O cérebro humano tem 100 bilhões de neurônios, conectados em 100 trilhões de sinapses. Um único neurônio não possui consciência, mas o cérebro sim. Então, como algo essencialmente inconsciente se torna consciente? Talvez a consciência seja algo que surge do todo e não de apenas uma parte. Assim como uma única nota musical é incapaz de criar música, um único neurônio não pode criar consciência. É preciso que notas interajam umas com as outra pra que surja música. Quanto mais notas interagirem, mais complexa é a música. Então, por essa analogia, quanto mais neurônios, mais sinapses e quanto mais sinapses mais complexa é a consciência que surgirá.
@@G.H.F_ Ou imaginando que você tem um irmão gêmeo, e vai trocando com ele um neurônio por vez , qual o momento e se em algum momento vc deixará de ser vc para ser ele..
Cara eu amo esses debates filosóficos, fico surpreso que até hoje sequer sabemos o que nós somos, o que de fato me faz ser eu, memórias? Meu cérebro especificamente? Algo que não sabemos ainda? Alma? Paradoxos como o do barco de teseu me faz ter crises
@@cristian93388 É exatamente sobre o paradoxo com o barco de Teseu que a minha colocação acima quis se referir, só que ao invés de madeira no caso é os neurônios cerebrais, mas a ideia é a mesma..
@@G.H.F_ Se num computador ou celular removermos um componente eletronico por vez, um capacitor, um resistor, um chip, em qual momento ele deixa de funcionar? É a mesma coisa com o cérebro...
Foi Ele.. Deus. É impossível que a vida exista sem um criador, nada inorgânico é capaz de criar algo orgânico. Tudo foi Ele, foi sempre Ele, sempre será Ele. Vamos correr atrás Dele meu amigo, com toda as nossas forças, que também é ele que nos sustenta.
@@BrunoRodriguesM se foi Deus que criou tudo, então quem criou Deus? Eu já sei que essa pergunta vai acabar sem resposta porque você vai dizer que ele sempre existiu, mas pra mim isso não é uma resposta plausível. Mas vai que né.
@@mundn3O antes não existe pra algo que existe no passado presente e futuro simultaneamente, é que nem procurar por lados em um círculo, você não vai achar porque não existem lados em um círculo, então querer um criador ou um antes pra algo que existe em tudo é uma questão que não faz sentido
Eu aposto no filósofo, não acredito que a consciência esteja restrita as sinapses cerebrais. Ora se fosse tão simples não seríamos os únicos seres com uma consciência avançada a ponto de entender a matemática e as ciências, acredito que existe algo além do mundo físico que permite que a consciência exista.
Não acredito nisso porque animais tbm tem consciência, eles sabem diferenciar um ser vivo de uma pedra, sabem diferenciar um animal da mesma espécie de um outro animal, a única diferença é que nós conseguimos fazer mais conexões e desenvolvemos pensamentos mais complexos.
@@HARDPauloRic E o que é consciência? E o fato de ter menos sinapses, porque eles não evoluíram também na inteligência como o ser humano? Porque o homem é o único animal racional se a racionalidade permitiu que o homem controlasse o mundo?
Muito bom. Vc irá aprender muito fazendo questionamentos filosóficos. É uma dimensão diferente do conhecimento que não pode ser desprezada por aqueles que buscam a Verdade. Verdade, só pode ser uma, mentiras tem diferentes versões.
Eu diria que corpo e mente são uma coisa só, pois no cérebro tem regiões especificas para ativar cada emoção bem como os outros pontos do Sistema Nervoso Central, o intestino e a coluna cervical conseguem interferir diretamente nos nossos pensamentos, seja na hora de sentir apetite para um alimento específico, ou na hora de fazer um movimento repetitivo.
Mas a questão é consciência, entende? Algo que só nós humanos temos, os animais tem um cérebro com reações químicas que influenciam no que eles fazem e como se sentem, mas isso não é consciência...
@@taxidriver8239 ainda sim a questão de animais serem concientes é discutivel e não sabemos se somos "concientes" pois a conciencia geralmente é interpretada de diferentes formas por muitos
@@pedroteixeira4146você me lembro de algumas situações em alguns desenhos onde os animais, ao se comunicarem, falavam normalmente, como a gente, mas aos olhos de um humano, eles faziam todo tipo de som, acho um pouco interessante imaginar que podemos estar fazendo a mesma coisa. Quanto a consciência dos animais, eu acredito que alguns conseguem ter de fato uma consciência, como o papagaio (ou arara) que sabia falar normalmente, reconhecer a si próprio no espelho e compreender o nada, o vazio.
@@pedroteixeira4146 então, a ideia de consciência q eu e a maioria nos referimos é que nós sabemos que existimos e sabemos que vamos morrer, animais não sabem que vão morrer, eles não evitam a morte, eles evitam a dor, que nada mais é do que o mecanismo do cérebro pra indicar algo que pode te matar
O neurocientista Fábio Perin (acho que uma galera aqui deve conhecer) rejeita a própria ideia de consciência, ele defende que o que é chamado de "consciência" são simplesmente todas as circuitaria do cérebro operando juntas, que produz a noção de "self" para nos localizamos no mundo. Então pra ele a consciência é o cérebro, mas não uma área específica nele, mas sim todos os seus processos funcionando juntos produzindo o que se chama de "experiência"
Na engenharia isso seria chamado de propriedade de emergente, uma propriedade ou característica de um sistema que só é observada após o funcionamento e interação em conjunto das partes deste sistema, e não em uma parte isolada apenas.
Ele é a imagem esculpida em carrara do que o Searle descreve, uma pessoa que conscientemente escreve um livro de 500 páginas para tentar explicar por que exatamente não é consciente, é simplesmente uma grande farsa.
@@Psicanálisecientifica Cara eu faço psicologia, mas até hj eu tenho dificuldade pra entender o inconsciente e as teorias do Freud kkk, mas é pq eu preciso dar uma atenção a psicanálise para entender.
Indo um pouco mais a fundo, será que a consciência existe ou o cérebro convence a si mesmo se que tem consciência, quando na verdade é só um monte de algoritmos naturais fazendo escolhas?
@@keiferkristopher6059 é um ponto de vista determinista que sempre tive desde pequeno, imagino que se o cérebro calcula tudo, o que o diferencia de um computador são os erros. Isso se fortaleceu quando vi um neurologista falando sobre livre arbítrio em um podcast. Impulsos nervosos, algoritmos, substâncias e condições do ambiente só não são totalmente previsíveis porque existe limitação na capacidade de recolher dados, mas se você tivesse informação sobre cada neurônio de uma pessoa e sobre o ambiente em que ela está (pra facilitar, uma ela vazia) poderia prever todos os pensamentos dela com uma margem de erro que aumenta com o passar do tempo. Os mistérios da mente ainda existem só por causa da complexidade.
@@MineAnimatoro meu pensamento é muito parecido com o seu, de certa forma tudo oq a gente faz já foi processado pelo celebro antes mesmo de nois "tomar" a decisão, qual a sua opinião sobre a conciencia e o universo em si? Vc acha que se não tivesse um eu ou vc alguém consciente o universo será q existiria? Se vc for parar pra pensar nos não deviria existe já q o universo tendê ir pra entropia (desordem) e nois somos criaturas conciente no meio disso sabendo da própria existência,(ordem) existe a possibilidade de nois ser um experimento de um ser muito superior ou fazer parte de algo muito maior do q nois consegue compreender, pare pra pensar aparentemente esse universo foi feito só pra nois, apenas nosso planeta tem vida pelo menos até agora
@@keiferkristopher6059 estou entre 3 opções: o universo é uma simulação; Deus quer escolher boas pessoas para viverem com ele; o universo existe porque sim e a consciência surgiu aleatoriamente por meio da seleção natural, mas não tem qualquer propósito para o universo
@@MineAnimator eu concordo com todas só não acho q tudo isso surgiu por aleatoriedade, sobre ser uma simulação de deus pra ver quem é bom, todos nois em algum momento da vida pecamos então quem seria bom? A não ser que estamos falando de pessoas q realmente se arrependeram oq fez. Vai saber né amigo nois surgimos nesse universo totalmente perdidos sem saber de nada.
A consciência etérea. Ela faz parte das nossas emoções. Tipo: saudades, raiva, amor, fome, frio, etc. a gente sente mas não vê. Ela não ocupa espaço ela é apenas o registro dessas emoções.
Acho difícil encontrarem as estruturas físicas que geram a consciência. Mas não por que a consciência não seja física, mas sim porque as questões técnicas para essa descobertas me parecem bem complexas
Pra eles descobrirem isso, teriam que mexer no cérebro de várias pessoas, literalmente, para verificar em que parte fica a consciência, isso com as pessoas acordadas e tomando o devido cuidado para não danificar nada no cérebro, e nem destruir a consciência das pessoas.
@@diogenescarvalhedoseu comentário é uma baita contradição, como não é algo físico se depender de algo físico para existir? Você fala como se ela ficasse sempre ativa, mesmo quando dormimos ou desmaiamos, o que não acontece, portanto, sua lógica está errada.
eu acredito na questão de que tanto a mente e o corpo (assim como o espírito ou alma tbm) serem partes separadas de nós, mas ao mesmo tempo sendo uma parte inteira que se completa, como se as partes separadas dependesse uma da outra. mas sla sou burro, nao manjo muito de filosofia, neurociência e essas paradas 😅😅
@@tomas_silva07 opa, vlw mano, sim, sempre e bom aprender mais sobre as coisas, adoro ter esse sentimento de aprender algo que eu acho interessante, porem o que eu quis dizer exatamente com o meu comentário, foi que eu nao tenho nenhum "certificado" ou "graduação" nessas áreas que eu citei. é isso, vlw!!
Creio que todos os animais inteligentes tem sim consciência só que a nossa é muito maior. Podemos perceber consciência em um elefante facilmente. So que a nossa é muito mais poderosa, porque no momento que evoluímos também viramos uma parede pros animais evoluirem pouco. Mas os humanos tem pouco tempo de existência ainda. Nos proximos 100 mil anos terá muitos animais que a gente hoje em dia não podemos nem imagina4
Eu aposto no filósofo novamente. E eu sabia que ele tinha acertado, pois sei que hoje esse assunto ainda é um mistério. Algumas coisas não podem ser explicadas com a ciência convencional que tantas pessoas acham que é a única coisa lógica pra se estudar. O Universo não é regido apenas com as forças científicas que estamos acostumados como seres limitados.
@prompt.khorla1408 kkkkkkk,que analogia foi essa??? Mermão, óbvio q se alguém bater na sua mão vc vai sentir,afinal ele está CONECTADA ao seu cérebro por nervos ,o nervo irá transmitir estímulos pro seu cérebro,que ira interpretar como dor. Consciência e cérebro são uma única coisa só, afinal de contas ,sem cérebro sem consciência
@prompt.khorla1408 De forma alguma, a mão está conectada ao cérebro por meio de nervos que enviam sinais a ele. Ao Invés de dizer vagamente pra eu estudar cite artigos científicos específicos e onde foram publicados.
@@Lucas-yf1eso cérebro até que não consome tanto para nossa estatura na real, ele tem a plena capacidade de te deixar em pé inconscientemente mesmo você pesando 100kg e quase 1,90, e não sentimos isso, não nos esforçamos, consegue resolver problemas sem se cansar, ele é um processador muito potente e eficiente com uma apu bolada
Creio que a consciência e o corpo estão separados. A consciência é o que nos faz pensar e agir e o corpo apenas executa as ações que nós imaginamos (andar, bater e etc)
@@renanrenanrenanrenanrenanO cérebro não diz o que os órgãos deve fazer. Ele apenas inerva as partes do corpo (junto da medula espinal). Ou seja os órgãos eles tem suas funções próprias, porém para essas funções funcionarem precisa da inervação (ou seja os impulsos nervosos gerado pelo cérebro/medula espinal de ação sensitiva ou motora)
Na minha concepção, creio que seja impossível descobrir isso. Até porque, se descobrirmos, seríamos capaz de ressuscitar pessoas mortas, e trazer de volta a consciência. Mas se o foco é descobrir onde está a consciência (mesmo talvez não sendo possível), talvez seja melhor estudar a diferença entre uma pessoa morta e uma pessoa viva, sendo a pessoa morta em perfeito estado, semelhante a pessoa viva. Ou seja, o que diferencia uma da outra? O que realmente define uma pessoa viva pra uma pessoa morta? Qual seria o ponto de partida, ou o motor primário que faria a pessoa morta voltar a consciência? O que falta nela pra tudo voltar a funcionar?
Mente e corpo são coisas totalmente diferentes quando quero ir a algum lugar uso minhas pernas um carro uma bicicleta moto etc... usamos apenas o corpo como uma forma de nossa consciência vagar pelo mundo ou até quem sabe pelo universo porque algo infinito sempre se torna finito.
de fato, mente e corpo são coisas diferentes, o ponto é que vc não é um nem outro, vc é isso tudo, vc não uss seu corpo como locomoção, vc é a locomoção, vc percebe, vc julga, vc agr, vc automatiza, assim como seu corpo é inútil sem o cérebro, seu cérebro é inútil sem um corpo, e não existe isso de alfo infinito se tornar finito, ser infinito significa não ter começo, e se não tem como logo não tem fim, é por isso que no nosso universo isso é um conceito abstrato, pq ele é irreal, nosso universo esta fadado ao fim, seja o fim da existência dele ou fim do estado, mas está.
de fato, mente e corpo são coisas diferentes, o ponto é que vc não é um nem outro, vc é isso tudo, vc não uss seu corpo como locomoção, vc é a locomoção, vc percebe, vc julga, vc agr, vc automatiza, assim como seu corpo é inútil sem o cérebro, seu cérebro é inútil sem um corpo, e não existe isso de alfo infinito se tornar finito, ser infinito significa não ter começo, e se não tem como logo não tem fim, é por isso que no nosso universo isso é um conceito abstrato, pq ele é irreal, nosso universo esta fadado ao fim, seja o fim da existência dele ou fim do estado, mas está.
de fato, mente e corpo são coisas diferentes, o ponto é que vc não é um nem outro, vc é isso tudo, vc não uss seu corpo como locomoção, vc é a locomoção, vc percebe, vc julga, vc agr, vc automatiza, assim como seu corpo é inútil sem o cérebro, seu cérebro é inútil sem um corpo, e não existe isso de alfo infinito se tornar finito, ser infinito significa não ter começo, e se não tem como logo não tem fim, é por isso que no nosso universo isso é um conceito abstrato, pq ele é irreal, nosso universo esta fadado ao fim, seja o fim da existência dele ou fim do estado, mas está.
Na minha opinião a consciência se da por varias partes do cérebro, tipo um quebra cabeça, por exemplo uma parte se quebra e uma pessoa perde uma parte dela (exemplo, pessoas com problemas mentais como alzheimer) então não, não vão conseguir achar, ja que ja acharam, o próprio cérebro como um todo
A mente quer fazer uma coisa, mas as vezes o corpo faz outra tem coisas que o nosso corpo faz naturalemnte sem nós precisarmos ficar pensando nisso. O nosso corpo age como se nós fossemos seres inconsientes, mas a nossa mente é consiente e racional. Um cerebro sozinho não é nada. Corpo e mente são diferentes e uma consiencia não é algo físico
Mas como mente e corpo sao separados, se, quando temos problemas físicos degradantes (como CA por exemplo) adoecemos psicologicamente, e qdo adoecemos psicologicamente, o corpo tbm adoece?
Uma Lamborghini não chega em 349 KM com um motor de Fusca A Lamborghini tende a estragar com o tempo por conta de um motor que não foi feita para éla mas ter um motor de Fusca e melhor do que não ter motor
Como um fantoche pode se mover se ele não tem cérebro nem músculos? Ele é controlado externamente. Da mesma forma, como o ventriloco fará com que o boneco mexa seus braços se eles estão quebrados? Eu não sou defensor dessa posição atualmente, mas essa é uma forma de abordar isso (claro, de forma extremamente simplificada).
@@ntemlolo Isso aí não é dualismo, isso está mais próximo a uma visão "sense-data" (e no início, até mesmo de um tipo de um naive idealism). O dualismo vai afirmar que a consciência, que a mente, é algo diferente do que é o corpo, ele precisa reconhecer a existência de ambos e não versa necessariamente sobre se somos ou não capazes de ver as coisas tais quais elas são.
@@ntemlolo Não, isso realmente vai depender muito. O idealismo de Berkeley por exemplo considera o território (imaginando que você está usando "território" no sentido de mundo) como uma existência proveniente da presença da percepção da mente de Deus, quem costuma negar efetivamente a existência do "território" são solipsistas.
@@ntemlolo Isso depende de algumas coisas, mas o idealismo mais fortinho que costumava ser defendido (aos moldes de Berkeley) estava mais ligado realmente a palavra "ideia", para Berkeley tudo que existia só poderia existir na medida em que era percebido por uma subjetividade, "ser é ser percebido", na medida que era uma "ideia". Pra ele no entanto, a existência de Deus tornava o mundo ao mesmo tempo uma ideia e uma "objetividade", e era o que permitia que coisas que não estavam sendo observadas por nós continuassem a existir (porque Deus estaria o tempo inteiro observando a tudo e todos devido a sua onisciência e onipresença).
A consciência nada mais é que um produto do todo, não se tem uma parte física específica que corresponde a consciência, afinal todo o conjunto do cérebro e sistema nervoso(sensações e pensamentos, memórias, raciocínio e tudo mais) é o que consequentemente gera a consciência. Além disso animais também podem apresentar consciência dependendo da espécie, porém de modo diferente e que torna difícil a comunicação com a nossa consciência.
@@KAKASHI-wo1nxisso mesmo. Paradoxo é uma conclusão que parece estar logicamente correta, mas não está. Há um erro lógicoem algum lugar. Pelo menos é assim o paradoxo na lógica. Não sei se existe outro uso para a palavra.
@@glauciom.n.7932tem o sentido de figura de linguagem também, mas acho pouco provável que ele esteja falando disso visto que o canal é voltado para ciência e que o detentor de todo conhecimento (pedro kkkk) já apresentou "paradoxos" antes aqui no canal, tipo aquele do hotel infinito ou dos gêmeos.
Quando você dirige um carro, você não passa a ser o carro. Assim também a consciência não precisa se limitar ao seu órgão de manifestação (incluindo as reações químicas e orgânicas observáveis).
A consciência é remota, não está localizada no crânio! Ainda que o crânio seja esmagado, a consciência não se extinguirá! É uma energia, e nessa categoria não morre, ficará no modo stand by, aguardando novas conexões. Se destruímos uma rede elétrica a energia não desaparecerá, será interrompida, mas estará lá esperando uma nova rede.
Se o filósofo tivesse razão, a mente continuaria funcionando independentemente do cérebro durante o sono ou "apagões". Um boxeador sabe bem como é perder a consciência depois de um golpe certeiro. Cabe ao cientista ir atrás pra provar a hipótese.
Estude as experiências de quase morte e desdobramentos (fora do corpo) onde mesmo sem funcionamento cerebral de funções complexa (em estado de coma) há consciência fora do corpo.
Não existe essa de ""estudar"" experiências de quase morte e "desdobramentos" quânticos. Tudo isso são experiências anedoticas e esse tipo de coisa não é factual, ou seja, não pode ser usada como prova científica...
se uma pessoa te fala que consegue voar batendo os braços como uma ave e você aposta que ela não vai conseguir, tem algo de errado? a questão é que pro filósofo, o que cientista tá tentando fazer é impossível
Acredito q corpo e mente são uma coisa só. Já que problemas não resolvidos na mente somatizam dores física . Logo estão bem ligadinhos como uma coisa só.
Na verdade nem sabemos oque é a consciência perfeitamente ainda. Eles querem achar o lugar sem nem caracterizar direito as coisa. Certamente eles já passaram várias vezes no lugar que a consciência"esta" porém nem sabem oque estão procurando. E igual quando você lembra que tem que pegar algo, quando chega no lugar as vezes você vê ate o que queria, porém não lembra oque era. Logo você não sabe oque queria, então como está procurando? Só depois de lembrar que normalmente você volta ou pega aquilo...
A conclusão é. Primeiro deve se caracterizar a consciência. Ela é uma energia? Ele é algo palpável? Para funcionar precisa de só 1 lugar, ou ela se dá a a partir da interação de várias áreas. E essas outras areas, já foram caracterizadas também? As vezes respondendo essas respostas nem precisa "procurar".
Quando o Pedro falou de estar consciente eu entendi que era tp de poder racionalizar em cima dos estímulos externos, e até onde eu sei isso seria feito no córtex pré frontal, e acho q isso nem seria algo exclusivo da humanidade, já que animais com um córtex pré frontal mais desenvolvido conseguem fazer isso de forma parecida, os chimpanzés por exemplo são um dos poucos animais que conseguem reconhecer que a imagem que eles vêem no espelho é a imagem deles mesmos
O Córtex pre frontal que foi seu exemplo. Ele ocupa deve quê uns 15% do encéfalo. As perguntas que eles querem saber são tipo. Dentro do Córtex, se eu tirar uma parte específica, oque acontece? Pensando em memórias a exemplo. Será que nessa pequena parte é onde a memória está? Ou Ou precisa de outra parte também pequena em específico, tipo uma parte do estriado. E esse tipo de pergunta. Pois as mais básicas muitas já foram sim respondidas, eu ampliei muito minha fala. A exemplo a parte química, é como ela age em cada lugar específico, também quais químicos atuam ali... E isso trouxe respostas até para outras coisas como. Porque ficamos bravos, ou melhor. Oque acontece quando ficamos bravos... Que parte atua com maior intensidade nessa hora! E com isso antes mesmo dessas descobertas, eles caracterizaram as partes do encéfalo. E muitas dessas classificações são com base partir de fendas que o próprio cérebro tem, onde ele próprio separa certas partes, ou deixam mais distantes das outras... Isso agora é sobre as divisões. Lobo frontal, parietal... Então como eu disse o proprio Córtex já ocupa boa parte do Lobo frontal Mas não está errado seu pensamento, só é que as perguntas são outras agora, ainda mais sobre essas áreas que alguns dizem ser até parte da "alma" e nao algo físico em si. Nao descarto essa opção, mas não gosto muito.
@@lauraprates8764 e isso tudo pensando em coisas como. Memória, consciência, imaginação... Pois falar a exemplo já se sabe bem o caminho percorrido. E sabemos que chega a ter interação com a parte motora significativamente, pois para falar costuma ter que movimentar a boca e não só ela. Então fica um pouco mais fácil, agora imaginar a exemplo.... No fim nem precisa sair do encéfalo, para você imaginar. Agora pra falar tem que chegar na boca, língua, laringe.... A melhor ( é pior ) forma de estudo hoje de caracterização de áreas, são com pessoas que sofreram acidentes e afetou o cérebro, com um tido a exemplo no córtex pré frontal. Eles vão e estudam essa pessoa. E as vezes nem a pessoa direto, alguns hospitais montam bancos de dados dos pacientes e oque aconteceu com ele a exemplo quando teve uma pneumonia, ae o próximo que chega vira mais 1 da famosa lista: DE EXEMPLO. O mesmo para alguns estudos do cérebro, a melhor forma de fazer isso, ou é com ele bem e com exames de raio X a exemplo ou de leitura de sinais, eletroencefalograma a exemplo. E fora isso os melhores são os que sofreram algo que possa ser CARACTERIZADO, a exemplo o cara toma um tiro no cortex, e não consegue falar mais. Logo o primeiro pensamento é que aquela área tem atuação sobre isso. E ae entra a metodologia científica para ver se é isso mesmo. Sei que muitas coisas aqui você deve saber, mas deixei para outros lerem também.
Apenas conciencia isso é natural, um veado é consciente q se entrar no rio pode ser atacado por um crocodilo consciente q não pode se aproximar de um leão, oq deve ser entendido é a autoconsciência q só o ser humano tem, a conciencia de sua própria existência, q vc existe em um universo, o porquê de sua própria existência, nenhum outro animal para e pensa sobre si mesmo, não tem noção q existe em um universo, essa é o x da questão, essa é a conciencia q tem q ser entendida, a questão de vc parar e perceber q vc existe, autoconsciência.
O que sentimos como "eu" é somente nosso espelho no mundo, o que falam de nós e o que falamos dos outros. Isso cria o "eu" e cria os "outros". Separamos e classificarmos cada coisa no mundo, inclusive as pessoas, até chegar em nós mesmos. O que sou "eu"? Ser humano, que fala, ouve, brasileiro, pardo, pobre, que sabe tudo isso agora por que se encontra vivo em através das atividades biológicas que mantém esse estado de "vida". Em resumo, a consciência é a confirmação mútua e constante da existência um dos outros.
Que a consciência é apenas uma enorme quantia de respostas predefinadas por nós mesmos para qualquer situação, das mais simples as mais complexas, qaunto mais estudo, descartamos as respostas menos prováveis e criamos ou selecionamos as mais prováveis
Alguns dizem no sistema nevoso, outros micro-estados da materia, a questão é, se um corpo tivesse a cabeça destruida, seja caminhão,rocha,etc. Se fosse transportado outra cabeça ou cérebro, seriam a mesma pessoa, a do cérebro, mistura das memórias do corpo?
por isso que quando apanhamos sentimos dor e quando algm te chinga tu fica ofendido, até pq hardware é aquilo que tu bate e software é o que vc chinga kkk Pai tá filósofo hj hein
Correto. A consciência é um fenômeno produzido pelo cérebro, mas não é algo palpável e que ocupa um lugar no espaço. O cérebro humano não é capaz de definir esse fenômeno que ele mesmo produz. Devemos aceitar isto.
"software" tambem eh fisico, nao passa de um circuito que armazena um valor representativo de 0 ou 1 atravez da interacao com correntes eletricas, o que faz ele ser complexo eh so a quantidade absurda desses circuitos.
Eu acho, q a conciencia é algum fenômeno quântico, algo q acontece a todo estante permitindo criar ela, é por isso q eu acredito q não será possível descobrir onde ela fica, pq pelo fato de vc ser ela não tem como vc estudar "ela" de um ponto de vista de fora.
@@highwizard6405igualmente com o processador no computador e o cérebro. Ambos são as peças mais resistentes que mais duram e que se quebram por erros das outras peças. E que transmitem informação "invisível"...
nao prescisa ter corpo pra ser conciente nem prescisa de conciencia pra ter corpo , 1 depende do outro apenas pra que a gente veja que existem , nao exiet uma ´parte certa do cerebro , sao varias partes junats formando a conciencia , se tirar um pedaço do lado direot ainda tem e do la do esquerdo tbm
Sempre penso que o cérebro é algo além de nós próprios. Visto que ele faz coisas sem o nosso controle. Chego acreditar se o cérebro não é uma entidade separada de nós mesmo.
Isso me lembra de que nos sonhos, o seu eu consciente, é algo completamente diferente do seu subconsciente, em algumas situações você pode controlar o subconsciente, mas em outra isso não acontece, em alguns casos o subconsciente até te expulsa do sonho quando percebe que você tá controlando ele. Parece meio desconexo, mas essa parada toda acontece dentro do seu cérebro, e na minha opinião, representa bem o seu comentário.
interessante. vi bastante comentários falando sobre o cérebro em terceira pessoa e outros falando do cérebro em primeira pessoa, eu naturalmente discordo de todos nisso pq considero que nós somos tudo isso, desde a nossa pele até o nosso inconsciente que as vezes parece tão distante (mas distante de quem?), e falando em inconsciência, eu penso que nenhum humano é 100% consciente, nós vamos tomando parte de nós mesmos ao longo da vida e achamos que nos conhecemos por completo ou que o ego é 100% nós e o resto é como se fosse outra coisa, mas tudo isso é nós, até aquela parte que não entendemos, tipo como nos defendemos de bactérias que nem sabemos que nos infectou ou que ela existe ? ou até mesmo o exemplo do sonho, pra mim, qnd acordamos ao perceber que estamos sonhando acredito que seja o simples de fato que com a lucidez nos sonhos nos acabamos acordando pq simplesmente estamos perturbando a atividade inconsciente do nosso cérebro com percepções e julgamentos conscientemente processados, não da pra fazer uma atividade inata e inconsciente pela consciência, nós não sabemos sonhar no manual, precisamos do automático
mas tbm vai saber quantos vezes nós temos sonhado com coisas que poderiam responder sobre inconsciente e acabamos perdendo a resposta por simplesmente não ativarmos o autosave dos sonhos?
Para existir a consciência precisa estar consciente de que a consciência existe, logo um precisa do outro, então tecnicamente a consciência e consciente de conhecimento conhecendo a consciência conhecida.
@@eraldoxavier6562 deus nos deu livre arbitrio mas aí ele matou todo mundo com um diluvio porque não utilizamos o livre arbitrio como ele queria (é zuera)
a consciência não é palpável. Até existe a projeção da consciência, que é projeção astral. Temos mais corpos do que esse corpo físico, ambos estão conectados, mas os demais corpos não é possível pegar ou tocar, enquanto estamos focados na matéria. Wagner Borges e Hélio Couto falam mto disso
Obviamente na ciência, inclusive já temos correlação entre algumas estruturas como o pré frontal, núcleo acumbente e outras, só não temos uma única que esteja diretamente relacionado à consciência e há boas teorias do motivo disso inclusive sobre mecanismos de poupar energia do nosso corpo que descobrimos que não tem relação só com mão dominante e etc
Somos uma composição das duas coisas!!!...; O corpo manifesta interações com o mundo físico, os anteparos e condicionamentos que limitam a nossa área de atuação....; A mente interage com a parte da nossa existência que não pertence a matéria, como os sentimentos e os apelos incondicionais da alma, que é condicionada pela razão, que é uma manifestação do eu físico!!!... A atuação das duas dá origem ao que chamamos de consciência... "Quando dois dentre vós concordarem sobre algo, sua vontade será concedida por meu pai"..."Jesus"
Eu apostaria que consciência esta em varias parte do cérebro e que o correto e dizer aonde nao esta, na parte da fala visao, nao estao conciencia, mas mesmo na parte frontal uma coisa que define algo entre minha personalidade ja começa a exibir, se 🧠 nao precisasse ser deste tamanho, ele nao seria.
Não tem como reproduzir a estrutura física dos seres vivos em suas etapas evolutivas para monitorar passo a passo o aperfeiçoamento dos sentidos e da parte "consciente" do mundo externo, ou seja, que processa e interpreta os estimulos externos?
Eu apostaria que a consciência é justamente o resultado consequente de todas as partes do cérebro funcionando juntas. Tanto que, se determinadas partes forem danificadas individualmente, não necessariamente a consciência irá desaparecer por completo, mas a consciência será danificada num certo "nível correspondente". Por exemplo, um córtex pré frontal com certo grau de disfunção, poderá afetar nas tomadas de decisões de longo prazo do indivíduo; o deixará mais impulsivo e poderá afetar até a aprendizagem. Mas o indivíduo se permanecerá "consciente".
São diferentes, o motivo de eu achar issi e bem simples, as dores ou coisas que normalmente causariam problemas ao nosso organismo, nós msm ignoramks isso, eu acho que o ser humano e o único ser vivo que causa meio que uma auto destruição a sí msm, comendo coisas que n devia comer, que poderiam tá acabando com sua vida e nós msm n percebemos.
Somos corpo,alma e espírito não preciso me reportar ao filosofo e nem ao neurocientista para saber disso, se não a Deus que nos fez com um S.N.C. que comanda o "ser humano"..❤quando não se pensa o corpo padece. ❤Vc é fruto de suas decisões.
O cérebro faz parte do corpo assim como o nosso braço ou a nossa mão, por isso eu não vejo sentido nesse dualismo! Seria como perguntar se o nosso braço e nosso corpo são a mesma coisa!
Acredito que a consciência está relacionada a memória e a capacidade de processamento, ou seja a capacidade de reaver informações armazenadas e refletir sobre elas pra ligar os pontos e gerar mais informações... Conclui isso quando assisti um documentário sobre o cérebro do Canal Discovery que mostrou pessoas com perda de capacidade de memória. Um Inglês pianista que teve a capacidade do cérebro reter informações reduzida a 3 minutos, ou seja de 3 em 3 minutos a mente dele resetava e voltava ao estado de quando acordou do coma. Ele disse na entrevista que se sentia como se estivesse morto, mesmo falando andando comendo respirando, se sentia morto, mesmo sem estar, pq não tinha capacidade de reter informações...
Se pararmos pra pensar, a consciência está dentro do cérebro, assim como um motorista dentro de um carro, ou a gente domina nosso cérebro ou ele entra em piloto automático, exemplos não faltam, pessoas que querem emagrecer e não conseguem, outras querem lagar das drogas e não conseguem, outras com insônia e não conseguem dormir, outras tentando esquecer uma paixão. Todos os nossos órgãos funcionam sem a gente dar conta, o nosso físico é independente, e a gente precisa tomar as rédias.
Pelo que eu entendi, eu apostaria no neurocientista. Não sei se essa era a posição dele, mas eu apostaria que mente e corpo são a mesma coisa, que a mente é fruto dos estados dos neurônios, da ativação deles.
A divisão clássica entre mundo sensível e mundo inteligível é oque, pra mim, melhor explica a consciência, oque entendemos como consciência é tão material quanto oque entendemos como vermelho, não é algo totalmente abstrato mas ainda é, oque permite dizermos com certeza que uma planta tem algum nível de consciência e uma pedra não.
Primeiro teríamos que definir o que seria a consciência. Acredito eu que mesmo achando uma definição, não seria possível já que a consciência provavelmente é apenas o conjunto de trabalho de mais de uma parte do cérebro, e provavelmente é composta só de informação, ou seja, se pudéssemos trocar cada neurônio do nosso cérebro, por um mais novo, cada vez que esses neurônios morrem, seríamos os mesmos.
Eu já vejo de um ponto de vista de cima do Everest.Ela está fora de qualquer cérebro,pois a consciência foi ou é feita pelo ambiente em que o ser se localiza.E qd cai a ficha pra qualquer ser sobreviver ele cria mecanismos pra evoluir de acordo com tal ambiente.🎉
É ESSE O QUESTIONAMENTO QUE EU FAÇO SEMPRE: POR QUE EU SOU EU E NÃO SOU VOCÊ? ISSO É A CONSCIENCIA, POR QUE ESTOU JUSTAMENTE NESSE CORPO E NÃO EM OUTRO? PARECE UMA PERGUNTA BOBA COM UMA RESPOSTA ÓBVIA, MAS O REAL QUESTIONAMENTO POR TRÁS DISSO E UNÃO CONSIGO EXPRESSAR COM PALAVRAS, APENAS COM PENSAMENTOS SEM FORMA, MAS QUE SÓ EU CONSIGO ENTENDER
É realmente estranho pensar que um monte de átomos e alguns elétróns sem conciência possa criar uma conciência, pensa comigo Coisas que sozinhas não têm certas propriedades (como um átomo não tem maleabilidade já que não tem estrutura macroscópica) podem gerar certas propriedades quando em grupo( um átomo de ferro não é maleável mas uma barra sim) e isso só se deve ao fato de que existem outras propriedades que são "propriedades de interação" (eletromagnetismo do átomo de ferro que permite ele se ligar com outros) que entram em ação apenas quando há interação Mas de onde car@lhos vem a conciência? Existe uma propriedade especifica presente em toda a matéria atômica que quando essa é juntada em um cérebro animal e somente em um cérebro animal ela do nada desperta e vira uma conciência, que por sinal se você for parar para pensar nem tem necessidade de existência, se você fosse uma máquina sem conciência você seria um ser vivo mais eficiénte já que não precisaria de emoções ,seria literalmente como uma máquina, você não precisa recompensar uma calculadora por falar que 2+2 é 4, ela faz isso sempre, sozinha, e eficientemente Poderia ser até uma vantagem evolutiva não haver conciência considerando que o cérebro consiga fazer todos os cálculos mentais sem ela. E apesar de qualquer utilidade ela ainda é completamente sem sentido, tipo, como, COMO, um monte de elétrons, quarks, gluons, etc que não tem propriedades nem singulares nem em grupo que incitam a mente conseguem PERCEBER, VIVER, SENTIR, e eu não digo no sentido computacional do cérebro porque interpretar sinais elétricos faz sentidos essas coisas conseguirem fazer, mas porque nós não somos máquinas sem percepção, sem VIDA. Eu sou agnóstico (aceito que não sei se deus existe ou não), mas essa questão é a única coisa que me faz teorizar que algo como deus (alma, pós-vida, etc) possa realmente existir.
Eu apostaria que não iria achar. Mesmo que eu acredite que provavelmente, ou a consciência é física mas separada, ou é física e junto do corpo inteiro. Considerando o segundo, não dá pra achar, e considerando o primeiro, achar não seria fácil.
A consciência e a 4⁰ dimensão. Realmente, acredito que o cérebro precise de seu corpo completo para gerar consciência, danos no cérebro por menor que sejam podem acarretar redução na capacidade de consciência exp: uma pessoa que nasceu cegá tem noção diferente de espaço de alguém que enxerga, não que o dano seja no cérebro porem a visão necessita dele, a consciência necessita dos sentidos básicos, através dos sentidos básicos temos noção de altura, largura e profundidade, através das 3 dimensões podemos acessar o físico (matéria), portanto se a consciência superar oque é físico ou sejq tudo que deveria existir, ela deve estar na 4º dimensão que não é limitada pela física como conhecemos porque não podemos ver a 4º dimensão se pudéssemos sentiríamos tudo ao mesmo tempo, veríamos tudo não teríamos corpos seríamos só mente.
A consciência procurando ela mesma no cérebro...
Muito boa 😂👌
O cérebro é o único órgão que deu o próprio nome
Ela esta tentando se encontrar
@@Affassso Cérebro deu nome a todos os seus escravos (outros órgãos)
um cérebro nomeou todos os outros, os outros aceitaram esse nome@@Affasss
O cérebro é o único órgão do corpo humano que sabe da sua existência e ele mesmo se deu um nome kkkkk
O nome do meu é Cleiton
E quando percebe ainda fica surpreso
@@ryansousalima9653no mas o que eu to rindo disso aqui é exagero
tecnicamente nao, ate pq o cérebro que se deu o nome funciona "diferente" de todos os outros
@@victoromatriz5404 ?
O cérebro humano tem 100 bilhões de neurônios, conectados em 100 trilhões de sinapses. Um único neurônio não possui consciência, mas o cérebro sim. Então, como algo essencialmente inconsciente se torna consciente? Talvez a consciência seja algo que surge do todo e não de apenas uma parte. Assim como uma única nota musical é incapaz de criar música, um único neurônio não pode criar consciência. É preciso que notas interajam umas com as outra pra que surja música. Quanto mais notas interagirem, mais complexa é a música. Então, por essa analogia, quanto mais neurônios, mais sinapses e quanto mais sinapses mais complexa é a consciência que surgirá.
Se neurônio por neurônio de uma pessoa for sendo removido. Em que momento a consciência dessa pessoa deixa de existir?
@@G.H.F_ Ou imaginando que você tem um irmão gêmeo, e vai trocando com ele um neurônio por vez , qual o momento e se em algum momento vc deixará de ser vc para ser ele..
Cara eu amo esses debates filosóficos, fico surpreso que até hoje sequer sabemos o que nós somos, o que de fato me faz ser eu, memórias? Meu cérebro especificamente? Algo que não sabemos ainda? Alma? Paradoxos como o do barco de teseu me faz ter crises
@@cristian93388 É exatamente sobre o paradoxo com o barco de Teseu que a minha colocação acima quis se referir, só que ao invés de madeira no caso é os neurônios cerebrais, mas a ideia é a mesma..
@@G.H.F_ Se num computador ou celular removermos um componente eletronico por vez, um capacitor, um resistor, um chip, em qual momento ele deixa de funcionar? É a mesma coisa com o cérebro...
O ser humano é um conjunto perfeito de hardware e software
O ser humano é praticamente igual a um computador kkk
Foi Ele.. Deus. É impossível que a vida exista sem um criador, nada inorgânico é capaz de criar algo orgânico. Tudo foi Ele, foi sempre Ele, sempre será Ele. Vamos correr atrás Dele meu amigo, com toda as nossas forças, que também é ele que nos sustenta.
@@BrunoRodriguesM se foi Deus que criou tudo, então quem criou Deus? Eu já sei que essa pergunta vai acabar sem resposta porque você vai dizer que ele sempre existiu, mas pra mim isso não é uma resposta plausível. Mas vai que né.
@@mundn3O que não é uma resposta plausível é o cara dizer que Deus é algo orgânico. 😂😂😂
@@mundn3O antes não existe pra algo que existe no passado presente e futuro simultaneamente, é que nem procurar por lados em um círculo, você não vai achar porque não existem lados em um círculo, então querer um criador ou um antes pra algo que existe em tudo é uma questão que não faz sentido
Eu aposto no filósofo, não acredito que a consciência esteja restrita as sinapses cerebrais. Ora se fosse tão simples não seríamos os únicos seres com uma consciência avançada a ponto de entender a matemática e as ciências, acredito que existe algo além do mundo físico que permite que a consciência exista.
Não acredito nisso porque animais tbm tem consciência, eles sabem diferenciar um ser vivo de uma pedra, sabem diferenciar um animal da mesma espécie de um outro animal, a única diferença é que nós conseguimos fazer mais conexões e desenvolvemos pensamentos mais complexos.
@@HARDPauloRic E o que é consciência? E o fato de ter menos sinapses, porque eles não evoluíram também na inteligência como o ser humano? Porque o homem é o único animal racional se a racionalidade permitiu que o homem controlasse o mundo?
@@HARDPauloRicestamos falando de auto consciencia isso so ser humano tem
Muito bom. Vc irá aprender muito fazendo questionamentos filosóficos. É uma dimensão diferente do conhecimento que não pode ser desprezada por aqueles que buscam a Verdade. Verdade, só pode ser uma, mentiras tem diferentes versões.
"Não sou capaz de opinar" 2016. Pires, Glória
Eu diria que corpo e mente são uma coisa só, pois no cérebro tem regiões especificas para ativar cada emoção bem como os outros pontos do Sistema Nervoso Central, o intestino e a coluna cervical conseguem interferir diretamente nos nossos pensamentos, seja na hora de sentir apetite para um alimento específico, ou na hora de fazer um movimento repetitivo.
Mas a questão é consciência, entende? Algo que só nós humanos temos, os animais tem um cérebro com reações químicas que influenciam no que eles fazem e como se sentem, mas isso não é consciência...
@@taxidriver8239 ainda sim a questão de animais serem concientes é discutivel e não sabemos se somos "concientes" pois a conciencia geralmente é interpretada de diferentes formas por muitos
@@pedroteixeira4146você me lembro de algumas situações em alguns desenhos onde os animais, ao se comunicarem, falavam normalmente, como a gente, mas aos olhos de um humano, eles faziam todo tipo de som, acho um pouco interessante imaginar que podemos estar fazendo a mesma coisa. Quanto a consciência dos animais, eu acredito que alguns conseguem ter de fato uma consciência, como o papagaio (ou arara) que sabia falar normalmente, reconhecer a si próprio no espelho e compreender o nada, o vazio.
estou com cordo, o marido da corda
@@pedroteixeira4146 então, a ideia de consciência q eu e a maioria nos referimos é que nós sabemos que existimos e sabemos que vamos morrer, animais não sabem que vão morrer, eles não evitam a morte, eles evitam a dor, que nada mais é do que o mecanismo do cérebro pra indicar algo que pode te matar
O neurocientista Fábio Perin (acho que uma galera aqui deve conhecer) rejeita a própria ideia de consciência, ele defende que o que é chamado de "consciência" são simplesmente todas as circuitaria do cérebro operando juntas, que produz a noção de "self" para nos localizamos no mundo. Então pra ele a consciência é o cérebro, mas não uma área específica nele, mas sim todos os seus processos funcionando juntos produzindo o que se chama de "experiência"
Concordo, nenhuma parte específica de um carro torna ele um carro, mas sim o conjunto
Na engenharia isso seria chamado de propriedade de emergente, uma propriedade ou característica de um sistema que só é observada após o funcionamento e interação em conjunto das partes deste sistema, e não em uma parte isolada apenas.
Ele é a imagem esculpida em carrara do que o Searle descreve, uma pessoa que conscientemente escreve um livro de 500 páginas para tentar explicar por que exatamente não é consciente, é simplesmente uma grande farsa.
se entender a consciência é problema, imagina entender o inconsciente, que muita gente acredita que não existe kkkkk
O que FREUD fala EU desenho.
@@Psicanálisecientifica Cara eu faço psicologia, mas até hj eu tenho dificuldade pra entender o inconsciente e as teorias do Freud kkk, mas é pq eu preciso dar uma atenção a psicanálise para entender.
Eu vi sobre isso recentemente.
Ainda apostarei no filósofo!
Indo um pouco mais a fundo, será que a consciência existe ou o cérebro convence a si mesmo se que tem consciência, quando na verdade é só um monte de algoritmos naturais fazendo escolhas?
Isso é muito bizarro de se pensar, mais entendo oq vc quer dizer, como vc chegou nessa teoria?
@@keiferkristopher6059 é um ponto de vista determinista que sempre tive desde pequeno, imagino que se o cérebro calcula tudo, o que o diferencia de um computador são os erros. Isso se fortaleceu quando vi um neurologista falando sobre livre arbítrio em um podcast.
Impulsos nervosos, algoritmos, substâncias e condições do ambiente só não são totalmente previsíveis porque existe limitação na capacidade de recolher dados, mas se você tivesse informação sobre cada neurônio de uma pessoa e sobre o ambiente em que ela está (pra facilitar, uma ela vazia) poderia prever todos os pensamentos dela com uma margem de erro que aumenta com o passar do tempo. Os mistérios da mente ainda existem só por causa da complexidade.
@@MineAnimatoro meu pensamento é muito parecido com o seu, de certa forma tudo oq a gente faz já foi processado pelo celebro antes mesmo de nois "tomar" a decisão, qual a sua opinião sobre a conciencia e o universo em si? Vc acha que se não tivesse um eu ou vc alguém consciente o universo será q existiria? Se vc for parar pra pensar nos não deviria existe já q o universo tendê ir pra entropia (desordem) e nois somos criaturas conciente no meio disso sabendo da própria existência,(ordem) existe a possibilidade de nois ser um experimento de um ser muito superior ou fazer parte de algo muito maior do q nois consegue compreender, pare pra pensar aparentemente esse universo foi feito só pra nois, apenas nosso planeta tem vida pelo menos até agora
@@keiferkristopher6059 estou entre 3 opções: o universo é uma simulação; Deus quer escolher boas pessoas para viverem com ele; o universo existe porque sim e a consciência surgiu aleatoriamente por meio da seleção natural, mas não tem qualquer propósito para o universo
@@MineAnimator eu concordo com todas só não acho q tudo isso surgiu por aleatoriedade, sobre ser uma simulação de deus pra ver quem é bom, todos nois em algum momento da vida pecamos então quem seria bom? A não ser que estamos falando de pessoas q realmente se arrependeram oq fez. Vai saber né amigo nois surgimos nesse universo totalmente perdidos sem saber de nada.
A consciência etérea. Ela faz parte das nossas emoções. Tipo: saudades, raiva, amor, fome, frio, etc. a gente sente mas não vê. Ela não ocupa espaço ela é apenas o registro dessas emoções.
Eu gostaria de ver uma conversa sincera entre ele, e o Serjão do Foguetes
Serjão dos Foguetes kkkkk melhor do q Sério Sacana kk
"Quem pôs a sabedoria no íntimo, ou quem à mente deu o entendimento?"
(Jó, 38:36)
Acho difícil encontrarem as estruturas físicas que geram a consciência. Mas não por que a consciência não seja física, mas sim porque as questões técnicas para essa descobertas me parecem bem complexas
Pra eles descobrirem isso, teriam que mexer no cérebro de várias pessoas, literalmente, para verificar em que parte fica a consciência, isso com as pessoas acordadas e tomando o devido cuidado para não danificar nada no cérebro, e nem destruir a consciência das pessoas.
A consciência não é física. Disso pode ter certeza. O que gera a consciência é algo físico, mas ela mesma não é.
@@edududiascreio que isso deve ser feito apenas por mapeamento, ressonância ou coisa do tipo. Não vão tocar no cérebro.
@@diogenescarvalhedoseu comentário é uma baita contradição, como não é algo físico se depender de algo físico para existir? Você fala como se ela ficasse sempre ativa, mesmo quando dormimos ou desmaiamos, o que não acontece, portanto, sua lógica está errada.
eu acredito na questão de que tanto a mente e o corpo (assim como o espírito ou alma tbm) serem partes separadas de nós, mas ao mesmo tempo sendo uma parte inteira que se completa, como se as partes separadas dependesse uma da outra. mas sla sou burro, nao manjo muito de filosofia, neurociência e essas paradas 😅😅
não diga isso, procure sempre aprender mais💪🏻🫵🏻
@@tomas_silva07 opa, vlw mano, sim, sempre e bom aprender mais sobre as coisas, adoro ter esse sentimento de aprender algo que eu acho interessante, porem o que eu quis dizer exatamente com o meu comentário, foi que eu nao tenho nenhum "certificado" ou "graduação" nessas áreas que eu citei. é isso, vlw!!
Ja disse o Novatroop "a mente é a essência de um ser triunfal, o corpo é só uma porta[...]"
Creio que todos os animais inteligentes tem sim consciência só que a nossa é muito maior. Podemos perceber consciência em um elefante facilmente. So que a nossa é muito mais poderosa, porque no momento que evoluímos também viramos uma parede pros animais evoluirem pouco. Mas os humanos tem pouco tempo de existência ainda. Nos proximos 100 mil anos terá muitos animais que a gente hoje em dia não podemos nem imagina4
Se a gente n destruir o planeta antes...
@@Samurai0_0uel não não, creio que isso jamais iria acontecer.
@@guilherme13g Eu sei. A gente morre antes
@krooos4425 É disso o que eu estou falando.
Só que sem a parte do meteoro
@@guilherme13g"jamais" isso literalmente acontecendo agora:
Eu aposto no filósofo novamente. E eu sabia que ele tinha acertado, pois sei que hoje esse assunto ainda é um mistério. Algumas coisas não podem ser explicadas com a ciência convencional que tantas pessoas acham que é a única coisa lógica pra se estudar. O Universo não é regido apenas com as forças científicas que estamos acostumados como seres limitados.
Se a mente fosse separada do cérebro, drogas e acidentes graves na cabeça não afetariam a consciência de alguém.
Além disso os seres humanos não precisariam ter cérebros que demandam tanta energia
Exatamente Richter
@prompt.khorla1408 kkkkkkk,que analogia foi essa???
Mermão, óbvio q se alguém bater na sua mão vc vai sentir,afinal ele está CONECTADA ao seu cérebro por nervos ,o nervo irá transmitir estímulos pro seu cérebro,que ira interpretar como dor.
Consciência e cérebro são uma única coisa só, afinal de contas ,sem cérebro sem consciência
@prompt.khorla1408 De forma alguma, a mão está conectada ao cérebro por meio de nervos que enviam sinais a ele. Ao Invés de dizer vagamente pra eu estudar cite artigos científicos específicos e onde foram publicados.
@@Lucas-yf1eso cérebro até que não consome tanto para nossa estatura na real, ele tem a plena capacidade de te deixar em pé inconscientemente mesmo você pesando 100kg e quase 1,90, e não sentimos isso, não nos esforçamos, consegue resolver problemas sem se cansar, ele é um processador muito potente e eficiente com uma apu bolada
Compartilho a ideia com o filósofo.
Creio que a consciência e o corpo estão separados. A consciência é o que nos faz pensar e agir e o corpo apenas executa as ações que nós imaginamos (andar, bater e etc)
Porém tem alguns estímulos cerebrais e de outros órgãos parecem afetar diretamente a consciência
@@Japuneis-muitopogExatamente, o estômago por exemplo, tem ligações neurais complexas que podem influenciar na nossa consciência.
Além de que o nosso intestino possui tantos neurônios que ele chega a funcionar sozinho, sem o cérebro dizer o que ele deve fazer.
nada tudo é físico e conectado fisicamente.
@@renanrenanrenanrenanrenanO cérebro não diz o que os órgãos deve fazer. Ele apenas inerva as partes do corpo (junto da medula espinal). Ou seja os órgãos eles tem suas funções próprias, porém para essas funções funcionarem precisa da inervação (ou seja os impulsos nervosos gerado pelo cérebro/medula espinal de ação sensitiva ou motora)
Na minha concepção, creio que seja impossível descobrir isso. Até porque, se descobrirmos, seríamos capaz de ressuscitar pessoas mortas, e trazer de volta a consciência.
Mas se o foco é descobrir onde está a consciência (mesmo talvez não sendo possível), talvez seja melhor estudar a diferença entre uma pessoa morta e uma pessoa viva, sendo a pessoa morta em perfeito estado, semelhante a pessoa viva.
Ou seja, o que diferencia uma da outra? O que realmente define uma pessoa viva pra uma pessoa morta? Qual seria o ponto de partida, ou o motor primário que faria a pessoa morta voltar a consciência? O que falta nela pra tudo voltar a funcionar?
Mente e corpo são coisas totalmente diferentes quando quero ir a algum lugar uso minhas pernas um carro uma bicicleta moto etc... usamos apenas o corpo como uma forma de nossa consciência vagar pelo mundo ou até quem sabe pelo universo porque algo infinito sempre se torna finito.
isso nem faz sentido
@@volkswagne exato mas para quantos.
de fato, mente e corpo são coisas diferentes, o ponto é que vc não é um nem outro, vc é isso tudo, vc não uss seu corpo como locomoção, vc é a locomoção, vc percebe, vc julga, vc agr, vc automatiza, assim como seu corpo é inútil sem o cérebro, seu cérebro é inútil sem um corpo, e não existe isso de alfo infinito se tornar finito, ser infinito significa não ter começo, e se não tem como logo não tem fim, é por isso que no nosso universo isso é um conceito abstrato, pq ele é irreal, nosso universo esta fadado ao fim, seja o fim da existência dele ou fim do estado, mas está.
de fato, mente e corpo são coisas diferentes, o ponto é que vc não é um nem outro, vc é isso tudo, vc não uss seu corpo como locomoção, vc é a locomoção, vc percebe, vc julga, vc agr, vc automatiza, assim como seu corpo é inútil sem o cérebro, seu cérebro é inútil sem um corpo, e não existe isso de alfo infinito se tornar finito, ser infinito significa não ter começo, e se não tem como logo não tem fim, é por isso que no nosso universo isso é um conceito abstrato, pq ele é irreal, nosso universo esta fadado ao fim, seja o fim da existência dele ou fim do estado, mas está.
de fato, mente e corpo são coisas diferentes, o ponto é que vc não é um nem outro, vc é isso tudo, vc não uss seu corpo como locomoção, vc é a locomoção, vc percebe, vc julga, vc agr, vc automatiza, assim como seu corpo é inútil sem o cérebro, seu cérebro é inútil sem um corpo, e não existe isso de alfo infinito se tornar finito, ser infinito significa não ter começo, e se não tem como logo não tem fim, é por isso que no nosso universo isso é um conceito abstrato, pq ele é irreal, nosso universo esta fadado ao fim, seja o fim da existência dele ou fim do estado, mas está.
Na minha opinião a consciência se da por varias partes do cérebro, tipo um quebra cabeça, por exemplo uma parte se quebra e uma pessoa perde uma parte dela (exemplo, pessoas com problemas mentais como alzheimer) então não, não vão conseguir achar, ja que ja acharam, o próprio cérebro como um todo
Vou causar crises existenciais
Vc n tem um esqueleto dentro de você
Você é um cérebro
Controlando um esqueleto com uma armadura de pele e músculos
não me causou crise existencial mas me causou uma sensação estranha
Qualquer um na brisa para pra pensar nisso
Eu penso nisso o tempo todo kkkk. Normal pra mim.
Ja pensei nisso ai
penso nisso toda hora
A consciência é aquilo no qual estamos mergulhados! Oque podemos ver, sentir e tocar é nossa consciência.
Eu aposto que sem o cérebro não existe consciência.
O cérebro é apenas a ferramenta usado pela mente, como o coração o figado e as pernas
Na vdd nada existe sem consciência a consciência é a própria existência, ser algo que não é conciente é o mesmo que não ser nada.
@@dio5645 não entendi
@@eliabem1894que droga tu usou mano
@@eliabem1894ent a consciencia seria a quinta dimensão?
A mente quer fazer uma coisa, mas as vezes o corpo faz outra tem coisas que o nosso corpo faz naturalemnte sem nós precisarmos ficar pensando nisso. O nosso corpo age como se nós fossemos seres inconsientes, mas a nossa mente é consiente e racional. Um cerebro sozinho não é nada. Corpo e mente são diferentes e uma consiencia não é algo físico
Mas como mente e corpo sao separados, se, quando temos problemas físicos degradantes (como CA por exemplo) adoecemos psicologicamente, e qdo adoecemos psicologicamente, o corpo tbm adoece?
Uma Lamborghini não chega em 349 KM com um motor de Fusca A Lamborghini tende a estragar com o tempo por conta de um motor que não foi feita para éla
mas ter um motor de Fusca e melhor do que não ter motor
Como um fantoche pode se mover se ele não tem cérebro nem músculos? Ele é controlado externamente. Da mesma forma, como o ventriloco fará com que o boneco mexa seus braços se eles estão quebrados?
Eu não sou defensor dessa posição atualmente, mas essa é uma forma de abordar isso (claro, de forma extremamente simplificada).
@@ntemlolo
Isso aí não é dualismo, isso está mais próximo a uma visão "sense-data" (e no início, até mesmo de um tipo de um naive idealism). O dualismo vai afirmar que a consciência, que a mente, é algo diferente do que é o corpo, ele precisa reconhecer a existência de ambos e não versa necessariamente sobre se somos ou não capazes de ver as coisas tais quais elas são.
@@ntemlolo
Não, isso realmente vai depender muito. O idealismo de Berkeley por exemplo considera o território (imaginando que você está usando "território" no sentido de mundo) como uma existência proveniente da presença da percepção da mente de Deus, quem costuma negar efetivamente a existência do "território" são solipsistas.
@@ntemlolo
Isso depende de algumas coisas, mas o idealismo mais fortinho que costumava ser defendido (aos moldes de Berkeley) estava mais ligado realmente a palavra "ideia", para Berkeley tudo que existia só poderia existir na medida em que era percebido por uma subjetividade, "ser é ser percebido", na medida que era uma "ideia". Pra ele no entanto, a existência de Deus tornava o mundo ao mesmo tempo uma ideia e uma "objetividade", e era o que permitia que coisas que não estavam sendo observadas por nós continuassem a existir (porque Deus estaria o tempo inteiro observando a tudo e todos devido a sua onisciência e onipresença).
A consciência nada mais é que um produto do todo, não se tem uma parte física específica que corresponde a consciência, afinal todo o conjunto do cérebro e sistema nervoso(sensações e pensamentos, memórias, raciocínio e tudo mais) é o que consequentemente gera a consciência. Além disso animais também podem apresentar consciência dependendo da espécie, porém de modo diferente e que torna difícil a comunicação com a nossa consciência.
Eu acredito que a consciência é algo físico e metafísico atuando junto, tipo uma espécie de energia kamehameha hadouken
Gostei da analogia kkkkkkk
𝑭𝒐𝒅𝒂 𝒎𝒂𝒏𝒐, 𝒄𝒐𝒏𝒄𝒐𝒓𝒅𝒂𝒎𝒐𝒔 𝒌𝒌𝒌𝒌
Acredito que a nossa consciência seje algo similar a energia cósmica.
Acertou miserável
@@elieloliveira9230letrinha de v1ado eim
Como filósofo, acho que David irá ganhar seus vinhos. Essa discussão tem milênios ...
Pedro uma pergunta aleatória, existe uma solução pra paradoxos ?
Tem um paradoxo chamado "Paradoxo de Aquiles" durante séculos ele foi considerado insolucionável.
N existem paradoxos, eles sempre partem de uma premissa falsa, ou, então, não chegamos ao conhecimento para achá-la ainda.
@@victorjose5929 a premissa falsa desse paradoxo é achar que a soma de infinitos termos resultará em um número infinito....
@@KAKASHI-wo1nxisso mesmo. Paradoxo é uma conclusão que parece estar logicamente correta, mas não está. Há um erro lógicoem algum lugar. Pelo menos é assim o paradoxo na lógica. Não sei se existe outro uso para a palavra.
@@glauciom.n.7932tem o sentido de figura de linguagem também, mas acho pouco provável que ele esteja falando disso visto que o canal é voltado para ciência e que o detentor de todo conhecimento (pedro kkkk) já apresentou "paradoxos" antes aqui no canal, tipo aquele do hotel infinito ou dos gêmeos.
Quando você dirige um carro, você não passa a ser o carro.
Assim também a consciência não precisa se limitar ao seu órgão de manifestação (incluindo as reações químicas e orgânicas observáveis).
Se você lançar um gancho no queixo de alguém, já era, perda de consciência (Nocaute).
o que nós chamamos de consciência é só uma quantia gigantesca de variáveis. o nosso cérebro é simplesmente ótimo calculando possibilidades.
A consciência é remota, não está localizada no crânio! Ainda que o crânio seja esmagado, a consciência não se extinguirá! É uma energia, e nessa categoria não morre, ficará no modo stand by, aguardando novas conexões.
Se destruímos uma rede elétrica a energia não desaparecerá, será interrompida, mas estará lá esperando uma nova rede.
Se o filósofo tivesse razão, a mente continuaria funcionando independentemente do cérebro durante o sono ou "apagões". Um boxeador sabe bem como é perder a consciência depois de um golpe certeiro. Cabe ao cientista ir atrás pra provar a hipótese.
você não entendeu o ponto. não dá pra provar a existência de algo que está fora da sua mente/experiência, então tudo vem da sua consciência
Vc não entendeu o problema.
Estude as experiências de quase morte e desdobramentos (fora do corpo) onde mesmo sem funcionamento cerebral de funções complexa (em estado de coma) há consciência fora do corpo.
Não existe essa de ""estudar"" experiências de quase morte e "desdobramentos" quânticos. Tudo isso são experiências anedoticas e esse tipo de coisa não é factual, ou seja, não pode ser usada como prova científica...
Resumo da aposta
Neurocientista - pesquisa, experimentos e anotaçoes.
Filosofo - sentar e esperar
se uma pessoa te fala que consegue voar batendo os braços como uma ave e você aposta que ela não vai conseguir, tem algo de errado? a questão é que pro filósofo, o que cientista tá tentando fazer é impossível
Nossa consciência e um produto do corpo, integral.
Acredito q corpo e mente são uma coisa só. Já que problemas não resolvidos na mente somatizam dores física . Logo estão bem ligadinhos como uma coisa só.
Na verdade nem sabemos oque é a consciência perfeitamente ainda.
Eles querem achar o lugar sem nem caracterizar direito as coisa.
Certamente eles já passaram várias vezes no lugar que a consciência"esta" porém nem sabem oque estão procurando.
E igual quando você lembra que tem que pegar algo, quando chega no lugar as vezes você vê ate o que queria, porém não lembra oque era.
Logo você não sabe oque queria, então como está procurando?
Só depois de lembrar que normalmente você volta ou pega aquilo...
A conclusão é.
Primeiro deve se caracterizar a consciência.
Ela é uma energia? Ele é algo palpável? Para funcionar precisa de só 1 lugar, ou ela se dá a a partir da interação de várias áreas.
E essas outras areas, já foram caracterizadas também?
As vezes respondendo essas respostas nem precisa "procurar".
Quando o Pedro falou de estar consciente eu entendi que era tp de poder racionalizar em cima dos estímulos externos, e até onde eu sei isso seria feito no córtex pré frontal, e acho q isso nem seria algo exclusivo da humanidade, já que animais com um córtex pré frontal mais desenvolvido conseguem fazer isso de forma parecida, os chimpanzés por exemplo são um dos poucos animais que conseguem reconhecer que a imagem que eles vêem no espelho é a imagem deles mesmos
O Córtex pre frontal que foi seu exemplo.
Ele ocupa deve quê uns 15% do encéfalo.
As perguntas que eles querem saber são tipo.
Dentro do Córtex, se eu tirar uma parte específica, oque acontece?
Pensando em memórias a exemplo.
Será que nessa pequena parte é onde a memória está?
Ou
Ou precisa de outra parte também pequena em específico, tipo uma parte do estriado.
E esse tipo de pergunta.
Pois as mais básicas muitas já foram sim respondidas, eu ampliei muito minha fala.
A exemplo a parte química, é como ela age em cada lugar específico, também quais químicos atuam ali...
E isso trouxe respostas até para outras coisas como.
Porque ficamos bravos, ou melhor.
Oque acontece quando ficamos bravos...
Que parte atua com maior intensidade nessa hora!
E com isso antes mesmo dessas descobertas, eles caracterizaram as partes do encéfalo.
E muitas dessas classificações são com base partir de fendas que o próprio cérebro tem, onde ele próprio separa certas partes, ou deixam mais distantes das outras...
Isso agora é sobre as divisões.
Lobo frontal, parietal...
Então como eu disse o proprio Córtex já ocupa boa parte do Lobo frontal
Mas não está errado seu pensamento, só é que as perguntas são outras agora, ainda mais sobre essas áreas que alguns dizem ser até parte da "alma" e nao algo físico em si.
Nao descarto essa opção, mas não gosto muito.
@@lauraprates8764 e isso tudo pensando em coisas como.
Memória, consciência, imaginação...
Pois falar a exemplo já se sabe bem o caminho percorrido.
E sabemos que chega a ter interação com a parte motora significativamente, pois para falar costuma ter que movimentar a boca e não só ela.
Então fica um pouco mais fácil, agora imaginar a exemplo....
No fim nem precisa sair do encéfalo, para você imaginar.
Agora pra falar tem que chegar na boca, língua, laringe....
A melhor ( é pior ) forma de estudo hoje de caracterização de áreas, são com pessoas que sofreram acidentes e afetou o cérebro, com um tido a exemplo no córtex pré frontal.
Eles vão e estudam essa pessoa.
E as vezes nem a pessoa direto, alguns hospitais montam bancos de dados dos pacientes e oque aconteceu com ele a exemplo quando teve uma pneumonia, ae o próximo que chega vira mais 1 da famosa lista: DE EXEMPLO.
O mesmo para alguns estudos do cérebro, a melhor forma de fazer isso, ou é com ele bem e com exames de raio X a exemplo ou de leitura de sinais, eletroencefalograma a exemplo.
E fora isso os melhores são os que sofreram algo que possa ser CARACTERIZADO, a exemplo o cara toma um tiro no cortex, e não consegue falar mais.
Logo o primeiro pensamento é que aquela área tem atuação sobre isso.
E ae entra a metodologia científica para ver se é isso mesmo.
Sei que muitas coisas aqui você deve saber, mas deixei para outros lerem também.
Apenas conciencia isso é natural, um veado é consciente q se entrar no rio pode ser atacado por um crocodilo consciente q não pode se aproximar de um leão, oq deve ser entendido é a autoconsciência q só o ser humano tem, a conciencia de sua própria existência, q vc existe em um universo, o porquê de sua própria existência, nenhum outro animal para e pensa sobre si mesmo, não tem noção q existe em um universo, essa é o x da questão, essa é a conciencia q tem q ser entendida, a questão de vc parar e perceber q vc existe, autoconsciência.
Umas perguntas difíceis demais para ficar pensando... vamos tomar uma cerveja pra relaxar.
Se a consciência é um algoritmo da Matrix, quem terá razão???
quem apostou no inconsciente coletivo
O que sentimos como "eu" é somente nosso espelho no mundo, o que falam de nós e o que falamos dos outros. Isso cria o "eu" e cria os "outros". Separamos e classificarmos cada coisa no mundo, inclusive as pessoas, até chegar em nós mesmos.
O que sou "eu"? Ser humano, que fala, ouve, brasileiro, pardo, pobre, que sabe tudo isso agora por que se encontra vivo em através das atividades biológicas que mantém esse estado de "vida".
Em resumo, a consciência é a confirmação mútua e constante da existência um dos outros.
Simplesmente foda
Que a consciência é apenas uma enorme quantia de respostas predefinadas por nós mesmos para qualquer situação, das mais simples as mais complexas, qaunto mais estudo, descartamos as respostas menos prováveis e criamos ou selecionamos as mais prováveis
Eu sabo
Alguns dizem no sistema nevoso, outros micro-estados da materia, a questão é, se um corpo tivesse a cabeça destruida, seja caminhão,rocha,etc. Se fosse transportado outra cabeça ou cérebro, seriam a mesma pessoa, a do cérebro, mistura das memórias do corpo?
Consciência é basicamente um problema de software, ela não está em nenhuma "peça" em particular.
por isso que quando apanhamos sentimos dor e quando algm te chinga tu fica ofendido, até pq hardware é aquilo que tu bate e software é o que vc chinga kkk
Pai tá filósofo hj hein
Correto. A consciência é um fenômeno produzido pelo cérebro, mas não é algo palpável e que ocupa um lugar no espaço. O cérebro humano não é capaz de definir esse fenômeno que ele mesmo produz. Devemos aceitar isto.
"software" tambem eh fisico, nao passa de um circuito que armazena um valor representativo de 0 ou 1 atravez da interacao com correntes eletricas, o que faz ele ser complexo eh so a quantidade absurda desses circuitos.
Eu acho, q a conciencia é algum fenômeno quântico, algo q acontece a todo estante permitindo criar ela, é por isso q eu acredito q não será possível descobrir onde ela fica, pq pelo fato de vc ser ela não tem como vc estudar "ela" de um ponto de vista de fora.
@@highwizard6405igualmente com o processador no computador e o cérebro. Ambos são as peças mais resistentes que mais duram e que se quebram por erros das outras peças.
E que transmitem informação "invisível"...
nao prescisa ter corpo pra ser conciente nem prescisa de conciencia pra ter corpo , 1 depende do outro apenas pra que a gente veja que existem , nao exiet uma ´parte certa do cerebro , sao varias partes junats formando a conciencia , se tirar um pedaço do lado direot ainda tem e do la
do esquerdo tbm
Sempre penso que o cérebro é algo além de nós próprios. Visto que ele faz coisas sem o nosso controle. Chego acreditar se o cérebro não é uma entidade separada de nós mesmo.
Isso me lembra de que nos sonhos, o seu eu consciente, é algo completamente diferente do seu subconsciente, em algumas situações você pode controlar o subconsciente, mas em outra isso não acontece, em alguns casos o subconsciente até te expulsa do sonho quando percebe que você tá controlando ele. Parece meio desconexo, mas essa parada toda acontece dentro do seu cérebro, e na minha opinião, representa bem o seu comentário.
interessante. vi bastante comentários falando sobre o cérebro em terceira pessoa e outros falando do cérebro em primeira pessoa, eu naturalmente discordo de todos nisso pq considero que nós somos tudo isso, desde a nossa pele até o nosso inconsciente que as vezes parece tão distante (mas distante de quem?), e falando em inconsciência, eu penso que nenhum humano é 100% consciente, nós vamos tomando parte de nós mesmos ao longo da vida e achamos que nos conhecemos por completo ou que o ego é 100% nós e o resto é como se fosse outra coisa, mas tudo isso é nós, até aquela parte que não entendemos, tipo como nos defendemos de bactérias que nem sabemos que nos infectou ou que ela existe ? ou até mesmo o exemplo do sonho, pra mim, qnd acordamos ao perceber que estamos sonhando acredito que seja o simples de fato que com a lucidez nos sonhos nos acabamos acordando pq simplesmente estamos perturbando a atividade inconsciente do nosso cérebro com percepções e julgamentos conscientemente processados, não da pra fazer uma atividade inata e inconsciente pela consciência, nós não sabemos sonhar no manual, precisamos do automático
mas tbm vai saber quantos vezes nós temos sonhado com coisas que poderiam responder sobre inconsciente e acabamos perdendo a resposta por simplesmente não ativarmos o autosave dos sonhos?
Bonita a camiseta da Anhanguera Educacional ❤
com a evolução, veio a consciência, traga meu vinho kkk
Para existir a consciência precisa estar consciente de que a consciência existe, logo um precisa do outro, então tecnicamente a consciência e consciente de conhecimento conhecendo a consciência conhecida.
E soprou Deus o fôlego de vida nas narinas do homem, e o homem tornou-se alma vivente. 👍
Parabéns amigo. Enfim alguém falou a vdd que ninguem poderá explicar.
@@dahlinribeiro3050 ✌️
nao querendo ser chato, mas se ninguem podera explicar, nao passa de crença. (com todo respeito).
@@dahlinribeiro3050
@@eraldoxavier6562 deus nos deu livre arbitrio mas aí ele matou todo mundo com um diluvio porque não utilizamos o livre arbitrio como ele queria (é zuera)
Parece uma poesia com teor humano
Perguntar qual parte do cérebro causa a consciência é tipo perguntar qual parte do avião faz ele ser um avião
a consciência não é palpável. Até existe a projeção da consciência, que é projeção astral. Temos mais corpos do que esse corpo físico, ambos estão conectados, mas os demais corpos não é possível pegar ou tocar, enquanto estamos focados na matéria. Wagner Borges e Hélio Couto falam mto disso
É uma discussão e tanto. Nunca tinha parado pra pensar nisso
Sao de naturezas diferentes
Mente é o que alguns chamam de 'alma'
Ate apos a morte do corpo a consciencia pode continuar existindo
Obviamente na ciência, inclusive já temos correlação entre algumas estruturas como o pré frontal, núcleo acumbente e outras, só não temos uma única que esteja diretamente relacionado à consciência e há boas teorias do motivo disso inclusive sobre mecanismos de poupar energia do nosso corpo que descobrimos que não tem relação só com mão dominante e etc
"Conhece a ti mesmo..."
Consciência literalmente procurando ela mesma dentro do cérebro.
O filósofo, acho que estamos poucos avançados no mapeamento do cérebro ainda
Somos uma composição das duas coisas!!!...; O corpo manifesta interações com o mundo físico, os anteparos e condicionamentos que limitam a nossa área de atuação....;
A mente interage com a parte da nossa existência que não pertence a matéria, como os sentimentos e os apelos incondicionais da alma, que é condicionada pela razão, que é uma manifestação do eu físico!!!...
A atuação das duas dá origem ao que chamamos de consciência...
"Quando dois dentre vós concordarem sobre algo, sua vontade será concedida por meu pai"..."Jesus"
Eu apostaria que consciência esta em varias parte do cérebro e que o correto e dizer aonde nao esta, na parte da fala visao, nao estao conciencia, mas mesmo na parte frontal uma coisa que define algo entre minha personalidade ja começa a exibir, se 🧠 nao precisasse ser deste tamanho, ele nao seria.
Não tem como reproduzir a estrutura física dos seres vivos em suas etapas evolutivas para monitorar passo a passo o aperfeiçoamento dos sentidos e da parte "consciente" do mundo externo, ou seja, que processa e interpreta os estimulos externos?
Eu apostaria que a consciência é justamente o resultado consequente de todas as partes do cérebro funcionando juntas. Tanto que, se determinadas partes forem danificadas individualmente, não necessariamente a consciência irá desaparecer por completo, mas a consciência será danificada num certo "nível correspondente".
Por exemplo, um córtex pré frontal com certo grau de disfunção, poderá afetar nas tomadas de decisões de longo prazo do indivíduo; o deixará mais impulsivo e poderá afetar até a aprendizagem. Mas o indivíduo se permanecerá "consciente".
Por favor Pedro, usa um De-Esser nos videos. Obrg !
São diferentes, o motivo de eu achar issi e bem simples, as dores ou coisas que normalmente causariam problemas ao nosso organismo, nós msm ignoramks isso, eu acho que o ser humano e o único ser vivo que causa meio que uma auto destruição a sí msm, comendo coisas que n devia comer, que poderiam tá acabando com sua vida e nós msm n percebemos.
Eu acho que funciona igual no sistema Cloud de TI, ela habita o cérebro como um todo, e não especificamente em um ponto só.
Acredito que não é uma parte só, mas o conjunto de várias partes, que se ajudam a exercer essa função tão complexa.
Nos somos como roteadores ja esta explicado recebendo a luz de Deus hoje agora devemos faze a escolhida dita a 2023 anos
Pedro faz um vídeo falando desse tipo de conteúdo é tão misterioso tentar explicar o que é consciência
Tudo tem resposta, mas nem todas serão descobertas
Querendo ou não, tudo é explicavel, so precisamos da tecnologia e conhecimento certo pra isso
Somos corpo,alma e espírito não preciso me reportar ao filosofo e nem ao neurocientista para saber disso, se não a Deus que nos fez com um S.N.C. que comanda o "ser humano"..❤quando não se pensa o corpo padece. ❤Vc é fruto de suas decisões.
Eu apostaria r$ 100,00 que o Pedro estava gripado no dia da gravação.
Difícil mas considerando que todos os aspectos internos e externos constroem quem nos somos, eu acredito q nossa consciência é o corpo todo
O cérebro faz parte do corpo assim como o nosso braço ou a nossa mão, por isso eu não vejo sentido nesse dualismo! Seria como perguntar se o nosso braço e nosso corpo são a mesma coisa!
O filósofo não é dualista, ele aposta no pampsiquismo atualmente.
Esse negócio de consciência é muito louco, eu fico maluco só de imaginar isso😅
eu acredito que somos pura consciência usando corpo e cérebro para se expressar e evoluir.
Acredito que a consciência está relacionada a memória e a capacidade de processamento, ou seja a capacidade de reaver informações armazenadas e refletir sobre elas pra ligar os pontos e gerar mais informações... Conclui isso quando assisti um documentário sobre o cérebro do Canal Discovery que mostrou pessoas com perda de capacidade de memória. Um Inglês pianista que teve a capacidade do cérebro reter informações reduzida a 3 minutos, ou seja de 3 em 3 minutos a mente dele resetava e voltava ao estado de quando acordou do coma. Ele disse na entrevista que se sentia como se estivesse morto, mesmo falando andando comendo respirando, se sentia morto, mesmo sem estar, pq não tinha capacidade de reter informações...
Se pararmos pra pensar, a consciência está dentro do cérebro, assim como um motorista dentro de um carro, ou a gente domina nosso cérebro ou ele entra em piloto automático, exemplos não faltam, pessoas que querem emagrecer e não conseguem, outras querem lagar das drogas e não conseguem, outras com insônia e não conseguem dormir, outras tentando esquecer uma paixão. Todos os nossos órgãos funcionam sem a gente dar conta, o nosso físico é independente, e a gente precisa tomar as rédias.
Pelo que eu entendi, eu apostaria no neurocientista. Não sei se essa era a posição dele, mas eu apostaria que mente e corpo são a mesma coisa, que a mente é fruto dos estados dos neurônios, da ativação deles.
O prof António Damásio tem uns trabalhos muito interessantes sobre esse assunto. Apostar com ele era mais risco, eu acho 🙂
N existe um único lugar!! É a soma de diferentes partes em atividade conjunta!
Santo Tomás, sec. 13. Ponto final.
A divisão clássica entre mundo sensível e mundo inteligível é oque, pra mim, melhor explica a consciência, oque entendemos como consciência é tão material quanto oque entendemos como vermelho, não é algo totalmente abstrato mas ainda é, oque permite dizermos com certeza que uma planta tem algum nível de consciência e uma pedra não.
Primeiro teríamos que definir o que seria a consciência. Acredito eu que mesmo achando uma definição, não seria possível já que a consciência provavelmente é apenas o conjunto de trabalho de mais de uma parte do cérebro, e provavelmente é composta só de informação, ou seja, se pudéssemos trocar cada neurônio do nosso cérebro, por um mais novo, cada vez que esses neurônios morrem, seríamos os mesmos.
Eu já vejo de um ponto de vista de cima do Everest.Ela está fora de qualquer cérebro,pois a consciência foi ou é feita pelo ambiente em que o ser se localiza.E qd cai a ficha pra qualquer ser sobreviver ele cria mecanismos pra evoluir de acordo com tal ambiente.🎉
É ESSE O QUESTIONAMENTO QUE EU FAÇO SEMPRE: POR QUE EU SOU EU E NÃO SOU VOCÊ? ISSO É A CONSCIENCIA, POR QUE ESTOU JUSTAMENTE NESSE CORPO E NÃO EM OUTRO? PARECE UMA PERGUNTA BOBA COM UMA RESPOSTA ÓBVIA, MAS O REAL QUESTIONAMENTO POR TRÁS DISSO E UNÃO CONSIGO EXPRESSAR COM PALAVRAS, APENAS COM PENSAMENTOS SEM FORMA, MAS QUE SÓ EU CONSIGO ENTENDER
É realmente estranho pensar que um monte de átomos e alguns elétróns sem conciência possa criar uma conciência, pensa comigo
Coisas que sozinhas não têm certas propriedades (como um átomo não tem maleabilidade já que não tem estrutura macroscópica) podem gerar certas propriedades quando em grupo( um átomo de ferro não é maleável mas uma barra sim) e isso só se deve ao fato de que existem outras propriedades que são "propriedades de interação" (eletromagnetismo do átomo de ferro que permite ele se ligar com outros) que entram em ação apenas quando há interação
Mas de onde car@lhos vem a conciência?
Existe uma propriedade especifica presente em toda a matéria atômica que quando essa é juntada em um cérebro animal e somente em um cérebro animal ela do nada desperta e vira uma conciência, que por sinal se você for parar para pensar nem tem necessidade de existência, se você fosse uma máquina sem conciência você seria um ser vivo mais eficiénte já que não precisaria de emoções ,seria literalmente como uma máquina, você não precisa recompensar uma calculadora por falar que 2+2 é 4, ela faz isso sempre, sozinha, e eficientemente
Poderia ser até uma vantagem evolutiva não haver conciência considerando que o cérebro consiga fazer todos os cálculos mentais sem ela. E apesar de qualquer utilidade ela ainda é completamente sem sentido, tipo, como, COMO, um monte de elétrons, quarks, gluons, etc que não tem propriedades nem singulares nem em grupo que incitam a mente conseguem PERCEBER, VIVER, SENTIR, e eu não digo no sentido computacional do cérebro porque interpretar sinais elétricos faz sentidos essas coisas conseguirem fazer, mas porque nós não somos máquinas sem percepção, sem VIDA.
Eu sou agnóstico (aceito que não sei se deus existe ou não), mas essa questão é a única coisa que me faz teorizar que algo como deus (alma, pós-vida, etc) possa realmente existir.
Eu aposto que em até 10 anos vai ter algum resultado científico.
Eu apostaria que não iria achar. Mesmo que eu acredite que provavelmente, ou a consciência é física mas separada, ou é física e junto do corpo inteiro. Considerando o segundo, não dá pra achar, e considerando o primeiro, achar não seria fácil.
Quando morremos, a consciência acompanha o planeta ou fica à deriva no espaço, no local onde estava quando cérebro parou de funcionar?
A consciência e a 4⁰ dimensão.
Realmente, acredito que o cérebro precise de seu corpo completo para gerar consciência, danos no cérebro por menor que sejam podem acarretar redução na capacidade de consciência exp: uma pessoa que nasceu cegá tem noção diferente de espaço de alguém que enxerga, não que o dano seja no cérebro porem a visão necessita dele, a consciência necessita dos sentidos básicos, através dos sentidos básicos temos noção de altura, largura e profundidade, através das 3 dimensões podemos acessar o físico (matéria), portanto se a consciência superar oque é físico ou sejq tudo que deveria existir, ela deve estar na 4º dimensão que não é limitada pela física como conhecemos porque não podemos ver a 4º dimensão se pudéssemos sentiríamos tudo ao mesmo tempo, veríamos tudo não teríamos corpos seríamos só mente.
Se eu afirmar q nao tenho consciência, estou criando um paradoxo?
Não
Faz mais vídeos sobre ciência cognitiva