Potenciômetros Para Guitarra - Marcas, Modelos, Tipos e Dicas de Parte Elétrica | Luthieria Aula #01

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 13 янв 2025

Комментарии • 104

  • @cavassanafutebolclube3874
    @cavassanafutebolclube3874 4 года назад +9

    Fiz toda a elétrica com CTS e Switchcraft, com a ajuda daquele diagrama que tu mandou, valeu man, bom quadro, segue firme

  • @luizmilhomem
    @luizmilhomem 4 года назад +4

    Muito bom esse tipo de vídeo, vai ajudar muito músico a entender da elétrica e componentes de seu instrumento, que também é importante. Obrigado pelo vídeo, man. Manda mais hehe...

    • @deanwingerter
      @deanwingerter  10 месяцев назад

      Obrigado por assistir e deixar seu comentário!

  • @julianferrero
    @julianferrero 10 месяцев назад +2

    Ola poderia me dizer qual o potenciômetro daria certo na minha guita wshaburn x série se base grande pequena curto ou longo o eixo!?

    • @deanwingerter
      @deanwingerter  10 месяцев назад

      Se a sua Washburn tiver escudo vai poder usar potenciômetro de rosca curta, se o potenciômetro for instalado diretamente na madeira vai usar rosca média. Como é uma guitarra feita na Ásia a furação é padrão métrico (em milímetros) por isso, pra evitar ter de refazer a furação procure potenciômetros que já sejam padrão metric como Gotoh, Alpha etc..

    • @julianferrero
      @julianferrero 10 месяцев назад

      @@deanwingerter show de bola meu amigo era q eu imaginava mesmo obg pela atenção!!

  • @afponzoni8508
    @afponzoni8508 11 месяцев назад +1

    Ótimo vídeo, muito esclarecedor.

    • @deanwingerter
      @deanwingerter  11 месяцев назад

      Fico feliz em saber que gostou do vídeo, obrigado por assistir e deixar seu comentário!

  • @s.stefano
    @s.stefano 3 года назад +2

    Um dos melhores vídeos que vi sobre o assunto. Fiquei curioso pra saber o uso de potenciometros de 1000k.

  • @jessebss
    @jessebss Год назад +1

    Muito esclarecedor. Parabéns!

    • @deanwingerter
      @deanwingerter  Год назад +1

      Obrigado por assistir e comentar no vídeo! 🙏

  • @humbertoportugal
    @humbertoportugal 3 года назад +12

    O vídeo foi interessante mas se ovacionou demais os potenciômetros CTS da fender. Entretanto existem 2 medidas nesse potenciômetro especificadas por uma numeração na base que vão dizer a tolerância da precisão de resistência sendo q variam entre 10 e 20%. Ou seja, vc paga caro por um pot de 500k e pode levar um entre 400 e 600k e isso sim vai interferir no som deixando mais fechado ou mais agudo. Pelo preço, ele deveria ser muito mais preciso q os chineses q custam RS 10 reais. Outras marcas como Seymour Duncan são mais precisos q o CTS. A qualidade do material pode influenciar na durabilidade, mas o uso é o principal responsável por isso. Eu tenho guitarras com CTS push pull, com alpha e os chinguelings e até hj (5 anos de uso) não precisei trocar nenhum deles, tendo uma rotina de ensaio semanal e média de 3 a 6 shows por semana. Eu faço tda a manutenção de meus instrumentos desde blindagem, elétrica e regulagem e percebi q o uso correto contribui consideravelmente para a durabilidade dos pots.

    • @deanwingerter
      @deanwingerter  10 месяцев назад +1

      CTS não é da Fender nem da Gibson porém, é a marca de potenciômetro mais confiável do mercado por isso os grandes fabricantes utilizam desde os anos 1950 até os dias de hoje, isso não sou apenas eu quem diz, são músicos do mundo todo.

    • @humbertoportugal
      @humbertoportugal 10 месяцев назад

      @@deanwingertermano, informação interessante, eu sempre vi fender utilizando cts e assim como a bombril, associamos o produto a marca. Se forem ou não da fender, não vai fazer muita diferença. Pegue um multímetro e meça a resistência de um CTS e compare fazendo a mesma medida de um chinês. Qnd fiz isso na frente de meu fornecedor q é formado em eletrônica, ele se assustou, pq nunca imaginou que haveria tanta diferença entre o q a fabricante promete entregar e o q realmente ela entrega.
      Os grandes músicos do mundo ovacionam o vintage, o q era feito a mão o impreciso... qnd surgiram nossos guitar heros procuramos adquirir os mesmos materiais q eles pra tentar tirar o mesmo som, entretanto, o hand made está sujeito a variações, e isso refletia o modo de vida da época, era td experimental, saímos de uma guitarra de metal pra uma semi-acústica até chegarmos numa de corpo sólido. No mundo atual, eu percebo uma busca pela precisão, e ao medir a resistência de captadores, potenciômetros tradicionais, vintage, o q predomina é a imprecisão. Mas não precisa acreditar nisso, teste!

    • @deanwingerter
      @deanwingerter  10 месяцев назад +2

      ​@@humbertoportugal Lendo seu comentário percebi que possivelmente não conheça a Wingerter Guitar Company, além de músico, eu fabrico pedais e entre eles desenvolvi o pedal EchoVerb em parceria com a Guitartech empresa que já montou pedalboard para Frejat, Lulu Santos e até mesmo Steve Vai, tem review desse pedal gravado por Silas Fernandes, Victor Pradela etc.. Tenho conhecimento técnico em eletrônica e penso em fazer vídeos novos abordando novamente esse assunto de elétrica, potenciômetros e sua influência no funcionamento da guitarra, suas relações com qualidade, durabilidade e confiabilidade, existem muitos fatores que eu poderia citar, um deles por exemplo seria justamente essa relação entre valor nominal VS valor real que se aplica para potenciômetros, alto-falantes, resistores, capacitores etc.. A tolerância dos componentes varia não apenas de acordo com a marca mas também com o modelo, resistores de filme metálico muito utilizados em pedais de guitarra por exemplo possuem uma tolerância de 1%, isto é, um resistor de 100kOhm pode variar de 99kOhm até 101kOhm, existem componentes com tolerâncias ainda menores para equipamentos de precisão como equipamentos hospitalares ou equipamentos das forças armadas, e a lista iria longe. A própria CTS possui linhas premium inclusive algumas delas feitas sob encomenda com tolerâncias baixíssimas. As diferenças entre determinados componentes em uma elétrica de guitarra também podem ser notadas em aplicações práticas como em estúdio ou ao vivo, e nesse quesito também tenho experiência pois no início da minha carreira trabalhei como Roadie para músicos como Adriano Gaeta que integrou a banda de apoio de artistas como Laura Pausini entre outros, e como guitarrista eu fui um dos membros fundadores da banda ILLUSTRIA com Tito Falaschi, fizemos shows com o irmão dele Edu Falaschi ex- vocalista da banda Angra, gravei na metal ópera Souspell, toquei com Mário Pastore, gravei um disco inteiro com os irmãos Busic da banda Dr. Sin, também fui aluno do Edu Ardanuy na EM&T enfim, digo tudo isso para que fique claro que não sou apenas um RUclipsr dando opinião de algo que não conhece ou não vivenciou o que fala nos vídeos, músicos como Esteban Tavares (Fresno), Ozielzinho, Victor Pradella, Silas Fernandes, Andria Busic, Tiago Melo, Marco Donida (Matanza), Davi Moraes (filho de Moraes Moreira) entre outros não usariam pedais fabricados por mim se fossem de qualidade duvidosa. Além disso até mesmo marcas como Darta Effects já se inspiraram no meu trabalho, já gravei inúmeros vídeos para o meu amigo Marcos Rela fundador da Darta Effects que humildemente admitiu ter começado a fazer silkscreen nos pedais dele por minha causa, uma influência positiva e certamente um elogio. Em suma, sinta-se a vontade para expor seu ponto de vista e usar esse espaço para debatermos e aprendermos juntos, todos temos muito a ensinar e a aprender, só assim evoluímos!

    • @humbertoportugal
      @humbertoportugal 10 месяцев назад +2

      @@deanwingerter respeitosamente eu admiro tua trajetória e ficou claro teu gabarito para tecer comentários sobre o tema. Mas eu já toquei até pro ex presidente, Phil Colins... e tenho registros disso e guardo pra mim, não posto nem em rede social, e isso seria irrelevante para a discussão de pots CTS. Além de músico, trabalho com luteria em minha cidade e vejo na ponta músicos iludidos que compram marca e não tem nenhuma noção de coisas como as q vc citou sobre os CTS, depois voltam reclamando, achando q o som ficou agudo demais ou abafado demais pq compraram por impulso sem saber exatamente o q estavam comprando. Com teu gabarito, eu faria um vídeo definitivo explicando e testando os pots pra teus seguidores entenderem qual realmente se encaixa em sua necessidade. Eu tenho alguns clientes q buscam a surpresa em comprar amps e guitarras feitas a mão com captadores feitos a mão q não necessariamente dará o som do artista q ele ovaciona, mas hj, graças a informação, Tb temos o cliente mais técnico, q escolhe o fio do captador, q escolhe a resistência do potenciômetro, a madeira do instrumento, e o totalmente sem noção, q compra um potenciômetro e um neckplate e acha q a guitarra dele vai soar como uma fender. Ppr favor, não considere meus comentários como uma afronta. Me inscrevi no canal, justamente por gostar do conteúdo.

  • @eduardosantos-cg3po
    @eduardosantos-cg3po 2 года назад +1

    Muito bom eu vou precisar trocar os da minha guitarra e ajudou muito parabéns

  • @bjpen101
    @bjpen101 10 месяцев назад +1

    show de explicação muito bom amigo valeu muito esse video

    • @deanwingerter
      @deanwingerter  10 месяцев назад

      Fico feliz em saber que o vídeo foi útil, obrigado por assistir e comentar!

  • @luizricardozdanowskynoguei9402
    @luizricardozdanowskynoguei9402 2 года назад +1

    Parabéns!

  • @projectpedrada1130
    @projectpedrada1130 3 года назад +1

    Muito obrigado!

  • @joaodelfino2011
    @joaodelfino2011 11 месяцев назад

    Excelente conteúdo. Me convenceu a inscrição.

    • @deanwingerter
      @deanwingerter  11 месяцев назад

      Fico feliz que o vídeo tenha sido útil, obrigado por assistir e deixar seu comentário!

  • @jadercross899
    @jadercross899 Год назад +2

    O pulsh pull da Gotoh 500k B é bom?
    Comprei pra usar no little 59

    • @deanwingerter
      @deanwingerter  10 месяцев назад

      Já usei e achei um pouco frágil, é bom mas com o tempo e uso prolongado ele pode apresentar problema mais rápido do que outras marcas como CTS por exemplo.

  • @thiagounimontes17
    @thiagounimontes17 3 года назад +1

    Vídeo top, muito boa sua explicação. Parabéns pelo conteúdo.

  • @jero5736
    @jero5736 4 года назад +1

    Super interessante!!!
    Aguardando mais conteúdos sobre esse assunto.

    • @deanwingerter
      @deanwingerter  10 месяцев назад

      Obrigado por assistir e deixar seu comentário, já tem mais vídeos sobre esse tipo de tema aqui no canal e novos vídeos do estão chegando em breve!

  • @humbertoportugal
    @humbertoportugal 3 года назад +3

    O fusca 1.0 vai te levar a um lugar no mesmo tempo q a ferrary, respeitando-se a leis de velocidade da pista, porém a experiência de dirigibilidade de uma ferrari é singular. Quem tem um instrumento básico, sempre sonha em fz um upgrade e trocar os componentes e ferragens pelos tops de linha e deve viver essa experiência e tirar suas conclusões. O vídeo foi educativo e relevante, pq trouxe uma perspectiva diferente de alguns luthiers sobre potenciômetros.

    • @deanwingerter
      @deanwingerter  10 месяцев назад

      Obrigado por assistir e comentar!

  • @Philip-next
    @Philip-next Год назад +1

    Ótimo vídeo 👏🏽👏🏽👏🏽

  • @fabriziovieiradesigner
    @fabriziovieiradesigner Месяц назад +1

    O video mais completo!!!! Mas a minha dúvida é: logaritmo A a transição é abrupta isso significa que o volume tem um salto que o volume nao tem precisao coreto? Mas nesse video vc diz que prefere o "A" ainda estou em duvidas.

    • @deanwingerter
      @deanwingerter  17 дней назад

      Na pratica não funciona assim, tanto que inúmeras marcas produzem guitarras utilizando potenciômetros LOG para todos os controles, tanto para volume quanto tone. A maneira mais fácil de contornar uma "transição abrupta" seria instalar um treble bleed nos potenciômetros de volume.

  • @vitorhugomelolima3753
    @vitorhugomelolima3753 10 месяцев назад +2

    Show 👏🏻 Para uma Telecaster seria um pot de eixo curto (15mm)?

    • @deanwingerter
      @deanwingerter  10 месяцев назад +1

      Se o modelo for com escudo, potenciômetro de eixo curto vai servir normalmente. Algumas telecasters possuem os potenciômetros instalados diretamente na madeira e nesse caso seria indicado rosca média.

    • @vitorhugomelolima3753
      @vitorhugomelolima3753 10 месяцев назад

      Muito obrigado, é no plate mesmo, tele com escudo. Valeu pela informação e parabéns pelo canal

  • @andersongarcia650
    @andersongarcia650 Год назад +1

    bom dia tenho uma jackson jdr com 2 hamburker e um simgle, e somente 2 potenciometros, o que vc me indica para eu utilizar nela?

    • @deanwingerter
      @deanwingerter  Год назад

      Potenciômetro de 500k por conta dos humbuckers.

  • @RobertoMerlotti
    @RobertoMerlotti 2 года назад +1

    Show Dean 🙏🤘🤘🤘

  • @emersonpalheta10
    @emersonpalheta10 4 года назад +1

    Muito bom a explicação! Parabéns amigos! 👏👏👏

    • @deanwingerter
      @deanwingerter  10 месяцев назад

      Obrigado por assistir e deixar seu comentário, fico feliz que o vídeo tenha sido útil!

  • @adrianooliveira7028
    @adrianooliveira7028 8 месяцев назад +1

    Qual o tamanho ideal da haste para strato, curta, media ou longa?

    • @deanwingerter
      @deanwingerter  8 месяцев назад +1

      Para fixar em escudo quase sempre é haste curta. Obrigado por assistir e comentar!

  • @lucius_magnus
    @lucius_magnus Год назад +1

    Qual potenciometro seria ideal para o modelo Strato? 500k?

    • @deanwingerter
      @deanwingerter  Год назад

      Se os captadores forem single coil passivos o ideal seria 250k. Se souber o modelo exato dos captadores fica mais fácil te orientar com mais exatidão.

  • @ubiratanguimaraes6996
    @ubiratanguimaraes6996 Год назад +1

    Você saberia me dizer se o Jin Sung é o mesmo alpha como alguns dizem? Ele é bom?

    • @deanwingerter
      @deanwingerter  Год назад

      Os potenciômetros Alpha são fabricados na Korea, os Jin Sung também, são muito parecidos esteticamente, não sei dizer com exatidão se são feitos nas mesmas fábricas mas os Jin Sung tem uma qualidade boa. Obrigado por assistir e comentar!

  • @givaldoalves2241
    @givaldoalves2241 3 месяца назад +1

    Mano você consegue me ajudar,eu tenho uma guitarra Ibanez Gil, quero trocar os potenciômetros qual devo usar,tenho uma strato quero colocar capitaadores estilo Texas da WAAAH,QUAIS POTENCIOMETROS USAR?

    • @deanwingerter
      @deanwingerter  17 дней назад

      Regra simples que se aplica a maioria dos casos: 250k para Single, 500k para humbucker.

  • @cellojmb5778
    @cellojmb5778 2 года назад +1

    Olá, parabéns pelos seu vts... show!!! comprei um captador piezzo para cordas de nylon e queria colocar volume e tone nele... podes me indicar quais potenciometros eu tenho que comprar....

    • @deanwingerter
      @deanwingerter  10 месяцев назад

      Vai depender muito do pré amplificador que possui ou se é passivo. Pretendo trazer mais vídeos com essas informações aqui no canal.

  •  4 года назад +1

    Olá, agradeço as dicas no vídeo! Uma duvida: preciso de um pot de volume para um Epiphone Double Neck (SG), mas prefiro o volume com abertura suave, mais controlada. Seria o B 500k de rosca longa?

    • @deanwingerter
      @deanwingerter  10 месяцев назад

      Possivelmente rosca média seja adequado para a sua guitarra, sempre uso potenciômetro log para tudo, é uma questão de gosto pessoal, grandes marcas também montam as guitarras dessa maneira, um exemplo é a própria Gibson.

  • @lucasmarchette10
    @lucasmarchette10 2 года назад +1

    Você já testou potenciometro da marca Acel ? Eles vendem no mercado Livre para guitarra... sabe se chega perto de um pot Alpha?
    Já consertei algumas caixas ativas Staner e já vi instalado esses potenciometros da Acel.

    • @deanwingerter
      @deanwingerter  2 года назад +1

      Não se comparam aos pots alpha em termos de qualidade e durabilidade.

  • @naldooliveira6600
    @naldooliveira6600 2 года назад +1

    Olá exelente vídeos muito bem explicado Parabéns !! Estou com uma dificuldade meus volume e um A250k Cts ligo minha guitarra em Linha, e quando abro o volume mesmo devagar ele acabar abrindo de uma vez, eu queria ter mais esse controle de tocar com Volume bem baixinho quase zerado mais não estou conseguindo , vc tem alguma dica de qual potenciômetro serviria pra mim ???obriagdo

    • @deanwingerter
      @deanwingerter  10 месяцев назад

      Poderia instalar um Treble Bleed, pode ser que resolva esse problema que mencionou.

  •  4 года назад +1

    Excelente vídeo!

  • @osbocasmalditas
    @osbocasmalditas 2 года назад +1

    tem diferença entre potenciometro de volume e de tone ou sao todos iguais e só vai depender de onde eu colocar ele?

    • @deanwingerter
      @deanwingerter  2 года назад +2

      A principal diferença entre eles seria a curva linear geralmente utilizado para o controle de volume, e logaritmo geralmente usado no controle de tonalidade porém, alguns fabricantes usam log para todos os pots, tanto volume quanto tone.

  • @neliorodrigues4598
    @neliorodrigues4598 2 года назад +1

    Sobre os potenciômetros CTS, qual deles seria o recomendado pra guitarra les paul da LTD (EC-256), o de haste longa, média ou curta? Obrigado pela ajuda

    • @deanwingerter
      @deanwingerter  2 года назад

      Haste média serve em praticamente todas as LPs asiáticas (Japan, Korea, China etc). Haste longa é quase sempre necessário para as Gibson (anos 70 em diante). Haste curta são para instalar direto no escudo, Strato, Tele e afins.

    • @neliorodrigues4598
      @neliorodrigues4598 2 года назад

      @@deanwingerter Obrigado. Ajudou bastante!

  • @matheusomr1
    @matheusomr1 3 года назад +1

    Faz diferença sonora e timbre a troca de pots ou apenas na questão de durabilidade e margem de tolerancia?

    • @deanwingerter
      @deanwingerter  Год назад +1

      A durabilidade é uma das principais diferenças porém, mesmo entre os potenciômetros mais caros e de marcas mais consagradas é possível que apresentem defeito, claro que quanto mais conhecida for a marca maior a preocupação com o controle de qualidade e confiabilidade do produto.

  • @danielramones19
    @danielramones19 9 месяцев назад +1

    a marca spirit é boa?
    melhor a alpha?

    • @deanwingerter
      @deanwingerter  9 месяцев назад +1

      São produtos OEM low cost, daqueles em que uma empresa importa de uma determinada fábrica e apenas os coloca em uma embalagem para venda usando uma marca quase sempre fictícia e nos casos em que a empresa importa uma determinada quantidade mínima a fábrica possibilita inserir essa determinada marca no próprio produto; Muitas vezes são produtos randômicos (feitos em fábricas diferentes de acordo com a disponibilidade que o importador encontra) portanto além de serem potenciômetros comuns assim como você encontraria em uma loja de componentes eletrônicos na Santa Efigênia (Brasil) não são potenciômetros muito precisos e tem tolerância (variação) muito alta em relação ao valor nominal, é algo comum que esses componentes OEM já venham com algum defeito de fábrica justamente pela falta de padronização na produção e baixo controle de qualidade; Se a intenção for investir pouco tente usar Alpha mesmo, além desses as marcas Bourns, CTS, Gotoh, Seymour Duncan oferecem um controle de qualidade e confiabilidade muito altos, claro que isso influencia no valor final mas a depender do instrumento pode ser mais coerente investir em componentes bons de uma vez ao invés de ter de gastar duas vezes com algo que possa vir a apresentar problemas muito rápido conforme o uso.

    • @danielramones19
      @danielramones19 9 месяцев назад

      @@deanwingerter muito obrigado, eu irei investir nesse marca Alpha é muito obrigado pela informação Tmj🙌

  • @paulocezarc
    @paulocezarc 3 года назад +1

    Bom dia! se puder me responder: Como eu faria a ligação do tone pra ele ficar todo aberto sem uso de potenciômetro? igual a guitarra do Nuno Bitencourt.

    • @deanwingerter
      @deanwingerter  10 месяцев назад

      Removendo a conexão entre o volume e tone, outro guitarrista que utiliza a elétrica dessa maneira é o John Sykes ex-Thin Lizzy, Whitesnake.

  • @didoguanais
    @didoguanais 9 месяцев назад +1

    Uso potenciômetro 500A com treble bleed no volume. O ganho de drive só é cortado quando tá bem no final do curso. Poderia explicar pq o log é indicado no volume? O linear não reduz o ganho aos poucos?

    • @deanwingerter
      @deanwingerter  9 месяцев назад +1

      Muitos potenciômetros de marcas mais acessíveis possuem uma variação no funcionamento da curva sendo ela linear ou logaritmo, precisa verificar primeiro se a instalação está correta e qual marca e modelo de potenciômetro está utilizando. As grandes fábricas de guitarra como a própria Gibson costumam utilizar potenciômetro log tanto para volume quanto para tone, na minha opinião o log funciona melhor para ambos.

    • @deanwingerter
      @deanwingerter  9 месяцев назад +1

      Pode ser também que o treble bleed não esteja adequado ao circuito, e existem equipamentos como pedais e amplificadores que reagem de maneiras diferentes ao uso do treble bleed. Faça um mapeamento de todas essas possibilidades que pode ajudar a identificar o que está havendo, e por ultimo e não menos importante, também existe a possibilidade do próprio potenciômetro estar com defeito ou ter vindo de fábrica com defeito, isso pode ocorrer até mesmo com as marcas mais caras como Bourns e CTS por exemplo.

    • @fabriziovieiradesigner
      @fabriziovieiradesigner Месяц назад

      ​@@deanwingerterlog e A correto?

  • @rochapinturasereformas3353
    @rochapinturasereformas3353 4 года назад +1

    Esses servem para a fender squier?

    • @deanwingerter
      @deanwingerter  10 месяцев назад

      Precisa ver o modelo dos captadores, se são single-coil ou humbucker por exemplo. E geralmente as Squier vem com furação no padrão métrico do contrário da Fender que que possui padrão de furação em polegadas. Os potenciômetros CTS possuem medidas em polegadas (inches em inglês), já os Alpha por exemplo em via de regra possuem medidas em milímetros (padrão métrico ou metric em inglês).

  • @josecarlossilva78
    @josecarlossilva78 4 года назад +1

    bom rewiel, o tamanho do diametro influencia em alguma coisa ?

    • @deanwingerter
      @deanwingerter  4 года назад +1

      Na minha opinião e experiência, influncia na precisão do giro e perde um pouco de nuances digamos, intermediárias.

  • @rasenvirus
    @rasenvirus 3 года назад +1

    pra SG seria rosca média também?

    • @deanwingerter
      @deanwingerter  10 месяцев назад

      A princípio rosca longa é necessário em alguns modelos Les Paul ou demais guitarras com Arch Top. Para SG rosca média é o mais usual, mas tudo depende da guitarra, as vezes instrumentos de luthier por exemplo possuem especificações diferentes e cavidades da parte elétrica com dimensões e espessuras que não são padronizados.

  • @eduardovolino5384
    @eduardovolino5384 3 года назад +1

    Entre o Spirit e o Gotoh, qual vc acha melhor? Vc acha melhor partir para o CTS logo?

    • @deanwingerter
      @deanwingerter  3 года назад +1

      Daria preferência ao Gotoh nesse caso.

  • @seriadobr
    @seriadobr 4 года назад +1

    Ótimo vídeo. Tenho uma Jay Turser, tipo Strato. Se você trocar os pickups da guitarra por 3 singles tipo Yngwie Malmsteen Seymour Duncan significa então que devemos trocar também os potenciômetros por de 500k? Existem também kits com 3 potenciômetros 250kA CTS - Made in USA.Obrigado.

    • @deanwingerter
      @deanwingerter  10 месяцев назад

      Se forem single-coil o ideal é usar potenciômetros de 250k porém, se forem bobinas sobrepostas dependendo do modelo usaria potenciômetros de até 1Meg como nos Noiseless da Fender por exemplo. Por isso precisa verificar exatamente quais captadores pretende instalar e daí então pensar no restante da parte elétrica.

  • @saribeira264
    @saribeira264 4 года назад +1

    quais as marcas que vc indica? da mais barata pra mais cara. obg

    • @deanwingerter
      @deanwingerter  4 года назад +1

      Mais barato Alpha, mais caro 920D Custom ou Emerson Custom fabricados pela CTS.

  • @nameless9917
    @nameless9917 2 года назад +2

    Pode misturas na mesma guitarra 500k e 250k? Tipo, 1vol 500kA e 2 tones 250kA?
    Seria uma strato com Little humbucker na ponte e dois Singles braço e meio.

    • @deanwingerter
      @deanwingerter  10 месяцев назад +1

      Poder pode mas, não seria o ideal. Existem outras maneiras de resolver essa questão de misturar captadores humbucker com single-coil. Pretendo trazer esse tipo de vídeo aqui no canal em breve.

  • @andersongarcia650
    @andersongarcia650 Год назад +1

    dois hamburker ponte e braço

  • @fernandocamargo7997
    @fernandocamargo7997 4 года назад +1

    Minha guitarra está com 3 Potênciometros Alpha A 500 k, mas tambor dele é bem pequeno. Melhor trocar?

    • @deanwingerter
      @deanwingerter  4 года назад +2

      Se estiverem funcionando tudo ok deixe pra trocar quando começarem a falhar, ou troque por CTS que já fica top! 😉👊🏻

  • @naldooliveira6600
    @naldooliveira6600 2 года назад +1

    Só que meu potencmetro acho que está velho já, faz bastante tempo

    • @deanwingerter
      @deanwingerter  10 месяцев назад

      Obrigado por assistir e comentar!

  • @asmerindourado5737
    @asmerindourado5737 3 года назад +1

    Tenho uma dúvida.. to aprendendo as coisas agora haha Estou medindo os potenciometros do meu baixo. O de 50k está dando 50k, entoa tudo certo.. porém os de 100k estão dando 50k/60k. Minha duvida é a seguinte: quando vai medir um potenciomentro no isntrumento ele varia o valor dele? Pq assim, eu tirei um potenciomentro desses de 100k e soldei outro novo. Esse novo antes de soldar constava 100k, porém quando eu soldei ele foi pra 30k. Ta certo isso ou é problema em outra parte?

    • @deanwingerter
      @deanwingerter  10 месяцев назад

      Precisaria verificar a parte elétrica e o tipo de ligação que seu instrumento possui, difícil afirmar algo sem verificar o esquema elétrico.

    • @asmerindourado5737
      @asmerindourado5737 10 месяцев назад

      @@deanwingerter depois de 2 anos o que fiz foi comprar um baixo novo kkk