A seleção brasileira voltou a ser criticada enquanto geração após o empate contra a Venezuela por 1x1 em Cuiabá. Mas será mesmo que esse é o pior Brasil de todos os tempos?
A frase que define: "Se vocês são tão sucestiveis ao resultado assim, vocês não tem controle nenhum das próprias opiniões..." Que porrrada, Hormiga, que porrada...
Diniz era pra tá abusando dos jogadores desconhecidos e montando o time pra ganhar cada jogo como se fosse uma final, fazendo laboratórios. Mas a cbf não ajuda
Impor o futebol do Diniz requer tempo e paciência. Até agora o Diniz não impões seu futebol, até porque não se muda um estilo de jogo de um dia para o outro. Alex Ferguson demorou 3 temporadas para fazer o Manchester United vitorioso. No Brasil o Ferguson teria sido demitido na primeira temporada. Klopp duas temporadas para fazer um time competitivo e campeão, agora está passando por uma nova reformulação que pode dar frutos nas próximas temporadas. No Brasil se perde três jogos, já tem que mandar embora, aí nosso futebol não evoluí.
Eu só dou risada desse pessoal que faz um drama tremendo diante de um momento ruim, que é absolutamente normal. Claro que já faz tempo que não ganhamos uma Copa, mas isso é normal na vida de TODAS as grandes seleções, até porque a Copa é só de 4 em 4 anos. Se tu perde 4 ou 5 Copas seguidas (o que é absolutamente NORMAL), lá se vão 20 anos sem Copa. Já tivemos momentos iguais ou piores que o de agora, com jogadores contestados, com terra arrasada etc. e voltamos a ganhar.
Brasil ficou 19 anos sem ganhar nenhum titulo entre 1970 ate 1989 . Brasil atualmente so vive mau momento na copa do mundo. Pois amutuou varias copa América e confederações.
@@-thomas916 Verdade. E mesmo nas Copas do Mundo, com exceção de 2014 (que foi uma anomalia do futebol), as eliminações têm sido no detalhe, num erro bobo, num lance de azar etc., e geralmente jogando melhor que o adversário. Em algum momento, essa chave vira e a gente ganha de novo. Olha o jeito que a Argentina ganhou a última Copa. Em TODOS os jogos que eles ganharam (com exceção da semifinal contra a Croácia), eles estiveram muito perto da derrota, foi muuuuito no detalhe.
@@fabriciojalil6277eu diria mais talvez a gente esteja mais perto do que longe do título contra a croacia essa foi a mais perto que chegamos e foi por Bobeira do próprio time nao foi nem pelo gol por diferença contra a Bélgica em 2018 e nem pela lapada que levamos em 2014 com aquele time completamente morto 2016 podemos ganhar ou 2030 não sei mas em algum momento desses passar de anos vamos ganhar mas tamo extrapolando demais da conta já tá na hora da gente vencer denovo
@@FVBR686 Sim, tbm acho q tá passando da hora, mas tenho certeza que vamos ganhar de novo. Imagina, se nós não podemos sonhar em ganhar um título de novo, imagina a Itália que foi campeã em 2006 e depois foi só vexame! Ou a Alemanha que ganhou em 2014 e depois não passou da primeira fase duas vezes seguidas. E eu não tenho a menor dúvida de que essas seleções vão ganhar de novo!
Convido a todos a assistirem os melhores momentos das eliminatórias pra Copa de 2002. Galvão Bueno todo jogo acabava com a seleção brasileira, sem falar na Copa América de 2001 que o Brasil foi eliminado por Honduras e fez um dos jogos mais feios contra o México na fase de grupos. E no ano seguinte foi campeão da Copa de 2002. Futebol é momento e dinâmico.
O problema é que víamos por exemplo naquela seleção muitos valores a começar pelo Ronaldo e Rivaldo e estava surgindo um tal de Ronaldinho e hoje? Temos bons goleiros e zagueiros, tem o Casemiro e o André mas daí para a frente temos quem ?
@@PauloSilva-gq4elTbm tem muitos valores, Vini Jr, Martinelli, Rodrygo, fora os q estão por vir como Vítor Roque e Endrick, o problema é técnico e a incrível má vontade de jogar.
@@PauloSilva-gq4el O Brasil é o único, país do mundo que se você abrir a tampa,de uma caixa de água sai jogadores . O maior problema ,que o país sofreu é uma demora de fazer a transição de uma geração pra outra. Se esses jogadores que você citou tivesse perdido,você chamaria eles de fracassados.
@@ArthurDaniel_Não estão convocando quem merece, e mantendo a panela do Neymar ele tem que ser tirado fora. E trazer um bom técnico,a seleção padece pra fazer ele a estrela, e ele não é.
A pior era da seleção brasileira foi em 2000 a 2001, aquele período o Brasil passou por uma crise estranha, nem parecia seleção, perdia pra Honduras e times da América do Sul. Recuperou sua identidade no ano de 2002.
rs.. lembro do Emerson Leal q levou o Leomar... e antes era o Luxa que foi eliminado de forma vexatória nas olimpiadas e ainda treta com marcelinho carioca.. uahaha.. esses tempos estão de volta na seleção.
E não foi nem por falta de talento, o ponto era que Luxemburgo e Emerson Leão faziam convocações extremamente bizarras e duvidosas. A implicância com o Romário era um outro ponto também.
Meu pai comentou uma vez que antes da copa de 70 a seleção estava sendo bastante criticada. O pessoal criticou a convocação de Pelé e o fato do Brasil jogar com vários meias na frente gerou desconfianças na torcida na época. Outra crítica foi a não convocação de Ademir Daguia.
Esses dias vi um corte do Neto esculhambando a geração do Vinícius e do Rodrigo. Jogadores com menos de 24 anos, que são importantes no futebol mais competitivo do mundo e que podem disputar 2 copas. Fora outros que estão/podem surgir. Loucura total!
Perfeito, lembro como se fosse hj, na véspera da final da copa de 2002, a galera da ESPN inconformada que a seleção seria campeã com Roque Jr e companhia! Nenhum deles aparentava qualquer tipo de empolgação! Ah, detalhe, tínhamos apenas Ronaldo Fenômeno, Rivaldo e o Bruxo! Mas eles estavam preocupados com Roque Jr, enfim, a hipocrisia continua reinando 😢
Tudo muda e nada muda. A profissão de comentarista de futebol é um sonho pra mim, tanta gente q só vive falando asneira em cima de resultado... Por isso admiro o seu trabalho, Formiga, sempre trazendo análises e opiniões coerentes
Me lembro q a seleção de 94 foi para a copa bem desacreditada...me lembro também q, em 2002, Ronaldinho Fenômeno era considerado um jogador acabado para o futebol...enfim, o brasileiro adora alimentar a ilusão de q a seleção deve jogar sempre de forma espetacular (pura utopia)...então quando as coisas acontecem diferente desse roteiro imaginário, haja pedras para serem atiradas...parabéns por esse raio X Bruno Formiga, vc foi cirúrgico...esse vídeo é muito necessário, vou até compartilhar com a galera 😊👏👏👏
Sua análise de época é perfeita Formiga! As críticas somem após a vitória. E a partir daí só procuramos os pontos positivos na trajetória. E esquecemos os pontos negativos e críticas que haviam antes da glória.
@@PeloDeOvelha Por isso comparei, o Zico tbm ainda não era o gênio que viria a ser... O jornal carimbou que ele não seria um gênio com ele ainda novo. A mesma coisa acontece cm o Vini, não tô dizendo q ele é gênio, mas sim que não sabemos o que ele será, tem 23 anos ainda kkkk nesse momento, o futebol dele é quase irretocável, pela idade, pela pressão de jogar no maior clube do mundo e pelas situações extra-campo que enfrenta. Vamos ver se ele manterá esse nível de evolução que nesse momento é absurda...
@@TheKingLukeFutebol do Vinicius jr é irretocável aonde??? Ele dribla todo atabalhoado, finaliza mal, as vezes bizonhamente e não é jogador inteligente. A capacidade física dele absurda é o diferencial. Melhorou muito é verdade mas é impossível que evolua tanto mais. Não sou esse fã todo do Zico mas são jogadores incomparáveis.
Isso só comprova a minha tese de que a imprensa sempre tenta achar explicações e culpados para derrotas no torneio MAIS ALEATÓRIO QUE EXISTE. Futebol por natureza já é o esporte mais aleatório do mundo, e na Copa do Mundo são 7 jogos no máximo, sendo que 4 são eliminações diretas. E TUDO depende do chaveamento. Marrocos trocou de técnico 2 meses antes da copa e chegou nas semis, Bélgica, Brasil, Espanha e Alemanha fizeram trabalhos longínquos e decepcionaram, a França foi PIOR que a Inglaterra mas passou e a campeã Argentina abusou da sorte contra Holanda e Australia e ainda perdeu bem perdido para Arabia. Não adianta a imprensa tentar achar um culpado, é igual culpar o lançador do dado no casino.
Em "A Teia do Fato", Carlos Vesentini analisa como o que aconteceu na historia politica em 1930, foi construído pelo que se disse sobre, e dialogicamente foi repetido - ao inves de des-dito - pelos que não entenderiam a principio os acontecimentos como foram "descritos" . Falando de maneira bem simples, quando ocorre um desfecho de vitória (e nesse caso o acontecimento não pode ser des-dito) , o passado e o futuro são completamente transformados. Mesmo que o vitória seja algo tão insignificante como um penalti mal batido (pelo Baggio), ela muda tudo . Aquela seleção de 94 não deveria ser comemorada, mesmo porque, no fundo o futebol brasileiro é muito mais do que levantar uma taça. A galera se esquece de como aqueles jogadores jogavam mal e simplesmente converte um perna de pau como o Dunga em: "o melhor meia defensivo brasileiro" ... Isso mesmo, já li no RUclips muito comentário nesse sentido. Inclusive gente dizendo que o Dunga é melhor do que o Casemiro.
Críticas sempre vão existir, mas em 90 tínhamos alguns jogadores com potencial pra ser melhor do mundo, e alguns foram, hoje quem...? Ou vão dizer que Richarlyson é tão bom quanto Ronaldo fenômeno só pq o mesmo foi vaiado e criticado várias vezes na época mesmo no auge? Formiga exagera demais nessa
É isso aí. Ao se comparar os jogadores de seleções anteriores ao atuais, é muito clara a diferença tecnica, mesmo aceitando que as críticas eram as mesma.
Não é um exagero, é um fato. Tanto as seleções q foram campeãs quanto as q não foram, sofriam muitas críticas. Mas a diferença é q, independente do resultado, o pessoal pega alguma seleção pra si e afirma: "na minha época não tinha isso, na minha era só craque, jogadores jogavam por amor e pipipipopopo..." sendo q já tá provado q na época não era assim q as tais seleções eram tratadas. É só isso, não tem exagero, vc q exagerou nessa comparação q não fez o menor sentido
A impressão que dá é que o brasileiro depois que começou a ganhar copas do mundo criou-se uma arrogância insuportável. Só o Brasil sabe jogar bola, só brasileiro que é bom, e quando não ganha, é só demérito do Brasil, e nunca os outros países estão melhores que a gente. Prova disso é esse jornal de 86 falando que a copa tava "fácil" para o Brasil ganhar, ignorando totalmente a Argentina de Maradona, França do Platini, a Itália atual campeã (que botou o Brasil na roda) e a Alemanha do Lottar Matthäus. Essa cultura enraizada de que o Brasil é o país do futebol acabou infectando a população, que acha que o Brasil tem a obrigação de ganhar todas as copas. O brasileiro precisa parar com essa soberba ridícula se não daqui a pouco seremos ultrapassados.
Vamos trazer esse debate pra nossa realidade do dia-a-dia dos clubes e dos nossos campeonatos.Nunca é mérito de quem ganha e sim de demérito de quem perde.Nunca veem que tem outro time em campo e quando o que não era favorito ganha do que era considerado favorito pra aquele jogo mais fala-se do perdedor do que de quem de fato ganhou. Veja como foi a repercussão da enorme façanha que fez o Fortaleza que há 10 anos tava lutando pra sair da Série C e hoje está na final de uma Copa Sulamericana.É um feito enorme pra um clube nordestino,sem mídia e que luta dentro de uma região com times considerados maiores como os times da Bahia e Pernambuco,por ex.Isso é gigantesco o que os caras fizeram se a gente levar em considerar as suas condições dentro do nosso futebol onde uns ganham muito mais que os outros e o resto tem que se virar com o que tem. Ah mas é a Sulamericana.E daí?Pro Fortaleza é um título enorme assim como pra região que terá um provável campeão internacional tal qual as outras regiões tem como Sul e Sudeste. Desprezar isso é a mesma coisa que as pessoas fazem quando se trata de Seleção Brasileira.Esse último jogo por ex,quem viu Venezuela 1x0 Paraguai na rodada anterior-eu vi porque tenho jogador lá na seleção paraguaia no meu time-sabia que seria um jogo difícil e que ela seria uma carne de pescoço como foi.Eu achei que fosse ser 1x0 como tava sendo mas não descartava um empate até pelo bom time que eles tem e pelo bom sistema defensivo que montaram ainda que o Paraguai lá na casa dos caras tenha sido imensamente superior onde no final acabaram perdendo pq é do futebol. O Brasil tá longe de ter os piores jogadores do mundo como se pinta por aí.Mas ao mesmo tempo que tá longe de ter isso falta a eles um jogo mais coletivo onde eles possam ser potencializados conforme suas características pq qualidade eles tem.Só não é como do passado mas que tem,ah,tem...
Ser eliminado pra Croácia é complicado a Argentina atropelou com facilidade a Croácia e vcs aceitam isso? Eu nem estou falando de ganhar tô falando de perder pra uma seleção como a Croácia que tava velha já
Foi eliminada nos PÊNALTIS o que faz parte do jogo, não foi um vexame como o 7 x 1 e a Croácia vinha de ser finalista em 2018. Sobre a Argentina, o Scaloni analisou o jogo contra o Brasil é armou um esquema pra anular o ponto forte da Croácia que era o meio campo e aí facilitou as coisas. Análise o contexto, não só o resultado
Na verdade isso é reflexo do complexo de vira-lata do brasileiro que sempre se coloca em condição de inferioridade em relação ao resto do mundo e como no futebol o país está na primeira prateleira isso faz com o que as pessoas sejam soberbas
Galvão Bueno tem mais de 50 anos de carreira e ele próprio falou que nunca viu uma seleção brasileira tão ruim quanto essa, não vale a pena defender formiga ela é ruim mesmo
Kskskskskks Galvão Bueno durante praticamente todos os jogos da seleção de 2001 até 2002 xingavam o time de todo jeito possível, ainda mais quando perdeu pra Honduras de 2x0, onde ele disse que era a pior seleção já vista kskskskskks. A opinião dele não é muito relevante, é só um torcedor emocionado
@@yunche6451Mas ele não estava errado. A seleção duas vezes finalista em copa perder pra Honduras e quase nem ir pra copa?? Obviamente aquela geração era a pior. Só acordou na copa do mundo. Essa aqui se bobear não passa nem da fase de grupos da copa América
Po cara, mas se eu tiver que ir antes de Pelé buscar uma seleção pior que essa pra eu me confortar, vou ficar mais depressivo ainda. "OLHA SÓ, ENCONTREI INDIOS PERDENDO DE DINOSSAUROS EM 1432, S2 NEYMAR."
Eu concordo com o seu argumento, você está fazendo um papel importante pro esporte. Esse pensamento é o certo. Mas as comparações tem muitas nuances que na hora de sustentar seus argumentos você desconsidera. Mas resumindo o que você disse essa seleção não é ruim, mas nem encanta, nem ganha. Se o Neymar e o Vini Jr. que hoje são os craques da seleção comerem bola e o Brasil ganhar eles serão lembrados por isso. 94 a seleção era muito aquém de várias seleções que ficaram pra trás, por sorte na minha opinião em algumas partidas. Inclusive na final.
Aí amanhã o Brasil ganha de 3 x 0 do Uruguai, com 2 gols, e uma assistência do Neymar. E aí voltam os elogios ao Diniz, E os que dizem que Neymar não deve ser convocado, somem por um tempo, e só voltam quando a seleção e o Neymar voltarem a fazer um jogo ruim 😂😮
O Neymar não vai fazer 2 gols. Não viaja. E, honestamente, o Brasil deve perder o jogo pro Uruguai. Se o Diniz tiver juízo, ele coloca o time na retranca e manda lançar a bola pro Vini. Se fizer isso pode até ganhar.
A sensação que tenho é que a nossa seleção é feita de meninos que não crescem. Quando eu via Ronaldo, Rivaldo e outros, sabiam que eles não iriam se cagar para fazer um gol, sabiam mais o que fazer com a bola, na cara do gol nem tremiam. Agora vc tem excelentes jogadores mais ainda não viraram homens, se colocar todos os atacantes da seleção na cara do goleiro, não tem um que vc sabe que não vai se cagar.
Belíssima análise! Muitas gerações não fazem idéia dos temores e críticas do passado e acham que só existe isso agora no presente. Pesquisar é preciso, para que possamos ver o que nossos heróis de outrora passaram e que nem tudo foi romantismo e trazer para os dias atuais, lições pra nossa reflexão!
Gosto muito de suas análises... mantém um distanciamento do sentimentalismo que aprofundam muito as suas reflexões. Nos faz refletir também sobre diferentes pontos de vista. Parabéns, sou seu fã!!!
Adoro essa visão de cima para baixo do "tolinhos, vocês não estudaram o tanto quanto eu". O jornalismo opinativo acabou não apenas com o futebol, mas está acabando com a política e até mesmo com o jornalismo... mas gera engajamento...
Formiga, uma das coisas que eu sempre gosto de reparar, além de como o resultado muda toda análise, são os pequenos detalhes que mudam o resultado. No caso do Romário, na final ele não jogou bem. Perdeu um gol no segundo pau sem goleiro. Aí não iria bater pênalti, mas bateu. Caprichosamente a bola bateu na trave e entrou. Estamos falando de qto ali? Uns 5 cm no máximo? Se a bola bate na trave e sai e o Brasil eventualmente perde, eu não sei dizer o quão menor a imagem do Romário seria hoje. Mas sei que seria mto menor. E como vc citou, pra quem é mais novo, um ex mais recente é a final da copa do Qatar. Se a França faz aquele último gol, a discussão Messi x cr7 não teria acabado (eu acho que não tinha discussão antes, mas vc entende meu ponto). Ele virou unanimidade. Mas um lance em que ele não teve participação nenhuma poderia ter mudado tudo isso.
O brasil de 2002 com grandes jogadores se não fosse os as ajudas e os deuses do futebol querendo o brasil não teria ganho a copa 10 18 22 o brasil não ganhou por causa do azar e porque em vez de ser ajudado 10 e 18 foi prejudicado com 2 pênalti não dado
Dizer que a geração atual é fraca é um dos maiores absurdos que alguém pode dizer, a geração é exelcelnte, claro que tem algumas carência como as laterais e o centro avante,.Mas nas outras posições temos muitas opções tanto para a próxima quanto para a outra Copa
@@leinadoliverdan6428 dizer que a atual geração é excelente, uma atual geração do Brasil (não da Colômbia ou do Uruguai) é caso de internação psiquiátrica.
resumo desse video é, a seleção brasileira esta em um momento ruim como ja esteve em tantos outros momentos, mas o que não muda é a mediocridade da imprensa e do povo brasileira que compra toda a baboseira vendidas por eles. otimo video formiga.
A Inglaterra tá com uma ótima geração, a Alemanha dps de mudar o técnico tá melhorando, a Italia ta meio meh, mas ainda é boa, a França tá jogando demais, Portugal tá jogando bem, a Espanha tá melhorando, a Argentina tá muito bem e o Uruguai tbm. O Brasil não tá ruim, mas tbm não ta tão bom
Nem precisa ir muito longe. 2006, a primeira Copa do Mundo que eu acompanhei, lembro muito bem de quanto a seleção era badalada (literalmente) e ao mesmo tempo xingada após os resultados decepcionantes. Depois da eliminação vi todo tipo de acusação pra cima dos jogadores. Hoje em dia você vê posts falando de "quando tínhamos seleção" com a foto famosa do quarteto Ronaldo, Adriano, Kaká e Ronaldinho, dos quais o único que jogou bem naquela copa foi Kaká.
Galvão n disse q essa é a pior seleçao da história,ele disse q é a pior dos 50 anos dele de televisão,mais é pq se o Brasil n ganhar em 2026 vai bater o record de jejum de 24 anos sem ganhar copa,e em termos de saudosismo, Eu nasci na época q o Brasil chegou em 3 finais de copas seguidas,e ganhou duas,como n se frustar com uma seleção dessas?
Problema do Brasil é essa besteira de achar que precisa jogar bonito. O tal do futebol brasileiro. Aliás, Parreira e Felipão venceram porque montaram o time de trás pra frente, como TODAS as seleções são montadas há muito tempo. Não há tempo pra se desenvolver um jogo. É entrar no torneio, se defender o melhor possível e aproveitar as poucas chances na frente. É assim que todas ganham.
Acho engraçado é o termo "perder uma copa", sendo eliminado em quartas de final. É como se o Brasil fosse o óbvio favorito absoluto em qualquer copa que dispute. Pra mim perde-se uma copa quando se disputa realmente o título, ou seja, uma final. Fora a final, você não perdeu nada, está só participando.
Djalma Santos Nilton Santos Carlos Alberto Torres Marco Antônio Zé Maria Marinho Chagas Nelinho Junior Leandro Branco Jorginho Roberto Carlos Cafu Serginho Maicon Junior Daniel Alves Marcelo Brasil sempre teve os melhores laterais, os mais técnicos e talentosos , enquanto a Europa sempre teve laterais de grande capacidade física e defensiva, hj o papel se inverteu... nosso lateral direito é um lateral europeu de tempos atrás e vemos que a Europa possuí alguns laterais de alta capacidade técnica.
Não, o Brasil que regrediu mesmo. Nunca na história do nosso futebol pós copa de 58, tivemos tão poucos craques, na vdd só temos o Neymar, ou seja, a situação é terrível.
@@Chathura_Pratchuap_Madurangha. sim isso mostra como hoje E nem mais difícil a Croácia vei quem diria que a Croácia uma equipe nível b na Europa iria pra uma final de copa do mundo e na outra ficar em 3
@@E77-zf4xz poucos craques? Nunca teve uma geração no Brasil que não teve pelo menos 3 craques ou mais Vinícius junior pra mim mesmo e craque Rodrigo e craque próprio neymar Casemiro não e craque só ele sozinho tem mais Champions que vários clubes problema do Brasil nunca foi jogador e esquema táctico
@@E77-zf4xz Colega, como não tem craque? De 2000 pra cá sempre tem NO MÍNIMO um brasileiro de grande relevância no melhor time do mundo, ou que é vencedor de champions. Óbvio que nesses anos todos tinham jogadores craques, só que eles simplesmente não ganharam.
*Verdade seja dita, de 2014 pra cá a "SeLixão Brasileira" tem despencado ano após ano, NÃO somos o país do futebol, e quem passa pano pra esses jogadores não entende NADA de futebol, alguns são RESERVAS nos seu times, o capitão e camisa 10 joga o campeonato árabe (pois nenhum time grande da europa o quis), como pode isso?, eu não perco mais meu tempo assistindo esse time medíocre*
O ponto que o Formiga falou de que "tinha críticas anos 70, 80 e 90 dos jogadores da seleção brasileira" é matadora, primeiro que depois do vexame dos 7x1, o maior foi os 2 a 0 de Honduras de 2001, sem contar que falam da geração do quadrado mágico de 2006 que falam que essa é a seleção que nos representa, fracassou de forma retumbante. O João Saldanha criticou de forma pertinente o Sócrates pelo pênalti mal batido diante da França em 86. Então nem tudo era maravilhoso
Pra mim essa pira com a seleção de 2006 é muito coisa de mlk que só lê a escalação da época sem ver um jogo. Tava na cara (e era apontado publicamente) que ia dar errado e que a postura daquela seleção cheia de quase aposentados ia dar em merda. Pra mim, a seleção que realmente tinha chance de ganhar era a de 2010 (se o Dunga não cagasse a convocação por birra e por querer mostrar que mandava). Vc via uma postura comprometida dentro de campo e jogadores focadoes e performando.
Discordo totalmente sobre o "fracasso retumbante", excluindo a Copa do mundo de 2006, o Brasil venceu todos os títulos possíveis naquele ciclo de Copa. Foi eliminado em uma derrota normal para a França. Gol em bola parada, a França pouco criou também. Enfim, se for considerar essa eliminação um fracasso e ignorar todos os títulos ganhos no período, seria o mesmo que dizer que de 4 em 4 anos só uma seleção dá certo, as outras 31 "fracassam" . Não concordo com esse tipo de pensamento. Até mesmo pq basta você estar num dia ruim Pra ser eliminado da Copa.
O foda é q a seleção perdeu um pouco a identificação com o torcedor junto ao seus clubes, n diria a pior seleção, mas é um cenário péssimo, um exemplo bobo, haviam sim críticas as seleções passadas porém nessa época existia uma aproximação ao torcedor, seja em amistosos ou copa america etc... Hoje alguns Brasileiros n tem muito tesão de acompanhar a seleção, e se pararem pra pensar, olhando no papel uma grande maioria n possui nem uma identificação identificação considerável nos clubes brasileiros. É a hora do Neymar, Richarlison, Gabriel Jesus, Ederson, Casemiro e outros cairem pra dentro (lá ele) em 2026 e ganhar, pois eles estão no pior cenário da seleção na história
Nas eliminatórias de 1994 e em 2002, o Brasil se classificou na bacia das almas. Em 94, inclusive , o Brasil perdeu pra Bolívia. Mas, felizmente, vc só é um desses papagaios de pirata. Não tem impacto nenhum seu saudosismo barato.
@@Mahdosamba quem tá falando de saudosismo ow maluco? Se eliminatórias valesse de alguma coisa BR tava nas cabeças em todas as ultimas. E sobre eventual impacto tu veio aqui comentar pq entao? Morde a testa ai irmão
A 2 torcidas mais chatas e exigentes do futebol são da torcida da Seleção brasileira e do Real Madrid, quando ganha é obrigação, quando perde é vexame e crise. Me lembro que antes de 2002 torcedores da Seleção tinha a CARA DE PAU, de criticar o Ronaldo Fenômeno kkkkk, e a do Real Madrid em vários jogos em que o Real perdia a torcida vaiava o CR7.
A geração de 2002 tinha um monte de craques, mas eram xingados pra cacete também kkkkk Eu reclamava do cafu, R carlos, Ronaldo... É sempre assim, a atual é sempre ruim, a propria selecao de 94 não foi pra copa com essa bola toda.
Parabéns @Bruno Formiga, finalmente vc tocou em verdades que muitos precisam ouvir, que não só servem para o ramo futebolístico ou do esporte em geral, mas sim de vários espaços do entretenimento em geral. O famoso saudosismo, ou melhor dizendo, TUDO QUE É DA MINHA GERAÇÃO É SUPERIOR A SUA.
Mas existem bons argumentos para falar que a geração é sim uma das piores. 2ª vez que empata com a Venezuela em casa, um resultado ruim que só 2 gerações conseguiram. O Brasil perdeu de 2x0 para o Uruguai quebrando uma invencibilidade de mais de 2 décadas e além disso, não perdíamos por 2 gols deles há 40 anos. Em 2022 o Brasil teve a primeira derrota na história para uma seleção africana em copa. Nunca havíamos perdido uma copa América em casa, perdemos pela primeira vez (e ressuscitamos a Argentina). Essa geração vem quebrando tabus negativos cada vez que joga. Isso são argumentos reais para falar que é uma das piores gerações. Realmente não sei se é a pior geração da história e nem deve ser. Porém existem argumentos válidos para dizer que não está entre as gerações boas
Vc como sempre top , mas vamos olhar coisas mais simples : olha os torcedores dos clubes , clube que nunca libertadores dizendo que é obrigação, como se tivesse investido 10 bilhões, outro criando crise por que não tem dindin emprestado ... as pessoas com seus psicológicos são impossíveis de serem compreendidos ...
@@leinadoliverdan6428 Talvez eu tenha escrito pouco, ele cita ali no início grandes craques que foram criticados na virada de 70/80 eles foram muito criticados não ganharam, mas todos ou pelo menos a maioria se tornaram grandes dentro do futebol brasileiro, deram uma resposta. Na última década os jogadores não conseguem nem uma coisa e nem outra, não se tornam grandes nem com a seleção e nem fora dela, raras as exceções como Casemiro, Neymar, Marcelo um tempo atrás, Marquinhos... ninguém vai olhar pro Richarlison e falar "A Copa que perdeu por não tê-lo campeão" como falam por Zico, por exemplo. Com as últimos seleções não é injustiça ou falta de paciência, eles são merecedores de críticas sim. Talvez essa molecada mais nova Victor Roque, Endrick, Beraldo, e mesmo Vinícius Jr, Rodrygo possam mudar a escrita. Agora tem muitos aí que estão há anos na seleção e não mudaram de patamar. Pra provar que as críticas são infundadas tem de ganhar enquanto isso não acontece tão merecendo.
É uma reação natural da humanidade, os gregos costumavam designar os momentos como eras: era de ouro, de prata e de bronze, sendo bronze o presente, prata um passado próximo e ouro o passado mais distante. E isso nos assombra até hoje, aqueles que tiveram o prazer de serem contemporâneos ao Rei Pelé o criticavam, havia "bairrismo", ele era jogador do Santos, e apenas após sua aposentadoria que começariam, aqui no Brasil, a contemplar sua genialidade. O mesmo vale para cada geração posterior, para nossa geração atual a as vindouras. Além disso, tendemos a criar lendas, esquecer as falhas e apenas enaltecer as conquistas, a grandiosidade (que sim, devem ser enaltecidas), ao ponto de transformar um homem incrível em algo não humano, descaracterizado, um vulto do passado. E por sua vez, as lendas acabam se tornando mitos. E cá estamos.
A verdade é que nem um técnico vai conseguir fazer uma convocação agradável a todos jornalistas e torcedores. Se o Brasil cresceu todas as outras seleções cresceram exemplo Coreia e Japão ou seja o futebol evoluiu para todas seleções todas se preparam para a copa do Mundo. Temos que ter paciência pra ganhar uma copa ou jogar 80% positivo pois todos times tem sua estratégia de jogo o time pode ter os muitos jogadores bom mas isso não significa que vai ganhar tudo exemplo de psg de Messi Neymar e embap que não venceu a champions.... vamos sim ganhar uma copa porém precisamos ta bem entrosado um esquema de jogo bem seguro tático um time que seja agressivo e que na hora da finalização seja mais positivo. A seleção brasileira tá com um time muito bom porém os caras não tão conseguindo jogar entrosado com segurança na ideia do técnico isso vai acontecer mas é preciso paciência esse time vai jogar muito ainda....
Muda o ano, os jornalistas, os nomes e os "culpados", mas a ladainha é sempre a mesma... Sempre era uma Copa fácil de ganhar, sempre os caras sem vontade, sempre uma geração ruim... Nunca mérito dos adversários... Enquanto as seleções de fora dão continuidade aos trabalhos independente de manter a comissão técnica ou não, a cabeça aqui é de que a cada copa que não se ganha é preciso zerar tudo e recomeçar... Os caras evoluíram assim, e a gente teima em não querer reconhecer que não foi o nosso nível que baixou, mas sim o deles que subiu. E se essa teimosia continuar, sinto dizer, mas a frustração será ainda maior...
Perfeito, Formiga! Mas só enxerga assim quem procura ver jogos antigos, dar uma pesquisada e estudada na história mesmo. Isso demonstra que a maioria do povo gosta é de ganhar, e não de futebol. Só se anima se estiver bem e ganhando, ao invés de curtir o esporte e suas nuances. Parabéns pela lucidez!
Cara, a pior seleção foi a de 2010 com certeza absoluta. A diferença é que em 2010, por incrível que pareça, era bem treinada pelo Dunga e Jorginho. Deixa eu fazer uma edição no comentário aqui: Muito mal convocada, mas bem treinada
@@Gustavo14205ou seja não era a pior nem a pau, talvez foi uma das piores convocações mas aquela seleção jogava bem dms, mesmo com o Kaká visiselmente lesionado jogava um futebol bem coletivo, provavelmente se o Brasil tivesse passado da Holanda teria sido campeã, ia pegar o Uruguai nas semi e a Espanha na final que sempre cagou de medo do Brasil, mas e tudo na imaginação nunca vamos saber oq ia rolar, a pior sem dúvidas e a de 2014
Parabéns Formiga, pelo trabalho jornalístico e informativo, ajudando a desmistificar alguns delírios de torcedores que não dão o braço a torcer e não buscam aprofundar na história do futebol e sua evolução.
Agora eu sei porque o formiga começa os vídeos dele estressado, porque a quantidade de merda que eu leio nas postagens de jogos do Brasil, ou sobre geração atual, meu Deus, da vontade de sair na mão com os caras… kkkkk
Tem aqui, nesse mesmo RUclips, uma entrevista com o saudoso João Saldanha ao Roda Viva, em que ele demonstra uma visão extremamente pessimista sobre o futebol brasileiro e o futuro da Seleção, em 1987. Entendo que era um momento de fila da nossa Seleção e um período bastante conturbado após incessantes eliminações traumáticas em Copas. Mesmo assim, mostra bem que esse discurso de "falta de produção e talento" se retroalimenta de tempos em tempos.
Mas os atacantes dessa época nao tinha 30 jogos e 3 gols ne! Bebeto em 93/94 - 38 jogos 19 gols / Romário 93/94 - 47 jogos 32 gols! Não tem explicação pra convocação de richarlison, mateus cunha, gabriel jesus, marquinhos entregador, alisson no banco atrapalha da azar kkkk
Eu lembro que qdo o Brasil perdeu pra Argentina pela eliminatórias pra copa de 2002 na Argentina por 2 x1 , tinha um out door escrito ( sorte na Alemanha 2006 ) , já prevendo que o Brasil não iria pra copa de 2002 e não só foi como foi campeão...
Bruno, tu comentasse sobre Taffarel, caso não tivesse ganho a Copa de 94, dificilmente receberia uma terceira chance em 98. Te pergunto, Alisson deve ter uma terceira chance em 26, visto que perdeu as duas anteriores?
O pior de tudo é q a seleção mais segura e com mais potencial de título das últimas copas é provavelmente a com menos talentos individuais e brilho. A seleção de 2010 só foi eliminada p uma falha do então melhor goleiro do mundo e um destempero do Felipe Melo. Aquela seleção era mt forte e só tinha um baleado Kaká como fora de série
Bom, concordo em gênero número e grau com sua opinião. Tenho memórias de 93 pra cá e é sempre o mesmo discurso: "ganhou a copa? São gênios, perdeu? geração de fracassados". Sei que o momento não tá um futebol bom de se ver mas pessoal, acordem, estamos começando um novo ciclo e temos que ter paciência. Vamos dar tempo e cobrar sim da CBF por mais amistosos, testar time em eliminatórias pode ser complicado mas é o que o Diniz tem. Olhem como vem utimamente Itália e Alemanha? Futebol e essa competição, copa do mundo, nunca foi nem será mole pra ninguém. E já se perguntaram , em 2026 estaremos a 24 anos sem ganhar uma copa , quem é o maior campeão mesmo estando num jejum de 5 copas?? 🤔🤔🤔🤔
Mano, a mídia e a população sempre criticam as seleções atuais. Eu vi isso acontecer desde 98, 2002 teve campanha pro Ronaldo não ir a copa, vai vendo, 2006 foi festa nem conta, mas é um exemplo de uma seleção no papel incrível que não ganhou a copa. 2010 era a mesma conversa: futebol brasileiro já era, e não sei o que. Hj tem uns aí que até lembra com saudosismo dessa seleção de 2010. Daqui uns 20 anos vão falar: como era bom no tempo de Neymar e companhia. Sempre foi assim e sempre será.
Eu nasci em 1986, portanto não vivenciei o futebol da década de 80 e passo a ter capacidade de analisar o esporte a partir do final da década de 90 em diante, apesar de ter memórias de 93 pra frente. Mas pesquisem jogos históricos no RUclips de todas as épocas e assistam que fica nítido que o Formiga tem razão gente. Gerações passadas como um todo não eram mais ou menos especiais que a atual NÃO!
É verdade, boa mesmo, são os de agora que são eliminados pra Bélgica e Croácia. Em 94 e 2002 eram muito mais fracas que essa atual até pq Alemanha e Itália são fraquíssimas😂
@@Leolimalord talvez eu não me expressei da melhor maneira amigo, mas eu me refiro a um todo futebolísticamente falando é algo mais amplo que somente os convocados para as Copas, entendeu? Eu não sei a sua idade, mas se vc assistir jogos históricos completos, vai entender ao que me refiro. Quer um exemplo, assista Argentina x Inglaterra que é taxado com um dos maiores e melhores jogos da historia das Copas, assista inteiro que vc verá que não passa de um jogo bem meia boca no geral, só que em alguns lampejos pontuais o Maradona decidiu e só. Abraço 👍
eu entendo e concordo, mas tipo a gnt n tem um romario, fenomeno, kaka, ronaldinho etc. vini ta começando a se destacar pelo brasil e o neymar apesar de artilheiro nunca fez nada em copa entao ainda ficamos com um gostinho de quem espera mais do Brasil
@@kIDOLARANJINHAAH ué mas eu não disse que é a mais forte da história!!! Se for mensurar os títulos então não precisa nem perder tempo debatendo, é só falar que as 5 campeãs são as melhores e 82, 86, 98 e 2006 eram péssimas pq não ganharam rsrsrs. Me desculpa a sinceridade, mas sua avaliação é muito rasa e resultadista. E volto a dizer que NÃO disse em momento algum que essa seleção é a melhor.
Muito bom formiga. Excelente análise. O passado reescreve no presente nesse momento da seleção, acho que a diferença está na quantidade de protagonistas.
Gostei na análise..mas é difícil comparar esses jogadores históricos e lendários com Neymar que faz 6 anos praticamente que não joga nada, Matheus Cunha sem comentários, Richarlison que não está em uma fase boa, é difícil raciocinar assim.
Sempre acreditei no titulo em todas as copas que o Brasil disputou, mas dessa vez não tenho expectativa nenhuma. Não vejo garra nem entrega, nem vontade de assistir os jogos eu tenho.
Ou seja igual a todas as seleções em todas as épocas. As que ganharam em 94 e 2002 saíram totalmente desacreditadas e hoje só são badaladas porque ganharam se tivessem perdido seriam achincalhadas até hoje
Enquanto isso os nossos vizinhos estão em êxtase e estão cada vez mais apaixonados pela seleção Argentina. Os croatas e portugueses também estão vivendo os melhores momentos de sua história desde 2016. Não é só porque o futebol brasileiro regrediu que o mundo inteiro regrediu.
Bom assim, chegar na copa descacreditada , Brasil ganhou seus últimos titulos assim, oba oba n combina com Brasil, o brasileiro tem que provar que é bom ... Assim funciona melhor
Por mais que se esforcem em defender, essa é a pior seleção da História sim! Sem laterais, sem meia de criação e sem um camisa 9. E pra completar o principal jogador (Neymar) está em decadência, com 32 anos. Em qual momento da história ficamos carentes de tantas posições assim?
Discordo disso. Por ter 19 anos, só assistir 3 copas da seleção brasileira, 2014, 2018 e 2022. E na minha opinião o Brasil de 2018 foi o pior que eu vi jogar.
@@kaiofernando1374 2018 pior? Jamais... Olha a seleção de 2014: Júlio César, Dante, Maicon, Fernandinho, Luiz Gustavo, Bernard (alegria nas pernas), Hulk, Jô e Fred!
@@matheussoares4714 Isso aí são só nomes, se nomes vencesse copa. A seleção de 2006 é a mesma coisa, só tem nome, por que na copa não jogaram nada, a de 2018 é igual, e se não for pior. É a minha opinião, de qualquer forma, nas copas em que eu assistir, o Brasil não jogou porcaria nenhuma.
@@matheussoares4714 Mais esses jogadores só jogaram contra a Alemanha, e só jogaram porque, Neymar, lesioou, Daniel lesioou, Thiago Silva tava suspenso e porque o burro do Felipão, não levou prá copa, Casemiro, Coutinho, Douglas Costa e Felipe Luiz
Perfeito seus comentários, eu sou mais velho e assisti isso tudo. Só para acrescentar, tem uma entrevista do Garrincha (Vox Populi 1978, eu acho) no mesmo sentido. Os comentaristas não sabem lidar com suas frustrações.
Mas o jornal não errou nessas críticas, esses caras nao ganharam nada, o Brasil passou 19 anos sem títulos e 24 anos sem Copa do Mundo. Temos que criticar sim a seleção atual, cair em fase de grupos da Copa América, não vencer europeus em mata-mata e não jogar um futebol que encanta alguém, dá até raiva.
Por acaso o Brasil é obrigado a ganhar todas as Copas do Mundo? A Argentina ficou 36 anos sem ganhar uma Copa do Mundo e 28 sem ganhar nenhum título sequer, nem mesmo Copa América
Aham, claro. Tudo é saudosismo. Gabriel Jesus é mais jogador que Ronaldo. Rodrygo é melhor que Garrincha. Neymar é melhor que o Rivellino. O grande Vinicius Jr é melhor que o pelé e etc... Com certeza todo mundo que critica a seleção e o futebol atual é saudosista
Formiga é muito foda, oferece um pensamento diferente do senso comum e argumenta muito bem seus pontos!! e tem coragem de ir contra a maré em um mundo em que tudo é altamente cancelavel pelo tribunal da internet. parabéns mesmo!!
O brasileiro tem essa mania que é imediatista e que quer sempre ganhar! Não é humilde o bastante pra compreender que do outro lado, no outro time, os adversários também são jogadores profissionais, que treinam duro para estarem ali. O pensamento BR se resume a: Se ganhar é ídolo, gênio! Se perder é lixo, não presta!
Lembro sempre de 2006, do pessoal dizendo que a seleção com Ronaldo, Ronaldinho, Kaká, Adriano eram mimados, estrelinhas, que jogaram de má vontade, etc..
Enquanto isso nos canais de futebol da gringa a galera exaltando o Neymar por ter jogado até que individualmente bem contra a Venezuela. Nós não sabemos valorizar nossos profissionais.
O time nao era comum mas essa seleção tb nao ganhou nada, essa é maior crítica que sempre fazem ao Zico. O título da matéria estava errado mas as críticas eram válidas . Nada mais natural que a seleçao mais vitoriosa de todas ter um padrao de exigência maior e nesse período (entre72-94) nao ganhamos copa. Criticas justas, na minha opinião.
pessoal tem que entender que não é porque temos a maior quantidade de copas que sempre vamos conseguir manter o nível sempre, querendo ou não são épocas diferentes com jogadores diferentes contra adversários diferentes, a galera do fanatismo tem que ter uma visão mais ampla, futebol não é tão simples assim e se fosse essas pessoas estariam ganhando a copa elas mesmas em vez de pesar cada vez mais de forma ignorante o que não ajuda em nada
Se a seleção do tempo de Zico era tão superior a de hoje, pq não ganhou absolutamente NADA, NEM COPA AMÉRICA? Ah Ms a geração era melhor, e oque adianta se não ganhou nada? Serve de quer ter uma geração melhor e não ganha absolutamente NADAAAAAAAA
o título da matéria é uma das críticas e elas estavam erradas sim, na época se sabia que o Zico era craque da bola mas se dizia que não era tão bom quanto o Pelé, por isso não ganhava a copa, é bom, mas não o suficiente, não tem a frieza dos craques de antigamente, a mesma coisa acontece com o Neymar hoje, ele é muito bom mas não tão bom quanto o Zico, falam que se ele fosse tão bom quanto Ronaldo ou Romário ou tivesse a frieza deles ou fosse decisivo como eles ele ganhava a copa do mundo. O resto das críticas da matéria não fazem sentido, falam que Zico é craque mas não gênio, falam que a geração tem 3 craques e o resto é cabeça de bagre, uma geração que hoje é referenciada como se todos fossem craques. O seu ponto de que o padrão de exigência é maior porque o Brasil é vitorioso não se encaixa, o ponto não é a cobrança, o ponto é que os argumentos usados são ruins, como o cara pode tirar a geração para a merda porque não ganhou a copa? O Formiga tem razão, ganhar a copa é difícil, essa ideia de que para o Brasil é fácil, de que só não conseguimos porque hoje é tudo muito ruim é ridícula, ganhar a copa é questão de estar pronto para sete jogo especifícos, 94 poderia ter perdido a qualquer momento, se perdesse nas oitavas diriam que nunca aquele time ganharia, se perdeu nas oitavas como vai vencer os próximos 3 jogos? plena besteira, Tiago Silva, Casemiro e Neymar vão ser referenciados como Sócrates, Junior e Dinamite são hoje, e são diminuídos como eles eram na época, é muito fácil endeusar quando o cara parou há décadas, quando você nem lembra das fases ruins que tiveram, não, nenhuma dessas críticas da revista faz sentido
@@DionSoares você leu meu comentário amigo? Eu nao falei em momento nenhum que a geração de hoje é ruim(nem mencionei a geração atual). Falei que eu apoio a cobrança aos jogadores que também é diferente de crucifica-los.
Torcida é chata e irracional no geral, mas tem uns perfis que dão asco, principalmente quando tem profissional que se enquadra neles. Os Choqueisson: querem avaliar se o cara é bom ou não pela vida pessoal. Os patrões: querem que jogador x seja "humilde" aka subserviente pra se sentirem por cima, mas dizem adorar Ronaldo e Romário e o "futebol raiz" (não julgo esse ponto, também amo esses caras) Os memória de peixe: jogador x se mostra consistentemente o mais importante do time, mas tem um jogo ruim e pedem a cabeça. Tipo a torcida idosa pedindo a saída do Marcos Leonardo com o cara disputando artilharia por um time que tinha zero criação e disputa pra não cair. Torcida é importante, pode apoiar e criticar, o que não pode é técnico se pautar por opinião de leigo semi analfabeto, que nunca conquistou nada e não acompanha o esporte (só ver que esse pessoal trata qualquer cara que saiu cedo do país como lixo por simplesmente não conhecer o jogo do cara ex: Firmino)
Vcs da TNT não falam a cada edição de champions que é a maior da história? Com a seleção é a mesmo coisa, cada uma que vem supera a pior anterior kkkkkk
Ta Formiga,vc esta "certo",esta seleção tem condições totais para o Hexa,grande geração,comprometimento. Futebol da antiga nunca existiu. Cara,peço desculpas aos jogadores da seleção brasileira,por ter criticado alguma vez,se soubesse que chegaria a isto,vcs me deram muito mais alegrias. Obrigado ex seleção brasileira.
O ponto é por que o Brasil insiste em convocar jogadores que estatisticamente estão MUITO atrás de outros jogadores? Por exemplo, qual a lógica do Richarlyson ser o atacante titular do Brasil depois de tudo que ele vem produzindo de ruim na seleção e no Tottenham? Por que insitir no Danilo por tanto tempo na lateral? Gabriel Jesus 1 gol em duas copas??? Como que pode umas bizarrices dessas????
Problema da galera de hoje foi q ficou acostumado com a boa fase de 2002 e acha q o mundo fica parado, acreditando q futebol só existe aqui, q bons jogadores só existem aqui. Uma coisa q digo olha o Japão, era saco de pancada de todo mundo, olha como estão hoje. O futebol evoluiu no mundo inteiro.
Ver esse comentario após a derrota para o Uruguai, fica ainda mais constrangedor o comentário do formiga . Tenho 27 anos , o 2x0 para o uruguai foi o pior que vi da seleçao brasileira . Pior do que 3x0 para a frança, pior que o 7x1 para alemanha .... enfim , esse cara elogia o marquinhos , isso ja mostra o quao ele entende de futebol
É curioso, mas como estou chegando aos 40, já vi mais coisa que a maioria aqui e lembro bem de jornais e comentaristas de tv, vou citar aqui algumas pérolas: "Romário não faz nada, sequer uma atleta é" ""Esse Rivaldo é um perna de pau, tem que parar de chama-lo, senão nem pra copa(seria a de 2002) nós vamos" "Kaká nunca será coisa alguma" "Ronaldo só tem mídia" "Esse Ronaldinho gaúcho é só malabarista, futebol que é bom nada" Estou vendo agora o cara que já fez mais de 80 gols com a camisa da seleção e dezenas de assistências ser chamado de Neymidia
A diferença é que os jogadores da reportagem dos anos 70 é que os jogadores da reportagem não tinham ainda ido para copa, já os da seleção atual já foram e não ganharam nada.
E aí Brunão...assistiu o jogo do Brasil contra Uruguai? Kkkk Ainda acha o brasileiro saudosista? O nível técnico do jogador brasileiro decaiu muito. Quem tem olhos e queira enxergar que enxergue. Prefiro ter um time "comum" com Zico, Sócrates e Falcão do que com Richarlison, Gabriel Jejum e Matheus Cunha .😂😂😂
Não sou o Bruno mas te respondo... tu é saudosista sim e admirador de highlights. Nas eliminatórias pra Copa de 2002 a gente perdeu pra Uruguai e Bolívia e só nos classificamos no últimos jogo. Acorda!
O fato de esses jogadores que surgiram no fim dos anos 70 e se tornaram grandes jogadores, não significa dizer ,necessariamente, que vá acontecer o mesmo essa geração de agora. A imprensa futebolística brasileira é demasiadamente especulativa.
Único comentário que pode ser "sensato" era a decadência do leão, que é um dos melhores goleiros brasileiros na história, mas como qualquer atleta, entra em decadência em algum momento da carreira se comparado ao seu auge, agora o que fica de dúvida se a decadência havia começado naquele momento em que sai a matéria, ou era só "hate" mesmo.
Vc, Bruno Formiga, excelente, como, sempre! Eu,só discordo do fato da visão que vcs tinham da Argentina, mesmo, após a conquista deles, sobre o Brasil. Enfim, mais, como, nem os melhores são perfeitos em suas análises, seja o motivo que for. Então, mesmo, assim, contínuas brilhante, como sempre! Acho, que vc, deveria merecer, um cargo de consultor, consultivo, da seleção, pra ver, se teríamos, melhores, resultados. Mesmo, e a despeito do elemento, fortuito que, envolve o futebol
Foi muito feliz o tema abordado. Eu me recordo das críticas à seleção durante as Eliminatórias para a Copa de 1994. Era uma campanha irregular. Havia mesmo esse nível de reportagem à época.
compara os elenco com os de hj. Qual jogador de hj seria convocado no lugar dos jogadores da seleção de 2002 ou de 2006? Quais? É muito claro q o nível técnico caiu demais.
A frase que define:
"Se vocês são tão sucestiveis ao resultado assim, vocês não tem controle nenhum das próprias opiniões..."
Que porrrada, Hormiga, que porrada...
Mas o vídeo nao é de opinião também?
@@Valesckes e o que tem a ver? O vídeo é de opinião, mas essa tem um embasamento teórico, não uma resposta de acordo com o resultado de algo b
Papo de fracasado. A opinião é clara, se perde é pq é ruim. Qual vai ser minha opinião se o time é horrível? Que tudo bem?
Verdade po, essa seleção é muito boa, vai nos trazer o hexa em 2026 com toda certeza 😂😂😂😂😂
Diniz era pra tá abusando dos jogadores desconhecidos e montando o time pra ganhar cada jogo como se fosse uma final, fazendo laboratórios. Mas a cbf não ajuda
Impor o futebol do Diniz requer tempo e paciência. Até agora o Diniz não impões seu futebol, até porque não se muda um estilo de jogo de um dia para o outro.
Alex Ferguson demorou 3 temporadas para fazer o Manchester United vitorioso. No Brasil o Ferguson teria sido demitido na primeira temporada.
Klopp duas temporadas para fazer um time competitivo e campeão, agora está passando por uma nova reformulação que pode dar frutos nas próximas temporadas.
No Brasil se perde três jogos, já tem que mandar embora, aí nosso futebol não evoluí.
@@alessandrogomes1574precisa de 3 temporadas?😂😂😂😂
Mas aí se busca esses desconhecidos o pessoal vai cair matando ecima kkkk, falando que a geração é fraca e que não conhecem os jogadores
Diniz tem carta branca, é interino, mas tá preferindo compôr com o time do Tite no inicio. Se ficar mais tempo, quem sabe ele não sai da caixinha
@@alessandrogomes15743 temporadas,.o time muda mais que tudo
Eu só dou risada desse pessoal que faz um drama tremendo diante de um momento ruim, que é absolutamente normal. Claro que já faz tempo que não ganhamos uma Copa, mas isso é normal na vida de TODAS as grandes seleções, até porque a Copa é só de 4 em 4 anos. Se tu perde 4 ou 5 Copas seguidas (o que é absolutamente NORMAL), lá se vão 20 anos sem Copa. Já tivemos momentos iguais ou piores que o de agora, com jogadores contestados, com terra arrasada etc. e voltamos a ganhar.
Brasil ficou 19 anos sem ganhar nenhum titulo entre 1970 ate 1989 .
Brasil atualmente so vive mau momento na copa do mundo.
Pois amutuou varias copa América e confederações.
@@-thomas916 Verdade. E mesmo nas Copas do Mundo, com exceção de 2014 (que foi uma anomalia do futebol), as eliminações têm sido no detalhe, num erro bobo, num lance de azar etc., e geralmente jogando melhor que o adversário. Em algum momento, essa chave vira e a gente ganha de novo. Olha o jeito que a Argentina ganhou a última Copa. Em TODOS os jogos que eles ganharam (com exceção da semifinal contra a Croácia), eles estiveram muito perto da derrota, foi muuuuito no detalhe.
@@fabriciojalil6277eu diria mais talvez a gente esteja mais perto do que longe do título contra a croacia essa foi a mais perto que chegamos e foi por Bobeira do próprio time nao foi nem pelo gol por diferença contra a Bélgica em 2018 e nem pela lapada que levamos em 2014 com aquele time completamente morto 2016 podemos ganhar ou 2030 não sei mas em algum momento desses passar de anos vamos ganhar mas tamo extrapolando demais da conta já tá na hora da gente vencer denovo
@@FVBR686 Sim, tbm acho q tá passando da hora, mas tenho certeza que vamos ganhar de novo. Imagina, se nós não podemos sonhar em ganhar um título de novo, imagina a Itália que foi campeã em 2006 e depois foi só vexame! Ou a Alemanha que ganhou em 2014 e depois não passou da primeira fase duas vezes seguidas. E eu não tenho a menor dúvida de que essas seleções vão ganhar de novo!
O momento pior é agora.
Convido a todos a assistirem os melhores momentos das eliminatórias pra Copa de 2002. Galvão Bueno todo jogo acabava com a seleção brasileira, sem falar na Copa América de 2001 que o Brasil foi eliminado por Honduras e fez um dos jogos mais feios contra o México na fase de grupos. E no ano seguinte foi campeão da Copa de 2002. Futebol é momento e dinâmico.
O problema é que víamos por exemplo naquela seleção muitos valores a começar pelo Ronaldo e Rivaldo e estava surgindo um tal de Ronaldinho e hoje?
Temos bons goleiros e zagueiros, tem o Casemiro e o André mas daí para a frente temos quem ?
@@PauloSilva-gq4el vendo o jogo agora do Brasil , realmente sem o Neymar a seleção não consegue nada.
@@PauloSilva-gq4elTbm tem muitos valores, Vini Jr, Martinelli, Rodrygo, fora os q estão por vir como Vítor Roque e Endrick, o problema é técnico e a incrível má vontade de jogar.
@@PauloSilva-gq4el O Brasil é o único, país do mundo que se você abrir a tampa,de uma caixa de água sai jogadores .
O maior problema ,que o país sofreu é uma demora de fazer a transição de uma geração pra outra.
Se esses jogadores que você citou tivesse perdido,você chamaria eles de fracassados.
@@ArthurDaniel_Não estão convocando quem merece, e mantendo a panela do Neymar ele tem que ser tirado fora.
E trazer um bom técnico,a seleção padece pra fazer ele a estrela, e ele não é.
A pior era da seleção brasileira foi em 2000 a 2001, aquele período o Brasil passou por uma crise estranha, nem parecia seleção, perdia pra Honduras e times da América do Sul. Recuperou sua identidade no ano de 2002.
rs.. lembro do Emerson Leal q levou o Leomar... e antes era o Luxa que foi eliminado de forma vexatória nas olimpiadas e ainda treta com marcelinho carioca.. uahaha.. esses tempos estão de volta na seleção.
E não foi nem por falta de talento, o ponto era que Luxemburgo e Emerson Leão faziam convocações extremamente bizarras e duvidosas. A implicância com o Romário era um outro ponto também.
Meu pai comentou uma vez que antes da copa de 70 a seleção estava sendo bastante criticada. O pessoal criticou a convocação de Pelé e o fato do Brasil jogar com vários meias na frente gerou desconfianças na torcida na época. Outra crítica foi a não convocação de Ademir Daguia.
Kkkkkkk carai, criticar Pelé é tipo criticar a convocação do Messi hoje. Bizarro.
@@eduardhermesanschau9590e olha que os Argentinos criticavam o Messi
@@LeandroSoares-tk8gm exatamente, e um dos jogadores mais criticados pela convocação foi Tostão
minha vó so considera seleeção boa mesmo a de 1958. A dee 1970 ela nao considera iso tudo.
@@eduardhermesanschau9590 Pois é, sem nexo.
Esses dias vi um corte do Neto esculhambando a geração do Vinícius e do Rodrigo. Jogadores com menos de 24 anos, que são importantes no futebol mais competitivo do mundo e que podem disputar 2 copas. Fora outros que estão/podem surgir. Loucura total!
Mesma desculpinha que usam para o Neymar
Perfeito, lembro como se fosse hj, na véspera da final da copa de 2002, a galera da ESPN inconformada que a seleção seria campeã com Roque Jr e companhia! Nenhum deles aparentava qualquer tipo de empolgação! Ah, detalhe, tínhamos apenas Ronaldo Fenômeno, Rivaldo e o Bruxo! Mas eles estavam preocupados com Roque Jr, enfim, a hipocrisia continua reinando 😢
Tudo muda e nada muda. A profissão de comentarista de futebol é um sonho pra mim, tanta gente q só vive falando asneira em cima de resultado... Por isso admiro o seu trabalho, Formiga, sempre trazendo análises e opiniões coerentes
O emprego dos sonhos, amigo
A galera da tnt no geral (tirando o Ricardinho kkk) fala de futebol de uma forma racional
Me lembro q a seleção de 94 foi para a copa bem desacreditada...me lembro também q, em 2002, Ronaldinho Fenômeno era considerado um jogador acabado para o futebol...enfim, o brasileiro adora alimentar a ilusão de q a seleção deve jogar sempre de forma espetacular (pura utopia)...então quando as coisas acontecem diferente desse roteiro imaginário, haja pedras para serem atiradas...parabéns por esse raio X Bruno Formiga, vc foi cirúrgico...esse vídeo é muito necessário, vou até compartilhar com a galera 😊👏👏👏
Brasileiro "virgula", nem todos pensam igual, eu não alimento isso e duvido que eu seja o único.
@@don3942 " brasileiro" de uma forma geral, sem generalizar, contendo excessões ( é claro)...
Sua análise de época é perfeita Formiga!
As críticas somem após a vitória. E a partir daí só procuramos os pontos positivos na trajetória. E esquecemos os pontos negativos e críticas que haviam antes da glória.
E o jornal estava errado??
Depois de 70, só ganhou em 94. A seleção de 82 fracassou. Ponto.
Esse "Zico- Craque; gênio, não" é sacanagem kkkkkk trazendo para os tempos atuais, parece um pouco da implicância que têm com o Vini.
Ate com o próprio Neymar
Pro Vini é aceitável. Sou fã dele mas ainda tá longe de ser um gênio, ainda mais na seleção
@@PeloDeOvelha Por isso comparei, o Zico tbm ainda não era o gênio que viria a ser... O jornal carimbou que ele não seria um gênio com ele ainda novo. A mesma coisa acontece cm o Vini, não tô dizendo q ele é gênio, mas sim que não sabemos o que ele será, tem 23 anos ainda kkkk nesse momento, o futebol dele é quase irretocável, pela idade, pela pressão de jogar no maior clube do mundo e pelas situações extra-campo que enfrenta. Vamos ver se ele manterá esse nível de evolução que nesse momento é absurda...
Tá de sacanagem, Vinicius merece as críticas é um jogador superestimado; não sabe finalizar, driblar, só correr mesmo. Já o Zico sim é um gênio
@@TheKingLukeFutebol do Vinicius jr é irretocável aonde??? Ele dribla todo atabalhoado, finaliza mal, as vezes bizonhamente e não é jogador inteligente. A capacidade física dele absurda é o diferencial. Melhorou muito é verdade mas é impossível que evolua tanto mais. Não sou esse fã todo do Zico mas são jogadores incomparáveis.
Isso só comprova a minha tese de que a imprensa sempre tenta achar explicações e culpados para derrotas no torneio MAIS ALEATÓRIO QUE EXISTE.
Futebol por natureza já é o esporte mais aleatório do mundo, e na Copa do Mundo são 7 jogos no máximo, sendo que 4 são eliminações diretas. E TUDO depende do chaveamento.
Marrocos trocou de técnico 2 meses antes da copa e chegou nas semis, Bélgica, Brasil, Espanha e Alemanha fizeram trabalhos longínquos e decepcionaram, a França foi PIOR que a Inglaterra mas passou e a campeã Argentina abusou da sorte contra Holanda e Australia e ainda perdeu bem perdido para Arabia.
Não adianta a imprensa tentar achar um culpado, é igual culpar o lançador do dado no casino.
Em "A Teia do Fato", Carlos Vesentini analisa como o que aconteceu na historia politica em 1930, foi construído pelo que se disse sobre, e dialogicamente foi repetido - ao inves de des-dito - pelos que não entenderiam a principio os acontecimentos como foram "descritos" .
Falando de maneira bem simples, quando ocorre um desfecho de vitória (e nesse caso o acontecimento não pode ser des-dito) , o passado e o futuro são completamente transformados. Mesmo que o vitória seja algo tão insignificante como um penalti mal batido (pelo Baggio), ela muda tudo . Aquela seleção de 94 não deveria ser comemorada, mesmo porque, no fundo o futebol brasileiro é muito mais do que levantar uma taça. A galera se esquece de como aqueles jogadores jogavam mal e simplesmente converte um perna de pau como o Dunga em: "o melhor meia defensivo brasileiro" ... Isso mesmo, já li no RUclips muito comentário nesse sentido. Inclusive gente dizendo que o Dunga é melhor do que o Casemiro.
Críticas sempre vão existir, mas em 90 tínhamos alguns jogadores com potencial pra ser melhor do mundo, e alguns foram, hoje quem...? Ou vão dizer que Richarlyson é tão bom quanto Ronaldo fenômeno só pq o mesmo foi vaiado e criticado várias vezes na época mesmo no auge? Formiga exagera demais nessa
É isso aí. Ao se comparar os jogadores de seleções anteriores ao atuais, é muito clara a diferença tecnica, mesmo aceitando que as críticas eram as mesma.
Não é um exagero, é um fato. Tanto as seleções q foram campeãs quanto as q não foram, sofriam muitas críticas. Mas a diferença é q, independente do resultado, o pessoal pega alguma seleção pra si e afirma: "na minha época não tinha isso, na minha era só craque, jogadores jogavam por amor e pipipipopopo..." sendo q já tá provado q na época não era assim q as tais seleções eram tratadas. É só isso, não tem exagero, vc q exagerou nessa comparação q não fez o menor sentido
A impressão que dá é que o brasileiro depois que começou a ganhar copas do mundo criou-se uma arrogância insuportável. Só o Brasil sabe jogar bola, só brasileiro que é bom, e quando não ganha, é só demérito do Brasil, e nunca os outros países estão melhores que a gente. Prova disso é esse jornal de 86 falando que a copa tava "fácil" para o Brasil ganhar, ignorando totalmente a Argentina de Maradona, França do Platini, a Itália atual campeã (que botou o Brasil na roda) e a Alemanha do Lottar Matthäus. Essa cultura enraizada de que o Brasil é o país do futebol acabou infectando a população, que acha que o Brasil tem a obrigação de ganhar todas as copas. O brasileiro precisa parar com essa soberba ridícula se não daqui a pouco seremos ultrapassados.
Vamos trazer esse debate pra nossa realidade do dia-a-dia dos clubes e dos nossos campeonatos.Nunca é mérito de quem ganha e sim de demérito de quem perde.Nunca veem que tem outro time em campo e quando o que não era favorito ganha do que era considerado favorito pra aquele jogo mais fala-se do perdedor do que de quem de fato ganhou.
Veja como foi a repercussão da enorme façanha que fez o Fortaleza que há 10 anos tava lutando pra sair da Série C e hoje está na final de uma Copa Sulamericana.É um feito enorme pra um clube nordestino,sem mídia e que luta dentro de uma região com times considerados maiores como os times da Bahia e Pernambuco,por ex.Isso é gigantesco o que os caras fizeram se a gente levar em considerar as suas condições dentro do nosso futebol onde uns ganham muito mais que os outros e o resto tem que se virar com o que tem.
Ah mas é a Sulamericana.E daí?Pro Fortaleza é um título enorme assim como pra região que terá um provável campeão internacional tal qual as outras regiões tem como Sul e Sudeste.
Desprezar isso é a mesma coisa que as pessoas fazem quando se trata de Seleção Brasileira.Esse último jogo por ex,quem viu Venezuela 1x0 Paraguai na rodada anterior-eu vi porque tenho jogador lá na seleção paraguaia no meu time-sabia que seria um jogo difícil e que ela seria uma carne de pescoço como foi.Eu achei que fosse ser 1x0 como tava sendo mas não descartava um empate até pelo bom time que eles tem e pelo bom sistema defensivo que montaram ainda que o Paraguai lá na casa dos caras tenha sido imensamente superior onde no final acabaram perdendo pq é do futebol.
O Brasil tá longe de ter os piores jogadores do mundo como se pinta por aí.Mas ao mesmo tempo que tá longe de ter isso falta a eles um jogo mais coletivo onde eles possam ser potencializados conforme suas características pq qualidade eles tem.Só não é como do passado mas que tem,ah,tem...
Ser eliminado pra Croácia é complicado a Argentina atropelou com facilidade a Croácia e vcs aceitam isso? Eu nem estou falando de ganhar tô falando de perder pra uma seleção como a Croácia que tava velha já
A torcida é arrogante desde 1950
Foi eliminada nos PÊNALTIS o que faz parte do jogo, não foi um vexame como o 7 x 1 e a Croácia vinha de ser finalista em 2018. Sobre a Argentina, o Scaloni analisou o jogo contra o Brasil é armou um esquema pra anular o ponto forte da Croácia que era o meio campo e aí facilitou as coisas. Análise o contexto, não só o resultado
Na verdade isso é reflexo do complexo de vira-lata do brasileiro que sempre se coloca em condição de inferioridade em relação ao resto do mundo e como no futebol o país está na primeira prateleira isso faz com o que as pessoas sejam soberbas
Galvão Bueno tem mais de 50 anos de carreira e ele próprio falou que nunca viu uma seleção brasileira tão ruim quanto essa, não vale a pena defender formiga ela é ruim mesmo
Kskskskskks Galvão Bueno durante praticamente todos os jogos da seleção de 2001 até 2002 xingavam o time de todo jeito possível, ainda mais quando perdeu pra Honduras de 2x0, onde ele disse que era a pior seleção já vista kskskskskks. A opinião dele não é muito relevante, é só um torcedor emocionado
Exatamente. Torcedor emocionado, nunca teve destaque como comentarista, mas como é um egolatra, dá pitaco onde é um completo ignorante.
@@yunche6451Mas ele não estava errado. A seleção duas vezes finalista em copa perder pra Honduras e quase nem ir pra copa?? Obviamente aquela geração era a pior. Só acordou na copa do mundo.
Essa aqui se bobear não passa nem da fase de grupos da copa América
Incrível como alguns ainda afirmam que a Seleção de hoje é a pior de todos os tempos sem fazer nem ideia de como era antes de Pelé
Até no "durante".
A seleção de 66 mereceu muito mais a palavra verrgonha do que a de 50, por exemplo.
mas antes de pelé é obvio que a seleção é a pior porque o brasil não era grande ainda no futebol
@@3-_-0-w1t A geração era absurda, não confunda geração com trabalho mal feito.
Po cara, mas se eu tiver que ir antes de Pelé buscar uma seleção pior que essa pra eu me confortar, vou ficar mais depressivo ainda. "OLHA SÓ, ENCONTREI INDIOS PERDENDO DE DINOSSAUROS EM 1432, S2 NEYMAR."
E aí se a seleção ganha a copa vão começar a inventar que apesar da fase difícil, dava pra acreditar pq a seleção tinha "potencial".
Eu concordo com o seu argumento, você está fazendo um papel importante pro esporte. Esse pensamento é o certo. Mas as comparações tem muitas nuances que na hora de sustentar seus argumentos você desconsidera. Mas resumindo o que você disse essa seleção não é ruim, mas nem encanta, nem ganha. Se o Neymar e o Vini Jr. que hoje são os craques da seleção comerem bola e o Brasil ganhar eles serão lembrados por isso. 94 a seleção era muito aquém de várias seleções que ficaram pra trás, por sorte na minha opinião em algumas partidas. Inclusive na final.
Aí amanhã o Brasil ganha de 3 x 0 do Uruguai, com 2 gols, e uma assistência do Neymar. E aí voltam os elogios ao Diniz,
E os que dizem que Neymar não deve ser convocado, somem por um tempo, e só voltam quando a seleção e o Neymar voltarem a fazer um jogo ruim 😂😮
Concordo plenamente
"É, rapaziada, temos que fala do Diniz"
@leopardo2300ok, vou cobrar
@leopardo2300eu acredito na vitória. Uns 3 x 0 ou 2 x 1.
O Neymar não vai fazer 2 gols. Não viaja.
E, honestamente, o Brasil deve perder o jogo pro Uruguai. Se o Diniz tiver juízo, ele coloca o time na retranca e manda lançar a bola pro Vini. Se fizer isso pode até ganhar.
A sensação que tenho é que a nossa seleção é feita de meninos que não crescem. Quando eu via Ronaldo, Rivaldo e outros, sabiam que eles não iriam se cagar para fazer um gol, sabiam mais o que fazer com a bola, na cara do gol nem tremiam. Agora vc tem excelentes jogadores mais ainda não viraram homens, se colocar todos os atacantes da seleção na cara do goleiro, não tem um que vc sabe que não vai se cagar.
Hoje, só hoje o Formiga consegue abordar o futebol com contexto histórico do jeito que ele realmente foi, e é!
Futebol e história real, PARABÉNS!!
certezas tbm
Belíssima análise! Muitas gerações não fazem idéia dos temores e críticas do passado e acham que só existe isso agora no presente. Pesquisar é preciso, para que possamos ver o que nossos heróis de outrora passaram e que nem tudo foi romantismo e trazer para os dias atuais, lições pra nossa reflexão!
Gosto muito de suas análises... mantém um distanciamento do sentimentalismo que aprofundam muito as suas reflexões. Nos faz refletir também sobre diferentes pontos de vista. Parabéns, sou seu fã!!!
Adoro essa visão de cima para baixo do "tolinhos, vocês não estudaram o tanto quanto eu". O jornalismo opinativo acabou não apenas com o futebol, mas está acabando com a política e até mesmo com o jornalismo... mas gera engajamento...
Formiga, uma das coisas que eu sempre gosto de reparar, além de como o resultado muda toda análise, são os pequenos detalhes que mudam o resultado.
No caso do Romário, na final ele não jogou bem. Perdeu um gol no segundo pau sem goleiro. Aí não iria bater pênalti, mas bateu. Caprichosamente a bola bateu na trave e entrou. Estamos falando de qto ali? Uns 5 cm no máximo? Se a bola bate na trave e sai e o Brasil eventualmente perde, eu não sei dizer o quão menor a imagem do Romário seria hoje. Mas sei que seria mto menor.
E como vc citou, pra quem é mais novo, um ex mais recente é a final da copa do Qatar. Se a França faz aquele último gol, a discussão Messi x cr7 não teria acabado (eu acho que não tinha discussão antes, mas vc entende meu ponto). Ele virou unanimidade. Mas um lance em que ele não teve participação nenhuma poderia ter mudado tudo isso.
Se é melhor ou pior que outras seleções que o Brasil já teve, pouco importa. Mas é um fato que a geração é fraca.
O brasil de 2002 com grandes jogadores se não fosse os as ajudas e os deuses do futebol querendo o brasil não teria ganho a copa 10 18 22 o brasil não ganhou por causa do azar e porque em vez de ser ajudado 10 e 18 foi prejudicado com 2 pênalti não dado
Dizer que a geração atual é fraca é um dos maiores absurdos que alguém pode dizer, a geração é exelcelnte, claro que tem algumas carência como as laterais e o centro avante,.Mas nas outras posições temos muitas opções tanto para a próxima quanto para a outra Copa
@@leinadoliverdan6428 dizer que a atual geração é excelente, uma atual geração do Brasil (não da Colômbia ou do Uruguai) é caso de internação psiquiátrica.
resumo desse video é, a seleção brasileira esta em um momento ruim como ja esteve em tantos outros momentos, mas o que não muda é a mediocridade da imprensa e do povo brasileira que compra toda a baboseira vendidas por eles. otimo video formiga.
A Inglaterra tá com uma ótima geração, a Alemanha dps de mudar o técnico tá melhorando, a Italia ta meio meh, mas ainda é boa, a França tá jogando demais, Portugal tá jogando bem, a Espanha tá melhorando, a Argentina tá muito bem e o Uruguai tbm. O Brasil não tá ruim, mas tbm não ta tão bom
Nem precisa ir muito longe.
2006, a primeira Copa do Mundo que eu acompanhei, lembro muito bem de quanto a seleção era badalada (literalmente) e ao mesmo tempo xingada após os resultados decepcionantes. Depois da eliminação vi todo tipo de acusação pra cima dos jogadores.
Hoje em dia você vê posts falando de "quando tínhamos seleção" com a foto famosa do quarteto Ronaldo, Adriano, Kaká e Ronaldinho, dos quais o único que jogou bem naquela copa foi Kaká.
Galvão n disse q essa é a pior seleçao da história,ele disse q é a pior dos 50 anos dele de televisão,mais é pq se o Brasil n ganhar em 2026 vai bater o record de jejum de 24 anos sem ganhar copa,e em termos de saudosismo, Eu nasci na época q o Brasil chegou em 3 finais de copas seguidas,e ganhou duas,como n se frustar com uma seleção dessas?
Problema do Brasil é essa besteira de achar que precisa jogar bonito. O tal do futebol brasileiro. Aliás, Parreira e Felipão venceram porque montaram o time de trás pra frente, como TODAS as seleções são montadas há muito tempo. Não há tempo pra se desenvolver um jogo. É entrar no torneio, se defender o melhor possível e aproveitar as poucas chances na frente. É assim que todas ganham.
Richarlison no ataque 🔥🔥🔥🔥
tem que fazer valer o ingresso absurdo
Bla bla bla.
Me poupe amigão.
Nada a ver.
Cara mas a gente tem um time bom
Pra mim o time só tá essa draga por falta de um 9 e um 10 de verdade
Nada a ver.
Bruno, eu discordo de você dessa vez. Essa seleção verdadeiramente é muito fraca, inclusive individualmente.
Igual em 82 e 86
@@oth14go não acho. Aqueles jogares eram os craques dos times. Hoje temos jogadores bons, só isso.
@@giucaianater a percepção q são craques depois q a poeira passou e eles se consagraram é ser engenheiro de obra pronta
Acho engraçado é o termo "perder uma copa", sendo eliminado em quartas de final. É como se o Brasil fosse o óbvio favorito absoluto em qualquer copa que dispute.
Pra mim perde-se uma copa quando se disputa realmente o título, ou seja, uma final. Fora a final, você não perdeu nada, está só participando.
Djalma Santos Nilton Santos
Carlos Alberto Torres Marco Antônio
Zé Maria Marinho Chagas
Nelinho Junior
Leandro Branco
Jorginho Roberto Carlos
Cafu Serginho
Maicon Junior
Daniel Alves Marcelo
Brasil sempre teve os melhores laterais, os mais técnicos e talentosos , enquanto a Europa sempre teve laterais de grande capacidade física e defensiva, hj o papel se inverteu... nosso lateral direito é um lateral europeu de tempos atrás e vemos que a Europa possuí alguns laterais de alta capacidade técnica.
Verdade, o Brasil perdeu essa essência de grandes laterais nessa posição
Arrisco a dizer que este é o primeiro período em que não há um lateral brasileiro entre os melhores do mundo, em toda a história.
e os golaços do Josimar, vc não fala? rs
coloca ai no youtube - gols de josimar seleção
Se hoje algum jornal publicar algo semelhante a isso, esses jogadores de agora, ou vão chorar, ou vão pedir para não serem mais convocados.
Não foi o brasil que regrediu foi o futebol que evoluí e só vc ver o tanto de seleção europeia que cresceu
Luxemburgo e Moldávia estão com chances de classificar pra Euro por exemplo haha
Não, o Brasil que regrediu mesmo. Nunca na história do nosso futebol pós copa de 58, tivemos tão poucos craques, na vdd só temos o Neymar, ou seja, a situação é terrível.
@@Chathura_Pratchuap_Madurangha. sim isso mostra como hoje E nem mais difícil a Croácia vei quem diria que a Croácia uma equipe nível b na Europa iria pra uma final de copa do mundo e na outra ficar em 3
@@E77-zf4xz poucos craques? Nunca teve uma geração no Brasil que não teve pelo menos 3 craques ou mais Vinícius junior pra mim mesmo e craque Rodrigo e craque próprio neymar Casemiro não e craque só ele sozinho tem mais Champions que vários clubes problema do Brasil nunca foi jogador e esquema táctico
@@E77-zf4xz Colega, como não tem craque? De 2000 pra cá sempre tem NO MÍNIMO um brasileiro de grande relevância no melhor time do mundo, ou que é vencedor de champions. Óbvio que nesses anos todos tinham jogadores craques, só que eles simplesmente não ganharam.
*Verdade seja dita, de 2014 pra cá a "SeLixão Brasileira" tem despencado ano após ano, NÃO somos o país do futebol, e quem passa pano pra esses jogadores não entende NADA de futebol, alguns são RESERVAS nos seu times, o capitão e camisa 10 joga o campeonato árabe (pois nenhum time grande da europa o quis), como pode isso?, eu não perco mais meu tempo assistindo esse time medíocre*
O ponto que o Formiga falou de que "tinha críticas anos 70, 80 e 90 dos jogadores da seleção brasileira" é matadora, primeiro que depois do vexame dos 7x1, o maior foi os 2 a 0 de Honduras de 2001, sem contar que falam da geração do quadrado mágico de 2006 que falam que essa é a seleção que nos representa, fracassou de forma retumbante. O João Saldanha criticou de forma pertinente o Sócrates pelo pênalti mal batido diante da França em 86. Então nem tudo era maravilhoso
Pra mim essa pira com a seleção de 2006 é muito coisa de mlk que só lê a escalação da época sem ver um jogo. Tava na cara (e era apontado publicamente) que ia dar errado e que a postura daquela seleção cheia de quase aposentados ia dar em merda. Pra mim, a seleção que realmente tinha chance de ganhar era a de 2010 (se o Dunga não cagasse a convocação por birra e por querer mostrar que mandava). Vc via uma postura comprometida dentro de campo e jogadores focadoes e performando.
As estrelas no peito da seleção devemos a esses antigos dentre os quais da década de 60, 70, 90, etc...
Discordo totalmente sobre o "fracasso retumbante", excluindo a Copa do mundo de 2006, o Brasil venceu todos os títulos possíveis naquele ciclo de Copa. Foi eliminado em uma derrota normal para a França. Gol em bola parada, a França pouco criou também.
Enfim, se for considerar essa eliminação um fracasso e ignorar todos os títulos ganhos no período, seria o mesmo que dizer que de 4 em 4 anos só uma seleção dá certo, as outras 31 "fracassam" . Não concordo com esse tipo de pensamento. Até mesmo pq basta você estar num dia ruim Pra ser eliminado da Copa.
O foda é q a seleção perdeu um pouco a identificação com o torcedor junto ao seus clubes, n diria a pior seleção, mas é um cenário péssimo, um exemplo bobo, haviam sim críticas as seleções passadas porém nessa época existia uma aproximação ao torcedor, seja em amistosos ou copa america etc... Hoje alguns Brasileiros n tem muito tesão de acompanhar a seleção, e se pararem pra pensar, olhando no papel uma grande maioria n possui nem uma identificação identificação considerável nos clubes brasileiros. É a hora do Neymar, Richarlison, Gabriel Jesus, Ederson, Casemiro e outros cairem pra dentro (lá ele) em 2026 e ganhar, pois eles estão no pior cenário da seleção na história
Apos um empate com Venezuela e derrota para o poderoso Uruguai podemos afirmar que especificamente no assunto seleção brasileira Formiga só fala m..@
Imagina subestimar a seleção do Uruguai com boa parte do elenco jogando em times grandes da Europa. Acorda meu querido.
@@gabrixlb acorda vc com esse argumento bizarro de "jogam na europa". A dupla do Real Madrid ta no Brasil e fez o que? Se liga
Nas eliminatórias de 1994 e em 2002, o Brasil se classificou na bacia das almas. Em 94, inclusive , o Brasil perdeu pra Bolívia. Mas, felizmente, vc só é um desses papagaios de pirata. Não tem impacto nenhum seu saudosismo barato.
@@Mahdosamba quem tá falando de saudosismo ow maluco? Se eliminatórias valesse de alguma coisa BR tava nas cabeças em todas as ultimas. E sobre eventual impacto tu veio aqui comentar pq entao? Morde a testa ai irmão
A 2 torcidas mais chatas e exigentes do futebol são da torcida da Seleção brasileira e do Real Madrid, quando ganha é obrigação, quando perde é vexame e crise. Me lembro que antes de 2002 torcedores da Seleção tinha a CARA DE PAU, de criticar o Ronaldo Fenômeno kkkkk, e a do Real Madrid em vários jogos em que o Real perdia a torcida vaiava o CR7.
A geração de 2002 tinha um monte de craques, mas eram xingados pra cacete também kkkkk
Eu reclamava do cafu, R carlos, Ronaldo... É sempre assim, a atual é sempre ruim, a propria selecao de 94 não foi pra copa com essa bola toda.
A diferença é que ganhou! Essa fez um fiasco em 2022 perdendo pra Croácia 😂
Então só vale se ganhar? O Brasil é obrigado a ganhar todas as Copas do Mundo? É uma visão muito rasa
Parabéns @Bruno Formiga, finalmente vc tocou em verdades que muitos precisam ouvir, que não só servem para o ramo futebolístico ou do esporte em geral, mas sim de vários espaços do entretenimento em geral. O famoso saudosismo, ou melhor dizendo, TUDO QUE É DA MINHA GERAÇÃO É SUPERIOR A SUA.
Mas os resultados falam por si ... Se na minha ganhou e na sua não, qual é melhor?
@@wagnerrodrigues_1986Aí você tem um ponto irrefutável.
Mas daqui a pouco vem alguém aqui querer te questionar sobre isso, sabe os jovens de 15 anos.
@@wagnerrodrigues_1986 se vc prestar atenção no vídeo dele vai entender o meu ponto.
Mas existem bons argumentos para falar que a geração é sim uma das piores. 2ª vez que empata com a Venezuela em casa, um resultado ruim que só 2 gerações conseguiram. O Brasil perdeu de 2x0 para o Uruguai quebrando uma invencibilidade de mais de 2 décadas e além disso, não perdíamos por 2 gols deles há 40 anos. Em 2022 o Brasil teve a primeira derrota na história para uma seleção africana em copa. Nunca havíamos perdido uma copa América em casa, perdemos pela primeira vez (e ressuscitamos a Argentina). Essa geração vem quebrando tabus negativos cada vez que joga. Isso são argumentos reais para falar que é uma das piores gerações.
Realmente não sei se é a pior geração da história e nem deve ser. Porém existem argumentos válidos para dizer que não está entre as gerações boas
Dito isso, tô comentando após ficar pistola com a derrota pro Uruguai kkkkkkk
Vc como sempre top , mas vamos olhar coisas mais simples : olha os torcedores dos clubes , clube que nunca libertadores dizendo que é obrigação, como se tivesse investido 10 bilhões, outro criando crise por que não tem dindin emprestado ... as pessoas com seus psicológicos são impossíveis de serem compreendidos ...
As outras foram criticadas e ganharam, 94 e 2002 por exemplo. Agora são criticados e não ganham nada.
Só vale quando ganha ? Visão muito rasa essa
@@leinadoliverdan6428 Talvez eu tenha escrito pouco, ele cita ali no início grandes craques que foram criticados na virada de 70/80 eles foram muito criticados não ganharam, mas todos ou pelo menos a maioria se tornaram grandes dentro do futebol brasileiro, deram uma resposta. Na última década os jogadores não conseguem nem uma coisa e nem outra, não se tornam grandes nem com a seleção e nem fora dela, raras as exceções como Casemiro, Neymar, Marcelo um tempo atrás, Marquinhos... ninguém vai olhar pro Richarlison e falar "A Copa que perdeu por não tê-lo campeão" como falam por Zico, por exemplo.
Com as últimos seleções não é injustiça ou falta de paciência, eles são merecedores de críticas sim. Talvez essa molecada mais nova Victor Roque, Endrick, Beraldo, e mesmo Vinícius Jr, Rodrygo possam mudar a escrita. Agora tem muitos aí que estão há anos na seleção e não mudaram de patamar. Pra provar que as críticas são infundadas tem de ganhar enquanto isso não acontece tão merecendo.
Que vídeo top!!! Parabéns Formiga!!!! Uauuu... Show!!!! Parabéns por cada palavra.
Valeuuuuu
É uma reação natural da humanidade, os gregos costumavam designar os momentos como eras: era de ouro, de prata e de bronze, sendo bronze o presente, prata um passado próximo e ouro o passado mais distante. E isso nos assombra até hoje, aqueles que tiveram o prazer de serem contemporâneos ao Rei Pelé o criticavam, havia "bairrismo", ele era jogador do Santos, e apenas após sua aposentadoria que começariam, aqui no Brasil, a contemplar sua genialidade. O mesmo vale para cada geração posterior, para nossa geração atual a as vindouras.
Além disso, tendemos a criar lendas, esquecer as falhas e apenas enaltecer as conquistas, a grandiosidade (que sim, devem ser enaltecidas), ao ponto de transformar um homem incrível em algo não humano, descaracterizado, um vulto do passado. E por sua vez, as lendas acabam se tornando mitos.
E cá estamos.
A verdade é que nem um técnico vai conseguir fazer uma convocação agradável a todos jornalistas e torcedores. Se o Brasil cresceu todas as outras seleções cresceram exemplo Coreia e Japão ou seja o futebol evoluiu para todas seleções todas se preparam para a copa do Mundo. Temos que ter paciência pra ganhar uma copa ou jogar 80% positivo pois todos times tem sua estratégia de jogo o time pode ter os muitos jogadores bom mas isso não significa que vai ganhar tudo exemplo de psg de Messi Neymar e embap que não venceu a champions.... vamos sim ganhar uma copa porém precisamos ta bem entrosado um esquema de jogo bem seguro tático um time que seja agressivo e que na hora da finalização seja mais positivo. A seleção brasileira tá com um time muito bom porém os caras não tão conseguindo jogar entrosado com segurança na ideia do técnico isso vai acontecer mas é preciso paciência esse time vai jogar muito ainda....
Muda o ano, os jornalistas, os nomes e os "culpados", mas a ladainha é sempre a mesma... Sempre era uma Copa fácil de ganhar, sempre os caras sem vontade, sempre uma geração ruim... Nunca mérito dos adversários... Enquanto as seleções de fora dão continuidade aos trabalhos independente de manter a comissão técnica ou não, a cabeça aqui é de que a cada copa que não se ganha é preciso zerar tudo e recomeçar... Os caras evoluíram assim, e a gente teima em não querer reconhecer que não foi o nosso nível que baixou, mas sim o deles que subiu. E se essa teimosia continuar, sinto dizer, mas a frustração será ainda maior...
Discordo apenas de uma coisa: sim, os nossos adversários evoluíram, mas é nítido que o futebol brasileiro regrediu. Neymar seria só mais um em 2002.
@@powerzoldyck5670vc é louco kkkkkk
@@powerzoldyck5670Se você pensa assim então você tem uma mente muito fechada
@@powerzoldyck5670 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é cada merda pqp
Perfeito, Formiga! Mas só enxerga assim quem procura ver jogos antigos, dar uma pesquisada e estudada na história mesmo. Isso demonstra que a maioria do povo gosta é de ganhar, e não de futebol. Só se anima se estiver bem e ganhando, ao invés de curtir o esporte e suas nuances. Parabéns pela lucidez!
A pior seleção que vi foi a de 2014, independente do fatídico 7x1
Nem de longe, pelo menos se arrastou até uma semifinal, não da pra competir com seleção que morreu na fase de grupos.
Cara, a pior seleção foi a de 2010 com certeza absoluta. A diferença é que em 2010, por incrível que pareça, era bem treinada pelo Dunga e Jorginho. Deixa eu fazer uma edição no comentário aqui: Muito mal convocada, mas bem treinada
@@3-_-0-w1ta de 2014 é a pior, chega numa semifinal e tomar a pior goleada da história em casa, nada será mais trágico que isso!
@@Gustavo14205ou seja não era a pior nem a pau, talvez foi uma das piores convocações mas aquela seleção jogava bem dms, mesmo com o Kaká visiselmente lesionado jogava um futebol bem coletivo, provavelmente se o Brasil tivesse passado da Holanda teria sido campeã, ia pegar o Uruguai nas semi e a Espanha na final que sempre cagou de medo do Brasil, mas e tudo na imaginação nunca vamos saber oq ia rolar, a pior sem dúvidas e a de 2014
@@3-_-0-w1tchegou na semifinal porque pegou Chile e Colômbia.
É babaquice isso de pior seleção. Mas essa nova geração de jornalistas e influencers babando a seleção e principalmente o Neymar é repugnante.
Parabéns Formiga, pelo trabalho jornalístico e informativo, ajudando a desmistificar alguns delírios de torcedores que não dão o braço a torcer e não buscam aprofundar na história do futebol e sua evolução.
Ótima análise Formiga.
Agora eu sei porque o formiga começa os vídeos dele estressado, porque a quantidade de merda que eu leio nas postagens de jogos do Brasil, ou sobre geração atual, meu Deus, da vontade de sair na mão com os caras… kkkkk
Tem aqui, nesse mesmo RUclips, uma entrevista com o saudoso João Saldanha ao Roda Viva, em que ele demonstra uma visão extremamente pessimista sobre o futebol brasileiro e o futuro da Seleção, em 1987.
Entendo que era um momento de fila da nossa Seleção e um período bastante conturbado após incessantes eliminações traumáticas em Copas. Mesmo assim, mostra bem que esse discurso de "falta de produção e talento" se retroalimenta de tempos em tempos.
Mas os atacantes dessa época nao tinha 30 jogos e 3 gols ne! Bebeto em 93/94 - 38 jogos 19 gols / Romário 93/94 - 47 jogos 32 gols! Não tem explicação pra convocação de richarlison, mateus cunha, gabriel jesus, marquinhos entregador, alisson no banco atrapalha da azar kkkk
Eu só fico imaginando o qto os empresários influenciam nas convocações hj, e se influencia tanto assim com certeza atrapalha o trabalho da seleção.
Eu lembro que qdo o Brasil perdeu pra Argentina pela eliminatórias pra copa de 2002 na Argentina por 2 x1 , tinha um out door escrito ( sorte na Alemanha 2006 ) , já prevendo que o Brasil não iria pra copa de 2002 e não só foi como foi campeão...
Algum idiota fez esse outdoor então.
E para completar, a Argentina que chegou na copa de 2002 com status de favorita ao título, foi eliminada na fase de grupos.
@@leonanlopes3244 parece q só a seleção brasileira tá treinando e as outras não tão não só o Brasil quer a copa ninguém mas quer
Sou pesquisador de futebol e lembro de ler no Jornal A Tarde de Salvador numa edição dos anos 1950 que futebol bom mesmo era o da década de 1930.
E em 1930,eu lembro de ler,que futebol bom mesmo, era da década de 10
Um dos melhores vídeos do Formiga, lucidez e racionalidade sempre afiados. Abraços do 085.
Bruno, tu comentasse sobre Taffarel, caso não tivesse ganho a Copa de 94, dificilmente receberia uma terceira chance em 98. Te pergunto, Alisson deve ter uma terceira chance em 26, visto que perdeu as duas anteriores?
O pior de tudo é q a seleção mais segura e com mais potencial de título das últimas copas é provavelmente a com menos talentos individuais e brilho. A seleção de 2010 só foi eliminada p uma falha do então melhor goleiro do mundo e um destempero do Felipe Melo. Aquela seleção era mt forte e só tinha um baleado Kaká como fora de série
O jeito que o Formiga acaba o vídeo com um longo suspiro seguido de um "a gente vai conseguir"... poético e desesperador
Bom, concordo em gênero número e grau com sua opinião. Tenho memórias de 93 pra cá e é sempre o mesmo discurso: "ganhou a copa? São gênios, perdeu? geração de fracassados". Sei que o momento não tá um futebol bom de se ver mas pessoal, acordem, estamos começando um novo ciclo e temos que ter paciência. Vamos dar tempo e cobrar sim da CBF por mais amistosos, testar time em eliminatórias pode ser complicado mas é o que o Diniz tem. Olhem como vem utimamente Itália e Alemanha? Futebol e essa competição, copa do mundo, nunca foi nem será mole pra ninguém. E já se perguntaram , em 2026 estaremos a 24 anos sem ganhar uma copa , quem é o maior campeão mesmo estando num jejum de 5 copas?? 🤔🤔🤔🤔
Mano, a mídia e a população sempre criticam as seleções atuais. Eu vi isso acontecer desde 98, 2002 teve campanha pro Ronaldo não ir a copa, vai vendo, 2006 foi festa nem conta, mas é um exemplo de uma seleção no papel incrível que não ganhou a copa. 2010 era a mesma conversa: futebol brasileiro já era, e não sei o que. Hj tem uns aí que até lembra com saudosismo dessa seleção de 2010. Daqui uns 20 anos vão falar: como era bom no tempo de Neymar e companhia. Sempre foi assim e sempre será.
Eu nasci em 1986, portanto não vivenciei o futebol da década de 80 e passo a ter capacidade de analisar o esporte a partir do final da década de 90 em diante, apesar de ter memórias de 93 pra frente. Mas pesquisem jogos históricos no RUclips de todas as épocas e assistam que fica nítido que o Formiga tem razão gente. Gerações passadas como um todo não eram mais ou menos especiais que a atual NÃO!
É verdade, boa mesmo, são os de agora que são eliminados pra Bélgica e Croácia. Em 94 e 2002 eram muito mais fracas que essa atual até pq Alemanha e Itália são fraquíssimas😂
Mas ganharam..
E aí?, esse "e se" não existe.... a geração atual brasileira é a mais fraca da história...
@@Leolimalord talvez eu não me expressei da melhor maneira amigo, mas eu me refiro a um todo futebolísticamente falando é algo mais amplo que somente os convocados para as Copas, entendeu?
Eu não sei a sua idade, mas se vc assistir jogos históricos completos, vai entender ao que me refiro.
Quer um exemplo, assista Argentina x Inglaterra que é taxado com um dos maiores e melhores jogos da historia das Copas, assista inteiro que vc verá que não passa de um jogo bem meia boca no geral, só que em alguns lampejos pontuais o Maradona decidiu e só.
Abraço 👍
eu entendo e concordo, mas tipo a gnt n tem um romario, fenomeno, kaka, ronaldinho etc. vini ta começando a se destacar pelo brasil e o neymar apesar de artilheiro nunca fez nada em copa entao ainda ficamos com um gostinho de quem espera mais do Brasil
@@kIDOLARANJINHAAH ué mas eu não disse que é a mais forte da história!!! Se for mensurar os títulos então não precisa nem perder tempo debatendo, é só falar que as 5 campeãs são as melhores e 82, 86, 98 e 2006 eram péssimas pq não ganharam rsrsrs. Me desculpa a sinceridade, mas sua avaliação é muito rasa e resultadista. E volto a dizer que NÃO disse em momento algum que essa seleção é a melhor.
Muito bom formiga. Excelente análise. O passado reescreve no presente nesse momento da seleção, acho que a diferença está na quantidade de protagonistas.
Daqui 30 anos: Bom era o Neymar injustiçado devia ter ganho uma Copa, nessa seleção de hoje jogava sozinho.
Gostei na análise..mas é difícil comparar esses jogadores históricos e lendários com Neymar que faz 6 anos praticamente que não joga nada, Matheus Cunha sem comentários, Richarlison que não está em uma fase boa, é difícil raciocinar assim.
Sempre acreditei no titulo em todas as copas que o Brasil disputou, mas dessa vez não tenho expectativa nenhuma. Não vejo garra nem entrega, nem vontade de assistir os jogos eu tenho.
acho que falta uns anos ainda pra próxima copa pra você dizer que não temos chance kk
Ou seja igual a todas as seleções em todas as épocas. As que ganharam em 94 e 2002 saíram totalmente desacreditadas e hoje só são badaladas porque ganharam se tivessem perdido seriam achincalhadas até hoje
@@aleffkelvin1557 acompanho a seleção desde 2000, e até amistoso eu assistia. Hoje n vejo da mesma maneira
Enquanto isso os nossos vizinhos estão em êxtase e estão cada vez mais apaixonados pela seleção Argentina. Os croatas e portugueses também estão vivendo os melhores momentos de sua história desde 2016. Não é só porque o futebol brasileiro regrediu que o mundo inteiro regrediu.
Bom assim, chegar na copa descacreditada , Brasil ganhou seus últimos titulos assim, oba oba n combina com Brasil, o brasileiro tem que provar que é bom ... Assim funciona melhor
Por mais que se esforcem em defender, essa é a pior seleção da História sim! Sem laterais, sem meia de criação e sem um camisa 9. E pra completar o principal jogador (Neymar) está em decadência, com 32 anos. Em qual momento da história ficamos carentes de tantas posições assim?
Aquela famosa passada de pano
HJ TEM DE SOLA A 10, FORMIGA X SAUDOSISMO E ELE POSTOU O VÍDEO KKKK, GÊNIO
A pior que eu vi foi a de 2014 e nem digo pelo 7 a 1, era limitada msm!
Discordo disso. Por ter 19 anos, só assistir 3 copas da seleção brasileira, 2014, 2018 e 2022. E na minha opinião o Brasil de 2018 foi o pior que eu vi jogar.
@@kaiofernando1374 2018 pior? Jamais...
Olha a seleção de 2014: Júlio César, Dante, Maicon, Fernandinho, Luiz Gustavo, Bernard (alegria nas pernas), Hulk, Jô e Fred!
@@matheussoares4714 Isso aí são só nomes, se nomes vencesse copa. A seleção de 2006 é a mesma coisa, só tem nome, por que na copa não jogaram nada, a de 2018 é igual, e se não for pior. É a minha opinião, de qualquer forma, nas copas em que eu assistir, o Brasil não jogou porcaria nenhuma.
@@matheussoares4714 Mais esses jogadores só jogaram contra a Alemanha, e só jogaram porque, Neymar, lesioou, Daniel lesioou, Thiago Silva tava suspenso e porque o burro do Felipão, não levou prá copa, Casemiro, Coutinho, Douglas Costa e Felipe Luiz
@@kaiofernando1374a de 18 era bem mais time que a de 14. Sem o Neymar a seleção de 14 era nada, sem o Neymar a de 18 pelo menos tentava kkkkk
Perfeito seus comentários, eu sou mais velho e assisti isso tudo. Só para acrescentar, tem uma entrevista do Garrincha (Vox Populi 1978, eu acho) no mesmo sentido. Os comentaristas não sabem lidar com suas frustrações.
Amistoso em 1979, Zenon consola Zico num amistoso em São Paulo após uma vaia absurda, era chamado jogador de Maracanã.
É só absurdo, Roberto carlos era execrado...
Mas o jornal não errou nessas críticas, esses caras nao ganharam nada, o Brasil passou 19 anos sem títulos e 24 anos sem Copa do Mundo. Temos que criticar sim a seleção atual, cair em fase de grupos da Copa América, não vencer europeus em mata-mata e não jogar um futebol que encanta alguém, dá até raiva.
Por acaso o Brasil é obrigado a ganhar todas as Copas do Mundo? A Argentina ficou 36 anos sem ganhar uma Copa do Mundo e 28 sem ganhar nenhum título sequer, nem mesmo Copa América
Muito lúcido. Parabéns pelos argumentos!
Aham, claro. Tudo é saudosismo. Gabriel Jesus é mais jogador que Ronaldo. Rodrygo é melhor que Garrincha. Neymar é melhor que o Rivellino. O grande Vinicius Jr é melhor que o pelé e etc... Com certeza todo mundo que critica a seleção e o futebol atual é saudosista
Infelizmente vai levar uma sapatada do Uruguai hoje, que tem um time nitidamente superior ao da Venezuela e não vem pra brincadeira!
Formiga é muito foda, oferece um pensamento diferente do senso comum e argumenta muito bem seus pontos!! e tem coragem de ir contra a maré em um mundo em que tudo é altamente cancelavel pelo tribunal da internet. parabéns mesmo!!
O brasileiro tem essa mania que é imediatista e que quer sempre ganhar! Não é humilde o bastante pra compreender que do outro lado, no outro time, os adversários também são jogadores profissionais, que treinam duro para estarem ali. O pensamento BR se resume a: Se ganhar é ídolo, gênio! Se perder é lixo, não presta!
Lembro sempre de 2006, do pessoal dizendo que a seleção com Ronaldo, Ronaldinho, Kaká, Adriano eram mimados, estrelinhas, que jogaram de má vontade, etc..
Enquanto isso nos canais de futebol da gringa a galera exaltando o Neymar por ter jogado até que individualmente bem contra a Venezuela. Nós não sabemos valorizar nossos profissionais.
O time nao era comum mas essa seleção tb nao ganhou nada, essa é maior crítica que sempre fazem ao Zico. O título da matéria estava errado mas as críticas eram válidas . Nada mais natural que a seleçao mais vitoriosa de todas ter um padrao de exigência maior e nesse período (entre72-94) nao ganhamos copa. Criticas justas, na minha opinião.
se a regua é não ganhar copa então todas seleções atualmente menos a argentina são um lixo, me poupe né
pessoal tem que entender que não é porque temos a maior quantidade de copas que sempre vamos conseguir manter o nível sempre, querendo ou não são épocas diferentes com jogadores diferentes contra adversários diferentes, a galera do fanatismo tem que ter uma visão mais ampla, futebol não é tão simples assim e se fosse essas pessoas estariam ganhando a copa elas mesmas em vez de pesar cada vez mais de forma ignorante o que não ajuda em nada
Se a seleção do tempo de Zico era tão superior a de hoje, pq não ganhou absolutamente NADA, NEM COPA AMÉRICA? Ah Ms a geração era melhor, e oque adianta se não ganhou nada? Serve de quer ter uma geração melhor e não ganha absolutamente NADAAAAAAAA
o título da matéria é uma das críticas e elas estavam erradas sim, na época se sabia que o Zico era craque da bola mas se dizia que não era tão bom quanto o Pelé, por isso não ganhava a copa, é bom, mas não o suficiente, não tem a frieza dos craques de antigamente, a mesma coisa acontece com o Neymar hoje, ele é muito bom mas não tão bom quanto o Zico, falam que se ele fosse tão bom quanto Ronaldo ou Romário ou tivesse a frieza deles ou fosse decisivo como eles ele ganhava a copa do mundo. O resto das críticas da matéria não fazem sentido, falam que Zico é craque mas não gênio, falam que a geração tem 3 craques e o resto é cabeça de bagre, uma geração que hoje é referenciada como se todos fossem craques. O seu ponto de que o padrão de exigência é maior porque o Brasil é vitorioso não se encaixa, o ponto não é a cobrança, o ponto é que os argumentos usados são ruins, como o cara pode tirar a geração para a merda porque não ganhou a copa? O Formiga tem razão, ganhar a copa é difícil, essa ideia de que para o Brasil é fácil, de que só não conseguimos porque hoje é tudo muito ruim é ridícula, ganhar a copa é questão de estar pronto para sete jogo especifícos, 94 poderia ter perdido a qualquer momento, se perdesse nas oitavas diriam que nunca aquele time ganharia, se perdeu nas oitavas como vai vencer os próximos 3 jogos? plena besteira, Tiago Silva, Casemiro e Neymar vão ser referenciados como Sócrates, Junior e Dinamite são hoje, e são diminuídos como eles eram na época, é muito fácil endeusar quando o cara parou há décadas, quando você nem lembra das fases ruins que tiveram, não, nenhuma dessas críticas da revista faz sentido
@@DionSoares você leu meu comentário amigo? Eu nao falei em momento nenhum que a geração de hoje é ruim(nem mencionei a geração atual). Falei que eu apoio a cobrança aos jogadores que também é diferente de crucifica-los.
Torcida é chata e irracional no geral, mas tem uns perfis que dão asco, principalmente quando tem profissional que se enquadra neles.
Os Choqueisson: querem avaliar se o cara é bom ou não pela vida pessoal.
Os patrões: querem que jogador x seja "humilde" aka subserviente pra se sentirem por cima, mas dizem adorar Ronaldo e Romário e o "futebol raiz" (não julgo esse ponto, também amo esses caras)
Os memória de peixe: jogador x se mostra consistentemente o mais importante do time, mas tem um jogo ruim e pedem a cabeça. Tipo a torcida idosa pedindo a saída do Marcos Leonardo com o cara disputando artilharia por um time que tinha zero criação e disputa pra não cair.
Torcida é importante, pode apoiar e criticar, o que não pode é técnico se pautar por opinião de leigo semi analfabeto, que nunca conquistou nada e não acompanha o esporte (só ver que esse pessoal trata qualquer cara que saiu cedo do país como lixo por simplesmente não conhecer o jogo do cara ex: Firmino)
Vcs da TNT não falam a cada edição de champions que é a maior da história? Com a seleção é a mesmo coisa, cada uma que vem supera a pior anterior kkkkkk
essa temporada ngm falou q é a maior
Na verdade ninguém fala isso da seleção
Seleção terrivel
@@junin_b7😂😂
Vdd tudo pra TNT vai superar o anterior Seleção e Champions só que nunca é pra pior 😂
Ta Formiga,vc esta "certo",esta seleção tem condições totais para o Hexa,grande geração,comprometimento.
Futebol da antiga nunca existiu.
Cara,peço desculpas aos jogadores da seleção brasileira,por ter criticado alguma vez,se soubesse que chegaria a isto,vcs me deram muito mais alegrias.
Obrigado ex seleção brasileira.
Eu poderia discordar do Formiga. Mas aí eu estaria do lado errado
O ponto é por que o Brasil insiste em convocar jogadores que estatisticamente estão MUITO atrás de outros jogadores? Por exemplo, qual a lógica do Richarlyson ser o atacante titular do Brasil depois de tudo que ele vem produzindo de ruim na seleção e no Tottenham? Por que insitir no Danilo por tanto tempo na lateral? Gabriel Jesus 1 gol em duas copas??? Como que pode umas bizarrices dessas????
Problema da galera de hoje foi q ficou acostumado com a boa fase de 2002 e acha q o mundo fica parado, acreditando q futebol só existe aqui, q bons jogadores só existem aqui. Uma coisa q digo olha o Japão, era saco de pancada de todo mundo, olha como estão hoje. O futebol evoluiu no mundo inteiro.
Brasil penou pra se classificar pra Copa de 2002.
Ver esse comentario após a derrota para o Uruguai, fica ainda mais constrangedor o comentário do formiga . Tenho 27 anos , o 2x0 para o uruguai foi o pior que vi da seleçao brasileira . Pior do que 3x0 para a frança, pior que o 7x1 para alemanha .... enfim , esse cara elogia o marquinhos , isso ja mostra o quao ele entende de futebol
É curioso, mas como estou chegando aos 40, já vi mais coisa que a maioria aqui e lembro bem de jornais e comentaristas de tv, vou citar aqui algumas pérolas:
"Romário não faz nada, sequer uma atleta é"
""Esse Rivaldo é um perna de pau, tem que parar de chama-lo, senão nem pra copa(seria a de 2002) nós vamos"
"Kaká nunca será coisa alguma"
"Ronaldo só tem mídia"
"Esse Ronaldinho gaúcho é só malabarista, futebol que é bom nada"
Estou vendo agora o cara que já fez mais de 80 gols com a camisa da seleção e dezenas de assistências ser chamado de Neymidia
A diferença é que os jogadores da reportagem dos anos 70 é que os jogadores da reportagem não tinham ainda ido para copa, já os da seleção atual já foram e não ganharam nada.
E aí Brunão...assistiu o jogo do Brasil contra Uruguai? Kkkk Ainda acha o brasileiro saudosista? O nível técnico do jogador brasileiro decaiu muito. Quem tem olhos e queira enxergar que enxergue. Prefiro ter um time "comum" com Zico, Sócrates e Falcão do que com Richarlison, Gabriel Jejum e Matheus Cunha .😂😂😂
Não sou o Bruno mas te respondo... tu é saudosista sim e admirador de highlights.
Nas eliminatórias pra Copa de 2002 a gente perdeu pra Uruguai e Bolívia e só nos classificamos no últimos jogo. Acorda!
@@gabrixlbSem dar 1 único chute a gol também?
@@estevaocury Nessa partida só teve um cabeceio pro gol do Brasil... Uruguai dominou o jogo
@@gabrixlbA diferença é que essa geração acordou na copa do mundo. Essa aqui morreu desde 2010. Quer comparar 2 anos de crise com 13 anos???
O fato de esses jogadores que surgiram no fim dos anos 70 e se tornaram grandes jogadores, não significa dizer ,necessariamente, que vá acontecer o mesmo essa geração de agora. A imprensa futebolística brasileira é demasiadamente especulativa.
Único comentário que pode ser "sensato" era a decadência do leão, que é um dos melhores goleiros brasileiros na história, mas como qualquer atleta, entra em decadência em algum momento da carreira se comparado ao seu auge, agora o que fica de dúvida se a decadência havia começado naquele momento em que sai a matéria, ou era só "hate" mesmo.
Como ele estava em "decadência" se em 81 ele foi campeão brasileiro pelo Grêmio?Me explica essa...
@@GiulianoRecchi pior q e verdade 🇪🇪
Vc, Bruno Formiga, excelente, como, sempre! Eu,só discordo do fato da visão que vcs tinham da Argentina, mesmo, após a conquista deles, sobre o Brasil. Enfim, mais, como, nem os melhores são perfeitos em suas análises, seja o motivo que for. Então, mesmo, assim, contínuas brilhante, como sempre! Acho, que vc, deveria merecer, um cargo de consultor, consultivo, da seleção, pra ver, se teríamos, melhores, resultados. Mesmo, e a despeito do elemento, fortuito que, envolve o futebol
“DINIZISMO NO SEU ESTADO PURO!” “EMPOLGOU” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Foi muito feliz o tema abordado.
Eu me recordo das críticas à seleção durante as Eliminatórias para a Copa de 1994. Era uma campanha irregular.
Havia mesmo esse nível de reportagem à época.
compara os elenco com os de hj. Qual jogador de hj seria convocado no lugar dos jogadores da seleção de 2002 ou de 2006? Quais? É muito claro q o nível técnico caiu demais.
@@GabrielAraujo-hg3gl, concordo que o nível caiu. O foco no vídeo é que a cobrança sempre existiu.