Ao mesmo tempo que é válido o fato de as pessoas estarem lendo bastante, é realmente preocupante o conteúdo que está sendo consumido. Mas, como você disse, se traz algo de bom pra quem lê, vale a pena. Eu já li alguns livros de auto-ajuda, gostei muito de alguns, já outros não me acrescentaram nada. De qualquer forma, acho válido conhecermos pra tirarmos nossas próprias conclusões.
Faz pensar e se questionar mesmo. Ouvi cuidadosamente a sua fala. Eu não saberia me expressar melhor. Parabéns, grande Bruno. Não dá para defender o indefensável, mas vc ainda consegue ver pontos positivos em alguns casos...... E esse seu recurso de humor é otimo HAHAHAHAHA, show😅
Esses livros são realmente frases de efeito e eu percebo q as pessoas gostam de frases. Essas frases são usadas como mantras, como orações. Nos piores momentos elas repetem e se motivam. Isso tbm acontece com quem lê romance, mas nesse caso é pra recitar e parecer intelectual. O q vejo nessa situação e acho triste, me parece q as pessoas não veem o livro como entretenimento, assim elas só leem para se "aprimorar", seja espiritualmente, financeiramente ou qq outra coisa q busquem e por isso lemos menos.
"Eu imagino logo um executivo engravatado no topo de um prédio em NY, ar condicionado e pagando um jornalista semi-letrado escrevendo coisas assim com frases de efeito e iludindo as pessoas" 👍👏👏👏Foi certeiro Bruno, vc descreveu quem são os "mandantes" desses livros.
Oi, Bruno, sinceros parabéns pelo vídeo, refletiu muito bem o nosso ambiente "literário". Adorei os adolescentes especialistas em finanças ainda sujos de Toddynho...🤣🤣 Esse tema do vídeo é um assunto que dá metros de pano, não só pra manga, mas para roupas inteiras, por isso, só vou fazer duas colocações: em relação a auto-ajuda, puxa, você está menosprezando o altruísmo do cara que enriqueceu e quer ensinar o que aprendeu para que todo mundo fique rico também....Brincadeira à parte, penso o mesmo que você, a grande maioria desses "gurus" é questionável, mas existem alguns títulos (desses mais voltados para a Psicologia e Comportamento) que podem não funcionar 100%, mas que dão dicas e despertam para atitudes sabotadoras que temos e muitas vezes passam despercebidas. Li alguns desses livros em momentos difíceis da vida e não nego que foram de grande ajuda. Tenho um sobre organização e método que acho particularmente bom, ORGANIZE SUA VIDA, de uma dupla de psicólogos alemães. Mas a grande maioria, especialmente esses que parecem de autoria do Cebolinha, ensinando métodos infalíveis para quase tudo.... Quanto à qualidade da leitura dos jovens leitores, também concordo contigo - a grande maioria é lixo (para nós, claro), mas têm seu valor, à medida que despertam o interesse pelo hábito de ler e que, a meu ver, provavelmente evoluirá para obras melhores. Cito um exemplo: em 2022, no meu trabalho, um estagiário do Jovem Aprendiz veio me dizer que nunca havia lido um livro inteiro, mas que ao me ver sempre com um livro nas mãos e completamente absorto na leitura em meus momentos de folga, resolveu descobrir o que havia de tão mágico em um livro, e começou a ler VERITY, da Colleen Hoover, e todos os dias, ao chegar, vinha me contar com empolgação o que tinha lido. Eu achava um lixo, claro, mas jamais me passou pela cabeça dizer isso a ele, muito pelo contrário: fingia total interesse e o incentivava a continuar. O estágio dele acabou, ele se mudou com o pai para o RS, e outro dia me mandou uma mensagem dizendo que está lendo - e adorando - CEM ANOS DE SOLIDÃO, e que já não lê mais esses YAs. Imagina se não fiquei feliz com a notícia! Infelizmente, por outro lado, dentro da família não consegui o mesmo, tenho dois filhos, a filha adora ler, já o meu filho sequer tenta - e tanto eu quanto a mãe deles somos leitores ávidos e sempre incentivamos ambos da mesma forma (a outra filha dela, minha ex-enteada, já adulta, também é uma leitura voraz). Ou seja, acho que, no fundo, vai mesmo do interesse pessoal de cada um... Desculpe o textão, mais uma vez obrigado pelos teus ótimos vídeos e te desejo um 2025 maravilhoso e repleto de boas leituras! Abração!
Cirúrgico!!!! Senso crítico e bom humor. E nem precisa pesquisar todos... em meio a tantos livros, se um desses vc se confundiu é porque acaba tudo sendo uma variação do mesmo tema mesmo. A-DO-REI!!!
Professor, quando ler Véspera da Carla Madeira,tenta ler TB Além do Éder do John Steinbeck! Os dois trabalham com o nome Caim e Abel! Sendo que do Steinbeck é muito mais profundo!Gostei muito dos dois! Mas Steinbeck é maravilhoso!
Foi como vc disse e foi até bem cauteloso e sensato mesmo com a leveza das brincadeiras: não tem como não se abismar com tanta manipulação rasa. Por mais que funcione para alguém, o que vc levantou aqui tem a ver com um estratagema, uma rede que visa dar água a quem tem sede num momento de pausa no deserto. Mas e o fim da caminhada ainda descalço sob o Sol, não é mesmo?? Lançam outro vídio com novas "respostas" via mindset. EXCELENTE o seu vídeo.
Bravo!!! Eu e meus pares já levamos altos papos sobre isso na faculdade e na editora. É um campo sujo e desonesto, Bruno. Isso que a gente vê, é só a ponta do iceberg. Parabéns por suas colocações e pelo senso de humor costurando os comentários. 🤣🤣🤣
😂😂 É rir pra não chorar. Só para você ter uma ideia, minha irmã comprava esses livros e quando ela conheceu uma pessoa próxima a um desses autores BR de educação financeira que mostrou pra ela um material pré-montado com frases de efeito e ideias numa tabela para combinação de assuntos, minha irmã ficou revoltada e triste ao mesmo tempo. Valeu pela intelig~encia, humor, leveza e preocupação com as pessoas na sua fala grande Bruno
Auto ajuda escrita por psicologos e psicoterapeutas faz muito bem. Eu mesma sai de uma.crise de depressão através de um livro desse. Sei que ha muitos livros que são meros reprodutores de outros. E o intuito é só vender*** Mas ninguem me convence de não ler. Leio de tudo. Passo por tudo. E vou continuar assim
Sua fala foi cirúrgica e você sabe como colocar as palavras! Parabéns pelo seu posicionamento! Não é fácil tocar nesse tema. As pessoas acham melhor se iludirem com narrativas fantasiosas, do que baterem de frente com a realidade que muitas vezes não é tão bela assim...
E há quem defenda um filão que explora de forma tão rasteira a fragilidade do outro. Empreendedorismo, coaches, mindset... todo um linguajar que os executivos criaram para ludibriar tanta gente. Acho até que você foi gentil e cuidadoso demais na fala. Eu pegaria mais pesado 😂😂😂😂😂 Excelente aboradagem, Bruno.
Ótimas reflexões!! Infelizmente o brasileiro tem um gosto literário que segue "a lei do menor esforço cerebral". São livros fáceis, rasos, caça niqueis. Eu tb fiz que nem vc: fui ler as duas autoras "queridinhas" da nova geração de "leitores": Coollen Hoover e Sally Rooney. Li Verity da Coollen Hoover, que já vai ser adaptado para o cinema. Nossa, que sensação de "vergonha alheia". Personagens não desenvolvidos, escrita banal, plot super non sense!. Li tb intermezzo da Sally Rooney. Leitura completamente descartável, nada reflexivo ou memorável. Carla Madeira eu gostei. Li Tudo é Rio, mas acho que ela tem uma narrativa muito pensada, frases cuidadosamente selecionadas e inseridas. Isso me incomodou um pouco, pois a escrita não pareceu ser fruto de um movimento natural.
Descobri teu canal recentemente. Imediatamente fiz minha inscrição, pois percebi que tuas escolhas literárias batiam com as minhas. Muito infeliz essa tua postagem. Em primeiro lugar, ficou claro que antes de gravar, sequer se interessou em analisar melhor os conteúdos. Preconceituoso e desrespeitoso. Em um país que carece do básico de educação financeira, livros como hábitos atômicos, por exemplo, ajudam quem lê a rever suas atitudes, maneiras de aproveitar melhor seu tempo e suas escolhas de consumo. Tem alguns livros que você citou que de fato são péssimos, mas outros não. Mesmo assim isso não seria motivo para abordá-los com tamanho deboche. Respeite as pessoas que os lêem. Mostre com mais embasamento o porquê a pessoa deveria deixar de lê-lo. Mais acertivo seria você mesmo experimentar a leitura de algum deles e sequencialmente fazer um vídeo sobre. Vou continuar inscrita, pois uma coisa não desmerece a outra, até porque tenho por mim, que quem ama a literarura do Gabo só pode ser gente boa. Só nunca esqueça que as pessoas são diferentes, as pessoas evoluem. Cabe a influenciadores como você ajudar as pessoas a fazerem boas escolhas, mas nunca esquecendo que antes de rotular uma coisa, é importante conhecê-la um pouco melhor, para evitar comentários desdenhosos.
Não houve desrespeito algum com o leitor. O fato de ele ter feito críticas a determinados tipos de livros que, muitas vezes, são meros caça-níqueis do mercado editorial e que exploram com fins meramente lucrativos alguns vazios sociais não desmerece os leitores. Pelo contrário, é até um ato de defesa do leitor. O "deboche" dele não foi em nenhum momento contra o leitor. Aliás, ele foi bem respeitoso com os leitores e deixou bem claro o posicionamento dele e a liberdade de cada um gostar ou não. A crítica ao condicionamento da sociedade ao consumo de fórmulas fáceis e o quanto isso pode espelhar uma carência social é pertinente e necessária. Talvez fosse interessante rever o vídeo e repensar.
Todos os livros que ele criticou de fato são lixo. Ele não errou em nada. Já li muita porcaria do tipo para tenta compreender porque atrai tanta gente e afirmo com propriedade que não agregam absolutamente nada. No mais, vivemos num país livre e ele pode opinar sobre livro X ou Y da maneira que melhor aprouver a ele. Quem não gostar é livre para deixar o canal.
Oi, não entendo esse preconceito contra auto-ajuda. Por acaso você já leu esses livros? São muito bons! Porque ler somente ler livros pessimistas, trágicos e que destroem nossa esperança?
Ao mesmo tempo que é válido o fato de as pessoas estarem lendo bastante, é realmente preocupante o conteúdo que está sendo consumido. Mas, como você disse, se traz algo de bom pra quem lê, vale a pena. Eu já li alguns livros de auto-ajuda, gostei muito de alguns, já outros não me acrescentaram nada. De qualquer forma, acho válido conhecermos pra tirarmos nossas próprias conclusões.
Faz pensar e se questionar mesmo. Ouvi cuidadosamente a sua fala. Eu não saberia me expressar melhor. Parabéns, grande Bruno. Não dá para defender o indefensável, mas vc ainda consegue ver pontos positivos em alguns casos...... E esse seu recurso de humor é otimo HAHAHAHAHA, show😅
Esses livros são realmente frases de efeito e eu percebo q as pessoas gostam de frases. Essas frases são usadas como mantras, como orações. Nos piores momentos elas repetem e se motivam. Isso tbm acontece com quem lê romance, mas nesse caso é pra recitar e parecer intelectual.
O q vejo nessa situação e acho triste, me parece q as pessoas não veem o livro como entretenimento, assim elas só leem para se "aprimorar", seja espiritualmente, financeiramente ou qq outra coisa q busquem e por isso lemos menos.
Eu ameeeeei esse vídeo kkkkkkkkkkk Chorei de rir aqui, Bruno. Parabéns pelo senso crítico e bom humor;
"Eu imagino logo um executivo engravatado no topo de um prédio em NY, ar condicionado e pagando um jornalista semi-letrado escrevendo coisas assim com frases de efeito e iludindo as pessoas"
👍👏👏👏Foi certeiro Bruno, vc descreveu quem são os "mandantes" desses livros.
Oi, Bruno, sinceros parabéns pelo vídeo, refletiu muito bem o nosso ambiente "literário". Adorei os adolescentes especialistas em finanças ainda sujos de Toddynho...🤣🤣 Esse tema do vídeo é um assunto que dá metros de pano, não só pra manga, mas para roupas inteiras, por isso, só vou fazer duas colocações: em relação a auto-ajuda, puxa, você está menosprezando o altruísmo do cara que enriqueceu e quer ensinar o que aprendeu para que todo mundo fique rico também....Brincadeira à parte, penso o mesmo que você, a grande maioria desses "gurus" é questionável, mas existem alguns títulos (desses mais voltados para a Psicologia e Comportamento) que podem não funcionar 100%, mas que dão dicas e despertam para atitudes sabotadoras que temos e muitas vezes passam despercebidas. Li alguns desses livros em momentos difíceis da vida e não nego que foram de grande ajuda. Tenho um sobre organização e método que acho particularmente bom, ORGANIZE SUA VIDA, de uma dupla de psicólogos alemães. Mas a grande maioria, especialmente esses que parecem de autoria do Cebolinha, ensinando métodos infalíveis para quase tudo....
Quanto à qualidade da leitura dos jovens leitores, também concordo contigo - a grande maioria é lixo (para nós, claro), mas têm seu valor, à medida que despertam o interesse pelo hábito de ler e que, a meu ver, provavelmente evoluirá para obras melhores. Cito um exemplo: em 2022, no meu trabalho, um estagiário do Jovem Aprendiz veio me dizer que nunca havia lido um livro inteiro, mas que ao me ver sempre com um livro nas mãos e completamente absorto na leitura em meus momentos de folga, resolveu descobrir o que havia de tão mágico em um livro, e começou a ler VERITY, da Colleen Hoover, e todos os dias, ao chegar, vinha me contar com empolgação o que tinha lido. Eu achava um lixo, claro, mas jamais me passou pela cabeça dizer isso a ele, muito pelo contrário: fingia total interesse e o incentivava a continuar. O estágio dele acabou, ele se mudou com o pai para o RS, e outro dia me mandou uma mensagem dizendo que está lendo - e adorando - CEM ANOS DE SOLIDÃO, e que já não lê mais esses YAs. Imagina se não fiquei feliz com a notícia! Infelizmente, por outro lado, dentro da família não consegui o mesmo, tenho dois filhos, a filha adora ler, já o meu filho sequer tenta - e tanto eu quanto a mãe deles somos leitores ávidos e sempre incentivamos ambos da mesma forma (a outra filha dela, minha ex-enteada, já adulta, também é uma leitura voraz). Ou seja, acho que, no fundo, vai mesmo do interesse pessoal de cada um...
Desculpe o textão, mais uma vez obrigado pelos teus ótimos vídeos e te desejo um 2025 maravilhoso e repleto de boas leituras! Abração!
Cirúrgico!!!! Senso crítico e bom humor. E nem precisa pesquisar todos...
em meio a tantos livros, se um desses vc se confundiu é porque acaba tudo sendo uma variação do mesmo tema mesmo. A-DO-REI!!!
Professor, quando ler Véspera da Carla Madeira,tenta ler TB Além do Éder do John Steinbeck! Os dois trabalham com o nome Caim e Abel! Sendo que do Steinbeck é muito mais profundo!Gostei muito dos dois! Mas Steinbeck é maravilhoso!
Foi como vc disse e foi até bem cauteloso e sensato mesmo com a leveza das brincadeiras: não tem como não se abismar com tanta manipulação rasa. Por mais que funcione para alguém, o que vc levantou aqui tem a ver com um estratagema, uma rede que visa dar água a quem tem sede num momento de pausa no deserto. Mas e o fim da caminhada ainda descalço sob o Sol, não é mesmo?? Lançam outro vídio com novas "respostas" via mindset. EXCELENTE o seu vídeo.
Concordo com vc, são dados preocupantes mesmo
Bravo!!! Eu e meus pares já levamos altos papos sobre isso na faculdade e na editora. É um campo sujo e desonesto, Bruno. Isso que a gente vê, é só a ponta do iceberg. Parabéns por suas colocações e pelo senso de humor costurando os comentários. 🤣🤣🤣
😂😂 É rir pra não chorar. Só para você ter uma ideia, minha irmã comprava esses livros e quando ela conheceu uma pessoa próxima a um desses autores BR de educação financeira que mostrou pra ela um material pré-montado com frases de efeito e ideias numa tabela para combinação de assuntos, minha irmã ficou revoltada e triste ao mesmo tempo. Valeu pela intelig~encia, humor, leveza e preocupação com as pessoas na sua fala grande Bruno
Auto ajuda escrita por psicologos e psicoterapeutas faz muito bem. Eu mesma sai de uma.crise de depressão através de um livro desse. Sei que ha muitos livros que são meros reprodutores de outros. E o intuito é só vender*** Mas ninguem me convence de não ler. Leio de tudo. Passo por tudo. E vou continuar assim
Sua fala foi cirúrgica e você sabe como colocar as palavras! Parabéns pelo seu posicionamento! Não é fácil tocar nesse tema. As pessoas acham melhor se iludirem com narrativas fantasiosas, do que baterem de frente com a realidade que muitas vezes não é tão bela assim...
Fórmulas fáceis demais mesmo. Já me arrisquei em um livro desse tipo, mas não dá. Manipulação para vender resultados. Ótimo vídeo!!!!!!
E há quem defenda um filão que explora de forma tão rasteira a fragilidade do outro. Empreendedorismo, coaches, mindset... todo um linguajar que os executivos criaram para ludibriar tanta gente. Acho até que você foi gentil e cuidadoso demais na fala. Eu pegaria mais pesado 😂😂😂😂😂 Excelente aboradagem, Bruno.
😍📚✌🏼
Nunca li esse tipo de livro. E sempre falei mal. Compartilhei, ok?
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 Sério, eu ri alto aqui com os seus comentários e as suas caras
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Gostei das críticas pesadas aos livros de auto ajuda kkk
Ótimas reflexões!! Infelizmente o brasileiro tem um gosto literário que segue "a lei do menor esforço cerebral". São livros fáceis, rasos, caça niqueis.
Eu tb fiz que nem vc: fui ler as duas autoras "queridinhas" da nova geração de "leitores": Coollen Hoover e Sally Rooney. Li Verity da Coollen Hoover, que já vai ser adaptado para o cinema. Nossa, que sensação de "vergonha alheia". Personagens não desenvolvidos, escrita banal, plot super non sense!. Li tb intermezzo da Sally Rooney. Leitura completamente descartável, nada reflexivo ou memorável.
Carla Madeira eu gostei. Li Tudo é Rio, mas acho que ela tem uma narrativa muito pensada, frases cuidadosamente selecionadas e inseridas. Isso me incomodou um pouco, pois a escrita não pareceu ser fruto de um movimento natural.
Descobri teu canal recentemente. Imediatamente fiz minha inscrição, pois percebi que tuas escolhas literárias batiam com as minhas. Muito infeliz essa tua postagem. Em primeiro lugar, ficou claro que antes de gravar, sequer se interessou em analisar melhor os conteúdos. Preconceituoso e desrespeitoso. Em um país que carece do básico de educação financeira, livros como hábitos atômicos, por exemplo, ajudam quem lê a rever suas atitudes, maneiras de aproveitar melhor seu tempo e suas escolhas de consumo. Tem alguns livros que você citou que de fato são péssimos, mas outros não. Mesmo assim isso não seria motivo para abordá-los com tamanho deboche. Respeite as pessoas que os lêem. Mostre com mais embasamento o porquê a pessoa deveria deixar de lê-lo. Mais acertivo seria você mesmo experimentar a leitura de algum deles e sequencialmente fazer um vídeo sobre. Vou continuar inscrita, pois uma coisa não desmerece a outra, até porque tenho por mim, que quem ama a literarura do Gabo só pode ser gente boa. Só nunca esqueça que as pessoas são diferentes, as pessoas evoluem. Cabe a influenciadores como você ajudar as pessoas a fazerem boas escolhas, mas nunca esquecendo que antes de rotular uma coisa, é importante conhecê-la um pouco melhor, para evitar comentários desdenhosos.
Não houve desrespeito algum com o leitor. O fato de ele ter feito críticas a determinados tipos de livros que, muitas vezes, são meros caça-níqueis do mercado editorial e que exploram com fins meramente lucrativos alguns vazios sociais não desmerece os leitores. Pelo contrário, é até um ato de defesa do leitor. O "deboche" dele não foi em nenhum momento contra o leitor. Aliás, ele foi bem respeitoso com os leitores e deixou bem claro o posicionamento dele e a liberdade de cada um gostar ou não. A crítica ao condicionamento da sociedade ao consumo de fórmulas fáceis e o quanto isso pode espelhar uma carência social é pertinente e necessária. Talvez fosse interessante rever o vídeo e repensar.
Todos os livros que ele criticou de fato são lixo. Ele não errou em nada. Já li muita porcaria do tipo para tenta compreender porque atrai tanta gente e afirmo com propriedade que não agregam absolutamente nada. No mais, vivemos num país livre e ele pode opinar sobre livro X ou Y da maneira que melhor aprouver a ele. Quem não gostar é livre para deixar o canal.
Oi, não entendo esse preconceito contra auto-ajuda. Por acaso você já leu esses livros? São muito bons! Porque ler somente ler livros pessimistas, trágicos e que destroem nossa esperança?