou no último jogo com os reforços, vamos ver
O Vasco está bem. A SAF erra por inexperiência, mas está reforçando o elenco. Pode cair para a Série B, mas ao contrário de antes, tem boas perspectivas no médio prazo.
“O mundo não se resume ao seu time”... cara se todos entendessem em uma discussão sobre futebol os debates seriam muito melhores
Principalmente aos que pedem fim dos estaduais
@@leonardobidese2851Para clubes grandes é osso, mas para equipes pequenas o estadual é uma grande oportunidade de gerar receitas, principalmente para equipes com torcidas enormes e que estão sem série (Santa Cruz e Campinense são exemplos).
O nível de jogo ainda é sofrível. Os dois melhores times do país vivem uma fase técnica terrível. Acho que nenhum time está jogando bem (de fato) nesse momento.
O q é ruim é arbitragem e gramdos e so
Dizer que o Botafogo não tá jogando bem é assinar um atestado de clubismo ou de ignorância.
Kkkkkkkkk Nem é clubista
@@Matheus-dj9sq Botafogo, vey kkkkk
@@Patista77 Clubista pq? Kkkkkkk tem que se esforçar muito pra relacionar clubismo cm uma crítica ao futebol brasileiro. Parabéns kkkk
Estou tendo orgulho de ver o brasileirão, atualmente!
Tropa dos que odeiam esse negocio de tropa 👉👉👉
Vida longa ao futebol moderno e a superação de boleirões pachecos!
Nao acho. O mata mata era mais interessante e imprevisivel. Agora quem tem mais dinheiro quase sempre leva
Com mata-mata grande parte dos times não jogará nem metade do ano. Tanto que nenhum dos principais campeonatos nacionais do mundo adota esse modelo.
Imprevisível é tudo que dirigentes adoram, visto que para o time ser campeão de pontos corridos precisa estar nos eixos!
@@lucasfernando5552vc tirou isso do orifício o Corinthians já foi campeão brasileiro com rendimentos mensais atrasados o flamico em 2009 não teve o melhor aproveitamento não teve o melhor ataque nem a melhor defesa e também não foi o time que liderou por mais rodadas e terminou com título essa história de que o melhor time e com organograma vence o brasileiro é uma das maiores falácias utilizadas por quem defende esse retrocesso chamado pontos corridos
@@lucasgoncalves1713 ah cala a boca, futebol evolui e o cara vem falar em mata mata... eiii estamos 2023!
@@lucasfernando5552 não disse nada vc é que é uma anta e não sabe discernir interpretar hipérbole de uma afirmativa
Parabéns pelo vídeo.
melhor brasileiro em termos de estrelas foi o de 2012: vasco com juninho, atlético com ronaldinho, botafogo com seedorf, fluminense com deco, santos com neymar, inter com forlán, gremio com zé roberto, portuguesa com dida, sao paulo com lucas...
O nível hoje é muito maior. Os elencos como um todo são mais fortes
o nivel subiu conforme os times mais organizados e competitivos foram ganhando espaço, fortaleza, rb bragantino, america, cuiaba e goias, esses 5 times deu uma certa mudada no g6 e g10, agora com a volta do bahia, vasco, gremio, cruzeiro e botafogo, faz com q o nivel retorne e o g12 ta virando um g20 de tanto time que ta crescendo e buscando algo alem da permanencia
Tá uma porcaria
Não da pra fugir da verdade que a safra de jogadores brasileiros atualmente decaiu de um nivel assustador. So olhar os jogadores dos anos 90 e 2000 era cheio de jogadores bons e craques e ate os times pequenos tinha jogadores bons. Ja hoje em dia o que tem jogador meia boca tem aos montes. Ta um custo de achar um jogador bom aqui do Brasil ja que os melhores estão na Europa.
Não é a safra que está ruim, os bons jogadores saem cada vez mais cedo, coisa que não acontecia como dos anos 90 pra trás
Depois que a Europa demorou pra contrata o Neymar e viram que podia ter tirado uma jóia bem mais cedo por preço de banana começou a buscá-la jogadores cada vez mais novos tantos jogadores lá fora que vc nem sabe o nome
Concordo com sua opinião Formiga, mas acho q o produto é o campeonato, se tornaria mais interessante com apenas 3 times rebaixado e 3 subindo tipo como é feito na premier e outras ligas no mundo a fora. Tipo uma série B podendo ter 24 times levando em consideração que a grande maioria só joga o brasileiro no decorrer do ano, e a extinção dos estaduais ajudaria essas equipe. Ou um estadual apenas com equipes aspirantes Sub23, assim ajudando dando vitrine a esses jogadores q estão no último estágio de se tornar profissional. Acho q seria interessante vc fazer o vídeo sobre o tema 👊🏽✌🏽