Proto-análise - Banzo: Marks of slavery

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 5 окт 2024

Комментарии • 16

  • @igorrodrigues9174
    @igorrodrigues9174 5 лет назад +2

    Acredito que a simples utilização do jogo já traria efeitos positivos para o aprendizado, uma vez que o aluno poderia visualizar de forma mais interativa e atrativa a dinâmica colonial. Entretanto, a medida que o aluno utilizasse o jogo, seria interessante cobrar tarefas para promover o aprofundamento no tema. Exemplo: Escrever redações baseado no que foi observado no jogo, juntamente de fontes didáticas, explicando que maneira a formação dos quilombos poderia impactar na economia colonial. Além disso, o aluno poderia, através do jogo, conhecer personagens históricos reais e, a partir disso, cobrar do aluno, aprofundamentos acerca de determinados personagens e sua importância. Por fim, a associação poderia ser uma ferramenta interessante. Pedindo ao aluno comparações acerca do que ele jogou com a realidade datada nos livros!!!

    • @SaladeGuerra
      @SaladeGuerra  5 лет назад +1

      Exatamente. Acessar o jogo apenas teria o mesmo efeito que um mapa em um livro sem contextualização. Trabalhar os elementos do jogo com os alunos, como você sugeriu, esse sim é o caminho.

  • @FaraohNeto
    @FaraohNeto 5 лет назад +3

    A partir do momento em que temos um "entretenimento" representando uma questão que por muito tempo foi negada ou velada na nossa sociedade, damos espaço para discussão e analize de algo que ainda não é bem resolvido.
    Particularmente, acho que temos sérios problemas na questão da nossa identidade hoje não por causa da diversidade mas sim pela falta de aceitação dela. Levar esse tema de forma mais simples e didático (como num formato de jogo) facilita a se idealizar, a praticar o exercício de se colocar sob aquele ponto de vista (que no caso é dos criadores do game sobre esse assunto).
    Adorei a indicação, estou me formando em História e curto mt seus vídeos!
    Parabéns pelo trabalho!

    • @SaladeGuerra
      @SaladeGuerra  5 лет назад +1

      Penso da mesma forma. O "Banzo" me parece uma evolução do não findado "Engenho de Açúcar", que não problemativaza a questão da escravidão e ainda tornava a tortura algo aceitável dentro do jogo.
      Fico feliz que esteja gostando do canal!

  • @Ansuzification
    @Ansuzification 5 лет назад +1

    Caramba, mto interessante o conceito do jogo, valeu por ter trago ele aqui a tona.
    Acho importantíssimo um jogo tratando dessa questão, acho que o potencial de jogos em criar interesse sobre determinados tópicos no aluno eh inegável. Eu, por exemplo, desenvolvi um enorme interesse nas guerras napoleônicas depois que comecei a jogar Total War: Napoleon. É claro que sempre há simplificações, mudanças, dramatizações e alterações para acomodar uma gameplay mais interessante, mas tb acho possível fazer um jogo historicamente preciso, sem mudar mtas coisas.
    E sobre o uso de jogos para alunos... olha, eu acho que o que vc faz aqui, ter um canal, mostrando as suas gameplays, interagindo com sua audiência (que, pelo que percebi, é composta em parte por seus alunos), é um ótimo exemplo de como integrar entretenimento eletrônico ao ensino, mas obviamente nem todos os educadores possuem o know-how e tempo para manter um canal interessante, porém, acho que a cada mês que passa, fica mais evidente como os limites da sala de aula precisam ser extrapolados e o uso da tecnologia deve ser cada vez mais integrado, e não só fora da aula, como tb durante as aulas.
    Eu faço design e as aulas mais interessantes pra mim são aquelas em q posso acessar o computador e internet, e não falo só das matérias que necessitam de um programa (ex.: se vc estuda sobre edição de imagens, eh imprescindível que vc tenha acesso ao photoshop), mas tb até mesmo uma aula mais "conceitual" e menos prática, onde vc possa pegar diversas referências do que o professor explica e diversas outras coisas que vc busca por sua própria curiosidade mesmo. Mas aí tb há a questão da maturidade do aluno... É mto fácil se perder ao se enveredar pela internet.

  • @saramattos5597
    @saramattos5597 5 лет назад +2

    VouDar Uma Nota 10 De Melhor Jogo nota 10 de um jogo de estudo e mais um Nota 10 De Melhor RUclipsr Do Mundo

  • @saramattos5597
    @saramattos5597 5 лет назад +2

    Quando Vai ter a proxima live

    • @SaladeGuerra
      @SaladeGuerra  5 лет назад +1

      Se pá, amanhã!

    • @saramattos5597
      @saramattos5597 5 лет назад +1

      Eu Nunca Perdi Uma Live Aproveita Suas Ferias Faz Uma Essa Desse Jogo Eu Amei

  • @atavernadohistoriador5165
    @atavernadohistoriador5165 5 лет назад +1

    Caramba, quem fez este jogo é simplesmente um gênio!
    Acho que dá pra utilizar os recursos deste jogo em forma de roleplay. Creio que se organizar um RPG de mesa, ou um LAARP com os alunos em sala de aula nos moldes deste jogo (inclusive indicando o jogo para que eles possam se aprofundar em casa), os resultados podem ser muito bons! Farei um teste aqui, assim que a designação rolar (minha posição está mto boa :v ).
    O que acha desta ideia Bruno?

    • @SaladeGuerra
      @SaladeGuerra  5 лет назад

      Pois é! Tem tempos que eu penso em organizar um RPG educacional com meus alunos, mas sempre acabo enrolado com a quantidade de alunos...

  • @basara3444
    @basara3444 Год назад

    Legal, o jogo também mostra os massacre e estupros que os Quilombos fizeram?

  • @brunocortez4179
    @brunocortez4179 5 лет назад +1

    Que jogo é esse? O do plano de fundo..

  • @sexton_hale24verinaud66
    @sexton_hale24verinaud66 5 лет назад +1

    Acredito que introduzir isto em sala de aula é uma maneira interessante de fazer os alunos verem o outro lado muitas vezes não contado na história