A verdade sobre Colleen Hoover e os best-sellers modernos

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 9 янв 2025

Комментарии • 55

  • @acervodagiu391
    @acervodagiu391 Год назад +172

    Sou professora de Literatura, dou aula para adolescentes na escola. Quase todos os dias me perguntam: “professora, por que a gente tem que ler esses livros chatos e não os que a gente gosta?”. Com “livros chatos” eles se referem aos clássicos, e os que eles gostam são justamente os da Colleen Hoover. Eu sempre explico para eles isso tudo que o Raul falou, e deixo claro que eles precisam tirar o vício em ler coisas que os estimulam toda hora. Quando tive contato com essa autora pela primeira vez, fiquei apavorada com o quanto as falas são sexuais e fora da realidade, e me preocupa o quanto elas influenciam minhas alunas de 12/13 anos de idade. O pior é ver que os pais compram mais, achando que as filhas estão se tornando grandes intelectuais por lerem esses livros sem conteúdo. Eu realmente não acredito que toda leitura seja válida, porque o que lemos influencia o nosso caráter e nossa maneira de ver o mundo. Livros como esses mascaram a realidade e deixam nossos adolescentes suscetíveis a concordar com absurdos. Tenho lutado, dia após dia, e ver essa live foi um bálsamo, porque não me senti sozinha como professora, e como especialista em Literatura. Obrigada, Raul!

    • @vanessalouis2278
      @vanessalouis2278 2 месяца назад

      Eu não sei se fico mais chocada com os adolescentes pedindo isso ou com pais que deixam crianças de 13 anos lerem esse tipo de livro.

    • @wanderleiuniverso3910
      @wanderleiuniverso3910 2 месяца назад

      Concordo plenamente com seu comentário

    • @raphaluz
      @raphaluz 4 дня назад

      Somos o que consumimos.

  • @andressacunico2023
    @andressacunico2023 Год назад +49

    Minha mãe sempre me influenciou a ler, começou com livrinhos infantis. Quando fui pra sexta série, comecei a pegar livros maiores na biblioteca da escola, li muito aqueles livros da Vaca Deslumbrada (não lembro o nome do autor). Com 12 anos escolhi um livro chamado Alice no país das Maravilhas (nunca tinha ouvido falar) só porque era uma edição impressa com letra cursiva, e li ele todo em um dia e é como se tivesse abrido a minha mente. Depois disso, comecei a ler livros maiores bem aleatórios, e na pandemia tive a influência dos "booklovers" comecei a ler Bridgerton, Colleen Hoover e outros desse tipo, quando vi eu tava viciada nesses livros e pensei vou escrever um pouquinho sobre cada um (só pra mim mesmo) e foi horrível: escrevi um, escrevi dois, escrevi três, minha cabeça explodiu porque tudo era igual, tudo, tudo, tudo.

    • @andressacunico2023
      @andressacunico2023 Год назад +4

      Aí comecei a procurar o pessoal que fala mal desses livros kkkkk e acabei aqui

  • @ElLaaiRoi
    @ElLaaiRoi 3 месяца назад +6

    Eu estou com tanta vergonha da leitura em voz alta dos trechos do livro que eu tive que pausar o vídeo, depois decidi acelerar para essa vergonha passar mais rápido.

  • @rebecaoliveira2113
    @rebecaoliveira2113 9 месяцев назад +17

    Nunca li colleen hoover, nem temho interesse, estou assistindo para constatar mimhas impressoes sobre o que ouvi dos livros dela kkkk. Ótimo vídeo!

  • @melissajaskiu5683
    @melissajaskiu5683 7 месяцев назад +45

    Eu pagava pra ver vc falando dos livros da Sarah J. Maas. Vai ser melhor que show de stand-up.

    • @F4eWearFear
      @F4eWearFear 6 месяцев назад +5

      Meu Deus, a primeira vez que abandonei uma saga foi com ela.

    • @isabellavalente2479
      @isabellavalente2479 4 месяца назад +2

      Eu ajudo na vaquinha!

    • @jenniferpsilva
      @jenniferpsilva 4 месяца назад +1

      Nossa esse vai doer no meu peito. Foram os únicos "best-sellers" que não tirei da estante.🫠

    • @nickbellaa
      @nickbellaa 4 месяца назад

      ​@@F4eWearFear Idem kkk

  • @bianca.vittorio
    @bianca.vittorio 10 месяцев назад +12

    Raul, assisti a esse vídeo depois de escrever uma newsletter sobre isso, gostaria de ter visto antes, mas falei coisas semelhantes. Talvez algum aluno seu já tenha mencionado isto: a autora daquele livro, Nação Dopamina, logo nas primeiras páginas menciona que ficou viciada em “romances baratos”, começou com 50 tons e depois foi indo pra versões piores em que ela pulava as páginas pra chegar ao clímax e que isso, obviamente, a prejudicou. Gosto de mencionar isso porque quando é uma psiquiatra falando o povo meio que fica sem argumentos. Aquela coisa, quer ler essa porcaria, leia, é igual comer miojo, a gente come ciente de que é tranqueira.

  • @deborar.opedagogia4319
    @deborar.opedagogia4319 7 месяцев назад +4

    Encontrei seu canal por acaso, e já achei super interessante por o conteúdo ser vitalício, sem falar na qualidade dos conteúdos. Vou aguardar para entrar na próxima turma.

  • @gabrielaalves3763
    @gabrielaalves3763 4 месяца назад +5

    Assisti a esse vídeo pelo meu celular e ele caiu no chão porque tive que lhe aplaudir. Que vídeo! 😮

  • @VitoriaSilva-uj3sq
    @VitoriaSilva-uj3sq 3 месяца назад +4

    Gente que análise boa 😂😂😂 amo o Raul.

  • @pessoaaleatoria136
    @pessoaaleatoria136 4 месяца назад +12

    A critica a Coleen é válida, mas comparar ela com Dostoiévski e o argumento "Vai ler Tolstoi, só clássico é bom" é uma coisa que pelo amor de Deus também...

    • @cia2005-d9c
      @cia2005-d9c 4 месяца назад +5

      Concordo. Odeio os livros da Coleen, mas não é só clássico que é bom.

    • @danielyborges1060
      @danielyborges1060 4 месяца назад +14

      Ele faz uma falsa equivalência. Seria mais honesto trazer um livro do mesmo gênero/ nicho do da Collen que seja bem escrito e bem desenvolvido, a não ser que ele ache que todos os 'romacizinhos', como ele repetidamente chamou, são escritos porcamente e as únicas opções para usar como métrica são clássicos da literatura universal. Não vamos esquecer que hábito de leitura também amadurece, não necessariamente quem lê a Hoover hoje vai deixar de lê-la, mas com certeza vai explorar outros gêneros, uma coisa não precisa excluir a outra. Esse pânico moral sobre livros de romance majoritariamente consumidos por mulheres é no mínimo curioso, não é mesmo. O moço poderia ter feito a crítica focada no livro e não a estender aos leitores porque esse tipo de abordagem sempre vai esbarrar no elitismo literário. Se eu fizer uma vídeo lendo uma cena de sexo do livro do Sade ou do Bataille obviamente que vão soar ridículas e até criminosas, eu particularmente acho os livros de ambos brilhantes e nunca os usaria para comparar com os livros da CH. Em relação a Tolstoi eu adoro, mas perceba que ele sempre pune as protagonistas dele, Natasha, Anna, a própria Kitty tem um parto tenebroso no livro e não é a toa não, é uma punição por ela ter rejeitando o pedido de casamento de Levin e se iludido pelo Vronsky. Não vejo problema em ler CH, mas o ideal é sempre explorar outros gêneros, porque o leque de possibilidades são infinitos e não é ridicularizando leitores que isso vai acontecer, vc recebe palmas de quem já pensa como vc, mas não alcança os leitores desse gênero, muito pelo contrário, os repele.

    • @lucianaalves5635
      @lucianaalves5635 3 месяца назад +8

      Ele tá certo. As pessoas quase não têm tempo pra ler, e quando leem vão consumir porcaria? Com grandes autores da humanidade, de vários gêneros e estilos por aí?

    • @marihnc21
      @marihnc21 2 месяца назад +3

      Mas não foi isso que ele falou, o problema é ler CH e achar que é algo bom e só consumir isso. Existem romances melhores desde clássicos da Jane Austin a livros modernos como Nicolas Sparks, da pra ler ambos e saber que existem diferenças entre eles e não ficar só na água de salsicha da CH.

  • @alineporto4606
    @alineporto4606 Год назад +8

    Eiiiii voce esqueceu de falar... que quando eles se encostam a primeira vez sai faiscas!! uma coisa que ela nunca sentiu por ninguém"!! e o e mesmo modus operandi;; a lily (lirio em ingles) dona de floricultura e atlas o tita que sustenta o mundo nas costas. SALVA LILY!!! CLICHE!!! EU NÃO ENTENDO O FRISSON NESSE LIVRO!!

  • @camyllanascimento
    @camyllanascimento 7 месяцев назад +11

    " Ele não exige que você ligue os neurônios". Estou vendo o vídeo e rindo.
    Às vezes, pauso o vídeo para processar alguns absurdos sobre o homem do livro. Porém,adoro saber que, comparado com esses miojos literários,existem obras boas

  • @deboragarciastambassicasta2480
    @deboragarciastambassicasta2480 4 месяца назад +13

    Esses livros são todos filhotes do Crepúsculo. E olha que este eu li e me libertei 🙌🏻😂

  • @k_ldrarik_ldrari2734
    @k_ldrarik_ldrari2734 Месяц назад

    Já li Tom Saywer e Huckberry Finn, muito bons. A parte que ele e o escravo vão descendo o rio é tocante.

  • @LucasRodrigues-no9pq
    @LucasRodrigues-no9pq 3 месяца назад +5

    Atualmente estou lendo “It” e tem uma cena muito similar entre a Bev e seu marido Tom, em que ele bate nela e depois eles acabam na cama, a construção da cena no meu ponto de vista é bem diferente pela sua leitura em voz alta, contudo não cheguei a ler esse “É assim que acaba” (caí nesse vídeo de paraquedas), mas fiquei pensando se tem realmente uma construção/ideia diferente nas duas abordagens, queria saber seu ponto em comparação a essas duas partes.

  • @Eusoufrancy
    @Eusoufrancy Год назад +2

    Já comprei! Valeu mestle

  • @depaula9058
    @depaula9058 5 месяцев назад +5

    Em 2024 rindo demais nos minuto 31:00 ao 35:00

  • @tamiresalencar5693
    @tamiresalencar5693 7 месяцев назад +1

    Vídeo maravilhoso. Felizmente nunca li nada dela e nunca pensei que estivesse perdendo algo.

  • @mandysant24
    @mandysant24 Год назад +2

    Ótimas indicações

  • @lucianaalves5635
    @lucianaalves5635 3 месяца назад +2

    Sou professora de literatura e levo apenas bons conteúdos para meus alunos. Shakespeare, Lispector, Machado de Assis, etc. Quero oferecer o que há de melhor.

    • @PauloRoberto-lg3ct
      @PauloRoberto-lg3ct 3 месяца назад +2

      Recomendo buscar autores modernos cuja narrativa converse com a idade dos seus alunos. Esses nomes são ótimos, mas não despertam interesse em quem não é acostumado com a leitura.

  • @raphaluz
    @raphaluz 4 дня назад

    É igual os livros do Dan Brown. Leu um leu todos.

  • @KaryDiias
    @KaryDiias 4 месяца назад +11

    Eu li os dois livros por influência de amigas… Gostei pq realmente vc não se esforça pra ler KKKKkk porém me deu uma angustia, pois da vergonha de certas cenas. Um assunto que poderia ser abordado de maneira madura 😢 acaba sendo transformado numa narrativa pra adolescente.

  • @tatianatiss7885
    @tatianatiss7885 4 месяца назад

    Obrigada, Raul! ❤❤

  • @jojofernandes2057
    @jojofernandes2057 10 месяцев назад +1

    Uma amiga recomendou-me esse livro, eu ainda tentei lê-lo, mas não consegui, li apenas o primeiro capítulo.

  • @jualineferraz
    @jualineferraz Год назад +6

    Eu que gosto muito dos romances água com açúcar ODIEI O Lado Feio do Amor dessa autora. Um personagem mais chato do que o outro, uma história que não anda. Insuportável!!

    • @tamiresalencar5693
      @tamiresalencar5693 7 месяцев назад

      Me senti representada. Eu só comecei a leitura dele e não aguentei. Parecia a Bela mosca morta com um babaca qualquer. Nem podia imaginar o motivo dela talvez ficar com aquilo (eu só comecei hahaha nem sei nada do livro)

    • @mia.encantoliterario
      @mia.encantoliterario 4 месяца назад

      Me senti assim lendo As Mil Partes do Meu Coração, muita enrolação, muita coisa desnecessária e a história não fluia direito, eu lia com ódio por estar lendo aquela merda e com raiva por estar em mais da metade do livro e não ter acontecido nada de excepcional ou de relevante, havia um personagem só que eu poderia dizer que gosto mas sempre que eu via aquele coitado eu pensava "que merda este cara ainda faz perto desse povo?" Pq ele tinha um enredo legal mas todo o resto era só encheção de linguiça

  • @anasilva-xi7nu
    @anasilva-xi7nu Год назад +4

    Indicações
    1:00:00

  • @camilagregporino
    @camilagregporino 4 месяца назад

    Meu Deus, quesula maravilhoooosa!!!!

  • @abelcumbana5572
    @abelcumbana5572 Год назад

    Muito bom🔥

  • @adelly492
    @adelly492 4 месяца назад +5

    Gente, isso aí é a cópia fiel e tosca daqueles romances tipo "Sabrina", "Poliana", " Emanuelle". 😂 Um exemplo de fala desse tipo de literatura: "E ele modiscou os seus seios rosados e oriçados e em um ofegante gesto ela se ergue ao encontro do seu másculo falo"😂😂😂😂😂😂😂 É muito fácil escrever isso.

  • @k_ldrarik_ldrari2734
    @k_ldrarik_ldrari2734 Месяц назад

    Esses livros são tipo novela mexicana que passava a tarde no SBT 😂, ou aqueles filmes melosos de romance. Nunca tive paciência pra histórias de romance, já li orgulho e preconceito e o que mais gostei foi a psicologia da família (relacionamento entre as filhas e pais). Já li noites brancas e gente pobre e achei bem chato. Quero ler Bovary ainda porque sei que a temática não é relacionamento de casal somente (acho um saco).

  • @maielemaia
    @maielemaia 4 месяца назад

    Manooo, que vídeo bom 😂😂

  • @mariaclararsilveira
    @mariaclararsilveira Год назад +1

    😂😂 você é ótimo

  • @HachiNikita
    @HachiNikita 3 месяца назад

    Uma vez entrei num grupo de leitura online para conhecer uma literatura mais prazerosa. Alem da dona do grupo ser super grossa pq eu disse que so estava lendo sobre adm, gestão e economia, elas so liam umas literaturas lixo. Até gostei de me expulsar daquele bueiro, ja que hj em dia to lendo clássicos pesados, e nao soft prons pra mães cansadas

  • @analuizanicolau
    @analuizanicolau Месяц назад +3

    Olá, a todos! Eu não tenho muito a declarar, já que não sou formada em letras, não tenho um diploma ou qualquer outra coisa. Mas posso dizer que já li este livro, "É assim que acaba" e achei espetacular. Nós, adolescentes de 15 anos, precisamos ter esta ideia do que fazer no caso de um relacionamento abusivo e a Collen traz isso de uma fórma lúdica, pois o público-alvo dela é exatamente garotas da nossa idade. Shakespeare, Dom Casmurro ou qualquer outro clássico nunca trouxe isso. (Claro, são livros bons e necessários, entretanto não são atuais, não trazem uma realidade atual, o que é uma coisa essencial em pleno século XXI). Sou uma leitora eclética, leio desde clássicos da literatura até os livros mais baixos do wattpad e os meus favoritos são romances nos quais os homens mudam por você - por mais que essa não seja a realidade de muitos livros da Collen. Gosto especialmente destes pois, nos dias de hoje, a realidade em que queremos viver, não existe mais, nas quais os homens são românticos, fazem grandes atos de amor e te fazem realmente viver um romance. Hoje em dia pessoas com caráter e com uma mentalidade de mudar por você está cada vez mais raro senão já extinto. E a Collen traz uma visão da realidade, fugindo desta fantasia, que eles mudariam por você. Ela traz personagens famininas fortes que não se deixam levar por emoções, por mais de suas dificuldades em seguir a razão, como a protagonista, Lily Bloom, que deixa o pai de sua filha por mais de o amar. Acho que seu vídeo trouxe uma visão sua a respeito desta autora, - não sei se esta foi sua intenção, - concordo com algumas críticas, como o fato de ela não ter tanto conhecido sobre a literatura, mas precisamos lembrar que ela é norte-americana, sua literatura provavelmente traz uma tradução diferente. E sobre a sexualização em seus livros.... bom, acredite, você não viu nada. A Collen é a autora que menos escreve isso, pois em seus livros não existem muitas coisas assim. Por fim, recomendo que leiam "É assim que acaba" ou qualquer outro livro dela antes de criticarem embasado em homens como ele, pois o assunto é tocante e maravilhoso, trazendo uma leitura rápida e não dificultuosa.

    • @danielgoncalvespereira6534
      @danielgoncalvespereira6534 Месяц назад

      Shakespeare e Machado não são atuais? Bom, não vou ser grosseiro no meu comentário, mas você ter apenas 15 anos faz muito sentido! Olha, nunca li os livros dela, pois eu já passei da fase de ler esse tipo de livro já faz anos, então não vou falar nada sobre eles, mas acredite, ler clássicos aos 15 anos é bom, mas acredito que sua leitura será ainda mais prazerosa quando mais velha, você pouco viveu e pouco entende da vida quando ainda adolescente, talvez você saiba mais que os da sua idade, talvez mais que alguns adultos que nunca amadureceram, mas acredite, certas coisas só com o tempo, por isso fico é feliz por você ser uma leitora desde então. Ítalo Calvino bem escreve em "Por que ler os clássicos":
      "Isso confirma que ler pela primeira vez um grande livro na idade madura é um prazer extraordinário: diferente (mas não se pode dizer maior ou menor) se comparado a uma leitura da juventude. A juventude comunica ao ato de ler como a qualquer outra experiência um sabor e uma importância particulares; ao passo que na maturidade apreciam-se (deveriam ser apreciados) muitos detalhes, níveis e significados a mais. Podemos tentar então formular a definição: 2. Dizem-se clássicos aqueles livros que constituem uma riqueza para quem os tenha lido e amado; mas constituem uma riqueza não menor para quem se reserva a sorte de lê-los pela primeira vez nas melhores condições para apreciá-los.
      De fato, as leituras da juventude podem ser pouco profícuas pela impaciência, distração, inexperiência das instruções para o uso, inexperiência da vida. [...] Relendo o livro na idade madura, acontece reencontrar aquelas constantes que já fazem parte de nossos mecanismos interiores e cuja origem havíamos esquecido."

    • @laryssaoliveira8132
      @laryssaoliveira8132 25 дней назад +3

      Sabe porque livros escritos a 100, 200, 500 anos atrás são chamados de clássicos? Porque eles sobreviveram ao tempo.
      Eu não estou aqui para contestar sua opinião ou gosto pessoal. Porém foi inocente você dizer que Dom Casmurro e Shakespere não são livros “atuais”.
      Os livros clássicos, estes que você citou, e milhares de outros que existem são livros atemporais, sempre serão atuais, relevantes, e as discussões sobre eles nunca terão fim.
      Geralmente são temas sobre traição, vaidade, amor, egoísmo e etc. Esses autores sobreviveram ao passar dos séculos pois conseguiram transcrever a alma humana em suas páginas, personagens verossímeis, originais e reais.
      Podemos aprender com Madame Bovary sobre como a traição e vaidade degrada um casamento, ou com Dom Casmurro em como o egoísmo e paranoia podem levar a loucura, aprender a perdoar, ser forte, corajosa com Jane Eyre; a entender o que realmente tem valor na vida com Brás Cubas.
      A maioria desses autores tiverem que enfrentar muita coisa para conseguirem escrever seus livros, pois tinham valor em suas ideias. Já os livros de hoje - generalizando- só são feitos para vender e agradar o público.

    • @laryssaoliveira8132
      @laryssaoliveira8132 25 дней назад +2

      Sem contar livros do Dostoievski, Tolstoi, Charles Dickens e diversos outros que falam sobre as mazelas do mundo, assassinat*s, fome e etc.
      Para você dizer que os livros clássicos não são atuais, de duas, uma: ou você não os leu, ou você não sabe muito do mundo atual.
      Enfim, não nenhum problema em gostar de Collen H. Mas seu comentário foi no minímo, inocente.

  • @julianaveiga8759
    @julianaveiga8759 4 месяца назад +5

    Gente, só adolescente para ler uma coisa dessas. Não é possível que uma adulta racional lê isso 😂😂😂😂

    • @sibellefreitas5298
      @sibellefreitas5298 4 месяца назад

      Penso o mesmo. Chega a me dar agonia esses livros de romance.

  • @amandahenriques8108
    @amandahenriques8108 Год назад

    Muito bom!