Acho muito legal o Nerdologia trazer vídeos tratando a história do Brasil, aparentemente os próprios brasileiros não se emportam muito e até desprezam os fatos históricos relacionados a nossa terra, acho esse desinteresse muito triste, mas fico feliz em ver vídeos como esse.
Azaghal o anão super saiyajin Até um certo ponto. EU acho a história do nosso país muito legal e interessante até 15 de novembro de 1889. Depois disso, só MERDA. Sim, eu sou monarquista.
cara tenho uma dúvida ( sincera e sem desejo de tripudiar ninguém ) Mas como um pais multietinico teria uma familia real ? tem noção que só gente branca norte europeia que teria o poder no pais ? como lhe dar com isso ?
AGORA SIM essa vinda da corte para o Brasil faz sentido para mim, sempre achei estranha essa afirmação de que eles simplesmente fugiram. Entendo que os professores muitas vezes encurtam o assunto para dar o tempo de passar a matéria, e fico feliz por conhecer canais como esse que me ajudam a saber mais sobre as coisas, mas fico triste por muita gente não saber o quão incrível pode ser a historia e as demais ciências só porque não conheceram da forma mais apropriada.
Acharia interessante se vocês fizesem um vídeo sobre estilos músicais, sobre o nascimento do Rock e ás mudanças culturais que foram surgindo a partir deles. É um tema que renderia vários vídeos sobre o movimento Punk e Grunge por exemplo.
Esse vídeo me ajudou a confirmar o que eu já tinha lido no livro 1808. Realmente foi a relação entre Portugal e a Inglaterra que impulsionou essa decisão, sendo estratégica e não apenas covardia. Pelo que percebi no livro, apesar de ser tímido e ter medos bobos, como o de caranguejos, Dom João era mais inteligente do que aparentava. Acredito também que, se isso não tivesse ocorrido, a nossa independência talvez nunca acontecesse. Muito interessante esse assunto.
Vocês deveriam fazer um Nerdologia sobre a independência de Timor-Leste, o primeiro país a seguir no século XXI. Timor-Leste foi colônia de Portugal de 1512 a 1975. Quando proclamou sua independência, em 27 de novembro de 1975, foi ocupado ilegalmente, 9 dias depois da proclamação, a Indonésia o invadiu com ajuda bélica dos EUA. O país ficou sob domínio arbitrário da Indonésia de 1975 a 1999, período no qual foram assassinados mais de 250 mil timorenses, foi um verdadeiro genocídio. Após a retirada do exército indonésio, Timor-Leste ficou sob administração transitória da ONU de 1999 a 2002, quando foi governado pelo administrador transitório Sérgio Vieira de Mello, brasileiro diplomata da Nações Unidas. Em 20 de maio de 2002, foi restaurada a independência timorense. Fatos interessantes: em 1991, o jornalista britânico Max Stahl gravou o Massacre de Santa Cruz, fato que acendeu a chama da questão timorense, porque as imagens comoveram o mundo gerando protesto contra a invasão em Portugal, na Austrália e nos EUA; em 1996: dois timorenses são agraciados com o Nobel da Paz, José Ramos-Horta (ativista político) e Ximenes Belo (bispo de Díli). Não se esqueçam de associar a invasão indonésia à Guerra Fria e falar sobre Xanama Gusmão, "o Nelson Mandela" de Timor-Leste. Qualquer coisa, deixo minha monografia à disposição de vocês, para ajudar na construção do vídeo.
Jimmy Escobal Gostaria de recomendar livros sem um leve tom de esteriótipos que "1808" mostra: o "Dom João VI no Brasil" de Oliveira Lima, ou a biografia "Dom João VI: um príncipe entre dois continentes."
Parabéns pelo vídeo. É de suma importância que vídeos iguais a este tenham divulgação, pois fazem um papel que as escolas não fazem mais. A história do Brasil é contada (na mídia convencional e partes da rede de ensino) de maneira a levar todos a acreditar que nossa herança é o fracasso e a covardia. É dever de todos, que sabem que nossa nação é altiva e valorosa, transmitir esta informação e combater a degeneração de o que realmente significa ser um cidadão brasileiro.
Bem lembrado o fato de Franceses invadirem Portugal atrás de sua marinha mercante, que apesar de pequena, era bem aparelhada. Muitos professores que tive não sabia dessa detalhe
Se ele tivesse com o povo, e sido derrotado não existiria mais Portugal, mas ao toma a decisão de vim para cá, mesmo o povo de lá perdendo, Portugal ainda existiria. Por isso foi estrategista.
Cara, sabia que o exército português ficou lá né? E foram derrotados ridiculamente. Só quando os ingleses chegaram que conseguiram libertar totalmente Portugal
Neste exato momento, em que eu me encontro ultimamente na atual fase da minha vida ,tenho apenas as minhas palavras digitadas para expressar e transmitir nesse mundo virtual que eu aprecio, admiro e gosto bastante chamado RUclips ,somente o meu muito obrigado sempre e um grande abraço fraterno de felicidade, admiração, parabéns e de muito obrigado a todos(as) os(as) idealizadores(as) do canal. A minha enorme gratidão e consideração, em poderem privar(tirar) de seu tempo para produzir, editar , postar e compartilhar de seu conhecimento e consequentemente sua sabedoria com um conteúdo tão importante ,no formato de vídeo com a boa intenção, voltado e visando a nossa formação intelectual, social, psicológica ,moral e humana .✔
Olá. Sou aluna da Estácio e cheguei ao seu vídeo por um link na aula EAD para falar sobre a chegada da família real no Brasil. Adorei a sua forma de explicar com ilustrações super divertidas, práticas e eficazes! Parabéns! Já me inscrevi no canal!
O dia da chegada da Família Real no Brasil é também o dia do Corpo de Fuzileiros Navais. Eles eram os únicos militares de carreira da Marinha e vieram embarcados fazendo a segurança da família. Participaram decisivamente na guerra contra a Guiana Francesa.
Faz um Nerdologia sobre o petróleo, com o Atila explicando a parte científica(como foi formado, etc) e o Felipe a parte histórica(importância e o descobrimento).
Meu Deus, o Nerdologia tá cada dia melhor. Parabéns Felipe pela dedicação q vc da aí canal. Sempre trazendo, super bem explicado, apesar de curtos esses vídeos maravilhosos q nós dão um outro aspecto sobre o assunto. Amo demais assitir vcs. 😍😍👍👍😁😁😘
Ótimo programa Felipe, como sempre bem elucidativo. É importante ressaltar também que outra motivação da a ajuda da Inglaterra para Portugal foi a busca de novos mercados. Assim que D. João chegou ao Brasil foi decretada a abertura dos portos e consequentemente o Brasil virou destino de diversos produtos manufaturados vindos da Inglaterra em plena Revolução Industrial. Assim como, exportador de produtos manufaturados, sendo que, este era proibido de possuir manufaturas antes da vinda da Família Real.
interessante também lembrar que a abertura dos portos capitaneado pelo Visconde de Cairu é uma medida que desagradou enormemente os ingleses, não é à toa que assim que Strangford chega ao Brasil iniciam-se os trabalhos para eliminar a abertura do portos em favor de um tratado desigual de comércio. A abertura dos portos de 1808 foi uma medida liberal concebida por José da Silva Lisboa, grande leitor de Adam Smith e no momento da chegada da família real ele era abertamente liberal - depois, com o medo do republicanismo, ele vai ficando cada vez mais conservador e mais lelé. A historiografia antiga que escrevia sobre a questão como sendo de interesse da Inglaterra se esquece de que o tratado secreto firmado entre PT e ENG em 1807 teve os conteúdos referentes à comércio VETADOS por portugal, a medida de 1808 é forjada por forças completamente diferentes, uma comitiva sai de Salvador para abordar a família real ainda em trânsito para lhes transmitir entre outras coisas a proposição da abertura dos portos.
vale lembrar também que neste breve período de liberalismo (1808-1810) laços comerciais significativos estavam se sedimentando com os EUA, com a Suécia e com a Àustria. Isso tudo acaba com o tratado de comércio de 1810.
Não ficou mto claro o motivo da mudança da capital de salvador para o Rio, já que a Bahia é geograficamente mais próxima de Lisboa. Essa é uma dúvida que tenho a bastante tempo e durante o curso de História tem sido motivo de discussão entre meus professores, se puder dar um breve comentário sobre ou indicar leituras seria interessante
A mudança de capital ocorreu (salvo engano) no contexto da descoberta das minas em Minas Gerais, o Rio era mais próximo e de melhor acesso para a fiscalização e escoamento da produção de pedras preciosas para serem mandados a Portugal por meio do porto no Rio.
Lucas Kenji mas com as invasões napoleônicas o comércio Brasil-Lisboa foi interditado até 1814, o único documento que fala sobre a mudança da capital é um decreto que diz apenas a capital deve ser mudada para o Rio de Janeiro, ainda no final do século 18, por isso a dificuldade de entender esse processo, sabe
Moscou é a capital porque sempre foi a capital, só mudaram para São Petesburgo quando tentaram modernizar a Rússia, qual o ponto de ter a capital no meio de lugar nenhum?
Cara, eu adoro o Nerdologia! Primeira vez que eu vejo essa história ser contada com motivos sócio-econômicos por trás. Muito bom e continuem com o excelente trabalho!
Uma bela interpretação de história, estou fazendo um trabalho sobre A vinda da família real ao Brasil em 1808, e eu farei uma prova dia 04/04 e vou estar preparado ao ver esse vídeo, muito obrigado ganhou um inscrito sua interpretação é muito boa meus parabéns, semana passada tirei uma ótima nota e depois desse vídeo irei tirar outra nota boa, claro vou repetir esse vídeo umas 30 vezes kkk pra entender perfeitamente!!
Brasil não era nada, é apenas mais colonia, após a vinda da família Real o Brasil virou Reino, e começaram a modernizar todo o país, resumindo, Dom João VI foi muito importante por país e teria ficado nele se não fosse o parlamento português da época. Apenas ignorantes não sabe da sua real importância.
Não era "nada" foi um baita exagero. Pelo contrário, o Brasil do ponto de vista econômico foi fundamental para os portugueses. O ciclo do ouro que havia terminado alguns anos antes da chegada da frota portuguesa em 1808 era o que praticamente mantinha de pé boa parte da economia lusitana. De fato, D. João contribuiu para essa modernização do Brasil. Entretanto, praticamente durante todo o império, essa modernização se manteve focada quase que exclusivamente no Rio de Janeiro, sendo que outras províncias ficaram praticamente abandonadas (razão inclusive para diversas revoltas durante o governo de D. João VI, D. Pedro I, Regência e Pedro II).
Reubert Marques verdade, mas as revoltas naquela época era normal, lembrando de os nossos países vizinhos era todos unidos quando eram colônia da Espanha, após a queda da Espanha todos eles se separam porque não haviam uma ligação entre eles, Espanha era o que mantinha unido, e ia acontecer a mesma coisa aqui, se não fosse a chegada da família portuguesa.
Muito bom o vídeo, mas gostaria de tirar algumas dúvidas: Li em algum lugar (não me lembro onde) que a população portuguesa se sentiu meio que traída pela família real, ao fugir no clímax do combate. Isso procede? Chegou a gerar alguma revolta interna? E como ficou a administração da terra portuguesa?
Recomendaria também a série de documentários Brasil: A Última Cruzada, produzida pelo Brasil Paralelo, cujos episódios são disponibilizados gratuitamente no site deles e no canal do YT deles.
SabryGamer camarada tá de sacanagem recomendando um troço cheio de revisionismo histórico de última categoria, certo? Qualquer interessado no assunto deve buscar os bem fundamentados no método e creditados de respeito pela academia. De Sérgio Buarque de Holanda à Boris Fausto, até um Laurentino Gomes vai. Gente competente que respeita a historiografia e que dela não faz sensacionalismo histérico carregado de um difuso ódio macartista como esse pessoal que você gosta faz com gosto.
são vídeos baseados em especulações sem nenhum respaldo na historiografia.Presta mais um desserviço do que ajuda na compreensão de nossa história. É preciso ter cuidado com esse material.
Famoso dono da verdade hehehe, só digo uma coisa a ideia do Brasil Paralelo e justamente essa, trazer uma visão diferente e nova.. com novos dados e fatos, que até mesmo fazem mais sentido historicamente falando, pelo menos para minha pessoa... mas enfim o debate sobre isso e sempre interessante, ver pontos novos sobre algo que supostamente, já estava consolidado ... Mas acho o trabalho de historiografia deles bem feito SIM, se você não concorda ou acha "macartista", e opinião sua.
No minuto 04:27 no vídeo, a mapa da Oceania não é a localização da Índia, mas é do Timor Leste. Um país ex colônia Portuguesa que tem história interessante sobre o seu descobrimentos pelos portugueses em 1512. É um local onde eu moro, sou fan do canal. Abraços
jrmallet eu estava referindo ao mapa que eles colocaram no video. Sim conheço, sim, além da Goa na Índia, os portugueses também ficaram alguns anos na região indonésio em Maluku (uma cidade indonésia) antes de chegar em Timor Leste.
Você mencionou que o Brasil tomou a Guiana Francesa, poderia falar mais sobre ela e o Suriname? são tão pouco comentados que até cai no esquecimento a sua existência.
Macau foi oferecida aos portuguesa pelos chineses. Em troca, protegíamos a China dos piratas ingleses e holandeses. É uma história muito bonita a de Macau Portugal para quem quiser pesquisar. Bem como Nagasaki , Japão, também foi oferecida a Portugal. Esta ultima acabou mais cedo, mas a História é belíssima também e comoventemente lembrada pelos Japoneses, mais do que nós em Portugal até. Bem hajam :)
Em 1922 o Presidente de Portugal António José de Almeida vai ao Brasil com uma ilustre comitiva e num dos seus celebres discursos, no Congresso agradece ao povo brasileiro terem aceite a sua independência oferecida por Portugal sem um tiro , sem briga mas de coração aberto de amor. Talvez único exemplo que fica na historia e dai a amizade que ficou para sempre de Portugal -Brasil.
Filipe, em 2:30 você falou sobre um acordo secreto entre franceses e espanhóis, o Acordo de Fontainebleau, no qual os mesmos dividiriam entre si o território português como consequência de uma invasão conjunta. O que é "Reino Satélite", que você citou sobre a Espanha? Já agradeço pela atenção e por seus ótimos vídeos.
A Espanha depois que foi invadida por Napoleão, se tornou um reino satélite do Império Francês, Napoleão colocou um partente seu da Casa Bonaparte para reinar sobre a Espanha, isso ocasionou as independencias dos países da América Espanhola nessa época, e ele pretendia fazer o mesmo em Portugal, logo, se a Família Real tivesse ficado e lutado, a ideia de um Brasil unido nunca teria se concretizado, seriamos hoje vários países independentes.
No livro 1808 traz um relato de que as tropas de napoleão não eram tudo isso, chegaram em Portugal com fome e toda esfarrapada, e que se D. João tivesse ficado e lutado teria vencido elas fácil. Mas a sua colocação foi muito bem colocado como uma estratégia do príncipe regente. Tem boas historias sobre a família real no nosso pais. Parabéns, bom vídeo, traga mais sobre a historia do Brasil, comecei lendo esse livro que citei e já fiquei curioso para ler os outros dois do mesmo autor e para saber mais sobre a historia do nosso pais. Como gaúcho, poderia ter logo depois um vídeo sobre a guerra dos farrapos. Abraço
Os avecs levaram nas bentas haha Orgulho em ser português! E nós do Porto, Cidade A Invicta, ainda fomos mais bravos e não deixamos os franceses sequer entrarem na cidade
goldfingerhardcore depois fuderam com tudo forçando Dom João a voltar pra Lisboa, se ele tivesse ficado no Rio não teria acontecido a total independência e provavelmente seríamos uma commonwealth portuguesa.
Otávio Augusto não é verdade. O Brasil já tinha alguma vontade em ser independente e sendo um país tão rico em recursos e no início do capitalismo, era mais do que expectável que as elites da altura quisessem proclamar uma Independência cedo ou tarde. Commonwealth não é nada de especial, pelo menos não a britânica.
Mas a Baía de Todos os Santos também era bem defendida. Principalmente que o centro de Salvador fica para dentro da Baia. Já a orla marítima era bem fortificada e tinha um dos maiores portos do Brasil na época.
Zimotic Basileos A baia de salvador é maior que a do Rio que é mais fechada e mais fácil em tese de defender, e Salvador não tem a vantagem estratégica da geografia dos morros (terreno alto). Mas na opinião, ter escolhido Recife teria sido tão bom quanto, vide o prestigio que lá teve aos olhos dos Neerlandeses (holandeses) e o quão complicado foi tirá-los de lá.
Zimotic Basileos Porto Alegre se não fosse tão longe do disputado Nordeste teria sido interessante também. Já aqui em São Paulo acho que nem vingaria talvez, parafraseando o texto de um Carioca que li e concordo "Se São Paulo tivesse sido capital, não teria essa arrogância provinciana de independência da Coroa".
Tb tem o fato dos paulista sempre terem um sentimento nacionalista, do jeito que eram cuzão poderiam se aliar a frança kkkkk '' deixando claro que sou paulista''
Joseph Jones Sou paulista também e concordo. Até admito que embora tente não ser arrogante, quando vejo alguém falando mal de SP sem conhecimento de causa o "espírito Bandeirante MAIS de 30% do PIB" vem a tona kkkkkkkk
Fala cara! Parabéns pelos vídeos e pelo canal, é de muita qualidade e informação. Gostaria de aproveitar e deixar aqui uma sugestão de tema: - A conquista do Pólo Sul e as tentativas que falharam até lá, principalmente sobre o explorador Ernest Shackleton e a proeza e sua jornada pela sobrevivência, digna de nota, bem como a de Robert Falcon Scott, que faleceu na viagem. Um grande abraço!
Como sempre, um ótimo vídeo. Apenas uma observação: em vário momento, o Filipe se refere ao "príncipe-regente Dom João VI" - enquanto era regente, o nome era apenas Dom João. Somente após ele se tornar rei, em 1818, é que recebeu o numeral romano - "D. João IV".
Felipe, sou de Itu-SP, falam que é o berço da república e tem algumas casas muito antigas no centro da cidade e dizem que a família real morou nessas casas, quanto disso é verdade ou "exagero" ?😂 Obrigado.
Desde muito cedo aqui foi visto pela casa real portuguesa como local de possível refugio. Durante a Guerra da Restauração (1640 - 1668) em que os portugueses lutaram contra a Espanha pela independência de Portugal, havia planos de que em caso de impossibilidade de vitória Don João IV e seus seguidores se refugiriam na colonia luzo-americana que hoje é o Brasil, de onde reuniriam forças novamente.
Gabs A.B Santana o Brasil não teria andado pra frente. Hoje São Paulo é a capital rica do país, mas nada disso teria acontecido sem a migração da mão de obra de outros estados pra cá, no início do século passado.
Pra quiser acompanhar uma série majestosa sobre as cruzadas e o Brasil daquela época indico o canal "Brasil Paralelo" na playlists vc achará a última cruzada entre outras informações necessárias p formação de seu caráter e conhecimento
Filipe agradeço aos esclarecimentos aos inscritos do Nerdologia, deste tema que a mim é tão valioso como historiador. Cabe a pergunta: Onde se iniciou estes esteriótipos e ideias de um D.João fraco e covarde? Agradeço a atenção.
Os civis portugueses que ficaram também tinham essa ideia, pelo fato de se sentirem abandonados pelos Rei. Tanto que depois da derrota do Império Napoleônico, ocorria uma disputa em Portugal entre os que queriam a volta imediata do rei e os que não queriam.
os próprios portugueses, portanto os brasileiros não é culpado por também acusa - lo de covarde. Vide a Revolução do Porto; exigência da corte de Portugal pelo retorno de Dom João e sua família.
MrOberdriverr e Adronf Fan, vocês têm razão no que dizem em parte. Houve uma sensação de "abandono", não há como negar, mas ninguém o ridiculariza por aqui. À luz actual o que vemos são civis aguerridos que defenderam a pátria mesmo sem o rei. Existiram três momentos: O primeiro, o de resignação por entendermos os motivos de D.João VI e também porque dá ordem de não resistir às tropas napoleónicas para que mais sangue não seja derramado. O segundo momento que foi o de revolta, bastou que o primeiro francês a hasteasse a bandeira em Lisboa que se lançou um tumulto e população se revoltou e defendeu, organizando-se em guerrilhas de Norte a Sul do país. Os Ingleses ajudaram, mas infelizmente, desta vez não estiveram no seu melhor. O terceiro momento, a não submissão às tropas inglesas. Expulsos os franceses, que tudo bem, os ingleses ajudaram, mas em boa parte foi graças aos civis que unidos se valeram do que tinham, desde machados a arados o que fosse, aos ingleses custou-lhes deixar o território português e acharam que podiam dar ordens. Isto a população portuguesa não admitiu e exigiu a D. João VI a volta para que se soubesse que tínhamos um rei e se expulsassem definitivamente os ingleses do solo português. Este para nós é dos episódios mais tristes da nossa História, não nos rimos com ele, entristecemos-nos. Quem conhecer a Historia de Portugal desde a sua fundação, entenderá bem melhor porquê. Temos muito , muito orgulho na nossa História, este episódio foi triste para nós. Bem hajam
Felipe, só um dado. a Família Real Espanhola também tinha essa mesma meta de transferir as cortes para a América na capital de Nova Espanha, a cidade dos Mexicas onde hoje está a Cidade do México ou mesmo para Santa Fé de Bogotá, capital do Vicerreinado de Nova Granada, Atual Colômbia. Aliás, um tema legal seria os Vicerreinados da Espanha: Nova Espanha, Nova granada, Peru e del Prata e capitanias gerais de Cuba, Chile, Equador e Venezuela. Vou procurar aqui se já não o fez. Caso contrário, fica a dica e somos gratos! Abração.
O Brasil nunca foi Colônia de Portugal! Foi a melhor escolha q o rei poderia ter feito. Com certeza. A verdadeira história do Brasil é linda, pena que essa educação república esconde isso do seu povo para que já cresçam sem amor a pátria, para que fiquem mais suscetíveis a não lutar pelas coisas que acontecem aqui, odiar o seu país faz com que vc não se mova pra nada, deixando livre o caminho para esses corruptos. Acompanhem Brasil Paralelo no RUclips. Vejam como temos história e cultura.
linda? Pré-chegada dos portugueses: pais composto somente por uma população insignificante de indígenas malucos que não trouxeram absolutamente nada de útil pro país como os Astecas, Maias e Incas fizeram. Chegada dos portugueses: roubo na cara dura. Época colonial: Roubo na cara dura + exploração do território que não pertence a eles + destruição da cultura original Primeira Monarquia (D. Pedro I): Um rei que tava mais preocupado em beber e pegar mulheres do que governar. Simplesmente rídiculo Segunda Monarquia (D. Pedro II): Bom governante, mas frouxo demais. Faltava punhos de ferro para governar Inicio da Republica: Golpe covarde de republicanos Ditadura Militar: Tomada do poder por covardes e porcos militares que só fuderam o pais Republica: governo lixo influenciado pela merda da esquerda e pelo lixo imundo do Bolsonaro não teve nenhum momento no Brasil que a história é linda. E melhor crescer sem amor a patria, do que crescer amando a patria e apoiando o Lula e o Bolsonaro. Além do mais, Brasil Pararelo é péssimo. Canal de História sem historiador
@@coracaodeleao6596 melhores colonizadores é que nem melhor carcereiro. No final, fez o que fez pelo lucro que tinha nisso. Tanto é que você está falando que o império brasileiro foi o melhor sistema que o brasil teve, sendo que ele só existe por causa da proclamação da independência.
@@coracaodeleao6596 é você sim que está falando. Historiadores sérios não fazem afirmações rasas assim. Dizer que um sistema baseado em exploração, com parte da população escrava, foi o melhor sistema de governo que o Brazil, COM Z? já teve?
No sé escribir en portugués pero quiero decir que este canal es genial. Los contenidos son súper interesantes. Un saludo desde Colombia.
Felipe Romero me encanta Medellín
João Elias Fonseca Lo peor es que nunca he ido :'v
Ola!
Felipe Romero te indico o canal "Brasil paralelo" lá você vai achar um conteúdo majestoso e monárquico
Cartagena de las Índias muy linda 😊
"Foi o único que me enganou", Napoleão Bonaparte falou isso sobre Dom João VI.
Faltou citar isso no vídeo.
n sabia dessa
Fonte?
@@pokejhonnie você acha que tem ?
Exatamente... Napoleão escreveu isso mesmo quando estava no exílio na ilha de Santa Helena.
Nerdologia: Invasão holandesa ao Nordeste
muuuu os holandeses deveriam nos colonizar muuuuu
Apoio
coloniza noiz!
caraca nego nao sabe q a holanda invadiu o nordeste O.o
Isso aí, up
Acho muito legal o Nerdologia trazer vídeos tratando a história do Brasil, aparentemente os próprios brasileiros não se emportam muito e até desprezam os fatos históricos relacionados a nossa terra, acho esse desinteresse muito triste, mas fico feliz em ver vídeos como esse.
De quebra seria interessante focar na história de alguns Estados brasileiros, como MG e PE.
E quem disse que ele não dá?
Deus não tem documentação de nada, o máximo que dá para fazer é estudar a cultura deles
Você deveria se "emportar" mais com a língua portuguesa!
"Emportar" foi facada ein, inteligentinho!
*Historia do Brasil é tão boa, pena que muitos não vêem isso...*
Não existe história ruim, apenas mal contadores ou ouvintes desinteressados. O que eu creio que não é o caso do nerdologia.
Azaghal o anão super saiyajin
Até um certo ponto. EU acho a história do nosso país muito legal e interessante até 15 de novembro de 1889. Depois disso, só MERDA. Sim, eu sou monarquista.
Matheus Andrade Creio eu quê o termo certo e monarquista meio caro.
Jovem Azaghal Ashuashuashuashuahsu obg por me corrigir colega...
cara tenho uma dúvida ( sincera e sem desejo de tripudiar ninguém ) Mas como um pais multietinico teria uma familia real ? tem noção que só gente branca norte europeia que teria o poder no pais ? como lhe dar com isso ?
por favor , fala sobre as colonias portuguesas na África
up
up
up
up
UP
AGORA SIM essa vinda da corte para o Brasil faz sentido para mim, sempre achei estranha essa afirmação de que eles simplesmente fugiram.
Entendo que os professores muitas vezes encurtam o assunto para dar o tempo de passar a matéria, e fico feliz por conhecer canais como esse que me ajudam a saber mais sobre as coisas, mas fico triste por muita gente não saber o quão incrível pode ser a historia e as demais ciências só porque não conheceram da forma mais apropriada.
Acharia interessante se vocês fizesem um vídeo sobre estilos músicais, sobre o nascimento do Rock e ás mudanças culturais que foram surgindo a partir deles. É um tema que renderia vários vídeos sobre o movimento Punk e Grunge por exemplo.
Apoiado, tem o Rock Progressivo também
boa, e sobre como os acontecimentos históricos influenciaram esses movimentos
up
Apoio! E que tenha um sobre rap/hip hop também!
Up
Esse vídeo me ajudou a confirmar o que eu já tinha lido no livro 1808. Realmente foi a relação entre Portugal e a Inglaterra que impulsionou essa decisão, sendo estratégica e não apenas covardia. Pelo que percebi no livro, apesar de ser tímido e ter medos bobos, como o de caranguejos, Dom João era mais inteligente do que aparentava. Acredito também que, se isso não tivesse ocorrido, a nossa independência talvez nunca acontecesse. Muito interessante esse assunto.
Vocês deveriam fazer um Nerdologia sobre a independência de Timor-Leste, o primeiro país a seguir no século XXI. Timor-Leste foi colônia de Portugal de 1512 a 1975. Quando proclamou sua independência, em 27 de novembro de 1975, foi ocupado ilegalmente, 9 dias depois da proclamação, a Indonésia o invadiu com ajuda bélica dos EUA. O país ficou sob domínio arbitrário da Indonésia de 1975 a 1999, período no qual foram assassinados mais de 250 mil timorenses, foi um verdadeiro genocídio. Após a retirada do exército indonésio, Timor-Leste ficou sob administração transitória da ONU de 1999 a 2002, quando foi governado pelo administrador transitório Sérgio Vieira de Mello, brasileiro diplomata da Nações Unidas. Em 20 de maio de 2002, foi restaurada a independência timorense. Fatos interessantes: em 1991, o jornalista britânico Max Stahl gravou o Massacre de Santa Cruz, fato que acendeu a chama da questão timorense, porque as imagens comoveram o mundo gerando protesto contra a invasão em Portugal, na Austrália e nos EUA; em 1996: dois timorenses são agraciados com o Nobel da Paz, José Ramos-Horta (ativista político) e Ximenes Belo (bispo de Díli). Não se esqueçam de associar a invasão indonésia à Guerra Fria e falar sobre Xanama Gusmão, "o Nelson Mandela" de Timor-Leste. Qualquer coisa, deixo minha monografia à disposição de vocês, para ajudar na construção do vídeo.
1808 é um livro do Laurentino Gomes que conta essa história, ver esse nerdologia me deu até uma nostalgia sobre esse livro
Jimmy Escobal Gostaria de recomendar livros sem um leve tom de esteriótipos que "1808" mostra: o "Dom João VI no Brasil" de Oliveira Lima, ou a biografia "Dom João VI: um príncipe entre dois continentes."
Parabéns pelo vídeo. É de suma importância que vídeos iguais a este tenham divulgação, pois fazem um papel que as escolas não fazem mais. A história do Brasil é contada (na mídia convencional e partes da rede de ensino) de maneira a levar todos a acreditar que nossa herança é o fracasso e a covardia. É dever de todos, que sabem que nossa nação é altiva e valorosa, transmitir esta informação e combater a degeneração de o que realmente significa ser um cidadão brasileiro.
Show um dos poucos canais que falam da história do Brasil valorizando seus importantes personagens históricos e não os reduzindo a figuras medonhas!
Bem lembrado o fato de Franceses invadirem Portugal atrás de sua marinha mercante, que apesar de pequena, era bem aparelhada. Muitos professores que tive não sabia dessa detalhe
Dom João foi estrategista!!! Ele não tinha exército suficiente para derrubar Napoleão!!!
👍💪
Ele não precisava, só precisava se defender o que o povo portugues fez mesmo sem ele estar la
Se ele tivesse com o povo, e sido derrotado não existiria mais Portugal, mas ao toma a decisão de vim para cá, mesmo o povo de lá perdendo, Portugal ainda existiria. Por isso foi estrategista.
H Gam.C Pois é, daí ficaram só os civis lá pelo que sabemos...
Cara, sabia que o exército português ficou lá né? E foram derrotados ridiculamente. Só quando os ingleses chegaram que conseguiram libertar totalmente Portugal
Neste exato momento, em que eu me encontro ultimamente na atual fase da minha vida ,tenho apenas as minhas palavras digitadas para expressar e transmitir nesse mundo virtual que eu aprecio, admiro e gosto bastante chamado RUclips ,somente o meu muito obrigado sempre e um grande abraço fraterno de felicidade, admiração, parabéns e de muito obrigado a todos(as) os(as) idealizadores(as) do canal.
A minha enorme gratidão e consideração, em poderem privar(tirar) de seu tempo para produzir, editar , postar e compartilhar de seu conhecimento e consequentemente sua sabedoria com um conteúdo tão importante ,no formato de vídeo com a boa intenção, voltado e visando a nossa formação intelectual, social, psicológica ,moral e humana .✔
Sou professor de História! E adoro seus vídeos! Espetacular como sempre. Obrigado!
Esses vídeos são muito introdutórios, trazem o conteúdo de uma maneira simples e objetiva. Espero que ele mim ajude no meu seminário.
Não sei se é possível, mas seria ótimo um Nerdologia sobre o Dr. Eneas.
Olá. Sou aluna da Estácio e cheguei ao seu vídeo por um link na aula EAD para falar sobre a chegada da família real no Brasil. Adorei a sua forma de explicar com ilustrações super divertidas, práticas e eficazes! Parabéns! Já me inscrevi no canal!
O dia da chegada da Família Real no Brasil é também o dia do Corpo de Fuzileiros Navais. Eles eram os únicos militares de carreira da Marinha e vieram embarcados fazendo a segurança da família. Participaram decisivamente na guerra contra a Guiana Francesa.
Acho maravilhoso conhecer nossa história dessa maneira clara e didática. Obrigada
Brasil e Portugal: Dois países, uma raiz!
nada disso, a raiz portuguesa é outra e a república no Brasil tem feito tudo para afastar o povo brasileiro de Portugal e da sua cultura
@@malgueira10 tanto que depois disso vieram muitos alemães e italianos, o Brasil deixou de ter apenas uma linhagem e virou berço de todas as etnias
@@colosseumzelelé não, tornou-se terra sem berço e sem génese, actualmente a identidade brasileira/o sentimento de pertença é a cultura funk faveleira
"O Quinto dos Infernos" com Marcos Pasquim de D. Pedro I é a melhor adaptação áudiovisual deste período glorioso de nosso "Salve, Salve, Brasil".
Muitos muitos parabéns pelo excelente vídeo!
Quem quiser saber mais sobre esse assunto tem que ir no canal do BRASIL PARALELO! Muito bom esse canal cheio de conteúdo!
Up
Brasil Paralelo, pior canal. Se baseia em AUSÊNCIA DE FATOS para formular teses.
Zói de Lênin seu cu...
jefferson milagres extrema direita? Sério? Kkkk tá bom né!
Fabricio oliveira fernandes kkkkkk wtf
Faz um Nerdologia sobre o petróleo, com o Atila explicando a parte científica(como foi formado, etc) e o Felipe a parte histórica(importância e o descobrimento).
Ave Império, Ave Glória!
Acho que a gente estaria bem melhor deitado na rede, plantando mandioca e comendo peixe kkkkk
Meu ovo
Republicano é merda.
Samuel Fernandes, q?
Samuel Fernandes é, o Império do Brasil não ia evoluir não neh...
Meu Deus, o Nerdologia tá cada dia melhor. Parabéns Felipe pela dedicação q vc da aí canal. Sempre trazendo, super bem explicado, apesar de curtos esses vídeos maravilhosos q nós dão um outro aspecto sobre o assunto. Amo demais assitir vcs. 😍😍👍👍😁😁😘
adoro o material de vcs,continuem focando em história ♥♡
Adoro o nerdologia de história, gosto muito quando o assunto é sobre a monarquia principalmente no Brasil, aprecio bastante a história do Brasil.
D. João VI não queria voltar a Portugal. Só voltou despois de muita enchensão de saco dos portugueses.
Várias revoluções estavam armadas para Portugal, foi necessário ele ter voltado
@@MrDouglassantista Deveria ter deixado Portugal virar uma republiqueta
Ótimo programa Felipe, como sempre bem elucidativo. É importante ressaltar também que outra motivação da a ajuda da Inglaterra para Portugal foi a busca de novos mercados. Assim que D. João chegou ao Brasil foi decretada a abertura dos portos e consequentemente o Brasil virou destino de diversos produtos manufaturados vindos da Inglaterra em plena Revolução Industrial. Assim como, exportador de produtos manufaturados, sendo que, este era proibido de possuir manufaturas antes da vinda da Família Real.
Claro , quem mais concorreu para o fim da escravatura foi a invenção da maquina a vapor.
interessante também lembrar que a abertura dos portos capitaneado pelo Visconde de Cairu é uma medida que desagradou enormemente os ingleses, não é à toa que assim que Strangford chega ao Brasil iniciam-se os trabalhos para eliminar a abertura do portos em favor de um tratado desigual de comércio.
A abertura dos portos de 1808 foi uma medida liberal concebida por José da Silva Lisboa, grande leitor de Adam Smith e no momento da chegada da família real ele era abertamente liberal - depois, com o medo do republicanismo, ele vai ficando cada vez mais conservador e mais lelé.
A historiografia antiga que escrevia sobre a questão como sendo de interesse da Inglaterra se esquece de que o tratado secreto firmado entre PT e ENG em 1807 teve os conteúdos referentes à comércio VETADOS por portugal, a medida de 1808 é forjada por forças completamente diferentes, uma comitiva sai de Salvador para abordar a família real ainda em trânsito para lhes transmitir entre outras coisas a proposição da abertura dos portos.
vale lembrar também que neste breve período de liberalismo (1808-1810) laços comerciais significativos estavam se sedimentando com os EUA, com a Suécia e com a Àustria. Isso tudo acaba com o tratado de comércio de 1810.
Não ficou mto claro o motivo da mudança da capital de salvador para o Rio, já que a Bahia é geograficamente mais próxima de Lisboa. Essa é uma dúvida que tenho a bastante tempo e durante o curso de História tem sido motivo de discussão entre meus professores, se puder dar um breve comentário sobre ou indicar leituras seria interessante
Vitor Nunes Leia o livro 1808.
A mudança de capital ocorreu (salvo engano) no contexto da descoberta das minas em Minas Gerais, o Rio era mais próximo e de melhor acesso para a fiscalização e escoamento da produção de pedras preciosas para serem mandados a Portugal por meio do porto no Rio.
Lucas Kenji mas com as invasões napoleônicas o comércio Brasil-Lisboa foi interditado até 1814, o único documento que fala sobre a mudança da capital é um decreto que diz apenas a capital deve ser mudada para o Rio de Janeiro, ainda no final do século 18, por isso a dificuldade de entender esse processo, sabe
Moscou é a capital porque sempre foi a capital, só mudaram para São Petesburgo quando tentaram modernizar a Rússia, qual o ponto de ter a capital no meio de lugar nenhum?
Vitor Nunes nfkc
Cara, eu adoro o Nerdologia! Primeira vez que eu vejo essa história ser contada com motivos sócio-econômicos por trás. Muito bom e continuem com o excelente trabalho!
Muito bom! Levando a realidade de nossa própria história com qualidade e não com aquele desdém da Globo
novela é uma versão ficticia da realidade
Uma bela interpretação de história, estou fazendo um trabalho sobre A vinda da família real ao Brasil em 1808, e eu farei uma prova dia 04/04 e vou estar preparado ao ver esse vídeo, muito obrigado ganhou um inscrito sua interpretação é muito boa meus parabéns, semana passada tirei uma ótima nota e depois desse vídeo irei tirar outra nota boa, claro vou repetir esse vídeo umas 30 vezes kkk pra entender perfeitamente!!
Brasil não era nada, é apenas mais colonia, após a vinda da família Real o Brasil virou Reino, e começaram a modernizar todo o país, resumindo, Dom João VI foi muito importante por país e teria ficado nele se não fosse o parlamento português da época. Apenas ignorantes não sabe da sua real importância.
H Gam.C vdd
Vdd
Não era "nada" foi um baita exagero. Pelo contrário, o Brasil do ponto de vista econômico foi fundamental para os portugueses. O ciclo do ouro que havia terminado alguns anos antes da chegada da frota portuguesa em 1808 era o que praticamente mantinha de pé boa parte da economia lusitana.
De fato, D. João contribuiu para essa modernização do Brasil. Entretanto, praticamente durante todo o império, essa modernização se manteve focada quase que exclusivamente no Rio de Janeiro, sendo que outras províncias ficaram praticamente abandonadas (razão inclusive para diversas revoltas durante o governo de D. João VI, D. Pedro I, Regência e Pedro II).
Vdd
Reubert Marques verdade, mas as revoltas naquela época era normal, lembrando de os nossos países vizinhos era todos unidos quando eram colônia da Espanha, após a queda da Espanha todos eles se separam porque não haviam uma ligação entre eles, Espanha era o que mantinha unido, e ia acontecer a mesma coisa aqui, se não fosse a chegada da família portuguesa.
Seria legendário se tivesse uma playlist do nerdologia de história sobre os gênios que contribuíram com o avanço da ciência
Muito bom o vídeo, mas gostaria de tirar algumas dúvidas: Li em algum lugar (não me lembro onde) que a população portuguesa se sentiu meio que traída pela família real, ao fugir no clímax do combate. Isso procede? Chegou a gerar alguma revolta interna? E como ficou a administração da terra portuguesa?
Como monarquista digo que foi uma incrível explicaçao
Recomendaria também a série de documentários Brasil: A Última Cruzada, produzida pelo Brasil Paralelo, cujos episódios são disponibilizados gratuitamente no site deles e no canal do YT deles.
SabryGamer camarada tá de sacanagem recomendando um troço cheio de revisionismo histórico de última categoria, certo? Qualquer interessado no assunto deve buscar os bem fundamentados no método e creditados de respeito pela academia. De Sérgio Buarque de Holanda à Boris Fausto, até um Laurentino Gomes vai. Gente competente que respeita a historiografia e que dela não faz sensacionalismo histérico carregado de um difuso ódio macartista como esse pessoal que você gosta faz com gosto.
Ótima sugestão, quebra vários mitos e mentiras.
Gabriel souza cara voce não é o dono da verdade
são vídeos baseados em especulações sem nenhum respaldo na historiografia.Presta mais um desserviço do que ajuda na compreensão de nossa história. É preciso ter cuidado com esse material.
Famoso dono da verdade hehehe, só digo uma coisa a ideia do Brasil Paralelo e justamente essa, trazer uma visão diferente e nova.. com novos dados e fatos, que até mesmo fazem mais sentido historicamente falando, pelo menos para minha pessoa... mas enfim o debate sobre isso e sempre interessante, ver pontos novos sobre algo que supostamente, já estava consolidado ... Mas acho o trabalho de historiografia deles bem feito SIM, se você não concorda ou acha "macartista", e opinião sua.
Parabéns pelo excelente vídeo!! Façam um Nerdologia sobre Napoleão!!!
Canal do Slow tem um vídeo ótimo sobre ele. ;)
Marcela Braga Vlw!!
No minuto 04:27 no vídeo, a mapa da Oceania não é a localização da Índia, mas é do Timor Leste. Um país ex colônia Portuguesa que tem história interessante sobre o seu descobrimentos pelos portugueses em 1512. É um local onde eu moro, sou fan do canal. Abraços
Moniz MC Portugal também tinha uma colônia nas Índias: Goa.
jrmallet eu estava referindo ao mapa que eles colocaram no video. Sim conheço, sim, além da Goa na Índia, os portugueses também ficaram alguns anos na região indonésio em Maluku (uma cidade indonésia) antes de chegar em Timor Leste.
Abraços do Brasil!
apenas mais um Diogo. Morei 5 anos aí fazendo faculdade e fui muito feliz, amo Brasil. Muita saudades! Vlw
Moniz MC Daqui de Portugal um abraço gigante para Timor Leste! No nosso coração Sempre!
Recomendo o livro 1808, de Laurentino Gomes para aqueles que querem conhecer um pouquinho mais sobre a chegada dos portugueses 😉
O Nerdologia é muito melhor
Você mencionou que o Brasil tomou a Guiana Francesa, poderia falar mais sobre ela e o Suriname? são tão pouco comentados que até cai no esquecimento a sua existência.
Maravilhosa a história do Brasil, obrigado pelo vídeo.
4:06 Qual a escrita certa da cidade dinamarquesa? Copenhagen, Copenhague ou Kopenhagen?
Thiago Vasconcelos tanto faz
É København!
Copenhagen
Vocês fazem as coisas mais difíceis parecerem divertidas!
Nerdologia: A história do Cangaço
li "a história do cagaço"
joao vitor rossi de uma olhada no canal o cangaço na literatura. Vai gostar.
Thiago Peterson Vou conferir.
Up
Up!!
Muito esclarecedor o Nerdologia de História está de alto nível .
Nerdologia: Guerra do Paraguai.
Vlw. :)
Upzão
up
Down
up
Estudando com um canal que gosto,melhor coisa
Portugal tinha colônia em Macau, na China, também.
Macau era oficialmente parte da China até o meio do século XIX
Macau foi oferecida aos portuguesa pelos chineses. Em troca, protegíamos a China dos piratas ingleses e holandeses. É uma história muito bonita a de Macau Portugal para quem quiser pesquisar. Bem como Nagasaki , Japão, também foi oferecida a Portugal. Esta ultima acabou mais cedo, mas a História é belíssima também e comoventemente lembrada pelos Japoneses, mais do que nós em Portugal até.
Bem hajam :)
Macau foi OFERECIDA aos portugueses pelo Imperador da China em reconhecimento do combate que os portugueses deram aos piratas no mar da China
Puuuullllllta Felipe!!!!
Abriu muito minha mente...
Excelente vídeo..
Nerdologia: Barba Negra
joao vitor rossi nerdologia: yami yami no mi
joao vitor rossi Tem um sobre os piratas onde ele menciona isso
Cara estou impressionado de vc ainda não ter feito um vídeo falando sobre a guerra do Paraguai.
*Nerdologia - era dos Ninjas e Samurais*
Ninja é do Japão
UP
Ou sobre myamoto musashi
Sengoku Jidai!!!!!
Lucas Gabriel é do Japão sim
Em 1922 o Presidente de Portugal António José de Almeida vai ao Brasil com uma ilustre comitiva e num dos seus celebres discursos, no Congresso agradece ao povo brasileiro terem aceite a sua independência oferecida por Portugal sem um tiro , sem briga mas de coração aberto de amor. Talvez único exemplo que fica na historia e dai a amizade que ficou para sempre de Portugal -Brasil.
Por favor, fale sobre os bandeirantes e as bandeiras paulistas
Chegou em boa hora, amanhã irei fazer uma prova de história e o assunto é esse.
Filipe, em 2:30 você falou sobre um acordo secreto entre franceses e espanhóis, o Acordo de Fontainebleau, no qual os mesmos dividiriam entre si o território português como consequência de uma invasão conjunta. O que é "Reino Satélite", que você citou sobre a Espanha? Já agradeço pela atenção e por seus ótimos vídeos.
Satelite man é tipo vassalagem
O território Português seria Satélite(Vassalo-"Colônias"(ASPAS) da Espanha.
A Espanha depois que foi invadida por Napoleão, se tornou um reino satélite do Império Francês, Napoleão colocou um partente seu da Casa Bonaparte para reinar sobre a Espanha, isso ocasionou as independencias dos países da América Espanhola nessa época, e ele pretendia fazer o mesmo em Portugal, logo, se a Família Real tivesse ficado e lutado, a ideia de um Brasil unido nunca teria se concretizado, seriamos hoje vários países independentes.
No livro 1808 traz um relato de que as tropas de napoleão não eram tudo isso, chegaram em Portugal com fome e toda esfarrapada, e que se D. João tivesse ficado e lutado teria vencido elas fácil. Mas a sua colocação foi muito bem colocado como uma estratégia do príncipe regente. Tem boas historias sobre a família real no nosso pais. Parabéns, bom vídeo, traga mais sobre a historia do Brasil, comecei lendo esse livro que citei e já fiquei curioso para ler os outros dois do mesmo autor e para saber mais sobre a historia do nosso pais. Como gaúcho, poderia ter logo depois um vídeo sobre a guerra dos farrapos. Abraço
SUGESTÃO: A independência do Brasil na Bahia (que é comemorada no 2 de Julho)
ele normalmente faz isso perto da data, recomenda no Nerdologia do dia 26 de junho
valeu! vou fazer isso (tomara que eu lembre haaha)
Zdl zwundvirsg gmh
Nau de linha na minha opinião são os navios mais bonitos, caravela da idade moderna com um tamanho colossal é muito bonito.
Os avecs levaram nas bentas haha Orgulho em ser português! E nós do Porto, Cidade A Invicta, ainda fomos mais bravos e não deixamos os franceses sequer entrarem na cidade
goldfingerhardcore depois fuderam com tudo forçando Dom João a voltar pra Lisboa, se ele tivesse ficado no Rio não teria acontecido a total independência e provavelmente seríamos uma commonwealth portuguesa.
Otávio Augusto não é verdade. O Brasil já tinha alguma vontade em ser independente e sendo um país tão rico em recursos e no início do capitalismo, era mais do que expectável que as elites da altura quisessem proclamar uma Independência cedo ou tarde. Commonwealth não é nada de especial, pelo menos não a britânica.
Que bom que você tem algo à se orgulhar, é raro achar isso no Brasil
Gabs A.B Santana se tem coisa que português tem é orgulho na sua história. Apesar de pequenos teremos sempre esse orgulho 😊
José Silva, confirmo e subscrevo :)
Abraços de Guimarães
amei aprendendo cada vez mais, sobre a vinda da chegada a família real no brasil.
Acho que escolheram o Rio por conta da baia de Guanabara e dos morros e da distância de Portugal, que dificultaria uma invasão.
Mas a Baía de Todos os Santos também era bem defendida. Principalmente que o centro de Salvador fica para dentro da Baia. Já a orla marítima era bem fortificada e tinha um dos maiores portos do Brasil na época.
Zimotic Basileos A baia de salvador é maior que a do Rio que é mais fechada e mais fácil em tese de defender, e Salvador não tem a vantagem estratégica da geografia dos morros (terreno alto). Mas na opinião, ter escolhido Recife teria sido tão bom quanto, vide o prestigio que lá teve aos olhos dos Neerlandeses (holandeses) e o quão complicado foi tirá-los de lá.
Zimotic Basileos Porto Alegre se não fosse tão longe do disputado Nordeste teria sido interessante também. Já aqui em São Paulo acho que nem vingaria talvez, parafraseando o texto de um Carioca que li e concordo "Se São Paulo tivesse sido capital, não teria essa arrogância provinciana de independência da Coroa".
Tb tem o fato dos paulista sempre terem um sentimento nacionalista, do jeito que eram cuzão poderiam se aliar a frança kkkkk '' deixando claro que sou paulista''
Joseph Jones Sou paulista também e concordo. Até admito que embora tente não ser arrogante, quando vejo alguém falando mal de SP sem conhecimento de causa o "espírito Bandeirante MAIS de 30% do PIB" vem a tona kkkkkkkk
Fala cara! Parabéns pelos vídeos e pelo canal, é de muita qualidade e informação.
Gostaria de aproveitar e deixar aqui uma sugestão de tema:
- A conquista do Pólo Sul e as tentativas que falharam até lá, principalmente sobre o explorador Ernest Shackleton e a proeza e sua jornada pela sobrevivência, digna de nota, bem como a de Robert Falcon Scott, que faleceu na viagem.
Um grande abraço!
Bem interessante o tema. Realmente isto mudou muito a historia do Brasil,que fundou o primeiro banco e os correios do país.
Poderia recomendar uns filmes sobre História de Napoleão Bonaparte, e as várias guerras que aconteceram aqui no Brasil
*Império Português é MUITO FODA. Primeiro que foi o primeiro Império global do mundo, acabou e só veio acabar em 2000...*
Como sempre, um ótimo vídeo. Apenas uma observação: em vário momento, o Filipe se refere ao "príncipe-regente Dom João VI" - enquanto era regente, o nome era apenas Dom João. Somente após ele se tornar rei, em 1818, é que recebeu o numeral romano - "D. João IV".
"Chalaça, segura minha camisa"
Vitor Eller Pedrinho mão de martelo.
joao vitor rossi Muleque porradeiro
Kkkkk
Muita coisa começou a fazer sentido depois desse Nerdologia História.
Ave Império!
OtakuBKツ seu cu
AVE STRUZ
Ave glória! Ave império!
AVE FÊNIX
Ricardo Silva Cresce
Que tema interessante. Já tinha estudado e apresentado sobre isso.
E eu tava comendo coxa de frango enquanto assistia o vídeo 🤣🤣
Ótimo vídeo por favor fale sobre a volta de D. Pedro 1 a Portugal.
"Portugal não foi à guerra, tampouco se acorvadou; Portugal pôs um pano branco sobre si, Portugal mudou-se"
Fez uma retirada estratégica. Por que, os franceses não quiseram uma guerra no mar contra Portugal?
Napoleão arregaçou a família portuguesa e Portugal kkkk, Napoleão mito
@@vinicius27837 nem comseguiu por as mãos. E, Napoleao só tinha uma exército bom, pois, sua marinha era fraquissima.
Seria bem legal fazer um nerdologia de história sobre as sufragistas e a luta pelos direitos das mulheres.
Napoleão nunca esqueceu Dom João VI, numa carta escrita na prisão ele escreveu sobre o rei português: -Foi o único que me enganou.
Como Assim só 200 anos...incrivel como o tempo pasa rapido demais
Felipe, sou de Itu-SP, falam que é o berço da república e tem algumas casas muito antigas no centro da cidade e dizem que a família real morou nessas casas, quanto disso é verdade ou "exagero" ?😂 Obrigado.
Quem quiser uma fonte fantástica sobre o tema recomendo o livro 1808, muito bom e de facil leitura
faz um nerdologia sobre COMUNISMO
Leandro Guedes que fome...
Colunismo Prestes...
É um tama muito amplo
Boa, seria bem interessante!!!
Coluna de Paris também !
Façam , ppr favor, um nerdologia sobre a escolha e criação de Brasília.
Nerdologia, pq quando cortamos o dedo e sai sangue, naturalmente e sem pensar muito colocamos na boca? Tem algum sentid?
Tata Martins de Sousa eu nunca fiz isso
Na esperança que a saliva, possa aliviar a dor!!
A saliva ajuda na cicatrização!
Desde muito cedo aqui foi visto pela casa real portuguesa como local de possível refugio. Durante a Guerra da Restauração (1640 - 1668) em que os portugueses lutaram contra a Espanha pela independência de Portugal, havia planos de que em caso de impossibilidade de vitória Don João IV e seus seguidores se refugiriam na colonia luzo-americana que hoje é o Brasil, de onde reuniriam forças novamente.
Também é importante salientar que a vinda do Imperator ajudou a manter o Brasil unificado, pois várias regiões planejavam independência.
Eu nunca cheguei em uma conclusão sobre isso, se seria algo bom ou ruim...
Gabs A.B Santana o Brasil não teria andado pra frente. Hoje São Paulo é a capital rica do país, mas nada disso teria acontecido sem a migração da mão de obra de outros estados pra cá, no início do século passado.
Pra quiser acompanhar uma série majestosa sobre as cruzadas e o Brasil daquela época indico o canal "Brasil Paralelo" na playlists vc achará a última cruzada entre outras informações necessárias p formação de seu caráter e conhecimento
A chegada da família real AO Brasil 😉
Perfeito! PARABÉNS pela análise real !!
Filipe agradeço aos esclarecimentos aos inscritos do Nerdologia, deste tema que a mim é tão valioso como historiador. Cabe a pergunta: Onde se iniciou estes esteriótipos e ideias de um D.João fraco e covarde? Agradeço a atenção.
Lucas Kenji teve uma novela ou minissérie da globo que o retratou assim
Progressismo Foda como ainda com esteriótipos o livro "1808" é visto como "fonte confiável" do tema.
Os civis portugueses que ficaram também tinham essa ideia, pelo fato de se sentirem abandonados pelos Rei. Tanto que depois da derrota do Império Napoleônico, ocorria uma disputa em Portugal entre os que queriam a volta imediata do rei e os que não queriam.
os próprios portugueses, portanto os brasileiros não é culpado por também acusa - lo de covarde.
Vide a Revolução do Porto; exigência da corte de Portugal pelo retorno de Dom João e sua família.
MrOberdriverr e Adronf Fan, vocês têm razão no que dizem em parte. Houve uma sensação de "abandono", não há como negar, mas ninguém o ridiculariza por aqui. À luz actual o que vemos são civis aguerridos que defenderam a pátria mesmo sem o rei.
Existiram três momentos:
O primeiro, o de resignação por entendermos os motivos de D.João VI e também porque dá ordem de não resistir às tropas napoleónicas para que mais sangue não seja derramado.
O segundo momento que foi o de revolta, bastou que o primeiro francês a hasteasse a bandeira em Lisboa que se lançou um tumulto e população se revoltou e defendeu, organizando-se em guerrilhas de Norte a Sul do país. Os Ingleses ajudaram, mas infelizmente, desta vez não estiveram no seu melhor.
O terceiro momento, a não submissão às tropas inglesas. Expulsos os franceses, que tudo bem, os ingleses ajudaram, mas em boa parte foi graças aos civis que unidos se valeram do que tinham, desde machados a arados o que fosse, aos ingleses custou-lhes deixar o território português e acharam que podiam dar ordens. Isto a população portuguesa não admitiu e exigiu a D. João VI a volta para que se soubesse que tínhamos um rei e se expulsassem definitivamente os ingleses do solo português.
Este para nós é dos episódios mais tristes da nossa História, não nos rimos com ele, entristecemos-nos.
Quem conhecer a Historia de Portugal desde a sua fundação, entenderá bem melhor porquê. Temos muito , muito orgulho na nossa História, este episódio foi triste para nós.
Bem hajam
Felipe, só um dado. a Família Real Espanhola também tinha essa mesma meta de transferir as cortes para a América na capital de Nova Espanha, a cidade dos Mexicas onde hoje está a Cidade do México ou mesmo para Santa Fé de Bogotá, capital do Vicerreinado de Nova Granada, Atual Colômbia. Aliás, um tema legal seria os Vicerreinados da Espanha: Nova Espanha, Nova granada, Peru e del Prata e capitanias gerais de Cuba, Chile, Equador e Venezuela. Vou procurar aqui se já não o fez. Caso contrário, fica a dica e somos gratos! Abração.
Nerdologia: Holanda. PLEASE!!
Livro perfeito sobre a história do Brasil eh Brasil: uma biografia, bem recente até e bastante completo, além de uma leitura fácil e tbm eh ilustrado
O Brasil nunca foi Colônia de Portugal! Foi a melhor escolha q o rei poderia ter feito. Com certeza. A verdadeira história do Brasil é linda, pena que essa educação república esconde isso do seu povo para que já cresçam sem amor a pátria, para que fiquem mais suscetíveis a não lutar pelas coisas que acontecem aqui, odiar o seu país faz com que vc não se mova pra nada, deixando livre o caminho para esses corruptos. Acompanhem Brasil Paralelo no RUclips. Vejam como temos história e cultura.
Peterson Simões UP
Mas o país foi colônia de Portugal
linda?
Pré-chegada dos portugueses: pais composto somente por uma população insignificante de indígenas malucos que não trouxeram absolutamente nada de útil pro país como os Astecas, Maias e Incas fizeram.
Chegada dos portugueses: roubo na cara dura.
Época colonial: Roubo na cara dura + exploração do território que não pertence a eles + destruição da cultura original
Primeira Monarquia (D. Pedro I): Um rei que tava mais preocupado em beber e pegar mulheres do que governar. Simplesmente rídiculo
Segunda Monarquia (D. Pedro II): Bom governante, mas frouxo demais. Faltava punhos de ferro para governar
Inicio da Republica: Golpe covarde de republicanos
Ditadura Militar: Tomada do poder por covardes e porcos militares que só fuderam o pais
Republica: governo lixo influenciado pela merda da esquerda e pelo lixo imundo do Bolsonaro
não teve nenhum momento no Brasil que a história é linda. E melhor crescer sem amor a patria, do que crescer amando a patria e apoiando o Lula e o Bolsonaro.
Além do mais, Brasil Pararelo é péssimo. Canal de História sem historiador
Muito bom o episódio Filipe, sério, estão de parabéns...
Os portugueses foram os melhores colonizadores. E o império brasileiro, foi o melhor sistema de governo que o Brazil já teve!
Deus, por favor, arranque meus olhos.
@Vá estudar amigo. Depois conversamos.
@@coracaodeleao6596 melhores colonizadores é que nem melhor carcereiro. No final, fez o que fez pelo lucro que tinha nisso.
Tanto é que você está falando que o império brasileiro foi o melhor sistema que o brasil teve, sendo que ele só existe por causa da proclamação da independência.
@@mylowhanging3832 não sou eu quem está dizendo amigo. É só pesquisar. Abraço.
@@coracaodeleao6596 é você sim que está falando. Historiadores sérios não fazem afirmações rasas assim.
Dizer que um sistema baseado em exploração, com parte da população escrava, foi o melhor sistema de governo que o Brazil, COM Z? já teve?