O interessante é que mesmo não estando dentro do espectro mas ainda assim estando dentro do fenótipo ampliado do autismo, alguns traços podem ser prejudiciais para a pessoa que se encontra dentro desse fenótipo, e o suporte que é dado a uma pessoa dentro do espectro pode ser também aplicado para as pessoas dentro do fenótipo, melhorando a qualidade de vida dessa pessoa também.
Sabe o mais é doloroso e quando a mãe vê as características buscar ajudar de profissionais e ser julgada que você que impede o crescimento e amadurecimento da criança, que se não é só com você que ele age assim. E pior descredibiliza as suas preocupações. Ser mãe já é um constante julgamento mas ser mãe de filhos com características autista e não ter laudo é muito pior.
Meu irmão e meu pai são autistas, eu tenho algumas características, mas acredito ser um Fenótipo Ampliado do Autismo, por que em coisas muito determinantes como reconhecer emoções ou expressões faciais eu sou muito bom, consigo perceber claramente pequenas expressões e até gosto muito de prestar a atenção nisso.
Meu marido tem 53 anos e 1 amigo que conversam a cada 2 anos por telefone. E ele não parece sentir falta. Trabalha há 16 anos no mesmo lugar e um total de zero amigos!
Nossa, importantíssimo saber disso. Por isso TB aumenta o número de pessoas que se identificam com os autistas e TDAHs. Minha mãe, que estava estudando psicologia qdo nasci, pensou, ou alguém falou pra ela, que eu poderia ser autista. E viu-se que não. Em 1975, provavelmente eu olhei nos olhos e pronto, descartaram. Mas eu tinha estereotipias. E ao crescer, era muito racional, seca, sincera e sem filtro pra falar, e isso deixava as pessoas magoadas e se afastavam. Tive problemas parecidos com de TDAH, e com tudo isso tive problemas de fazer amigos na escola. Eu só tinha amigos fora da escola. Na escola sofri bullying a vida toda, por n motivos. Enfim, tenho muuuitos traços de TEA e TDAH, mas não as características principais para fechar os diagnósticos. Mas mesmo assim é e sempre foi um transtorno na minha vida, do qual as terapias comuns nunca conseguiram me ajudar. Por isso, num futuro próximo, pegarei um psiquiatra/psicólogo especializado nessas áreas para me ajudar nas coisas práticas, a mudar comportamentos.
Mei filho está assim, desde 1 ano e 3 meses está na investigação e gera muitas duvidas em quem acompanha ele, a fono bate o pé fala que ele não é, a TO fala que está em duvida......eu tinha certeza que ele era, coração de mãe, e hoje com quase 3 anos todos sinais que ele tinha sumiram em grande parte, tenho videos antigos dele e é impressionante de como tinha sinais clássicos, estereotipias, não olhava nos olhos, nao atendia pelo nome, não apontava, usou muito minha mão como ferramenta, hoje sumirão todas essas e ainda é verbal, apesar de ter falado com 1 ano e 11 meses
Querido Prof. Lucelmo, sou sua aluna da pós da CBI Miami, sou Teresina (Terra da sua esposa) e fã do seu trabalho. Serei Analista do Comportamento e vc é minha inspiração. Que Deus o abençoe e proteja igualmente sua família ❤
Olá,mônica Cerqueira,tudo bem? Estou nesse curso, e não estou entendendo muito a plataforma,vc pode me ajudar? Até agora, através do whatsapp, não consegui avançar
Eu tenho uns comportamentos que me faziam questionar bastante se eu teria autismo, mas não me enquadro nas 7 questões fundamentais pra ser autismo. Agora sabendo desse assunto acho que poderia ser meu caso
Conheço, em minha vida pessoal, uma mãe de criança com autismo que chega a culpar o pai pelo diagnóstico do filho e até ridicularizá-lo por isso. Imaginemos se fosse o contrário? Parece que é bonito o mundo, a história se vingarem dos homens, algumas mulheres sem caráter aproveitam-se muito dessa situação. É mencionado o fato até em um tom jocoso, gostaria de saber se seria assim, caso fosse direcionado prioritariamente às mulheres.
Bom dia.Só descobri que meu filho,está dentro do espectro autista,quando começou o Fundamental II.Tem muita dificuldade em compreender principalmente a matemática,enquanto tirava 08 em língua portuguesa,tirava 0 em Matemática,e daí aos poucos,chegamos ao diagnóstico,mas claro é um conjunto de dificuldades que me levaram a procurar o diagnóstico,mas foi olhando para o meu marido que soube que havia algo errado.
Quando veio a meta de trabalhar tomada de perspetiva (teoria da mente) com meu pequeno. Eu não conseguia entender de modo algum qual era a resposta correta que ele tinha que dar! Várias vezes celebrei o erro 😅 (por ex. no teste de Sally e Anne)
Escola onde trabalho, teve uma mãe q casou com um homem autista e tiveram 3 filhos autistas...2 severos e o outro não sei...duro viu. Tem criança na ed infantil com 4 anos q não fala, avisamos os pais, encaminhamos e parece q somos loucas... não entendemos nd....as vezes até mudam d escola por nossa insistência. Aí qnd chegam no ensino fundamental e não conseguem aprender a ler nem a escrever dizem q "poxa ngm nunca me abisou isso antes" 😅😢fala sério né!!
@@silviateixeira1997 foi libertador, pq até então não sabia o que eu tinha, muitos falavam que eu era muito tímido e pq eu não olhava nos olhos, me perguntavam pq eu não conseguia segurar o olhar fixos nos olhos das pessoas, pq eu olhava p as mãos das pessoas, descobri que não tinha nada haver com timidez.
Depois desse video já consigo dar nome à minha condição! Tenho um filho tdah e autista, e meu marido sempre fala da semelhança das minhas reações com as do meu filho dizendo que eu tenho um pé no autismo. O tdah ja tem diagnóstico, mas nao fecho para autismo. Talvez o fato de ser mulher contribuiu para não ter os dois pés no espectro. Mas como o video mostrou, estar ciente desta situação é fundamental no autoconhecimento e me permite avaliar as situações com um olhar diferente. Sou muito grata por todo conteúdo que voces trazem ❤
Meu filho se enquadra nessa situação, não fechou o diagnóstico de tea, está sendo tratado pelas condições de tdah e problemas relacionados ao sono e assim seguimos.
Eu acho que tenho algum transtorno sei la, eu tenho muitas diiculdades, tenho ansiedade, sempre sofri depressao ansiedade, tenho dificuldade de me relacionar, e tenho dificuldades de socializar quando nao e assunto que eu entendo... sou desatenta... nao presto atencão, as vezes nao consigo demonstrar afeto entra outras coisas.... agora meu marido é igual minha filha autista... e meu mais velho tem tdah
Lucelmo, sei que você, diferentemente de outros profissionais, lê nossos comentários pessoalmente. Portanto, gostaria de pedir que falasse um pouco das crianças órfãs da Romênia. Foi um questionamento que levei para professora da Pós de Neurociência do CBI of Miami.
Eu tenho todas as características, com intensidade e desde criança, só a questão da ingenuidade que eu não tenho, pois sempre fico desconfiada, já em relação as ironias e sarcasmos, sempre fico em dúvida do que realmente a pessoa queria expressar, por exemplo se a pessoa me diz você está bonita hoje, então penso será que realmente ela está me achando bonita ou está sendo irônica comigo, e em relação as metáforas tinha um pouco de dificuldade, mas por eu ter sinestesia consigo entender um pouco o sentido. Tenho sinestesia cognitiva grafema-cor, enxergo se focar as letras/números na cor verde e vermelha, sempre as mesmas da mesma cor e olfato-paladar...
Acredito que eu tenho fenótipo ampliado do autismo, mas meu marido acreditamos que realmente seja TEA (estamos investigando). A importância da evolução da ciência, o geriatra da minha mãe também confirmou o possível TEA nela, mas como isso trás sofrimento pra ela, preferimos não continuar a investigaçao, pra mim como filha já truxe alento saber que o distanciamento dela, falta de toque, falta de abraço, pouco contato social extra familiar durante toda minha infância não era falta de amor, mas conviver com ela fez com que eu aceitasse bem tranquilamente todas as diferenças do meu marido quando eu o conheci. Após o diagnóstico de dois filhos autistas (um nível 3 e uma nível 1, todos com alterações genéticas provadas em exames), estamos buscando nosso diagnóstico.
Já falei isso um milhão de vezes para o meu marido. Já enviei vídeo seu. Vou mandar de novo. Ele sofre muito com questões sociais. Sempre relata cansaço extremo, após ter de fazer essa "social", reuniões, enfim...
Acho que acabei de descobrir o que meu filho tem, ele tem algumas características de autismo, tem momentos que tenho certeza que ele tem e outros tenho certeza que não, levei ele na neuro e ela descartou, acho que ele entra dentro desse fenotípo.
Bom dia! Eu tenho muitos indícios de autismo, sofri toda a vida sem me entender e as pessoas e familiares também não me entendem também. Estou buscando ajuda, pois já tenho 47 anos. Pelo SUS é uma luta ,mas é meu único meio.
Você acha que toda aquela geração, desde a vida intrauterina, desprovida de estimulação, de recurso humano, de troca social , inclusive privadas de linguagem, e, o fato dessas crianças terem sido adotadas, especialmente por norte-americanos, canadenses, dentre outros países. E, considerando, que essas crianças, cresceram e tornaram-se pais, pode-se pensar em aumento da incidência de casos, talvez relacionados aos fatos?
lucelmo, tenho uma dúvida: existe algum dado pra autista com altas habilidades? pq diagnosticar essa galera precocemente pode ser um desafio maior... e como a superdotação tb é hereditária, oq existe hj pra esses casos de dupla excepcionalidade?bjão sou seu fã
eu não acredito que eu tenha autismo, pq não é marcante suficiente pra ser autismo. mas eu acho fora do normal meu desinteresse nas pessoas, eu não sou só antissocial, eu sou extremamente desinteressada em qualquer ser humano. sempre gostei mais de animais e tive mais conexão com animais. gosto dos meus amigos mas não sinto falta deles e o mesmo vale p minha família. não tenho NENHUM libido. eu realmente acho fora do comum.
Essa pesquisa sobre a qualidade de vida, fala e impacto social de pais de filhos com autismo e de filhos com Down, já existe ela transcrita para o português?
É estranho ser "quase" Quando meu filho teve o diagnóstico, tive a suspeita de ser também. Foi descartado logo, mas fico tipo "não sou de um time nem do outro" 😅
Muito bom e necessário o vídeo. Uma dúvida que nunca me foi esclarecida: a aquisição rápida da fala tb pode ser considerada como parte dos critério diagnóstico ou somente o atraso na aquisição?
Nem um nem outro. Pq mts coisas podem provocar o atraso na fala ou a fala rápida. Essas coisas isoladas n falm mt. Tem q entender se , mesmo falando de forma precoce, a criança apresenta problema na comunicação. O principal é isso, problema na comunicação. Pode ser pq n fala, pode ser pq n consegue se expressar etc etc Então, precisa avaliar outros aspectos. Vou falar de mim, eu comecei a falar muuuito cedo, e falava mt bem. Aos 3 anos parei de falar . Mas o q mais me causou dano por mt tempo, mesmo voltando a falar (e mesmo depois das pessoas entenderem o q eu falava , pq eu n falava coisa com coisa) foi o problema de comunicação. Tenho já quase 30 anos e ainda tenho dificuldade na comunicação. Esse é o fator principal qnd citamos a fala. Obs: Sou autista tipo 1. Pode ser que a fala precoce seja pl é um autista de alta performance? Pode ser. Pode ser que a criança n seja autista , mas apresente superlotação (q tbm precisa de acompanhamento)? Pode. Por isso é importante levar ao profissional adequado
Tenho dois filhos autistas e agora, mais que nunca, fiquei curiosa p saber se meu esposo e eu, temos fenotipo ampliado do autismo. Pq eu costumo dizer que vamos ficando cada vez, mais autista😅
É possível existir um indivíduo ter Transtorno Do Espectro Autista e, ao mesmo tempo, tendo grau de psicopatia com TDAH? Eu sei que vai parecer uma pergunta estúpida, mas é uma pergunta que está persistido na minha cabeça.
Amigo, conheci hoje teus vídeos, não quero que entenda como desmerecimento, mas você é formado em que área? Medicina mesmo? Porque eu tô fazendo medicina tbm e gostei mto do conteúdo, aprendo mto. Mas queria saber se é mais específico pra alguma área
eu busquei avaliação pra autismo e saí com diagnóstico de tdah, que nunca nem havia passado pela minha cabeça kkkk pelo que entendi, estou no fenótipo. a profissional escreveu: "Apesar de possuir alguns comportamentos presentes em quadro de TEA - Transtorno do Espectro Autista, neste momento, a paciente não preencheu de forma consistente para todos os critérios solicitados pelo DSM, principalmente no que diz respeito a comportamentos restritos e repetitivos."
Olá! Gostaria de fundamentar um relatório de avaliação neuropsi. argumentando que o fenótipo ampliado NÃO é um diagnóstico. Teria alguma referência especifica para indicar neste caso? Obrigada!
Meu! Qdo você diz "Comunidade", você quer dizer a médica, ou a "Sociedade"? Não tendi ... Amigos? Tenho lá! ... alguma ideia sobre, por filmes. Sério! É tudo um absurdo tão gde que! ... tb, pra variar, ninguém entende o qto! Nunca sou compreendida, sempre sofri bullyings, sempre apontada, motivo de chacotas ... E pior, tipo na animação Bolt : ... E a gata nem sabe porque a jogaram na rua! ... Bem comigo! Não entendo porque me olham torto, fiz algo errado? Como saber, pra quem perguntar? É tão duro é triste tudo isso assim, sabe? Prefiro me fechar, cada vez + e + na minha conchinha! ... a levar pedradas sabe Deus da onde! ... Aki, sou eu, as paredes e meus gatos. Deu problema com a troca de síndico há anos e com os novos funcionários tb. Não gostam de mim, e só tenho problemas aki. Quero me mudar daqui sim, inclusive na cidade toda tb, se eu der o meu nome mesmo aki, fico na mão com os Ubers, pois eles não me pegam! Qdo finalmente, resolvi fazer um teste e mudar de nome, isso acabou, pois a situação tava tão tão tão absurda que! Resolvi testar pra ver! E que bom! Agora me pegam! Mas, qto à eu me mudar, tudo certinho, cada coisa no seu devido funcionamento dos lucros, se não me lasco. Mas né, como ia dizendo ... a família, não quer que eu fique longe, pois, na cabeça deles, claro! Eu posso precisar de ajuda ( que nunca tive, e sempre o contrário, não brigada, você não tem noção, em fim! ... ) e que naqueles lugares fica muito longe, não tem?! Claro! Os médicos! Praquele bando de hipicondríacos! Se eu precisar, como faço? Sinceramente?! Deus, me leva! Mas nem pensar em falar isso pra eles né?! Capaz de me internarem, aí já vou é + cedo mesmo! Cara meu! Aos meus quase 51 anos já! ... Se for o caso, dou uma de Gentili ! Vai se fú! ... O mundo! Cansei ! Bem isso! Só pra constar, grata.
Duas coisas que queria sua opinião. Acho que quem tá quase lá deveria ser considerado neurodivergente. Outra: Da uma estudada em Superdotação. Pois eles tem características de Autismo e TDAH.
Acho que o autismo está sendo um pouco banalizado… infelizmente… e acaba prejudicando os autistas de fato… muita gente tem características do autismo mas não são autistas… mas ficam se auto diagnosticando autistas postando vídeos e tudo…
O interessante é que mesmo não estando dentro do espectro mas ainda assim estando dentro do fenótipo ampliado do autismo, alguns traços podem ser prejudiciais para a pessoa que se encontra dentro desse fenótipo, e o suporte que é dado a uma pessoa dentro do espectro pode ser também aplicado para as pessoas dentro do fenótipo, melhorando a qualidade de vida dessa pessoa também.
Então foi o que pensei... e para ter acesso ao tratamento adequado para melhor qualidade de vida muitas vezes se faz necessário o diagnóstico!
Exatamente o que pensei.
Terapias comuns nem entendem essa diferença interna e nem sabem como ajudar.
@@ligiacarvalho8744
Putz. Verdade
Se for público não vão aceitar sem diagnóstico. 😬
Fenótipo. É dizer que tem os traços mas não é exatamente autista é isso?
666
Sabe o mais é doloroso e quando a mãe vê as características buscar ajudar de profissionais e ser julgada que você que impede o crescimento e amadurecimento da criança, que se não é só com você que ele age assim. E pior descredibiliza as suas preocupações. Ser mãe já é um constante julgamento mas ser mãe de filhos com características autista e não ter laudo é muito pior.
Meu irmão e meu pai são autistas, eu tenho algumas características, mas acredito ser um Fenótipo Ampliado do Autismo, por que em coisas muito determinantes como reconhecer emoções ou expressões faciais eu sou muito bom, consigo perceber claramente pequenas expressões e até gosto muito de prestar a atenção nisso.
Resumindo, se a pessoa tem "só" o fenótipo ampliado: LIMBO. Nem lá, nem cá. 😢😢
Meu marido tem 53 anos e 1 amigo que conversam a cada 2 anos por telefone. E ele não parece sentir falta. Trabalha há 16 anos no mesmo lugar e um total de zero amigos!
Só tem colegas, não é?
Eu tbm sou assim😅quase assim
Meu filho também é assim. Fico muito preocupada pois tenho medo que ele tenha depressão.
Nossa, importantíssimo saber disso.
Por isso TB aumenta o número de pessoas que se identificam com os autistas e TDAHs.
Minha mãe, que estava estudando psicologia qdo nasci, pensou, ou alguém falou pra ela, que eu poderia ser autista. E viu-se que não. Em 1975, provavelmente eu olhei nos olhos e pronto, descartaram. Mas eu tinha estereotipias.
E ao crescer, era muito racional, seca, sincera e sem filtro pra falar, e isso deixava as pessoas magoadas e se afastavam.
Tive problemas parecidos com de TDAH, e com tudo isso tive problemas de fazer amigos na escola. Eu só tinha amigos fora da escola. Na escola sofri bullying a vida toda, por n motivos.
Enfim, tenho muuuitos traços de TEA e TDAH, mas não as características principais para fechar os diagnósticos.
Mas mesmo assim é e sempre foi um transtorno na minha vida, do qual as terapias comuns nunca conseguiram me ajudar.
Por isso, num futuro próximo, pegarei um psiquiatra/psicólogo especializado nessas áreas para me ajudar nas coisas práticas, a mudar comportamentos.
Graças ela estar estudando e percebeu já que não era aparente.
Era aparente. Era estereotipias.
Vc é autista
@@fabir.l.9799
😊
Mei filho está assim, desde 1 ano e 3 meses está na investigação e gera muitas duvidas em quem acompanha ele, a fono bate o pé fala que ele não é, a TO fala que está em duvida......eu tinha certeza que ele era, coração de mãe, e hoje com quase 3 anos todos sinais que ele tinha sumiram em grande parte, tenho videos antigos dele e é impressionante de como tinha sinais clássicos, estereotipias, não olhava nos olhos, nao atendia pelo nome, não apontava, usou muito minha mão como ferramenta, hoje sumirão todas essas e ainda é verbal, apesar de ter falado com 1 ano e 11 meses
Sou servidora profa. de AEE na rede municipal e suas explicações foram muito esclarecedoras, vou indicar para estudarmos seu vídeo no HTPC. Gratidão
Tem gente que acelera de uma conversa pra uma discussão, mais rápido que um f1
Querido Prof. Lucelmo, sou sua aluna da pós da CBI Miami, sou Teresina (Terra da sua esposa) e fã do seu trabalho. Serei Analista do Comportamento e vc é minha inspiração. Que Deus o abençoe e proteja igualmente sua família ❤
Qual a sua formação pra ser analista do comportamento?
@@saumpaulinxxx Oi, sou psicóloga!
Olá,mônica Cerqueira,tudo bem? Estou nesse curso, e não estou entendendo muito a plataforma,vc pode me ajudar? Até agora, através do whatsapp, não consegui avançar
Aqui nos Eu o Pai e os dois filhos São. Eu fui diagnosticada primeiro, o filho mais novo, a filha mais velha e agora o pai (que está na cara😅)
Indica médicos especialistas pra realizar o diagnóstico
Eu tenho uns comportamentos que me faziam questionar bastante se eu teria autismo, mas não me enquadro nas 7 questões fundamentais pra ser autismo. Agora sabendo desse assunto acho que poderia ser meu caso
Conheço, em minha vida pessoal, uma mãe de criança com autismo que chega a culpar o pai pelo diagnóstico do filho e até ridicularizá-lo por isso. Imaginemos se fosse o contrário? Parece que é bonito o mundo, a história se vingarem dos homens, algumas mulheres sem caráter aproveitam-se muito dessa situação.
É mencionado o fato até em um tom jocoso, gostaria de saber se seria assim, caso fosse direcionado prioritariamente às mulheres.
Sim, autistas e suas famílias tem muitos problemas de comunicação, vejo na família que mesmo quem não é autista, tem muitos traços fortes de autismo.
Bom dia.Só descobri que meu filho,está dentro do espectro autista,quando começou o Fundamental II.Tem muita dificuldade em compreender principalmente a matemática,enquanto tirava 08 em língua portuguesa,tirava 0 em Matemática,e daí aos poucos,chegamos ao diagnóstico,mas claro é um conjunto de dificuldades que me levaram a procurar o diagnóstico,mas foi olhando para o meu marido que soube que havia algo errado.
Quando veio a meta de trabalhar tomada de perspetiva (teoria da mente) com meu pequeno. Eu não conseguia entender de modo algum qual era a resposta correta que ele tinha que dar! Várias vezes celebrei o erro 😅 (por ex. no teste de Sally e Anne)
Escola onde trabalho, teve uma mãe q casou com um homem autista e tiveram 3 filhos autistas...2 severos e o outro não sei...duro viu. Tem criança na ed infantil com 4 anos q não fala, avisamos os pais, encaminhamos e parece q somos loucas... não entendemos nd....as vezes até mudam d escola por nossa insistência. Aí qnd chegam no ensino fundamental e não conseguem aprender a ler nem a escrever dizem q "poxa ngm nunca me abisou isso antes" 😅😢fala sério né!!
Através do diagnóstico do meu filho eu descobri que tbm tenho autismo, isso mudou a minha vida, respondeu perguntas que eu não achava respostas.
Eu faço quase tudo que o meu filho faz.
Até meu esposo falou que eu faço as mesma coisa.
e como foi pra você?
@@silviateixeira1997 foi libertador, pq até então não sabia o que eu tinha, muitos falavam que eu era muito tímido e pq eu não olhava nos olhos, me perguntavam pq eu não conseguia segurar o olhar fixos nos olhos das pessoas, pq eu olhava p as mãos das pessoas, descobri que não tinha nada haver com timidez.
Depois desse video já consigo dar nome à minha condição! Tenho um filho tdah e autista, e meu marido sempre fala da semelhança das minhas reações com as do meu filho dizendo que eu tenho um pé no autismo. O tdah ja tem diagnóstico, mas nao fecho para autismo. Talvez o fato de ser mulher contribuiu para não ter os dois pés no espectro. Mas como o video mostrou, estar ciente desta situação é fundamental no autoconhecimento e me permite avaliar as situações com um olhar diferente. Sou muito grata por todo conteúdo que voces trazem ❤
Eu não sabia que a pessoa pode ter os dois só mesmo tempo, mas,se isso acontece, pode ser que seja meu caso!
Conteúdo top, mas se investir em um melhor sistema de captação de audio, o vídeo vai melhorar mais de 50%.
Meu filho se enquadra nessa situação, não fechou o diagnóstico de tea, está sendo tratado pelas condições de tdah e problemas relacionados ao sono e assim seguimos.
Eu acho que tenho algum transtorno sei la, eu tenho muitas diiculdades, tenho ansiedade, sempre sofri depressao ansiedade, tenho dificuldade de me relacionar, e tenho dificuldades de socializar quando nao e assunto que eu entendo... sou desatenta... nao presto atencão, as vezes nao consigo demonstrar afeto entra outras coisas.... agora meu marido é igual minha filha autista... e meu mais velho tem tdah
Lucelmo, sei que você, diferentemente de outros profissionais, lê nossos comentários pessoalmente. Portanto, gostaria de pedir que falasse um pouco das crianças órfãs da Romênia. Foi um questionamento que levei para professora da Pós de Neurociência do CBI of Miami.
Eu tenho todas as características, com intensidade e desde criança, só a questão da ingenuidade que eu não tenho, pois sempre fico desconfiada, já em relação as ironias e sarcasmos, sempre fico em dúvida do que realmente a pessoa queria expressar, por exemplo se a pessoa me diz você está bonita hoje, então penso será que realmente ela está me achando bonita ou está sendo irônica comigo, e em relação as metáforas tinha um pouco de dificuldade, mas por eu ter sinestesia consigo entender um pouco o sentido. Tenho sinestesia cognitiva grafema-cor, enxergo se focar as letras/números na cor verde e vermelha, sempre as mesmas da mesma cor e olfato-paladar...
Acredito que eu tenho fenótipo ampliado do autismo, mas meu marido acreditamos que realmente seja TEA (estamos investigando). A importância da evolução da ciência, o geriatra da minha mãe também confirmou o possível TEA nela, mas como isso trás sofrimento pra ela, preferimos não continuar a investigaçao, pra mim como filha já truxe alento saber que o distanciamento dela, falta de toque, falta de abraço, pouco contato social extra familiar durante toda minha infância não era falta de amor, mas conviver com ela fez com que eu aceitasse bem tranquilamente todas as diferenças do meu marido quando eu o conheci. Após o diagnóstico de dois filhos autistas (um nível 3 e uma nível 1, todos com alterações genéticas provadas em exames), estamos buscando nosso diagnóstico.
Já falei isso um milhão de vezes para o meu marido. Já enviei vídeo seu. Vou mandar de novo. Ele sofre muito com questões sociais. Sempre relata cansaço extremo, após ter de fazer essa "social", reuniões, enfim...
Meu futuro professor de pós-graduação em DI e AUTISMO baseado em evidencias!!!Ansiosa pra começar! Suas aulas são maravilhosas!!!
Seja bem-vinda!
E o TEA não especificado? parece muito isso de fenótipo ampliado
Não se aplica apenas a parentes de portadores.
Gratidão pelos esclarecimentos. A aceitação faz toda a diferença para os pais e filhos. ❤
Eu tenho 2 filhos com o diagnóstico. A mais velha e o mais novo menino. Tenho 3 filhos.
Então quando dizem que eu tenho um pezinho no espectro é disso que estão falando 🤔
Sabemos da força do componente genético. Mas, será que houve alguma mutação genética nesses indivíduos ????
Acho que acabei de descobrir o que meu filho tem, ele tem algumas características de autismo, tem momentos que tenho certeza que ele tem e outros tenho certeza que não, levei ele na neuro e ela descartou, acho que ele entra dentro desse fenotípo.
Bom dia!
Eu tenho muitos indícios de autismo, sofri toda a vida sem me entender e as pessoas e familiares também não me entendem também. Estou buscando ajuda, pois já tenho 47 anos. Pelo SUS é uma luta ,mas é meu único meio.
Obrigada
Meu sobrinho fala que eu dou diagnóstico de autismo em todo mundo...kkk entendi agora
Você acha que toda aquela geração, desde a vida intrauterina, desprovida de estimulação, de recurso humano, de troca social , inclusive privadas de linguagem, e, o fato dessas crianças terem sido adotadas, especialmente por norte-americanos, canadenses, dentre outros países. E, considerando, que essas crianças, cresceram e tornaram-se pais, pode-se pensar em aumento da incidência de casos, talvez relacionados aos fatos?
O que é uma deficiência pragmática e deficiência de fala ?
Estou assistindo o vídeo e batendo boca no grupo 😂😅
lucelmo, tenho uma dúvida: existe algum dado pra autista com altas habilidades? pq diagnosticar essa galera precocemente pode ser um desafio maior... e como a superdotação tb é hereditária, oq existe hj pra esses casos de dupla excepcionalidade?bjão sou seu fã
Infelizmente não é um tema que eu domine.
Um canal muito legal que fala sobre a Dupla Excepcionalidade é esse: @duplaexcepcionalidade
O que são deficiências pragmáticas?
PERFEITO PROFESSOR. GRATA
Ele não aceita... e o sofrimento só faz ampliar.
Amo assistir suas palestras.
Obrigado pelo vídeo e explicações 🙏 👍🏻 👏🏻 💙
é muito dificio sim sair sim
Ótimo vídeo, obrigada!
Adorei, muito esclarecedor!
Num possivel diagnóstico tardio, vc informaria primeiro ao paciente ou aos responsáveis?
Se for menor de idade, aos pais. Se for maior, a própria pessoa e depois falar com os pais.
eu não acredito que eu tenha autismo, pq não é marcante suficiente pra ser autismo.
mas eu acho fora do normal meu desinteresse nas pessoas, eu não sou só antissocial, eu sou extremamente desinteressada em qualquer ser humano. sempre gostei mais de animais e tive mais conexão com animais. gosto dos meus amigos mas não sinto falta deles e o mesmo vale p minha família. não tenho NENHUM libido.
eu realmente acho fora do comum.
Essa pesquisa sobre a qualidade de vida, fala e impacto social de pais de filhos com autismo e de filhos com Down, já existe ela transcrita para o português?
Só em inglês.
Uma aula de sapiência que legal docter
Cadê o vídeo que fala sobre as 3 condicionantes????
ruclips.net/video/kV6oCHroZhA/видео.html&pp=ygUgbHVjZWxtbyBzZW0gaXNzbyBuw6NvIMOpIGF1dGlzbW8%3D
Crianças também podem estar no FAA?
Perfeito
É estranho ser "quase"
Quando meu filho teve o diagnóstico, tive a suspeita de ser também. Foi descartado logo, mas fico tipo "não sou de um time nem do outro" 😅
Muito bom e necessário o vídeo. Uma dúvida que nunca me foi esclarecida: a aquisição rápida da fala tb pode ser considerada como parte dos critério diagnóstico ou somente o atraso na aquisição?
Nem um nem outro. Pq mts coisas podem provocar o atraso na fala ou a fala rápida. Essas coisas isoladas n falm mt. Tem q entender se , mesmo falando de forma precoce, a criança apresenta problema na comunicação. O principal é isso, problema na comunicação. Pode ser pq n fala, pode ser pq n consegue se expressar etc etc Então, precisa avaliar outros aspectos. Vou falar de mim, eu comecei a falar muuuito cedo, e falava mt bem. Aos 3 anos parei de falar . Mas o q mais me causou dano por mt tempo, mesmo voltando a falar (e mesmo depois das pessoas entenderem o q eu falava , pq eu n falava coisa com coisa) foi o problema de comunicação. Tenho já quase 30 anos e ainda tenho dificuldade na comunicação. Esse é o fator principal qnd citamos a fala. Obs: Sou autista tipo 1. Pode ser que a fala precoce seja pl é um autista de alta performance? Pode ser. Pode ser que a criança n seja autista , mas apresente superlotação (q tbm precisa de acompanhamento)? Pode. Por isso é importante levar ao profissional adequado
Obrigada!
Tenho dois filhos autistas e agora, mais que nunca, fiquei curiosa p saber se meu esposo e eu, temos fenotipo ampliado do autismo. Pq eu costumo dizer que vamos ficando cada vez, mais autista😅
Eu gostaria de saber se quem faz o diagnostico de tod é o psicologo ou psiquiatra.
Quem dá diagnóstico é psiquiatra ou neurologista. O neuropsicólogo pode fazer a avaliação neuropsicológica, e depois levar ao esse dois profissionais.
É possível existir um indivíduo ter Transtorno Do Espectro Autista e, ao mesmo tempo, tendo grau de psicopatia com TDAH? Eu sei que vai parecer uma pergunta estúpida, mas é uma pergunta que está persistido na minha cabeça.
Sim, é possível.
Sou pai, me incluo nesta... e nem assiti o video ainda... rsrs
Uma criança pode está nesse sentido ?
Pode sim
Minha esposa achou que era autista.
Depois de tudo o diagnosticado foi FENÓTIPO AMPLIADO😅
Dei uma risadinha mesmo kkkk
É possível um autista cuidar do outro? Cuidar de outro autista?
É possível sim!
Trabalho c alunos especiais e tenho interesse em fazer um mestrado voltado ao autismo . Vc me recomenda algo?
O Fenótipo ampliado pode aparecer também em irmãos de autistas?
Muito comum
Amigo, conheci hoje teus vídeos, não quero que entenda como desmerecimento, mas você é formado em que área? Medicina mesmo? Porque eu tô fazendo medicina tbm e gostei mto do conteúdo, aprendo mto. Mas queria saber se é mais específico pra alguma área
Ele é psicologo com varias especializaçao e Doutorado.
Se vc faz medicina e se interessou, pode seguir por psiquiatria e neurociência.
Se eu não completar, estou no fenótipo ampliado...Agora TDAH certeza!😅 Aguardar as cenas do próximo capítulo (avaliação neuropsicológica)
eu busquei avaliação pra autismo e saí com diagnóstico de tdah, que nunca nem havia passado pela minha cabeça kkkk
pelo que entendi, estou no fenótipo. a profissional escreveu: "Apesar de possuir alguns comportamentos presentes em quadro de TEA - Transtorno
do Espectro Autista, neste momento, a paciente não preencheu de forma consistente para todos os critérios solicitados pelo DSM, principalmente no que diz respeito a comportamentos
restritos e repetitivos."
@@Svefn-G-Englareu fui tentar descobrir se sou bipolar ou tdah. A psicóloga acha que sou autista
@@Svefn-G-Englar comportamento repetitivos seriam estereotipias? Mania? Toc?
Ri também 😅😅😅
Olá! Gostaria de fundamentar um relatório de avaliação neuropsi. argumentando que o fenótipo ampliado NÃO é um diagnóstico. Teria alguma referência especifica para indicar neste caso? Obrigada!
Olá, penso que o ideal é o próprio DSM.
Prof Lucelmo, quando o pai é autista os filhos podem ter várias características do TEA sem ser do espectro?
Simm Ele falou em outro vídeo
Meu! Qdo você diz "Comunidade", você quer dizer a médica, ou a "Sociedade"?
Não tendi ...
Amigos? Tenho lá! ... alguma ideia sobre, por filmes.
Sério! É tudo um absurdo tão gde que! ... tb, pra variar, ninguém entende o qto!
Nunca sou compreendida, sempre sofri bullyings, sempre apontada, motivo de chacotas ...
E pior, tipo na animação Bolt : ... E a gata nem sabe porque a jogaram na rua! ...
Bem comigo! Não entendo porque me olham torto, fiz algo errado?
Como saber, pra quem perguntar?
É tão duro é triste tudo isso assim, sabe?
Prefiro me fechar, cada vez + e + na minha conchinha! ... a levar pedradas sabe Deus da onde! ...
Aki, sou eu, as paredes e meus gatos.
Deu problema com a troca de síndico há anos e com os novos funcionários tb.
Não gostam de mim, e só tenho problemas aki.
Quero me mudar daqui sim, inclusive na cidade toda tb, se eu der o meu nome mesmo aki, fico na mão com os Ubers, pois eles não me pegam!
Qdo finalmente, resolvi fazer um teste e mudar de nome, isso acabou, pois a situação tava tão tão tão absurda que! Resolvi testar pra ver!
E que bom! Agora me pegam!
Mas, qto à eu me mudar, tudo certinho, cada coisa no seu devido funcionamento dos lucros, se não me lasco.
Mas né, como ia dizendo ... a família, não quer que eu fique longe, pois, na cabeça deles, claro!
Eu posso precisar de ajuda ( que nunca tive, e sempre o contrário, não brigada, você não tem noção, em fim! ... ) e que naqueles lugares fica muito longe, não tem?!
Claro! Os médicos! Praquele bando de hipicondríacos!
Se eu precisar, como faço?
Sinceramente?!
Deus, me leva!
Mas nem pensar em falar isso pra eles né?!
Capaz de me internarem, aí já vou é + cedo mesmo!
Cara meu! Aos meus quase 51 anos já! ...
Se for o caso, dou uma de Gentili !
Vai se fú! ... O mundo!
Cansei ! Bem isso!
Só pra constar, grata.
Duas coisas que queria sua opinião.
Acho que quem tá quase lá deveria ser considerado neurodivergente.
Outra: Da uma estudada em Superdotação. Pois eles tem características de Autismo e TDAH.
Acho que o autismo está sendo um pouco banalizado… infelizmente… e acaba prejudicando os autistas de fato… muita gente tem características do autismo mas não são autistas… mas ficam se auto diagnosticando autistas postando vídeos e tudo…
Por isso a frase: De autista e psicólogo "todo mundo tem um pouco".
Nossa mas poderis falar mais especificamente na mulher.. pq se tor assim toda mulher é fenotipo ampliado
O fenótipo ampliado pode ser identificado como transtornos de personalidade, esquizotipico, narcisista, borderline, etc.
TDAH AUTISMO DEFICIT DE ATENÇÃO ...KKKKTUDO
Cientistas tem q investigar melhor as causas p conseguir curar essa doença... Vejo muito sofrimento entre todas as partes... Filhos e pais.
Autismo não é doença.
Autismo não é doença! É um transtorno. Estude mais, professora. 🙄
autismo é doença sim, mas hoje em dia vc não pode falar isso pois o politicamente correto não deixa.
@@diogovieira5563você já passou do primeiro ano na escola?
Eu nem vou + afe...ngm entendi nd... saí fora.